NOSSA LUTA CONTINUA. Os gráficos abaixo apresentam resultados em 2011 até o mês de novembro e dos exercícios findos 2002 a 2010.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOSSA LUTA CONTINUA. Os gráficos abaixo apresentam resultados em 2011 até o mês de novembro e dos exercícios findos 2002 a 2010."

Transcrição

1 NOSSA LUTA CONTINUA Paulo Teixeira Brandão - Conselheiro Deliberativo da Petros Eleito pelos Participantes Relação entre Resultado dos Investimentos, Meta Atuarial, Equilíbrio Atuarial e Análise do Resultado da Petros novembro 2011 a janeiro 2012 Análise das Reservas Projetadas comparada com a Reservas Constituídas 2003 a 2011 e destaque para o período dezembro 2010 a dezembro 2011 O primeiro gráfico de cada bloco mensal ou anual apresenta três linhas (curvas), sendo amarela a que indica a trajetória, ou o comportamento no período, da rentabilidade dos investimentos globais da Fundação, anual, ou até o mês, vermelha a trajetória da inflação que era medida pelo índice governamental INPC até 2003 e depois pelo IPCA e verde meta atuarial. Os gráficos abaixo apresentam resultados em 2011 até o mês de novembro e dos exercícios findos 2002 a No trabalho anterior fiz, entre outros, comentários sobre a não concordância com os superávits técnicos de 2008, 2009 e 2010, porque produzidos, principalmente, pela elevação apenas escritural do patrimônio líquido (Reserva Técnica) com auxílio da contabilização de valores correspondentes a promessa de pagamento pela patrocinadora Petrobras de parte de dívida, mas até hoje não efetuado. Se desconsiderarmos os R$ 5,734 bilhões, referente a parte da dívida, apenas contabilizada, mas não paga, o resultado em 2011 será de Déficit Técnico.

2 O resultado dos investimentos até o mês foi de 8,41% e a meta atuarial de 11,79 % não alcançada e o resultado foi déficit técnico. Com relação a variação patrimonial correspondente aos meses de novembro e dezembro, abaixo apresento de forma resumida quadros demonstrativos, tanto do resultado geral como destacado do Plano Petros do Sistema Petrobras.

3 Equilíbrio técnico de 2002 à novembro de 2011

4 Rentabilidade anual de 2000 até dezembro de 2011

5 Antes de comentar o resultado até dezembro de 2011, cabe lembrar que em dezembro de 2010, a rentabilidade dos investimentos (vide no gráfico anterior) alcançou o patamar de 16,65% a.a. superando a meta atuarial correspondente a 6% a.a + 5,91% (IPCA) = 11,91%. Os Conselheiros Eleitos não concordaram com o superávit em 2010, demonstrado, também, no gráfico anterior e não aprovaram as demonstrações apresentadas, cujo parecer foi amplamente divulgado, embora não publicado na Revista da PETROS como deveria. Importante destacar O superávit apresentado no gráfico anterior resulta da soma do resultado apurado até dezembro de 2011 com os obtidos nos exercícios anteriores que só foram possíveis em razão da

6 elevação contábil do patrimônio do Plano Petros Petrobras BD de R$ 5,734 bilhões (correspondente a parte da dívida da Petrobras com a Petros), embora no caixa da PETROS esses recursos não tenham entrado, até hoje, nem em moeda e nem em bens reais, mas apenas os juros correspondentes. Comentários sobre investimentos O resultado dos investimentos de 11,76% até dezembro não superou a meta atuarial de 12,89%, mas o crescimento do Ativo Patrimonial superou a Reserva Matemática decorrente da reavaliação atuarial anual. O resultado dos investimentos em dezembro de 2011, a semelhança do ocorrido em 2010, promoveu a reversão do déficit técnico apurado até novembro e provocou o superávit técnico constante das informações adiante apresentadas.

7 Rentabilidade em Dezembro/11 Conforme tabela acima, se destaca no mês de dezembro:

8 a) Os seguimentos de estruturados com uma rentabilidade de 4,71%. b) Renda Variável com 6,47%. Eles representam respectivamente 6,39% e 37,03% do patrimônio dos Planos Administrados pela Petros. Renda Variável Conforme podemos verificar através da tabela acima, a performance do segmento se deu basicamente pelo desempenho da carteira de ações em participações, a qual representa 80,11% do segmento de renda variável e 29,66% do total dos investimentos da Petros. Segue abaixo o resultado das ações com maior representatividade na carteira:

9

10 Segmento de Estruturados As carteiras de Private Equity e Governança dentro de Fundos de Investimentos em Participação foram as que apresentaram destaque em termos de rentabilidade e são as mais representativas. Segue abaixo os principais destaques: Private Equity: O FIP Brasil Energia, que representa 25% desta carteira e apresentou rentabilidade de 36,85% no mês; Governança: FIP Energia SP (Bonaire), que representa 48,38% desta carteira, apresentou uma rentabilidade de 8,53% no mês.

11 Resultado acumulado de 2002 até dezembro de 2011 NOTA Os Conselheiros Eleitos Paulo Brandão e Ronaldo Tedesco, analisaram os resultados apresentados nas Demonstrações Financeiras do Exercício de 2011 e não aprovaram o resultado, entre outras razões, porque o superávit apresentado é fruto dos resultados acumulados de exercícios passados, igualmente não aprovados, porque obtidos pela elevação escritural do ativo decorrente de promessa de pagamento de parte de dívida que caracteriza ilegalidade, inclusive, porque o recebimento poderá não ocorrer. Soma-se a ausência da cobrança do restante da dívida da Petrobras demonstrada por perícia judicial e esclarecimentos sobre o cálculo separado das reservas e da divulgação da lista nominal dos Pré-70.

12 Os motivos apontados no Parecer 2011 se somam àqueles contidas em votos anteriores não resolvidos e incorporam os contidos nos pareceres do Conselho Fiscal não aprovando as contas apresentadas. Destaques O Copom reduziu novamente a taxa de juros em 50 pontosbase, atingindo o nível de 10,50% a.a. Esta queda estava em linha com as expectativas de mercado. Na ATA do Copom afirmou-se que é grande a probabilidade da Selic baixar de 10%. Bolsa tem forte alta no mês. Um dos motivos da reviravolta foi a melhora do cenário externo. "As notícias vindas da Europa e dos Estados Unidos melhoraram o humor dos mercados.

13 O destaque do mês foi o segmento de renda variável, o qual representa aproximadamente 37% da carteira da Petros. Os investimentos estruturados iniciaram há alguns meses o processo de melhora paulatina dos resultados, visto que alguns fundos estão no inicio do processo de desenvestimento. Como alguns imóveis em desenvolvimento não auferem rendimentos com aluguéis ou reavaliações neste momento e sem reavaliações no mês, a carteira de imóveis teve um retorno abaixo do seu potencial; A Carteira de Empréstimos teve um retorno compatível com as suas características. JANEIRO DE 2012

14 Em Janeiro de 2012 ocorreu aumento das reservas matemáticas, mas também o mesmo aconteceu com as reservas constituídas, promovendo pequeno aumento dos superávits acumulados até o mês. Esse aumento das reservas constituídas foi devido às ocorrências adiante relacionadas.

15 É importante analisarmos a evolução das Reservas Projetadas que são aquelas que se pretende obter se a Meta Atuarial for alcançada, para os Planos Administrados pela Petros, comparando-a com a evolução das Reservas Efetivamente Constituídas. No quadro seguinte, podemos observar a evolução das Reservas Projetadas e das Constituídas, a partir de 2003, considerando a valorização pela meta atuarial prevista.

16 O gráfico seguinte mostra de outra forma a mesma a evolução das Reservas: Constituída comparada com a Projetada. No final do período observado, no intervalo entre dezembro de 2010 a dezembro 2012, a linha que representa as Reservas Constituídas, ficou abaixo da linha que representa as Reservas Projetadas porque a Meta Atuarial neste período não foi alcançada.

17 O gráfico seguinte mostra a evolução da Reserva Constituída comparada com a Projetada apenas no período entre dezembro de 2010 a dezembro 2011 evidenciando que não foi alcançada a projetada porque os investimentos não alcançaram a Meta Atuarial estimada. Entretanto, a reavaliação atuarial estabeleceu Reservas Matemáticas garantidoras dos benefícios futuros foi inferiores às Reservas Constituídas estabelecendo superávit.

18

Adiante, demonstração gráfica da rentabilidade dos investimentos.

Adiante, demonstração gráfica da rentabilidade dos investimentos. NOSSA LUTA CONTINUA Paulo Teixeira Brandão - Conselheiro Deliberativo da Petros Eleito pelos Participantes Relação entre Resultado dos Investimentos, Meta Atuarial, Equilíbrio Atuarial e Análise do Resultado

Leia mais

Grupo C. Resultado Trimestral 3º Trimestre

Grupo C. Resultado Trimestral 3º Trimestre Grupo C Resultado Trimestral 3º Trimestre ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e

Leia mais

Grupo C. Boletim de Resultado 2017

Grupo C. Boletim de Resultado 2017 Grupo C Boletim de Resultado 2017 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros

Leia mais

Resultado Trimestral 3º Trimestre

Resultado Trimestral 3º Trimestre Resultado Trimestral 3º Trimestre ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros

Leia mais

Grupo C. Boletim de Resultado Novembro/2017

Grupo C. Boletim de Resultado Novembro/2017 Grupo C Boletim de Resultado Novembro/2017 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e

Leia mais

Plano 1. Conheça a Composição do Resultado da PREVI - = Resultado

Plano 1. Conheça a Composição do Resultado da PREVI - = Resultado Plano 1 Conheça a Composição do Resultado da PREVI - = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano 1 Passivo Renda Variável Investimentos em ações 50,83% Carteira

Leia mais

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS 1º trimestre/ 2017 GEINV 1º trimestre - 2017 1 PLANO I - BD O ano de 2017 começou muito bem para o Plano I - BD, atingindo uma rentabilidade

Leia mais

Relatório Mensal. Março. Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro - PREVI-RIO DIRETORIA DE INVESTIMENTOS

Relatório Mensal. Março. Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro - PREVI-RIO DIRETORIA DE INVESTIMENTOS Relatório Mensal 2011 Março Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro - PREVI-RIO DIRETORIA DE INVESTIMENTOS Composição da Carteira Ativos Mobiliários e Imobiliários 0,53% 39,27%

Leia mais

Investimentos. Plano BD Plano CV I

Investimentos. Plano BD Plano CV I Investimentos Plano BD Plano CV I Abril/2016 DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS PLANO BD Abril/2016 ANÁLISE GLOBAL DOS INVESTIMENTOS DO PLANO Os investimentos do Plano BD apresentaram, em abril, rentabilidade

Leia mais

Investimentos. Plano BD Plano CV I

Investimentos. Plano BD Plano CV I Investimentos Plano BD Plano CV I Outubro/2016 DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS PLANO BD Outubro/2016 ANÁLISE GLOBAL DOS INVESTIMENTOS DO PLANO Os investimentos do Plano BD apresentaram, em outubro, rentabilidade

Leia mais

Investimentos. Plano BD Plano CV I

Investimentos. Plano BD Plano CV I Investimentos Plano BD Plano CV I Junho/2016 DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS PLANO BD Junho/2016 ANÁLISE GLOBAL DOS INVESTIMENTOS DO PLANO Os investimentos do Plano BD apresentaram, em junho, rentabilidade

Leia mais

Boletim de Resultado Outubro/2018

Boletim de Resultado Outubro/2018 Boletim de Resultado Outubro/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros

Leia mais

Grupo C. Boletim de Resultado Abril/2018

Grupo C. Boletim de Resultado Abril/2018 Grupo C Boletim de Resultado Abril/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros

Leia mais

Boletim de Resultado Março/2018

Boletim de Resultado Março/2018 Boletim de Resultado Março/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros Distribuição

Leia mais

Boletim de Resultado Abril/2018

Boletim de Resultado Abril/2018 Boletim de Resultado Abril/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros Distribuição

Leia mais

Investimentos. Plano BD Plano CV I

Investimentos. Plano BD Plano CV I Investimentos Plano BD Plano CV I Novembro/2016 DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS PLANO BD Novembro/2016 ANÁLISE GLOBAL DOS INVESTIMENTOS DO PLANO Os investimentos do Plano BD apresentaram, em novembro, rentabilidade

Leia mais

Boletim de Resultado Dezembro/2018

Boletim de Resultado Dezembro/2018 Boletim de Resultado Dezembro/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros

Leia mais

Boletim de Resultado 2017

Boletim de Resultado 2017 Boletim de Resultado 2017 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros Distribuição

Leia mais

Boletim de Resultado Novembro/2018

Boletim de Resultado Novembro/2018 Boletim de Resultado Novembro/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros

Leia mais

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex e Cota Patrimonial dos Planos Flex Novembro/2018 Gerência de Controles Internos e Gestão de Riscos Brasília/DF Situação em novembro de 2018 Na gestão dos dezoito planos de benefícios que administra, a

Leia mais

Boletim de Resultado Setembro/2018

Boletim de Resultado Setembro/2018 Boletim de Resultado Setembro/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros

Leia mais

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex e Cota Patrimonial dos Planos Flex Outubro/2018 Gerência de Controles Internos e Gestão de Riscos Brasília/DF Situação em outubro de 2018 Na gestão dos dezoito planos de benefícios que administra, a Fundação

Leia mais

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex e Cota Patrimonial dos Planos Flex Julho/2018 Gerência de Controles Internos e Gestão de Riscos Brasília/DF Situação em julho de 2018 Na gestão dos dezessete planos de benefícios que administra, a Fundação

Leia mais

Resultados do Plano BD-ELOS/TRACTEBEL

Resultados do Plano BD-ELOS/TRACTEBEL Resultados do Plano BD-ELOS/TRACTEBEL O plano BD-ELOS/TRACTEBEL é um plano na modalidade Benefício Definido tendo a Engie Brasil S/A como patrocinadora, ressaltando que neste plano existem apenas participantes

Leia mais

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex e Cota Patrimonial dos Planos Flex Setembro/2018 Gerência de Controles Internos e Gestão de Riscos Brasília/DF Situação em setembro de 2018 Na gestão dos dezessete planos de benefícios que administra,

Leia mais

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex e Cota Patrimonial dos Planos Flex Agosto/2018 Gerência de Controles Internos e Gestão de Riscos Brasília/DF Situação em agosto de 2018 Na gestão dos dezessete planos de benefícios que administra, a Fundação

Leia mais

Grupo C. Boletim de Resultado Novembro/2018

Grupo C. Boletim de Resultado Novembro/2018 Grupo C Boletim de Resultado Novembro/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e

Leia mais

Grupo C. Boletim de Resultado Dezembro/2018

Grupo C. Boletim de Resultado Dezembro/2018 Grupo C Boletim de Resultado Dezembro/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [00.469.585/0001-93] FACEB - FUNDACAO DE PREVIDENCIA DOS EMPREGADOS DA CEB PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2006.0068-11] CEBPREV ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2012 Atuário

Leia mais

Grupo C. Boletim de Resultado Julho/2018

Grupo C. Boletim de Resultado Julho/2018 Grupo C Boletim de Resultado Julho/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS ABEPOMPREV

PLANO DE BENEFÍCIOS ABEPOMPREV PLANO DE BENEFÍCIOS ABEPOMPREV RELATÓRIO ANUAL 2017 (Resumo) Mensagem da Diretoria Executiva ABEPOMPREV do Mongeral Aegon Fundo de Pensão A Diretoria do MONGERAL AEGON Fundo de Pensão MAFP apresenta a

Leia mais

Melhor rentabilidade dos últimos quatro anos. Investimentos apresentaram recuperação, com resultado líquido de R$ 7,5 bilhões

Melhor rentabilidade dos últimos quatro anos. Investimentos apresentaram recuperação, com resultado líquido de R$ 7,5 bilhões RESULTADOS 2016 CENÁRIO 2016 Melhor rentabilidade dos últimos quatro anos Investimentos apresentaram recuperação, com resultado líquido de R$ 7,5 bilhões Reconhecimento do déficit atuarial do PPSP em dezembro

Leia mais

GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS

GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS 2017 1 CENÁRIO ECONÔMICO Em 2017 observamos eventos importantes internamente, com destaque para o campo político e para a recuperação

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE INFORMAÇÕES VERSÃO RESUMIDA

RELATÓRIO ANUAL DE INFORMAÇÕES VERSÃO RESUMIDA RELATÓRIO ANUAL DE INFORMAÇÕES 2015 VERSÃO RESUMIDA RELATÓRIO ANUAL DE INFORMAÇÕES 2015 PREVICEL disponibiliza aos participantes ativos e assistidos, o Resumo do Relatório Anual de Informações 2015, contendo

Leia mais

Relatório Anual. São Rafael Sociedade de Previdência Privada

Relatório Anual. São Rafael Sociedade de Previdência Privada 2011 Relatório Anual São Rafael Sociedade de Previdência Privada Prezados Participantes: O ano de 2011 foi mais um ano marcado por muitas incertezas nas economias mundiais acarretando uma instabilidade

Leia mais

Grupo A. Boletim de Resultado Outubro/2018

Grupo A. Boletim de Resultado Outubro/2018 Grupo A Boletim de Resultado Outubro/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e

Leia mais

Resultados Economus. Resultados Economus

Resultados Economus. Resultados Economus Resultados Economus Resultados Economus 2017 2017 AGENDA Principais Números Gestão da Saúde e Relacionamento Resultado dos Planos de Benefícios DRE Plano C Histórico Principais Números R$ 6,7 bilhões Patrimônio

Leia mais

Grupo A. Boletim de Resultado Dezembro/2018

Grupo A. Boletim de Resultado Dezembro/2018 Grupo A Boletim de Resultado Dezembro/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e

Leia mais

Investimentos. Plano BD Plano CV I

Investimentos. Plano BD Plano CV I Investimentos Plano BD Plano CV I Maio/2015 DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS PLANO BD Maio/2015 ANÁLISE GLOBAL DOS INVESTIMENTOS DO PLANO Os investimentos do Plano BD apresentaram, em maio, rentabilidade de

Leia mais

Boletim de Resultado Fevereiro/2018

Boletim de Resultado Fevereiro/2018 Boletim de Resultado Fevereiro/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros

Leia mais

Carta Econômica Mensal Novembro 2016

Carta Econômica Mensal Novembro 2016 Cuiabá, 14 de novembro de 2016. Carta Econômica Mensal Novembro 2016 Neste mês podemos destacar três acontecimentos que foram marcantes e que tiveram influências significativas ao cenário econômico e aos

Leia mais

Grupo B. Boletim de Resultado Novembro / 2018

Grupo B. Boletim de Resultado Novembro / 2018 Grupo B Boletim de Resultado Novembro / 2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais

Leia mais

Grupo C. Boletim de Resultado Fevereiro/2018

Grupo C. Boletim de Resultado Fevereiro/2018 Grupo C Boletim de Resultado Fevereiro/2018 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [00.469.585/0001-93] FACEB - FUNDACAO DE PREVIDENCIA DOS EMPREGADOS DA CEB PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2006.0068-11] CEBPREV ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2011 Atuário

Leia mais

Investimentos. Plano BD Plano CV I

Investimentos. Plano BD Plano CV I Investimentos Plano BD Plano CV I Setembro/2016 DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS PLANO BD Setembro/2016 ANÁLISE GLOBAL DOS INVESTIMENTOS DO PLANO Os investimentos do Plano BD apresentaram, em setembro, rentabilidade

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICOS

INDICADORES ECONÔMICOS OBJETIVO Os investimentos dos Planos de Aposentadoria administrados pela PRhosper Previdência Rhodia, modalidade contribuição definida, tem por objetivo proporcionar rentabilidade no longo prazo através

Leia mais

Ref.: PLANO DE PREVIDÊNCIA DO CLUBE SALUTAR CNPB:

Ref.: PLANO DE PREVIDÊNCIA DO CLUBE SALUTAR CNPB: 1 CT-0470/2016 Rio de Janeiro, 08 de março de 2016. Ilmo. Sr. Dr. Renato Maia Rodrigues M.D. Presidente FUCAP - Fundo de Pensão Capemi Nesta Ref.: PLANO DE PREVIDÊNCIA DO CLUBE SALUTAR CNPB: 2010.0008-38

Leia mais

Brasília,

Brasília, Brasília, 27.08.2015 1/23 FUNDAÇÃO DOS ECONOMIÁRIOS FEDERAIS Fundo de Pensão instituído em 1º.08.1977 Investidor de longo prazo Patrocinadores: a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e a própria FUNCEF Planos administrados:

Leia mais

Investimentos. Plano BD Plano CV I

Investimentos. Plano BD Plano CV I Investimentos Plano BD Plano CV I Agosto/2016 DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS PLANO BD Agosto/2016 ANÁLISE GLOBAL DOS INVESTIMENTOS DO PLANO Os investimentos do Plano BD apresentaram, em agosto, rentabilidade

Leia mais

OBJETO DESCRIÇÃO FÓRMULA FINALIDADE INTERPRETAÇÃO COMENTÁRIOS

OBJETO DESCRIÇÃO FÓRMULA FINALIDADE INTERPRETAÇÃO COMENTÁRIOS INDICADORES OBJETO DESCRIÇÃO FÓRMULA FINALIDADE INTERPRETAÇÃO COMENTÁRIOS Alocação em Recebíveis da Patrocinadora Alocação Grau De Dependência Da EFPC Para Com Os Patrocinadores Imobiliários/ Recursos

Leia mais

SINTESE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 2010/2014.

SINTESE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 2010/2014. Volta Redonda/RJ SINTESE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 2010/2014. Este Informativo apresenta, de forma resumida, a Política de Investimentos da que estabelece os princípios e diretrizes que devem reger

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [01.689.795/0001-50] BRF PREVIDENCIA PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2009.0005-11] PLANO II ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2014 Atuário Responsável MONICA TEIXEIRA DE ANDRADE

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [11.001.963/0001-26] BANDEPREV BANDEPE PREVIDENCIA SOCIAL MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2017 Atuário Responsável SILVIO LOPES DA SILVA JUNIOR MIBA: 1103 MTE: 1103

Leia mais

Os efeitos fiscais da redução da Selic Felipe Scudeler Salto1 e Josué Alfredo Pellegrini2

Os efeitos fiscais da redução da Selic Felipe Scudeler Salto1 e Josué Alfredo Pellegrini2 Os efeitos fiscais da redução da Selic Felipe Scudeler Salto1 e Josué Alfredo Pellegrini2 A redução da Selic, desde outubro do ano passado, já produziu efeitos importantes sobre a dinâmica da dívida pública.

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [00.580.481/0001-51] FUNDACAO ASSISTENCIAL DOS EMPREGADOS DA CESAN-FAECES PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2005.0051-11] PLANO II ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2017 Atuário

Leia mais

Investimentos. Plano BD Plano CV I

Investimentos. Plano BD Plano CV I Investimentos Plano BD Plano CV I Dezembro/2015 DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS PLANO BD Dezembro/2015 ANÁLISE GLOBAL DOS INVESTIMENTOS DO PLANO Os investimentos do Plano BD apresentaram, em dezembro, rentabilidade

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [07.009.152/0001-02] FUNDACAO DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2000.0004-11] CELPA - OP ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2015 Atuário Responsável GIANCARLO

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS - Informações aos Participantes -

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS - Informações aos Participantes - POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Informações aos Participantes 1. Entidade Fechada de Previdência Complementar: Fundação Banco Central de Previdência Privada CENTRUS 2. Exercício: 2004 3. Ata do Conselho Deliberativo/Data

Leia mais

Relatório. Anual. Resumo 2015

Relatório. Anual. Resumo 2015 Relatório Anual Resumo 2015 2 Mensagem da Diretoria O ano de 2015 foi marcado por um cenário volátil e conturbado com inflação alta, PIB negativo, escândalos políticos, rebaixamento de grau de investimento

Leia mais

INFORMAÇÕES RESUMIDAS PARA ENTENDIMENTO DAS CONSEQUÊNCIAS DA TENTATIVA DE ILEGAL CISÃO DO PLANO PETROS DO SISTEMA PETROBRÁS.

INFORMAÇÕES RESUMIDAS PARA ENTENDIMENTO DAS CONSEQUÊNCIAS DA TENTATIVA DE ILEGAL CISÃO DO PLANO PETROS DO SISTEMA PETROBRÁS. NOSSA LUTA CONTINUA Paulo Teixeira Brandão - Conselheiro Deliberativo da Petros Eleito pelos Participantes INFORMAÇÕES RESUMIDAS PARA ENTENDIMENTO DAS CONSEQUÊNCIAS DA TENTATIVA DE ILEGAL CISÃO DO PLANO

Leia mais

Informativo Mensal Investimentos

Informativo Mensal Investimentos Objetivo Os investimentos dos Planos Básico e Suplementar, modalidade contribuição definida, tem por objetivo proporcionar rentabilidade no longo prazo através das oportunidades oferecidas pelos mercados

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [18.868.955/0001-20] FUNDACAO VIVA DE PREVIDENCIA PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [1990.0011-65] VIVAPREV ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2018 Atuário Responsável ADILSON MORAES

Leia mais

Evolução patrimonial dos planos de benefícios administrados pelo Cibrius

Evolução patrimonial dos planos de benefícios administrados pelo Cibrius Número 100-15 a 19 de outubro de 2018 Patrimônio Evolução patrimonial dos planos de benefícios administrados pelo Cibrius Neste Informativo Semanal vamos fazer um retrospecto da evolução patrimonial dos

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [00.580.481/0001-51] FUNDACAO ASSISTENCIAL DOS EMPREGADOS DA CESAN-FAECES PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2005.0051-11] CD ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2012 Atuário Responsável

Leia mais

Agenda. extraordinárias para Participantes ativos e. embasam o cálculo da joia cobrada pela. Prazo da Cobrança das contribuições

Agenda. extraordinárias para Participantes ativos e. embasam o cálculo da joia cobrada pela. Prazo da Cobrança das contribuições Agenda Prazo da Cobrança das contribuições extraordinárias para Participantes ativos e assistidos, considerando a Duration do Plano; Resultados Funcorsan 2016: Avaliação Atuarial e Balanço; Ações judiciais:

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL 2015 MENSAGEM AOS PARTICIPANTES RELATÓRIO ANUAL 2015

RELATÓRIO ANUAL 2015 MENSAGEM AOS PARTICIPANTES RELATÓRIO ANUAL 2015 MENSAGEM AOS PARTICIPANTES A ACIPREV Fundo Multiinstituído de Previdência Complementar apresenta o relatório das suas principais atividades durante o ano de 2015, na versão RESUMIDA. Neste material você

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [00.580.481/0001-51] FUNDACAO ASSISTENCIAL DOS EMPREGADOS DA CESAN-FAECES PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2005.0051-11] PLANO II ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2015 Atuário

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [01.689.795/0001-50] BRF PREVIDENCIA PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2009.0005-11] PLANO II ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2015 Atuário Responsável MONICA TEIXEIRA DE ANDRADE

Leia mais

Investimentos. Plano BD Plano CV I

Investimentos. Plano BD Plano CV I Investimentos Plano BD Plano CV I Outubro/2015 DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS PLANO BD Outubro/2015 ANÁLISE GLOBAL DOS INVESTIMENTOS DO PLANO Os investimentos do Plano BD apresentaram, em outubro, rentabilidade

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [00.580.481/0001-51] FUNDACAO ASSISTENCIAL DOS EMPREGADOS DA CESAN-FAECES PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2005.0051-11] CD ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2014 Atuário Responsável

Leia mais

ENTENDA OS REFLEXOS DA TAXA DE JUROS E DA LEGISLAÇÃO SOBRE O PLANO DE BENEFÍCIOS. anos

ENTENDA OS REFLEXOS DA TAXA DE JUROS E DA LEGISLAÇÃO SOBRE O PLANO DE BENEFÍCIOS. anos ENTENDA OS REFLEXOS DA TAXA DE JUROS E DA LEGISLAÇÃO SOBRE O PLANO DE BENEFÍCIOS anos APRESENTAÇÃO NOVAS REGRAS CNPC 09 Esta cartilha tem como objetivo esclarecer, aos Participantes, os efeitos no Plano

Leia mais

Plano de Benefícios pepsico

Plano de Benefícios pepsico Relatório Anual 2018 1 Plano de Benefícios pepsico 1 INTRODUÇÃO Na qualidade de atuários responsáveis pela avaliação atuarial do Plano de Benefícios Pepsico, administrado pela PrevPepsico Sociedade Previdenciária,

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [11.888.955/0001-43] FUNDACAO SAELPA DE SEGURIDADE SOCIAL PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [1987.0003-74] BD-1 ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2017 Atuário Responsável NEWTON CEZAR

Leia mais

Parecer Atuarial Sintético do Plano Misto de Benefício Suplementar

Parecer Atuarial Sintético do Plano Misto de Benefício Suplementar Parecer Atuarial Sintético do Plano Misto de Benefício Suplementar Na qualidade de atuários responsáveis pela avaliação atuarial do Plano Misto de Benefício Suplementar, mantido pela CBS - Caixa Beneficente

Leia mais

ATA DE REUNIÃO DO COMITÊ DE INVESTIMENTOS - COMIN COMIN - Nº 03/2015

ATA DE REUNIÃO DO COMITÊ DE INVESTIMENTOS - COMIN COMIN - Nº 03/2015 ATA DE REUNIÃO DO COMITÊ DE INVESTIMENTOS - COMIN COMIN - Nº 03/2015 Data: 12/02/2015 Participantes Efetivos: Wagner de Jesus Soares Presidente, Mariana Machado de Azevedo Economista, Rosangela Pereira

Leia mais

Prestação de Contas 2008

Prestação de Contas 2008 Prestação de Contas 2008 Prestação de Contas Investimentos Alocação de Recursos Evolução Patrimonial Planos Previdenciários Plano Transitório Plano Misto Plano Assistencial Saúde - AMHOR Odontológico Pesquisa

Leia mais

SINTESE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 2011/2015.

SINTESE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 2011/2015. SINTESE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 0/05. Este Informativo apresenta, de forma resumida, a Política de Investimentos da que estabelece os princípios e diretrizes que devem reger os investimentos dos recursos

Leia mais

Resultados do Plano BD-ELOS/ELETROSUL

Resultados do Plano BD-ELOS/ELETROSUL Resultados do Plano BD-ELOS/ELETROSUL O plano de previdência complementar BD-ELOS/ELETROSUL atende os empregados da patrocinadora Eletrosul Centrais Elétricas S/A e também os da própria Fundação ELOS.

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [01.689.795/0001-50] BRF PREVIDENCIA PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [1996.0047-19] PSPP ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2014 Atuário Responsável MONICA TEIXEIRA DE ANDRADE MIBA:

Leia mais

GESTÃO DE INVESTIMENTOS RELATÓRIO DE DESEMPENHO

GESTÃO DE INVESTIMENTOS RELATÓRIO DE DESEMPENHO GESTÃO DE INVESTIMENTOS RELATÓRIO DE DESEMPENHO janeiro março / 2016 Síntese do Relatório No 1º trimestre de 2016 tivemos uma excelente performance dos investimentos. O plano I BD teve variação positiva

Leia mais

Resumo das Políticas de Investimentos

Resumo das Políticas de Investimentos Plano Promon MultiFlex O Conselho Deliberativo da Fundação Promon, em reunião ocorrida em 10 de dezembro de 2015, aprovou a revisão da Política de Investimentos do plano MultiFlex, válida para o período

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [07.009.152/0001-02] FUNDACAO DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [1986.0001-92] BD ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2015 Atuário Responsável GIANCARLO

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL RESUMO

RELATÓRIO ANUAL RESUMO 2016 RELATÓRIO ANUAL RESUMO 2 MENSAGEM DA DIRETORIA Há quem diga que 2016 ficará para a história. De fato, foi um ano marcado por reviravoltas nos âmbitos político e econômico no cenário nacional e internacional.

Leia mais

Sobre a Redução da taxa de juros e a meta atuarial

Sobre a Redução da taxa de juros e a meta atuarial NOSSA LUTA CONTINUA Paulo Teixeira Brandão - Conselheiro Deliberativo da Petros Eleito pelos Participantes Sobre a Redução da taxa de juros e a meta atuarial APLICAÇÕES DE RISCO ELEVADO EM FACE DA NECESSIDADE

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [30.030.696/0001-60] PRECE - PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2006.0018-92] PLANO PRECE III ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2012 Atuário Responsável MARILIA

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [07.009.152/0001-02] FUNDACAO DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [1982.0006-19] CELPA BD - I ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2016 Atuário Responsável

Leia mais

Composição da Carteira de Investimento. Agosto/2016

Composição da Carteira de Investimento. Agosto/2016 Composição da Carteira de Investimento 1 COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DE ATIVOS - SERPROS TIPO ATUAL PROVISÕES ATUAL + PROVISÕES % (considerando as provisões) Títulos Públicos (Renda Fixa) NTNs 3.764.466.536,96-3.764.466.536,96

Leia mais

CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RELATÓRIO DE DESEMPENHO

CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RELATÓRIO DE DESEMPENHO CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RELATÓRIO DE DESEMPENHO OUTUBRO DE 2014 1. Apresentação A Fundação CAGECE de Previdência Complementar CAGEPREV, criada através da Lei Estadual nº 13.313,

Leia mais

Temas. 1 Conceitos. 2 Cenário Atual. 3 Equacionamento. 4 Contexto Legal

Temas. 1 Conceitos. 2 Cenário Atual. 3 Equacionamento. 4 Contexto Legal Florianópolis 26 de setembro 2017 Temas 1 Conceitos 2 Cenário Atual 3 Equacionamento 4 Contexto Legal RGPS RPPS EFPC EAPC Estrutura da Previdência Brasileira, cont. PÚBLICA Previdência Social PRIVADA RGPS

Leia mais

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS. 3º Trimestre 2018 DIRETORIA FINANCEIRA GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS. 3º Trimestre 2018 DIRETORIA FINANCEIRA GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS 3º Trimestre 2018 DIRETORIA FINANCEIRA GERÊNCIA DE INVESTIMENTOS 1 CENÁRIO ECONÔMICO No penúltimo trimestre do ano o Banco Central, por meio de duas reuniões do

Leia mais

Investimentos. Plano BD Plano CV I

Investimentos. Plano BD Plano CV I Investimentos Plano BD Plano CV I Fevereiro/2017 DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS PLANO BD Fevereiro/2017 ANÁLISE GLOBAL DOS INVESTIMENTOS DO PLANO Os investimentos do Plano BD apresentaram, em fevereiro,

Leia mais

Resumo Plano de Benefícios II

Resumo Plano de Benefícios II Resumo Plano de Benefícios II Você merece o melhor No Funbep buscamos, de maneira contínua, desenvolver as melhores práticas e processos para a administração do seu plano de previdência. Isso porque temos

Leia mais

Investimentos. Plano BD Plano CV I

Investimentos. Plano BD Plano CV I Investimentos Plano BD Plano CV I Setembro/2015 DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS PLANO BD Setembro/2015 ANÁLISE GLOBAL DOS INVESTIMENTOS DO PLANO Os investimentos do Plano BD apresentaram, em setembro, rentabilidade

Leia mais

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Agosto/ = Resultado

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Agosto/ = Resultado PREVI Futuro Conheça o desempenho de Janeiro a Agosto/2017 - = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Onde estão aplicados todos os recursos do PREVI Futuro Passivo Renda Variável Investimentos em ações 29,76%

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [07.009.152/0001-02] FUNDACAO DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2000.0004-11] CELPA - OP ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2016 Atuário Responsável GIANCARLO

Leia mais

Apresentação e análise dos investimentos do PREVIMPA de Junho de 2014 COMITÊ DE INVESTIMENTOS

Apresentação e análise dos investimentos do PREVIMPA de Junho de 2014 COMITÊ DE INVESTIMENTOS Apresentação e análise dos investimentos do PREVIMPA de Junho de 2014 1 - Evolução do Patrimônio Líquido do Capitalizado: Títulos Marcados a Mercado 650.000.000 600.000.000 550.000.000 R$ 551.117.589,01

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [82.956.996/0001-78] FUNDACAO CELESC DE SEGURIDADE SOCIAL PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [1997.0023-29] PECÚLIO ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2017 Atuário Responsável JOSE

Leia mais

Inflação, nível de atividade e setor externo: o desempenho dos principais indicadores da economia brasileira

Inflação, nível de atividade e setor externo: o desempenho dos principais indicadores da economia brasileira NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Inflação, nível de atividade e setor externo: o desempenho dos principais indicadores da economia brasileira Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O

Leia mais

Cenários Cenário Internacional

Cenários Cenário Internacional Ano IV MARÇO/2013 Nº 32 Cenários Cenário Internacional Como acompanhado nas edições anteriores, desde o início do ano, os EUA vivenciam a incerteza quanto ao abismo fiscal. Ao longo do mês, os líderes

Leia mais

FUNDAÇÃO SAELPA DE SEGURIDADE SOCIAL RELATÓRIO DE REFLEXÃO. 4º Trimestre 2009 Consolidado (Planos: PO PSF PCD)

FUNDAÇÃO SAELPA DE SEGURIDADE SOCIAL RELATÓRIO DE REFLEXÃO. 4º Trimestre 2009 Consolidado (Planos: PO PSF PCD) RELATÓRIO DE REFLEXÃO 4º Trimestre 2009 Consolidado (Planos: PO PSF PCD) 1. INDICADORES DE CONTROLE 1. Orçamento administrativo 2. Recursos coletados 3. Recursos utilizados 4. Evolução do fundo administrativo

Leia mais