PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008/2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008/2009"

Transcrição

1

2 PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008/2009 INTRODUÇÃO No cumprimento das ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e como um de seus pilares, o Plano de Mobilização Social pela Educação alcançou, desde seu lançamento em maio de 2008, mais de 800 municípios em diversas localidades do País. A ampliação das ações do Plano é devida ao pronto atendimento de lideranças de vários segmentos sociais ao chamado do Ministério da Educação (MEC) para a soma de esforços com vistas à internalização pela sociedade e, em especial, pelas famílias, da educação como valor. Sua viabilização decorre da identificação, por parte da equipe do MEC, de potenciais mobilizadores e da sensibilização desses atores para participar do programa e promover sua articulação em redes locais. Destacam-se, também, a realização de reuniões e a participação em encontros e eventos com representantes de segmentos sociais organizados, igrejas, empresas e órgãos públicos. Essas atividades contaram com expressiva participação da sociedade local nas capitais e em municípios do interior. Nesse contexto, foram promovidas 35 Oficinas de Capacitação de Mobilizadores, das quais participaram cerca de.500 voluntários. Depois de capacitados, esses agentes passaram a atuar de maneira intensa como mobilizadores e multiplicadores junto a seus públicos de interesse. O Banco de Dados da mobilização computa, hoje, cerca de voluntários atuando em todo o País. Como resultado desses eventos, o Plano foi conquistando e ampliando a adesão de mobilizadores que têm atuado na sensibilização das comunidades e das famílias com relação à importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Ao incentivar essa participação, os mobilizadores se defrontaram com a necessidade de conscientizar os profissionais da escola professores, coordenadores, direção e demais funcionários sobre a importância de aceitar e criar condições que facilitassem essa interação. Qualquer que seja a frente trabalhada, a ênfase tem sido dada nos ganhos mútuos dessa parceria. O Plano de Mobilização Social pela Educação ganhou força, também, com a adesão de secretarias municipais de educação que passaram a imprimir cartilhas, a organizar oficinas locais e regionais e a formar Comitês de Mobilização.

3 LÓGICA DA MOBILIZAÇÃO O aprendizado acumulado durante a implementação do Plano de Mobilização Social pela Educação e o referencial teórico nacional e internacional sobre interação família/escola levaram à definição da lógica da mobilização. Destaca-se, em especial, a pesquisa elaborada pela Unesco e o Ministério da Educação (Programa de interação escolas-famílias, julho de 2009). Entendemos que, se o propósito imediato é garantir o direito de aprender, os esforços não poderiam ser concentrados apenas nas escolas e nas famílias. De fato, a criação de condições para que esse propósito se concretize depende da articulação de uma rede de proteção social à criança e ao adolescente, que assegure outros direitos ao público dessas faixas etárias e a seus familiares. Assim, se a proteção integral das crianças e dos adolescentes extrapola as funções escolares, ela deve ser articulada por meio de ações que integrem as políticas públicas intersetoriais, sendo o sistema de educação, por meio das escolas, parte indispensável dessa rede de proteção integral. Essa lógica está expressa na figura a seguir, sendo: Objetivo da mobilização: garantir a todos e a cada um dos brasileiros o direito de aprender. Foco da mobilização: escolas e conselhos escolares; famílias; órgãos e entidades de proteção à criança e ao adolescente. Mobilizadores: entidades, lideranças e voluntários de diversos segmentos sociais. As ações de suporte à mobilização, como a prospecção de novos interessados e a abertura de novas frentes, estão orientadas para seguir a lógica acima exposta.

4 INSTRUMENTOS DA MOBILIZAÇÃO Plano de Mobilização Manual de Capacitação para mobilizadores Oficinas de capacitação de mobilizadores Encontros de lideranças regionais Cartilhas Plano de Mobilização - Propostas de ações elaboradas a partir das 28 diretrizes do Plano de Metas do PDE. A Estratégia de Ação apresenta três pontos fundamentais: Diretrizes, Atividades e Sugestões de Implementação. A partir dessa orientação, os mobilizadores definem seu próprio Plano de Ação, com previsão de itens como: formação de novos mobilizadores, público a ser mobilizado, oportunidades de onde e quando trabalhar as atividades, recursos necessários, metas e prazos. Informações detalhadas sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação podem ser acessadas nos seguintes endereços: e Manual do Mobilizador - Informações básicas sobre a educação brasileira e os principais programas de apoio aos sistemas de ensino e às escolas. Apresenta o Plano de Mobilização e as estratégias para a atuação do mobilizador. É dirigido a lideranças com potencial para expandir as ações do Plano. O manual pode ser acessado no seguinte endereço: Oficinas de capacitação de multiplicadores e mobilizadores Eventos de formação que tomam como base o mesmo conteúdo do Manual de Capacitação. Nesses encontros, são oferecidas orientações para o trabalho em grupo e a elaboração de planos específicos de ações. São discutidos, ainda, os resultados de ações já implementadas e as formas de ampliar as adesões nas comunidades dos mobilizadores. Os participantes devem ter tido experiência prévia com o projeto e estar dispostos a atuar como mobilizadores e multiplicadores. Estrutura Básica da formação oferecida na oficina: Abertura Dados da educação no Brasil Por que mobilizar Importância do envolvimento familiar na educação dos filhos Importância do envolvimento da comunidade Desafios para a interação família-escola O Plano de Mobilização Social pela Educação Lógica e objetivos Panorama da educação no Brasil Organização da educação no Brasil Transformando a situação: principais programas Sistemas de informação (Portal do MEC, do INEP, do FNDE)

5 Oficina de mobilização social elaboração, pelos participantes, de Planos específicos de mobilização direcionados aos públicos com os quais interagem. Trabalho interativo Conclusões Encontro de lideranças regionais Reúne, periodicamente, as principais lideranças (cerca de 45 agentes) responsáveis pela mobilização em diversas localidades do País. Durante os encontros são compartilhados relatos e experiências, balanços das atividades e projeções de ações. Foram realizados três encontros em Cartilha Escrita em linguagem simples, é o principal instrumento pedagógico de sensibilização e orientação das famílias e comunidades sobre a importância do acompanhamento, por parte dos pais, na educação de seus filhos. A publicação é disponibilizada pelo MEC aos mobilizadores, em meio impresso e no site da Mobilização, no seguinte endereço:

6 AVANÇOS DA MOBILIZAÇÃO. Mais de 480 agentes desenvolvem, em diversas regiões do País, ações de mobilização social pela educação. Esses atores receberam formação em Oficinas de Capacitação de Mobilizadores Sociais pela Educação. 2. Cerca de 800 municípios foram alcançados pela Mobilização, por meio das ações dos multiplicadores e mobilizadores. 3. Em 2009, lideranças locais organizaram mais de 25 Comitês de Mobilização. 4. No biênio 2008/2009, foram realizadas, pela equipe do MEC, 35 Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, com número médio de 50 participantes em cada evento. Na tabela que segue, são dispostas as localidades onde as oficinas foram promovidas e o número de realizações: Oficinas de Formação de Mobilizadores UF Cidade Ano Realizações BA Salvador 2009 CE Fortaleza 2009 DF Brasília MA São Luís 2009 MG Belo Horizonte PA Belém 2009 PB Campina Grande 2009 Conde PR Curitiba 2008 PI Teresina 2009 RJ Rio de Janeiro 2009 Nova Iguaçu Belford Roxo RS Arroio do Sal 2009 Canoas 2009 RO Porto Velho 2008 SC Capivari de 2009 Baixo Gravatal 2009 SP São Paulo Bauru 2009 Caraguatatuba 2009 Restinga 2009 Ribeirão Pires 2009 Franca 2008 Total 35

7 Ministradas por nossa equipe, algumas dessas Oficinas foram realizadas por iniciativa dos parceiros, conforme relação a seguir: Local Arroio do Sal (RS) Belo Horizonte (MG) Belford Roxo (RJ) Nova Iguaçu Brasília (DF) Capivari de Baixo (SC) Gravatal (SC) São Paulo (SP) Restinga (SP) N.º de eventos 2 2 Convite/organização/iniciativa SME * SME SME SME Igreja Assembléia de Deus SME SME Instituto Votorantim SME *Secretaria Municipal de Educação (SME) 5. No mesmo período, foram realizados, ainda, 45 Lançamentos ou apresentações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação. prefeitos, secretários municipais e estaduais de Educação, vereadores, deputados e promotores participaram desses eventos nos municípios de: Arroio do Sal e Canoas (RS); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro e Belford Roxo (RJ) Campo Mourão (PR), Gravatal e Capivari de Baixo (SC); Pindamonhangaba e Restinga (SP); e Uruaçu (GO). Em João Pessoa (PB), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esteve presente à reunião do Comitê de Mobilização local. 6. Famílias, representantes de igrejas e de Organizações Não Governamentais (ONGs) também estiveram presentes nesses eventos. 7. Nos municípios de Belford Roxo e Nova Iguaçu (RJ); Belo Horizonte (MG); Canoas e Arroio do Sal (RS); Capivari de Baixo, Gravatal e São Miguel do Oeste (SC); Campo Mourão (PR) e Restinga (SP), as secretarias municipais de Educação convidaram para os eventos (oficinas e/ou lançamentos do Plano de Mobilização) os gestores de Educação das cidades adjacentes. Estiveram representados nesses eventos outros 72 municípios. 8. Nas apresentações do Plano de Mobilização aos promotores da Infância e da Juventude, às lideranças do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e da Adolescência (Fórum /DCA) e aos presidentes estaduais da UNDIME, estiveram envolvidos cerca de 200 participantes. 9. Nas apresentações do Plano de Mobilização e/ou oficinas para lideranças de igrejas (bispos, padres, pastores e fiéis) e representantes de empresas, cerca de pessoas foram alcançadas.

8 Em 2009, foram realizados lançamentos e apresentações do Plano de Mobilização nas seguintes localidades: UF Cidade RJ Rio de Janeiro Nome do evento Valença Audiência Pública Lançamento CE Belford Roxo Fortaleza Lançamento MA MG São Luis Belo Horizonte Lançamento Instalação do Comitê MT Passos Alfenas Unaí Cuiabá Lançamento SP São Paulo Itaici Balanço de atividades Restinga Lançamento Franca Lançamento Pindamonhan gaba Lançamento Iniciativa Evento MEC/Undime para secretários municipais de educação Câmara Municipal e Comitê da Mobilização Câmara Municipal e Comitê de Mobilização Encontro da Pastoral da Família Secretaria Municipal de Educação (SME) Encontro para professores da Rede Municipal SME Evento MEC/Undime para secretários municipais de educação Igreja Presbiteriana Independente Prefeitura Municipal e SMED SMED, instituições religiosas, representações da sociedade civil e empresariais Igreja Batista Lagoinha Associação de Escolas Cristãs da Educação por Princípios (Aecep) SME e Instituto Votorantim SME SME/Conferência Municipal de Educação Secretaria de Estado da Educação (SEE) Lançamento da Cartilha Acompanhem a Vida Escolar de seus Filhos Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação Região Centro-Oeste Empresas associadas do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) Dirigentes do Grupo Santander Brasil Encontro Nacional de Voluntários do Projeto Escola Brasil (PEB) Comissão de Comunicação, Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - 46ª Assembléia Geral da entidade. Comissão de Comunicação, Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - 47ª Assembléia Geral CNBB Prefeitura Municipal/SME e Comitê de Mobilização Pastoral da Educação e Ordem de Pastores Evangélicos Prefeitura Municipal, Igreja Evangélica Assembleia de Deus e de Igrejas Evangélicas

9 AL Maceió RS DF São Miguel Canoas Brasília Lançamento Seminário PE Recife PI Piauí PB João Pessoa Lançamento SC Campina Grande São Miguel do Oeste Florianópolis GO Uruaçu Instalação do Comitê PA Belém AP Macapá PR Campo Mourão Porto Velho Instalação do Comitê Lançamento e Instalação do Comitê RO Total 45 Encontro Regional de Pastores da Assembléia de Deus Encontro Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) da Igreja Católica Encontro regional dos pastores da Igreja Batista Prefeitura Municipal e SME Seminário sobre Mobilização Social e Interação Escola-Família para membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) Secretaria Executiva Adjunta (SEA/MEC) e Ministério Público SEA/MEC para Conselhos Estaduais e Municipais de Educação SEA/MEC para Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) Instituto Wal Mart para comunidade Bomba do Hemetério Encontro Regional de Pastores da Igreja Assembléia de Deus de Abreu e Lima Encontro Estadual de Pastores da Igreja Assembléia de Deus Pastoral da Educação e Ordem dos Pastores Evangélicos Igreja Evangélica de Deus Reunião de Mulheres coordenadoras de ações sociais com crianças Dirigentes e pastores da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Encontro Regional da UNDIME Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude do Ministério Público/SC Igreja Católica, Ordem de Pastores Evangélicos, Câmara Municipal, SME, Promotoria da Infância e da Adolescência Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC) Governo do Estado, UNDIME Estadual e Comitê de Mobilização - Conferência Estadual de Educação Prefeitura Municipal e SME Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação Região Norte

10 0. Pastores, padres e leigos voluntários apresentaram o Plano e discutiram a cartilha em reuniões com fiéis e membros de suas comunidades. Nessas ações foram alcançadas, aproximadamente, pessoas. Trabalho semelhante tem sido feito pelas empresas e ONGs parceiras que, em suas atividades, envolveram mais de pessoas, nos dois últimos anos.. A equipe responsável pelo Plano de Mobilização Social pela Educação realizou, no biênio 2008/2009, 05 Encontros de Lideranças da Mobilização Social pela Educação. Esse conjunto de atividades gerou mais de voluntários da mobilização, em cerca de 800 municípios. A relação desses municípios pode ser acessada nos seguintes endereços eletrônicos: no site da Mobilização Social pela Educação que integra o Portal MEC option=com_content&view=article&id=259:mobilizacao-alcanca-776-municipiosbrasileiros-&catid=63:outras-noticias&itemid=220) e no Blog da Mobilização (

11 PARCEIROS DA MOBILIZAÇÃO A Mobilização Social pela Educação conta com o apoio dos seguintes parceiros para o desenvolvimento de suas atividades: Instituições Religiosas: Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI) Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) Convenção Geral das Assembléias e Deus do Brasil (CGADB) Igreja Batista Igreja Católica Apostólica Romana Igreja da Confissão Luterana do Brasil (ICLB) Igreja do Evangelho Quadrangular Igreja Episcopal Anglicana do Brasil Igreja Evangélica Congregacional Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil Igreja Metodista Igreja Ortodoxa Antioquia Igreja Presbiteriana Independente (IPI) Igreja Presbiteriana Unida (IPU) Empresas: Bradesco; Caixa; Coca-Cola; FIEMG/SENAI e SESI; Grupo Acelor/Mital; Grupo Santander Brasil; Natura; Votorantim; e Wal-Mart. Organizações não governamentais (ONGs): Agência SOMA Comunicação e Cidadania Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios (AECEP) Atletas pela Cidadania Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB) Fórum Nacional DCA GIFE Instituto Razão Social Olhar Cidadão Rede Mãos Dadas Rede Fale Todos pela Educação Secretarias Municipais de Educação: Águas de Chapecó, Alfenas, Alto do Rodrigues, Angra dos Reis, Araçariguama, Arantina, Armazém, Arroio do Sal, Barão de Cotegibe, Bauru, Belford Roxo, Belo Horizonte, Braço do Norte, Brejo dos Santos, Cacique Doble, Canelinha, Capanema, Capivari, Capivari de Baixo, Caratinga, Cedro do Abaeté, Cidade Ocidental, Campo Mourão, Colorado, Conselheiro Lafaiete, Cotegibe, Cuiabá, Dois Irmãos do Buriti, São Martinho, Echaporã, Estrela d Oeste, Fátima, Formosa do Sul, Francisco Beltrão, Gravatal, Ipuã, Itacurubi, Itariri, Itatiba do Sul, Lages, Luziânia, Matelândia, Monteiro, Oliveira, Orlândia, Osasco, Palmas, Patos, Pombos, Prado, Quatis, Querência, Realeza, Riacho da Cruz, Rio Pardo de Minas, Salete, São João da Lagoa, São Joaquim de Bicas, Sarandi,, Suzano, Tomazina, Três de Maio, Tupi Paulista, Ubatuba e Valparaíso.

12 Municípios mobilizados pelo Instituto Votorantim: BA: municípios CE: 02 municípios ES: 02 municípios GO: 02 municípios MT: 0 município MS: 04 municípios MG: 2 municípios PA: 0 município PB: 0 município PR: 03 municípios PE: 02 municípios RJ: 04 municípios RS: 03 municípios RO: 0 município SC: 02 municípios SP: 38 municípios SE: 0 município TO: 0 município Confira a relação nominal de municípios no seguinte endereço: Secretarias Estaduais de Educação: Amapá, Ceará, Mato Grosso e Piauí. Outros setores governamentais: Ministério do Desenvolvimento Social Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão - Secretaria de Recursos Humanos Ministério da Saúde Coordenação de Gestão de Atendimento Básico: Programa Saúde da Família Casa Civil da Presidência da República Programa Servidor Solidário Outros segmentos: Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE) União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) Fórum Nacional dos Direitos da Criança e da Adolescência (Fórum DCA). Associações: Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) Organismo internacional: Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO)

13 2. No biênio 2008/2009, foram distribuídas 2,65 milhões de Cartilhas Acompanhem a vida escolar de seus filhos impressas pelo MEC. A publicação também foi reproduzida e distribuída por: - Instituto Votorantin: imprimiu e distribuiu cartilhas para seus colaboradores. - Natura: imprimiu 20 mil cartilhas para distribuição às famílias dos alunos do Ensino Fundamental das redes municipais de 25 municípios da Chapada Diamantina. - Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso: imprimiu 500 mil cartilhas para distribuição às famílias da rede de ensino. - As secretarias municipais de educação parceiras da Mobilização imprimiram cerca de 00 mil exemplares da cartilha para distribuição às comunidades de suas redes de ensino. Para isso, encaminharam ao MEC a logomarca do município para inserção na arte gráfica, antes da reprodução.

14 COMITÊS DE MOBILIZAÇÃO Em atividade em mais de 25 localidades, os Comitês locais de Mobilização são instâncias que articulam a implantação do Plano em determinada região. São compostos pelas lideranças com maior capacidade de articulação e disponibilidade para atuar. As lideranças representam: instituições organizadas da sociedade como igrejas, entidades de classe empresariais e dos trabalhadores; associações de moradores; câmaras de vereadores, conselhos tutelares e escolares; secretarias municipais ou estaduais de Educação; universidades; clubes de serviço; Ministério Público. Participam, também, voluntários, pais, mães e familiares de estudantes.

15 Os Comitês de Mobilização estão instalados nas Unidades da Federação relacionadas a seguir: Alagoas Maceió Com representação de lideranças em Abaetetuba Amapá 2 - Macapá Paraíba 4 - João Pessoa 5 Conde 6 - Campina Grande Bahia 3 Salvador 4 Ilhéus Ceará 5 - Fortaleza Goiás 6 Uruaçu 7 Ceres, com abrangência nos demais municípios da região do Vale do São Patrício: Carmo do Rio Verde, Itapaci, Ipiranga de Goiás, Nova Glória, Rialma, Rianápolis, Santa Izabel, São Patrício e Uruana. 8 - Alto Horizonte 9 - Sanclerlândia 0 - Pirenópolis Maranhão - São Luis Com representação de lideranças em Santa Inês Minas Gerais 2 - Belo Horizonte Piauí 7 Teresina 8 Floriano Rio de Janeiro 9 Estadual Com representação de lideranças na capital carioca, em Nova Iguaçu e Belford Roxo Capital Morros Chapéu Mangueira e Babilônia Roraima 2 Boa Vista São Paulo 22 - Capital Com representação de lideranças em Osasco 23 - Pindamonhangaba: 24 Franca e Restinga 25 - Litoral Norte de São Paulo Com sede Ubatuba 26 Bauru 27 - Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Pará 3 Belém A relação desses Comitês de Mobilização está publicada nos seguintes endereços: No site da Mobilização Social pela Educação: e no Blog da Mobilização:

16 Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação 3. Os municípios de Arroio do Sal (RS), Belo Horizonte (MG), Capivari de Baixo (SC), Santa Inês (MA) e Unaí (MG) instituíram por Lei, ou encaminharam projetos às Câmaras Municipais para instituição do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação. 4. Os municípios de Uruaçu e Pirenópolis, no estado de Goiás instituíram, em lei, a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação. As primeiras comemorações referentes ao tema estão previstas para a quarta semana do mês de abril de 200, conforme período anual estabelecido nas legislações de ambos os municípios. A data passa a constar no calendário oficial de festas e eventos dessas localidades. Notas Institucionais Estabelecemos parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) - por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS), órgão coordenador dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) - para o desenvolvimento de ações conjuntas direcionadas aos públicos alcançados pelo MDS e pelo MEC, no tocante à Mobilização Social pela Educação. Com esse objetivo, a SNAS vai planejar suas ações com base no Plano de Mobilização Social pela Educação. Equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação: Linda Goulart Rafael Ferrari (gestor) Andressa Marques (estagiária) Gracianne Mota (assistente administrativa) Carolina Nakano (assistente administrativa) Consultoras UNESCO: Andrea Abrão Paes Leme, Lia Scholze, Maisa Cardoso

17 Imagens das atividades de Mobilização 2008/2009 Alagoas da Cartilha Acompanhem da vida escolar de seus filhos aos pais de alunos da Escola Municipal José Patrício da Costa, na cidade de Boca da Mata (AL). Reunião com professores das escolas estaduais de Alagoas. Evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas para apresentação da Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos.

18 Bahia Oficina de Formação de mobilizadores sociais pela educação na Bahia. Ceará do Plano à comunidade do bairro Padre Andrade, em Fortaleza Distrito Federal

19 Reunião dos servidores da Presidência da República, que integram o Programa Servidor Solidário, com os pais de alunos da Escola Classe Vila do Boa, para apresentação da Cartilha Acompanhem da vida escolar de seus filhos. Cidade satélite de São Sebastião, Distrito Federal. Goiás da Cartilha na Casa da Gestante, em Uruaçu-GO.

20 da Cartilha para pessoas que são atendidas pelo programa Renda Cidadã, em Uruaçu-GO. da Cartilha na Catedral em Uruaçu-GO.

21 Maranhão Mobilização de famílias em São Luís (MA). Mobilização de famílias em São Luís (MA).

22 Marcha pela Educação, no bairro Barro Vermelho, em Santa Inês (MA). Marcha pela Educação, no bairro Barro Vermelho, em Santa Inês- MA.

23 Mato Grosso Mobilização de famílias promovida pela Votorantim, em Morada dos Nobres (MT). Minas Gerais Mobilização em igreja de Belo Horizonte (MG).

24 Entrega da cartilha em escola do município de Contagem (MG). do PMSE em Alfenas (MG).

25 Pará Lançamento do PMSE e instalação do Comitê de Mobilização em Belém (PA). Paraíba Roda de conversa com famílias em João Pessoa (PB).

26 Primeira reunião do Comitê de Mobilização Social pela Educação, no município de Campina Grande (PB). da cartilha na Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro dos Bancários, em João Pessoa (PB)

27 da Cartilha na Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro dos Bancários, em João Pessoa (PB) Paraná Mobilização em Capanema (PR).

28 Palestra sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, em Curitiba (PR). Palestra sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, em Curitiba (PR).

29 Pernambuco Mobilização em Igarassu (PE). da cartilha do PMSE na Igreja Assembleia de Deus, em Olinda (PE).

30 da cartilha do PMSE na Igreja Assembleia de Deus, em Abreu e Lima (PE). Mobilização na Igreja Assembleia de Deus, em Caruaru (PE).

31 Mobilização na Igreja Assembleia de Deus, em Fernando de Noronha (PE). Rio de Janeiro Mobilização na Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu (RJ). Comitê da Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro (RJ).

32 São Paulo Mobilização na Paróquia Nossa Senhora da Graça, em Franca (SP). da Cartilha do PMSE em Igreja evangélica de Bauru (SP).

33 Representantes das igrejas Assembleias de Deus Ministério Belém, de Guaratinguetá (SP), recebendo informações acerca da mobilização social pela educação. do PMSE em evento para famílias de Pindamonhangaba.

34 da cartilha para pais da Escola Estadual Professor Mário Bulcão Giudice, em Pindamonhangaba (SP). Primeira reunião do Comitê de Mobilização, em Restinga (SP).

35 da Cartilha do PMSE na Igreja do Evangelho Quadrangular de Pindamonhangaba (SP). da cartilha do PMSE para 02 famílias de um loteamento social denominado Residencial Liberdade, em Pindamonhangaba (SP).

Ministério da Educação Gabinete do Ministro Secretaria Executiva Adjunta PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008/2010

Ministério da Educação Gabinete do Ministro Secretaria Executiva Adjunta PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008/2010 Ministério da Educação Gabinete do Ministro Secretaria Executiva Adjunta PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008/200 INTRODUÇÃO Famílias de alunos de escolas públicas em

Leia mais

CALENDÁRIO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS/REGIONAIS

CALENDÁRIO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS/REGIONAIS II Conferência Nacional de Boletim Informativo - Edição Março de 2007, Brasília-DF, ano I, nº 2 Mulheres brasileiras! As Conferências Municipais e/ou Regionais já começaram. A primeira delas foi realizada

Leia mais

Inventar com a diferenca,

Inventar com a diferenca, Inventar com a diferenca, cinema e direitos humanos PATROCÍNIO APOIO REALIZAÇÃO Fundação Euclides da Cunha O que é Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos O projeto visa oferecer formação e

Leia mais

FINANCIAMENTO DOS MUNICÍPIOS DO BRASIL Um balanço o entre aspectos sociais e econômicos

FINANCIAMENTO DOS MUNICÍPIOS DO BRASIL Um balanço o entre aspectos sociais e econômicos Seminário Internacional sobre Tributação Imobiliária FINANCIAMENTO DOS MUNICÍPIOS DO BRASIL Um balanço o entre aspectos sociais e econômicos Maria Cristina Mac Dowell maria-macdowell.azevedo@fazenda.gov.br

Leia mais

Perfil Municipal de Fortaleza Tema V: Aspectos Educacionais. 23 de Agosto/2012 Fortaleza - Ceará

Perfil Municipal de Fortaleza Tema V: Aspectos Educacionais. 23 de Agosto/2012 Fortaleza - Ceará IPECE Informe nº 38 Perfil Municipal de Fortaleza Tema V: Aspectos Educacionais 23 de Agosto/2012 Fortaleza - Ceará 1. INTRODUÇÃO O Neste documento serão analisados os aspectos educacionais da capital

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programa Bolsa Família

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programa Bolsa Família Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programa Bolsa Família ENAP, 1 de abril de 2005 Criação do Bolsa Família Medida Provisória nº 132 de 20 de

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Pleno

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Pleno PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Pleno Dados da empresa Razão Social Casa Básica Comércio Ltda Nome fantasia FOM Data de fundação 2002 Número

Leia mais

MICROCEFALIA DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA NOVEMBRO DE 2015

MICROCEFALIA DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA NOVEMBRO DE 2015 MICROCEFALIA DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA NOVEMBRO DE 2015 Situação da microcefalia no Brasil Até 21 de novembro, foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 160 municípios de nove

Leia mais

Guia do Usuário Prosoft Analir versão 7.0. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3

Guia do Usuário Prosoft Analir versão 7.0. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3 Área Universidade Prosoft Autor Clécio Esteves Cavalcante Revisor Ricardo Sales Criação 26/02/2014 Publicação Edição 02-14/10/2014 Distribuição Franqueadora, Franquias e Clientes. Guia do Usuário Prosoft

Leia mais

PDE Plano de Desenvolvimento da Educação

PDE Plano de Desenvolvimento da Educação Foto: João Bittar PDE Plano de Desenvolvimento da Educação Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação Garantir o direito de aprender, para todos e para

Leia mais

O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE)

O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE) O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE) É o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da

Leia mais

1. O Novo Plano Nacional de Educação (2011 2020) O antigo Plano Nacional de Educação terminou sua vigência em 2010 e o Novo Plano encontra-se em

1. O Novo Plano Nacional de Educação (2011 2020) O antigo Plano Nacional de Educação terminou sua vigência em 2010 e o Novo Plano encontra-se em 1. O Novo Plano Nacional de Educação (2011 2020) O antigo Plano Nacional de Educação terminou sua vigência em 2010 e o Novo Plano encontra-se em discussão na Câmara dos Deputados (PL 8.035/2010). Até o

Leia mais

O que é? Objetivos. FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1993, p. 68.

O que é? Objetivos. FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1993, p. 68. O que é? Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire (1921 1997), o Projeto MOVA Brasil é desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2013. Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2013. Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2013 Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Cartão de Confirmação de Inscrição Entregues: 99,98% UF Participantes Entregues AC 58.364 100,00% AL 122.356 99,00%

Leia mais

4» Quadra escolar Maria Nascimento Paiva. 1» Centro de Artes e Esportes Unificados. 2» Unidade Básica de Saúde, Clínica da Família Quadra 308

4» Quadra escolar Maria Nascimento Paiva. 1» Centro de Artes e Esportes Unificados. 2» Unidade Básica de Saúde, Clínica da Família Quadra 308 1 2 8 1» Centro de Artes e Esportes Unificados Rio Branco AC 2» Unidade Básica de Saúde, Clínica da Família Quadra 308 Recanto das Emas DF 3» Creche Ipê Rosa Samambaia DF 4» Quadra escolar Maria Nascimento

Leia mais

Relatório de Atividades ABCR - 2012

Relatório de Atividades ABCR - 2012 Relatório de Atividades ABCR - 2012 O ano de 2012 foi de transição na ABCR, em razão da mudança da gestão da sua Diretoria Executiva, e dos demais órgãos que a compõem. Eleita e empossada no final de março,

Leia mais

Orientações para Secretarias de Educação

Orientações para Secretarias de Educação Orientações para Secretarias de Educação SEGUNDO SEMESTRE 2009 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência Projeto Grêmio em Forma relato de experiência Instituto Sou da Paz Organização fundada em 1999, a partir da campanha dos estudantes pelo desarmamento. Missão: Contribuir para a efetivação, no Brasil, de

Leia mais

SUFICIÊNCIA DE REDE: Ligia Bahia Ronir Raggio Luiz Maria Lucia Werneck Vianna. Edital 005/2014 ANS/OPAS

SUFICIÊNCIA DE REDE: Ligia Bahia Ronir Raggio Luiz Maria Lucia Werneck Vianna. Edital 005/2014 ANS/OPAS SUFICIÊNCIA DE REDE: UM ESTUDO ECOLÓGICO SOBRE BENEFICIÁRIOS E REDES DE CUIDADOS À SAÚDE A PARTIR DE ANÁLISES EXPLORATÓRIAS DAS PROPORÇÕES DE PARTOS CESARIANOS E TAXAS DE MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA

Leia mais

COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E MORADA HUMANA - CDM APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E MORADA HUMANA - CDM APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E MORADA HUMANA - CDM APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Abril 2008 1. DADOS JURÍDICOS E ADMINISTRATIVOS Nome: CDM Cooperação para o e Morada Humana Endereço: Rua Almirante Barroso

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 250

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 250 PROGRAMA Nº- 250 QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E DEPENDENTES QUÍMICOS SUB-FUNÇÃO: 244 ASSISTÊNCIA COMUNITÁRIA Realizar Cursos de Capacitação para Profissionais que atuam na área de reabilitação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE PROGRAMA ESCOLA ABERTA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE PROGRAMA ESCOLA ABERTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE PROGRAMA ESCOLA ABERTA 1. Princípios orientadores Fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco, o programa

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

A importância do diagnóstico municipal e do planejamento para a atuação dos Conselhos dos Direitos do Idoso. Fabio Ribas Recife, março de 2012

A importância do diagnóstico municipal e do planejamento para a atuação dos Conselhos dos Direitos do Idoso. Fabio Ribas Recife, março de 2012 A importância do diagnóstico municipal e do planejamento para a atuação dos Conselhos dos Direitos do Idoso Fabio Ribas Recife, março de 2012 Uma pauta para nosso diálogo: 1)Desafios para o fortalecimento

Leia mais

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade Agência Nacional de Telecomunicações Entidade Aferidora da Qualidade Qualidade da Banda Larga Publicação de Indicadores (julho/2015) Medição Banda Larga Fixa (SCM) Para a medição da banda larga fixa (SCM)

Leia mais

INFORMATIVO SICAB. Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro SICAB

INFORMATIVO SICAB. Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro SICAB INFORMATIVO SICAB Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro SICAB O Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) foi desenvolvido com o propósito de prover informações

Leia mais

Panorama da Educação em Enfermagem no Brasil

Panorama da Educação em Enfermagem no Brasil Panorama da Educação em Enfermagem no Brasil Rede ABEn de Pesquisa em Educação em Enfermagem GT EDUCAÇÃO 2012 Portaria Nº 17/2012 Realizar a Pesquisa Panorama da Formação em Enfermagem no Brasil no período

Leia mais

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL MINAS, IDEB E PROVA BRASIL Vanessa Guimarães 1 João Filocre 2 I I. SOBRE O 5º ANO DO EF 1. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado há um ano pelo MEC e adotado como indicador da

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA. LEI 12.587 3 de janeiro de 2012

POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA. LEI 12.587 3 de janeiro de 2012 LEI 12.587 3 de janeiro de 2012 A POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA, INSTITUDA PELA LEI 12.587, É INSTRUMENTO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO, OBJETIVANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES MODOS

Leia mais

Pesquisa da 10ª Semana. Coordenação de Estudos Sócioeconômicos CESES Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus DDFEM Ibram, 2012

Pesquisa da 10ª Semana. Coordenação de Estudos Sócioeconômicos CESES Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus DDFEM Ibram, 2012 Pesquisa da 10ª Semana de Museus Coordenação de Estudos Sócioeconômicos CESES Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus DDFEM Ibram, 2012 Panorama geral - Pesquisa da 10ª Semana Nº entradas

Leia mais

Exercício de cidadania

Exercício de cidadania 1 2 Exercício de cidadania Na década de 1980, tivemos no Brasil as primeiras experiências de Conselhos Comunitários de Segurança, sendo o Paraná precursor na constituição de CONSEGs e Mobilização Social.

Leia mais

II ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

II ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ministério da Saúde II ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL APLICAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES Brasília, 25 de setembro de

Leia mais

Prefeitura Municipal de São João del-rei

Prefeitura Municipal de São João del-rei Mensagem n 050/2013 Do: Gabinete do Prefeito Ao: Exmº Sr. Vereador Antônio Carlos de Jesus Fuzatto Presidente da Câmara Municipal de São João del-rei Senhor Presidente, Com os nossos respeitosos cumprimentos,

Leia mais

Ranking Município P2i - Lead Alto Padrão Médio Padrão Baixo Padrão

Ranking Município P2i - Lead Alto Padrão Médio Padrão Baixo Padrão 1 São Bernardo do Campo -SP 0,8200 Ótimo Ótimo Ótimo 2 Campo Grande -MS 0,7670 Ótimo Ótimo Ótimo 3 Santo André -SP 0,7670 Ótimo Ótimo Ótimo 4 Osasco -SP 0,7460 Ótimo Ótimo Ótimo 5 Natal -RN 0,7390 Ótimo

Leia mais

APRESENTAÇÃO Goiás na Ponta do Lápis Tribuna do Planalto Secretaria de Estado da Educação Subsecretarias Regionais de Educação Tribuna do Planalto

APRESENTAÇÃO Goiás na Ponta do Lápis Tribuna do Planalto Secretaria de Estado da Educação Subsecretarias Regionais de Educação Tribuna do Planalto 1 2 APRESENTAÇÃO O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais

Leia mais

SECRETARIA DE CIDADANIA E

SECRETARIA DE CIDADANIA E SECRETARIA DE CIDADANIA E DIVERSIDADE CULTURAL 2012 O Programa Arte, Cultura e Cidadania - Cultura Viva, iniciado em 2004 pelo Ministério da Cultura, objetiva reconhecer e potencializar iniciativas culturais

Leia mais

Articula mais de 200 organizações, movimentos e redes brasileiras. É a articulação mais plural no campo da Educação Básica no Brasil.

Articula mais de 200 organizações, movimentos e redes brasileiras. É a articulação mais plural no campo da Educação Básica no Brasil. Projeto Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica na idade certa Direito de todas e de cada uma das crianças e adolescentes 4º Fórum Nacional Extraordinário da Undime Bahia, 1º de

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS PROGRAMA BPC TRABALHO PASSO A PASSO O QUE É O Programa de Promoção

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

Palestras e Oficinas realizadas em 2009. Palestra/ Oficinas Data Local Organização

Palestras e Oficinas realizadas em 2009. Palestra/ Oficinas Data Local Organização Palestras e Oficinas realizadas em 2009 Palestra/ Oficinas Data Local Organização Gestão e liderança de sistemas de ensino com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos 18/02/2009 São Paulo - SP SINESP

Leia mais

É uma ação permanente de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram;

É uma ação permanente de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram; Pesquisa da 13ª Semana Nacional de Museus Período de aplicação: 25 de maio a 30 de junho de 2015 Coordenação de Estudos Socioeconômicos e Sustentabilidade Ceses Departamento de Difusão, Fomento e Economia

Leia mais

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Missão do Instituto Ethos Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras

Leia mais

Levantamento Nacional do Transporte Escolar Dados por Região: NORTE

Levantamento Nacional do Transporte Escolar Dados por Região: NORTE Levantamento Nacional do Transporte Escolar Dados por Região: NORTE Um total de 131 municípios da região Norte participou do Levantamento Nacional do Transporte Escolar. No Acre, 36% dos municípios responderam

Leia mais

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais.

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais. Programa Pará: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Assessoria à Supervisão Geral No âmbito do Programa Pará Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, conveniado com a Secretaria Especial de Políticas para

Leia mais

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - APRESENTAÇÃO 1- COMO SURGIU A IDÉIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 2- O QUE SIGNIFICA INCLUSÃO ESCOLAR? 3- QUAIS AS LEIS QUE GARANTEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 4- O QUE É UMA ESCOLA

Leia mais

Apresentação do IDConselho Municipal. Apresentação elaborada pela Coordenação Geral de Vigilância Socioassistencial CGVIS Brasília

Apresentação do IDConselho Municipal. Apresentação elaborada pela Coordenação Geral de Vigilância Socioassistencial CGVIS Brasília Apresentação do IDConselho Municipal Apresentação elaborada pela Coordenação Geral de Vigilância Socioassistencial CGVIS Brasília 5.366 Conselhos Municipais que preencheram o Censo SUAS 2014 Dinâmica de

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

O que é o Projeto TRILHAS?

O que é o Projeto TRILHAS? O que é o Projeto TRILHAS? É um conjunto de material elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do 1 º ano

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL PROJETO DE LEI N o 7.050, DE 2006 Autoriza o Poder Executivo a criar um Colégio Militar no Bairro de Realengo, Município do Rio de Janeiro, capital

Leia mais

FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME. Belo Horizonte, 3 de abril de 2013.

FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME. Belo Horizonte, 3 de abril de 2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME MINAS GERAIS Belo Horizonte, 3 de abril de 2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO

Leia mais

Coordenação-Geral dos Direitos da População em Situação de Rua. Política Nacional para a População em Situação de Rua

Coordenação-Geral dos Direitos da População em Situação de Rua. Política Nacional para a População em Situação de Rua Política Nacional para a O Desafio da Implementação das Políticas Transversais Professor: Carlos Ricardo Período: Novembro de 2013 Reconhecimento das experiências desenvolvidas há mais de 20 anos (1980

Leia mais

CENSO ESCOLAR ESTADO DE SÃO PAULO INFORME 2014

CENSO ESCOLAR ESTADO DE SÃO PAULO INFORME 2014 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CENSO ESCOLAR ESTADO DE SÃO PAULO INFORME Governador do Estado de São

Leia mais

Pesquisa. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Pesquisa. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Pesquisa A Implementação do PNEDH nas Diretrizes do Ensino Fundamental nos Municípios Brasileiros Instituição Executora: Coordenação Geral: Apoio: Gajop Gajop e Undime Secretaria de Direitos Humanos da

Leia mais

População residente, por situação do domicílio Brasil, 2000 Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000 Resultados do Universo

População residente, por situação do domicílio Brasil, 2000 Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000 Resultados do Universo Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 3o Bimestre 5o ano Geografia Data: / / Nível: Escola: Nome: 1. Leia os dados e o gráfico do censo do

Leia mais

Diagnóstico da institucionalização da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social nos estados brasileiros

Diagnóstico da institucionalização da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social nos estados brasileiros Diagnóstico da institucionalização da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social nos estados brasileiros Denise Mafra Gonçalves; Maria Cristina Abreu Martins de Lima;

Leia mais

Planejamento estratégico 2016-2019

Planejamento estratégico 2016-2019 Planejamento estratégico 2016-2019 Fortalecer as instituições e a qualidade dos serviços públicos para fortalecer a democracia e a competitividade. www.agendapublica.org.br 2 GOVERNANÇA PARA UM FUTURO

Leia mais

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA PARTE III DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA Gilberto Carvalho Crescer distribuindo renda, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão social. Esse foi o desafio assumido pela presidente Dilma Rousseff

Leia mais

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Ministério da Saúde Ministério da PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Fevereiro 2013 Ministério da Ministério da CRONOGRAMA 2013 Semana Saúde na Escola Adesão de 20/02 a 10/03 Ações nas escolas entre os dias 11 e

Leia mais

Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa PNAIC

Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa PNAIC Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa PNAIC Objetivo e principais componentes Objetivo O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o

Leia mais

Seleção Territorial Enfrentamento a Violência contra Juventude Negra Classificação 2010

Seleção Territorial Enfrentamento a Violência contra Juventude Negra Classificação 2010 Posição Nome do Município Estado Região RM, RIDE ou Aglomeração Urbana 1 Salvador BA Nordeste RM Salvador 2 Maceió AL Nordeste RM Maceió 3 Rio de Janeiro RJ Sudeste RM Rio de Janeiro 4 Manaus AM Norte

Leia mais

Brasília DF Abril, 2014

Brasília DF Abril, 2014 Avaliação do processo de implementação dos Centros-dia de Referência para a Pessoa com Deficiência e suas Famílias, no âmbito do Plano Viver Sem Limite, na Região Nordeste Projeto de pesquisa apresentado

Leia mais

REDE DE VENDAS E SERVIÇOS MARCOPOLO

REDE DE VENDAS E SERVIÇOS MARCOPOLO REDE DE VENDAS E SERVIÇOS MARCOPOLO * Área de Atuação BELÉM - PA (AP - MA)* Fone: 91 3039 1800 Fax: 91 3039 1807 vendas@marconorte.com.br BELO HORIZONTE - MG Fone: 31 3201 1971 Fax: 31 3201 1131 marcobus@marcobus.com.br

Leia mais

50 cidades com as melhores opções para aberturas de franquias

50 cidades com as melhores opções para aberturas de franquias 50 cidades com as melhores opções para aberturas de franquias Pesquisa realizada pela Rizzo Franchise e divulgada pela revista Exame listou as 50 cidades com as melhores oportunidades para abertura de

Leia mais

PORTARIA GM Nº 1.278, DE 25 DE JUNHO DE 2008

PORTARIA GM Nº 1.278, DE 25 DE JUNHO DE 2008 PORTARIA GM Nº 1.278, DE 25 DE JUNHO DE 2008 Redefine os limites financeiros destinados ao custeio da Nefrologia (TRS), dos Estados, Distrito Federal e Municípios. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

Prezado Associado, Todos os dados estão atualizados até março de 2014.

Prezado Associado, Todos os dados estão atualizados até março de 2014. Prezado Associado, Estamos lhe enviando neste encarte, a relação a lista de todos os PROCONs, com nome do Dirigente, Cargo que ocupa, endereço, telefone e e-mail de contato. Alem disso, estamos enviando

Leia mais

DIAGNÓSTICO DOS INVESTIMENTOS

DIAGNÓSTICO DOS INVESTIMENTOS DIAGNÓSTICO DOS INVESTIMENTOS EM CULTURA NO BRASIL v. 1 Gastos públicos com cultura no Brasil: 1985-1995 Contrato de prestação de serviços que entre si celebram a União Federal, por intermédio da Secretaria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 047 DE 20 DE SETEMBRO DE 2007

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 047 DE 20 DE SETEMBRO DE 2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 047 DE 20 DE SETEMBRO DE 2007 Alterar a Resolução CD/FNDE nº 29, de 20 de julho de 2007,

Leia mais

d) ampliar a produção acadêmica e científica sobre questões relacionadas à educação, a partir das bases de dados do INEP;

d) ampliar a produção acadêmica e científica sobre questões relacionadas à educação, a partir das bases de dados do INEP; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP EDITAL n o 001/2006/INEP/CAPES

Leia mais

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Termo de Referência Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico No âmbito do Programa Pernambuco Trabalho e Empreendedorismo da Mulher conveniado

Leia mais

PLURI Especial Valor de mercado dos Campeonatos Estaduais e Copa do Nordeste 2014

PLURI Especial Valor de mercado dos Campeonatos Estaduais e Copa do Nordeste 2014 PLURI Especial Valor de mercado dos Campeonatos Estaduais e Copa do Nordeste 2014 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

RELATÓRIO DA REDE DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS

RELATÓRIO DA REDE DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS RELATÓRIO DA REDE DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS Nome do Responsável: Valdir Monteiro Silva Cargo do Responsável: Coordenador da Comissão Eecutiva de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Contatos

Leia mais

ÍNDICE RELATÓRIO SIOR 2012. Pág. 02 NOTÍCIAS 2011/2012. Pág. 03 ANÁLISE DAS DEMANDAS. Pág. 04 GRÁFICO DE DEMANDAS POR ESTADO. Pág.

ÍNDICE RELATÓRIO SIOR 2012. Pág. 02 NOTÍCIAS 2011/2012. Pág. 03 ANÁLISE DAS DEMANDAS. Pág. 04 GRÁFICO DE DEMANDAS POR ESTADO. Pág. RELATÓRIO SIOR 2012 ÍNDICE NOTÍCIAS 2011/2012 ANÁLISE DAS DEMANDAS GRÁFICO DE DEMANDAS POR ESTADO TEMPO DE ATENDIMENTO DEMANDAS CONSIDERADAS PROCEDENTES MAPA DAS PRINCIPAIS DEMANDAS CONSIDERADAS PROCEDENTES

Leia mais

TRADIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE A SERVIÇO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE AUTOPEÇAS

TRADIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE A SERVIÇO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE AUTOPEÇAS TRADIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE A SERVIÇO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE AUTOPEÇAS FOCO EM INICIATIVAS E OPORTUNIDADES PARA ASSOCIADOS DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDE PORTES Mais do que representar legitimamente

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO. 2. Das Vagas

EDITAL DE SELEÇÃO. 2. Das Vagas EDITAL DE SELEÇÃO 1. Dos Objetivos A Funape Fundação de Apoio a Pesquisa em parceria com o Núcleo de Estudos Agrários NEAGRI/UnB vem por meio deste edital proceder ao recrutamento de profissionais, abaixo

Leia mais

Diretoria de Geociências Coordenação de Geografia. Regiões de Influência das Cidades

Diretoria de Geociências Coordenação de Geografia. Regiões de Influência das Cidades Diretoria de Geociências Coordenação de Geografia Regiões de Influência das Cidades 2007 Objetivos Gerais Hierarquizar os centros urbanos Delimitar as regiões de influência associadas aos centros urbanos

Leia mais

6. A SVS/MS agradece a todas as Instituições que enviaram suas propostas. Instituição proponente. Universidade Federal do Rio de Janeiro

6. A SVS/MS agradece a todas as Instituições que enviaram suas propostas. Instituição proponente. Universidade Federal do Rio de Janeiro A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) torna público o resultado da análise das propostas e projetos submetidos ao Chamamento Público nº 05/2014 Iniciativas Educacionais Aplicadas

Leia mais

Governança Solidária Local. Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local

Governança Solidária Local. Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local Governança Solidária Local Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local Fundamentos da Governança Solidária Local Induzir o Desenvolvimento Local Poder Público Criação de ambiente favorável

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL EDITAL CONCURSO ESCOLA DE LEITORES PARATY - RJ 2009/2010 OBJETO: Seleção de projetos para o Concurso

Leia mais

OAB/RN RELATÓRIO DE APROVADOS NA PROVA OBJETIVA POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

OAB/RN RELATÓRIO DE APROVADOS NA PROVA OBJETIVA POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OAB/RN RELATÓRIO DE APROVADOS NA PROVA OBJETIVA POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Tabela 01 - Aprovados Prova Objetiva - Exame de Ordem 2009.3, Natal/RN, 2009. UF MUNICÍPIO DA IES IES INSCRITOS PRESENTES

Leia mais

PROGRAMA TV ESCOLA - PROJETO DE GESTÃO COMPARTILHADA 1999/2000

PROGRAMA TV ESCOLA - PROJETO DE GESTÃO COMPARTILHADA 1999/2000 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-SEED DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA -DEPEAD COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO EM EAD/COPEAD. PROGRAMA TV ESCOLA - PROJETO DE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO 1. Identificação e caracterização Título do Projeto Nome do Prof(s) Coordenador(es) do Projeto Centro Laboratório Período Início Término Término previsto

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

CALENDÁRIO DE EVENTOS ANEC

CALENDÁRIO DE EVENTOS ANEC CALENDÁRIO DE EVENTOS ANEC 20 16 Janeiro 2016 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Eventos da ANEC em Janeiro 15 e 16 Dia ANEC João Pessoa/PB EB 13 a 15 XXIV

Leia mais

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DOCUMENTO ORIENTADOR CONFERÊNCIAS NAS COMUNIDADES EDUCATIVAS Novembro / 2008 1 I CONFERÊNCA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - CONEEI 1. Entendendo a I Conferência

Leia mais

A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular

A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Currículo Como experiências escolares

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 321, DE 2014

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 321, DE 2014 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 321, DE 2014 Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para definir critérios de mérito no processo de gestão

Leia mais

balanço 1Oº março >> junho 2014 A gente FAZ um brasil de oportunidades

balanço 1Oº março >> junho 2014 A gente FAZ um brasil de oportunidades balanço 1Oº março >> junho 2014 A gente FAZ um brasil de oportunidades Metrô de Salvador Linha 1 Trecho Lapa - Acesso Norte Salvador BA apresentação O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) completa

Leia mais

REQUISITOS AM AP BA DF ES GO MG MT PA PE PI RJ RN RS SC SP TOTAL. Análise de Projetos Curso superior completo. 2 2

REQUISITOS AM AP BA DF ES GO MG MT PA PE PI RJ RN RS SC SP TOTAL. Análise de Projetos Curso superior completo. 2 2 ÁREA DE CONHECIMENTO REQUISITOS AM AP BA DF ES GO MG MT PA PE PI RJ RN RS SC SP TOTAL Análise de Projetos Curso superior completo. 2 2 Desenvolvimento de Aplicações - Webmobile Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

DATA: 13 DE SETEMBRO DE 2011 LOCAL: CASARÃO ANEXO FUNARTE - RUA GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO, 234 CAMPOS ELÍSEOS SÃO PAULO

DATA: 13 DE SETEMBRO DE 2011 LOCAL: CASARÃO ANEXO FUNARTE - RUA GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO, 234 CAMPOS ELÍSEOS SÃO PAULO SEMINÁRIOS REGIONAIS PECS - SÃO PAULO I RELATÓRIO GRUPO 1 FACILITADORES: SILVANA TAMIAZI (MINC) E MAURÍCIO ZAMPAULO(MDS) RELATORIA: MARIA CAROLINA PRADO LAGE (ME) DATA: 13 DE SETEMBRO DE 2011 LOCAL: CASARÃO

Leia mais

Política e Planejamento do Saneamento Básico na Bahia: Desafios e Perspectivas da Implementação

Política e Planejamento do Saneamento Básico na Bahia: Desafios e Perspectivas da Implementação Política e Planejamento do Saneamento Básico na Bahia: Desafios e Perspectivas da Implementação Mesa redonda 3 O papel institucional na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico: interesses,

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

CONSELHOS MUNICIPAIS DE CIDADES E PLANOS DIRETORES NO ESTADO DA BAHIA: SITUAÇÃO ATUAL E DESAFIOS

CONSELHOS MUNICIPAIS DE CIDADES E PLANOS DIRETORES NO ESTADO DA BAHIA: SITUAÇÃO ATUAL E DESAFIOS Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia Superintendência de Planejamento e Gestão Territorial SGT Diretoria de Planejamento Territorial - DPLANT Câmara Técnica de Planejamento e Gestão

Leia mais

MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BRASIL:

MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BRASIL: III ENCONTRO LATINO AMERICANO E CARIBENHO SOBRE MUDANÇAS AS CLIMÁTICAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BRASIL: Participação dos Estados Eugênio Cunha São Paulo 14 de março de 2008 SUMÁRIO PARTE I NÍVEL INSTITUCIONAL

Leia mais

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 1 ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO AUTORES Antônio Roberto Silva Santos arsilvasantos@gmail.com Elisângela Santana Nascimento esna_1@yahoo.com.br Fânia

Leia mais

Escolas do Tribunal vão ao Interior

Escolas do Tribunal vão ao Interior Escolas do Tribunal vão ao Interior Acontece Iniciativas da EPM e da EJUS buscam efetivar o aperfeiçoamento funcional de magistrados e servidores em todo o Estado, desde o início de suas carreiras O desafio

Leia mais

ARQUIVO DISPONIBILIZADO NA BIBLIOTECA VIRTUAL DO PROJETO REDESAN Título AVANÇOS DA POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

ARQUIVO DISPONIBILIZADO NA BIBLIOTECA VIRTUAL DO PROJETO REDESAN Título AVANÇOS DA POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME - MDS FUNDAÇÃO DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO R.G.SUL - FAURGS REDE INTEGRADA DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL -

Leia mais

FÓRUM AMAZONENSE DE REFORMA

FÓRUM AMAZONENSE DE REFORMA REGIMENTO INTERNO DA 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES DO AMAZONAS CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES 1 Art. 1º - São objetivos da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Amazonas: I - Propor a interlocução

Leia mais