Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global"

Transcrição

1 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global The Shard London gov.uk/ukti

2

3 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global 3 Conteúdo O que faz do Reino Unido a melhor opção para a expansão global 5 Uma plataforma para o mundo 6 Como abrir uma empresa 8 Mercados em crescimento 13 Eixo de inovação 16 Além de Londres 18 Presença Brasileira no Reino Unido 20 UK Trade & Investment 23 Contato 25

4

5 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global 5 O que faz do Reino Unido a melhor opção para a expansão global O Reino Unido é o destino número um de investimentos estrangeiros diretos na Europa N o1 na Europa O Reino Unido está comprometido em se tornar o país mais acolhedor para os negócios no mundo. Prova disso é o fato de que a taxa corporativa aplicada no país é a menor entre os G7 e G20. Além disso, o Governo conta com o UK Trade & Investment, órgão que apoia empresas estrangeiras que buscam investir no Reino Unido e auxilia nas exportações e parcerias de empresas britânicas no comércio internacional. Para empresários que desejam investir, expandir, obter grandes incentivos e que procuram uma economia fortalecida, o Reino Unido é o melhor destino. Muitos são os atrativos para investidores que buscam aumentar seus lucros e competitividade.

6 6 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global Uma plataforma para o mundo Reino Unido: porta de acesso para crescimento global Mercado consumidor Mais de 63 milhões de pessoas vivem no Reino Unido, o que já faz deste um grande mercado. Além disso, também funciona como acesso para toda a Europa, que conta com mais de 500 milhões de consumidores. Não é necessário pagar nenhuma taxa ou imposto para importar/exportar dentro da União Europeia e existem vários acordos comerciais entre os países de fora do tratado. 63 milhões de pessoas 500 milhões de consumidores Eixo financeiro Nenhum outro centro europeu chega próximo ao tamanho e nível de expertise do setor de serviços financeiros britânico, e somente Nova York compete com Londres ao título de maior centro financeiro do mundo. Força profissional O Reino Unido é líder mundial em prestação de serviços, tais como contabilidade, auditoria e direito serviços essenciais para expandir os negócios e exportações. Conta com seis das dez maiores redes internacionais de contabilidade, quatro dos dez maiores escritórios de direito e a maior empresa de propaganda do mundo.

7 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global 7 Chegue aonde quiser O Reino Unido possui um território equivalente ao Estado de São Paulo. Seu sistema de transporte vasto e integrado torna simples o transporte de bens e pessoas dentro e fora do país. Sistema de transporte completamente integrado Maior sistema de transporte aéreo na Europa Sistema ferroviário mais avançado da Europa Moeda A libra esterlina é uma das moedas mais seguras, estáveis e confiáveis do mundo, isso porque está resguardada pela força do Banco da Inglaterra e pelos impostos pagos por mais de 31 milhões de cidadãos. Horário e local - GMT Dois aspectos naturais ajudam a tornar os negócios no Reino Unido globais: posicionado entre as regiões Ocidental e Oriental, sua localização e fuso-horário tornam mais fáceis as relações tanto com os mercados americanos e europeus, como com os asiáticos. Além disso, o país é berço da língua inglesa, a mais usada no mundo dos negócios. 120 acordos de bitributação assinados Conexões globais Fazer negócios fora da União Europeia pode parecer um desafio, mas representa inúmeras possibilidades de negócio. Por isso, o Reino Unido desenvolveu e continua desenvolvendo, uma grande rede de relações comerciais com diversos países que estão fora da União Europeia. São 120 acordos de bitributação assinados, entre eles acordos com os EUA, Canadá, Ásia e Oriente Médio.

8 8 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global Como abrir uma empresa Um empresário pode estar presente no Reino Unido sem um sócio local. A empresa incorporada no país poderá atuar no mercado e celebrar contratos em seu nome. A incorporação torna mais fácil conseguir financiamentos, porque os investidores preferem a responsabilidade limitada. O processo de incorporação no Reino Unido é fácil e rápido e pode ser feito eletronicamente. Existem casos em que esse processo pode ser feito no mesmo dia. Uma das vantagens do modelo britânico é a liberdade de escolha das próprias regras e estruturas, desde que estejam de acordo com a Lei. A legislação britânica garante modelos de artigos para diferentes tipos de empresas, que podem ser adotados ou modificados de acordo com a necessidade de cada uma. Existem dois principais modelos de empresas * no Reino Unido: LTD. A empresa limitada mantém as finanças separadas da pessoa física; assim, os bens pessoais não correm risco. A taxa corporativa nesse caso deve ser paga sobre os lucros e não sobre o faturamento; e os ativos sobressalentes podem ser divididos entre os sócios. A empresa limitada é a mais utilizada no Reino Unido. LLP. O profissional autônomo mantém seu negócio como pessoa física, detendo para si todos os lucros, devidamente taxados. Essa modalidade é utilizada para advogados e profissionais liberais. Em uma sociedade, as partes compartilham a responsabilidade sobre o negócio, dividindo todos os custos e lucros, mas cada um pagará as taxas sobre o seu lucro pessoal. As empresas limitadas devem se inscrever no Companies House. Registrar uma empresa pode custar apenas 20, e o processo é feito online. Uma empresa estrangeira que queira ter presença física no Reino Unido precisa também realizar o registro junto ao Companies House. Registrar uma empresa 20 *Para informações sobre outros modelos, entre em contato com o UKTI Brasil.

9 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global 9 Caso você tenha uma empresa no Reino Unido, terá de providenciar informações financeiras a cada ano. O processo de preenchimento dos relatórios é simples e pode ser feito eletronicamente, o que poupa tempo e dinheiro. Enquanto no Brasil são necessárias aproximadamente horas para cumprir com as obrigações tributárias, no Reino Unido são necessárias somente 110 horas, ou seja, menos de cinco dias. Obrigações tributárias Brasil 2600 horas Reino Unido 110 horas Aspectos tributários A tributação é um importante aspecto na busca por transformar o Reino Unido o melhor lugar do mundo para estabelecer um negócio internacional. O Governo Britânico está comprometido em criar o regime tributário mais competitivo dentre os países do G20 e reformou o sistema para que se tornasse mais atrativo para negócios internacionais. Taxa corporativa de 20% ; a menor do G7 e G20 Menor contribuição de segurança social para trabalhadores entre as cinco maiores economias da União Europeia 35% 34% 34% Argentina Brasil Índia 33% França Itália Austrália México 31% 30% 20% Taxa corporativa do G20(em 2015) 30% 29% 28% Alemanha África do Sul 26% 25% Canadá Indonésia Relatório Doing Business 2014, Banco Mundial Reduções de TAXA taxas disponíveis para Pesquisa & Desenvolvimento e atividades comerciais Um sistema tributário avaliado como o mais atrativo para negócios dentre as maiores economias do mundo 24% 24% China Coreia 20% 20% Turquia Arábia Saudita 20% 20% Rússia Reino Unido Lei britânica: O Reino Unido tem boa reputação internacional pela estabilidade e consistência de sua Lei e governança. Direito de propriedade, a força dos contratos, policiamento de atividades criminais e a proteção contra o uso arbitrário do poder do Estado fazem com que o mercado mundial tenha confiança no Reino Unido como um destino de investimento. Empresas internacionais tendem a recorrer à Lei inglesa quando um sistema legal de terceira parte é solicitado para resolver uma disputa comercial. Mais de arbitragens internacionais e mediações de disputas foram resolvidas no Reino Unido em A legislação escocesa, apesar de diferente da inglesa em alguns aspectos, é fortemente alinhada em aspectos comerciais e outras áreas que afetam os negócios. A força da Lei britânica está na combinação de previsibilidade e flexibilidade. A corte mantém suas decisões passadas, mas as adapta quando possível para atingir as necessidades do mercado moderno.

10 10 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global 1 Taxa de importação e exportação A empresa estabelecida no Reino Unido tem a vantagem de fazer parte do sistema extensivo de Acordos de Livre Comércio da União Europeia. Não há imposto a ser pago para importar ou exportar dentro da UE. As regras variam para exportar para fora da UE, mas em muitos casos existem acordos assinados que reduzem as taxas. Atualmente, há 120 acordos comerciais bilaterais assinados pelo país. 2 PAYE Essa taxa faz parte do sistema da Receita e Alfândega do Governo Britânico. Caso a empresa tenha funcionários, o PAYE deve ser deduzido na folha de pagamentos. A taxa varia de 9 a 12% do salário, e o empregador é isento do PAYE quando nenhum dos funcionários de sua empresa tem salário de 111 ou menos por semana. É o equivalente ao INSS no Brasil. 3 Taxa corporativa A taxa corporativa do Reino Unido é a menor entre as seis maiores economias da Europa. Tendo sido reduzida para 20% em 2015, é a taxa mais atrativa entre os países do G7 e G20. Os 20% são cobrados sobre os lucros e não sobre o faturamento, e não há no Reino Unido nenhuma outra taxa local sobre os lucros da empresa. 4 Business Rate Essa taxa é cobrada da maioria das propriedades não-domiciliares, como lojas, escritórios, bares e fábricas. O valor varia de acordo com a atividade da empresa e localização e isenções podem ser solicitadas em casos como pequenas empresas ou áreas rurais. É o equivalente ao IPTU no Brasil. 5 Value Added Tax (VAT) VAT é a principal taxa indireta e se aplica a todos os países da UE. A taxa Britânica de 20% está alinhada com a média da UE e é aplicada tanto a bens como a serviços. VAT é uma taxa sobre consumo, então não deve afetar os negócios, só os consumidores finais. É o equivalente ao ICMS no Brasil. Um sistema de vistos que funciona bem para os negócios O Reino Unido criou um sistema de vistos que beneficia a mão-de-obra qualificada, estudantes internacionais, acadêmicos, empreendedores e investidores O UK Visas and Immigration administra 3 milhões de pedidos de visto por ano. Quem quer expandir seus negócios para o Reino Unido tem à disposição diversas opções de visto, e pode optar pela que melhor se encaixa às suas necessidades. Visto para empresários brasileiros 7 a 8 dias úteis

11 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global 11 O visto para empresários brasileiros é emitido de 7 a 8 dias úteis. Cerca de 98% dos vistos para trabalhadores qualificados é garantido, e o preenchimento dos formulários leva em média 30 minutos. Aproximadamente 96% dos pedidos de visto (desde que não sejam de residência) são processados em até 15 dias. Brasileiros que possuem cidadania Europeia não precisam de visto para atuar como empresários no Reino Unido. Existe uma grande variedade de tipos de visto, de forma a atender aos mais diversos perfis de empresários e investidores. Dentre eles estão: Entrepreneur Visa. Podem aplicar para esse tipo de visto empreendedores que queiram estabelecer ou administrar um negócio no Reino Unido. É preciso ter acesso a pelo menos em fundos próprios (ou a partir de em fundos oriundos de uma organização aprovada pelo governo do Reino Unido) para conseguir esse visto, que dá direto à permanência no país pelo período de 3 anos e 4 meses. Após esse prazo, o empreendedor pode pedir extensão para mais dois anos, e após 5 anos pode aplicar para visto de permanência. Esse visto permite: estabelecer ou administrar uma ou mais empresas no Reino Unido, trabalhar no seu próprio negócio e levar membros da família. Ele não permite: trabalhar fora do próprio negócio e obter fundos públicos (como benefícios sociais - PAYE). Investor Visa. Esse visto se aplica àqueles que queiram investir 2 mi ou mais no Reino Unido. Esse visto permite estadia de 3 anos e 4 meses e posterior extensão para mais 2 anos. É possível investir em títulos do Governo Britânico, capital social/de empréstimo ativo ou em empresas Britânicas; trabalhar e estudar; aplicar para visto de permanência após 2 anos (caso vá investir 10 mi) ou após 3 anos (se for investir 3 mi). Não é possível aplicar em empresas de investimento imobiliário, trabalhar como profissional na área de esportes e obter fundos públicos (como benefícios sociais - PAYE). Representative of an overseas business Visa. Esse visto é pertinente para o único representante de uma empresa de fora do Reino Unido que pretende expandir para o país. Com esse visto é possível permanecer por até 3 anos no Reino Unido e extender por mais 2 anos. Após 5 anos no país, é possível aplicar para um visto de permanência. Para aplicar para esse visto é necessário apenas ter dinheiro suficiente para se manter no país sem ajuda de fundos públicos e comprovar que tem conhecimento da língua inglesa. O aplicante deve ser de uma empresa de fora do Reino Unido, ter vasta experiência na área de interesse e ter autonomia suficiente dentro de sua empresa para tomar decisões (geralmente indicado para diretores responsáveis pela expansão internacional da empresa). Com esse visto é permitido trabalhar por tempo integral para seu empregador e levar membros da família. Não é possível trabalhar para outras empresas, atuar como autônomo, permanecer no Reino Unido caso o projeto termine, trocar para qualquer outra categoria de visto ou obter fundos públicos (como benefícios sociais PAYE). Intra-company transfer Visa. É possível aplicar para esse visto caso um empregador localizado fora do Reino Unido tenha lhe oferecido um emprego para atuar em uma filial no Reino Unido. O tempo de permanência máximo varia de acordo com o tipo de contrato entre empresa e empregado. O portador do visto pode ter um segundo emprego além do que patrocinou o visto, fazer trabalho voluntário, estudar, viajar para fora do Reino Unido e retornar, além de levar membros da família. Ele não pode obter fundos públicos, começar a trabalhar antes de obter o visto e aplicar para outro emprego antes do início de suas atividades na empresa que patrocinou o visto.

12 12 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global Mão de obra qualificada Para crescimento econômico é preciso atrair talentos O Reino Unido é um dos poucos países na Europa que espera ter um aumento da oferta de mão de obra nos próximos 15 anos. No Índice Global de Competitividade de Talentos, o Reino Unido é o local mais bem cotado, graças à facilidade em atrair, aprimorar e manter talentos. 15 anos 2 30 minutos A única grande economia europeia que apresentará crescimento da mão de obra nos próximos 15 anos Segundo mercado de trabalho mais eficiente entre as maiores economias do mundo São necessários 30 minutos para solicitar um visto para um trabalhador qualificado e a taxa de aceitação é de 98% Os custos de mão de obra mais competitivos da Europa Ocidental É possível expandir os negócios no Reino Unido com a ajuda das leis trabalhistas mais atraentes para os negócios na Europa. Essas leis são flexíveis, para que os funcionários sejam contratados em regimes que mais se adequem às necessidades dos negócios. Podem ser contratos de tempo integral, meio período ou contratos por projetos, no caso de freelancers ou consultores. Os custos para manter funcionários são os mais competitivos na Europa Ocidental. O Reino Unido tem um salário mínimo nacional, o National Minimum Wage, o que ajuda os trabalhadores de baixa renda e impedem que salários muito baixos criem uma concorrência injusta.

13 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global 13 Mercados em crescimento As estratégias industriais do governo Britânico beneficiam todas as empresas baseadas no país, providenciando soluções de longo prazo para as questões que têm maior impacto no crescimento econômico. É possível investir no Reino Unido sem preocupações, com a certeza de que o ambiente empresarial funciona de modo a ajudar a expansão dos negócios Algumas das áreas em crescimento são: Aeroespacial O Reino Unido tem a segunda maior indústria aeroespacial do mundo. Existe uma previsão de que até 2031 seja preciso investir US$4,4 tri em novas aeronaves de passageiros e cargas. Com o apoio da Aerospace Growth Partnership, empresas desse setor podem se beneficiar de: Um fundo conjunto entre governo e indústria no valor de 2 bi; Um novo Instituto de Tecnologia Aeroespacial para acelerar o desenvolvimento de aviões mais rápidos, silenciosos e ecológicos; Um fundo para 500 mestrados em Engenharia Aeroespacial. Tecnologia da Informação O Reino Unido é o maior mercado na Europa na área de Tecnologia da Informação. As empresas localizadas no Reino Unido recebem apoio para se desenvolver e adotar novas tecnologias, a fim de que se tornem mais eficientes e alcancem crescimento econômico rapidamente. As ações incluem: Apoio a 1,6 mi de empresas, para que façam comércio on-line; Estabelecimento da primeira base de testes para tecnologia móvel 5G do mundo; Promoção de plataformas de aprendizado on-line para escolas; Maior cluster de TI do país, com a Tech City. Ciências da Vida Dezessete das 20 maiores empresas farmacêuticas do mundo têm operações de pesquisa e desenvolvimento, fabricação e vendas no Reino Unido. A estratégia de Ciências da Vida britânica está criando um ambiente único que une negócios, pesquisas, médicos e pacientes para transformar descobertas em objetos de uso clínico. Esse ecossistema ajuda pioneiros a trazerem inovação para o mercado de forma mais rápida e fácil, fazendo com que o Reino Unido seja o local de escolha para os investimentos. As principais ações nesse sentido são: Investimento massivo para auxiliar a comercialização de pesquisas promissoras; Um novo esquema para diminuir as taxas de pequenas empresas; Taxa reduzida para Pesquisa & Desenvolvimento, a fim de incentivar investimentos de larga escala em inovação; Uma nova Organização de Ciências da Vida, liderada pela indústria, que pode ajudar nas atividades de investimento, crescimento e exportação.

14 14 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global Serviços profissionais A exportação de serviços profissionais do Reino Unido (incluindo direito, contabilidade, arquitetura e propaganda) duplicou na última década e é a segunda maior em volume entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (apenas atrás dos Estado Unidos). O país está aumentando as exportações para mercados emergentes e impulsionando o número de trabalhadores qualificados do setor. Algumas medidas são: Recrutamento de aprendizes em áreas como direito e contabilidade até 2018; Promoção dos serviços internacionais por meio de missões comerciais. Indústrias criativas De filmes à moda, games a softwares, música à mídia, propaganda à arquitetura, o setor de indústrias criativas é um dos mais importantes do Reino Unido. O valor do setor cresceu em 15,6% entre 2008 e 2012, comparado a um crescimento nacional geral de 5,4%. O Reino Unido é criador e ampliador de tendências globais, e é um mercado aberto e atrativo para a criatividade. Educação O setor de educação ainda se encontra em um estágio inicial de globalização e oportunidade de crescimento. Uma grande vantagem no Reino Unido são as universidades de padrão internacional, que atraem estudantes do mundo todo. Três das dez maiores Universidades do mundo são britânicas. Algumas áreas têm grande espaço para crescimento, como tecnologia para educação e educação transnacional (uma instituição de ensino superior em um país pode oferecer programas de estudos em outro país). O Reino Unido desenvolveu o UKTI Education para ajudar empresas baseadas no país a conquistarem oportunidades de grande impacto internacionalmente. Automotivo O setor automotivo britânico é bastante próspero. Foram produzidos mais de 1,5 milhão de carros em 2013, tendo sido mais de 80% deles exportados. Os analistas dessa indústria prevêem que a produção chegará ao número recorde de 2 milhões de unidades até A parceria entre governo e indústria garantem as seguintes vantagens: A criação de um Centro Avançado de Propulsão, com investimento inicial de 75 mi para desenvolver tecnologias da próxima geração; Planos para criar cargos de aprendizes e recrutar alunos universitários nos próximos cinco anos; Auxílio da Organização Automotiva para investimentos, crescimento e exportação.

15 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global 15 Construção O Reino Unido é o segundo maior exportador líquido de equipamentos de construção no mundo. Existe uma grande demanda pela expertise britânica globalmente nas áreas de arquitetura, design e engenharia. A indústria de construção britânica está se tornando cada vez mais eficiente, sustentável e competitiva. O governo tem trabalhado para: Aumentar o acesso ao crédito comercial; Publicar informações sobre projetos de construções futuros, para ajudar nos planejamentos e investimentos. Energia eólica O Reino Unido é lider global em energia eólica, com mais capacidade instalada do que todo o restante do mundo em conjunto. O país tem a infraestrutura e ambiente natural necessários para manter essa posição, com as maiores velocidades de ventos na Europa e um grande número de localidades adequadas para cadeia de produção, operação e manutenção. A indústria tem potencial para criar empregos até As medidas para alcançar esse objetivo incluem: Fundo para ajudar empresas britânicas a criarem oportunidades na cadeia de produção; Uma nova Catapulta de Energia Renovável, que ajuda novas ideias a saírem do papel e alcançarem o mercado; Apoio dedicado a investidores. Óleo & Gás A indústria de Óleo & Gás em alto mar dá ao Reino Unido uma grande vantagem. O setor corresponde ao maior investimento industrial britânico ( 11,5 bi em 2012) e emprega pessoas. O governo está trabalhando em parceria com a indústria para maximizar o valor desses recursos e auxiliar na inovação e crescimento da cadeia produtiva. Os passos dados para alcançar esse objetivo incluem: Estabelecimento de um Centro Nacional de Excelência para tecnologias de Óleo & Gás; Fundação de um centro de engenharia extrema, que irá desenvolver tecnologias para superar os ambientes mais desafiadores. Tecnologia agrícola As mudanças climáticas e o crescimento da população criam grandes oportunidades para o setor de tecnologia agrícola. Com o auxílio do Agri-tech Leadership Council, empresas desse setor podem se beneficiar de: Expertise em pesquisa - o Reino Unido é ranqueado na segunda posição em ciências veterinárias e botânicas; Apoio da Organização de Tecnologia Agrícola para investir, expandir os negócios e exportar; 70 mil para catalizar projetos inovadores. Na primeira fase, anunciada em 2014, 11 projetos se beneficiaram de 2,8 mi do governo e 1,4 mi da indústria.

16 16 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global Eixo de inovação O Reino Unido tem uma herança valiosa na área de pesquisa e inovação o país é ganhador de 88 Prêmios Nobel nas disciplinas científicas. Mas essa não é somente uma nação de inventores, o governo continua a investir fortemente no sistema de inovação. As parcerias existentes entre empresas e universidades criam um ecossistema bem sucedido, que transformam ideias em sucesso comercial. As reduções de impostos auxiliam nos processos de pesquisa e comercialização de novas tecnologias. Maior produtividade em P&D entre as maiores nações; Dentre as grandes economias, é a melhor ranqueada no Ranking Global de Inovação; A colaboração entre universidades e negócios é a mais efetiva entre as grandes economias europeias; 88 Prêmios Nobel nas disciplinas científicas Segundo país na OCDE com maior número de profissionais atuando em Pesquisa & Desenvolvimento; Sistema de propriedade intelectual mais seguro e de maior qualidade em relação aos países competidores.

17 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global 17 8 GREAT Technologies O Reino Unido se destaca em muitas áreas de ciência e inovação. São investidas aproximadamente 6 bi em conselhos de pesquisas e universidades, permitindo que haja uma diversidade nas abordagens de financiamento, fomentando colaborações internacionais e dando acesso às melhores infraestruturas. O governo está auxiliando no desenvolvimento e comercialização de tecnologias que tenham potencial em gerar crescimento econômico. O foco principal são oito grandes tecnologias: Big Data; Satélites; Robótica e sistemas autônomos; Biologia sintética; Medicina regenerativa; Agri-ciência; Materiais avançados; Armazenagem de energia. Proteja sua propriedade intelectual O Reino Unido conta com um sistema de propriedade intelectual robusto e confiável. Além disso, é possível ter um registro único para atuar ao mesmo tempo na União Europeia e nos Estados Unidos. Capital digital da Europa UK Science Parks Na região leste de Londres está localizada a Tech City, que simboliza o espiríto empreendedor do Reino Unido. Esse é o maior aglomerado digital da Europa e destino certo para start-ups e novas tecnologias de rápido crescimento. Não é necessário estar em Londres para se beneficiar desse eixo de inovação a Tech City trabalha em parceria com clusters digitais por todo o Reino Unido. Os parques científicos são uma iniciativa de suporte aos negócios e transferência de tecnologia que encoraja e auxilia empresas inovadoras e de alto crescimento. Além disso, eles criam um ambiente onde grandes empresas podem desenvolver interações bastante próximas e específicas com um centro de inovação específico, para obtenção de benefícios mútuos. Nos últimos 30 anos, houve um crescimento nos UK Science Parks. Hoje, mais de 100 localidades fazem parte do projeto, dando apoio e facilitações para mais de empresas.

18 Po 18 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global Além de Londres Algumas áreas do Reino Unido têm maior flexibilidade para tomar as ações necessárias na criação de empregos e crescimento econômico. Essas são ótimas regiões para estabelecer os seus negócios O Reino Unido O Reino Unido tem uma área total de km 2, sua capital é Londres e é formado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales (que formam a Grã Bretanha) e Irlanda do Norte. A população do país ultrapassa 63 milhões. O regime político adotado é a Monarquia Constitucional e sua Constituição é bastante flexível. Glasgow Belfast Prestwick Sunderland Km Ellesmere Port Manchester Daresbury Broughton Burnaston Norwich West Midlands Leicestershire Malvern Cambridge Oxford Bristol Swindon Londres

19 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global 19 Biomedicina: no setor de biomedicina destacam-se Oxford, Cambridge e Londres. Tecnologia digital: há centros de tecnologia digital em locais como Cambridge, East London, Manchester, Glasgow, Bristol, Malvern e Sunderland. Clusters Clusters setoriais foram criados próximos dos centros de excelência e inovação no Reino Unido Alguns exemplos de clusters são: Automotivo: o maior cluster do setor automotivo está em West Midlands, mas outras áreas receberam investimentos, como Sunderland, Ellesmere Port, Burnaston e Swindon. Aeroespacial: há grandes clusters do setor aeroespacial em Bristol, mas também em Prestwick e Glasgow (Escócia), Broughton (Gales) e Belfast (Irlanda do Norte). Agri-tecnologia: clusters em Norwich e Cambridge tiram vantagem das áreas férteis das regiões, além das universidade e centros de pesquisa. Pesquisa & Desenvolvimento: muitas empresas se beneficiam dos centros de Pesquisa & Desenvolvimento localizados em Oxford, Daresbury e Leicestershire. Enterprise Zones Nessas áreas, os empresários recebem suporte para estabelecer e expandir seus negócios. São 31 Enterprise Zones na Inglaterra e País de Gales e quatro Enterprise Areas na Escócia. Cada área é focada em um setor específico e dentre as vantagens estão o acesso a zonas com infraestruturas já montadas e planejadas para cada tipo de negócio e reduções fiscais. Além disso, muitos clientes escolhem uma Enterprise Zone pela proximidade com a cadeia de fornecedores, o que significa mais vendas e menos custos com distribuição.

20 20 Do Brasil ao Reino Unido: Um passo para ser global Presença brasileira no Reino Unido O Reino Unido é o principal destino de investimentos diretos externos na Europa As empresas brasileiras têm mostrado crescente interesse no país pelo ambiente de negócios e suas conexões globais. O histórico de empresas brasileiras no Reino Unido começa com o Banco do Brasil se instalando em Londres na década de Desde essa data, houve ondas de investimento de grandes e médias empresas nos setores de energia e infraestrutura, aeroespacial, serviços financeiros e tecnologia da informação. Os modelos de entrada são os mais variados, e, como exemplos, podemos citar: Sede europeia/global: empresas brasileiras utilizam o Reino Unido como sede de suas operações na Europa em virtude das vantagens competitivas que o país oferece (sistema tributário simplificado, mão de obra qualificada e flexível, língua inglesa como oficial, custos operacionais iguais ou inferiores ao Brasil). Algumas empresas, em virtude de suas operações em diversas regiões do mundo, estabelecem sua sede no país para estarem mais próximas de regiões ainda distantes do Brasil, como Ásia e Oriente Médio; Plataforma exportadora com centros de distribuição: empresas brasileiras utilizam o país como plataforma de exportação para a Europa, a fim de usufruir do custo logístico competitivo (com relação à Europa Continental) e dos 120 acordos comerciais bilaterais do Reino Unido; Escritório de vendas: escritório com um time de vendas (de um a três funcionários). Ideal para aqueles que desejam testar o mercado com pouco investimento e crescer organicamente, à medida que forem ampliando seu portfólio de clientes; Fusões e aquisições: empresas brasileiras buscam adquirir empresas britânicas para entrar no mercado europeu. Para negócios na área de engenharia avançada, energia e infrastrutura, é o modelo adequado devido ao perfil das operações; Centros de P&D: empresas brasileiras instalam escritórios ou laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento para utilizar dos benefícios do governo britânico e do robusto ecossistema de inovação, de forma a oferecerem produtos de alto valor agregado na América Latina, África e Ásia.

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Recursos Próprios. Amigos e Familiares

Recursos Próprios. Amigos e Familiares Recursos Próprios Chamado de booststrapping, geralmente é a primeira fonte de capital utilizada pelos empreendedores. São recursos sem custos financeiros. O empreendedor tem total autonomia na tomada de

Leia mais

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015 O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil Mario Lima Maio 2015 1 A Matriz Energética no Brasil A base da matriz energética brasileira foi formada por recursos

Leia mais

Como ter sucesso no matchmaking entre as PMEs brasileiras e britânicas UKTI no Brasil. Richard Turner 28 de agosto de 2014

Como ter sucesso no matchmaking entre as PMEs brasileiras e britânicas UKTI no Brasil. Richard Turner 28 de agosto de 2014 Como ter sucesso no matchmaking entre as PMEs brasileiras e britânicas UKTI no Brasil Richard Turner 28 de agosto de 2014 1 UK Trade & Investment (UKTI) UKTI é uma organização internacional que dá apoio

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Para competir com eficácia, as empresas da atualidade precisam se adaptar a um ambiente tecnológico que sofre rápidas mudanças.

Leia mais

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo FRANQUIA A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo A rede de franquia com maior volume de vendas nos EUA. (Real Trends 500 2011) Primeiro sistema de franquias imobiliárias da América do Norte

Leia mais

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes.

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Por Palmira Santinni No Brasil, nos últimos anos, está ocorrendo um significativo aumento na criação de novas empresas e de optantes pelo

Leia mais

cargas tributárias para empresas no mundou

cargas tributárias para empresas no mundou Cliente: UHY Moreira Data: 04/10/2011 Veículo: Site Sped Contábil - Porto Alegre Seção/ Pág. : Impostos e Tributos HUhttp://spedcontabilspedfiscal.com.br/impostos-tributacao-arrecadacao/carga-tributaria-brasil-temuma-das-maiores-cargas-tributarias-para-empresas-no-mundo/U

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Estratégia Internacional

Estratégia Internacional Estratégia Internacional Professor: Claudemir Vasconcelos Aluno: Sergio Abreu Estratégia Internacional A internacionalização não se limita somente ao Comércio exterior (importação & exportação); é operar

Leia mais

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA Participantes: Dr. Roberto Simões, presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e Dr. Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Objetivo:

Leia mais

Offshore e Outsourcing

Offshore e Outsourcing ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Estratégia de Negócios em TI (Parte 5) Offshore e Outsourcing Prof. Me. Walteno Martins Parreira Jr Introdução A vantagem competitiva associada à diminuição

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

Gnatus inova e simplifica gestão com SAP Business Suite powered by SAP HANA

Gnatus inova e simplifica gestão com SAP Business Suite powered by SAP HANA Gnatus inova e simplifica gestão com SAP Business Suite powered by SAP HANA A Gnatus é uma importante fabricante de equipamentos odontológicos e precisava sustentar seu crescimento em um ambiente de alta

Leia mais

Curso Redes Sociais Corporativas

Curso Redes Sociais Corporativas Curso Redes Sociais Corporativas Ensino a Distância Sobre o Instituto Desenvolve T.I Não existem novas invenções em tecnologia sem a descoberta de novas possibilidades educacionais. Bruno Ladeia Marinho

Leia mais

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercício 1: Leia o texto abaixo e identifique o seguinte: 2 frases com ações estratégicas (dê o nome de cada ação) 2 frases com características

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 BRIGANTI ADVOGADOS é um escritório brasileiro de advogados, de capacidade e experiência reconhecidas, que nasce com um propósito distinto. Nosso modelo de negócio

Leia mais

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas Prioridades para 2014-2019 Quem somos Somos o maior grupo político da Europa, orientado por uma visão política de centro-direita. Somos o Grupo do Partido Popular Europeu do Parlamento Europeu. Em que

Leia mais

Programa de Gestão Técnica de Contas

Programa de Gestão Técnica de Contas Programa de Gestão Técnica de Contas Para ajudar os clientes da D2L a maximizar seu investimento na plataforma Brightspace, oferecemos uma experiência de suporte avançada que ultrapassa os benefícios

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Os objetivos principais do programa

Os objetivos principais do programa O que é o GELP? O GELP é uma parceria de líderes e consultores de organizações de ordem mundial. Todos colaborando em uma comunidade global, com equipes de líderes educacionais importantes, que estão seriamente

Leia mais

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1 Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva 1 Resposta do Exercício 1 Uma organização usa algumas ações para fazer frente às forças competitivas existentes no mercado, empregando

Leia mais

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight CUSTOMER SUCCESS STORY CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços de TI Companhia: CPM Braxis Capgemini Empregados: 6500+ Faturamento:

Leia mais

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Atração de Investimentos, Promoção Comercial e Projeção Internacional Eduardo Bernis Secretaria Municipal de Desenvolvimento Belo Horizonte

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO EDITAL 2015 LIBRIA

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO EDITAL 2015 LIBRIA 1) - APRESENTAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO EDITAL 2015 LIBRIA A Aceleradora Libria torna pública a abertura das inscrições para seleção de projetos

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible FOLHA DO PRODUTO CA Clarity PPM agility made possible O CA Clarity Project & Portfolio Management (CA Clarity PPM) o ajuda a inovar com agilidade, a transformar seu portfólio com confiança e a manter os

Leia mais

Principais Modelos de Negócios entre Startups e Grandes Empresas

Principais Modelos de Negócios entre Startups e Grandes Empresas Conexão entre Startups e Grandes Empresas Principais Modelos de Negócios entre Startups e Grandes Empresas Setembro 2015 NOSSA FIRMA ATUAMOS EM TRÊS ÁREAS Entregamos tudo o que uma empresa precisa para

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Receita do Network PwC cresce 6% e atinge US$ 34 bilhões no ano fiscal encerrado em junho

Receita do Network PwC cresce 6% e atinge US$ 34 bilhões no ano fiscal encerrado em junho Press release Data Contato EMBARGO 00h01min (horário Brasília) Terça-feira, 7 de outubro de 2014 Márcia Avruch Tel: +55 11 3674 3760 Email: marcia.avruch@br.pwc.com Pages 4 Receita do Network PwC cresce

Leia mais

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança desempenho em segurança gestão de competências controle de acesso compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

Pequenos Negócios no Brasil. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Pequenos Negócios no Brasil. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Pequenos Negócios no Brasil Pequenos Negócios no Brasil Clique no título para acessar o conteúdo, ou navegue pela apresentação completa Categorias de pequenos negócios no Brasil Micro e pequenas empresas

Leia mais

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Apoiar a empregabilidade pela melhora da qualidade do ensino profissionalizante UK Skills Seminar Series 2014 15 British Council UK Skills Seminar

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Boletim Benchmarking Internacional. Inteligência de Mercado

Boletim Benchmarking Internacional. Inteligência de Mercado Boletim Benchmarking Internacional Inteligência de Mercado Dezembro de 2012 Apresentação Visando contribuir para os objetivos estratégicos do SEBRAE, são apresentadas neste boletim informações relacionadas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Glauco Arbix Observatório da Inovação Instituto de Estudos Avançados - USP. Senado Federal Comissão de infra-estrutura Brasília, 10.08.

Glauco Arbix Observatório da Inovação Instituto de Estudos Avançados - USP. Senado Federal Comissão de infra-estrutura Brasília, 10.08. No mundo mundo de hoje, é preciso preciso correr muito pra ficar no mesmo mesmo lugar. (Rainha (Rainha Vermelha Vermelha para a Alice) Glauco Arbix Observatório da Inovação Instituto de Estudos Avançados

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 A Dinâmica dos espaços da Globalização. (9º ano) *Estudaremos a difusão do modo capitalista de produção, ou seja, do modo de produzir bens e

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS?

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS? A Pós-Graduação da PUCRS é a porta de entrada para um novo momento da sua vida profissional e acadêmica. Você pode ampliar habilidades, fomentar ideias e adquirir conhecimento com experiências inovadoras

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Como uma das empresas líderes em serviços profissionais no Brasil, a Deloitte entende de maneira única os desafios enfrentados

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas. Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme

Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas. Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme Agenda Cadeia de valor e inovação em saúde Desafios e oportunidades Investimentos em P &

Leia mais

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS FERRAMENTA A QUEM É DESTINADA? O QUE É O QUE FAZ OBJETIVOS Guia de finanças para as empresas sociais na África do Sul Guia Jurídico

Leia mais

grandes oportunidades

grandes oportunidades Conecte-se a grandes oportunidades Carreiras sem limites Alcance além do que é possível Qualquer que seja o seu caminho, você pode ser parte das mudanças de vida para melhor no mundo todo. Uma carreira

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia Descrição do Sistema de Franquia Franquia é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Neste sistema uma empresa detentora de know-how de produção e/ou distribuição de certo produto

Leia mais

Programa de Formalização do Micro Empreendedor Individual Sustentabilidade Social. Florianópolis - SC

Programa de Formalização do Micro Empreendedor Individual Sustentabilidade Social. Florianópolis - SC Programa de Formalização do Micro Empreendedor Individual Sustentabilidade Social Florianópolis - SC 27 de outubro de 2014 A INFORMALIDADE NO BRASIL A INFORMALIDADE Pesquisa ECINF IBGE Pertencem ao setor

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade.

RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade. RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade. SUSTENTABILIDADE Comportamento alinhado com os valores básicos da sustentabilidade. Ecológico Sustentável Social Sustentabilidade

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

O apoio do BNDES à Inovação por meio do Capital de Risco

O apoio do BNDES à Inovação por meio do Capital de Risco O apoio do BNDES à Inovação por meio do Capital de Risco CNI-MEI São Paulo, 19 de outubro de 2015 Agenda Atuação da BNDESPAR em Capital de Risco Participações diretas Participações por meio de Fundos de

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA http://www.administradores.com.br/artigos/ GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em Gestão de Negócios

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

Imagem Corporativa Marta Telles marta.telles@imagemcorporativa.com.br Tel: (11) 3526-4508. Márcia Avruch marcia.avruch@br.pwc.com Tel.

Imagem Corporativa Marta Telles marta.telles@imagemcorporativa.com.br Tel: (11) 3526-4508. Márcia Avruch marcia.avruch@br.pwc.com Tel. Press Release Date 1º de outubro de 2013 Contato Imagem Corporativa Marta Telles marta.telles@imagemcorporativa.com.br Tel: (11) 3526-4508 Márcia Avruch marcia.avruch@br.pwc.com Tel. (11) 3674-3760 Pages

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

O que revela. um número?

O que revela. um número? 259 O que revela um número? 259 O que revela um número? Em 259 dias, você pode fazer 370 viagens de ida e volta para a faculdade, ler 259 jornais diários, tomar 518 xícaras de café e esperar o tempo passar.

Leia mais

Dúvidas sobre ampliação do Mais Médicos e incorporação do Provab

Dúvidas sobre ampliação do Mais Médicos e incorporação do Provab Dúvidas sobre ampliação do Mais Médicos e incorporação do Provab 1. Quais são as principais novidades desse edital? A partir de agora, os profissionais que estão no Provab poderão ingressar no Mais Médicos

Leia mais

COMPETIR + Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial

COMPETIR + Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada COMPETIR + Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial Subsistemas Fomento da Base Económica de Exportação Desenvolvimento Local Empreendedorismo

Leia mais

EXPLORE SEUS POTENCIAIS. Junte-se aos 128 concessionários mundiais que escolheram ser parceiros da FG Wilson.

EXPLORE SEUS POTENCIAIS. Junte-se aos 128 concessionários mundiais que escolheram ser parceiros da FG Wilson. Expanda seu portfólio de produtos e aumente o seu negócio com a marca líder GLOBAL na indústria. EXPLORE SEUS NEGÓCIOS POTENCIAIS Junte-se aos 128 concessionários mundiais que escolheram ser parceiros

Leia mais

20 de dezembro de 2010. Perguntas e Respostas

20 de dezembro de 2010. Perguntas e Respostas Perguntas e Respostas Índice 1. Qual é a participação de mercado da ALL no mercado de contêineres? Quantos contêineres ela transporta por ano?... 4 2. Transportar por ferrovia não é mais barato do que

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Security and Compliance CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de segurança

Leia mais

Instituto de Engenharia

Instituto de Engenharia Instituto de Engenharia Os Caminhos da Engenharia Brasileira A Engenharia como Principal Vetor para a Inovação e Competitividade Benedito G. Aguiar Neto Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Introdução

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Hoje, ter o próprio negócio é algo muito comum. Flexibilidade, possibilidade de aumentar a renda e instabilidade como funcionário são os principais motivos para se empreender. É

Leia mais

POSICIONAMENTO. A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR

POSICIONAMENTO. A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR POSICIONAMENTO A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR RONALDO MARTINS & Advogados, fundado em março de 1990, objetivou criar um

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Press Release. Voith promove constantes mudanças 2014-12-10

Press Release. Voith promove constantes mudanças 2014-12-10 Press Release Voith promove constantes mudanças 2014-12-10 Reversão da tendência em pedidos recebidos se estabiliza: volume de pedidos aumenta em 7% no ano fiscal de 2013/14 Vendas consolidadas e lucro

Leia mais

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Novatec CAPÍTULO 1 Afinal, o que são ações? Este capítulo apresenta alguns conceitos fundamentais para as primeiras de muitas decisões requeridas de um investidor,

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A.

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. PLANO DE NEGÓCIOS Data: Janeiro 2.013 Dr. Marido - Operacional S U M Á R

Leia mais

MARKETING INTERNACIONAL

MARKETING INTERNACIONAL MARKETING INTERNACIONAL Produtos Ecologicamente Corretos Introdução: Mercado Global O Mercado Global está cada dia mais atraente ás empresas como um todo. A dinâmica do comércio e as novas práticas decorrentes

Leia mais

Europ Assistance: SAP RDS permite implementar SAP ERP em apenas três meses

Europ Assistance: SAP RDS permite implementar SAP ERP em apenas três meses Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Europ Assistance: SAP RDS permite implementar SAP ERP em apenas três meses Geral Executiva Nome da Europ Assistance Indústria Serviços

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA

SUSTENTABILIDADE NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA SUSTENTABILIDADE NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA 1 O CONCEITO 2 - BARREIRAS E MOTIVADORES 3 AÇÕES EMPREENDEDORAS EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS NOS NEGÓCIOS SUSTENTABILIDADE "suprir as necessidades da geração presente

Leia mais

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO CONTEÚDO 1 APRESENTAÇÃO 2 PÁGINA 4 3 4 PÁGINA 9 PÁGINA 5 PÁGINA 3 APRESENTAÇÃO 1 O cenário de inovação e incertezas do século 21 posiciona o trabalho

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

PRODUTOS PARA VOCÊ TRADIÇÃO E QUALIDADE EM SERVIÇOS!

PRODUTOS PARA VOCÊ TRADIÇÃO E QUALIDADE EM SERVIÇOS! PRODUTOS PARA VOCÊ TRADIÇÃO E QUALIDADE EM SERVIÇOS! sdfgdfhfdgfsgfdgfsdg sdfgsdgsfdgfd PRODUTOS PARA VOCÊ PRODUTOS PARA VOCÊ Simples e econômico: com apenas uma apólice, toda sua frota fica segurada.

Leia mais

ABRAII ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS ACELERADORAS DE INOVAÇÃO E INVESTIMENTO. Levantamento Aceleradoras 2012-2014

ABRAII ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS ACELERADORAS DE INOVAÇÃO E INVESTIMENTO. Levantamento Aceleradoras 2012-2014 ABRAII ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS ACELERADORAS DE INOVAÇÃO E INVESTIMENTO Levantamento Aceleradoras 2012-2014 LEVANTAMENTO 2012 a 2014 ACELERADORAS BRASILEIRAS Apresentaremos a seguir um levantamento

Leia mais