Outubro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Outubro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17."

Transcrição

1 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em outubro/17 apresenta variação positiva de 3,0% em relação ao valor verificado no mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de setembro/17, verifica-se uma variação positiva de 1,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, o SIN apresentou uma variação positiva de 1,1% em relação ao mesmo período anterior. Apresentam-se na tabela a seguir os dados de carga, assim como seus valores ajustados, visando a exclusão dos efeitos de fatores fortuitos e não econômicos sobre a carga, como o efeito calendário (diferença no número de dias úteis), variações de temperatura diferentes das esperadas e perdas na Rede Básica. Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17. Os sinais mais consistentes de recuperação da economia, já podem ser observados no comportamento da carga do SIN. Fatores como a queda nos juros, a safra agrícola, a geração de empregos e o aumento das exportações industriais, estão influenciando positivamente o desempenho da carga de energia. Além disso, a forte queda na taxa de inflação e a redução das taxas de juros amplia a renda disponível e ajuda a recuperar o consumo, efeito já sentido, ainda que lentamente, no comércio. Essa afirmação pode ser confirmada pelo resultado do Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getúlio Vargas que subiu 3,3 pontos em outubro, atingindo 92,5 pontos. A expressiva alta do ICOM nos últimos dois meses e o registro de seu maior nível desde 2014 reforçam a percepção de que o efeito da crise política de maio passou completamente e de que os indicadores de confiança do setor retomam a tendência de alta do início do ano.

2 O resultado da carga ajustada ratifica a observação acima, indicando que os fatores fortuitos contribuíram positivamente com apenas 0,6% para a taxa de crescimento da carga do SIN em outubro/17. O resultado da Sondagem da Indústria de outubro, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas FGV, confirma o retorno à fase de recuperação da confiança industrial que havia sido interrompida em maio. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getúlio Vargas avançou 2,6 pontos em outubro de 2017, para 95,4 pontos, o maior desde abril de 2014 (97,0 pontos). A alta da confiança do setor alcançou 10 dos 19 segmentos industriais em outubro. Principal responsável pela melhora da confiança, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 4,9 pontos, para 95,5 pontos, uma alta que se estendeu a 14 dos 19 segmentos. Para as expectativas, a evolução foi menos expressiva e mais concentrada. O Índice de Expectativas (IE) subiu 0,3 ponto, para 95,2 pontos, com alta em 7 dos 19 segmentos. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) avançou 0,4 ponto percentual (p.p.) entre setembro e outubro, para 74,3%. Apesar do avanço no mês, o NUCI inicia o quarto trimestre apenas 0,1 p.p. acima da média no trimestre anterior (74,2%). Merece destaque, o avanço da indústria automotiva, que com recorde de exportações, apresenta crescimento acumulado de 28,5% no ano. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em outubro a produção de veículos no Brasil subiu 42,2%, na comparação com o mesmo período do ano passado e 5,3% em comparação a setembro/17. A indústria de veículos pesados também apresentou números positivos. Em outubro, a produção de caminhões teve alta de 77,8% ante igual mês de 2016 e expansão de 8,4% sobre o volume de setembro. O segmento acumula elevação de 31,9% no ano até outubro. O gráfico a seguir apresenta uma comparação entre as taxas de variação da Carga Verificada e da Carga Ajustada do SIN.

3 O comportamento da carga de energia do SIN ao longo do ano pode ser observado no gráfico a seguir. 2. SUBSISTEMA SUDESTE/CENTRO-OESTE Para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a carga de energia verificada em outubro/17 apresentou uma variação positiva de 3,3% em relação à carga verificada no mesmo mês do ano anterior. O desempenho da carga do subsistema Sudeste/Centro-Oeste observada em outubro/17, relativamente ao mesmo mês do ano anterior, deve-se principalmente à melhora de alguns indicadores da economia e à ocorrência de temperaturas elevadas superiores às verificadas em outubro/16. Ressalta-se que a carga desse subsistema é fortemente influenciada pelo desempenho da indústria cuja participação na carga industrial do SIN é de cerca de 60%. Desta forma, pode-se afirmar que melhoria da confiança da indústria explica uma parcela significativa do desempenho da carga desse subsistema. O resultado da carga ajustada indica que os fatores fortuitos, não econômicos, contribuíram positivamente com 1,3% para a taxa de crescimento da carga do Sudeste/Centro-Oeste em outubro/17. Com relação ao mês de setembro/17, verifica-se uma variação positiva de 1,8%. No acumulado dos últimos 12 meses, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste apresentou uma variação negativa de 0,4%, em relação ao mesmo período anterior. O comportamento da carga de energia do Sudeste/Centro-Oeste ao longo do ano pode ser observado no gráfico a seguir.

4 3. SUBSISTEMA SUL A carga de energia verificada em outubro/17 no subsistema Sul indica variação positiva de 4,1%, em relação à carga do mesmo mês do ano anterior. Essa variação é explicada principalmente pela ocorrência de temperaturas superiores às verificadas no mesmo mês do ano anterior. O aumento do índice de confiança do empresário industrial gaúcho em outubro, medido pelo ICEI/RS1, consolida a percepção do setor na retomada do crescimento econômico. De julho passado, quando o empresário gaúcho retomou a confiança, para outubro o índice cresceu 8 pontos e acumula alta de 18 pontos desde que encontrou seu piso em janeiro de 2009 quando então refletia os efeitos mais imediatos da crise internacional. O ICEI/RS de outubro alcançou 63 pontos, o mais alto desde abril de O aumento da confiança foi disseminado pelas empresas de todos os portes. As grandes empresas estão mais confiantes e já demonstravam algum otimismo desde abril, o índice aumentou 10,3 pontos em relação a julho e alcançou 65,8 pontos. Para os empresários de pequenas e médias empresas, o índice situou-se próximo aos 60 pontos, o que não ocorria desde janeiro de O índice relativo às pequenas empresas cresceu 4,9 pontos passando de 56,3 para 61,1 pontos, enquanto o referente às médias empresas aumentou 6,8 pontos, de 54,6 para 61,4 pontos, o mais alto da série. A elevada confiança dos empresários industriais em outubro corrobora a solidificação da reversão das perspectivas negativas dos empresários e anuncia a expansão da atividade industrial. Mais importante ainda, no entanto, é o indicativo de que as empresas retomem investimentos e aumentem a produção o que significa crescimento da indústria gaúcha. Ressalta-se que como a atividade industrial está muito baixa e disseminada, qualquer alteração para melhor atinge a ampla maioria dos empresários. A variação positiva de 3,6% da carga ajustada, em relação ao mesmo período do ano anterior, demonstra que os fatores fortuitos contribuíram positivamente com apenas 0,5% em setembro/17. Em relação a setembro/17, verifica-se uma variação negativa de 1,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Sul apresentou um crescimento de 3,1%, em relação ao mesmo período anterior.

5 O comportamento da carga de energia do Sul ao longo do ano pode ser observado no gráfico a seguir. 4. SUBSISTEMA NORDESTE No subsistema Nordeste, a carga de energia verificada em outubro/17 indica acréscimo de 1,3% em relação à carga do mesmo mês do ano anterior. A variação positiva de 2,8% na carga ajustada do subsistema Nordeste em outubro/17, quando comparada a outubro/16, demonstra que os fatores fortuitos contribuíram negativamente com 1,5%. A ocorrência de nebulosidade e chuva na região litorânea acompanhadas de temperaturas máximas inferiores às verificadas no mesmo período do ano anterior e a redução de carga de um consumidor industrial conectado na Rede básica contribuíram para o resultado da carga. Com relação a setembro/17, verifica-se uma variação positiva de 5,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Nordeste apresentou uma variação positiva de 1,4%, em relação ao mesmo período anterior. O comportamento da carga de energia do Nordeste ao longo do ano pode ser observado no gráfico a seguir.

6 5. SUBSISTEMA NORTE No subsistema Norte, o valor da carga de energia verificado em outubro/17 indica uma variação positiva de 2,3% em relação ao valor do mesmo mês do ano anterior. Essa variação é explicada principalmente pela ocorrência de temperaturas máximas inferiores às do mesmo período do ano anterior e à média dos últimos anos. A carga dos consumidores industriais eletrointensivos do subsistema Norte conectados à Rede Básica, que passou por expressiva contração ao longo dos últimos anos, mantém-se em patamar bastante reduzido desde meados do ano de Com relação ao mês de setembro/17, verifica-se uma variação negativa de 0,4%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Norte apresentou uma variação positiva de 1,7% em relação ao mesmo período anterior. O comportamento da carga de energia do Norte ao longo do ano pode ser observado no gráfico a seguir. (1) Carga Ajustada Os ajustes realizados de forma a excluir o efeito de fatores fortuitos e não econômicos sobre a carga são: Temperaturas atípicas. A carga ajustada é estimada utilizando as temperaturas típicas para a época do ano em cada subsistema e não as temperaturas efetivamente verificadas. Assim, em um mês excepcionalmente quente a carga ajustada é menor que a carga verificada, o oposto ocorrendo em um mês com temperaturas atipicamente amenas. No momento o efeito da temperatura ainda não está sendo expurgado do Subsistema Norte. Calendário. A carga ajustada é estimada usando um calendário normalizado. Isto permite compensar as variações no número de dias de carga normalmente baixa (sábados, domingos e feriados) ao longo dos meses, tornando os dados mais facilmente comparáveis. Perdas na rede básica. As perdas na rede básica são calculadas pelo ONS, decorrem da forma como o sistema é operado, e não têm qualquer implicação econômica. Por isso são excluídas da carga ajustada. Obs: O Boletim com os valores definitivos será disponibilizado no site do ONS.

Setembro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17.

Setembro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17. Setembro 2017 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em setembro/17 apresenta variação positiva de 2,5%

Leia mais

Agosto APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS

Agosto APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1. APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em agosto/17 apresenta variação positiva de 0,1% em relação

Leia mais

Janeiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de janeiro/18.

Janeiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de janeiro/18. Janeiro 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em janeiro/18 apresenta variação positiva de 0,7%

Leia mais

Julho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de agosto/18.

Julho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de agosto/18. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em julho/18 apresenta variação positiva de 3,9% em relação ao valor

Leia mais

Abril EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS Sistema Interligado Nacional

Abril EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS Sistema Interligado Nacional Abril 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em abril/18 apresenta variação positiva de 4,1% em relação

Leia mais

Maio Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de junho/18.

Maio Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de junho/18. Maio 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em maio/18 apresenta variação positiva de 0,1% em relação

Leia mais

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de abril/17.

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de abril/17. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em março/17 apresenta crescimento de 2,6% em relação ao valor verificado

Leia mais

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/18.

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/18. Março 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em março/18 apresenta variação positiva de 2,0% em relação

Leia mais

Janeiro jan-19/ jan-18 ajustado (1)

Janeiro jan-19/ jan-18 ajustado (1) 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em janeiro/19 apresentou variação positiva de 6,6% em relação ao

Leia mais

Junho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de julho/17.

Junho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de julho/17. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em junho/17 apresenta acréscimo de 1,5% em relação ao valor verificado

Leia mais

Fevereiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/17.

Fevereiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/17. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em fevereiro/17 apresenta crescimento de 2,4% em relação ao valor

Leia mais

Março mar-19/ mar-18 ajustado (1)

Março mar-19/ mar-18 ajustado (1) Março 2019 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em março/19 apresentou variação negativa de 2,2%, em

Leia mais

Junho jun-18/ jun-17

Junho jun-18/ jun-17 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em junho/18 apresenta variação positiva de 0,9% em relação ao valor

Leia mais

DESTAQUES: MAIO/2019. Crescimento de 4,9% na comparação com maio/2018. Efeito da greve dos caminhoneiros, em maio/18, na taxa de crescimento.

DESTAQUES: MAIO/2019. Crescimento de 4,9% na comparação com maio/2018. Efeito da greve dos caminhoneiros, em maio/18, na taxa de crescimento. MAIO/2019 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em maio/19 apresentou variação positiva de 4,9%, em relação

Leia mais

ABRIL/2019. Variação % abr-19/ abr-18 ajustado (1)

ABRIL/2019. Variação % abr-19/ abr-18 ajustado (1) ABRIL/2019 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em abril/19 apresentou variação positiva de 1,, em relação

Leia mais

Maio APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS

Maio APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS Maio 2017 1. APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em maio/17 apresenta acréscimo de 1,8% em relação

Leia mais

INDX registra queda de 4,45% em junho

INDX registra queda de 4,45% em junho INDX ANÁLISE MENSAL INDX registra queda de 4,45% em junho Dados de Junho/13 Número 75 São Paulo O Índice do Setor Industrial (INDX), composto pelas ações mais representativas do segmento, encerrou o mês

Leia mais

A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre

A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre Resultado da atividade industrial paulista em março Em março com relação a fevereiro a atividade da indústria paulista, mensurada pelo

Leia mais

Concessões de Crédito - Recursos Livres Variação acumulada em 12 meses. fev/15. nov/14. mai/14. mai/15. ago/14 TOTAL PF PJ

Concessões de Crédito - Recursos Livres Variação acumulada em 12 meses. fev/15. nov/14. mai/14. mai/15. ago/14 TOTAL PF PJ ASSESSORIA ECONÔMICA Dados divulgados entre os dias 24 de julho e 28 de julho Crédito O estoque total de crédito do sistema financeiro nacional (incluindo recursos livres e direcionados) registrou variação

Leia mais

Índice de Confiança avança em agosto

Índice de Confiança avança em agosto Agosto de 2012 Índice de Confiança avança em agosto Após duas quedas consecutivas, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas avançou 1,4% entre julho e agosto alcançando 104,1

Leia mais

Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) jul/14. jul/15. jan/15. set/15. jan/16. set/14. nov/14. nov/15. mai/15. mar/15.

Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) jul/14. jul/15. jan/15. set/15. jan/16. set/14. nov/14. nov/15. mai/15. mar/15. ASSESSORIA ECONÔMICA Dados divulgados entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro Mercado de Trabalho (PNAD Contínua Mensal) 210.000 Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) 205.000 204.592

Leia mais

Julho de Evolução sobre o mês anterior

Julho de Evolução sobre o mês anterior Junho Evolução sobre o mês anterior (diferença em pontos) Julho O (ICST), da Fundação Getulio Vargas, subiu 1,7 ponto em julho, para 81,0 pontos, recuperando parte da perda de 3,1 pontos em junho 1. Em

Leia mais

Junho, /06/2019

Junho, /06/2019 Junho, 2019 28/06/2019 Resultados da pesquisa Total de empresas consultadas: 1.933 Período de coleta: 03/06/19 a 25/06/19 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm como

Leia mais

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses Brasil acumula quinto saldo mensal positivo consecutivo na criação de empregos com carteira assinada Os dados de novembro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação

Leia mais

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira

Leia mais

PMO de Novembro Semana Operativa de 18/11/2017 a 24/11/2017

PMO de Novembro Semana Operativa de 18/11/2017 a 24/11/2017 1. APRESENTAÇÃO Para o início da semana de 18 a 24/11/2017 há previsão de precipitação nas bacias hidrográficas dos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste e no alto São Francisco. A bacia do rio Tocantins

Leia mais

Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica. Brasil volta a registrar destruição de postos de trabalho

Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica. Brasil volta a registrar destruição de postos de trabalho Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica Os dados de junho de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam destruição líquida de vagas

Leia mais

Inflação (IPCA) Variação acumulada em 12 meses. Centro da Meta. mai/16. mai/15. Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio RS

Inflação (IPCA) Variação acumulada em 12 meses. Centro da Meta. mai/16. mai/15. Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio RS jan/12 mai/12 set/12 jan/13 mai/13 set/13 jan/14 mai/14 set/14 jan/15 mai/15 set/15 jan/16 mai/16 set/16 jan/17 mai/17 set/17 jan/18 mai/18 set/18 jan/19 ASSESSORIA ECONÔMICA Dados divulgados entre os

Leia mais

Indicadores da Semana

Indicadores da Semana Indicadores da Semana O volume de vendas no varejo registrou queda de 0,4%, quando comparado ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, marcando a quinta queda consecutiva. Sete das dez

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) OUTUBRO/2013

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) OUTUBRO/2013 11 de novembro de 2013 Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) OUTUBRO/2013 O ICEC é um indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que visa medir o nível

Leia mais

SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS. Outubro, 2017

SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS. Outubro, 2017 SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS Outubro, 2017 RESULTADOS DA PESQUISA Empresas informantes: 1.991 Período de coleta: 02/10 26/10 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm como

Leia mais

A atividade industrial paulista cresceu 3,5% em 2017

A atividade industrial paulista cresceu 3,5% em 2017 A atividade industrial paulista cresceu 3,5% em 2017 Resultado da atividade industrial paulista em dezembro Na passagem de novembro para dezembro a atividade industrial paulista, mensurada pelo Indicador

Leia mais

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos No 2º tri./2017, o PIB brasileiro a preços de mercado apresentou crescimento de 0,23% quando comparado ao 2º tri./2016,

Leia mais

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 02/02/2019 a 08/02/2019

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 02/02/2019 a 08/02/2019 PMO de Fevereiro Semana Operativa de 02/02/19 a 08/02/19 1. APRESENTAÇÃO No início da semana operativa de 26/01 a 01/02/19 ocorreu chuva fraca nas bacias dos rios Paranapanema, Tietê, Grande, Paranaíba,

Leia mais

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 16/02/2019 a 22/02/2019

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 16/02/2019 a 22/02/2019 PMO de Fevereiro Semana Operativa de 16/02/19 a 22/02/19 1. APRESENTAÇÃO No início da semana de 09/02 a 15/02/19 ocorreu chuva fraca nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, Paranapanema, Tietê, Grande,

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Recuperação gradual do mercado de trabalho Alta das exportações Destaques Negativos Desemprego ainda elevado Queda da produção industrial Quadro externo menos

Leia mais

PMO de Maio Semana Operativa de 12/05/2018 a 18/05/2018

PMO de Maio Semana Operativa de 12/05/2018 a 18/05/2018 PMO de Maio Semana Operativa de 12/05/18 a 18/05/18 1. APRESENTAÇÃO Na semana de 05/05 a 11/05/18 não houve precipitação nas bacias de interesse do SIN. Para a semana de 12/05 a 18/05/18 há previsão de

Leia mais

Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra forte queda em maio

Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra forte queda em maio jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra

Leia mais

PMO de Maio Semana Operativa de 19/05/2018 a 25/05/2018

PMO de Maio Semana Operativa de 19/05/2018 a 25/05/2018 PMO de Maio Semana Operativa de 19/05/18 a 25/05/18 1. APRESENTAÇÃO Na semana de 12/05 a 18/05/18 ocorreu chuva fraca a moderada nas bacias dos rios Uruguai e Iguaçu e na incremental a UHE Itaipu, e fraca

Leia mais

I Resultado Nacional. Sindipeças Abipeças Relatório da Pesquisa Conjuntural

I Resultado Nacional. Sindipeças Abipeças Relatório da Pesquisa Conjuntural I Resultado Nacional Respondendo às melhores condições para a recuperação da atividade econômica, e, particularmente, da produção de veículos, o faturamento do setor de autopeças avançou em julho, após

Leia mais

Boletim de conjuntura do setor elétrico brasileiro

Boletim de conjuntura do setor elétrico brasileiro 15 de Agosto de 2016 Boletim de conjuntura do setor elétrico brasileiro A energia elétrica é insumo essencial à indústria, podendo representar até 40% dos custos de produção em setores eletrointensivos.

Leia mais

Nota Trimestral de Conjuntura

Nota Trimestral de Conjuntura Nota Trimestral de Conjuntura QUARTO TRIMESTRE 2017 Observatório de Políticas Econômicas 2018 FUNDAÇÃO DOM CABRAL NÚCLEO DE ESTRATÉGIA E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS ECONÔMICAS Nota

Leia mais

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE mostram que economia brasileira cresceu 0,2% no

Leia mais

PMO de Janeiro 2019 Semana Operativa de 05/01/2019 a 11/01/2019

PMO de Janeiro 2019 Semana Operativa de 05/01/2019 a 11/01/2019 PMO de Janeiro 19 Semana Operativa de 05/01/19 a 11/01/19 1. APRESENTAÇÃO No início da semana de 29/12/18 a 04/01/19 houve chuva fraca nas bacias dos rios Tietê, Grande, Paranaíba, São Francisco e Tocantins.

Leia mais

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 09/02/2019 a 15/02/2019

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 09/02/2019 a 15/02/2019 PMO de Fevereiro Semana Operativa de 09/02/19 a 15/02/19 1. APRESENTAÇÃO No início da semana de 02/02 a 08/02/19 ocorreu chuva fraca nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, Paranapanema e precipitação

Leia mais

Cenário do Setor Avaliação do setor de borracha do Rio Grande do Sul

Cenário do Setor Avaliação do setor de borracha do Rio Grande do Sul Cenário do Setor - 2012 Avaliação do setor de borracha do Rio Grande do Sul São Leopoldo, outubro de 2012 1. Sumário Executivo 2. A economia brasileira em 2012 O setor de borracha no contexto nacional

Leia mais

PMO de Julho Semana Operativa de 07/07/2018 a 13/07/2018

PMO de Julho Semana Operativa de 07/07/2018 a 13/07/2018 PMO de Julho Semana Operativa de 07/07/18 a 13/07/18 1. APRESENTAÇÃO No início da semana de 30/06 a 06/07/18 ocorreu chuva fraca com períodos de moderada nas bacias dos rios Jacuí e Uruguai e precipitação

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Maio/14 Produção industrial cai em maior ritmo dos últimos 10 meses A indústria continuou apresentando baixa produção em abril. O indicador caiu 0,2 ponto na

Leia mais

O PIB do Brasil no 2º Trimestre de 2017

O PIB do Brasil no 2º Trimestre de 2017 PANORAMA CONJUNTURAL O PIB do Brasil no 2º Trimestre de 2017 Julho de 2017 Publicado em Setembro de 2017 A variação do PIB no segundo trimestre deste ano quando comparada ao primeiro trimestre foi de 0,2%,

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL Maio de 2012 www.fiergs.org.br Estoques se disseminam e devem limitar a produção A Sondagem Industrial do Rio Grande do Sul indica que o cenário traçado pelos empresários

Leia mais

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC NOVEMBRO 2013

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC NOVEMBRO 2013 4 de dezembro de 2013 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC NOVEMBRO 2013 A PEIC é uma pesquisa realizada pela CNC e divulgada regionalmente pela Fecomércio-RS. Apesar de, muitas

Leia mais

SONDAGEM DO SETOR COMÉRCIO. Fevereiro.2015

SONDAGEM DO SETOR COMÉRCIO. Fevereiro.2015 SONDAGEM DO SETOR COMÉRCIO Fevereiro.2015 RESULTADOS DA PESQUISA Empresas informantes: 1.219 Pessoal Ocupado: 129 Mil Período de coleta: 02/02/15 a 23/02/15 SÍNTESE DOS RESULTADOS O Índice de Confiança

Leia mais

Ano VI Abr./2018. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Giulia Coelho e Ingrid Nossack

Ano VI Abr./2018. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Giulia Coelho e Ingrid Nossack Índice de Confiança da Construção apresenta recuo e sugere menor otimismo no curto prazo Os dados de fevereiro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de

Leia mais

Clima econômico registrou suave melhora na América Latina, mas continua desfavorável em quase todos os países

Clima econômico registrou suave melhora na América Latina, mas continua desfavorável em quase todos os países jan/05 jul/05 jan/06 jul/06 jan/07 jul/07 jan/08 jul/08 jan/09 jul/09 jan/10 jul/10 jan/11 jul/11 jan/12 jul/12 jan/13 jul/13 jan/14 jul/14 jan/15 jul/15 jan/16 Fevereiro 2015 Indicador IFO/FGV de Clima

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Produção industrial recua em junho

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Produção industrial recua em junho Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Produção industrial recua em junho Julho/2017 Evolução Mensal da Indústria* Indicador jun/16 mai/17 jun/17 Produção 46,9 54,5 47,7 Número de Empregados 48,3 48,2

Leia mais

Gráfico 1: Taxa de variação acumulada em 12 meses do PIB (comparado aos mesmos períodos dos anos anteriores, %) Fonte e elaboração: IBRE/FGV

Gráfico 1: Taxa de variação acumulada em 12 meses do PIB (comparado aos mesmos períodos dos anos anteriores, %) Fonte e elaboração: IBRE/FGV Número 39 19.fevereiro.2019 O sinaliza que o PIB cresceu 1,1% no ano de 2018. Pela ótica da oferta, apenas as atividades de construção e serviços de informação apresentaram retração quando comparadas com

Leia mais

PMO de Março Semana Operativa de 10/03/2018 a 16/03/2018

PMO de Março Semana Operativa de 10/03/2018 a 16/03/2018 1. APRESENTAÇÃO Na semana de 03 a 09/03/18 as bacias dos rios Iguaçu, Paranapanema, Tietê, Grande, Paranaíba, São Francisco e Tocantins apresentaram chuva fraca. Para a semana de 10 a 16/03/18 prevê-se

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL JANEIRO DE 2014 Janeiro de 2014 www.fiergs.org.br Atividade industrial volta crescer De acordo com o Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI/RS),

Leia mais

Índice de Confiança Empresarial (dados de out/08 a out/17, dessazonalizados)

Índice de Confiança Empresarial (dados de out/08 a out/17, dessazonalizados) Outubro 2017 Evolução sobre o mês anterior (diferença em pontos) O Empresarial (ICE) da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) avançou 2,6 pontos em outubro, para 90,3 pontos 1, o maior nível Setembro Outubro

Leia mais

PMO de Setembro Semana Operativa de 16/09/2017 a 22/09/2017

PMO de Setembro Semana Operativa de 16/09/2017 a 22/09/2017 1. APRESENTAÇÃO Na semana de 09 a 15/09/2017 a atuação de duas frentes frias na região Sul, uma no início da semana e a outra no final, ocasionou apenas chuva fraca isolada nas bacias dos rios Jacuí e

Leia mais

A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho

A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho Resultado da atividade

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Setembro de 2015

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Setembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Setembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Setembro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

PMO de Março Semana Operativa de 03/03/2018 a 09/03/2018

PMO de Março Semana Operativa de 03/03/2018 a 09/03/2018 1. APRESENTAÇÃO Na semana de 24/02 a 02/03/18 ocorreram pancadas de chuva nas bacias dos rios Tietê, Grande, Paranaíba, São Francisco e Tocantins e no trecho incremental à UHE Itaipu. Para o início da

Leia mais

Indústria inicia segundo semestre com atividade intensa

Indústria inicia segundo semestre com atividade intensa Ano 19 Número 07 julho de 2008 www.cni.org.br Destaques 2 Faturamento real Expansão do faturamento atinge maioria dos setores industriais Indústria inicia segundo semestre com atividade intensa A atividade

Leia mais

BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018

BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018 BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018 Após 4 anos de queda, faturamento e produção da indústria registram alta no 1º semestre. De acordo com a entidade, o faturamento real da indústria avançou 4,4% no primeiro

Leia mais

I Resultado Nacional. Sindipeças Abipeças Relatório da Pesquisa Conjuntural

I Resultado Nacional. Sindipeças Abipeças Relatório da Pesquisa Conjuntural I Resultado Nacional A Pesquisa Conjuntural, referente ao mês de janeiro de 2018, apontou crescimento do faturamento líquido dos fabricantes de autopeças de 25,1% frente ao mês de dezembro de 2017. Devido

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Menor endividamento das empresas e das famílias Melhora no mercado de trabalho Aumento das exportações Recuperação da indústria Destaques Negativos Taxa de desemprego

Leia mais

SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS. Julho, 2017

SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS. Julho, 2017 SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS Julho, 2017 RESULTADOS DA PESQUISA Empresas informantes: 2.003 Período de coleta: 03/07 26/07 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm como

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL AGOSTO DE 2011 Novo crescimento não altera o quadro desfavorável Agosto de 2011 www.fiergs.org.br Os resultados dos Indicadores Industriais do RS referentes ao

Leia mais

ÍNDICE CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL OTIMISMO NA CONSTRUÇÃO CIVIL PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) Ano: 04.

ÍNDICE CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL OTIMISMO NA CONSTRUÇÃO CIVIL PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) Ano: 04. CONSTRUÇÃO CIVIL EM ANÁLISE Nº 11 NOVEMBRO 2017 1 ÍNDICE CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL... 02 1 OTIMISMO NA CONSTRUÇÃO CIVIL... 03 1.1 SALDO MENSAL DE EMPREGO NA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DO PARÁ... 03 1.2

Leia mais

Produto Interno Bruto (PIB) Taxa de crescimento do acumulado em 4 trimestres (%) 2014.III 2013.III 2012.I 2013.I 2014.I 2015.I 2011.III 2012.

Produto Interno Bruto (PIB) Taxa de crescimento do acumulado em 4 trimestres (%) 2014.III 2013.III 2012.I 2013.I 2014.I 2015.I 2011.III 2012. 2008.I 2008.III 2009.I 2009.III 2010.I 2010.III 2011.I 2011.III 2012.I 2012.III 2013.I 2013.III 2014.I 2014.III 2015.I 2015.III 2016.I 2016.III 2017.I 2017.III 2018.I 2018.III 2019.I Contas Nacionais Trimestrais

Leia mais

RARP e municípios analisados destroem vagas em Junho de 2017

RARP e municípios analisados destroem vagas em Junho de 2017 Agropecuária é o único setor que contrata no Brasil, estado de São Paulo e RARP Os dados de Junho de 2017 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito

Leia mais

Situação da economia e perspectivas. Gerência-Executiva de Política Econômica (PEC)

Situação da economia e perspectivas. Gerência-Executiva de Política Econômica (PEC) Situação da economia e perspectivas Gerência-Executiva de Política Econômica (PEC) Equilíbrio fiscal de longo prazo é o desafio principal do País Quadro geral Confiança do empresário industrial avança

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Maio/2018 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 14 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

Nível de Atividade: Finalmente Economia em Recuperação

Nível de Atividade: Finalmente Economia em Recuperação 10 análise de conjuntura Nível de Atividade: Finalmente Economia em Recuperação Vera Martins da Silva (*) Normalmente se pensa em atividade econômica como cíclica e vem à mente o ciclo matemático, ou seja,

Leia mais

Ano V Nov./2017. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Henrique Hott e Ingrid Nossack. Setor da Indústria tem o melhor desempenho na RARP e no Brasil

Ano V Nov./2017. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Henrique Hott e Ingrid Nossack. Setor da Indústria tem o melhor desempenho na RARP e no Brasil Setor da Indústria tem o melhor desempenho na RARP e no Brasil Os dados de setembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito nacional e nos municípios

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL MARÇO E 1º TRIMESTRE DE 2014 Março e I trimestre de 2014 www.fiergs.org.br Atividade segue fraca e otimismo é cada vez menor A Sondagem Industrial de março e primeiro

Leia mais

PMO de Dezembro Semana Operativa de 02/12/2017 a 08/12/2017

PMO de Dezembro Semana Operativa de 02/12/2017 a 08/12/2017 1. APRESENTAÇÃO Na semana de 25/11 a 01/12/2017 ocorreu precipitação nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, Paranapanema, Tietê, Grande e Paranaíba e no alto São Francisco. A bacia do rio Tocantins

Leia mais

- PNAD Contínua Mensal / IBGE - Boletim FOCUS/Banco Central. - Mapeamento de Recursos Naturais / IBGE - INCC-M / FGV

- PNAD Contínua Mensal / IBGE - Boletim FOCUS/Banco Central. - Mapeamento de Recursos Naturais / IBGE - INCC-M / FGV BRASÍLIA 27/11/2017 EDIÇÃO 0012 27/11 SEGUNDA-FEIRA 30/11 QUINTA-FEIRA - Indicadores Imobiliários Nacionais / CBIC - PNAD Contínua Mensal / IBGE - Boletim FOCUS/Banco Central - Mapeamento de Recursos Naturais

Leia mais

Dezembro, /12/2018

Dezembro, /12/2018 Dezembro, 2018 28/12/2018 Resultados da pesquisa Total de empresas consultadas: 1.885 Período de coleta: 04/12/18 a 21/12/18 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm

Leia mais

CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL

CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL O de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu 98,9 pontos em novembro, ante os 97,3 pontos observados em outubro. Na série

Leia mais

Setor de Serviços cria postos de trabalho em Fevereiro de 2016

Setor de Serviços cria postos de trabalho em Fevereiro de 2016 Brasil e estado de São Paulo contratam após 22 meses consecutivos de demissões Os dados de Fevereiro de 2017 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) sinalizam um cenário mais otimista para

Leia mais

PMO de Março Semana Operativa de 17/03/2018 a 23/03/2018

PMO de Março Semana Operativa de 17/03/2018 a 23/03/2018 PMO de Março Semana Operativa de 17/03/18 a 23/03/18 1. APRESENTAÇÃO No início da semana de 10 a 16/03/18 a precipitação, em forma de pancadas, ficou restrita às bacias dos rios Grande, Paranaíba, São

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL Março de 2015 + 3,0% + 10,3% - 0,3% -0,6 % +0,4% +1,0% +2,5% +6,2% 113 111 109 107 103 101 99 97 Atividade volta a crescer Com expressivos crescimentos do faturamento

Leia mais

PIB do transporte avança 2,2% em 2018, corroborando cenário de recuperação gradual.

PIB do transporte avança 2,2% em 2018, corroborando cenário de recuperação gradual. ECONOMIA em foco do transporte avança 2,2% em 218, corroborando cenário de recuperação gradual. O Produto Interno Bruto () do Brasil avançou % em 218, mesmo desempenho verificado em 217, atingindo R$ 6,83

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3o. Trimestre 2012

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3o. Trimestre 2012 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3o. Trimestre 2012 Elaboração:VIFIN CAIXA Vice-Presidência de Finanças SUPLA CAIXA SN de Planejamento Financeiro 1 Relatório Conjuntura

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho PANORAMA CONJUNTURAL FIEA Abril de 2016 Publicado em Junho de 2016 PIB do 1º Trimestre de 2016: Fundo do Poço à Vista? A evolução do PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2016, conforme dados publicados

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Novembro/2018 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 14 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

Janeiro, /01/2019

Janeiro, /01/2019 Janeiro, 2019 30/01/2019 Resultados da pesquisa Total de empresas consultadas: 1.942 Período de coleta: 02/01/19 a 25/01/19 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL SETEMBRO DE 2014 Setembro de 2014 www.fiergs.org.br Indústria cresce pelo terceiro mês seguido, mas não repõe perdas Em setembro de 2014, a pesquisa Indicadores

Leia mais

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL. Fevereiro/2012 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL. Presidente Carlos Heinen

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL. Fevereiro/2012 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL. Presidente Carlos Heinen DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL Fevereiro/2012 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL Presidente Carlos Heinen Departamento de Economia, Finanças e Estatística Alexander Messias

Leia mais

Intenção de Consumo das Famílias - ICF-RS ABRIL/2014

Intenção de Consumo das Famílias - ICF-RS ABRIL/2014 Intenção de Consumo das Famílias - ICF-RS ABRIL/2014 17 de abril de 2014 A Intenção de Consumo das Famílias (ICF-RS) é um indicador calculado pela CNC e divulgado regularmente pela Fecomércio-RS que busca

Leia mais

PMO de Dezembro Semana Operativa de 23/12/2017 a 29/12/2017

PMO de Dezembro Semana Operativa de 23/12/2017 a 29/12/2017 1. APRESENTAÇÃO Em função da implementação, a partir do PMO de Janeiro/2018, de evoluções metodológicas nos modelos de otimização utilizados na elaboração do PMO, neste Sumário Executivo, adicionalmente

Leia mais

5,0. informe do 3º. trimestre/2018. análise do período

5,0. informe do 3º. trimestre/2018. análise do período VARIAÇÃO (em pontos) informe do º. trimestre/ análise do período Radar do terceiro trimestre mostra avanço nas condições do mercado imobiliário Período foi marcado por melhorias na oferta de crédito imobiliário

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Sondagem Industrial do Estado de São Paulo 1º Trimestre de 2014 Resumo O nível de atividade da indústria paulista apresentou melhora em relação ao último trimestre de 2013; por outro lado, houve uma piora

Leia mais

Indústria. Prof. Dr. Rudinei Toneto Júnior Prof. Dr. Luciano Nakabashi Renata de Lacerda Antunes Borges

Indústria. Prof. Dr. Rudinei Toneto Júnior Prof. Dr. Luciano Nakabashi Renata de Lacerda Antunes Borges A Sondagem Industrial (SI) e o Índice de Confiança (ICEI) são elaborados pela unidade de Política Econômica da CNI em conjunto com as Federações de de 23 estados do Brasil desde 1998. Para analisar os

Leia mais

SONDAGEM DO SETOR DE SERVIÇOS. Janeiro, 2017

SONDAGEM DO SETOR DE SERVIÇOS. Janeiro, 2017 SONDAGEM DO SETOR DE SERVIÇOS Janeiro, 2017 RESULTADOS DA PESQUISA Empresas informantes: 1.882 Período de coleta: 02/01 27/01 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm

Leia mais

SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS. Setembro, 2016

SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS. Setembro, 2016 SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS Setembro, 2016 RESULTADOS DA PESQUISA Empresas informantes: 1.967 Período de coleta: 02/09 27/09 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm

Leia mais

A atividade industrial cai 0,7% em setembro

A atividade industrial cai 0,7% em setembro A atividade industrial cai 0,7% em setembro Resultado da atividade industrial paulista em setembro A atividade industrial paulista, mensurada pelo INA, recuou 0,7% em setembro com relação a agosto, descontada

Leia mais