Estatística para Geografia. Rio, 13/09/2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estatística para Geografia. Rio, 13/09/2018"

Transcrição

1 Estatística para Geografia Rio, 13/09/2018

2 Objetivos: mostrar como usar o R para construir um diagrama de dispersão entre duas variáveis quantitativas. calcular a correlação entre duas variáveis quantitativas. quando for o caso, identificando variável dependente e variável independentes, ajustar os dados à reta de mínimos quadrados,

3 Medida de associação entre duas variáveis quantitativas Veremos como construir o diagrama de dispersão e calcular a correlação, usando o R.

4 Exemplo: Dados sobre percentual da população economicamente ativa no setor primário e índice de analfabetismo (regiões metropolitanas) REGIÃO SET. PRIM. IND_ANALF. SÃO PAULO RIO DE JANEIRO BELÉM BELO HORIZONTE SALVADOR PORTO ALEGRE RECIFE FORTALEZA Fonte: Indicadores Sociais para Áreas Urbanas - IBGE volta

5 Diagrama de dispersão dados=read.table( c:\\flavia\\analfab.txt,header=t) plot(dados$setor_prim,dados$taxa_a, main="diagrama de dispersão dos dados sobre % da PEA no setor primário e taxa de analfabetismo", xlab="setor Primário", ylab="taxa de Analfabetismo") A função plot(x,y) produz o gráfico de dispersão com os valores x no eixo horizontal e y no eixo vertical.

6

7 Problema Você diria que há alguma relação entre essas duas quantidades? Calcule a correlação entre elas. cor(dados$setor_prim,dados$taxa_a) Observe que é uma correlação alta e positiva, como já esperávamos em função do diagrama de dispersão desses dados.

8 Sangria nos Hospitais (O GLOBO, 10/12/15) Os dados a seguir referem-se à matéria do jornal O GLOBO sobre esquema fraudulento na área da saúde em hospitais do Rio. Contrato e desvio em milhões de reais e superfaturamento em porcentagem. firma contrato desvio superfat(%) carioca_med life_care cirurgia_s veja_lab logser_rio arbranco james shift

9 Calcule a correlação entre contrato e desvio, entre contrato e superfaturamento e entre desvio e superfaturamento dados=read.table(g:\\mad231\\sangria.txt,header=t) > cor(dados$contrato,dados$desvio) [1] (0,91) > cor(dados$contrato,dados$superfat) [1] (0,24) > cor(dados$desvio,dados$superfat) [1] (0,38)

10 plot(dados$contrato,dados$desvio) Observe que há um ponto nesse gráfico que destoa dos demais. Nesse caso devemos investigar se esse ponto influencia ou não o valor da correlação obtido.

11 Cálculo da correlação eliminando o ponto destacado

12 Correlação versus dispersão

13 Correlação versus dispersão

14 Correlação versus dispersão

15 Cuidados na interpretação Uma correlação alta (próxima de 1 ou -1) pode indicar forte dependência linear entre as variáveis. Nesse caso, os pontos no diagrama de dispersão espalham-se em torno de uma reta. Pode haver variáveis cuja correlação é próxima de 1 (ou -1), mas, na verdade, não são diretamente relacionadas. (correlação espúria) Uma correlação zero ou próxima de zero indica ausência de linearidade, podendo significar ausência de relação entre as variáveis ou outro tipo de dependência entre elas.

16 Correlação: Cuidados na interpretação Uma correlação amostral entre duas variáveis próxima de 1 ou -1 pode só indicar que as variáveis crescem no mesmo sentido (ou em sentidos contrários), e não que, aumentos sucessivos em uma, acarretarão aumentos sucessivos (ou diminuições sucessivas) na outra.

17 Reta de mínimos quadrados Quando as variáveis em análise são altamente correlacionadas e de fato pode haver uma relação de causa e efeito entre elas, o problema de fazer previsão do valor de uma delas dado o valor da outra variável pode ser resolvido através de uma regressão linear simples (ajuste pela reta de mínimos quadrados). Em geral, uma das variáveis é considerada como variável que pode ser controlada de alguma forma variável explicativa (independente - preditora) e a outra, sobre a qual deseja-se fazer previsões, é chamada variável resposta (dependente).

18 Reta de mínimos quadrados Quando há correlação entre duas variáveis e é possível pensar numa relação de causa e efeito entre essas duas variáveis, é comum tentar propor um modelo, por meio de uma função matemática, para explicar o comportamento de uma das variáveis, que chamamos de variável dependente, em função da outra variável, que chamamos de variável independente.

19 Reta de mínimos quadrados A variável dependente é aquela que é mais difícil de ser controlada. Por exemplo, no problema de renda familiar e porcentagem gasta com saúde, a variável independente é a renda familiar e a variável dependente é a porcentagem gasta com saúde. Se estamos estudando temperatura e energia gasta, a variável a ser explicada é a energia gasta (variável dependente) em função da temperatura (variável independente). Se estamos estudando o efeito do número de horas de estudo por semana no desempenho escolar, a variável dependente é o desempenho, enquanto a variável independente é o número de horas de estudo, etc.

20 Exemplo 3: Contas de energia Os dados desse exemplo referem-se à temperatura média mensal (em graus fahrenheit 32F=0C, 86F=30C) e a quantidade de energia elétrica (em $) na conta mensal. Os dados foram armazenados no arquivo energia.txt e os nomes das variáveis são data, temp e conta. Fonte: Rossman & Chance (1998). Workshop Statistics: Discovery with data and Minitab. Springer. (Capítulo 9, pg. 159).

21 Exemplo 3: Contas de energia Construa o diagrama de dispersão de temperatura versus conta e avalie uma possível associação positiva ou negativa entre estas variáveis.

22 Observe que essas informações são do hemisfério norte onde o Consumo de energia aumenta com o frio. Faz sentido tentar explicar o consumo de energia em função da temperatura?

23 Exemplo 3: Energia Sim! É claro que não será possível encontrar um modelo perfeito para explicar essa relação, mas quando a correlação for moderada e a relação de causa e efeito fizer sentido, podemos tentar propor uma reta para modelar os dados. A reta de mínimos quadrados é obtida segundo o critério de que a soma dos quadrados erros por ela produzidos seja minimizada.

24 Exemplo 3: Energia A reta de mínimos quadrados pode ser facilmente calculada usando o R e seu gráfico pode ser acrescentado ao diagrama de dispersão. Observe que no caso desse exemplo a variável dependente é o consumo de energia e a variável independente é a temperatura. Ou seja, queremos explicar consumo usando temperatura.

25 Exemplo 3: Energia Comando no R para obter a reta de mínimos quadrados: lm(energia$conta ~energia$temp)

26 Exemplo 3: Energia Para inserir a reta ajustada no gráfico de dispersão, use o comando abline(lm(energia$conta~energia$temp))

27

28 Exemplo 3: Energia Podemos usar o modelo ajustado para fazer algumas previsões. Por exemplo, qual o consumo de energia para uma temperatura 55F? Com base nesse ajuste teremos: C= 55,03-0,21.55=$43,48. Um cuidado que devemos sempre ter na hora de usar modelos para fazer previsões é considerar valores da variável independente dentro da faixa de valores que foram usados para obter o ajuste. Não é possível afirmar que o padrão de comportamento observado na faixa estudada seja o mesmo fora dela.

29 Exemplo 4: Fumo Fonte: Trabalharemos com uma base de dados sobre o hábito de fumar e mortalidade por câncer de pulmão.

30 Exemplo 4: Fumo Descrição: Os dados sumariam um estudo entre homens distribuídos em 25 grupos classificados por tipo de ocupação na Inglaterra. Dois índices são apresentados para cada grupo.

31 Exemplo 4: Fumo índice de fumo: razão do número médio de cigarros fumados por dia por homem no particular grupo de ocupação sobre a média global de cigarros fumados por dia, calculada levando-se em contas todos os homens. (média do grupo sobre média global) índice de mortalidade: razão da taxa de mortes causadas por câncer de pulmão entre os homens de um particular grupo de ocupação sobre a taxa global de mortes por câncer de pulmão, calculada levando-se em conta todos os homens. (taxa no grupo sobre taxa global) Número de observações: 25

32 Exemplo 4: Fumo Nomes das variáveis: 1. Grupo de ocupação: grupo 2. Índice de fumo: ifumo (100 = base) ifumo=100: número médio de cigarros por dia para o grupo é igual ao número médio global de cigarros fumados por dia. ifumo>100 indica grupo que fuma em média mais que o geral; ifumo<100, grupo que fuma em média menos que o geral.

33 Exemplo 4: Fumo 3. Índice de Mortalidade: imorte (100 = base) imorte=100, número médio de mortes por câncer de pulmão para o grupo é igual ao número médio global de mortes por câncer de pulmão. imorte>100 indica grupo com incidência de mortes por câncer de pulmão maior que o geral; imorte<100, incidência menor que o geral. arquivo: fumo.txt em

34 Exemplo 4: Fumo Analise estes dados avaliando se há relação entre estes índices. Construa o diagrama de dispersão e calcule a correlação.

35

36

37 Indice de fumo versus mortalidade por câncer de pulmão A partir do diagrama de dispersão é possível perceber claramente uma correlação positiva entre as duas variáveis em análise. cor(dados$ifumo,dados$imorte) [1] No contexto deste exemplo faz sentido prever o índice de mortalidade por câncer de pulmão num particular grupo, dado o índice de fumo do grupo.

38 Reta de mínimos quadrados lm(dados$imorte~dados$ifumo) Obtém-se Coefficients: (Intercept) dados$ifumo Indice de morte= x(indice de fumo)

39

40 Lista de funções do R cor: calcula a correlação; lm: ajusta a reta de mínimos quadrados; abline: insere uma reta num plot; points: insere pontos(x,y) num plot; round(x,digits=n); arredonda os valores em x para n casas decimais.

Aula Prática 1. Uso do R com exemplos Adaptação: Flávia Landim/UFRJ

Aula Prática 1. Uso do R com exemplos Adaptação: Flávia Landim/UFRJ Aula Prática 1 Uso do R com exemplos Adaptação: Flávia Landim/UFRJ Objetivos Analisar duas variáveis quantitativas: traçando diagramas de dispersão, para avaliar possíveis relações entre as duas variáveis;

Leia mais

Hoje vamos analisar duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas.

Hoje vamos analisar duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas. Correlação e Regressão Hoje vamos analisar duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas. Vamos 1. definir uma medida de associação entre duas

Leia mais

Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados Análse Exploratóra de Dados Objetvos Análse de duas varáves quanttatvas: traçar dagramas de dspersão, para avalar possíves relações entre as duas varáves; calcular o coefcente de correlação entre as duas

Leia mais

Na aula do dia 24 de outubro analisamos duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas.

Na aula do dia 24 de outubro analisamos duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas. Regressão Múltipla Na aula do dia 24 de outubro analisamos duas variáveis quantitativas conjuntamente com o objetivo de verificar se existe alguma relação entre elas. 1. definimos uma medida de associação

Leia mais

1 semestre de 2014 Gabarito Lista de exercícios 3 - Estatística Descritiva III C A S A

1 semestre de 2014 Gabarito Lista de exercícios 3 - Estatística Descritiva III C A S A Exercício 1. (1,0 ponto). A tabela a seguir mostra o aproveitamento conjunto em Física e Matemática para os alunos do ensino médio de uma escola. Notas Notas Notas Física/Matemática Altas Regulares Baixas

Leia mais

Elementos de Estatística

Elementos de Estatística Elementos de Estatística Lupércio F. Bessegato & Marcel T. Vieira UFJF Departamento de Estatística 2013 Análise Bivariada Variável Qualitativa e Quantitativa 1 Variável Qualitativa vs. Quantitativa Objetivo:

Leia mais

Associação entre variáveis qualitativas. Tabelas de Contigência

Associação entre variáveis qualitativas. Tabelas de Contigência Análise Bidimensional Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contigência Podemos construir tabelas de freqüências conjuntas (tabelas de contingência), relacionando duas variáveis qualitativas.

Leia mais

COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO E TESTE DE HIPÓTESE PARA A

COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO E TESTE DE HIPÓTESE PARA A COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO E TESTE DE HIPÓTESE PARA A CORRELAÇÃO Prof. Tiago Viana Flor de Santana www.uel.br/pessoal/tiagodesantana/ tiagodesantana@uel.br sala 07 Universidade Estadual de Londrina UEL

Leia mais

Análise Bidimensional

Análise Bidimensional Análise Bidimensional Roteiro. Coeficiente de Correlação. Interpretação de r 3. Análise de Correlação 4. Aplicação Computacional 5. Referências Coeficiente de Correlação Objetivos Análise de duas variáveis

Leia mais

Análise Bidimensional

Análise Bidimensional Análise Bidimensional Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contigência Podemos construir tabelas de freqüências conjuntas (tabelas de contingência), relacionando duas variáveis qualitativas.

Leia mais

Introdução ao modelo de Regressão Linear

Introdução ao modelo de Regressão Linear Introdução ao modelo de Regressão Linear Prof. Gilberto Rodrigues Liska 8 de Novembro de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Local: Sala dos professores (junto ao administrativo)

Leia mais

Estatística Aplicada ao Serviço Social

Estatística Aplicada ao Serviço Social Estatística Aplicada ao Serviço Social Módulo 7: Correlação e Regressão Linear Simples Introdução Coeficientes de Correlação entre duas Variáveis Coeficiente de Correlação Linear Introdução. Regressão

Leia mais

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis 1 Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contingência 2 Exemplo: Suponha que queiramos analisar o comportamento conjunto das variáveis

Leia mais

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Estatística Geral I Prof: Jony Arrais Pinto Junior Lista 08 1. Utilizando os dados da Tabela 01 da Lista

Leia mais

Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas.

Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas. Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas. Exemplos: Idade e altura das crianças Tempo de prática de esportes e ritmo cardíaco Tempo de estudo e nota na prova Taxa de desemprego e taxa de criminalidade

Leia mais

ANÁLISE DE REGRESSÃO

ANÁLISE DE REGRESSÃO ANÁLISE DE REGRESSÃO Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 09 de janeiro de 2017 Introdução A análise de regressão consiste na obtenção de uma equação

Leia mais

Correlação e Regressão

Correlação e Regressão Correlação e Regressão Exemplos: Correlação linear Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas Ou seja, a força da relação entre elas, ou grau de associação linear. Idade e altura das crianças

Leia mais

REGRESSÃO E CORRELAÇÃO

REGRESSÃO E CORRELAÇÃO Vendas (em R$) Disciplina de Estatística 01/ Professora Ms. Valéria Espíndola Lessa REGRESSÃO E CORRELAÇÃO 1. INTRODUÇÃO A regressão e a correlação são duas técnicas estreitamente relacionadas que envolvem

Leia mais

Lista de Exercícios II - Probabilidade e Estatística

Lista de Exercícios II - Probabilidade e Estatística Lista de Exercícios II - Probabilidade e Estatística Prof. Michel Barros Silva - UFCG/CCTA/UACTA 1. Numa pesquisa realizada com 100 famílias, levantaram-se as seguintes informações: Números de lhos 0 1

Leia mais

Regression and Clinical prediction models

Regression and Clinical prediction models Regression and Clinical prediction models Session 6 Introducing statistical modeling Part 2 (Correlation and Linear regression) Pedro E A A do Brasil pedro.brasil@ini.fiocruz.br 2018 Objetivos Continuar

Leia mais

Estatística. Correlação e Regressão

Estatística. Correlação e Regressão Estatística Correlação e Regressão Noções sobre correlação Existem relações entre variáveis. Responder às questões: Existe relação entre as variáveis X e Y? Que tipo de relação existe entre elas? Qual

Leia mais

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012 1 AULA 09 Regressão Ernesto F. L. Amaral 17 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à

Leia mais

Análise da Regressão. Prof. Dr. Alberto Franke (48)

Análise da Regressão. Prof. Dr. Alberto Franke (48) Análise da Regressão Prof. Dr. Alberto Franke (48) 91471041 O que é Análise da Regressão? Análise da regressão é uma metodologia estatística que utiliza a relação entre duas ou mais variáveis quantitativas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Campus CERRO LARGO. PROJETO DE EXTENSÃO Software R: de dados utilizando um software livre.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Campus CERRO LARGO. PROJETO DE EXTENSÃO Software R: de dados utilizando um software livre. UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Campus CERRO LARGO PROJETO DE EXTENSÃO Software R: Capacitação em análise estatística de dados utilizando um software livre. Fonte: https://www.r-project.org/ Módulo

Leia mais

9 Correlação e Regressão. 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla

9 Correlação e Regressão. 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla 9 Correlação e Regressão 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla 1 9-1 Aspectos Gerais Dados Emparelhados há uma relação? se há, qual

Leia mais

Regressão linear simples

Regressão linear simples Regressão linear simples Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Introdução Foi visto na aula anterior que o coeficiente de correlação de Pearson é utilizado para mensurar o grau de associação

Leia mais

Correlação e Regressão

Correlação e Regressão Correlação e Regressão Vamos começar com um exemplo: Temos abaixo uma amostra do tempo de serviço de 10 funcionários de uma companhia de seguros e o número de clientes que cada um possui. Será que existe

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO. Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO. Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011 CORRELAÇÃO Introdução Quando consideramos

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples parte I

Modelos de Regressão Linear Simples parte I Modelos de Regressão Linear Simples parte I Erica Castilho Rodrigues 27 de Setembro de 2017 1 2 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir modelos

Leia mais

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis 1 Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contingência 2 Podemos construir tabelas de frequências conjuntas (tabelas de contingência),

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Erica Castilho Rodrigues 19 de Agosto de 2014 Introdução 3 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir

Leia mais

Seção 2.6 Duas Variáveis Quantitativas: Regressão Linear

Seção 2.6 Duas Variáveis Quantitativas: Regressão Linear Seção 2.6 Duas Variáveis Quantitativas: Regressão Linear A Reta de Regressão Predições Resíduos Sumário Interpretando a Inclinação e o Intercepto Cuidados com a Regressão Grilos e Temperatura Você pode

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Permite avaliar se existe relação entre o comportamento de duas ou mais variáveis e em que medida se dá tal interação. Gráfico de Dispersão A relação entre duas variáveis pode ser

Leia mais

Correlação e Regressão Linear. Prof.: Joni Fusinato

Correlação e Regressão Linear. Prof.: Joni Fusinato Correlação e Regressão Linear Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Introdução Existem situações nas quais há interesse em estudar o comportamento conjunto de uma ou mais variáveis;

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política FLS 5028- Métodos Quantitativos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política FLP 0406 - Métodos

Leia mais

Aula 03 Estatística, Correlação e Regressão

Aula 03 Estatística, Correlação e Regressão BIS0005-15 Bases Computacionais da Ciência Aula 03 Estatística, Correlação e Regressão http://bcc.compscinet.org Prof. Rodrigo de Alencar Hausen hausen@ufabc.edu.br 1 Medidas de tendência central: Média,

Leia mais

Princípios em Planejamento e Análise de Dados Ecológicos. Regressão linear. Camila de Toledo Castanho

Princípios em Planejamento e Análise de Dados Ecológicos. Regressão linear. Camila de Toledo Castanho Princípios em Planejamento e Análise de Dados Ecológicos Regressão linear Camila de Toledo Castanho 217 Conteúdo da aula 1. Regressão linear simples: quando usar 2. A reta de regressão linear 3. Teste

Leia mais

Análise de Regressão

Análise de Regressão Análise de Regressão Tópicos em Avaliação de Desempenho de Sistemas Aline Oliveira Camila Araujo Iure Fé Janailda aso2@cin.ufpe.br cga2@cin.ufpe.br isf2@cin.ufpe.br jbs4@cin.ufpe.br Agenda Parte I: Contextualização

Leia mais

Regressão. PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei

Regressão. PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei Regressão PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei Regressão Introdução Analisar a relação entre duas variáveis (x,y) através da equação (equação de regressão) e do gráfico

Leia mais

Aula 2 Regressão e Correlação Linear

Aula 2 Regressão e Correlação Linear 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE Aula Regressão e Correlação Linear Professor Luciano Nóbrega Regressão e Correlação Quando consideramos a observação de duas ou mais variáveis, surge um novo problema: -as

Leia mais

Métodos Quantitativos

Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos Unidade 4. Estatística inferencial Parte II 1 Sumário Seção Slides 4.1 Correlação entre variáveis quantitativas 03 11 4.2 Teste de significância 12 19 4.3 Regressão linear 20 27 4.4

Leia mais

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA RELAÇÃO ENTRE A ATITUDE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA RELAÇÃO ENTRE A ATITUDE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS ANÁLISE ESTATÍSTICA DA RELAÇÃO ENTRE A ATITUDE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS Nível de significância No processo de tomada de decisão sobre uma das hipóteses levantadas num estudo, deve-se antes de tudo definir

Leia mais

SÉRIE: Estatística Básica Texto: ANÁLISE BIDIMENSIONAL SUMÁRIO 3. EXERCÍCIOS APÊNDICE REFERÊNCIAS...21

SÉRIE: Estatística Básica Texto: ANÁLISE BIDIMENSIONAL SUMÁRIO 3. EXERCÍCIOS APÊNDICE REFERÊNCIAS...21 SUMÁRIO 1. VARIÁVEIS BIDIMENSIONAIS QUALITATIVAS...3 1.1. INTRODUÇÃO...3 1.2. INDEPENDÊNCIA DE VARIÁVEIS...4 1.3. MEDIDA DO GRAU DE DEPENDÊNCIA ENTRE DUAS VARIÁVEIS NOMINAIS...6 2. VARIÁVEIS BIDIMENSIONAIS

Leia mais

MÓDULO V: Análise Bidimensional: Correlação, Regressão e Teste Qui-quadrado de Independência

MÓDULO V: Análise Bidimensional: Correlação, Regressão e Teste Qui-quadrado de Independência MÓDULO V: Análise Bidimensional: Correlação, Regressão e Teste Qui-quadrado de Independência Introdução 1 Muito frequentemente fazemos perguntas do tipo se alguma coisa tem relação com outra. Estatisticamente

Leia mais

6 - Apresentação de Dados em Gráficos

6 - Apresentação de Dados em Gráficos 6 - Apresentação de Dados em Gráficos 6.3 Tipos de Gráficos Gráfico de Colunas 75 Percentual 50 25 0 Não-Fumantes Fumantes Figura 6.1 Estudantes do colegial segundo o hábito de fumar 60 50 40 30 20 10

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Correlação e Regressão Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada REGRESSÃO Correlação não implica Causalidade! O coeficiente de correlação não mede

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES MEAU- MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL URBANA CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Professora: Cira Souza Pitombo Disciplina: ENG C 18 Métodos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Disciplina: Estatística II LISTA DE EXERCÍCIOS 5 1. Quando que as amostras são consideradas grandes o suficiente,

Leia mais

AULA 07 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 05 de outubro de 2013

AULA 07 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 05 de outubro de 2013 1 AULA 07 Regressão Ernesto F. L. Amaral 05 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas

Leia mais

Análise de Resíduos. investigar características que comprometem a validade do MRLS:

Análise de Resíduos. investigar características que comprometem a validade do MRLS: Análise de Resíduos investigar características que comprometem a validade do MRLS: (1) relação entre X e Y não é linear (2) erros não tem variância constante (3) erros correlacionados (4) erros não são

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Universidade de ão Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política FL 5028- Métodos Quantitativos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política FLP 0406 - Métodos

Leia mais

Material exclusivo para o livro ESTATÍSTICA (São Paulo, Pleiade, 2008). Proibida a reprodução, sob pena da lei.

Material exclusivo para o livro ESTATÍSTICA (São Paulo, Pleiade, 2008). Proibida a reprodução, sob pena da lei. Regressão Linear marcoscgarcia@gmail.com 2008). Proibida a reprodução, sob pena da lei. 1 O modelo estatístico de Regressão Linear Simples Regressão linear simples é usado para analisar o comportamento

Leia mais

Associação entre Variáveis Qualitativas. Análises de Correlação e Regressão

Associação entre Variáveis Qualitativas. Análises de Correlação e Regressão Estatística Descritiva III Associação entre Variáveis Qualitativas Análises de Correlação e Regressão 1 Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contigência 2 Podemos construir tabelas de frequências

Leia mais

Estatística CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR. Prof. Walter Sousa

Estatística CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR. Prof. Walter Sousa Estatística CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR Prof. Walter Sousa CORRELAÇÃO LINEAR A CORRELAÇÃO mede a força, a intensidade ou grau de relacionamento entre duas ou mais variáveis. Exemplo: Os dados a seguir

Leia mais

Regressão Linear Simples

Regressão Linear Simples Regressão Linear Simples Análise de Dados e Simulaçã ção Márcia D Elia Branco http://www.ime.usp.br/~mbranco Apoio: Andressa Cerqueira (Aluna do Programa PAE) 1 Análise de Regressão Diagramas de Dispersão

Leia mais

Contabilometria. Aula 9 Regressão Linear Inferências e Grau de Ajustamento

Contabilometria. Aula 9 Regressão Linear Inferências e Grau de Ajustamento Contabilometria Aula 9 Regressão Linear Inferências e Grau de Ajustamento Interpretação do Intercepto e da Inclinação b 0 é o valor estimado da média de Y quando o valor de X é zero b 1 é a mudança estimada

Leia mais

Análise de Regressão. Luiz Carlos Terra

Análise de Regressão. Luiz Carlos Terra Luiz Carlos Terra Em mercadologia é importante conhecer as ferramentas existentes para estimação dos valores de vendas, de preços de produtos ou de custos de produção. A análise de regressão representa

Leia mais

Análise de Resíduos. investiga características que comprometem a validade do MRLS:

Análise de Resíduos. investiga características que comprometem a validade do MRLS: Análise de Resíduos investiga características que comprometem a validade do MRLS: (1) relação entre X e Y não é linear (2) erros não tem variância constante (3) erros correlacionados (4) erros não são

Leia mais

REGRESSÃO LINEAR SIMPLES E MÚLTIPLA

REGRESSÃO LINEAR SIMPLES E MÚLTIPLA REGRESSÃO LINEAR SIMPLES E MÚLTIPLA Curso: Agronomia Matéria: Metodologia e Estatística Experimental Docente: José Cláudio Faria Discente: Michelle Alcântara e João Nascimento UNIVERSIDADE ESTADUAL DE

Leia mais

Capacitação em R e RStudio PROJETO DE EXTENSÃO. Software R: capacitação em análise estatística de dados utilizando um software livre.

Capacitação em R e RStudio PROJETO DE EXTENSÃO. Software R: capacitação em análise estatística de dados utilizando um software livre. UFFS Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo PROJETO DE EXTENSÃO Software R: capacitação em análise estatística de dados utilizando um software livre Fonte: https://www.r-project.org/

Leia mais

Estatística 1 - Lista de Exercícios 4-21/06/ Professor José Carlos Fogo

Estatística 1 - Lista de Exercícios 4-21/06/ Professor José Carlos Fogo Estatística 1 - Lista de Exercícios 4-21/06/2016 - Professor José Carlos Fogo 1) A tabela abaixo representa um estudo sobre a participação de famílias na coleta seletiva de lixo. Grau de instrução do chefe

Leia mais

REGRESSÃO LINEAR. Introdução a Estatítica Aplicada a Climatologia Programa de Pós Graduação em Geografia Física Universidade de São Paulo

REGRESSÃO LINEAR. Introdução a Estatítica Aplicada a Climatologia Programa de Pós Graduação em Geografia Física Universidade de São Paulo REGRESSÃO LINEAR Introdução a Estatítica Aplicada a Climatologia Programa de Pós Graduação em Geografia Física Universidade de São Paulo REGRESSÃO LINEAR REGRESSÃO LINEAR A correlação linear mostra quanto

Leia mais

Aula inaugural do curso Análise de Regressão

Aula inaugural do curso Análise de Regressão Aula inaugural do curso Prof a Silvia Nagib Elian Sala 215 - Bloco A Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo Agenda 1. Exemplo 2. Introdução 3. Modelo de regressão linear simples

Leia mais

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas 1 Métodos Quantitativos Profa. Msc. Regina Albanese Pose 2 Objetivos Objetivo Geral Este tutorial tem como objetivo parametrizar o desenvolvimento da oficina

Leia mais

Estatística 1 - Lista de Exercícios 4 Professore José Carlos Fogo

Estatística 1 - Lista de Exercícios 4 Professore José Carlos Fogo Estatística 1 - Lista de Exercícios 4 Professore José Carlos Fogo 1) A tabela abaixo apresenta as opiniões de um grupo de pessoas a respeito de um tema político, pelo sexo do entrevistado. Opinião Sexo

Leia mais

INE Procedimentos de Análise Bidimensional de variáveis QUANTITATIVAS utilizando o Microsoft Excel Professor Marcelo Menezes Reis

INE Procedimentos de Análise Bidimensional de variáveis QUANTITATIVAS utilizando o Microsoft Excel Professor Marcelo Menezes Reis INE 71 - Procedimentos de Análise Bidimensional de variáveis QUANTITATIVAS utilizando o Microsoft Excel 27. Professor Marcelo Menezes Reis O objetivo deste texto é apresentar os principais procedimentos

Leia mais

AULA 06 Correlação. Ernesto F. L. Amaral. 04 de outubro de 2013

AULA 06 Correlação. Ernesto F. L. Amaral. 04 de outubro de 2013 1 AULA 06 Correlação Ernesto F. L. Amaral 04 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de

Leia mais

Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas

Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas ACH3657 Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas Aula 11 Análise de Resíduos Alexandre Ribeiro Leichsenring alexandre.leichsenring@usp.br Alexandre Leichsenring ACH3657 Aula 11 1 / 26

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear Prof. Marcos Vinicius Pó Métodos Quantitativos para Ciências Sociais CORRELAÇÃO LINEAR Coeficiente de correlação linear r Mede o grau de relacionamento linear entre valores

Leia mais

UFRJ - CCMN - IM - Departamento de Métodos Estatísticos Estatística (MAD231) - Prova # 1 - Padrão de resposta

UFRJ - CCMN - IM - Departamento de Métodos Estatísticos Estatística (MAD231) - Prova # 1 - Padrão de resposta UFRJ - CCMN - IM - Departamento de Métodos Estatísticos Estatística (MAD231) - Prova # 1 - Padrão de resposta 1. Uma pesquisa sobre a qualidade de um produto foi realizada enviando-se questionários a donas

Leia mais

Resolução da Prova de Matemática Financeira e Estatística do ISS Teresina, aplicada em 28/08/2016.

Resolução da Prova de Matemática Financeira e Estatística do ISS Teresina, aplicada em 28/08/2016. de Matemática Financeira e Estatística do ISS Teresina, aplicada em 8/08/016. 11 - (ISS Teresina 016 / FCC) Joana aplicou todo seu capital, durante 6 meses, em bancos ( e Y). No Banco, ela aplicou 37,5%

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Medidas de grandezas físicas Valor numérico e sua incerteza, unidades apropriadas Exemplos: - Velocidade (10,02 0,04) m/s - Tempo (2,003 0,001) µs - Temperatura (273,3

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 INE 7001 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 INE 7001 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS LISTA DE EXERCÍCIOS 3 INE 7001 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS 1) A que componentes de uma série temporal (pelo modelo clássico) estariam principalmente associados cada um dos seguintes

Leia mais

Estatística para Geografia. Rio, 13/09/2017

Estatística para Geografia. Rio, 13/09/2017 Estatística para Geografia Rio, 13/09/2017 Objetivos Como usar o R para calcular o R 2, medida de associação entre uma variável qualitativa e uma variável quantitativa? Como construir os boxplots simultâneos

Leia mais

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis

Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis Estatística Descritiva (III) Associação entre Variáveis 1 Associação entre variáveis qualitativas Tabelas de Contingência 2 Podemos construir tabelas de frequências conjuntas (tabelas de contingência),

Leia mais

Regressão Linear Simples

Regressão Linear Simples Regressão Linear Simples Capítulo 16, Estatística Básica (Bussab&Morettin, 8a Edição) 10a AULA 18/05/2015 MAE229 - Ano letivo 2015 Lígia Henriques-Rodrigues 10a aula (18/05/2015) MAE229 1 / 38 Introdução

Leia mais

Escola Secundária de Jácome Ratton

Escola Secundária de Jácome Ratton Escola Secundária de Jácome Ratton Ano Lectivo 21/211 Matemática Aplicada às Ciências Sociais Dados bidimensionais ou bivariados são dados obtidos de pares de variáveis. A amostra de dados bivariados pode

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 INE 7001 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE BIDIMENSIONAL GABARITO

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 INE 7001 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE BIDIMENSIONAL GABARITO LISTA DE EXERCÍCIOS INE 7001 PROF. MARCELO MENEZES REIS ANÁLISE BIDIMENSIONAL GABARITO 1) a) Calculando os percentuais em relação aos totais de cada COLUNA obtemos: 18,57% de favoráveis entre os Estudantes,

Leia mais

MAE116 NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. Aula Correlação e Regressão. Autoria de Profª. Carmen Diva Saldiva de André Prof. Gilberto Alvarenga Paula

MAE116 NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. Aula Correlação e Regressão. Autoria de Profª. Carmen Diva Saldiva de André Prof. Gilberto Alvarenga Paula MAE116 NOÇÕES DE ESTATÍSTICA Aula Autoria de Profª. Carmen Diva Saldiva de André Prof. Gilberto Alvarenga Paula Data 25 de agosto de 2005 Índice Analítico Índice Analítico...1...2 Objetivo da aula...2

Leia mais

PROVAS Ciência da Computação. 2 a Prova: 13/02/2014 (Quinta) Reavaliação: 20/02/2014 (Quinta)

PROVAS Ciência da Computação. 2 a Prova: 13/02/2014 (Quinta) Reavaliação: 20/02/2014 (Quinta) PROVAS Ciência da Computação 2 a Prova: 13/02/2014 (Quinta) Reavaliação: 20/02/2014 (Quinta) Ajuste de Curvas Objetivo Ajustar curvas pelo método dos mínimos quadrados 1 - INTRODUÇÃO Em geral, experimentos

Leia mais

Exemplo 1. Conjunto de dados de uma amostra de 12 meninas da escola: y i x i

Exemplo 1. Conjunto de dados de uma amostra de 12 meninas da escola: y i x i Exemplo 1 Y : peso (kg) de meninas de 7 a 11 anos de uma certa escola de dança X : altura (m) das meninas A partir de 3 valores prefixados de X, foram obtidas, para cada valor de X, 4 observações independentes

Leia mais

Ajuste de Curvas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão. Disciplina: Cálculo Numérico Professor: Jonas Joacir Radtke

Ajuste de Curvas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão. Disciplina: Cálculo Numérico Professor: Jonas Joacir Radtke Ajuste de Curvas Campus Francisco Beltrão Disciplina: Professor: Jonas Joacir Radtke Uma forma de se trabalhar com uma função definida por uma tabela de valores é a interpolação. Contudo, a interpolação

Leia mais

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES 18 aula META Fazer com que o aluno seja capaz de realizar os procedimentos existentes para a avaliação da qualidade dos ajustes aos modelos. OBJETIVOS Ao final

Leia mais

Coeficiente de determinação R 2 no modelo de regressão linear normal

Coeficiente de determinação R 2 no modelo de regressão linear normal Coeficiente de determinação R 2 no modelo de regressão linear normal Fernando Lucambio Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná Curitiba/PR, 81531 990, Brasil email: lucambio@ufpr.br

Leia mais

Lucas Santana da Cunha de julho de 2018 Londrina

Lucas Santana da Cunha de julho de 2018 Londrina Análise de Correlação e Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 26 de julho de 2018 Londrina 1 / 17 Há casos em que pode existir um relacionamento entre duas variáveis:

Leia mais

Análise de regressão linear simples. Diagrama de dispersão

Análise de regressão linear simples. Diagrama de dispersão Introdução Análise de regressão linear simples Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu A análise de regressão estuda o relacionamento entre uma variável chamada a variável dependente

Leia mais

1 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística

1 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística Universidade de Brasília Departamento de Estatística 1 a Lista de PE 1. Dadas as populações abaixo, classifique as suas respectivas variáveis como qualitativas (ordinal ou nominal) ou quantitativas (contínuas

Leia mais

Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada

Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada Aula 2 Regressão Linear Simples Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada Conceitos Gerais A análise de regressão é utilizada para explicar ou modelar a relação entre

Leia mais

Definição Há correlação entre duas variáveis quando os valores de uma variável estão relacionados, de alguma maneira, com os valores da outra variável

Definição Há correlação entre duas variáveis quando os valores de uma variável estão relacionados, de alguma maneira, com os valores da outra variável Correlação Definição Há correlação entre duas variáveis quando os valores de uma variável estão relacionados, de alguma maneira, com os valores da outra variável Exemplos Perímetro de um quadrado e o tamanho

Leia mais

AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples

AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples 1 AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples Ernesto F. L. Amaral 18 e 23 de outubro de 2012 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) Fonte: Wooldridge, Jeffrey M. Introdução à econometria: uma abordagem

Leia mais

Aula 14 - Correlação e Regressão Linear

Aula 14 - Correlação e Regressão Linear Aula 14 - Correlação e Regressão Linear Objetivos da Aula Fixação dos conceitos para Correlação e Regressão Linear; Apresentar exemplo solucionado com a aplicação dos conceitos; Apresentar exercício que

Leia mais

PARTE 1 ANÁLISE DE REGRESSÃO COM DADOS DE CORTE TRANSVERSAL CAPÍTULO 2 O MODELO DE REGRESSÃO SIMPLES

PARTE 1 ANÁLISE DE REGRESSÃO COM DADOS DE CORTE TRANSVERSAL CAPÍTULO 2 O MODELO DE REGRESSÃO SIMPLES PARTE 1 ANÁLISE DE REGRESSÃO COM DADOS DE CORTE TRANSVERSAL CAPÍTULO 2 O MODELO DE REGRESSÃO SIMPLES 2.1 DEFINIÇÃO DO MODELO DE REGRESSÃO SIMPLES Duas variáveis: y e x Análise explicar y em termos de x

Leia mais

Análise de Regressão - parte I

Análise de Regressão - parte I 16 de Outubro de 2012 Introdução Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir modelos para dados coletados. Entender como método de mínimos é usado

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - parte III

Modelos de Regressão Linear Simples - parte III 1 Modelos de Regressão Linear Simples - parte III Erica Castilho Rodrigues 20 de Setembro de 2016 2 3 4 A variável X é um bom preditor da resposta Y? Quanto da variação da variável resposta é explicada

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - Análise de Resíduos

Modelos de Regressão Linear Simples - Análise de Resíduos 1 Modelos de Regressão Linear Simples - Análise de Resíduos Erica Castilho Rodrigues 27 de Setembro de 2016 2 3 O modelo de regressão linear é dado por 3 O modelo de regressão linear é dado por Y i = β

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - parte II

Modelos de Regressão Linear Simples - parte II Modelos de Regressão Linear Simples - parte II Erica Castilho Rodrigues 14 de Outubro de 2013 Erros Comuns que Envolvem a Análise de Correlação 3 Erros Comuns que Envolvem a Análise de Correlação Propriedade

Leia mais