SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO - REDE PLANIMÉTRICA - REDE ALTIMÉTRICA - REDE GRAVIMÉTRICA - BANCO DE DADOS GEODÉSICO - MUDANÇA DE REFERENCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO - REDE PLANIMÉTRICA - REDE ALTIMÉTRICA - REDE GRAVIMÉTRICA - BANCO DE DADOS GEODÉSICO - MUDANÇA DE REFERENCIAL"

Transcrição

1 SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO - REDE PLANIMÉTRICA - REDE ALTIMÉTRICA - REDE GRAVIMÉTRICA - BANCO DE DADOS GEODÉSICO - MUDANÇA DE REFERENCIAL Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves

2 INTRODUÇÃO A definição, implantação e manutenção do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) são de responsabilidade do IBGE

3 INTRODUÇÃO O SGB é composto pelas redes: altimétrica, planimétrica e gravimétrica. O desenvolvimento do SGB pode ser dividido em duas fases distintas: uma anterior e outra posterior ao advento da tecnologia de observação de satélites artificiais para posicionamento. No Brasil, essa tecnologia possibilitou, por exemplo, a expansão do SGB à região amazônica. permitiu o estabelecimento de estrutura de apoio ao mapeamento sistemático da área.

4 INTRODUÇÃO Inicialmente, na década de 70, eram observados os satélites do Sistema TRANSIT. Em fins da década de 80, o IBGE, através do seu Departamento de Geodésia, criou o projeto GPS. Objetivo de estabelecer metodologias que possibilitassem o uso pleno da tecnologia do Sistema NAVSTAR/GPS. se apresentava como uma evolução dos métodos de posicionamento geodésico até então usados; amplamente superior nos quesitos rapidez e economia de recursos humanos e financeiros.

5 REDE PLANIMÉTRICA primeiros levantamentos geodésicos no Brasil - objetivo de determinar coordenadas astronômicas em cidades e vilas para a atualização da Carta do Brasil ao Milionésimo de foi medida a primeira base geodésica nas proximidades de Goiânia, iniciava-se o estabelecimento do SGB em sua componente planimétrica. medições de latitudes e longitudes, materializado por um conjunto de pontos (pilares, marcos ou chapas), pelo método da triangulação e densificado pelo método de poligonação. Tais métodos, denominados de clássicos, foram aplicados até meados da década de 90 e os equipamentos utilizados eram os teodolitos e medidores eletrônicos de distâncias.

6 REDE PLANIMÉTRICA Na década de 70, iniciaram-se as operações de rastreio de satélites artificiais do sistema TRANSIT da Marinha Americana. Aplicada inicialmente no estabelecimento de estações geodésicas na Amazônia, onde os métodos clássicos eram impraticáveis devido às dificuldades impostas pelas características da região o IBGE adquiriu 4 receptores GPS e começou a utilizar a tecnologia na densificação dos marcos planimétricos do SGB. A operacionalização da RBMC em 1996 implantou o conceito de redes ativas através do monitoramento contínuo de satélites GPS. Diariamente os dados coletados nas estações da RBMC são transferidos automaticamente e disponibilizados aos usuários em formato RINEX.

7 REDE PLANIMÉTRICA

8 REDE ALTIMÉTRICA 1945 os trabalhos de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão foram iniciados, dando partida ao estabelecimento da Rede Altimétrica do SGB. Distrito de Cocal, Município de Urussanga, Santa Catarina, está localizada a Referência de Nível RN 1-A foi efetuada a conexão com a Estação Maregráfica de Torres, RS, permitindo, então, o cálculo das altitudes das Referências de Nível já implantadas a Rede Altimétrica contava com mais de quilômetros de linhas de nivelamento, o Datum de Torres foi substituído pelo Datum de Imbituba, SC. Melhoria de definição do sistema de altitudes, uma vez que a estação de Imbituba contava na época com nove anos de observações, bem mais que o alcançado pela estação de Torres.

9 REDE ALTIMÉTRICA A Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP) do SGB passou por diversos processos de ajustamento manuais das observações de nivelamento. 1948, 1952, 1959, 1962, 1963, 1966, 1970 e 1975, conforme seu desenvolvimento e as ferramentas de cálculo disponíveis Foi finalizado o último ajustamento que corrigiu alguns problemas dos ajustamentos anteriores. Mas, devido à limitação dos programas, esse ajustamento foi realizado de forma a particionar a RAAP em vários macrocircuitos e ajustamentos independentes foi possível realizar e disponibilizar o processo que levou ao ajustamento simultâneo. Software canadense denominado GHOST. Resultado - Foram disponibilizadas altitudes ajustadas e os desviospadrão de aproximadamente RRNN.

10 REDE ALTIMÉTRICA

11 REDE GRAVIMÉTRICA o IBGE iniciou um programa visando o estabelecimento do datum (sistema geodésico de referência) horizontal para o Brasil. Foram determinadas mais de estações gravimétricas em torno do VT Chuá, ponto origem, situado em Minas Gerais. Com o término dos trabalhos, o IBGE executou diversos outros levantamentos gravimétricos em conjunto com universidades e institutos de pesquisa a gravimetria adquiriu um caráter sistemático. O IBGE estabeleceu estações gravimétricas visando recobrir os grandes vazios de informação de aceleração da gravidade que existem. especialmente nas regiões norte, centro-oeste e nordeste do país. Desde então, mais de estações foram estabelecidas nestas regiões. Desde 2006 campanhas de levantamentos gravimétricos vem sendo executadas sobre as linhas principais de nivelamento. Finalidade de auxiliar no cálculo das altitudes e facilitar a conexão da Rede Altimétrica Brasileira com as Redes dos países vizinhos.

12 REDE GRAVIMÉTRICA Com a tecnologia GPS, a determinação do geóide é de grande importância no posicionamento vertical. As altitudes fornecidas pelo GPS estão em um sistema altimétrico diferente daquele em que estão as obtidas pelos métodos clássicos de nivelamento (geométrico, trigonométrico e barométrico). Isso faz com que as altitudes GPS não possam ser diretamente comparadas com as altitudes e mapas fornecidos pelo IBGE e outros institutos brasileiros. O mapa geoidal representa a conversão entre os dois sistemas de altitude. É necessário utilizar um mapa geoidal cada vez mais preciso, já que a precisão da transformação é função da precisão na determinação do geóide.

13 REDE GRAVIMÉTRICA

14 MODELO DE ONDULAÇÃO GEOIDAL Com o uso cada vez maior do GPS identificou-se a necessidade de atualização do modelo de ondulações geoidais. Possibilitando aos usuários de GPS converter as altitudes geométricas (referidas ao elipsóide) em ortométricas (referidas ao nível médio do mar) com uma melhor confiabilidade. É com este objetivo que o MAPGEO2015, assim como os modelos anteriores (MAPGEO92, MAPGEO2004, MAPGEO2010), foi concebido e produzido conjuntamente pelo IBGE e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo EPUSP. Através do MAPGEO2015, os usuários podem obter a ondulação geoidal em um ponto ou conjunto de pontos, cujas coordenadas refiram-se tanto a SIRGAS2000 quanto a SAD69. Erro médio de +/- 0,17 m para as áreas mais desenvolvidas do país ( o.shtm).

15 MODELO DE ONDULAÇÃO GEOIDAL e/geociencias/geodesia/fig 3.htm - h é a altitude elipsoidal, obtida através de GPS; - H é a altitude ortométrica; - N é a altura (ou ondulação) geoidal fornecida pelo programa MAPGEO.

16 MODELO DE ONDULAÇÃO GEOIDAL

17 MODELO DE ONDULAÇÃO GEOIDAL

18 EXERCÍCIO posicionamento-geodesico/servicos-para-posicionamento-geodesico/ modelo-de-ondulacao-geoidal.html?=&t=processar-os-dados Selecionar 4 estações da RBMC, no site do IBGE, e calcular a altura geoidal utilizando o MAPGEO 2015.

19 EXERCÍCIO Coordenadas em SIRGAS2000. BOAV Boa Vista MABS Maranhão

20 EXERCÍCIO MSCG Campo Grande SMAR Santa Maria

21 BANCO DE DADOS GEODÉSICO Nos site do IBGE é possível acessar um conjunto de dados e informações de estações geodésicas do SGB, estações estas que são determinadas por procedimentos operacionais e de cálculo, segundo modelos geodésicos de precisão compatíveis com as finalidades a que se destinam. A sua materialização se efetiva através dos conjuntos de estações, que constituem as redes altimétrica, planimétrica e gravimétrica. Estão disponíveis coordenadas, altitudes, descritivos de localização e acesso, dentre outras informações, de referências de nível RN, estações de poligonal EP, vértices de triangulação VT, estações GPS e DOPPLER e estações gravimétricas EG. As informações de coordenadas estão disponíveis, nos sistemas de referência SAD69 e SIRGAS2000.

22 MUDANÇA DE REFERENCIAL Os sistemas de referência oficiais em uso no Brasil são (IBGE, 2012): SAD69; SIRGAS2000; Alguns trabalhos ainda são apresentados em Córrego Alegre. Portanto, é necessário conhecer os parâmetros de transformação entre os diferentes sistemas. Parâmetros de transformação T x (m) Fonte: (MONICO, 2008) e IBGE. T y (m) T z (m) S ppb x (mas) y (mas) SIRGAS 2000 SAD 69 67,35-3,88 38, WGS84 SAD 69 66,87-4,37 38, Córrego Alegre SAD ,70 164,40 34, z (mas)

23 EXERCÍCIO Dada a Coordenada da estação SMAR (Santa Maria) em SIRGAS 2000, transforme para SAD69 e Córrego Alegre.

24 MUDANÇA DE REFERENCIAL ProGriD - aplicação desktop que roda no ambiente Microsoft Windows, foi desenvolvido de modo a permitir a transformação de coordenadas entre os sistemas de referência oficiais em uso no Brasil: Córrego Alegre, SAD69 e SIRGAS2000. É resultado de um esforço de prover a comunidade de usuários de dados geoespaciais de uma ferramenta que os facilite na transição para o SIRGAS2000. O ProGriD modela os resíduos, ou seja, a própria distorção da rede, possibilitando um resultado final mais preciso. Modelagem de distorções entre dois referenciais: Ex: materialização do SAD69 original (rede clássica) e a de 1996 (Rede clássica, Doppler e GPS).

25 EXERCÍCIO Utilize o ProGriD para converter as coordenadas da estação SMAR (Santa Maria) para SAD69 e Córrego Alegre. Compare com as coordenadas obtidas utilizando apenas translações. Escolha uma outra estação da RBMC e utilize o mesmo procedimento. PAST Santarém - Pará

26 QUESTÕES 1) Quem é responsável por manter o SGB? 2) O que compõe o SGB? 3) Qual o papel do GPS no SGB? 4) Em poucas palavras, no que consiste a rede planimétrica, altimétrica e gravimétrica do SGB? 5) Qual a importância do modelo de ondulação geoidal para usuários GPS? 6) Do que se trata o MAPGEO? 7) O que é possível encontrar no banco de dados geodésicos do IBGE? 8) Como é possível realizar transformações entre os diferentes referenciais adotados no Brasil?

1.1 CONCEITOS BÁSICOS

1.1 CONCEITOS BÁSICOS 1.1 CONCEITOS BÁSICOS Revisão de conceitos Érica Santos Matos Regiane Dalazoana Departamento de Geomática Setor de Ciências da Terra Universidade Federal do Paraná -UFPR SISTEMA GEODÉSICO DE REFERÊNCIA

Leia mais

Aula 1: Conceitos Introdutórios. EAC-066: Geodésia Espacial

Aula 1: Conceitos Introdutórios. EAC-066: Geodésia Espacial EAC-066: Geodésia Espacial Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1 1/35 A Geodésia é a ciência que tem por objeto determinar a forma e as dimensões

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Capítulo 4. Realização de Sistemas Geodésicos de Referência Modernos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Capítulo 4. Realização de Sistemas Geodésicos de Referência Modernos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Disciplina: FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA 1 Semestre 2013 Prof Sílvio R.C. de Freitas Estagiária de docência: Ruth da Maia Moreira Capítulo

Leia mais

Comparação das Alturas Geoidais em RRNN do IBGE no Município de Salvador usando

Comparação das Alturas Geoidais em RRNN do IBGE no Município de Salvador usando Comparação das Alturas Geoidais em RRNN do IBGE no Município de Salvador usando diferentes versões do Lailson Rodrigues Miranda 1, Daniel Nadier Cavalcanti Reis², Joelson Cristino Almeida dos Santos³,

Leia mais

Redes Geodésicas Sistemas Geodésicos de Referência (Revisão)

Redes Geodésicas Sistemas Geodésicos de Referência (Revisão) Engenharia Cartográfica Estabilidade de Estruturas Geodésicas II GA077 Redes Geodésicas Sistemas Geodésicos de Referência (Revisão) Prof a Dr a Regiane Dalazoana 2010 O que é uma estrutura geodésica? Estrutura

Leia mais

Sistema Geodésico Brasileiro

Sistema Geodésico Brasileiro Sistema Geodésico Brasileiro Notas de Aulas RG FCT/UNESP 2018 1 SGB - Considerações Iniciais A definição, implantação e manutenção do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) são de responsabilidade do IBGE.

Leia mais

GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA. Capítulo 4. Regiane Dalazoana

GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA. Capítulo 4. Regiane Dalazoana GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA Capítulo 4 Regiane Dalazoana 4 : 4.1 Rede Geodésica de Referência Internacional (ITRF); Rede Geodésica de Referência Global (GGRF) 4.2 Hierarquia das Redes Geodésicas de Referência;

Leia mais

Forma e movimentos da Terra. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Forma e movimentos da Terra. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Forma e movimentos da Terra Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Movimentos da Terra O planeta Terra possui formas e movimentos específicos, que devemos estudar para entendermos suas relações e

Leia mais

GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS

GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS Profa. Regiane Dalazoana 2 Aspectos Clássicos e atuais da Geodésia 2.3.1 Altitude elipsoidal e

Leia mais

26/10/2012. Professor

26/10/2012. Professor Universidade Paulista - Unip Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia ICET Curso de Engenharia Civil Disciplina: 227L - Geodésia Introdução à Geodésia Prof. Dr. André Luís Gamino Professor Definição:

Leia mais

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Projeto e Análise de Redes Geodésicas GA123 CAP. 1 INTRODUÇÃO. Prof a Dr a Regiane Dalazoana 2012

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Projeto e Análise de Redes Geodésicas GA123 CAP. 1 INTRODUÇÃO. Prof a Dr a Regiane Dalazoana 2012 Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Projeto e Análise de Redes Geodésicas GA123 CAP. 1 INTRODUÇÃO CONCEITOS BÁSICOS Prof a Dr a Regiane Dalazoana 2012 Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Projeto

Leia mais

GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS

GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura GA9 MÉTODOS GEODÉSICOS Profa. Regiane Dalazoana 2 Aspectos Clássicos e atuais da Geodésia 2. Estruturas Geodésicas de Controle

Leia mais

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Projeto e Análise de Redes Geodésicas GA123 CAP. 1 INTRODUÇÃO. Prof a Dr a Regiane Dalazoana

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Projeto e Análise de Redes Geodésicas GA123 CAP. 1 INTRODUÇÃO. Prof a Dr a Regiane Dalazoana Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Projeto e Análise de Redes Geodésicas GA123 CAP. 1 INTRODUÇÃO CONCEITOS BÁSICOS Prof a Dr a Regiane Dalazoana Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Projeto e

Leia mais

Forma e Dimensões da Terra Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior

Forma e Dimensões da Terra Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior Topografia e Geomática Fundamentos Teóricos e Práticos AULA 02 Forma e Dimensões da Terra Prof. Rodolfo Moreira de Castro Junior Características Gerais da Terra A Terra gira em torno de seu eixo vertical

Leia mais

Professor: Leonard Niero da Silveira

Professor: Leonard Niero da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br Com o tempo multiplicaram-se as triangulações geodésicas, em que foram

Leia mais

CARTOGRAFIA. Sistemas de Referência. Prof. Luiz Rotta

CARTOGRAFIA. Sistemas de Referência. Prof. Luiz Rotta 1 CARTOGRAFIA Sistemas de Referência Prof. Luiz Rotta MAPA 2 3 4 5 6 SISTEMA GEODÉSICO DE REFERÊNCIA Sistema de referência é um conjunto de prescrições e convenções, juntamente com a modelagem necessária

Leia mais

1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica

1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica 1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica Na cartografia utiliza-se como modelo matemático para a forma da Terra o elipsóide de revolução O SISTEMA GPS EFETUA MEDIÇÕES GEODÉSICAS Qual é a forma da Terra?

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE: SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO E TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE: SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO E TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE: SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO E TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS Fonte: http://ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/faq.shtm#1 1. O que é um sistema geodésico de referência?

Leia mais

Sistema de Referência

Sistema de Referência GEODÉSIA ESPACIAL Sistema de Referência WGS84 (WORLD GEODETIC SYSTEM 1984) Definições WGS84: Origem: o centro de massa da Terra, incluindo oceanos e atmosfera. Z-Axis : Esta direção corresponde à direção

Leia mais

Aula 1: Conceitos Introdutórios. EAC-082: Geodésia Física

Aula 1: Conceitos Introdutórios. EAC-082: Geodésia Física Aula 1: Conceitos Introdutórios EAC-082: Geodésia Física Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges 1 https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1/35 Aula 1: Conceitos Introdutórios A Geodésia é

Leia mais

SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA E

SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA E SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS GENERALIDADES Como representar a Terra esférica, se os mapas são planos? Como se localizar em qualquer ponto do planeta? Adotar uma superfície

Leia mais

Z A R T E n g e n h a r i a

Z A R T E n g e n h a r i a RELATÓRIO TÉCNICO 1 ) Objeto Levantamento de campo por rastreamento de satélites GPS 2 ) Período de Execução Março 2010 3 ) Local Deodoro Rio de Janeiro / RJ 4 ) Descrição do Serviço Determinação de coordenadas

Leia mais

Topografia NIVELAMENTO

Topografia NIVELAMENTO Topografia NIVELAMENTO Macedo, M.Sc. Poli, Brasil.. 2014 2/17 Levantamento Nivelamento É o conjunto de métodos e procedimentos necessários à obtenção das distâncias verticais em relação a uma superfície

Leia mais

GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA. Capítulo 4. Regiane Dalazoana

GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA. Capítulo 4. Regiane Dalazoana GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA Capítulo 4 Regiane Dalazoana 4 : 4.1 Rede Geodésica de Referência Internacional (ITRF); Rede Geodésica de Referência Global (GGRF) 4.2 Hierarquia das Redes Geodésicas de Referência;

Leia mais

SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO SGB

SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO SGB SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO SGB SIGCIDADES Cadastro Territorial Multifinalitário UFF 06/11/2012 Prof. Alberto PORTARIA N 511 DE 07/12/2009 CTM: Art. 10 O levantamento cadastral para a identificação geométrica

Leia mais

11/11/2013. Professor

11/11/2013. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Topografia II Introdução à Geodésia Prof. Dr. André Luís Gamino Professor Definição: - Geodésia é a ciência

Leia mais

NOVAS ALTITUDES DA REDE ALTIMÉTRICA DE ALTA PRECISÃO DO SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO

NOVAS ALTITUDES DA REDE ALTIMÉTRICA DE ALTA PRECISÃO DO SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO NOVAS ALTITUDES DA REDE ALTIMÉTRICA DE ALTA PRECISÃO DO SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO VII Colóquio Brasileiro de Ciencias Geosésicas - UFPR Setembro de 2011 Nívia Régis Di Maio Pereira Claudia Cristina

Leia mais

J. L. A. Trabanco, D. C. Costa, M. T. Françoso, J. Rocco, E. F. Innocente

J. L. A. Trabanco, D. C. Costa, M. T. Françoso, J. Rocco, E. F. Innocente DENSIFICAÇÃO DA REDE DE REFERÊNCIA CADASTRAL DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS UTILIZANDO TECNOLOGIA GNSS (POSICIONAMENTO POR SATÉLITE) EM APOIO AS OPERAÇÕES GEODÉSICAS DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO E REGIÃO. J. L.

Leia mais

Determinação de coordenadas geográficas e altitudes de duas estações a partir de estações de referência.

Determinação de coordenadas geográficas e altitudes de duas estações a partir de estações de referência. SERVIÇO: IMPLANTAÇÃO DE DUAS ESTAÇÕES GPS PARA APOIO TOPOGRÁFICO. LOCAL: TERESÓPOLIS / RJ DATA: MAIO / 2017 1. Objeto RELATÓRIO TÉCNICO Levantamento de campo por rastreamento de satélites GPS 2. Período

Leia mais

Cartografia. Profa. Ligia Flávia Antunes Batista

Cartografia. Profa. Ligia Flávia Antunes Batista Cartografia Profa. Ligia Flávia Antunes Batista Forma do planeta Esférica (PITÁGORAS, 528 A.C.) Achatada 2 Forma do planeta Matemático alemão Carl Friedrich Gauss (1777-1855): conceito de geóide 3 Percepções

Leia mais

MUDANÇA DO REFERENCIAL GEODÉSICO NO BRASIL 1

MUDANÇA DO REFERENCIAL GEODÉSICO NO BRASIL 1 MUDANÇA DO REFERENCIAL GEODÉSICO NO BRASIL 1 Kátia Duarte Pereira 2, Maria Cristina Barboza Lobianco, Sonia Maria Alves Costa Apresentação Este trabalho destina-se a prestar esclarecimentos e orientar

Leia mais

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria PROJEÇÕES Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria Todos os mapas são representações aproximadas da superfície terrestre.

Leia mais

ESCALAS ESCALAS. Cartografia conceitos básicos. Prof. Luciene Delazari. l E L E N

ESCALAS ESCALAS. Cartografia conceitos básicos. Prof. Luciene Delazari. l E L E N Cartografia conceitos básicos Prof. Luciene Delazari Introdução ao SIG Agronomia ESCALAS ESCALA é a relação entre o comprimento na representação e o comprimento horizontal correspondente no terreno. As

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO ENGENHARIA CIVIL CARTOGRAFIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO ENGENHARIA CIVIL CARTOGRAFIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO ENGENHARIA CIVIL CARTOGRAFIA Setembro, 2017. CARTOGRAFIA "A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que,

Leia mais

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTICO Professora: Selma Regina Aranha Ribeiro Estagiários: Ricardo Kwiatkowski Silva / Carlos André Batista de Mello AULA 6 E 7 Natureza dos dados espaciais Dados espaciais

Leia mais

PARÂMETROS DE TRANSFORMAÇÃO

PARÂMETROS DE TRANSFORMAÇÃO PROCESSOS, METODOLOGIAS E MODELOS PARÂMETROS DE TRANSFORMAÇÃO Emmanuel Saturnino CIDDEMA Setembro 2017 ROTEIRO 1 Sistema de Referência Terrestre e Datum 2 Transformação de Coordenadas 3 Modelos Matemáticos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA Prof. Carlos A. Vettorazzi

Leia mais

Status das Atividades SIRGAS no Brasil

Status das Atividades SIRGAS no Brasil Status das Atividades SIRGAS no Brasil Luiz Paulo Souto Fortes Sonia Maria Alves Costa Diretoria de Geociências Reunião SIRGAS 2010 Lima, 11 e 12 de novembro de 2010 Sumário SIRGAS no Brasil Brasil no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Disciplina: FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA 1 Semestre 2016 Professora: Regiane Dalazoana Estagiário de docência: Antonio Carlos França Cagido

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COMPATIBILIDADE DOS SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA NO BRASIL

AVALIAÇÃO DA COMPATIBILIDADE DOS SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA NO BRASIL AVALIAÇÃO DA COMPATIBILIDADE DOS SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA NO BRASIL Compatibility evaluation of Geodetic Reference Systems in Brazil SILVIO ROGÉRIO CORREIA DE FREITAS 1 DEISE REGINA LAZZAROTTO

Leia mais

Conceitos cartográficos para trabalhar com SIG. Mobilização e Capacitação para Elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica

Conceitos cartográficos para trabalhar com SIG. Mobilização e Capacitação para Elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica Conceitos cartográficos para trabalhar com SIG Mapa Mapa - Representação, geralmente em escala e em meio plano, de uma relação de feições materiais ou abstratas da superfície da terra Mapa - Apresentação

Leia mais

Formas e representação da terra: Geóide de Elipsóide. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo

Formas e representação da terra: Geóide de Elipsóide. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Formas e representação da terra: Geóide de Elipsóide Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Conteúdo programático e Objetivos Conceito Sistemas de referência Forma da terra e modelos matemáticos

Leia mais

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE GEOTECNOLOGIAS

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE GEOTECNOLOGIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA GEOMÁTICA II- ENG 05272 APOSTILA FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE GEOTECNOLOGIAS MÓDULO 01 ELEMENTOS DE CARTOGRAFIA

Leia mais

Mapeamento Temático. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Mapeamento Temático. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Mapeamento Temático Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Como se classificam os mapas/cartas? A classificação mais comum é a que agrupa de acordo com a finalidade para a qual

Leia mais

Valéria Silva. Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Valéria Silva. Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. X COLÓQUIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS UFPR Departamento de Geomática Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas AVALIAÇÃO DO POTENCIAL OBTIDO EM FUNÇÃO DA TOPOGRAFIA DO NÍVEL MÉDIO DO MAR

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE FREEMAT NA CRIAÇÃO DO PLANO TOPOGRÁFICO LOCAL PARA O MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE FREEMAT NA CRIAÇÃO DO PLANO TOPOGRÁFICO LOCAL PARA O MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE FREEMAT NA CRIAÇÃO DO PLANO TOPOGRÁFICO LOCAL PARA O MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ 1. INTRODUÇÃO O Plano Topográfico Local (PTL) é descrito de forma detalhada pela NBR 14166:1998, que

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- TOPOGRAFIA

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- TOPOGRAFIA FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- TOPOGRAFIA EXERCÍCIO DE REVISÃO 1. Com base nos seus conhecimentos, complete a lacuna com a alternativa abaixo que preencha corretamente

Leia mais

POSICIONAMENTO COM GPS NO REFERENCIAL SIRGAS

POSICIONAMENTO COM GPS NO REFERENCIAL SIRGAS V SEMINÁRIO ANUAL DO GEGE ESTADO DA ARTE EM REFERENCIAIS GEODÉSICOS E GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS POSICIONAMENTO COM GPS NO REFERENCIAL SIRGAS João Paulo Magna Júnior Mestrando em Ciências Cartográficas

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP - LABTOP Topografia 1. Modelos Terrestres

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP - LABTOP Topografia 1. Modelos Terrestres UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP - LABTOP Topografia 1 Modelos Terrestres Recife, 2014 Superfície Terrestre A litosfera (do grego "lithos" = pedra) é a camada

Leia mais

Professor: Leonard Niero da Silveira

Professor: Leonard Niero da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA GEODESIA GEOMÉTRICA Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br OBJETIVOS PRINCIPAIS DA DISCIPLINA GERAL Entender

Leia mais

1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica

1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica 1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica Na cartografia utiliza-se como modelo matemático para a forma da Terra o elipsóide de revolução O SISTEMA GPS EFETUA MEDIÇÕES GEODÉSICAS Qual é a forma da Terra?

Leia mais

FORMA DA TERRA E SISTEMAS DE REFERÊNCIA

FORMA DA TERRA E SISTEMAS DE REFERÊNCIA FORMA DA TERRA E SISTEMAS DE REFERÊNCIA Prof. Luciene Delazari Grupo de Pesquisa em Cartografia e SIG da UFPR SIG aplicado ao Meio Ambiente 2011 Por que é preciso ter conhecimento a respeito de cartografia

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO NATUREZA DOS DADOS ESPACIAIS Julio Cesar Lima d Alge z Introdução z Conceitos de Geodésia z Sistemas de coordenadas z Projeções cartográficas z Transformações

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. STT 0616 Geomática Aplicada I

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. STT 0616 Geomática Aplicada I Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Transportes STT Laboratório de Topografia e Geodésia LTG STT 0616 Geomática Aplicada I 1 Geomática Aplicada I STT0616 Professora:

Leia mais

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 Programa 1. Introdução 2. Legislação Cadastral 3. Questões Cadastrais 4. Metodologia do Cadastro Territorial 5. Cadastro

Leia mais

ANÁLISE DO MODELO GEOIDAL NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO

ANÁLISE DO MODELO GEOIDAL NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO ANÁLISE DO MODELO GEOIDAL NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO Nill Douglas N. Prado1, William Bortolini1, Claudinei Rodrigues Aguiar2, Daniel Caravlho Granemann2 1 Coornação Agrimensura/UTFPR, Pato Branco, Brasil;

Leia mais

POSICIONAMENTOS PLANIMÉTRICO E ALTIMÉTRICO UD 4 - NIVELAMENTO

POSICIONAMENTOS PLANIMÉTRICO E ALTIMÉTRICO UD 4 - NIVELAMENTO UD 4 - NIVELAMENTO INTRODUÇÃO Levantamento topográfico altimétrico (ou nivelamento): Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE REDE GEODÉSICA NO MUNICÍPIO DE MONTE CARMELO- MG RESUMO ABSTRACT

IMPLANTAÇÃO DE REDE GEODÉSICA NO MUNICÍPIO DE MONTE CARMELO- MG RESUMO ABSTRACT S B C Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia e XXVI Exposicarta 6 a 9 de novembro de 2017, SBC, Rio de Janeiro - RJ, p. 56-60 IMPLANTAÇÃO DE REDE GEODÉSICA NO MUNICÍPIO DE MONTE CARMELO- MG

Leia mais

COORDENADAS GEOGRÁFICAS E COORDENADAS GEODÉSICAS. Professor: Leonard Niero da Silveira

COORDENADAS GEOGRÁFICAS E COORDENADAS GEODÉSICAS. Professor: Leonard Niero da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA COORDENADAS GEOGRÁFICAS E COORDENADAS GEODÉSICAS Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br COORDENADAS GEODÉSICAS

Leia mais

Forma da Terra. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Forma da Terra. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Forma da Terra Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Representação da forma da Terra (aquele planeta onde vivimos) Geóide forma ideal do globo terráqueo obtida homogenizando

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPGEO 2010 COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DAS SUPERFÍCIES E REFERENCIAIS GEODÉSICOS ADOTADOS EM GEODÉSIA

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPGEO 2010 COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DAS SUPERFÍCIES E REFERENCIAIS GEODÉSICOS ADOTADOS EM GEODÉSIA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPGEO 2010 COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DAS SUPERFÍCIES E REFERENCIAIS GEODÉSICOS ADOTADOS EM GEODÉSIA USE OF THE SOFTWARE MAPGEO2010 AS A TEACHING RESOURCE IN THE STUDY OF THE

Leia mais

Histórico. Como orientar nossos deslocamentos? Qual a forma do planeta?

Histórico. Como orientar nossos deslocamentos? Qual a forma do planeta? Histórico O simples deslocamento de um ponto a outro na superfície do planeta, já justifica a necessidade de se visualizar de alguma forma as características físicas do mundo". Como orientar nossos deslocamentos?

Leia mais

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTIC LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTICO Professora: Selma Regina Aranha Ribeiro Estagiários: Ricardo Kwiatkowski Silva / Carlos André Batista de Mello Forma da Terra Superfície Topográfica Forma verdadeira

Leia mais

ESTUDOS PRELIMINARES PARA ESTIMATIVA DA PRECISÃO RELATIVA DO MODELO DE ONDULAÇÃO GEOIDAL DO BRASIL MAPGEO2015

ESTUDOS PRELIMINARES PARA ESTIMATIVA DA PRECISÃO RELATIVA DO MODELO DE ONDULAÇÃO GEOIDAL DO BRASIL MAPGEO2015 ESTUDOS PRELIMINARES PARA ESTIMATIVA DA PRECISÃO RELATIVA DO MODELO DE ONDULAÇÃO GEOIDAL DO BRASIL MAPGEO2015 ADOLFO LINO DE ARAÚJO 1 ROVANE MARCOS DE FRANÇA 1 FLAVIO BOSCATTO 1 IVANDRO KLEIN 1 FRANCISCO

Leia mais

Topografia. Definição: Derivada das palavras gregas: Topos (lugar) Graphen (descrever) É a descrição de um lugar. Sheila R. Santos

Topografia. Definição: Derivada das palavras gregas: Topos (lugar) Graphen (descrever) É a descrição de um lugar. Sheila R. Santos Topografia Definição: Derivada das palavras gregas: Topos (lugar) Graphen (descrever) É a descrição de um lugar. 1 Topografia Definição: É o conjunto de princípios, métodos, aparelhos e convenções utilizados

Leia mais

NUPENGE I Jornada Científica da Engenharia

NUPENGE I Jornada Científica da Engenharia NUPENGE I Jornada Científica da Engenharia COMPARAÇÃO ENTRE OS NIVELAMENTOS TRIGONOMÉTRICO E GPS COM O NIVELAMENTO GEOMÉTRICO DE ACORDO COM A NBR 13.133 Tule César Barcelos Maia email: tule@ucg.br Universidade

Leia mais

Sistema de Informação Geográfica

Sistema de Informação Geográfica Sistema de Informação Geográfica Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DAI 2016 Fundamentos de Cartografia para o Geoprocessamento 2 1 Geoprocessamento Área do conhecimento

Leia mais

Sistema de Informação Geográfica

Sistema de Informação Geográfica Sistema de Informação Geográfica Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DComp 2017 Fundamentos de Cartografia para o Geoprocessamento 2 1 Geoprocessamento Área do

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS 2018 PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS Objetivo O curso de Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais foi planejado para atender as exigências da Decisão PL-2087/2004,

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Coordenadas Aula 1 Recife, 2014 Sistema de Coordenadas Um dos principais objetivos da Topografia é a determinação

Leia mais

CARTOGRAFIA. Formas e representações da terra. Prof. Luiz Henrique S. Rotta

CARTOGRAFIA. Formas e representações da terra. Prof. Luiz Henrique S. Rotta CARTOGRAFIA Formas e representações da terra Prof. Luiz Henrique S. Rotta CARTOGRAFIA O simples deslocamento de um ponto a outro na superfície de nosso planeta, já justifica a necessidade de se visualizar

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-2 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer os erros envolvidos Conhecer algumas das referências usadas

Leia mais

INTRODUÇÃO A GEODÉSIA FÍSICA

INTRODUÇÃO A GEODÉSIA FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes INTRODUÇÃO A GEODÉSIA FÍSICA Aula 01 GEODÉSIA FÍSICA A Geodésia pode ser designada por: Geodésia Geométrica;

Leia mais

Comunicado. Metodologia para geração de MDE com uso de GPS em apoio ao mapeamento de solos em escala local

Comunicado. Metodologia para geração de MDE com uso de GPS em apoio ao mapeamento de solos em escala local Comunicado Técnico Maio, 270 ISSN 1980-3982 Colombo, PR 2011 Metodologia para geração de MDE com uso de GPS em apoio ao mapeamento de solos em escala local Marilice Cordeiro Garrastazu 1 Carlos Alberto

Leia mais

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA CONCEITOS DE CARTOGRAFIA XIV CURSO DE USO ESCOLAR DE SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE Julio Cesar de Oliveira Julho 2011 SUMÁRIO 1 Introdução 2 Tipos de Representações Cartográficas 3 -

Leia mais

Data plural de Datum (Datum é a superfície de referência para controle horizontal e vertical de pontos em um sistema geodésico).

Data plural de Datum (Datum é a superfície de referência para controle horizontal e vertical de pontos em um sistema geodésico). 19 CAPÍTULO - 1 INTRODUÇÃO A diversificação do emprego de Sistemas de Informações Geográficas, em especial no cadastramento e gerenciamento de serviços públicos, confere importância crescente para a necessidade

Leia mais

V Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação Recife - PE, de Nov de 2014

V Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação Recife - PE, de Nov de 2014 ANÁLISE DAS DISCREPÂNCIAS DO MODELO GEOIDAL BRASILEIRO EM ESTAÇÕES ALTIMÉTRICAS DE PRIMEIRA ORDEM LOCALIZADAS NO LITORAL E AGRESTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO GLAUBER DE CARVALHO COSTA 1, 2 CHARLES SILVA DE

Leia mais

Topografia e Cartografia

Topografia e Cartografia Engenharia Ambiental Jorge Miguel Nucci Marco Antonio Albano Moreira In Memorian, segundo Carlos Lopes Topografia e Cartografia Jorge Miguel Nucci Marco Antonio Albano Moreira In Memorian, Segundo Carlos

Leia mais

Benefícios da Utilização do SIRGAS2000

Benefícios da Utilização do SIRGAS2000 Benefícios da Utilização do SIRGAS2000 Artigo Com o surgimento e adoção do SIRGAS2000 como o novo sistema de coordenadas para o Brasil surgem diversas perguntas: Quais os benefícios de usá-lo? Que atividades

Leia mais

A EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA GEODÉSIA FÍSICA

A EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA GEODÉSIA FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes A Aula 09 POTENCIAL PERTURBADOR A diferença, num mesmo ponto, entre o potencial da Terra real (geopotencial

Leia mais

Fechamento angular com GPS

Fechamento angular com GPS Fechamento angular com GPS Prof. Antonio Simões Silva Rodrigo Pereira Lima Universidade Federal de Viçosa Departamento de Engenharia Civil 36570-000 Viçosa MG asimoes@ufv.br Resumo: Neste trabalho procurou-se

Leia mais

ANÁLISE DA VARIAÇÃO TEMPORAL DO NÍVEL MÉDIO DO MAR NAS ESTAÇÕES DA RMPG

ANÁLISE DA VARIAÇÃO TEMPORAL DO NÍVEL MÉDIO DO MAR NAS ESTAÇÕES DA RMPG ANÁLISE DA VARIAÇÃO TEMPORAL DO NÍVEL MÉDIO DO MAR NAS ESTAÇÕES DA RMPG Luciana Maria da Silva Prof. Dr. Sílvio Rogério Correia de Freitas La Paz, 24 de novembro de 2014 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

OS DIFERENTES SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA E SUAS DISCREPÂNCIAS NA REGIÃO DE NOVA LIMA - MG

OS DIFERENTES SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA E SUAS DISCREPÂNCIAS NA REGIÃO DE NOVA LIMA - MG OS DIFERENTES SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA E SUAS DISCREPÂNCIAS NA REGIÃO DE NOVA LIMA - MG ANDRE FERREIRA BORGES MARCOS ANTÔNIO TIMBÓ ELMIRO Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ PROPPE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEORREFERENCIAMENTO JULIANA APARECIDA PRANDEL MAURICIO DA ROSA RIBEIRO

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ PROPPE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEORREFERENCIAMENTO JULIANA APARECIDA PRANDEL MAURICIO DA ROSA RIBEIRO UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ PROPPE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEORREFERENCIAMENTO JULIANA APARECIDA PRANDEL MAURICIO DA ROSA RIBEIRO GEORREFERENCIAMENTO DO IMÓVEL RURAL,15 DA FAZENDA PEDREIRA, MUNICÍPIO DE TIBAGI/PR

Leia mais

GEÓIDE GEÓIDE. 1. Geóide. Geóide

GEÓIDE GEÓIDE. 1. Geóide. Geóide 1. Geóide a definição da Forma da Terra recorre-se a dois conceitos: o da superfície topográfica (superfície física da Terra) e o da superfície do geóide (superfície equipotencial de referência); Dada

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE UMA REFERÊNCIA DE NÍVEL - RN NO CAMPUS UVARANAS UEPG

ESTABELECIMENTO DE UMA REFERÊNCIA DE NÍVEL - RN NO CAMPUS UVARANAS UEPG 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE (X ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO ESTABELECIMENTO DE UMA

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer os erros envolvidos Conhecer algumas das referências usadas

Leia mais

Posicionamento considerando a Terra Plana. Prof. Carlos Aurélio Nadal

Posicionamento considerando a Terra Plana. Prof. Carlos Aurélio Nadal Posicionamento considerando a Terra Plana Prof. Carlos Aurélio Nadal Fio de prumo Plano topográfico g VETOR GRAVIDADE Plano Topográfico z fio de prumo Plano topográfico x 0=PP ps Plano tangente y (N) pn

Leia mais

Conexão Altimétrica Brasil Bolívia

Conexão Altimétrica Brasil Bolívia Diretoria de Geociências - DGC Conexão Altimétrica Brasil Bolívia Corumbá Puerto Quijaro Arturo Echalar Rivera IGM Jacob Heck - IGM Nívia Régis Di Maio Pereira - IBGE Carlos Alberto Correa e Castro Júnior

Leia mais

ANÁLISE LOCAL DA ALTITUDE ORTOMÉTRICA OBTIDA ATRAVÉS DE POSICIONAMENTO RELATIVO E A ALTITUDE NIVELADA

ANÁLISE LOCAL DA ALTITUDE ORTOMÉTRICA OBTIDA ATRAVÉS DE POSICIONAMENTO RELATIVO E A ALTITUDE NIVELADA ANÁLISE LOCAL DA ALTITUDE ORTOMÉTRICA OBTIDA ATRAVÉS DE POSICIONAMENTO RELATIVO E A ALTITUDE NIVELADA Fabrício Pacheco Trescastro 1 Adriane Brill Thum 2 Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Curso

Leia mais

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator Prof. Dra. Mariana Soares Domingues Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator ACH1056 Fundamentos de Cartografia O verbo orientar está relacionado com a busca do

Leia mais

REGIANE DALAZOANA IMPLICAÇÕES NA CARTOGRAFIA COM A EVOLUÇÃO DO SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO E FUTURA ADOÇÃO DO SIRGAS

REGIANE DALAZOANA IMPLICAÇÕES NA CARTOGRAFIA COM A EVOLUÇÃO DO SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO E FUTURA ADOÇÃO DO SIRGAS REGIANE DALAZOANA IMPLICAÇÕES NA CARTOGRAFIA COM A EVOLUÇÃO DO SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO E FUTURA ADOÇÃO DO SIRGAS Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Ciências

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE MARCOS GEODÉSICOS PARA PROJETOS DE CONSTRUÇÃO E RESTAURAÇÃO DE RODOVIAS

IMPLANTAÇÃO DE MARCOS GEODÉSICOS PARA PROJETOS DE CONSTRUÇÃO E RESTAURAÇÃO DE RODOVIAS Resumo IMPLANTAÇÃO DE MARCOS GEODÉSICOS PARA PROJETOS DE CONSTRUÇÃO E RESTAURAÇÃO DE RODOVIAS IMPLEMENTATION OF GEODETIC LANDMARK FOR PROJECTS OF CONSTRUCTION AND RESTORATION OF ROADS Gabriela Francisco

Leia mais

POSICIONAMENTOS PLANIMÉTRICO E ALTIMÉTRICO UD 3 - MÉTODOS POLARES

POSICIONAMENTOS PLANIMÉTRICO E ALTIMÉTRICO UD 3 - MÉTODOS POLARES UD 3 - MÉTODOS POLARES Irradiamento: calculam-se as coordenadas de um ponto B, dadas as coordenadas de um ponto de partida A, a direção Az AB e a distância l AB entre eles. X = l sen Az B l Y = l cos Az

Leia mais

PROPOSTA PRELIMINAR PARA A ADOÇÃO DE UM REFERENCIAL GEOCÊNTRICO NO BRASIL (DOCUMENTO PRELIMINAR TEXTO PARA DISCUSSÃO)

PROPOSTA PRELIMINAR PARA A ADOÇÃO DE UM REFERENCIAL GEOCÊNTRICO NO BRASIL (DOCUMENTO PRELIMINAR TEXTO PARA DISCUSSÃO) PROPOSTA PRELIMINAR PARA A ADOÇÃO DE UM REFERENCIAL GEOCÊNTRICO NO BRASIL (DOCUMENTO PRELIMINAR TEXTO PARA DISCUSSÃO) MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO E GESTÃO - MP Fundação Instituto Brasileiro

Leia mais

gm mtpob6ok6jh6kp[jkehijrhij4ioritoeriohjiorjhiortirjhoi4jhiorjhitjhijrthie4jhiopjeiohjo

gm mtpob6ok6jh6kp[jkehijrhij4ioritoeriohjiorjhiortirjhoi4jhiorjhitjhijrthie4jhiopjeiohjo Sumário: 1. Introdução...03 2. Objetivos...05 3. Justificativa...05 4. Atividades desenvolvidas...06 5. Introdução ao estudo da Geodésia...06 5.1. Noções de Geodésia Física...07 5.2. Aplicações Geodésicas...08

Leia mais

SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA

SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Campus Universitário do Araguaia CUA Curso de Bacharelado em Ciência da Computação SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA Introdução

Leia mais

Sumário. Agradecimentos Sobre os Autores Prefácio. CAPÍTULO 1 Conceitos Gerais de Geomática 1

Sumário. Agradecimentos Sobre os Autores Prefácio. CAPÍTULO 1 Conceitos Gerais de Geomática 1 Sumário Agradecimentos Sobre os Autores Prefácio V IX XI CAPÍTULO 1 Conceitos Gerais de Geomática 1 1.1 Introdução 1 1.2 Ciências e técnicas englobadas pela Geomática 2 1.2.1 Geodésia 2 1.2.2 Topografia

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer algumas das referências e medidas usadas na topografia Conhecer

Leia mais

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA

TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA TOPOGRAFIA MEDIDAS E REFERÊNCIAS: FORMA DA TERRA Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Conhecer as formas de representar a Terra Conhecer algumas das referências e medidas usadas na topografia

Leia mais