PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional e Informática Jurídica. Teórica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional e Informática Jurídica. Teórica"

Transcrição

1 ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação 2 de Maio de 2012 PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional e Informática Jurídica Teórica (10 valores)

2 Responda fundamentadamente às seguintes questões: 1. António, advogado com inscrição em vigor desde 2004, exerceu também funções de agente de execução durante o ano de Em Dezembro de 2011, António cancelou a sua inscrição como agente de execução, retomando o exercício exclusivo da advocacia. Já em Fevereiro de 2012, em processo de execução em que exercera funções de agente de execução, António passou a patrocinar Bernardo, aí exequente, contestando a oposição deduzida pelo executado. a. Podia António exercer simultaneamente a advocacia e as funções de agente de execução? (3 valores) b. Podia António assumir o patrocínio de Bernardo? (3 valores) 2. Carlos e Daniel incumbiram Eduardo, advogado, da preparação e formalização da constituição de uma sociedade comercial entre ambos, incluindo a elaboração dos respectivos estatutos. Um ano mais tarde, já depois de constituída a sociedade, e no quadro de desentendimentos entre Carlos e Daniel sobre a condução dos negócios sociais, o primeiro solicita a Eduardo o patrocínio em acção a instaurar contra o segundo, destinada a destituí-lo da gerência. Pode Eduardo aceitar o patrocínio que lhe é solicitado por Carlos? (4 valores)

3 ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação 2 de Maio de 2012 PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional e Informática Jurídica PRÁTICA (10 valores)

4 1. Entre Fernando e Guilherme, ambos advogados, o primeiro em representação de Helena e o segundo em representação de Idálio, desenvolveram-se prolongadas negociações de preparação do divórcio dos seus clientes e da subsequente partilha do património comum negociações que acabaram por fracassar. Durante o processo de negociação, Guilherme fez chegar a Fernando documentos comprovativos da existência de dois depósitos de que o seu cliente, Idálio, era titular num banco suíço. Instaurado, entretanto, por Helena, o processo de inventário para partilha dos bens comuns do casal, Fernando pretende juntar aos autos os documentos que lhe foram confiados por Guilherme para prova da existência dos depósitos bancários na Suíça. Explique fundamentadamente se, ou em que condições, o pode fazer. (4 valores) 2. Pretendendo entregar requerimento probatório através do Citius, explique fundamentadamente como deverá proceder para juntar aos autos uma planta de delimitação da propriedade, cuja dimensão física se aproxima à de uma folha A3 e que constitui prova documental descrita do referido requerimento. (2 valores) 3. António, advogado, abriu no dia uma notificação electrónica, sendo que no canto superior direito da mesma se pode ler Certificação Citius: Elaborado em Em que dia António se considera notificado? Justifique a sua resposta. (2 valores) 4. Carlos Sousa é sócio gerente da empresa C. Sousa - Sociedade Unipessoal, Lda., cujo objecto social se circunscreve à compra e venda de veículos ligeiros novos e usados. No exercício da sua actividade comercial, vendeu a Maria de Fátima Rocha o veículo de marca BMW 320 Coupe, de 2008, com a matrícula IA.

5 Diga se Carlos pode realizar no site o respectivo pedido de registo de transmissão de propriedade daquele veículo vendido por aquela sociedade a Maria de Fátima. Justifique a sua resposta. (2 valores).

6 INFORMÁTICA JURÍDICA 2. Pretendendo entregar requerimento probatório através do Citius, explique fundamentadamente como deverá proceder para juntar aos autos uma planta de delimitação da propriedade, cuja dimensão física se aproxima à de uma folha A3 e que constitui prova documental descrita do referido requerimento. (2v) R: O documento em causa, pelas suas dimensões excede o tamanho A4 e formato, não é passível de entrega electrónica, pelo que deve ser entregue em suporte físico, nos termos da interpretação conjugada do artigo 150º, nº 4 do CPC e do artigo 5º, nº 5 al. b) da Portaria 114/2008 de 6 de Fevereiro. A referida planta deveria ser apresentada, por qualquer outro meio admissível de entrega previsto no CPC, no prazo de 5 dias, após o envio dos formulários e ficheiros através do sistema informático CITIUS. 3. António, advogado, abriu no dia uma notificação electrónica, sendo que no canto superior direito da mesma se pode ler Certificação Citius: Elaborado em Em que dia António se considera notificado? Justifique a sua resposta. (2v) R: A notificação electrónica presume se efectuada na data de expedição (art. 254º, nº 5 do CPC) De acordo com o nº5 do art. 21º A da Portaria nº 1538/2008 de 30 de Dezembro, O sistema informático CITIUS assegura a certificação da data de elaboração da notificação, presumindo se feita a expedição no terceiro dia posterior ao da elaboração, ou no primeiro dia útil seguinte a esse, quando o final do prazo termine em dia não útil. O notificando considera se notificado 3 dias após a elaboração da notificação ou no primeiro dia útil seguinte (quando o final do prazo termine em dia não útil), o que significa que António considera se notificado no dia Carlos Sousa é sócio gerente da empresa C. Sousa Sociedade Unipessoal, Lda., cujo objecto social se circunscreve à compra e venda de veículos ligeiros novos e usados. No exercício da sua actividade comercial, vendeu a Maria de Fátima Rocha o veículo de marca BMW 320 Coupe, de 2008, com a matrícula IA. Diga se Carlos pode realizar no site o respectivo pedido de registo de transmissão de propriedade daquele veículo vendido por aquela sociedade a Maria de Fátima. Justifique a sua resposta.. (2v) R: A resposta será afirmativa, atento o alargamento da legitimidade para a prática destes actos ao vendedor carreada pela alteração ao Regulamento do Registo Automóvel operada pelo DL 20/2008 de 31 de Janeiro, regulamentada pela Portaria 99/2008 de 31 de Janeiro.

7 Nestes casos, o gerente da sociedade vendedora deverá demonstrar, a sua qualidade de representante legal da sociedade vendedora e o objecto social da mesma, indicando código de acesso a certidão permanente da sociedade em causa ou juntando print em formato digital (*.pdf, *.gif, *.tiff ou *.jpeg) dessa certidão na realização do acto on line no sítio da internet e, posteriormente, deverá remeter os originais dos documentos que serviram de base ao pedido de registo electrónico, via correio, a um dos Serviços de Registo Competentes. Deverá ser valorizada, para efeitos de diferenciação de conhecimentos, a indicação do Despacho nº 11169/2008 de 17/04 (2º Série) que determina quais os Serviços de Registo Competente para arquivamento.

8 DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Teoria 1. António, advogado com inscrição em vigor desde 2004, exerceu também funções de agente de execução durante o ano de Em Dezembro de 2011, António cancelou a sua inscrição como agente de execução, retomando o exercício exclusivo da advocacia. Já em Fevereiro de 2012, em processo de execução em que exercera funções de agente de execução, António passou a patrocinar Bernardo, aí exequente, contestando a oposição deduzida pelo executado a) Podia António exercer simultaneamente a advocacia e as funções de agente de execução? (3v) Critérios de correcção: 1) A resposta à questão é positiva: António podia exercer as funções de agente de execução 2) Na justificação, o AE deve: a) identificar, no caso, um problema de eventual incompatibilidade com o exercício da advocacia, distinguindo o do problema dos impedimentos; b) identificar as normas do EOA que tratam, em geral, das incompatibilidades os arts. 76.º e 77.º referindo a sua função e o seu sentido fundamental; c) identificar as normas que tratam, em especial, da relação entre o exercício da solicitadoria e das funções de agente de execução com o exercício da advocacia, designadamente os arts. 80.º do EOA e 116.º e 117.º do Estatuto da Câmara dos Solicitadores. b) Podia António assumir o patrocínio de Bernardo? (3v) Critérios de correcção: 1) A resposta à questão é negativa: António não podia assumir o patrocínio de Bernardo. 2) Na justificação, o AE deve:

9 a) identificar, no caso, no que a esta questão diz respeito, um problema de impedimento ao exercício do mandato; b) identificação da norma do art.78.º do EOA como aquela que trata da matéria dos impedimentos; c) fundar a resposta no segmento da norma do n.º1 do art. 78.º do EOA que liga a existência do impedimento a uma determinada relação com o cliente ou com os assuntos em causa, mostrando como essa relação se manifesta no caso do enunciado. 2. Carlos e Daniel incumbiram Eduardo, advogado, da preparação e formalização da constituição de uma sociedade comercial entre ambos, incluindo a elaboração dos respectivos estatutos. Um ano mais tarde, já depois de constituída a sociedade, e no quadro de desentendimentos entre Carlos e Daniel sobre a condução dos negócios sociais, o primeiro solicita a Eduardo o patrocínio em acção a instaurar contra o segundo, destinada a destituí lo da gerência. Pode Eduardo aceitar o patrocínio que lhe é solicitado por Carlos? (4v) Critérios de correcção: 1) A resposta à questão é negativa: Eduardo não pode aceitar o patrocínio. 2) Na justificação, o AE deve: a) identificar, no caso, um problema de conflito de interesses, cujo sentido geral deve caracterizar; b) fundar a resposta no disposto no art. 94.º/1 do EOA. Prática 3. Entre Fernando e Guilherme, ambos advogados, o primeiro em representação de Helena e o segundo em representação de Idálio, desenvolveram se prolongadas negociações de preparação do divórcio dos seus clientes e da subsequente partilha do património comum negociações que acabaram por fracassar. Durante o processo de negociação, Guilherme fez chegar a Fernando documentos comprovativos da existência de dois depósitos de que o seu cliente, Idálio, era titular num banco suíço. Instaurado, entretanto, por Helena, o processo de inventário para partilha dos bens comuns do casal, Fernando pretende juntar aos

10 autos os documentos que lhe foram confiados por Guilherme para prova da existência dos depósitos bancários na Suíça. Explique fundamentadamente se, ou em que condições, o pode fazer. (3v) Critérios de correcção: 1) A resposta à questão deve ser condicionada ao sentido da decisão do Presidente do CD competente para autorizar a dispensa do dever de sigilo: 2) Na justificação, o AE deve: sigilo; a) identificar, no caso, um problema de eventual violação do dever de b) enunciar o dever de guardar segredo profissional, referindo se ao seu sentido geral e alcance e à sua consagração no art. 87.º do EOA; c) referir se, em especial, às previsões da alínea f) do n.º1 do art. 87.º do EOA e do n.º3 do mesmo preceito; d) identificar e caracterizar o mecanismo de dispensa do dever de sigilo previsto no n.º4 do art.87.º do EOA, cuja excepcionalidade deve ser salientada, mencionado a sua concretização e desenvolvimento no Regulamento de Dispensa do Segredo Profissional (Regulamento nº 94/2006 AO, 2ª série, de 25 de Maio de 2006, aprovado pelo Conselho Geral da Ordem dos Advogados, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 113 de 12 de Junho de 2006).

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!!

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!! ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVADEAFERIÇÃO (RNE) MANHÃ DeontologiaProfissional (10Valores) GRELHADECORRECÇÃO 10deAbrilde2013 QUESTÕES 1. Podia Álvaro assumir o patrocínio dos autores? Justifique, pormenorizadamente,

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Prática

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Prática ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Prática Deontologia Profissional e de Informática Jurídica (12 Valores) 20 de Julho de 2011 As respostas às seguintes questões

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA.! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (12!Valores)!!!! 26!de!Março!de!2014!!

ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA.! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (12!Valores)!!!! 26!de!Março!de!2014!! ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVADEAFERIÇÃO (RNE) MANHÃ DeontologiaProfissional (12Valores) 26deMarçode2014 - Ler atentamente todo o enunciado da prova antes de começar a responder. -Todas as respostas

Leia mais

REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES

REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES O Estatuto da Câmara dos Solicitadores, aprovado pelo Decreto-Lei 88/2003, de 26 de Abril, no seu artigo 102º, prevê que os solicitadores podem

Leia mais

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março DIPLOMAS - LEI N.º 41/2013, de 26 de junho: aprova o CPC - PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março - DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO N.º 36/2013, de 12 de

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação

ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação PROVADEAFERIÇÃO (RNE) Prática GRELHADECORRECÇÃO DeontologiaProfissionaledeInformáticaJurídica (12Valores) 20deJulhode2011 As respostas às seguintes

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica Prática Processual Penal e Direito Constitucional e Direitos Humanos (8 Valores) 22 de Julho de 2011 Responda a todas

Leia mais

1/5. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 86/2003

1/5. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 86/2003 1/5 Decreto-Lei n.º 202/2003, de 10 de Setembro, Regula o regime das comunicações por meios telemáticos entre as secretarias judiciais e os solicitadores de execução previsto no Código de Processo Civil

Leia mais

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica O Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA

ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVADEAFERIÇÃO (RNE MANHÃ DeontologiaProfissional (12Valores GRELHADECORRECÇÃO 15deDezembrode2014 Ex.ma(oColega, Aprovaécompostapordoisgruposdequestõesassentesnascondutasprofissionaishipotéticasde

Leia mais

A ACTIVIDADE DO AGENTE DE EXECUÇÃO O CONTRIBUTO DOS SOLICITADORES E DA CPEE

A ACTIVIDADE DO AGENTE DE EXECUÇÃO O CONTRIBUTO DOS SOLICITADORES E DA CPEE A ACTIVIDADE DO AGENTE DE EXECUÇÃO O CONTRIBUTO DOS SOLICITADORES E DA CPEE ANA CABRAL MEMBRO DO GRUPO DE GESTÃO DA COMISSÃO PARA A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES JORNADA INTERNACIONAL DE SOLICITADORIA 6 DE OUTUBRO

Leia mais

INFORMÁTICA JURÍDICA

INFORMÁTICA JURÍDICA INFORMÁTICA JURÍDICA REGISTO AUTOMÓVEL ON-LINE 6ª Sessão Carla de Sousa Advogada 1º Curso de Estágio 2011 1 Enquadramento Legal Código de Registo Automóvel, alterado pelos: Regulamento do Registo Automóvel

Leia mais

O Solicitador Mandatário - Ação Executiva -

O Solicitador Mandatário - Ação Executiva - O Solicitador Mandatário - Ação Executiva - Transmissão Processual Eletrónica Práticas Forenses e Aconselhamento Jurídico MÓDULO I 1 INTRODUÇÃO 2 - CITIUS ENTREGA DE PEÇAS PROCESSUAIS (Ação declarativa)

Leia mais

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 26 de Fevereiro de 2010)

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 26 de Fevereiro de 2010) DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 26 de Fevereiro de 2010) Analise as perguntas e hipóteses e responda, depois, às questões que lhe são colocadas, justificando as respostas com recurso às normas legais

Leia mais

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1 PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1. Um Advogado que tenha sido nomeado patrono oficioso de um menor num processo judicial de promoção e protecção de crianças e jovens em perigo, requerido pelo Ministério

Leia mais

ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS. ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7

ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS. ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7 ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7 ANEXO ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 11 título i Ordem dos Advogados 11 capítulo i

Leia mais

Reinscrição em novo Curso de Estágio

Reinscrição em novo Curso de Estágio Reinscrição em novo Curso de Estágio 1) Requerimento de reinscrição de Advogado Estagiário (anexo A); 2) Certidão narrativa do Registo de Nascimento (no caso de haver novos averbamentos); 3) Certificado

Leia mais

Comecemos por considerar a seguinte situação factual:

Comecemos por considerar a seguinte situação factual: Ex.ma(o) Colega, O Teste está organizado por ordem sequencial, mas permitindo uma abordagem temática autónoma dos III Grupos de questões formuladas sobre a Hipótese factual, que se vai desenvolvendo em

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL 1 - Por força do disposto no EOA, os cidadãos de nacionalidade brasileira diplomados por qualquer faculdade de Direito do Brasil ou de Portugal,

Leia mais

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO RNE 52-A/2005 DOCUMENTOS A ENTREGAR: Requerimento de inscrição de Advogado (anexo A); 3 Boletins de Inscrição com a assinatura pessoal e profissional do requerente, preenchidos

Leia mais

ANEXO III DADOS ESTATÍSTICOS DA CPEE

ANEXO III DADOS ESTATÍSTICOS DA CPEE ANEXO III DADOS ESTATÍSTICOS DA CPEE I. PARTICIPAÇÕES.) ANO DE 009 No período compreendido entre 3 de Março e 3 de Dezembro de 009, foram recebidas pela CPEE 7 (setenta e uma) participações/queixas. 0

Leia mais

Reinscrição em novo Curso de Estágio

Reinscrição em novo Curso de Estágio Reinscrição em novo Curso de Estágio 1) Requerimento de reinscrição de Advogado Estagiário (anexo A); 2) Certidão narrativa do Registo de Nascimento (no caso de haver novos averbamentos); 3) Certificado

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO (repetição) (RNE) MANHÃ

PROVA DE AFERIÇÃO (repetição) (RNE) MANHÃ ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVA DE AFERIÇÃO (repetição) (RNE) MANHÃ Deontologia Profissional (12 Valores) 8 de Janeiro de 2014 - Ler atentamente todo o enunciado da prova antes de começar a responder.

Leia mais

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática,

Leia mais

PARECER Nº 48/PP/2014-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 48/PP/2014-P CONCLUSÕES PARECER Nº 48/PP/2014-P CONCLUSÕES 1. Os actos praticados pelo advogado no uso da competência que lhe é atribuída pelo artº 38º do Dec-Lei nº 76-A/2006, bem como os documentos que os formalizam, porque

Leia mais

EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO

EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO Comissão Nacional de Avaliação EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) Deontologia Profissional (6 Valores) DE CORREÇÃO 18 de Dezembro de 2015 QUESTÃO 1 (2Valores) Exma(o) Colega, Adquirindo brevemente

Leia mais

Segunda alteração ao Regime Jurídico do Processo de Inventário, aprovado pela Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho

Segunda alteração ao Regime Jurídico do Processo de Inventário, aprovado pela Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho DECRETO N.º 51/XI Segunda alteração ao Regime Jurídico do Processo de Inventário, aprovado pela Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º

Leia mais

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Sintese de Diplomas CFFJ - 2012 Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Síntese dos Diplomas Decreto-Lei n.º 38/2003, de 8 de Março, que bem se pode apelidar de

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. 1. PREÂMBULO Nota Introdutória ao Novo Estatuto da Ordem dos Advogados Breves Notas a esta Edição 13

ÍNDICE SISTEMÁTICO. 1. PREÂMBULO Nota Introdutória ao Novo Estatuto da Ordem dos Advogados Breves Notas a esta Edição 13 1. PREÂMBULO 7 1.1. Nota Introdutória ao Novo Estatuto da Ordem dos Advogados 9 1.2. Breves Notas a esta Edição 13 2. O NOVO EOA 15 2.1. Lei nº 145/2015, de 9 de Setembro 17 2.2. Estatuto da Ordem dos

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 15/2009 Nota de Honorários QUESTÃO O Senhor Advogado, Dr..., vem solicitar que o emita parecer sobre a necessidade de requerer a dispensa de segredo profissional para, em representação de

Leia mais

DOCUMENTO PRÁTICO PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA

DOCUMENTO PRÁTICO PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA Portaria n.º 114/2008, 6 de Fevereiro de 2008 Foram inseridas em local próprio as alterações operadas pela portaria 457/2008, de 20.06 Foram inseridas em local próprio as alterações operadas pela portaria

Leia mais

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA FASE DE FORMAÇÃO INICIAL Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional. 2. A Deontologia no domínio

Leia mais

Legislação Consolidada. Diploma

Legislação Consolidada. Diploma Diploma Regulamenta a promoção online de actos de registo de veículos, a certidão online de registo de veículos, a promoção de actos de registo de veículos pelo vendedor que tenha por actividade principal

Leia mais

Foram inseridas em local próprio as alterações pela portaria 457/2008, de

Foram inseridas em local próprio as alterações pela portaria 457/2008, de Portaria n.º 114/2008, 6 de Fevereiro de 2008 Foram inseridas em local próprio as alterações operadas pela portaria 457/2008, de 20.06. DOCUMENTO PRÁTICO PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA Portaria n.º 114/2008,

Leia mais

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas Notificações electrónicas Perguntas e Respostas 15 de Abril de 2009 NOTIFICAÇÕES ELCTRÓNICAS Perguntas e Respostas 1 A partir de quando passa a ser possível fazer as notificações por meios electrónicos?

Leia mais

TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 e 2º Curso Estágio 2006 (Repetição)

TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 e 2º Curso Estágio 2006 (Repetição) TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 e 2º Curso Estágio 2006 (Repetição) Analise a seguinte hipótese e responda, depois, às questões suscitadas sobre a mesma, fundamentando as respostas

Leia mais

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010.

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em  Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010. Porquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a PORTO

Leia mais

Última actualização em 04/03/2008

Última actualização em 04/03/2008 Portaria n.º 220-A/2008 de 4 de Março. - Cria uma secretaria-geral designada por Balcão Nacional de Injunções (BNI), Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Justiça, S.I, 1º SUPLEMENTO,

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA DOCUMENTOS A ENTREGAR (Reg. Nº 232/2007, de 4 de Setembro) 1) Requerimento de inscrição (Anexo A) 2) Boletim de inscrição com a assinatura pessoal e

Leia mais

Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO

Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO "Artigo 38.º Extensão do regime dos reconhecimentos de assinaturas e da Autenticação e tradução de documentos 1 - Sem prejuízo

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 48/2008 Conflito de interesses 1& Da consulta Por e-mail datado de... de... de... (entrada com o número de registo...) e esclarecimentos prestados em de... de... (entrada com o número de registo...)

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO DOCUMENTAÇÃO A ENTREGAR

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO DOCUMENTAÇÃO A ENTREGAR INSCRIÇÃO DE ADVOGADO DOCUMENTAÇÃO A ENTREGAR 1. Requerimento, conforme norma em anexo(dactilografado) 2. 2 (duas) Certidões de Nascimento (6 meses de validade) 3. Registo Criminal (3 meses de validade)

Leia mais

PROVA DE AFERiÇÃO (RNE) Prática

PROVA DE AFERiÇÃO (RNE) Prática ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação PROVA DE AFERiÇÃO (RNE) Prática Deontologia Profissional e de Informática Jurídica (12 Valores) 20 de Julho de 2011 As respostas às seguintes questões

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO De boas MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO INTRODUÇÃO A instalação deste Juízo e a reunião de todas as acções executivas pendentes na Ilha da Madeira, impôs a necessidade de articular

Leia mais

Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais

Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais (Revogado) Todos os direitos reservados à DATAJURIS,

Leia mais

TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA

TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA Eduardo Paiva e Helena Cabrita Juízes de Direito TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA Câmara dos Solicitadores 2009 1 APLICAÇÃO DA REFORMA NO TEMPO

Leia mais

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas Notificações electrónicas Perguntas e Respostas 1 de Julho de 2009 NOTIFICAÇÕES ELCTRÓNICAS Perguntas e Respostas 1 A partir de hoje (1 de Julho de 2009) as notificações a advogados e solicitadores passam

Leia mais

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional: noção e análise comparativa com a Deontologia no domínio das demais profissões

Leia mais

Sindicato dos Oficiais de Justiça

Sindicato dos Oficiais de Justiça Regulamenta os meios electrónicos de identificação do executado e dos seus bens e da citação electrónica de instituições públicas, em matéria de acção executiva É expressamente proibido a publicação deste

Leia mais

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO RNE 52-A/2005 (alterado pela Deliberação n.º 3333-A/2009) DOCUMENTOS A ENTREGAR : 1) Requerimento de inscrição de Advogado (anexo A); 2) 3 Boletins de Inscrição com a assinatura

Leia mais

DA ADvoCACiA CoM o exercício De outra ACtiviDADe PúBliCA

DA ADvoCACiA CoM o exercício De outra ACtiviDADe PúBliCA incompatibilidade Do exercício DA ADvoCACiA CoM o exercício De outra ACtiviDADe PúBliCA Proc. n.º 4/PP/2012-G relator: Dr. Marcelino Pires Parecer o requerente vem pedir parecer sobre a eventual incompatibilidade

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional

Leia mais

DECLARAÇÃO (Alínea a) do n.º 1 do artigo 81.º, DL 18/2008)

DECLARAÇÃO (Alínea a) do n.º 1 do artigo 81.º, DL 18/2008) DECLARAÇÃO (Alínea a) do n.º 1 do artigo 81.º, DL 18/2008) 1 - Vítor Manuel Carreira Antunes, casado, natural de Leiria, residente em Rua das Indústrias n.º 81-B, 2420-124, Caranguejeira, conselho de Leiria,

Leia mais

Leia com atenção as seguintes instruções:

Leia com atenção as seguintes instruções: Leia com atenção as seguintes instruções: Na folha de respostas escreva o seu nome, o número de membro estagiário e a versão do exame. A não indicação de qualquer um destes elementos implicará a anulação

Leia mais

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES DE AGENTES DE EXECUÇÃO Abril/Maio 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento de Formação - Câmara dos Solicitadores 2011 Avenida José Malhoa, 16-1B2 1070 159 Lisboa-Portugal

Leia mais

TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 (Repetição)

TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 (Repetição) TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 (Repetição) I. Considere a seguinte hipótese: Filipa, Advogada Estagiária da 2ª fase do Estágio, encontrando-se perto do final do seu estágio, resolveu

Leia mais

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO ESTAGIÁRIO CIDADÃO NACIONAL [art. 189º do EOA e art. 6º do RIAAE]

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO ESTAGIÁRIO CIDADÃO NACIONAL [art. 189º do EOA e art. 6º do RIAAE] INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO ESTAGIÁRIO CIDADÃO NACIONAL [art. 189º do EOA e art. 6º do RIAAE] Documentação a entregar Inscrição deve ser requerida no Conselho Regional em que o candidato a Advogado estagiário

Leia mais

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 27 de Fevereiro de 2010)

DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 27 de Fevereiro de 2010) DEONTOLOGIA (Teste de aferição de 27 de Fevereiro de 2010) Analise as perguntas e hipóteses e responda, depois, às questões que lhe são colocadas, justificando as respostas com recurso às normas legais

Leia mais

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES DE AGENTES DE EXECUÇÃO Janeiro/Fevereiro 2012 Lisboa Porto Leiria Portimão Março 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento de Formação - Câmara dos Solicitadores

Leia mais

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução ACÇÃO EXECUTIVA - 2009 NOVOS PROCEDIMENTOS E FUNCIONALIDADES H@BILUS - destino dos actos dos agentes de execução Lista Pública de Execuções (art.ºs 16.-A, 16.º-B e 16.º-C do DL n.º 201/2003, de 10/09,

Leia mais

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento n.º 94/2006 OA (2ª Série), de 25 de Maio de 2006 / ORDEM DOS ADVOGADOS. Conselho Geral. - Regulamento de dispensa de segredo profissional. Diário

Leia mais

efectivamente acompanhado de advogado que assegure a tutela do seu tirocínio, seja o seu patrono ou o seu patrono formador.

efectivamente acompanhado de advogado que assegure a tutela do seu tirocínio, seja o seu patrono ou o seu patrono formador. Parecer nº 48/PP/2012-P Conclusões: a) Considerando o disposto nos arts. 189.º/1-a) do EOA e 1.º da Lei n.º 49/2004, de 24 de Agosto (Lei dos actos próprios dos advogados e dos solicitadores), cabe na

Leia mais

*B V* B V. Data:

*B V* B V. Data: *B08037074V* B08037074V C I R C U L A R Nº B08037074V Data: 02-07-2008 Serviço de Origem: Direcção de Serviços de Gestão dos Recursos Humanos da Educação ENVIADA PARA: Inspecção-Geral da Educação Direcção-Geral

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO (repetição) (RNE) MANHÃ

PROVA DE AFERIÇÃO (repetição) (RNE) MANHÃ ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVA DE AFERIÇÃO (repetição) (RNE) MANHÃ Deontologia Profissional (12 Valores) 8 de Janeiro de 2014 - Ler atentamente todo o enunciado da prova antes de começar a responder.

Leia mais

PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES a) Não está vedado ao advogado, genericamente e em abstracto, exercer o patrocínio contra anterior cliente, impondo-se apenas verificar se tal patrocínio configurará

Leia mais

Regime da Promoção Electrónica de Actos de Registo Comercial e cria a Certidão Permanente

Regime da Promoção Electrónica de Actos de Registo Comercial e cria a Certidão Permanente CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime da Promoção Electrónica de Actos de Registo Comercial e cria a Certidão Permanente Todos os direitos reservados

Leia mais

Normas regulamentares do doutoramento em Teoria da Literatura

Normas regulamentares do doutoramento em Teoria da Literatura Normas regulamentares do doutoramento em Teoria da Literatura I. Regulamento a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos 1. Condições de natureza académica e curricular São admitidos como candidatos

Leia mais

2.º Curso de Estágio de 2007 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

2.º Curso de Estágio de 2007 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 2.º Curso de Estágio de 2007 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Analise a hipótese que a seguir se enuncia e responda, depois, às questões suscitadas sobre a mesma, fundamentando as respostas com as disposições

Leia mais

Processo nº 22/PP/2018-G Requerente: (...) Relatora: Dra. Regina Franco de Sousa. Parecer

Processo nº 22/PP/2018-G Requerente: (...) Relatora: Dra. Regina Franco de Sousa. Parecer Processo nº 22/PP/2018-G Requerente: (...) Relatora: Dra. Regina Franco de Sousa Parecer O Sr. Dr. (...), titular da cédula profissional com o número (...) e com escritório na (...), vem em 26 de Julho

Leia mais

REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA

REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA Aprovado pelo Decreto-Regulamentar nº 11/2004, de 20 de Dezembro Publicado no Boletim Oficial nº 37, I Série

Leia mais

3. Desde logo, não queremos deixar de referir que nada impede um Advogado de ser Economista, nem um Economista de ser Advogado.

3. Desde logo, não queremos deixar de referir que nada impede um Advogado de ser Economista, nem um Economista de ser Advogado. > Conselho Distrital de Lisboa > Parecer CDL n.º 88/2004, de 3 de Março de 2005 1. Vem o Consulente, o Sr. Dr. A, por requerimento que deu entrada neste Conselho no dia 18 de Outubro de 2004, solicitar

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Civil ª Edição. Atualização nº 1

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Civil ª Edição. Atualização nº 1 DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO Código Civil 2018 10ª Edição Atualização nº 1 1 LEI GERAL TRIBUTÁRIA CÓDIGO CIVIL Atualização nº 1 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 46/2008 Sigilo Profissional Assunto: Incidente de quebra do sigilo profissional artigo 135º do Código de Processo Penal, aplicável ao processo civil por força do disposto no n.º 4 do artigo

Leia mais

Que, por isso, a nota de honorários da Exma. Colega, apresentada a ( ), foi enviada ao colega Dr. ( ), mandatário do filho ( ).

Que, por isso, a nota de honorários da Exma. Colega, apresentada a ( ), foi enviada ao colega Dr. ( ), mandatário do filho ( ). 1 - Dispensa de Segredo Profissional nº 196/SP/2010-P I. PEDIDO Por comunicação electrónica de 22.09.2010, dirigida ao Senhor Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, a Senhora

Leia mais

CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO

CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO A selecção dos textos legislativos disponibilizados no sitio Home Page Jurídica (www.euricosantos.pt) rege-se por critérios

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRTA NACONAL DO EXAME FNAL DE AVALAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) GRELHAS DE CORRECÇÃO ÁREAS OPCONAS

Leia mais

Portaria 279/2013 de 26.08

Portaria 279/2013 de 26.08 Portaria 279/2013 de 26.08 Em destaque : Alterações aos procedimentos para inclusão na lista pública de execuções Artºs 2º, 3º e 4º Início do procedimento : Notificação/citação ( consoante o caso ), de

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 8/2009 Conflito de Interesses QUESTÃO O Senhor Dr. A vem solicitar que o emita parecer sobre uma situação de eventual conflito de interesses. O enquadramento factual, tal como exposto pelo

Leia mais

Legislação Consolidada. Diploma

Legislação Consolidada. Diploma Diploma Regulamenta os meios electrónicos de identificação do executado e dos seus bens e da citação electrónica de instituições públicas, em matéria de acção executiva Portaria n.º 331-A/2009 de 30 de

Leia mais

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES DE AGENTES DE EXECUÇÃO Janeiro/Fevereiro 2012 Lisboa Porto Leiria Portimão Março 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento de Formação - Câmara dos Solicitadores

Leia mais

Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução FAQ S SOCIEDADES

Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução FAQ S SOCIEDADES FAQ S SOCIEDADES 1. A partir de quando se aplicam às sociedades as normas do Estatuto da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução? R.: As normas do EOSAE que não sejam necessárias à realização

Leia mais

Regime do Segredo de Estado

Regime do Segredo de Estado CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime do Segredo de Estado REVOGADO Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente

Leia mais

PARECER Nº 41/PP/2014

PARECER Nº 41/PP/2014 PARECER Nº 41/PP/2014 SUMÁRIO: Impedimento para o exercício de mandato por parte de Advogada, que é arguida em processo de inquérito, para exercer a defesa de seu marido que também é arguido no âmbito

Leia mais

3. Como requerer a dispensa de segredo profissional? Prazo, fundamentação e documentação

3. Como requerer a dispensa de segredo profissional? Prazo, fundamentação e documentação 1. Quem está sujeito ao segredo profissional? Todos os associados da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) estão obrigados a manter reserva sobre quaisquer matérias que lhes estejam

Leia mais

Deliberação n.º 1772/2006, de 23 de Novembro (DR, 2.ª série, n.º 244, de 21 de Dezembro de 2006)

Deliberação n.º 1772/2006, de 23 de Novembro (DR, 2.ª série, n.º 244, de 21 de Dezembro de 2006) (DR, 2.ª série, n.º 244, de 21 de Dezembro de 2006) Define os requisitos formais do pedido de avaliação prévia de medicamentos para uso humano em meio hospitalar nos termos do Decreto- Lei n.º 195/2006,

Leia mais

Alteração ao Regulamento das Custas Processuais

Alteração ao Regulamento das Custas Processuais Centro de Formação de Funcionários de Justiça Alteração ao Regulamento das Custas Processuais Decreto-Lei n.º 52/2011, de 13 de Abril CFFJ Maio de 2011 Regulamento das Custas Processuais Decreto-Lei n.º

Leia mais

9194 Diário da República, 1.ª série N.º de Dezembro de 2008

9194 Diário da República, 1.ª série N.º de Dezembro de 2008 9194 Diário da República, 1.ª série N.º 251 30 de Dezembro de 2008 14 O vermelho, cor do Direito, invoca aqueles que ao longo da história dedicaram a vida ao estudo e à prática das ciências jurídicas.

Leia mais

Exame final de estágio para solicitadores (2015/2016)

Exame final de estágio para solicitadores (2015/2016) Exame final de estágio para solicitadores (2015/2016) Exame de Época Especial GRUPO I (17V) Madalena faleceu no dia 10 de Junho de 2014, no estado de solteira, maior, sem testamento ou qualquer outra disposição

Leia mais

O Requerente salienta mesmo que é a única pessoa que sabe que as tornas agora exigidas foram efectivamente pagas.

O Requerente salienta mesmo que é a única pessoa que sabe que as tornas agora exigidas foram efectivamente pagas. - Dispensa de Segredo Profissional nº 168/2008 1. Requerimento O Exmo. Sr. Dr. ( ), Advogado (CP nº ( )), com escritório na ( ), em ( ), veio requerer a dispensa de guardar segredo profissional para prestar

Leia mais

CURSO DE EMPREGADOS FORENSES

CURSO DE EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA E CONDIÇÕES CURSO DE EMPREGADOS FORENSES DE AGENTE DE EXECUÇÃO Candidatos a Empregados Forenses Fevereiro/Março 2012 Lisboa Porto Leiria Portimão Abril/Maio 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento

Leia mais

Desmaterialização de processos nos Tribunais

Desmaterialização de processos nos Tribunais CITIUS Ministério Público Desmaterialização de processos nos Tribunais Permite: Melhorar o acesso à Justiça: Para as partes e mandatários poderem praticar actos judiciais on-line e relacionar-se com os

Leia mais

CRIA A «EMPRESA ON LINE»

CRIA A «EMPRESA ON LINE» DL n.º 125/2006, de 29 de Junho (versão actualizada) CRIA A «EMPRESA ON LINE» Contém as seguintes alterações: DL n.º 247 B/2008, de 30 de Dezembro DL n.º 33/2011, de 07 de Março DL n.º 209/2012, de 19

Leia mais

54/PP/2014-P CONCLUSÕES

54/PP/2014-P CONCLUSÕES Parecer nº 54/PP/2014-P CONCLUSÕES 1. Dado que os factos acima descritos e documentos mencionados, não estão abrangidos pelo segredo profissional, não se profere qualquer decisão no sentido da sua dispensa.

Leia mais

LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO DGCI República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos

LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO DGCI República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos DGCI 2013 23 de junho de 2013 República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças Direcção-Geral das Contribuições e Impostos LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO Edição organizada por Mohamed Baldé Não dispensa a

Leia mais

EDITAL. CONCURSO DE ACESSO REGIMES DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO E REINGRESSO Ano Letivo de 2016/2017

EDITAL. CONCURSO DE ACESSO REGIMES DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO E REINGRESSO Ano Letivo de 2016/2017 EDITAL CON DE ACESSO REGIMES DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/ E REINGRESSO Ano Letivo de 2016/2017 Por delegação de competências do Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Agostinha Patrícia

Leia mais