2º SIMPÓSIO DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2º SIMPÓSIO DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO - 2015"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL DIRETORIA DE CIVIS, INATIVOS, PENSIONISTAS E ASSISTÊNCIA SOCIAL ORDEM DE SERVIÇO Nº 001-SDirAS//DCIPAS/DGP, DE 08 DE MAIO DE 15 2º SIMPÓSIO DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO FINALIDADE Regular as atividades do 2º Simpósio dos Programas de Assistência Social do EB. 2. REFERÊNCIAS a. Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. b. Lei nº10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. c. Resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004 (DOU 28/10/2004) que aprova a Política Nacional de Assistência Social. d. Portaria Normativa Nº 1173/MD, de 06 de setembro de 2006, que aprovou a Política de Assistência Social das Forças Armadas; e. Portaria Normativa nº 881, de 26 de maio de 2010, aprovou as diretrizes a serem observadas pelas Forças Armadas no desenvolvimento dos programas de assistência social, dentre eles o Programa de Preparação para a Reserva e Aposentadoria; f. Portaria Cmt Ex nº 884, de 4 de novembro de 2008, que aprova as Normas para a Assistência Social no Exército. g. Portaria Cmt Ex nº 063, de 04 de fevereiro de 2015, que aprova as Instruções Gerais do Programa de Preparação e Apoio para a Reserva e Aposentadoria do Exército Brasileiro (PPREB) (EB-IG ); h. Portaria Cmt Ex nº 064, de 04 fevereiro de 2015, que aprova o Programa de Apoio Socioeconômico. h. Diretriz do Chefe do Departamento-Geral do Pessoal (DGP); e i. Diretriz do Diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS).

2 (Ordem de Serviço nº 001- SDirAS/DCIPAS/DGP, de 08 de maio de Fl 2/ 9) 3. OBJETIVOS a. Nivelar conhecimentos, estabelecer metas a serem atingidas e padronizar procedimentos dos programas de Assistência Social em todas as Regiões Militares; b. Avaliar os Projetos Piloto em andamento do Programa de Atendimento Social as Famílias dos Militares e Servidores Civis participantes de Missões Especiais (PASFME), bem como, a situação atual de implantação do Programa de Preparação e Apoio para a Reserva e Aposentadoria (PPREB), Programa de Apoio Socioeconômico (PASE), Programa de Prevenção a Dependência Química (PPDQ) e Programa de Atenção a Pessoa com Deficiência (PAPD); c. Estudar, por intermédio de grupos de trabalho (Anexo C ), os programas e seus respectivos marcos legais, a fim de apresentar propostas concretas de como elevar os níveis de qualidade, eficiência e eficácia, na efetividade dos serviços prestados a família militar; d. Ressaltar a importância da atuação dos participantes como multiplicadores de conhecimento nas áreas de responsabilidade das RM; e. Levantar as carências das respectivas RM participantes, com vistas a colaborar para a sua solução e aperfeiçoar as rotinas das atividades relacionadas à implantação dos programas sociais, levantando os recursos institucionais necessários e as competências a serem desenvolvidas junto ao público alvo; e f. Trocar experiências bem sucedidas no que se refere à implantação dos programas em âmbito regional, apresentando as melhores práticas dos projetos piloto em andamento. 4. CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO a. Local 1) Quartel General do Exército (QGEx) e 11º D Sup b. Período - De 06 a 10 julho c. Participantes a) Gen Bda Teixeira - Diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social; b) Cel Fábio Lima - Subdiretor de Assistência Social (DCIPAS); c) Cel R-1 PTTC Fernando Luiz - Gerente do PPDQ; d) Cel R-1 PTTC Vilanova - Gerente do PPREB / PASFME; e) Cel R-1 PTTC Iberê Gerente do PASE / PAPD f) Demais integrantes da Subdiretoria de Assistência social; g) SC Helena da Subdiretoria de Pessoal Civil (DCIPAS); h) Ten Paula Bahia da Assessoria Jurídica da DCIPAS; i) Demais Militares da DCIPAS integrantes das equipes de preparação e desenvolvimento, conforme Anexo B j) 01 (um) Of Sup representante da APG/DGP; k) (um) Of Sup representante da Diretoria de Saúde; l) (um) Of Sup representante do Estado Maior do Exército (1ª Subchefia EME) m) (um) Of Sup representante do Comando de Operações Terrestres (3ª Subchefia COTER)

3 (Ordem de Serviço nº 001- SDirAS/ DCIPAS/DGP, de 08 de maio de Fl 3/ 9) n) 12 (doze) Oficiais PTTC designados pelas Regiões Militares como ligação técnica com a DCIPAS e gerentes dos Programas de Assistência Social a nível regional; o) 12 (doze) Oficiais OTT Assistentes Sociais designados pelas respectivas RM; p) 01 (um) Of Sup do DECEx (encarregado do PPREB no Departamento); q) Oficial Superior convidado do Ministério da Defesa (DESAS/DIVAS) r) Oficial Superior convidado do Comando da Força Aérea (Cmdo Geral Pessoal/DIRINT); s) Oficial Superior convidado do Comando da Marinha do Brasil (DASM/DGPM); t) Oficial Superior convidado da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); e u) Convidados Civis: Representante da Secretaria Nacional Anti-drogas (SENADE/MJ), Banco Central, Correios, SEBRAE, FIESP, UFSM, UNB, Conselho Federal de Assistência Social (CFESS), FIPECAF/USP, Grupo Unyleya e empresas de RH e consultores especializados. d. Uniforme/traje 1) Militares 3º D1, com boina. (outras forças o correspondente) 2) Servidor Civil / PTTC Passeio completo. e. Eventos previstos 1) Abertura a) Local: Auditório do DGP b) Data/Hora: JUL 15. c) Participantes: os previstos para o simpósio. d) Convidados: Cmt EB, todos Of Gen DGP, Cmt 11ªRM e Cmt 11º D Sup. 2) Fotografia Oficial do evento a) Local: Concha acústica b) Data/hora: JUL 15. 3) Palestras e atividades em grupo - De acordo com o Quadro de Atividades (Anexo A ). 4) Encerramento a) Local: Auditório do DGP. b) Data/Hora: JUL 15.

4 (Ordem de Serviço nº 001- SDirAS/ DCIPAS/DGP, de 08 de maio de Fl 4/ 9) 5. MEDIDAS ADMINISTRATIVAS a. Deslocamento para Brasília - A cargo de cada participante, mediante aquisição de passagens centralizada pelo DGP (os recursos necessários ao pagamento de diárias e passagens estarão na cota do DGP) b. Transporte na guarnição de Brasília 1) deslocamento aeroporto - hotel - aeroporto: a cargo da comissão de transporte, conforme quadro de movimento de chegada e saída de vôos a ser disponibilizado pela organização do evento; 2) deverá ser disponibilizada uma viatura do tipo VAN para transporte dos participantes no trajeto HTO / BPEB Brasília Shopping no período de 18:00 as 22:00h diariamente. 3) deverá ser disponibilizada uma viatura Adm do DGP para apoio a organização do evento. c. Locais de Hospedagem 1) Hotel de Trânsito de Oficiais e BPEB; d. Alimentação 1) Café da manhã: a cargo do hotel/participante; 2) Almoço e Coffee break: a cargo da Base Adm QGEx e 11º D Sup, mediante repasse de recursos do DGP; 3) Outras: a cargo do participante. e. Saúde 1) H MAB (atendimento médico e odontológico 24 horas) f. Meios auxiliares 1) Limpeza e arrumação dos locais de realização do simpósio, meios multimídia e suporte técnico para a realização do evento, preparação das placas com o nome dos palestrantes - a cargo da comissão de TI/Apoio. 2) Outros que se fizerem necessários - a cargo da organização do evento com apoio do 11º D Sup. g. Cobertura fotográfica - A ser solicitado ao CCOMSEx. h. Oficiais PTTC designados pelas Regiões Militares como ligação técnica com a diretoria e gerentes dos programas sociais a nível regional deverão: a) adquirir conhecimento prévio relativo à legislação de Assistência Social nas Forças Armadas, em particular o Exército na sua respectiva área de responsabilidade, conforme documentação citada na referência da presente Ordem de Serviço; b) ficar em condições de apresentar as melhores práticas desenvolvidas na sua RM, bem como de destacar pontos importantes, da gestão dos programas, que necessitam ser padronizados; (Ordem de Serviço nº 001- SDirAS/ DCIPAS/DGP, de 08 de maio de Fl 5/ 9)

5 c) trazer os principais problemas relacionados com os programas sociais (pontos forte e oportunidades de melhoria), apresentando as peculiaridades de cada região do país e suas necessidades de recursos em planilha especificada por ND para atender a TODOS os programas sociais no corrente ano, bem como os respectivos indicadores de gestão e o cronograma de implantação na sua área de responsabilidade. 6. ORDEM AOS ELEMENTOS SUBORDINADOS a. Coordenação 1) Subdiretor de Assistência Social Será o coordenador geral das atividades que envolva a participação dos Oficiais PTTC designados pelas Regiões Militares como militares encarregados de ligação técnica com a DCIPAS e gerentes regionais do PPREB, bem como os participantes convidados, tendo como atribuições: a) coordenar as atividades relacionadas com o respectivo público-alvo; b) coordenar junto com a comissão de relações públicas a lista dos convidados para o jantar de confraternização; c) coordenar a comissão de relações públicas para em conjunto com o CCOMSEx, realizar a cobertura fotográfica do evento, bem como sua divulgação nas mídias institucionais e privadas; d) a referida comissão de relações públicas deverá: providenciar a gravação de um pendrive com as palestras, para ser entregue aos participantes; realizar pesquisa de opinião ao final do simpósio, junto ao respectivo público-alvo; providenciar a confecção de diploma aos palestrantes externos, bem como aos participantes do evento; encaminhar documento oficial aos órgãos externos ao DGP para convidar os representantes do Ministério da Defesa, Marinha, Força Aérea, EME, DECEx, PMDF, bem como os palestrantes civis e providenciar a confecção dos crachás de identificação para todos os participantes; e) coordenar as atividades da comissão de apoio para que os locais de realização do evento sejam limpos ao final de cada jornada; f) providenciar a instalação de som no jantar de confraternização (a Ten Erika será a mestre de cerimônia também nas cerimônias de abertura e encerramento); e g) Determinar que a comissão de TI mantenha uma equipe no Centro de Capacitação em Gestão / 11ºD Sup e no auditório do DGP em condições de atender outras demandas necessárias à realização do simpósio. h) coordenar as atividades de TODAS as equipes de preparação e desenvolvimento durante todo o transcorrer do simpósio. 2) Chefe da Assessoria de Planejamento e Projetos (APP) a) reservar os meios de hospedagem, conforme solicitações recebidas das respectivas RM; b) realizar contato com os elementos de apoio administrativo da 11ªRM, bem como hotéis e meios de transporte, de maneira a permitir o transcurso do simpósio sem percalços; d) confeccionar os Banners e folders relativos ao evento, apresentando proposta gráfica a coordenação do evento para aprovação.

6 (Ordem de Serviço nº 001- SDirAS/ DCIPAS/DGP de 08 de maio de Fl 6/ 9) e) providenciar a descentralização de recursos ao DGP/UA e a 11ªRM com vistas à aquisição de passagens e o saque de diárias, bem como o repasse de recursos para as atividades relacionadas ao jantar de confraternização e cofee break ; e f) consolidar e remeter os Relatórios de Viagem Nacional e os comprovantes de embarque dos participantes do EB no simpósio para a Fiscalização Administrativa do DGP, até oito dias após o retorno para suas guarnições de origem. 3) Chefe da Ajudância Geral da DCIPAS Publicar em Adit Bol DCIPAS a realização do referido evento para fins de controle e histórico. 7. PRESCRIÇÕES DIVERSAS a. As despesas relativas aos deslocamentos dos participantes do EB do Simpósio correrão por conta de recursos do DGP. b. Os recursos para o pagamento das diárias e passagens serão centralizados pelo DGP, de acordo com as sub-cotas distribuídas pela DCIPAS, no SIPEO. c. Os participantes do Simpósio que não se hospedarem nos hotéis reservados pela DCIPAS, serão responsáveis pelo próprio transporte para os locais dos eventos programados. d. Haverá cofee break no intervalo das atividades diárias. e. Os participantes deverão conduzir o cartão do FUSEx/PASS. f. Solicitação de viaturas extras, para o cumprimento de missões específicas do Simpósio, deverão ser direcionadas a coordenação do evento. g. Os participantes do simpósio deverão portar um crachá personalizado, que os identificará durante a permanência no evento ( a cargo da comissão de recepção). h. Durante a realização das palestras e debates, os celulares deverão permanecer desligados, ou em modo silencioso. i. Haverá um telefone/fax, para o envio e recebimento de ligações e mensagens urgentes, e um computador com acesso à Internet, para o envio e recebimento de . Estes equipamentos estarão disponíveis na Subdiretoria de Assistência Social/ DCIPAS durante a realização do Simpósio. j. As situações não previstas nesta Ordem de Serviço deverão ser levadas à apreciação do Adjunto do Coordenador Geral do Simpósio (Cel R-1 PTTC Vilanova). k. Contatos na DCIPAS: 1) Assistente do Diretor: Cel Lourenço, Tel (61) , Ritex ; 2) Coordenador das atividades: Cel Fabio Lima (61) , Ritex ) FAX/DCIPAS (61) ou ) s: majvila@globo.com ; dcipassdir@dgp.eb.mil.br e gerenteppreb@dgp.eb.mil.br

7 (Ordem de Serviço nº 001- SDirAS/ DCIPAS/DGP, de 22 de maio de Fl 7/ 9) ANEXOS: A Quadro de atividades B Equipes de preparação e desenvolvimento do simpósio C Distribuição dos Grupos de Trabalho Gen Ex FRANCISCO CARLOS MODESTO Chefe do Departamento-Geral do Pessoal Por delegação: Gen Bda CARLOS ALBERTO MACIEL TEIXEIRA Diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social CÓPIAS: DGP (um) exemplar DCIPAS (tres) exemplares RM (doze) exemplares (sem o anexo B) TOTAL (dezesseis) exemplares

8 ANEXO A À ORDEM DE SERVIÇO Nº 001DGP/DCIPAS, DE 08DE MAIO DE 2015 QUADRO DE ATIVIDADES DIA HORÁRIO ASSUNTO RESPONSÁVEL LOCAL 06 Jul (Dom) 1200 às 2000h Medidas Administrativas Chegada dos Participantes Coordenador Geral HTO 06 Jul (2ª feira) 0800h às 08450h 0845h às 0900h Credenciamento dos Participantes Apresentação do Simpósio (Boas Vindas) Coordenador Geral Cel Fábio Lima 0900h às 0915h Abertura do Simpósio Gen Modesto 0915h às 0940h Evolução dos Programas e Projetos da DCIPAS Gen Teixeira 0940h às 1025h Sistema de Assistência Social do Exército (SASEx) o Programa de Prevenção a Dependência Química (PPDQ) e o Programa de Atenção a Pessoa com Deficiência (PAPD) Cel Fernando Luiz Auditório DGP 1025h às 1030h Intervalo h às 1115h 1115h às 1200h Programa de Preparação e Apoio para a Reserva e Aposentadoria (PPREB) Programa de Atendimento Social as Famílias dos Militares e Servidores Civis participantes de Missões Especiais (PASFME) Programa de Apoio Socioeconômico (PASE) e Programa Moradia Cel Vilanova Cel Iberê 1200h às 1300h Almoço - Refeitório QGEx 1300h às 1330h Fotografia Oficial do Evento Coordenador Geral Concha Acústica 1330h às 1420h Apresentação do PPDQ Convidado Civil 1420h às 1500h Apresentação do PAPD Convidado Civil Auditório DGP 1500h às 1510h Intervalo h às 1550h Apresentação do PPREB Convidado Civil 1550h às 1620h Apresentação do PASFME Convidado Civil

9 1620h às 1700h Apresentação do PASE Convidado Civil Noite livre 0900h às 0915h Apresentação da 1ª RM Cel Santos Oliveira 0915h às 0930h Apresentação da 2ª RM Cel Glaydson 0930h às 0945h Apresentação da 3ª RM Cel Vaz Luis 0945h às 1000h Apresentação da 4ª RM Cel Abreu 1000h às 1015h Intervalo - HTO 07 Jul (3ª feira) 08 Jul 1015h às 1030h Apresentação da 5ª RM Cel Rovida 1030h às 1045h Apresentação da 6ª RM Cel Heckert 1045h às 1100h Apresentação da 7ª RM Cel Izaias 1100h às 1115h Apresentação da 8ª RM Ten Cel Nascimento / Ten Marisa 1115h às 1130h Apresentação da 9ª RM Ten Cel Alves Filho 1130h às 1145h Apresentação da 10ª RM Cel Arruda / Ten Rebeca 1145h às 1200h Apresentação da 11ª RM Cel Marcelo / Ten Marilurdes 1200h às 1215h Apresentação da 12ª RM Cel Cavalcante Auditório 1215h às 1330h Almoço - Refeitório QGEx 1330 às 1500h Apresentação dos demais assuntos de interesse da Subdiretoria de Assistência Social Cel Fabio Lima e demais integrantes da S Dir AS 1500h às 1510h Intervalo h às 1620h 1620h às 1700h 0915h às 1700h Apresentação do Programa de Preparação para a Aposentadoria EAD Visita as Instalações da DCIPAS Noite livre Trabalho em Grupo Professor Armelindo Girard Cel Fabio Lima Grupos de Trabalho de acordo com o Anexo C (4ª feira) 1730h às 1900h Happy Hour TODOS 09 Jul (5ª feira) 0915h às 1130h Trabalho em Grupo Grupos de Trabalho de acordo com o Anexo C 1200h às 1300h Almoço h às 1400h Visita às instalações da SAS/11ªRM TODOS DGP A ser regulado pelo Coordenador Geral A ser regulado pelo Coordenador Geral HTO 11º D Sup Refeitório dos Oficiais 11º D Sup Refeitório dos Oficiais QG/CMP

10 10 Jul (6ª feira) 1400h às 1700h Atividade Cultural (Visita a pontos turísticos) TODOS Noite livre 0815h às 1100h Apresentação dos Grupos TODOS 1100h às 1115h Intervalo h às 1200h Encerramento Gen Teixeira Medidas Administrativas 1200h às 1700h Retorno dos Participantes Coordenador Geral A ser regulado pelo Coordenador Geral HTO Auditório DGP Gen Ex FRANCISCO CARLOS MODESTO Chefe do Departamento-Geral do Pessoal Por delegação: Gen Bda CARLOS ALBERTO MACIEL TEIXEIRA Diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social

11 ANEXO B EQUIPES DE PREPARAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SIMPÓSIO 1. Coordenador - Geral Cel LOURENÇO Assistente Diretor 2. Comissão de Recepção CAP LAIRTON S Dir AS ST SC Seção de Pessoal Civil 3. Facilitadores POSTO/GRAD NOME PROGRAMA CEL FERNANDO LUIZ SASEx CEL VILANOVA PPREB / PASFME TEN CEL IBERÊ PASE TEN PATRÍCIA PPDQ 4. Transportes 1º Ten QAO Reserva ST Reserva 5. Relações Públicas 1º Ten APP ST Reforma Cb Reforma 6. Informática 2 Ten OTT TI 1º Sgt Reforma Cb TI 7. Apoio 2º Ten QAO Reserva 2º Ten QAO Aj G

12 ANEXO C DISTRIBUIÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO GRUPO A (SASEx) GRUPO B (PPREB / PASFME) GRUPO C (PASE) GRUPO (PPDQ) Por delegação: Gen Ex FRANCISCO CARLOS MODESTO Chefe do Departamento-Geral do Pessoal Gen Bda CARLOS ALBERTO MACIEL TEIXEIRA Diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social

NORMAS REGIONAIS PARA O ENCAMINHAMENTO DE BENEFICIÁRIOS DO SAMMED/FUSEx NO ÂMBITO DA 10ª REGIÃO MILITAR

NORMAS REGIONAIS PARA O ENCAMINHAMENTO DE BENEFICIÁRIOS DO SAMMED/FUSEx NO ÂMBITO DA 10ª REGIÃO MILITAR MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DO NORDESTE COMANDO DA 10 a REGIÃO MILITAR REGIÃO MARTIM SOARES MORENO NORMAS REGIONAIS PARA O ENCAMINHAMENTO DE BENEFICIÁRIOS DO SAMMED/FUSEx NO

Leia mais

TREINAMENTO NOVO SUBSISTEMA CONTAS A PAGAR E A RECEBER (CPR)

TREINAMENTO NOVO SUBSISTEMA CONTAS A PAGAR E A RECEBER (CPR) MINISTÉRIO DA DEFESA ORDEM DE INSTRUÇÃO n 006 S/1 TREINAMENTO NOVO SUBSISTEMA CONTAS A PAGAR E A RECEBER (CPR) Belém-PA, 14 dez 11 1. FINALIDADE Regular as atividades relativas ao TREINAMENTO DO NOVO SUBSISTEMA

Leia mais

ORDEM DE INSTRUÇÃO n 010 S/1 PLANO DE TREINAMENTO E ATUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTO PTAC/2010 TREINAMENTO PARA ORDENADOR DE DESPESAS TOD/2010

ORDEM DE INSTRUÇÃO n 010 S/1 PLANO DE TREINAMENTO E ATUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTO PTAC/2010 TREINAMENTO PARA ORDENADOR DE DESPESAS TOD/2010 MINISTÉRIO DA DEFESA Belém-PA, 13 out 10 1. FINALIDADE Regular as atividades, no âmbito da 8ª ICFEx, relativas ao TREINAMENTO PARA ORDENADOR DE DESPESAS destinado aos oficiais nomeados para o Comando e

Leia mais

COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 134, DE 19 DE MARÇO DE 2007.

COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 134, DE 19 DE MARÇO DE 2007. COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 134, DE 19 DE MARÇO DE 2007. Aprova as Instruções Gerais para o Funcionamento dos Hotéis de Trânsito do Exército (IG 30-52). O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso das atribuições

Leia mais

5º Cabe ao Cmt Mil A a fixação, dentro do limite estabelecido no 4º deste artigo, do acréscimo a que faz jus o militar. (NR)

5º Cabe ao Cmt Mil A a fixação, dentro do limite estabelecido no 4º deste artigo, do acréscimo a que faz jus o militar. (NR) 5º Cabe ao Cmt Mil A a fixação, dentro do limite estabelecido no 4º deste artigo, do acréscimo a que faz jus o militar. (NR)... Art. 2º Estabelecer que esta portaria entre em vigor na data de sua publicação.

Leia mais

CURSO DE ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS Nr 3 (AMP/3) VIA ENSINO A DISTÂNCIA (EAD)

CURSO DE ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS Nr 3 (AMP/3) VIA ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ORDEM DE SERVIÇO N o 52-2 SCh/SI-2, DE 9 DE AGOSTO DE 2010 CURSO DE ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS Nr 3 (AMP/3) VIA ENSINO A DISTÂNCIA

Leia mais

ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 017-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2007.

ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 017-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2007. ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 017-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2007. Aprova as Normas para o Funcionamento do Sistema de Material do Exército (SIMATEX). O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso da competência

Leia mais

-0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012.

-0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012. -0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012. Dispõe sobre os critérios e os procedimentos para promoção, organização e participação da ANAC em eventos internos e externos. A DIRETORIA DA AGÊNCIA

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA O SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL MILITAR DO EXÉRCITO

INSTRUÇÕES GERAIS PARA O SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL MILITAR DO EXÉRCITO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL INSTRUÇÕES GERAIS PARA O SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL MILITAR DO EXÉRCITO 1ª Edição 2014 PORTARIA Nº 1494, DE 11 DEDEZEMBRO

Leia mais

REGULAMENTO DOS OBJETIVOS DO EVENTO

REGULAMENTO DOS OBJETIVOS DO EVENTO REGULAMENTO DOS OBJETIVOS DO EVENTO l. OBJETIVO Tendo como tema: PEC 555/2006- Pelo fim da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas o VI ENAPE Encontro Nacional de

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES

ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES CONVIDADOS E PARTICIPANTES Para esta reunião técnica, o Governo Federal viabilizou a vinda de até um representante por unidade da federação (à exceção do Distrito Federal),

Leia mais

PROCEDIMENTO DE VIAGENS

PROCEDIMENTO DE VIAGENS São Luís MA 2/ 8 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REFERÊNCIA... 3 4. ABRANGÊNCIA... 3 5. DEFINIÇÃO... 3 5.1 Viagem... 3 5.2 Tipos de viagens... 3 5.3 Meios de transporte;... 4 5.4 Cargos...

Leia mais

PORTARIA Nº 728, DE 7 DE OUTUBRO DE 2009.

PORTARIA Nº 728, DE 7 DE OUTUBRO DE 2009. MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO GABINETE DO COMANDANTE PORTARIA Nº 728, DE 7 DE OUTUBRO DE 2009. Aprova as Instruções Gerais dos Postos Médicos de Guarnição (IG 10-86) e dá outras providências

Leia mais

JOGOS DESPORTIVOS DO EXÉRCITO 2013

JOGOS DESPORTIVOS DO EXÉRCITO 2013 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DPEP COMISSÃO DE DESPORTOS DO EXÉRCITO (L Mil Foot-ball/1915) 1. FINALIDADE JOGOS DESPORTIVOS DO EXÉRCITO 2013 INSTRUÇÕES TÉCNICO-NORMATIVAS Difundir as

Leia mais

Fluxograma de Eventos (versão final aprovada 29/04/13)

Fluxograma de Eventos (versão final aprovada 29/04/13) Fluxograma de Eventos (versão final aprovada 29/04/13) INÍCIO Atenção: A Administração financeira do evento deve estar vinculada OBRIGATORIAMENTE a um CNPJ. A Coordenador do evento Até 60 dias antes do

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 Dispõe sobre os cargos em comissão do Ministério Público do Estado da Bahia, e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições

Leia mais

VII - tenha a seleção e o relacionamento dos militares designados para a matrícula a cargo do DGP, ouvido o CIE; e

VII - tenha a seleção e o relacionamento dos militares designados para a matrícula a cargo do DGP, ouvido o CIE; e VII - tenha a seleção e o relacionamento dos militares designados para a matrícula a cargo do DGP, ouvido o CIE; e VIII - tenha a orientação técnico-pedagógica do DECEx. Art. 3º Determinar que a presente

Leia mais

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado Versão 01 - Página 1/8 1 Objetivo Orientar o usuário de T.I. a solicitar atendimento. Mostrar o fluxo da solicitação. Apresentar a Superintendência 2 Aplicação Este Manual aplica-se a todos os Usuário

Leia mais

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM DECRETO nº 1098, de 12 de fevereiro de 2009 Dispõe sobre alocação, denominação e atribuições dos órgãos que compõem a estrutura organizacional do Gabinete da Prefeita e dá outras providências. A PREFEITA

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/DIR/2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/DIR/2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/DIR/2012 ESTABELECE AS NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONCESSÃO DE ADIANTAMENTO, PARA COMPENSAR FUTURAS DESPESAS COM HOSPEDAGEM, LOCOMOÇÃO URBANA E ALIMENTAÇÃO, DE ALUNOS, TÉCNICOS,

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional COMUNICADO N : 012/2015 Data: 30/09/2015 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Assunto: Divulgação do Encontro Internacional da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Leia mais

MATERIAL GRÁFICO CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS

MATERIAL GRÁFICO CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS MATERIAL GRÁFICO CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS Brasília - 2015 SUMÁRIO Portaria nº 636/PRES/2015... 03 Anexo I - Norma de Serviço para solicitação de material gráfico... 04 Anexo II - Formulário para Solicitação

Leia mais

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1.1. Diretoria Executiva (DEX) À Diretora Executiva, além de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar as atividades da Fundação, bem como cumprir e fazer cumprir

Leia mais

PORTARIA Nº 99-DECEx, DE 19 DE AGOSTO DE 2011.

PORTARIA Nº 99-DECEx, DE 19 DE AGOSTO DE 2011. PORTARIA Nº 99-DECEx, DE 19 DE AGOSTO DE 2011. Aprova as Instruções Reguladoras para a Organização, Funcionamento e Matrícula no Curso de Pós-Graduação em Direito Militar (IROFM/Dirt Mil - IR 60-49). O

Leia mais

INSTRUÇÕES REGULADORAS DA ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E MATRÍCULA, DO CURSO DE IDIOMAS VIRTUAL (IROFM/CIV IR 60-55). Seção I Da Finalidade

INSTRUÇÕES REGULADORAS DA ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E MATRÍCULA, DO CURSO DE IDIOMAS VIRTUAL (IROFM/CIV IR 60-55). Seção I Da Finalidade INSTRUÇÕES REGULADORAS DA ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E MATRÍCULA, DO CURSO DE IDIOMAS VIRTUAL (IROFM/CIV IR 60-55). (Documento aprovado pela Portaria Nº 079 - DECEx, de de 2011) Seção I Da Finalidade Art.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR)

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultor para a elaboração e execução do Projeto Conceitual e do Planejamento

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO

GABINETE DO PREFEITO 1 Proc. nº 27.401/2008 LEI COMPLEMENTAR Nº 674 de 25 de novembro de 2013 Altera a Lei Complementar nº 582, de 19 de dezembro de 2008, alterada pela Lei Complementar nº 644, de 05 de abril de 2012, no que

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ5009 EDITAL Nº 03/2010 1. Perfil: Consultor 1 - Área social; pessoa física, modalidade produto - para realização de entrevistas semi-estruturadas

Leia mais

DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL PORTARIA Nº 142-DGP, DE 10 DE JULHO DE 2007.

DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL PORTARIA Nº 142-DGP, DE 10 DE JULHO DE 2007. DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL PORTARIA Nº 142-DGP, DE 10 DE JULHO DE 2007. Aprova as Instruções Reguladoras para a Execução da Evacuação e do Traslado de Corpos (IR 30-51). O CHEFE DO DEPARTAMENTO-GERAL

Leia mais

FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS FEDERADAS E NÚCLEOS ASSOCIATIVOS DA ABP FADEF/ABP

FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS FEDERADAS E NÚCLEOS ASSOCIATIVOS DA ABP FADEF/ABP EDITAL 004/2015/FADEF FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS FEDERADAS E NÚCLEOS ASSOCIATIVOS DA ABP FADEF/ABP A Associação Brasileira de Psiquiatria ABP torna público e convoca os interessados a apresentarem

Leia mais

ANEXO ÚNICO DO DECRETO Nº 6.244, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007.

ANEXO ÚNICO DO DECRETO Nº 6.244, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007. DECRETO Nº 6.244, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007. ESTABELECE AS ATRIBUIÇÕES, NÍVEL DE ESCOLARIDADE E JORNADA DE TRABALHO DE S PÚBLICOS DO IPRESB. RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, usando das

Leia mais

IX Jogos da Amizade AMAN - 2015

IX Jogos da Amizade AMAN - 2015 IX Jogos da Amizade AMAN - 2015 PALAVRAS DO COMANDO DO CMS PALAVRAS DO SUBDIRETOR DE ENSINO DO CMS PALAVRAS DA SEÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Parabéns pela escolha dos atletas para representar o CMS! - Importância

Leia mais

PORTARIA Nº 1.418, DE 27 DE JULHO DE 2005. O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições, CAPÍTULO I EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

PORTARIA Nº 1.418, DE 27 DE JULHO DE 2005. O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições, CAPÍTULO I EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA PORTARIA Nº 1.418, DE 27 DE JULHO DE 2005. Disciplina a divulgação de informações no âmbito do Programa de Transparência do Ministério da Justiça, instituído pela Portaria nº 3.746, de 17 de dezembro de

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 Estabelece procedimentos para solicitação e acompanhamento dos serviços hospedagem no âmbito da Fundação Universidade Federal de Rondônia

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA NO SETOR DE INSTALAÇÕES SINDICATO DA INDÚSTRIA DE INSTALAÇÃO - SP

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA NO SETOR DE INSTALAÇÕES SINDICATO DA INDÚSTRIA DE INSTALAÇÃO - SP 1 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA NO SETOR DE INSTALAÇÕES SINDICATO DA INDÚSTRIA DE INSTALAÇÃO - SP 2 APRESENTAÇÃO O Sindicato da Indústria de Instalação -, identificou

Leia mais

29 e 30 de maio de 2014

29 e 30 de maio de 2014 29 e 30 de maio de 2014 PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU FOZ DO IGUAÇU Secretaria de Relações Institucionais REALIZAÇÃO APOIO REALIZAÇÃO Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Secretaria

Leia mais

Pré Jornada Mundial da Juventude Semana Missionária Arquidiocese de São Paulo Instruções para Hospedagem

Pré Jornada Mundial da Juventude Semana Missionária Arquidiocese de São Paulo Instruções para Hospedagem Pré Jornada Mundial da Juventude Semana Missionária Arquidiocese de São Paulo Instruções para Hospedagem 1Reis 17, 8-15 A viúva de Sarepta O presente manual reúne algumas informações e instruções básicas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS NAS DEPENDÊNCIAS DA DA USP Os eventos acadêmicos, científicos ou comemorativos nas dependências da FOUSP devem ser coordenados por servidores não-docentes, docentes, alunos

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

EDITAL Nº 21/2011 CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO CURSO SOBRE TRANSPORTE ESCOLAR

EDITAL Nº 21/2011 CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO CURSO SOBRE TRANSPORTE ESCOLAR EDITAL Nº 21/2011 CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO CURSO SOBRE TRANSPORTE ESCOLAR 1. OBJETIVO DO CURSO Analisar os aspectos que devem ser contemplados no regulamento municipal do transporte escolar, através de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 101 DE 17 DE MARÇO DE 2005 (*)

RESOLUÇÃO Nº 101 DE 17 DE MARÇO DE 2005 (*) RESOLUÇÃO Nº 101 DE 17 DE MARÇO DE 2005 (*) Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Dispõe sobre os Procedimentos e critérios para a aprovação de projetos a serem financiados com recursos

Leia mais

Processos de Despesas de Exercícios Anteriores Prazo de arquivamento e destruição de documentos

Processos de Despesas de Exercícios Anteriores Prazo de arquivamento e destruição de documentos DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO - DECEx ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO - APA Processos de Despesas de Exercícios Anteriores Prazo de arquivamento e destruição de documentos 1)

Leia mais

3 DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

3 DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA IFBA/CÂMPUS PAULO DE AFONSO DIRETORIA DE ENSINO / DIREN SERVIÇO SOCIAL EDITAL Nº 003/2015 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS Art. 1º - A Comissão de Resíduos da EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, instituída pela Portaria n o 558 de 12 de agosto de 2003,

Leia mais

Esfera: 10 Função: 05 - Defesa Nacional Subfunção: 128 - Formação de Recursos Humanos UO: 52201 - Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC

Esfera: 10 Função: 05 - Defesa Nacional Subfunção: 128 - Formação de Recursos Humanos UO: 52201 - Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC Programa 0630 Desenvolvimento da Aviação Civil Numero de Ações 14 Ações Orçamentárias 0B09 Apoio a Aeroclubes e Escolas de Aviação Civil Produto: Entidade apoiada Esfera: 10 Função: 05 - Defesa Nacional

Leia mais

REUNIÃO ADMINISTRATIVA. 5ª REUNIÃO DE De PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. De 21 a 24 de Junho de 2007. 21 à 24 de Junho de 2007,

REUNIÃO ADMINISTRATIVA. 5ª REUNIÃO DE De PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. De 21 a 24 de Junho de 2007. 21 à 24 de Junho de 2007, 5ª REUNIÃO DE De PLANEJAMENTO 21 à 24 de Junho de, & ESTRATÉGICO. De 21 a 24 de Junho de. Traga sua Empresa ao evento que determinará o futuro da Cardiologia Nacional Grupo CONCEITO: As Reuniões de Planejamento

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Mensagem nº 3, de 2013. Canoas, 25 de janeiro de 2013. A Sua Excelência o Senhor Vereador Juares Carlos Hoy Presidente da Câmara Municipal de Canoas Canoas RS Senhor Presidente, Na forma da legislação

Leia mais

Conhecimentos Gerais. Conhecimentos Específicos. Atividades Gerais. Cargo: Auxiliar Administrativo Área: Instituto de Educação e Ciências

Conhecimentos Gerais. Conhecimentos Específicos. Atividades Gerais. Cargo: Auxiliar Administrativo Área: Instituto de Educação e Ciências Cargo: Auiliar Administrativo Área: nstituto de Educação e Ciências Conhecimentos Gerais N B D N B D N B D Operação de equipamento de escritório Rotinas Administrativas Atendimento a Clientes Serviços

Leia mais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS Departamento de Logística e Serviços Gerais ÍNDICE PREPARAÇÃO... 3 A) IDENTIFICAÇÃO DA COMISSÃO GESTORA... 4 B) INSTITUIR POR

Leia mais

Termo de Referência CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Especialização em Direito Urbano e Ambiental Ministério Público do Estado da Bahia

Termo de Referência CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Especialização em Direito Urbano e Ambiental Ministério Público do Estado da Bahia FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO Credenciada pela Portaria MEC n.º 3.640, de 17/10/2005 DOU de 20/10/2005. Atendendo o disposto na Resolução CES/CNE nº 1, de 08 de junho

Leia mais

FUNCHAL CAE Rev_3: 88101/88102 SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO. Instituto da Segurança Social I.P. e Câmara Municipal competente.

FUNCHAL CAE Rev_3: 88101/88102 SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO. Instituto da Segurança Social I.P. e Câmara Municipal competente. O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL CAE Rev_3: 88101/88102 SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO

Leia mais

PROPOSTA DE PATROCÍNIO. 5º PTT Fórum Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil

PROPOSTA DE PATROCÍNIO. 5º PTT Fórum Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil PROPOSTA DE PATROCÍNIO 5º PTT Fórum Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil Apresentação O PTT Fórum é um evento promovido pelo CEPTRO.br Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 1173/MD, DE 06 DE SETEMBRO DE 2006.

MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 1173/MD, DE 06 DE SETEMBRO DE 2006. MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 1173/MD, DE 06 DE SETEMBRO DE 2006. Aprova a Política de Assistência Social das Forças Armadas. O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso das

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC TERMO DE REFERENCIA Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC 1. OBJETO Contratação de empresa para prestação de serviço(s) de treinamento para os servidores da área de atendimento

Leia mais

Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória

Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2009 Dispõe sobre os procedimentos para realização de despesas com concessão de passagens e diárias

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Saúde Complexo Regulador Estadual Central de Regulação das Urgências/SAMU. Nota Técnica nº 10

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Saúde Complexo Regulador Estadual Central de Regulação das Urgências/SAMU. Nota Técnica nº 10 Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Saúde Complexo Regulador Estadual Central de Regulação das Urgências/SAMU Nota Técnica nº 10 LIBERAÇÃO E SOLICITAÇÃO DE AMBULÂNCIA DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL

Leia mais

PARECER COREN-SP 028 /2013 CT. PRCI n 100.957 e Ticket: 280.866

PARECER COREN-SP 028 /2013 CT. PRCI n 100.957 e Ticket: 280.866 PARECER COREN-SP 028 /2013 CT PRCI n 100.957 e Ticket: 280.866 Ementa: Assistência de enfermagem sem supervisão de Enfermeiro Impossibilidade. 1. Do fato Enfermeira questiona a possibilidade de realização

Leia mais

REVISÕES C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO. Rev. TE Descrição Por Ver. Apr. Aut. Data. 0 C Emissão inicial. DD MAC MAC RPT 30/03/12

REVISÕES C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO. Rev. TE Descrição Por Ver. Apr. Aut. Data. 0 C Emissão inicial. DD MAC MAC RPT 30/03/12 1/8 REVISÕES TE: TIPO EMISSÃO A - PRELIMINAR B - PARA APROVAÇÃO C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO E - PARA CONSTRUÇÃO F - CONFORME COMPRADO G - CONFORME CONSTRUÍDO H - CANCELADO Rev. TE Descrição

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL TERMO DE REFERÊNCIA

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL TERMO DE REFERÊNCIA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL TERMO DE REFERÊNCIA 1. INTRODUÇÃO A 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil 2ª CNPDC está em andamento, tendo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI Nº 002/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI Nº 002/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI Nº 002/2015 DISPÔE SOBRE AS NORMAS E PROCEDIMENTOS NO TOCANTE À AQUISIÇÃO, LOCAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE, HARDWARE, SUPRIMENTOS DE TECNOLOGIA

Leia mais

APÊNDICE IX PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

APÊNDICE IX PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO APÊNDICE IX PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 DIRETRIZES GERAIS... 3 3 PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DAS UNIDADES... 4 3.1 Módulo Conceitual - Diretrizes

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

Informações Importantes

Informações Importantes Informações Importantes Abertura Oficial da Conferência Segunda: as 18:30 hrs Coquetel serão servidos Show Musical Grupo Imbauma apresentando musica regional Transporte de volta para os hotéis será disponibilizado

Leia mais

5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional COMUNICADO N : 004 Data: 17/07/2015 Assunto: inscrição dos delegados I. Inscrição dos Delegados A inscrição dos delegados eleitos para a 5ª

Leia mais

Ministério da Justiça SECRETARIA DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS SAL. Casa Civil SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS SAJ PROGRAMA DE INTERCÂMBIO 7ª EDIÇÃO

Ministério da Justiça SECRETARIA DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS SAL. Casa Civil SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS SAJ PROGRAMA DE INTERCÂMBIO 7ª EDIÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO 7ª EDIÇÃO EDITAL 02/2011 1. OBJETIVOS A Secretaria de Assuntos Legislativos - SAL, órgão do Ministério da Justiça que tem como objetivo institucional a preservação da ordem jurídica,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do estudante,

Leia mais

Habilitação Profissional do Tecnólogo em Gestão do Turismo

Habilitação Profissional do Tecnólogo em Gestão do Turismo PERFIL PROFISSIONAL Habilitação Profissional do Tecnólogo em Gestão do Turismo É o profissional que atua em agências de viagens, em meios de hospedagem, em empresas de transportes e de eventos; promove

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC. Código: MAP-DITEC-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Sistemas Aprovado por: Diretoria de Tecnologia da Informação 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO Histórico Na gestão de 2008/2009, através da Direção Cientifica, houve a preocupação de dar maior ênfase a divulgação na instituição.

Leia mais

DECRET0 Nº 2.250, DE 30 DE MAIO DE 2008

DECRET0 Nº 2.250, DE 30 DE MAIO DE 2008 DECRET0 Nº 2.250, DE 30 DE MAIO DE 2008 Publicado no Jornal Correio Paranaense Em, 04.06.2008 Dispõe sobre a Estrutura Regimental da Secretaria Municipal de Governo. O Prefeito Municipal de São José dos

Leia mais

Ementa: Tabela Referencial de Honorários do Serviço Social. O Conselho Federal de Serviço Social no uso de suas atribuições legais e regimentais;

Ementa: Tabela Referencial de Honorários do Serviço Social. O Conselho Federal de Serviço Social no uso de suas atribuições legais e regimentais; RESOLUÇÃO CFESS Nº 418/01 Ementa: Tabela Referencial de Honorários do Serviço Social. O Conselho Federal de Serviço Social no uso de suas atribuições legais e regimentais; CONSIDERANDO a Lei 8662/93, particularmente

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS PROFESSOR: Itair Pereira da Silva DISCENTES: Maria das Graças João Vieira Rafael Vitor ORGANOGRAMA PRESIDENTE GERENTE

Leia mais

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Adilson Sérgio Nicoletti Blumenau, SC - setembro de 2001 Conteúdo Apresentação

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho PUBLICIDADE IT. 40 09 1 / 4 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para a execução das atividades de publicidade do Crea GO. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 08 Avaliação da satisfação do cliente 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

*DECRETO Nº 2.101, DE 18 DE AGOSTO DE 2009.

*DECRETO Nº 2.101, DE 18 DE AGOSTO DE 2009. Diário Oficial nº : 25145 Data de publicação: 24/08/2009 Matéria nº : 238068 *DECRETO Nº 2.101, DE 18 DE AGOSTO DE 2009. Dispõe sobre a concessão de diárias a servidores públicos civis ou militares e empregados

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 052/2014, DE 12 DE AGOSTO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 052/2014, DE 12 DE AGOSTO DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Rua Ciomara Amaral de Paula, 167 Bairro Medicina 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone: (35)

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO AD REFERENDUM Nº 41/2014, DE 10 DE JUNHO DE 2014 Dispõe sobre a aprovação do regulamento

Leia mais

EDITAL 2011. Processo de Seleção para o Curso de Especialização em Defesa Social, Cidadania e Gestão da Informação

EDITAL 2011. Processo de Seleção para o Curso de Especialização em Defesa Social, Cidadania e Gestão da Informação INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PARÁ EDITAL 2011 Processo de Seleção para o Curso de Especialização em Defesa Social,

Leia mais

Onde? São Paulo Feira REVESTIR - Transamérica Expo Center. Quando? 09 a 12 de março de 2010

Onde? São Paulo Feira REVESTIR - Transamérica Expo Center. Quando? 09 a 12 de março de 2010 Onde? São Paulo Feira REVESTIR - Transamérica Expo Center Quando? 09 a 12 de março de 2010 Quem? Foram convidados dois grupos de compradores internacionais, um grupo de jornalistas e um grupo de formadores.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2013 SISTEMA: ADMINISTRATIVO ASSUNTO: CONCESSÃO DE DIÁRIAS E INDENIZAÇÃO POR DESPESAS DE TRANSPORTE

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2013 SISTEMA: ADMINISTRATIVO ASSUNTO: CONCESSÃO DE DIÁRIAS E INDENIZAÇÃO POR DESPESAS DE TRANSPORTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2013 SISTEMA: ADMINISTRATIVO ASSUNTO: CONCESSÃO DE DIÁRIAS E INDENIZAÇÃO POR DESPESAS DE TRANSPORTE 1. Esta Instrução tem por objetivo estabelecer orientações e procedimentos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEED TERMO DE REFERÊNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEED TERMO DE REFERÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEED TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Contratação de empresa especializada na área de eventos para a realização da Reunião Executiva do Proinfantil,

Leia mais

Regulamento de Estágio. Curso de Engenharia de Produção

Regulamento de Estágio. Curso de Engenharia de Produção Regulamento de Estágio Curso de Engenharia de Produção Coronel Fabriciano Julho, 2010 1. INTRODUÇÃO O Estágio Curricular Obrigatório no curso de Engenharia de Produção é uma atividade curricular obrigatória

Leia mais

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO EDITAL N.º01/2015 O Conselho Municipal do Idoso CMI, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Municipal N.º 3.548 de 24 de março de 2009, torna público que está disponibilizando recursos oriundos

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA REGULAMENTO DA II GINCANA NACIONAL DE ECONOMIA CAPÍTULO I Seção I Dos Objetivos Art. 1º O Conselho Federal de Economia promoverá a II Gincana Nacional de Economia - 2012 na

Leia mais

Simpósio SAE BRASIL de Simulações Numéricas 2014 Seção Paraná e Santa Catarina

Simpósio SAE BRASIL de Simulações Numéricas 2014 Seção Paraná e Santa Catarina MANUAL DO EXPOSITOR Simpósio SAE BRASIL de Simulações Numéricas 2014 Seção Paraná e Santa Catarina 1. APRESENTAÇÃO O MANUAL DO EXPOSITOR pretende proporcionar aos expositores do Simpósio SAE BRASIL de

Leia mais

ANEXO 15: NECESSIDADES DE CONHECER DA COORDENAÇÃO GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (CGDEP)

ANEXO 15: NECESSIDADES DE CONHECER DA COORDENAÇÃO GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (CGDEP) ANEXO 15: NECESSIDADES DE CONHECER DA COORDENAÇÃO GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (CGDEP) Referentes ao Planejamento Estratégico EIXO 1 - GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Objetivo

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP Nº x.xx.xxx.xx MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Versão Nº 1.0 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP Nº x.xx.xxx.xx MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Versão Nº 1.0 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ 1. Descrição PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP Nº x.xx.xxx.xx MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Versão Nº 1.0 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇOES COMUNITÁRIAS Data da Revisão

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio da Escola de Negócios, torna pública a abertura

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Coordenação de Agroecologia / PROBIO II.

TERMO DE REFERÊNCIA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Coordenação de Agroecologia / PROBIO II. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO PROJETO NACIONAL DE AÇÕES INTEGRADAS PUBLICO-PRIVADAS PARA BIODIVERSIDADE PROBIO II FUNDO NACIONAL PARA O MEIO AMBIENTE (Global Environmental Facility

Leia mais