Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0"

Transcrição

1 Programadores e Problemas: Instruções Introdução Problemas e Programadores é um jogo educacional na área de engenharia de software. Ele é dirigido a estudantes que já têm conhecimento entre o básico e o intermediário na disciplina. Idealmente o jogo será jogado por estudantes no meio do curso em Engenharia de Software e que, portanto já tiveram acesso aos conhecimentos básicos. No entanto, algumas cartas do jogo expõem o jogador a conceitos mais avançados. O jogo tem por objetivo ensinar aos jogadores através de uma simulação do processo de desenvolvimento de software; da documentação até a entrega.. Em geral, os jogadores que seguem práticas adequadas de engenharia de software serão recompensados, enquanto aqueles que arriscam e percorrem atalhos serão punidos. A punição vem principalmente das cartas de outros jogadores. Os detalhes do código do sistema são também modelados com base nos efeitos reais da engenharia de software e recompensarão os jogadores inteligentes. No fim de uma série de jogos os jogadores aprenderão que caminhos são eficazes e quais são perigosos. Após o término de vários jogos, os jogadores aprenderão quais ações são efetivas e quais são perigosas. Tais lições serão efetivas no jogo, bem como na realidade. Seu Objetivo O objetivo de Problemas e Programadores é simples, ser o primeiro a terminar o projeto. Cada participante joga como um gerente de projeto, competindo contra seus oponentes a fim de completar o projeto satisfatoriamente em primeiro. No curso do jogo, cada jogador terá um projeto de engenharia de software da concepção ao término, enquanto tenta evitar possíveis armadilhas de programação através de planejamento, preparação e sorte. Configuração No início do jogo, separe cada um dos montes de cartas e tome um tempo para s habituar-se a elas. Há quatro montes de cartas usados no jogo: Monte do Código é o mais fácil de identificar, uma vez que é colorido na parte posterior, metade azul, metade vermelho. Este monte contém todas as cartas de código que os jogadores usarão para completar seus projetos. O Monte de Documentação é um monte menor que contém cartas que são preto e azul, ou vermelhos rotulados por Unclear. Estas cartas são também colocadas entre os jogadores. O Monte de Projeto possui somente 9 cartas (é o menor monte) com figuras idênticas e invertidas lado a lado e que podem efetivamente ser postas de lado depois que um projeto é selecionado. O Monte Principal é o maior. Contém todas os cartas remanescentes, rotuladas por Conceito e Programador, assim como dúzias de cartas coloridas rotuladas por Problema. Coloque este monte entre os jogadores.

2 Coloque os montes de cartas entre os jogadores. Mais tarde no jogo, quando as cartas forem sendo descartadas, coloque-as com a parte posterior para cima, próximo as outras cartas a fim de formar uma pilha de cartas descartadas (se um monte acabar você pode reusar a pilha de cartas descartadas). Início do Jogo A primeira coisa que acontece no início do jogo é a escolha de um projeto, ao acaso, da pilha de projetos. Este projeto será aquele que os jogadores vão concorrer para completar. Coloque esta carta do projeto no meio da área de jogo entre os jogadores. Ass outras cartas de projeto não são mais necessárias depois disso e podem ser colocados à parte. A informação dessa carta está repetida nas duas metades da carta, de maneira a que todos os jogadores tenham acesso às propriedades do projeto. Estas informações são muito importantes para o jogo e incluem: - Complexidade: Quantos pontos de tempo um programador precisa gastar para completar um pedaço de bom código. Há duas possibilidades para esse número: 2 ou 4. - Tamanho: quantas cartas de código devem ser completadas para integrar e terminar o projeto. - Qualidade: Esse número representa o quanto livre de defeitos (bugs) deve estar o produto final. O número indica o total de cartas que você deve ter sem nenhuma marcação de problema. - Orçamento: quantidade de dinheiro que você terá para gastar com o projeto e será uma restrição para contratação de programadores. Na primeira vez que jogar o jogo, recomenda-se o uso de um projeto simples, o Pong Collection é uma boa escolha. Não se preocupe se algumas destas regras não fazem nenhum sentido, elas serão explicadas adiante em mais detalhes. O Monte Principal de Cartas Depois que os jogadores já tem o projeto, cada jogador pega cinco cartas do monte principal (o monte grande com as cartas com a parte posterior em branco). Dê uma olhada nas cartas em sua mão. O monte principal contém três tipos de cartas: programadores, problemas e conceitos. Cada um destes possui características importantes, as quais são descritas abaixo em detalhe. Programadores Programadores são o coração da fase de implementação; são necessários para codificação. Eles possuem 3 atributos que os jogadores deveriam observar antes de decidir sobre contratá-los ou não:

3 1) Salário: quanto será pago ao programador. Os programadores com maiores salários tomarão mais recursos de seu orçamento. 2)Habilidade: É número de pontos de tempo que um programador tem a cada rodada do jogo. Cada ação que o programador toma requer um certo número de pontos de tempo e dessa maneira um programador mais rápido pode fazer mais a cada rodada. Habilidade tem números de 1 a 5, com 5, claro, sendo o melhor. 3) Personalidade: tendência de programadores em serem bons trabalhadores, em uma escala de 1 a 5. Isto inclui companheirismo, profissionalismo, e quão bem eles seguem práticas adequadas de engenharia de software. Quanto menor o valor referente à personalidade, mais vulneráveis às cartas de problema eles serão. Quanta você contrata um programador, coloque-o à direita dos programadores que você já possui na parte inferior da sua área de jogo 1. Antes que você possa adquirir qualquer programador você deve ter certeza de que o orçamento de seu projeto é suficiente para pagar os salários. Problemas Cartas de problema representam as coisas que dão errado durante o projeto de engenharia de software. Elas são jogadas para um oponente durante sua fase de implementação, mas somente se estiverem de acordo com um determinado critério. Jogadores que tomam precauções apropriadas podem se tornar imunes a alguns problemas. As cartas de problema têm 3 partes principais a serem consideradas: 1) Critério: Esta parte diz quais as condições devem ser encontradas para que você esteja apto a jogar a carta para um dado oponente. Este é a maneira da carta dizer, Esta carta só pode ser jogada quando [critério]. 2) Abreviação do Critério: Esta atua como uma referência rápida para o critério da carta. 3) Efeito: Esta é o efeito que o jogador (através de seu programador) sofrerá quando a carta é jogada para ele. A maioria dos problemas é usada e colocada no monte de descarte. Cartas de Problemas persistentes não são descartadas imediatamente; ficam no jogo e continuam perturbar seus receptores. Note também que os problemas são coordenados por cores, do verde para o azul para o vermelho, na ordem crescente de severidade. Você pode jogar uma carta de problema para seus oponentes durante as suas fases de implementação. Mas você só pode fazer isso se os critérios na carta forem 1 Veja apêndice B para comentários sobre isso.

4 atendidos. Quando você joga um problema, se o receptor estiver de acordo com o critério, ele estará sujeito aos efeitos do problema. Por exemplo: Este jogador perde o progresso feito: Você pode escolher algumas das cartas de código deste jogador e descartá-las, dependendo de sua carta de problema. Este jogador pode ter que descartar [algo]: Quando uma carta é descartada, coloque-a na pilha apropriada de descarte. As cartas de documentação devem ser colocadas abaixo das pilhas de onde elas vieram. Este jogador pode ter um programador demitido ou que pede demissão: Este programador é descartado. Qualquer código que ele tenha feito é deixado para trás. Cartas do tipo problemas persistentes são mantidas no tabuleiro do jogador. Cartas do tipo problemas de projeto são colocadas ao lado da carta de projeto virada para aquele jogador e representa os efeitos que só eles devem tratar. Cartas do tipo problemas de programadores devem ser localizadas na área abaixo do programador que eles estão afetando. Para economizar espaço no tabuleiro do jogador, as cartas de problemas podem ser colocadas debaixo de suas vítimas, mas o nome do problema deve estar visível. Conceitos Estas cartas representam decisões opcionais que podem ser feitas durante o processo de produção do software. Todas permanecem no jogo até serem descartadas (colocadas na pilha de descarte) e podem mudar como ou quão rápido você progride. Elas têm duas partes importantes: 1) Efeito: Isto é o que esta carta de conceito faz. 2) Custo: Alguns conceitos têm um custo. Isto é tratado da mesma forma que os salários dos programadores e não podem ser jogadas se excederem o orçamento. Conceitos podem ser colocados em qualquer espaço disponível no tabuleiro do jogador; o lado esquerdo da área de jogo pode ser conveniente. Os conceitos, que têm efeito persistente e que afetam o projeto, devem ser colocados próximos à carta do projeto. Estrutura do jogo Uma vez que os jogadores já estiverem familiarizados com as cartas nas suas mãos, eles podem começar. O jogador mais novo começa. Após cada jogada, o próximo jogador no sentido horário toma a sua vez.

5 O Processo de Desenvolvimento Em Problemas e Programadores, os jogadores seguem o conhecido modelo de cascata para desenvolver seus projetos. O jogo utiliza uma versão em cinco passos do modelo de cascata, dividindo a implementação em dois passos. Cada passo é então representado por uma fase do jogo. O tabuleiro do jogador, isto é o espaço onde coloca as cartas, deve ser organizado de acordo com o modelo de cascata. Sugere-se que se use uma folha de papel e colunas sejam definidas para cada fase. Cada fase determina as ações que o jogador pode realizar. Os jogadores podem mover-se para a próxima fase dentro do ciclo de vida na sua jogada, mas uma vez que se moveu ele não pode voltar atrás. A decisão tomada tem grande efeito para o jogador, assim deve ser tomada com cautela. Em geral, a cada rodada o jogador irá realizar as seguintes ações nesta ordem: 1) Decidir se passa para a próxima fase 2) Puxar cartas 3) Agir baseado na sua fase 4) Jogar cartas de programadores e conceitos 5) Descartar cartas que ele não precisa Vale notar que esta estrutura de rodada pode retardar sua habilidade de demitir e recontratar programadores. Se um programador está sendo demitido com intuito de limpar o orçamento para contratação de novos programadores, essa contratação só poderá ocorrer na rodada seguinte à demissão. Similarmente, o novo programador não estará habilitado a entrar em ação até a rodada seguinte à sua contratação. Isto é intencional, e é usado para ilustrar as dificuldades associadas com a chegada de novos programadores e fazê-los produzir. Todos os jogadores iniciam na fase de requisitos, a primeira fase do ciclo de vida. Os jogadores na fase de requisitos de seus projetos passam pelas seguintes etapas:

6 Fase de Requisitos 1) Decidir: Primeiro você deve decidir se irá mover-se para a fase de projeto. Se você fizer isso, você deve começar seguindo os passos da fase de projeto no lugar dos descritos abaixo. 2) Puxar: Se você tem menos que cinco cartas nas mãos. Você pode puxar cartas até completar as cinco. 3) Trabalhar nos Requisitos: Você pega duas cartas do monte de documentação e as coloca na coluna Requisitos do seu tabuleiro (área vermelha acima). Você pode abrir mão de puxar uma ou duas dessas cartas para substituir uma carta de documentação não clara ( Unclear ). Neste caso você pode substituir uma carta não clara para cada puxada que realizou. A fase continua até que o número de cartas de requisitos que você precisar estiver satisfatório. Um bom máximo é seis. Existem cartas de problemas que visam jogadores com menos de uma carta de requisitos, outras que visam aqueles com menos de duas, e assim por diante. Uma vez que você tem seis cartas de requisitos, você necessita preocupar-se somente com seus requisitos não claros. Falando sobre isso, será frequentemente benéfico substituir a documentação não clara, elas poderão deixá-lo vulnerável a certas cartas de problema. 4) Jogue: Você pode colocar qualquer número de cartas de programadores ou conceitos que tem nas mãos em jogo (contanto que você não exceda seu orçamento). 5) Descarte: Você pode escolher e descartar qualquer número de cartas que tenha nas mãos. Você também pode demitir qualquer número de programadores ou descartar qualquer de seus conceitos. Programadores que são demitidos deixam seus códigos e se outro programador desejar trabalhar sobre os códigos deve pagar uma multa pela ajuda (veja abaixo de implementação). Na próxima rodada, você irá seguir esses passos novamente, iniciando com a decisão de mover-se ou não. Se você decidir ir adiante, passar de fase, seus novos passos estarão na fase de projeto. Fase de Desenho 1) Decidir: Primeiro você escolhe se deseja mover-se para a fase de implementação, se você fizer isso você deve seguir os passos da fase dessa da fase de implementação, em vez de seguir os descritos abaixo. De outra forma: 2) Puxar: Se você possui menos que cinco cartas nas mãos, você pode puxar cartas até completar as cinco. 3) Trabalhe no Desenho: Você pode puxar duas cartas da pilha de documentação e colocar na coluna de Desenho (área vermelha acima). Você pode abrir mão de uma ou duas dessas cartas para substituir uma carta de documentação não clara existente. Neste caso você pode substituir uma carta em cada puxada que você realiza.

7 Novamente, seis cartas de desenho devem ser o bastante para prevenir a maioria das cartas de problemas baseadas em desnho. É benéfico substituir cartas de documentação não clara, já que elas podem deixá-lo vulnerável a problemas. 4) Jogue: Você pode colocar qualquer número de cartas de programadores ou conceitos que tem nas mãos em jogo (contanto que você não exceda seu orçamento). 5) Descarte: você pode escolher e descartar qualquer número de cartas que tem nas mãos. Você também pode demitir qualquer número de programadores ou descartar qualquer de seus conceitos. Fase de Implementação Nesta fase, você está vulnerável a cartas de problemas, então seja cuidadoso. Aqui você pode pagar o preço por ter tomado decisões erradas anteriormente. Isto também significa que quando seu oponente entrar nesta fase, tenha certeza que está pronto para causá-los dificuldades com cartas de problema que você tem em mãos. 1) Problemas: Cada um dos jogadores pode jogar uma carta problema para você, se você atente adequadamente os critérios. 2) Decidir: Se você possuir cartas de código integrados em quantidade igual ou superior ao tamanho de seu projeto, você pode escolher mover-se para a fase de entrega. Note que estas cartas de código podem ou não conter bugs, e não necessitam ser inspecionadas. Mas lembre-se que durante a fase de entrega do produto, estas cartas serão conferidas baseadas na exigência de qualidade de seu projeto, e se qualquer bug for achado haverá conseqüências. 3) Comprar: Se você tem menos de cinco cartas na mão, você deve comprar cartas até atingir cinco cartas. 4) Implementar( ou Intregar): Antes mesmo de você pensar em integração de código, você deve pensar em produzi-lo. No estágio de produção, cada programador que você controla pode tomar diferentes ações. A habilidade do programador determina quantos pontos de tempo ele tem e, portanto, quantas ações ele pode desempenhar. Os programadores têm 4 opções em cada rodada, e cada uma destas opções consome pontos de tempo. Os programadores podem fazer qualquer combinação de ações desde que ele possua pontos de tempo suficientes. As quatro ações que um programador pode desempenhar são: Programar Bom Código (custo = complexidade do projeto) Pega uma carta de código no monte de código e a coloque (com a face para baixo) acima deste programador e acima de todas as outras cartas já colocadas. Uma vez que este é um código bom, deve-se colocar a parte azul da carta o mais longe do programador. Programar Código Ruim (custo = metade da complexidade do projeto) Mesmas atividades de programar bom código, entretanto, colocando a lado vermelho da carta mais longe do programador.

8 Inspeção de Código (custo = 1 ponto de tempo) Desvirar, a sua escolha, uma das cartas do programador que estão com a face virada para baixo. Esteja certo de que cartas (vermelhas ou azuis) viradas com a face para cima já sofreram inspeção. Se a carta é um defeito, esta carta pode potencialmente causar problemas quando o projeto for completado (lembra-se dos requisitos de qualidade?). Qualquer defeito grave encontrado irá causar o descarte da carta de código localizada acima dele e o defeito grave é imediatamente substituído por uma carta de código de mesma qualidade. Corrigir Defeito (custo = 1 ponto de tempo) Este programador pode corrigir um defeito simples por um ponto de tempo, substituindo ele por uma carta de mesma qualidade do monte de código. Um defeito normal, por outro lado, é corrigido pela troca dele com a carta de código exatamente acima, ou se o defeito for a carta mais ao topo, ele pode ser finalmente substituído por uma carta de código do monte de código. Portanto, podem ser necessárias várias ações de corrigir defeito para se livrar de um defeito normal. Defeitos podem ser tratados e resolvidos em qualquer ordem desejada pelo jogador. Corrigir defeitos pode funcionar bem para atingir seus requisitos de qualidade no final do jogo. Desta forma, por exemplo, se um programador tem 4 habilidades e um projeto é de complexidade 2, ele pode: - Programar dois bons códigos (cada um custando 2 pontos de tempo) - Programar um bom código e inspecionar duas cartas de código ( ) - Inspecionar 2 códigos e corrigir dois defeitos simples ( ) - etc... Um programador não precisa usar todos os seus pontos de tempo em todas as rodadas. Finalmente, ao invés de efetuar alguma ação normal, o programador pode ajudar outro. Neste caso, o programador pode trabalhar no código de outro programador como se este fosse o seu próprio código, mas com dois pontos de penalidade pago uma vez para todas as ações tomadas. Portanto, um programador de habilidade 4 poderia desempenhar os dois pontos não penalizados em ações na coluna de outro programador. Estes pontos podem ser combinados para criar cooperativamente uma carta de código, desde que haja pontos suficientes disponíveis entre eles. Note ainda que esta é a única forma de trabalhar no código de um programador que não trabalha mais para você. Então esteja ciente de contratar seus programadores mais produtivos. Se você completou cartas de código em tamanho igual ao do projeto, você pode integrar nesta rodada ao invés de fazer qualquer ação de programação. Neste caso, você leva todas as suas cartas de código para um programador e põe estas cartas em uma coluna separada do lado direito de todos os programadores. Isto representa seu código integrado, que não pode ser mudado nem afetado por nenhum problema de outros programadores. Uma vez tendo o código integrado do tamanho de seu projeto, você pode mover para a fase de entrega do produto. Note: Seja cuidadoso! Não altere o alinhamento das cartas enquanto as move, as cartas serem de código bom ou ruim ainda é importante.

9 5) Jogar: Você pode colocar qualquer número de cartas de programadores e conceitos de sua mão em jogo (desde que estas não excedam o orçamento) 6) Descartar: Você pode escolher e descartar qualquer número de cartas de sua mão. Você pode também demitir qualquer número de programadores ou descartar quaisquer de seus conceitos. Fase de Entrega do Produto Este é o desafio final para o seu projeto; você saberá se seus clientes aprovarão o projeto. 1) Uso do produto: Pegue todos as cartas de código e vire-os com a face para baixo (novamente mantendo-os alinhados da mesma maneira). Você tem que misturar a ordem das cartas e um jogador adversário pode escolher cortar a pilha uma vez. Finalmente, revele as cartas fora do topo da pilha igual aos seus requisitos de qualidade. Se nenhum deles está com defeitos, você vence! Se qualquer das cartas reveladas tem um defeito simples ou um defeito péssimo, você perde o jogo. Estes são defeitos tão severos que o produto não é executado completamente, o cliente fica intimidado e assim é seu chefe. Neste caso o projeto é cancelado e corrigido. Mas se houver algum defeito simples ou normal, o projeto é falho, mas pode ser continuar. Neste caso, você tem que colocar todas as seus cartas de código em cima de um dos seus programadores. Você pode escolher o programador, mas seu oponente escolhe a ordem que as cartas de código são organizadas. Você tem que voltar para a fase de implementação e procede como antes, enquanto tenta terminar o seu projeto mais uma vez. Lembre-se de que você estará mais uma vez vulnerável a problemas, pois, você está sem defeitos no projeto.

10 Um Breve Glossário Descarte - Lugar para descartar as cartas, segundo o tipo do monte. Ajuda - Quando um programador dá os seus pontos tempo a outro, com uma penalidade padrão de dois pontos. Perder X Progresso - Descarte X dos cartas de código dos jogadores marcados de sua escolha. Código Bom - Código que é azul para cima se a face é para baixo ou lado azul para cima se face é para cima. Ações Ações que um jogador executa a cada rodada (Decidir,Puxar, Agir, Jogar, Descartar) Código Ruim - Código que o lado vermelho é para baixo ou lado vermelho para cima se face é para cima. Estágio/fase - Uma das cinco partes do modelo de cascata, e conseqüentemente do jogo.

Motivação. O Uso de Jogos. Problems & Programmers (PnP) Visão Geral do PnP. Exemplo. Jogos para Simulação em Engenharia de Software

Motivação. O Uso de Jogos. Problems & Programmers (PnP) Visão Geral do PnP. Exemplo. Jogos para Simulação em Engenharia de Software Reuso de Software Aula 12 Motivação Jogos para Simulação em Engenharia de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo reuso.software@gmail.com 16 Abril 2012 Ensino tradicional de Engenharia

Leia mais

um jogo de Steve Finn

um jogo de Steve Finn um jogo de Steve Finn arte por Rafaella Ryon - projeto gráfico de Filipe Cunha Em Gunrunners, os jogadores agem como uma agência internacional de polícia em perseguição ao Mercador da Morte, o infame traficante

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Instruções O K2 é a segunda maior montanha do mundo (depois do Monte Evereste) com uma altura de 8.611 metros acima do nível do mar. Também é considerada uma das mais difíceis. O K2 nunca foi conquistado

Leia mais

Descrição. Como Preparar o Jogo ELFENLAND

Descrição. Como Preparar o Jogo ELFENLAND ELFENLAND Índice Descrição e Conteúdo... 2 Como Preparar o Jogo... 4 Tabuleiro... 5 Cartas de Viagem... 5 Como Jogar... 6 1. Distribua as Cartas de Viagem... 6 2. Compre uma Ficha de Transporte da Pilha

Leia mais

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos.

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Jogo do Mico Número de jogadores: 3 + Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Cartas de Vilão e Item Mágico não devem ser utilizadas. Deixe

Leia mais

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR DOMINÓ É um jogo onde se combinam a palavra e a figura. Cada jogador recebe 7 peças e segura-as de forma que o adversário não veja. O primeiro jogador coloca

Leia mais

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão)

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão) Um jogo de Antoine Bauza Ilustrações de Albertine Ralenti De a jogadores 8 anos ou mais Componentes: - 0 Cartas Hanabi - Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - Cartas de Penalidade - Cartas Multi-coloridas

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. REGULAMENTO DE BURACO 1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. 2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de

Leia mais

Dominion. Donald X. Vaccarino

Dominion. Donald X. Vaccarino Dominion Donald X. Vaccarino Você é um monarca, como os seus pais antes de você, o regente de um reino agradável de rios e árvores. Diferente dos seus pais, no entanto, você tem planos e sonhos! Você quer

Leia mais

Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory

Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory Faça o download do LTIMAGE, o software que vocês utilizarão para a atividade. http://www.schoolsobservatory.org.uk/obs/software/ltimage

Leia mais

Como Passar em Química Geral*

Como Passar em Química Geral* 1 Como Passar em Química Geral* por Dra. Brenna E. Lorenz Division of Natural Sciences University of Guam * traduzido livremente por: Eder João Lenardão; acesse o original em : http://www.heptune.com/passchem.html

Leia mais

9 + OBJETIVO COMEÇANDO COMPONENTES: MONTAGEM

9 + OBJETIVO COMEÇANDO COMPONENTES: MONTAGEM Atenção: este brinquedo só deve ser entregue a criança após ter sido montado por um adulto. Cód. Produto: 04000 IDADE 9 + 2 6 JOGADORES ATENÇÃO: NÃO RECOMENDÁVEL PARA MENORES DE 03 ANOS, POR CONTER PARTES

Leia mais

Manual de Regras. Dificuldade do Jogo. Preparação e Componentes. Preparação do Baralho de Eventos. Agora vocês estão prontos para jogar!

Manual de Regras. Dificuldade do Jogo. Preparação e Componentes. Preparação do Baralho de Eventos. Agora vocês estão prontos para jogar! Separe as peças de Abismo; Preparação do Baralho de Eventos Embaralhe e empilhe as Peças de Caminho. Distribua Peça de Caminho para cada Jogador; Separe as 5 cartas de Abismo do baralho, então embaralhe

Leia mais

AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO

AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO Os jogadores começam o jogo com um casal fazendeiro vivendo em uma simples cabana de dois quartos. Durante o curso do jogo, essas famílias têm abundantes possibilidades de melhorar

Leia mais

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Abril/214 1 JOGOS E PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS JOGO DOS 6 PALITOS

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA Art. 1º. O torneio de Canastra do VII JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, combinado

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4

Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4 Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4 1 MS-Excel Aplicando funções às suas fórmulas de Excel (continuação) Serão vistas, nesta aula as funções de busca e referência

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Jaipur... Você está esperando se tornar o comerciante pessoal do Maharaja, por ser mais rico do que seu adversário ao final de cada semana (rodada). Para isso, colete e negocie

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB REGRAS E REGULAMENTOS VIII OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) VII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) A cada ano, o Grupo Mind

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 -

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Rica. Eu quero ser... Especial ???????? Luquet. Um guia para encontrar a rota da prosperidade. Apoio: por Mara. Elas&Lucros

Rica. Eu quero ser... Especial ???????? Luquet. Um guia para encontrar a rota da prosperidade. Apoio: por Mara. Elas&Lucros ???????? Apoio: Rica Eu quero ser... Um guia para encontrar a rota da prosperidade por Mara Luquet 81 Era uma vez... Era uma vez uma princesa, dessas que passeiam pelos campos e bosques e são muito bonitas

Leia mais

Guerra Civil. Variante da Guerra Civil. Resumo do Jogo. George R.R. Martin, O Festim dos Corvos

Guerra Civil. Variante da Guerra Civil. Resumo do Jogo. George R.R. Martin, O Festim dos Corvos Variante da Guerra Civil Guerra Civil E por que não? Favorece-o, sempre foi assim. Ele se parece com você, pensa como você, que pretende lhe dar Dorne, não se incomode em negá-lo. Eu li sua carta. As palavras

Leia mais

COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA

COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA Link:http://www.jogatina.com/como-jogar-buraco-fechado-stbl.html Como começo a jogar? Para começar a jogar Buraco STBL clique em "JOGAR AGORA!" na página de seu perfil

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

COMO TRABALHAR COM BLOCOS LÓGICOS

COMO TRABALHAR COM BLOCOS LÓGICOS I. Descrição do Material: COMO TRABALHAR COM BLOCOS LÓGICOS Material criado por Dienes. Constitui-se de 48 peças, que combinam quatro atributos em cada uma sendo: Tamanho (grande e pequeno) Cor (amarelo,

Leia mais

Apresentação da Disciplina Processo de Software

Apresentação da Disciplina Processo de Software Apresentação da Disciplina Processo de Software Prof.ª Dra. Aida Araújo Ferreira aidaferreira@recife.ifpe.edu.br Modelos de Melhoria de Processo de Software Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO LOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: JOGOS - A MANEIRA DIVERTIDA DE FICAR INTELIGENTE PROFESSORA ORIENTADORA:

Leia mais

UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS

UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS Frutos-1 Impact0 LIÇÃO 12 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS 9-11 Anos HISTÓRIA BÍBLICA João 1:12; I Pedro 3:15, 18 A Bíblia nos ensina

Leia mais

OBJETIVO DO JOGO REGRAS EM VÍDEO COMPONENTES DO JOGO TIPOS DE CARTAS O MUNDO DE BATTALIA UNIDADES

OBJETIVO DO JOGO REGRAS EM VÍDEO COMPONENTES DO JOGO TIPOS DE CARTAS O MUNDO DE BATTALIA UNIDADES OBJETIVO DO JOGO um jogo agressivo de guerra e conquista, capturando as cidades dos oponentes. Neste jogo, o nível das cidades corresponde exatamente à quantidade de pontos de vitória que um jogador possui

Leia mais

Início Rápido para o Templo

Início Rápido para o Templo Início Rápido para o Templo O FamilySearch.org facilita realizar as ordenanças do templo por seus antepassados. Todo o processo tem apenas alguns passos simples: 1. Descobrir antepassados que precisam

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

Laboratório didático de Física

Laboratório didático de Física Laboratório didático de Física Como redigir um relatório Como escrever um relatório? Esperamos nos próximos parágrafos passar algumas informações úteis para escrever um relatório. É possível que algumas

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS

REGRAS E REGULAMENTOS REGRAS E REGULAMENTOS V OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) IV OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) I OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA

Leia mais

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade

Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade ENTREGA: 09/04/09 Professor: Carlos José Maria Olguin Um Estudo de Viabilidade Você deve fazer um estudo de viabilidade para um projeto de sistema de

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Word. Professor: Enir da Silva Fonseca

INFORMÁTICA BÁSICA. Word. Professor: Enir da Silva Fonseca INFORMÁTICA BÁSICA Word Professor: Enir da Silva Fonseca Índice Word... 03 Documento... 03 Iniciando o Word... 03 Teclas especiais... 04 Corrigindo Erros... 04 Localizando e Substituindo o Texto... 07

Leia mais

Conseguimos te ajudar?

Conseguimos te ajudar? Controlar suas finanças deve ser um hábito. Não com o objetivo de restringir seus sonhos de consumo, mas sim de convidá-lo a planejar melhor a realização da cada um deles, gastando o seu dinheiro de maneira

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA GUIA DE NAVEGAÇÃO APLICATIVO DE SOLICITAÇÃO DE FORMULÁRIOS (SASF) USUÁRIOS MUNICIPAIS VERSÃO 1.1 BRASÍLIA DF Agosto/2015 2011 Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

Manual do Utilizador Rocker! O seu parceiro para uma vida elegante

Manual do Utilizador Rocker! O seu parceiro para uma vida elegante Manual do Utilizador Rocker! O seu parceiro para uma vida elegante Conteúdo Prefácio Características Preparação Funcionamento LIGAR e DESLIGAR Como utilizar o seu aparelho auditivo Controlo de volume

Leia mais

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

Explodindo montagens

Explodindo montagens Explodindo montagens Número da Publicação spse01691 Explodindo montagens Número da Publicação spse01691 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e a documentação relacionada são

Leia mais

Assembléia de Homens Livres. Objetivo

Assembléia de Homens Livres. Objetivo Assembléia de Homens Livres Nesta variante, jogadores tentam conquistar as Ilhas de Ferro de Westeros, fazendo-se presente na Assembléia de Homens Livres. Esta variante não tem a intenção de substituir

Leia mais

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Para começar, tenha em mãos o seguinte: A mensagem eletrônica ou ofício que você recebeu do FNDE contendo Usuário

Leia mais

O LÚDICO: SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

O LÚDICO: SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL O LÚDICO: SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL GT 01 Educação Matemática no Ensino Fundamental : Anos iniciais e anos finais Maria Christina Schettert Moraes UNICRUZ

Leia mais

Identificando áreas de atolamento de papel

Identificando áreas de atolamento de papel Selecionando cuidadosamente os materiais de impressão e carregando-os adequadamente, será possível evitar atolamento de papel na maioria das vezes. (Veja as sugestões em Dicas para evitar atolamentos de

Leia mais

Avanço Autor: Dan Troyka, 2000. Rastros Autor: Bill Taylor, 1992. Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras.

Avanço Autor: Dan Troyka, 2000. Rastros Autor: Bill Taylor, 1992. Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário, ou seja,

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.-

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.- Jogo ProvocAção Aprender brincando! Este foi o objetivo do desenvolvimento desse jogo. É um importante instrumento de aprendizagem, possuiu múltiplos usos e garante muita diversão e conhecimento para crianças,

Leia mais

This page should not be printed.

This page should not be printed. Nº MODIFICAÇÃO POR DATA 0 Liberação de Arquivo Julia M. 09-02-2015 This page should not be printed. This document is property of Britannia AND CAN NOT BE USED BY A THIRD PARTY PROJ. DATA MATERIAL QUANTIDADE

Leia mais

Formula E. Objetivo. Componentes. Preparação. Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC

Formula E. Objetivo. Componentes. Preparação. Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC Formula E Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC Todo ano, habitantes viajam de longe para participar do Festival da Colheita. Enquanto alguns trazem tapetes

Leia mais

Manual do Skanlite. Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama

Manual do Skanlite. Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usar o Skanlite 6 2.1 Seleção do Scanner.................................... 6 3 Janela Principal do Skanlite 8 3.1 Digitalizando........................................

Leia mais

Tutorial 5 Questionários

Tutorial 5 Questionários Tutorial 5 Questionários A atividade Questionário no Moodle pode ter várias aplicações, tais como: atividades de autoavaliação, lista de exercícios para verificação de aprendizagem, teste rápido ou ainda

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

ISBN 5708-9594. Apresentação

ISBN 5708-9594. Apresentação Laboratório Inorgânico Apresentação O Laboratório Inorgânico é um jogo de tabuleiro que tem como objetivo ensinar, de forma lúdica, a associação de alguns compostos inorgânicos de uso comum e suas aplicações,

Leia mais

Jungle Speed é um jogo para 2 a 15 jogadores. (ou mesmo mais!) a partir dos 7 anos de idade.

Jungle Speed é um jogo para 2 a 15 jogadores. (ou mesmo mais!) a partir dos 7 anos de idade. Jungle Speed é um jogo para 2 a 15 jogadores (ou mesmo mais!) a partir dos 7 anos de idade. Objectivo do jogo Os jogadores devem tentar livrar-se das suas cartas o mais depressa possível. PreparaCAo Colocar

Leia mais

Resolverei neste artigo a prova de Raciocínio Lógico do concurso para a SEFAZ-SP 2009 organizada pela FCC.

Resolverei neste artigo a prova de Raciocínio Lógico do concurso para a SEFAZ-SP 2009 organizada pela FCC. Olá pessoal! Resolverei neste artigo a prova de Raciocínio Lógico do concurso para a SEFAZ-SP 2009 organizada pela FCC. 01. (SEFAZ-SP 2009/FCC) Considere o diagrama a seguir, em que U é o conjunto de todos

Leia mais

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios Descrição do serviço Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios CAA-1013 Visão geral do serviço Esta Descrição do serviço ( Descrição do serviço ) é firmada por você, o cliente, ( você ou Cliente ) e

Leia mais

Aqui você também vai encontrar o botão ""Autocompletar"", que ajuda na criação do alinhamento, caso você não consiga se decidir.

Aqui você também vai encontrar o botão Autocompletar, que ajuda na criação do alinhamento, caso você não consiga se decidir. 1. ATIVAR CARTA Nesta seção, localizada dentro do ""shopping center"", você precisa inserir o código que aparece no verso da sua carta real para adicioná-la à sua coleção virtual. Às vezes, você pode se

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática I. O jogo A Torre de Hanói consiste de uma base com três pinos e um certo número n de discos de diâmetros diferentes, colocados um sobre o outro em

Leia mais

MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE EJA ENSINO MÉDIO MANUAL DO ALUNO EJA - ENSINO MÉDIO. Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP: 01150-010

MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE EJA ENSINO MÉDIO MANUAL DO ALUNO EJA - ENSINO MÉDIO. Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP: 01150-010 MANUAL DO ALUNO EJA - ENSINO MÉDIO Caro Aluno, Este manual tem o objetivo de tirar suas dúvidas e tornar seu curso no INED o mais completo possível. Leia tudo com muita atenção e, se ao final ainda tiver

Leia mais

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1 Projeto Mancala Objetivo Aprender sobre jogos de Mancala. Os Mancalas constituem uma família de jogos africanos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas

Leia mais

fx-82ms fx-83ms fx-85ms fx-270ms fx-300ms fx-350ms

fx-82ms fx-83ms fx-85ms fx-270ms fx-300ms fx-350ms O uso da Calculadora Científica (Casio fx) fx-82ms fx-83ms fx-85ms fx-270ms fx-300ms fx-350ms Prof. Ms. Renato Francisco Merli 2013 1 Sumário 1. Antes de Começar... 2 2. Cálculos Básicos... 8 3. Cálculos

Leia mais

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações Tamanho da arte O site disponibiliza para download os Arquivos padrão, que são arquivos modelo para auxiliar a confecção do seu material. Eles possuem margens predefinidas e tamanho adequado ao tipo de

Leia mais

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Incentivos de Longo Prazo - Opção de Compra de Ações é regido pelas disposições abaixo e pela legislação aplicável. 1.

Leia mais

Arte: Respeitável Público... Sejam todos bem vindos ao magnífico Gran Circo!

Arte: Respeitável Público... Sejam todos bem vindos ao magnífico Gran Circo! De Marcos Macri Arte: Diego Sanchez Respeitável Público... Sejam todos bem vindos ao magnífico Gran Circo! Neste jogo, você é o dono de um grande e tradicional circo e deve contratar os melhores artistas

Leia mais

Inventario de produtos

Inventario de produtos Inventario de produtos Parar o TAC. Gerar o inventario. Informações de erros na importação de produtos. Produtos sem código tributário associado. A posse de produtos no Thotau. Como corrigir as posses

Leia mais

Sistemas e Tecnologia

Sistemas e Tecnologia Sistemas e Tecnologia 1 - Coloque todos os computadores a trabalhar em rede para facilitar o acesso A partilha de ficheiros, impressoras e a gestão de um sistema de network significa que apenas terá que

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

PROF. JÚLIO CÉSAR. "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". Platão

PROF. JÚLIO CÉSAR. A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos. Platão PROF. JÚLIO CÉSAR "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". Platão Lembre-se que o candidato deve estar em frente ao local designado para a prova pelo menos meia hora antes do início

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP Partindo de um conhecimento de comandos elétricos e lógica de diagramas, faremos abaixo uma revisão para introdução à CLP. Como saber se devemos usar contatos abertos ou fechados

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

TUTORIAL: AQUISIÇÃO DE SINAIS USANDO LABVIEW E MATLAB

TUTORIAL: AQUISIÇÃO DE SINAIS USANDO LABVIEW E MATLAB TUTORIAL: AQUISIÇÃO DE SINAIS USANDO LABVIEW E MATLAB Autor: Breno Ebinuma Takiuti Revisão: Gabriela Alexandra A. Ferreira Ilha Solteira, Janeiro de 2013. 1. Introdução Um dos instrumentos amplamente utilizados

Leia mais

ISBN 5708-9594. Apresentação

ISBN 5708-9594. Apresentação Laboratório Orgânico Apresentação O Laboratório Orgânico é um jogo de tabuleiro que tem como objetivo ensinar, de forma lúdica, a associação dos compostos pertencentes às funções orgânicas: ácido orgânico,

Leia mais

Élida Tamara Prata de Oliveira Praça JOGOS MATEMÁTICOS COM CONTEÚDOS DE 7 ANO APLICADOS A UM ALUNO AUTISTA

Élida Tamara Prata de Oliveira Praça JOGOS MATEMÁTICOS COM CONTEÚDOS DE 7 ANO APLICADOS A UM ALUNO AUTISTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS Pós-Graduação em Educação Matemática Mestrado Profissional em Educação Matemática Élida Tamara Prata de Oliveira Praça JOGOS MATEMÁTICOS

Leia mais

Medindo a Produtividade do Desenvolvimento de Aplicativos

Medindo a Produtividade do Desenvolvimento de Aplicativos Medindo a Produtividade do Desenvolvimento de Aplicativos Por Allan J. Albrecht Proc. Joint SHARE/GUIDE/IBM Application Development Symposium (October, 1979), 83-92 IBM Corporation, White Plains, New York

Leia mais

Introdução. Módulo 1: Necessidade de Informação, introdução

Introdução. Módulo 1: Necessidade de Informação, introdução 1 Introdução Objetivo Este módulo ajudará os gerentes a identificarem as necessidades de informação, a definirem prioridades, e a determinarem que módulos do PAG APS serão mais úteis para eles. A planilha

Leia mais

JOGOS UNIVERSITÁRIOS CAMILIANOS - JUCAM 2013

JOGOS UNIVERSITÁRIOS CAMILIANOS - JUCAM 2013 REGULAMENTO PARA O VOLEIBOL EQUIPES Uma equipe é formada por 10 jogadores. E somente 6 jogadores podem participar do jogo tendo como obrigatoriedade 3 homens e 3 mulheres em quadra para condições de jogo.

Leia mais

40 dicas para tornar seu site mais eficiente e funcional

40 dicas para tornar seu site mais eficiente e funcional 40 dicas para tornar seu site mais eficiente e funcional Essas 40 dicas são ótimas e assino embaixo. Foram passadas para mim pelo amigo Luiz Rodrigues, aluno também do Curso Online de Design Web. A fonte

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema para Administração de Condomínios MANUAL USUÁRIO. Bancos do Condomínio. ENG Sistemas - 1 -

Manual do Usuário. Sistema para Administração de Condomínios MANUAL USUÁRIO. Bancos do Condomínio. ENG Sistemas - 1 - Sistema para Administração de Condomínios MANUAL DO USUÁRIO Bancos do Condomínio ENG Sistemas - 1 - FUNCIONAMENTO DO MÓDULO... 3 TELA DE EXIBIÇÃO DE BANCOS:... 4 INCLUIR UM NOVO BANCO:... 4 Banco...5 Agência

Leia mais

Um jogo de preencher casas

Um jogo de preencher casas Um jogo de preencher casas 12 de Janeiro de 2015 Resumo Objetivos principais da aula de hoje: resolver um jogo com a ajuda de problemas de divisibilidade. Descrevemos nestas notas um jogo que estudamos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

EMENDAS ÀS REGRAS DO JOGO 2016/2017

EMENDAS ÀS REGRAS DO JOGO 2016/2017 EMENDAS ÀS REGRAS DO JOGO 2016/2017 EMENDAS ÀS REGRAS DO JOGO 2016/2017 INTRODUÇÃO OBSERVAÇÕES SOBRE AS REGRAS DO JOGO AS REGRAS DO JOGO EXPLICADAS AS MUDANÇAS ÀS REGRAS PARA 2016/17 - TEXTO ANTIGO -

Leia mais

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente DICAS PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL Começar um empreendimento requer coragem. Estar preparado para esse momento é fundamental, pois não vale, em hipótese alguma, aplicar o seu dinheiro no desconhecido.

Leia mais

Prática 19 e 20 Características de um bom jogo

Prática 19 e 20 Características de um bom jogo Prática 19 e 20 Características de um bom jogo 1. Objetivos Estudar os elementos essenciais no desenvolvimento de jogos Desenvolver um jogo em Flash 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Regulamento Jogo de Truco

Regulamento Jogo de Truco Regulamento Jogo de Truco Art. 1º Funcionamento básico do jogo de truco: a) O truco é jogado com apenas 1 baralho, retirando-se as cartas 8, 9 e 10. b) A força das cartas obedece a seguinte seqüência decrescente:

Leia mais

Menos paixão: o sucesso na Negociação

Menos paixão: o sucesso na Negociação Menos paixão: o sucesso na Negociação O sucesso de uma negociação está na ausência da paixão. Quanto mais objetiva e baseada em critérios imparciais for a negociação, melhor será o acordo final para todos.

Leia mais

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer?

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? O educador pode contribuir para prevenir o abuso de drogas entre adolescentes de duas formas básicas: incentivando a reflexão e a adoção de

Leia mais

Projeto Matemática 5º ano 4ª série. Objetivos

Projeto Matemática 5º ano 4ª série. Objetivos Projeto Matemática 5º ano 4ª série Objetivos - Despertar o pensamento, propiciando a troca de experiências e de conhecimentos. - Fazer com que o aluno saiba debater idéias, levantar hipóteses, elaborar

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais