Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem"

Transcrição

1 Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem O métodos da pesquisa em Ensino de Física Prof. Dr. Héctor José García Mendoza w3.dmat.ufrr.br/~hector 1 Esta apresentação tem como base principal o autor Moreira, M. A. (2011). Teorias de Aprendizagem (2ª ed.). 1 São Paulo: EDU.

2 Definição de Pesquisa A Pesquisa é um conjunto de processo sistemático, crítico e empírico que se aplica ao estudo de um fenômeno. As pesquisa em ensino deve ter como foco principal a aprendizagem dos alunos, a sua vez, faz parte das pesquisas educacionais. 2 (Moreira, 2011)

3 Mapa conceitual sobre pesquisa em ensino Pesquisa em Ensino Fenômenos de interesse procura responder questões sobre Relacionados a Currículo Ato de Ensinar Aprendizagem Contexto do do Avaliação do do 3 (Moreira, 2011)

4 Classificação da Pesquisa Abordagem do problema Quantitativas Qualitativas Mistas Os objetivos. Exploratória Descritiva Correlacionada Explicativa Procedimentos Experimental Quase Experimental Pre-Experimental Teoria Fundamentada Etnográficos Pesquisa Ação Narrativos Estudo de Caso Entre outros 4 (Sampieri, 2010)

5 Segundo a abordagem do problema Enfoque quantitativo: Usa a coleção de dados para provar hipóteses, com base na medição numérica e no análise estadística, para estabelecer padrões de comportamentos e provar teorias (objetivo, dedutivo). Enfoque qualitativo: Utiliza a coleção de dados sem medição numérica para descobrir ou afinar perguntas de investigação no processo da pesquisa. São gerados hipóteses durante o estudo ou ao final deste. (subjetivo, indutivo). Enfoque misto: É o conjunto de processos sistemáticos, empíricos e críticos de pesquisa que implicam a coleção e análise de dados, assim como a integração e discussão conjunta, para realizar inferências de toda a informação coletada e alcançar um maior entendimento do fenômeno estudado. 5 (Sampieri, 2010)

6 Diferencias enquanto a suas caraterísticas, processos e intenção Características quantitativas Elementos Características qualitativas Mede fenómenos Utiliza estatísticas Prova hipóteses Análise de causa - efeito Características Explora fenômeno em profundidades Se conduze em ambientes naturais Os significados se extraem dos dados Não se fundamenta na estatística. Sequencial Dedutivo Provatório Analisa a realidade Generalização de resultados Controle sobre os fenômenos Precisão Replica Predição Processos Intenção Indutivo Recorrente Analisa múltipla realidade objetiva Profundidade de resultados Amplitude Riqueza interpretativa Contextualizar o fenômeno 6 (Sampieri, 2010)

7 Comparação enquanto o problema, revisão bibliográfica, coleta e análise de dados e relatório Características quantitativas Processos fundamentais geral da pesquisa Caracterizas qualitativas Orientação para a descrição, predição e explicação Especifico e fechado. Dirigido para dados medíveis ou observável O problema Orientação para exploração, a descrição e o entendimento Geral e amplo Dirigido as experiências dos participantes Rol fundamental Justificativa para o problema e a necessidade de estudo Revisão da literatura Rol secundário Justificativa para o problema e a necessidade do estudo Instrumentos predeterminados Dados numéricos Números considerados de casos Coletas de dados Os dados emergem pouco a pouco Dados em textos e/ou imagem Números relativos de casos 7 (Sampieri, 2010) continua...

8 Comparação enquanto o problema, revisão bibliográfica, coleta e análise de dados e relatório Características quantitativas Processos fundamentais geral da pesquisa Caracterizas qualitativas Análises estatísticos Descrição de tendências, comparação de grupos ou relação entre variável Comparação de resultados com predições e estudos prévios. Análise dos dados Análise de textos e materiais audiovisuais Descrição, análise e desenvolvimento do tema Significado profundo do tema Estándar e fixo Objetivo e sem tendências Relatório de resultados Emergente e flexível Reflexivo e com aceitação de tendência 8 (Sampieri, 2010)

9 O processo quantitativo Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5 Ideias Problema Revisão bibliográfica e marco teórico Alcance segundo os objetivos Hipóteses e variáveis Relatórios dos resultados Análise dos dados Coletas de Dados Definição e seleção da amostra Modelo da pesquisa (procedimentos) Fase 10 Fase 9 Fase 8 Fase 7 Fase 6 9 (Sampieri, 2010)

10 Nascimento de um projeto de pesquisa (Fase 1) iniciam com ideias que Projeto de Pesquisa Ajudam a resolver problema Aportam conhecimentos Geram interrogações para que é Objetivas no Enfoque quantitativo devem ser aproximar-se a realidade que é Subjetivas no Enfoque qualitativo Novas Alentadoras Emocionantes Inspiradoras cujas fontes são para que é Experiências Materiais escritos Materiais Audiovisuais Teorias Conversas Internet Intersubjetivas no Enfoque misto 10 (Sampieri, 2010)

11 O problema quantitativo (Fase 2) os critérios de seleção são Formulação do problema quantitativo os elementos são Relação entre variáveis Seja medível ou observável Delimitar o problema Formular como pergunta deve-se implica Afinar ideias Objetivos Pergunta da pesquisa Justificativa Viabilidade do estudo Deficiência no conhecimento sobre o estudo 11 (Sampieri, 2010)

12 O marco teórico Fase 3 Elaboração do Marco Teórico Proporciona o estado da arte Sustento Teórico funções Orientar o aluno Prevenir erros Ampliar o horizonte Estabelecer a necessidade da pesquisa Motiva novos estudos Ajuda a formular hipóteses Prover de um marco de referência 12 suas etapas são Revisão literatura (deve seletiva) Adoção o desenvolvimento de uma teoria da ser têm fontes depende organiza-se suas fases são Teoria desenvolvida Varias teorias desenvolvidas Generalizações empíricas Descobrimentos parciais Guias não pesquisadas ou ideias vagas Ramificação do índice Mapeio de tema e autores (mapa conceitual) Primarias Secundarias Terciarias Revisão Detecção Consulta (Sampieri, 2010) Extração e recopilação Integração

13 Alcance da pesquisa quantitativa - Fase 4 Pesquisa Quantitativa tem Alcances Resultam da revisão da literatura e da perspectivas do estudo Depende, dos objetivos do pesquisador para combinar os elementos no estudo são Exploratórios Pesquisam problemas poucos estudados Indagam desde uma perspectiva a inovadora Ajudam a identificar conceitos promissórios Preparam o terreno para novos estudos Descritivos Considera ao fenómeno estudado e seus componentes Medem conceitos Definem variáveis Explicativos Determinam as causas dos fenômenos Geram um sentido de entendimento São sumamente estruturados Correlacionais Oferecem predições Explicam as relações entre variáveis Quantificam relações entre variáveis 13 (Sampieri, 2010)

14 Estatísticas De estimação De correlação De diferença de medias Alternativas Descritivas Correlacionais Diferencia de grupos Causais De investigação Descritivas Correlacionais Diferencia de grupos Causais (Causa-Efeito) Nulas Descritivas Correlacionais Diferencia de grupos Causais A Hipóteses - Fase 5 tipos suas caraterísticas são Hipóteses São explicações, tentativas da relação entre duas ou mais variável. Suas funções são: Guiar o estudo Proporcionar explicações Apoiar a prova de teorias se formulam Referir-se a uma situação real Suas variável o término devem ser compreensível, preciso e concreto As variável devem se definida conceitualmente e operacionalmente. As relações entre variável devem ser claras e verosímil Os términos ou variável, assim como as relações entre elas, devem ser observável Devem relacionar-se com técnicas disponível para provarse 14 (Sampieri, 2010) Segundo o alcance do estudo Exploratório: Não se formulam Descritivo: Quando se prognóstica um fato ou dado Correlacionais: Se formulam hipóteses correlacionais Explicativo: Se formulam hipóteses causais

15 Fase 6: Modelos Modelos da Pesquisa (Procedimentos) Tipos Experimentais Proposito Experimentos Quase- Experimento Responder pergunta de pesquisa Alcançar os objetivos Provar Hipóteses Manipulação intencional de variáveis (Independente) Medição de variáveis (depende) Controle e validez Dois ou mais grupo Mínimo controle Pre-experimentos Grupos Intactos Transversais Caraterística: Coleta de dado num único momento. Tipos: Exploratórios, descritivos, correcionais - casuais Não Experimentais Evolutivos Proposito:Analisar câmbios durante o tempo. Tipos:Tendências, evolutivos de tempos e painel 17 (Sampieri, 2010)

16 Amostra (Subgrupo de uma população) Se utiliza por economia de tempo e recursos Implica definir a unidade de analises Requere delimitar a população para generalizar resultados e estabelecer parâmetros Seleção da Amostra- Fase 7 Requer precisar da amostra o tamanho Probabilística Selecionar elementos da amostra por médio de: Listado ou marco amostral Procedimentos poder ser Seus tipos são: Amostra aleatória simples Amostra estratificada Amostra por racimo ou cluster Seleciona participante por uns Não Probabilística ou vários propósitos. Não se pretende que os casos sejam representativos da população. 16 (Sampieri, 2010)

17 implica Coleta de dados Coleta de Dados Fase 8 Confiabilidade procedimentos Medida da estabilidade Medida das forma alternativas ou paralelas Método das metades compartidas Medida das coexistência interna Instrumento para medir variáveis e conceitos seus requisito são Validez Validez de conteúdo Validez de critério Validez de construto fases Objetividade Categorias de analises Unidades de analises tipos Observação Redefinições fundamentais Revisão da literatura Identificar variáveis indicadores Tomada de decisões e Analise de conteúdo Construção do instrumento Prova piloto Versão final do instrumento Questionários Treinamento do pessoal Aplicação do instrumento. 17 Escala de atitudes (Sampieri, 2010) Contextos Entrevista pessoal ou telefônica Auto ministrado Perguntas Abertas Fechadas Escala de Guttman Escala de Likert Diferencial Semântico

18 Os programas SPSS Minitab Stats R Analises de dados utilizando através da Analise de Dados Fase 9 Descritiva Distribuições de frequências Medida de tendência central Medida de variabilidade Gráficos e Pontuações z Média Mediana Moda Intervalo Desvio Estandar Variância etapas são Selecionar o programa Executá-lo Explorar os dados Avaliar a confiabilidade e validez Analises estatístico descritivo Analises estatístico inferencial Apresentar os resultados Estatística Inferencial Paramétrico Não Paramétrico Coeficiente de correlação Regressão Linear Prova t Prova de diferencia de proporções Análise de variâncias Entre outros Chi quadrada Wilcoxon-Mann-Whitney Kolmogorov-Smirnov Teste das medianas Teste de McNemar Entre outros 18 (Sampieri, 2010)

19 Relatórios dos resultados Descreve a pesquisa Comunica os resultados é necessário definir Relatórios dos Resultados Fase 10 Acadêmico Portada Sumario Resumo Introdução Revisão da literatura e marco teórico Método Resultados Discussão Referências Anexos O receptor ou usuário O Contexto a elaboração deve basear-se em Possiblidades criativas Elementos gráficos Manuais de estilo de publicações (APA, ACS Style, Chicago Style, ABNT, etc) Não acadêmico Portada Sumario Resumo executivo Método (Abreviado) Resultados Conclusões Anexos 19 (Sampieri, 2010)

20 O processo qualitativo Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5 Ideias Problema Entrada Inicial no campus Modelo da pesquisa (procedimentos) Definição e acesso a amostra Literatura existente (Marco de referencia) Relatórios dos resultados Interpretação dos resultados Análise de Dados Coletas de Dados Fase 9 Fase 8 Fase 7 Fase 6 20 (Sampieri, 2010)

21 Deve considerar: Objetivos Pergunta da pesquisa Justificativa e visibilidade Exploração das deficiências no conhecimento do problema Propor a amostra inicial: Os participantes Onde se coletarão os primeiros dados Conduza a: Definir conceitos e variáveis Coletar dados através da observação Imersão no ambiente Confirmar ou ajustar a amostra Problema de Pesquisa Ingresso no campo: Explorar o contexto selecionado. Considerar a conveniência e acessibilidade Apoiando-se: Nota de campos Diário de campos Fotografia e médios audiovisuais Revisão da literatura é útil para: Detectar problemas chaves. Dar ideias sobre métodos de recolecção de dados e analises. Considerar erros de outros. Conhecer as diferentes formas de abordar o problema. Melhorar o entendimentos dos dados e aprofundas as interpretações. 11 INICIO DA PESQUISA QUALITATIVA Que é um processo: Indutivo Interpretativo Iterativo e recorrente Cujos resultados são: Descrição do ambiente Revisão do problema Categorias Hipóteses nascente As hipóteses: Não se provam estaticamente. Geram durante o processo.

22 Amostra na pesquisa qualitativa Se guia por um ou vários propósitos Amostra: Se determina durante ou despois da imersão inicial. Pode-se ajustar em qualquer momento. Não é probabilística Não busca generalizar Busca tipos de casos ou unidades que se encontram no ambiente ou contexto Se número de propões a partir de:: Saturação de categorias Natureza do fenômeno Entendimento do fenômeno. Capacidade de coleção e analises. 12 Tipos De voluntários De expertos De casos tipos Por quotas Orientadas pela pesquisa quantitativas Diversas o de máxima variação Homogêneas Em cadeias ou por redes De casos extremos Por oportunidades Teorias conceituais Confirmativas De casos importantes Por conveniências

23 Teoria Fundamentada Pesquisa Ação Estudos de casos Etnográfica Modelos da pesquisa qualitativa Narrativos Fenomenológica Hermenêutica A triangulação 13

24 Coleta e analises de dados na pesquisa qualitativa Coleta de dados O pesquisador é um instrumento Se dá em ambiente naturais. Não se mede variável. Buscar obter dados que se converteram em informação e conhecimento Ocorrem em forma paralela Amostra Analises de dados Se inicia com a estruturação de dados, através de: A organização de dados Transcrição do material E requere de caderno de análise para documentar o processo Suas ferramentas são principalmente: Biografias e histórias vividas Documentos e registros e artefatos Grupos de enfoques Entrevistas Observação Anotações e caderno de campos Análises do material Critérios de validez e confiabilidade: Dependência Credibilidade Transferência Confirmabilidade Se auxilia em programa computacionais como: Atlas.ti Descision Explorer Etnograph Nvivo Que requere da codificação de Primeiro nível (comparar unidades) Segundo nível (comparar categoria) Para criar categoria Interpretação de resultados Desenvolver padrões Gerar hipóteses, explicações e teorias

25 Seus elementos são: Descrição narrativa Suporte de categoria Relações entre categoria Seus objetivos são: Descrever o estudo Fundamentar o analises Comunicar os resultados Indicar estratégias Os tipos de relatórios depende: As razões do estudo Os usuários e leitores Contexto acadêmico Contexto não acadêmico Elaboração e estilo: ABNT APA Chicago Style 15 Relatório de resultado do processo qualitativo Estrutura Introdução Cap. I Fundamentação Teórica Cap. II Fundamentação Metodológica. Cap. III Analises e Discussão de Resultado Conclusões Sugestões Bibliografia Anexos

26 Os enfoques da Pesquisa Puramente Qualitativos Qualitativos Mistos QUAL - quan Puramente Quantitativos Quantativos Mistos QUAN - qual Mistos Puros QUAL - QUAN A Pesquisa Qualitativa tem enfoque predominante A Pesquisa Quantitativa tem enfoque predominante Mesmo Status 26 (Sampieri, 2010)

27 Tempos dos Métodos Concorrentes Sequencial Método Quan + Método Quan ou Qual + Método Qual ou Quan Método Qual 27 (Sampieri, 2010)

28 A resolução de problema como metodologia ensino do conceito de limite fundamentado na teoria de Galperin em estudantes de bacharelado e licenciatura em Matemática na UFRR Problema Será que aplicação a utilização da resolução como metodologia de ensino melhorará o aprendizagem dos conceito de limite fundamentada na teoria formação por etapa das ações mentais nos estudantes dos estudantes do curso de bacharelado e licenciatura em matemática da UFRR? Objetivos Analisar se a utilização da resolução como metodologia de ensino melhorará o aprendizagem dos conceito de limite fundamentada na teoria formação por etapa das ações mentais nos estudantes dos estudantes do curso de bacharelado e licenciatura em matemática da UFRR? G1 Y 0 X 0 X 1 Y 1 X 2 Y 2 G2 Y Y Y 5 Legenda: G1: Grupo Experimental G2: Grupo de Controle Y i : Aprendizagem, X i : Novo Método de Ensino, Instrumentos: Provas de lápis e papel e observação na sala de aula Y 0 vs Y 1 vs Y 2 e Y 3 vs Y 4 vs Y 5 Y 0 vs Y 3 e Y 1 vs Y 4 e Y 2 vs Y 5 Procedimentos Pre-experimentos (QUAN) Quase-experimento (QUAN) Pesquisa Ação (QUAL) Teoria Fundamentada (QUAL) 28 Sequencial Quan/Qual + Qual/Quan Concorrente (Sampieri, 2010) QUAN/Qual + Qual/QUAN

29 Estudo de Caso Unidade de Análise Aprendizagem Amostra Alunos da Educação Básica e Superior de Roraima Coleta de dados Observação Prova de lápis e papel Entrevistas Questionários Modelo Teoria Fundamentada Modelo Pesquisa Ação. Modelo Pesquisa Ação. Analises dos Resultados Relatório Caso Individual 29

30 Formulação do problema Imersão inicial no problema ou necessidade e seu ambiente (por parte do pesquisador) 1º Ciclo: Identificar o problema Coleta de dados sobre o problema Gerar categorias, temas e hipóteses Desenvolvimento do plano: objetivos, estratégias, ações recursos e programação de tempos 2º Ciclo Elaborar um plano Coletar dados Ajustar o plano ou parte deste e voltar à implementar Colocar em execução o plano 3º Ciclo Implementar e avaliar o plano Coletar dados para avaliar o plano Tomar decisões, redefinir o problema e gerar novas hipóteses Revisar o plano e seus efeitos 30 Novos ajustes, decisões e redefinições, novos diagnósticos, ciclo se repete 4º Ciclo Retroalimentação Coletar dados e voltar a avaliação o plano com ajustes

31 Problema Explicar o processo de assimilação (aprendizagem) através da RP O professor deve conhecer o contexto onde se realiza a aprendizagem 1º Ciclo: Identificar a situação problema da aprendizagem Gerar categorias, tema e hipóteses sobe o nível de aprendizagem dos estudantes segundo os objetivos Coleta dados sobre o processo de assimilação (aprendizagem) através da RP (diagnóstico inicial) Planejamento (Plano de ensino e de aula) 2º Ciclo: Elaborar um Plano Resolução de problema como metodologia de ensino. Coletar dados adicionais (diagnóstico inicial) Ajustar a RP como ME segundo as etapas do processo de assimilação (aprendizagem) Colocar em execução o a RP como metodologia de ensino 3º Ciclo: Avaliar a RP como metodologia de ensino Corrigir o processo de assimilação (aprendizagem) Coletar dados sobre o processo de assimilação (aprendizagem) (avaliação formativa) Revisar o processo de assimilação (aprendizagem) 31 Novos ajustes, decisões e redefinições, novos diagnósticos, ciclo se repete 4º Ciclo Retroalimentação da RP como metodologia de ensino Coletar dados para voltar avaliar a RP como metodologia de ensino (avaliação final)

32 Coleta de dados (provas de lápis e papel, observação, questionário) Organização dos dados e informação segundo os casos e as etapas mentais de formação das ações Iterativo Prepara os dados para análises, ou seja, transcrever as observações, prova de lápis e papel. Simultaneamente Revisão dos dados (leitura e observação), ou seja, ter um panorama segundo as etapas mentais. Além da unidade análise aprendizagem descobrir outras unidades se existir. Codificação do primeiro nível da unidade análise aprendizagem Descrever as categorias que emergirem do primeiro nível Descrever as categorias que emergirem do segundo nível 32 Gerar teorias, hipóteses e explicações sobre: Explicar se a aplicação da atividade de situações problema em sistema de equações lineares, fundamentado na teoria de formação por etapas das ações metais de Galperin, melhorará a aprendizagem dos alunos de 2º ano da escola Ana Libória..

33 Estrutura de um Relatório de Pesquisa Introdução Formulação do Problema Objetivos Hipóteses (Se houver) Justificativa Capitulo 2 Fundamentação Teórica Revisão Bibliográfica Marco Teórico em que fundamenta o trabalho Capitulo 3 Procedimentos Metodológicos Classificação da pesquisa segundo o problema, objetivo e os procedimentos. Determinar as variáveis e/ou categorias de analises Modelos de Pesquisas Amostra Instrumentos Validade da Pesquisa Capitulo 3 Analises dos Resultados Resultados Analises Conclusões Recomendações Anexos 33

34 Referência Bibliográfica Hernández Sampieri, Roberto; Fernández Collado, Carlos; Baptista Lucio, María Pilar.(2010). Metodologia de la Investigación. (5ª ed.). México: Mc- GrawHill. Mendoza, Héctor J. García (2009). Estudio del efecto del sistema de acciones en el proceso de aprendizaje de los alumnos en la actividad de situaciones problemas en Matemática, en la asignatura de Álgebra Lineal, en el contexto de la Facultad Actual de la Amazonia. Dissertação doutoral publicada, Faculdade de Humanidade e Ciência na Educação, Universidade de Jaén, Espanha. Moreira, Marco Antônio (2011). Metodologia de Pesquisa em Ensino. Porto Alegre: LF. w3.dmat.ufrr.br/~hector 34 (Sampieri, 2010)

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Métodos Qualitativos da Pesquisa em Educação Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos e procedimentos.

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Métodos Quantitativos da Pesquisa em Educação Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos e procedimentos.

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Metodologia do Trabalho Científico Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos e procedimentos. Fases da pesquisa quantitativa.

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências O Método Cientifico. Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Metodologia do Trabalho Científico Fases da pesquisa qualitativa. Héctor José García Mendoza https:/w3.dmat.ufrr.br/hector 1 Definição de Pesquisa

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências Fases da pesquisa qualitativa. Héctor José García Mendoza https://w3.dmat.ufrr.br/hector/

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Métodos Qualitativos da Pesquisa em Educação Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos e procedimentos.

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Metodologia do Trabalho Científico Fases da pesquisa Mista Héctor José García Mendoza https:/w3.dmat.ufrr.br/hector 1 O processo qualitativo Fase

Leia mais

Título: Deve estar relacionado com o objetivo geral da pesquisa Deve ter como mínimo dois conceitos e um contexto

Título: Deve estar relacionado com o objetivo geral da pesquisa Deve ter como mínimo dois conceitos e um contexto Estrutura Dissertação no Mestrado Ensino de Ciência Título: Deve estar relacionado com o objetivo geral da pesquisa Deve ter como mínimo dois conceitos e um contexto Introdução 1. Apresentação do mestrando

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências Fases da Pesquisa Quantitativa Prof. Dr. Héctor José García Mendoza https://w3.dmat.ufrr.br/hector/

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Métodos Quantitativos da Pesquisa em Educação Modelos da Pesquisa. Seleção da Amostra. Coleta e analises de dados. Relatório

Leia mais

A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA E FÍSICA NAS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DOS ALUNOS.

A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA E FÍSICA NAS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DOS ALUNOS. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA E FÍSICA NAS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DOS ALUNOS. Introdução Na sociedade moderna cada vez mais resolver problemas é uma necessidade para a capacidade

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências Fases da Pesquisa Quantitativa Prof. Dr. Héctor José García Mendoza https://w3.dmat.ufrr.br/hector/

Leia mais

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI Sumário PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI CAPÍTULO 1 O processo de pesquisa e os enfoques quantitativo e qualitativo rumo a um modelo integral... 2 Que enfoques foram apresentados

Leia mais

I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA,

I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA, SUMÁRIO Prefácio, xv Parte I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA, 1 1 PROCESSO DE PESQUISA, 3 1.1 O processo de pesquisa: características e exigências, 4 1.2 Para que pesquisar?, 5 1.2.1

Leia mais

PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica

PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica Sumário Prefácio... 17 Estrutura pedagógica... 23 PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica 1 Definições dos enfoques quantitativo e qualitativo, suas semelhanças e diferenças...

Leia mais

Héctor José García Mendoza Universidade Federal de Roraima (UFRR) w3.dmat.ufrr.br/~hector

Héctor José García Mendoza Universidade Federal de Roraima (UFRR) w3.dmat.ufrr.br/~hector Sistema de ações para melhorar o desempenho dos alunos na atividade de situações problema em matemática. (Modificado para exemplificar a pesquisa quantitativa) Héctor José García Mendoza Universidade Federal

Leia mais

Estrutura Relatório de Pesquisa sobre temática Aprendizagem (Doutorado, Mestrandos, TCC ou pesquisa)

Estrutura Relatório de Pesquisa sobre temática Aprendizagem (Doutorado, Mestrandos, TCC ou pesquisa) Estrutura Relatório de Pesquisa sobre temática Aprendizagem (Doutorado, Mestrandos, TCC ou pesquisa) Título: Deve estar relacionado com o objetivo geral da pesquisa Deve ter como mínimo dois conceitos

Leia mais

Aula de Metodologia da Pesquisa Segundo Prof. Dr. Fernando Gauthier

Aula de Metodologia da Pesquisa Segundo Prof. Dr. Fernando Gauthier Aula de Metodologia da Pesquisa Segundo Prof. Dr. Fernando Gauthier Formular o problema é aprimorar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa um problema bem formulado esta mais perto de ser resolvido

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Metodologia do Trabalho Científico O Método Cientifico: o positivismo, a fenomenologia, o estruturalismo e o materialismo dialético. Héctor José

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Recapitulando- bibliografia das aulas anteriores CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre:

Leia mais

1 Natureza da Ciência Social, 1

1 Natureza da Ciência Social, 1 SUMÁRIO 1 Natureza da Ciência Social, 1 1.1 O conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiaridades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema da objetividade,

Leia mais

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Aula 6 A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Nosso Blog... 1 Nome do Projeto 7 Objetivos 2 3 Título Nome do Orientador Introdução 8 9 Metodologia Cronograma 4 Problema de Pesquisa 10 Referências

Leia mais

1 Introdução, 1 2 Polo Epistemológico, 9 3 Polo Teórico, 25

1 Introdução, 1 2 Polo Epistemológico, 9 3 Polo Teórico, 25 1 Introdução, 1 1.1 Tipos de Conhecimentos, 1 1.2 Classificação das Ciências, 2 1.3 Pesquisa nas Ciências Naturais e do Homem, 2 1.4 Epistemologia, 3 1.5 Um Modelo Paradigmático, 4 1.6 A Escolha de um

Leia mais

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC.

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Formação inicial de Professores de Ciências e Matemática Zona desenvolvimento proximal. Conceito

Leia mais

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Pesquisa de Mercado 08 de junho de 2017 Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Relembrando... Estrutura da Pesquisa 1. Definição do problema 2. Elaboração de uma abordagem do problema 3.

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANA LIBÓRIA NO ESTADO DE RORAIMA.

REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANA LIBÓRIA NO ESTADO DE RORAIMA. REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANA LIBÓRIA NO ESTADO DE RORAIMA. Erika Eduarda Araújo Sousa 1 Luana Soares de Albuquerque 2

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento do SUBPROJETO (Licenciatura em Matemática)

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento do SUBPROJETO (Licenciatura em Matemática) 1 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação Anexos I e II 2º andar Caixa Postal 365 CEP - 70359-970 Brasília, DF - Brasil Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

Sumário. Parte I O papel e o valor das informações da pesquisa de marketing 1

Sumário. Parte I O papel e o valor das informações da pesquisa de marketing 1 Parte I O papel e o valor das informações da pesquisa de marketing 1 1 Pesquisa de marketing para a tomada de decisão gerencial 2 A complexidade crescente da pesquisa de marketing 3 Painel Conduzindo pesquisas

Leia mais

A Didática da Matemática como Disciplina na Formação de Professores 1.

A Didática da Matemática como Disciplina na Formação de Professores 1. A Didática da Matemática como Disciplina na Formação de Professores 1. Dr. Oscar Tintoter Delgado. Universidade Estadual de Roraima (UERR) Dr. Héctor José García Mendoza. Universidade Federal de Roraima

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Prof. Dr. Anael Krelling 1 O que é pesquisa? Ander-Egg (1978, p. 28), a pesquisa é um "procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Sumário. Parte I. Introdução à Pesquisa em Administração 1. 1 Pesquisa em Administração 2. 3 Pensando como um Pesquisador 50

Sumário. Parte I. Introdução à Pesquisa em Administração 1. 1 Pesquisa em Administração 2. 3 Pensando como um Pesquisador 50 Parte I Introdução à Pesquisa em Administração 1 1 Pesquisa em Administração 2 Por que estudar pesquisa em administração? 4 Informações e vantagem competitiva 8 Metas 8 Apoio à decisão 9 Inteligência de

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ESTADO DE RORAIMA.

UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ESTADO DE RORAIMA. UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ESTADO DE RORAIMA. Luciane Santana Pereira 1 Osmar Martins Almeida Júnior

Leia mais

17/04/2017. Tipos de dados. Primários. Secundários

17/04/2017. Tipos de dados. Primários. Secundários 1 Tipos de dados Primários Secundários 2 1 Dados primários Recolhidos, observados ou experienciados junto ao evento 3 Dados secundários Fontes que interpretam os dados primários. Tendem a ser menos fiáveis

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

1 Que é Estatística?, 1. 2 Séries Estatísticas, 9. 3 Medidas Descritivas, 27

1 Que é Estatística?, 1. 2 Séries Estatísticas, 9. 3 Medidas Descritivas, 27 Prefácio, xiii 1 Que é Estatística?, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Desenvolvimento da estatística, 1 1.2.1 Estatística descritiva, 2 1.2.2 Estatística inferencial, 2 1.3 Sobre os softwares estatísticos, 2 1.4

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Seminário Institucional PIBID - 2013 Aprendizagem : Um olhar sobre as Teorias e Práticas Prof. Dr. Héctor José García Mendoza w3.dmat.ufrr.br/~hector

Leia mais

FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS NA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS NA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS NA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA Héctor José Garcia Mendoza Universidade Federal de Roraima Resumo: A direção do processo de aprendizagem no ensino

Leia mais

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Metodologia Cientíca Prof. Renato Pimentel 1 o Semestre 2017 FACOM31701 TCC1 1 o Semestre 2017 1 / 24 Ciência Esforço para descobrir e aumentar

Leia mais

Metodologia Planejamento. Prof. Dr. Fauze Najib Mattar

Metodologia Planejamento. Prof. Dr. Fauze Najib Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar Capítulo 3 Tipos de Pesquisa Fonte: http://www.fauze.com.br/htm/slides.aspxaspx 2 Classificação dos tipos de pesquisa Classificação

Leia mais

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046)

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) 1 AULA 01 Introdução Ernesto F. L. Amaral 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) ESTRUTURA DA AULA 2 Abordagem de pesquisa quantitativa Abordagem de pesquisa qualitativa Métodos

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa empírica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

Metodologia Científica e Tecnológica

Metodologia Científica e Tecnológica Metodologia Científica e Tecnológica Classificação e Métodos Científicos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2014 Gustavo S. C. Meireles 1 Tipologias de pesquisa científica 2014 Gustavo S. C. Meireles 2 Quanto

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha  19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-2000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Plano do Curso Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma

Leia mais

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver)

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver) FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO: subtítulo (se houver) Belo Horizonte Ano Nome completo do aluno TÍTULO: subtítulo (se houver) Projeto de pesquisa desenvolvido como requisito

Leia mais

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII SUMÁRIO Prefácio, XVII 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 1.1 Que é pesquisa?, 1 1.2 Por que se faz pesquisa?, 1 1.3 Que é necessário para fazer uma pesquisa?, 2 1.3.1 Qualidades pessoais do pesquisador,

Leia mais

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 SUMÁRIO Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21 Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 Natureza da pesquisa 23 Métodos não científicos e científicos de solução de problemas 30 Modelos

Leia mais

Metodologias de Investigação

Metodologias de Investigação Metodologias de Investigação Projecto de Investigação e Intervenção Educativa Autor: Mestre Maria dos Anjos Cohen ISCE Odivelas Temáticas 1.Esclarecimento de Conceitos 1. Conhecimento 2. Método 3. Técnica

Leia mais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais 1 Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais Ana Maria Doimo Ernesto F. L. Amaral 21 de setembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Banco Mundial. Monitorização e Avaliação: algumas

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio PESQUISA Pesquisa é o conjunto de investigações,

Leia mais

Profª. Cláudia M. Cruz Rodrigues Prof. Marcelo N. Cortimiglia Prof. Alejandro Germán Frank

Profª. Cláudia M. Cruz Rodrigues Prof. Marcelo N. Cortimiglia Prof. Alejandro Germán Frank Profª. Cláudia M. Cruz Rodrigues Prof. Marcelo N. Cortimiglia Prof. Alejandro Germán Frank Introduzir o aluno no exercício da solução para um problema técnico específico, dentro de um determinado campo

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

A Didática como epistemologia da aprendizagem.

A Didática como epistemologia da aprendizagem. Grupo de Pesquisa em Metodologia de Ensino e seus Processos Cognitivos. A Didática como epistemologia da aprendizagem. Prof. Dr. Héctor José García Mendoza Prof. Dr. Oscar Tintorer Delgado https://w3.dmat.ufrr.br/hector/

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, xv

SUMÁRIO. Prefácio, xv SUMÁRIO Prefácio, xv 1 Natureza da ciência social, 1 1.1 Conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiariedades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar

Leia mais

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior.

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior. Estatística Professor Jair Vieira Silva Júnior Ementa da Disciplina Estatística descritiva; Interpretação de gráficos e tabelas; Amostras, representação de dados amostrais e medidas descritivas de uma

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais

Ajustar Técnica usada na análise dos dados para controlar ou considerar possíveis variáveis de confusão.

Ajustar Técnica usada na análise dos dados para controlar ou considerar possíveis variáveis de confusão. Glossário Ajustar Técnica usada na análise dos dados para controlar ou considerar possíveis variáveis de confusão. Análise de co-variância: Procedimento estatístico utilizado para análise de dados que

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Metodologia da Investigação Científica. Documento de Apoio às aulas presenciais Documento de Apoio às aulas presenciais

APRESENTAÇÃO. Metodologia da Investigação Científica. Documento de Apoio às aulas presenciais Documento de Apoio às aulas presenciais Documento de Apoio às aulas presenciais APRESENTAÇÃO Metodologia da Investigação Científica Tereza Ventura Doctor Europeus (Ciências da Educação, Universidade de Sevilha, Espanha) Especialista em Matemática

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL

UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL LEITE* 1, Jardel Sousa; MENDOZA 2, Héctor José García RESUMO 1 jardelsousa562@gmail.com

Leia mais

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA. Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen. Elaboração e apresentação de trabalhos científicos - artigos

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA. Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen. Elaboração e apresentação de trabalhos científicos - artigos DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Elaboração e apresentação de trabalhos científicos - artigos Metodologia Científica Profª Alessandra de Linhares Jacobsen

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior.

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior. Estatística Professor Jair Vieira Silva Júnior Ementa da Disciplina Estatística descritiva; Interpretação de gráficos e tabelas; Amostras, representação de dados amostrais e medidas descritivas de uma

Leia mais

Capítulo 1 Conceitos de Marketing e Marketing Research

Capítulo 1 Conceitos de Marketing e Marketing Research Índice Prefácio 21 Introdução 25 PARTE I Capítulo 1 Conceitos de Marketing e Marketing Research 1. Evolução do Marketing 33 2. Evolução do conceito de Marketing 35 3. Modelo do sistema de Marketing 38

Leia mais

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA O que é estatística? É conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos,

Leia mais

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA 6EMA020-2000 Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br Universidade Estadual de Londrina 13 de abril de 2016 CRONOGRAMA 1 o BIMESTRE: MÓDULO I - Estatística Descritiva Noções Básicas em estatística:

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2016

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 Legislações Complementares: Resolução Nº 02/2016 Colegiado DEst Resolução Nº 03/2016 Colegiado DEst Resolução Nº 01/2017 Colegiado DEst RESOLUÇÃO Nº 01/2016 O Departamento de Estatística, tendo em vista

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha   17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-1000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 17 e 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

Aula 08 Técnicas de Pesquisa

Aula 08 Técnicas de Pesquisa Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco POLI/UPE Curso de Engenharia Civil - CEC Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil - PEC Disciplina: Metodologia de Ensino e Pesquisa Tecnológica -

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA RELAÇÃO ENTRE A ATITUDE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA RELAÇÃO ENTRE A ATITUDE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS ANÁLISE ESTATÍSTICA DA RELAÇÃO ENTRE A ATITUDE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS Nível de significância No processo de tomada de decisão sobre uma das hipóteses levantadas num estudo, deve-se antes de tudo definir

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA EXAME ESPECIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA EXAME ESPECIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA 1 EXAME ESPECIAL Professor: Ernesto Friedrich de Lima Amaral Disciplina:

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO PORTO Ano lectivo 2009/20010 EXAME: DATA 24 / 02 / NOME DO ALUNO:

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO PORTO Ano lectivo 2009/20010 EXAME: DATA 24 / 02 / NOME DO ALUNO: INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO PORTO Ano lectivo 2009/20010 Estudos de Mercado EXAME: DATA 24 / 02 / 20010 NOME DO ALUNO: Nº INFORMÁTICO: TURMA: PÁG. 1_ PROFESSOR: ÉPOCA: Grupo I (10

Leia mais

Mapas e Estatística. Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado

Mapas e Estatística. Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado Mapas e Estatística Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado Abordagens Características básicas Ciência Provisório Explicativo Lógico Empírico Filosofia Provisório Explicativo Lógico

Leia mais

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa (resumo) 1. Tipos/abordagens de pesquisa 2. Procedimentos técnicos 3. Fonte de informação 4. Técnicas/instrumentos

Leia mais

SENAI&'&ES& O"METODO"QUANTITATIVO" " " 26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & &

SENAI&'&ES& OMETODOQUANTITATIVO   26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & & SENAI&'&ES& & & O"METODO"QUANTITATIVO" " " Prof."FÁBIO"CAMPOS" E O que é método? É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que são procedimentos metodológicos?

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Grau: Bacharelado EMENTA OBJETIVOS

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Grau: Bacharelado EMENTA OBJETIVOS COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO Unidade Curricular: Epidemiologia, Bioestatística e Tecnologia de Informação. Nome da Coordenadora de Eixo: Jacqueline Domingues Tibúrcio

Leia mais

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação PROFESSORA MARILUCIA RICIERI Psicóloga Mestre em Educação METODOLOGIA CIENTÍFICA Vídeo Aula 1 Definição de Conhecimento Conhecimento Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam

Leia mais

Análise de dados, tipos de amostras e análise multivariada

Análise de dados, tipos de amostras e análise multivariada Les-0773: ESTATÍSTICA APLICADA III Análise de dados, tipos de amostras e análise multivariada AULA 1 12/05/17 Prof a Lilian M. Lima Cunha Maio de 2017 Introdução O que significa o termo estatística? No

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Resolução de Problema no Ensino de Ciências O Problema Docente vs Problema Científicos. Héctor José García Mendoza w3.dmat.ufrr.br/~hector

Leia mais

METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA A FASE ANALÍTICA TCOR ENGEL SILVA COSTA costa.pms@ium.pt/226013 2 METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Previamente ao início da recolha de dados, o investigador

Leia mais

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA020-1000 Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 21 de março de 2018 Londrina-PR 1 / 19 1 o Bimestre Plano do Curso Cronograma

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

Sumário. Prefácio à 8 a edição, xv

Sumário. Prefácio à 8 a edição, xv Prefácio à 8 a edição, xv 1 Pesquisa, 1 1 Conceitos e finalidades, 1 1.1 Conceitos, 1 1.2 Finalidades, 2 2 Características, campos e tipos de pesquisa, 4 2.1 Características, 4 2.1.1 Procedimento sistematizado,

Leia mais

amostra é o subconjunto do universo ou da população por meio do qual se estabelecem ou se estimam as características desse universo ou população

amostra é o subconjunto do universo ou da população por meio do qual se estabelecem ou se estimam as características desse universo ou população amostra é o subconjunto do universo ou da população por meio do qual se estabelecem ou se estimam as características desse universo ou população na pesquisa social são utilizados diversos tipos de que

Leia mais

Sistema de ações para melhorar o desempenho dos alunos na atividade de situações problema em matemática

Sistema de ações para melhorar o desempenho dos alunos na atividade de situações problema em matemática Sistema de ações para melhorar o desempenho dos alunos na atividade de situações problema em matemática Héctor José García Mendoza Universidade Federal de Roraima (UFRR) Brasil hector@dmat.ufrr.br Oscar

Leia mais

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA Métodos de Pesquisa A pesquisa compreende qualquer atividade criativa e sistemática realizada com o fim de incrementar o acervo do conhecimento científico e o uso desse acervo

Leia mais

Metodologia de Investigação Educacional

Metodologia de Investigação Educacional Metodologia de Investigação Educacional Estilos de Investigação Isabel Chagas, DEFCUL Estilos de Investigação Surveys (sondagens) Estudos Experimentais Estudos Interpretativos Estudo de Caso História de

Leia mais

Introdução. Amostragem, amostra aleatória simples, tabela de números aleatórios, erros

Introdução. Amostragem, amostra aleatória simples, tabela de números aleatórios, erros Estatística Aplicada 2007/2008 Programa Introdução às probabilidades. Distribuições. Amostragem. Testes de hipóteses. Análise da variância. Estatística não-paramétrica. Testes de ajuste do qui-quadrado.

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular (UC)

Ficha da Unidade Curricular (UC) Impressão em: 03-01-2013 17:12:18 Ficha da Unidade Curricular (UC) 1. Identificação Unidade Orgânica : Escola Superior de Tecnologia e Gestão Curso : [IS] Informática para a Saúde UC/Módulo : Bioestatística

Leia mais