A VISÃO IPMA DE GESTÃO DE PROJETOS Rodrigo F E Santo, Presidente IPMABR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A VISÃO IPMA DE GESTÃO DE PROJETOS Rodrigo F E Santo, Presidente IPMABR"

Transcrição

1 A VISÃO IPMA DE GESTÃO DE PROJETOS Rodrigo F E Santo, Presidente IPMABR Belo Horizonte, 22/06/2010

2 AGENDA IPMA VISÃO IPMA DE GP IPMA NO BRASIL

3 IPMA E PMI SÃO CONCORRENTES? NÃO Desde Out/2008 as instituições atuam conjuntamente para: Formação de profissionais habilitados para ocupar futuras demandas profissionais em GP, Pesquisa acadêmica sobre o exercício da profissão e a aplicação do Gerenciamento de Projetos. By the end of 2016, US$4.5 trillion in global project expenditures will be at risk due to a shortage of qualified project managers, said PMI 2008 Chair Philip Diab, PMP.

4 IPMA O IPMA é a mais antiga organização de GP no mundo. É uma rede internacional de 50+ associações nacionais de GP. As associações nacionais atendem aos requisitos e necessidades locais de cada pais em seu próprio idioma. O IPMA é a organização guardachuva que as representa no nível internacional.

5 A VISÃO DO IPMA IPMA s mission is for our members to succeed. We actively promote project management and are determined to lead the future development of the profession.

6 PUBLICAÇÕES Project Perspectives Foca em novos insights sobre as características de projetos modernos e dinâmicos. Procura mostrar o futuro sobre nosso entendimento do desenvolvimento do moderno gerenciamento de projetos Project Management Practice Periódico quadrimestral com informações atualizadas sobre métodos de gerenciamento de projetos, tendências e também perspectivas do gerenciamento no mundo atual. IPMA Newsletter Informação sobre novidades do IPMA, atividades, associações, eventos e serviços. International Journal of Project Management É reconhecidamente a publicação mundial de artigos acadêmicos com conhecimentos de práticas avançadas e aspectos teóricos do gerenciamento de projetos.

7 ICB IPMA COMPETENCE BASELINE Referência para o profissional de GP e partes interessadas. Retrata o conhecimento e experiência esperada para gerentes de Projetos, Programas e Portfólios.

8 ICB IPMA COMPETENCE BASELINE Define 46 elementos de competência. Propõe passos para alcance das competências. Propõe o nível de conhecimento e experiência para a certificação IPMA.

9 ETIMOLOGIA COMPETÊNCIA

10 O OLHO DA COMPETÊNCIA Relacionados ao contexto do projeto e as habilidades do Gerente para lidar com as interfaces envolvidas na organização. Descrevem o comportamento e incluem elementos de atitude pessoal relevantes para o gerenciamento de projetos. Necessários para iniciar, gerenciar a execução e encerrar um projeto.

11 O OLHO DA COMPETÊNCIA ( ) & & ) # &* ) + ) *, -! "#$ %& ' ( #. * ) # / *0. #* + + # &. 1 &1 '0

12 PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO Certificação IPMA Baseada nas competências requeridas para gerenciar projetos

13 4 NÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO Mínimo de 10 anos em GP, 5 na Mínimo de 10 anos em GP, 5 na direção de programas. Ter a capacidade de dirigir: todos os projetos de um programa, todos os projetos de uma empresa ou linha de negócio, projeto complexo com participantes de diferentes culturas e geografias.

14 4 NÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO Capacidade de gerir projetos complexos com total independência. Mínimo 5 anos de experiência como Gerente de Projetos, dos quais 3 anos como Gerente de projetos complexos.

15 4 NÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO Capacidade de gerenciar, com razoável independência, projetos não complexos e apoiar o gerente de um projeto complexo em todas as áreas de aplicação do Gerenciamento de Projetos. Mínimo 3 anos de experiência como Gerente de Projetos ou responsável por função de liderança no desenvolvimento de projetos.

16 4 NÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO Detentor de conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, os quais aplica normalmente em sua especialidade. Não é exigida comprovação da experiência profissional. Membro de equipe técnica ou administrativa, assessor de projetos.

17 CERTIFICAÇÃO IPMA NO MUNDO (2009) IPMA A B C D Total Brasil MG

18 PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIOS Portfolios Um conjunto de projetos e programas, não necessariamente relacionados mas agrupados para melhor controle, coordenação e otimização. Programas Um conjunto de projetos relacionados, realizados para alcançar objetivos estratégicos e para entregar os benefícios esperados pela organização executora. Projetos Uma atividade limitada por prazo e custo, com entregas definidas em função de requisitos e padrões de qualidade.

19 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gerenciamento de Projetos é o planejamento, organização, monitoramento e controle de todos os aspectos do projeto, e a gestão e liderança de todos os envolvidos, para alcançar os objetivos do projeto com segurança e de acordo com os critérios acordados para prazo, custo, escopo e performance.

20 GERENCIAMENTO DE PROJETOS INICIALIZAÇÃO A P C D ENCERRAMENTO

21 IPMA BRASIL Início das atividades Dez/2009, no IETEC Situação atual 2ª rodada de certificação no RJ Estruturação da Diretoria e Comitê Estratégico Formalização da figura jurídica Planejamento Estratégico Novo site Próximos passos IPMA Member Association Estruturação das regionais Chamada de membros

22 PROPOSTA DE TRABALHO Capilaridade Voluntariado Filiação Certificação IPMABR

23 DIRETORIA EXECUTIVA 2010 ~ 2012 Presidente FUNÇÃO Vice Presidente Secretário Geral Diretor Financeiro / Filiação Diretor Marketing / Eventos Diretor Acadêmico Diretor Corporativo Diretor Periódicos Diretor de TI Presidente do Comitê Independente de Certificação NOME Rodrigo Fernandes do Espírito Santo Raphael A. Lopes Fabrício de Almeida Arruda Gustavo Curi Araújo TBD Ricardo Mendes Jr. Wilson Guilherme Ramalho da Silva Eduardo Linhares Qualharini Renato Pantel Pereira Jorge Luciano Gil Kolotelo

24 COMITÊ ESTRATÉGICO NOME Darci Prado Antônio Andrade Dias Eduardo Qualharini Russel Archibald Wilson Guilherme Sergio Takahashi Ronaldo Gusmão EMPRESA INDG APOGEP UFRJ Consultor Petrobras USP IETEC

25 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

26 FILIAÇÃO Membros profissionais: São profissionais interessados em GP. Membros mantenedores: São entidades públicas ou privadas interessadas em apoiar o IPMABR. Membros estudantes: São os alunos regularmente matriculados em instituições de ensino superior. Membros Qualis: São pessoas que prestaram relevantes serviços ao IPMABR.

27 CONCLUSÕES IPMA Gestão Foco Certificação Referencial IPMABR! " # $ % & ' ( ) * + #+ %, #, % -

28 Contatos: Visitem os nossos sites: Better world with better projetcts Um mundo melhor com projetos melhores

29

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL. Pesquisa Archibald & Prado. Relatório Pesquisa 2017: Relatório Geral

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL. Pesquisa Archibald & Prado.   Relatório Pesquisa 2017: Relatório Geral MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório Pesquisa 2017: Relatório Geral Parte C: Governança (aspectos organizacionais) Publicado em

Leia mais

Relatório 2014: Desenvolvimento de Novos Produtos e Pesquisa & Desenvolvimento

Relatório 2014: Desenvolvimento de Novos Produtos e Pesquisa & Desenvolvimento MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Desenvolvimento de Novos Produtos e Pesquisa & Desenvolvimento Parte C: Governança Fevereiro/2015

Leia mais

Mudanças Organizacionais e Melhoria de Resultados

Mudanças Organizacionais e Melhoria de Resultados MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Mudanças Organizacionais e Melhoria de Resultados Parte C: Governança (aspectos organizacionais)

Leia mais

Estado de Minas Gerais Iniciativa Privada

Estado de Minas Gerais Iniciativa Privada MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Estado de Minas Gerais Iniciativa Privada Parte C: Governança (aspectos organizacionais) Fevereiro/2015

Leia mais

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Pesquisa Archibald & Prado. Relatório 2014: Relatório Geral

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Pesquisa Archibald & Prado.  Relatório 2014: Relatório Geral MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Relatório Geral Parte B: Perfil dos Participantes Fevereiro/2015 Organizado por: Darci Prado

Leia mais

Tecnologia da Informação (software)

Tecnologia da Informação (software) MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Tecnologia da Informação (software) Parte C: Governança (aspectos organizacionais) Fevereiro/2015

Leia mais

Estado de Minas Gerais Iniciativa Privada

Estado de Minas Gerais Iniciativa Privada MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Estado de Minas Gerais Iniciativa Privada Parte B: Perfil dos Participantes Fevereiro/2015 Organizado

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Pesquisa Archibald & Prado. Relatório 2014: Relatório Geral

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Pesquisa Archibald & Prado.  Relatório 2014: Relatório Geral MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Relatório Geral Parte C: Governança (aspectos organizacionais) Fevereiro/2015 Organizado por:

Leia mais

Indústria da Construção

Indústria da Construção MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Indústria da Construção Parte C: Governança (aspectos organizacionais) Fevereiro/2015 Organizado

Leia mais

Organizações Benchmarking

Organizações Benchmarking MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Organizações Benchmarking Parte C: Governança (aspectos organizacionais) Fevereiro/2015 Organizado

Leia mais

Mudanças Organizacionais e Melhoria de Resultados

Mudanças Organizacionais e Melhoria de Resultados MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Mudanças Organizacionais e Melhoria de Resultados Parte C: Governança (aspectos organizacionais)

Leia mais

A/c Comissão de Licitação Ref. Questionamentos quanto à restrição de certificação de profissionais Gerentes de Projetos

A/c Comissão de Licitação Ref. Questionamentos quanto à restrição de certificação de profissionais Gerentes de Projetos Pg. 1 / 1 Rio de Janeiro, 09 de janeiro de 2017. A/c Comissão de Licitação Ref. Questionamentos quanto à restrição de certificação de profissionais Gerentes de Projetos Prezado Sr. Presidente da Comissão

Leia mais

Tecnologia da Informação (software)

Tecnologia da Informação (software) MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Tecnologia da Informação (software) Parte B: Perfil dos Participantes Fevereiro/2015 Organizado

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

AVALIAÇÃO, OTIMIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE PROJETOS CONSULTORIA

AVALIAÇÃO, OTIMIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE PROJETOS CONSULTORIA AVALIAÇÃO, OTIMIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE PROJETOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Garanta resultados superiores do Escritório de Projetos de sua empresa usando a experiência de quem tem

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Organizações Benchmarking

Organizações Benchmarking MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Organizações Benchmarking Parte B: Perfil dos Participantes Fevereiro/2015 Organizado por: Darci

Leia mais

Revendo conceitos para Gerenciamento de projetos

Revendo conceitos para Gerenciamento de projetos Sumário Revendo conceitos para Gerenciamento de projetos SERGIO SCHEER Universidade Federal do Paraná Revendo projeto e conceitos relevantes Programas, portfólios, organizações e projetos Guias de boas

Leia mais

INTRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS

INTRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS SETOR DE TECNOLOGIA Gerência de Projetos Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 INTRODUÇÃO Após a década de 80, as empresas começaram a perceber que dentro de suas instalações ocorria uma quantidade enorme

Leia mais

Aloysio de Souza Jr. Maria Lúcia Almeida. Patrícia Cunha

Aloysio de Souza Jr. Maria Lúcia Almeida. Patrícia Cunha Aurélio Sant Anna Graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia/UFBA, especialização em Administração Financeira pelo CENID Business School, mestrado em Desenvolvimento Regional pela UNIFACS

Leia mais

Tecnologia em rede de computadores. Aula 01 Projeto de redes de computadores

Tecnologia em rede de computadores. Aula 01 Projeto de redes de computadores Tecnologia em rede de computadores Aula 01 Projeto de redes de computadores Apresentação da disciplina Carga Horária: 60Hs Pré-Requisitos(s): Não há Ementa da Disciplina: Metodologia de Projeto de Redes

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 02

Evandro Deliberal     Aula 02 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 02 Agenda O que é o PMI e o PMBOK, As responsabilidades, atribuições e habilidades

Leia mais

A VISÃO PMI DE GESTÃO DE PROJETOS. Brazil Minas Gerais Chapter

A VISÃO PMI DE GESTÃO DE PROJETOS. Brazil Minas Gerais Chapter A VISÃO PMI DE GESTÃO DE Agenda» O Mundo dos Projetos» O Project Management Institute Visão Institucional, componentes e credenciais Gestão de Projetos Benefícios» Sucesso e Fracasso de Projetos» Desafios

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho Entender o que é um projeto Como são gerenciados Como está o mercado de trabalho Vale a pena investir nesta área? Como posso começar ou me preparar para entrar na área de projetos QUERO MEU BÔNUS Tenho

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

Profa. MSc. Heloisa F. Campos. Habilidades à Adquiridas pela experiência; q Técnicas à Estudadas no Gerenciamento de Projetos;

Profa. MSc. Heloisa F. Campos. Habilidades à Adquiridas pela experiência; q Técnicas à Estudadas no Gerenciamento de Projetos; SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Gerência de Projetos Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2017 2 INTRODUÇÃO Após a década de 80, as empresas começaram a perceber ue dentro de suas instalações

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

ISO 21500: Orientações sobre Gerenciamento de Projetos

ISO 21500: Orientações sobre Gerenciamento de Projetos ISO 21500: Orientações sobre Gerenciamento de Projetos Author : Mauro Sotille Date : 6 de agosto de 2013 Nos últimos anos diferentes normas internacionais e nacionais para gerenciamento de projetos têm

Leia mais

SOBRE O WORKSHOP [ WORKSHOP

SOBRE O WORKSHOP [ WORKSHOP WORKSHOP [ WORKSHOP SOBRE O WORKSHOP O workshop PMRank é um treinamento prático e inovador sobre gestão de portfólio de projetos. Desenvolvido por Ricardo Vargas e pelo time da Macrosolutions, o PMRank

Leia mais

Gerenciamento de projetos. Facundo Barbosa, PMP

Gerenciamento de projetos. Facundo Barbosa, PMP Gerenciamento de projetos Facundo Barbosa, PMP Os pioneiros... Frederick Taylor (1856 1915) Pai da Administração científica Henri Gantt (1861-1919) Pai do Gerenciamento de Projetos PMI Project Management

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos MBA em Gerenciamento de Projetos APRESENTAÇÃO DO CURSO O mercado de trabalho apresenta um contexto no qual a necessidade de resultados com prazos, custos e qualidade adequados é maior a cada dia. E, no

Leia mais

Conceitos Básicos de Gerenciamento de Portfólio

Conceitos Básicos de Gerenciamento de Portfólio Conceitos Básicos de Gerenciamento de Portfólio Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres Gerenciamento de Projetos Project Management Institute Prof. Miguel Torres miguel.torres@feol.com.br Objetivo do Curso Criar condições e proporcionar métodos para o desenvolvimento da capacidade gestora,

Leia mais

Sistema de Certificação APOGEP IPMA V4

Sistema de Certificação APOGEP IPMA V4 Sistema de Certificação APOGEP IPMA V4 ICB3» ICB4 ICRG 3.10» ICR 4 Individual Competence Baseline IPMA ICB4 Norma global para a competência individual em 3 domínios: Projetos Programas Portefólios Dentro

Leia mais

Habilidades e Características do Gerente de Projetos

Habilidades e Características do Gerente de Projetos Habilidades e Características do Gerente de Projetos Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em

Leia mais

INTRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 15/03/2016

INTRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 15/03/2016 SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETO Gerência de Projetos Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 INTRODUÇÃO Após a década de 80, as empresas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DA INTEGRAÇÃO DE PROJETOS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 Integração Processos necessários para assegurar

Leia mais

CORREÇÕES DE PROVA. Comentários das Questões

CORREÇÕES DE PROVA. Comentários das Questões CORREÇÕES DE PROVA segunda feira, 16 de janeiro de 2017 às 10:54:39 PM Aluno: Conveniada: Turma: Disciplina: Samuel Aiala Ferreira IBS 0 Belo Horizonte IBS0/TMBAGPJ*1201 65 Gerenciamento de Programas Prova:

Leia mais

CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO.

CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. Crescer, Desenvolver, Multiplicar-se. Nossos melhores sonhos começam assim.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP. Elaboração e Análise

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP. Elaboração e Análise UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Economia Empresarial e Controladoria Elaboração e Análise de Projetos Profa. Dra.Luciana

Leia mais

16h. Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Gerenciamento de Projetos - Fundamentos

16h. Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Gerenciamento de Projetos - Fundamentos Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Aqui você aprende de forma totalmente prática como planejar, executar e controlar projetos de acordo com as

Leia mais

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS SETOR DE TECNOLOGIA 2 Integração à Processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projetos sejam GESTÃO DA INTEGRAÇÃO DE PROJETOS adequadamente coordenados! Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti

Leia mais

Empresas Particulares

Empresas Particulares MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório Pesquisa 2017: Empresas Particulares Indicadores Publicado em Fevereiro-2018 Organizado por:

Leia mais

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP Neste curso você aprimora suas técnicas de gestão de projetos ao mesmo tempo em que forma a base de

Leia mais

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h Carga horária: 600 Horas Duração do curso: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

Profissionais de Gerenciamento de Projetos: um retrato do mercado brasileiro Novembro/2016

Profissionais de Gerenciamento de Projetos: um retrato do mercado brasileiro Novembro/2016 HH PMI/SP Profissionais de Gerenciamento de Projetos: um retrato do mercado brasileiro Novembro/2016 1 Agenda 1 Características pessoais 2 Experiência e atuação profissional 3 Certificação e associação

Leia mais

Tópicos Avançados em Engenharia de Software 3

Tópicos Avançados em Engenharia de Software 3 1 CIn / UFPE Modelos de Maturidade em Gerenciamento de Projetos Gustavo Carvalho ghpc@cin.ufpe.br Novembro 2008 2 Qualidade! (1) Garantia conformidade + Padrões Internacionais Normas, padrões e práticas

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h45 às 23h00 Semanal Terça-Feira 18h45 às 23h00 Semanal Carga horária: 460 Horas Duração do curso:

Leia mais

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL. Pesquisa Archibald & Prado. Relatório Pesquisa 2017: Clientes Externos

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL. Pesquisa Archibald & Prado.   Relatório Pesquisa 2017: Clientes Externos MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório Pesquisa 2017: Clientes Externos Indicadores Publicado em Fevereiro-2018 Organizado por: Darci

Leia mais

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL. Pesquisa Archibald & Prado. Relatório Pesquisa 2017: Clientes Internos

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL. Pesquisa Archibald & Prado.   Relatório Pesquisa 2017: Clientes Internos MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório Pesquisa 2017: Clientes Internos Indicadores Publicado em Fevereiro-2018 Organizado por: Darci

Leia mais

Professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Departamento de Engenharia de Produção Professora na graduação e

Professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Departamento de Engenharia de Produção Professora na graduação e Professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Departamento de Engenharia de Produção Professora na graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção Coordenadora

Leia mais

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa gestão de projetos e contratos públicos Formação em Gestão de Projetos direcionada para o novo Código de Contratação Pública Inclui preparação para o exame de certificação em Gestão de Projetos IPMA-APOGEP

Leia mais

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Ao concluir o MBA em Gerenciamento de Projetos você será capaz de gerenciar e atuar em projetos de qualquer natureza e nível de complexidade, em qualquer segmento de mercado.

Leia mais

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF 16 /10/ 2015 UNOPS - áreas principais e serviços Em 2010, a Assembléia Geral e a ONU reafirmaram

Leia mais

Governo: Administração Direta e Administração Indireta

Governo: Administração Direta e Administração Indireta MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório Pesquisa 2017: Governo: Administração Direta e Administração Indireta Indicadores Publicado

Leia mais

Apresentação. Conteúdo. Conteúdo. Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação

Apresentação. Conteúdo. Conteúdo. Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação Apresentação Conteúdo Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação Conteúdo Contexto do termo de abertura do projeto Processo do termo de abertura do projeto Contexto

Leia mais

CBGPL 2017 GESTAO PROJETOS E LIDERANCA PORTFÓLIO DE PARCERIAS E PATROCÍNIO. Garanta seu espaço! Junho de 2017 Curitiba - PR

CBGPL 2017 GESTAO PROJETOS E LIDERANCA PORTFÓLIO DE PARCERIAS E PATROCÍNIO. Garanta seu espaço! Junho de 2017 Curitiba - PR ~ XII CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTAO PROJETOS E LIDERANCA, CBGPL 2017 PORTFÓLIO DE PARCERIAS E PATROCÍNIO Garanta seu espaço! Junho de 2017 Curitiba - PR Realização PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE COMITÊ

Leia mais

Treinamentos EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 20 Horas

Treinamentos EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 20 Horas EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS 20 Horas OBJETIVO O treinamento tem como objetivo capacitar os envolvidos em gerenciamento de projetos a aplicar, de forma prática e imediata, os conceitos e boas práticas

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS. CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP)

GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS. CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP) GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP) O Papel dos Projetos nas Empresas PENSAMENTO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIAS IDENTIFICAÇÃO DE PROJETOS PROJETOS DEFININDO

Leia mais

Liderança em Projetos

Liderança em Projetos Liderança em Projetos Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento de projetos, portfólio

Leia mais

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017 BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS Abril/2017 OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TRAZEM NOVOS DESAFIOS AOS CIOS... Internet das Coisas Mobilidade Analytics

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 01

Evandro Deliberal     Aula 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 01 Agenda Definição de projeto. Gerenciamento de Projetos Ciclo de Vida de um

Leia mais

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224 Gestão de Projetos - O que o profissional de Secretariado deveria saber a respeito. João Bonifácio, PMP Ana Paula Marinho Projetos Gestão de Projetos Do que se trata afinal? Projeto: Conceito praticado

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI Existem diversas estruturas,

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

PMI - Uma Nova Visão Planejamento Estratégico 2015/2016

PMI - Uma Nova Visão Planejamento Estratégico 2015/2016 PMI - Uma Nova Visão Planejamento Estratégico 2015/2016 Presidente Thiago Regal, PfMP, PMP Tendências Crise, mercado, futuro A Crise Assunto do momento Algumas estimativas de quase 1% de queda do PIB Mercado

Leia mais

Engenharia de Software Gestão de Projeto

Engenharia de Software Gestão de Projeto Engenharia de Software Gestão de Projeto Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Abril 2018 1 O que é Planejar? É pensar no futuro antes de agir, com método, de forma contínua e sistemática, buscando

Leia mais

Análises Comparativas de Desempenho

Análises Comparativas de Desempenho MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - BRASIL Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório Pesquisa 2017: Análises Comparativas de Desempenho Publicado em Fevereiro/2018 Organizado

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa.

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Guia PMBOK Project Management Body of Knowledge Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Project Management Institute O Project Management Institute é uma entidade

Leia mais

03/02/2014. Gestão de Projetos. Tema 1. Motivação. Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Motivação Tecnologia

03/02/2014. Gestão de Projetos. Tema 1. Motivação. Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Motivação Tecnologia Gestão de Projetos Tema 1 A Natureza e a Estrutura da Gestão de Projetos Motivação Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Tecnologia. Mercado. Sociedade. Clientes. Motivação Tecnologia

Leia mais

OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Delmer Aguiar Cesário, MBA, PMP Gerente de Engenharia / Produto & Processos COMAU LATAM Conceito de Engenharia Conceito de Gestão Gestão: É uma área do conhecimento

Leia mais

PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS

PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS Venha fazer parte do maior evento de Gestão, Projetos e Liderança da América Latina! pmi.org pmisp.org.br Este documento é uma evolução baseada nas boas práticas realizadas

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RISCOS TREINAMENTO

GERENCIAMENTO DE RISCOS TREINAMENTO GERENCIAMENTO DE RISCOS TREINAMENTO OBJETIVO DO TREINAMENTO Capacitar os alunos no gerenciamento estratégico de riscos, apresentando os principais mecanismos de identificação, quantificação, desenvolvimento

Leia mais

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT Controle do documento Preparado por: George de Almeida Menezes Alterações Data Versão Descrição Autor / Revisor 31/03/2018 1 Plano de

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F.

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Leia mais

O Gerenciamento de Projetos e o Guia PMBOK. Fernando Henrique Souza, PMP, MS.c

O Gerenciamento de Projetos e o Guia PMBOK. Fernando Henrique Souza, PMP, MS.c O Gerenciamento de Projetos e o Guia PMBOK Fernando Henrique Souza, PMP, MS.c E-mail: fernandohsouz@gmail.com LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/fernandohsouza Um pouco da História Ao olharmos a história

Leia mais

FATTO CONSULTORIA E SISTEMAS

FATTO CONSULTORIA E SISTEMAS O Padrão de Estimativas do PMI Guilherme Siqueira Simões 24/11/2015 FATTO CONSULTORIA E SISTEMAS 1 ORIENTAÇÕES INICIAIS Dê preferência ao uso de uma conexão de banda larga O evento não fará uso do vídeo

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h

Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Domine os conhecimentos em gerenciamento de projetos e esteja um passo a frente no mercado. Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância de profissionais

Leia mais

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Singularidade, Temporariedade, Incerteza, Elaboração Progressiva, Recursos limitados, Interdisciplinaridade,

Leia mais

Gestão de requisitos: o calcanhar de Aquiles dos projetos

Gestão de requisitos: o calcanhar de Aquiles dos projetos Gestão de requisitos: o calcanhar de Aquiles dos projetos Guilherme Siqueira Simões guilherme.simoes@fattocs.com 10º Seminário de Gerenciamento de Projetos do PMIES Vitória-ES, 23 a 24 de Setembro de 2014

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto

Gerenciamento do Escopo do Projeto Gerenciamento do Escopo do Projeto Ricardo Yugue Farmacêutico, MSc, MBA e PMP 2009-2018 Yugue Assessores Todos os direitos reservados Problemas que ocorrem com mais frequência nos projetos da organização

Leia mais

Como o PMI pode ajudar na sua formação de Gerente de Projetos

Como o PMI pode ajudar na sua formação de Gerente de Projetos Como o PMI pode ajudar na sua formação de Gerente de Projetos Marco Antonio Kappel Ribeiro VP de Relações Intitucionais e Marketing do PMI-RS setembro.2017 1 O PMI Quem somos? Fundado em 1969 na Pensilvânia,

Leia mais

PMI Paraná Chapter NEWSLETTER 01/2015 Janeiro / Março

PMI Paraná Chapter NEWSLETTER 01/2015 Janeiro / Março PMI Paraná Chapter NEWSLETTER 01/2015 Janeiro / Março NESTA EDIÇÃO Palavra da Diretoria Notícias Filiação e Certificação Eventos Realizados Próximos Eventos pág 2 pág 3 pág 7 pág 9 pág1 10 PALAVRA DA DIRETORIA

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos O Guia PMBOK e as áreas do Gerenciamento de Projetos Prof. Robson Almeida PMI e PMBOK PMI: Project Management Institute Entidades sem fim lucrativo Congrega profissionais de gestão

Leia mais

TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO

TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO Preparado por Tim Creasey, Diretor de Inovação A crescente demanda por profissionais de Gestão de Mudanças Formalização de papéis de trabalho Nos

Leia mais