RESOLVA SEUS PROBLEMAS DE HARDWARE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLVA SEUS PROBLEMAS DE HARDWARE"

Transcrição

1 Eis a verdade nua e crua: o computador tem mais doenças misteriosas do que pode imaginar nossa vã filosofia mensagens de erro agonizantes, quedas de velocidade enjoativas e até a trágica tela azul da morte. Para curar esses males tecnológicos, você precisa da atenção de especialistas. Você precisa de nós. Recebemos toneladas de mensagens de leitores com problemas de PC, então unimos nossas cabeças para fornecer o conselho de diagnóstico mais útil: desde resolver problemas de impressora a acelerar conexões Web lentas. Obviamente, os especialistas dogmáticos nem sempre concordam. Há quem tenha uma abordagem para diagnóstico rápida e furiosa e vai logo abrindo o gabinete da máquina, quando um reparo de software talvez bastasse. Mas as diferenças são uma boa notícia para você: pegamos os melhores elementos dos diversos pontos de vista e compilamos um guia de diagnóstico completo que oferece soluções para todo mundo, de usuários novatos a veteranos. RESOLVA SEUS PROBLEMAS DE HARDWARE Sim, abrir o computador é uma tarefa e tanto. A maioria dos problemas de PC, porém, não requer que você abra o gabinete, mesmo que envolva a placa de vídeo ou uma unidade de disco rígido. Você mesmo pode encarregar-se de problemas de hardware comuns. Eis uma guia passo a passo. - Dores de cabeça com monitores Problema: Seu monitor treme feito um louco. Quando você tenta aumentar a taxa de renovação, só existe a opção de configuração de 60 Hz. Solução: Eu conheço sua dor. Uma tela trêmula é responsável por várias dores de cabeça terríveis. Configurar a taxa de renovação do monitor o número de vezes por segundo que o subsistema gráfico de um PC desenha uma imagem completa na tela para menos de 75 Hz quase sempre obriga o usuário a tomar um comprimido. Dependendo das limitações do monitor, da placa gráfica ou do chip, talvez seja possível aumentar a taxa de renovação do monitor para uma configuração mais

2 confortável. No Windows 9x, 2000 e Me, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, selecione Propriedades-Configurações e clique no botão Avançadas. Sob a guia Adaptador (ou, no Windows 2000, a guia Monitor), você encontrará uma lista de configurações de taxa de atualização. Selecione a configuração mais alta: o ideal é 75 Hz ou acima. Às vezes, o Windows oferece 60 Hz como única opção quando não consegue encontrar a configuração Plug and Play do monitor. (Forçar uma taxa alta demais pode danificar o monitor.) Para encontrar a configuração, vá à guia Monitor, marque a opção Detectar automaticamente monitores Plug & Play e reinicie o sistema. Ou clique no botão Alterar e reinstale o monitor. Se o monitor não trabalhar acima de 60 Hz, diminua a resolução da tela e verifique novamente as taxas disponíveis. - Portas USB não confiáveis Problema: A porta USB no teclado é conveniente, mas inconsistente alguns dispositivos conectados funcionam e outros não. Solução: O que você tem é escassez de energia. Uma porta USB não apenas conecta o PC a periféricos, mas também fornece eletricidade para fazê-los funcionar. Algumas portas USB, como as encontradas em um PC ou na base de um monitor, têm alimentação própria e podem alimentar dispositivos USB facilmente. Mas portas sem fonte de energia própria, incluindo as de um teclado, fornecem menos energia. O acréscimo de um item com requisitos de energia limitados, como um mouse, em geral, não representa um problema. Mas os dispositivos ávidos por energia, como alto-falantes e scanners, podem causar sobrecarga ou, às vezes, até paralisar a porta USB inteira. Você tem duas opções: conectar o periférico ávido por energia a uma porta com alimentação própria (como a de um computador) ou investir em um hub com várias portas e alimentação própria. - Não se deprima Problema: De repente, você perde sua conexão com a Internet. Solução: É odioso quando isso acontece. Normalmente, ficamos tentados a comprar um novo modem para entrega no dia seguinte e desencavar nosso kit de ferramentas. Mas não sejamos precipitados. Vamos resolver isso pelo Windows. Provavelmente, o modem só está inundado com dados.

3 No Windows 9x, vá a Iniciar-Configurações-Painel de controle e abra o item Modems. Na guia Geral da caixa de diálogo Propriedades, seu modem deve estar destacado; clique em Propriedades e, na lista Velocidade máxima, selecione a configuração mais baixa seguinte. Isso talvez torne o modem mais lento, mas impedirá que a conexão Web caia. Em seguida, clique na guia Conexão e adote a mesma abordagem com o botão Configurações da porta. Arraste o controle deslizante nas duas barras um nível abaixo e veja se seu problema foi resolvido. No Windows 2000, vá a Phone and Modem Options e clique na guia Modems. Destaque o modem e clique em Properties. A guia General permite que se reduza a velocidade máxima da porta. Clique no botão Change Default Preferences sob a guia Advanced para abrir a caixa de diálogo onde é possível ajustar a velocidade da porta. No Windows Me, abra o Painel de controle, selecione Ferramentas-Opções de pasta, clique na guia Modo de exibição e marque a opção Exibir todas as opções do Painel de controle e o conteúdo de todas as pastas. Vão surgir duas listas, ambas com as opções Baixo, Médio, Alto e Máximo. - Pc possuído Problema: Seu PC tem vontade própria: o cursor aumenta e diminui; as letras aparecem e desaparecem; as imagens ficam psicodélicas. Solução: Quando a tela tem um comportamento estranho, a primeira suspeita recai imediatamente sobre o driver (um pequeno programa que funciona com o Windows para controlar hardware) da placa gráfica. Para isolar ou eliminar o culpado, instale o driver gráfico Windows VGA. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha Propriedades- Configurações-Avançadas-Adaptador. No Windows 95, selecione Alterar para abrir a caixa de diálogo e clique em Mostrar todos os itens de hardware. Na lista Fabricantes, selecione a primeira opção, Tipos de vídeo padrão e, na lista Modelos, selecione Adaptador gráfico padrão (VGA). No Windows 98, selecione Alterar para abrir o assistente de atualização. Escolha a opção para exibir toda a lista de hardware. Sob Fabricantes, selecione Tipos de vídeo padrão e instale o driver Adaptador gráfico padrão (VGA). No Windows Me, selecione Alterar para abrir o assistente de atualização. Selecione o item Especificar o local do driver (avançado)-avançar e depois a opção para exibir uma lista de todos os drivers, para que você possa selecionar o desejado. Clique em Avançar-Mostrar todos os itens de hardware. Sob Fabricantes, escolha Tipos de vídeo padrão e instale o driver Adaptador gráfico padrão (VGA).

4 Se isso curar os males da tela, faça o download da mais nova versão do driver de sua placa de vídeo do site do fabricante. Se não encontrá-la, telefone para a equipe de suporte técnico da empresa. - Pastas com anomalias Problema: Alguns arquivos e pastas parecem ter sido traduzidos para o russo. Pior ainda, tem pasta que desapareceu. Solução: Esses sinais de problema o deixam gelado, porque indicam que a unidade de disco rígido está pifando. Antes de tudo, resgate dados cruciais que não têm backup: copie tudo para outro disco rígido, um CD- RW, um Zip ou outro meio de armazenamento. Depois é recomendável que você use o utilitário ScanDisk do Windows. Vá a Iniciar- Programas- Acessórios-Ferramentas de sistema-scandisk e escolha a opção Completo (que verifica danos físicos no disco). Se o ScanDisk descobrir um punhado de cluster perdidos ou cruzados, apague-os são pedaços de arquivos perdidos e corrompidos que podem ser descartados. O mesmo vale para setores ruins; espere alguns resultantes de desgaste normal do disco rígido. Se os setores ruins continuarem aparecendo (digamos, em execuções semanais do ScanDisk), o disco rígido pode estar próximo do fim da vida e talvez precise ser trocado. Se você não puder fazer backup dos seus arquivos e mais arquivos estiverem desaparecendo, você terá que desligar o computador, retirar a unidade de disco rígido e levá-la para um serviço de recuperação de dados. - Ficando sem memória Problema: De repente, o sistema está com uma lentidão incomum, quebrando e emitindo erros de pouca memória. Solução: O primeiro pensamento talvez seja: comprar um novo processador ou acrescentar mais memória. Mas pode haver uma maneira menos drástica de resolver o problema. Usuários do Windows 98 e Me devem ter pelo menos 64 MB de memória. Se você executa vários aplicativos simultaneamente, qualquer coisa abaixo desse valor será como trabalhar na areia movediça. Se você já tem muita memória, então existem duas outras opções: aumentar a memória virtual do PC e pesquisar um vazamento de memória.

5 Memória virtual é um arquivo especial no disco rígido freqüentemente chamado de swap file, arquivo de troca onde o PC armazena o excesso de dados que não cabe na memória física. O Windows ajusta o tamanho desse arquivo à medida que a memória precisa aumentar e diminuir. Mas, se o disco rígido começa a operar sem espaço livre, o arquivo de troca talvez não possa crescer para o tamanho que precisa e a máquina passa a funcionar com lentidão. Apague ou remova arquivos para fazer espaço na unidade de disco rígido. Ou mova o swap file para uma partição ou um disco rígido adicional que tenha espaço disponível. Na área de trabalho do Windows 9x ou Me, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador, selecione Propriedades, vá à guia Desempenho e escolha Memória virtual. Para ver uma lista de partições e discos disponíveis, selecione o item Especificar minhas próprias configurações de memória virtual. Os usuários do Windows 2000 devem selecionar Advanced-Performance Options- Change. A outra opção é checar se há vazamento de memória. Às vezes, um software por estar com problemas ou ter sido mal projetado não libera a memória que lhe é atribuída quando acaba de usá-la. Se você ficar abrindo e fechando o aplicativo, ele vai engolindo mais memória até o sistema não ter mais RAM disponível. Reiniciar a máquina pode corrigir o problema temporariamente porque a memória retorna às configurações normais. Descobrir a origem do vazamento dá muito mais trabalho. Selecione Iniciar- Programas- Acessórios-Ferramentas de sistema e use o utilitário Monitor do sistema para controlar o uso de memória do seu PC. Se não estiver lá, instale-o via CD do Windows usando Adicionar ou remover programas. Encolha a janela do utilitário para um tamanho gerenciável e selecione Exibir-Gráficos numéricos e Exibir-Sempre visível. Depois selecione Editar-Adicionar item. Na lista que aparece, selecione Gerenciador de memória. Mantenha a tecla CTRL pressionada enquanto seleciona as seguintes estatísticas de memória na lista Item: Memória física não usada (Memória livre no Windows 95), Uso do arquivo de permuta e Tamanho do arquivo de permuta. Observar essas estatísticas enquanto você abre, usa e fecha aplicativos diferentes lhe dará uma idéia de quais programas estão consumindo muito memória. Também fique de olho na estatística Segmentos (Threads) da categoria Núcleo; ela deve diminuir quando você fecha um aplicativo. - Impressora não dá pistas Problema: Sua impressora está emitindo uma mensagem de erro. Solução: Primeiro, encarregue-se do óbvio: garantir que a impressora esteja online e que tenha papel na bandeja. Depois esvazie a memória da impressora: desligue a unidade, espere alguns segundos e ligue-a novamente.

6 Em seguida, verifique se o cabo está firmemente conectado à impressora e ao PC. Se o cabo for velho, mal fabricado ou longo demais, os sinais do PC talvez não estejam alcançando a impressora. Considere a compra de um novo cabo compatível com o padrão IEEE 1284, que permite comunicação bidirecional. A impressora se tiver essa capacidade pode enviar informações ao PC, como uma mensagem de falta de papel. Antes de comprar um novo cabo, porém, instale novamente o driver da impressora para o caso de estar corrompido ou desatualizado. Faça o download do driver mais recente do site do fabricante. Depois, selecione Iniciar-Configurações-Impressoras, clique com o botão direito do mouse no ícone da impressora e selecione Excluir. Reinstale-a clicando no ícone Adicionar impressora, na mesma pasta. Se você ainda não conseguir imprimir, verifique as configurações de porta paralela do PC. Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e selecione Propriedades. Vá até o Gerenciador de dispositivos e dê um duplo clique em Portas (COM e LPT). Dê um duplo clique em Porta de impressora (LPT1), selecione a guia Recursos e veja na caixa Lista de dispositivos em conflito se há algum problema com IRQ (Interrupt Request line) ou DMA (Direct Memory Access, um canal veloz para a RAM do seu computador). Se outro dispositivo estiver usando a interrupção da porta da impressora, desabilite-o ou atribua-lhe um novo IRQ. Para desabilitar o dispositivo, encontre-o no Gerenciador de dispositivos, abra a caixa de diálogo Propriedades, selecione a guia Geral e marque o item Desativar neste perfil de hardware. Para procurar um conflito de DMA, primeiro veja se a porta da sua impressora está configurada como ECP (a tecnologia de porta paralela mais recente projetada para acelerar a impressão usando um DMA; as configurações mais antigas são Standard, Bi-directional e EPP). Se a sua porta for ECP, atribua a porta paralela a um DMA sem uso em geral, isso se faz no programa de setup do CMOS do PC. Caso sua impressora não seja compatível com ECP, configure a porta paralela para um valor mais lento compatível: a melhor opção seguinte é EPP. Se sua impressora também não trabalhar com essa tecnologia, escolha Standard a configuração mais lenta, porém mais compatível

7 FAÇA UMA CIRGURGIA NO PC Alguns problemas só podem ser resolvidos se você arregaçar as mangas, remover a tampa do PC e colocar as mãos na massa. Trocar uma placa de expansão ou ajustar os jumpers da placa-mãe soa complicado demais? Não é. Simplesmente siga estas etapas 1. Encontre o espaço de trabalho certo. Boa iluminação e muito espaço são essenciais. Trabalhar em espaços apertados ou sob a mesa só beneficiará seu médico de acupuntura e a loja de reparos local 2. Evite cargas inesperadas. Desligue o computador da tomada. Mesmo quando desligados, alguns PCs liberam cargas para a placa-mãe e tanto você quanto seu PC podem receber um choque prejudicial. Procure ficar sempre aterrado; cargas estáticas podem destruir sua máquina. Use uma pulseira para aterragem ou toque em uma parte de metal não pintado do chassi antes de desligar o PC e manusear componentes 3. Remova a tampa. Alguns PCs possuem tampas que saem facilmente sem ferramentas; outros requerem uma pequena chave Philips. Coloque os parafusos (e qualquer outro hardware que você retirar) em uma xícara ou caixa. 4. Limpe o caminho. Se um ninho de cabos e fios de energia atrapalhar seu acesso ao interior do gabinete, remova-os. Coloque uma etiqueta em cada fio e conector para poupar tempo durante a remontagem 5a. Retire ou troque a placa de expansão... com cuidado. Comece removendo o parafuso que prende a placa ao chassi. Segure a placa somente pelas bordas; evite o contato direto com chips ou conjuntos de circuitos. Aplique pressão uniforme ao longo do comprimento da placa quando inseri-la ou removê-la e tome cuidado para não entortá-la. Tente não fazer nenhum movimento bruto.

8 5b. Mude um DIP switch ou jumper. Se você não tiver documentação que mostre a localização do switch ou jumper na placa-mãe e descreva como ajustá-lo, não tente adivinhar. Um erro pode fritar a placa-mãe. E seja gentil; os pinos do jumper entortam com facilidade. 5c. Adicione ou remova uma unidade. Prepare a unidade: ajuste qualquer jumper ou switch na sua unidade de disco rígido para as configurações EIDE ou SCSI adequadas antes de introduzi-la em um compartimento de unidade difícil de alcançar. As unidades EIDE precisam ser ajustadas como escrava ou mestre e as unidades SCSI, com o número de ID SCSI (Veja detalhes no manual da unidade). Às vezes, é útil usar um pequeno pedaço de espuma comprimida ou papelão para alinhar os buracos dos parafusos da unidade com os do compartimento. 6.Verifique as conexões. Antes de recolocar a tampa da máquina, verifique todos os cabos e conexões pela última vez. Os conectores de energia, às vezes, precisam de um empurrão firme para se encaixar direito. Ferramentas do ofício Antes de se dedicar a reparar qualquer problema de hardware dentro do PC, consiga as ferramentas adequadas Um kit básico de ferramenta de reparos não custa muito e contém: Chaves de fenda e Philips para acrescentar ou remover a tampa, placas e unidades de um PC; Alicates de ponta para ajustar jumpers; Pinças para pegar peças que caíram e manipular componentes pequenos. Outras ferramentas úteis: Pulseiras antiestática para evitar cargas inesperadas; Marcador com ponta de feltro e fita para marcar cabos e fios; Xícara ou caixa para guardar as peças em um lugar; Prendedores de plástico para amarrar os cabos; Pequena lanterna para iluminar dentro do PC.

9 MANTENHA O PC LIMPO E ORGANIZADO. Um PC limpo é um PC feliz. O acúmulo de sujeira, pó e fumaça pode causar todos os tipos de problemas, desde um mouse nervoso a uma pane total do sistema. A execução das tarefas a seguir a cada seis meses ou com mais freqüência se o computador habitar uma sala excepcionalmente empoeirada ou enfumaçada deverá manter seu sistema funcionando sem sobressaltos. 1. Consiga as ferramentas certas. Os computadores precisam de material especial para limpeza. Veja no Kit de limpeza abaixo uma lista de itens de limpeza apropriados. E lembre-se da regra suprema da limpeza do PC: nunca aplique um líquido de limpeza diretamente sobre a máquina. Sempre o coloque em um pedaço de pano. 2.Limpe o gabinete. Respiradouros entupidos levam a superaquecimento, que pode matar o PC lentamente. Retire das aberturas do gabinete em especial, do respiradouro da ventoinha da fonte de alimentação poeira acumulada ou outra obstrução qualquer com um pano sem fiapos ou com ar comprimido. Ao borrifar o ar, procure não soprar o pó de volta para o gabinete 3. Limpe a placa-mãe. Abra seu sistema (siga as diretrizes descritas no quadro Passo a passo: Faça uma cirurgia no PC). Tente remover o pó com um pequeno aspirador ou ar comprimido. Tome o cuidado de remover a poeira do gabinete e não simplesmente a realocar. Limpe as superfícies com um pedaço de pano sem fiapos ou uma estopa absorvente 4. Limpe o mouse. Cure cursores nervosos com uma rápida limpeza no mouse. Gire a tampa circular na parte de baixo do equipamento e remova a esfera. Pegue uma estopa absorvente ou a ponta de um clipe de papel e raspe sujeira acumulada de cada uma das rodas deslizantes na cavidade. Esfregue a esfera do mouse com um pano para remover óleo ou sujeira 5.Limpe o teclado. Expulse a poeira que está entre as teclas com um jato de ar comprimido. Limpe as superfícies com um pano macio embebido em um líquido de limpeza de computador diluído (ambos são vendidos em lojas do ramo).

10 6. Limpe o monitor. Monitores são, literalmente, ímãs de poeira. Limpe a tela com um pano macio úmido. Se você precisar usar um líquido de limpeza para remover a poeira que estiver encruada, verifique se o monitor não tem nenhuma cobertura especial que possa ser danificada por solventes de limpeza. Lembre-se também de remover pó de respiradouros e aberturas. Kit de limpeza Eis uma lista de material de limpeza de que você precisará: Ar enlatado: O melhor amigo do zelador do PC. Chega aonde lenços e pincéis não alcançam; Líquido para limpeza de contatos: Uma solução especial para remover pó, sujeira e corrosão dos contatos de metal das placas de expansão; Aspirador de pó de bolso: Economiza muito tempo em ambientes empoeirados; Lenços sem fiapos e estopas absorventes: Não deixarão resíduos indesejáveis como faz a maioria dos panos e toalhas de papel; Líquido para limpeza de PC: Uma solução para limpar o interior do computador que não afeta a placa de circuitos; Pincéis pequenos e médios: Maravilhosos para limpar cantos e frestas difíceis de alcançar. LIVRE-SE DOS ERROS DO WINDOWS Todo mundo sofre com erros do Windows. Ficamos irritados, sim, mas você não vê ninguém indo para um Mac (ainda). A seguir, destacamos os erros que a maioria das pessoas recebe, os modos como resolvê-los e como fazer para que não se repitam. Tome fôlego e continue lendo. - Desligando rápido demais Problema: Quando você fecha o Windows, o sistema, com freqüência, trava, deixando-o com uma tela vazia e um cursor piscante. Solução: O culpado é o recurso de desligamento rápido da Microsoft. Em geral, quando você desliga o computador, o Windows remove drivers da memória. O Windows 98, sem cerimônia, fecha os drivers de maneira rápido e o desligamento mais abrupto faz muitos aplicativos travarem Desabilitar esse recurso é fácil: selecione Iniciar-Executar, digite msconfig e pressione ENTER. Selecione o botão Avançado. Marque Desativar o desligamento rápido. Boa notícia: se você usa o Windows 95 ou 98 SE, está livre desse problema.

11 - Ataque de vírus e pânico Problema: Seu sistema talvez tenha um vírus e você não tem utilitário antivírus. Solução: Entre em pânico (Você fará isso mesmo que ainda não seja preciso). Depois que se acalmar e tiver acesso ao seu navegador e à Internet, recorra ao HouseCall (http://housecall.antivirus.com), utilitário para busca e remoção de vírus, gratuito, da Trend Micro. Depois que uma cópia desse pequeno programa é transferida para seu PC, o HouseCall varre a unidade de disco rígido do computador, descobrindo e removendo vírus desagradáveis. Não consegue conectar? Você deveria ter um utilitário antivírus, protegendo-o em tempo integral. Se tiver um programa contra vírus, desencave o disquete de recuperação ou seu backup (Você tem backup, certo?) O melhor conselho? Manutenção preventiva: sempre verifique arquivos anexados a s anexados e novos downloads, faça backup de seus dados pelo menos uma vez por semana e atualize programa antivírus com freqüência. - Ressuscite arquivos Problema: Você apagou um arquivo e, de repente, percebeu que precisa dele para alguma coisa. Solução: Você conseguiu. Tinha tanta certeza que não queria aquele arquivo, que até nem o mandou para a Lixeira e o apagou para sempre pressionando a tecla SHIFT quando o removeu. Solução? Faça o download de uma versão de demonstração do EasyRetampay da Ontrack (www.ontrack.com/easyrecovery). Esse utilitário ressuscita os cinco primeiros arquivos que você mandou para o túmulo. Você também pode comprar o Lost & Found, da PowerQuest. Ambos os programas tiram os arquivos da cova, mesmo que você já tenha formatado sua unidade. - Corrija falhas de páginas inválidas Problema: O Windows lhe diz calmamente que o Msgsrv32 caused an invalid page fault in module Kernel32.dll. O que isso significa, você pergunta. Solução: Pode parecer um capricho, mas o Windows não emite mensagens de erro à toa. Infelizmente, as mensagens não são explícitas. Por isso, você precisa observar tudo tudo, incluindo mudanças ou coisas novas no seu PC para diagnosticar o problema. Em seguida, visite a página de Base de conhecimento (http://search.support.microsoft.com/kb/c.asp) no site da Microsoft e veja o que ela tem a dizer sobre o erro. O erro Msgsrv32 pode ser causado por um dos dois eventos, dependendo do que aconteceu com seu sistema.

12 Se o Windows pifou ou o PC travou recentemente, é provável que sua lista de senhas esteja corrompida. Na área de trabalho do Windows, pressione F3, digite *.pwl no campo Nome e C:\Windows no campo Examinar. Na lista de arquivos encontrados, apague cada arquivo terminado em.pwl (talvez haja mais de um). O Windows vai recriar os arquivos da próxima vez que você iniciar o sistema. Por outro lado, se você estiver usando o Windows 95 e instalou um dispositivo Plug & Play recentemente, talvez precise de um driver mais atualizado. Uma sugestão é remover o dispositivo e consultar o Gerenciador de dispositivos. Uma atitude menos precipitada seria visitar o site do fabricante de hardware, ir à página de suporte e procurar um driver atualizado. - Drivers perdidos e achados Problema: Quando você inicia seu sistema, recebe uma mensagem de erro enorme explicando que o Windows não consegue encontrar um driver específico, em geral, terminado em.vxd ou.386. O Windows reclama, dizendo que você precisa do arquivo, mas ele não existe mais. Solução: Mantenha os dedos cruzados se houve uma interrupção quando você desinstalou um programa recentemente ou o processo não foi completado, a correção será rápida. Reinstale o programa, depois o desinstale novamente e dê novo boot. Ainda está recebendo a mensagem de erro? Se o nome do arquivo terminar com.386, vá a Iniciar-Executar, digite sysedit e pressione ENTER. Selecione System.ini e digite o nome do arquivo. Digite um ponto e vírgula (;) no início da linha que começa com device=, feche o sysedit e responda sim quando o Windows pedir para salvar o system.ini. Se o nome do arquivo terminar com.vxd, porém, sua vida se complicou. Você terá que colocar a mão no Registro. Primeiro faça um backup do seu PC, para manter uma cópia do Registro. Vá a Iniciar-Executar, digite regedit e pressione ENTER. Selecione Registro e depois Exportar arquivo do Registro, digite regseguro no campo para o nome do arquivo e pressione ENTER. Em seguida, selecione Editar-Localizar e digite o nome exato do arquivo no campo Localizar. Clique em Localizar próxima e, quando a pesquisa é interrompida, remova o item destacado o nome do arquivo.vxd. Pressione ENTER para confirmar e F3 para continuar buscando até aparecer a mensagem Pesquisa do Registro concluída.

13 DERROTE A ENIGMÁTICA TELA AZUL DA MORTE! É grande, azul e enche sua tela é o abominável Falha geral de proteção do Windows. Se você recebe GPFs (General Protection Fault) com freqüência, seu PC talvez tenha duas ou mais DLLs atrasando sua vida. Não tema. Pegue suas luvas e seus óculos de proteção: vamos mergulhar no Windows e ver o que está causando o problema. 1. Desinstale aquele programa novo. Se seu PC pifar ou travar depois que você instalar um programa novo, desinstale-o; o computador talvez volte ao normal. 2. Verifique DLLs. Dynamic link libraries são pequenos programas usados e compartilhados com freqüência por muitos aplicativos Windows. Primeiro procure DLLs duplicadas, compare as versões e se livre das antigas. Agora sigas estas etapas. Na área de trabalho do Windows, pressione F3, o que traz a caixa Localizar: Todos os Arquivos. Certifique-se de que a opção Incluir subpastas esteja marcada e o campo Examinar mostre Meu Computador. Digite *.dll no campo Nome. A janela de resultados ficará atulhada de arquivos. Classifique-os selecionando Exibir-Detalhes e clicando no cabeçalho Nome. Dica de pesquisa: Para facilitar sua busca, primeiro procure as DLLs que causam a maioria dos problemas, em geral, arquivos começando com as seguintes letras: BWCC, CO, CTL, MFC, MSV e OLE. Use o truque do curinga (wild card) e acrescente *.dll depois de cada conjunto de letras, por exemplo, MFC*.dll. 3. Compare e elimine entradas duplicadas. Clique com o botão direito do mouse em cada arquivo duplicado, selecione Propriedades e clique na guia Versão. Compare as versões (aposto que os arquivos com números de versão maiores vão estar na pasta Windows\System). Lembre-se: a data não importa, o essencial é o número da versão. 4. Renomeie DLLs. Se você descobrir uma DLL com um número de versão mais baixo na pasta de um aplicativo e na pasta Windows\System, não a apague. Selecione o arquivo e pressione F2 para renomear a extensão do arquivo para.d_l. Isso impede que a antiga versão do DLL seja carregada e obriga o programa a procurar a DLL correto na pasta System. Após a cerimônia de rebatismo de cada DLL, dê novo boot no PC. Se tudo estiver bem, renomeie mais DLLs antigas. Atalho: Faça o download de uma cópia de DLL Checker (www.vb2java.com/sw.html), um programa shareware que encontra e destaca DLLs duplicadas, facilita e agiliza a renomeação de DLLs.

14 AFASTE OS INFORTÚNIOS DA WEB! Você reparou quantos problemas enfrenta quando está vasculhando a Web? Se você se debate com conexões lentas e navegadores que congelam, vá em frente. Existem muitas soluções. DILEMAS DO DOWNLOAD Problema: Você encontra um arquivo interessante e quer fazer o download. Você clica no link, mas ele se faz de morto, exibindo-se no navegador em vez de iniciar a operação. Solução: Não se exaspere, essa é fácil: no Internet Explorer, coloque o cursor sobre o link de download e clique com o botão direito do mouse. Selecione Salvar link como ou Salvar destino como. Se você usa o Netscape, mantenha a tecla SHIFT pressionada enquanto clica no link. IE PÁRA DE FUNCIONAR Problema: Você está navegando tranqüilamente na Web e a vida vai bem. Um belo dia, seu sistema trava. Não entre em pânico, você pensa e reinicia o sistema, mas o IE não é carregado. Solução: A primeira coisa a fazer é telefonar para Bill Gates e reclamar. Enquanto espera na linha, execute o ScanDisk: selecione Iniciar-Programas- Acessórios-Ferramentas de sistema-scandisk. Se você tiver sorte, não precisará de mais nada para resolver o problema. Mesmo que o programa continue sem funcionar, é a primeira coisa que você precisa fazer para passar à etapa seguinte. Se você usa o IE 5.5 (e sugiro que você atualize rapidamente, nem que seja por causa do recurso que se segue), pode reparar o programa facilmente. Vá a Iniciar-Configurações-Painel de controle e abra o item Adicionar ou remover programas. Percorre a lista até o IE e clique em Adicionar ou remover. Escolha Reparar o Internet Explorer e dê adeus às suas aflições. (O Microsoft Office 2000 tem o mesmo recurso para o Word e seus outros aplicativos.)

15 SITE NÃO ENCONTRADO Problema: Você pode mandar e receber s, mas não consegue navegar na Web. Solução: Treine seus dedos se você estiver vendo mensagens de erro da Web típicas Bad request, Not Found ou File Not found. Qualquer um desses erros significa que você digitou o endereço errado. Verifique a sintaxe e tente de novo. Se isso não resolver o problema, você terá que checar se outro programa (ou outra pessoa usando seu PC) mexeu nas configurações do proxy do seu navegador, que determinam o modo como o computador busca dados na Internet. Se você usa o IE, terá que ir a Ferramentas-Opções da Internet e clicar em Conexões. Clique em Configurações da LAN e marque a opção Usar um servidor proxy. Clique em Avançado e veja se existe algum programa que lhe soe familiar listado no campo HTTP. Meu palpite é que talvez você tenha desinstalado um programa que mudou as configurações proxy do navegador. Se você usa o Netscape Navigator, tem que, primeiro, clicar em Editar- Preferências, dar um duplo clique na categoria Avançado e selecionar Proxies. No painel à direita, escolha Conexão Direta à Internet. Como no IE, verifique a configuração manual do proxy. CONEXÕES PREGUIÇOSAS Problema: Sua conexão com a Internet está lenta pequenos arquivos baixam como se estivessem vindo do Afeganistão via Noruega. Solução: Vá para a Noruega. Brincadeirinha! Você terá que fazer algumas experiências. Se estiver usando uma linha de telefone comum para se conectar à Internet, tente outro número de acesso. Quando estiver on-line, verifique sua velocidade de conexão clicando no ícone do modem na bandeja do sistema. Não viu diferença? Experimente outra linha ou ligue para seu provedor e reclame. Há uma pequena chance de que as propriedades do Registro do Windows, que controlam o modo como seu PC se conecta à Web, estejam bagunçadas. As configurações MTU (Maximum Transmission Unit), RWIN (tamanho do Receive Window) e outras são obscuras. Em vez de mexer no Registro, porém, arranje uma cópia do EasyMTU (http://members.tripod.com/~easymtu/easymtu). Com um clique no botão Suggested do EasyMTU, reinicie e veja se sua velocidade de conexão melhora

16 ou piora. Caso ainda esteja lenta, carregue EasyMTU de novo e clique em Default para restaurar sua antigas configurações. Se você gosta de fazer ajustes, experimente o Ispeed, da High Mountain Software (www.hms.com); ele tem muitos recursos de ajuste fino para acelerar a conexão com a Internet. Mesmo que você tenha acesso à Web em alta velocidade, como cable modem ou DSL, pode enfrentar problemas de conexão; nesses casos, experimente o EasyMTU e o ISpeed. Mas você deve visitar a página Registry Tweaks de SpeedGuide.net (www.speedguide.net)para se orientar sobre as melhores configurações para cabo e DSL. Um aviso: é preciso conhecer o jargão para freqüentar esse site. EXTERMINE AS PANES DO NAVEGADOR! Passo a Passo Às vezes, até o navegador trava. É um fato da vida na Internet. Aplicativos Java mal escritos, freqüentemente, são os culpados, assim como páginas Web mal projetadas (e talvez manchas solares errantes). Você pode parar de navegar totalmente ou seguir estas dicas: 1.Cache e Histórico. Arquivos corrompidos no Internet Explorer e no Netscape podem causar erros e panes subseqüentes. Apagar arquivos das pastas Cache e Histórico talvez ajude. No IE 5, selecione Ferramentas-Opções da Internet e, na área Arquivos de Internet temporários, clique em Excluir arquivos. (Em versões mais antigas do IE, vá ao menu Exibir para encontrar Opções da Internet.) Em seguida, clique em Limpar Histórico. Você pode manter o histórico de apenas 10 dias, o que ajuda a reduzir o risco de arquivos corrompidos. É igualmente fácil no Netscape: vá a Editar- Preferências, clique em Navigator (Histórico no Navigator 6) na árvore da esquerda e depois selecione Limpar Histórico quando o menu aparecer à direita. Dê um duplo clique em Avançado, selecione Cache e clique em Limpar cache de disco. 2.Desative ActiveX. Você ainda fico ansioso quando vê o erro Invalid Page Fault in Kernel32.DLL? Sempre que você sai do IE, a mensagem surge alegremente? Um controle ActiveX corrompido pode estar provocando o erro. No IE, selecione Ferramentas-Opções da Internet e clique nos botões Configurações e Exibir objetos. Lá, escolha Exibir-Detalhes. Se você vir itens do ActiveX listados como corrompidos, clique com o botão direito do mouse em cada um e remova-o. Nenhum item danificado? Atualize cada um clicando

17 com o botão direito do mouse nele e selecionando Atualizar (será preciso se conectar). Usuários do Netscape devem, antes, fechar o navegador e usar o Windows Explorer para ir à pasta C:\Arquivos de Programas\Netscape\Navigator\Programa. Renomeie a pasta Plugins para Plugseguro (marque o arquivo e pressione F2), por exemplo, e recarregue o Netscape. Se você não sofrer mais panes, copie um arquivo de cada vez de Plugseguro para a nova pasta Plugins que o Netscape criou quando você o recarregou. Depois de acrescentar cada arquivo novo, reinicie o Netscape e fique atento a panes, para poder detectar e remover o culpado. 3.Atualize drivers de vídeo. Se você continua recebendo mensagens de erro, talvez seus drivers de vídeo estejam corrompidos ou desatualizados. Faça o download de drivers novos a partir do site do fabricante. 4.Procure DLLs na área de trabalho. É pouco provável, mas coisas estranhas acontecem: certifique-se de que você não arrastou e soltou inadvertidamente alguma DLL na área de trabalho. Para checar, clique com o botão direito do mouse em cada ícone, selecione Propriedades e procure a extensão.dll no campo Objeto. ATENÇÃO: SE VOCÊ TIVER ALGUMA DÚVIDA NAS CONFIGURAÇÕES OU DICAS DADAS AQUI, PROCURE UM TÉCNICO, NÃO FAÇA NADA SE NÃO TIVER CERTEZA DE QUE SABE FAZER.

RESOLVA SEUS PROBLEMAS DE HARDWARE

RESOLVA SEUS PROBLEMAS DE HARDWARE Eis a verdade nua e crua: o computador tem mais doenças misteriosas do que pode imaginar nossa vã filosofia mensagens de erro agonizantes, quedas de velocidade enjoativas e até a trágica tela azul da morte.

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário

Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Seu manual do usuário HP COMPAQ EVO D310 DESKTOP http://pt.yourpdfguides.com/dref/870005

Seu manual do usuário HP COMPAQ EVO D310 DESKTOP http://pt.yourpdfguides.com/dref/870005 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP COMPAQ EVO D310 DESKTOP. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 4 Visão geral da instalação 4 Passo 1: Buscar atualizações 4 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 4 Passo 3: Instalar o Windows no seu

Leia mais

Como resolver 9 problemas comuns em PCs Por Redação Olhar Digital - em 01/06/2015 às 18h06

Como resolver 9 problemas comuns em PCs Por Redação Olhar Digital - em 01/06/2015 às 18h06 Como resolver 9 problemas comuns em PCs Por Redação Olhar Digital - em 01/06/2015 às 18h06 Tela azul Se você utiliza computadores Windows com frequência, provavelmente você já se deparou com problemas

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

DIGISAT ERRO MIDAS.DLL

DIGISAT ERRO MIDAS.DLL DIGISAT ERRO MIDAS.DLL Para resolver esta questão, faça o download do "Registra Midas" e "midas.dll" que estão disponíveis nos links abaixo e salve-os dentro da pasta de instalação do sistema. Em seguida,

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES ATUALIZAÇÃO SIMPLES O processo de Atualização Simples mantém configurações do Windows, arquivos pessoais e aplicativos compatíveis com

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Windows & Mac OS X)

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Windows & Mac OS X) IRISPen Air 7 Guia Rápido (Windows & Mac OS X) Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRISPen Air TM 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respectivo software.todas as informações

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.5 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Incluído novas

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Guia de Instalação SIAM. Procedimento de Instalação do Servidor SIAM

Guia de Instalação SIAM. Procedimento de Instalação do Servidor SIAM Guia de Instalação SIAM Procedimento de Instalação do Servidor SIAM Documento Gerado por: Amir Bavar Criado em: 18/10/2006 Última modificação: 27/09/2008 Guia de Instalação SIAM Procedimento de Instalação

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Periférico de entrada/saída, memória, vírus, Windows, barra tarefas. Prof: Lucas Aureo Guidastre Memória A memória RAM é um componente essencial

Leia mais

Introdução... 1. Instalação... 2

Introdução... 1. Instalação... 2 ONTE DO Introdução... 1 O que é IPP?... 1 Qual é a função de um software Samsung IPP?... 1 Instalação... 2 Requisitos do sistema... 2 Instalar o software Samsung IPP... 2 Desinstalar o software Samsung

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

Memória da impressora

Memória da impressora Memória da impressora Gerenciando a memória 1 Sua impressora vem com, pelo menos, 32 MB de memória. Para determinar a quantidade de memória instalada atualmente em sua impressora, selecione Imprimir Menus

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

PLANATC. Manual de Instalação. Scanner SC-7000

PLANATC. Manual de Instalação. Scanner SC-7000 Manual de Instalação Scanner SC-7000 1 Sistema de comunicação e análise da injeção eletrônica - Scanner SC-7000. O Scanner SC-7000 é um equipamento de fácil utilização para profissionais em injeção eletrônica

Leia mais

Painel de Controle e Configurações

Painel de Controle e Configurações Painel de Controle e Configurações Painel de Controle FERRAMENTAS DO PAINEL DE CONTROLE: - Adicionar Hardware: Você pode usar Adicionar hardware para detectar e configurar dispositivos conectados ao seu

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Xerox ColorQube 8700 / 8900 Painel de controle

Xerox ColorQube 8700 / 8900 Painel de controle Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo com a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário. 3 5 Liberação da porta

Leia mais

Atualizando do Windows XP para o Windows 7

Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizar o seu PC do Windows XP para o Windows 7 requer uma instalação personalizada, que não preserva seus programas, arquivos ou configurações. Às vezes, ela

Leia mais

Painel de Controle Windows XP

Painel de Controle Windows XP Painel de Controle Windows XP Autor: Eduardo Gimenes Martorano Pág - 1 - APOSTILA PAINEL DE CONTROLE Pág - 2 - ÍNDICE INTRODUÇÃO:...4 PAINEL DE CONTROLE...4 TRABALHANDO COM O PAINEL DE CONTROLE:...4 ABRINDO

Leia mais

Aspectos Avançados. Conteúdo

Aspectos Avançados. Conteúdo Aspectos Avançados Conteúdo Vendo o que existe em seu computador Ambiente de Rede Lixeira Organizando arquivos e pastas Usando o Windows de maneira eficaz Trabalhando com documentos 34 Vendo o que existe

Leia mais

Seu manual do usuário XEROX 6279 http://pt.yourpdfguides.com/dref/5579951

Seu manual do usuário XEROX 6279 http://pt.yourpdfguides.com/dref/5579951 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para XEROX 6279. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a XEROX 6279 no manual

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

X84-X85 Scan/Print/Copy

X84-X85 Scan/Print/Copy X84-X85 Scan/Print/Copy Introdução Junho de 2002 www.lexmark.com Declaração sobre informações de compatibilidade da FCC (Federal Communications Commission) Este produto está em conformidade com os limites

Leia mais

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Da instalação até a impressão Da instalação até a impressão para Windows 98, Windows Me, Windows 2000, Mac OS 8.6 à 9.1 e Mac OS X Abril 2001

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP LaserJet Enterprise M4555 MFP Series Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2011 Copyright Hewlett-Packard Development

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

Impressora HP DeskJet 720C Series. Sete passos simples para configurar a sua impressora

Impressora HP DeskJet 720C Series. Sete passos simples para configurar a sua impressora Impressora HP DeskJet 720C Series Sete passos simples para configurar a sua impressora Parabéns pela aquisição de sua impressora HP DeskJet 720C Series! Aqui está uma lista dos componentes da caixa. Se

Leia mais

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação Leia antes de utilizar Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados Guia de Instalação Leia este guia antes de abrir o pacote do CD-ROM Obrigado por adquirir este software. Antes de abrir

Leia mais

Modelo: H.264 Câmera IP (1.0 Megapixels) guia de instalação rápida

Modelo: H.264 Câmera IP (1.0 Megapixels) guia de instalação rápida 1 Modelo: H.264 Câmera IP (1.0 Megapixels) guia de instalação rápida 1. Colocado diretamente no desktop Colocou a câmera IP na posição adequada 2 2. Montagem na parede O suporte com o parafuso de bloqueio

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

Conhecendo seu telefone

Conhecendo seu telefone Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Tecla de navegação S Lentes da câmera Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla Enviar N Tecla virtual direita Tecla Menu M Tecla Finalizar O Porta da bateria

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela?

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? HP Easy Printer Care Perguntas freqüentes Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? O HP Easy Printer Care só pode ser usado através de USB ou de uma conexão paralela se

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 O hardware não consegue executar qualquer ação sem receber instrução. Essas instruções são chamadas de software ou programas de computador. O software

Leia mais

Como Usar o DriverMax

Como Usar o DriverMax Como Usar o DriverMax Este programa é uma mão na roda para proteger os drivers dos componentes de um computador. Veja porquê. O DriverMax é uma ferramenta que faz cópias de segurança de todos os drivers

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

ETEC Campo Limpo AULA 07. 1. Interpretando informações do UTILITÁRIO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA

ETEC Campo Limpo AULA 07. 1. Interpretando informações do UTILITÁRIO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA AULA 07 1. Interpretando informações do UTILITÁRIO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA O Utilitário de configuração do sistema, o famoso "msconfig" está disponível nas versões recentes do Windows. Para abrir o

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO TOOLBOX.

GUIA DE INSTALAÇÃO TOOLBOX. GUIA DE INSTALAÇÃO TOOLBOX. Como instalar a ferramenta Naviextras Toolbox? Antes de baixar o instalador da página de Downloads, por favor, verifique se seu computador se encaixa nos requisitos mínimos

Leia mais

Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1

Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1 Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1 Esta adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10 abrange novas funcionalidades e outras alterações específicas ao ZoomText 10.1. Para obter instruções

Leia mais

Guia de atualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53

Guia de atualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Guia de passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Índice 1. 1. Processo de configuração do Windows 8 2. Requisitos do sistema 3. Preparações 2. 3. usando 4. usando o DVD de 5. usando o DVD de 6. 1.

Leia mais

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Instalação e atualização do Windows 8.1 Atualize o BIOS, aplicativos e drivers e execute o Windows Update Selecione o tipo de instalação Instale o Windows

Leia mais

Guia de Início Rápido SystemTweaker

Guia de Início Rápido SystemTweaker Guia de Início Rápido SystemTweaker O SystemTweaker é uma ferramenta segura e fácil de usar para personalizar o Windows de acordo com as suas preferências. Este guia de início rápido irá ajudar você a

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

Guia de Solução de Problemas do HASP

Guia de Solução de Problemas do HASP Guia de Solução de Problemas do HASP 1 Escritório corporativo: Trimble Geospatial Division 10368 Westmoor Drive Westminster, CO 80021 EUA www.trimble.com Direitos autorais e marcas registradas: 2005-2013,

Leia mais

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem 1 1. Introdução / 2. Conteúdo da embalagem 1. Introdução O Repetidor WiFi Multilaser é a combinação entre uma conexão com e sem fio. Foi projetado especificamente para pequenas empresas, escritórios e

Leia mais

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri 1/48 Curso GNU/Linux Aula 3 Dino Raffael Cristofoleti Magri Julho/2008 2/48 Veja uma cópia dessa licença em http://creativecommons.org/licenses/by nc sa/2.5/br/ 3/48 Sumário 1 CONFIGURAR TECLADO...6 1.1

Leia mais

PLANATC Manual de Instalação. Scanner SC-9000. www.planatc.com.br

PLANATC Manual de Instalação. Scanner SC-9000. www.planatc.com.br Manual de Instalação Scanner SC-9000 1 O Scanner SC-9000 é acompanhado por: - Modulo eletrônico com interface USB ou Serial (SC-9000); - Cabo de 10 metros; - CD com software de instalação; - Kit 07 cabos

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1 Caro cliente. Os procedimentos a seguir se destinam somente em resolver problemas referentes á internet, não servindo para resolver qualquer outro problema no computador, como por exemplo, um computador

Leia mais

Instalação de Impressora

Instalação de Impressora 1 Instalação de Impressora Daruma (Modelo DR700M) Windows 7 Você vai precisar de: Procedimentos: 1. Impressora Térmica Daruma (DR700M); 2. Fonte de alimentação (obs.: se as tomadas disponíveis no local

Leia mais

Manual. Rev 2 - junho/07

Manual. Rev 2 - junho/07 Manual 1.Desbloquear o software ------------------------------------------------------------------02 2.Botões do programa- --------------------------------------------------------------------- 02 3. Configurações

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora?

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? O que será abordado neste SKT: STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? Verificando o papel. Verificando se o ECF está inicializado, caso não esteja como proceder.

Leia mais

Leia antes de instalar Mac OS X

Leia antes de instalar Mac OS X Leia antes de instalar Mac OS X Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações sobre os computadores compatíveis, requisitos do sistema e como instalar o Mac OS X. Para obter

Leia mais

Fique craque com estas dicas para o Gerenciador de tarefas do Windows

Fique craque com estas dicas para o Gerenciador de tarefas do Windows Fique craque com estas dicas para o Gerenciador de tarefas do Windows Se você usa o Windows, provavelmente já acessou esta ferramenta. Até o Windows XP ela era acessada pelo famoso atalho Ctrl + Alt +

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

Informações importantes de configuração. Usuários de cabo USB: não conecte o cabo USB até a etapa A2.

Informações importantes de configuração. Usuários de cabo USB: não conecte o cabo USB até a etapa A2. Comece aqui 1 Informações importantes de configuração Usuários de rede sem fio ou com fio: siga as instruções neste guia de configuração para que o HP All-in-One seja adicionado corretamente à sua rede.

Leia mais

Solucionando Problemas

Solucionando Problemas Solucionando Problemas Por favor leia as sugestões abaixo quando a digitalização não está a processarse como esperava ou se encontrar qualquer problema no funcionamento do scanner. Se as soluções abaixo

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com

Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com Suporte: http://support.kaspersky.com Informações gerais: www.kaspersky.com www.securelist.com 2013

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (servidor)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (servidor) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...5

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Tabela de Conteúdo 1 Introdução... 3 2. Instalação... 5 3. Descrição da interface do cliente... 6 4. Conexão... 10 5.SMS... 11 6.Contatos... 14 7.Estatística... 18

Leia mais

Laplink PCmover Express A Maneira Mais Fácil de Migrar para um Novo PC Windows. Guia do Usuário

Laplink PCmover Express A Maneira Mais Fácil de Migrar para um Novo PC Windows. Guia do Usuário Laplink PCmover Express A Maneira Mais Fácil de Migrar para um Novo PC Windows Guia do Usuário Serviço de Atendimento ao Cliente/ Suporte Técnico Site: http://www.laplink.com/index.php/por/contact E-mail:

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5

Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5 Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5 09 de julho de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Auslogics BoostSpeed 5 Manual

Auslogics BoostSpeed 5 Manual Página 1 Auslogics BoostSpeed 5 Manual [ Instalando e usando o Auslogics BoostSpeed 5 ] Página 2 Sumário O que é o Auslogics BoostSpeed?... 3 Recursos... 3 Comparando edições... 4 Instalação do programa...

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para BLACKBERRY INTERNET SERVICE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

MODEM USB LTE LU11. Manual do Usuário

MODEM USB LTE LU11. Manual do Usuário MODEM USB LTE LU11 Manual do Usuário 2 Tabela de Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Instalação... 4 3 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 8 5 Mensagens SMS... 10 6 Contatos...

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais