Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE"

Transcrição

1 Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Condições de elegibilidade. Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Um dos temas mais importantes e mais cobrados em concursos públicos em Direito Eleitoral. Está dentro de um tema mais amplo, que é a ELEGIBILIDADE dos candidatos. O que significa ELEGIBILIDADE? CAPACIDADE ELEITORAL PASSIVA. Direito de SER VOTADO. O cidadão brasileiro que pretende se lançar candidato a algum cargo público eletivo deverá, necessariamente, preencher determinados requisitos que estão previstos tanto na Constituição Federal de 1988, no art. 14, 3º, como também na Lei nº 9504/97. de paz; CF, art. 14, 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exercício dos direitos políticos; III - o alistamento eleitoral; IV - o domicílio eleitoral na circunscrição; V - a filiação partidária; VI - a idade mínima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz d) dezoito anos para Vereador. Esses requisitos são as CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE. Estão no art. 14, 3º, da Constituição Federal de São elencadas 6 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE. Importante guardar que elas são REQUISITOS POSITIVOS que devem ser preenchidos pelos candidatos que pretendem ocupar um cargo público eletivo. Serão estudadas as CAUSAS DE INELEGIBILIDADE. Na verdade elas também tem a ver com o termo mais amplo, que é elegibilidade, mas são as CONDIÇÕES RESTRITIVAS, EXCLUDENTES do exercício da cidadania PASSIVA, da capacidade eleitoral PASSIVA. Para o cidadão brasileiro ocupar um cargo público eletivo, para se lançar candidato, em relação às causas de inelegibilidade, ele não pode incidir em nenhuma

2 Página2 delas. Isso será visto no próximo bloco. Agora serão trabalhadas as CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE, que estão no art. 14, 3º, da Constituição Federal de Elas são os REQUISITOS POSITIVOS que devem ser preenchidos por aqueles que pretendem concorrer a um cargo público eletivo. São 6 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE. Tratar-se-á de cada uma delas. da CF. - NACIONALIDADE BRASILEIRA: a 1ª condição de elegibilidade. Está no inciso I, do art. 14, 3º, O que significa? Para se ocupar um cargo público eletivo tem de ser brasileiro NATO ou NATURALIZADO. Ter nacionalidade brasileira é requisito fundamental para concorrer a cargos públicos eletivos. Tem de ser brasileiro NATO ou NATURALIZADO. Nesse ponto, em relação a essa condição de elegibilidade, chama-se atenção para um ponto específico que pode ser perguntado nas provas e que não pode ser esquecido: os estrangeiros naturalizados só podem concorrer aos cargos de vereador, prefeito, governador, deputado estadual, deputado federal e senador. Existem 2 cargos que só podem ser ocupados por brasileiro NATOS: PRESIDENTE e VICE- PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Por isso não se pode esquecer, no art. 14, 3º, I, da Constituição, da remissão ao art. 12, 3º, também da Constituição Federal de 88. CF, art. 12, 3º - São privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da República; II - de Presidente da Câmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; VI - de oficial das Forças Armadas; VII - de Ministro de Estado da Defesa. O estrangeiro naturalizado pode concorrer aos outros cargos, mas não pode ser Presidente e nem Vice-Presidente da República. São cargos eletivos para os quais eles não podem sequer concorrer. Há outros cargos no art. O que importa agora é que ser brasileiro NATO ou NATURALIZADO é CONDIÇÃO DE ELEGIBILIDADE. Tem de fazer a remissão para o art. 12, 3º, I, da CF, que é o que fala que PRESIDENTE e VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA necessariamente têm de ser brasileiros NATOS. Não podem ser naturalizados. - PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS POLÍTICOS: 2ª condição de elegibilidade.

3 Página3 Os direitos políticos já foram tratados no módulo, nos 1ºs blocos. Viu-se que eles denotam as capacidades eleitorais ATIVA e PASSIVA, ou seja, de votar e de ser votado. Os direitos políticos são adquiridos a partir do ato de ALISTAMENTO ELEITORAL. Nesse ponto, quando uma pessoa se alista torna-se eleitora e passa a exercer plenamente os direitos políticos, a não ser que incida sobre ela uma das CAUSAS DE PERDA OU DE SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS, que estão previstas no art. 15 da Constituição. CF, art É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4º. A não ser que o cidadão incida em uma dessas CAUSAS DE PERDA OU DE SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS, nos outros casos, a pessoa adquire os direitos políticos no momento em que se dirige à zona eleitoral e se alista como eleitora. A partir daí ela passa a exercer plenamente os direitos políticos e pode se candidatar, nos termos da lei e da Constituição, ou seja, preenchendo os demais requisitos, todas as CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE. Os direitos políticos só não serão plenos, a partir do momento em que a pessoa se alista, quando incidir alguma das hipóteses do art. 15 da CF, que são as hipóteses DE PERDA OU DE SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS. Obs: fazer remissão para o art. 15 da CF hipóteses DE PERDA OU DE SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS previstas na Constituição Federal de º. - ALISTAMENTO ELEITORAL: 3ª condição de elegibilidade. Prevista na Constituição no art. 14, A partir do momento em que a pessoa se alista torna-se eleitora e passa a exercer plenamente os direitos políticos. O alistamento eleitoral também é uma CONDIÇÃO DE ELEGIBILIDADE. O que é o ALISTAMENTO ELEITORAL? Nada mais é do que a inscrição da pessoa no cadastro de eleitores. A partir do momento em que ela se alista, recebe um TÍTULO DE ELEITOR, que é o documento hábil a comprovar o alistamento eleitoral. Não há muito mistério. O documento hábil a comprovar o alistamento é o TÍTULO DE ELEITOR. A partir do momento em que a pessoa se alista, ela passa a exercer os direitos políticos, que estão no art. 14, 3º, II, da CF, a não ser que incida alguma das hipóteses do art. 15 da Constituição. A 3ª CONDIÇÃO DE ELEGIBILIDADE é muito simples: o ALISTAMENTO. Nada mais é do que a inscrição no cadastro de eleitores.

4 Página4 - DOMICÍLIO ELEITORAL NA CIRCUNSCRIÇÃO: 4ª condição de elegibilidade. Desde já deve-se fazer na Constituição, no inciso IV do art. 14, 3º, onde diz que o domicílio eleitoral na circunscrição é uma condição de elegibilidade, remissão para o art. 9º da Lei nº 9504/97. Lei nº 9504/97 - Estabelece normas para as eleições. Art. 9º - Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição. (Redação dada pela Lei nº , de 2015) Parágrafo único. Havendo fusão ou incorporação de partidos após o prazo estipulado no caput, será considerada, para efeito de filiação partidária, a data de filiação do candidato ao partido de origem. O candidato só pode concorrer na circunscrição em que está alistado. A pessoa só pode concorrer a cargo eletivo na circunscrição em que está alistada, pois é ali que mantém o seu domicílio eleitoral. Se a pessoa quer ser vereadora no município do Rio de Janeiro, tem de ter domicílio eleitoral neste. Se quer ser prefeita de Duque de Caxias, não pode ter domicílio eleitoral no município do Rio de Janeiro. Tem de tê-lo no município de Caxias. Essa é a regra. Tem de estar nesse domicílio eleitoral a PELO MENOS 1 ANO. Para concorrer, tem de estar domiciliada na circunscrição, conceito visto no bloco anterior, a PELO MENOS 1 ano. Fazer a remissão do art. 14, 3º, da Constituição Federal de 88, inciso IV, ao art. 9º da Lei nº 9504/97, que diz que a pessoa tem de estar domiciliada no local a pelo menos 1 ano. Esta é uma CONDIÇÃO DE ELEGIBILIDADE: DOMICÍLIO ELEITORAL NA CIRCUNSCRIÇÃO A PELO MENOS 1 ANO. - FILIAÇÃO PARTIDÁRIA: 5ª e penúltima condição de elegibilidade. Já foi tratada um pouco quando se falou sobre partidos políticos nos blocos anteriores. Aqui também será tratado o tema. O sistema eleitoral brasileiro foi concebido de forma que os partidos políticos exercem papel fundamental no exercício da democracia. São essenciais ao funcionamento desta. Tanto é que não são admitidas candidaturas avulsas. Para concorrer a cargo público eletivo, a filiação partidária é uma CONDIÇÃO DE ELEGIBILIDADE. A pessoa tem de estar filiada a um partido político. Não pode concorrer sem estar filiada a um partido político. Para ser votada, tem de estar filiada a um partido político A PELO MENOS 6 MESES. Fazer uma remissão do inciso V, do art. 14, 3º, da CF, ao art. 9º, da Lei nº 9504/97. Obs: domicílio eleitoral: 1 ano antes do pleito.

5 Página5 O que importa agora é a filiação partidária. 1 ano antes da eleição tem de ter domicílio eleitoral na circunscrição. Filiado ao partido político tem de ser no prazo de 6 MESES. O art. 9ª da Lei nº 9504/97 foi alterado pela Lei nº 13165/15, a minirreforma que aconteceu no ano de Esta alterou o art. 9º da Lei nº 9504/97 justamente para reduzir o prazo da filiação partidária. Antes era 1 ano para o domicílio eleitoral na circunscrição e 1 ano para a filiação partidária; 1 ano que a pessoa tinha de estar com o registro deferido pelo partido político. Agora não! O prazo de FILIAÇÃO PARTIDÁRIA é de 6 MESES. 6 MESES antes da eleição a pessoa tem de estar filiada ao partido político. Qual a natureza desse prazo? É mínimo. Tem muitos livros que esquecem de falar sobre isso. O estatuto do partido político pode fixar um prazo superior a 6 meses como condição de elegibilidade, ou seja, para que se possa concorrer pelo partido. O prazo mínimo é de 6 meses, mas o estatuto do partido pode fixar um prazo maior. Fazer remissão do inciso V, do art. 14, 3º, da CF para o art. 9º da Lei nº 9504/97, que diz que o prazo é de 6 MESES. Nesse dispositivo deve-se fazer outra remissão, para o art. 20 da Lei dos Partidos Políticos. No art. 9º da Lei nº 9504/97, deve-se fazer outra remissão, para o art. 20 da Lei dos Partidos Políticos. Qual é a Lei dos Partidos Políticos? Já foi visto em blocos anteriores: Lei nº 9096/95. Lei nº 9096/95 - Dispõe sobre partidos políticos, regulamenta os arts. 17 e 14, 3º, inciso V, da Constituição Federal. Lei dos Partidos Políticos. Art É facultado ao partido político estabelecer, em seu estatuto, prazos de filiação partidária superiores aos previstos nesta Lei, com vistas a candidatura a cargos eletivos. Parágrafo único. Os prazos de filiação partidária, fixados no estatuto do partido, com vistas à candidatura a cargos eletivos, não podem ser alterados no ano da eleição. Obs: o prazo de 6 MESES de FILIAÇÃO PARTIDÁRIA, previsto na Lei nº 9504/97 como CONDIÇÃO DE ELEGIBILIDADE, é prazo mínimo. O partido político pode estabelecer em seu estatuto, de acordo como art. 20 da Lei nº 9096/95, um prazo superior ao de 6 meses. A FILIAÇÃO PARTIDÁRIA é a 5ª CONDIÇÃO DE ELEGIBILIDADE prevista na Constituição. - IDADE MÍNIMA: 6ª e última condição de elegibilidade. O art. 14, 3º, VI, da Constituição, estabelece as idades mínimas para cada cargo público eletivo. 1ª observação questão que já foi cobrada em concursos públicos há bastante tempo: menor emancipado pode concorrer ao cargo de vereador?

6 Página6 Nas condições de elegibilidade fala-se que a idade mínima tem de ser 18 anos. A resposta da questão é não. O critério é cronológico. O fato de ele ser emancipado não significa que ele possa concorrer ao cargo de vereador. Só pode concorrer a vereador quem tem 18 anos completos. Essa foi a resposta a uma questão antiga de múltipla escolha que já caiu lá atrás. Foi uma prova de Direito Constitucional, e não de Direito Eleitoral. considerada? 2ª observação: em que momento a condição de elegibilidade da idade mínima deve ser Lei nº 9504/97, art. 11, 2º - A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse, salvo quando fixada em dezoito anos, hipótese em que será aferida na data-limite para o pedido de registro. (Redação dada pela Lei nº , de 2015) O art. dá exatamente a resposta ao questionamento. 1ª coisa a se fazer: art. 14, 3º, VI, da CF idade mínima. O que fazer na Constituição? Remissão ao art. 11, 2º, da Lei nº 9504/97 Lei das Eleições. Isso é fundamental para que se entenda a partir de quando se deve contar a questão da idade mínima. Remissão do art. 14, 3º, VI, da CF, que é a questão da idade mínima, ao art. 11, 2º, da Lei nº 9504/97, que diz que essa condição de elegibilidade da idade mínima, em regra, deve ser considerada tendo em vista a DATA DA POSSE. Esse é o momento em que deve ser verificada a idade mínima para cada cargo público eletivo previsto na Constituição. DATA DA POSSE esse é o momento em que deve ser considerada a idade mínima como condição de elegibilidade, salvo quando fixada em 18 anos. Quando ela é fixada em 18 anos? No caso de vereador. O art. 14, 3º, VI, d, da CF, fala em 18 anos para vereador. Nesses casos será aferida na DATA LIMITE PARA PEDIDO DE REGISTRO. No caso de vereador (18 anos), a idade mínima deve ser considerada na DATA LIMITE PARA PEDIDO DE REGISTRO DE CANDIDATURA, e não na data da posse. A data da posse é para os demais cargos, para as demais idades. Para vereador (18 anos), a data limite, quando se tratar de uma pessoa de 18 anos, a data que deve ser considerada é a DATA LIMITE DO PEDIDO DE REGISTRO DE CANDIDATURA. Essa é a data que deve ser considerada para a aferição da idade mínima para o cargo público eletivo. Não deixar de fazer a remissão! É fundamental para que se possa fazer algum cálculo em determinado caso concreto que apareça na hora da prova. Como já falado em blocos anteriores, em Direito Eleitoral há Constituição Federal, Código Eleitoral, Lei dos Partidos Políticos, Lei Geral das Eleições (Lei nº 9504/97), Lei Complementar nº 64/90 e algumas outras, além das Resoluções que são expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Se não houver um

7 Página7 Código com todas as remissões é possível que se perca na hora da prova. Direito Eleitoral não é a única matéria estudada. Mais do que nunca, em Direito Eleitoral é importante que se façam remissões no Código. Quanto à idade mínima, está pacificada qual a data que deve ser considerada: a DATA DA POSSE, a não ser quando fixada em 18 anos, que deve ser aferida tendo-se em vista a DATA LIMITE PARA O PEDIDO DE REGISTRO DE CANDIDATURA. Em relação às demais condições de elegibilidade - domicílio eleitoral, alistamento, pleno exercício dos direitos políticos, filiação partidária -, em que momento o candidato deve reunir todos esses requisitos? Leva-se sempre em consideração a DATA DA ELEIÇÃO. A filiação partidária, por exemplo, tem de ser 6 meses antes da eleição, com o registro deferido por determinado partido político. Domicílio eleitoral: 1 ano antes da eleição tem de estar com domicílio eleitoral na circunscrição em que se pretende concorrer. Tem de estar alistado também. Há o requisito do alistamento eleitoral. Também tem por base o DIA DA ELEIÇÃO. Isso é importante! A DATA DA ELEIÇÃO é o momento em que o candidato deve reunir os 6 requisitos, as 6 condições de elegibilidade. Elas têm de ter por base essa data. Foram estudadas as 6 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE: - nacionalidade brasileira: - pleno exercício dos direitos políticos; - alistamento eleitoral - o título de eleitor é o documento hábil a comprová-lo e, consequentemente, o exercício dos direitos políticos; - domicílio eleitoral na circunscrição pelo prazo de 1 ano; - filiação partidária de 6 meses até a data da eleição - prazo mínimo para estar filiado ao partido político; - idade mínima fazer remissão para o art. 11, 2º, da Lei nº 9504/97. Essas são as CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE. O que são CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE? São os REQUISITOS POSITIVOS que devem ser preenchidos pela pessoa que pretende concorrer a um cargo público eletivo. São 6 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE. Todas estão previstas na Constituição Federal. Encerra-se o bloco por aqui. No bloco seguinte falar-se-á sobre as CAUSAS DE INELEGIBILIDADE, que ao contrário das condições, obstam a cidadania PASSIVA, ou seja, a CAPACIDADE ELEITORAL PASSIVA. Isso será tratado no próximo bloco.

Direitos Políticos Passivos Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

Direitos Políticos Passivos Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Passivos Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Capacidade Eleitoral Passiva Direitos Políticos Ativos Passivos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos Direitos Políticos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Direitos políticos positivos: normas que possibilitam a participação do cidadão na vida pública (inclusive o

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Direitos Políticos O QUE SÃO OS DIREITOS POLÍTICOS? É o conjunto de direitos que possibilitam as diversas formas de exercício da soberania popular. Fonte: 2.bp.blogspot.com

Leia mais

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução Introdução Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III

Leia mais

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos Curso/Disciplina: Direitos Fundamentais Aula: Direitos Fundamentais - 17 Professor (a): Monitor (a): Beatriz Assef Aula 17 Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos 2. Direitos

Leia mais

Direito. Constitucional. Direitos Políticos

Direito. Constitucional. Direitos Políticos Direito Constitucional Direitos Políticos Regime Político no Brasil CF, art. 14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos

Leia mais

Direitos Políticos. Profª Bruna Vieira

Direitos Políticos. Profª Bruna Vieira Direitos Políticos Profª Bruna Vieira Direitos Políticos 1. Conceito: grupo ou conjunto de normas que disciplinam a atuação da soberania popular. 2. Previsão constitucional: artigos 14, 15 e 16. 3. Fundamento:

Leia mais

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE EXPLÍCITAS ART.14 CF 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno

Leia mais

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Direito Constitucional 1. João, Vereador que possuía a idade mínima para candidatura quando

Leia mais

11/07/2017 DIREITOS POLÍTICOS CONCEITO NACIONALIDADE X CIDADANIA

11/07/2017 DIREITOS POLÍTICOS CONCEITO NACIONALIDADE X CIDADANIA DIREITOS POLÍTICOS PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA CONCEITO Direito Político é o conjunto de normas que disciplinam os meios necessários ao exercício da soberania popular A nacionalidade é o vínculo que se

Leia mais

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONCEITO: O direito democrático de participação do povo no governo, por seus representantes, acabou exigindo a formação de um conjunto de normas legais permanentes, que recebe a denominação de direitos

Leia mais

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS 1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS DIREITOS POLÍTICOS e REGIME DEMOCRÁTICO O REGIME DEMOCRÁTICO como princípio:

Leia mais

Aula nº 03 (Direitos Políticos)

Aula nº 03 (Direitos Políticos) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Direitos Políticos Aula 03 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 03 (Direitos Políticos) CONDIÇÕES

Leia mais

1º SIMULADO DE DIREITO ELEITORAL P/ TRE/RS E TRE/AC FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC)

1º SIMULADO DE DIREITO ELEITORAL P/ TRE/RS E TRE/AC FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) Prezados(as) Alunos(as)! Visando ajudar a todos os concurseiros nesta corrida em prol da aprovação nestes 2 concursos de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) vigentes, TRE/RS e TRE/AC, disponibilizo abaixo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira Twitter: @profmateuss Canal

Leia mais

Aula nº 02 (Direitos Políticos)

Aula nº 02 (Direitos Políticos) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Direitos Políticos Aula 02 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 02 (Direitos Políticos) INICIATIVA

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Perda e Suspensão. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Perda e Suspensão. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Perda e Suspensão Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Cassação Vedada Privação Perda Suspensão Permanente Temporária Impedimento Não chegou a possuir

Leia mais

NACIONALIDADE. Em qualquer hipótese, a nacionalidade deverá ser requerida pelo estrangeiro.

NACIONALIDADE. Em qualquer hipótese, a nacionalidade deverá ser requerida pelo estrangeiro. Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL Ano/Turma: 1º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17 TEXTO 02 NACIONALIDADE Nacionalidade é o vínculo jurídico-político

Leia mais

A distância entre o sonho e a conquista chama-se ATITUDE!

A distância entre o sonho e a conquista chama-se ATITUDE! A distância entre o sonho e a conquista chama-se ATITUDE! PLANO DE AULA Nº 6 DIRIETOS POLÍTICOS 1. NOÇÕES TEÓRICAS DIREITOS POLÍTICOS No capítulo IV do título II, a CF dispôs de um conjunto de normas para

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Capacidade eleitoral passiva: condições de elegibilidade. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Capacidade eleitoral passiva: condições de elegibilidade. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Capacidade eleitoral passiva: condições de elegibilidade Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Condições de Elegibilidade CF, art. 14, 3º Nacionalidade brasileira Pleno

Leia mais

Direitos Eleitoral - Parte 1

Direitos Eleitoral - Parte 1 Direitos Eleitoral - Parte 1 Com base no Código Eleitoral- Lei 4737/65, Lei n. 9.096/95, Lei 13165/2015, entre outras fontes do direito eleitoral e em questões de provas anteriores do Qconcursos.com. 1.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos - Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Plebiscito e referendo -> Procedimento e instrumento de convocação: Art. 3 o Nas questões de relevância nacional, de competência

Leia mais

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1 DIREITOS POLÍTICOS Prof. Fábio Ramos prof.fabioramos@hotmail.com Conjunto de normas que disciplinam as formas de exercício da soberania popular. Princípio da Soberania Popular: Art. 1º, par. único: Todo

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Ativos Passivos O direito-dever

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Direitos Políticos e Dos Partídos Políti Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DIREITOS POLÍTICOS Art. 14. A soberania popular

Leia mais

NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NATOS

NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NATOS CONCEITO Nacionalidade é o vínculo jurídico-político que liga um indivíduo a um certo e determinado Estado POVO ESPÉCIES Nacionalidade primária/originária: Nacionalidade secundária/adquirida: A) Ius soli:

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Direitos políticos Questões Fábio Ramos FGV CGE/MA AUDITOR DO ESTADO 2014 01- A Constituição Federal estabelece que, em determinadas situações, projetos de lei aprovados pelo legislativo devem ser ratificados

Leia mais

1. Registro de Candidatura

1. Registro de Candidatura Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 11 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 11 1. Registro de Candidatura O registro de candidatura é o instrumento pelo qual

Leia mais

Aula 09 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Com organização simétrica ao Poder Judiciário, o Ministério Público foi concebido pela

Aula 09 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Com organização simétrica ao Poder Judiciário, o Ministério Público foi concebido pela Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Ministério Público Eleitoral. Organização e atribuições. Organização do eleitorado. Divisão interna da Justiça Eleitoral. Professor (a): Bruno Gaspar

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição

Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição 01 Q213351 Direito Constitucional Direitos Políticos BETA Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRT 11ª Região (AM)Prova: Analista Judiciário Execução de Mandados Willian, inglês, maior de trinta e cinco anos de

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Victor Barau 1- O Conceito da palavra Democracia Democracia demos = povo, e kratos = autoridade Origem Conceito Moderno: Revoluções Francesa e Americana.

Leia mais

PONTO DOS CONCURSOS CURSO DE DIREITO ELEITORAL TRE/AP 4º Simulado de Direito Eleitoral p/ TRE-AMAPÁ! PROFESSOR: RICARDO GOMES AVISOS:

PONTO DOS CONCURSOS CURSO DE DIREITO ELEITORAL TRE/AP 4º Simulado de Direito Eleitoral p/ TRE-AMAPÁ! PROFESSOR: RICARDO GOMES AVISOS: AVISOS: Estamos ministrando os seguintes CURSOS: DIREITO ELEITORAL P/ O TSE - ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA (TEORIA E EXERCÍCIOS) DIREITO ELEITORAL P/ O TSE - ANALISTA E TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 4 Profª. Liz Rodrigues Art. 14, 7º, CF/88: são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE COLÉGIO ELEITORAL ESPECIAL COMISSÃO ELEITORAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE COLÉGIO ELEITORAL ESPECIAL COMISSÃO ELEITORAL COLÉGIO ELEITORAL ESPECIAL COMISSÃO ELEITORAL OFÍCIO- Nº 005/2012 COMISSÃO ELEITORAL/UFAC Ao Senhor Eduardo Henrique de Almeida Aguiar Procurador da República Av. Epaminondas Jacome, nº 3017, Centro NC

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL - 2

DIREITO CONSTITUCIONAL - 2 Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO Ano/Turma: 1º Ano ( ) A ( ) B ( ) C Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /18 DIREITO CONSTITUCIONAL - 2 NACIONALIDADE Nacionalidade

Leia mais

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Reforma as instituições político-eleitorais, alterando os arts. 14, 17, 57 e 61 da Constituição Federal, e cria regras temporárias para vigorar no período de transição para o novo modelo, acrescentando

Leia mais

DOS PARTIDOS POLÍTICOS LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA

DOS PARTIDOS POLÍTICOS LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA O partido político, pessoa jurídica de direito privado, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos da Nacionalidade Direitos da Nacionalidade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Naturalização: é a nacionalidade adquirida por um ato de vontade. - Como regra geral, não há direito

Leia mais

CONDIÇO ES DE ELEGIBILIDADE

CONDIÇO ES DE ELEGIBILIDADE CONDIÇO ES DE ELEGIBILIDADE Chrystian Junqueira Rossato OAB/DF nº 15.573 Este e-book tem como finalidade, oferecer aos candidatos e assessores um rápido estudo sobre as condições de elegibilidade de forma

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 0 TJSP

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 0 TJSP DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 0 TJSP Prof. Jean Pitter O CONCURSO BANCA: VUNESP CARGO: Escrevente Técnico Judiciário. ESCOLARIDADE: Ensino médio. REMUNERAÇÃO: Inicial: R$ 5.697,16, incluindo salário de R$

Leia mais

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 19 1.1. Da soberania popular... 19 1.2. Direitos políticos... 19 1.2.1. Do voto... 22 1.2.1.1. Características do voto... 22 1.2.2. Princípio da vedação

Leia mais

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 23 1.1. Da soberania popular... 23 1.2. Direitos políticos... 23 1.2.1. Do voto... 26 1.2.1.1. Características do voto... 26 1.3. Direito Eleitoral...

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Convenção Partidária. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Convenção Partidária. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Convenção Partidária Prof. Karina Jaques Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos

Leia mais

Direitos políticos. Conceitos fundamentais. Direitos políticos positivos. Direitos políticos positivos e direitos políticos negativos.

Direitos políticos. Conceitos fundamentais. Direitos políticos positivos. Direitos políticos positivos e direitos políticos negativos. Direitos políticos Conceitos fundamentais Cidadania É qualificação daquele que participa da vida do Estado, participando do governo e sendo ouvido por este. Assim, é cidadão aquele que possui a capacidade

Leia mais

Direitos políticos. Introdução. Previsão normativa. Exercício da soberania popular

Direitos políticos. Introdução. Previsão normativa. Exercício da soberania popular Direitos políticos Introdução É senso comum dizer que o voto é um ato de exercício da cidadania, pois é por meio dele que elegemos nossos representantes. Mas você conhece quais são as regras para se eleger

Leia mais

NACIONALIDADE. Questões CESPE

NACIONALIDADE. Questões CESPE NACIONALIDADE Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: MPOGProva: Analista Técnico Administrativo - Cargo 2 Acerca dos princípios fundamentais e dos direitos e deveres individuais e coletivos, julgue o item a seguir.

Leia mais

Aula 03. Como dito na aula passada, as hipóteses de inelegibilidade estão dispostas tanto na Constituição Federal como na Lei Complementar 64/90.

Aula 03. Como dito na aula passada, as hipóteses de inelegibilidade estão dispostas tanto na Constituição Federal como na Lei Complementar 64/90. Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 03 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 03 3.3. Inelegibilidade na LC 64/90 Como dito na aula passada, as hipóteses de

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. INTRODUÇÃO DIREITOS SOCIAIS DIREITOS SOCIAIS 2. DIREITOS SOCIAIS DA SOCIEDADE Art. 6º da CF - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o

Leia mais

VOTO E PARTIDOS POLÍTICOS: OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DEMOCRACIA Nathássia FORATO 1

VOTO E PARTIDOS POLÍTICOS: OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DEMOCRACIA Nathássia FORATO 1 VOTO E PARTIDOS POLÍTICOS: OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DEMOCRACIA Nathássia FORATO 1 RESUMO: A pesquisa, intitulada Voto e Partidos Políticos: Os princípios básicos da democracia - têm como objeto de estudo

Leia mais

São instrumentos por meio dos quais a CF garante o exercício da soberania popular (poder de cada membro da sociedade estatal de escolher os seus

São instrumentos por meio dos quais a CF garante o exercício da soberania popular (poder de cada membro da sociedade estatal de escolher os seus São instrumentos por meio dos quais a CF garante o exercício da soberania popular (poder de cada membro da sociedade estatal de escolher os seus representantes no governo por meio do sufrágio universal

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011 Altera a Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965, (Código Eleitoral), e a Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997, para instituir o sistema eleitoral

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015 Altera o art. 14 da Constituição Federal, para acrescentar hipótese de inelegibilidade. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos

Leia mais

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS 1. PRINCÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Leia mais

Direitos Políticos. Prof. ª Bruna Vieira

Direitos Políticos. Prof. ª Bruna Vieira Direitos Políticos Prof. ª Bruna Vieira 1. Conceito: grupo ou conjunto de normas que disciplinam a atuação da soberania popular. 2. Previsão constitucional: artigos 14, 15 e 16. 3. Fundamento: artigo 1º

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 14,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Reforma Eleitoral (Lei n.º /15) Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Reforma Eleitoral (Lei n.º /15) Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Reforma Eleitoral (Lei n.º 13.165/15) Prof. Roberto Moreira de Almeida LEIS ALTERADAS A Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015 promoveu diversas modificações nas seguintes leis em matéria

Leia mais

LEI Nº 6.978, DE 19 DE JANEIRO DE 1982.

LEI Nº 6.978, DE 19 DE JANEIRO DE 1982. LEI Nº 6.978, DE 19 DE JANEIRO DE 1982. Estabelece normas para a realização de eleições em 1982, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira

Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Agente Administrativo Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Questões 1. Uma criança nascida no Brasil, filha de pai coreano e mãe japonesa, será considerada: a) Apátrida; b) Brasileira

Leia mais

Direito Eleitoral. De Registro dos Candidatos. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. De Registro dos Candidatos. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral De Registro dos Candidatos Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral DE REGISTRO DOS CANDIDATOS CAPÍTULO I DO REGISTRO DOS CANDIDATOS Art. 87. Somente podem

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO DIREITO MATERIAL EXAME OAB DIREITOS DE NACIONALIDADE. Aspectos Gerais

DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO DIREITO MATERIAL EXAME OAB DIREITOS DE NACIONALIDADE. Aspectos Gerais DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO DIREITO MATERIAL EXAME OAB INSTAGRAM: @PROFDIEGOCERQUEIRA Aspectos Gerais DIREITOS DE NACIONALIDADE Ø A concessão de nacionalidade é ato de manifestação da soberania estatal;

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS (ARTS 14 AO 17)

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS (ARTS 14 AO 17) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS (ARTS 14 AO 17) Atualizado em 02/12/2015 DIREITOS POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS (ARTIGOS 14 a 17) GENERALIDADES Os direitos políticos estão

Leia mais

IUS RESUMOS. Direitos Políticos Negativos. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Direitos Políticos Negativos. Organizado por: Samille Lima Alves Direitos Políticos Negativos Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS... 3 1. Caracterizando os Direitos Políticos Negativos... 3 1.1 Conceito e composição... 3 1.2 Modos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL - Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff Capacidade eleitoral passiva requisitos negativos de elegibilidade (Inelegibilidades) -> Súmula Vinculante 18: A dissolução da sociedade ou do

Leia mais

Direito. Constitucional. Nacionalidade

Direito. Constitucional. Nacionalidade Direito Constitucional Nacionalidade Espécies: Nacionalidade Originária Nacionalidade originária/primária/genuína: aquela atribuída ao indivíduo em razão do seu nascimento, independentemente de sua vontade.

Leia mais

Conforme prometido na aula passada, agora será apresentado um esquema de inexigibilidade reflexa:

Conforme prometido na aula passada, agora será apresentado um esquema de inexigibilidade reflexa: Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional / 2017 Aula: Inelegibilidade Reflexa (Grau de Parentesco) - Militares - Lei 64/90 - Perda ou suspensão dos Direitos Políticos / Aula 26 Professor: Luis

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA NACIONALIDADE Art. 12. São brasileiros: I natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA NACIONALIDADE Art. 12. São brasileiros: I natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil,

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico DA NACIONALIDADE Art. 12. São brasileiros: I natos: a) os nascidos na

Leia mais

Legislação e Conhecimentos Específicos

Legislação e Conhecimentos Específicos Legislação e Conhecimentos Específicos Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA NACIONALIDADE Art. 12. São brasileiros: I natos: a) os nascidos na República

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA 1 DICAS DE CONSTITUCIONAL PARA O EXAME DE ORDEM Prof. ª Bruna Vieira ATENÇÃO!! * A doutrina constitucional majoritária e a

Leia mais

REGISTRO DE CANDIDATURA. Eduardo Rangel

REGISTRO DE CANDIDATURA. Eduardo Rangel REGISTRO DE CANDIDATURA Eduardo Rangel 1 Conceito: É a fase inicial do chamado microprocesso eleitoral na qual um partido político ou coligação requer, junto a Justiça Eleitoral, a inscrição de seus candidatos

Leia mais

CIDADANIA Direitos políticos e sufrágio

CIDADANIA Direitos políticos e sufrágio CIDADANIA Direitos políticos e sufrágio Introdução Direitos políticos são os direitos do cidadão que permitem sua participação e influência nas atividades de governo. Para Pimenta Bueno, citado por Silva

Leia mais

Olá Prezados(as) Alunos(as) e Concurseiros!!

Olá Prezados(as) Alunos(as) e Concurseiros!! Olá Prezados(as) Alunos(as) e Concurseiros!! Em atendimento a muitas demandas de alunos, disponibilizo a todos as Questões de Direito Eleitoral da Prova do TSE 2007, devidamente comentadas. Bons estudos!

Leia mais

Os Direitos Políticos na CF/88 Parte II

Os Direitos Políticos na CF/88 Parte II Os Direitos Políticos na CF/88 Parte II Olá Concursando, Hoje vamos continuar estudando um pouco de Direito Constitucional, finalizando o tema dos direitos políticos tratados na Constituição Federal de

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA 2016.1 Nº DATA DISCIPLINA Direito Constitucional PROFESSOR Paulo Nasser MONITOR Bruna Oliveira AULA Aula 10 TEMA: DIREITOS POLÍTICOS E NACIONALIDADE DIREITOS POLÍTICOS:

Leia mais

Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política

Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política Brasília 2015 Sumário Introdução... 03 Tempo Televisivo e Propaganda Partidária...04 Período Eleitoral...06 Doações, Prestação de Contas

Leia mais

Noções de Direito Constitucional Professor Saulo Fernandes

Noções de Direito Constitucional Professor Saulo Fernandes Noções de Direito Constitucional Professor Saulo Fernandes 2 Rua Fenelon Santos, 339 - Salgado Filho, Aracaju - SE, 49020-350 Material Didático Elaboração de Conteúdo: Saulo Fernandes Coordenação de Desenvolvimento:

Leia mais

Simulado Direito Eleitoral TRE/TO. Simulado

Simulado Direito Eleitoral TRE/TO. Simulado Simulado Direito Eleitoral TRE/TO Este material possui 10 questões inéditas de Direito Eleitoral para o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins. Simulado Este curso é protegido por direitos autorais (copyright),

Leia mais

REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO

REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Representação por Captação Ilícita de Sufrágio Professor: Bruno Gaspar Monitora: Gabriela Paula Aula 33 REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO

Leia mais

Curso TRE/RS 2010 EXERCÍCIOS DE NACIONALIDADE E DE DIREITOS POLÍTICOS

Curso TRE/RS 2010 EXERCÍCIOS DE NACIONALIDADE E DE DIREITOS POLÍTICOS EXERCÍCIOS DE NACIONALIDADE E DE DIREITOS POLÍTICOS Professora Alessandra Vieira 1. NACIONALIDADE 1) Do direito brasileiro, decorre a existência de duas classes de nacionalidade: a) A do nato e a do equiparado;

Leia mais

Continuando o conteúdo que vimos no início da semana 3, vamos estudar a medida provisória e as leis de iniciativa popular.

Continuando o conteúdo que vimos no início da semana 3, vamos estudar a medida provisória e as leis de iniciativa popular. 1 Continuando o conteúdo que vimos no início da semana 3, vamos estudar a medida provisória e as leis de iniciativa popular. Medidas provisórias A justificativa para a existência da medida provisória,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

EXERCÍCIOS DE NACIONALIDADE PROF. ALESSANDRA VIEIRA.

EXERCÍCIOS DE NACIONALIDADE PROF. ALESSANDRA VIEIRA. EXERCÍCIOS DE NACIONALIDADE PROF. ALESSANDRA VIEIRA. 1) Do direito brasileiro, decorre a existência de duas classes de nacionalidade: a) A do nato e a do equiparado; b) A do nato e a do naturalizado; c)

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani.

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani. Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani Nº da aula: 12 Causas de inelegibilidade infraconstitucionais (ou legais)

Leia mais

Manual Prático de Direito Eleitoral

Manual Prático de Direito Eleitoral Autor Walber de Moura Agra Manual Prático de Direito Eleitoral Área Específica Direito Eleitoral. Áreas Afins Direito Público - Direito Constitucional - Direito Eleitoral. O objetivo deste Manual Prático

Leia mais

Nacionalidade. Prof. ª Bruna Vieira

Nacionalidade. Prof. ª Bruna Vieira Nacionalidade Prof. ª Bruna Vieira 1. Nacionalidade (art. 12 da CF) É o vínculo de natureza jurídica e política que integra o indivíduo a um determinado Estado. Após isso, o sujeito passa a fazer parte

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Filiação LOPP, arts. 16 a 22-A Filiação partidária Apenas os que

Leia mais

João Paulo Oliveira. Direito Eleitoral. 5ª edição Revista, ampliada, atualizada

João Paulo Oliveira. Direito Eleitoral. 5ª edição Revista, ampliada, atualizada João Paulo Oliveira 22 Direito Eleitoral 5ª edição Revista, ampliada, atualizada 2017 Capítulo 1 DIREITO ELEITORAL Leia a Lei: Arts. e o s t o e er. 1.1. Conceito. Direito Eleitoral é o ramo do direito

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Propaganda Propaganda Partidária Propaganda Eleitoral Era regulamentada pela Lei 9.096/95 Lei 9.504/97

Leia mais

Aula 06. Partidos Políticos

Aula 06. Partidos Políticos Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 06 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 06 Partidos Políticos vejamos: 1. Conceito e Natureza Jurídica O conceito de partidos

Leia mais

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS CURSO DE DIREITO Prof. A CF/88 prevê dois sistemas para a escolha dos representantes que, em nome do titular da soberania, o povo, exercerão o poder: Sistema Majoritário a) Presidência da República b)

Leia mais

DIREITO ELEITORAL CAPÍTULO 1 DIREITO ELEITORAL

DIREITO ELEITORAL CAPÍTULO 1 DIREITO ELEITORAL DIREITO ELEITORAL Leia a Lei: ͳͳ CAPÍTULO 1 DIREITO ELEITORAL arts 15 e 16 da Constituição Federal. 1.1. Conceito. Direito Eleitoral é o ramo do direito público, que tem por objeto o estudo do processo

Leia mais

Jaime Barreiros Neto REFORMA ELEITORAL. Comentários à Lei , de 29 de setembro de 2015

Jaime Barreiros Neto REFORMA ELEITORAL. Comentários à Lei , de 29 de setembro de 2015 Jaime Barreiros Neto REFORMA ELEITORAL Comentários à Lei 13.165, de 29 de setembro de 2015 Barreiros Neto-Reforma Eleitoral-1ed.indb 3 30/05/2016 09:16:57 Capítulo 2 A LEI 13.165/2015 E AS REGRAS RELATIVAS

Leia mais

PONTO 1: NACIONALIDADE (...) continuação HIPÓTESES DE DEMOCRACIA SEMI-DIRETA

PONTO 1: NACIONALIDADE (...) continuação HIPÓTESES DE DEMOCRACIA SEMI-DIRETA 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: NACIONALIDADE (...) continuação PONTO 2: a) DIREITOS POLÍTICOS PONTO 3: b) ELEGIBILIDADE/INELEGIBILIDADE HIPÓTESES DE DEMOCRACIA SEMI-DIRETA ART. 14 CF 1 1 Art. 14. A

Leia mais

LEI Nº 6.534, DE 26 DE MAIO DE 1978.

LEI Nº 6.534, DE 26 DE MAIO DE 1978. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI Nº 6.534, DE 26 DE MAIO DE 1978. Dispõe sobre a escolha e o registro, pelos Partidos Políticos, de candidatos às eleições de 1978, para Governadores e Vice- Governadores,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 CAPÍTULO II DIREITO ELEITORAL... 15 CAPÍTULO III PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 23

SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 CAPÍTULO II DIREITO ELEITORAL... 15 CAPÍTULO III PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 1. Compreensão dos direitos políticos... 1 1.1. Política... 1 1.2. Direito Político... 2 1.3. Direitos políticos... 2 2. Direitos humanos e direitos políticos...

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 2ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 2ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 2ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Lei das Eleições (Lei 9.504/97) Disposições Gerais As eleições ocorrem

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 77, DE 2014 Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do

Leia mais