T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial"

Transcrição

1 T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS WEB OF SCIENCE - Tutorial

2 O que é? O Web of Science é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de títulos de periódicos (temos acesso ao conteúdo integral apenas dos assinados pela CAPES). Para que serve? Possibilita a identificação de artigos de periódicos em diversas áreas do conhecimento. Como pode ser útil? Pode ser utilizado para uma pesquisa de alta qualidade, associando registros, buscando por autores relevantes na área de interesse, por referência citada, recebendo alertas de publicação para assuntos, publicações ou autores, processando os resultados de uma busca e salvando-os ou enviando-os por , salvando o histórico de buscas, entre outras possibilidades. Como acessar? O acesso pode ser feito de várias maneiras, recomendamos as seguintes: 1. acesse a página da Biblioteca da Escola de Engenharia (http://www.biblioteca.eng.ufrgs.br), clique no link Web of Science; 2. acesse a página da UFRGS (http://www.ufrgs.br), clique em Bibliotecas, a seguir clique em Bases de Dados e no link Web of Science; 3. acessando diretamente a página do ISI Web of Knowledge (http://isiknowledge.com/) e selecionando a aba Web of Science. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS WEB OF SCIENCE - Tutorial

3 PESQUISA BÁSICA A pesquisa básica apresenta a possibilidade inicial de combinação de três campos de pesquisa que podem ser alterados conforme a necessidade e ampliados até 25 campos. Os campos de busca mais utilizados são: tópico (topic): títulos dos artigos, resumos, palavras-chave do autor, palavraschave criadas (keywords plus); autor (author): pesquisa por qualquer autor do documento, esta busca será feita pelo sobrenome do autor, seguido de até cinco iniciais dos outros nomes; autor grupo (group author): grupo ou organização a qual é creditada a autoria do documento; nome da publicação (publication name): título do periódico; ano da publicação (publication year): ano em que o artigo foi publicado; endereço (address): pesquisa pelas abreviações das afiliações do autor. Existem três campos (o de Autor, Autor Grupo e Nome da Publicação) que possuem listas completas dos termos cadastrados para ajudá-lo a localizar os itens para adicionar à sua busca. Clique no ícone da lupa para utilizá-las.

4 REGRAS PARA PESQUISA O Web of Science não relaciona termos, só busca o que for digitado. As possibilidades de pesquisa são bastante ampliadas com o uso dos símbolos de truncagem, operadores booleanos e operadores de proximidade. Truncagem (*$?) Os símbolos de truncagem, são usados para encontrar palavras no singular ou plural, e variações de escrita das palavras. Existem três símbolos de truncagem disponíveis para utilização no Web of Science. O asterisco (*), é o mais flexível desses símbolos, pois recupera qualquer quantidade de caracteres, inclusive nenhum. O símbolo do cifrão ($) recupera um ou nenhum caractere, e é muito utilizado para encontrar variações em grafias em inglês britânico e americano. O símbolo do ponto de interrogação (?) traz apenas um único caractere, e também pode ser utilizado para encontrar variações em grafias. Estes símbolos de truncagem podem ser utilizados dentro de uma palavra ou frase, ou ao final delas, mas nunca no início de palavras ou frases. Operadores booleanos O operador AND busca por todos os termos digitados. Quando utilizamos OR, pelo menos um dos termos digitados tem que ser encontrado. O operador NOT exclui os termos digitados da sua pesquisa. Operadores de proximidade Para pesquisar por uma frase exata, deverá colocá-la entre aspas ( ). Podem ser utilizados caracteres de truncagem na frase dentro das aspas, para recuperar as variações de formas no plural ou diferenças de grafia. Existe também um operador adicional, o SAME, que ajuda a especificar ainda mais nossas pesquisas. O SAME funciona de forma similar ao AND, mas é muito mais restritivo. Os termos de busca têm que estar presentes, mas eles têm que estar juntos na mesma sentença, embora em qualquer ordem. Uma sentença pode ser uma frase no resumo do artigo, um título de artigo, uma sequência de palavras-chave, ou um endereço de autor.

5 REFINAR RESULTADOS Quando o número de registros recuperados é muito grande, pode ser feito o refinamento dos resultados, utilizando a caixa Refine Results que está localizada à esquerda da tela. A pesquisa pode ser refinada por assunto, tipo de documento, título da fonte, autores, ano de publicação, país, instituições e idiomas, ou fazendo uma nova busca dentro dos resultados recuperados.

6 ANÁLISE DE RESULTADOS Este recurso possibilita classificar um conjunto de resultados da pesquisa segundo categorias como autor, instituição, países/territórios, ano de publicação, título do periódico, tipo de documento, idioma e área temática.

7 REGISTRO COMPLETO Para acesso ao registro completo, basta clicar no título do artigo. As seguintes informações se destacam: títulos: o título completo é indexado e recuperado por busca no campo tópico. Os títulos em idiomas estrangeiros são traduzidos para o inglês; autores: todos os autores são indexados. Clicando no nome de um autor, se localizam todos os artigos por esse autor; fonte: informa os dados completos de publicação do artigo; resumo: os resumos dos autores são indexados e recuperados por busca no campo tópico; palavras-chave do autor: todas são indexadas e recuperadas por busca no campo tópico; keywords plus: consistem em palavras ou frases extraídas dos títulos dos artigos citados e recuperadas por busca no campo tópico; endereços: todas as afiliações dos autores encontram-se indexadas e podem ser pesquisadas. Os autores responsáveis são identificados e seus endereços de são fornecidos, quando disponíveis; referências: a bibliografia citada pelo autor é listada; citado por: link para os artigos que citaram o artigo em questão; ver registros relacionados: localiza artigos que citaram os mesmos artigos referenciados pelo artigo original; criar alerta de citação: notifica quando houver nova citação do artigo.

8

9 RELATÓRIO DE CITAÇÃO Proporciona informação estatística baseada nos resultados recuperados e informa o índice h (índice que utiliza por base o número de artigos publicados por um cientista e a freqüência que estes artigos são citados por outros cientistas). Apresenta gráficos ilustrando o número de publicações por ano e o número de citações recebidas por ano. Os dados desta tabela podem ser impressos, enviados por ou salvos.

10 MAPA DE CITAÇÃO É uma árvore interativa das citações que apresenta tanto as citações feitas como as citações recebidas, e que pode ser atribuído cores diferentes para codificar e organizar os dados, para facilmente descobrir tendências nas atividades de citação. O mapa de citações pode então ser salvo como um arquivo de imagem para uso posterior.

11 PESQUISA POR AUTOR Clicando em Author Finder, na página inicial de pesquisa, é possível buscar documentos publicados por um autor. Passos: 1. digite o último sobrenome e a primeira inicial. Clique em Next ; 2. selecione o nome do autor na lista, selecione o nome com truncagem para incluir todas as versões e clique em Next ou clique diretamente em Finish Now para passar aos resultados da pesquisa sem filtra-los; 3. selecione o assunto e clique em Next ou clique diretamente em Finish Now ; 4. selecione as instituições com as quais o autor tem ligação ou clique diretamente em Finish Now. PESQUISA POR NOME DE PERIÓDICO Pode ser feita uma busca direta pelo nome do periódico ou então, clicando no ícone da lupa, localizar uma listagem de todos os periódicos.

12 PESQUISA POR AUTOR INSTITUIÇÃO Pode ser feita uma busca direta pelo nome da instituição ou então, clicando no ícone da lupa, localizar uma listagem de todas as instituições. PESQUISA POR ANO DE PUBLICAÇÃO Deve ser usada como complemento, sempre com outro argumento de busca. PESQUISA POR INSTITUIÇÃO A QUE É VINCULADO O AUTOR Pode ser feita uma busca direta pelo nome da instituição, utilizando as abreviaturas listadas no link view abbreviations list.

13 PESQUISA POR REFERÊNCIA CITADA Como fazer a pesquisa Preencher o campo autor conforme o exemplo, preencher o nome do periódico no qual foi publicado o artigo que interessa (usar o link journal abbreviation list) e preencher o campo para ano conforme o exemplo dado na página. Na listagem que aparece a seguir, clicando em Show Expanded Titles, são mostrados os títulos dos artigos publicados pelo autor, facilitando a seleção apenas dos artigos que realmente interessarem. Clicando em Finish Search, são apresentados os artigos que citaram os selecionados. Livro citado Preencher o campo autor conforme o exemplo, preencher o nome do livro (até 20 caracteres, usando símbolos de truncagem e operadores booleanos) e preencher o campo para ano conforme o exemplo dado na página.

14 PROCESSAMENTO DE RESULTADOS Os resultados obtidos em uma pesquisa podem ser enviados por , impressos, ou ainda enviados para softwares de armazenamento de referências, como por exemplo, o EndNote Web. Adicionando registros à lista marcada, os registros que forem adicionados à lista serão assinalados em vermelho à esquerda. Existe um link para a lista marcada no topo da página, junto com a indicação do número de registros que já foram adicionados à lista. Clicando-se neste link, é possível visualizar e trabalhar com a lista marcada. Este recurso é bastante útil para que não se percam resultados relevantes e para que não seja necessário refazer a pesquisa. CRIAÇÃO DE PERFIL Para a criação de alertas, salvamento de pesquisas e envio de referências para o EndNot Web é necessário que seja criado um perfil. O procedimento é bastante simples e rápido, basta clicar em Register, na lateral inferior direita da página inicial de pesquisa e seguir os passos indicados.

15 SALVAMENTO DO HISTÓRICO DE PESQUISA Para que o histórico de pesquisas seja salvo e possa ser recuperado após encerrar a busca, pode-se utilizar o recurso disponível em Search History. Somente as pesquisas selecionadas e salvas poderão ser recuperadas, as outras serão excluídas assim que for fechada a página. Além disso as pesquisas podem ser combinadas, criando novos termos de busca.

T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. SCOPUS - Tutorial

T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. SCOPUS - Tutorial T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL O que é? O Scopus é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de 16.000 títulos de periódicos, mais de 1.200 revistas de livre acesso, mais de 500 anais de conferências

Leia mais

Cartão de consulta rápida

Cartão de consulta rápida Web of Science Cartão de consulta rápida ISI WEB OF KNOWLEDGE SM Pesquise mais de 9.200 periódicos em mais de 5 idiomas diferentes nas áreas de ciências, ciências sociais, e artes e humanidades para encontrar

Leia mais

TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT

TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB 9-870 jguedes@ufpr.br SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiBi/UFPR Biblioteca de Ciências Biológicas 2013 1 CONTEÚDO 2 APRESENTAÇÃO Este tutorial

Leia mais

Tutorial da base Web of Science

Tutorial da base Web of Science Tutorial da base Web of Science BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/SD Lilia Maria Bitar Neves (lilia@ufpr.br) Douglas Alex Jankoski (douglas.alex@ufpr.br) 1 WEB OF SCIENCE A Web of Science é a designação

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes www.periodicos.capes.gov.br/ O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos)

Leia mais

WEB OF KNOWLEDGE NOTAS DA VERSÃO v5.11

WEB OF KNOWLEDGE NOTAS DA VERSÃO v5.11 WEB OF KNOWLEDGE NOTAS DA VERSÃO v5.11 Os recursos a seguir são planejados para a Web of Knowledge em 28 de julho de 2013. Este documento fornece informações sobre cada um dos recursos incluídos nessa

Leia mais

Derwent Innovations Index

Derwent Innovations Index Derwent Innovations Index DERWENT INNOVATIONS INDEX Cartão de referência rápida ISI Web of Knowledge SM O Derwent Innovations Index é uma ferramenta poderosa de pesquisa de patentes, que combina Derwent

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO São Paulo 2009 2009 Serviço de Documentação Odontológica Serviço de Informação

Leia mais

Derwent Innovations Index

Derwent Innovations Index Derwent Innovations Index ISI WEB OF KNOWLEDGE SM Quick Reference Card Derwent Innovations Index é uma poderosa ferramenta de pesquisa de patentes que combina Derwent World Patents Index, Patents Citation

Leia mais

SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil Conteúdo do Scopus Todas as fontes relevantes + 21.000 títulos + 5.000 editoras + 770 títulos latinoamericanos*

Leia mais

www.scopus.com Guia do Usuário

www.scopus.com Guia do Usuário www.scopus.com Guia do Usuário O Scopus é a maior base de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares e de fontes web de qualidade, que integra ferramentas inteligentes para

Leia mais

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS Lívia Sandes Mota Rabelo Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa Feira de

Leia mais

Scopus Acrescente valor a sua pesquisa. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

Scopus Acrescente valor a sua pesquisa. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil Scopus Acrescente valor a sua pesquisa @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil Conteúdo do Scopus Todas as fontes relevantes + 19.500 títulos + 5.000 editoras + 720 títulos latino-

Leia mais

Pesquisa por palavras:

Pesquisa por palavras: PubMed PubMed é um serviço da U. S. National Library of Medicine (NLM). Inclui cerca de 21 milhões de citações de artigos de periódicos. O maior componente é a Base de dados MEDLINE que indexa cerca de

Leia mais

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado Bem-vindo ao Tutorial de estilo orientado sobre Pesquisa avançada da EBSCO Publishing, em que você aprenderá os principais recursos da tela Pesquisa avançada,

Leia mais

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal.

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. A busca é realizada em diferentes fontes de informação e os resultados podem

Leia mais

Introdução ao EBSCOhost 2.0

Introdução ao EBSCOhost 2.0 Introdução ao EBSCOhost 2.0 Tutorial support.ebsco.com O que é? O EBSCO Host é um poderoso sistema de referência on-line acessível através da Internet, e oferece uma variedade de bases de dados de texto

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Guia de referência rápida

Guia de referência rápida Guia de referência rápida www.sciencedirect.com O ScienceDirect é a base de dados de texto completo e revisado por pares da Elsevier com aproximadamente.000 livros e mais de.00 periódicos. Além de buscas

Leia mais

Compendex Ei. www.ei.org

Compendex Ei. www.ei.org Compendex Ei www.ei.org Opções de Busca Diferentes formas de busca disponíveis, de acordo com a experiência e a preferência do usuário: Quick Search Busca rápida Expert Search Busca avançada Thesaurus

Leia mais

Acesso a Bases de Dados (Web of Science)

Acesso a Bases de Dados (Web of Science) Acesso a Bases de Dados (Web of Science) Helder Rodrigues da Silva Biólogo Mestre em Bioenergia-UEL Doutorando em Agronomia-UEL ISI Web of Knowledge Histórico Histórico 1958- fundação do Institute for

Leia mais

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Centro de Documentação e Informação da FAPESP São Paulo 2015 Sumário Introdução... 2 Objetivos...

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Dezembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC)

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Gerenciador de Referências EndNote Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Pesquisa na Web of Science O que é o EndNote? Funcionalidades da ferramenta Como incluir citações no Word usando

Leia mais

Biblioteca Walter Wey. Bases de Dados. Manual de Pesquisa. Versão 1.1

Biblioteca Walter Wey. Bases de Dados. Manual de Pesquisa. Versão 1.1 Biblioteca Walter Wey Bases de Dados Manual de Pesquisa Versão 1.1 2010 Pesquisando no IAH A busca é executada a partir de um formulário onde o usuário monta sua "expressão de pesquisa", combinando palavras,

Leia mais

SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual

SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual Este tutorial tem a finalidade de passar orientações objetivas e diretas sobre o uso das ferramentas básicas disponíveis no Portal de Periódicos CAPES Atenção!! O acesso ao

Leia mais

Serviço técnico de Biblioteca e documentação BIBLIOTECA PROF. PAULO DE CARVALHO MATTOS P@RTHENON

Serviço técnico de Biblioteca e documentação BIBLIOTECA PROF. PAULO DE CARVALHO MATTOS P@RTHENON Serviço técnico de Biblioteca e documentação BIBLIOTECA PROF. PAULO DE CARVALHO MATTOS P@RTHENON Botucatu 2013 NOVA FERRAMENTA DE BUSCA INTEGRADA: P@RTHENON 1. Para acessar o P@rthenon: Há três possibilidades

Leia mais

Tutorial de utilização bases EBSCO Host. Acesso às bases de periódicos EBSCO Host Produzido pela equipe Ebsco

Tutorial de utilização bases EBSCO Host. Acesso às bases de periódicos EBSCO Host Produzido pela equipe Ebsco Tutorial de utilização bases EBSCO Host Acesso às bases de periódicos EBSCO Host Produzido pela equipe Ebsco 1 Março de 2014 adaptação: Eduardo Fahl EBSCOhost Básico Bases disponíveis para a Kroton Educacional

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

EBSCOhost. Básico. www.ebsco.com

EBSCOhost. Básico. www.ebsco.com EBSCOhost Básico Tópicos Pesquisa básica Escolher bases de dados Página de resultados Facetas Resultados Página do resultado Ferramentas 2 Pesquisa básica 3 Pesquisa básica 4 Pesquisa básica Nesta tela,

Leia mais

Web of Science SM QUICK REFERENCE GUIDE O QUE É O WEB OF SCIENCE? General Search

Web of Science SM QUICK REFERENCE GUIDE O QUE É O WEB OF SCIENCE? General Search T TMTMTt QUICK REFERENCE GUIDE Web of Science SM O QUE É O WEB OF SCIENCE? Pesquise em mais de 12.000 periódicos e 148.000 anais de conferências nas áreas de ciências, ciências sociais, artes e humanidades

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme

Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), é um centro

Leia mais

RESEARCHER ID TUTORIAL BIBLIOTECA TEREZINE ARANTES FERRAZ MERY P. ZAMUDIO IGAMI MARCO ANTONIO OLIVEIRA DA SILVA

RESEARCHER ID TUTORIAL BIBLIOTECA TEREZINE ARANTES FERRAZ MERY P. ZAMUDIO IGAMI MARCO ANTONIO OLIVEIRA DA SILVA RESEARCHER ID BIBLIOTECA TEREZINE ARANTES FERRAZ TUTORIAL MERY P. ZAMUDIO IGAMI MARCO ANTONIO OLIVEIRA DA SILVA SÃO PAULO - 2013 Definição e funcionalidades O ResearcherID é uma ferramenta de pesquisa

Leia mais

Tutorial Zotero (UFJF)

Tutorial Zotero (UFJF) Tutorial Zotero (UFJF) Um guia elaborado pelo GET Luiz Gonzaga Engenharia de Produção / UFJF Elaboração Felipe Oliveira Gustavo Mol Maria Daibert 1 Introdução O Zotero Um gerenciador de citações. Projetado

Leia mais

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil O que é ScienceDirect? ScienceDirect é a base de dados de textos completos revisados

Leia mais

EndNote Web. Quick Reference Card THOMSON SCIENTIFIC

EndNote Web. Quick Reference Card THOMSON SCIENTIFIC THOMSON SCIENTIFIC EndNote Web Quick Reference Card Web é um serviço através da Web projetado para auxiliar estudantes e pesquisadores no processo de elaboração de artigos de pesquisa. ISI Web of Knowledge,

Leia mais

ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO

ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO Tutorial de Pesquisa do Portal de Periódicos da CAPES Manaus 2014 ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO A Biblioteca Aderson Dutra da Universidade Nilton Lins disponibiliza um moderno conjunto

Leia mais

WEB OF SCIENCE - tutorial

WEB OF SCIENCE - tutorial WEB OF SCIENCE - tutorial O QUE É A WEB OF SCIENCE A Web of Science é a designação comum que é dada a um conjunto de bases de dados também conhecidas como «Science Citation Indexes» (Science Citation Index,

Leia mais

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. www.sciencedirect.com

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. www.sciencedirect.com SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA www.sciencedirect.com O que é ScienceDirect? ScienceDirect é a base de dados de textos completos revisados por pares da Elsevier que contém mais de 12.000

Leia mais

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013 Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013 1 Buscar Assunto O Portal de Periódicos oferece facilidades para o usuário realizar levantamentos sobre

Leia mais

Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos online

Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos online Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos online Lívia Dâmaso, no TechTudo O Google oferece diversos serviços, entre eles a página do Google Acadêmico. O recurso fornece, de maneira

Leia mais

Primeiros passos: familiarizar-se com o conteúdo da IMF elibrary

Primeiros passos: familiarizar-se com o conteúdo da IMF elibrary Guia do usuário da biblioteca eletrônica do FMI (IMF elibrary) > Guia básico Este guia oferece instruções passo a passo para acessar e usar a IMF elibrary, a biblioteca eletrônica do FMI. Neste guia, você

Leia mais

Manual : EBSCOHOST Web 6.0

Manual : EBSCOHOST Web 6.0 Manual : EBSCOHOST Web 6.0 Por: EBSCO Brasil Ltda. Outubro 1, 2003 Instruções para entrar no sistema Na internet entre na página: http://search.epnet.com ou http://trial.epnet.com Aparecerá a tela inicial

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB Conteúdo 1. ABERTURA DO SISTEMA... 3 1.1. Barra principal de Ferramentas... 4 1.2. Filtro de consultas... 5 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 6 3. SELECIONAR ESCOLA... 7 4. SISTEMA

Leia mais

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é:

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é: 1. CONCEITO Completo, prático e rápido. Diante do aumento da complexidade da tributação e do risco fiscal, pelos desafios de conhecimento e capacitação e pela velocidade para acompanhar mudanças na legislação,

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Guia Rápido do ScienceDirect

Guia Rápido do ScienceDirect Guia Rápido do ScienceDirect Apresentando o ScienceDirect O ScienceDirect está frequentemente desenvolvendo recursos inovadores que facilitam e agilizam o processo de pesquisa. E tais inovações só são

Leia mais

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL

Leia mais

Conheça o Projeto. Apresentação. Finalidade. Objetivo

Conheça o Projeto. Apresentação. Finalidade. Objetivo Manual do Usuário Índice Conheça o Projeto...3 Apresentação...3 Finalidade...3 Objetivo...3 Histórico...4 Usando o Portal...5 Efetuando o cadastro na biblioteca digital...5 Logando na Biblioteca Digital...6

Leia mais

Esta opção permite pesquisar o conteúdo integral (full text) de todos os títulos disponíveis.

Esta opção permite pesquisar o conteúdo integral (full text) de todos os títulos disponíveis. Colégio de S. Jerónimo - Largo D. Dinis Apartado 3087 300-995 Coimbra http://www.ces.uc.pt/biblioteca http://www.ces.uc.pt PESQUISAR NA JSTOR O pacote Arts & Sciences III da JSTOR (Journal Storage) está

Leia mais

ProQuest Manual de Utilização

ProQuest Manual de Utilização ProQuest Manual de Utilização ProQuest : o que é? ProQuest é um serviço agregador de publicações eletrônicas, que oferece acesso ao texto integral através de uma interface de pesquisa única e on-line.

Leia mais

Guia Rápido para iniciantes. Buscar e recuperar. Busca principal

Guia Rápido para iniciantes. Buscar e recuperar. Busca principal Guia Rápido para iniciantes Bem-vindo à nova experiência de busca da ProQuest. A All-New ProQuest Platform, poderosa, abrangente e fácil de navegar, reúne recursos da ProQuest, Cambridge Scientific Abstracts

Leia mais

Oficina 1A Faça uma busca preliminar e selecione publicações sobre Apontador Laser, com Controle de Tempo

Oficina 1A Faça uma busca preliminar e selecione publicações sobre Apontador Laser, com Controle de Tempo Oficina 1A Faça uma busca preliminar e selecione publicações sobre Apontador Laser, com Controle de Tempo 2011 www.axonal.com.br Neste exemplo, estamos fazendo uma busca baseada na expressão: LASER W

Leia mais

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit Presskit Guia Rápido Release 2.0 Presskit 06/07/2009 Sumário 1 Login 2 Login e Senha...................................... 2 Esqueci minha senha.................................. 2 Fale Com o Suporte...................................

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

MANUAL DE CADASTRO DE PROJETOS DO ESCOLA DE FÁBRICA

MANUAL DE CADASTRO DE PROJETOS DO ESCOLA DE FÁBRICA MANUAL DE CADASTRO DE PROJETOS DO ESCOLA DE FÁBRICA 2 ÍNDICE 1. Acessando o Sistema...03 2. Cadastrando da Unidade Gestora...05 2.1. Adicionando Curso ao Projeto...07 2.2. Montando a Infra-Estrutura do

Leia mais

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil O que é ScienceDirect? ScienceDirect é a base de dados de textos completos revisados

Leia mais

3.2 Inserindo Referências Manualmente 16-17

3.2 Inserindo Referências Manualmente 16-17 TUTORIAL 1 EndNote Web www..myendnoteweb..com Biiblliioteca de Ciiênciias da Saúde Sede Biiblliiotecáriia: Liilliia Mariia Biitar Neves 2010 SIBI/UFPR SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 3 2 1 REGISTRO PARA ACESSO 4-7

Leia mais

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x) Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Criando e utilizando Meu Espaço. 2013 SiBi/UFPR

Criando e utilizando Meu Espaço. 2013 SiBi/UFPR Criando e utilizando Meu Espaço 2013 SiBi/UFPR Meu Espaço Este tutorial faz parte da programação de treinamentos da Biblioteca de Ciências da Saúde SD da Universidade Federal do Paraná * Serve como material

Leia mais

MANUAL PARA PESQUISAR NO PUBMED (MEDLINE)

MANUAL PARA PESQUISAR NO PUBMED (MEDLINE) SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL PARA PESQUISAR NO PUBMED (MEDLINE) 2009 1 Acesse o site: http://www.pubmed.gov 2 1 o Passo: Escolha os limites da pesquisa. 3 Clique aqui 4 E delimite

Leia mais

Sistema Eletrônico de Editoração de RevistasSEER

Sistema Eletrônico de Editoração de RevistasSEER Sistema Eletrônico de Editoração de RevistasSEER O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software desenvolvido pelo Public

Leia mais

Ajuda. Nas abas superiores é possível visualizar os itens em uma ordem específica:

Ajuda. Nas abas superiores é possível visualizar os itens em uma ordem específica: Ajuda A Biblioteca Digital de Monografias (BDM) disponibiliza e preserva documentos digitais implementando a tecnologia de arquivos abertos. Aqui, podem-se encontrar trabalhos de conclusão dos cursos de

Leia mais

Guia Rápido Portal do Paciente

Guia Rápido Portal do Paciente Guia Rápido Portal do Paciente Departamento de Radiodiagnostico por Imagem 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Cadastro do Usuário e Primeiro Acesso...3 3. Recursos do Portal...5 3.1. Exames anteriores...6

Leia mais

Como Digitalizar e Enviar seus Documentos

Como Digitalizar e Enviar seus Documentos 1 Como Digitalizar e Enviar seus Documentos Informamos que para a efetivação do seu cadastro e principalmente para a solicitação de crédito Belcorp, é obrigatório o envio do cadastro e contrato impressos,

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO Versão: BETA Última atualização: 24/06/2012 Índice O sistema de banco de imagens 03 Pesquisa de fotos 04 Pautas e eventos 08 Cadastro de fotos 09 Edição e indexação

Leia mais

COMO PESQUISAR NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UnB

COMO PESQUISAR NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UnB COMO PESQUISAR NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UnB No Repositório Institucional da UnB - RIUnB é possível realizar a pesquisa simples e avançada. A pesquisa é realizada nos metadados do item submetido,

Leia mais

Seu guia para aproveitar o melhor da plataforma Emerald Insight

Seu guia para aproveitar o melhor da plataforma Emerald Insight Emerald Insight Seu guia para aproveitar o melhor da plataforma Emerald Insight Guia passo-a-passo sobre: Como criar uma conta de usuário Como navegar, pesquisar e encontrar o conteúdo mais relevante Como

Leia mais

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO ENDNOTE BASIC

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO ENDNOTE BASIC GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO ENDNOTE BASIC Elaborado por: Jane Rodrigues Guirado, Márcia Meireles de Melo Diniz e Marco Antônio Lorena Queiroz, bibliotecários da Escola de Arquitetura da Universidade Federal

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

EBSCOhost. Pesquisa avançada. www.ebsco.com

EBSCOhost. Pesquisa avançada. www.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa avançada Tópicos Operadores booleanos Campos de busca Pesquisas adicionais Assuntos Publicações Índices Imagem Pesquisa avançada Histórico de pesquisa 2 Operadores booleanos Operadores

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx

1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx 1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx Você irá visualizar a página abaixo. Localize o tópico Online COBIT Foundation

Leia mais

Scopus. Scopus. Scopus Guia do Usuário. Acelere suas pesquisas

Scopus. Scopus. Scopus Guia do Usuário. Acelere suas pesquisas Scopus Scopus Guia do Usuário Scopus Acelere suas pesquisas Conteúdo Bem-vindo ao Scopus: como usar este guia para obter o máximo de sua assinatura 3 Realizar uma pesquisa básica 4 Histórico de pesquisa

Leia mais

EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos

EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial support.ebsco.com Bem-vindo ao tutorial de Pesquisa básica para usuários corporativos, desenvolvido para apresentar aos usuários uma visão

Leia mais

Manual do sistema SMARsa WEB

Manual do sistema SMARsa WEB Manual do sistema SMARsa WEB Módulo Solicitação/Ouvidoria SMARsa WEB Solicitação/Ouvidoria Versão 2.7 1 Sumário INTRODUÇÃO...4 OBJETIVOS...4 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo solicitação/ouvidoria...5

Leia mais

Bem-vindo ao SciVerse Scopus: como usar este guia para obter o máximo de sua assinatura 4. Realizar uma pesquisa básica 5. Histórico de pesquisa 5

Bem-vindo ao SciVerse Scopus: como usar este guia para obter o máximo de sua assinatura 4. Realizar uma pesquisa básica 5. Histórico de pesquisa 5 Bem-vindo ao SciVerse Scopus: como usar este guia para obter o máximo de sua assinatura 4 Realizar uma pesquisa básica 5 Histórico de pesquisa 5 Revisar os resultados 6 Refinar sua pesquisa 7 Visualizar

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Home -------------------------------------------------------------------------------------------------------- 7 2. Cadastros -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico Sobre o Google Acadêmico Ajuda do Google Acadêmico Dicas de pesquisa avançada Suporte para bibliotecas Suporte para editoras Coloque o Google Acadêmico no seu site Como entender um resultado de pesquisa

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

Oficina 1A Faça uma busca preliminar e selecione publicações sobre Apontador Laser, com Controle de Tempo

Oficina 1A Faça uma busca preliminar e selecione publicações sobre Apontador Laser, com Controle de Tempo Oficina 1A Faça uma busca preliminar e selecione publicações sobre Apontador Laser, com Controle de Tempo 2011 www.axonal.com.br Neste exemplo, estamos fazendo uma busca baseada na expressão: LASER a um

Leia mais

OBJETIVO 1 ACESSANDO O SISTEMA 2 - TELA PRINCIPAL 3 MÓDULO ETIQUETAS 4 - CADASTRAR DOCUMENTOS 5 ANEXAR DOCUMENTOS 6 MENU TRÂMITE 6.

OBJETIVO 1 ACESSANDO O SISTEMA 2 - TELA PRINCIPAL 3 MÓDULO ETIQUETAS 4 - CADASTRAR DOCUMENTOS 5 ANEXAR DOCUMENTOS 6 MENU TRÂMITE 6. Sumário OBJETIVO... 2 1 ACESSANDO O SISTEMA... 3 2 - TELA PRINCIPAL (Painel de Controle)... 4 3 MÓDULO ETIQUETAS... 4 4 - CADASTRAR DOCUMENTOS... 7 5 ANEXAR DOCUMENTOS... 15 6 MENU TRÂMITE... 18 6.1 RECEBER

Leia mais

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário Portal Ypadê Montes Claros, 16 de Julho de 2011 Revisão 3 Sumário 1. Apresentação do portal e escopo deste documento... 2 2. Acessando o Portal Ypadê...

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Cadastrando uma oportunidade no Ibmec Carreiras

Cadastrando uma oportunidade no Ibmec Carreiras Cadastrando uma oportunidade no Ibmec Carreiras Uma vaga cadastrada no Ibmec Carreiras é divulgada para todos os alunos da instituição, possibilitando que as empresas encontrem rapidamente o profissional

Leia mais

WEB OF SCIENCE. Saber localizar a informação. Maria do Rosário Outubro 2014. Literacia da informação

WEB OF SCIENCE. Saber localizar a informação. Maria do Rosário Outubro 2014. Literacia da informação 1 WEB OF SCIENCE Maria do Rosário Outubro 2014 Literacia da informação Saber localizar a informação No final, deverá ser capaz de 2 Identificar todas as bases de dados e índices que, compreendem a Web

Leia mais

SERVIÇOS REQUERIMENTO

SERVIÇOS REQUERIMENTO 1 / 15 todos os direitos reservados. ÍNDICE Introdução... 3 Acesso Restrito... 4 Cadastro... 4 Serviços Requerimento... 6 Certidão Web... 7 Certidão Simplificada... 8 Certidão Específica... 10 Certidão

Leia mais

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB Manual do Sistema SMARsa Módulo WEB Notas da Atualização do Manual Na versão 4.1 deste manual consta: 1º. Aguardando Recebimento: Adicionado o campo de digitação do numero de remessa para o recebimento.

Leia mais

Banco de Projetos. Concedente e Proponente/Convenente

Banco de Projetos. Concedente e Proponente/Convenente MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Banco de Projetos Concedente

Leia mais

1 - BAIXANDO PARA INSTALAR O SEU APLICATIVO ON PELO APP STORE:

1 - BAIXANDO PARA INSTALAR O SEU APLICATIVO ON PELO APP STORE: MANUAL APP ON ÍNDICE 1 - BAIXANDO O APLICATIVO 2 - INICIANDO O APLICATIVO 3 - MENU INICIAL 4 - MENU LATERAL 5 - SOBRE A ON 6 - PLANOS ON 7 - MEU CONSUMO 8 - MINHA FATURA 9 - COTA EXTRA 10 - CALCULADORA

Leia mais

Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007. Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage

Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007. Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007 Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage ACM Association of Computing Machinery Página de Acesso http://portal.acm.org/portal ACM Digital Library Coleção

Leia mais

A área de trabalho é o espaço reservado para as telas de preenchimento do Sistema e contém os seguintes elementos:

A área de trabalho é o espaço reservado para as telas de preenchimento do Sistema e contém os seguintes elementos: Mudanças do Currículo Lattes Conheça a interface A área de trabalho é o espaço reservado para as telas de preenchimento do Sistema e contém os seguintes elementos: 1.Barra de Ferramentas: Contém utilidades

Leia mais