Sociedades Anônimas. Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sociedades Anônimas. Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016"

Transcrição

1 Sociedades Anônimas Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016

2 VALORES MOBILIÁRIOS

3 VALORES MOBILIÁRIOS O que veremos na aula de hoje... Debêntures: conceito; características; competência; lançamento; registro; tipos-espécies quanto à garantia. Partes beneficiárias: conceito; tipos; características; resgate; conversão; prazo; formas. Bônus de subscrição: conceito; características; tipos; direitos de preferência; forma.

4 Debêntures (arts. 52 a 74, da LSA). Conceito: é um título emitido por uma companhia, mediante aprovação por uma Assembleia Geral Extraordinária de seus acionistas, representando um empréstimo que ela contrai. As debêntures são valores mobiliários. São títulos que representam um contrato (ou operação) de mútuo em que a companhia é a mutuária e o debenturista o mutuante. Os titulares de debêntures têm direito de crédito, perante a companhia, nas condições fixadas por um instrumento elaborado por esta, que se chama escritura de emissão (LSA, art. 52).

5 Diferenças com as ações: Não representa uma participação no capital social; É um empréstimo, sendo o debenturista um credor da companhia. O debenturista não é sócio da sociedade, mas sim um credor. Natureza Jurídica: Titulo de crédito (é título executivo extrajudicial art. 784, inc. I, NCPC).

6 Finalidade: São utilizadas pelas S/A para buscar um empréstimo junto à coletividade, à poupança popular. Obtenção de recursos junto ao público investidor; Substituição aos financiamentos bancários ou emissão de ações, (mesmo externos); Experiência (estágio) do investidor com a empresa na preparação para o mercado acionário.

7 Obstáculos à emissão das debêntures: Sob o ponto de vista retorno do investimento, a inflação torna os títulos de renda fixa desinteressantes; as aplicações são para prazos curtos e não longos. Falta de poder aquisitivo do investidor concentração da renda. Vantagens para o empresariado: Financiamento de longo prazo com baixo custo. A depreciação do Real frente ao Dólar inviabilizou a tomada de empréstimos no mercado externo.

8 Emissão (LSA, art.52): a) Públicas: sujeitas ao prévio registro na CVM. Intermediação das corretoras destinadas ao público investidor; b) Privadas: restrita a terceiros indicados. Forma (LSA, art. 63): as debêntures serão nominativas. Certificado: desnecessidade. Com a edição da Lei 8.021/90, tornou-se desnecessária a emissão de Certificados das Debêntures, na medida em que não podem mais circular sob a forma endossável ou ao portador, remanescendo somente debêntures nominais registradas e escriturais. A propriedade se transfere mediante registro na companhia emissora ou na instituição financeira, em se tratando da forma escritural. Prazo: a época do vencimento da debênture deverá constar da escritura de emissão; sem vencimento de acordo com as ocorrências de certas condições e eventos. É facultado a companhia adquirir debêntures de sua emissão (LSA, art. 55, 3º).

9 Requisitos para emissão das debêntures: Autorização: competência privativa (e ordinária) da AGE, dispensando-se esta se houver previsão estatutária ao Conselho de Administração (art. 59, 1º). Direito de preferência aos acionistas para subscrição. Quorum de instalação: ¼ do capital social com direito a voto. Quorum de deliberação: maioria absoluta (50% mais um voto dos presentes na assembleia). Escritura de emissão: garantias, cláusulas e condições para emissão das debêntures. Esse instrumento estabelece se o crédito é monetariamente corrigido ou não, as garantias desfrutadas pelos debenturistas, as épocas de vencimento da obrigação e demais requisitos determinados por lei (LSA, art. 59). Arquivamento e registro na JUCEMG e posterior publicação. Constituição de garantia real, se houver.

10 Direitos do Debenturistas: Juros fixos ou variáveis; Participação nos lucros da companhia; Correção monetária; Prêmio de reembolso. Obs.: nas debêntures, há possibilidade de repactuação dos rendimentos entre as partes quando prevista na escritura de emissão.

11 Espécies (LSA, art. 58) - podem ser de duas espécies: simples ou conversíveis em ações. Ao contrário das simples, as debêntures conversíveis garantem ao seu titular o direito de convertê-las em ações da companhia emissora (cláusula de conversibilidade em ações) nas condições constantes da escritura de emissão que conterá (art. 57 da LSA): i) número de ações, valor nominal ou preço de emissão; ii) espécie e classes de ações em que poderá ser convertida; iii) prazo para exercício da conversão. Com a conversão ocorre aumento imediato do capital social da companhia na exata medida das ações emitidas (LSA, art. 166, III). Para tanto, não há falar em exercício do direito de preferência dos acionistas para o referido aumento do capital, pois a eles foi dada a oportunidade de exercê-lo quando da emissão de debêntures (LSA, art. 171, 3º). A companhia poderá efetuar mais de uma emissão de debêntures, e cada emissão pode ser dividida em séries (art. 53 da LSA).

12 Agente Fiduciário (LSA, arts. 66 a 70): a comunidade de interesses dos debenturistas pode ser representada por um agente fiduciário, nomeado pela escritura de emissão. Sempre que as debêntures forem distribuídas, ou admitidas no mercado (emissões públicas), a nomeação de agente fiduciário é obrigatória. Se a negociação das debêntures não se fizer no mercado, será facultativa a sua intervenção. Pode exercer a função de agente fiduciário dos debenturistas a pessoa física que preencher os requisitos que a lei estabelece para os administradores e a instituição financeira especialmente autorizada pelo Banco Central do Brasil, observados os impedimentos que a lei contempla no art. 66, 3º, da LSA. Deveres e atribuições do agente fiduciário (LSA, art. 68): fiscalizar a Companhia e preservar os interesses dos debenturistas. : comparecer à Assembleia de debenturistas; prestar informações necessárias. Pode requerer a falência da companhia emissora no caso de inadimplência e inexistência de garantias reais

13 Classificação: de acordo com a garantia oferecida aos debenturistas, podem ser classificadas em: Real: um bem, pertencente ou não à companhia, é onerado (hipoteca de um imóvel, por exemplo). O valor da emissão não poderá ultrapassar de 80% do valor do bens gravados. Flutuante: confere aos debenturistas um privilégio geral sobre o ativo da companhia, pelo qual terão preferência sobre os credores quirografários, em caso de falência da companhia emissora (LSA, art. 58 1º). Quirografária: cujo titular concorre com os demais credores sem garantia, na massa falida; Subordinada ou subquirografária: o titular tem preferência apenas sobre os acionistas, em caso de falência da sociedade devedora.

14 Assembleia de debenturistas (LSA, art. 71): Pode ser convocada pelo agente fiduciário, por debenturistas que representem 10%, no mínimo, dos títulos em circulação e pela CVM; Deliberação sobre matéria de interesse; Aprovação de alterações da escritura de emissão.

15 VALORES MOBILIÁRIOS PARTES BENEFICIÁRIAS Partes Beneficiárias (arts. 46 a 51, da LSA). Conceito: as partes beneficiárias são títulos negociáveis, sem valor nominal e estranhos ao capital social, que conferem aos seus titulares direito de crédito eventual, consistente na participação nos lucros da companhia emissora (art. 46, 1º, LSA). Ver. LSA, art. 190). Participação nos lucros: dos lucros da sociedade anônima não poderá ser destinado às partes beneficiárias mais do que 10%. Esses títulos poderão ser alienados ou atribuídos. A atribuição, por sua vez, poderá ser onerosa, em pagamento a prestação de serviços, ou gratuita. A emissão tem sempre objetivo econômico. É eventual, pois a companhia poderá não apresentar lucros num determinado exercício, nada sendo devido ao seu titular. É um título emitido pela companhia fechada.

16 VALORES MOBILIÁRIOS PARTES BENEFICIÁRIAS Diferenças com as Ações: Não representam qualquer contribuição de capital; Não conferem aos titulares direitos de acionistas ( status socii ). Aos titulares não pode ser atribuído qualquer direito privativo de acionista, salvo o de fiscalizar a companhia (LSA, art. 46 3º); Não se confundem com debêntures porque não representam empréstimo em dinheiro. Natureza jurídica: Títulos de crédito (literalidade, cartularidade e autonomia) não é título executivo (NCPC, art. 784, inc. I).

17 VALORES MOBILIÁRIOS PARTES BENEFICIÁRIAS Prazo: determinado. As partes beneficiárias terão a duração estabelecida pelos estatutos, nunca superior a 10 anos no caso de títulos de atribuição gratuita, salvo se emitidos em favor de sociedade ou fundação beneficente de empregados da companhia, hipótese em que os estatutos poderão fixar a duração do título livremente. Forma: Nominativas (LSA, art. 50); Titulares: fundadores, acionistas ou terceiros, sociedades ou fundações beneficentes (podem ser graciosas ou remuneratórias); são alienadas nas condições fixadas pelo Estatuto ou pela AGE (LSA, art. 47).

18 VALORES MOBILIÁRIOS PARTES BENEFICIÁRIAS As partes beneficiárias podem conter, também, a cláusula de conversibilidade em ações, devendo, neste caso, ser constituída uma reserva especial para capitalização. A alteração dos estatutos que importe em modificação ou redução das vantagens conferidas aos titulares das partes beneficiárias somente terá eficácia após sua aprovação pela metade, no mínimo, dos titulares das partes beneficiárias, reunidos em assembléia.

19 VALORES MOBILIÁRIOS BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO Bônus de Subscrição (LSA, arts. 75 a 79): são valores mobiliários, nominativos e negociáveis emitidos por S/A de capital autorizado, que asseguram a seu titular o direito de subscreverem ações da companhia emissora, quando de futuro aumento de capital social desta (LSA, art. 75). O titular de um bônus não estará dispensado do pagamento do respectivo preço de emissão. Conferem ao titular o direito de preferência de subscreverem novas ações. O direito de preferência outorgado pelo bônus de subscrição prevalece em relação ao direito de preferência dos acionistas da companhia (LSA, art. 171). Somente tem razão de ser em situações em que as ações da companhia têm grande aceitação perante o público investidor, sendo que o simples direito de preferência em sua aquisição acaba por significar um valor que é corporificado no bônus de subscrição, que será livremente negociado no mercado. Título de investimento com pouca presença no mercado de valores mobiliários brasileiro.

20 BIBLIOGRAFIA BERTOLDI, Marcelo M.; RIBEIRO, Márcia Carla Pereira. Curso avançado de direito empresarial. 8ª. ed. São Paulo: RT, CARVALHOSA, Modesto. Comentários a Lei de Sociedades Anônimas. 2 ed. São Paulo: Saraiva. COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. Direito de Empresa. Vol. II. 18ª ed. São Paulo: Saraiva, GUIMARÃES, Maria Celeste. Anotações de aulas e conteúdo disponível em <www. Acesso em 04/10/2016. LIMA, Osmar Brina Corrêa. Sociedade Anônima. 3ªed. Belo Horizonte: Del Rey, MARTINS, Fran. Comentários a Lei das Sociedades Anônimas. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1982, v.1. NEGRÃO, Ricardo. Manual de direito comercial e de empresa. 12ª ed.: Saraiva REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial. 32ªed. (vol. 2). São Paulo: Saraiva, 2014.

21 Obrigado!

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários 1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários Tipo societário exclusivo de sociedades empresárias Lei 6.404/76.

Leia mais

Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS

Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS CONCEITO VALORES MOBILIÁRIOS é a denominação dos TÍTULOS DE CRÉDITO de emissão das SOCIEDADES ANÔNIMAS ABERTAS e de outras entidades AUTORIZADAS PELO GOVERNO e que são negociados

Leia mais

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture Renda Fixa Debênture O produto A debênture é um investimento em renda fixa. Trata-se de um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração

Leia mais

Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS

Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS TIPOS AÇÕES PARTES BENEFICIÁRIAS DEBÊNTURES BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO CUPÕES NOTA COMERCIAL (COMMERCIAL PAPER) conceito VALORES MOBILIÁRIOS são os TÍTULOS de emissão das SOCIEDADES

Leia mais

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase 1) CESPE - Proc (BACEN)/BACEN/2009 Com relação à emissão de debêntures nas sociedades anônimas, assinale a opção correta.

Leia mais

Aula nº. 31 S.A DEBÊNTURES

Aula nº. 31 S.A DEBÊNTURES Curso/Disciplina: Direito Empresarial Extensivo Aula: S.A Debêntures - 31 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 31 S.A DEBÊNTURES QUARTO VALOR MOBILIÁRIO LEI 6.404/76 A companhia

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Debêntures Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários Aula XX DEBÊNTURES OBJETIVO Captação de recursos de médio e longo prazo para sociedades anônimas

Leia mais

Sociedade Anônima DIREITO SOCIETÁRIO V. Características: Características: Responsabilidade dos sócios... Nome empresarial 13/11/2012

Sociedade Anônima DIREITO SOCIETÁRIO V. Características: Características: Responsabilidade dos sócios... Nome empresarial 13/11/2012 Sociedade Anônima Destinada aos grandes empreendimentos. Regida pela Lei de S/A, Lei 6.404/76 (LSA). Pessoa jurídica com objeto empresarial, de natureza capitalista, cuja responsabilidade dos sócios se

Leia mais

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi Direito Societário IV Prof. Henrique Subi 1 8. Sociedades institucionais 8.1. Sociedade em comandita por ações - Tem o capital dividido em ações - Os diretores possuem responsabilidade ilimitada pelas

Leia mais

Direito Societário: Sociedades Anônimas. Prof. Manoel de Queiroz Pereira Calças

Direito Societário: Sociedades Anônimas. Prof. Manoel de Queiroz Pereira Calças Direito Societário: Sociedades Anônimas Prof. Manoel de Queiroz Pereira Calças 1 Aula 4 Títulos Emitidos pelas Sociedades Anônimas: Debêntures, Partes Beneficiárias e Bônus de Subscrição 2 Vimos na última

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Apresentação Introdução Aplicabilidade... 21

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Apresentação Introdução Aplicabilidade... 21 Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Apresentação... 17 Introdução... 19 Aplicabilidade... 21 CAPÍTULO I Características e Natureza da Companhia ou Sociedade Anônima Características...

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Reservas de Capital e Reservas de Lucros Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Reservas de Capital e Reservas de Lucros Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Prof. Cláudio Alves Reservas São valores acumulados no patrimônio líquido para uso posterior. Dependendo da forma como a reserva surgiu e de como será utilizada.

Leia mais

Direito Empresarial e Trabalhista

Direito Empresarial e Trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani Direito Empresarial e Trabalhista As sociedades organização formada por duas ou mais pessoas, por meio de um contrato com ou sem o registro, para o exercício de uma atividade

Leia mais

Planner Holding Financeira S.A. 1ª Emissão de Debêntures

Planner Holding Financeira S.A. 1ª Emissão de Debêntures Planner Holding Financeira S.A. 1ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO

Leia mais

Liq Participações S.A. 4ª Emissão de Debêntures

Liq Participações S.A. 4ª Emissão de Debêntures Liq Participações S.A. 4ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLÉIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

ORBIS TRUST SECURITIZADORA DE CRÉDITOS S/A

ORBIS TRUST SECURITIZADORA DE CRÉDITOS S/A ORBIS TRUST SECURITIZADORA DE CRÉDITOS S/A 1ª Emissão de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2005 ORBIS TRUST SECURITIZADORA DE CRÉDITOS S/A 1ª Emissão de Debêntures Relatório

Leia mais

EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A. 6ª Emissão de Debêntures

EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A. 6ª Emissão de Debêntures EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A. 6ª Emissão de Debêntures INDICE INDICE... 1 CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS...

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 DIREITO EMPRESARIAL II (22/07/2014) Contextualização

DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 DIREITO EMPRESARIAL II (22/07/2014) Contextualização DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 DIREITO EMPRESARIAL II (22/07/2014) Contextualização O Direito Societário, dentro do sistema jurídico brasileiro, está distribuído em duas etapas: a Teoria Geral do Direito

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL EXERCÍCIO TELE NORTE LESTE PARTICIPAÇÕES S.A. 3ª Emissão de Debêntures Simples

RELATÓRIO ANUAL EXERCÍCIO TELE NORTE LESTE PARTICIPAÇÕES S.A. 3ª Emissão de Debêntures Simples RELATÓRIO ANUAL EXERCÍCIO 2011 TELE NORTE LESTE PARTICIPAÇÕES S.A. 3ª Emissão de Debêntures Simples ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA...3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES...3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS...5 ASSEMBLÉIAS

Leia mais

Apresentação... Abreviaturas... CAPíTULO 1 -CONCEITO, CARACTERíSTICAS EESPÉCiES...

Apresentação... Abreviaturas... CAPíTULO 1 -CONCEITO, CARACTERíSTICAS EESPÉCiES... SUMÁRIO Apresentação............................................ Abreviaturas.................................................. CAPíTULO 1 -CONCEITO, CARACTERíSTICAS EESPÉCiES............... 5 13 15 1.

Leia mais

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase 1) Com. Exam. (TRT 2) - JT TRT2/TRT 2/2006 As sociedades por ações são um tipo de sociedade empresarial, regulada pela

Leia mais

RESTOQUE COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. 1ª Emissão de Debêntures Simples

RESTOQUE COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. 1ª Emissão de Debêntures Simples RESTOQUE COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. 1ª Emissão de Debêntures Simples ÍNDICE CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS...

Leia mais

Mercado de Capitais. Mercado financeiro. Professor: Msc. Roberto César

Mercado de Capitais. Mercado financeiro. Professor: Msc. Roberto César Mercado de Capitais Mercado financeiro Professor: Msc. Roberto César Tipos de Mercado Comissão de Valores Mobiliários, 2013, p.15 Mercado de Crédito É o segmento do mercado financeiro onde as instituições

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR321 Direito Empresarial - Direto Societário

Programa Analítico de Disciplina DIR321 Direito Empresarial - Direto Societário 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal 3 Períodos

Leia mais

Direito Societário V. Prof. Henrique Subi

Direito Societário V. Prof. Henrique Subi Direito Societário V Prof. Henrique Subi 1 8.5. Acionista a) Deveres: - Integralização das ações subscritas constituição em mora de pleno direito, podendo a companhia executar a dívida e/ou mandar vender

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Investimentos Mercado de Capitais Prof. Cláudio Alves O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão

Leia mais

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 09.054.385/0001-44 NIRE 35.300.362.870 AVISO AOS ACIONISTAS APROVAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL ABERTURA DO PRAZO PARA EXERCÍCIO DO DIREITO DE PREFERÊNCIA A Inbrands

Leia mais

CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A. EXERCÍCIO DE 2016

CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A. EXERCÍCIO DE 2016 CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A. 2ª EMISSÃO DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2016 Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2017. Prezados Senhores Debenturistas, Na qualidade de Agente Fiduciário

Leia mais

Portonave Participações S.A. 1ª Emissão de Debêntures

Portonave Participações S.A. 1ª Emissão de Debêntures Portonave Participações S.A. 1ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA...3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES...3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS...6 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS...6 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...7

Leia mais

SERRA AZUL WATER PARK S.A.

SERRA AZUL WATER PARK S.A. SERRA AZUL WATER PARK S.A. 1ª Emissão Pública de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2007 SERRA AZUL WATER PARK S.A. 1ª Emissão Pública de Debêntures Relatório Anual do Agente

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Angelo Barreto

CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Angelo Barreto CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Angelo Barreto 1. O que você entende por contabilidade avançada? 2. O que esperam da Disciplina contabilidade avançada? 3. Vocês sabem o que são Títulos de Valores Mobiliários

Leia mais

TOTVS S.A. 1ª Emissão Privada de Debêntures

TOTVS S.A. 1ª Emissão Privada de Debêntures TOTVS S.A. 1ª Emissão Privada de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2014 TOTVS S.A. 1ª Emissão Privada de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2014 CARACTERÍSTICAS

Leia mais

AULA 16. Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito por ele).

AULA 16. Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito por ele). Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professor: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 16 Dos Acionistas Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito

Leia mais

ALGAR TELECOM S.A 4ª Emissão de Debêntures Simples

ALGAR TELECOM S.A 4ª Emissão de Debêntures Simples ALGAR TELECOM S.A 4ª Emissão de Debêntures Simples ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 6 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 6 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

STJ DIREITO. dos Valores Mobiliários ARY OSWALDO MATTOS FILHO. Professor Sênior da FGV DIREITO SP VOLUME 1. Dos valores mobiliários [Tomo 2]

STJ DIREITO. dos Valores Mobiliários ARY OSWALDO MATTOS FILHO. Professor Sênior da FGV DIREITO SP VOLUME 1. Dos valores mobiliários [Tomo 2] DIREITO dos Valores Mobiliários ARY OSWALDO MATTOS FILHO Professor Sênior da FGV DIREITO SP VOLUME 1 Dos valores mobiliários [Tomo 2] 2015 SUMÁRIO 8. DEBÊNTURES... 11 8.1 Natureza e realidade... 16 8.2

Leia mais

Modificações na Lei 6.404/76 com a edição da Lei /11

Modificações na Lei 6.404/76 com a edição da Lei /11 Modificações na Lei 6.404/76 com a edição da Lei 12.431/11 Francisco Antunes Maciel Müssnich Francisco Antunes Maciel Müssnich 1 A Lei Societária como suporte legal para o desenvolvimento de novas operações

Leia mais

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Definição: Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos em setores produtivos da

Leia mais

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes.

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 13 Espécies e classes de ações São 3: ordinária, preferencial e de fruição. Das ações ordinárias

Leia mais

Editora Ática S.A. 4ª Emissão de Debêntures

Editora Ática S.A. 4ª Emissão de Debêntures Editora Ática S.A. 4ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Curso de Legislação Societária Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani silviabertani@gmail.com O tempo! A palavra! A oportunidade! Eu não perco!!! Dmitry Molchanov Dreamstime.com LEGISLAÇÃO Conceito

Leia mais

Letra Financeira - LF

Letra Financeira - LF Renda Fixa Letra Financeira - LF Letra Financeira O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos de longo prazo. Tem

Leia mais

EDP Espírito Santo Distribuição de Energia S.A. 4ª Emissão de Debêntures

EDP Espírito Santo Distribuição de Energia S.A. 4ª Emissão de Debêntures EDP Espírito Santo Distribuição de Energia S.A. 4ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA...3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES...3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS...5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS...5

Leia mais

CAMARGO CORRÊA INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA S.A.

CAMARGO CORRÊA INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA S.A. CAMARGO CORRÊA INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA S.A. 2ª EMISSÃO DE DEBÊNTURES SIMPLES, NÃO CONVERSÍVEIS EM AÇÕES, DA ESPÉCIE QUIROGRAFÁRIA COM GARANTIA FIDEJUSSÓRIA, EM DUAS SÉRIES. Relatório Anual do

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 11. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 11. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 11 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

CETIP S.A. - BALCÃO ORGANIZADO DE ATIVOS E DERIVATIVOS 1ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2010.

CETIP S.A. - BALCÃO ORGANIZADO DE ATIVOS E DERIVATIVOS 1ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2010. CETIP S.A. - BALCÃO ORGANIZADO DE ATIVOS E DERIVATIVOS 1ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2010. Rio de janeiro, 29 de Abril, 2011. Prezados Senhores Debenturistas,

Leia mais

Editora Scipione S.A. 2ª Emissão de Debêntures

Editora Scipione S.A. 2ª Emissão de Debêntures Editora Scipione S.A. 2ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

SOCIEDADES POR AÇÕES

SOCIEDADES POR AÇÕES Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Empresarial Extensivo Aula 26 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 26. Direito Societário: Sociedade por Ações

Leia mais

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA Prof. Carlos Barretto Capacitar os estudantes a adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento das seguintes competências: enfatizar a consciência ética

Leia mais

POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS E PARTES BENEFICIÁRIAS CEB LAJEADO S/A

POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS E PARTES BENEFICIÁRIAS CEB LAJEADO S/A POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS E PARTES BENEFICIÁRIAS CEB LAJEADO S/A VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado na 92ª Reunião Extraordinária da Diretoria Colegiada da CEB Lajeado S/A (Resolução de Diretoria

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR321 Direito Empresarial - Direito Societário

Programa Analítico de Disciplina DIR321 Direito Empresarial - Direito Societário 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal 2 3 Períodos

Leia mais

SOCIEDADES EMPRESARIAIS

SOCIEDADES EMPRESARIAIS SOCIEDADES EMPRESARIAIS Sociedade empresária é a pessoa jurídica de direito privado, não-estatal, que tem por objeto social a exploração de uma atividade comercial ou a forma de uma sociedade por ações.

Leia mais

sociedade anônima características

sociedade anônima características sociedade anônima características capital social dividido em ações (títulos de crédito) responsabilidade limitada dos sócios denominação : SOCIEDADE ANONIMA ou S/A. no início ou no final do nome COMPANHIA

Leia mais

BOMBRIL S.A. CNPJ nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

BOMBRIL S.A. CNPJ nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS BOMBRIL S.A. CNPJ nº 50.564.053/0001-03 NIRE 35.3.0009971-1 AVISO AOS ACIONISTAS Nos termos do artigo 157, parágrafo 4º da Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada ( Lei das Sociedades

Leia mais

LIQ PARTICIPAÇÕES S.A. 6ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2018 Data Base 31/12/2018

LIQ PARTICIPAÇÕES S.A. 6ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2018 Data Base 31/12/2018 LIQ PARTICIPAÇÕES S.A. 6ª Emissão de Debêntures Série Única Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2018 Data Base 31/12/2018 PARTICIPANTES EMISSORA COORDENADOR(ES) ESCRITURADOR LIQUIDANTE LIQ

Leia mais

MINERVA S.A. 2ª Emissão de Debêntures Simples

MINERVA S.A. 2ª Emissão de Debêntures Simples MINERVA S.A. 2ª Emissão de Debêntures Simples ÍNDICE CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES...3 CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA...3 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS...5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...5 EVENTOS REALIZADOS 2015...5

Leia mais

Camil Alimentos S.A. 4ª Emissão de Debêntures

Camil Alimentos S.A. 4ª Emissão de Debêntures Camil Alimentos S.A. 4ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

ORBIS TRUST SECURITIZADORA DE CRÉDITOS S.A.

ORBIS TRUST SECURITIZADORA DE CRÉDITOS S.A. ORBIS TRUST SECURITIZADORA DE CRÉDITOS S.A. (NOVA DENOMINAÇÃO DA FININVEST TRUST DE RECEBÍVEIS S.A.) 1ª Emissão de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2003 ORBIS TRUST SECURITIZADORA

Leia mais

SUMÁRIO. 18 Nome empresarial e domicílio 18.1 Nome empresarial. Introdução. Conceito de Sociedade. Elementos da sociedade

SUMÁRIO. 18 Nome empresarial e domicílio 18.1 Nome empresarial. Introdução. Conceito de Sociedade. Elementos da sociedade SUMÁRIO I II III IV Introdução 1 Das raízes históricas da sociedade ao Código Civil brasileiro de 2002 1.1 As raízes históricas 1.2 O Código Civil de 2002 1.3 A adaptação contratual e estatutária 2 Pessoas

Leia mais

Lojas Riachuelo S.A. 2ª Emissão de Debêntures

Lojas Riachuelo S.A. 2ª Emissão de Debêntures Lojas Riachuelo S.A. 2ª Emissão de Debêntures INDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLÉIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

7ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017

7ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017 Log Commercial Properties e Participações S.A. 7ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017 1. PARTES EMISSORA Log Commercial Properties e Participações S.A. CNPJ 09.041.168/0001-10

Leia mais

KLABIN S.A. CNPJ/MF: no / Companhia Aberta FATO RELEVANTE

KLABIN S.A. CNPJ/MF: no / Companhia Aberta FATO RELEVANTE KLABIN S.A. CNPJ/MF: no 89.637.490/0001-45 Companhia Aberta FATO RELEVANTE A Klabin S.A. ( Companhia ), em cumprimento ao disposto no artigo 157, 4º, da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e na Instrução

Leia mais

Indice Sistemático. Capítulo I INTRODUÇÃO

Indice Sistemático. Capítulo I INTRODUÇÃO , Indice Sistemático Capítulo I INTRODUÇÃO I. Das raízes históricas da sociedade ao novo Código Civil brasileiro de 2002... 1 1.1. As raízes históricas............................ 1 1.2. O novo Código

Leia mais

CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta

CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 04.032.433/0001-80 NIRE 35300180631 Companhia Aberta ATA DA ASSEMBLEIA GERAL DE DEBENTURISTAS DA 2 a (SEGUNDA) SÉRIE DA 1ª (PRIMEIRA) EMISSÃO DE DEBÊNTURES SIMPLES,

Leia mais

Allpark Empreendimentos, Participações e Serviços S.A. 8ª Emissão de Debêntures

Allpark Empreendimentos, Participações e Serviços S.A. 8ª Emissão de Debêntures Allpark Empreendimentos, Participações e Serviços S.A. 8ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 6 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS...

Leia mais

pelo art. 6º da Lei nº

pelo art. 6º da Lei nº 120 CÓDIGO COMERCIAL seus titulares direito de crédito contra ela, nas condições constantes da escritura de emissão e, se houver, do certificado. Seção I Direito dos Debenturistas Emissões e Séries Art.

Leia mais

CONSTRUTORA ATERPA M. MARTINS S.A. 4ª Emissão Pública de Debêntures

CONSTRUTORA ATERPA M. MARTINS S.A. 4ª Emissão Pública de Debêntures CONSTRUTORA ATERPA M. MARTINS S.A. 4ª Emissão Pública de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2014 Construtora Aterpa M. Martins S.A. 4ª Emissão Pública de Debêntures Relatório

Leia mais

MAKRO ATACADISTA S/A. 1ª Emissão Pública de Debêntures

MAKRO ATACADISTA S/A. 1ª Emissão Pública de Debêntures MAKRO ATACADISTA S/A 1ª Emissão Pública de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2011 Makro Atacadista S/A 1ª Emissão Pública de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício

Leia mais

VOTORANTIM FINANÇAS S.A.

VOTORANTIM FINANÇAS S.A. VOTORANTIM FINANÇAS S.A. 4ª Emissão de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2005 VOTORANTIM FINANÇAS S.A. 4ª Emissão de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL EXERCÍCIO MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S.A. 2ª Emissão de Debêntures Simples

RELATÓRIO ANUAL EXERCÍCIO MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S.A. 2ª Emissão de Debêntures Simples RELATÓRIO ANUAL EXERCÍCIO 2011 MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S.A. 2ª Emissão de Debêntures Simples ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA...3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES...3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS...5 ASSEMBLÉIAS

Leia mais

Geoterra Empreendimentos e Transportes S.A. 1ª Emissão de Debêntures

Geoterra Empreendimentos e Transportes S.A. 1ª Emissão de Debêntures Geoterra Empreendimentos e Transportes S.A. 1ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS...

Leia mais

3ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017

3ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017 Br Malls Participações S.A. 3ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017 1. PARTES EMISSORA Br Malls Participações S.A. CNPJ 06.977.745/0001-91 COORDENADOR LÍDER Deutsche

Leia mais

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a:

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a: 1. Produtos e Serviços Bancários - Ano: 2015 - Banca: CESGRANRIO - Órgão: Banco da Amazônia - Prova: Técnico Bancário Os rendimentos sobre depósitos de poupança realizados após 04/05/2012 são compostos

Leia mais

Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. 7ª Emissão de Debêntures

Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. 7ª Emissão de Debêntures Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. 7ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 6 POSIÇÃO

Leia mais

Camargo Corrêa S.A. 11ª Emissão de Debêntures. Abril Página 1

Camargo Corrêa S.A. 11ª Emissão de Debêntures. Abril Página 1 Camargo Corrêa S.A. 11ª Emissão de Debêntures Abril 2016 www.fiduciario.com.br Página 1 ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLÉIAS

Leia mais

SANTANDER LEASING S.A. ARRENDAMENTO MERCANTIL 1ª Emissão de Debêntures. Série Única

SANTANDER LEASING S.A. ARRENDAMENTO MERCANTIL 1ª Emissão de Debêntures. Série Única SANTANDER LEASING S.A. ARRENDAMENTO MERCANTIL 1ª Emissão de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2017 Data Base 31/12/2017 PARTICIPANTES EMISSORA COORDENADOR(ES) ESCRITURADOR LIQUIDANTE

Leia mais

Editora Ática S.A. 3ª Emissão de Debêntures

Editora Ática S.A. 3ª Emissão de Debêntures Editora Ática S.A. 3ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla ATENÇÃO: MUITA COISA PARA COPIAR EM SALA!!! COMPLETANDO ALGUNS SLIDES Objetivo da aula: Importância do Mercado de Capitais para o Mercado Financeiro.

Leia mais

HSBC ASSET FINANCE (BRASIL) ARRENDAMENTO MERCANTIL S.A

HSBC ASSET FINANCE (BRASIL) ARRENDAMENTO MERCANTIL S.A HSBC ASSET FINANCE (BRASIL) ARRENDAMENTO MERCANTIL S.A 2ª Emissão de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2003 HSBC ASSET FINANCE (BRASIL) ARRENDAMENTO MERCANTIL S.A 2ª Emissão

Leia mais

TOTVS S/A 1ª Emissão de Debêntures. 1ª e 2ª Séries. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2015 Data Base 31/12/2015

TOTVS S/A 1ª Emissão de Debêntures. 1ª e 2ª Séries. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2015 Data Base 31/12/2015 TOTVS S/A 1ª Emissão de Debêntures 1ª e 2ª Séries Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2015 Data Base 31/12/2015 PARTICIPANTES EMISSORA COORDENADOR(ES) ESCRITURADOR LIQUIDANTE TOTVS S/A Banco

Leia mais

OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º 09.149.503/0001-06 NIRE 31.300.093.107 AVISO AOS ACIONISTAS OMEGA GERAÇÃO S.A., sociedade anônima, com sede na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais,

Leia mais

6ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017

6ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017 Santander Leasing S.A Arrendamento Mercantil 6ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017 1. PARTES EMISSORA Santander Leasing S.A Arrendamento Mercantil CNPJ 47.193.149/0001-06

Leia mais

CG I FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES MULTIESTRATÉGIA CNPJ/MF nº / ( Fundo )...

CG I FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES MULTIESTRATÉGIA CNPJ/MF nº / ( Fundo )... CG I FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES MULTIESTRATÉGIA CNPJ/MF nº 20.727.099/0001-35 ( Fundo ).... Ata de Assembleia Geral de Cotistas 1. Data, hora e local: Aos 22 de março de 2018, às 08:00 horas,

Leia mais

Caruana S.A. Participações e Empreendimentos 2ª Emissão de Debêntures

Caruana S.A. Participações e Empreendimentos 2ª Emissão de Debêntures Caruana S.A. Participações e Empreendimentos 2ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERÍSTICAS DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLÉIAS DE DEBENTURISTAS...

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES: CPA 10 MÓDULO 6 1. São garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos): a) Depósitos a Vista e Fundos de Investimento. b) Debêntures e CDBs. c) Notas Promissórias e CDBs. d) CDBs e Letras

Leia mais

VOTORANTIM CIMENTOS S.A. 3ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2016 Data Base 31/12/2016

VOTORANTIM CIMENTOS S.A. 3ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2016 Data Base 31/12/2016 VOTORANTIM CIMENTOS S.A. 3ª Emissão de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2016 Data Base 31/12/2016 PARTICIPANTES EMISSORA COORDENADOR(ES) ESCRITURADOR LIQUIDANTE VOTORANTIM CIMENTOS

Leia mais

9ª EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES SIMPLES DA ALL AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA S.A. 1ª e 2ª SÉRIES

9ª EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES SIMPLES DA ALL AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA S.A. 1ª e 2ª SÉRIES 9ª EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES SIMPLES DA ALL AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA S.A. 1ª e 2ª SÉRIES 1 1. CARACTERÍSTICAS DA EMISSÃO: Nº da Emissão 9 ª Nº de Séries Duas Agente Fiduciário BRL TRUST DISTRIBUIDORA

Leia mais

Ponto VIII A ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE ANÔNIMA

Ponto VIII A ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE ANÔNIMA Ponto VIII A ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE ANÔNIMA CONCEITO Nas sociedades por ações, a administração é exercida por "ÓRGÃOS" com poder decisório, de diferentes níveis e competências, de tal modo que reciprocamente

Leia mais

VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. 4ª. EMISSÃO (PRIVADA) DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2013

VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. 4ª. EMISSÃO (PRIVADA) DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2013 VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. 4ª. EMISSÃO (PRIVADA) DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2013 Rio de Janeiro, 30 de Abril de 2014. Prezados Senhores Debenturistas, Na

Leia mais

FATO RELEVANTE. a alteração do cronograma de amortização de principal e período de carência de tais Debêntures;

FATO RELEVANTE. a alteração do cronograma de amortização de principal e período de carência de tais Debêntures; FATO RELEVANTE São Paulo, 9 de agosto de 2017. A Contax Participações S.A. ( Companhia ; CTAX3), em cumprimento ao disposto no artigo 157, 4º, da Lei nº 6404/1976 e na Instrução CVM nº 358/2002, vem a

Leia mais

COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO - CEMAR Companhia Aberta nº CNPJ/MF nº / NIRE nº

COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO - CEMAR Companhia Aberta nº CNPJ/MF nº / NIRE nº COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO - CEMAR Companhia Aberta nº 01660-8 CNPJ/MF nº 06.272.793/0001.84 NIRE nº 21300006869 ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 04 DE NOVEMBRO DE 2013 1. DATA,

Leia mais

HELBOR EMPREENDIMENTOS S.A.

HELBOR EMPREENDIMENTOS S.A. RELATÓRIO DESTINADO AOS INVESTIDORES FACE AO DISPOSTO NA INSTRUÇÃO CVM Nº 28/83, BEM COMO POR ANALOGIA AOS TERMOS DA ALÍNEA "B" DO 1º DO ARTIGO 68 DA LEI Nº 6.404/76 HELBOR EMPREENDIMENTOS S.A. 2ª Emissão

Leia mais

TANGARÁ ENERGIA S.A. 1ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO

TANGARÁ ENERGIA S.A. 1ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO 1ª Emissão de Debêntures 1. PARTES EMISSORA CNPJ 03.573.381/0001-96 COORDENADOR LÍDER Banco Itaú BBA S.A. ESCRITURADOR Itaú Corretora de Valores S.A. MANDATÁRIO Itaú Unibanco S.A. 2. EMISSÃO 1ª SÉRIE CÓDIGO

Leia mais

DIREITOS DOS ACIONISTAS

DIREITOS DOS ACIONISTAS DO GRUPO DE ESTUDOS DE DIREITO EMPRESARIAL FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DIREITO SOCIETÁRIO APLICADO Mário Tavernard Martins de Carvalho Patrocinadores: 2 Direitos essenciais

Leia mais

Letra Financeira - LF

Letra Financeira - LF Renda Fixa Letra Financeira - LF Letra Financeira O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos de longo prazo. Tem

Leia mais

Atento Brasil S.A. 2ª Emissão de Debêntures

Atento Brasil S.A. 2ª Emissão de Debêntures Atento Brasil S.A. 2ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

Celesc Geração S.A. 1ª Emissão de Debêntures

Celesc Geração S.A. 1ª Emissão de Debêntures Celesc Geração S.A. 1ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

Marfrig Global Foods S.A. 4ª Emissão de Debêntures

Marfrig Global Foods S.A. 4ª Emissão de Debêntures Marfrig Global Foods S.A. 4ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

1ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017

1ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017 Fleury S.A. 1ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017 1. PARTES EMISSORA Fleury S.A. CNPJ 60.840.055/0001-31 COORDENADOR LÍDER Banco Bradesco BBI S.A. ESCRITURADOR

Leia mais

Bicicletas Caloi S/A Código (Série/Emissão): BCAL26

Bicicletas Caloi S/A Código (Série/Emissão): BCAL26 Código (Série/Emissão): BCAL26 Características do emissor Endereço Av. Guido Caloi, 1331 Bairro Santo Amaro CEP 05802-140 Cidade São Paulo UF SP Telefone 011.5515.0022 Telex Fax 011.5515.0033 DRM Salvio

Leia mais

EDITORA E DISTRIBUIDORA EDUCACIONAL S.A 2ª Emissão de Debêntures Simples

EDITORA E DISTRIBUIDORA EDUCACIONAL S.A 2ª Emissão de Debêntures Simples EDITORA E DISTRIBUIDORA EDUCACIONAL S.A 2ª Emissão de Debêntures Simples ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA...3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES...3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS...7 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS...7

Leia mais