SOCIEDADES POR AÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOCIEDADES POR AÇÕES"

Transcrição

1 Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Empresarial Extensivo Aula 26 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 26. Direito Societário: Sociedade por Ações - Lei 6404/76 1. Introdução. A Sociedade Anônima é atualmente regida pela Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (LSA), e assim permaneceu com a entrada em vigor do novo Código Civil (art ). Destacamos que a sigla LSA Lei de Sociedade por Ações é muito mais ampla do que S.A. (Sociedade Anônima), já que abrange, além desta, a Sociedade em Comandita. SOCIEDADES POR AÇÕES Lei 6404/76 (LSA) Sociedade Anônima (S.A.) Sociedade em Comandita 2. Companhias (Cia.) ou Sociedade Anônima (S.A.) 2.1. Conceito de Companhias (Cia.) ou Sociedade Anônima (S.A.) De acordo com o artigo 1º deste diploma legal A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas. Extrai-se, desse dispositivo legal, o conceito de Sociedade Anônima, que na lição de DYLSON DÓRIA 1 é a que possui o capital dividido em partes iguais chamadas ações, e tem a 1 DÓRIA, Dylson. Curso de Direito Comercial, São Paulo, Saraiva, vol. 1.

2 Página2 responsabilidade de seus sócios ou acionistas limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. Conceito Cia. S.A. (art. 4º Lei 6404/76) Capital Aberto (fiscalizada pela CVM) Fechado (não fiscalizada pela CVM) Recursos pode captar recursos no mercado mobiliário não pode captar recursos no mercado mobiliário 2.2. Natureza jurídica da Cia. ou S.A. Em relação a sua natureza jurídica, podemos afirmar que a Sociedade Anônima constitui pessoa jurídica de direito privado, nos termos do art. 16, II, do Código Civil atual, mesmo que constituída com capitais públicos, em todo ou em parte (Sociedades de Economia Mista), e qualquer que seja o seu objeto, ela será sempre mercantil e se regerá pelas leis do comércio. (Art. 2º, parágrafo 1º da Lei 6.404/76). Com a entrada em vigor do novo Código Civil (em janeiro de 2002) a Sociedade Anônima passou a ser uma SOCIEDADE EMPRESÁRIA, independentemente de seu objeto (art. 982, parágrafo único) Principais características da Cia. ou S.A.: a) É uma sociedade de capitais. Nelas o que importa é a aglutinação de capitais, e não a pessoa dos acionistas, inexistindo o chamado intuito personae característico das sociedades de pessoas; b) Divisão do capital em partes iguais, em regra, de igual valor nominal ações. É na ação que se materializa a participação do acionista; c) Responsabilidade do acionista limitada apenas ao preço das ações subscritas ou adquiridas. Isso significa dizer que uma vez integralizada a ação o acionista não terá mais nenhuma responsabilidade adicional, nem mesmo em caso de falência, quando somente será atingido o patrimônio da companhia; d) Livre cessibilidade das ações. As ações, em regra, podem ser livremente cedidas, o que gera uma constante mutação no quadro de acionistas. Entretanto, poderá o Estatuto trazer restrições à cessão, desde que não impeça jamais a negociação (art. 36 da Lei 6.404/76 2 ). Desta forma, as ações são títulos circuláveis, tal como os títulos de crédito; 2 Lei 6.404/76 - Art O estatuto da companhia fechada pode impor limitações à circulação das ações nominativas, contanto que regule minuciosamente tais limitações e não impeça a negociação, nem sujeite o acionista ao arbítrio dos órgãos de administração da companhia ou da maioria dos acionistas.

3 Página3 e) Possibilidade de subscrição do capital social mediante apelo ao público; f) Uso exclusivo de denominação social ou nome de fantasia; g) Finalmente, pode ser Companhia ABERTA ou FECHADA. Na Companhia ou Sociedade ABERTA os valores mobiliários de sua emissão são admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários (art. 4º da Lei 6.404/76). Na FECHADA, não há necessidade de que a Sociedade registre a emissão pública de ações no órgão competente Comissão de Valores Mobiliários (Lei 6.385/76) Constituição e intermediação da Cia. ou S.A. A Companhia ou Sociedade Anônima pode ser constituída por SUBSCRIÇÃO PÚBLICA (quando dependerá de prévio registro da emissão na Comissão de Valores Mobiliários e haverá a intermediação obrigatória 3 de instituição financeira art. 82 da Lei 6.404/76) ou por SUBSCRIÇÃO PARTICULAR (quando poderá fazer-se por deliberação dos subscritores em assembleia geral ou por escritura pública art. 88 da Lei 6.404/76). Parágrafo único. A limitação à circulação criada por alteração estatutária somente se aplicará às ações cujos titulares com ela expressamente concordarem, mediante pedido de averbação no livro de "Registro de Ações Nominativas". 3 Lei 6.404/76, Art Art A constituição de companhia por subscrição pública depende do prévio registro da emissão na Comissão de Valores Mobiliários, e a subscrição somente poderá ser efetuada com a intermediação de instituição financeira. 1º O pedido de registro de emissão obedecerá às normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários e será instruído com: a) o estudo de viabilidade econômica e financeira do empreendimento; b) o projeto do estatuto social; c) o prospecto, organizado e assinado pelos fundadores e pela instituição financeira intermediária. 2º A Comissão de Valores Mobiliários poderá condicionar o registro a modificações no estatuto ou no prospecto e denegá-lo por inviabilidade ou temeridade do empreendimento, ou inidoneidade dos fundadores.

4 Página Registro e Estrutura Organizacional. É importante ressaltar que a Sociedade Anônima, em regra, é sociedade de capitais, conforme Art. 982, parágrafo único do Código Civil. Neste contexto, podemos afirmar que esta será sempre empresária, e deve obter registro na junta comercial para adquirir personalidade jurídica. Em outras palavras, podemos afirmar que toda Cia. ou S.A., aberta ou fechada, deve se registrar na Junta Comercial para obter CNPJ. Quanto ao registro na CVM Comissão de Valores Mobiliários só a Cia. ou S.A. aberta. No que tange ao registro para emissão de ações, há que se destacar o 1º; já para registro de distribuição, deve se observar o 1º, ambos no art. 4º Lei 6404/76 4. Por fim, a Sociedade Anônima deverá ter uma estrutura organizacional composta de: Assembleia Geral, Conselho de Administração (facultativo em caso de Companhia Fechada), Diretoria e Conselho Fiscal, que terão, além das atribuições fixadas na Lei 6.404/76, aquelas determinadas no Estatuto Social. REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL (adquirir PJ) REGISTRO NA CVM Cia. Abertas somente Cia. Abertas Cia. Fechadas 4 Lei 6404/76 Art. 4º - Para os efeitos desta Lei, a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários. (Redação dada pela Lei nº , de 2001) 1º Somente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários. (Redação dada pela Lei nº , de 2001) 2º Nenhuma distribuição pública de valores mobiliários será efetivada no mercado sem prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários. (Incluído pela Lei nº , de 2001)

5 Página5 3. Ranking de níveis de mercado. Conforme previsão no terceiro parágrafo da Lei 6404/76, a CVM poderá classificar as companhias abertas em categorias, segundo as espécies e classes dos valores mobiliários por ela emitidos negociados no mercado, o que no estudo de direito empresarial é denominado ranking de níveis de mercado 5. Os níveis de mercado são nichos que classificam as companhias de acordo com as regras de governança. Em em N1, uma vez observadas às exigências deste patamar. Passa-se ao N2 quando cumprido o cânone deste novo degrau, cumulados com os adquiridos no patamar anterior e assim ascende sucessivamente. Novo Mercado N2 N1 O Nível mais elevado é denominado Novo Mercado e possui observâncias bem restritas, como ações 100% ordinárias, o que explicaria a situação das empresas Oi S.A. e Petróleo Brasileiro S.A., por exemplo. Enquanto esta possui capital misto (público e privado), permanece em N2, aquele por possuir 100% do capital privado enquadra-se no nível do Novo Mercado. NOVO MERCADO Ex: Oi S.A N2 Ex: Petróleo Brasileiro S.A N1 5 Lei 6404/76 Art. 4º, 3º A Comissão de Valores Mobiliários poderá classificar as companhias abertas em categorias, segundo as espécies e classes dos valores mobiliários por ela emitidos negociados no mercado, e especificará as normas sobre companhias abertas aplicáveis a cada categoria. (Incluído pela Lei nº , de 2001)

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários 1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários Tipo societário exclusivo de sociedades empresárias Lei 6.404/76.

Leia mais

Sociedade Anônima DIREITO SOCIETÁRIO V. Características: Características: Responsabilidade dos sócios... Nome empresarial 13/11/2012

Sociedade Anônima DIREITO SOCIETÁRIO V. Características: Características: Responsabilidade dos sócios... Nome empresarial 13/11/2012 Sociedade Anônima Destinada aos grandes empreendimentos. Regida pela Lei de S/A, Lei 6.404/76 (LSA). Pessoa jurídica com objeto empresarial, de natureza capitalista, cuja responsabilidade dos sócios se

Leia mais

Direito Empresarial Econômico

Direito Empresarial Econômico Direito Empresarial Econômico Os sistemas econômicos e o Direito empresarial A ordem econômica valorização do trabalho humano e na livre iniciativa assegurar a todos existência digna soberania nacional

Leia mais

Os sistemas econômicos e o Direito empresarial

Os sistemas econômicos e o Direito empresarial Os sistemas econômicos e o Direito empresarial Os sistemas econômicos e o Direito Empresarial A ordem econômica no Brasil é disciplinada por um conjunto de princípios estabelecidos na Constituição Federal

Leia mais

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Curso de Legislação Societária Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani silviabertani@gmail.com O tempo! A palavra! A oportunidade! Eu não perco!!! Dmitry Molchanov Dreamstime.com LEGISLAÇÃO Conceito

Leia mais

Direito Empresarial e Trabalhista

Direito Empresarial e Trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani Direito Empresarial e Trabalhista As sociedades organização formada por duas ou mais pessoas, por meio de um contrato com ou sem o registro, para o exercício de uma atividade

Leia mais

A possibilidade de transformação da S.A em Eireli

A possibilidade de transformação da S.A em Eireli A possibilidade de transformação da S.A em Eireli Ana Clara Ribeiro Batista Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Resumo O estudo abordará o seguinte questionamento: a possibilidade de

Leia mais

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi Direito Societário IV Prof. Henrique Subi 1 8. Sociedades institucionais 8.1. Sociedade em comandita por ações - Tem o capital dividido em ações - Os diretores possuem responsabilidade ilimitada pelas

Leia mais

Tipos de Sociedades. Código Civil (Lei 10406/2002) prevê vários tipos. Os tipos mais relevantes. Sociedade Limitada (Ltda.) Sociedade Anônima (S.A.

Tipos de Sociedades. Código Civil (Lei 10406/2002) prevê vários tipos. Os tipos mais relevantes. Sociedade Limitada (Ltda.) Sociedade Anônima (S.A. INVESTIR NO BRASIL Os Modelos Societários no Sistema Jurídico Brasileiro e a sua Regulamentação 12 de Abril de 2012 Marco Ferreira Orlandi Sócio BOCCUZZI Advogados Tipos de Sociedades Código Civil (Lei

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. ESPÉCIES DE EMPRESÁRIO 2. SOCIEDADES EMPRESÁRIAS TIPOS SOCIETÁRIOS Sociedade em Comum Sociedade em Conta

Leia mais

LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS

LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS 30 Coleção LEIS ESPECIAIS para concursos Dicas para realização de provas com questões de concursos e jurisprudência do STF e STJ inseridas artigo por artigo Coordenação: LEONARDO DE MEDEIROS GARCIA LEONARDO

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XI Sociedades

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XI Sociedades Instituições de Direito Público e Privado Parte XI Sociedades 1. Empresa Conceito Empresa Empresa é a atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços para o mercado, visando ao lucro.

Leia mais

sociedade anônima características

sociedade anônima características sociedade anônima características capital social dividido em ações (títulos de crédito) responsabilidade limitada dos sócios denominação : SOCIEDADE ANONIMA ou S/A. no início ou no final do nome COMPANHIA

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE LINHARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE LINHARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE LINHARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DAYANE DE ANGELI DA CUNHA DOUGLAS SIAN MARCELO COUTO NELMA MARTINS DE OLIVEIRA PEDRO GUILHERME BAYERL

Leia mais

Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS

Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS CONCEITO VALORES MOBILIÁRIOS é a denominação dos TÍTULOS DE CRÉDITO de emissão das SOCIEDADES ANÔNIMAS ABERTAS e de outras entidades AUTORIZADAS PELO GOVERNO e que são negociados

Leia mais

OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º 09.149.503/0001-06 NIRE 31.300.093.107 AVISO AOS ACIONISTAS OMEGA GERAÇÃO S.A., sociedade anônima, com sede na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais,

Leia mais

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes.

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 13 Espécies e classes de ações São 3: ordinária, preferencial e de fruição. Das ações ordinárias

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL 1. A recuperação extrajudicial é uma modalidade prevista na Lei Nº 11.101/2005, e pode ser adotada pelo empresário em dificuldade e com

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR321 Direito Empresarial - Direto Societário

Programa Analítico de Disciplina DIR321 Direito Empresarial - Direto Societário 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal 3 Períodos

Leia mais

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 09.054.385/0001-44 NIRE 35.300.362.870 AVISO AOS ACIONISTAS APROVAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL ABERTURA DO PRAZO PARA EXERCÍCIO DO DIREITO DE PREFERÊNCIA A Inbrands

Leia mais

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase 1) Com. Exam. (TRT 2) - JT TRT2/TRT 2/2006 As sociedades por ações são um tipo de sociedade empresarial, regulada pela

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS DIREITO EMPRESARIAL: Aula 2 Sociedades Não Personificadas / Sociedades Personificadas Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 286, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 286, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 286, DE 2015 Altera o art. 294 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que Dispõe sobre as Sociedades por Ações. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º O caput do art. 294

Leia mais

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase 1) CESPE - Proc (BACEN)/BACEN/2009 Com relação à emissão de debêntures nas sociedades anônimas, assinale a opção correta.

Leia mais

Direito Empresarial CERT Regular 5ª fase

Direito Empresarial CERT Regular 5ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial CERT Regular 5ª fase 1) ESAF Auditor Fiscal SRFB (2012) Salvo as exceções expressas, considera-se empresária a sociedade que tem por objeto o exercício

Leia mais

Indice Sistemático. Capítulo I INTRODUÇÃO

Indice Sistemático. Capítulo I INTRODUÇÃO , Indice Sistemático Capítulo I INTRODUÇÃO I. Das raízes históricas da sociedade ao novo Código Civil brasileiro de 2002... 1 1.1. As raízes históricas............................ 1 1.2. O novo Código

Leia mais

SOCIEDADES EMPRESARIAIS

SOCIEDADES EMPRESARIAIS SOCIEDADES EMPRESARIAIS Sociedade empresária é a pessoa jurídica de direito privado, não-estatal, que tem por objeto social a exploração de uma atividade comercial ou a forma de uma sociedade por ações.

Leia mais

Apresentação... Abreviaturas... CAPíTULO 1 -CONCEITO, CARACTERíSTICAS EESPÉCiES...

Apresentação... Abreviaturas... CAPíTULO 1 -CONCEITO, CARACTERíSTICAS EESPÉCiES... SUMÁRIO Apresentação............................................ Abreviaturas.................................................. CAPíTULO 1 -CONCEITO, CARACTERíSTICAS EESPÉCiES............... 5 13 15 1.

Leia mais

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 09.054.385/0001-44 NIRE 35.300.362.870 AVISO AOS ACIONISTAS APROVAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL ABERTURA DO PRAZO PARA EXERCÍCIO DO DIREITO DE PREFERÊNCIA A Inbrands

Leia mais

Aula nº. 31 S.A DEBÊNTURES

Aula nº. 31 S.A DEBÊNTURES Curso/Disciplina: Direito Empresarial Extensivo Aula: S.A Debêntures - 31 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 31 S.A DEBÊNTURES QUARTO VALOR MOBILIÁRIO LEI 6.404/76 A companhia

Leia mais

ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS

ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: 00.864.214/0001-06 NIRE: 31300025039 AVISO AOS ACIONISTAS Comunicamos aos Senhores Acionistas que a Energisa S.A. ( Companhia ), observadas as disposições legais

Leia mais

REVISÃO. Empresária. Personificada. Não Empresária. Sociedade S/C. Não Personificada C/P

REVISÃO. Empresária. Personificada. Não Empresária. Sociedade S/C. Não Personificada C/P CADU WITTER REVISÃO Empresária Personificada Sociedade Não Empresária Não Personificada S/C C/P DIREITO EMPRESARIAL Cadu Witter Responsabilidade dos sócios LIMITADA ILIMITADA MISTA SOCIEDADE LIMITADA Regulamentada

Leia mais

SUMÁRIO. 18 Nome empresarial e domicílio 18.1 Nome empresarial. Introdução. Conceito de Sociedade. Elementos da sociedade

SUMÁRIO. 18 Nome empresarial e domicílio 18.1 Nome empresarial. Introdução. Conceito de Sociedade. Elementos da sociedade SUMÁRIO I II III IV Introdução 1 Das raízes históricas da sociedade ao Código Civil brasileiro de 2002 1.1 As raízes históricas 1.2 O Código Civil de 2002 1.3 A adaptação contratual e estatutária 2 Pessoas

Leia mais

FORMULÁRIO CONSOLIDADO Negociação de Administradores e Pessoas Ligadas Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002

FORMULÁRIO CONSOLIDADO Negociação de Administradores e Pessoas Ligadas Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002 1/4 FORMULÁRIO CONSOLIDADO Negociação de Administradores e Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002 Em atendimento ao disposto no artigo 11, caput e parágrafo 2º da Instrução CVM nº 358/2002 informamos que em

Leia mais

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº / CVM nº NIRE

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº / CVM nº NIRE MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº 67.620.377/0001-14 CVM nº 20931 NIRE 35.300.344.022 Ata de Reunião do Conselho Fiscal Realizada em 11 de setembro de 2018 1. Data, Horário e Local: Realizada em 11

Leia mais

Sociedades Anônimas. Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016

Sociedades Anônimas. Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016 Sociedades Anônimas Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016 VALORES MOBILIÁRIOS VALORES MOBILIÁRIOS O que veremos na aula de hoje...

Leia mais

Oi S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS

Oi S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS Oi S.A. CNPJ/MF 76.535.764/0001-43 NIRE 33.30029520-8 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS Oi S.A. Em Recuperação Judicial ( Oi ou Companhia ), em continuidade às informações divulgadas no Fato Relevante

Leia mais

Companhia Aberta FATO RELEVANTE

Companhia Aberta FATO RELEVANTE Companhia Aberta LIGHT S.E.S.A. LIGHT S.A. CNPJ 60.444.437/0001-46 CNPJ 03.378.521/0001-75 FATO RELEVANTE Os Administradores da LIGHT Serviços de Eletricidade S.A. ( LIGHT SESA ) e da LIGHT S.A. vêm, em

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 11. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 11. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 11 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

BIOSEV S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: / NIRE: CVM: AVISO AOS ACIONISTAS

BIOSEV S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: / NIRE: CVM: AVISO AOS ACIONISTAS BIOSEV S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: 15.527.906/0001-36 NIRE: 35.3.0034518.5 CVM: 22845 AVISO AOS ACIONISTAS BIOSEV S.A. ( Companhia ) comunica aos Senhores Acionistas que, em 16 de

Leia mais

Sociedade Anônima e Sociedade Limitada Diferenças entre uma e outra

Sociedade Anônima e Sociedade Limitada Diferenças entre uma e outra Sociedade Anônima e Sociedade Limitada Diferenças entre uma e outra Por Janaina Mathias Guilherme A sociedade anônima rege-se pela Lei nº 6.404, de 1976, aplicando-se-lhe, nos casos omissos, as disposições

Leia mais

STATKRAFT ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n / NIRE n

STATKRAFT ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n / NIRE n STATKRAFT ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n 00.622.416/0001-41 NIRE n 423.001.413.86 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A REALIZAR-SE NO DIA 14 DE DEZEMBRO DE 2018 EM ATENDIMENTO

Leia mais

BATTISTELLA ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA - CVM N CNPJ Nº / NIRE

BATTISTELLA ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA - CVM N CNPJ Nº / NIRE BATTISTELLA ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA - CVM N 01545-8 CNPJ Nº 42.331.462/0001-31 NIRE 4130001526-1 COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA Prof. Carlos Barretto Capacitar os estudantes a adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento das seguintes competências: enfatizar a consciência ética

Leia mais

Aula nº. 33 S.A ASSEMBLEIA GERAL

Aula nº. 33 S.A ASSEMBLEIA GERAL Curso/Disciplina: Direito Empresarial Extensivo Aula: S.A Assembleia Geral - 33 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 33 S.A ASSEMBLEIA GERAL ÓRGÃOS DA CIA A) ASSEMBLEIA GERAL

Leia mais

JUSTIFICAÇÃO DE CISÃO PARCIAL DA SÃO CARLOS EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. COM VERSÃO DE PARCELA CINDIDA PARA NOVA SOCIEDADE.

JUSTIFICAÇÃO DE CISÃO PARCIAL DA SÃO CARLOS EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. COM VERSÃO DE PARCELA CINDIDA PARA NOVA SOCIEDADE. JUSTIFICAÇÃO DE CISÃO PARCIAL DA SÃO CARLOS EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. COM VERSÃO DE PARCELA CINDIDA PARA NOVA SOCIEDADE Que celebra SÃO CARLOS EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A., companhia

Leia mais

FORMULÁRIO CONSOLIDADO Negociação de Administradores e Pessoas Ligadas Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002

FORMULÁRIO CONSOLIDADO Negociação de Administradores e Pessoas Ligadas Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002 FORMULÁRIO CONSOLIDADO Negociação de Administradores e Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002 Em fevereiro de 2016, ocorreram operações com valores mobiliários e derivativos, de acordo com o artigo 11 da Instrução

Leia mais

Introdução Conceito de sociedade III O sócio

Introdução Conceito de sociedade III O sócio SUMÁRIO I II III Introdução 1 Das raízes históricas da sociedade ao Código Civil brasileiro de 2002 1.1 As raízes históricas 1.2 O Código Civil de 2002 1.3 A adaptação contratual e estatutária 2 Pessoas

Leia mais

B2W COMPANHIA DIGITAL CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS

B2W COMPANHIA DIGITAL CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS B2W COMPANHIA DIGITAL CNPJ/MF nº 00.776.574/0006-60 NIRE 33.300.290.745 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS B2W COMPANHIA DIGITAL ( Companhia ) vem comunicar aos Senhores Acionistas que, em Assembleia

Leia mais

BANCO INDUSVAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

BANCO INDUSVAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS BANCO INDUSVAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ nº 61.024.352/0001-71 NIRE 353.000.242-90 AVISO AOS ACIONISTAS Comunicamos aos senhores acionistas que em Assembleia Geral Extraordinária

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM Prof. Ma Marina Zava de Faria FACE: Marina Zava INSTA: Marina Zava Periscope:@marinazava E-mail: profmarinazava@hotmail.com DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM 1. CONCEITO: Modalidade

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 2 Direito Empresarial: Sociedades Não Personificadas e Sociedades Personificadas Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado

Leia mais

SWEET COSMETICS S.A. CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

SWEET COSMETICS S.A. CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS SWEET COSMETICS S.A. CNPJ/MF nº 10.345.009/0001-98 NIRE 35.300.362.462 AVISO AOS ACIONISTAS Este Aviso está sendo reapresentado por solicitação da BM&FV+BOVESPA, com os esclarecimentos e as informações

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS DIREITO EMPRESARIAL : Aula 1 Teoria Geral da Empresa / Nome Empresarial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante

Leia mais

ALIANSCE SHOPPING CENTERS S.A. CNPJ/MF N.º / NIRE Nº ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

ALIANSCE SHOPPING CENTERS S.A. CNPJ/MF N.º / NIRE Nº ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ALIANSCE SHOPPING CENTERS S.A. CNPJ/MF N.º 06.082.980/0001-03 NIRE Nº 33.3.0028176-2 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 1. Data, hora e local: Aos 26 dias do mês de agosto de 2016, às 17:00, na

Leia mais

Denominação da Companhia: GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. ( ) Conselho de. ( ) Conselho Fiscal e ( ) Diretoria Administração

Denominação da Companhia: GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. ( ) Conselho de. ( ) Conselho Fiscal e ( ) Diretoria Administração Negociação de es s pela própria companhia, suas controladas e coligadas Art. 11, 5º, I Instrução CVM nº 3582002 ( ) ocorreram somente as seguintes operações com valores mobiliários e derivativos, de acordo

Leia mais

DIREITOS DOS ACIONISTAS

DIREITOS DOS ACIONISTAS DO GRUPO DE ESTUDOS DE DIREITO EMPRESARIAL FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DIREITO SOCIETÁRIO APLICADO Mário Tavernard Martins de Carvalho Patrocinadores: 2 Direitos essenciais

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009 Dispõe sobre as ofertas públicas de valores mobiliários distribuídas com esforços restritos e a negociação desses valores mobiliários nos mercados regulamentados. A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

Leia mais

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii)

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii) Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii) CAMILA VILLARD DURAN Aula anterior: conceitos trabalhados! Pessoa Jurídica! Associações! Sociedade em conta de participação! Eireli vs. Empresário individual

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS SEGMENTOS ESPECIAIS AUDIÊNCIA RESTRITA ERRATA

EVOLUÇÃO DOS SEGMENTOS ESPECIAIS AUDIÊNCIA RESTRITA ERRATA EVOLUÇÃO DOS SEGMENTOS ESPECIAIS AUDIÊNCIA RESTRITA ERRATA Durante a fase de audiência restrita sobre o Novo Mercado e o Nível 2, diversas companhias, além de outros participantes de mercado, encaminharam

Leia mais

HAGA S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMPANHIA ABERTA CNPJ / PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE EMPRESA EPP

HAGA S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMPANHIA ABERTA CNPJ / PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE EMPRESA EPP HAGA S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMPANHIA ABERTA CNPJ 30.540.991/0001-66 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE EMPRESA EPP Senhores acionistas, Os Administradores da Haga S.A. Indústria e Comercio,

Leia mais

Oi S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Companhia Aberta

Oi S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Companhia Aberta Oi S.A. CNPJ/MF Nº 76.535.764/0001-43 NIRE 3330029520-8 Companhia Aberta Proposta da Administração a ser submetida à aprovação da Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 10 de agosto de 2012,

Leia mais

Exploração direta de atividade econômica pelo Estado

Exploração direta de atividade econômica pelo Estado UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CURSO DE DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: DIREITO FINANCEIRO PROFESSOR: ALEXANDRE HENRIQUE SALEMA FERREIRA Exploração direta de atividade econômica pelo Estado Alunos: Amanda

Leia mais

CCR S.A. C.N.P.J. nº / N.I.R.E ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 17 DE MAIO DE 2013.

CCR S.A. C.N.P.J. nº / N.I.R.E ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 17 DE MAIO DE 2013. CCR S.A. C.N.P.J. nº 02.846.056/0001-97 N.I.R.E. 35.300.158.334 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 17 DE MAIO DE 2013. 1. DATA, HORA E LOCAL: : Aos 17 dias do mês de maio de 2013,

Leia mais

AUMENTO DE CAPITAL (ANEXO 30-XXXII DA INSTRUÇÃO CVM N 480/2009)

AUMENTO DE CAPITAL (ANEXO 30-XXXII DA INSTRUÇÃO CVM N 480/2009) AUMENTO DE CAPITAL (ANEXO 30-XXXII DA INSTRUÇÃO CVM N 480/2009) 1 - Valor do Aumento e do Novo Capital Social - O Aumento de Capital será de até R$64.882.317,00 (sessenta e quatro milhões, oitocentos e

Leia mais

PDG REALTY S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES CNPJ nº / NIRE FATO RELEVANTE

PDG REALTY S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES CNPJ nº / NIRE FATO RELEVANTE PDG REALTY S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES CNPJ nº 02.950.811/0001-89 NIRE 35.3.0015895.4 FATO RELEVANTE A PDG Realty S.A. Empreendimentos e Participações, companhia de capital aberto cujas ações

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 DIREITO EMPRESARIAL II (22/07/2014) Contextualização

DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 DIREITO EMPRESARIAL II (22/07/2014) Contextualização DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 DIREITO EMPRESARIAL II (22/07/2014) Contextualização O Direito Societário, dentro do sistema jurídico brasileiro, está distribuído em duas etapas: a Teoria Geral do Direito

Leia mais

ODONTOPREV S.A. Companhia Aberta. N.I.R.E.: C.N.P.J./M.F. n. : / FATO RELEVANTE

ODONTOPREV S.A. Companhia Aberta. N.I.R.E.: C.N.P.J./M.F. n. : / FATO RELEVANTE ODONTOPREV S.A. Companhia Aberta N.I.R.E.: 35.300.156.668 C.N.P.J./M.F. n. : 58.119199/0001-51 FATO RELEVANTE A Odontoprev S.A. ( Companhia ), em cumprimento ao disposto nas Instruções CVM n os. 319/99

Leia mais

ECO101 CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS S.A. CNPJ/MF n.º / NIRE COMPANHIA ABERTA ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

ECO101 CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS S.A. CNPJ/MF n.º / NIRE COMPANHIA ABERTA ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Data, Horário e Local: Em 09 de novembro de 2016, às 17:00 horas, na sede social da ECO101 Concessionária de Rodovias S.A. ( Companhia ), na Avenida Coronel Manoel

Leia mais

ALGAR TELECOM S/A Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS

ALGAR TELECOM S/A Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS ALGAR TELECOM S/A Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF: 71.208.516/0001-74 NIRE: 313.000.117-98 AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL E ABERTURA DE PRAZO PARA EXERCÍCIO DO DIREITO DE PREFERÊNCIA

Leia mais

Protocolo e Justificação de Incorporação. São partes neste Protocolo e Justificação de Incorporação, datado de 10 de dezembro de 2009:

Protocolo e Justificação de Incorporação. São partes neste Protocolo e Justificação de Incorporação, datado de 10 de dezembro de 2009: Protocolo e Justificação de Incorporação São partes neste Protocolo e Justificação de Incorporação, datado de 10 de dezembro de 2009: 1. Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A., companhia aberta com

Leia mais

FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA S.A. CNPJ/MF / NIRE (Companhia Aberta)

FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA S.A. CNPJ/MF / NIRE (Companhia Aberta) FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA S.A. CNPJ/MF 00.924.429/0001-75 NIRE 313001187-9 (Companhia Aberta) ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 11 DE OUTUBRO DE 2016 1. DATA, HORA E LOCAL: Realizada

Leia mais

COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO.

COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. 1. Informar o valor do aumento e do novo capital social: O aumento do capital social da Companhia proposto é de R$25.032.8

Leia mais

Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi

Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi Comunicado Lisboa 14 de março de 2018 Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi A PHAROL, SGPS S.A. informa sobre o Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi, S.A., conforme documento da empresa em anexo.

Leia mais

SUMÁRIO. 2.1 Associações Cota ou fração ideal do patrimônio de associação...

SUMÁRIO. 2.1 Associações Cota ou fração ideal do patrimônio de associação... SUMÁRIO I Introdução... 1 1 Das raízes históricas da sociedade ao Código Civil brasileiro de 2002... 1 1.1 As raízes históricas... 1 1.2 O Código Civil de 2002... 3 1.3 A adaptação contratual e estatutária...

Leia mais

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes. om.br

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes.   om.br Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes www.masterjuris.c om.br Art. 108, Lei n. 6.404/76. Ainda quando negociadas as ações, os alienantes continuarão responsáveis, solidariamente com

Leia mais

JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE: (Companhia Aberta de Capital Autorizado) AVISO AOS ACIONISTAS

JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE: (Companhia Aberta de Capital Autorizado) AVISO AOS ACIONISTAS JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 08.294.224/0001-65 NIRE: 35.300.333.578 (Companhia Aberta de Capital Autorizado) AVISO AOS ACIONISTAS A JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. ( Companhia ) comunica aos seus acionistas

Leia mais

FORMULÁRIO CONSOLIDADO Negociação de Administradores e Pessoas Ligadas Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002

FORMULÁRIO CONSOLIDADO Negociação de Administradores e Pessoas Ligadas Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002 Negociação de Administradores e Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002 (X) Grupo de Controle Ações Ordinárias 410.352.691 62,6% 31,79% Ações Preferenciais 149.168.394 23,5% 11,56% Ações Ordinárias 410.352.691

Leia mais

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF nº /

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF nº / COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF nº 47.508.411/0001-56 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 18 DE JUNHO DE 2009 1. DATA, HORA e LOCAL:

Leia mais

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DE AÇÕES DE EMISSÃO DA LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S.A. PELA LIGHT S.A.

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DE AÇÕES DE EMISSÃO DA LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S.A. PELA LIGHT S.A. PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DE AÇÕES DE EMISSÃO DA LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S.A. PELA LIGHT S.A. Pelo presente instrumento particular, os administradores das seguintes sociedades: a.

Leia mais

SOCIEDADES ANÔNIMAS E SEUS ELEMENTOS

SOCIEDADES ANÔNIMAS E SEUS ELEMENTOS SOCIEDADES ANÔNIMAS E SEUS ELEMENTOS Luís Carlos FRANZOI 1 Karla Rafaela Santana BARDDAL 2 RESUMO: O presente trabalho discorre sobre a pesquisa da Sociedade Anônima em face da organização de suas espécies

Leia mais

COMPANHIA ABERTA CNPJ / AVISO AOS ACIONISTAS

COMPANHIA ABERTA CNPJ / AVISO AOS ACIONISTAS EMBRATEL PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ 02.558.124/0001-12 AVISO AOS ACIONISTAS Comunicamos aos acionistas que a Embratel Participações S.A. ( Companhia ), cumpriu com as exigências formuladas

Leia mais

Aviso aos Acionistas

Aviso aos Acionistas Aviso aos Acionistas São Paulo, 16 de dezembro de 2016. A Contax Participações S.A. ( Contax ou Companhia ; CTAX3) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral o que segue, em complementação ao Aviso

Leia mais

TAURUS S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

TAURUS S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº 92.781.335/0001-02 NIRE 43 3 0000739 1 AVISO AOS ACIONISTAS São Leopoldo, 5 de outubro de 2018 - Forjas Taurus S.A. ( Companhia ), listada no Nível 2 da B3, em cumprimento ao

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 17 2. características do direito empresarial...

Leia mais

RIO IACO PARTICIPAÇÕES S.A 1ª Emissão de Debêntures Simples

RIO IACO PARTICIPAÇÕES S.A 1ª Emissão de Debêntures Simples RIO IACO PARTICIPAÇÕES S.A 1ª Emissão de Debêntures Simples ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA...3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES...3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS...5 ASSEMBLÉIAS DE DEBENTURISTAS...5 POSIÇÃO

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 1 Direito Empresarial: - Teoria Geral da Empresa; - Nome Empresarial; - Sociedades Não Personificadas. Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas

Leia mais

Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi

Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi Comunicado Lisboa 28 de janeiro de 2019 Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi A PHAROL, SGPS S.A. informa sobre o Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi, S.A., conforme documento da empresa em anexo.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 106. Documento normativo revogado, a partir de 1º/1/1978, pela Resolução nº 457, de 21/12/1977.

RESOLUÇÃO Nº 106. Documento normativo revogado, a partir de 1º/1/1978, pela Resolução nº 457, de 21/12/1977. RESOLUÇÃO Nº 106 Documento normativo revogado, a partir de 1º/1/1978, pela Resolução nº 457, de 21/12/1977. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma da deliberação do Conselho Monetário Nacional, em sessão

Leia mais

INFORMAÇÕES EXIGIDAS EM DECORRÊNCIA DA DELIBERAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL

INFORMAÇÕES EXIGIDAS EM DECORRÊNCIA DA DELIBERAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL INFORMAÇÕES EXIGIDAS EM DECORRÊNCIA DA DELIBERAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL (Conforme Anexo 30-XXXII da Instrução n o 480 da Comissão de Valores Mobiliários) 1. Informar ao mercado o valor do aumento e do

Leia mais

PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE

PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE 1 CONTRATO DE SOCIEDADE 1 Elementos contratuais 2 Sociedades simples e empresárias 3 Sociedades não personificadas 4 Sociedade em comum 4.1 Patrimônio social e responsabilidade

Leia mais

Direito Societário V. Prof. Henrique Subi

Direito Societário V. Prof. Henrique Subi Direito Societário V Prof. Henrique Subi 1 8.5. Acionista a) Deveres: - Integralização das ações subscritas constituição em mora de pleno direito, podendo a companhia executar a dívida e/ou mandar vender

Leia mais

1 Classificação das sociedades

1 Classificação das sociedades 1 Classificação das sociedades Qto à forma de exploração do objeto Qto à personificação Qto ao regime de constituição Qto à forma de constituição Qto à nacionalidade Qto ao capital Qto à responsabilidade

Leia mais

Atom Par e Atom Consultoria são doravante designadas individualmente como Parte e conjuntamente como Partes,

Atom Par e Atom Consultoria são doravante designadas individualmente como Parte e conjuntamente como Partes, INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO E PROTOCOLO DE CISÃO PARCIAL DA ATOM EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. E INCORPORAÇÃO PELA ATOM CONSULTORIA EMPRESARIAL S/A Pelo presente instrumento particular, os administradores

Leia mais

PDG REALTY S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES Companhia Aberta. CNPJ/MF nº / NIRE Código CVM 20478

PDG REALTY S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES Companhia Aberta. CNPJ/MF nº / NIRE Código CVM 20478 PDG REALTY S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES Companhia Aberta CNPJ/MF nº 02.950.811/0001-89 NIRE 35.300.158.954 Código CVM 20478 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 26 DE AGOSTO

Leia mais

BRASIL PHARMA S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Nº ( Companhia )

BRASIL PHARMA S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Nº ( Companhia ) BRASIL PHARMA S.A. CNPJ/MF Nº 11.395.624/0001-71 NIRE Nº 35.300.374.797 ( Companhia ) ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 06 DE MAIO DE 2014 1. DATA, HORA E LOCAL: Aos 06 dias do mês

Leia mais

USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. - USIMINAS CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS

USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. - USIMINAS CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. - USIMINAS CNPJ/MF 60.894.730/0001-05 NIRE 313.000.1360-0 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS Comunicamos aos senhores acionistas da Usinas Siderúrgicas de Minas

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 Introdução do Direito Empresarial... 19 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 19 2. A Empresa... 23 3. O Empresário...

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR321 Direito Empresarial - Direito Societário

Programa Analítico de Disciplina DIR321 Direito Empresarial - Direito Societário 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal 2 3 Períodos

Leia mais