RELATÓRIO DE ATENDIMENTO LINHA DA PEQUENA EMPRESA DE CAXIAS DO SUL

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE ATENDIMENTO LINHA DA PEQUENA EMPRESA DE CAXIAS DO SUL"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE ATENDIMENTO LINHA DA PEQUENA EMPRESA DE CAXIAS DO SUL PRIMEIRO MÊS 25/02 Á 22/03 DE 2013, SEGUNDO MÊS 25/03 Á 19/04/2013 CAXIAS DO SUL, 23/04/2013.

2 INTRODUÇÃO A Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul é um projeto resultado da parceria de 04 entidades, Sebrae-RS Regional Serra Gaúcha, Prefeitura de Caxias do Sul através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, CDL Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul e Visate, Viação Santa Teresa e inclui como parceiro na operação o Banco do Povo, através do ICC Serra. O projeto piloto Linha da Pequena Empresa surgiu em Porto Alegre em Abril de 2011 com o intuito de levar o atendimento do Sebrae e demais parceiros até as áreas onde as unidades de atendimento não conseguem alcançar. Diante do sucesso do projeto piloto e da demanda cada vez maior por orientações a empresários e a candidatos a empresários da cidade de Caxias do Sul e micro região, surgiu a Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul. O projeto consiste em um ônibus para atendimento itinerante na cidade de Caxias do Sul. Inicialmente o veiculo está equipado para prestar atendimento com 04 estações de trabalho, cada estação é equipada com um microcomputador, internet móvel, impressora e material de expediente, o ônibus foi customizado para oferecer conforto, praticidade e agilidade para os clientes e colaboradores envolvidos. A partir do fevereiro de 2013, esse veiculo será posicionado em um bairro onde permanecerá por uma semana, dentro do veículo os clientes poderão acessar os serviços do Sebrae-RS, Prefeitura Municipal, CDL e Banco do Povo. Os principais serviços oferecidos pela Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul são: Orientação e capacitação empresarial; Orientações sobre crédito; Obtenção de Alvarás; Formalização de empresas tipo MEI; Impressão de documentos empresariais; Dentre outros.

3 O projeto se divide em fases, onde em cada fase serão contemplados bairros de uma determinada região da cidade de Caxias do Sul. O cronograma da primeira fase pode ser contemplado na figura seguinte: Figura 01: Cronograma de bairros 1ª fase LDPE Fonte: Sebrae.

4 Compilação dos dados O relatório a seguir faz referência ás quatro primeiras semanas de atendimento da Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul. O início das atividades ocorreu no dia 25 de Fevereiro de 2013 na praça Dante Alighieri, o momento foi marcado por atividades realizadas pelos parceiros e ampla cobertura da imprensa. A segunda semana de trabalho aconteceu no bairro Lourdes, no estacionamento do Super Zaffari na Rua Sinimbu, 135. Na estação férrea no bairro São Pelegrino foi promovida a terceira semana de atendimento. E completando o primeiro mês de trabalho do projeto a quarta semana ocorreu no bairro Rio Branco, no estacionamento da igreja dos Capuchinhos. O primeiro mês de atividades do projeto contemplou a fase central da cidade, tendo uma aceitação excelente pelo público-alvo da Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul. Houve uma grande procura por parte da população, parte pela natureza do projeto, parte pela grande inserção do projeto nos mais variados meios de comunicação, tais como: rádio, televisão, impressos, além da prospecção feita pelos parceiros do projeto, idealizadores ou não. Sendo mídia espontânea e também com o parte do plano de marqueting do projeto conduzido pelo CDL com o parecer dos parceiros. O plano de marqueting da Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul abordou desde o evento que marcou o início das atividades até a confecção de material impresso para divulgação do projeto, além das inserções em rádio e jornais da cidade. Abaixo segue algumas ferramentas utilizadas nesse plano: Figura 02: Convite para lançamento do projeto. Fonte: Sebrae.

5 Figura 03: Cartaz para comunicação visual no bairro de atuação. Fonte: Sebrae.

6 O atendimento dentro do ônibus é oferecido por Sebrae-RS, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias Do sul (CDL) e ICC Banco do Povo. Todos os clientes assim que procuram a LDPE devem preencher um questionário de cadastro (figura a seguir) e registro das informações repassadas pelos agentes do projeto. Figura 04: Questionário LDPE. Fonte: Sebrae. Esse questionário deve ser preenchido pelo atendente quando estiver prestado o serviço ao cliente, muitas vezes todos os atendentes encontram-se ocupados, assim, o questionário é preenchido pelo próprio cliente, essa prática, como poderemos destacar adiante, pode provocar distorções por parte dos clientes quanto a orientação efetivamente repassada dentro do projeto.

7 1 - Detalhamento dos atendimentos por semana no PRIMEIRO MÊS DE ATIVIDADES: - semana 01, praça Dante Alighieri, de 25/02 á 01/03: Na primeira semana de trabalho foram realizados, de acordo com o Sebrae 239 atendimentos e desse total 37 formalizações de Microempreendedor Individual, podemos destacar também as 03 Declarações de Faturamento Anual realizadas para empresas já formalizadas. Diante desses números podemos criar alguns indicadores, tais como: - 15,48% dos atendimentos foram formalização de MEI s; - aconteceram, em média, 5,31 atendimentos por hora nessa semana do projeto. Um dos principais fatores que atingem o projeto e influenciam em sua mensuração é o fator climático. Durante essa semana aconteceu um dia chuvoso. Dentre as opções de serviços oferecidos no projeto e, de acordo com o preenchimento realizado pelos clientes, as opções mais procuradas podem ser identificadas no gráfico que segue: Grafico 01: Procura pelas opções de atendimento 1ª semana % 10% 8% 33% 16% 14% 10% 2% 3% Fonte: Sebrae. Onde: 1. Orientação sobre abertura de empresa como Empreendedor Individual 2. Orientação sobre abertura de empresa como Microempresa 3. Formalização de Empreendedor Individual 4. Declaração anual de faturamento EI 5. Reimpressão de DAS 6. Orientações sobre Consultorias SEBRAE 7. Busca por assessorias 8. Outras informações (Alvará, alteração de endereço de empresa, informações gerais sobre ação, status da empresa na Receita Federal, emissão de notas fiscais, registro de marca e patente, migração para o EI) 9. Orientação sobre crédito (SPC, cobranças, empregos, convênios saúde e telefone)

8 A opção mais acessada pelos clientes nesse período foi Orientação Sobre Abertura de Empresa como MEI, representando 33% do interesse dos clientes. Orientações Sobre Consultorias Sebrae foi a segunda opção mais procurada com 25% das intenções, porém, é aqui que podemos observar uma distorção frente aos interesses dos clientes do projeto, pois em toda a semana foi comercializada apenas 01 pacote de consultoria. Fato esse ocorre devido a falta de informação dos clientes para diferenciar o que é orientação empresarial e em que realmente consiste o produto chamado Consultoria Sebrae. - semana 02, estacionamento do Super Zaffari no bairro Lourdes, de 04/03 á 08/03: Nessa semana o projeto atendeu 153 clientes formalizando 42 empresas tipo MEI. Os indicadores ficam expostos da seguinte forma: - 27,45% dos atendimentos representaram formalização de empresas; - em média foram atendidos 3,4 clientes por hora. Grafico 02: Procura pelas opções de atendimento 2ª semana. Fonte: Sebrae. Na segunda semana a procura por informações sobre abertura de MEI foi a mais procurada pelos clientes, seguida novamente pela busca de Consultorias Sebrae o que a análise anterior pode fundamentar. Houve uma redução de 35,98% no número de atendimentos frente a primeira semana, redução essa prevista dentro do escopo de atividades do projeto, parte a maior exposição da LDPE na mídia na primeira semana, parte ao local de atendimento do ônibus ter um fluxo menor de passantes.

9 - semana 03, Estação Férrea, no bairro São Pelegrino, de 11/03 á 15/03: A terceira semana de atividades da Linha da Pequena Empresa teve seu resultado bastante afetado pelo fator climático, os números apontam 92 atendimentos e 29 formalizações de MEI o que origina indicadores de 31,52% de formalizações de empresas frente ao número de clientes atendidos e em média 2,04 clientes atendidos por hora no ônibus. Nota-se uma redução de 61,50% frente a primeira semana e de 39,86% frente a segunda semana no número de clientes atendidos pelo projeto. Gráfico 03: Procura pelas opções de atendimento da 3ª semana. Fonte: Sebrae. O gráfico indica ainda a maior procura por informações sobre abertura de MEI, porém, apresenta uma redução pela Busca de Consultorias Sebrae e um aumento nas orientações por parte da Prefeitura Municipal, esse comportamento pode ser justificado pelo preenchimento correto do questionário, dessa vez por parte dos agentes do projeto e não mais, ou em menor número, pelos clientes. - semana 04, bairro Rio Branco, estacionamento da Igreja dos Capuchinhos, de 18/3 á 22/03: A quarta semana marca o início das atividades nos bairros mais afastados do centro da cidade e traz seus indicadores da seguinte forma: atendimentos; - 22 formalizações de MEI; - 22% dos atendimentos foram abertura de empresa; - foram atendidos, em média 2,22 clientes por hora no ônibus.

10 Gráfico 04: Procura pelas opções de atendimento da 4ª semana. Fonte: Sebrae. Assim como nas semanas anteriores a busca de informações sobre abertura de MEI foi a opção mais procurada, desta vez seguida pela opção 03, Formalização de MEI. Esse dado é originado, novamente pelo preenchimento equivocado do questionário de atendimento, muitas vezes até mesmo os agentes da LDPE confundem informação sobre abertura de empresa com formalização da empresa. Como essa 4ª semana marca o início das atividades nos bairros mais afastados é difícil a comparação em número de atendimentos com as semanas anteriores. Outro ponto importante nessa semana é o inicio de um ciclo de palestras sobre o projeto e em especial sobre o Microempreendedor Individual em cada bairro onde a Linha da Pequena Empresa atender. A primeira palestra foi realizada no bairro Rio Branco, no salão da Igreja dos Capuchinhos, ela foi realizada na quarta-feira dia 20/03, ás 19h. O público da palestra totalizou 27 pessoas. O número de participantes foi satisfatório, dado as condições climáticas do dia, houve um empenho muito grande por parte do presidente do bairro na divulgação da palestra, fator indispensável para o sucesso desse programa. O numero total de atendimentos válidos nesse primeiro mês de atividades do projeto, que totalizou 20 dias de atendimento foi de 584 atendimentos, 130 formalizações de empresa. O total de orientações ofertadas dentro do ônibus foi de 612, dentre todas as opções de orientação disponíveis entre os atendentes. O número total de atendimentos e conseqüentemente o número de orientações das mais diversas naturezas pode ser computado com um acréscimo de 20% de forma bruta, isso se deve ao fato de muitos dos atendimentos não terem o mínimo de informações necessárias para cadastro, por exemplo: falta de CPF, letra ilegível, etc.

11 Os atendimentos por parte do ICC Banco do Povo totalizaram o número de 179 clientes orientados sobre a contratação de microcrédito, desse total foram liberados os empréstimos para 17 empreendedores, representando 9,49% dos atendimentos revertidos em contratação de microcrédito. O valor total dessas operações de microcrédito é R$ ,00, ou seja, foram liberados em média R$6.000, Detalhamento dos atendimentos por semana no SEGUNDO MÊS DE ATIVIDADES: No segundo mês de atividades da Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul foram contemplados os seguintes bairros: Sagrada Família, Panazzolo, Feira Mãos da Terra* e Santa Catarina. * - Na semana referente ao período 08 á 12/04 o ônibus permaneceu nos Pavilhões da Festa da Uva, como complemento a Feira Mãos da Terra a pedido da Prefeitura Municipal. No mês acima referido foram atendidos 218 clientes, o que resultou em XXXX informações distribuídas entre todos os atendentes do ônibus. Foram formalizadas 48 empresas tipo Microempreendedor Individual e realizadas 08 Declarações anuais de Faturamento. Devido a natureza do evento no período de 08 á 12/04 não aconteceram atendimentos na mesma proporção dos outros bairros de Caxias do Sul, porém, o evento recebe em média 60 mil pessoas a cada edição, de acordo com a administração da feira resultando em benefícios intangíveis de grande proporções, tais como divulgação em diversos veículos de mídia, aproximação com o público alvo, dentre outros.

12 Detalhamento dos atendimentos por semana: Onde: 1. Orientação sobre abertura de empresa como Empreendedor Indivudal 2. Orientação sobre abertura de empresa como Microempresa 3. Busca de crédito junto ao ICC Banco do Povo 4. Declaração anual de faturamento EI 5. Reimpressão de DAS 6. Orientações sobre empresas SEBRAE 7. Busca por assessorias 8. Outras informações (Alvará, alteração de endereço de empresa, informações gerais sobre ação, status da empresa na Receita Federal, emissão de notas fiscais, registro de marca e patente, migração para o EI) 9. Orientação ao crédito CDL(SPC, cobranças, empregos, convênios saúde e telefone) - semana 01, bairro Sagrada Família, Estacionamento do Super Savi, de 25 á 29/03/2013. Durante essa primeira semana do segundo mês de atividades do projeto foram atendidos 63 clientes (1,4 cliente/hora) o que resultou em 119 informações sobre as soluções disponíveis no ônibus. Foram formalizadas 13 empresas, ou seja, 20,63% dos atendimentos representam formalizações de empresa. O gráfico aponta que, 36% das informações são referentes ao Microempreendedor Individual. As orientações sobre concessão de crédito totalizaram 18% do total de informações repassadas, quantitativamente seguidas pelas orientações do balcão CDL com 15% das informações repassadas. Gráfico 01 - Procura pelas opções de atendimento da 1ª semana do segundo mês. Fonte: Sebrae

13 - semana 02, bairro Panazzolo, Escola Estadual José Otão, de 01 á 05 de Abril. A segunda semana do segundo mês de atividades do projeto contemplou 64 clientes, em média 1,42 por hora, gerando um total de XXXXX informações dentre os integrantes do projeto. Foram formalizadas 20 empresas nesse período representando 31,25% dos clientes atendidos. Durante essa semana foram realizadas 04 Declarações de Faturamento. Gráfico 02 - Procura pelas opções de atendimento da 2ª semana do segundo mês. Fonte: Sebrae - semana 03, evento especial, Feira Mãos da Terra nos pavilhões da Festa da Uva, de 08 á 12/04. Durante essa semana o ônibus atendeu 23 clientes, perfazendo uma média de 0,51 clientes/hora. Formalizou 01 Microempreendedor Individual e atendeu mais 04 demandas de Declaração de Faturamento. A procura por informações sobre o MEI (Microempreendedor Individual) representaram 49% das informações repassadas no ônibus. Nessa semana a segunda opção mais procurada foi o atendimento da Prefeitura para questões sobre alvarás. 11% das informações dizem respeito ao balcão CDL.

14 Gráfico Procura pelas opções de atendimento da 3ª semana do segundo mês. Fonte: Sebrae De acordo com a administração da Feira o evento é visitado em cada edição por aproximadamente 60 mil pessoas promovendo o projeto e seus idealizadores para toda a comunidade. Nesse período atípico o comportamento dos clientes pode ser quantificado assim: 45% dos clientes manifestaram interesse sobre o MEI, 19% sobre buscaram orientações sobre Microcrédito, e com 14% ficaram as opções sobre orientações a outras modalidades de empresa e balcão CDL. - semana 04, bairro Santa Catarina, em frente á Igreja Católica de Santa Catarina, de 15 á 19/04. A semana do bairro Santa Catarina é marcada por um diferencial, a partir dessa etapa será realizado um piloto onde é promovida uma palestra sobre a Linha da Pequena Empresa, a natureza do projeto com foco nas informações sobre o Microempreendedor Individual. As palestras serão realizadas sempre no mesmo bairro onde o projeto estiver atendendo, ás 19h. Na primeira edição da palestra estavam presentes cerca de 30 pessoas. A prospecção dessa palestra se dá por diversas formas: Central de Relacionamento SEBRAE, atendimento presencial e á distância no ônibus e unidade SEBRAE Caxias, representantes dos bairros, etc. Os atendimentos dessa etapa se dão da seguinte forma: 68 clientes atendidos, 1,51 por hora em média. XXXXX informações repassadas dentre todos os atendentes como indicado pelo gráfico abaixo. 14 Microempreendedores Individuais foram formalizados nesse período, o que representa 20,59% dos clientes atendidos.

15 Gráfico 04 - Procura pelas opções de atendimento da 4ª semana do segundo mês % 1% 7% 38% 39% 3% 7% 1% 1% Fonte: Sebrae A quarta semana do segundo mês aponta um comportamento diferenciado das semanas anteriores, 39% das informações repassadas dizem respeito a outras modalidades de empresa, ME e EPP, as informações sobre o MEI perfazem 38% das informações repassadas. Esse viés pode ser sustentado por dois novos procedimentos adotados na Linha da Pequena Empresa, o Negócio a Negócio e a prospecção feita pelos agentes do CDL no bairro de operação da linha. As duas opções seguintes, ambas com 7% da representatividade Busca por Assessorias Sebrae e Orientação Sobre Abertura de ME também apontam para a afirmativa acima. De acordo com o ICC - Banco do povo, desde o início do projeto, 305 clientes buscaram orientações sobre Microcrédito dentro da Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul, desses 305 clientes 42 foram revertidos em contratos de concessão de crédito. O montante em valores monetários desses contratos perfazem a R$ ,00. Em média cada cliente teve um crédito liberado de R$ 6711,00 aproximadamente.

16 RESUMO DAS INFORMAÇÕES Total de atendimentos: 830 pessoas Total de atendimentos CDL: 263 Repassado: 1313 informações Total de associações realizadas: 3 Formalizou: 185 empresas Total (R$) de crédito aprovado: R$ ,00 Que tipo de informação e/ou auxílio você buscou na Linha? 1. Orientação sobre abertura de empresa como Empreendedor Indivudal 2. Orientação sobre abertura de empresa como Microempresa 3. Busca de crédito junto ao ICC Banco do Povo 4. Declaração anual de faturamento EI 5. Reimpressão de DAS 6. Orientações sobre empresas SEBRAE 7. Busca por assessorias 8. Outras informações (Alvará, alteração de endereço de empresa, informações gerais sobre ação, status da empresa na Receita Federal, emissão de notas fiscais, registro de marca e patente, migração para o EI) 9. Orientação ao crédito CDL(SPC, cobranças, empregos, convênios saúde e telefone)

Palavras Chave: Segurança, Transporte, Cliente, Modernidade, Agilidade.

Palavras Chave: Segurança, Transporte, Cliente, Modernidade, Agilidade. RESUMO A imagem de uma empresa de transporte é diretamente influenciada pelas condições do meio urbano. As grandes cidades e as regiões metropolitanas são as que mais sofrem com o trânsito, um dos principais

Leia mais

Semana do Empreendedor ETEC e Sebrae-SP e

Semana do Empreendedor ETEC e Sebrae-SP e Semana do Empreendedor ETEC e Sebrae-SP e 24 a 27 /março/2015 14h00 às 22h00 Informações e inscrições: 0800 570 0800 Venha participar da Semana do Empreendedor, um espaço destinado para futuros empreendedores

Leia mais

Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB

Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia - SERHMACT Fundação de Apoio à Pesquisa - FAPESQ Setembro/Outubro de 2013 TECNOVA

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DE EUNÁPOLIS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DE EUNÁPOLIS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DE EUNÁPOLIS Eunápolis, Julho/2013 1. CONTEXTUALIZAÇÃO Eunápolis possui a terceira maior população do Extremo Sul da Bahia estimada em 102 mil habitantes, sendo

Leia mais

Programa de Aprendizagem em Consultoria Acadêmica - CONSAC. Processo de Seleção de Empresas. EDITAL nº 2/2015

Programa de Aprendizagem em Consultoria Acadêmica - CONSAC. Processo de Seleção de Empresas. EDITAL nº 2/2015 Programa de Aprendizagem em Consultoria Acadêmica - CONSAC Processo de Seleção de Empresas EDITAL nº 2/2015 Brasília, 20 de Novembro de 2015 Apresentação É com satisfação que a Projetos Consultoria Integrada,

Leia mais

Campanha Nacional 2013

Campanha Nacional 2013 Campanha Nacional 2013 Consumidor Positivo A Boa Vista tem compromisso com o desenvolvimento sustentável do mercado de crédito: consumidores e empresas do mesmo lado. Serviços disponíveis no Portal do

Leia mais

Orientações sobre Micro Empreendedor Individual

Orientações sobre Micro Empreendedor Individual Orientações sobre Micro Empreendedor Individual Micro Empreendedor individual Definição Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

Leia mais

Relatório. Janeiro/2014

Relatório. Janeiro/2014 Relatório Janeiro/2014 1. Objetivo; 2. Total de Atendimentos; 3. Motivo da Procura; 4. Descrição das Atividades; 5. Tipos de empreendedores e atendimentos; 1 - Objetivo: O presente relatório tem a finalidade

Leia mais

Três pilares de atuação do SEBRAE-SP

Três pilares de atuação do SEBRAE-SP Três pilares de atuação do SEBRAE-SP SUPER MEI é um projeto de âmbito estadual que tem como principal objetivo Formar e Aperfeiçoar os Potenciais Empreendedores e Microempreendedores Individuais MEI do

Leia mais

18/03/2015. O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE

18/03/2015. O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE nacional, JUCEMG e Juntas Comerciais para a implantação da REDESIM no País. 1 O que o Projeto Integrar irá fazer? 1) Transferir tecnologia para

Leia mais

1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS

1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE nacional, JUCEMG e Juntas Comerciais para a implantação da REDESIM no País.

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES

EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES A Feira do Empreendedor é promovida pelo Sebrae desde 1992 em todos os estados do país. É considerado o maior evento presencial de

Leia mais

O QUE É MICROCRÉDITO?

O QUE É MICROCRÉDITO? O QUE É MICROCRÉDITO? Empréstimos de pequeno valor, concedido a pessoas de baixa renda ou em ramo de negócio com baixo volume de recurso, que usualmente não tem acesso ao crédito convencional. CRESCER

Leia mais

Melhor Prática vencedora: Serviços e Equipamentos Turísticos (Capital) Capacitação para profissionais do setor: Manual para Atendimento ao turista

Melhor Prática vencedora: Serviços e Equipamentos Turísticos (Capital) Capacitação para profissionais do setor: Manual para Atendimento ao turista 1 Melhor Prática vencedora: Serviços e Equipamentos Turísticos (Capital) Capacitação para profissionais do setor: Manual para Atendimento ao turista DESTINO: Vitória/ES INSTITUIÇÃO PROMOTORA: Secretaria

Leia mais

Edital para Exposição de Oportunidades de Negócios na 5ª Edição da SEMANA SEBRAE DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2015 I DA CONVOCAÇÃO II DO EVENTO

Edital para Exposição de Oportunidades de Negócios na 5ª Edição da SEMANA SEBRAE DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2015 I DA CONVOCAÇÃO II DO EVENTO I DA CONVOCAÇÃO O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SEBRAE/RJ, entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, comunica e convida empresas do setor

Leia mais

REGULAMENTO DA SELEÇÃO DE EMPRESAS PARTICIPANTES DO EU EMPRESÁRIO SEBRAE 2013

REGULAMENTO DA SELEÇÃO DE EMPRESAS PARTICIPANTES DO EU EMPRESÁRIO SEBRAE 2013 REGULAMENTO DA SELEÇÃO DE EMPRESAS PARTICIPANTES DO EU EMPRESÁRIO SEBRAE 2013 1. Objeto e prazo da seleção de empresas 1.1. O presente Regulamento tem por objeto a seleção de micro, pequenas empresas e

Leia mais

+ BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

+ BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES + BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES CDL CARTÕES +FACILIDADE Com o objetivo de oferecer soluções para facilitar a vida dos associados e seus funcionários, a FCDL-MG se uniu à Valle Express,

Leia mais

Sr (ª). Prefeito (a),

Sr (ª). Prefeito (a), Sr (ª). Prefeito (a), O Banco do Brasil é um dos principais parceiros dos Governos Federal, Estaduais e Municipais na implantação de políticas públicas, projetos e programas impulsionadores do desenvolvimento.

Leia mais

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense 1. DISCRIMINAÇÃO DO PROJETO Título do Projeto Educação de Qualidade: direito de todo maranhense Início Janeiro de 2015 Período de Execução Término

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

SEBRAEtec Diferenciação

SEBRAEtec Diferenciação SEBRAEtec Diferenciação REGULAMENTO Investir em inovação tecnológica é fundamental para a competitividade das micro e pequenas empresas gaúchas. 2 2014 Mais recursos para as MPEs representam mais desenvolvimento

Leia mais

INCUBADORA TECNOLÓGICA E EMPRESARIAL UnC - CONCÓRDIA Parceria: Universidade do Contestado UnC Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina FAPESC

INCUBADORA TECNOLÓGICA E EMPRESARIAL UnC - CONCÓRDIA Parceria: Universidade do Contestado UnC Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina FAPESC INCUBADORA TECNOLÓGICA E EMPRESARIAL UnC - CONCÓRDIA Parceria: Universidade do Contestado UnC Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina FAPESC CHAMADA DE PROJETOS DE INOVAÇÃO INCUBADORA TECNOLÓGICA

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) procura

Leia mais

Inclusão Financeira de Empreendedores Individuais, Micro e Pequenas Empresas: a visão dos sistemas organizados

Inclusão Financeira de Empreendedores Individuais, Micro e Pequenas Empresas: a visão dos sistemas organizados Inclusão Financeira de Empreendedores Individuais, Micro e Pequenas Empresas: a visão dos sistemas organizados Sistema Financeiro: Propulsor do microcrédito; Adequação e atualização do sistema normativo

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

Programa de Formalização do Micro Empreendedor Individual Sustentabilidade Social. Florianópolis - SC

Programa de Formalização do Micro Empreendedor Individual Sustentabilidade Social. Florianópolis - SC Programa de Formalização do Micro Empreendedor Individual Sustentabilidade Social Florianópolis - SC 27 de outubro de 2014 A INFORMALIDADE NO BRASIL A INFORMALIDADE Pesquisa ECINF IBGE Pertencem ao setor

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE GARANTIA DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO BNDES

ASSOCIAÇÃO DE GARANTIA DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO BNDES ASSOCIAÇÃO DE GARANTIA DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO BNDES COREDE SERRA 33 municípios PIB US$ 4.554.089.388,94 (FEE-2001) 11,04% do PIB do RS PIB Per Capita US$ 6.029,60 População 767.528 habitantes (FEE-2002)

Leia mais

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INOVAÇÃO E PROJETOS ESTRATÉGICOS. Ações de Apoio ao Desenvolvimento Local

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INOVAÇÃO E PROJETOS ESTRATÉGICOS. Ações de Apoio ao Desenvolvimento Local SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INOVAÇÃO E PROJETOS ESTRATÉGICOS Ações de Apoio ao Desenvolvimento Local Eixos de Ação - SMD Empreende Santa Maria - LC 37/2006 Desenvolvimento sustentável do município;

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Contatos Luiz Augusto Gonçalves de Almeida (Coord. de Relações Institucionais)

Leia mais

Consulta de Viabilidade

Consulta de Viabilidade Consulta de Viabilidade Descrição: A Consulta de viabilidade é um formulário eletrônico responsável por coletar as informações do empreendedor referentes ao empreendimento. São coletados: dados do endereço,

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO MEU SONHO MEU NEGÓCIO 1. APRESENTAÇÃO. alternativa de autoemprego e geração de renda para sobreviver.

REGULAMENTO CONCURSO MEU SONHO MEU NEGÓCIO 1. APRESENTAÇÃO. alternativa de autoemprego e geração de renda para sobreviver. CONCURSO MEU SONHO MEU NEGÓCIO PROJETO DE INCENTIVO AO PEQUENO NEGÓCIO 7ª EDIÇÃO, 2015 Realização: SEBRAE/SC e RICTV Record REGULAMENTO 1. APRESENTAÇÃO O concurso MEU SONHO MEU NEGÓCIO é um projeto realizado

Leia mais

Formulário para Solicitação de Patrocínio Edital 001/2015

Formulário para Solicitação de Patrocínio Edital 001/2015 ANEXO II Formulário para Solicitação de Patrocínio Edital 001/2015 Procedimentos para o envio de projeto ao CAU/MS: 1. Após preencher o Formulário para Solicitação de Patrocínio ao CAU/MS, confira os itens

Leia mais

Apresentação. - Palestrante Quem é? - Sebrae O que é? - Atendimento à Indústria? - Carteira de Alimentos? Sorvetes?

Apresentação. - Palestrante Quem é? - Sebrae O que é? - Atendimento à Indústria? - Carteira de Alimentos? Sorvetes? Apresentação - Palestrante Quem é? - Sebrae O que é? - Atendimento à Indústria? - Carteira de Alimentos? Sorvetes? 2 Importância dos Pequenos Negócios 52% dos empregos formais 40% da massa salarial 62%

Leia mais

O Projeto O projeto consiste em um espetáculo de Teatro, cênico/ musical com foco nas questões de sustentabilidade e meio ambiente destinado ao público infantil entre 06 e 12 anos. O projeto teatral proporcionará,

Leia mais

Viabilizando o Crédito

Viabilizando o Crédito Palestra: Viabilizando o Crédito Educação Empreendedora Consultoria Gestão Inovação Resultados 0800 570 0800 / www.sebrae-rs.com.br O que é CRÉDITO? Credare: Confiar, acreditar. Percepção externa baseada

Leia mais

4. Principais conteúdos e carga horária por disciplina

4. Principais conteúdos e carga horária por disciplina Série: Business Effectiveness Programa: Comunicação Empresarial 1. Estrutura do Curso Este curso foi planejado e organizado pelo Prof Renato Avanzi que lidera a gestão do conteúdo a ser transmitido, em

Leia mais

Programa Beleza Empreendedora Ciclo 2015

Programa Beleza Empreendedora Ciclo 2015 Programa Beleza Empreendedora Ciclo 2015 Proposta de Patrocínio Apresentação A ação denominada de Jornada Beleza Empreendedora, reuniu e aproximou representantes comerciais, distribuidores, lojistas, profissionais

Leia mais

SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA

SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA EDITAL 04/2009 IDÉIA FLUXO CONTÍNUO INCUBADORA MULTI-SETORIAL DE BASE TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO Novembro de 2009. PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS

Leia mais

A Feira do Empreendedor 2014 em São Paulo faz parte de um circuito de feiras que será realizado em vários estados da federação.

A Feira do Empreendedor 2014 em São Paulo faz parte de um circuito de feiras que será realizado em vários estados da federação. 1 A Feira do Empreendedor é um evento de sucesso promovido pelo SEBRAE-SP, com o objetivo de oferecer informação, conhecimento e oportunidade para empresários e futuros empreendedores. A Feira do Empreendedor

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 Modalidade: Web Conferência 1. Título do Curso Vendas de seguro de pessoas 2. Objetivo Capacitar o aluno a identificar e aplicar

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA nº 07/2014

CHAMADA PÚBLICA nº 07/2014 1 CHAMADA PÚBLICA nº 07/2014 Projeto de Qualificação de Credenciados de Serviços de Consultoria e Instrutoria do SEBRAE/RS Porto Alegre 2014 2 PREÂMBULO O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Leia mais

REGULAMENTO. 1) Indústria 2) Comércio 3) Serviços 4) Agronegócio DO OBJETIVO

REGULAMENTO. 1) Indústria 2) Comércio 3) Serviços 4) Agronegócio DO OBJETIVO REGULAMENTO DO OBJETIVO Art. 1º. O PRÊMIO JOVEM TALENTO EMPREENDEDOR é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego,

Leia mais

Chamada Pública nº 08/2013. Seleção de Empresas para Participação do Projeto Parada Tri Legal Conforto e Segurança nas Estradas do Rio Grande do Sul

Chamada Pública nº 08/2013. Seleção de Empresas para Participação do Projeto Parada Tri Legal Conforto e Segurança nas Estradas do Rio Grande do Sul Chamada Pública nº 08/2013 Seleção de Empresas para Participação do Projeto Parada Tri Legal Conforto e Segurança nas Estradas do Rio Grande do Sul Porto Alegre 2013 HORAS MENSAIS AGO SET OUT NOV 2 PREÂMBULO

Leia mais

1. Objetivo do Projeto

1. Objetivo do Projeto PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VISNET - INTERNET E COMUNICAÇÃO Desenvolvimento de Site para CDL 1. Objetivo do Projeto O CDL Online é o mais novo sistema interativo especialmente projetado para criar

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE Palestra para o Conselho Regional de Administração 1 O QUE É O SEBRAE? 2 O Sebrae O Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Bahia

Leia mais

Pesquisa de Avaliação da Feira do Empreendedor 2010. Visitantes e Expositores SEBRAE/SE SETEMBRO/2010

Pesquisa de Avaliação da Feira do Empreendedor 2010. Visitantes e Expositores SEBRAE/SE SETEMBRO/2010 Pesquisa de Avaliação da Feira do Empreendedor 2010 Visitantes e Expositores SEBRAE/SE SETEMBRO/2010 Sumário Introdução 3 Objetivos Estratégicos 4 Metodologia 5 Resultados Estratégicos 9 Resultados Reação

Leia mais

INFORMAÇÃO CONFIDENCIAL

INFORMAÇÃO CONFIDENCIAL Manual Associado o acesso está autorizado exclusivamente o acesso está para autorizado Colaboradores exclusivamente do SPC para Brasil Colaboradores e Entidades. do SPC Brasil e Entidades. BOAS VINDAS

Leia mais

1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO

1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO 1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO Para dar mais agilidade ao processo de inscrição de alvará de localização e permanência no Município de Joinville, alguns procedimentos

Leia mais

Eventos Anulação e Retificação

Eventos Anulação e Retificação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação

Leia mais

MULTIPLY CONSULTORIA

MULTIPLY CONSULTORIA MULTIPLY CONSULTORIA Para profissionais inscritos e adimplentes com o CRMV/BA e para os funcionários da Autarquia que tem ou planejam ter um negócio. Serviço de Consultoria empresarial a ser desenvolvido

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA Edital nº 03/2013

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA Edital nº 03/2013 PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA Edital nº 03/2013 O Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário IBAP-RJ torna público a realização do Processo Seletivo para Cadastro

Leia mais

EDITAL E REGULAMENTO DE CHAMADA PÚBLICA ITFETEP

EDITAL E REGULAMENTO DE CHAMADA PÚBLICA ITFETEP SUMÁRIO OBJETIVO... 2 1. DAS PROPOSTAS... 2 2. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO, PARTICIPAÇÃO E SELEÇÃO DE PROPOSTAS E PROJETOS... 4 3. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E PROJETOS... 4 4. DA CLASSIFICAÇÃO...

Leia mais

www.sobral.ce.gov.br

www.sobral.ce.gov.br Capacitação para o Desenvolvimento Local do NE Abril de 2004 www.sobral.ce.gov.br Conceitos Principal instrumento de desenvolvimento e superação da pobreza; Processo educacional de troca e produção de

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Categoria Franqueador Senior

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Categoria Franqueador Senior PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Senior Dados da empresa Razão Social: Sorridents Franchising Ltda Nome Fantasia: Sorridents Clínicas Odontológicas

Leia mais

Byte Software POLÍTICA COMERCIAL. Parceiros Comerciais

Byte Software POLÍTICA COMERCIAL. Parceiros Comerciais Byte Software POLÍTICA COMERCIAL Parceiros Comerciais 2013 1. Apresentação Este guia descreve o Programa de Parceria Byte Software através de uma estrutura básica, incluindo como participar e, ainda, uma

Leia mais

Byte Software POLÍTICA COMERCIAL. Parceiros Comerciais/CVB s

Byte Software POLÍTICA COMERCIAL. Parceiros Comerciais/CVB s Byte Software POLÍTICA COMERCIAL Parceiros Comerciais/CVB s 2013 1. Apresentação Este guia descreve o Programa de Parceria Byte Software através de uma estrutura básica, incluindo como participar e, ainda,

Leia mais

Programa Rede A PARCERIA CFC E SEBRAE: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E SOCIAL

Programa Rede A PARCERIA CFC E SEBRAE: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E SOCIAL Programa Rede A PARCERIA CFC E SEBRAE: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E SOCIAL JUSTIFICATIVA A experiência na implementação da primeira versão do Programa Contabilizando o Sucesso

Leia mais

DESCUBRA O PODER DO CONHECIMENTO PARA VOCÊ E SUA EMPRESA. PROGRAMAÇÃO 2015

DESCUBRA O PODER DO CONHECIMENTO PARA VOCÊ E SUA EMPRESA. PROGRAMAÇÃO 2015 DESCUBRA O PODER DO CONHECIMENTO PARA VOCÊ E SUA EMPRESA. PROGRAMAÇÃO 2015 OFICINA: COMO USAR UM BLOG PARA A SUA EMPRESA DATA: 30/JAN INVESTIMENTO: R$ 30,00 CARGA HORÁRIA: 3 HORAS OFICINA: COMO ABRIR UMA

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

Palestra Ana Afonso Formalização da atividade

Palestra Ana Afonso Formalização da atividade Bem-Vindos! APRESENTAÇÃO Ana Afonso organizadora profissional em São Paulo atua desde 2006 realizando serviços de organização de espaços, gestão de residências, treinamento de funcionários domésticos,

Leia mais

PLANOS PERGUNTAS E RESPOSTAS DE PRODUTOS WWW.SPCBRASIL.ORG.BR

PLANOS PERGUNTAS E RESPOSTAS DE PRODUTOS WWW.SPCBRASIL.ORG.BR PLANOS DE PRODUTOS PERGUNTAS E RESPOSTAS WWW.SPCBRASIL.ORG.BR 1 O QUE SÃO PLANOS? Planos são mensalidades bonificadas que têm por objetivo simplificar, padronizar e aumentar a competitividade das CDLs

Leia mais

FIESP - DECOMTEC INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

FIESP - DECOMTEC INOVAÇÃO TECNOLÓGICA FIESP - DECOMTEC INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Programa de Inovação Tecnologica FIESP CIESP - SENAI Sede Fiesp 2013 Chave para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do país Determinante para o aumento

Leia mais

INCUBADORA RINETEC. Regulamento da Chamada para ingresso de idéias inovadoras na incubadora RINETEC. Edital 001 2014

INCUBADORA RINETEC. Regulamento da Chamada para ingresso de idéias inovadoras na incubadora RINETEC. Edital 001 2014 INCUBADORA RINETEC Regulamento da Chamada para ingresso de idéias inovadoras na incubadora RINETEC Edital 001 2014 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Este edital estabelece formas, condições e critérios para que a Associação

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS

CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS A ADEFAV centro de recursos em deficiência múltipla, surdocegueira e deficiência

Leia mais

04 A 08 JUNHO 2013 PLANOS DE PATROCÍNIO REALIZANDO SONHOS, CONCRETIZANDO NEGÓCIOS. AS MELHORES EMPRESAS ESTÃO AQUI.

04 A 08 JUNHO 2013 PLANOS DE PATROCÍNIO REALIZANDO SONHOS, CONCRETIZANDO NEGÓCIOS. AS MELHORES EMPRESAS ESTÃO AQUI. fenahabit.com.br feirafabricon.com.br REALIZANDO SONHOS, CONCRETIZANDO NEGÓCIOS. AS MELHORES EMPRESAS ESTÃO AQUI. DO FUNDAMENTO AO ACABAMENTO. CONSTRUINDO GRANDES NEGÓCIOS. PLANOS DE PATROCÍNIO 04 A 08

Leia mais

II Encontro Regional de Cultura/ Pontão Rede Fluminense de Cultura / COMCULTURA-RJ Araruama, RJ 1º de julho de 2009. Palestrante: Joana Corrêa

II Encontro Regional de Cultura/ Pontão Rede Fluminense de Cultura / COMCULTURA-RJ Araruama, RJ 1º de julho de 2009. Palestrante: Joana Corrêa Planejamento e Elaboração de Projetos Culturais... II Encontro Regional de Cultura/ Pontão Rede Fluminense de Cultura / COMCULTURA-RJ Araruama, RJ 1º de julho de 2009... Palestrante: Joana Corrêa... Especialista

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MEI PARA O ATENDIMENTO EMPRESARIAL DO SEBRAE

A IMPORTÂNCIA DO MEI PARA O ATENDIMENTO EMPRESARIAL DO SEBRAE A IMPORTÂNCIA DO MEI PARA O ATENDIMENTO EMPRESARIAL DO SEBRAE Celso Valente Silveira Unidade de Atendimento Individual SEBRAE Nacional Cenário de Empreendedorismo no Brasil A proporção dos brasileiros

Leia mais

RETORNO EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA DEVE SER MENSURADO

RETORNO EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA DEVE SER MENSURADO RETORNO EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA DEVE SER MENSURADO Apesar de as empresas brasileiras estarem despertando para o valor das ações de educação corporativa em prol dos seus negócios, muitos gestores ainda

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVO E FOCO TEMÁTICO INSCRIÇÕES 14º DIA DO VOLUNTARIADO 2015.

1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVO E FOCO TEMÁTICO INSCRIÇÕES 14º DIA DO VOLUNTARIADO 2015. REV.: 03 Pág.: 1 de 6 A Manaus Ambiental torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de Instituições e Projetos Sociais para o 14º Dia do Voluntariado. A empresa realizará o processo de

Leia mais

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2012

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2012 INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ - INCTEC-SA CONSULTORIA EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2012 Contatos Luiz Augusto Gonçalves de Almeida (Coord. de Relações Institucionais) Fone:

Leia mais

Marketing. Palestra Divulgue sua empresa. Palestra Aumente suas vendas. Curso Na Medida: Marketing

Marketing. Palestra Divulgue sua empresa. Palestra Aumente suas vendas. Curso Na Medida: Marketing A moda é deixar a sua loja mais atrativa! Programação novembro dezembro 2014 O Sebrae-SP reserva-se ao direito de cancelar qualquer item da sua programação caso não haja número suficiente de inscritos

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE PATROCÍNIO Nº 01/2014 ANEXO I. Formulário para Solicitação de Patrocínio

CHAMADA PÚBLICA DE PATROCÍNIO Nº 01/2014 ANEXO I. Formulário para Solicitação de Patrocínio CHAMADA PÚBLICA DE PATROCÍNIO Nº 01/2014 ANEXO I Formulário para Solicitação de Patrocínio Procedimentos para o envio de projeto ao CAU/GO: 1. Após preencher o Formulário para Solicitação de Patrocínio

Leia mais

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE CURSISTAS

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE CURSISTAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PRÓ-CONSELHO CURSO DE EXTENSÃO A DISTANCIA FORMAÇÃO

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLOGICO DA PARAÍBA 01/2014

SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLOGICO DA PARAÍBA 01/2014 SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLOGICO DA PARAÍBA 01/2014 PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS INOVADORAS 1. APRESENTAÇÃO A Fundação Parque Tecnológico da

Leia mais

Manual Cadastro Completo

Manual Cadastro Completo Manual Cadastro Completo Índice 1. Objetivo... 3 2. O Projeto e-suprir... 3 3. Fluxo do Processo de Cadastro... 3 4. Cadastro Simples... 4 5. Recebendo Usuário e Senha... 7 6. Cadastro Completo... 7 7.

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC

Leia mais

RELAÇÃO DE ATIVIDADES

RELAÇÃO DE ATIVIDADES MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO PROJETO TRABALHO DE TODOS COORDENAÇÃO GERAL - ETAPA ITAPORANGA (09 A 11/03/2015) RELAÇÃO DE ATIVIDADES

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

CHAMADA DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR Carta Projeto MDA N 002/2012 IPD Curitiba, 13 de janeiro de 2012. IPD - INSTITUTO DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO CHAMADA DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR Chamada de Seleção de Empreendimentos

Leia mais

Plano de Ação. Empresa : C E V PAPEIS LTDA ( CLONNY FAIXAS MATRIZES ) CNPJ : 07.322.835/0001-07. Tipo de Ação: Ação direta de inovação Prioridade: 3

Plano de Ação. Empresa : C E V PAPEIS LTDA ( CLONNY FAIXAS MATRIZES ) CNPJ : 07.322.835/0001-07. Tipo de Ação: Ação direta de inovação Prioridade: 3 Plano de Empresa : C E V PAPEIS LTDA ( CLONNY FAIXAS MATRIZES ) CNPJ : 07.322.835/0001-07 08/07/2013 08/08/2013 Instalar a ferramenta de Gestão (CLICKMARKETING) Realizar projeto de comunicação continuada.

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP:

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: A oportunidade de se tornar um facilitador de aprendizagem e/ou consultor para o sucesso das micro e pequenas empresas APRESENTAÇÃO Esta cartilha

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS E AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A CAPACITAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE

CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS E AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A CAPACITAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS E AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A CAPACITAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE Brasília, 18 de maio de 2010. MPE? Conceituação Brasil REPRESENTATIVIDADE

Leia mais

INSTITUIÇÃO EXECUTORA:

INSTITUIÇÃO EXECUTORA: FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO ESTADO DE MATO GROSSO 30 ANOS RELATÓRIO DO PROJETO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO ALGODÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE MATO GROSSO Relatório

Leia mais

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO CONVÊNIO

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO CONVÊNIO Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social Departamento de Formulação de Política e Estratégias Coordenação-Geral de Esporte e Lazer ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO

Leia mais

com parceiros na produção de informações e conhecimento, compartilhamento de trabalhos com vistas a alavancar os resultados e abolir duplicidades.

com parceiros na produção de informações e conhecimento, compartilhamento de trabalhos com vistas a alavancar os resultados e abolir duplicidades. TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Contratação de consultoria especializada para desenvolvimento dos serviços técnicos necessários à elaboração da metodologia para a estruturação da Rede de Parceiros para o

Leia mais

Emissão: 16/09/2010 Revisão: 23/04/2015 Revisado por: Juliana PEDIDO DE VENDAS SHP. PPV0102 v. 3.2.7.39 Help Desk

Emissão: 16/09/2010 Revisão: 23/04/2015 Revisado por: Juliana PEDIDO DE VENDAS SHP. PPV0102 v. 3.2.7.39 Help Desk Emissão: 16/09/2010 Revisão: 23/04/2015 Revisado por: Juliana PEDIDO DE VENDAS SHP PPV0102 v. 3.2.7.39 Help Desk 1 Conteúdo Introdução:... 3 CAMINHO:... 4 Inclusão e inicio do PEDIDO DE VENDAS... 5 DETALHES

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA ECONOMIA CRIATIVA - 01/2015

SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA ECONOMIA CRIATIVA - 01/2015 SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA ECONOMIA CRIATIVA - 01/2015 PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS INOVADORAS 1. APRESENTAÇÃO A Fundação

Leia mais

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: GRANDES CIDADES

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: GRANDES CIDADES Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Vencedores Estaduais na categoria Grandes Cidades CATEGORIA: GRANDES CIDADES Município de Cuiabá MT Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Leia mais

A Expo Noivas MS é uma exposição inovadora que agrega conhecimento e oportunidade de negócios para empresas e consumidores do segmento de casamentos

A Expo Noivas MS é uma exposição inovadora que agrega conhecimento e oportunidade de negócios para empresas e consumidores do segmento de casamentos A Expo Noivas MS é uma exposição inovadora que agrega conhecimento e oportunidade de negócios para empresas e consumidores do segmento de casamentos e aniversários de Mato Grosso do Sul. O planejamento

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aracaju FUNCAJU - 2014

Prefeitura Municipal de Aracaju FUNCAJU - 2014 PROJETO Nº Prefeitura Municipal de Aracaju Fundo de Incentivo à Cultura do Município de Aracaju FUNCAJU - 2014 Prêmio Mário Cabral Audiovisual Interprogramas para Televisão 1 a 3 Projeto Cultural Título

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Rua do Rouxinol, 115, Imbuí, Salvador-BA, CEP 41720-052 Tel.: (71) 3186-0045 EDITAL DE ABERTURA - Processo de Seleção de Estágio em

Leia mais

I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR

I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS: modelos, condições e experiências Jéferson Weber dos Santos Porto Alegre, 16 de agosto de 2012 1 O Projeto

Leia mais

PROPOSTA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE Nº DE 2014 (Do Sr. Luiz Fernando Machado)

PROPOSTA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE Nº DE 2014 (Do Sr. Luiz Fernando Machado) PROPOSTA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE Nº DE 2014 (Do Sr. Luiz Fernando Machado) Propõe que a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle com o auxílio do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público

Leia mais

PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA

PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de Serviços em Assessoria, Consultoria e Treinamento na área de Recursos Humanos. 1. OBJETIVO Os objetivos

Leia mais

O Banco do Nordeste do Brasil S.A. deseja conhecer as opções de solução fiscal e de gestão tributária existentes no mercado.

O Banco do Nordeste do Brasil S.A. deseja conhecer as opções de solução fiscal e de gestão tributária existentes no mercado. O., situado à Avenida Pedro Ramalho, 5700, Bairro Passaré Fortaleza-CE, através do Projeto Estratégico Sistema Integrado de Gestão Empresarial Aquisição e Implantação de ERP (Enterprise Resources Planning)

Leia mais

I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MINEIROS RAÍZES DO CERRADO REGULAMENTO DO FESTIVAL

I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MINEIROS RAÍZES DO CERRADO REGULAMENTO DO FESTIVAL I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MINEIROS RAÍZES DO CERRADO REGULAMENTO DO FESTIVAL Introdução O Regulamento é o mais importante de todos os documentos que fazem parte do festival. Os participantes devem ter

Leia mais

Esse programa visa a organização contínua e a efetividade do Processo Único de Federação, que contará com a inserção de um edital.

Esse programa visa a organização contínua e a efetividade do Processo Único de Federação, que contará com a inserção de um edital. Esse programa visa a organização contínua e a efetividade do Processo Único de Federação, que contará com a inserção de um edital. Esse terá suas etapas e prazos muito bem definidos, garantindo um processo

Leia mais