AQUILES PIRAINE FRAGA EDUARDO GOULART RAMOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AQUILES PIRAINE FRAGA EDUARDO GOULART RAMOS"

Transcrição

1 AQUILES PIRAINE FRAGA EDUARDO GOULART RAMOS

2 CRIAÇÃO DE PERSONAGENS Atributos Um conjunto padrão de atributos para todos os participantes da arena de gladiadores será utilizado para deixar todos os participantes em igualdade de condições. Não será permitido aos participantes rolarem seus atributos, para evitar assim, personagens muito fortes, e outros muito fracos. Cabe a cada jogador, construir seu personagem da melhor maneira possível. Eles podem usar os valores abaixo em qualquer atributo que desejarem Distribua este conjunto de atributos da maneira que desejar e nos atributos que desejar. Raças Serão permitidas todas as raças do Livro do Jogador 1 de DUNGEONS & DRAGONS : Anão, Draconato, Eladrin, Elfo, Halfling, Humano, Meio-Elfo, Tiefling. Existem classes favorecidas para as raças, será menos interessante para um gladiador, escolher uma raça arcana como eladrin ou tiefling, na construção de seu personagem. Isso talvez possa torná-lo menos poderoso que uma raça vigorosa como anão ou draconato. Mas se o jogador quiser utilizar as raças ele pode ficar à vontade, correndo os riscos que desejar. Nível Todos os personagens serão de Nível 1. Classes Só a classe de guerreiro será permitida (consulte Livro do Jogador 1, pág. 89). Isso pode acarretar que todos os personagens fiquem iguais, como muitos diriam. Isso não ocorrerá, pois utilizaremos uma linha de poderes específicos para cada tipo de gladiador. Tipos de Gladiadores Existiam variados tipos de gladiadores na história de Roma, mas aqui apresentaremos os 5 principais. Trácio: Eram os únicos a lutar com a sica, uma espada curva. Como usavam um escudo pequeno, eles tinham também chapas de metal para proteger as pernas. O capacete com plumas era outra marca registrada. Murmillo: Tinha o apelido de homempeixe por usar um capacete com o desenho de um peixe na lateral. As armas e proteções eram similares às do secutor, podendo variar o escudo. As lutas entre trácios, murmillos e retiário eram os verdadeiros clássicos das arenas. Hoplomaco: Homenageava os guerreiros das falanges gregas, por isso portava uma lança, que podia ser usada junto com uma adaga ou com uma espada. Tinha boas proteções para o corpo, como o secutor, mas precisava se virar apenas com um pequeno escudo circular. Retiário: Era o tipo mais ágil e veloz, mas também o mais indefeso, pois tinha pouca proteção nem sequer usava capacete. Encarava gladiadores pesados, como o secutor, usando só uma rede e um tridente. Para finalizar a luta, contava ainda com uma adaga. Secutor: Treinado para encarar o retiarius, era um tanque de guerra bem protegido. Tinha um grande escudo retangular e capacete mais liso (para não prender na rede do retiário) e com pequenos buracos para os olhos (para evitar as pontas do tridente). Sua arma era uma espada, o Gládio.

3 TRÁCIO Proficiência com Armaduras: traje, scutum leve, grevas, manica. Proficiência com Armas: Sica. Golpe Certeiro Ataque de Gladiador (Trácio) 1 Sucesso: 1[A] de dano. Especial: 2[A] + modificador de Força de dano contra um alvo que esteja concedendo vantagem de combate ao Trácio. Ataque Sangrento Ataque de Gladiador (Trácio) 1 O Trácio derrama o sangue dos inimigos com selvageria, deixando-os na defensiva. alvo sofre -2 de penalidade nas defesas contra seus ataques (TR encerra tudo). Fracasso: Metade do dano e o alvo concede vantagem de combate até o final do próximo turno do Trácio. Especial: +1[A] de dano contra um alvo que esteja concedendo vantagem de combate ao Trácio. Lâmina Mortal Ataque de Gladiador (Trácio) 1 O trácio realiza dois ataques com a Sica. (dois ataques) Sucesso: 1[A] de dano da arma por ataque. Especial: 1[A] + modificador de Força de dano, contra um alvo que esteja concedendo vantagem de combate ao Trácio. Movimento Traiçoeiro Ataque de Gladiador (Trácio) 1 O Trácio finta seu adversário com um golpe rápido, deixando-o indefeso durante um curto tempo. Ataque: Força vs. Vontade Sucesso: 1[A] de dano e o alvo concede vantagem de combate até o final do próximo turno do trácio. Corte Finalizador Ataque de Gladiador (Trácio) 1 O Trácio golpeia com sua lâmina curva, deixando o alvo a beira da morte na arena. Especial: 2[A] + modificador de Força de dano, contra um alvo que esteja concedendo vantagem de combate ao Trácio.

4 MURMILLO Proficiência com Armaduras: traje, scutum pesado, grevas, manica. Proficiência com Armas: Gládio. Golpe Certeiro Ataque de Gladiador (Murmillo) 1 Especial: Este poder pode ser usado como um ataque básico corpo a corpo. Golpe Baixo Ataque de Gladiador (Murmillo) 1 O Murmillo golpeia as pernas de seu adversário, rasgando tendões e a carne, deixando-o enfraquecido pela dor. Sucesso: 3[A] + modificador de Força de dano e o alvo fica enfraquecido (TR encerra tudo). Fracasso: Metade do dano, e o alvo não fica enfraquecido. Gládio Perfurante Ataque de Gladiador (Murmillo) 1 O Murmillo estoca seu adversário com precisão, fazendo-os sangrar. Sucesso: 2[A] + modificador de Força de dano. Empurrar com Escudo Ataque de Gladiador (Murmillo) 1 O Murmillo empurra seu inimigo para longe, com um poderoso golpe de seu escudo. Pré-requisito: O Murmillo deve estar equipando um scutum pesado. Ataque: Força +2 vs. Fortitude Sucesso: 1[A] de dano e o alvo é empurrado 1 quadrado e fica derrubado. Golpe Atordoante Ataque de Gladiador (Murmillo) 1 O Murmillo desfere um poderoso golpe com o escudo contra a cabeça de seu adversário, deixando-o atordoado. Pré-requisito: O Murmillo deve estar equipando um scutum pesado. alvo e o alvo fica atordoado (TR encerra).

5 HOPLOMACO Proficiência com Armaduras: traje, scutum leve, grevas, manica. Proficiência com Armas: Lança grega, pugio, Gládio. Golpe Certeiro Ataque de Gladiador (Hoplomaco) 1 Especial: Este poder pode ser usado como um ataque básico corpo a corpo. Corte Giratório Ataque de Gladiador (Hoplomaco) 1 O Hoplomaco gira em seu eixo, golpeando a face do inimigo com sua lança. Pré-requisito: O Hoplomaco deve estar empunhando uma lança curta. Sucesso: 3[A] + modificador de Força de dano e o alvo fica Pasmo (TR encerra). Fracasso: Metade do dano, e o alvo não fica pasmo. Estocada Devastadora Ataque de Gladiador (Hoplomaco) 1 O Hoplomaco perfura seu inimigo com força, desequilibrando-o. alvo é empurrado 1 quadrado. Arremessar Lança Ataque de Gladiador (Hoplomaco) 1 O Hoplomaco arremessa sua lança no inimigo e saca rapidamente sua arma secundária. À Distância 5 Sucesso: 1[A] + modificador de Força de dano e o alvo é empurrado 1 quadrado e fica derrubado. Efeito: Após usar este poder o Hoplomaco pode sacar seu Gládio ou Pugio, usando uma ação livre, na mesma rodada que atirou sua lança. Empalar Ataque de Gladiador (Hoplomaco) 1 O Hoplomaco atravessa sua lança contra o inimigo deixando-o aterrorizado com seu golpe. Pré-requisito: O Hoplomaco deve estar empunhando uma lança curta. alvo e o alvo sofre 5 de dano contínuo (TR encerra).

6 RETIÁRIO Proficiência com Armaduras: traje, manica, galerus. Proficiência com Armas: Tridente, pugio. Implemento: Rede Golpe Certeiro Ataque de Gladiador (Retiário) 1 Especial: Este poder pode ser usado como um ataque básico corpo a corpo. Estocar com Tridente Ataque de Gladiador (Retiário) 1 O Retiário usa seu tridente para afastar um inimigo próximo. Sucesso: 2[A] + modificador de Força de dano. Especial: Se o alvo estiver concedendo vantagem de combate ao Retiário, ele é empurrado um número de quadrados iguais ao modificador de força do Retiário e fica derrubado. Rede Giratória Ataque de Gladiador (Retiário) 1 O giro de sua rede, deixa os inimigos vulneráveis a seus golpes. Pré-requisito: O Retiário deve estar empunhando uma rede. Sucesso: 1[A] + modificador de Força de dano e o alvo concede vantagem de combate até o final do próximo turno do Retiário. Rede e Tridente Ataque de Gladiador (Retiário) 1 Especialista no combate com rede e tridente, o Retiário arremessa sua rede contra o alvo e depois realiza um ataque com tridente. À Distância 5 Pré-requisito: O Retiário deve estar empunhando uma rede. Ataque: Destreza +2 vs. Reflexos Sucesso: O alvo fica imobilizado até o final do próximo turno do Retiário. Realize um ataque secundário. Ataque Secundário: Força vs. CA (Arma corpo a corpo) Sucesso: 2[A] + modificador de Força de dano. Especial: Se o alvo estiver concedendo vantagem de combate ao Retiário, ele sofre 5 de dano contínuo (TR encerra). Golpe do Retiário Ataque de Gladiador (Retiário) 1 O Retiário golpeia seu inimigo violentamente com seu tridente e depois imobiliza-o com sua rede. Pré-requisito: O Retiário deve estar empunhando uma rede. Sucesso: 3[A] + modificador de Força de dano e o alvo fica imobilizado até o final do próximo turno do Retiário. Fracasso: Metade do dano, e o alvo não fica imobilizado.

7 SECUTOR Proficiência com Armaduras: traje, grevas, manica, scutum pesado. Proficiência com Armas: gládio. Golpe Certeiro Ataque de Gladiador (Secutor) 1 Especial: Este poder pode ser usado como um ataque básico corpo a corpo. Lâmina Feroz Ataque de Gladiador (Secutor) 1 O Secutor é especialista em combate com o gládio, usando-o de maneira letal contra inimigos despreparados. Sucesso: 2[A] + modificador de Força de dano. Especial: Se o alvo estiver concedendo vantagem de combate ao Retiário, ele é empurrado um número de quadrados iguais ao modificador de força do Retiário e fica derrubado. Corte Duplo Ataque de Gladiador (Secutor) 1 Os golpes do Secutor são tão rápidos que seus inimigos ficam ofuscados pela dor. (dois ataques) Sucesso: 1[A] + modificador de Força de dano no primeiro ataque. 1[A] + modificador de Força de dano no segundo ataque. Efeito: Se ambos os ataques do Secutor atingirem o alvo, ele fica Pasmo até o final do próximo turno do Secutor. Corte Lacerante Ataque de Gladiador (Secutor) 1 Os cortes causados pelo gládio do Secutor, fazer a força vital do inimigo se esvair. alvo sofre 5 de dano contínuo (TR encerra). Fracasso: Metade do dano e nenhum dano contínuo. Ao invés disso, o alvo fica enfraquecido até o final do próximo turno do Secutor. Empurrar com Escudo Ataque de Gladiador (Secutor) 1 O Secutor empurra seu inimigo para longe, com um poderoso golpe de seu escudo. Pré-requisito: O Secutor deve estar equipando um scutum pesado. Ataque: Força +2 vs. Fortitude Sucesso: 1[A] de dano e o alvo é empurrado 1 quadrado e concede vantagem de combate até o final do próximo turno do Secutor.

8 TALENTOS Um conjunto de talentos pré-definidos, pode ser escolhido pelos personagens. Não serão aceitos talentos diferentes dos descritos abaixo. Ímpeto de Ação Pré-requisito: Humano Benefício: O personagem recebe +3 de bônus nas jogadas de ataque realizadas durante qualquer ação obtida com o gasto de um ponto de ação. Agilidade dos Halflings Pré-requisito: Halfling, segunda chance como poder racial Benefício: Quando ativar o poder segunda chance, o atacante sofre -2 de penalidade na nova jogada de ataque contra o Halfling. Ataque Poderoso Pré-requisito: For 15 Benefício: Quando realiza um ataque corpo a corpo, o personagem pode sofrer uma penalidade de -2 na jogada de ataque; se o golpe obtiver sucesso, ele recebe +2 de bônus em sua jogada de dano (ou +3 com armas de duas mãos). Foco em Arma Benefício: Escolha um grupo de armas, como lanças ou lâminas pesadas. O personagem recebe +1 de bônus nas jogadas de dano com as armas do grupo escolhido. Especial: É possível adquirir este talento mais de uma vez. Sempre que adquiri-lo, selecione um grupo de armas diferente. Frenesi dos Draconatos Pré-requisito: Draconato Benefício: Enquanto estiver sangrando, o personagem recebe +2 nas jogadas de dano. Iniciativa Aprimorada Benefício: O personagem recebe +4 de bônus de talento nos testes de iniciativa. Investida Poderosa Pré-requisito: For 13 Benefício: Ao realizar uma investida, o personagem recebe +2 de bônus nas jogadas de dano e nas tentativas de encontrão. Lâmina Lépida Pré-requisito: Des 15 Benefício: Quando o personagem ataca usando uma lâmina leve e com vantagem de combate contra o alvo, ele recebe +1 de bônus na jogada de ataque. Perseverança dos Humanos Pré-requisito: Humano Benefício: O personagem recebe +1 de bônus de talento nos testes de resistência. Soldado Eladrin Pré-requisito: Eladrin Benefício: O personagem adquire proficiência com todas as lanças e +2 de bônus de talento nas jogadas de dano com espadas longas e lanças. Vitalidade Benefício: Quando adquire este talento, o personagem recebe pontos de vida adicionais. Ele adquire 5 pontos de vida adicionais a cada estágio do jogo (no 1, 11, e 21 nível).

9 ARMAS E ARMADURAS As únicas armas e armaduras disponíveis para um combate na arena são as listadas abaixo. Não serão permitidos gladiadores com armas e armaduras diferentes. Armas de Combate Corpo a Corpo ARMAS DE COMBATE CORPO A CORPO MILITARES Uma mão Arma Prof. Dano Alcance Preço Peso Grupo Propriedades Gládio +3 1d kg Lâmina Leve Mão Inábil Pugio +3 1d4 5/10-0,5 kg Lâmina Leve Mão Inábil. Leve de Arremesso Sica +2 1d kg Lâmina Pesada Decisivo Elevado Lança Grega +2 1d8 3/6-3 kg Lança Pesada de Arremesso, Versátil Tridente (Fascina) +2 1d8 3/6-2 kg Lança Pesada de Arremesso, Versátil ARMADURA Armaduras Bônus de Armadura Penalidade Deslocamento Peso Traje kg Greva ,5 kg Manica ,5 kg Galerus kg Escudos Bônus de Escudo Bônus de Defesa de Penalidade Deslocamento Peso Reflexos Scutum Leve (Parmula) kg Scutum Pesado ,5 kg IMPLEMENTO Implemento Proficiência Bônus de Bônus de Defesa Escudo de Reflexos Penalidade Deslocamento Peso Rede (Rete) ,5 kg Sobre os Autores Aquiles Piraine Fraga, jogador e mestre de Dungeons & Dragons 4 Edição. Especializado em Ravenloft. Jogador desde Eduardo Goulart Ramos, jogador e mestre de Dungeons & Dragons 4 Edição. Especialista em Midgard 4 Edição, mestre de Forgotten Realms. Jogador desde 1999.

Ganhando o Jogo Níveis 19 e 20 só poderão ser alcançados matando monstros. Alcance o Nível 20. Neste momento, o jogo realmente termina.

Ganhando o Jogo Níveis 19 e 20 só poderão ser alcançados matando monstros. Alcance o Nível 20. Neste momento, o jogo realmente termina. Ganhando o Jogo Níveis 19 e 20 só poderão ser alcançados matando monstros. Alcance o Nível 20. Neste momento, o jogo realmente termina. Sua aventura de Munchkin acaba muito rápido? Lá está você, com mais

Leia mais

Forma III de Combate com Sabre de Luz: Soresu

Forma III de Combate com Sabre de Luz: Soresu Forma III de Combate com Sabre de Luz: Soresu A terceira forma, Soresu, também conhecida como Forma da Resiliência, ou Caminho do Mynock, é a expressão definitiva da defesa e diz-se que seus mestres são

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

Eldenurin 3D&T Novo Sistema de Magia por Gustavo Brauner

Eldenurin 3D&T Novo Sistema de Magia por Gustavo Brauner Eldenurin 3D&T Novo Sistema de Magia por Gustavo Brauner Escolas de Magia Os magos de Eldenurin não estão limitados às vantagens mágicas tradicionais (Magia Branca, Magia Elemental e Magia Negra) dos conjuradores

Leia mais

Classe de Armadura. Destreza +0. Raça +0 Magia +0 Outro +0. Armadura +4 Escudo +0 10 + Jogada de. Proteção

Classe de Armadura. Destreza +0. Raça +0 Magia +0 Outro +0. Armadura +4 Escudo +0 10 + Jogada de. Proteção Galduk ANÃO/GUERREIRO/ORDEIRO/NÍVEL 5 O melhor da vida é um machado na mão e um orc morto no chão! FOR Força Ajuste de Ataque Ajuste de Dano Carga Permitida Arrombar Portas Entortar Barras e Erguer Portões

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Diagrama das dimensões de uma quadra oficial Diagrama das dimensões de uma tabela oficial Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5

Diagrama das dimensões de uma quadra oficial Diagrama das dimensões de uma tabela oficial Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 Basquetebol O basquetebol é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL COORDENADORA SANDRA MARA KUCHNIR

ENSINO FUNDAMENTAL COORDENADORA SANDRA MARA KUCHNIR ENSINO FUNDAMENTAL COORDENADORA SANDRA MARA KUCHNIR 2014 EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA PRODUÇÃO CULTURAL DA SOCIEDADE EXPRESSADA ATRAVÉS DO MOVIMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA EIXOS ESPORTE

Leia mais

um jogo de Steve Finn

um jogo de Steve Finn um jogo de Steve Finn arte por Rafaella Ryon - projeto gráfico de Filipe Cunha Em Gunrunners, os jogadores agem como uma agência internacional de polícia em perseguição ao Mercador da Morte, o infame traficante

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA Bateria de Exercícios Voleibol NÚCLEO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2000.2001 VOLEIBOL BATERIA DE EXERCÍCIOS Este documento pretende acima de tudo fornecer ao professor uma

Leia mais

Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos

Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos Os dados devem ser apresentados em tabelas construídas de acordo com as normas técnicas ditadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Leia mais

O essencial sobre Autor: Francisco Cubal

O essencial sobre Autor: Francisco Cubal O essencial sobre Autor: Francisco Cubal 1 Qual a história do Voleibol? Em 1895 o professor de Educação Física G. Morgan, nos Estados Unidos, criou uma modalidade desportiva que, devido ao seu toque no

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

O ESCUDO DA FÉ. Efésios 6.16

O ESCUDO DA FÉ. Efésios 6.16 O ESCUDO DA FÉ Efésios 6.16 Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Introdução Estamos em guerra, e como o apóstolo Paulo diz em Efésios 6.12,

Leia mais

Equipe Dragon Ball World Z

Equipe Dragon Ball World Z Equipe Dragon Ball World Z Introdução 3 Cadastro.4 Tela Inicial...5 Personagens Principais...8 Sala do Tempo...10 Troca de Personagens...11 Treinar...12 Batalha...13 Vitória e Derrota...15 Contato...16

Leia mais

Manual de Regras. Dificuldade do Jogo. Preparação e Componentes. Preparação do Baralho de Eventos. Agora vocês estão prontos para jogar!

Manual de Regras. Dificuldade do Jogo. Preparação e Componentes. Preparação do Baralho de Eventos. Agora vocês estão prontos para jogar! Separe as peças de Abismo; Preparação do Baralho de Eventos Embaralhe e empilhe as Peças de Caminho. Distribua Peça de Caminho para cada Jogador; Separe as 5 cartas de Abismo do baralho, então embaralhe

Leia mais

LUAS ALIANÇA RUHRUHH. Documento 0003. Publicado em 23/01/2013 (Não revisado)

LUAS ALIANÇA RUHRUHH. Documento 0003. Publicado em 23/01/2013 (Não revisado) ALIANÇA RUHRUHH Ministério do Desenvolvimento MD Ministério da Guerra e Defesa Nacional MGDN Departamento de Expansão Galática DEXGAL Departamento de estratégias DEESTRA LUAS Documento 0003 Publicado em

Leia mais

Game Design: Creepy Castle

Game Design: Creepy Castle Game Design: Creepy Castle Flee or Die Todos Direitos Reservados 2013 Allan Elias Ramos Versão #1.0 12/04/2013 Índice 1. INTRODUÇÃO 3 2. VISÃO GERAL DO JOGO 4 QUANTO AO TIPO DE OBJETOS MANIPULADOS 4 QUANTO

Leia mais

VOLLEYBALL Voleibol. Escola Dr. Costa Matos 2013/14. Ana Fernandes 8ºD

VOLLEYBALL Voleibol. Escola Dr. Costa Matos 2013/14. Ana Fernandes 8ºD VOLLEYBALL Voleibol Escola Dr. Costa Matos 2013/14 Ana Fernandes 8ºD REFERÊNCIAS HISTÓRICAS Origem REFERÊNCIAS HISTÓRICAS Origem Criado por William Morgan (Professor EF do Springfield College of the YMCA

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

Os valores máximo e mínimo, portanto, são obtidos a partir da aplicação do desvio padrão sobre o valor médio obtido.

Os valores máximo e mínimo, portanto, são obtidos a partir da aplicação do desvio padrão sobre o valor médio obtido. Avaliação de Terrenos A rotina de avaliação de terrenos apresentada neste site leva em conta os critérios da Avaliação Expedita, ou seja, sem o rigor da avaliação de imóveis feito por técnico credenciado

Leia mais

37ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO

37ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO GABARITO NÍVEL 1 37ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO 1) C 6) A 11) D 16) C 2) D 7) C 12) C 17) D 3) E 8) B 13) E 18) A 4) E 9) B 14)

Leia mais

APOSTILA DE VOLEIBOL

APOSTILA DE VOLEIBOL APOSTILA DE VOLEIBOL O voleibol é praticado em uma quadra retangular dividida ao meio por uma rede que impede o contato corporal entre os adversários. A disputa é entre duas equipes compostas por seis

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES: PROJETO LÓGICA & AÇÃO

SUGESTÕES DE ATIVIDADES: PROJETO LÓGICA & AÇÃO SUGESTÕES DE ATIVIDADES: PROJETO LÓGICA & AÇÃO O emprego de situações reais a problemas de Raciocínio Lógico: Uma abordagem prática para enigmas de lógica. JUSTIFICATIVAS Atualmente o ensino de matemática

Leia mais

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota 1 UMC Engenharia Mecânica Expressão Gráfica 2 Prof.: Jorge Luis Bazan. Desenho Básico Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Em desenho técnico damos o nome de cota ao conjunto de elementos gráficos introduzidos

Leia mais

Mu: Continente Perdido Capítulo 2

Mu: Continente Perdido Capítulo 2 Mu: Continente Perdido Capítulo 2 Minissérie de William Soares da Costa Escrita por William Soares da Costa Personagens deste capítulo NICOLAS GUILHERME WERA JEAN FELIPE Participação especial MARCUS, DOIS

Leia mais

O Jogo dos Espíritos

O Jogo dos Espíritos Atenção: Este livro não é recomendado para pessoas de mente fraca ou menores de 18 anos. Use-o por sua própria conta e risco. O Jogo dos Espíritos Este é um jogo de narrativa compartilhada (também chamado

Leia mais

Dominion. Donald X. Vaccarino

Dominion. Donald X. Vaccarino Dominion Donald X. Vaccarino Você é um monarca, como os seus pais antes de você, o regente de um reino agradável de rios e árvores. Diferente dos seus pais, no entanto, você tem planos e sonhos! Você quer

Leia mais

Atletismo O ARREMESSO DO PESO

Atletismo O ARREMESSO DO PESO Atletismo O ARREMESSO DO PESO A maior característica do lançamento do peso, é a de ser reservada para pessoas fortes, em todas as épocas. Tanto isto é verdade, que os povos antigos praticavam o arremesso

Leia mais

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA Manual de Instruções METALÚRGICA SIEMSEN LTDA. Fone: +55 (0 )47 255 2000 - Fax: +55 (0 )47 255 2020 Rua: Anita Garibaldi, nº 262 - Bairro: São Luiz - CP: 52 CEP: 88351-410 - Brusque - Santa Catarina -

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto Educação Física BASQUETEBOL. Basquetebol 8º ano. basquetebol

Colégio Adventista de Rio Preto Educação Física BASQUETEBOL. Basquetebol 8º ano. basquetebol Colégio Adventista de Rio Preto Educação Física BASQUETEBOL Basquetebol 8º ano Basquetebol Origem e Evolução: Estados Unidos - 1891 Prof. James Naismith Universidade Springfield - USA Ginástica - inverno

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais

JOGOS UNIVERSITÁRIOS CAMILIANOS - JUCAM 2013

JOGOS UNIVERSITÁRIOS CAMILIANOS - JUCAM 2013 REGULAMENTO PARA O VOLEIBOL EQUIPES Uma equipe é formada por 10 jogadores. E somente 6 jogadores podem participar do jogo tendo como obrigatoriedade 3 homens e 3 mulheres em quadra para condições de jogo.

Leia mais

Configurando um Sensor

Configurando um Sensor Configurando um Sensor Vamos supor que temos um bloco NXT com um sensor de luz ligado na porta 3. Como dizemos isto ao Enchanting? 1. Clicar no botão Sensores. 2. Clicar no Botão Configurar Sensores. Aparece

Leia mais

o que é muito pouco. E o empoderamento das mulheres só se dará com a inserção delas no mercado de trabalho, comentou a coordenadora do Dandara no

o que é muito pouco. E o empoderamento das mulheres só se dará com a inserção delas no mercado de trabalho, comentou a coordenadora do Dandara no NIQUELÂNDIA O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Niquelândia, promoveu na cidade, entre a manhã e a tarde de sexta-feira (23),

Leia mais

VOLEIBOL 7ºano. Voleibol HISTÓRICO E REGRAS. Origem e Evolução: William Morgan 1895 ACM s Tênis Minonette 07/05/2013. Brasil 1915 Pernambuco

VOLEIBOL 7ºano. Voleibol HISTÓRICO E REGRAS. Origem e Evolução: William Morgan 1895 ACM s Tênis Minonette 07/05/2013. Brasil 1915 Pernambuco VOLEIBOL 7ºano. HISTÓRICO E REGRAS Profª SHEILA - Prof. DANIEL Origem e Evolução: William Morgan 1895 ACM s Tênis Minonette Brasil 1915 Pernambuco Colégio Marista ou ACM s São Paulo 1916 1954 CBV 1982

Leia mais

Como erguer um piano sem fazer força

Como erguer um piano sem fazer força A U A UL LA Como erguer um piano sem fazer força Como vimos na aula sobre as leis de Newton, podemos olhar o movimento das coisas sob o ponto de vista da Dinâmica, ou melhor, olhando os motivos que levam

Leia mais

Piloto de testes admite: Caça mais caro do mundo não é capaz de fazer 'Dogfight'!

Piloto de testes admite: Caça mais caro do mundo não é capaz de fazer 'Dogfight'! Piloto de testes admite: Caça mais caro do mundo não é capaz de fazer 'Dogfight'! Novo caça stealth é carne morta em um combate aéreo! Por David Axe Um piloto de teste tem más notícias sobre o F-35 Joint

Leia mais

Motivação. O Uso de Jogos. Problems & Programmers (PnP) Visão Geral do PnP. Exemplo. Jogos para Simulação em Engenharia de Software

Motivação. O Uso de Jogos. Problems & Programmers (PnP) Visão Geral do PnP. Exemplo. Jogos para Simulação em Engenharia de Software Reuso de Software Aula 12 Motivação Jogos para Simulação em Engenharia de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo reuso.software@gmail.com 16 Abril 2012 Ensino tradicional de Engenharia

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. REGULAMENTO DE BURACO 1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. 2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de

Leia mais

WORX AEROCART MODELO WG050

WORX AEROCART MODELO WG050 WORX AEROCART MODELO WG050 Avisos Gerais de Segurança AVISO Leia todos os avisos e instruções de segurança. Não seguir os avisos e instruções pode resultar em lesão séria. Guarde todos os avisos e instruções

Leia mais

Princípios da defesa 5x3

Princípios da defesa 5x3 Princípios da defesa 5x3 Não importa qual defesa praticamos, mas, o como a tornamos eficaz No 5x5, são até três atacantes realmente envolvidos em uma jogada, portanto, se todos estiverem sempre comprometidos

Leia mais

CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria

CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria Calculando uma peça com o CALDsoft7 É muito simples calcular uma peça com o CALDsoft7, basta seguir os passos apresentados abaixo: - Escolher a peça

Leia mais

Como se fazem jantes para veículos automóveis

Como se fazem jantes para veículos automóveis Supervisor: Abel Santos Monitor: Rui Barbosa 1 Como se fazem jantes para veículos automóveis Processos de Fabrico Ana Carolina Costa Ana Rita Pintão Daniel Almeida Carlos Pereira Francisco Menezes MIEM,

Leia mais

PLANOS CINEMATOGRÁFICOS BÁSICOS Introdução aos estudo do cinema e sua linguaguem v1.0

PLANOS CINEMATOGRÁFICOS BÁSICOS Introdução aos estudo do cinema e sua linguaguem v1.0 PLANOS CINEMATOGRÁFICOS BÁSICOS Introdução aos estudo do cinema e sua linguaguem v1.0 Os planos cinematográficos são formas de descrever a posição da câmera em relação ao foco da cena, não apenas de personagens

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906 Exercícios com Elástico Os Exercícios com elástico irão trabalhar Resistência Muscular Localizada (RML). Em cada exercício, procure fazer a execução de maneira lenta e com a postura correta. Evitar o SOLAVANCO

Leia mais

Detalhes DBC. - Manual versão 1.05 - Junho de 2012. o x i g ê n i o. Máscara de Solda de auto-escurecimento DBC-600 CA 27617.

Detalhes DBC. - Manual versão 1.05 - Junho de 2012. o x i g ê n i o. Máscara de Solda de auto-escurecimento DBC-600 CA 27617. DBC o x i g ê n i o Detalhes - Manual versão 1.0 - Junho de 2012 Máscara de Solda de auto-escurecimento DBC-00 CA 21 Manual do Usuário Índice Conteúdo 1) Breve histórico das máscaras 2) Componentes deste

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

OBJETIVO DO JOGO REGRAS EM VÍDEO COMPONENTES DO JOGO TIPOS DE CARTAS O MUNDO DE BATTALIA UNIDADES

OBJETIVO DO JOGO REGRAS EM VÍDEO COMPONENTES DO JOGO TIPOS DE CARTAS O MUNDO DE BATTALIA UNIDADES OBJETIVO DO JOGO um jogo agressivo de guerra e conquista, capturando as cidades dos oponentes. Neste jogo, o nível das cidades corresponde exatamente à quantidade de pontos de vitória que um jogador possui

Leia mais

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos.

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Jogo do Mico Número de jogadores: 3 + Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Cartas de Vilão e Item Mágico não devem ser utilizadas. Deixe

Leia mais

Capítulo Um. NO QUAL Nick e Laurie recebem uma lic,ão e aprendem outra

Capítulo Um. NO QUAL Nick e Laurie recebem uma lic,ão e aprendem outra Capítulo Um NO QUAL Nick e Laurie recebem uma lic,ão e aprendem outra N icholas Vargas nunca tivera grande jeito para o desporto. Gostava de jogar basquetebol, mas marcava muito mais pontos com um comando

Leia mais

Foto do criado r do voleibol : William G. Morgan.

Foto do criado r do voleibol : William G. Morgan. VOLEIBOL O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O

Leia mais

Jogos Lógicos de Tabuleiro

Jogos Lógicos de Tabuleiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Extensão 2014/2015 Jogos Lógicos de Tabuleiro Coordenadores: Liliane F. Giordani Renato P. Ribas www.inf.ufrgs.br/lobogames lobogames.ufrgs@gmail.com

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 -

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

REGRAS RETIRADAS DA INTERNET

REGRAS RETIRADAS DA INTERNET REGRAS RETIRADAS DA INTERNET NOVAS VANTAGENS: As duas primeiras são relacionadas a Artes Marciais (na minha opinião não muito úteis fora desse tipo de jogo) e a última relacionada a qualquer tipo de suplemento.

Leia mais

Realizando cálculos para o aparelho divisor (I)

Realizando cálculos para o aparelho divisor (I) Realizando cálculos para o aparelho divisor (I) A UU L AL A Você já estudou como fazer os cálculos para encontrar as principais medidas para a confecção de uma engrenagem cilíndrica de dentes retos. Vamos

Leia mais

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Adaptação de Servo-motores Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0

Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0 Programadores e Problemas: Instruções Introdução Problemas e Programadores é um jogo educacional na área de engenharia de software. Ele é dirigido a estudantes que já têm conhecimento entre o básico e

Leia mais

Conceito e Processo do Planejamento Estratégico

Conceito e Processo do Planejamento Estratégico ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Estratégia de Negócios em TI (Parte 2) Conceito e Processo do Planejamento Prof. Me. Walteno Martins Parreira Jr Vídeo: Os três porquinhos http://www.youtube.com/watch?v=eo4msbm113g

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 02 CINEMÁTICA VETORIAL

LISTA DE EXERCÍCIOS 02 CINEMÁTICA VETORIAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL MONITOR: VICTOR MENDES LISTA DE EXERCÍCIOS 02 CINEMÁTICA VETORIAL 1.0 Unidimensional 1.1 Velocidade Média MÉDIO Questão 01. Uma pessoa

Leia mais

REGRAS DO POKER. Link:http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-poker.html

REGRAS DO POKER. Link:http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-poker.html REGRAS DO POKER Link:http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-poker.html Com mais de 100 milhões de jogadores em todo o planeta, a modalidade de poker Texas Hold'em No Limits também pode ser jogada aqui

Leia mais

Por Antônio Augusto Shaftiel Autor de Entre Anjos e Demônio, Assassino de Almas e Busca por Sangue. Kits

Por Antônio Augusto Shaftiel Autor de Entre Anjos e Demônio, Assassino de Almas e Busca por Sangue. Kits Kits Para Anjos: Cidade de Prata e DemÔnios; A Divina Comédia Por Antônio Augusto Shaftiel (orifiel@hotmail.com) 1 Kits angelicais Anjo da Guarda O anjo da guarda é um anjo indicado para proteger um mortal

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud 2012. La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN 978-959-212-811-8

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud 2012. La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN 978-959-212-811-8 RISCOS PERCEBIDOS E VIVIDOS POR POLICIAIS CIVIS: ESTUDO COMPARATIVO EM DOIS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Autores: Patricia Constantino Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde/CLAVES/FIOCRUZ

Leia mais

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor.

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7.1. Torque Quando você faz força para desrosquear uma tampa de um vidro de conservas com a mão, se está aplicando torque. O torque é

Leia mais

1 Regras dos Esportes de Verao da Special Olympics Basketball BASQUETEBOL

1 Regras dos Esportes de Verao da Special Olympics Basketball BASQUETEBOL 1 BASQUETEBOL As Regras Oficiais da Special Olympics devem governar todas as competições de Basquete da Special Olympics. Como um programa de esportes internacional, a Special Olympics criou estas regras

Leia mais

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br OS PRIMEIROS PASSOS OS PRIMEIROS PASSOS Para se tornar um FRANQUEADO www.helpdigitalti.com.br PROCURO UMA FRANQUIA MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR Para se tornar um franqueado é necessário avaliar se OS SEUS

Leia mais

Especificações dos Robôs: 1. O robô deverá caber em um quadrado cujas dimensões internas serão de 20 cm por 20 cm.

Especificações dos Robôs: 1. O robô deverá caber em um quadrado cujas dimensões internas serão de 20 cm por 20 cm. Nome da Modalidade: Sumô controlado por fio Número de robôs por partida: Dois (2) Duração da partida: 3 minutos Classe de peso dos robôs: 3,005 kg Dimensões dos robôs: Conforme abaixo Especificações do

Leia mais

Empurra e puxa. Domingo, Gaspar reúne a família para uma. A força é um vetor

Empurra e puxa. Domingo, Gaspar reúne a família para uma. A força é um vetor A U A UL LA Empurra e puxa Domingo, Gaspar reúne a família para uma voltinha de carro. Ele senta ao volante e dá a partida. Nada. Tenta outra vez e nada consegue. Diz então para todos: O carro não quer

Leia mais

Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias...

Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias... Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias... Mamãe Sarada 2015 Todos os direitos reservados...com Apenas 14Min/Dia! mamaesarada.com.br Av. Eng Carlos Goulart 1015 sala 313 Belo Horizonte

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

fitness 94 SPORT LIFE

fitness 94 SPORT LIFE 94 SPORTLIFE o torracalorias O kettlebell, que chegou ao país no ano passado, queima, em 10 minutos, tanto quanto correr na esteira por 45 minutos Texto Lygia Haydée Fotos Bruno Guerreiro Uma bola de ferro

Leia mais

Lista de Exercícios para Recuperação Final. Nome: Nº 1 º ano / Ensino Médio Turma: A e B Disciplina(s): Física LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO - I

Lista de Exercícios para Recuperação Final. Nome: Nº 1 º ano / Ensino Médio Turma: A e B Disciplina(s): Física LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO - I Lista de Exercícios para Recuperação Final Nome: Nº 1 º ano / Ensino Médio Turma: A e B Disciplina(s): Física Data: 04/12/2014 Professor(a): SANDRA HELENA LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO - I 1. Dois móveis

Leia mais

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1 Projeto Mancala Objetivo Aprender sobre jogos de Mancala. Os Mancalas constituem uma família de jogos africanos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas

Leia mais

4 A UM PASSO DO TRAÇO

4 A UM PASSO DO TRAÇO 4 A UM PASSO DO TRAÇO Coleção Fascículo 4 A um passo do traço Índice A um passo do traço...05 Capriche na dosagem...09 Rodando o traço... 14 Depois das matérias-primas, os ajustes finais...16 Corrigindo

Leia mais

Análise Econômica. Nívea Cordeiro

Análise Econômica. Nívea Cordeiro Análise Econômica Nívea Cordeiro 1 2011 Análise Econômica Permite levantar o montante que será gasto no empreendimento e se este dará lucro ou prejuízo. A análise econômica trabalha por competência, permitindo

Leia mais

Rede Nacional de Intercessão: O poder do jejum e da oração na intercessão Sex, 28 de Agosto de 2015 11:09

Rede Nacional de Intercessão: O poder do jejum e da oração na intercessão Sex, 28 de Agosto de 2015 11:09 Interceder é ver a necessidade da intervenção de Deus nas mais diversas situações. É conhecer a vontade de Cristo, de modo a ver as circunstâncias como Cristo as vê, e unir-se a Ele em súplica para que

Leia mais

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos Programa de Preparação para

Leia mais

TERMINAIS LEVES COM LTSP (LINUX TERMINAL SERVER PROJECT) Lucas Queiroz Braga ¹, Hermes Nunes Pereira Júnior ²

TERMINAIS LEVES COM LTSP (LINUX TERMINAL SERVER PROJECT) Lucas Queiroz Braga ¹, Hermes Nunes Pereira Júnior ² 295 TERMINAIS LEVES COM LTSP (LINUX TERMINAL SERVER PROJECT) Lucas Queiroz Braga ¹, Hermes Nunes Pereira Júnior ² Resumo: O Linux Terminal Server Project (LTSP) é um conjunto de serviços que proporcionam

Leia mais

Efeitos das Regras na Arbitragem e na Performance dos Árbitros no Voleibol Moderno Parte 3

Efeitos das Regras na Arbitragem e na Performance dos Árbitros no Voleibol Moderno Parte 3 Efeitos das Regras na Arbitragem e na Performance dos Árbitros no Voleibol Moderno Parte 3 Sandy Steel, CLJ/FIVB Quais são os critérios rios que procuramos e o que podemos fazer para lál chegar? Conhece

Leia mais

1 Introdução. Elementos de fixação. Elementos de fixação constitui uma unidade. de 13 aulas que faz parte do módulo Elementos de Máquinas.

1 Introdução. Elementos de fixação. Elementos de fixação constitui uma unidade. de 13 aulas que faz parte do módulo Elementos de Máquinas. A U A UL LA Introdução aos elementos de fixação Introdução Elementos de fixação constitui uma unidade de 3 aulas que faz parte do módulo Elementos de Máquinas. Nessa unidade, você vai estudar os principais

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA Art. 1º. O torneio de Canastra do VII JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, combinado

Leia mais

Seqüência de Desenvolvimento

Seqüência de Desenvolvimento Seqüência de Desenvolvimento Motor, Padrões Fundamentais de Movimento e TGMD-2 2Test Seqüência de Desenvolvimento Motor q (GALLAHUE & OZMUN, 1998) Seqüência de Desenvolvimento Motor (TANI, MANOEL, KOKUBUM

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Robótica 2008

Olimpíada Brasileira de Robótica 2008 2008 Modalidade: Teórica Nível 2 (4º, 5º e 6º anos) Tempo de Duração: 2 horas ome do luno:... Matr:...... Escola:... Cidade:... Estado:...... Uma das 5 Olimpíadas Científicas com apoio financeiro do: Patrocinio:

Leia mais

O BRASIL NO MUNDO PÓS-CRISE #

O BRASIL NO MUNDO PÓS-CRISE # O BRASIL NO MUNDO PÓS-CRISE # José Augusto Guilhon Albuquerque * O título desta apresentação deveria ser: missão impossível. Falar sobre o Brasil no mundo pós-crise em 12 minutos implicaria falar sobre

Leia mais

Julia Annas. Platão. www.lpm.com.br L&PM POCKET

Julia Annas. Platão. www.lpm.com.br L&PM POCKET Julia Annas Platão Tradução de Marcio de Paula S. Hack www.lpm.com.br L&PM POCKET 3 Su m á r i o Ca p í t u l o 1: Discutindo com Platão...7 Ca p í t u l o 2: O nome de Platão e outras questões...18 Ca

Leia mais

As Fases da Lua iluminado pela luz do Sol A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra

As Fases da Lua iluminado pela luz do Sol A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra As Fases da Lua À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Instruções O K2 é a segunda maior montanha do mundo (depois do Monte Evereste) com uma altura de 8.611 metros acima do nível do mar. Também é considerada uma das mais difíceis. O K2 nunca foi conquistado

Leia mais

Regulamento Jogo de Truco

Regulamento Jogo de Truco Regulamento Jogo de Truco Art. 1º Funcionamento básico do jogo de truco: a) O truco é jogado com apenas 1 baralho, retirando-se as cartas 8, 9 e 10. b) A força das cartas obedece a seguinte seqüência decrescente:

Leia mais

Jogos de Integração do Instituto Federal/ Araranguá JIIF

Jogos de Integração do Instituto Federal/ Araranguá JIIF Jogos de Integração do Instituto Federal/ Araranguá JIIF DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Para efeito de classificação, a pontuação será a seguinte: I - 1º lugar: 10 pontos. II - 2º lugar: 7 pontos. III - 3º

Leia mais

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos

Leia mais

Resolverei neste artigo a prova de Raciocínio Lógico do concurso para a SEFAZ-SP 2009 organizada pela FCC.

Resolverei neste artigo a prova de Raciocínio Lógico do concurso para a SEFAZ-SP 2009 organizada pela FCC. Olá pessoal! Resolverei neste artigo a prova de Raciocínio Lógico do concurso para a SEFAZ-SP 2009 organizada pela FCC. 01. (SEFAZ-SP 2009/FCC) Considere o diagrama a seguir, em que U é o conjunto de todos

Leia mais