ASSOCIAÇÃO DE HASTE INTRAMEDULAR E CINESIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO PRECOCE DE FRATURA DA DIÁFISE DE FÊMUR.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSOCIAÇÃO DE HASTE INTRAMEDULAR E CINESIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO PRECOCE DE FRATURA DA DIÁFISE DE FÊMUR."

Transcrição

1 ASSOCIAÇÃO DE HASTE INTRAMEDULAR E CINESIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO PRECOCE DE FRATURA DA DIÁFISE DE FÊMUR. *Diego Alex de Matias * Jaqueline de Fátima Biazus * Acadêmico da 8ª fase do curso de fisioterapia da UNISUL campus Tubarão / SC * Professora responsável pelo estágio supervisionado em ortopedia e traumatologia da UNISUL campus Tubarão / SC. RESUMO Fraturas da diáfise do fêmur são, em geral, resultado de traumas violentos. O fêmur é o maior osso e está envolto por grandes massas musculares, fraturas do fêmur podem ameaçar a vida, pela hemorragia extensa dentro da coxa ou por uma ferida aberta. A hasteintramedular é uma técnica cirúrgica comumente usada nos casos de fraturas diafisárias do fêmur. Essa técnica promove ótimos resultados no que se refere à formação do calo-ósseo e por conseqüência a consolidação da fratura. A cinesioterapia é, etimologicamente a arte de curar que utiliza todas as técnicas do movimento. O objetivo geral da pesquisa é analisar os efeitos da cinesioterapia na reabilitação precoce de fraturas da diáfise de fêmur com haste intramedular em pacientes atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da UNISUL campus Tubarão SC. Fizeram parte da amostra 3 pacientes e foram aplicadas 10 sessões de fisioterapia no período vespertino e noturno totalizando 5 sessões semanais. Os parâmetros avaliados foram edema, quadro álgico, força muscular, amplitude de movimento e formação de calo ósseo. Após as reavaliações obteve-se êxito no tratamento, possibilitando aos pacientes o retorno precoce às suas atividades de vida diária. Palavra-chave: cinesioterapia, fratura, fêmur, haste-intramedular.

2 INTRODUÇÃO Fraturas da diáfise do fêmur são, em geral, resultado de traumas violentos. O fêmur é o maior osso e está envolto por grandes massas musculares, o que torna menos provável a exposição óssea (HEBERT, 1998). As fraturas do fêmur podem ameaçar a vida, pela hemorragia extensa dentro da coxa ou por uma ferida aberta, embolia gordurosa, síndrome da angústia respiratória adulta ou resultante da insuficiência de múltiplos órgãos (ROCKWOOD, ). O quadril é uma articulação esferoidal (do tipo bola e encaixe). A bola é a cabeça do fêmur, que forma cerca de dois terços de uma esfera. O encaixe é o acetábulo côncavo, que forma um ângulo oblíquo em direção anterior, lateral e inferior. A cartilagem articular cobre ambas as superfícies articuladas (HALL, 2005). O movimento do quadril acontece em todos os 3 planos: sagital (flexão e extensão), frontal (abdução e adução) e transversal (rotação interna e externa). O movimento é maior no plano sagital, onde o alcance da flexão é de 0 a aproximadamente 140º e o alcance da extensão é de 0 a 15º. O alcance da abdução é de 0 a 30º, considerando que o da adução é um pouco menor, de 0 a 25º. A rotação externa varia de 0 a 90º e a rotação interna de 0 a 70º quando a junta do quadril é flexionada (NORDIN, 2003). Diagnosticar uma fratura de diáfise femoral quase nunca é difícil. Deformidade, edema e dor a palpação se apresentam ao exame físico geralmente tornando o diagnóstico óbvio. O principal problema do diagnóstico é detectar lesões adicionais, como fratura da epífise femoral ou tibial, ou lesão ligamentar em torno do joelho. Tais lesões geralmente são detectáveis através de cuidadoso, minucioso e delicado exame físico, juntamente com raios-x de rotina da articulação acima e abaixo da fratura (ROCKWOOD, ).

3 A cinesioterapia é, etimologicamente a arte de curar que utiliza todas as técnicas do movimento. Ela faz parte de um conjunto de terapias que emprega diversos agentes físicos ( água, eletrecidade, ondas, calor) e que se completam mutuamente conforme a doença a tratar (XHARDEZ, 1996). O terapeuta tem a opção de prescrever diferentes tipos de contrações musculares como parte do programa de exercícios. Esta especificação é importante para alcançar os objetivos e evitar lesões. Pensando nas várias categorias de contração muscular, deve-se considerar o que acontece com o comprimento do músculo quando o trabalho está sendo realizado contra uma resistência externa (SHANKAR, 2002). Com o desenvolvimento da haste femoral universal, o ponto antigo de entrada não era mais apropriado em virtude da rigidez e curvatura da haste, porque ele não permitia fresar ao longo do eixo do osso e causaria torção da haste durante a inserção. Isto tornou necessário localizar o ponto de inserção no prolongamento do canal medular a fossa piriforme (MÜLLER, 1993). Esse tipo de fixação é altamente eficiente e se baseia no princípio de um tubo inteiro dentro de outro quebrado. Ela dá excelente estabilidade contra encurtamento, quando há contato cortical entre os fragmentos principais. A estabilidade contra rotação pode ser adequada, desde que haja contato ósseo de pelo menos 50% entre dois fragmentos principais (SCHWARTSMANN; LECH; TELÖKEN, 2003). MATERIAIS E MÉTODOS

4 A pesquisa abordada é de nível exploratória podendo ser classificada como quantitativa quanto a abordagem e como estudo multi-caso quanto ao procedimento utilizado na coleta de dados. A pesquisa abrangeu indivíduos submetidos à cirurgia ortopédica para colocação de haste intramedular após fratura de fêmur, os mesmos foram encaminhados a Clínica Escola de Fisioterapia no 7º dia pós operatório pelo cirurgião ortopedista. A população constou de 3 indivíduos submetidos a colocação de hasteintramedular, sendo todos do gênero masculino. A idade dos pacientes de 18 anos e 25 anos. Todos os pacientes que fizeram parte do estudo tiveram que se submeter a colocação de haste-intramedular devido a acidente motociclístico. Em ambos os casos a fratura ocorreu no fêmur direito. Como critérios de inclusão, foram estabelecidos os seguintes fatores: Estarem em pós operatório de fratura de fêmur Uso de haste intramedular Disponibilidade de dia e horário para o tratamento Não apresentarem nenhuma outra lesão associada. Todos os pacientes foram tratados na Clínica Escola de Fisioterapia da UNISUL. No decorrer do trabalho 1 dos 3 pacientes não compareceu na reavaliação, impossibilitando o pesquisador de fazer a comparação entre os dados colhidos na avaliação.

5 Na avaliação da goniômetria os pacientes estavam em decúbito dorsal (DD) sobre a maca onde ele realizou a flexão do quadril e em decúbito ventral para o joelho e foi mensurada. Para analisar a perimetria, os pacientes em DD, utilizou-se a fita métrica. Para a realização da graduação de força muscular foi utilizada a escala de 0 (sem força) a 5 (força normal) (anexo E). E para verificar a dor utilizou-se a escala análoga visual de 0 (sem dor) a 10 (muita dor). Para coletar os dados foi utilizada uma ficha de avaliação, raio x semanal, goniômetro da marca Carci de acrílico, fita métrica de uso domiciliar, máquina digital Sony 5.0 mega pixels, escala análogo visual de percepção de esforço, tabela de graduação de força muscular. Durante o tratamento foram utilizados: dispositivos elásticos Thera Band, tábua de quadríceps, caneleiras 0,5 Kg, 1Kg, 2Kg, espaldar ISP, almofada de propriocepção, balancim, barras paralelas, bicicleta ergométrica Monark, esteira elétrica marca Embreex. RESULTADOS Uma redução significativa na mensuração da dor. Os dados foram coletados por relato do paciente ao qual a escala era apresentada e então apontava a numeração que transmitia a intensidade da dor no momento. Na avaliação do quadro álgico do paciente 1, a pontuação demonstrada por ele foi de 3 pontos reduzido para 0,5 na reavaliação. O paciente 2 relatou dor 4 alterando esse valor para 0,5 após o tratamento.

6 No estudo usou-se a tabela de graduação de força muscular, obtendo-se os resultados de força muscular dos pacientes nos principais movimentos de joelho (flexão e extensão) e quadril (flexão, extensão, abdução e adução). Em ambos os pacientes a força muscular teve aumento significativo. A medida da amplitude de movimento articular é um componente importante na avaliação física, pois identifica as limitações articulares, bem como permite aos profissionais acompanharem de modo quantitativo a eficácia das intervenções terapêuticas durante a reabilitação (BATISTA, et al, 2006). Todos os pacientes tiveram aumento de ADM. A perimetria é usada quando deseja-se avaliar a formação de edema na região do pós-operatório, com ela temos uma noção do quanto o tratamento foi efetivo fazendo-se a perimetria de pré e pós tratamento. Com ela temos dados sobre a eliminação de líquidos. Paciente 5cm 10cm 15cm 20cm 25cm Av. Reav. Av. Reav. Av. Reav. Av. Reav. Av. Reav Perimetria de membro inferior diereito. O raio-x dos pacientes, tirados no decorrer do tratamento, havendo formação de calo ósseo em ambos os pacientes com diminuição da linha da fratura, no período de intervalo de 2,5 semanas de um raio-x para outro.

7 CONCLUSÃO Após o período de internação por uma fratura de fêmur, o membro lesado sofre inúmeros traumas ocasionados pela lesão que ocasionou a fratura e também pela cirurgia. Devido a esses fatores o membro apresenta uma limitação de movimento, fraqueza muscular e dor localizada. A escolha do médico ortopedista pela osteossíntese adequada para cada caso tem um papel importante do ponto de vista fisioterápico, pois, é essa escolha que determinará o tratamento utilizado bem como suas indicações e contra-indicações. O tratamento cinesioterapêutico precoce busca possibilitar aos pacientes a redução das complicações do pós-operatório estimulando a movimentação do membro lesado o que trará benefícios no que se refere à força muscular, redução de edema, redução do quadro álgico, visando sempre a estimulação da consolidação da fratura para que ele possa deambular o mais rápido possível e com o mínimo de comprometimento. O estudo analisou os efeitos da cinesioterapia na reabilitação precoce de fraturas diafisárias do fêmur com haste-intramedular e concluiu que quanto mais cedo a técnica é aplicada, melhores são os resultados obtidos pelos pacientes e mais cedo eles retornarão para suas AVD s. REFERÊNCIAS BATISTA, LH et al. Avaliação da amplitude articular do joelho: correlação entre as medidas realizadas com o goniômetro universal e no dinamômetro isocinético. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 10, n. 2, Disponível em: < Acesso em: 20 Out 2006.

8 HALL, Susan J.. Biomecânica básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p 221 HEBERT, Sizínio; XAVIER, Renato; PARDINI JUNIOR, Arlindo G.; BARROS FILHO, Tarcísio E. P. de. Ortopedia e traumatologia: princípios e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p MÜLLER, M. E.. Manual de osteossíntese: técnicas recomendadas pelos Grupos AO- ASIF. 3. ed. aum. e rev. São Paulo: Manole, NORDIN, Margareta; FRANKEL, Victor H.. Biomecânica básica do sistema músculoesquelético. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, p SHANKAR, Kamala (Ed.) Prescrição de exercícios. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, ROCKWOOD JÚNIOR, Charles A; GREEN, David P.; BUCHOLZ, Robert W.. Fraturas em adultos. 3. ed. São Paulo: Manole, , p SCHWARTSMANN, Carlos; LECH, Osvandré; TELÖKEN, Marco. Fraturas: princípios e pratica. Porto Alegre: Artmed, XHARDEZ, Yves. Manual de cinesioterapia: técnicas, patologia, indições, tratamento. São Paulo: Livraria Atheneu, 1996.

DIEGO ALEX DE MATIAS ASSOCIAÇÃO DE HASTE INTRAMEDULAR E CINESIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO PRECOCE DE FRATURA DA DIÁFISE DE FÊMUR.

DIEGO ALEX DE MATIAS ASSOCIAÇÃO DE HASTE INTRAMEDULAR E CINESIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO PRECOCE DE FRATURA DA DIÁFISE DE FÊMUR. DIEGO ALEX DE MATIAS ASSOCIAÇÃO DE HASTE INTRAMEDULAR E CINESIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO PRECOCE DE FRATURA DA DIÁFISE DE FÊMUR. Tubarão,2006 1 DIEGO ALEX DE MATIAS ASSOCIAÇÃO DE HASTE INTRAMEDULAR E CINESIOTERAPIA

Leia mais

Tratamento hidrocinesioterapêutico em pós-operatório de fratura de patela

Tratamento hidrocinesioterapêutico em pós-operatório de fratura de patela Tratamento hidrocinesioterapêutico em pós-operatório de fratura de patela FABIANA MAGALHÃES NAVARRO(UNINGÁ)¹ ANA PAULA PUPIN(G-UNINGÁ) 2 RESUMO A patela é vulnerável a dois tipos diferentes de trauma ou

Leia mais

6º Simposio de Ensino de Graduação

6º Simposio de Ensino de Graduação 6º Simposio de Ensino de Graduação APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DAS FRATURAS DO FÊMUR NA FASE HOSPITALAR: RELATO DE CASO CLÍNICO Autor(es) DANIELA FALEIROS

Leia mais

Fraturas Diáfise Umeral

Fraturas Diáfise Umeral Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Fraturas Diáfise Umeral As fraturas diafisárias do úmero, ocorrem na sua maioria das vezes por trauma

Leia mais

ANÁLISE DA EFICACIA DO USO DA CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO PÓS OPERATÓRIO DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR ESTUDO DE CASO

ANÁLISE DA EFICACIA DO USO DA CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO PÓS OPERATÓRIO DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR ESTUDO DE CASO 1 ANÁLISE DA EFICACIA DO USO DA CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO PÓS OPERATÓRIO DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR ESTUDO DE CASO MARTINS, L.C.: ANDOLFATO, K.R. Resumo: A lesão do ligamento cruzado anterior

Leia mais

PLANO DE ENSINO: ATENÇÃO SECUNDARIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA (ALO007)

PLANO DE ENSINO: ATENÇÃO SECUNDARIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA (ALO007) PLANO DE ENSINO: ATENÇÃO SECUNDARIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA (ALO007) COORDENADOR: DANIEL SOARES BAUMFELD 1. EMENTA: Princípios da Atenção Secundária à Saúde, aplicados à Ortopedia. Abordagem dos problemas

Leia mais

Fraturas e Luxações Prof Fabio Azevedo Definição Fratura é a ruptura total ou parcial da estrutura óssea 1 Fraturas Raramente representam causa de morte, quando isoladas. Porém quando combinadas a outras

Leia mais

Ligamento Cruzado Posterior

Ligamento Cruzado Posterior O joelho é estabilizado por quatro ligamentos principais: 2 ligamentos colaterais (medial e lateral) e 2 ligamentos cruzados - anterior (frente) e posterior (costas). Os ligamentos cruzados originam-se

Leia mais

Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores

Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores Prof André Montillo Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores Lesões do Joelho: Lesões Ósseas: Fratura Distal do Fêmur Fratura da Patela Fratura Proximal da Tíbia: Platô Tibial Anatomia: Lesões Traumáticas

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA Diagnóstico Cinético-Funcional e Imaginologia: Membros Superiores, Cabeça e Tórax Unidade II OMBRO 1 2 3 4 5 Luxação anterior 6 Fratura de cabeça

Leia mais

EFETIVIDADE DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NO PACIENTE EM PÓS-OPERATÓRIO DE RECONSTRUÇÃO DE COLO FEMORAL

EFETIVIDADE DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NO PACIENTE EM PÓS-OPERATÓRIO DE RECONSTRUÇÃO DE COLO FEMORAL EFETIVIDADE DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NO PACIENTE EM PÓS-OPERATÓRIO DE RECONSTRUÇÃO DE COLO FEMORAL Carlos Jhone Coelho da Silva 1 Allex Junior Holanda Ribeiro 2 RESUMO As fraturas da diáfise do

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Fisioterapia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Fisioterapia

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Fratura Distal do Úmero Fratura da Cabeça do Rádio Fratura do Olecrâneo

Leia mais

utilizadas, são as do grupo AO ASIF (Arbeitsgemeinschaft fur Osteosynthesefragen Association for Study of Internal Fixation) -(Associação Suíça para

utilizadas, são as do grupo AO ASIF (Arbeitsgemeinschaft fur Osteosynthesefragen Association for Study of Internal Fixation) -(Associação Suíça para 1 A eficácia da fisioterapia na reabilitação imediata de paciente pós-operatório de fratura diafisária do fêmur utilizando haste intramedular: revisão bibliográfica Adrião Severiano Nunes 1 adriaonunesft@gmail.com

Leia mais

Amplitude de Movimento. Amplitude de Movimento. Tipos de ADM 27/2/2012

Amplitude de Movimento. Amplitude de Movimento. Tipos de ADM 27/2/2012 Amplitude de Movimento Amplitude de Movimento Professora: Christiane Riedi Daniel É o movimento completo de uma articulação ADM completa depende de: ADM Articular termos como flexão, extensão... goniometria

Leia mais

Componente Curricular: Fisioterapia Ortopedia e Traumatologia. Titulação: Especialista em Terapia Manual e Postural, CESUMAR/ PR PLANO DE CURSO

Componente Curricular: Fisioterapia Ortopedia e Traumatologia. Titulação: Especialista em Terapia Manual e Postural, CESUMAR/ PR PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia Ortopedia e Traumatologia Código: Fisio 213 Pré-Requisito: -------

Leia mais

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica COLUNA LOMBAR Coluna lombar Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica 2 tipos de Articulações: Intervertebral cartilaginosa Proc. Articulares - sinovial Coluna lombar Coluna lombar

Leia mais

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba - 2017 Processo de avaliação em reabilitação Avaliação em Fisioterapia A avaliação

Leia mais

Reabilitação Ortopédica Valore Fisioterapia

Reabilitação Ortopédica Valore Fisioterapia Reabilitação Ortopédica Valore Fisioterapia O que é o serviço de reabilitação ortopédica da Valore? O tratamento ortopédico da Valore existe para te ajudar a tratar qualquer dor ou sintoma musculoesquelético,

Leia mais

Prof André Montillo

Prof André Montillo Prof André Montillo www.montillo.com.br Fraturas Proximal do Fêmur: Fraturas do Colo do Fêmur Fraturas Transtrocanterianas do Fêmur Fraturas Proximal do Fêmur: Anatomia: Elementos Ósseos Cabeça do Fêmur

Leia mais

Lesões Meniscais. Anatomia. Tipos de Lesões

Lesões Meniscais. Anatomia. Tipos de Lesões Lesões Meniscais O joelho é uma das mais complexas articulações do corpo humano.. Lesões meniscais estão entre as lesões mais comuns do joelho. Atletas profissionais ou amadores, principalmente aqueles

Leia mais

O PRESENTE ESTUDO É DIRECIONADO AO ALUNO DO SEXTO ANO PARA DAR NOÇÕES MÍNIMAS DE ORTOPEDIA- TRAUMATOLOGIA

O PRESENTE ESTUDO É DIRECIONADO AO ALUNO DO SEXTO ANO PARA DAR NOÇÕES MÍNIMAS DE ORTOPEDIA- TRAUMATOLOGIA O PRESENTE ESTUDO É DIRECIONADO AO ALUNO DO SEXTO ANO PARA DAR NOÇÕES MÍNIMAS DE ORTOPEDIA- TRAUMATOLOGIA PODE SER COPIADO COM A FINALIDADE DE ESTUDO NÃO PODE SER REPRODUZIDO PARA OUTRAS FINALIDADES DISCIPLINA

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA TENDINITE DO SUPRA-ESPINHOSO: RELATO DE CASO

OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA TENDINITE DO SUPRA-ESPINHOSO: RELATO DE CASO OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA TENDINITE DO SUPRA-ESPINHOSO: RELATO DE CASO Andrey Tavares de Oliveira Penido, Karina Lima Oliveira, Sarah Cardoso de Oliveira, Luiza Karollynne dos Santos

Leia mais

EFEITO DO EXERCÍCIO ISOMÉTRICO NO PERÍODO DE REDUÇAO FECHADA POR TRAÇÃO ESQUELÉTICA BALANCEADA EM FRATURAS DIAFISÁRIAS DE FÊMUR E TÍBIA 1

EFEITO DO EXERCÍCIO ISOMÉTRICO NO PERÍODO DE REDUÇAO FECHADA POR TRAÇÃO ESQUELÉTICA BALANCEADA EM FRATURAS DIAFISÁRIAS DE FÊMUR E TÍBIA 1 EFEITO DO EXERCÍCIO ISOMÉTRICO NO PERÍODO DE REDUÇAO FECHADA POR TRAÇÃO ESQUELÉTICA BALANCEADA EM FRATURAS DIAFISÁRIAS DE FÊMUR E TÍBIA 1 ELIZANGELA STADNICK 2 ADERBAL SILVA AGUIAR JÚNIOR 3 RESUMO A aplicação

Leia mais

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Articulação Tibiofibular Superior: É uma articulação sinovial plana entre a tíbia e a cabeça da fíbula.

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Articulação Tibiofibular Superior: É uma articulação sinovial plana entre a tíbia e a cabeça da fíbula. AVALIAÇÃO DO JOELHO 1. Anatomia Aplicada: Articulação Tibiofemoral: É uma articulação em dobradiça modificada que possui 2 graus de liberdade; Posição de repouso: 25 de flexão; Posição de aproximação máxima:

Leia mais

TAMILA ROSINSKI¹ ANDREY ROGÉRIO CAMPOS GOLIAS 2

TAMILA ROSINSKI¹ ANDREY ROGÉRIO CAMPOS GOLIAS 2 ARTIGO INÉDITO Hipertrofia muscular em paciente polifraturado de membro inferior: relato de caso Muscular hypertrophy in a patient multiple-fractured of inferior member: case study TAMILA ROSINSKI¹ ANDREY

Leia mais

Princípios do tratamento das fraturas

Princípios do tratamento das fraturas Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia Princípios do tratamento das fraturas Prof. Marcelo Bragança dos Reis Introdução Tratamento conservador - indicações - imobilizações - redução incruenta

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CINEMÁTICO DA MARCHA DE UM INDIVÍDUO SUBMETIDO A ARTOPLASTIA TOTAL DE QUADRIL

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CINEMÁTICO DA MARCHA DE UM INDIVÍDUO SUBMETIDO A ARTOPLASTIA TOTAL DE QUADRIL ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CINEMÁTICO DA MARCHA DE UM INDIVÍDUO SUBMETIDO A ARTOPLASTIA TOTAL DE QUADRIL Marielly Grassi *, Jaqueline de Fátima Biazus ** -----------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João Articulação do Quadril: É uma articulação sinovial esferóidea com 3 graus de liberdade; Posição de

Leia mais

Prática Sacroiliaca. Roteiro para aula prática de

Prática Sacroiliaca. Roteiro para aula prática de Prática Sacroiliaca Roteiro para aula prática de 2006-08-20 0 15 mim Diagnóstico diferencial Teste de flexão para frente suportada Diagnóstico diferencial de lombar X Sacroilíaca Teste de Hibb 16 35 mim

Leia mais

Exame Físico Ortopédico

Exame Físico Ortopédico TAKE HOME MESSAGES! Exame Físico Ortopédico ANAMNESE REALIZAR UMA HISTÓRIA CLÍNICA DETALHADA, LEMBRANDO QUE DETALHES DA IDENTIFICAÇÃO COMO SEXO, IDADE E PROFISSÃO SÃO FUNDAMENTAIS, POIS MUITAS DOENÇAS

Leia mais

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA ~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA Isadora Carneiro Kovalhuk 1 Daniela dos Santos 2 Recebido em: 20.10.2013 Aceito em: 20.11.2013 Resumo: Lombalgia é o

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 12 por ano III - Objetivo Geral: Formação de médicos para a atividade profissional

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO. GERAL: Compreender o mecanismo das doenças reumáticas, desenvolver a avaliação ESPECÍFICOS: Introdução à Reumatologia

PROGRAMA DE CURSO. GERAL: Compreender o mecanismo das doenças reumáticas, desenvolver a avaliação ESPECÍFICOS: Introdução à Reumatologia Curso: Fisioterapia Professor: Hosana Meireles Disciplina: Reumatologia Carga Horária: 72h. Ano: 2009 Semestre: 6º PROGRAMA DE CURSO EMENTA: Semiologia, propedêutica, terapêutica fisioterápica das doenças

Leia mais

EFEITOS DA CINESIOTERAPIA EM RELAÇÃO AO QUADRO ÁLGICO NA SÍNDROME DO IMPACTO: UM ESTUDO DE CASO RESUMO

EFEITOS DA CINESIOTERAPIA EM RELAÇÃO AO QUADRO ÁLGICO NA SÍNDROME DO IMPACTO: UM ESTUDO DE CASO RESUMO EFEITOS DA CINESIOTERAPIA EM RELAÇÃO AO QUADRO ÁLGICO NA SÍNDROME DO IMPACTO: UM ESTUDO DE CASO Diego Gotardo 1 Jaqueline de Fátima Biazus RESUMO Dentre as principais lesões do ombro está a síndrome do

Leia mais

Traumatologia. Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude.

Traumatologia. Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude. André Montillo UVA Definição: Traumatologia Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude. Propedêutica do Trauma: Tripé Propedêutico Anamnese Exame

Leia mais

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Clique para adicionar texto

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Clique para adicionar texto AVALIAÇÃO DO JOELHO Clique para adicionar texto ANATOMIA PALPATÓRIA Fêmur Côndilos femurais ( Medial e Lateral ) Sulco Troclear ou Fossa Intercondiliana Epicôndilos femurais ( Medial e Lateral ) Tíbia

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL

AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL COLUNA CERVICAL FUNÇÕES: Suporte e estabilidade à cabeça Dar mobilidade à cabeça Abrigar, conduzir e proteger a medula espinhal e a artéria vertebral INSPEÇÃO Postura Global

Leia mais

APLICABILIDADE DE UM PROTOCOLO FISIOTERÁPICO NO PÓS- OPERATÓRIO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR RESUMO

APLICABILIDADE DE UM PROTOCOLO FISIOTERÁPICO NO PÓS- OPERATÓRIO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR RESUMO APLICABILIDADE DE UM PROTOCOLO FISIOTERÁPICO NO PÓS- OPERATÓRIO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR Weverthon Soares 1 ; Walace Érick de Medeiros Moura 2 ; Júlio Corrêa Campos 2 ; Júlio Marco Soutelino Costa

Leia mais

Fraturas subtrocantéricas

Fraturas subtrocantéricas Fraturas subtrocantéricas As mais difíceis de tratar do fêmur. Traço de fratura fora do quadrado metafisário trauma de alto impacto jovens saudáveis qudas,atropelos,colisões,paf,.. trauma de alto e baixo

Leia mais

Esta patologia ocorre quando existe um stress na epífise de crescimento próximo a área da tuberosidade tibial.

Esta patologia ocorre quando existe um stress na epífise de crescimento próximo a área da tuberosidade tibial. INTRODUÇÃO Osgood-Schlatter (OS) constitui uma doença osteo-muscular, extra articular, comum em adolescentes (esqueleto em desenvolvimento). Surge na adolescência na fase denominada estirão do crescimento.

Leia mais

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento Carlos Alberto Souza Macedo Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS Doutorado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFRGS

Leia mais

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS COMPLICAÇÕES IMEDIATAS PRECOCE TARDIAS COMPLICAÇÕES IMEDIATAMENTE APÓS A FRATURA CHOQUE DOR DEFORMIDADE EDEMA SENSIBILIDADE LOCAL ACENTUADA ESPASMO MUSCULAR MOV. ANORMAL E CREPITAÇÃO

Leia mais

Fraturas do Anel Pélvico: Bacia Generalidades: Representam 3% das fraturas nas emergências Mais freqüentes nos jovens Politraumatizado: Traumas de

Fraturas do Anel Pélvico: Bacia Generalidades: Representam 3% das fraturas nas emergências Mais freqüentes nos jovens Politraumatizado: Traumas de Prof André Montillo Fraturas do Anel Pélvico: Bacia Generalidades: Representam 3% das fraturas nas emergências Mais freqüentes nos jovens Politraumatizado: Traumas de Alta Energia Fraturas: Instabilidade:

Leia mais

Roteiro de Aula Prática Femoropatelar

Roteiro de Aula Prática Femoropatelar Roteiro de Aula Prática Femoropatelar Disciplina de Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia Docente: Profa. Dra. Débora Bevilaqua-Grossi 1) Palpação de estruturas Responsáveis: Marcelo Camargo

Leia mais

Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise. Prof André Montillo UVA

Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise. Prof André Montillo UVA Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise Prof André Montillo UVA Patologia Evolução Fisiológica A Partir dos 4 anos de idade haverá uma Obstrução da

Leia mais

Ricardo Yabumoto Curitiba, 26 de Marco de 2007

Ricardo Yabumoto Curitiba, 26 de Marco de 2007 REABILITACAO DO OMBRO Ricardo Yabumoto Curitiba, 26 de Marco de 2007 SINDROME IMPACTO-FASE I 2-4 SEMANAS: fase I 1. Objetivo = melhorar mobilidade GU 2. Crioterapia = 20min 4/5X dia 3. Cinesioterapia 4.

Leia mais

Pós Graduação em. Exercício e lesões do Joelho. Prof. Dr. Rafael Cusatis Neto

Pós Graduação em. Exercício e lesões do Joelho. Prof. Dr. Rafael Cusatis Neto Pós Graduação em Exercício e lesões do Joelho Prof. Dr. Rafael Cusatis Neto 1 Articulação intermédia dos MMII Trabalha em compressão pela ação da gravidade Possui principalmente 01 grau de liberdade e,

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Lesões do Ombro e Braço Fratura da Escápula Fratura da Clavícula Luxação

Leia mais

Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR ARTROPLASTIA NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO. partes? rachadura da

Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR ARTROPLASTIA NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO. partes? rachadura da Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO em 4 partes? tipo rachadura da cabeça umeral (split head) impactada cabeça atingindo 40% do colo anatômico FRATURAS DO ÚMERO

Leia mais

CINESIOTERAPIA E KINESIO TAPING NO TRATAMENTO DE PACIENTE PÓS- OPERATÓRIO COM LESÃO DE LCA: ESTUDO DE CASO

CINESIOTERAPIA E KINESIO TAPING NO TRATAMENTO DE PACIENTE PÓS- OPERATÓRIO COM LESÃO DE LCA: ESTUDO DE CASO CINESIOTERAPIA E KINESIO TAPING NO TRATAMENTO DE PACIENTE PÓS- OPERATÓRIO COM LESÃO DE LCA: ESTUDO DE CASO JOAQUIM, L.A.; PRZYBYSZ, C.H. RESUMO O joelho é uma articulação sinovial composta por vários ligamentos,

Leia mais

Programa de Especialização em Reconstrução e. Alongamento Ósseo - ASAMI (R4)

Programa de Especialização em Reconstrução e. Alongamento Ósseo - ASAMI (R4) Programa de Especialização em Reconstrução e Alongamento Ósseo - ASAMI (R4) O programa de Especialização em Reconstrução e Alongamento Ósseo (R4) é oferecido pelo Programa de Pós Graduação do Instituto

Leia mais

Seu médico vai decidir qual será o melhor tipo para seu caso, conforme o tipo de osso, idade e tipo de desgaste ou da doença.

Seu médico vai decidir qual será o melhor tipo para seu caso, conforme o tipo de osso, idade e tipo de desgaste ou da doença. O QUE É ARTROPLASTIA Artroplastia é o nome dado à cirurgia de substituição de uma articulação (junta), quando existe um desgaste da cartilagem. Quadril é a articulação entre a coxa e a bacia. A Artroplastia

Leia mais

Técnica de redução aberta minimamente invasiva e fixação da fratura transtrocantérica

Técnica de redução aberta minimamente invasiva e fixação da fratura transtrocantérica 18 Técnica de redução aberta minimamente invasiva e fixação da fratura transtrocantérica Roberto Dantas Queiroz¹, Rubens Salem Franco², Marcelo Itiro Takano², Rodrigo Morette Arantes², Richard Armelin

Leia mais

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica. Prof André Montillo

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica. Prof André Montillo Propedêutica Ortopédica e Traumatológica Prof André Montillo www.montillo.com.br Definição: Ortopedia - Traumatologia É a Especialidade Médica que Estuda as Patologias do Aparelho Locomotor: Doenças Ósseas

Leia mais

Causas, incidência e fatores de risco:

Causas, incidência e fatores de risco: Núcleo de Atividade Física Adaptada e Saúde-NAFAS Escola de Postura - CEPEUSP Luzimar Teixeira e Milena Dutra O que é Condromalacia? Também conhecida como Síndrome patelofemoral ou Dor na parte anterior

Leia mais

CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES

CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES INTRODUÇÃO Um número cada vez maior de pessoas apresenta, em seu cotidiano, atividades repetitivas e restritivas, que conduzem a uma perda do sinergismo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG. Revisão Ortopedia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG. Revisão Ortopedia UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG Revisão Ortopedia Ossificação Endocondral Estudo do Quadril Momento de Força Estudo do Quadril Atua

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP OSTEOSSARCOMA DE FÊMUR DISTAL COM FRATURA DE ENDOPRÓTESE NÃO CONVENCIONAL: REVISÃO DE LITERATURA E RELATO DE CASO

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP OSTEOSSARCOMA DE FÊMUR DISTAL COM FRATURA DE ENDOPRÓTESE NÃO CONVENCIONAL: REVISÃO DE LITERATURA E RELATO DE CASO RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP OSTEOSSARCOMA DE FÊMUR DISTAL COM FRATURA DE ENDOPRÓTESE NÃO CONVENCIONAL: REVISÃO DE LITERATURA E RELATO DE CASO Camilla Pereira Machado 1, Andréia Macedo Gomes 2, Anna Cláudia

Leia mais

Efeitos da Mobilização neural na reabilitação de portadores de bursite crônica ocupacional no ombro

Efeitos da Mobilização neural na reabilitação de portadores de bursite crônica ocupacional no ombro Efeitos da Mobilização neural na reabilitação de portadores de bursite crônica ocupacional no ombro João Dantas de Oliveira Filho 1, Vanessa Tatielly Oliveira da Silva 2, Rafaela Alves Dantas 3, Thiago

Leia mais

16º Imagem da Semana: Radiografia do Joelho

16º Imagem da Semana: Radiografia do Joelho 16º Imagem da Semana: Radiografia do Joelho Enunciado Paciente do sexo masculino, 15 anos, previamente hígido, iniciou com quadro de dor e edema na região distal da coxa direita há três meses, que evoluiu

Leia mais

Montanhismo - RJ Abril/ exemplares - I CBM/ CEG GT SOS Urca Entorse do Tornozelo

Montanhismo - RJ Abril/ exemplares - I CBM/ CEG GT SOS Urca Entorse do Tornozelo www.guanabara.org.br BOLETIM Montanhismo - RJ Abril/2004-300 exemplares - Rodolfo treinando artificial no Meu Castelo - CAE (foto: Manuel I CBM/2004 - CEG GT SOS Urca Entorse do Tornozelo PROGRAMA«O DE

Leia mais

TRATAMENTO IONTOFORÉTICO COM DICLOFENACO SÓDICO RESUMO

TRATAMENTO IONTOFORÉTICO COM DICLOFENACO SÓDICO RESUMO 1 TRATAMENTO IONTOFORÉTICO COM DICLOFENACO SÓDICO Karla Heidemann 1 Ralph Fernando Rosas 2 RESUMO A iontoforese é utilizada como intervenção clínica há mais de 40 anos, sendo que os princípios básicos

Leia mais

Traumatologia Infantil. O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura

Traumatologia Infantil. O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura Formação do Osso e Ossificação Esboço Cartilaginoso Pontos de Ossificação Primária Pontos de Ossificação Secundária Formação da Epífise

Leia mais

WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.

WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. Monografia apresentada à Fundação para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico da

Leia mais

Traumatologia. Lesões Fundamentais do Trauma:

Traumatologia. Lesões Fundamentais do Trauma: Lesões Fundamentais do Trauma: Contusão Entorse Luxação Fratura Todo o Trauma, não importando sua Magnitude, sempre resultará em umas dessas Lesões. Contusão: Lesão Superficial de Partes Moles sem qualquer

Leia mais

Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho site recomendado para estudar anatomia KENHUB

Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho site recomendado para estudar anatomia KENHUB WWW.cedav.com.br Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho 2017 site recomendado para estudar anatomia KENHUB Ossos da bacia Sacro Ilíacos Crista ilíaca Espinhas ilíacas anteriores Ísquios Espinhas

Leia mais

Prof André Montillo

Prof André Montillo Prof André Montillo www.montillo.com.br Ossificação Endocondral O Tecido ósseo é o único que no final de sua cicatrização originará tecido ósseo verdadeiro e não fibrose como os demais tecidos Tecido Ósseo

Leia mais

Técnicas em Ortopedia Fixação das fraturas do planalto tibial com parafusos canulados

Técnicas em Ortopedia Fixação das fraturas do planalto tibial com parafusos canulados Fixação das fraturas do planalto tibial com parafusos canulados Wolf Akl Filho¹, Mauro Caravaggi², Caetano Scalizzi Júnior ², Marcelo Salvador Filardi ², Fernando Peres Amorim Gonçalves³, Fernando Gomes

Leia mais

Tratamento das fraturas de fêmur com haste intramedular retrógrada não fresada

Tratamento das fraturas de fêmur com haste intramedular retrógrada não fresada Tratamento das fraturas de fêmur com haste intramedular retrógrada não fresada José Giovanni P. de Assis 1, Márcio E. Kozonara 2, Alexandre P. S. Cardoso 2. RESUMO Os autores apresentam a técnica de osteossíntese

Leia mais

QUADRIL / PELVE. Prof. Gabriel Paulo Skroch

QUADRIL / PELVE. Prof. Gabriel Paulo Skroch QUADRIL / PELVE Prof. Gabriel Paulo Skroch 1. ANATOMIA Mulher Homem Ilíaco e extremidade superior do fêmur Vista anterior Vista posterior Superfícies articulares da articulação coxo-femural, cápsula e

Leia mais

UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010

UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010 UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PLANO ANUAL DE ENSINO ANO 2010 CURSO : Fisioterapia DEPARTAMENTO: Fisioterapia DISCIPLINA: História e Fundamentos da Fisioterapia SÉRIE 1º Semestre PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

É importante compreender a biomecânica do joelho (fêmoro tibial e patelo femoral ao prescrever exercícios para o joelho em um programa de

É importante compreender a biomecânica do joelho (fêmoro tibial e patelo femoral ao prescrever exercícios para o joelho em um programa de É importante compreender a biomecânica do joelho (fêmoro tibial e patelo femoral ao prescrever exercícios para o joelho em um programa de reabilitação, seja qual for o diagnóstico Fêmur Tíbia Fíbula Patela

Leia mais

PLANO DE AULA. Guirro, R.; Guirro, E. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p.

PLANO DE AULA. Guirro, R.; Guirro, E. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p. PLANO DE AULA Disciplina: Eletrotermofototerapia Professor(a): Prof. Msd. Marcus Vinicius Gonçalves Torres Azevedo Curso: Fisioterapia Semestre/Ano 3 / 2010 Turma: Atividades temáticas Estratégias/bibliografia

Leia mais

Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO

Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO SISTEMA ESQUELÉTICO Composto de ossos e cartilagens. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio)

Leia mais

Reparo de Lesão do Manguito Rotador

Reparo de Lesão do Manguito Rotador Reparo de Lesão do Manguito Rotador Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo A cirurgia para reparo de uma lesão do manguito rotador geralmente envolve a reinserção do tendão

Leia mais

Cotovelo - Antebraço. Cotovelo - Antebraço Cinesiologia. Renato Almeida

Cotovelo - Antebraço. Cotovelo - Antebraço Cinesiologia. Renato Almeida Cotovelo - Antebraço Questão de Concurso Treinando... (EBSERH) Ligamento é um feixe de tecido fibroso, formado por tecido conjuntivo denso modelado. A principal função dos ligamentos é prevenir movimentos

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes 1) Na fratura supracondiliana

Leia mais

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica.

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica. Pubalgia É uma síndrome caracterizada por dor na sínfise púbica, com irradiação para as regiões inguinais (virilha) e inferior do abdome, podendo estar associada a graus variáveis de impotência funcional

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes 1) Na fratura da patela,

Leia mais

Biomecânica do. Complexo Articular do Joelho 08/08/2016. COMPLEXO ARTICULAR do JOELHO. Isabel Sacco

Biomecânica do. Complexo Articular do Joelho 08/08/2016. COMPLEXO ARTICULAR do JOELHO. Isabel Sacco Biomecânica do Complexo Articular do Joelho Isabel Sacco COMPLEXO ARTICULAR do JOELHO Atividades Vida Diária Atividade Física Atividades Esportivas Reabilitação Complexo Articular do Joelho Femorotibial

Leia mais

Ele é indicado em fraturas de quadril intertrocanterianas.

Ele é indicado em fraturas de quadril intertrocanterianas. Versão 1.1 O Fixador Externo Pertrocantérico trata fraturas de quadril intertrocantéricas (entre os dois trocânteres do fêmur) sem exposição da fratura. Sua aplicação reduz o tempo operatório, perda mínima

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Anatomia Humana. Sistema esquelético. Profa. Dra. Silvana Boeira

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Anatomia Humana. Sistema esquelético. Profa. Dra. Silvana Boeira Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Anatomia Humana Sistema esquelético Profa. Dra. Silvana Boeira É composto por ossos e (articulações). É constituído por um total de 206 ossos.

Leia mais

DISCIPLINAS DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA 4º Ano Grupo B 1º Rodízio Bloco III 2013

DISCIPLINAS DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA 4º Ano Grupo B 1º Rodízio Bloco III 2013 DISCIPLINAS DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA 4º Ano Grupo B 1º Rodízio Bloco III 2013 Coordenador da Disciplina: Prof. Dr. Eduardo Sadao Yonamine Coordenadora Anatomia Patológica II: Dra. Geanete Pozzan Carga

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DE SACROS DO SEXO MASCULINO E FEMININO DO ESTADO DE SÃO PAULO

TÍTULO: ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DE SACROS DO SEXO MASCULINO E FEMININO DO ESTADO DE SÃO PAULO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DE SACROS DO SEXO MASCULINO E FEMININO DO ESTADO DE SÃO PAULO CATEGORIA:

Leia mais

25/05/2017 OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CONCEITO CONCEITO. O que é Flexibilidade? Flexibilidade x Alongamento

25/05/2017 OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CONCEITO CONCEITO. O que é Flexibilidade? Flexibilidade x Alongamento OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE TEÓRICA: Conceitos importantes; Tipos de flexibilidade; Fatores que influenciam a flexibilidade; Importância da flexibilidade; Como avaliar a flexibilidade.

Leia mais

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Segundo Myers (2010), a Liberação Miofascial tem sido muito utilizada na última década com objetivo de contribuir para a flexibilidade muscular.

Leia mais

SIMPÓSIO DE CIRURGIA GERAL

SIMPÓSIO DE CIRURGIA GERAL SIMPÓSIO DE CIRURGIA GERAL Lesões do Anel Pélvico Jânio Costa Médico Assistente do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Multiperfil Novembro / 2017 Lesão Pélvica Posterior GRAU DE DESLOCAMENTO

Leia mais

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João 1. Anatomia Aplicada Articulação Esternoclavicular: Artic.

Leia mais

Impacto Femoro Acetabular (IFA)

Impacto Femoro Acetabular (IFA) Impacto Femoro Acetabular (IFA) O Impacto Femoro Acetabular ou conflito entre a cabeça do fêmur e a borda do acetábulo. Isso ocorre por uma alteração mecânica e anatômica ocasionando uma incongruência

Leia mais

AULAS 14 e 15. Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro

AULAS 14 e 15. Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro AULAS 14 e 15 Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro 1 Capacidade de executar um movimento voluntário de amplitude angular máxima, sem risco de lesão (HOLLMAN & HETTINGER, 1983). Capacidade de mover

Leia mais

Exame do Joelho. -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas.

Exame do Joelho. -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas. Exame do Joelho Joelho -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas. - Principais movimentos: flexão e extensão, além de rotação (em peq. ADM). 1 Anatomia

Leia mais

A Anatomia do quadril

A Anatomia do quadril A Anatomia do quadril O quadril é uma articulação semelhante a uma bola no pegador de sorvete, onde a cabeça femoral (esférica) é o sorvete e o acetábulo (em forma de taça) é o pegador. Esse tipo de configuração

Leia mais

Quadril. Quadril Cinesiologia. Renato Almeida

Quadril. Quadril Cinesiologia. Renato Almeida Quadril Questão de Concurso Treinando... (QUEIMADAS - PB) A capacidade do corpo de transformar movimentos angulares estereotipados das articulações em movimentos curvilineares mais eficientes das partes

Leia mais

Edital. Avaliação em Fisioterapia DIS

Edital. Avaliação em Fisioterapia DIS Edital Vitória, 07 de dezembro de 2018. Disciplinas Código Carga horária semestral Quantidade de turmas Avaliação em Fisioterapia DIS12129 90 1 Número de vagas: 01 (uma) Grande área de conhecimento: Ciências

Leia mais

Lesões Traumáticas da Cintura Escapular. Prof. Reinaldo Hashimoto

Lesões Traumáticas da Cintura Escapular. Prof. Reinaldo Hashimoto Lesões Traumáticas da Cintura Escapular Prof. Reinaldo Hashimoto Anatomia Articulações Óssea Nervos Vasos Articulação Esterno-clavicular Acrômio-clavicular Gleno-umeral Escapulo-dorsal Óssea Clavícula

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FIXADOR ESQUELÉTICO EXTERNO COM PINO INTRAMEDULAR EM CONFIGURAÇÃO TIE-IN NO TRATAMENTO DE FRATURA DE ÚMERO EM CÃO RELATO DE CASO

ASSOCIAÇÃO DE FIXADOR ESQUELÉTICO EXTERNO COM PINO INTRAMEDULAR EM CONFIGURAÇÃO TIE-IN NO TRATAMENTO DE FRATURA DE ÚMERO EM CÃO RELATO DE CASO ASSOCIAÇÃO DE FIXADOR ESQUELÉTICO EXTERNO COM PINO INTRAMEDULAR EM CONFIGURAÇÃO TIE-IN NO TRATAMENTO DE FRATURA DE ÚMERO EM CÃO RELATO DE CASO Júlia Resende Severino 1, Kelly Cristine de Sousa Pontes 2,

Leia mais

Mv. Msc. Dr. Luiz Henrique L. Mattos. Equilife Fisioterapia e Reabilitação Equina.

Mv. Msc. Dr. Luiz Henrique L. Mattos. Equilife Fisioterapia e Reabilitação Equina. Mv. Msc. Dr. Luiz Henrique L. Mattos Equilife Fisioterapia e Reabilitação Equina IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA CONDUTA Fisioterapia Reabilitação Equipe Tratar Sinais Clínicos da lesão; Suporte pós-cirúrgico;

Leia mais