Aula Prática 1. Uso do R com exemplos Adaptação: Flávia Landim/UFRJ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula Prática 1. Uso do R com exemplos Adaptação: Flávia Landim/UFRJ"

Transcrição

1 Aula Prática 1 Uso do R com exemplos Adaptação: Flávia Landim/UFRJ

2 Objetivos Analisar duas variáveis quantitativas: traçando diagramas de dispersão, para avaliar possíveis relações entre as duas variáveis; calculando o coeficiente de correlação entre as duas variáveis; obtendo uma reta que se ajuste aos dados segundo o critério de mínimos quadrados.

3 DIAGRAMA DE DISPERSÃO E COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO DADOS: Porcentagem da população economicamente ativa empregada no setor primário e o respectivo índice de analfabetismo para algumas regiões metropolitanas brasileiras.

4 REGIÃO %PEASP IND.ANALF. SÃO PAULO 2,0 17,5 RIO DE JANEIRO 2,5 18,5 BELÉM 2,9 19,5 BELO HORIZONTE 3,3 22,2 SALVADOR 4,1 26,5 PORTO ALEGRE 4,3 16,6 RECIFE 7,0 36,6 FORTALEZA 13,0 38,4 Fonte: Indicadores Sociais para Áreas Urbanas - IBGE

5 PROBLEMA Será que existe alguma relação entre as variáveis % da população economicamente ativa no setor primário e índice de analfabetismo? Em caso afirmativo, como quantificar esta relação?

6 Diagrama de dispersão Como obter o diagrama de dispersão destes dados usando o R: dados <- read.table( nome_do_arquivo", header=true) # lê os dados attach(dados) # transforma colunas em vetores plot(pea, analf) plot(pea, analf, xlab="% PEA no Setor Primario", ylab="indice de Analfabetismo", main= "Diagrama de Dispersao", pch=19, col="blue")

7 DIAGRAMA DE DISPERSÃO

8 Análise dos dados Você diria que há dependência linear entre estas variáveis? Calcule a correlação entre elas. cor(pea,analf) # (0.867) cor.test(pea,analf) Pearson's product-moment correlation data: pea and analf t = , df = 6, p-value = alternative hypothesis: true correlation is not equal to 0 95 percent confidence interval: sample estimates: cor

9 CORRELAÇÃO Há alguma região com comportamento diferente das demais? Indice de Analfabetismo % PEA no Setor Primario Em caso afirmativo, retire-a da base de dados e recalcule a correlação.

10

11 Porto Alegre Retirando os dados da região metropolitana de Porto Alegre temos a seguinte correlação: (observe que Porto Alegre está na linha 6 da base de dados). pea_pa=c(pea[1:5],pea[7:8]) analf_pa=c(analf[1:5],analf[7:8]) cor(pea_pa,analf_pa) # (0.908) porcentagem de variação em relação à correlação inicial: 4,8%

12 A porcentagem de variação foi calculada da seguinte forma: r i r 100 r r é a correlação calculada com base em todas as observações r (i) é a correlação calculada retirando-se a i-ésima observação.

13

14 Fortaleza pea_f=c(pea[1:7]) analf_f=c(analf[1:7]) cor(pea_f,analf_f) # (0.858) porcentagem de variação em relação à correlação inicial: 0,96%

15

16 Recife pea_r=c(pea[1:6],pea[8]) analf_r=c(analf[1:6],analf[8]) cor(pea_r,analf_r) # (0.916) porcentagem de variação em relação à correlação inicial: 5,7%

17

18 Salvador pea_s=c(pea[1:4],pea[6:8]) analf_s=c(analf[1:4],analf[6:8]) cor(pea_s,analf_s) # (0.882) porcentagem de variação em relação à correlação inicial: 1,8% (em valor absoluto)

19 Resumo RM retirada variação % Porto Alegre 4,8 Fortaleza 0,96 Salvador 1,8 Recife 5,7

20 Comentários As regiões metropolitanas que mais influenciaram no valor da correlação foram Porto Alegre e Recife. Porto Alegre tem um comportamento diferente, pois sua taxa de analfabetismo é pequena comparada a sua PEA e as demais regiões. As regiões metropolitanas que mais influenciaram no valor da correlação foram Porto Alegre e Recife.

21 Comentários Porto Alegre tem um comportamento diferente, pois sua taxa de analfabetismo é pequena compara-da a sua PEA e as demais regiões. Recife, ao contrário, tem uma taxa de analfabetismo alta demais comparada a sua PEA e as demais regiões. Fortaleza, apesar de ser um ponto afastado dos demais, mantém o padrão da maior parte dos pontos.

22 Gráficos de ilustração

23 Gráficos de ilustração

24 Gráficos de ilustração

25 Cuidados na interpretação Uma correlação alta (próxima de 1 ou -1) pode indicar forte dependência linear entre as variáveis. Nesse caso, os pontos no diagrama de dispersão espalham-se em torno de uma reta. Pode haver variáveis cuja correlação é próxima de 1 ou -1, mas, na verdade, não são diretamente relacionadas (correlação espúria). Uma correlação zero ou próxima de zero indica ausência de linearidade, podendo significar ausência de relação entre as variáveis ou outro tipo de dependência entre elas.

26 Cuidados na interpretação Uma correlação amostral entre duas variáveis próxima de 1 ou -1 pode só indicar que as variáveis crescem no mesmo sentido (ou em sentidos contrários), e não que, aumentos sucessivos em uma, acarretarão aumentos sucessivos (ou diminuições sucessivas) na outra.

27 Exemplo exemplo <- read.table("relquadr.txt", header=true) attach(exemplo) cor(x,y) # 0 Observe que existe relação de dependência entre x e y, porém essa relação NÃO é linear.

28 Exemplo 2: notas versus faltas O arquivo nota1.txt contém as 38 notas na 1 a prova e o total de faltas. Calcule a correlação entre essas variáveis. nota1.txt notas=read.table("nota1.txt", header=true) cor(notas$falta,notas$nota1) #-0, (-0.44) cor.test(notas$falta,notas$nota)

29 Diagrama de dispersão: número de faltas versus 1 a nota

30 Reta de mínimos quadrados Quando as variáveis em análise são altamente correlacionadas e de fato pode haver uma relação de causa e efeito entre elas, permite-se fazer previsão do valor de uma delas dado o valor da outra variável pode ser resolvido através de uma regressão linear simples (ajuste pela reta de mínimos quadrados). Em geral, uma das variáveis é considerada como variável que pode ser controlada de alguma forma variável independente (explicativa / preditora / covariável) e a outra, sobre a qual deseja-se fazer previsões, é chamada variável dependente (resposta).

31 EXEMPLO 3: Fonte: Descrição: Base de dados sobre o hábito de fumar e mortalidade por câncer de pulmão. Os dados resumem um estudo entre homens distribuídos em 25 grupos classificados por tipo de ocupação na Inglaterra. Dois índices são apresentados para cada grupo. Número de observações: 25

32 Exemplo 3: variáveis índice de fumo: razão do número médio de cigarros fumados por dia por homem no particular grupo de ocupação sobre a média global de cigarros fumados por dia, calculada levando-se em conta todos os homens (média do grupo sobre média global). índice de mortalidade: razão da taxa de mortes causadas por câncer de pulmão entre os homens de um particular grupo de ocupação sobre a taxa global de mortes por câncer de pulmão, calculada levando-se em conta todos os homens (taxa no grupo sobre taxa global).

33 1. Grupo de ocupação: grupo 2. Índice de fumo: ifumo (100 = base) ifumo=100: número médio de cigarros por dia para o grupo é igual ao número médio global de cigarros fumados por dia; ifumo>100 indica grupo que fuma em média mais que o geral; ifumo<100, grupo que fuma em média menos que o geral. 3. Índice de Mortalidade: imorte (100 = base) imorte=100, número médio de mortes por câncer de pulmão para o grupo é igual ao número médio global de mortes por câncer de pulmão;

34 imorte>100 indica grupo com incidência de mortes por câncer de pulmão maior que o geral; imorte<100, incidência menor que o geral.

35 Fumo versus câncer Há relação entre estes índices? Construa o diagrama de dispersão e calcule a correlação.

36

37 abline Para inserir as retas tracejadas em x=100 e em y=100 após ter construído o diagrama, use os comandos: abline(h=100,lty=2) abline(v=100,lty=2)

38 A partir do diagrama de dispersão é possível perceber claramente uma correlação positiva entre as duas variáveis em análise. cor(ifumo,imorte) # 0, (0,72) No contexto deste exemplo, faz sentido prever o índice de mortalidade por câncer de pulmão num particular grupo, dado o índice de fumo do grupo.

39 Reta de mínimos quadrados O comando no R que calcula os coeficientes da reta de mínimos quadrados é lm(...), de linear model. No caso específico deste exemplo, a linha de comando é: reta=lm(imorte~ifumo)

40 Reta de mínimos quadrados Para ver o ajuste, digite: reta Coefficients: (Intercept) ifumo Intercepto da reta de mínimos quadrados Inclinação da reta de mínimos quadrados Modelo ajustado: Indice de morte=-2,885+1,088 Indice de fumo

41 Após ajustar a reta, usando a função lm várias informações ficam disponíveis. Digite: attributes(reta) $names [1] "coefficients" "residuals" "effects" "rank" [5] "fitted.values" "assign" "qr" "df.residual" [9] "xlevels" "call" "terms" "model"

42 Traçar a reta de MQ Para inserir o gráfico da reta obtida no ajustede mínimos quadrados no diagrama de dispersão dos pontos, basta, após obter o diagrama de dispersão, pedir abline(reta$coefficients)

43

44 points Para inserir o ponto médio no gráfico use o comando: points(mean(ifumo), mean(imorte), pch="*", col="red", cex=2)

Estatística para Geografia. Rio, 13/09/2018

Estatística para Geografia. Rio, 13/09/2018 Estatística para Geografia Rio, 13/09/2018 Objetivos: mostrar como usar o R para construir um diagrama de dispersão entre duas variáveis quantitativas. calcular a correlação entre duas variáveis quantitativas.

Leia mais

Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados Análse Exploratóra de Dados Objetvos Análse de duas varáves quanttatvas: traçar dagramas de dspersão, para avalar possíves relações entre as duas varáves; calcular o coefcente de correlação entre as duas

Leia mais

Hoje vamos analisar duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas.

Hoje vamos analisar duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas. Correlação e Regressão Hoje vamos analisar duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas. Vamos 1. definir uma medida de associação entre duas

Leia mais

Regression and Clinical prediction models

Regression and Clinical prediction models Regression and Clinical prediction models Session 6 Introducing statistical modeling Part 2 (Correlation and Linear regression) Pedro E A A do Brasil pedro.brasil@ini.fiocruz.br 2018 Objetivos Continuar

Leia mais

Análise Bidimensional

Análise Bidimensional Análise Bidimensional Roteiro. Coeficiente de Correlação. Interpretação de r 3. Análise de Correlação 4. Aplicação Computacional 5. Referências Coeficiente de Correlação Objetivos Análise de duas variáveis

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Instituto de Matemática, Estatística e Física Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Instituto de Matemática, Estatística e Física Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Instituto de Matemática, Estatística e Física Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional MINICURSO DE CORRELAÇÃO, REGRESSÃO LINEAR SIMPLES E ANOVA Ministrantes:

Leia mais

Elementos de Estatística

Elementos de Estatística Elementos de Estatística Lupércio F. Bessegato & Marcel T. Vieira UFJF Departamento de Estatística 2013 Análise Bivariada Variável Qualitativa e Quantitativa 1 Variável Qualitativa vs. Quantitativa Objetivo:

Leia mais

Introdução ao modelo de Regressão Linear

Introdução ao modelo de Regressão Linear Introdução ao modelo de Regressão Linear Prof. Gilberto Rodrigues Liska 8 de Novembro de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Local: Sala dos professores (junto ao administrativo)

Leia mais

1 semestre de 2014 Gabarito Lista de exercícios 3 - Estatística Descritiva III C A S A

1 semestre de 2014 Gabarito Lista de exercícios 3 - Estatística Descritiva III C A S A Exercício 1. (1,0 ponto). A tabela a seguir mostra o aproveitamento conjunto em Física e Matemática para os alunos do ensino médio de uma escola. Notas Notas Notas Física/Matemática Altas Regulares Baixas

Leia mais

Análise Bidimensional

Análise Bidimensional Análise Bidimensional Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contigência Podemos construir tabelas de freqüências conjuntas (tabelas de contingência), relacionando duas variáveis qualitativas.

Leia mais

Na aula do dia 24 de outubro analisamos duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas.

Na aula do dia 24 de outubro analisamos duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas. Regressão Múltipla Na aula do dia 24 de outubro analisamos duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas. 1. definimos uma medida de associação

Leia mais

BIE5782. Unidade 7: INTRODUÇÃO AOS MODELOS LINEARES

BIE5782. Unidade 7: INTRODUÇÃO AOS MODELOS LINEARES BIE5782 Unidade 7: INTRODUÇÃO AOS MODELOS LINEARES ROTEIRO 1.Motivação 2. Método dos mínimos quadrados 3. Ajuste no R: função lm 4. Resultado no R: objeto lm 5. Premissas, interpretação e diagnóstico 6.

Leia mais

MRLM COM COVARIÁVEIS CATEGÓRICAS. criar uma variável dummy para representar uma categoria da variável. variável dummy: assume só dois valores: 0 ou 1

MRLM COM COVARIÁVEIS CATEGÓRICAS. criar uma variável dummy para representar uma categoria da variável. variável dummy: assume só dois valores: 0 ou 1 MRLM COM COVARIÁVEIS CATEGÓRICAS Como quantificar o efeito das categorias de uma variável sobre a resposta Y? (exemplo: efeito de sexo masculino/feminino sobre salário) criar uma variável dummy para representar

Leia mais

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Estatística Geral I Prof: Jony Arrais Pinto Junior Lista 08 1. Utilizando os dados da Tabela 01 da Lista

Leia mais

Associação entre variáveis qualitativas. Tabelas de Contigência

Associação entre variáveis qualitativas. Tabelas de Contigência Análise Bidimensional Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contigência Podemos construir tabelas de freqüências conjuntas (tabelas de contingência), relacionando duas variáveis qualitativas.

Leia mais

Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas.

Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas. Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas. Exemplos: Idade e altura das crianças Tempo de prática de esportes e ritmo cardíaco Tempo de estudo e nota na prova Taxa de desemprego e taxa de criminalidade

Leia mais

Estatística Aplicada ao Serviço Social

Estatística Aplicada ao Serviço Social Estatística Aplicada ao Serviço Social Módulo 7: Correlação e Regressão Linear Simples Introdução Coeficientes de Correlação entre duas Variáveis Coeficiente de Correlação Linear Introdução. Regressão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Campus CERRO LARGO. PROJETO DE EXTENSÃO Software R: de dados utilizando um software livre.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Campus CERRO LARGO. PROJETO DE EXTENSÃO Software R: de dados utilizando um software livre. UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Campus CERRO LARGO PROJETO DE EXTENSÃO Software R: Capacitação em análise estatística de dados utilizando um software livre. Fonte: https://www.r-project.org/ Módulo

Leia mais

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis 1 Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contingência 2 Exemplo: Suponha que queiramos analisar o comportamento conjunto das variáveis

Leia mais

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro RESUMO -

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro RESUMO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel

Leia mais

CE071 - Análise de Regressão Linear

CE071 - Análise de Regressão Linear CE071 - Análise de Regressão Linear Cesar Augusto Taconeli 30 de maio, 2018 Cesar Augusto Taconeli CE071 - Análise de Regressão Linear 30 de maio, 2018 1 / 21 Aula 7 - Regressão linear com covariáveis

Leia mais

ANÁLISE DE REGRESSÃO

ANÁLISE DE REGRESSÃO ANÁLISE DE REGRESSÃO Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 09 de janeiro de 2017 Introdução A análise de regressão consiste na obtenção de uma equação

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Organização de dados experimentais Em engenharia, ciências exatas em geral, os resultados de testes, análises ou experimentos fornecem conjuntos de resultados numéricos

Leia mais

Exemplo 1. Conjunto de dados de uma amostra de 12 meninas da escola: y i x i

Exemplo 1. Conjunto de dados de uma amostra de 12 meninas da escola: y i x i Exemplo 1 Y : peso (kg) de meninas de 7 a 11 anos de uma certa escola de dança X : altura (m) das meninas A partir de 3 valores prefixados de X, foram obtidas, para cada valor de X, 4 observações independentes

Leia mais

COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO E TESTE DE HIPÓTESE PARA A

COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO E TESTE DE HIPÓTESE PARA A COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO E TESTE DE HIPÓTESE PARA A CORRELAÇÃO Prof. Tiago Viana Flor de Santana www.uel.br/pessoal/tiagodesantana/ tiagodesantana@uel.br sala 07 Universidade Estadual de Londrina UEL

Leia mais

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis 1 Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contingência 2 Podemos construir tabelas de frequências conjuntas (tabelas de contingência),

Leia mais

Contabilometria. Aula 9 Regressão Linear Inferências e Grau de Ajustamento

Contabilometria. Aula 9 Regressão Linear Inferências e Grau de Ajustamento Contabilometria Aula 9 Regressão Linear Inferências e Grau de Ajustamento Interpretação do Intercepto e da Inclinação b 0 é o valor estimado da média de Y quando o valor de X é zero b 1 é a mudança estimada

Leia mais

REGRESSÃO E CORRELAÇÃO

REGRESSÃO E CORRELAÇÃO Vendas (em R$) Disciplina de Estatística 01/ Professora Ms. Valéria Espíndola Lessa REGRESSÃO E CORRELAÇÃO 1. INTRODUÇÃO A regressão e a correlação são duas técnicas estreitamente relacionadas que envolvem

Leia mais

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Aula 2-2 Regressão de Poisson: Modelando Contagens Distribuição

Leia mais

Estatística. Correlação e Regressão

Estatística. Correlação e Regressão Estatística Correlação e Regressão Noções sobre correlação Existem relações entre variáveis. Responder às questões: Existe relação entre as variáveis X e Y? Que tipo de relação existe entre elas? Qual

Leia mais

Estatística 1 - Lista de Exercícios 4-21/06/ Professor José Carlos Fogo

Estatística 1 - Lista de Exercícios 4-21/06/ Professor José Carlos Fogo Estatística 1 - Lista de Exercícios 4-21/06/2016 - Professor José Carlos Fogo 1) A tabela abaixo representa um estudo sobre a participação de famílias na coleta seletiva de lixo. Grau de instrução do chefe

Leia mais

Análise de Resíduos. investigar características que comprometem a validade do MRLS:

Análise de Resíduos. investigar características que comprometem a validade do MRLS: Análise de Resíduos investigar características que comprometem a validade do MRLS: (1) relação entre X e Y não é linear (2) erros não tem variância constante (3) erros correlacionados (4) erros não são

Leia mais

Seção 2.6 Duas Variáveis Quantitativas: Regressão Linear

Seção 2.6 Duas Variáveis Quantitativas: Regressão Linear Seção 2.6 Duas Variáveis Quantitativas: Regressão Linear A Reta de Regressão Predições Resíduos Sumário Interpretando a Inclinação e o Intercepto Cuidados com a Regressão Grilos e Temperatura Você pode

Leia mais

Análise da Regressão. Prof. Dr. Alberto Franke (48)

Análise da Regressão. Prof. Dr. Alberto Franke (48) Análise da Regressão Prof. Dr. Alberto Franke (48) 91471041 O que é Análise da Regressão? Análise da regressão é uma metodologia estatística que utiliza a relação entre duas ou mais variáveis quantitativas

Leia mais

Estatística 1 - Lista de Exercícios 4 Professore José Carlos Fogo

Estatística 1 - Lista de Exercícios 4 Professore José Carlos Fogo Estatística 1 - Lista de Exercícios 4 Professore José Carlos Fogo 1) A tabela abaixo apresenta as opiniões de um grupo de pessoas a respeito de um tema político, pelo sexo do entrevistado. Opinião Sexo

Leia mais

O objetivo dessa apostila é apresentar os comandos básicos do software R, especialmente os voltados para a estimação de modelos econométricos.

O objetivo dessa apostila é apresentar os comandos básicos do software R, especialmente os voltados para a estimação de modelos econométricos. APOSTILA BÁSICA - SOFTWARE R Luiz Guilherme Scorzafave O objetivo dessa apostila é apresentar os comandos básicos do software R, especialmente os voltados para a estimação de modelos econométricos. 1.

Leia mais

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis 1 Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contingência 2 Podemos construir tabelas de frequências conjuntas (tabelas de contingência),

Leia mais

Capacitação em R e RStudio PROJETO DE EXTENSÃO. Software R: capacitação em análise estatística de dados utilizando um software livre.

Capacitação em R e RStudio PROJETO DE EXTENSÃO. Software R: capacitação em análise estatística de dados utilizando um software livre. UFFS Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo PROJETO DE EXTENSÃO Software R: capacitação em análise estatística de dados utilizando um software livre Fonte: https://www.r-project.org/

Leia mais

Análise de Regressão. Luiz Carlos Terra

Análise de Regressão. Luiz Carlos Terra Luiz Carlos Terra Em mercadologia é importante conhecer as ferramentas existentes para estimação dos valores de vendas, de preços de produtos ou de custos de produção. A análise de regressão representa

Leia mais

Análise de Resíduos. investiga características que comprometem a validade do MRLS:

Análise de Resíduos. investiga características que comprometem a validade do MRLS: Análise de Resíduos investiga características que comprometem a validade do MRLS: (1) relação entre X e Y não é linear (2) erros não tem variância constante (3) erros correlacionados (4) erros não são

Leia mais

Associação entre Variáveis Qualitativas. Análises de Correlação e Regressão

Associação entre Variáveis Qualitativas. Análises de Correlação e Regressão Estatística Descritiva III Associação entre Variáveis Qualitativas Análises de Correlação e Regressão 1 Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contigência 2 Podemos construir tabelas de frequências

Leia mais

Correlação e Regressão

Correlação e Regressão Correlação e Regressão Exemplos: Correlação linear Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas Ou seja, a força da relação entre elas, ou grau de associação linear. Idade e altura das crianças

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Correlação e Regressão Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada REGRESSÃO Correlação não implica Causalidade! O coeficiente de correlação não mede

Leia mais

Módulo 16- Análise de Regressão

Módulo 16- Análise de Regressão Módulo 6 Análise de Regressão Módulo 6- Análise de Regressão Situação Problema Um grupo de investidores estrangeiros deseja aumentar suas atividades no Brasil. Considerando a conjuntura econômica de moeda

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Medidas de grandezas físicas Valor numérico e sua incerteza, unidades apropriadas Exemplos: - Velocidade (10,02 0,04) m/s - Tempo (2,003 0,001) µs - Temperatura (273,3

Leia mais

SÉRIE: Estatística Básica Texto: ANÁLISE BIDIMENSIONAL SUMÁRIO 3. EXERCÍCIOS APÊNDICE REFERÊNCIAS...21

SÉRIE: Estatística Básica Texto: ANÁLISE BIDIMENSIONAL SUMÁRIO 3. EXERCÍCIOS APÊNDICE REFERÊNCIAS...21 SUMÁRIO 1. VARIÁVEIS BIDIMENSIONAIS QUALITATIVAS...3 1.1. INTRODUÇÃO...3 1.2. INDEPENDÊNCIA DE VARIÁVEIS...4 1.3. MEDIDA DO GRAU DE DEPENDÊNCIA ENTRE DUAS VARIÁVEIS NOMINAIS...6 2. VARIÁVEIS BIDIMENSIONAIS

Leia mais

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012 1 AULA 09 Regressão Ernesto F. L. Amaral 17 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear Prof. Marcos Vinicius Pó Métodos Quantitativos para Ciências Sociais CORRELAÇÃO LINEAR Coeficiente de correlação linear r Mede o grau de relacionamento linear entre valores

Leia mais

Princípios em Planejamento e Análise de Dados Ecológicos. Regressão linear. Camila de Toledo Castanho

Princípios em Planejamento e Análise de Dados Ecológicos. Regressão linear. Camila de Toledo Castanho Princípios em Planejamento e Análise de Dados Ecológicos Regressão linear Camila de Toledo Castanho 217 Conteúdo da aula 1. Regressão linear simples: quando usar 2. A reta de regressão linear 3. Teste

Leia mais

1 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística

1 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística Universidade de Brasília Departamento de Estatística 1 a Lista de PE 1. Dadas as populações abaixo, classifique as suas respectivas variáveis como qualitativas (ordinal ou nominal) ou quantitativas (contínuas

Leia mais

Material exclusivo para o livro ESTATÍSTICA (São Paulo, Pleiade, 2008). Proibida a reprodução, sob pena da lei.

Material exclusivo para o livro ESTATÍSTICA (São Paulo, Pleiade, 2008). Proibida a reprodução, sob pena da lei. Regressão Linear marcoscgarcia@gmail.com 2008). Proibida a reprodução, sob pena da lei. 1 O modelo estatístico de Regressão Linear Simples Regressão linear simples é usado para analisar o comportamento

Leia mais

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Permite avaliar se existe relação entre o comportamento de duas ou mais variáveis e em que medida se dá tal interação. Gráfico de Dispersão A relação entre duas variáveis pode ser

Leia mais

Estatística CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR. Prof. Walter Sousa

Estatística CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR. Prof. Walter Sousa Estatística CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR Prof. Walter Sousa CORRELAÇÃO LINEAR A CORRELAÇÃO mede a força, a intensidade ou grau de relacionamento entre duas ou mais variáveis. Exemplo: Os dados a seguir

Leia mais

Regressão Linear Simples

Regressão Linear Simples Regressão Linear Simples Análise de Dados e Simulaçã ção Márcia D Elia Branco http://www.ime.usp.br/~mbranco Apoio: Andressa Cerqueira (Aluna do Programa PAE) 1 Análise de Regressão Diagramas de Dispersão

Leia mais

Regressão linear múltipla. Regressão linear múltipla

Regressão linear múltipla. Regressão linear múltipla Regressão linear múltipla 35 R 2 = 61% Maria Virginia P Dutra Eloane G Ramos Vania Matos Fonseca Pós Graduação em Saúde da Mulher e da Criança IFF FIOCRUZ Baseado nas aulas de M. Pagano e Gravreau e Geraldo

Leia mais

Variável dependente Variável independente Coeficiente de regressão Relação causa-efeito

Variável dependente Variável independente Coeficiente de regressão Relação causa-efeito Unidade IV - Regressão Regressões Lineares Modelo de Regressão Linear Simples Terminologia Variável dependente Variável independente Coeficiente de regressão Relação causa-efeito Regressão correlação Diferença

Leia mais

CE062c José Luiz Padilha da Silva e Cesar Augusto Taconeli 06 de novembro de 2018

CE062c José Luiz Padilha da Silva e Cesar Augusto Taconeli 06 de novembro de 2018 A função plot.gamlss() CE062c José Luiz Padilha da Silva e Cesar Augusto Taconeli 06 de novembro de 2018 Considere os dados de circunferência abdominal discutido anteriormente. relacionamos a circunferência

Leia mais

9 Correlação e Regressão. 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla

9 Correlação e Regressão. 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla 9 Correlação e Regressão 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla 1 9-1 Aspectos Gerais Dados Emparelhados há uma relação? se há, qual

Leia mais

Aula IV. Representação gráfica e regressão linear. Prof. Paulo Vitor de Morais

Aula IV. Representação gráfica e regressão linear. Prof. Paulo Vitor de Morais Aula IV Representação gráfica e regressão linear Prof. Paulo Vitor de Morais Representação gráfica A representação gráfica é uma forma de representar um conjunto de dados de medidas que permite o estudo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 INE 7001 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE BIDIMENSIONAL GABARITO

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 INE 7001 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE BIDIMENSIONAL GABARITO LISTA DE EXERCÍCIOS INE 7001 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE BIDIMENSIONAL GABARITO 1) a) Calculando os percentuais em relação aos totais de cada COLUNA obtemos: 18,57% de favoráveis entre os Estudantes,

Leia mais

Correlação e Regressão Linear. Prof.: Joni Fusinato

Correlação e Regressão Linear. Prof.: Joni Fusinato Correlação e Regressão Linear Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Introdução Existem situações nas quais há interesse em estudar o comportamento conjunto de uma ou mais variáveis;

Leia mais

Regressão linear simples

Regressão linear simples Regressão linear simples Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Introdução Foi visto na aula anterior que o coeficiente de correlação de Pearson é utilizado para mensurar o grau de associação

Leia mais

BIE5782 Uso da Linguagem R para Análise de Dados em Ecologia

BIE5782 Uso da Linguagem R para Análise de Dados em Ecologia BIE5782 Uso da Linguagem R para Análise de Dados em Ecologia Paulo Inácio Prado Rodrigo Santinelo Pereira Alexandre Adalardo de Oliveira Página: http://cmq.esalq.usp.br/wiki/doku.php?id=biometria:r-tutor:curso2008

Leia mais

Lista de Exercícios II - Probabilidade e Estatística

Lista de Exercícios II - Probabilidade e Estatística Lista de Exercícios II - Probabilidade e Estatística Prof. Michel Barros Silva - UFCG/CCTA/UACTA 1. Numa pesquisa realizada com 100 famílias, levantaram-se as seguintes informações: Números de lhos 0 1

Leia mais

Regressão. PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei

Regressão. PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei Regressão PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei Regressão Introdução Analisar a relação entre duas variáveis (x,y) através da equação (equação de regressão) e do gráfico

Leia mais

Aula inaugural do curso Análise de Regressão

Aula inaugural do curso Análise de Regressão Aula inaugural do curso Prof a Silvia Nagib Elian Sala 215 - Bloco A Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo Agenda 1. Exemplo 2. Introdução 3. Modelo de regressão linear simples

Leia mais

1 AULA 3 - MODELO DE REGRESSÃO LINEAR

1 AULA 3 - MODELO DE REGRESSÃO LINEAR 1 AULA 3 - MODELO DE REGRESSÃO LINEAR 1.1 Análise exploratória Fazer um modelo de regressão linear envolve modelar uma variável de desfecho contínua em função de uma ou mais variáveis explanatórias. Como

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA RELAÇÃO ENTRE A ATITUDE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA RELAÇÃO ENTRE A ATITUDE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS ANÁLISE ESTATÍSTICA DA RELAÇÃO ENTRE A ATITUDE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS Nível de significância No processo de tomada de decisão sobre uma das hipóteses levantadas num estudo, deve-se antes de tudo definir

Leia mais

Estatística para Geografia. Rio, 13/09/2017

Estatística para Geografia. Rio, 13/09/2017 Estatística para Geografia Rio, 13/09/2017 Objetivos Como usar o R para calcular o R 2, medida de associação entre uma variável qualitativa e uma variável quantitativa? Como construir os boxplots simultâneos

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples parte I

Modelos de Regressão Linear Simples parte I Modelos de Regressão Linear Simples parte I Erica Castilho Rodrigues 27 de Setembro de 2017 1 2 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir modelos

Leia mais

Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas

Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas ACH3657 Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas Aula 11 Análise de Resíduos Alexandre Ribeiro Leichsenring alexandre.leichsenring@usp.br Alexandre Leichsenring ACH3657 Aula 11 1 / 26

Leia mais

Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney

Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney ## Distribuição exata de U m

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Erica Castilho Rodrigues 19 de Agosto de 2014 Introdução 3 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir

Leia mais

Podemos construir tabelas de frequências. duas ou mais variáveis qualitativas.

Podemos construir tabelas de frequências. duas ou mais variáveis qualitativas. MAE 116 III Estatística DescritivaIII FEA -2º Semestre de 2017 1 Associaçãoentre variáveisqualitativas Tabelasde Contigência 2 Podemos construir tabelas de frequências conjuntas (tabelas de contingência),

Leia mais

Correlação e Regressão

Correlação e Regressão Correlação e Regressão Vamos começar com um exemplo: Temos abaixo uma amostra do tempo de serviço de 10 funcionários de uma companhia de seguros e o número de clientes que cada um possui. Será que existe

Leia mais

Aula 03 Estatística, Correlação e Regressão

Aula 03 Estatística, Correlação e Regressão BIS0005-15 Bases Computacionais da Ciência Aula 03 Estatística, Correlação e Regressão http://bcc.compscinet.org Prof. Rodrigo de Alencar Hausen hausen@ufabc.edu.br 1 Medidas de tendência central: Média,

Leia mais

Teste t. Para Amostras Independentes

Teste t. Para Amostras Independentes Teste t Para Amostras Independentes Instalando o Ambiente Estatístico R Googar R e ir ao site Ir em Download CRAN, Brasil primeira opção(ufpr) Clicar em Downlod R for Windows Clicar em Install R for the

Leia mais

MÓDULO V: Análise Bidimensional: Correlação, Regressão e Teste Qui-quadrado de Independência

MÓDULO V: Análise Bidimensional: Correlação, Regressão e Teste Qui-quadrado de Independência MÓDULO V: Análise Bidimensional: Correlação, Regressão e Teste Qui-quadrado de Independência Introdução 1 Muito frequentemente fazemos perguntas do tipo se alguma coisa tem relação com outra. Estatisticamente

Leia mais

Regressão Linear Simples

Regressão Linear Simples Regressão Linear Simples Capítulo 16, Estatística Básica (Bussab&Morettin, 8a Edição) 10a AULA 18/05/2015 MAE229 - Ano letivo 2015 Lígia Henriques-Rodrigues 10a aula (18/05/2015) MAE229 1 / 38 Introdução

Leia mais

SELEÇÃO DE VARIÁVEIS

SELEÇÃO DE VARIÁVEIS SELEÇÃO DE VARIÁVEIS objetivo incluir tantas covariáveis quantas forem necessárias para auxiliar na predição do modelo? (1) buscar o menor subconjunto de covariáveis capaz de explicar adequadamente a variação

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO PORTO Ano lectivo 2009/20010 EXAME: DATA 24 / 02 / NOME DO ALUNO:

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO PORTO Ano lectivo 2009/20010 EXAME: DATA 24 / 02 / NOME DO ALUNO: INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO PORTO Ano lectivo 2009/20010 Estudos de Mercado EXAME: DATA 24 / 02 / 20010 NOME DO ALUNO: Nº INFORMÁTICO: TURMA: PÁG. 1_ PROFESSOR: ÉPOCA: Grupo I (10

Leia mais

Análise de Regressão Linear no Pacote R

Análise de Regressão Linear no Pacote R Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Análise de Regressão Linear no Pacote R Gabriela Domingues do Amaral Vanessa Loureiro Silva Edna Afonso Reis

Leia mais

Exemplo Chamadas Telefônicas

Exemplo Chamadas Telefônicas Exemplo Chamadas Telefônicas Gilberto A. Paula Departamento de Estatística IME-USP, Brasil giapaula@ime.usp.br 2 o Semestre 2016 G. A. Paula (IME-USP) Chamadas Telefônicas 2 o Semestre 2016 1 / 25 Chamadas

Leia mais

Ind020212RM - Proporção de óbitos de causas mal definidas na população de 15 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade

Ind020212RM - Proporção de óbitos de causas mal definidas na população de 15 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Ind020212RM Proporção de óbitos de causas mal definidas na população de 15 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção de óbitos de causas mal definidas na população

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Universidade de ão Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política FL 5028- Métodos Quantitativos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política FLP 0406 - Métodos

Leia mais

Análise de Regressão EST036

Análise de Regressão EST036 Análise de Regressão EST036 Michel Helcias Montoril Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Juiz de Fora Regressão sem intercepto; Formas alternativas do modelo de regressão Regressão sem

Leia mais

Aula 4. Departamento de Métodos Estatísticos Instituto de Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aula 4. Departamento de Métodos Estatísticos Instituto de Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro Aula 4 Departamento de Métodos Estatísticos Instituto de Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro 2012 (UFRJ) Análise Exploratória de Dados 2012 1 / 27 Objetivos da aula Trabalhar com transformações

Leia mais

Análise de Regressão - parte I

Análise de Regressão - parte I 16 de Outubro de 2012 Introdução Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir modelos para dados coletados. Entender como método de mínimos é usado

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política FLS 5028- Métodos Quantitativos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política FLP 0406 - Métodos

Leia mais

Aula 3: Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) Prof. Eduardo A. Haddad

Aula 3: Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) Prof. Eduardo A. Haddad Aula 3: Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) Prof. Eduardo A. Haddad Exercício 4 (spatial scale and rate of density) Inferência pode mudar com a escala espacial Problemas de agregação espacial

Leia mais

Modelos de Regressão Múltipla - Parte IV

Modelos de Regressão Múltipla - Parte IV 1 Modelos de Regressão Múltipla - Parte IV Erica Castilho Rodrigues 01 de Fevereiro de 2017 2 3 4 Nos modelos vistos até agora a mudança de um grupo para o outro estava apenas no intercepto. Podemos também

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Disciplina: Estatística II LISTA DE EXERCÍCIOS 5 1. Quando que as amostras são consideradas grandes o suficiente,

Leia mais

AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples

AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples 1 AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples Ernesto F. L. Amaral 18 e 23 de outubro de 2012 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) Fonte: Wooldridge, Jeffrey M. Introdução à econometria: uma abordagem

Leia mais

Modelos para dados de contagem

Modelos para dados de contagem O modelo de Poisson Sumário 1 Introdução 2 Regressão de Poisson Taxa de Incidência Inclusão de covariáveis Interpretação dos parâmetros 3 Exemplos 4 Superdispersão Dados de Contagem Podemos estar interessados

Leia mais

MAE116 NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. Aula Correlação e Regressão. Autoria de Profª. Carmen Diva Saldiva de André Prof. Gilberto Alvarenga Paula

MAE116 NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. Aula Correlação e Regressão. Autoria de Profª. Carmen Diva Saldiva de André Prof. Gilberto Alvarenga Paula MAE116 NOÇÕES DE ESTATÍSTICA Aula Autoria de Profª. Carmen Diva Saldiva de André Prof. Gilberto Alvarenga Paula Data 25 de agosto de 2005 Índice Analítico Índice Analítico...1...2 Objetivo da aula...2

Leia mais

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes www.marcelobotelho.com mbotelho@usp.br Turma: 2º / 2016 1 Agenda

Leia mais

Lista de Exercicios 3

Lista de Exercicios 3 Departamento de Física é Matemática. USP-RP. Prof. Rafael A. Rosales 3 de junho de 2009 Lista de Exercicios 3 ANOVA. Regressão Linear Simples Exercício 77. Três diferentes bancos possuem agências de mesmo

Leia mais