Maio Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de junho/18.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Maio Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de junho/18."

Transcrição

1 Maio EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em maio/18 apresenta variação positiva de 0,1% em relação ao valor verificado no mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de abril/18, verifica-se uma variação negativa de 5,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, o SIN apresentou uma variação positiva de 1,3% em relação ao mesmo período anterior. A Tabela 1, a seguir, apresenta os dados de carga, assim como seus valores ajustados, visando a exclusão dos efeitos de fatores fortuitos e não econômicos sobre a carga, como o efeito calendário (diferença no número de dias úteis), variações de temperatura diferentes das esperadas e perdas na Rede Básica. Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de junho/18. O comportamento da carga do SIN, que vinha apresentando sinais de crescimento em decorrência da retomada da economia, teve seu desempenho impactado pelo cenário do mercado externo e pelas incertezas econômicas e políticas. Além disso, os efeitos na economia, relativos à greve dos caminhoneiros nas últimas duas semanas de maio também influenciaram o desempenho da carga no mês. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getúlio Vargas ficou relativamente estável em maio de 2018, ao avançar 0,1 ponto, para 101,1 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice segue em alta, atingindo 101,0 pontos, 0,5 ponto acima do observado em março. Em maio, a confiança industrial avançou em 10 dos 19 segmentos industriais. Após registrar queda de 1,3 ponto no mês anterior, o Índice de Expectativas (IE) subiu 0,1 ponto, para 101,6 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA) também subiu 0,1 ponto em maio, para 100,6 pontos, retornando ao valor de março.

2 Após três altas consecutivas, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) manteve-se estável em 76,5%, o maior desde maio de 2015 (76,6%). O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getúlio Vargas recuou 2,5 pontos entre abril e maio, para 101,1 pontos. A queda de maio é a terceira consecutiva do indicador, o que não ocorria desde o início de Pela métrica de médias móveis trimestrais, o indicador também apresenta tendência declinante, ao recuar 2,9 pontos em relação ao mês anterior. Depois de iniciar o ano com altas consistentes, a queda da confiança do Comércio em maio sinaliza que o setor já percebe uma desaceleração no ritmo de crescimento das vendas. No mês de maio, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas caiu 4,1 pontos, ao passando de 96,7 para 92,6 pontos e retornando ao mesmo nível de novembro de Em médias móveis trimestrais, o indicador recuou 1,0 ponto depois de oito altas seguidas. O resultado da carga ajustada indica que os fatores fortuitos, não econômicos, contribuíram negativamente com apenas 0,1% para a taxa de variação da carga do SIN em maio/18. O Gráfico 1, a seguir, apresenta uma comparação entre as taxas de variação da Carga Verificada e da Carga Ajustada do SIN. O comportamento da carga de energia do SIN ao longo do ano pode ser observado no Gráfico 2, a seguir.

3 1.2. Subsistema Sudeste/Centro-Oeste Para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a carga de energia verificada em maio/18 apresentou uma variação positiva de 1,0% em relação à carga verificada no mesmo mês do ano anterior. Com adesão nacional, a greve dos caminhoneiros ocorrida na duas últimas semanas do mês de maio influenciou fortemente o desempenho da carga. O resultado da carga ajustada corrobora a afirmação acima, indicando que os fatores fortuitos, não econômicos, contribuíram positivamente com 0,5% para a taxa de variação da carga do Sudeste/Centro-Oeste em maio/18. Com relação ao mês de abril/18, verifica-se uma variação negativa de 5,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste apresentou uma variação positiva de 1,4% em relação ao mesmo período anterior. O comportamento da carga de energia do Sudeste/Centro-Oeste ao longo do ano pode ser observado no gráfico 3 a seguir Subsistema Sul A carga de energia verificada em maio/18 no subsistema Sul indica variação positiva de apenas 0,2%, em relação à carga do mesmo mês do ano anterior. A variação positiva de 1,4% da carga ajustada mostra que os fatores fortuitos (menor número de dias úteis e temperaturas inferiores às verificadas no mesmo período do ano anterior), contribuíram negativamente com 1,2% em maio/18. Segundo a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), a greve dos caminhoneiros e a crise cambial da Argentina, principal destino de produtos manufaturados do Estado, afetaram fortemente as exportações gaúchas em maio. Mesmo com o bom desempenho das commodities alta de 13,4%, em um total de US$ 812 milhões, o valor embarcado pela indústria de transformação (US$ 940 milhões), foi 10,6% menor no mês, em comparação ao mesmo período de 2017.

4 O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), caiu 2,8 pontos em maio em relação a abril, atingindo 56,6. O Indicador de Expectativas atingiu 57,9 pontos e exerceu a maior influência na redução da confiança no mês. Mas, acima dos 50 pontos, segue com uma percepção positiva, apesar de em menor grau frente a abril (61,6). Em maio, ocorreu a segunda queda seguida do ICEI-RS. Além de ser a maior desde junho de 2017, levou o índice ao menor patamar desde setembro do ano passado. Apesar disso, por continuar acima de 50 pontos, sinaliza confiança. O declínio do ICEI-RS este mês foi observado em seus dois componentes, o que avalia as expectativas em relação aos próximos seis meses; e naquele que considera as condições atuais. Neste segundo componente, atingiu 53,8 pontos, o que significa melhora nos últimos seis meses, mas foi 1,3 ponto menor do que o de abril. Nas condições da economia estiveram as reavaliações mais significativas: o índice recuou de 54,9 em abril para 50,7 pontos em maio, no limite do campo positivo e no menor patamar desde setembro de Já o Índice de Condições Atuais das Empresas (ICA-E) foi de 55,4 pontos, mantendo-se praticamente no mesmo nível de abril. Em relação a abril/18, verifica-se uma variação negativa de 9,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Sul apresentou um crescimento de 2,5%, em relação ao mesmo período anterior. O comportamento da carga de energia do Sul ao longo do ano pode ser observado no Gráfico 4, a seguir Subsistema Nordeste No subsistema Nordeste, a carga de energia verificada em maio/18 indica acréscimo de 1,3% em relação à carga do mesmo mês do ano anterior.

5 No mês de maio/18, o comportamento da carga do subsistema Nordeste é explicado, principalmente, pela ocorrência de chuvas acompanhadas de temperaturas médias inferiores às verificadas em maio/17. A variação positiva de 2,1% da carga ajustada mostra que os fatores fortuitos (menor número de dias úteis e temperaturas inferiores às verificadas no mesmo período do ano anterior), contribuíram negativamente com 0,8% em maio/18. Com relação a abril/18, verifica-se uma variação positiva de 0,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Nordeste apresentou uma variação positiva de 0,1%, em relação ao mesmo período anterior. O comportamento da carga de energia do Nordeste ao longo do ano pode ser observado no Gráfico 5, a seguir Subsistema Norte No subsistema Norte, o valor da carga de energia verificado em maio/18 indica uma variação negativa de 7,9% em relação ao valor do mesmo mês do ano anterior. A taxa de crescimento do mês de maio pode ser explicada, principalmente, pela redução da carga de um Consumidor livre da Rede Básica a partir de meados do mês e pela ocorrência de temperaturas inferiores às verificadas no mesmo período do ano anterior. A carga dos consumidores industriais eletrointensivos do subsistema Norte conectados à Rede Básica, que passou por expressiva contração ao longo dos últimos anos, mantém-se em patamar bastante reduzido desde meados do ano de Com relação ao mês de abril/18, verifica-se uma variação negativa de 3,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Norte apresentou uma variação positiva de 1,1% em relação ao mesmo período anterior. O comportamento da carga de energia do Norte ao longo do ano pode ser observado no Gráfico 6, a seguir.

6 Observação: Carga Ajustada Os ajustes realizados de forma a excluir o efeito de fatores fortuitos e não econômicos sobre a carga são: Temperaturas atípicas - a carga ajustada é estimada utilizando as temperaturas típicas para a época do ano em cada subsistema e não as temperaturas efetivamente verificadas. Assim, em um mês excepcionalmente quente a carga ajustada é menor que a carga verificada, o oposto ocorrendo em um mês com temperaturas atipicamente amenas. No momento o efeito da temperatura ainda não está sendo expurgado do Subsistema Norte. Calendário - a carga ajustada é estimada usando um calendário normalizado. Isto permite compensar as variações no número de dias de carga normalmente baixa (sábados, domingos e feriados) ao longo dos meses, tornando os dados mais facilmente comparáveis. Perdas na rede básica - as perdas na rede básica são calculadas pelo ONS, decorrem da forma como o sistema é operado, e não têm qualquer implicação econômica. Por isso são excluídas da carga ajustada.

Abril EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS Sistema Interligado Nacional

Abril EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS Sistema Interligado Nacional Abril 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em abril/18 apresenta variação positiva de 4,1% em relação

Leia mais

Julho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de agosto/18.

Julho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de agosto/18. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em julho/18 apresenta variação positiva de 3,9% em relação ao valor

Leia mais

Janeiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de janeiro/18.

Janeiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de janeiro/18. Janeiro 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em janeiro/18 apresenta variação positiva de 0,7%

Leia mais

Janeiro jan-19/ jan-18 ajustado (1)

Janeiro jan-19/ jan-18 ajustado (1) 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em janeiro/19 apresentou variação positiva de 6,6% em relação ao

Leia mais

Agosto APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS

Agosto APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1. APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em agosto/17 apresenta variação positiva de 0,1% em relação

Leia mais

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/18.

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/18. Março 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em março/18 apresenta variação positiva de 2,0% em relação

Leia mais

DESTAQUES: MAIO/2019. Crescimento de 4,9% na comparação com maio/2018. Efeito da greve dos caminhoneiros, em maio/18, na taxa de crescimento.

DESTAQUES: MAIO/2019. Crescimento de 4,9% na comparação com maio/2018. Efeito da greve dos caminhoneiros, em maio/18, na taxa de crescimento. MAIO/2019 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em maio/19 apresentou variação positiva de 4,9%, em relação

Leia mais

Junho jun-18/ jun-17

Junho jun-18/ jun-17 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em junho/18 apresenta variação positiva de 0,9% em relação ao valor

Leia mais

ABRIL/2019. Variação % abr-19/ abr-18 ajustado (1)

ABRIL/2019. Variação % abr-19/ abr-18 ajustado (1) ABRIL/2019 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em abril/19 apresentou variação positiva de 1,, em relação

Leia mais

Março mar-19/ mar-18 ajustado (1)

Março mar-19/ mar-18 ajustado (1) Março 2019 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em março/19 apresentou variação negativa de 2,2%, em

Leia mais

Outubro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17.

Outubro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em outubro/17 apresenta variação positiva de 3,0% em relação ao

Leia mais

Fevereiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/17.

Fevereiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/17. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em fevereiro/17 apresenta crescimento de 2,4% em relação ao valor

Leia mais

Setembro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17.

Setembro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17. Setembro 2017 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em setembro/17 apresenta variação positiva de 2,5%

Leia mais

Junho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de julho/17.

Junho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de julho/17. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em junho/17 apresenta acréscimo de 1,5% em relação ao valor verificado

Leia mais

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de abril/17.

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de abril/17. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em março/17 apresenta crescimento de 2,6% em relação ao valor verificado

Leia mais

Maio APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS

Maio APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS Maio 2017 1. APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em maio/17 apresenta acréscimo de 1,8% em relação

Leia mais

Julho de Evolução sobre o mês anterior

Julho de Evolução sobre o mês anterior Junho Evolução sobre o mês anterior (diferença em pontos) Julho O (ICST), da Fundação Getulio Vargas, subiu 1,7 ponto em julho, para 81,0 pontos, recuperando parte da perda de 3,1 pontos em junho 1. Em

Leia mais

INDX registra queda de 4,45% em junho

INDX registra queda de 4,45% em junho INDX ANÁLISE MENSAL INDX registra queda de 4,45% em junho Dados de Junho/13 Número 75 São Paulo O Índice do Setor Industrial (INDX), composto pelas ações mais representativas do segmento, encerrou o mês

Leia mais

A atividade industrial cai 0,7% em setembro

A atividade industrial cai 0,7% em setembro A atividade industrial cai 0,7% em setembro Resultado da atividade industrial paulista em setembro A atividade industrial paulista, mensurada pelo INA, recuou 0,7% em setembro com relação a agosto, descontada

Leia mais

Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica. Brasil volta a registrar destruição de postos de trabalho

Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica. Brasil volta a registrar destruição de postos de trabalho Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica Os dados de junho de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam destruição líquida de vagas

Leia mais

A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre

A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre Resultado da atividade industrial paulista em março Em março com relação a fevereiro a atividade da indústria paulista, mensurada pelo

Leia mais

Índice de Confiança avança em agosto

Índice de Confiança avança em agosto Agosto de 2012 Índice de Confiança avança em agosto Após duas quedas consecutivas, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas avançou 1,4% entre julho e agosto alcançando 104,1

Leia mais

A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho

A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho Resultado da atividade

Leia mais

Gráfico 1: Taxa de variação acumulada em 12 meses do PIB (comparado aos mesmos períodos dos anos anteriores, %) Fonte e elaboração: IBRE/FGV

Gráfico 1: Taxa de variação acumulada em 12 meses do PIB (comparado aos mesmos períodos dos anos anteriores, %) Fonte e elaboração: IBRE/FGV Número 39 19.fevereiro.2019 O sinaliza que o PIB cresceu 1,1% no ano de 2018. Pela ótica da oferta, apenas as atividades de construção e serviços de informação apresentaram retração quando comparadas com

Leia mais

Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra forte queda em maio

Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra forte queda em maio jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Recuperação gradual do mercado de trabalho Alta das exportações Destaques Negativos Desemprego ainda elevado Queda da produção industrial Quadro externo menos

Leia mais

Indicador de vendas e de inadimplência

Indicador de vendas e de inadimplência Indicador de vendas e de inadimplência CNDL SPC Brasil Janeiro de 2014 Presidentes Roque Pellizzaro Junior (CNDL) Roberto Alfeu Pena Gomes (SPC Brasil) Publicado em fevereiro de 2014 1 Inadimplência abre

Leia mais

COMENTÁRIOS comércio varejista comércio varejista ampliado

COMENTÁRIOS comércio varejista comércio varejista ampliado COMENTÁRIOS Em junho de 2015, o comércio varejista nacional registrou variação de -0,4% no volume de vendas frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, quinta taxa negativa

Leia mais

Cenário do Setor Avaliação do setor de borracha do Rio Grande do Sul

Cenário do Setor Avaliação do setor de borracha do Rio Grande do Sul Cenário do Setor - 2012 Avaliação do setor de borracha do Rio Grande do Sul São Leopoldo, outubro de 2012 1. Sumário Executivo 2. A economia brasileira em 2012 O setor de borracha no contexto nacional

Leia mais

Índice de Confiança da Indústria estabiliza e reforça incertezas. Indústria e Comércio voltam a apresentar demissões em nível nacional

Índice de Confiança da Indústria estabiliza e reforça incertezas. Indústria e Comércio voltam a apresentar demissões em nível nacional Índice de Confiança da Indústria estabiliza e reforça incertezas Os dados de maio de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito nacional, no

Leia mais

Síntese Mensal de Comercialização de Combustíveis

Síntese Mensal de Comercialização de Combustíveis Agosto/ Síntese de Comercialização de Combustíveis [ Número 6] Superintendência de Defesa da Concorrência, Estudos e Regulação Econômica Síntese de Comercialização de Combustíveis Destaques Gasolina C

Leia mais

A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto

A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto Resultado da atividade industrial paulista em agosto A atividade industrial paulista, mensurada pelo INA, registrou alta de 1,5% entre

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL SETEMBRO DE 2014 Setembro de 2014 www.fiergs.org.br Indústria cresce pelo terceiro mês seguido, mas não repõe perdas Em setembro de 2014, a pesquisa Indicadores

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Maio/14 Produção industrial cai em maior ritmo dos últimos 10 meses A indústria continuou apresentando baixa produção em abril. O indicador caiu 0,2 ponto na

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL OUTUBRO DE 2013 Outubro de 2013 www.fiergs.org.br Produção cresce em outubro, mas acumulação de estoques continua A produção industrial cresceu em outubro, mas a acumulação

Leia mais

VAREJO BRASILEIRO CRESCE 2,2% EM JUNHO, APONTA ICVA

VAREJO BRASILEIRO CRESCE 2,2% EM JUNHO, APONTA ICVA VAREJO EIRO CRESCE 2,2% EM JUNHO, APONTA ICVA Com queda nas vendas provocada pelos dias de jogos do Brasil na Copa, varejo desacelera em junho. Primeiro semestre encerra com crescimento de na comparação

Leia mais

Outubro Divulgado em 16 de novembro de 2015.

Outubro Divulgado em 16 de novembro de 2015. Outubro - 2015 Divulgado em 16 de novembro de 2015. ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 3,3% NO VAREJO EM OUTUBRO Indicador considera a receita de vendas do varejo deflacionada pelo IPCA em relação a outubro de

Leia mais

VAREJO APRESENTA CRESCIMENTO DE 3,1% EM MARÇO

VAREJO APRESENTA CRESCIMENTO DE 3,1% EM MARÇO CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado VAREJO APRESENTA CRESCIMENTO DE 3,1% EM MARÇO Resultado do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) reflete melhora em relação ao ritmo de crescimento

Leia mais

RARP e municípios analisados destroem vagas em Junho de 2017

RARP e municípios analisados destroem vagas em Junho de 2017 Agropecuária é o único setor que contrata no Brasil, estado de São Paulo e RARP Os dados de Junho de 2017 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Produção mantém ritmo de pelo terceiro mês consecutivo Junho/2015 Indicador mai/15 jun/15 O que representa Produção 38.2 38.2 Número de Empregados Utilização

Leia mais

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos No 2º tri./2017, o PIB brasileiro a preços de mercado apresentou crescimento de 0,23% quando comparado ao 2º tri./2016,

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL NOVEMBRO DE 2014 Novembro de 2014 www.fiergs.org.br Atividade volta a cair e setor projeta novas demissões A atividade da indústria gaúcha voltou a cair em novembro,

Leia mais

Síntese Mensal de Comercialização de Combustíveis

Síntese Mensal de Comercialização de Combustíveis Síntese de Comercialização de Combustíveis [ Edição nº 8/218] Superintendência de Defesa da Concorrência, Estudos e Regulação Econômica Síntese de Comercialização de Combustíveis Destaques Gasolina C Mesmo

Leia mais

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 16/02/2019 a 22/02/2019

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 16/02/2019 a 22/02/2019 PMO de Fevereiro Semana Operativa de 16/02/19 a 22/02/19 1. APRESENTAÇÃO No início da semana de 09/02 a 15/02/19 ocorreu chuva fraca nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, Paranapanema, Tietê, Grande,

Leia mais

Setembro Divulgado em 15 de outubro de 2015.

Setembro Divulgado em 15 de outubro de 2015. Setembro - 2015 Divulgado em 15 de outubro de 2015. ICVA APONTA RETRAÇÃO DE 3,4% PARA O VAREJO EM SETEMBRO Indicador considera a receita de vendas do varejo deflacionada pelo IPCA em comparação com setembro

Leia mais

CONFIANÇA DOS INDUSTRIAIS CAPIXABAS FICA ESTÁVEL EM SETEMBRO

CONFIANÇA DOS INDUSTRIAIS CAPIXABAS FICA ESTÁVEL EM SETEMBRO ICEI-ES Ano 8 - Setembro 2018 CONFIANÇA DOS INDUSTRIAIS CAPIXABAS FICA ESTÁVEL EM SETEMBRO O ICEI do Espírito Santo alcançou 55,8 em setembro de 2018. Este resultado ficou 2,8 pontos acima da sua média

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL MARÇO E 1º TRIMESTRE DE 2014 Março e I trimestre de 2014 www.fiergs.org.br Atividade segue fraca e otimismo é cada vez menor A Sondagem Industrial de março e primeiro

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Sondagem Industrial do Estado de São Paulo 1º Trimestre de 2014 Resumo O nível de atividade da indústria paulista apresentou melhora em relação ao último trimestre de 2013; por outro lado, houve uma piora

Leia mais

Sondagem das Pequenas e Médias Indústrias do Estado de São Paulo. Volume de produção da Pequena Indústria registra a segunda queda consecutiva

Sondagem das Pequenas e Médias Indústrias do Estado de São Paulo. Volume de produção da Pequena Indústria registra a segunda queda consecutiva Sondagem das Pequenas e Médias Indústrias do Estado de São Paulo Volume de produção da Pequena Indústria registra a segunda queda consecutiva O Volume de Produção da Pequena Indústria de São Paulo voltou

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário da Pequena e Média Indústria São Paulo. Empresários da pequena indústria saem do pessimismo em julho

Índice de Confiança do Empresário da Pequena e Média Indústria São Paulo. Empresários da pequena indústria saem do pessimismo em julho Índice de Confiança do Empresário da Pequena e Média Indústria São Paulo Empresários da pequena indústria saem do pessimismo em julho O Índice de Confiança do Empresário da Pequena Industria (ICEI SP)

Leia mais

PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO

PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO RELATÓRIO MENSAL ACOMPANHAMENTO DE CONJUNTURA: GRANDES CONSUMIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA OUTUBRO DE 2012 ÍNDICE: Luiza Campello Nivalde J. de Castro

Leia mais

Junho, /06/2019

Junho, /06/2019 Junho, 2019 28/06/2019 Resultados da pesquisa Total de empresas consultadas: 1.933 Período de coleta: 03/06/19 a 25/06/19 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm como

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL NOVEMBRO DE Novembro de www.fiergs.org.br Após quatro meses de alta, atividade volta a cair Após quatro meses de crescimento, o conjunto dos Indicadores Industriais

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Março de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Atividade industrial registra queda em agosto

Atividade industrial registra queda em agosto AGOSTO / 2009 Atividade industrial registra queda em agosto Agosto de 2009 www.fiergs.org.br O Índice de Desempenho Industrial (IDI/RS) 1 referente ao mês de agosto demonstrou que a recuperação da atividade

Leia mais

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL. Setembro/2012 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL. Presidente Carlos Heinen

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL. Setembro/2012 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL. Presidente Carlos Heinen DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL Setembro/2012 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL Presidente Carlos Heinen Departamento de Economia, Finanças e Estatística Alexander Messias

Leia mais

Indicadores da Semana

Indicadores da Semana Indicadores da Semana O volume de vendas no varejo registrou queda de 0,4%, quando comparado ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, marcando a quinta queda consecutiva. Sete das dez

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Maio/2018 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 14 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

Novembro Divulgado em 15 de dezembro de 2015.

Novembro Divulgado em 15 de dezembro de 2015. Novembro - 2015 Divulgado em 15 de dezembro de 2015. ICVA APONTA RETRAÇÃO DE 5,5% PARA O VAREJO EM NOVEMBRO Indicador considera a receita deflacionada de vendas do varejo em relação a novembro de 2014.

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL JULHO DE 2013 Atividade industrial voltou a cair em julho Julho de 2013 www.fiergs.org.br Em julho, o Índice de Desempenho industrial do Rio Grande do Sul, que

Leia mais

Síntese Mensal de Comercialização de Combustíveis. Comercialização de Combustíveis. Destaques. Gasolina C. Etanol Hidratado. [ Edição nº 07/2018]

Síntese Mensal de Comercialização de Combustíveis. Comercialização de Combustíveis. Destaques. Gasolina C. Etanol Hidratado. [ Edição nº 07/2018] Síntese de Comercialização de Combustíveis [ Edição nº 7/218] Superintendência de Defesa da Concorrência, Estudos e Regulação Econômica Síntese de Comercialização de Combustíveis Destaques Gasolina C Pelo

Leia mais

Economia de Caxias do Sul Mês Atual/ Mês Ant.

Economia de Caxias do Sul Mês Atual/ Mês Ant. 1. Página 2 de 13 A economia de Caxias do Sul, neste mês de abril mostrou, inibição, se comparada ao mês anterior. Foi um recuo de 12,2%. Pode-se observar que todos os setores da economia obtiveram retração.

Leia mais

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 02/02/2019 a 08/02/2019

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 02/02/2019 a 08/02/2019 PMO de Fevereiro Semana Operativa de 02/02/19 a 08/02/19 1. APRESENTAÇÃO No início da semana operativa de 26/01 a 01/02/19 ocorreu chuva fraca nas bacias dos rios Paranapanema, Tietê, Grande, Paranaíba,

Leia mais

Concessões de Crédito - Recursos Livres Variação acumulada em 12 meses. fev/15. nov/14. mai/14. mai/15. ago/14 TOTAL PF PJ

Concessões de Crédito - Recursos Livres Variação acumulada em 12 meses. fev/15. nov/14. mai/14. mai/15. ago/14 TOTAL PF PJ ASSESSORIA ECONÔMICA Dados divulgados entre os dias 24 de julho e 28 de julho Crédito O estoque total de crédito do sistema financeiro nacional (incluindo recursos livres e direcionados) registrou variação

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL JUNHO DE 2014 Junho de 2014 www.fiergs.org.br Queda da atividade se intensifica no final do primeiro semestre Após uma breve trégua em maio, o Índice de Desempenho

Leia mais

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 09/02/2019 a 15/02/2019

PMO de Fevereiro Semana Operativa de 09/02/2019 a 15/02/2019 PMO de Fevereiro Semana Operativa de 09/02/19 a 15/02/19 1. APRESENTAÇÃO No início da semana de 02/02 a 08/02/19 ocorreu chuva fraca nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, Paranapanema e precipitação

Leia mais

Conjuntura Econômica do Brasil Abril de 2013

Conjuntura Econômica do Brasil Abril de 2013 1 Conjuntura Econômica do Brasil Abril de 2013 Profa. Anita Kon 1 Último dado Dado Anterior Tend. PIB pm (1990=100) 2004 IV. 12* 1,4 0,9 Δ IV. 12** 0,6 0,4 Expectativas de mercado (% de crescimento 2012

Leia mais

PMO de Novembro Semana Operativa de 18/11/2017 a 24/11/2017

PMO de Novembro Semana Operativa de 18/11/2017 a 24/11/2017 1. APRESENTAÇÃO Para o início da semana de 18 a 24/11/2017 há previsão de precipitação nas bacias hidrográficas dos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste e no alto São Francisco. A bacia do rio Tocantins

Leia mais

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses Brasil acumula quinto saldo mensal positivo consecutivo na criação de empregos com carteira assinada Os dados de novembro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação

Leia mais

Carteira do SFN recua 3,5% em 2016

Carteira do SFN recua 3,5% em 2016 Carteira do SFN recua 3,5% em 2016 Carteira de Crédito no SFN Em 2016, o mercado de crédito fechou com retração de 3,5%. Esta performance frustrante reflete o processo de desalavancagem das famílias e

Leia mais

APÓS 2 ANOS DE RETRAÇÃO, VAREJO APRESENTA CRESCIMENTO REAL EM AGOSTO

APÓS 2 ANOS DE RETRAÇÃO, VAREJO APRESENTA CRESCIMENTO REAL EM AGOSTO CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado APÓS 2 ANOS DE RETRAÇÃO, VAREJO APRESENTA CRESCIMENTO REAL EM AGOSTO Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou crescimento de sobre o

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) OUTUBRO/2013

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) OUTUBRO/2013 11 de novembro de 2013 Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) OUTUBRO/2013 O ICEC é um indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que visa medir o nível

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Novembro/2018 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 14 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE mostram que economia brasileira cresceu 0,2% no

Leia mais

Maior desaceleração e alerta para inadimplência

Maior desaceleração e alerta para inadimplência jan/11 jul/11 jan/11 jul/11 Maior desaceleração e alerta para inadimplência O crescimento do crédito total do SFN em 12 meses desacelerou 0,7 p.p. em abril, fechando em 10,, totalizando R$ 3,1 trilhões,

Leia mais

A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho

A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho jan/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18 A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho Resultado da atividade industrial

Leia mais

Maio, /05/2019

Maio, /05/2019 Maio, 2019 29/05/2019 Resultados da pesquisa Total de empresas consultadas: 1.887 Período de coleta: 02/05/19 a 24/05/19 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm como

Leia mais

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL Setembro/2010 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL Presidente Milton Corlatti Departamento de Economia, Finanças e Estatística Alexander Messias

Leia mais

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira

Leia mais

Fevereiro Divulgado em 15 de março de 2018

Fevereiro Divulgado em 15 de março de 2018 Fevereiro - 2018 Divulgado em 15 de março de 2018 VAREJO BRASILEIRO CRESCE EM FEVEREIRO Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) analisou o desempenho do comércio varejista no mês do Carnaval na comparação

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL MAIO DE 2014 Apesar do crescimento, cenário segue desfavorável Maio de 2014 www.fiergs.org.br Após dois meses de queda, o Índice de Desempenho Industrial do Rio

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL MARÇO DE 2013 Março de 2013 www.fiergs.org.br Depois de três meses em alta, atividade industrial registra queda Os resultados da pesquisa Indicadores Industriais

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL NOVEMBRO DE 2013 Novembro de 2013 www.fiergs.org.br Atividade industrial volta cair Os Indicadores Industriais RS mostraram um retrato bastante negativo para o

Leia mais

Varejo brasileiro cresce 2% em junho, de acordo com ICVA

Varejo brasileiro cresce 2% em junho, de acordo com ICVA Varejo brasileiro cresce 2% em junho, de acordo com ICVA Houve desaceleração do crescimento das vendas no primeiro semestre, interrompendo sequência de quatro semestres seguidos de aceleração As vendas

Leia mais

Economia em números. ano 3 nº 24 fevereiro/2019

Economia em números. ano 3 nº 24 fevereiro/2019 Economia em números ano 3 nº 24 fevereiro/2019 De responsabilidade da Coordenação Técnica (Cotec/Área Econômica) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), a publicação mensal é destinada a

Leia mais

PME registra menor taxa de desemprego da série histórica para o mês de fevereiro, mas indica acomodação no mercado de trabalho.

PME registra menor taxa de desemprego da série histórica para o mês de fevereiro, mas indica acomodação no mercado de trabalho. PME registra menor taxa de desemprego da série histórica para o mês de fevereiro, mas indica acomodação no mercado de trabalho. Segundo apuração da PME (Pesquisa Mensal do Emprego), realizada pelo IBGE,

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Menor endividamento das empresas e das famílias Melhora no mercado de trabalho Aumento das exportações Recuperação da indústria Destaques Negativos Taxa de desemprego

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL JUNHO DE 2013 Junho de 2013 www.fiergs.org.br Indústria gaúcha encerrou primeiro semestre com melhor desempenho em três anos Os Indicadores Industriais do Rio

Leia mais

Confiança do Empresário do Comércio Índice e Subíndices

Confiança do Empresário do Comércio Índice e Subíndices QUEDA DA CONFIANÇA NO COMÉRCIO MANTÉM INTENÇÕES DE CONTRATAÇÕES ABAIXO DA MÉDIA EM OUTUBRO Confiança dos empresários do comércio recua 0,2% em outubro, e a temporada de vagas temporárias para as vendas

Leia mais

PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo

PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo Conforme apresentado na Figura 1, o PIB da economia brasileira vem apresentando queda desde o segundo trimestre de 2014. No quarto trimestre

Leia mais

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL Novembro/2010 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL Presidente Milton Corlatti Departamento de Economia, Finanças e Estatística Alexander Messias

Leia mais

Boletim de Inteligência Estratégica

Boletim de Inteligência Estratégica Boletim de Inteligência Estratégica SUMÁRIO Receitas do Sistema Sebrae 11 Atividade Econômica Sequência de declínios do PIB reforçam a continuidade da recessão. 03 Emprego 04 Indústria 05 Comércio 06 Desemprego

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL AGOSTO DE 2011 Novo crescimento não altera o quadro desfavorável Agosto de 2011 www.fiergs.org.br Os resultados dos Indicadores Industriais do RS referentes ao

Leia mais

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Setor de construção paulista mostra leve melhora em maio Junho/14 O nível de atividade em maio avançou (4,8 pontos), após registrar queda (-2,0 pontos) em

Leia mais

Produção industrial mato-grossense retorna crescimento

Produção industrial mato-grossense retorna crescimento Produção industrial mato-grossense retorna crescimento A queda da produção em maio, provocada pela greve de caminhoneiros, foi compensada pelo aumento em junho. O índice da produção se elevou 9 pontos

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Produção exibe forte nova em março Março/2015 Indicador fev/15 mar/15 O que representa Produção 37.9 48.5 Número de Empregados Utilização da Capacidade Instalada

Leia mais

INVESTIMENTOS REALIZADOS EM 2013 INVESTIMENTOS PREVISTOS PARA 2014

INVESTIMENTOS REALIZADOS EM 2013 INVESTIMENTOS PREVISTOS PARA 2014 INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA - 2013 INVESTIMENTOS REALIZADOS EM 2013 Percentual de empresas que realizou investimentos foi o menor em quatro anos. A maioria executou como planejado, mas o percentual caiu.

Leia mais

Confiança do empresário paulista volta a recuar e atinge pior nível da série

Confiança do empresário paulista volta a recuar e atinge pior nível da série Confiança do empresário paulista volta a recuar e atinge pior nível da série Julho/2014 O Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI SP) atingiu 40,5 pontos em julho, ficando 9,5 pontos

Leia mais

O PIB no 1º Trimestre de 2018

O PIB no 1º Trimestre de 2018 PANORAMA CONJUNTURAL O PIB no 1º Trimestre de 2018 Abril de 2018 Publicado em Junho de 2018 Os números divulgados pelo IBGE para o PIB no primeiro trimestre de 2018 confirmam a lenta recuperação da economia

Leia mais