Recurso de Deliberação do Conselho de Deontologia do Porto 2ª Secção Pº nº 4/2018-CS/R Recorrente Recorrido Relator Relatório

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recurso de Deliberação do Conselho de Deontologia do Porto 2ª Secção Pº nº 4/2018-CS/R Recorrente Recorrido Relator Relatório"

Transcrição

1 Recurso de Deliberação do Conselho de Deontologia do Porto 2ª Secção Pº nº 4/2018-CS/R Recorrente: Dr. ( ) Recorrido: Delegação de ( ) Relator: Dr. Orlando Marcelo Curto Relatório I Vem o presente recurso de Acordão do Conselho de Deontologia do Porto que condenou o recorrente Dr. ( ) na pena de multa de 250,00 e a recorrente Dra. ( ) na pena de censura. O facto que deu origem à condenação foi a afixação ao lado da porta do escritório dos referidos senhores advogados recorrentes e outros cinco advogados de uma placa com os dizeres BALCÃO ÚNICO (em letras maiúsculas) seguindo-se na vertical: Advogados, Reconhecimentos, Certificações, Termos de autenticação, Registos, Predial, Comercial, Automóvel, conforme fotografia a fls.91 dos autos. E tendo a Delegação de ( ), por ofício de 1 de Outubro de 2010, chamado a atenção das ora recorrentes para a ilicitude de publicidade resultante da afixação da referida placa, os mesmos ora recorrentes, sustentando não existir tal ilicitude mantiveram a placa, situação que se manteve no decurso do processo disciplinar que culminou com a condenação. O Acordão em recurso, perfilhando o Parecer do Relator, conclui do seguinte modo: com o comportamento adoptado os arguidos violaram voluntária e conscientemente o disposto no artº 89º (actual 94º) do Estatuto da Ordem dos Advogados. O dolo resulta demonstrado pela consciência que os arguidos tinham da ilicitude das suas condutas, face desde logo ao aviso feito pela Delegação de ( ) e às suas pronúncias nos autos, sempre no sentido de discordarem do Parecer nº4/pp/ (publicado na Revista da O.A. nºs III/IV, ano 69, Jul/Set 2009 e Out/Dez 2009, págs e seguintes) da Ordem dos Advogados.

2 A intenção de beneficiarem das vantagens do seu comportamento ilícito não se desvanece por, na prática, eventualmente não terem de facto obtido proveito. A recorrente ( ), fundamenta o seu recurso, alegando que: Há que aquilatar se os factos praticados não prescreveram já; Exerce advocacia há 25 anos; Não se trata de uma sociedade de advogados regular (o escritório tem 7 advogados), ainda que naturalmente haja questões comuns que são tratadas quase como tal e sempre por um advogado em nome de todos. No caso concreto o assunto objecto do processo foi tratado pelo Dr. ( ), em quem a recorrente deposita toda a confiança, como colega mais velho e prestigiado, tendo a recorrente assinado o que lhe foi pedido, em confiança, absolutamente inconsciente da legalidade ou não das suas implicações. Logo que se apercebeu da possível ilegalidade transmitiu ao colega Dr. ( ) que a placa, cuja aposição fora da autoria deste, devia ser retirada, mas o Dr. ( ) continuou a entender que a colocação da placa era legal. E em resposta ao despacho de acusação disse que: 1) Não afixara a placa em causa; 2) Apenas colocou uma placa com o nome profissional na varanda da fachada; 3) Poucos ou nenhuns actos relacionados com o Balcão Único pratica e apenas para os seus clientes habituais; 4)Nunca usufruiu pois qualquer vantagem com a afixação da placa. A pena de censura não tem pois razão de ser. O recorrente ( ) alega no seu recurso, em síntese, que ao afixar a placa pretendeu apenas informar de forma objectiva da área de actividade a que se dedica. Invoca o DL 116/2008 de 4/07/2008 no sentido de que o mesmo criou condições para que os advogados prestem serviços em regime de balcão único. Da placa resulta porém, de forma inequívoca, que se trata de um escritório de advogados.

3 A afixação da placa não contende, em nada, com o artº 89º do EOA, antes se enquadra no direito estatutariamente consagrado à publicidade previsto no artº89º do EOA. E o Acordão em apreço não está minimamente fundamentado. Contudo, na sequência do Acordão recorrido foi já retirada a placa, aguardandose a decisão do presente recurso. Antes de apreciar especificamente cada uma das Alegações de recurso em face do Acordão recorrido e das penas por este aplicadas, começaremos por analisar o facto em si que é escrutinado - a afixação da placa com os dizeres dela constantes e consequentemente a legalidade ou ilegalidade do mesmo em face do estipulado pelo artº 89º do EOA de 2005 ao caso aplicável. Estabelece o citado artº 89º no seu nº1 que os advogados e as sociedades de advogados podem divulgar a sua actividade profissional de forma objectiva, verdadeira e digna, no rigoroso respeito pelos deveres deontológicos do segredo profissional e das normas legais sobre publicidade e concorrência. E as alíneas do nº2 do mesmo artigo especificam nomeadamente o que se entende por informação objectiva dos advogados e sociedades de advogados. E nas alíneas do nº3 enumera-se nomeadamente actos lícitos de publicidade, todos eles com reporte directo ao advogado ou sociedade de advogados. No nº4 referem-se, designadamente, alguns actos ilícitos de publicidade. Analisando agora a placa afixada pelos senhores advogados arguidos à luz da citada disposição legal do artº89º do EOA (actual artº94º) há que constatar desde logo que a mesma não é uma placa de Advogados, pois que a menção de referência, com letras maiúsculas é BALCÃO ÚNICO e só depois vem a menção Advogados, seguida de uma relação de actividades não especificas ou exclusivas de advogados. Assim, a placa induz o público de que ali existe um escritório que trata dos vários assuntos mencionados e onde também há advogados.

4 Tal placa publicitária viola assim claramente a letra e o espírito da norma do artº 89º do EOA no seu todo. Com efeito, não divulga de forma objectiva, verdadeira e digna a actividade profissional de advogados, não reportando sequer as actividades que menciona a um escritório de advogados mas sim a um Balcão único. Além disso as actividades mencionadas não se integram na menção de áreas ou matérias jurídicas de exercício preferencial que o artº89º permite. Posto isto apreciemos então as alegações de recurso de cada um dos recorrentes. Quanto ao recurso da Dra. ( ) começaremos por recusar a existência de prescrição, que refere como hipótese, pois tratando-se de infracção continuada que só terá cessado após o Acordão do Conselho de Deontologia do Porto, é evidente não existir. A Dra. ( ) pretende que se atenda a uma atenuação na sua responsabilidade na colocação e manutenção da placa, alegando que a autoria da colocação da placa foi do Dr. ( ), e que foi este que sempre defendeu perante ela e os demais colegas do escritório a legalidade da mesma e sua manutenção. Pode admitir-se que assim tenha acontecido, mas a verdade é que a recorrente é uma advogada com 25 anos de profissão e não pode eximir-se à responsabilidade de, por si própria, apreciar a legalidade ou ilegalidade da colocação da placa, como lhe competia desde a denúncia da Delegação de ( ). Diz que a determinada altura defendeu junto do Dr. ( ) que a placa devia ser retirada, mas não impôs a mesma retirada. Não vemos por isso que a sanção de censura seja desadequada à infracção que lhe é imputável, inferior, de resto, à aplicada ao Dr. ( ). Relativamente ao recurso do Dr. ( ), em face do que se deixou dito quanto à afixação da placa como violando o artº 89º do EOA então em vigor, resulta que não colhem os argumentos que aduz. A placa afixada, ao contrário do que diz, não informa de forma objectiva da área de actividade a que se dedica como advogado.

5 Com efeito, reconhecimentos, certificações, termos de autenticação, registos, não são áreas de actividade jurídica. E quanto ao Balcão Único, o que a lei que o recorrente invoca (DL 116/2008 de 4/07/2008 e Portaria 1513/2008 de 23/12) criou foi um regime próprio, para advogados, câmaras de comércio e indústria, notários e solicitadores, de obterem através da Internet, documentação, nomeadamente certidões que permitem de forma simplificada a prática de determinados actos próprios das respectivas actividades, mas a simples menção (balcão único) também ela não designa qualquer actividade jurídica própria dos advogados. Os dizeres da placa afixada, ao contrário do que pretendo o recorrente, não se enquadram pois no estatuído pelo artº89º do EOA (actual artº94º). Diz, por outro lado, o recorrente que o Acordão recorrido não está minimamente fundamentado, mas também aí não tem razão. Na verdade, o Acordão recorrido fundamenta a sua decisão em Parecer do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, nomeadamente no Parecer nº4/pp/2009-6, publicado na Revista da Ordem dos Advogados nºs III/IV, ano 69, Jul/Set 2009 e Out/Nov 2009, págs e seguintes, fazendo por isso seus os considerandos e conclusões dos mesmos. A ilicitude da actuação do senhor advogado recorrente na colocação da placa e na manutenção da mesma é pois manifesta, por violação da norma deontológica do artº89º, no seu conjunto, do EOA. E a pena aplicada, dados os contornos da actuação constantes dos autos e o grau de culpa, não nos merece censura. Conclusão II Do que anteriormente ficou expendido somos de parecer que, embora com um enquadramento jurídico e legal não totalmente coincidente com o Acordão recorrido, deve ser negado provimento a ambos os recursos e, consequentemente, mantidas as condenações fixadas pelo Acordão recorrido, por violação por parte dos recorrentes do artº89º do EOA no seu conjunto.

6 À secção para deliberação. Lisboa, 27 de Abril de 2018 O Relator,

«pretende abrir um gabinete jurídico na comarca de A Nessa sequência pretende colocar um letreiro no vidro do gabinete com os seguintes dizeres:

«pretende abrir um gabinete jurídico na comarca de A Nessa sequência pretende colocar um letreiro no vidro do gabinete com os seguintes dizeres: 1 Parecer nº 43/PP/2013-P Relator: Sr. Dr. Carlos Vasconcelos I - Por comunicação escrita, datada de 26 de Agosto de 2013, dirigida ao Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, a Senhora Doutora

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 26/2008 Publicidade CONSULTA Por email que deu entrada nos serviços deste da Ordem dos Advogados em... de... de..., com o nº... (e remetido a este órgão pelo Conselho Geral), vem o Sr Dr....,

Leia mais

3. Desde logo, não queremos deixar de referir que nada impede um Advogado de ser Economista, nem um Economista de ser Advogado.

3. Desde logo, não queremos deixar de referir que nada impede um Advogado de ser Economista, nem um Economista de ser Advogado. > Conselho Distrital de Lisboa > Parecer CDL n.º 88/2004, de 3 de Março de 2005 1. Vem o Consulente, o Sr. Dr. A, por requerimento que deu entrada neste Conselho no dia 18 de Outubro de 2004, solicitar

Leia mais

CoNSELHo SuPERIoR. Ratificação de pena de expulsão Processo n.º 3/2013-CS/RP

CoNSELHo SuPERIoR. Ratificação de pena de expulsão Processo n.º 3/2013-CS/RP CoNSELHo SuPERIoR Ratificação de pena de expulsão Processo n.º 3/2013-CS/RP Relator: Carlos Pinto de Abreu Participante: Instituto de Gestão Financeira e de Infra estruturas da Justiça, I.P. Arguido: Dr..

Leia mais

PARECER Nº 44/PP/2014-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº 44/PP/2014-P CONCLUSÕES: PARECER Nº 44/PP/2014-P CONCLUSÕES: 1. Para a fixação de placa identificativa do Advogado no exterior do seu escritório não é necessário licenciamento, nem se verifica, por essa afixação, a sujeição a

Leia mais

PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO:

PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO: PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO: A Para o advogado, a matéria de conflito de interesses é uma questão de consciência, competindo-lhe ajuizar se a relação de confiança que estabeleceu com um seu antigo

Leia mais

PARECER Nº. 67/PP/2008-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº. 67/PP/2008-P CONCLUSÕES: PARECER Nº. 67/PP/2008-P CONCLUSÕES: 1. O Decretos-lei n.º 28/2000, de 13 de Março, n.º 237/2001, de 30 de Agosto e n.º 76-A/2006, de 29 de Março atribuíram, nomeadamente, aos advogados e aos solicitadores,

Leia mais

PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES a) Não está vedado ao advogado, genericamente e em abstracto, exercer o patrocínio contra anterior cliente, impondo-se apenas verificar se tal patrocínio configurará

Leia mais

PARECER Nº 51/PP/2015-P CONCLUSÕES 1 - A

PARECER Nº 51/PP/2015-P CONCLUSÕES 1 - A PARECER Nº 51/PP/2015-P CONCLUSÕES 1 - A questão do conflito de interesses, no que ao exercício da Advocacia diz respeito, encontra-se regulada no artigo 99º do EOA. 2 - A referida norma funda-se em razões

Leia mais

PARECER Nº 48/PP/2014-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 48/PP/2014-P CONCLUSÕES PARECER Nº 48/PP/2014-P CONCLUSÕES 1. Os actos praticados pelo advogado no uso da competência que lhe é atribuída pelo artº 38º do Dec-Lei nº 76-A/2006, bem como os documentos que os formalizam, porque

Leia mais

SERVIÇO DE PESQUISA DE ADVOGADOS POR MEIO DE DIRECTóRIO CONSTANTE NA INTERNET

SERVIÇO DE PESQUISA DE ADVOGADOS POR MEIO DE DIRECTóRIO CONSTANTE NA INTERNET SERVIÇO DE PESQUISA DE ADVOGADOS POR MEIO DE DIRECTóRIO CONSTANTE NA INTERNET Processo n.º 20/PP/2014-G relator: Dr. Nuno Godinho de Matos A Excelentíssima Senhora Dr.ª solicitou à Ordem dos Advogados

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 48/2008 Conflito de interesses 1& Da consulta Por e-mail datado de... de... de... (entrada com o número de registo...) e esclarecimentos prestados em de... de... (entrada com o número de registo...)

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE GOLFE Conselho Disciplinar. Acórdão

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE GOLFE Conselho Disciplinar. Acórdão Pág. 1 de 5 Processo nº 2/2016 Acórdão I Preâmbulo Vem o presente processo disciplinar instaurado contra A, detentor da licença federativa nº [ ], em consequência dos factos constantes da participação

Leia mais

S. R. CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA PARECER

S. R. CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA PARECER PARECER 01. O Conselho Superior da Magistratura é um órgão de Estado com consagração constitucional (a artigos 217º e 218º da Lei Fundamental), ao qual incumbe a nomeação, a colocação, a transferência

Leia mais

Notificada a recorrente da participação apresentada, veio pronunciar-se por escrito nos termos que constam de fls. 11, dizendo o seguinte:

Notificada a recorrente da participação apresentada, veio pronunciar-se por escrito nos termos que constam de fls. 11, dizendo o seguinte: > Conselho Superior > Acórdão CS n.º R-09/2007, de 25 de Maio de 2007 Vem o presente recurso interposto de um acórdão do Conselho Distrital de, que em sessão plenária de 21 de Setembro de 2006, aprovou

Leia mais

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional: noção e análise comparativa com a Deontologia no domínio das demais profissões

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 8/2009 Conflito de Interesses QUESTÃO O Senhor Dr. A vem solicitar que o emita parecer sobre uma situação de eventual conflito de interesses. O enquadramento factual, tal como exposto pelo

Leia mais

Processo nº 22/PP/2018-G Requerente: (...) Relatora: Dra. Regina Franco de Sousa. Parecer

Processo nº 22/PP/2018-G Requerente: (...) Relatora: Dra. Regina Franco de Sousa. Parecer Processo nº 22/PP/2018-G Requerente: (...) Relatora: Dra. Regina Franco de Sousa Parecer O Sr. Dr. (...), titular da cédula profissional com o número (...) e com escritório na (...), vem em 26 de Julho

Leia mais

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA FASE DE FORMAÇÃO INICIAL Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional. 2. A Deontologia no domínio

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0919/08 Data do Acordão: 11-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IMPUGNAÇÃO JUDICIAL RECLAMAÇÃO

Leia mais

COMPETêNCIA DOS ADVOGADOS ESTAGIÁRIOS PARA RECONhECIMENTOS DE ASSINATURAS, AUTENTICAÇÃO E TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS E CONFERêNCIA DE CóPIAS

COMPETêNCIA DOS ADVOGADOS ESTAGIÁRIOS PARA RECONhECIMENTOS DE ASSINATURAS, AUTENTICAÇÃO E TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS E CONFERêNCIA DE CóPIAS COMPETêNCIA DOS ADVOGADOS ESTAGIÁRIOS PARA RECONhECIMENTOS DE ASSINATURAS, AUTENTICAÇÃO E TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS E CONFERêNCIA DE CóPIAS Processo n.º 27/PP/2014-G e 30/PP/2014-G Relator: Dr. A. Pires de

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC)

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Revogou a Sentença nº 5/2016 - SRATC ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Descritores: Extinção do procedimento por responsabilidades sancionatórias /prescrição/ artigo

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 21/2008 Processos de Procuradoria Ilícita Direito de acesso a documentação CONSULTA Por email datado de de de, veio a Exma. Sra. Vogal deste Conselho Distrital de Lisboa, Dra. Maria Ascensão

Leia mais

Nesta medida, pretende, pois, a Sra Advogada consulente saber se lhe é possível prestar tais serviços.

Nesta medida, pretende, pois, a Sra Advogada consulente saber se lhe é possível prestar tais serviços. > Conselho Distrital de Lisboa > Parecer CDL n.º 27/2009, de 28 de Maio de 2009 Consulta Mediante ofício datado que deu entrada nos serviços deste CDL em 8 de Abril de 2009, com o nº, veio a Sra Dra...,

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR PROC. N.º 74/2008-CS/D DE 20 DE OUTUBRO DE 2009

CONSELHO SUPERIOR PROC. N.º 74/2008-CS/D DE 20 DE OUTUBRO DE 2009 J u r i s p r u d ê n c i a d o s C o n s e l h o s CONSELHO SUPERIOR PROC. N.º 74/2008-CS/D DE 20 DE OUTUBRO DE 2009 relator: Dr. Horácio Costa Azevedo Sumário 1 Não viola o disposto no art. 94.º do E.O.A.

Leia mais

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06 CIRCULAR Nº 1/IGE/06 Data: 24.FEV.06 Destinatários: Directores Regionais de Educação Presidentes dos Conselhos Executivos dos Estabelecimentos da Educação e Ensino Serviços Centrais e Delegações Regionais

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 30/2009 Conflito de Interesses QUESTÃO A Senhora Advogada Dra.... veio solicitar que o emita parecer sobre uma situação de eventual conflito de interesses. O enquadramento factual, tal como

Leia mais

Pretende o Sr. Advogado saber, uma vez que não se trata de uma loja jurídica, se poderão publicitar a mesma sem por em causa a nossa profissão.

Pretende o Sr. Advogado saber, uma vez que não se trata de uma loja jurídica, se poderão publicitar a mesma sem por em causa a nossa profissão. > Conselho Distrital de Lisboa > Parecer CDL n.º 40/2007, de 23 de Novembro de 2007 CONSULTA Mediante ofício datado que deu entrada nos serviços deste CDL em..., com o nº..., veio o Sr Dr..., Advogado

Leia mais

Senhor Ministro das Finanças e da Administração Pública Excelência: Avª. Infante D. Henrique, nº 1-C, Lisboa

Senhor Ministro das Finanças e da Administração Pública Excelência: Avª. Infante D. Henrique, nº 1-C, Lisboa Minuta 3 Senhor Ministro das Finanças e da Administração Pública Excelência: Avª. Infante D. Henrique, nº 1-C, 1149-009 Lisboa, com a categoria de, do mapa de pessoal da Direcção-Geral da Autoridade Tributária

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01181/09 Data do Acordão: 18-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO DULCE NETO RECURSO JUDICIAL PROCESSO CONTRA-ORDENAÇÃO

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 10/2009 Carta trocada entre Advogados QUESTÃO Através do ofício n.º..., datado de... (entrada com o número de registo... de...), a Senhora Juiz da... veio solicitar ao a emissão de parecer

Leia mais

A requerente juntou ainda minuta de um contrato que tem como título Contrato de prestação de serviços jurídicos e consultoria.

A requerente juntou ainda minuta de um contrato que tem como título Contrato de prestação de serviços jurídicos e consultoria. Processo de Parecer n.º 18/PP/2015-G Objecto: 1.º Pode um Advogado intitular-se consultor e referir que se dedica à prestação de serviços jurídicos e de consultadoria, em face do que dispõe, designadamente,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 41/2008 Sigilo profissional CONSULTA O Senhor Engenheiro..., antigo cliente do Senhor Advogado consulente, Dr...., intentou uma acção crime contra o filho,..., por crimes de burla e abuso

Leia mais

RECURSO DA DELIBERAÇãO DO CONSELhO GERAL SOBRE RESTITUIÇãO DE IMPORTâNCIAS PAGAS AO CDL(*)

RECURSO DA DELIBERAÇãO DO CONSELhO GERAL SOBRE RESTITUIÇãO DE IMPORTâNCIAS PAGAS AO CDL(*) J u r i s p r u d ê n c i a d o s C o n s e l h o s RECURSO DA DELIBERAÇãO DO CONSELhO GERAL SOBRE RESTITUIÇãO DE IMPORTâNCIAS PAGAS AO CDL(*) Proc. n.º 267/2009-CS/R Relator: António A. Salazar Relatório

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 29 /02 22.Out - 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 22/02. (Processo nº 1 781/02) ACÓRDÃO

ACÓRDÃO Nº 29 /02 22.Out - 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 22/02. (Processo nº 1 781/02) ACÓRDÃO ACÓRDÃO Nº 29 /02 22.Out - 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 22/02 (Processo nº 1 781/02) ACÓRDÃO I. RELATÓRIO 1. Por este Tribunal, em 1 de Agosto de 2002, foi proferido o acórdão de subsecção nº 68/02, que

Leia mais

PARECER. 2. Notificado nos termos e ao abrigo do disposto no nº 6 do art.º 165º do EOA, o Sr. Advogado recorrido não respondeu.

PARECER. 2. Notificado nos termos e ao abrigo do disposto no nº 6 do art.º 165º do EOA, o Sr. Advogado recorrido não respondeu. Processo nº 93/2018-CS/R Recorrente: Dr. ( ) Recorrido: Dr. ( ) Relatora: Dra. Maria Emília Morais Carneiro PARECER A)- RELATÓRIO 1. O Sr. Dr. ( ) com a cédula profissional nº ( ) arguido nos presentes

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, E.P.E. (AICEP) CAPÍTULO I - Âmbito e Objectivo. Artigo 1º (Âmbito)

CÓDIGO DE CONDUTA DA AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, E.P.E. (AICEP) CAPÍTULO I - Âmbito e Objectivo. Artigo 1º (Âmbito) CÓDIGO DE CONDUTA DA AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, E.P.E. (AICEP) CAPÍTULO I - Âmbito e Objectivo Artigo 1º (Âmbito) 1. O presente Código de Conduta integra o conjunto das

Leia mais

Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO

Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO "Artigo 38.º Extensão do regime dos reconhecimentos de assinaturas e da Autenticação e tradução de documentos 1 - Sem prejuízo

Leia mais

TRIBUNAL SUPREMO 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL ACÓRDÃO

TRIBUNAL SUPREMO 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL ACÓRDÃO 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL ACÓRDÃO HABEAS CORPUS: nº 230 RÉU: DANGEREUX FREDERICO KUENGE MUCULlLA ACORDAM EM NOME DO POVO: Acordam no Tribunal Supremo I - RELATÓRIO 1. DANGEREUX FREDERICO KUENGE MUCUUlA,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 46/2008 Sigilo Profissional Assunto: Incidente de quebra do sigilo profissional artigo 135º do Código de Processo Penal, aplicável ao processo civil por força do disposto no n.º 4 do artigo

Leia mais

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1 PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1. Um Advogado que tenha sido nomeado patrono oficioso de um menor num processo judicial de promoção e protecção de crianças e jovens em perigo, requerido pelo Ministério

Leia mais

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica O Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres

Leia mais

QUADRO LEGISLATIVO. SECÇÃO VIII Reconhecimentos. Artigo 153.º Espécies

QUADRO LEGISLATIVO. SECÇÃO VIII Reconhecimentos. Artigo 153.º Espécies QUADRO LEGISLATIVO DL n.º 250/96, de 24 de Dezembro: Altera o Código do Notariado (aprovado pelo Decreto-Lei n.º 207/95, de 14 de Agosto) e procede à abolição dos reconhecimentos notariais de letra e de

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 13/2005-1ªS/PL-19.Abr.2005

ACÓRDÃO N.º 13/2005-1ªS/PL-19.Abr.2005 SP/DCP/09-05-2005 ACÓRDÃO N.º 13/2005-1ªS/PL-19.Abr.2005 SUMÁRIO: 1. Nos termos do art.º 45.º, n.º 1 da Lei n.º 98/97, de 26 de Agosto, os contratos podem produzir todos os seus efeitos antes do visto,

Leia mais

RELATÓRIO (artigo 213º do Estatuto do Ministério Público) 1.

RELATÓRIO (artigo 213º do Estatuto do Ministério Público) 1. Inquérito nº 21/2016.RMP-I Acordam na Secção Disciplinar do Conselho Superior do Ministério Público Em 16 de Junho de 2016 foi recebido na Procuradoria-Geral da República um requerimento do Senhor Dr.

Leia mais

2.º Curso de Estágio de 2007 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

2.º Curso de Estágio de 2007 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 2.º Curso de Estágio de 2007 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Analise a hipótese que a seguir se enuncia e responda, depois, às questões suscitadas sobre a mesma, fundamentando as respostas com as disposições

Leia mais

DA FALTA DE REGULAMENTAÇÃO DO EOA

DA FALTA DE REGULAMENTAÇÃO DO EOA DA FALTA DE REGULAMENTAÇÃO DO EOA 1. Hoje, quando se fala na reforma do actual Estatuto, que constitui um processo moroso e dependente do poder político, ocorre-nos a estranheza da ausência de preocupação

Leia mais

P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar.

P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar. P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar. DELIBERAÇÃO 1 A Senhora Conservadora do Registo Predial

Leia mais

ACORDAM NA SECÇÃO DISCIPLINAR DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Por despacho do Senhor Vice-Procurador-Geral da República, datado de 8 de

ACORDAM NA SECÇÃO DISCIPLINAR DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Por despacho do Senhor Vice-Procurador-Geral da República, datado de 8 de Inquérito Disciplinar n.º 18/17 RMP-PI Relator: [...] ACORDAM NA SECÇÃO DISCIPLINAR DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO I RELATÓRIO 1. Por despacho do Senhor Vice-Procurador-Geral da República,

Leia mais

PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES 1 Um Advogado que seja membro do Conselho Fiscal duma sociedade anónima encontra-se em situação de incompatibilidade com o exercício da Advocacia, uma vez que, mercê

Leia mais

Proposta de Lei nº 309/XII/4.ª (Aprova os Estatutos da Ordem dos Advogados)

Proposta de Lei nº 309/XII/4.ª (Aprova os Estatutos da Ordem dos Advogados) Proposta de Lei nº 309/XII/4.ª (Aprova os Estatutos da Ordem dos Advogados) A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República solicitou parecer sobre a

Leia mais

Parecer nº35/pp/2009-c Requerente: Associação Comercial e Serviços de Assunto: Serviços jurídicos aos associados

Parecer nº35/pp/2009-c Requerente: Associação Comercial e Serviços de Assunto: Serviços jurídicos aos associados Parecer nº35/pp/2009-c Requerente: Associação Comercial e Serviços de Assunto: Serviços jurídicos aos associados I Relatório 1. A Associação Comercial e Serviços de, com sede em, por email de 25.10.2009,

Leia mais

TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 e 2º Curso Estágio 2006 (Repetição)

TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 e 2º Curso Estágio 2006 (Repetição) TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 e 2º Curso Estágio 2006 (Repetição) Analise a seguinte hipótese e responda, depois, às questões suscitadas sobre a mesma, fundamentando as respostas

Leia mais

ECLI:PT:TRL:2015: PQLSB.L1.5

ECLI:PT:TRL:2015: PQLSB.L1.5 ECLI:PT:TRL:2015:393.14.2PQLSB.L1.5 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trl:2015:393.14.2pqlsb.l1.5 Relator Nº do Documento José Adriano rl Apenso Data do Acordão 09/06/2015 Data de decisão sumária

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ s)

Perguntas Frequentes (FAQ s) Perguntas Frequentes (FAQ s) Estatuto Disciplinar dos Trabalhadores que exercem funções públicas ( (Publicitado em Janeiro de 2011) 1/6 Como posso saber se o documento de Perguntas Frequentes da URH é

Leia mais

Tribunal de Contas ACÓRDÃO. ACÓRDÃO Nº.14 /02-Fev.26-1ª S/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 4/2002. (Processos nºs 3123, 3179, 3180 e 3484/01)

Tribunal de Contas ACÓRDÃO. ACÓRDÃO Nº.14 /02-Fev.26-1ª S/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 4/2002. (Processos nºs 3123, 3179, 3180 e 3484/01) ACÓRDÃO Nº.14 /02-Fev.26-1ª S/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 4/2002 (Processos nºs 3123, 3179, 3180 e 3484/01) ACÓRDÃO 1. Em sessão de Subsecção da 1ª Secção de 27 de Novembro de 2001 foi aprovado o acórdão nº

Leia mais

CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013

CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013 CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013 DESTINATÁRIOS: Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares Serviços Centrais e Equipas Multidisciplinares da IGEC Assunto: I NOTIFICAÇÃO DAS DECISÕES DE PROCESSOS DISCIPLINARES

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0928/08 Data do Acordão: 21-01-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL CONCURSO DE INFRACÇÕES

Leia mais

Acórdão n.º 10 / ª Secção-PL. P. n.º 5 ROM-SRM/2013. P. de Multa n.º 6/2012-SRM

Acórdão n.º 10 / ª Secção-PL. P. n.º 5 ROM-SRM/2013. P. de Multa n.º 6/2012-SRM Não transitado em julgado Recurso para o Tribunal Constitucional Acórdão n.º 10 /2013-3.ª Secção-PL. P. n.º 5 ROM-SRM/2013 P. de Multa n.º 6/2012-SRM 1. RELATÓRIO. 1.1. O Ministério Público junto da Secção

Leia mais

I O regime de incompatibilidades com o exercício da advocacia encontra-se prescrito nos artigos 81º e 82º do EOA.

I O regime de incompatibilidades com o exercício da advocacia encontra-se prescrito nos artigos 81º e 82º do EOA. PARECER Nº 32/PP/2016-P SUMÁRIO: Existência ou não de incompatibilidade entre o exercício da Advocacia e as funções de sócio gerente de sociedade comercial cujo objecto é Promoção Imobiliária, Compra e

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01568/13 Data do Acordão: 05-02-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17005

Leia mais

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A.

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A. 1 Parecer nº 9/PP/2013-P Relatora: Dra. Catarina Pinto de Rezende I - Por comunicação datada de 6 de Fevereiro de 2013, dirigida ao Exmo. Senhor Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 13/2009 Quebra de Sigilo Profissional QUESTÃO Através do ofício n.º..., datado de... (entrada com o número de registo... de...), o Senhor Juiz da... veio solicitar a pronúncia do, nos termos

Leia mais

ACÓRDÃO. RÉUS: MORAIS FERNANDO JOAO, ESPÍRITO FERNANDO JOAO e ANTÓNIO PAULINO.

ACÓRDÃO. RÉUS: MORAIS FERNANDO JOAO, ESPÍRITO FERNANDO JOAO e ANTÓNIO PAULINO. 1ª SECÇÃO DA CÂMARA CRIMINAL ACÓRDÃO HABEAS CORPUS: nº178 RÉUS: MORAIS FERNANDO JOAO, ESPÍRITO FERNANDO JOAO e ANTÓNIO PAULINO. ACORDAM EM NOME DO POVO: Acordam no Tribunal Supremo I Relatório 1. DOMINGOS

Leia mais

TRIBUNAL SUPREMO. Câmara do Cível e Administrativo NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO:

TRIBUNAL SUPREMO. Câmara do Cível e Administrativo NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: . Câmara do Cível e Administrativo ACÓRDÃO PROC. Nº 47/09 NA CÂMARA DO CÍVEL E ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL SUPREMO, ACORDAM, EM CONFERÊNCIA, EM NOME DO POVO: FERNANDO ANTÓNIO GINGA, residente em Luanda,

Leia mais

O EXERCÍCIO DO PODER DISCIPLINAR

O EXERCÍCIO DO PODER DISCIPLINAR O EXERCÍCIO DO PODER DISCIPLINAR A AUTONOMIA REFORÇA OS PODERES HIERARQUICOS Relação hierárquica Poder de direcção / dever de obediência Poder típico Poder de direcção Dar ordens Poderes atribuídos à hierarquia

Leia mais

1.º Curso de Estágio de de Janeiro de 2009 Teste de Deontologia Profissional

1.º Curso de Estágio de de Janeiro de 2009 Teste de Deontologia Profissional 1.º Curso de Estágio de 2008 19 de Janeiro de 2009 Teste de Deontologia Profissional Analise a seguinte hipótese e responda, depois, às questões que lhe são colocadas, justificando as respostas com as

Leia mais

Normas Procedimentais nos Pareceres Prévios à Constituição de Sociedades Profissionais. Preâmbulo

Normas Procedimentais nos Pareceres Prévios à Constituição de Sociedades Profissionais. Preâmbulo Normas Procedimentais nos Pareceres Prévios à Constituição de Sociedades Profissionais Preâmbulo O Estatuto da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (EOSAE), aprovado pela Lei n.º 154/2015,

Leia mais

Acórdão nº 98 /03 6 Out. 1ªS/SS

Acórdão nº 98 /03 6 Out. 1ªS/SS Transitou em julgado em 27/10/03 Acórdão nº 98 /03 6 Out. 1ªS/SS Processo nº 2786/02 A Câmara Municipal de Matosinhos remeteu para fiscalização prévia um contrato de empréstimo celebrado em 08 de Outubro

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR

REGULAMENTO DISCIPLINAR REGULAMENTO DISCIPLINAR CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º (Âmbito) 1. O poder disciplinar da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar, adiante designada por FPPDAM, exerce-se sobre os

Leia mais

PARECER n.º 1/PP/2008-P CONCLUSÕES:

PARECER n.º 1/PP/2008-P CONCLUSÕES: PARECER n.º 1/PP/2008-P CONCLUSÕES: I Não tem este Conselho Distrital de se pronunciar sobre o que aparenta ser a preocupação da Senhora Advogada requerente, isto é, sobre as consequências penais eventualmente

Leia mais

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 26 de Fevereiro de 2010)

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 26 de Fevereiro de 2010) DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 26 de Fevereiro de 2010) Analise as perguntas e hipóteses e responda, depois, às questões que lhe são colocadas, justificando as respostas com recurso às normas legais

Leia mais

revisão do processo disciplinar

revisão do processo disciplinar J u r i s p r u d ê n c i a d o s C o n s e l h o s revisão do processo disciplinar proc. n.º 200/2011 cs/r, de 2 de Março de 2012 Relator: dr. rodolfo lavrador I 1 a, limitada, e outros, patrocinados

Leia mais

Os agentes de execução podem actualmente ser solicitadores ou advogados.

Os agentes de execução podem actualmente ser solicitadores ou advogados. O Decreto-Lei n.º 226/2008, de 20 de Novembro, aditou ao Estatuto da Câmara dos Solicitadores, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 88/2003, de 26 de Abril, um conjunto de normas relativas à definição, competências,

Leia mais

REGULAMENTO DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

REGULAMENTO DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO REGULAMENTO DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO ARTIGO 1.º (Objecto) 1. O presente Regulamento estabelece os procedimentos aplicáveis ao período de adaptação dos cidadãos moçambicanos inscritos em Ordem ou Associação

Leia mais

Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução FAQ S SOCIEDADES

Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução FAQ S SOCIEDADES FAQ S SOCIEDADES 1. A partir de quando se aplicam às sociedades as normas do Estatuto da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução? R.: As normas do EOSAE que não sejam necessárias à realização

Leia mais

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n.

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n. Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL Lei n.º /2010, de de Na sequência da aprovação e entrada em vigor da Lei

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 5/2008 Conflito de interesses Por requerimento que deu entrada nos serviços deste da Ordem dos Advogados no dia de de, com o nº..., veio o Exmo. Sr. Juiz de Direito..., no âmbito do Processo

Leia mais

2. Posteriormente, no ano de 2012, a Requerente pediu escusa, e no deferimento da mesma, foi nomeado em seu lugar outro Patrono;

2. Posteriormente, no ano de 2012, a Requerente pediu escusa, e no deferimento da mesma, foi nomeado em seu lugar outro Patrono; PARECER Nº 55/PP/2012 P CONCLUSÕES: 1. Em caso de substituição de Patrono ou Defensor no âmbito do Apoio Judiciário, o nomeado e o substituído, ajustam entre si a repartição de honorários; 2. Na falta

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRTA NACONAL DO EXAME FNAL DE AVALAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) GRELHAS DE CORRECÇÃO ÁREAS OPCONAS

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO N.º 06-ROM-SRM/2011. (Processo n.º 01/11 Secção Regional da Madeira) ACÓRDÃO Nº 02/2012-3ª SECÇÃO I RELATÓRIO

RECURSO ORDINÁRIO N.º 06-ROM-SRM/2011. (Processo n.º 01/11 Secção Regional da Madeira) ACÓRDÃO Nº 02/2012-3ª SECÇÃO I RELATÓRIO Transitado em julgado RECURSO ORDINÁRIO N.º 06-ROM-SRM/2011 (Processo n.º 01/11 Secção Regional da Madeira) ACÓRDÃO Nº 02/2012-3ª SECÇÃO I RELATÓRIO 1. Em 12 de Agosto de 2011, no âmbito do processo autónomo

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo cordão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01140/16 Data do Acordão: 25-10-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário:

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 8/2005-1ªS/PL-15.Mar.2005

ACÓRDÃO N.º 8/2005-1ªS/PL-15.Mar.2005 CC/DCP/13-07-2005 ACÓRDÃO N.º 8/2005-1ªS/PL-15.Mar.2005 SUMÁRIO: 1. Nos termos do n.º 1 do art.º 85.º da Lei n.º 98/97, de 26 de Agosto, os contratos consideram-se visados se não tiver havido decisão de

Leia mais

Deliberação Interpretação do regulamento de delegações

Deliberação Interpretação do regulamento de delegações Deliberação pública Deliberação 20140510.11.6 Interpretação do regulamento de delegações Tendo em consideração que: a) A Senhora Agente de Execução xxxx solicitou à Câmara dos Solicitadores (CS), em 25.03.2014,

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Boletim Informativo. Abril de 2012

PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Boletim Informativo. Abril de 2012 Nome da empresa Boletim Informativo N.º 9/2012 PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO Boletim Informativo Presenças: Abril de 2012 REUNIÃO: Secção Disciplinar de 20/04/2012

Leia mais

A todo o exposto, acresce alegar que,

A todo o exposto, acresce alegar que, Minuta 3 Exmo. Senhor Presidente da Secção Coordenadora de Avaliação do distrito de - Director de Finanças de (ou) Director-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, com a categoria de, do mapa de pessoal

Leia mais

1. Um advogado patrocinou o réu numa acção declarativa ordinária e, finda esta, informou o cliente do montante da conta de despesas e honorários;

1. Um advogado patrocinou o réu numa acção declarativa ordinária e, finda esta, informou o cliente do montante da conta de despesas e honorários; PARECER Nº 56/PP/2008-P CONCLUSÃO: A Não há conflito de interesses, que só surge entre os interesses de mais do que um cliente, quando o advogado representa o cabeça-de-casal de uma herança que pertence

Leia mais

I O Sr. Dr. ( ), Advogado, portador da cédula profissional nº ( ), solicitou pronúncia sobre a questão que infra se descreve:

I O Sr. Dr. ( ), Advogado, portador da cédula profissional nº ( ), solicitou pronúncia sobre a questão que infra se descreve: PARECER Nº 15/PP/2016-P CONCLUSÕES 1 - A questão do conflito de interesses, no que ao exercício da Advocacia diz respeito, encontra-se regulada no artigo 99º do EOA. 2 - A referida norma funda-se em razões

Leia mais

RECOMENDAÇÃO. R. nº 2

RECOMENDAÇÃO. R. nº 2 RECOMENDAÇÃO R. nº 2 Objecto da queixa: O cidadão apresentou queixa escrita ao Provedor Municipal alegando ter requerido em 04/04/03 a renovação/prorrogação da licença nº 573/02, que caducava em 19/05/03,

Leia mais

Comecemos por considerar a seguinte situação factual:

Comecemos por considerar a seguinte situação factual: Ex.ma(o) Colega, O Teste está organizado por ordem sequencial, mas permitindo uma abordagem temática autónoma dos III Grupos de questões formuladas sobre a Hipótese factual, que se vai desenvolvendo em

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional e Informática Jurídica. Teórica

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional e Informática Jurídica. Teórica ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação 2 de Maio de 2012 PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional e Informática Jurídica Teórica (10 valores) Responda fundamentadamente

Leia mais

Tribunal de Contas. ACÓRDÃO Nº 81 / Out-1ªS/SS. Proc. Nº 2 148/02

Tribunal de Contas. ACÓRDÃO Nº 81 / Out-1ªS/SS. Proc. Nº 2 148/02 Mantido pelo Acórdão nº 31/02, de 26/11/02, proferido no recurso nº 26/02 ACÓRDÃO Nº 81 /2002 15.Out-1ªS/SS Proc. Nº 2 148/02 1. A Câmara Municipal da Guarda remeteu para fiscalização prévia deste Tribunal

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO º 2.º. formação complementar ao estágio de admissão à OA ESTATUTO E DEONTOLOGIA. prova n.º 09 (A) Abril 2009

FICHA DE AVALIAÇÃO º 2.º. formação complementar ao estágio de admissão à OA ESTATUTO E DEONTOLOGIA. prova n.º 09 (A) Abril 2009 formação complementar ao estágio de admissão à OA Corrector: prova n.º 09 (A) Abril 2009 ICHA DE AALIAÇÃO Data (correcção): Nota: N.º DE IDENTIICAÇÃO DO ORMANDO: TURNO: 1.º 2.º DATA: 27.04.2009 A1 Avalie

Leia mais

PARECER Nº 41/PP/2014

PARECER Nº 41/PP/2014 PARECER Nº 41/PP/2014 SUMÁRIO: Impedimento para o exercício de mandato por parte de Advogada, que é arguida em processo de inquérito, para exercer a defesa de seu marido que também é arguido no âmbito

Leia mais

PARECER nº 35/PP/2016-P SUMÁRIO: Incompatibilidade entre o exercício da Advocacia e as funções de Angariador Imobiliário.

PARECER nº 35/PP/2016-P SUMÁRIO: Incompatibilidade entre o exercício da Advocacia e as funções de Angariador Imobiliário. PARECER nº 35/PP/2016-P SUMÁRIO: Incompatibilidade entre o exercício da Advocacia e as funções de Angariador Imobiliário. I A Sra. Dra. ( ), Advogada, portadora da cédula profissional nº ( ), com escritório

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 23/CONT-I/2011

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 23/CONT-I/2011 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 23/CONT-I/2011 Queixa de José Armando de Oliveira Domingos contra o jornal O Mirante Lisboa 19 de Outubro de 2011 Conselho

Leia mais

Acórdão n.º 14/2012 3ª Secção-PL I RELATÓRIO

Acórdão n.º 14/2012 3ª Secção-PL I RELATÓRIO Acórdão n.º 14/2012 3ª Secção-PL RO N.º 2 ROM-2ªS/2012 Processo n.º 43/2011-PAM-2ªS Acordam os Juízes do em Plenário da 3ª Secção I RELATÓRIO 1. Por decisão de 16 de Setembro de 2011, proferida em primeira

Leia mais

Juízes: Viriato Manuel Pinheiro de Lima (Relator), Song Man Lei e Sam Hou Fai. SUMÁRIO:

Juízes: Viriato Manuel Pinheiro de Lima (Relator), Song Man Lei e Sam Hou Fai. SUMÁRIO: . Recurso jurisdicional em matéria penal. Recorrente: A. Recorrido: Ministério Público. Assunto: Revista. Autorização. Validação. Data do Acórdão: 21 de Novembro de 2018. Juízes: Viriato Manuel Pinheiro

Leia mais