RELATÓRIO DE ATENDIMENTO LINHA DA PEQUENA EMPRESA DE CAXIAS DO SUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE ATENDIMENTO LINHA DA PEQUENA EMPRESA DE CAXIAS DO SUL"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE ATENDIMENTO LINHA DA PEQUENA EMPRESA DE CAXIAS DO SUL PRIMEIRO MÊS 25/02 Á 22/03 DE 2013, SEGUNDO MÊS 25/03 Á 19/04/2013 CAXIAS DO SUL, 23/04/2013.

2 INTRODUÇÃO A Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul é um projeto resultado da parceria de 04 entidades, Sebrae-RS Regional Serra Gaúcha, Prefeitura de Caxias do Sul através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, CDL Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul e Visate, Viação Santa Teresa e inclui como parceiro na operação o Banco do Povo, através do ICC Serra. O projeto piloto Linha da Pequena Empresa surgiu em Porto Alegre em Abril de 2011 com o intuito de levar o atendimento do Sebrae e demais parceiros até as áreas onde as unidades de atendimento não conseguem alcançar. Diante do sucesso do projeto piloto e da demanda cada vez maior por orientações a empresários e a candidatos a empresários da cidade de Caxias do Sul e micro região, surgiu a Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul. O projeto consiste em um ônibus para atendimento itinerante na cidade de Caxias do Sul. Inicialmente o veiculo está equipado para prestar atendimento com 04 estações de trabalho, cada estação é equipada com um microcomputador, internet móvel, impressora e material de expediente, o ônibus foi customizado para oferecer conforto, praticidade e agilidade para os clientes e colaboradores envolvidos. A partir do fevereiro de 2013, esse veiculo será posicionado em um bairro onde permanecerá por uma semana, dentro do veículo os clientes poderão acessar os serviços do Sebrae-RS, Prefeitura Municipal, CDL e Banco do Povo. Os principais serviços oferecidos pela Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul são: Orientação e capacitação empresarial; Orientações sobre crédito; Obtenção de Alvarás; Formalização de empresas tipo MEI; Impressão de documentos empresariais; Dentre outros.

3 O projeto se divide em fases, onde em cada fase serão contemplados bairros de uma determinada região da cidade de Caxias do Sul. O cronograma da primeira fase pode ser contemplado na figura seguinte: Figura 01: Cronograma de bairros 1ª fase LDPE Fonte: Sebrae.

4 Compilação dos dados O relatório a seguir faz referência ás quatro primeiras semanas de atendimento da Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul. O início das atividades ocorreu no dia 25 de Fevereiro de 2013 na praça Dante Alighieri, o momento foi marcado por atividades realizadas pelos parceiros e ampla cobertura da imprensa. A segunda semana de trabalho aconteceu no bairro Lourdes, no estacionamento do Super Zaffari na Rua Sinimbu, 135. Na estação férrea no bairro São Pelegrino foi promovida a terceira semana de atendimento. E completando o primeiro mês de trabalho do projeto a quarta semana ocorreu no bairro Rio Branco, no estacionamento da igreja dos Capuchinhos. O primeiro mês de atividades do projeto contemplou a fase central da cidade, tendo uma aceitação excelente pelo público-alvo da Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul. Houve uma grande procura por parte da população, parte pela natureza do projeto, parte pela grande inserção do projeto nos mais variados meios de comunicação, tais como: rádio, televisão, impressos, além da prospecção feita pelos parceiros do projeto, idealizadores ou não. Sendo mídia espontânea e também com o parte do plano de marqueting do projeto conduzido pelo CDL com o parecer dos parceiros. O plano de marqueting da Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul abordou desde o evento que marcou o início das atividades até a confecção de material impresso para divulgação do projeto, além das inserções em rádio e jornais da cidade. Abaixo segue algumas ferramentas utilizadas nesse plano: Figura 02: Convite para lançamento do projeto. Fonte: Sebrae.

5 Figura 03: Cartaz para comunicação visual no bairro de atuação. Fonte: Sebrae.

6 O atendimento dentro do ônibus é oferecido por Sebrae-RS, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias Do sul (CDL) e ICC Banco do Povo. Todos os clientes assim que procuram a LDPE devem preencher um questionário de cadastro (figura a seguir) e registro das informações repassadas pelos agentes do projeto. Figura 04: Questionário LDPE. Fonte: Sebrae. Esse questionário deve ser preenchido pelo atendente quando estiver prestado o serviço ao cliente, muitas vezes todos os atendentes encontram-se ocupados, assim, o questionário é preenchido pelo próprio cliente, essa prática, como poderemos destacar adiante, pode provocar distorções por parte dos clientes quanto a orientação efetivamente repassada dentro do projeto.

7 1 - Detalhamento dos atendimentos por semana no PRIMEIRO MÊS DE ATIVIDADES: - semana 01, praça Dante Alighieri, de 25/02 á 01/03: Na primeira semana de trabalho foram realizados, de acordo com o Sebrae 239 atendimentos e desse total 37 formalizações de Microempreendedor Individual, podemos destacar também as 03 Declarações de Faturamento Anual realizadas para empresas já formalizadas. Diante desses números podemos criar alguns indicadores, tais como: - 15,48% dos atendimentos foram formalização de MEI s; - aconteceram, em média, 5,31 atendimentos por hora nessa semana do projeto. Um dos principais fatores que atingem o projeto e influenciam em sua mensuração é o fator climático. Durante essa semana aconteceu um dia chuvoso. Dentre as opções de serviços oferecidos no projeto e, de acordo com o preenchimento realizado pelos clientes, as opções mais procuradas podem ser identificadas no gráfico que segue: Grafico 01: Procura pelas opções de atendimento 1ª semana % 10% 8% 33% 16% 14% 10% 2% 3% Fonte: Sebrae. Onde: 1. Orientação sobre abertura de empresa como Empreendedor Individual 2. Orientação sobre abertura de empresa como Microempresa 3. Formalização de Empreendedor Individual 4. Declaração anual de faturamento EI 5. Reimpressão de DAS 6. Orientações sobre Consultorias SEBRAE 7. Busca por assessorias 8. Outras informações (Alvará, alteração de endereço de empresa, informações gerais sobre ação, status da empresa na Receita Federal, emissão de notas fiscais, registro de marca e patente, migração para o EI) 9. Orientação sobre crédito (SPC, cobranças, empregos, convênios saúde e telefone)

8 A opção mais acessada pelos clientes nesse período foi Orientação Sobre Abertura de Empresa como MEI, representando 33% do interesse dos clientes. Orientações Sobre Consultorias Sebrae foi a segunda opção mais procurada com 25% das intenções, porém, é aqui que podemos observar uma distorção frente aos interesses dos clientes do projeto, pois em toda a semana foi comercializada apenas 01 pacote de consultoria. Fato esse ocorre devido a falta de informação dos clientes para diferenciar o que é orientação empresarial e em que realmente consiste o produto chamado Consultoria Sebrae. - semana 02, estacionamento do Super Zaffari no bairro Lourdes, de 04/03 á 08/03: Nessa semana o projeto atendeu 153 clientes formalizando 42 empresas tipo MEI. Os indicadores ficam expostos da seguinte forma: - 27,45% dos atendimentos representaram formalização de empresas; - em média foram atendidos 3,4 clientes por hora. Grafico 02: Procura pelas opções de atendimento 2ª semana. Fonte: Sebrae. Na segunda semana a procura por informações sobre abertura de MEI foi a mais procurada pelos clientes, seguida novamente pela busca de Consultorias Sebrae o que a análise anterior pode fundamentar. Houve uma redução de 35,98% no número de atendimentos frente a primeira semana, redução essa prevista dentro do escopo de atividades do projeto, parte a maior exposição da LDPE na mídia na primeira semana, parte ao local de atendimento do ônibus ter um fluxo menor de passantes.

9 - semana 03, Estação Férrea, no bairro São Pelegrino, de 11/03 á 15/03: A terceira semana de atividades da Linha da Pequena Empresa teve seu resultado bastante afetado pelo fator climático, os números apontam 92 atendimentos e 29 formalizações de MEI o que origina indicadores de 31,52% de formalizações de empresas frente ao número de clientes atendidos e em média 2,04 clientes atendidos por hora no ônibus. Nota-se uma redução de 61,50% frente a primeira semana e de 39,86% frente a segunda semana no número de clientes atendidos pelo projeto. Gráfico 03: Procura pelas opções de atendimento da 3ª semana. Fonte: Sebrae. O gráfico indica ainda a maior procura por informações sobre abertura de MEI, porém, apresenta uma redução pela Busca de Consultorias Sebrae e um aumento nas orientações por parte da Prefeitura Municipal, esse comportamento pode ser justificado pelo preenchimento correto do questionário, dessa vez por parte dos agentes do projeto e não mais, ou em menor número, pelos clientes. - semana 04, bairro Rio Branco, estacionamento da Igreja dos Capuchinhos, de 18/3 á 22/03: A quarta semana marca o início das atividades nos bairros mais afastados do centro da cidade e traz seus indicadores da seguinte forma: atendimentos; - 22 formalizações de MEI; - 22% dos atendimentos foram abertura de empresa; - foram atendidos, em média 2,22 clientes por hora no ônibus.

10 Gráfico 04: Procura pelas opções de atendimento da 4ª semana. Fonte: Sebrae. Assim como nas semanas anteriores a busca de informações sobre abertura de MEI foi a opção mais procurada, desta vez seguida pela opção 03, Formalização de MEI. Esse dado é originado, novamente pelo preenchimento equivocado do questionário de atendimento, muitas vezes até mesmo os agentes da LDPE confundem informação sobre abertura de empresa com formalização da empresa. Como essa 4ª semana marca o início das atividades nos bairros mais afastados é difícil a comparação em número de atendimentos com as semanas anteriores. Outro ponto importante nessa semana é o inicio de um ciclo de palestras sobre o projeto e em especial sobre o Microempreendedor Individual em cada bairro onde a Linha da Pequena Empresa atender. A primeira palestra foi realizada no bairro Rio Branco, no salão da Igreja dos Capuchinhos, ela foi realizada na quarta-feira dia 20/03, ás 19h. O público da palestra totalizou 27 pessoas. O número de participantes foi satisfatório, dado as condições climáticas do dia, houve um empenho muito grande por parte do presidente do bairro na divulgação da palestra, fator indispensável para o sucesso desse programa. O numero total de atendimentos válidos nesse primeiro mês de atividades do projeto, que totalizou 20 dias de atendimento foi de 584 atendimentos, 130 formalizações de empresa. O total de orientações ofertadas dentro do ônibus foi de 612, dentre todas as opções de orientação disponíveis entre os atendentes. O número total de atendimentos e conseqüentemente o número de orientações das mais diversas naturezas pode ser computado com um acréscimo de 20% de forma bruta, isso se deve ao fato de muitos dos atendimentos não terem o mínimo de informações necessárias para cadastro, por exemplo: falta de CPF, letra ilegível, etc.

11 Os atendimentos por parte do ICC Banco do Povo totalizaram o número de 179 clientes orientados sobre a contratação de microcrédito, desse total foram liberados os empréstimos para 17 empreendedores, representando 9,49% dos atendimentos revertidos em contratação de microcrédito. O valor total dessas operações de microcrédito é R$ ,00, ou seja, foram liberados em média R$6.000, Detalhamento dos atendimentos por semana no SEGUNDO MÊS DE ATIVIDADES: No segundo mês de atividades da Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul foram contemplados os seguintes bairros: Sagrada Família, Panazzolo, Feira Mãos da Terra* e Santa Catarina. * - Na semana referente ao período 08 á 12/04 o ônibus permaneceu nos Pavilhões da Festa da Uva, como complemento a Feira Mãos da Terra a pedido da Prefeitura Municipal. No mês acima referido foram atendidos 218 clientes, o que resultou em XXXX informações distribuídas entre todos os atendentes do ônibus. Foram formalizadas 48 empresas tipo Microempreendedor Individual e realizadas 08 Declarações anuais de Faturamento. Devido a natureza do evento no período de 08 á 12/04 não aconteceram atendimentos na mesma proporção dos outros bairros de Caxias do Sul, porém, o evento recebe em média 60 mil pessoas a cada edição, de acordo com a administração da feira resultando em benefícios intangíveis de grande proporções, tais como divulgação em diversos veículos de mídia, aproximação com o público alvo, dentre outros.

12 Detalhamento dos atendimentos por semana: Onde: 1. Orientação sobre abertura de empresa como Empreendedor Indivudal 2. Orientação sobre abertura de empresa como Microempresa 3. Busca de crédito junto ao ICC Banco do Povo 4. Declaração anual de faturamento EI 5. Reimpressão de DAS 6. Orientações sobre empresas SEBRAE 7. Busca por assessorias 8. Outras informações (Alvará, alteração de endereço de empresa, informações gerais sobre ação, status da empresa na Receita Federal, emissão de notas fiscais, registro de marca e patente, migração para o EI) 9. Orientação ao crédito CDL(SPC, cobranças, empregos, convênios saúde e telefone) - semana 01, bairro Sagrada Família, Estacionamento do Super Savi, de 25 á 29/03/2013. Durante essa primeira semana do segundo mês de atividades do projeto foram atendidos 63 clientes (1,4 cliente/hora) o que resultou em 119 informações sobre as soluções disponíveis no ônibus. Foram formalizadas 13 empresas, ou seja, 20,63% dos atendimentos representam formalizações de empresa. O gráfico aponta que, 36% das informações são referentes ao Microempreendedor Individual. As orientações sobre concessão de crédito totalizaram 18% do total de informações repassadas, quantitativamente seguidas pelas orientações do balcão CDL com 15% das informações repassadas. Gráfico 01 - Procura pelas opções de atendimento da 1ª semana do segundo mês. Fonte: Sebrae

13 - semana 02, bairro Panazzolo, Escola Estadual José Otão, de 01 á 05 de Abril. A segunda semana do segundo mês de atividades do projeto contemplou 64 clientes, em média 1,42 por hora, gerando um total de XXXXX informações dentre os integrantes do projeto. Foram formalizadas 20 empresas nesse período representando 31,25% dos clientes atendidos. Durante essa semana foram realizadas 04 Declarações de Faturamento. Gráfico 02 - Procura pelas opções de atendimento da 2ª semana do segundo mês. Fonte: Sebrae - semana 03, evento especial, Feira Mãos da Terra nos pavilhões da Festa da Uva, de 08 á 12/04. Durante essa semana o ônibus atendeu 23 clientes, perfazendo uma média de 0,51 clientes/hora. Formalizou 01 Microempreendedor Individual e atendeu mais 04 demandas de Declaração de Faturamento. A procura por informações sobre o MEI (Microempreendedor Individual) representaram 49% das informações repassadas no ônibus. Nessa semana a segunda opção mais procurada foi o atendimento da Prefeitura para questões sobre alvarás. 11% das informações dizem respeito ao balcão CDL.

14 Gráfico Procura pelas opções de atendimento da 3ª semana do segundo mês. Fonte: Sebrae De acordo com a administração da Feira o evento é visitado em cada edição por aproximadamente 60 mil pessoas promovendo o projeto e seus idealizadores para toda a comunidade. Nesse período atípico o comportamento dos clientes pode ser quantificado assim: 45% dos clientes manifestaram interesse sobre o MEI, 19% sobre buscaram orientações sobre Microcrédito, e com 14% ficaram as opções sobre orientações a outras modalidades de empresa e balcão CDL. - semana 04, bairro Santa Catarina, em frente á Igreja Católica de Santa Catarina, de 15 á 19/04. A semana do bairro Santa Catarina é marcada por um diferencial, a partir dessa etapa será realizado um piloto onde é promovida uma palestra sobre a Linha da Pequena Empresa, a natureza do projeto com foco nas informações sobre o Microempreendedor Individual. As palestras serão realizadas sempre no mesmo bairro onde o projeto estiver atendendo, ás 19h. Na primeira edição da palestra estavam presentes cerca de 30 pessoas. A prospecção dessa palestra se dá por diversas formas: Central de Relacionamento SEBRAE, atendimento presencial e á distância no ônibus e unidade SEBRAE Caxias, representantes dos bairros, etc. Os atendimentos dessa etapa se dão da seguinte forma: 68 clientes atendidos, 1,51 por hora em média. XXXXX informações repassadas dentre todos os atendentes como indicado pelo gráfico abaixo. 14 Microempreendedores Individuais foram formalizados nesse período, o que representa 20,59% dos clientes atendidos.

15 Gráfico 04 - Procura pelas opções de atendimento da 4ª semana do segundo mês % 1% 7% 38% 39% 3% 7% 1% 1% Fonte: Sebrae A quarta semana do segundo mês aponta um comportamento diferenciado das semanas anteriores, 39% das informações repassadas dizem respeito a outras modalidades de empresa, ME e EPP, as informações sobre o MEI perfazem 38% das informações repassadas. Esse viés pode ser sustentado por dois novos procedimentos adotados na Linha da Pequena Empresa, o Negócio a Negócio e a prospecção feita pelos agentes do CDL no bairro de operação da linha. As duas opções seguintes, ambas com 7% da representatividade Busca por Assessorias Sebrae e Orientação Sobre Abertura de ME também apontam para a afirmativa acima. De acordo com o ICC - Banco do povo, desde o início do projeto, 305 clientes buscaram orientações sobre Microcrédito dentro da Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul, desses 305 clientes 42 foram revertidos em contratos de concessão de crédito. O montante em valores monetários desses contratos perfazem a R$ ,00. Em média cada cliente teve um crédito liberado de R$ 6711,00 aproximadamente.

16 RESUMO DAS INFORMAÇÕES Total de atendimentos: 830 pessoas Total de atendimentos CDL: 263 Repassado: 1313 informações Total de associações realizadas: 3 Formalizou: 185 empresas Total (R$) de crédito aprovado: R$ ,00 Que tipo de informação e/ou auxílio você buscou na Linha? 1. Orientação sobre abertura de empresa como Empreendedor Indivudal 2. Orientação sobre abertura de empresa como Microempresa 3. Busca de crédito junto ao ICC Banco do Povo 4. Declaração anual de faturamento EI 5. Reimpressão de DAS 6. Orientações sobre empresas SEBRAE 7. Busca por assessorias 8. Outras informações (Alvará, alteração de endereço de empresa, informações gerais sobre ação, status da empresa na Receita Federal, emissão de notas fiscais, registro de marca e patente, migração para o EI) 9. Orientação ao crédito CDL(SPC, cobranças, empregos, convênios saúde e telefone)

1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS

1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE nacional, JUCEMG e Juntas Comerciais para a implantação da REDESIM no País.

Leia mais

Semana do Empreendedor ETEC e Sebrae-SP e

Semana do Empreendedor ETEC e Sebrae-SP e Semana do Empreendedor ETEC e Sebrae-SP e 24 a 27 /março/2015 14h00 às 22h00 Informações e inscrições: 0800 570 0800 Venha participar da Semana do Empreendedor, um espaço destinado para futuros empreendedores

Leia mais

1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO

1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO 1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO Para dar mais agilidade ao processo de inscrição de alvará de localização e permanência no Município de Joinville, alguns procedimentos

Leia mais

Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB

Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia - SERHMACT Fundação de Apoio à Pesquisa - FAPESQ Setembro/Outubro de 2013 TECNOVA

Leia mais

Orientações sobre Micro Empreendedor Individual

Orientações sobre Micro Empreendedor Individual Orientações sobre Micro Empreendedor Individual Micro Empreendedor individual Definição Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

Leia mais

Sr (ª). Prefeito (a),

Sr (ª). Prefeito (a), Sr (ª). Prefeito (a), O Banco do Brasil é um dos principais parceiros dos Governos Federal, Estaduais e Municipais na implantação de políticas públicas, projetos e programas impulsionadores do desenvolvimento.

Leia mais

Consulta de Viabilidade

Consulta de Viabilidade Consulta de Viabilidade Descrição: A Consulta de viabilidade é um formulário eletrônico responsável por coletar as informações do empreendedor referentes ao empreendimento. São coletados: dados do endereço,

Leia mais

Palestra Ana Afonso Formalização da atividade

Palestra Ana Afonso Formalização da atividade Bem-Vindos! APRESENTAÇÃO Ana Afonso organizadora profissional em São Paulo atua desde 2006 realizando serviços de organização de espaços, gestão de residências, treinamento de funcionários domésticos,

Leia mais

Eventos Anulação e Retificação

Eventos Anulação e Retificação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação

Leia mais

18/03/2015. O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE

18/03/2015. O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE nacional, JUCEMG e Juntas Comerciais para a implantação da REDESIM no País. 1 O que o Projeto Integrar irá fazer? 1) Transferir tecnologia para

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.07.01. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.07.01 do dia 28/09/2012:

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.07.01. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.07.01 do dia 28/09/2012: ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.07.01 Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.07.01 do dia 28/09/2012: ATENÇÃO: Versões intermediarias não são de atualização obrigatório para todos os clientes, apenas

Leia mais

INSTITUIÇÃO EXECUTORA:

INSTITUIÇÃO EXECUTORA: FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO ESTADO DE MATO GROSSO 30 ANOS RELATÓRIO DO PROJETO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO ALGODÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE MATO GROSSO Relatório

Leia mais

6 Benefícios operacionais e financeiros atingidos após implantação do roteirizador de veículos

6 Benefícios operacionais e financeiros atingidos após implantação do roteirizador de veículos 6 Benefícios operacionais e financeiros atingidos após implantação do roteirizador de veículos 6.1 Introdução Esse capítulo tem o objetivo de descrever todos os ganhos observados após a implantação do

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Mauro Gaspar Gomes Secretário Municipal de Fazenda

Mauro Gaspar Gomes Secretário Municipal de Fazenda GUIA PARA OS NOVOS PROCEDIMENTOS DE EMISSÃO DE ALVARÁ O novo trâmite para Consulta de Viabilidade de atividades econômicas e para emissão do Alvará de Localização faz parte da implantação de uma série

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Hoje, ter o próprio negócio é algo muito comum. Flexibilidade, possibilidade de aumentar a renda e instabilidade como funcionário são os principais motivos para se empreender. É

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO ABRIL / 2005 Apresentação SMPDSE SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO. 1) Indústria 2) Comércio 3) Serviços 4) Agronegócio DO OBJETIVO

REGULAMENTO. 1) Indústria 2) Comércio 3) Serviços 4) Agronegócio DO OBJETIVO REGULAMENTO DO OBJETIVO Art. 1º. O PRÊMIO JOVEM TALENTO EMPREENDEDOR é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego,

Leia mais

Consulta de Viabilidade de Nome Empresarial. Guia do Usuário

Consulta de Viabilidade de Nome Empresarial. Guia do Usuário Consulta de Viabilidade de Nome Empresarial Guia do Usuário Curitiba - 2013 Índice 1. Consulta de Viabilidade...3 Guia do usuário...3 1.1. Descrição da Consulta de Viabilidade... 4 1.2. Passo a passo...

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br

Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br As informações aqui disponíveis são apenas um breve resumo. Caso tenha qualquer dúvida ou necessite de maiores informações, entre

Leia mais

Cobrança e Módulo Cedente

Cobrança e Módulo Cedente Processo n.5 Processos de Produtos e Serviços Procedimento n. 5.7 Cobrança e Módulo Cedente 2 Sumário SEÇÃO 1 -COBRANÇA E MÓDULO CEDENTE... 4 CAPÍTULO 1 - DIRETRIZES... 4 1. Referência Normativa... 5 2.

Leia mais

Melhor Prática vencedora: Serviços e Equipamentos Turísticos (Capital) Capacitação para profissionais do setor: Manual para Atendimento ao turista

Melhor Prática vencedora: Serviços e Equipamentos Turísticos (Capital) Capacitação para profissionais do setor: Manual para Atendimento ao turista 1 Melhor Prática vencedora: Serviços e Equipamentos Turísticos (Capital) Capacitação para profissionais do setor: Manual para Atendimento ao turista DESTINO: Vitória/ES INSTITUIÇÃO PROMOTORA: Secretaria

Leia mais

+ BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

+ BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES + BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES CDL CARTÕES +FACILIDADE Com o objetivo de oferecer soluções para facilitar a vida dos associados e seus funcionários, a FCDL-MG se uniu à Valle Express,

Leia mais

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES

EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES A Feira do Empreendedor é promovida pelo Sebrae desde 1992 em todos os estados do país. É considerado o maior evento presencial de

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder Universidade de Brasília Faculdade de Planaltina FUP Disciplina: PESQUISA E EXTENSÃO Curso: Agronegócio. Nível: graduação (02 créditos) Horário: SEXTA-FEIRA: 14H.-16H. Professor: Paulo Henrique da S. Santarém

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 1. CAPA 2. SUMÁRIO 3. INTRODUÇÃO FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO SERVIÇO 4.1 Descrever sua Visão, VISÃO DA EMPRESA COMO VOCÊS IMAGINAM A EMPRESA

Leia mais

Online Visa Aplication - Canadá

Online Visa Aplication - Canadá Online Visa Aplication - Canadá Este formulário é uma versão em português das principais informações necessárias para a Solicitação Online de Visto para o Canadá. Essas informações são as disponíveis,

Leia mais

Quais as condições necessárias para que eu me cadastre como empreendedor individual? Faturar até R$ 36 mil por ano;

Quais as condições necessárias para que eu me cadastre como empreendedor individual? Faturar até R$ 36 mil por ano; cultura 1. Quais as condições necessárias para que eu me cadastre como empreendedor individual? 2. Faturar até R$ 36 mil por ano; Não participar de outra empresa, como sócio ou titular; Trabalhar sozinho

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

Três pilares de atuação do SEBRAE-SP

Três pilares de atuação do SEBRAE-SP Três pilares de atuação do SEBRAE-SP SUPER MEI é um projeto de âmbito estadual que tem como principal objetivo Formar e Aperfeiçoar os Potenciais Empreendedores e Microempreendedores Individuais MEI do

Leia mais

SEBRAEtec Diferenciação

SEBRAEtec Diferenciação SEBRAEtec Diferenciação REGULAMENTO Investir em inovação tecnológica é fundamental para a competitividade das micro e pequenas empresas gaúchas. 2 2014 Mais recursos para as MPEs representam mais desenvolvimento

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral PRÁTICA 1) TÍTULO FEEDBACK DE INTERAÇÕES CLIENTES E GESTORES REDES SOCIAIS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: 1. APRESENTAÇÃO O Serviço de Monitoramento em Redes Sociais da Infraero,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PESSOA JURÍDICA SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato (Representante Legada da

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

Índice. Tela Inicial -------------------------------------------------------------- 5

Índice. Tela Inicial -------------------------------------------------------------- 5 Índice Tela Inicial -------------------------------------------------------------- 5 Alteração de Senhas ------------------------------------------------------ 7 Inclusões de funcionários e dependentes

Leia mais

MULTIPLY CONSULTORIA

MULTIPLY CONSULTORIA MULTIPLY CONSULTORIA Para profissionais inscritos e adimplentes com o CRMV/BA e para os funcionários da Autarquia que tem ou planejam ter um negócio. Serviço de Consultoria empresarial a ser desenvolvido

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE GARANTIA DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO BNDES

ASSOCIAÇÃO DE GARANTIA DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO BNDES ASSOCIAÇÃO DE GARANTIA DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO BNDES COREDE SERRA 33 municípios PIB US$ 4.554.089.388,94 (FEE-2001) 11,04% do PIB do RS PIB Per Capita US$ 6.029,60 População 767.528 habitantes (FEE-2002)

Leia mais

Ata da 8ª Reunião do CONFAZ-M/SC

Ata da 8ª Reunião do CONFAZ-M/SC Ata da 8ª Reunião do CONFAZ-M/SC Aos vinte e oito dias do mês de julho de dois mil e nove, reuniram-se no auditório da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC), na cidade de Florianópolis,

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

Manual Cadastro Completo

Manual Cadastro Completo Manual Cadastro Completo Índice 1. Objetivo... 3 2. O Projeto e-suprir... 3 3. Fluxo do Processo de Cadastro... 3 4. Cadastro Simples... 4 5. Recebendo Usuário e Senha... 7 6. Cadastro Completo... 7 7.

Leia mais

Fundos Garantidores de Risco de Crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas

Fundos Garantidores de Risco de Crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL COORDENAÇÃO-GERAL DE GERENCIAMENTO DE FUNDOS E OPERAÇÕES FISCAIS COFIS Fundos res de Risco de Crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas A Lei nº 12.087, de 11 de novembro

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

Viabilizando o Crédito

Viabilizando o Crédito Palestra: Viabilizando o Crédito Educação Empreendedora Consultoria Gestão Inovação Resultados 0800 570 0800 / www.sebrae-rs.com.br O que é CRÉDITO? Credare: Confiar, acreditar. Percepção externa baseada

Leia mais

Guia Rápido Registro Integrado/ES

Guia Rápido Registro Integrado/ES Guia Rápido Registro Integrado/ES O Registro Integrado/ES, através do sistema REGIN integra os órgãos públicos envolvidos no registro de empresas como Junta Comercial (JUCEES), Receita Federal (RFB), Secretaria

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Antes de enviar um Projeto, saiba que Rio Paranapanema No caso dos Conselhos Municipais dos Direitos

Leia mais

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 1. OBJETIVO Orientar a condução dos processos de Coordenação e controle de obras, executadas pela Brookfield Incorporações S/A, de forma a garantir

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO 4 EDIÇÃO. ACIF Mulher. Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária. layout.indd 1 29/04/2014 15:44:52

PLANO DE PATROCÍNIO 4 EDIÇÃO. ACIF Mulher. Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária. layout.indd 1 29/04/2014 15:44:52 PLANO DE PATROCÍNIO ACIF Mulher. Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária. a 4 EDIÇÃO 2014/2015 layout.indd 1 29/04/2014 15:44:52 layout.indd 2 29/04/2014 15:44:52 PLANO DE PATROCÍNIO PRÊMIO MULHERES

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Novo Layout NF-e versão 310

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Novo Layout NF-e versão 310 Segmentos Novo Layout NF-e versão 310 24/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

Sistema de Eventos - Usuário

Sistema de Eventos - Usuário 2013 Sistema de Eventos - Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 06/06/2013 Sumário 1- Sistema de eventos... 3 1.1 Eventos... 3 1.2 Eventos que participo... 4 1.3 Trabalhos...

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SISRH

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SISRH Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SISRH Sistema de Gestão de Pessoas Versão 2.0a Manual de Operação

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

Modalidade Franqueado

Modalidade Franqueado PRÊMIO o cumprimento ABF DESTAQUE de todos os critérios FRANCHISING deste Categoria regulamento, selecionando Sustentabilidade os melhores trabalhos. Modalidade Franqueado REGULAMENTO Objetivos O Prêmio

Leia mais

Programa de Formalização do Micro Empreendedor Individual Sustentabilidade Social. Florianópolis - SC

Programa de Formalização do Micro Empreendedor Individual Sustentabilidade Social. Florianópolis - SC Programa de Formalização do Micro Empreendedor Individual Sustentabilidade Social Florianópolis - SC 27 de outubro de 2014 A INFORMALIDADE NO BRASIL A INFORMALIDADE Pesquisa ECINF IBGE Pertencem ao setor

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO DO CRM PROFESSIONAL SUMÁRIO

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas Manual Índice 1. O programa 2. Os cursos 3. A adaptação dos conteúdos 4. O novo Convênio 5. O novo programa 6. Cronograma 7. Parcerias locais 8. Montagem das turmas 9. Definição dos cursos 10. Liberação

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 PREENCHIMENTO DO PEDIDO DE VIABILIDADE E BUSCA PRÉVIA (CONSULTA PRÉVIA)...5 CONSULTA PEDIDO DE VIABILIDADE...13.

ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 PREENCHIMENTO DO PEDIDO DE VIABILIDADE E BUSCA PRÉVIA (CONSULTA PRÉVIA)...5 CONSULTA PEDIDO DE VIABILIDADE...13. Página 1 / 15 ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 PREENCHIMENTO DO PEDIDO DE VIABILIDADE E BUSCA PRÉVIA (CONSULTA PRÉVIA)...5 CONSULTA PEDIDO DE VIABILIDADE...13 Página 2 / 15 APRESENTAÇÃO O que é: O Sistema de Registro

Leia mais

Modelo de Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria

Modelo de Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria Modelo de Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria Contrato de locação de serviços que entre si fazem (nome e qualificação de quem está contratando: natureza ou profissão, endereço e dados como

Leia mais

ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL

ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL (Ou o último documento de atualização de dados conforme o tipo de pessoa jurídica): 1.1- Antes de iniciar o processo de alteração

Leia mais

PLANOS PERGUNTAS E RESPOSTAS DE PRODUTOS WWW.SPCBRASIL.ORG.BR

PLANOS PERGUNTAS E RESPOSTAS DE PRODUTOS WWW.SPCBRASIL.ORG.BR PLANOS DE PRODUTOS PERGUNTAS E RESPOSTAS WWW.SPCBRASIL.ORG.BR 1 O QUE SÃO PLANOS? Planos são mensalidades bonificadas que têm por objetivo simplificar, padronizar e aumentar a competitividade das CDLs

Leia mais

O QUE É MICROCRÉDITO?

O QUE É MICROCRÉDITO? O QUE É MICROCRÉDITO? Empréstimos de pequeno valor, concedido a pessoas de baixa renda ou em ramo de negócio com baixo volume de recurso, que usualmente não tem acesso ao crédito convencional. CRESCER

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES

MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES Clientes No cadastro de clientes, insira as informações obtidas sobre todas as pessoas físicas ou jurídicas que compraram seguro através da corretora ou ainda

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

PROJETO GERAR PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

PROJETO GERAR PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PROJETO GERAR PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA Garanhuns/PE 2014 APRESENTAÇÃO O Projeto visa

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

Marketing. Palestra Divulgue sua empresa. Palestra Aumente suas vendas. Curso Na Medida: Marketing

Marketing. Palestra Divulgue sua empresa. Palestra Aumente suas vendas. Curso Na Medida: Marketing A moda é deixar a sua loja mais atrativa! Programação novembro dezembro 2014 O Sebrae-SP reserva-se ao direito de cancelar qualquer item da sua programação caso não haja número suficiente de inscritos

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema

Manual de Utilização do Sistema Manual de Utilização do Sistema 2013 Nota Control Nota Cuiabana Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II Apresentação 1 Menu Home 2 Menu Cadastro 3 Menu Já sou cadastrado 4 Menu

Leia mais

Diversas pessoas com o objetivo de ir em frente e inovar. Esse é o valor do i9.

Diversas pessoas com o objetivo de ir em frente e inovar. Esse é o valor do i9. Diversas pessoas com o objetivo de ir em frente e inovar. Esse é o valor do i9. Fazer a diferença é ser empreendedor de suas próprias ideias O conceito do i9 Quando pessoas de diversos lugares se conectam

Leia mais

I. Da Instituição e Objetivos:

I. Da Instituição e Objetivos: Regulamento I. Da Instituição e Objetivos: 1.1. O, abreviadamente CEME, é órgão integrante da FACIAP FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E EMPRESARIAIS DO PARANÁ, subordinando-se ao seu estatuto e às

Leia mais

Principais dificuldades

Principais dificuldades Principais dificuldades A maior dificuldade apontada pelas organizações contábeis pesquisadas foi receber informações dos clientes com qualidade e prazo. Apenas 16% delas indicaram problemas com a aderência

Leia mais

Compra de veículos diretamente de fábrica através do Programa Parceria Ford. Perguntas e Respostas

Compra de veículos diretamente de fábrica através do Programa Parceria Ford. Perguntas e Respostas Compra de veículos diretamente de fábrica através do Programa Parceria Ford Perguntas e Respostas 1. Como funciona a compra de automóveis 0km em meu nome? A montadora Ford proporciona uma série de benefícios

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 001 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

POLÍTICA GERAL PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO

POLÍTICA GERAL PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO POLÍTICA GERAL PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO Sumário Introdução... 2 Condições Gerais... 2 Definições... 2 Análise de crédito: principais critérios... 3 Contratos... 4 Acompanhamento de liquidez... 4 Principais

Leia mais

Integração ADMRH com AGROSYS

Integração ADMRH com AGROSYS Treinamentos no produto AdmRH CGI - Consultoria Gaúcha de Informática Ltda - Divisão de treinamentos Guia do Aluno Versão 1.0 Integração ADMRH com AGROSYS Empresa: Participante: Data: Os produtos da CGI

Leia mais

SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA

SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA EDITAL 04/2009 IDÉIA FLUXO CONTÍNUO INCUBADORA MULTI-SETORIAL DE BASE TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO Novembro de 2009. PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DE EUNÁPOLIS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DE EUNÁPOLIS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DE EUNÁPOLIS Eunápolis, Julho/2013 1. CONTEXTUALIZAÇÃO Eunápolis possui a terceira maior população do Extremo Sul da Bahia estimada em 102 mil habitantes, sendo

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Formulário de Adesão ao Projeto Vida no Trânsito

Formulário de Adesão ao Projeto Vida no Trânsito Formulário de Adesão ao Projeto Vida no Trânsito Se você deseja se candidatar a apoiar e participar de maneira pró-ativa do projeto VIDA NO TRÂNSITO, envie-nos um e-mail vidanotransitopalmas@gmail.com

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais