DIREITOS DOS ACIONISTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITOS DOS ACIONISTAS"

Transcrição

1 DO GRUPO DE ESTUDOS DE DIREITO EMPRESARIAL FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DIREITO SOCIETÁRIO APLICADO Mário Tavernard Martins de Carvalho Patrocinadores:

2 2 Direitos essenciais dos acionistas: Art Nem o estatuto social nem a assembléia-geral poderão privar o acionista dos direitos de: I - participar dos lucros sociais; II - participar do acervo da companhia, em caso de liquidação; III - fiscalizar, na forma prevista nesta Lei, a gestão dos negócios sociais; IV - preferência para a subscrição de ações, partes beneficiárias conversíveis em ações, debêntures conversíveis em ações e bônus de subscrição, observado o disposto nos artigos 171 e 172; V - retirar-se da sociedade nos casos previstos nesta Lei. 1º As ações de cada classe conferirão iguais direitos aos seus titulares. 2º Os meios, processos ou ações que a lei confere ao acionista para assegurar os seus direitos não podem ser elididos pelo estatuto ou pela assembléia-geral. 3 o O estatuto da sociedade pode estabelecer que as divergências entre os acionistas e a companhia, ou entre os acionistas controladores e os acionistas minoritários, poderão ser solucionadas mediante arbitragem, nos termos em que especificar.

3 Direito de Participar dos Lucros Sociais 3 Finalidade Lucrativa (Causa de dissolução) Dividendo mínimo obrigatório Art Os acionistas têm direito de receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as seguintes normas: I- metade do lucro líquido do exercício diminuído ou acrescido dos seguintes valores: importância destinada à constituição da reserva legal (art. 193); e b) importância destinada à formação da reserva para contingências (art. 195) e reversão da mesma reserva formada em exercícios anteriores; II- o pagamento do dividendo determinado nos termos do inciso I poderá ser limitado ao montante do lucro líquido do exercício que tiver sido realizado, desde que a diferença seja registrada como reserva de lucros a realizar (art. 197); III - os lucros registrados na reserva de lucros a realizar, quando realizados e se não tiverem sido absorvidos por prejuízos em exercícios subseqüentes, deverão ser acrescidos ao primeiro dividendo declarado após a realização. É possível forçar a distribuição de dividendos?

4 4 Direito de Participar do Acervo em Caso de Liquidação Hipóteses Ação preferencial com prioridade no reembolso de capital

5 5 Direito de Fiscalizar Prestação de contas Conselho de Administração Conselho Fiscal (funcionamento, composição, competência)

6 Direito de Preferência 6 Objetivo (normas anti-diluição) Exceções: Art O estatuto da companhia aberta que contiver autorização para o aumento do capital pode prever a emissão, sem direito de preferência para os antigos acionistas, ou com redução do prazo de que trata o 4o do art. 171, de ações e debêntures conversíveis em ações, ou bônus de subscrição, cuja colocação seja feita mediante: I - venda em bolsa de valores ou subscrição pública; ou II - permuta por ações, em oferta pública de aquisição de controle, nos termos dos arts. 257 e 263. Parágrafo único. O estatuto da companhia, ainda que fechada, pode excluir o direito de preferência para subscrição de ações nos termos de lei especial sobre incentivos fiscais. Procedimentos É possível o exercício de direito de preferência na integralização com créditos e/ou na capitalização de reservas?

7 7 Direito de Retirada Arts. 136 c/c art. 137, art. 221, art. 223, 4 e art. 256, 2. Procedimento (possibilidade de reconsideração) Valor de reembolso Art. 45. O reembolso é a operação pela qual, nos casos previstos em lei, a companhia paga aos acionistas dissidentes de deliberação da assembléia-geral o valor de suas ações. 1º O estatuto pode estabelecer normas para a determinação do valor de reembolso, que, entretanto, somente poderá ser inferior ao valor de patrimônio líquido constante do último balanço aprovado pela assembléia-geral, observado o disposto no 2º, se estipulado com base no valor econômico da companhia, a ser apurado em avaliação ( 3º e 4º). 2º Se a deliberação da assembléia-geral ocorrer mais de 60 (sessenta) dias depois da data do último balanço aprovado, será facultado ao acionista dissidente pedir, juntamente com o reembolso, levantamento de balanço especial em data que atenda àquele prazo. Nesse caso, a companhia pagará imediatamente 80% (oitenta por cento) do valor de reembolso calculado com base no último balanço e, levantado o balanço especial, pagará o saldo no prazo de 120 (cento e vinte), dias a contar da data da deliberação da assembléia-geral. Retirada x Dissolução parcial (espécie)

8 8 Outros direitos essenciais Direito de ser convocado para assembleias e discutir matérias? Direito de acesso a informações financeiras? Direito ao dividendo mínimo obrigatório? Direito de ceder as ações? Direito de se candidatar a cargos sociais? Direito de não ser excluído?

9 9 Direitos essenciais x Acordo de Acionistas Art Os acordos de acionistas, sobre a compra e venda de suas ações, preferência para adquiri-las, exercício do direito a voto, ou do poder de controle deverão ser observados pela companhia quando arquivados na sua sede. Abrangência Manifestação livre da vontade Limites? Livre disponibilidade?

10 10 Outros direitos: Direito a voto -É essencial? -Voto contingente. Tag along (direito de co-venda) Art. 254-A. A alienação, direta ou indireta, do controle de companhia aberta somente poderá ser contratada sob a condição, suspensiva ou resolutiva, de que o adquirente se obrigue a fazer oferta pública de aquisição das ações com direito a voto de propriedade dos demais acionistas da companhia, de modo a lhes assegurar o preço no mínimo

11 11 Caso Azul S.A. Recurso contra decisão da SEP Registro Inicial de Emissor de Valores Mobiliários Azul S.A. Processo Administrativo: RJ2013/5993 Diretora Relatora: Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes Data do Julgamento: 31/01/2014

12 Estatuto Azul Artigo 5º O capital social da Companhia, totalmente integralizado em moeda corrente nacional, é de R$ ,62 (quatrocentos e setenta e três milhões, novecentos e sessenta e oito mil, quinhentos e doze reais e sessenta e dois centavos), dividido em (quatrocentas e sessenta e quatro milhões, quatrocentas e oitenta e duas mil, quinhentas e vinte e nove) ações ordinárias, (oitenta e três milhões, trezentas e noventa e cinco mil e oitenta) ações preferenciais, todas nominativas e sem valor nominal. (...) Parágrafo Décimo As seguintes preferências e vantagens são garantidas às ações preferenciais de emissão da Companhia: (i) prioridade no reembolso de capital; (ii) direito de serem incluídas em oferta pública de aquisição de ações em decorrência de Alienação de Controle da Companhia nas mesmas condições e ao preço por ação equivalente a 75 (setenta e cinco) vezes o preço por ação pago ao Acionista Controlador Alienante; (iii) direito ao recebimento de valores equivalentes a 75 (setenta e cinco) vezes o valor atribuído às ações ordinárias, em caso de liquidação da Companhia, quando da divisão dos ativos remanescentes entre os acionistas; e (iv) direito ao recebimento de dividendos iguais a 75 (setenta e cinco) vezes o valor pago a cada ação ordinária. Lei 6.404/76: Art. 15. As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são ordinárias, preferenciais, ou de fruição. 2o O número de ações preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrição no exercício desse direito, não pode ultrapassar 50% (cinqüenta por cento) do total das ações emitidas. 12

13 13 Estatuto Azul Parágrafo Décimo As seguintes preferências e vantagens são garantidas às ações preferenciais de emissão da Companhia: (i) prioridade no reembolso de capital; Estatuto Azul Destinação resultado apurado: "(i) 5% (cinco por cento) para a formação da reserva legal, que não excederá a 20% (vinte por cento) do capital social subscrito (...); (ii) valor para a formação de reservas de contingência e a reversão dessas mesmas reservas constituídas em anos anteriores; (iii) 0,1% (zero vírgula um por cento) do saldo do lucro líquido, após as deduções referidas nas previsões anteriores e o ajuste previsto no art. 202 da Lei das Sociedades por Ações, deverá ser distribuído aos acionistas como dividendo mínimo obrigatório; e (iv) o saldo remanescente será distribuído como dividendo".

14 DO GRUPO DE ESTUDOS DE DIREITO EMPRESARIAL FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DIREITO SOCIETÁRIO APLICADO OBRIGADO! Mário Tavernard Martins de Carvalho. Mestre em Direito Empresarial pela FD-UFMG. Professor do Curso de Direito Societário do IBMEC-MG. Advogado e sócio do escritório Tavernard Advogados. Tel: (31) / (31) mario@tavernard.adv.br Patrocinadores:

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes. om.br

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes.   om.br Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes www.masterjuris.c om.br Art. 108, Lei n. 6.404/76. Ainda quando negociadas as ações, os alienantes continuarão responsáveis, solidariamente com

Leia mais

INEPAR S.A. INDÚSTRIA E CONSTRUÇÕES EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL CNPJ/MF nº / NIRE nº COMPANHIA ABERTA

INEPAR S.A. INDÚSTRIA E CONSTRUÇÕES EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL CNPJ/MF nº / NIRE nº COMPANHIA ABERTA INEPAR S.A. INDÚSTRIA E CONSTRUÇÕES EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL CNPJ/MF nº 76.627.504/0001 06 - NIRE nº 41 3 0029559 0 COMPANHIA ABERTA ATA DA 344ª REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO I Data, Hora e Local:

Leia mais

LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: / NIRE:

LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: / NIRE: LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: 06.948.969/0001-75 NIRE: 35.300.316.584 Comunicado referente ao aumento de capital aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 26

Leia mais

OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º 09.149.503/0001-06 NIRE 31.300.093.107 AVISO AOS ACIONISTAS OMEGA GERAÇÃO S.A., sociedade anônima, com sede na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais,

Leia mais

Oi S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Companhia Aberta

Oi S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Companhia Aberta Oi S.A. CNPJ/MF Nº 76.535.764/0001-43 NIRE 3330029520-8 Companhia Aberta Proposta da Administração a ser submetida à aprovação da Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 10 de agosto de 2012,

Leia mais

AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta de Capital Autorizado

AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta de Capital Autorizado AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS S.A. CNPJ/MF 33.050.071/0001-58 NIRE 3330005494-4 Companhia Aberta de Capital Autorizado Ata da Assembleia Geral Extraordinária realizada em 20 de dezembro de 2017. 1. Data, Hora

Leia mais

POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS E PARTES BENEFICIÁRIAS CEB LAJEADO S/A

POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS E PARTES BENEFICIÁRIAS CEB LAJEADO S/A POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS E PARTES BENEFICIÁRIAS CEB LAJEADO S/A VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado na 92ª Reunião Extraordinária da Diretoria Colegiada da CEB Lajeado S/A (Resolução de Diretoria

Leia mais

BANCO MERCANTIL DE INVESTIMENTOS S.A.

BANCO MERCANTIL DE INVESTIMENTOS S.A. BANCO MERCANTIL DE INVESTIMENTOS S.A. COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO (CATEGORIA A ) RUA RIO DE JANEIRO, Nº 654, 9º ANDAR CENTRO, CEP 30.160-912, BELO HORIZONTE, MG CNPJ/MF Nº 34.169.557/0001-72

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstração do Resultado do Exercício. Dividendos. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstração do Resultado do Exercício. Dividendos. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstração do Resultado do Exercício Prof. Cláudio Alves Critério de Classificação dos : Quanto à possibilidade de recebimento futuro referente a exercício passado onde não houve

Leia mais

MAHLE METAL LEVE S.A. C.N.P.J/MF / COMPANHIA ABERTA FATO RELEVANTE

MAHLE METAL LEVE S.A. C.N.P.J/MF / COMPANHIA ABERTA FATO RELEVANTE MAHLE METAL LEVE S.A. C.N.P.J/MF 60.476.884/0001-87 COMPANHIA ABERTA FATO RELEVANTE Os administradores de Mahle Metal Leve S.A. ("Companhia"), na forma e para os fins das Instruções CVM nºs 319/99 e 358/02,

Leia mais

ANEXO 30-XXXII. Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 11 de maio de 2016

ANEXO 30-XXXII. Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 11 de maio de 2016 ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 11 de maio de 2016 1) Divulgar ao mercado o valor do aumento e do novo capital social: O valor do Aumento

Leia mais

STATKRAFT ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n / NIRE n

STATKRAFT ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n / NIRE n STATKRAFT ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n 00.622.416/0001-41 NIRE n 423.001.413.86 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A REALIZAR-SE NO DIA 14 DE DEZEMBRO DE 2018 EM ATENDIMENTO

Leia mais

R$ ,15 (dezesseis milhões, seiscentos e trinta e quatro mil, duzentos e quatorze reais e quinze centavos)

R$ ,15 (dezesseis milhões, seiscentos e trinta e quatro mil, duzentos e quatorze reais e quinze centavos) DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO 1) Lucro líquido do exercício: R$ 16.634.214,15 (dezesseis milhões, seiscentos e trinta e quatro mil, duzentos e quatorze reais e quinze centavos) 2) Montante global e valor

Leia mais

sociedade anônima características

sociedade anônima características sociedade anônima características capital social dividido em ações (títulos de crédito) responsabilidade limitada dos sócios denominação : SOCIEDADE ANONIMA ou S/A. no início ou no final do nome COMPANHIA

Leia mais

ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 26 de junho de 2015

ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 26 de junho de 2015 ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 26 de junho de 2015 1.) Divulgar ao mercado o valor do aumento e do novo capital social: O valor do aumento

Leia mais

CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 10.760.260/0001-19 NIRE 35.300.367.596 AVISO AOS ACIONISTAS CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. ( Companhia ), comunica

Leia mais

CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 10.760.260/0001-19 NIRE 35.300.367.596 AVISO AOS ACIONISTAS CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. ( Companhia ), comunica

Leia mais

FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA S.A. CNPJ/MF N / NIRE (Companhia Aberta)

FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA S.A. CNPJ/MF N / NIRE (Companhia Aberta) Senhores Acionistas, FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA S.A. CNPJ/MF N 00.924.429/0001-75 NIRE 31.300.011.879 (Companhia Aberta) PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 11 DE OUTUBRO DE 2016

Leia mais

MULTINER S.A. CNPJ/MF nº / NIRE nº Companhia Aberta

MULTINER S.A. CNPJ/MF nº / NIRE nº Companhia Aberta MULTINER S.A. CNPJ/MF nº 08.935.054/0001-50 NIRE nº 33.3.0028245-9 Companhia Aberta ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 14 DE MARÇO DE 2016 1. DATA, HORA E LOCAL DA ASSEMBLEIA: Realizada

Leia mais

RODONORTE CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS INTEGRADAS S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Nº COMPANHIA ABERTA

RODONORTE CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS INTEGRADAS S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Nº COMPANHIA ABERTA RODONORTE CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS INTEGRADAS S.A. CNPJ/MF Nº. 02.221.531/0001-30 NIRE Nº. 41300015783 COMPANHIA ABERTA PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA

Leia mais

TELEMAR PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF nº / NIRE

TELEMAR PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF nº / NIRE TELEMAR PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF nº 02.107.946/0001-87 NIRE 3330016601-7 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO DA COMPANHIA PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 28 DE MARÇO DE 2011 Senhores

Leia mais

AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 16.590.234/0001-76 NIRE 31.300.025.91-8 AVISO AOS ACIONISTAS AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. ( Companhia ), comunica aos seus acionistas

Leia mais

COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO.

COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. 1. Informar o valor do aumento e do novo capital social: O aumento do capital social da Companhia proposto é de R$25.032.8

Leia mais

Aviso aos Acionistas

Aviso aos Acionistas Aviso aos Acionistas São Paulo, 16 de dezembro de 2016. A Contax Participações S.A. ( Contax ou Companhia ; CTAX3) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral o que segue, em complementação ao Aviso

Leia mais

INFORMAÇÕES EXIGIDAS EM DECORRÊNCIA DA DELIBERAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL

INFORMAÇÕES EXIGIDAS EM DECORRÊNCIA DA DELIBERAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL INFORMAÇÕES EXIGIDAS EM DECORRÊNCIA DA DELIBERAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL (Conforme Anexo 30-XXXII da Instrução n o 480 da Comissão de Valores Mobiliários) 1. Informar ao mercado o valor do aumento e do

Leia mais

INVESTIMENTOS BEMGE S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE

INVESTIMENTOS BEMGE S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE INVESTIMENTOS BEMGE S.A. CNPJ 01.548.981/0001-79 Companhia Aberta NIRE 35300315472 E S T A T U T O S O C I A L CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E PRAZO Art. 1º - A Companhia aberta regida por este Estatuto

Leia mais

ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS

ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: 00.864.214/0001-06 NIRE: 31300025039 AVISO AOS ACIONISTAS Comunicamos aos Senhores Acionistas que a Energisa S.A. ( Companhia ), observadas as disposições legais

Leia mais

ALGAR TELECOM S/A Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS

ALGAR TELECOM S/A Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS ALGAR TELECOM S/A Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF: 71.208.516/0001-74 NIRE: 313.000.117-98 AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL E ABERTURA DE PRAZO PARA EXERCÍCIO DO DIREITO DE PREFERÊNCIA

Leia mais

ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 28 de dezembro de 2015

ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 28 de dezembro de 2015 ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 28 de dezembro de 2015 1.) Divulgar ao mercado o valor do aumento e do novo capital social: O valor do aumento

Leia mais

AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 16.590.234/0001-76 NIRE 31.300.025.91-8 AVISO AOS ACIONISTAS AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. ( Companhia ), COMUNICA aos seus acionistas

Leia mais

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE CVM AVISO AOS ACIONISTAS

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE CVM AVISO AOS ACIONISTAS MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º 67.620.377/0001-14 NIRE 35.300.344.022 CVM 02093-1 AVISO AOS ACIONISTAS MINERVA S.A. ( Companhia ou Minerva ), vem pelo presente informar aos seus acionistas e ao

Leia mais

2. Informar o montante global e o valor por ação dos dividendos, incluindo dividendos antecipados e juros sobre capital próprio já declarados

2. Informar o montante global e o valor por ação dos dividendos, incluindo dividendos antecipados e juros sobre capital próprio já declarados PROPOSTA DE DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO QUE CONTENHA, NO MÍNIMO, AS INFORMAÇÕES INDICADAS NO ANEXO 9.1.II DA INSTRUÇÃO NORMATIVA CVM n. 481/09 1. Informar o lucro líquido do exercício O lucro

Leia mais

JHSF PARTICIPAÇÕES S.A.

JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº. 08.294.224/0001-65 NIRE JUCESP 35.300.333.578 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL A JHSF Participações S.A. (B3: JHSF3) ( Companhia ) comunica aos

Leia mais

AVISO AOS ACIONISTAS

AVISO AOS ACIONISTAS BRASCAN RESIDENTIAL PROPERTIES S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº 07.700.557/0001-84 NIRE 33.300.277.153 COMPANY S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº 58.877.812/0001-08

Leia mais

RODONORTE CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS INTEGRADAS S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Nº COMPANHIA ABERTA

RODONORTE CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS INTEGRADAS S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Nº COMPANHIA ABERTA RODONORTE CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS INTEGRADAS S.A. CNPJ/MF Nº. 02.221.531/0001-30 NIRE Nº. 41300015783 COMPANHIA ABERTA PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA

Leia mais

2. Informar o montante global e o valor por ação dos dividendos, incluindo dividendos antecipados e juros sobre capital próprio já declarados

2. Informar o montante global e o valor por ação dos dividendos, incluindo dividendos antecipados e juros sobre capital próprio já declarados 1. Informar o lucro líquido do exercício ANEXO 9-1-II DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO O lucro líquido do exercício de 2009 foi de R$198.263.226,61 (cento e noventa e oito milhões, duzentos e sessenta e três

Leia mais

DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO

DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO 1. Informar o lucro líquido do exercício O lucro líquido do exercício social findo em 31.12.2010 foi de R$ 72.793.804,47 (setenta e dois milhões, setecentos e noventa e três

Leia mais

SÃO PAULO TURISMO S.A. CNPJ/MF nº / NIRE

SÃO PAULO TURISMO S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Ao Conselho Fiscal da São Paulo Turismo S.A. Ao Conselho de Administração da São Paulo Turismo S.A. Aos Srs. Acionistas da São Paulo Turismo S.A. SÃO PAULO TURISMO S.A. CNPJ/MF nº 62.002.886/0001-60 NIRE

Leia mais

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 09.054.385/0001-44 NIRE 35.300.362.870 AVISO AOS ACIONISTAS APROVAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL ABERTURA DO PRAZO PARA EXERCÍCIO DO DIREITO DE PREFERÊNCIA A Inbrands

Leia mais

PROPOSTA PARA DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO NOS TERMOS DO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO N o CVM 481/09

PROPOSTA PARA DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO NOS TERMOS DO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO N o CVM 481/09 PROPOSTA PARA DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO NOS TERMOS DO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO N o CVM 481/09 1. Informar o lucro líquido do exercício O lucro líquido do exercício de 2012 foi de R$ 1.448.887.908,07

Leia mais

BANCO INDUSVAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

BANCO INDUSVAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS BANCO INDUSVAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ nº 61.024.352/0001-71 NIRE 353.000.242-90 AVISO AOS ACIONISTAS Comunicamos aos senhores acionistas que em Assembleia Geral Extraordinária

Leia mais

ODONTOPREV S.A. Senhores Acionistas,

ODONTOPREV S.A. Senhores Acionistas, ODONTOPREV S.A. Proposta de Destinação do Lucro Líquido do Exercício - Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária a ser realizada em 25/03/2010 (art. 9º da Instrução CVM 481/2009) Senhores Acionistas,

Leia mais

JEREISSATI PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / Companhia Aberta. JP PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / Companhia Aberta

JEREISSATI PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / Companhia Aberta. JP PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / Companhia Aberta JEREISSATI PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 60.543.816/0001-93 Companhia Aberta JP PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 15.463.423/0001-15 Companhia Aberta FATO RELEVANTE Jereissati Participações S.A. ( Jereissati

Leia mais

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 09.054.385/0001-44 NIRE 35.300.362.870 AVISO AOS ACIONISTAS APROVAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL ABERTURA DO PRAZO PARA EXERCÍCIO DO DIREITO DE PREFERÊNCIA A Inbrands

Leia mais

MMX MINERAÇÃO E METÁLICOS S.A. CNPJ/MF n / NIRE Companhia Aberta

MMX MINERAÇÃO E METÁLICOS S.A. CNPJ/MF n / NIRE Companhia Aberta MMX MINERAÇÃO E METÁLICOS S.A. CNPJ/MF n 02.762.115/0001-49 NIRE 3.33.002.6111-7 Companhia Aberta ANEXO 14 DA INSTRUÇÃO CVM 481/2009 AUMENTO DE CAPITAL Em conformidade com o artigo 14 da Instrução CVM

Leia mais

INFORMAÇÕES ADICIONAIS À INSTRUÇÃO CVM 481/09

INFORMAÇÕES ADICIONAIS À INSTRUÇÃO CVM 481/09 PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO BANCO MERCANTIL DO BRASIL S.A. A SER SUBMETIDA À DELIBERAÇÃO DOS ACIONISTAS EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA CONVOCADA PARA O DIA 30 DE SETEMBRO DE 2013. I -

Leia mais

BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO S/A

BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO S/A BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO S/A 2014 PROPOSTA PARA DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 31/12/2014 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Srs. Acionistas, O Conselho de Administração do BANDES submete

Leia mais

EMPRESA ENERGÉTICA DE MATO GROSSO DO SUL S.A - ENERSUL CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta

EMPRESA ENERGÉTICA DE MATO GROSSO DO SUL S.A - ENERSUL CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta EMPRESA ENERGÉTICA DE MATO GROSSO DO SUL S.A - ENERSUL CNPJ/MF nº 15.413.826/0001-50 NIRE 54.300.000.566 Companhia Aberta Campo Grande - MS, 04 de outubro de 2010. Aos Srs. Acionistas da ENERSUL. PROPOSTA

Leia mais

Atom Par e Atom Consultoria são doravante designadas individualmente como Parte e conjuntamente como Partes,

Atom Par e Atom Consultoria são doravante designadas individualmente como Parte e conjuntamente como Partes, INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO E PROTOCOLO DE CISÃO PARCIAL DA ATOM EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. E INCORPORAÇÃO PELA ATOM CONSULTORIA EMPRESARIAL S/A Pelo presente instrumento particular, os administradores

Leia mais

PROPOSTA DA DIRETORIA

PROPOSTA DA DIRETORIA PROPOSTA DA DIRETORIA Senhores Acionistas: A Diretoria da COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO ( Companhia ) vem propor à Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária o Plano de Investimentos para o ano

Leia mais

JOÃO FORTES ENGENHARIA S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF: / PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL A SER REALIZADA EM 11/09/2017

JOÃO FORTES ENGENHARIA S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF: / PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL A SER REALIZADA EM 11/09/2017 JOÃO FORTES ENGENHARIA S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF: 33.035.536/0001-00 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL A SER REALIZADA EM 11/09/2017 I - AUMENTO DE CAPITAL ANEXO 14 - Instrução CVM nº481/09

Leia mais

TELE NORTE CELULAR PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF / NIRE COMPANHIA ABERTA

TELE NORTE CELULAR PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF / NIRE COMPANHIA ABERTA TELE NORTE CELULAR PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF 02.558.154/0001-29 NIRE 33.30029046-0 COMPANHIA ABERTA ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Realizada no dia 17 de julho de 2012, às 11:00 horas (Lavrada

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Reservas de Capital e Reservas de Lucros Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Reservas de Capital e Reservas de Lucros Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Prof. Cláudio Alves Reservas São valores acumulados no patrimônio líquido para uso posterior. Dependendo da forma como a reserva surgiu e de como será utilizada.

Leia mais

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários 1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários Tipo societário exclusivo de sociedades empresárias Lei 6.404/76.

Leia mais

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO TOCANTINS SANEATINS COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF nº / PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO TOCANTINS SANEATINS COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF nº / PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO COMPANHIA DE SANEAMENTO DO TOCANTINS SANEATINS COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF nº 25.089.509/0001-83 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO Para a Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 22 de dezembro de 2017

Leia mais

POLÍTICA DE DESTINAÇÃO DE RESULTADOS USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. USIMINAS

POLÍTICA DE DESTINAÇÃO DE RESULTADOS USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. USIMINAS POLÍTICA DE DESTINAÇÃO DE RESULTADOS USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. USIMINAS 2 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. PRINCÍPIOS... 3 3. EXERCÍCIO SOCIAL E DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS...3 4. DESTINAÇÃO DO

Leia mais

Proposta de destinação do lucro líquido do exercício de 2009 (conforme Anexo 9-1-II da ICVM 481/2009)

Proposta de destinação do lucro líquido do exercício de 2009 (conforme Anexo 9-1-II da ICVM 481/2009) Proposta de destinação do lucro líquido do exercício de 2009 (conforme Anexo 9-1-II da ICVM 481/2009) Apesar de, no exercício de 2009, a Braskem S.A. ( Companhia ) ter apurado um lucro líquido (R$ 917.228

Leia mais

Marfrig Global Foods

Marfrig Global Foods MARFRIG GLOBAL FOODS S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF Nº 03.853.896/0001-40 (BM&FBOVESPA: MRFG3) COMUNICADO SOBRE O AUMENTO DE CAPITAL SOCIAL DA COMPANHIA APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM 27 DE

Leia mais

Estatuto Anterior 07/jun

Estatuto Anterior 07/jun Estatuto Anterior 07/jun jun/2000 Artigo 37 Apurado o resultado do exercício social, com observância de todas as disposições legais, dele serão feitas as seguintes deduções e destinações: Parágrafo 2º

Leia mais

INFORMAÇÕES ADICIONAIS - INSTRUÇÃO CVM 481/09

INFORMAÇÕES ADICIONAIS - INSTRUÇÃO CVM 481/09 PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA MERCANTIL DO BRASIL FINANCEIRA S.A. CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTOS, A SER SUBMETIDA À DELIBERAÇÃO DOS ACIONISTAS EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA CONVOCADA

Leia mais

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE CISÃO PARCIAL DA DIBENS LEASING S.A. - ARRENDAMENTO MERCANTIL COM VERSÃO DA PARCELA CINDIDA PARA BANCO ITAUCARD S.A.

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE CISÃO PARCIAL DA DIBENS LEASING S.A. - ARRENDAMENTO MERCANTIL COM VERSÃO DA PARCELA CINDIDA PARA BANCO ITAUCARD S.A. PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE CISÃO PARCIAL DA DIBENS LEASING S.A. - ARRENDAMENTO MERCANTIL COM VERSÃO DA PARCELA CINDIDA PARA BANCO ITAUCARD S.A. Pelo presente Protocolo e Justificação de Cisão ( Protocolo

Leia mais

CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A.

CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A. FATO RELEVANTE São Paulo, 28 de setembro de 2017. A Contax Participações S.A. ( Contax ou Companhia ; CTAX3), em atendimento às disposições da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ) nº 358,

Leia mais

PROPOSTA DE ADMINISTRAÇÃO

PROPOSTA DE ADMINISTRAÇÃO PROPOSTA DE ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA EM 25 DE MAIO DE 2017 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA EM 25 DE MAIO DE 2017 EXPOSIÇÃO

Leia mais

AULA 16. Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito por ele).

AULA 16. Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito por ele). Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professor: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 16 Dos Acionistas Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito

Leia mais

Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi

Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi Comunicado Lisboa 14 de março de 2018 Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi A PHAROL, SGPS S.A. informa sobre o Comunicado ao Mercado divulgado pela Oi, S.A., conforme documento da empresa em anexo.

Leia mais

Lucro Líquido ,43. Lucros Acumulados ,71. Lucro Líquido Ajustado ,14. Reserva Legal

Lucro Líquido ,43. Lucros Acumulados ,71. Lucro Líquido Ajustado ,14. Reserva Legal DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO - Exercício 2011 Srs. Acionistas, Consoante as disposições da Lei 6.404, de 15.12.1976, e o Estatuto do Banco, apresento à deliberação desta Assembleia a destinação do Lucro

Leia mais

VULCABRAS AZALEIA S.A. Companhia aberta CNPJ/MF nº / NIRE ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

VULCABRAS AZALEIA S.A. Companhia aberta CNPJ/MF nº / NIRE ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO VULCABRAS AZALEIA S.A. Companhia aberta CNPJ/MF nº 50.926.955/0001-42 NIRE 35.300.014.910 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 1. DATA, HORA E LOCAL: Realizada aos 09 (nove) dias do mês de agosto

Leia mais

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº / NIRE CVM n.º

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº / NIRE CVM n.º MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº 67.620.377/0001-14 NIRE 35.300.344.022 CVM n.º 02093-1 COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM REUNIÃO REALIZADA EM 15 DE

Leia mais

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes.

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 13 Espécies e classes de ações São 3: ordinária, preferencial e de fruição. Das ações ordinárias

Leia mais

ELETROPAULO METROPOLITANA ELETRICIDADE DE SÃO PAULO S.A.

ELETROPAULO METROPOLITANA ELETRICIDADE DE SÃO PAULO S.A. ELETROPAULO METROPOLITANA ELETRICIDADE DE SÃO PAULO S.A. COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM 26 DE JULHO DE 2018 ANEXO 30-XXXII DA INSTRUÇÃO CVM Nº 480/2009

Leia mais

a) informar o número de ações emitidas de cada espécie e classe; b) informar o percentual que os acionistas receberão em ações;

a) informar o número de ações emitidas de cada espécie e classe; b) informar o percentual que os acionistas receberão em ações; A Lojas Americanas S.A. ( Companhia ), em cumprimento ao Art. 30 da Instrução CVM 480/09, vem prestar as informações requeridas no Anexo 30-XXXII da referida Instrução em relação ao aumento de capital

Leia mais

FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA S.A. CNPJ/MF / NIRE (Companhia Aberta)

FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA S.A. CNPJ/MF / NIRE (Companhia Aberta) FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA S.A. CNPJ/MF 00.924.429/0001-75 NIRE 313001187-9 (Companhia Aberta) ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 11 DE OUTUBRO DE 2016 1. DATA, HORA E LOCAL: Realizada

Leia mais

MARFRIG GLOBAL FOODS S.A. CNPJ/MF / NIRE COMPANHIA ABERTA

MARFRIG GLOBAL FOODS S.A. CNPJ/MF / NIRE COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF 03.853.896/0001-40 NIRE 35.300.341.031 COMPANHIA ABERTA ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 26 DE JANEIRO DE 2017 Data, Hora e Local: Reunião do Conselho de Administração da

Leia mais

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA CARBOCLORO INDÚSTRIAS QUÍMICAS LTDA. PELA UNIPAR CARBOCLORO S.A.

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA CARBOCLORO INDÚSTRIAS QUÍMICAS LTDA. PELA UNIPAR CARBOCLORO S.A. PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA CARBOCLORO INDÚSTRIAS QUÍMICAS LTDA. PELA UNIPAR CARBOCLORO S.A. Os administradores das sociedades (a) UNIPAR CARBOCLORO S.A. sociedade por ações com capital

Leia mais

MAGAZINE LUIZA S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE

MAGAZINE LUIZA S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE MAGAZINE LUIZA S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº 47.690.650/0001-21 NIRE 35.3.0010481.1 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 27 DE SETEMBRO DE 2017 1. DATA, HORA

Leia mais

POLÍTICA DE DESTINAÇÃO DE RESULTADOS DA MINERVA S.A.

POLÍTICA DE DESTINAÇÃO DE RESULTADOS DA MINERVA S.A. POLÍTICA DE DESTINAÇÃO DE RESULTADOS DA MINERVA S.A. 1. OBJETO E ABRANGÊNCIA 1.1. Esta Política tem como objetivo divulgar aos acionistas e ao mercado em geral os princípios, regras e procedimentos relativos

Leia mais

AUTOPISTA LITORAL SUL S.A. CNPJ/MF N / NIRE Companhia Aberta

AUTOPISTA LITORAL SUL S.A. CNPJ/MF N / NIRE Companhia Aberta ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 20 DE FEVEREIRO DE 2017 1. Data, Hora e Local: Aos vinte dias do mês de fevereiro de 2017, às 14:00 horas, na sede social da Autopista Litoral Sul S.A.

Leia mais

RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº 71.550.388/0001-42 NIRE 35.300.170.865 AVISO AOS ACIONISTAS Nos termos da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

COMPANHIA DE TELECOMUNICAÇÕES DO BRASIL CENTRAL COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF n / NIRE FATO RELEVANTE INCORPORAÇÃO DE AÇÕES

COMPANHIA DE TELECOMUNICAÇÕES DO BRASIL CENTRAL COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF n / NIRE FATO RELEVANTE INCORPORAÇÃO DE AÇÕES COMPANHIA DE TELECOMUNICAÇÕES DO BRASIL CENTRAL COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF n 71.208.516/0001-74 NIRE 313.000.117-98 FATO RELEVANTE INCORPORAÇÃO DE AÇÕES A COMPANHIA DE TELECOMUNICAÇÕES DO BRASIL CENTRAL,

Leia mais

1. Destinação do resultado

1. Destinação do resultado 1 Módulo 6 Egbert 2 Conteúdo: 16 Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados: forma de apresentação de acordo com a Lei nº 6.404/1976. 17 Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido: forma de apresentação

Leia mais

BRF S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ / NIRE CVM

BRF S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ / NIRE CVM 1. DATA, HORÁRIO E LOCAL: Realizada virtualmente no dia 29 do mês de junho de 2015, às 18h00min, conforme faculta o Parágrafo Segundo do Artigo 17 do Estatuto Social. 2. COMPOSIÇÃO DA MESA: Presidente:

Leia mais

RENOVA ENERGIA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

RENOVA ENERGIA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS RENOVA ENERGIA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF 08.534.605/0001-74 NIRE 35.300.358.295 AVISO AOS ACIONISTAS RENOVA ENERGIA S.A. ( Companhia ) em cumprimento ao disposto na Instrução CVM nº 358/02, comunica

Leia mais

UNIPAR CARBOCLORO S.A. Companhia Aberta. CNPJ/MF nº / NIRE

UNIPAR CARBOCLORO S.A. Companhia Aberta. CNPJ/MF nº / NIRE UNIPAR CARBOCLORO S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº 33.958.695/0001-78 NIRE 35.300.454.758 ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 27 DE NOVEMBRO DE 2014 1. DATA, HORA, LOCAL: Realizada aos

Leia mais

BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO S/A

BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO S/A BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO S/A 2015 PROPOSTA PARA DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 31/12/2015 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Srs. Acionistas, O Conselho de Administração do BANDES submete

Leia mais

UNIBANCO HOLDINGS S.A. CNPJ n.º / NIRE COMPANHIA ABERTA

UNIBANCO HOLDINGS S.A. CNPJ n.º / NIRE COMPANHIA ABERTA UNIBANCO HOLDINGS S.A. CNPJ n.º 00.022.034/0001-87 NIRE 35.300.140.443 COMPANHIA ABERTA ATA SUMÁRIA DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 29 DE JUNHO DE 2006. LOCAL E HORA: Av. Eusébio Matoso,

Leia mais

Direito Empresarial e Trabalhista

Direito Empresarial e Trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani Direito Empresarial e Trabalhista As sociedades organização formada por duas ou mais pessoas, por meio de um contrato com ou sem o registro, para o exercício de uma atividade

Leia mais

PARANAPANEMA S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta

PARANAPANEMA S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta PARANAPANEMA S.A. CNPJ/MF nº 60.398.369/0004-79 NIRE 29.300.030.155 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO EM REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA

Leia mais

INVESTIMENTOS E PARTICIPAÇÕES EM INFRA-ESTRUTURA S.A. INVEPAR CNPJ/MF / NIRE:

INVESTIMENTOS E PARTICIPAÇÕES EM INFRA-ESTRUTURA S.A. INVEPAR CNPJ/MF / NIRE: ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 19 DE NOVEMBRO DE 2009 1. Data, hora e local: 19 de novembro de 2009, às 10:00 horas, na sede social, localizada na cidade do Rio de Janeiro, na

Leia mais

MAGNESITA REFRATÁRIOS S.A. Companhia Aberta CNPJ no / NIRE PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

MAGNESITA REFRATÁRIOS S.A. Companhia Aberta CNPJ no / NIRE PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO Prezados Senhores Acionistas, MAGNESITA REFRATÁRIOS S.A. Companhia Aberta CNPJ no 08.684.547/0001-65 NIRE 31.300.026.485 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO Apresentamos a seguir a Proposta da Administração ( Proposta

Leia mais

TECTOY S.A. CNPJ / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS

TECTOY S.A. CNPJ / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS TECTOY S.A. CNPJ 22.770.366/0001-82 NIRE 13.300.004.673 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS Comunicamos aos senhores acionistas que, nesta data, o conselho de administração da Companhia deliberou, observadas

Leia mais

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº / CVM nº NIRE

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº / CVM nº NIRE MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº 67.620.377/0001-14 CVM nº 20931 NIRE 35.300.344.022 Ata de Reunião do Conselho Fiscal Realizada em 09 de abril de 2019 1. Data, Horário e Local: Realizada em 09 de

Leia mais

BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO S/A

BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO S/A BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO S/A 2016 PROPOSTA PARA DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 31/12/2016 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Srs. Acionistas, O Conselho de Administração do BANDES submete

Leia mais

LOG COMMERCIAL PROPERTIES E PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF / NIRE ( Companhia )

LOG COMMERCIAL PROPERTIES E PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF / NIRE ( Companhia ) LOG COMMERCIAL PROPERTIES E PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF 09.041.168/0001-10 NIRE 31.300.027.261 ( Companhia ) ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2016 A Assembleia Geral

Leia mais

LITEL PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ Nº / NIRE: ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

LITEL PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ Nº / NIRE: ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA LITEL PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ Nº 00.743.065/0001-27 NIRE: 33300161899 ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 1. Data, hora e local Às 8:00 horas, do dia 10 de julho de 2008, na Av. Presidente

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S.A. TELEBRÁS

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S.A. TELEBRÁS PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA AUMENTO DO CAPITAL SOCIAL Senhores Acionistas, A Administração da Telebrás submete à Assembleia Geral Extraordinária a presente proposta de aumento de capital social, mediante

Leia mais

LITEL PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ Nº / NIRE: ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

LITEL PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ Nº / NIRE: ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA LITEL PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ Nº 00.743.065/0001-27 NIRE: 33300161899 ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 1. Data, hora e local Às 08 horas, do dia 29 de agosto de 2008, na Av. Presidente

Leia mais

ANEXO II DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO CVM Nº. 481/ (R$) ,02

ANEXO II DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO CVM Nº. 481/ (R$) ,02 ANEXO II DESTINAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO ANEXO 9-1-II DA INSTRUÇÃO CVM Nº. 481/2009 1. Informar o lucro líquido do exercício. 937.418.802,02 2. Informar o montante global e o valor por ação dos dividendos,

Leia mais

Dommo Energia S.A. CNPJ/MF: / Companhia Aberta B3: DMMO3 AVISO AOS ACIONISTAS

Dommo Energia S.A. CNPJ/MF: / Companhia Aberta B3: DMMO3 AVISO AOS ACIONISTAS Dommo Energia S.A. CNPJ/MF: 08.926.302/0001-05 Companhia Aberta B3: DMMO3 AVISO AOS ACIONISTAS Rio de Janeiro, 17 de abril de 2019 - Dommo Energia S.A. ( Dommo Energia ou Companhia ) (B3: DMMO3; OTC: DMMOY),

Leia mais

JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. NIRE nº CNPJ/MF nº / Ata de Reunião do Conselho de Administração

JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. NIRE nº CNPJ/MF nº / Ata de Reunião do Conselho de Administração JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. NIRE nº. 35.300.333.578 CNPJ/MF nº. 08.294.224/0001-65 Ata de Reunião do Conselho de Administração Data e Horário: 4 de abril de 2007, às 09:30 horas. Local: sede social, na Cidade

Leia mais