O SELF MARCÁRIO: IDENTIDADE, AUTO-APRESENTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO DE MARCAS EM SITES DE REDES SOCIAIS 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O SELF MARCÁRIO: IDENTIDADE, AUTO-APRESENTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO DE MARCAS EM SITES DE REDES SOCIAIS 1"

Transcrição

1 Performances Interacionais e Mediações Sociotécnicas Salvador - 10 e 11 de outubro de 2013 O SELF MARCÁRIO: IDENTIDADE, AUTO-APRESENTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO DE MARCAS EM SITES DE REDES SOCIAIS 1 André Bomfim dos Santos 2 Resumo: Dentre as estratégias usadas pela publicidade para se adaptar ao contexto das mídias sociais está o estabelecimento de interações entre marcas e indivíduos. Essas interações são aqui investigadas através da análise da atuação no Facebook, de uma das marcas brasileiras líderes em números de seguidores e engajamento nos sites de redes sociais. Utilizamos como abordagem teórica conceitos basilares da psicologia social de orientação sociológica, a exemplo da abordagem dramatúrgica, auto-apresentação, gerenciamento de impressão (Goffman) e interacionismo simbólico (Mead). A análise demonstra um mutualismo entre marcas e pessoas no processo de auto-apresentação e construção dos seus selves on-line. Palavras-chave: Publicidade. Mídias sociais. Interações sociais. Psicologia social. Abstract: Among the strategies used by advertising to adapt itself to the context of social media is the establishment of interactions between brands and individuals. These interactions are investigated here by analyzing the performance on Facebook of one of the leading brazilian brands in numbers of followers and engagement in social networking sites. We used as theoretical frame foundational concepts of sociological social psychology, such as the dramaturgical approach, self-presentation, impression management (Goffman) and symbolic interactionism (Mead). The analysis reveals mutualism between brands and people in the process of self-presentation and construction of their selves online. Keywords: Advertising. Social networks sites. Social interactions. Social Psychology. 1. INTRODUÇÃO Na era das tecnologias de participação social (Chaka, 2010), a audiência das mídias de massa é cada vez mais vilipendiada por plataformas ubíquas, multimodais e policontextuais, como o Facebook. Na tentativa de se adequar a esse novo contexto, em que a interação social 1 Artigo submetido ao NT 2 Sociabilidade, novas tecnologias, consumo e estratégias de mercado - do SIMSOCIAL Trabalho realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasil. 2 Mestrando no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia UFBA. andrebomfim01@gmail.com

2 é a palavra de ordem, a publicidade desenvolve novas estratégias de sedução, pautadas no engajamento dos usuários e em interações entre marcas e indivíduos. Sendo as marcas entidades institucionais e abstratas, elas são muitas vezes revestidas de um caráter humano, para que essas interações ocorram. Para tanto, têm sua identidade delineada através de parâmetros que se aproximam de traços de personalidade dos indivíduos. Todas essas transformações parecem apontar para a diluição das fronteiras não só entre o que é público e privado, mas também entre o que é estratégia comercial e interação social, assim como entre perfis de marcas e de pessoas. Buscamos aqui uma melhor compreensão da natureza das interações entre marcas e indivíduos nas plataformas de participação social, guiados por algumas questões fundamentais. De que forma marcas e pessoas convivem nesses ambientes? Qual a natureza das suas relações? E de que forma as interações entre elas tornam-se possíveis? Utilizamos como abordagem teórica para a empreitada conceitos basilares da psicologia social de orientação sociológica, que tem entre seus principais expoentes, autores como George Hebert Mead e Erving Goffman. Seus estudos são a base para as ideias de self social, papel social, performance, auto-apresentação, gerenciamento de impressão e interacionismo simbólico. Todas conduzem a uma visão relacional e contextual do self. Exemplificamos essas relações através do estudo do perfil no Facebook da marca brasileira vice-líder tanto em número de seguidores quanto em engajamento dessa audiência: a cerveja Skol 3. Além do alto desempenho em ambos os índices, a outra razão para a escolha da marca é a sua identidade bem delineada, elaborada a partir de características essencialmente humanas como juventude e sociabilidade. O estudo foi baseado na observação, pelo período de um mês, das postagens da marca e da reação dos seguidores. Estas últimas, em forma de comentários nas próprias postagens ou embutidos em compartilhamentos, compondo, no segundo caso, quase sempre um ato de apropriação para a apresentação de seus próprios selves on-line. Dessa forma, o estudo de caso se bifurcou em duas instâncias: produção e recepção de conteúdo. Na primeira, estão as postagens diárias da marca em sua fanpage no Facebook, produção sobre a qual operamos os conceitos de auto-apresentação, coerência e 3 Fonte: indexsocial. De acordo com a plataforma, a marca Skol alcançou até o mês de abril de 2013, 10,9 milhões de seguidores no Facebook e uma taxa de engajamento de 0,08%, o que a coloca como vice-líder nos dois índices. Disponível em < Acesso em: 20 abril 2013.

3 gerenciamento de impressão, frutos da abordagem dramatúrgica de Goffman (1959). Na segunda, estão as reações da audiência, interpretadas através dos conceitos de interacionismo simbólico (Mead) e relações simétricas (Barnes, 2003). Oriundos da psicologia social, os conceitos se ajustaram apropriadamente ao estudo da performance da Skol no Facebook, o que reafirma de um lado a dimensão cada vez mais espiritual das marcas (Klein, 2008) e, de outro, a utilização dos conteúdos publicitários como matéria-prima simbólica para a construção da identidade e do self contemporâneo. O texto é dividido em seções que conduzem o estudo de uma abordagem mais ampla e teórica até a operacionalização dos conceitos no estudo de caso. A seção 2 é um breve passeio sobre os conceitos e autores que lhe servem de base. A seção 3 aprofunda a relação entre consumo e a construção do self, baseada no interacionismo simbólico. A de número 4 apresenta o conceito de dimensão espiritual das marcas. A seção 5 traz o estudo de caso. E na de número 6, os conceitos teóricos são emparelhados com a presença on-line da marca estudada no Facebook. 2 O SELF CONTEMPORÂNEO E OS AMBIENTES DIGITAIS Ainda que evitemos aqui as armadilhas do determinismo tecnológico, é inegável a inter-relação entre a constituição do self pós-moderno e as potencialidades trazidas a esse processo pelos ambientes digitais, pela comunicação mediada por computador e, mais recentemente, pelas tecnologias de participação social (Chaka, 2010), entre as quais se situam as plataformas de redes sociais. Para o autor supracitado, tecnologias de participação social (TPSs) representam a nova geração das comunicações mediadas por computador (CMCs) e se distinguem por permitir aos usuários participação coletiva, colaboração em massa e interatividade social (Ibid., p.628, tradução nossa 4 ). Outro importante ponto de distinção é o fato de que elas também possibilitam aos usuários registrar ou representar suas emoções, pensamentos, visões e opiniões de forma escrita, oral, gráfica, pictórica, visual, icônica, digital ou numérica, ou numa combinação de duas ou mais formas. Elas também permitem que eles registrem ou representem aspectos de suas próprias características reais ou não em qualquer uma dessas formas. Nesse sentido, elas são tecnologias representacionais. (Ibid. p. 629). 4 A tradução de todas as citações de originais em língua inglesa do presente texto foram realizadas pelo próprio autor.

4 Algumas particularidades das tecnologias de participação social são fundamentais para o embasamento no presente estudo. A primeira delas, é que as TPSs tornaram-se ponto de convergência de outras mídias, inclusive aquelas de massa. Através delas são distribuídos conteúdos como música, vídeos, notícias, mensagens síncronas e assíncronas, por exemplo. Outro ponto importante é a sua ubiquidade: espalhadas por aparelhos móveis, elas podem estar disponíveis 24 horas por dia em qualquer lugar. Chaka (Ibid., p. 629) as define também como multimodais e policontextuais, no sentido de que operam em diversos modos comunicativos (textos, gráficos, imagens etc.) e envolvem múltiplos contextos digitais (mensagens instantâneas, compartilhamento de conteúdos, bate-papo, jogos etc.), respectivamente. Esse conjunto de atributos faz com que as TPSs se tornem o berço de novas formas de expressão, interações sociais e construção do self. Para Burkitt (2008, p. 163), chegamos a uma situação de saturação social, que tem como uma de suas principais características o espectro de mídias a que estamos expostos, transmitindo-nos uma babel de diferentes conhecimentos, culturas, religiões, visões de mundo, ideias, valores, estilos de vida e pessoas. Partindo do pressuposto de que a construção do self é um processo relacional e interacional, a exposição do homem a esse intenso fluxo de conteúdos, composto também de fartas doses de símbolos e modelos identitários, contribuiria para a constituição de um self múltiplo, fragmentado e, até mesmo, inconsistente. Paradoxalente, a despeito de toda a liberdade conquistada em relação a tradições, posições sociais e trajetória biográfica, a atuação nas TPSs demanda aos indivíduos a manutenção de uma narrativa contínua de auto-identidade (Ibid., p. 171). A noção de um self moldável, fluido e/ou negociável nos conduz a duas correntes de pensamento basilares para o presente estudo: a abordagem dramatúrgica (Goffman) e o interacionismo simbólico (Mead). Segundo Goffman (2002, p. 231), nos estabelecimentos sociais 5, que aqui associamos aos sites de redes sociais, o self é como um personagem representado ou um efeito dramático, que surge diretamente de uma cena apresentada, e a questão característica, o interesse primordial, está em saber se será acreditado ou desacreditado. Dessa premissa, surgem os conceitos de papel, auto-representação e gerenciamento de impressão. 5 Um estabelecimento social é qualquer lugar limitado por barreiras estabelecidas à percepção, no qual se realiza regularmente uma forma particular de atividade. (GOFFMAN, 2002, p. 218).

5 Também oriundo da psicologia social de orientação sociológica, o interacionismo simbólico segue a ideia de que personalidade e estrutura social são fatores interdependentes. De acordo com Simon (2004, p. 22), o interacionismo simbólico foi moldado por George Hebert Mead (1934/1993) através dos seus conceitos inter-relacionados de mente, self e sociedade. Para Mead (apud Simon, 2004, p. 21), a mente é, portanto, um produto de ações sociais simbólicas mediadas pela linguagem, assim como o self, que se desenvolve da mesma forma. Mais especificamente, o self é um resultado da atividade reflexiva e cognitiva do desempenho de papéis durante atividades sociais cooperativas. Todos estes conceitos ganham novo fôlego como arsenal interpretativo para as novas dinâmicas de interação social nos ambientes digitais, espaços onde as tecnologias representacionais oferecem condições inéditas para o jogo de papéis e performances sociais. 3 A RELAÇÃO ENTRE SELF E CONSUMO A ideia de saturação social permeia a realidade do homem moderno desde a era das mídias de massa e se intensifica com a expansão das mídias digitais emergentes. Para Burkitt (2008, p. 163), hoje somos surpreendidos por um clamor de diferentes vozes, falando de diferentes ideias e valores, e representando diferentes estilos de vida muitas vezes distantes da nossa realidade imediata. Essa multitude de vozes, discursos e símbolos habita o pensamento e imaginário contemporâneo de forma indelével. Eu quero ser um Cristão ou um Budista, um socialista ou um conservador, um compositor ou um cantor, loira ou morena, vestir-me como George Clooney ou Brad Pitt?, provoca Burkitt (Ibid., p. 164). A publicidade permeia esse fluxo de forma pervasiva e ainda sustenta economicamente a produção da maior parte desse conteúdo. Para Adorno (2002, p. 66), referindo-se à indústria cultural, a publicidade é o seu elixir da vida. [...] Ela reforça o vínculo que liga os consumidores às grandes firmas. McCracken (2012, p. 116) explica que a publicidade opera exatamente na transferência de significados do mundo culturalmente constituído para os bens de consumo. Para o mesmo autor, o processo se completa na recepção. Nesse caso, o movimento dos significados dos bens de consumo para o consumidor individual é alcançado por meio de esforços do consumidor. Assim o significado circula pela sociedade de consumo.

6 O processo exemplificado por McCracken, porém, vai de encontro à ideia de consumidores passivos ou vitimados pelo assédio da publicidade. Pelo contrário, eles estão empenhados no processo de forma ativa, utilizando estes significados para a construção de suas próprias identidades. Ainda segundo McCracken (Ibid., p. 122), o mundo material dos bens de consumo oferece um inventário vasto de personalidades possíveis e mundos imagináveis. Os consumidores estão sempre nessa procura. A publicidade é perspicaz em captar anseios coletivos e devolvê-los em forma de micronarrativas e modelos de comportamentos esquemáticos. Torna-se, portanto, fonte dos significados mais simples, imediatos e prontos para o uso. Os consumidores buscam algo para usar na construção do self, da família, da comunidade. Não procuram significados com S maiúsculo ou a noção existencial do termo. Buscam pequenos significados, conceitos do que é ser homem ou mulher, conceitos do que é ser de meia-idade, conceitos do que é ser pai, conceitos do que é ser criança e o que uma criança está se tornando, conceitos do que é ser membro da comunidade e do país. Esses são os projetos que nos preocupam numa base contínua. Essas são nossas preocupações num tempo e espaço que tem dado ao indivíduo liberdade para a definição do self. (McCRACKEN, 2012, p. 177). Essa perspectiva parece mais adequada para a compreensão da relação entre marcas e consumidores contemporâneos. Conscientes e até mesmo cínicos em relação à linguagem persuasiva publicitária, eles aderem ao jogo de acordo com suas conveniências. A publicidade, por sua vez, empenha-se em oferecer cada vez mais conteúdo simbólico para seu bel-prazer, ocultando o quanto possível o caráter promocional em matérias informativas ou de entretenimento. 4 A DIMENSÃO ESPIRITUAL DAS MARCAS Como potenciais geradores de símbolos, as marcas têm evoluído historicamente para uma existência cada vez mais transcendente dos produtos que representam. Em sua obra Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido, a canadense Naomi Klein elabora um manifesto contra o crescente poder corporativo em todas as esferas sociais, simbolizado por logomarcas estrategicamente arquitetadas para obter uma dimensão mais que comercial: humana. A tarefa central das grandes corporações desloca-se cada vez mais da produção de bens, para a gestão dessas entidades simbólicas, num esforço multidisciplinar conhecido

7 internacionalmente na literatura do marketing como branding. Para Klein (2005), as grandes marcas atuais ultrapassam o caráter simbólico de outrora e atingem uma dimensão espiritual. Segundo o velho paradigma, tudo o que o marketing vendia era um produto. De acordo com o novo modelo, contudo, o produto é sempre secundário ao verdadeiro produto, a marca, e a venda de uma marca adquire um componente adicional que só pode ser descrito como espiritual. A publicidade trata de apregoar o produto. O branding, em suas encarnações mais autênticas e avançadas, trata da transcendência corporativa. (KLEIN, 2005, p. 27). De acordo com essa lógica, o marketing passa a inventar persistentemente novas formas de contato e relacionamento entre as marcas e as pessoas. Kevin Roberts, CEO da agência de publicidade Saatchi & Saatchi, é o autor de Lovemarks: o futuro além das marcas. Uma cartilha voltada para profissionais do setor, onde enumera uma série de estratégias com o objetivo de estabelecer conexões afetivas entre marcas e consumidores, que [sic] ultrapassem os limites da razão. Entre as lições está o que ele chama de toque humano, que consiste basicamente em envolver os consumidores através dos cinco sentidos. Já em perto de você, Roberts recomenda a criação de laços de intimidade entre marcas e consumidores. Todas as lições apontam para o desenvolvimento de uma dimensão humana das marcas e o estabelecimento de relações afetivas e sensualistas entre elas e os seres humanos. Poderia essa dimensão humana ou espiritual ser comparada à personalidade humana como parece propor o título deste estudo? Certamente trata-se muito mais de uma provocação do que uma constatação, como o próprio termo dimensão espiritual cunhado por Klein. Para McCracken (2012, p. 197), não está claro, de fato, que o consumidor pensa as marcas como uma personalidade ou pessoa cujos significados são tomados de empréstimo [como nos casos de endosso por celebridades]. As marcas são mais como conjuntos ou, usando a metáfora do momento, baldes de significado, agregações mais que associações. De um lado, marcas como a própria Skol, se autodefinem em seus manuais de branding através de personas imaginárias, que funcionam como guias para linguagem e atitudes de suas interações com os consumidores. De outro, a atuação dos indivíduos nos sites de redes sociais se aproxima cada vez mais do processo de construção de marcas. Como revela Cavanagh (2007, p. 23),

8 para obter audiência, indivíduos devem de alguma forma se envolver ou se orientar de acordo com estratégias de marketing para seus próprios sites [no presente caso, seus perfis], e a identidade é um princípio fundamental nesse processo. Para atrair audiência ou se tornar o núcleo de uma comunidade, o self que apresentamos on-line deve ser inteligível para essa audiência, e isto requer certa coerência. Em essência, para alcançar a visibilidade on-line, devemos nos organizar como uma marca facilmente reconhecível. É dessa imprecisão de fronteiras, que tende a se intensificar com o desenvolvimento das TPSs, que tratamos aqui. E a expressão self marcário, proposta no título, deve ser interpretada mais como um sinal desses construtos cada vez mais humanos adotados por certas marcas, do que como um conceito formal de personalidade. Desde o advento das tecnologias de participação social, a internet se tornou o éden para o desenvolvimento dessa dimensão humana ou espiritual das marcas. Através de perfis nos sites de redes sociais, elas estabelecem interações cada vez mais personalizadas com indivíduos, impensáveis na era da comunicação de massa. No caso estudado, essas interações obtém a forma de microdiálogos, comentados e compartilhados no Facebook. Hoje, as mídias sociais são laboratórios prolíficos onde a publicidade experimenta uma série de estratégias, que povoam de novos termos o glossário do marketing on-line: advertainment, advergame, viral, branded content, appvertising, search mkt, entre uma infinidade de outros. O TNS Digital Life 6, estudo mundial sobre comportamento on-line, revela que blocos emergentes como América do Sul, África e Ásia são os mais abertos ao contato com marcas nos ambientes digitais. No Brasil, 40% da população on-line pesquisa por marcas e produtos na internet. Além disso, o brasileiro possui uma das mais altas taxas de relacionamento em redes sociais digitais. Tudo isso aponta para uma utilização cada vez maior pelas marcas das tecnologias de participação social, em práticas interativas que as aproximam e as assemelham cada vez mais aos indivíduos. O BrandZ Latin America Report traz dados reveladores sobre a relação dos brasileiros com a internet, as mídias sociais e as marcas. Entre eles, destacamos: a) A internet já é o segundo meio de comunicação mais significante do país, após a TV, e o mais influente em termos de compras; b) Os brasileiros são ávidos consumidores de mídias sociais, com 86 por cento dos usuários de internet acessando regularmente sites de redes sociais; c) Os 6 Pesquisa global sobre comportamento e atitude on-line. Disponível em: < Acesso em 14 abril Disponível em: < Acesso em: 04 abril 2013.

9 brasileiros têm a média de 481 amigos em mídias sociais, uma das maiores do mundo; d) Os brasileiros possuem uma alta taxa de lealdade às marcas: 65% dos entrevistados consideramse leais a seus produtos favoritos. Os dados explicam por si só a acirrada disputa pela atenção dos consumidores nos sites de redes sociais. Porém para atuar nesse ambiente, as marcas necessitam estabelecer interações sociais que em muito diferem das suas atuações nas mídias de massa. E o estudo da presença on-line da Skol no Facebook nos ajuda a compreender a natureza desse fenômeno. 5 SKOL NO FACEBOOK: CONSTRUINDO UM SELF MARCÁRIO O atual posicionamento da marca Skol é fruto de uma parceria de 17 anos entre a AMBEV 8 e a agência F/Nazca, que em 1996 criou o slogan a cerveja que desce redondo. Por trás dessa premissa verbal, arquitetava-se uma estratégia de reposicionamento que aproximaria o produto de um público mais jovem e que alçaria a marca à atual posição de oitava mais valiosa da América Latina 9. No núcleo central de toda a estratégia mercadológica, está uma série de diretrizes que conduzem todas as ações de branding a partir de um perfil humano, que se aproxima de um jovem na casa dos vinte, festeiro e amigo da galera (Langsdorff, 2012). Para gerir o branding da Skol, a AMBEV segue assumidamente a cartilha proposta pelo publicitário inglês Kevin Roberts em Lovemarks, obra supracitada 10. Para alcançar o elo afetivo com os consumidores, a relação com a marca é expandida através de recursos que vão desde eventos temáticos, como o Skol Beats e o Skol Sensations 11, até a interação nas mídias sociais, sendo este último o foco deste estudo. A fanpage da Skol mantém uma produção diária de três postagens, que trazem sempre uma combinação entre texto e imagem em forma de microatualizações ou micro updates. Para Barash et ali (2010, p. 01), os micro updates são um fenômeno mais recente, através do qual os usuários do Facebook publicam atualizações de status frequentes, que oferecem a 8 Companhia de Bebidas das Américas, empresa de capital aberto, detentora da marca Skol. < 9 Fonte: BrandZ Latin America Report Em sua metodologia, o ranking organizado em conjunto pela empresa brasileira BrandAnalytics e a Millward Brown Optimor, avalia além dos dados financeiros, a percepção das marcas pelos consumidores. Disponível em: < Acesso em: 04 abril Conforme matéria divulgada no Portal de Branding, da empresa BrandAnalytics. Disponível em: < Acesso em: 18 abril Festivais de música eletrônica tematizados em torno da marca.

10 oportunidade de entender como as pessoas gerenciam impressões como uma atividade secundária enquanto se comunicam com outras. Os mesmos autores relacionam essa atividade com o conceito de performance (Goffman). Através dessa ótica, os updates dariam ao público a chance de formar uma impressão do updater, seja essa impressão intencional ou não. (Barash, 2010, loc. cit.). Em se tratando de um perfil comercial, é evidente que o gerenciamento de impressão torna-se um objetivo intencional e estrategicamente elaborado nas atividades de auto-apresentação. As microatualizaçoes da Skol reforçam a identidade da marca, apresentando quase sempre mensagens de estímulo ao estilo de vida de festa, diversão e entretenimento, apresentando o produto visualmente como o elemento catalisador dos anseios do seu público. Uma postagem do dia 11 de abril, por exemplo, traz a imagem de um calendário de mesa com a seguinte mensagem escrita à mão: Não deixo pra sexta a balada que pode rolar na quinta à noite. A composição visual é devidamente arrematada com o símbolo da marca. Na postagem de 9 de abril, vemos um balão amarelo com a mensagem: Queria juntar os papéis para o imposto de renda. Acabei juntando a galera. A indefectível presença do símbolo visual conduz à conclusão de que a galera se reuniu em torno do produto. A figura 1 apresenta uma coletânea dessas atualizações que, via de regra, enaltecem aquilo que é chamado nas campanhas publicitárias de o lado redondo da vida. E que pode ser traduzido pelo trinômio: diversão, amigos e cerveja. E que por dedução se opõe a um lado quadrado, associado ao trabalho, escritório e atividades cotidianas. Voltando o olhar para a recepção, podemos identificar uma taxa de engajamento relativamente baixa quando comparamos o número de reações com o universo de mais de 10 milhões de seguidores da fanpage. Mas ainda assim é uma produção expressiva e muito rica para os pontos que aqui abordamos. O engajamento na fanpage da Skol acontece basicamente de duas formas: comentários nas atualizações da marca ou embutidos em compartilhamentos dessas atualizações com outros usuários. A supracitada postagem do dia 11 obteve curtidas, 162 comentários e compartilhamentos. O usuário E.S. compartilhou a postagem no seu mural, acrescentando a mensagem Claroooo :P 12. V.D. adicionou um sarcástico hehe. Os comentários na própria postagem seguem a linha de confirmação, ênfase ou acordo com a mensagem. T.A.S. expõe sua programação publicamente: 12 Por uma questão de privacidade, todos os nomes foram abreviados pelas iniciais. As mensagens foram copiadas de forma integral, incluindo eventuais erros gramaticais e/ou ortográficos.

11 Cerveginha com F. L. e D.! J.P.B. endossa a mensagem e enaltece a marca: quinta feira so em casa de boa tomando uma skol geladaaaaaaaaaa. Na postagem sobre o imposto de renda, M.L. comenta: bebeu todas e acabou fazendo fogueira com os papéis kkkkkkkkk. E V.F.C. acrescenta: Quando tem skol a galera se reune em peso. C.L. compartilha a postagem, revelando que também deixou os papéis do imposto para depois da cerveja: Eu também,!!!!!!!!. E K.M. aproveita para publicar que está na casa da mamae tomando uma gelada na companhia de L., M., K. e F. FIGURA 1 Amostra das microatualizações da fanpage da Skol no Facebook Fonte: < Acesso em: 04 abr Esse é o clima dominante nas interações sociais geradas em torno da presença da marca. Um clima de consenso e afinidade, em torno de assuntos associados à folga, lazer e diversão com amigos. Praticamente não há diálogos mais consistentes ou dissonantes. Muito menos protestos e reclamações contra a marca como é comum em fanpages de prestadoras de serviços, como operadoras telefônicas. A marca consegue ser o epicentro de uma reunião de seguidores que parecem comungar dos mesmos valores por ela apregoados e compartilham suas postagens como uma reverberação das próprias ideias e opiniões. Em muitas dessas

12 reações, o nome Skol é metonímia para a palavra cerveja. E a bebida é apresentada como condição sine qua non para momentos de relaxamento e diversão. 6 ASPECTOS DAS RELAÇÕES ENTRE MARCAS E INDIVÍDUOS No contexto dos ambientes digitais, em particular das tecnologias de participação social, marcas apresentam uma dimensão humana e pessoas se autopublicam como marcas. Indivíduos e marcas compartilham dessa forma uma série de características em comum: constroem uma identidade on-line, lutam por uma audiência e sustentam um fluxo de conteúdo para mantê-la e ampliá-la. Do estudo de caso aqui empreendido pudemos constatar que existe um mutualismo no compartilhamento desses ambientes por ambas as partes. Os conteúdos de marca usam aspectos do comportamento humano para produzir materiais publicitários dotados de forte carga simbólica e estética. Os indivíduos por sua vez, utilizam esse material simbólico como matéria-prima para sua auto-apresentação on-line, completando uma cadeia representada na figura 2. FIGURA 2 - Representação visual da interação simbólica entre marcas e indivíduos Todo o processo se baseia na construção de um self on-line dotado de certa dose de coerência. Além de enfatizar a diluição das fronteiras entre práticas publicitárias e pessoais,

13 Cavanagh (2007) sustenta a ideia de que o self on-line, apesar de construído sobre fragmentos de informação, possui um arcabouço coerente, baseado na construção de uma identidade reconhecível pela audiência, condição essencial para o estabelecimento de relações interacionais. Opinião comungada por Ribeiro e Silva (2013, p. 440), que descrevem o technoself ou self mediado pelo uso de recursos tecnológicos de última geração e pelos ambientes digitais, como uma constituição fluida e contextual, cujas expressões sociais são monitoradas com o objetivo de mostrar um conjunto relativamente estável de percepções sobre si mesmo. Ao estabelecer sua abordagem dramatúrgica para compreender a dinâmica das interações em um estabelecimento social, Goffman apresentou o conceito de gerenciamento de impressão como um esforço calculado de um indivíduo na busca de forjar uma personagem ou uma auto-representação: Em lugar de permitir que surja uma impressão sobre sua atividade como um subproduto incidental da própria atividade, [os indivíduos] podem reorientar seu quadro de referência e devotar seus esforços à criação das impressões desejadas. (Goffman, 2002, p. 229). Em seu estudo empírico sobre a produção de microupdates no Facebook, Barash et ali (2010, p. 01) operacionalizam o conceito de Goffman: Usando um enquadramento inspirado por Goffman (1959) podemos interpretar cada um desses updates como uma performance que dá à audiência (i.e. amigos) a chance de formar uma impressão do updater, seja essa impressão intencional ou não. As microatualizações da Skol revelam, portanto, o mecanismo de construção de um self marcário dotado de coerência, características humanas e identidade bem definida. Ao serem compartilhadas por indivíduos, tornam-se parte da atividade dramatizada, que é a construção dos seus próprios selves. Essa troca pode ser interpretada de forma muito adequada pela perspectiva do interacionismo simbólico, que parte do pressuposto que os símbolos são ferramentas fundamentais para a mediação das interações humanas. Para os interacionistas simbólicos, gestos, atitudes ou ações humanas tornam-se símbolos quando são compreendidas da mesma forma pelos indivíduos envolvidos na interação. (Simon, 2004, p. 21). No caso aqui estudado, o compartilhamento das microatualizações também pode ser interpretado pelo princípio das relações simétricas (Barnes, 2003, p. 144), ou seja, baseadas na similaridade e numa interpretação consensual dos símbolos. Jenkins (2004, p. 132) ressalta o papel da similaridade da formação de uma identidade coletiva:

14 Identificação de grupo, por definição, pressupõe que os membros se veem de forma minimamente similar. Mesmo a categorização parte do pressuposto que aqueles que são categorizados têm um critério de identificação em comum. Coletividade significa ter algo em comum, seja real ou imaginado, trivial ou relevante, forte ou fraco. Sem algum tipo de similaridade não pode haver coletividade. A simetria não é o único padrão existente para as relações interpessoais. Barnes (2003, loc. cit.) aponta ainda as relações complementares, baseadas nas diferenças, e as paralelas, baseadas numa dinâmica dialética entre acordo e desacordo. Mas no ambiente interacional da Skol e seus seguidores, o consenso em torno da diversão quase nunca é rompido, estabelecendo-se aí um ciclo de afirmação e reafirmação das mensagens entre os interatores. A comunidade formada em torno da Skol é, certamente, um ponto particular no universo das interações simbólicas potencializadas pelas TPSs. Os esforços aqui empreendidos cumprem, portanto, não a função de oferecer uma visão panorâmica sobre o assunto, mas um olhar sobre um caso particular, a partir do qual os conceitos podem ser operacionalizados e melhor assimilados e compreendidos. 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS À guisa de ressaltar a linha condutora entre todos os conceitos aqui coordenados, fazemos mais um esforço reflexivo em torno do objeto principal do nosso estudo: a publicidade. Dentro de uma perspectiva mais crítica, ela tem sido vista muitas vezes como a causa da fragmentação e inconsistência do self contemporâneo. Segundo Salecl (2005, p. 15), hoje, o verdadeiro eu é cada vez mais autoconstruído e, mais do que isso, é um projeto individual [...] e a ênfase não está na determinação social, mas no projeto de autofabricação. A questão é que esse projeto vem sendo construído sobre material simbólico com propósitos comerciais, mais notadamente os conteúdos publicitários. Para Bauman (2008, p. 144), o peso da construção e desconstrução da identidade é aliviado pela aquisição de modelos identitários prontos e fornecidos pelo mercado: Por que se acomodar com aquilo que já terminamos de construir, se novos kits automontáveis prometem excitações nunca antes experimentadas e quem sabe? a abertura de portas que levam a delícias nunca antes usufruídas?. Acreditamos, porém, que as razões desse suposto esvaziamento do self situam-se anteriormente às questões de consumo e exposição à publicidade. Afinal, a relação entre

15 identidade, self e posse de bens é tão antiga quanto a própria humanidade. Para McCracken (2012, p. 180), os bens de consumo, carregados de significados culturais, servem como acessórios dramáticos e fontes de significados. Abastecem ideias de gênero, classe, idade e estilo de vida para os indivíduos e os ajudam a tornar essas ideias realidades tangíveis. O problema é que, na falta das referências sólidas de outrora, as pessoas encontram nas imagens arquitetadas para a sedução dos sentidos, incluindo aí a publicidade, uma dose de material simbólico ineditamente farta e disponível. E terminam fazendo disso a principal matériaprima da construção de suas identidades. Destacamos, no entanto, que a observação aqui empreendida revela muito mais um mutualismo nessa relação do que uma suposta imposição pelos conteúdos publicitários dos valores neles embutidos. Ainda mais, em se tratando de um ambiente em que a adesão e engajamento às fanpages são voluntários e não compulsórios como nas mídias de massa. Sempre compostos de fragmentos elementares de discursos e valores, os conteúdos publicitários oferecem encaixes perfeitos para os selves mais fragmentados e sedentos de um mínimo de estabilidade e coerência para sustentar suas auto-apresentações on-line. Mas não devemos nos enganar: o processo ocorre pela vontade própria dos indivíduos. A oferta de conteúdos torna-se praticamente ilimitada, porém o poder de escolha do consumidor cresce na mesma proporção. Se os conteúdos publicitários são cada vez mais usados como matériaprima para o tecido de suas identidades, existe aí uma questão. E acreditamos que atribuí-la de forma direta à publicidade e às relações de consumo é uma forma esquemática de tratar a consequência como a causa do problema. Referências ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, AUGUSTO, Regina. Uma vitoriosa relação de 17 anos: parceria entre Skol e F/Nazca é uma das mais bem sucedidas do mercado. Meio & Mensagem, abril Disponível em: < a-vitoriosa-relacao-de-17-anos.html>. Acesso em: 04 abril BARASH, Vladimir et ali. Faceplant: impression (mis)management in Facebook status update. In: Association for the Advancement of Artificial Intelligence. Maio Disponível em: < Acesso: 03 abril BARNES, Susan B. Computer-mediated communication. Human to human communication across the internet. Boston: Allyn & Bacon, 2003.

16 BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, BRANDS as friends: how open are people to brands on social networks? TNS Digital Life. Disponível em: < Acesso em: 12 abril BRANDZ: Top 50 most valuable latin american brands WPP. Disponível em: < Acesso em: 04 abril BURKITT, Ian. Social selves: theories of self and society. London: Sage, CAVANAGH, Allison. Sociology in the age of internet. McGraw Hill, CHAKA, Chaka. From CMC technologies to social participation technologies. In: TAIWO, Rotimi. Handbook of Research on Discourse Behavior and Digital Communication: Language Structures and Social Interaction. IGI Global, P GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, JENKINS, Richard. Social identity. New York: Routledge, KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, LANGSDORFF, Janaina. Skol busca jovens de espírito. Meio & Mensagem, junho Disponível em: < Acesso em: 04 abril MANZONI JR., Ralph; VALIM, Carlos Eduardo. A Skol é a nova número 1. Portal de Branding, abril Disponível em < Acesso em: 18 abril McCRACKEN, Grant. Cultura e consumo II: mercados, significados e gerenciamento de marcas. Rio de Janeiro: Mauad, RIBEIRO, José C.; SILVA, Tarcízio. Self, Self-Presentation, and the Use of Social Applications in Digital Environments. In LUPPICINI, Rocci (ed.). Handbook of Research on Technoself: Identity in a Technological Society. Hershey: Information Science Reference, P ROBERTS, Kevin. Lovemarks: o futuro além das marcas. São Paulo: M. Books, SALECL, Renata. Sobre a felicidade: ansiedade e consumo na era do hipercapitalismo. São Paulo: Alameda SCHLENKER, Barry. R. Self-presentation. In M. R. Leary and J. P. Tangney (Eds.), Handbook of self and identity. New York: Guilford, P SIMON, Bernd. Identity in modern society: a social psychological perspective. Oxford: Blackwell, 2004.

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Resenha. Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO 1

Resenha. Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO 1 Resenha As redes sociais na internet: instrumentos de colaboração e de produção de conhecimento (Redes Sociais na Internet. Raquel Recuero. Porto Alegre: Sulina, 2009) Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

"O valor emocional das marcas."

O valor emocional das marcas. DOMINGO, FEVEREIRO 24, 2008 "O valor emocional das marcas." Por Thales Brandão Atualmente as empresas estão buscando cada vez mais gerir suas marcas com conjunto de valores completamente diferentes dos

Leia mais

Branding e Estratégia de Marca. Prof. Msc. Cárbio Almeida Waqued

Branding e Estratégia de Marca. Prof. Msc. Cárbio Almeida Waqued Branding e Estratégia de Marca Prof. Msc. Cárbio Almeida Waqued BRANDING TERAPIA DAS MARCAS Eu até queria falar de Marca com eles, mas eles só falam de comunicação... Comentário real de um CEO, sobre uma

Leia mais

gestão, inovação e liderança com atitude

gestão, inovação e liderança com atitude gestão, inovação e liderança com atitude perfil Lígia Fascioni é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais O núcleo de inteligência em redes sociais Há cinco anos, a DP6, consultoria de marketing digital com foco em inteligência e performance

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS?

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? COM SOCIAL MEDIA RESEARCH VOCÊ PODE UMA NOVA METODOLOGIA QUE PARTE DO CRUZAMENTO ENTRE AS MELHORES

Leia mais

Fácil e comum é se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informação com seus diversos públicos, inclusive o interno. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor específico,

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Os bancos nas redes sociais Os bancos, assim como grande parte das empresas, vêm se tornando cada vez mais presentes nas redes sociais,

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Primeiros passos no mundo da política Em 1992, o paulista Gilberto Musto iniciou a sua consultoria política na cidade de Fernandópolis.

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO RIO BRANCO- ACRE 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1- A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO...4 2- COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO...6 2.1 Os quatros conceitos

Leia mais

Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012

Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012 XI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - 2012 5 a 9 de Novembro de 2012 Cuiabá MT www.ufmt.br/ihc12 Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012 O Simpósio

Leia mais

Posicionamento Global da marca FSC e Ferramentas de Marketing - Perguntas e Respostas Frequentes

Posicionamento Global da marca FSC e Ferramentas de Marketing - Perguntas e Respostas Frequentes Posicionamento Global da marca FSC e Ferramentas de Marketing - Perguntas e Respostas Frequentes 1. Perguntas e Respostas para Todos os Públicos: 1.1. O que é posicionamento de marca e por que está sendo

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 Facebook A página do Facebook foi atualizada com um post por dia, no começo dos trabalhos, depois dois posts por dia, e próximo ao dia

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Marcello Chamusca Márcia Carvalhal. Públicos Híbridos em Relações Públicas Marcello Chamusca Márcia Carvalhal

Marcello Chamusca Márcia Carvalhal. Públicos Híbridos em Relações Públicas Marcello Chamusca Márcia Carvalhal Marcello Chamusca Márcia Carvalhal Públicos híbridos Tipologia das organizações com base no seu nível de envolvimento com as mídias pós-massivas A hipótese das três palavras-chave Contextualização - Inserção

Leia mais

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 1 Índice ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 QUAL É O VALOR QUE VOCÊ PODE OFERECER PARA A SUA AUDIÊNCIA?... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 VOCÊ PRECISA

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

QuEm SomoS missão 5 DESIGN & ComuNICação PublICIDaDE EvENtoS PromoçõES WEb

QuEm SomoS missão 5 DESIGN & ComuNICação PublICIDaDE EvENtoS PromoçõES WEb QUEM SOMOS MISSÃO DESIGN & Comunicação Publicidade Eventos Promoções Web 5 9 11 13 15 17 Quem Somos 5 Somos uma agência de Design e Comunicação, criada para disponibilizar um vasto leque de soluções na

Leia mais

Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO

Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com:

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com: 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 4: Tipos de pesquisa Podemos classificar os vários tipos de pesquisa em função das diferentes maneiras pelo qual interpretamos os resultados alcançados. Essa diversidade

Leia mais

O XD é um produto focado no mobile para o público jovem

O XD é um produto focado no mobile para o público jovem O mais novo produto da Infoglobo está surpreendendo muita gente descolada por aí. Unimos nossa vocação para contar histórias com emoção ao nosso espírito inovador e criamos um jeito irreverente de trazer

Leia mais

Redes Sociais as quais os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil campus Guaíba possuem

Redes Sociais as quais os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil campus Guaíba possuem 196 Redes Sociais as quais os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil campus Guaíba possuem Blume Pfleger * Elizabete Pereira *Jéssica Lunardelli *Junia Silva * Susane da Silva

Leia mais

Arquitetura de Informação

Arquitetura de Informação Arquitetura de Informação Ferramentas para Web Design Prof. Ricardo Ferramentas para Web Design 1 Arquitetura de Informação? Ferramentas para Web Design 2 Arquitetura de Informação (AI): É a arte de expressar

Leia mais

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento.

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento. Criação Personalização Gerenciamento. A Cafuné Design trabalha com as principais mídias e plataformas digitais do momento: Facebook, Twiiter, Instagram, Youtube e LinkedIn. Novas ferramentas de mídia social

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade.

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade. MISSÃO Fornecer todas as ferramentas necessárias que possibilitem levar entretenimento e interatividade a todos os usuários de telefones móveis e fixo. OBJETIVO Ser a primeira opção para empresas que buscam

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 INDICE INTRODUÇÃO DIFINIÇÃO COMO FUNCIONA AS ETAPAS HISTORIA RELACIONAMENTO PRATICAS REDES SOCIAS EXEMPLOS VANTAGEM INTRODUÇÃO Comumente pode se entender

Leia mais

Inclusão Digital em Contextos Sociais

Inclusão Digital em Contextos Sociais Inclusão Digital em Contextos Sociais Fabio N. Akhras e Mariana P. de França Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer Rodovia Dom Pedro I, km 143,6 13089-500 Campinas, São Paulo E-mail: fabio.akhras@cti.gov.br

Leia mais

Esperamos que sua empresa faça bom aproveito!

Esperamos que sua empresa faça bom aproveito! À medida que mais e mais empresas aderem ao marketing de conteúdo, notamos que as expectativas são por vezes incompatíveis com a realidade quando se trata de um Blog Corporativo B2B. A maioria dos profissionais

Leia mais

Feimafe Informações Gerais

Feimafe Informações Gerais Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Feimafe Informações Gerais Sumário

Leia mais

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso.

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso. RESUMO Email Marketing: Pós-Graduação em Arquitetura Contemporânea 1 Silvia Fernanda Santos de SENA 2 Thiago Jerohan Albuquerque da Cruz 3 Fernando Israel FONTANELLA 4 Universidade Católica de Pernambuco,

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Cadastro das Principais

Cadastro das Principais 46 Cenário Econômico Cadastro das Principais Corretoras de Seguros Primeiras conclusões Francisco Galiza O estudo ESECS (Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros), divulgado pela Fenacor em 2013,

Leia mais

Marketing Turístico e Hoteleiro

Marketing Turístico e Hoteleiro 1 CAPÍTULO I Introdução ao Marketing Introdução ao Estudo do Marketing Capítulo I 1) INTRODUÇÃO AO MARKETING Sumário Conceito e Importância do marketing A evolução do conceito de marketing Ética e Responsabilidade

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

Social Media and the new Advertising: an analysis of Farm's Instagram.

Social Media and the new Advertising: an analysis of Farm's Instagram. MÍDIAS SOCIAIS E A NOVA PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE DO INSTAGRAM DA FARM Social Media and the new Advertising: an analysis of Farm's Instagram. Nunes, Rita de Cássia; Graduanda; Faculdade Senac Pernambuco

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

Due Diligence para Marcas e Pessoas

Due Diligence para Marcas e Pessoas Due Diligence para Marcas e Pessoas por Maximiliano Tozzini Bavaresco ABOVE BRANDING CONCEPT No mundo corporativo as fusões e aquisições estão cada vez mais corriqueiras. Volta e meia surgem notícias sobre

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Estudos de Imagem e Notoriedade

Estudos de Imagem e Notoriedade Estudos de Imagem e Notoriedade 1- Enquadramento O Serviço: Relatórios Avaliação da Imagem e Notoriedade das organizações, bem como da força de marca e posicionamento face à concorrência. Para que Serve:

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E REDES SOCIAIS. Lívia de Souza Vieira Bom Jesus IELUSC

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E REDES SOCIAIS. Lívia de Souza Vieira Bom Jesus IELUSC COMUNICAÇÃO PÚBLICA E REDES SOCIAIS Lívia de Souza Vieira Bom Jesus IELUSC Esta é a minha rede social! O que são redes sociais? Bem antes da internet... Ao contrário do que muitos pensam, falar de Redes

Leia mais

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing?

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? edição 06 Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? COMO CRIAR PROMOTORES DA MARCA COM E-MAIL MARKETING? Não são poucas as pessoas e empresas que já praticamente declararam

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

A contribuição da comunicação interna na construção e

A contribuição da comunicação interna na construção e A contribuição da comunicação interna na construção e fortalecimento da imagem corporativa O QUE É IMAGEM CORPORATIVA? Para fazer uma comunicação interna que fortaleça a Imagem Corporativa é preciso entender

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

AULA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

AULA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais Habilidades: Distinguir os gêneros de linguagem cibernética e apropriar-se dessas ferramentas de mídias sociais. REVISÃO O Internetês Grafolinguística:

Leia mais

A importância do branding

A importância do branding A importância do branding Reflexões para o gerenciamento de marcas em instituições de ensino Profª Ligia Rizzo Branding? Branding não é marca Não é propaganda Mas é sentimento E quantos sentimentos carregamos

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS Business-to-Business À primeira vista, a conexão entre mídias sociais e empresas que fazem negócios com outras empresas (Business-to-Business) não

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Otimizada para Crescimento:

Otimizada para Crescimento: Quinta Pesquisa Anual de Mudança na Cadeia de Suprimentos RESUMO REGIONAL: AMÉRICA LATINA Otimizada para Crescimento: Executivos de alta tecnologia se adaptam para se adequar às demandas mundiais INTRODUÇÃO

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Design Web - Percepção. Elisa Maria Pivetta

Design Web - Percepção. Elisa Maria Pivetta Design Web - Percepção Elisa Maria Pivetta GESTALT Percepção Visual Elisa Maria Pivetta Percepção visual No sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Introdução ao Recrutamento Online

Introdução ao Recrutamento Online Introdução ao Recrutamento Online Introdução Recrutamento Online oferece aos recrutadores e profissionais de recursos humanos uma das mais poderosas e baratas soluções para captar talentos para uma organização.

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Crescimento significativo da população em idade economicamente ativa.

Crescimento significativo da população em idade economicamente ativa. O Brasil hoje é palco de um dos mais impressionantes fenômenos de empreendedorismo em todo o mundo. Esse movimento é reflexo de uma série de transformações demográficas e socioeconômicas que propiciam

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 4 3 DESENVOLVIMENTO... 5 4 CONCLUSÃO... 11 5 REFERÊNCIA... 11 TABELA DE FIGURAS Figura

Leia mais

agência digital INSTITUCIONAL

agência digital INSTITUCIONAL agência digital INSTITUCIONAL CRIATIVA, ESTRATÉGICA, IDEAL ZURIEL AGÊNCIA DIGITAL A Zuriel nasceu há 13 anos, inicialmente atendendo clientes próximos apenas com a parte de web design, executadas até então

Leia mais