Aula 02 PREVIDÊNCIA SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 02 PREVIDÊNCIA SOCIAL"

Transcrição

1 Turma/Ano: Direito Previdenciário (2016) Matéria/Data: Previdência Social: características e estrutura (25/04/15) Professor: Marcelo Tavares Monitora: Márcia Beatriz Aula 02 PREVIDÊNCIA SOCIAL Características A previdência social, direito em espécie da seguridade social, consiste num plano de seguro que poderá ser público (mantido pelo Estado) ou privado. Tem por principais características o caráter contributivo e a destinação exclusiva aos filiados, pois apesar de ser-lhe aplicável o princípio da universalidade, incide ainda sobre ela o princípio da seletividade. A contributividade é o principal fator diferenciador entre previdência e assistência social. Ademais, enquanto a assistência social, que é gratuita, destina-se a todas as pessoas com necessidade, a previdência social é voltada somente para os filiados. Estrutura A previdência social brasileira é estruturada da seguinte maneira: Pública RGPS RPPS art. 201, CRFB Lei n /91 art. 40, CRFB Lei n /98 Previdência Social RFCPS art. 40, 14 a 16, CRFB Privada (art. 202, CRFB) Fechada Aberta LC 108/01 LC 109/01

2 Previdência Privada Prevista no art. 202 da CRFB, a previdência privada é um plano de seguro que não é mantido por uma instituição estatal. Nesta espécie de previdência, a adesão poderá ser livre por qualquer pessoa (previdência aberta) ou restrita a um grupo específico (previdência fechada). Na previdência aberta, as instituições privadas participam do sistema financeiro nacional e estão vinculadas a bancos são as sociedades anônimas (S/A) de previdência suplementar, como por exemplo, o Itaú Vida e Previdência S/A. Observação: As instituições privadas abertas não poderão oferecer o serviço de previdência em concomitância com seguros de carro e casa, por exemplo. O único serviço com ela compatível é o seguro de vida. Assim apesar de instituições coligadas, o Banco Itaú S/A não se confunde com Itaú Vida e Previdência S/A tampouco com Itaú Seguros de Automóvel e Residência S/A, visto que são pessoas jurídicas diferentes, com CNPJ distintos. Existem dois institutos importantes da previdência aberta: o resgate e a portabilidade. Desta feita, uma pessoa que possua plano de previdência com uma instituição privada poderá sacar a qualquer momento o seu investimento ou ainda migrá-lo para outra empresa e levar consigo, na troca, seu fundo individualizado. As instituições de previdência aberta são regulamentadas pela LC 109/01 e reguladas por dois órgãos: Conselho Monetário Nacional (CMN) e Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), ambos vinculados ao Ministério da Fazenda. Já a fiscalização dessas empresas é feita por uma autarquia, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Diferentemente da previdência aberta em que a pessoa faz uma reserva financeira individual, a previdência fechada é mantida por fundações privadas. Ademais, aqui não há comercialização de planos nem livre contratação a adesão é limitada a um grupo reservado. Assim, o fundo de pensão destina-se aos funcionários de uma determinada empresa ou a uma determinada categoria profissional 1. 1 Quando a previdência fechada for destinada a funcionários de certa empresa, serão contribuintes do fundo os próprios empregados bem como a empresa a que estão vinculados, como é o caso da Petros. Porém, quando a previdência privada se destinar a uma categoria profissional, não haverá empresa com a obrigação de patrocinar o fundo as instituições que participam desse modelo de previdência fechada são meramente instituidoras (e não patrocinadoras porque não desembolsam qualquer quantia), como no caso da OABPrev.

3 Neste tipo de previdência privada, além do resgate e da portabilidade, existem ainda as figuras do autopatrocínio 2 e do vesting (benefício proporcional diferido, recebido pelo empregado que não tendo completado o tempo necessário para a fruição da previdência complementar não opta pelo autopatrocínio). A regulação das fundações de previdência fechada é feita pelo Conselho de Previdência Complementar (órgão colegiado vinculado ao Ministério da Previdência Social), e a fiscalização é realizada pela Secretaria de Previdência Complementar (órgão também vinculado ao MTPS). Previdência Pública A previdência pública poderá ser de três espécies. O regime próprio (RPPS) é mantido para os servidores que ocupam cargo efetivo e agentes públicos com cargos vitalícios como magistrados, membros de tribunal de contas, promotores etc. O RPPS está previsto no art. 40 da CRFB e a Lei n /98 estabelece normas gerais ao regime, devendo cada ente federativo editar sua lei específica na União é a Lei n /90. Todos os Estados e o Distrito Federal possuem RPPS, assim como cerca de 60% dos Municípios 3. O regime geral (RGPS) é o objeto principal de estudo desse curso. Atualmente ele mantém cerca de 90 milhões de pessoas vinculadas (60 milhões são contribuintes e 28 milhões beneficiários). O regime geral, previsto no art. 201 da CRFB bem como na Lei n /91, é regulamentado pelo Decreto n /99. Ao contrário das outras espécies de previdência pública, o regime facultativo complementar (RFCPS) como o próprio nome indica, não é de instituição obrigatória pelas entidades federativas. No entanto, uma vez criado este regime, pode o ente limitar ao teto do INSS (R$ 5.189,00) o valor dos benefícios pagos pelo RPPS, sendo colocada à disposição do servidor uma complementação. 2 O autopatrocínio consiste na possibilidade do participante da previdência custear não apenas a contribuição dele como também a contribuição da empresa. O interesse nesse tipo de ação é de ter garantido o pagamento de benefício futuro, pois caso, por exemplo, o estatuto preveja o pagamento de renda ao trabalhador que conte com 35 anos de contribuição e este venha a ser desligado da empresa quando continha apenas 33 anos de contribuição, ele nada receberá. Entretanto, ele poderá propor à empresa o pagamento, durante os dois anos faltantes, de sua contribuição, bem como do valor correspondente ao que empresa desembolsaria e desta forma concluir o tempo necessário para garantir a previdência complementar. 3 Os 40% de Municípios que não possuem RPPS se deve ao fato de não haver regime estatutário para esses servidores municipais (são empregados públicos vinculados ao RGPS) ou, caso exista regime próprio, não se tem número suficiente de servidores para dar esteio financeiro ao regime de previdência. Assim, por não haver autorização para funcionamento de regime administrativo próprio, os servidores são filiados ao RGPS.

4 Regime Financeiro Existem três modelos principais de organização do seguro previdenciário: repartição simples, capitalização individual e repartição de capital de cobertura. No regime de repartição simples a pessoa contribui para o grupo e, atendidos os requisitos, o grupo irá protegê-la, concedendo-lhe o benefício respectivo - não há contribuição individualizada. É o caso do RGPS e RPPS. Há nesses casos um pacto entre as gerações, pois a repartição simples trabalha com o regime de caixa (o dinheiro que hoje entra no caixa da previdência irá custear os benefícios que serão pagos agora, ainda que não retorne em benefício do seu contribuinte direto). Por este mesmo motivo, caso um contribuinte que não tenha dependentes venha a falecer, o valor por ele arrecadado permanece integralmente com o fundo. Já no modelo de capitalização individual o segurado contribui apenas para si formando um fundo, e, quando alcançada as condições de elegibilidade, ele passará a receber a renda retirada daquele fundo por ele criado. Este tipo de regime, adotado pelo sistema de previdência aberta, é voltado para pessoas disciplinadas que contribuam com um valor razoável elas terão renda para se manter durante a inatividade, independentemente de qualquer fator externo. Contudo, a desvantagem da capitalização individual é que no caso de falecimento do contribuinte antes da formação de um valor substancial, o fundo irá apenas devolver o valor por ele pago (deduzida a taxa de administração), sem qualquer compromisso de prestação continuada à família sobrevivente. Existe ainda um terceiro modelo, intermediário entre os tipos anteriores. Na repartição de capital de cobertura os benefícios denominados elegíveis (ex.: aposentadoria voluntária) são cobertos pelo regime de capitalização individual, ao passo que os benefícios inopinados (ex.: morte de pessoa jovem) são cobertos pelo regime de repartição simples. Este modelo é normalmente utilizado pela previdência privada fechada (fundos de pensão).

5 Organização de Custeio e Benefícios No modelo de contribuição definida determina-se apenas o montante a ser pago enquanto que os valores a serem recebidos será calculado a partir de algumas injunções. No modelo de benefícios definidos a pessoa fixa o quanto quer receber e o quantum a ser pago será então determinado com base nesse parâmetro o uso deste segundo modelo tem sido a tendência dos últimos tempos. Teoria dos Pilares A teoria dos pilares foi resultante de um trabalho acadêmico de Carmelo Mesa-Largo, feito na década de 1980 e custeado pelo Banco Mundial. Ele sugeriu alternativas de sustentabilidade nos sistemas previdenciários do mundo e em especial da América Latina. Esta proposta, adotada pelo Brasil, sugere a que a proteção social seja diversificada e contenha padrões que garantam uma base de proteção mínima e uma proteção complementar, com menor participação do Estado, para as pessoas que possuam renda maior. Previdência Suplementar Previdência Complementaar Previdência Básica Assistência Social Desta feita, a base na pirâmide (pilar 0) deve ser ocupada pela assistência social benefícios de custo zero, de forma que mesmo sem ter feito qualquer contribuição, a pessoa necessitada possa ser beneficiada com um salário-mínimo. Os pisos superiores à base são todos de previdência social e têm caráter contributivo. No andar imediatamente acima da assistência está a previdência básica e corresponde ao pilar 01. Esta previdência, apesar de ser o mais abrangente possível, é limitada ao teto é o caso do RGPS.

6 O pilar 02 corresponde à previdência complementar e representa uma adição ao benefício para aquelas pessoas que recebem acima do teto e não querem ter reduzido seu padrão de vida ao se aposentarem é o caso da previdência privada fechada. E finalmente, no topo da pirâmide está a previdência suplementar (pilar 03) e traduz-se no investimento financeiro livre, característico do regime de previdência privada aberta. Observação: Ao criar o regime facultativo complementar, o que a EC 41/05 fez foi cindir os pilares 01 e 02 em dois patamares. Desta feita, a previdência dos servidores públicos, que até então era um regime composto pela combinação desses dois pilares, passou também a ter como o INSS um teto remuneratório e oferecer complementação aos servidores que quiserem receber acima deste valor. REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL Conceito É um sistema previdenciário público (mantido pelo Estado) e institucional (não contratual, decorre da lei) que, mediante contribuição de natureza tributária (compulsória), destina-se à proteção de seis riscos sociais dos trabalhadores da iniciativa privada, quais sejam: idade avançada, tempo de contribuição, invalidez, encargos de família, óbito e prisão. Observação 1: A possibilidade de aposentadoria exclusivamente pelo critério de tempo de contribuição vem se tornando cada vez mais rara nos regimes previdenciários. Atualmente no RPPS já não é mais possível, pois o servidor precisa ainda preencher o requisito idade e a tendência é removê-la também do regime geral. Observação 2: O desemprego, apesar de inegavelmente também se tratar de um benefício previdenciário, é o único risco social não gerido pelo INSS, visto que ele não integra o RGPS. O seguro-desemprego é um encargo da União mantido pelo fundo de amparo ao trabalhador (FAT) e operacionalizado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Características São características essenciais do regime geral de previdência social: universalidade e seletividade, contributividade, necessidade de filiação e igualdade entre trabalhadores urbanos e rurais.

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada.

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada. Página1 Curso/Disciplina: Ordem Social, Econômica e Financeira. Aula: 02 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 02 1.3 Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro

Leia mais

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefício Definido. Cartilha do Plano de Benefício Definido

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefício Definido. Cartilha do Plano de Benefício Definido Cartilha do Plano de Benefício Definido 1 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para apresentar, de forma simples e direta, a previdência complementar e as principais características do Plano de Benefício

Leia mais

Aula 02. a)instituidora: não tem obrigação posterior de contribuir para o plano.

Aula 02. a)instituidora: não tem obrigação posterior de contribuir para o plano. Turma e Ano: Direito Previdenciário- 2015 Matéria / Aula: Estrutura Previdenciária Brasileira Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Sarah Lopes Aula 02 Previdência Social 1.Estrutura Previdenciária

Leia mais

PREVIDÊNCIA PRIVADA (RESUMO)

PREVIDÊNCIA PRIVADA (RESUMO) 1 PREVIDÊNCIA PRIVADA (RESUMO) Legislação Art. 202, da CRFB/88 LC no. 109/2001 e LC no. 108/2001 Características - Seguro privado - Natureza complementar em relação ao Regime Geral - Organizado de forma

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Regimes da Previdência Social e os Beneficiários do Regime Geral

Resumo Aula-tema 03: Regimes da Previdência Social e os Beneficiários do Regime Geral Resumo Aula-tema 03: Regimes da Previdência Social e os Beneficiários do Regime Geral Nesta aula tema, serão estudados os regimes previdenciários vigentes no Brasil. Para tanto, cumpre, inicialmente, retomar

Leia mais

Educação Previdenciária Previdência Privada. Aula 4

Educação Previdenciária Previdência Privada. Aula 4 Educação Previdenciária Previdência Privada Aula 4 2017 Agenda: Previdência Complementar Entidade Aberta de Previdência Complementar Entidade Fechada de Previdência Complementar Previdência Complementar

Leia mais

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins O TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL A Constituição Federal garante os direito à: SAÚDE, PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL ( Art. 194 a 204) A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefícios II. Cartilha do Plano de Benefícios II

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefícios II. Cartilha do Plano de Benefícios II Cartilha do Plano de Benefícios II 1 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para apresentar, de forma simples e direta, a previdência complementar e as principais características do Plano de Benefícios

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE SEGUROS, PREVIDÊNCIA E CAPITALIZAÇÃO. Professor: Aluízio Barbosa

LEGISLAÇÃO DE SEGUROS, PREVIDÊNCIA E CAPITALIZAÇÃO. Professor: Aluízio Barbosa Professor: Aluízio Barbosa UNIDADE 2 SISTEMA DE PREVIDÊNCIA - PREVIDÊNCIA SOCIAL - Destina-se aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores públicos que não possuam regime próprio. É de iniciativa

Leia mais

Funpresp A privatização da aposentadoria do servidor público

Funpresp A privatização da aposentadoria do servidor público Funpresp A privatização da aposentadoria do servidor público VIDA DOCENTE: PREVIDÊNCIA E CARREIRA APUBH SINDICATO DOS PROFESSORES UNIVERSIDADES FEDERAIS DE BELO HORIZONTE E MONTES CLAROS BELO HORIZONTE

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot Palestrante: Maurício Viot PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A previdência privada complementar é uma forma de acumulação de recursos para o longo prazo, os quais podem ser utilizados para aposentadoria e para

Leia mais

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Dr. Germano Campos Silva I- Parte Introdutória 1.1-Noções de Previdência Social e Seguridade Social 1.2-Princípios Constitucionais da Seguridade Social 1.2.1- Universalidade

Leia mais

O Reflexo da Reforma no Regime de Previdência Complementar

O Reflexo da Reforma no Regime de Previdência Complementar O Reflexo da Reforma no Regime de Previdência Complementar Nilton Santos, 17 de agosto de 2017 1 O Regime de Previdência Complementar - RPC 2 Sistema de previdência Regime Geral Regimes Próprios Previdência

Leia mais

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!!

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! 4 Seguridade Social Conjunto de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade Destinada a assegurar os direitos relativos à: Saúde Previdência Assistência social Financiamento

Leia mais

IPERGS. ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS

IPERGS. ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS IPERGS ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS 1. Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS REGIMES PREVIDENCIÁRIOS RGPS Regime Geral de Previdência Social RPPS Regime Próprio de Previdência Social

Leia mais

Aula 09 REVISÃO SEGURADOS DEPENDENTES

Aula 09 REVISÃO SEGURADOS DEPENDENTES Turma/Ano: Direito Previdenciário (2016) Matéria/Data: Regras Gerais: Conceito de empresa e empregador, Distinção entre filiação e inscrição e Quadro das prestações previdenciárias do RGPS (16/05/15) Professor:

Leia mais

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. (): Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. 80 A seguridade social representa um conjunto integrado de ações direcionadas à proteção exclusiva

Leia mais

A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA

A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA PARA OS PARTICIPANTES: manutenção, na aposentadoria, de padrão de renda próximo ao do período em atividade; formação de uma poupança de longo prazo; segurança, mesmo

Leia mais

FUNDAMENTOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA

FUNDAMENTOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA FUNDAMENTOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA REGIMES PREVIDENCIÁRIOS REGIMES DE PREVIDÊNCIA REGIME GERAL REGIMES PRÓPRIOS PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Servidores Públicos INSS Entidades Abertas Acessível

Leia mais

PREVCOM-RP e PREVCOM-RG Planos de Benefícios Complementares de São Paulo CARLOS HENRIQUE FLORY

PREVCOM-RP e PREVCOM-RG Planos de Benefícios Complementares de São Paulo CARLOS HENRIQUE FLORY PREVCOM-RP e PREVCOM-RG Planos de Benefícios Complementares de São Paulo CARLOS HENRIQUE FLORY Janeiro de 2013 ETAPAS CONCLUÍDAS Aprovação da Lei 14.653, de 22/12/2011, que define teto de benefícios igual

Leia mais

Plano TelebrásPrev. Junho/15

Plano TelebrásPrev. Junho/15 Junho/15 Benefícios programados na modalidade de Contribuição Variável (CV); Benefício programado determinado de acordo com capitalização dos recursos vertidos pelos Participantes e Patrocinador, acumulados

Leia mais

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO PrevMais Para um futuro mais seguro O PrevMais é o plano de Previdência Complementar para os ex-funcionários do BNC, atual BB, e funcionários do Economus. Ser participante

Leia mais

PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS

PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS Art. 40 (...) CF/88 14 - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, desde

Leia mais

PREVINDUS MARÇO/2017 SISTEMA FIRJAN

PREVINDUS MARÇO/2017 SISTEMA FIRJAN PREVINDUS MARÇO/2017 SISTEMA FIRJAN NÍVEL DE COBERTURA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Benefício da Previdência Social em % do Salário Final (R$) 100% 90% Teto INSS = R$ 5.531,31 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% Previdência

Leia mais

Previdência Privada Como isso funciona?

Previdência Privada Como isso funciona? Previdência Privada Como isso funciona? Previdência Privada. Algumas pessoas me escreveram pedindo esclarecimentos acerca da previdência privada. As perguntas em geral foram: Como ela funciona? É vantajosa?

Leia mais

CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD

CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD SISTEMA PREVIDENCIARIO NO BRASIL Previdência no Brasil Regimento Geral (INSS) Previdência Complementar Regimento Próprio Servidores Públicos Entidade Aberta Entidade

Leia mais

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 PEC 6/2019 - A NOVA REFORMA DA PREVIDÊNCIA de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 Autor: Poder Executivo Data de apresentação: 20/02/2019 Ementa: Modifica o sistema de previdência social, estabelece

Leia mais

O SISTEMA DE PREVIDÊNCIA BRASILEIRO

O SISTEMA DE PREVIDÊNCIA BRASILEIRO O SISTEMA DE PREVIDÊNCIA BRASILEIRO O Sistema Brasileiro de Previdência é formado por três regimes previdenciários: 1) Regime Geral de Previdência Social (RGPS), a cargo do Instituto Nacional de Seguro

Leia mais

O novo modelo de previdência do setor público. Outubro/2013

O novo modelo de previdência do setor público. Outubro/2013 O novo modelo de previdência do setor público Outubro/2013 MODELO ADOTADO PREVIDÊNCIA BÁSICA SPPREV ou INSS + PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Benefícios variáveis, dependendo do valor acumulado pelo servidor

Leia mais

Educação Previdenciária Conhecendo a Previdência Aula 2

Educação Previdenciária Conhecendo a Previdência Aula 2 Educação Previdenciária Conhecendo a Previdência Aula 2 2017 Pauta Previdência Social Princípios Histórico Carência Fator Previdenciário Valor dos Benefícios 2 Seguridade - Princípios Solidariedade uns

Leia mais

Por que aderir ao Plano SEBRAEPREV?

Por que aderir ao Plano SEBRAEPREV? O SEBRAE PREVIDÊNCIA - Instituto SEBRAE de Seguridade Social foi criado no dia 2 de fevereiro de 2004. O SEBRAEPREV é o Plano de Benefícios administrado pelo Instituto, e possui todas as unidades do Sebrae

Leia mais

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA CARTILHA PREVIDENCIÁRIA Servidor visite o nosso site: www.ipmu.com.br Página 1 de 10 Prezado Servidor, O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba - IPMU, sediado a Rua Paraná nº 408 Centro Ubatuba

Leia mais

Regime de trabalho FAPI

Regime de trabalho FAPI Regime de trabalho Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) Pelos Estatutos dos Servidores Públicos Civis INSS Previdência Complementar de natureza privada Institutos de Previdência (RPPS) Entidade

Leia mais

TEMA 1 IntroduçãoIntroduçãoAo final Ao. Sistemas que permitem se poupar hoje para se ter rendimento no futuro: CAPITALIZAÇÃO

TEMA 1 IntroduçãoIntroduçãoAo final Ao. Sistemas que permitem se poupar hoje para se ter rendimento no futuro: CAPITALIZAÇÃO FEA- USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0551 - Contabilidade e Análise de Balanços de Instituições Previdenciárias TEMA 1. INTRODUÇÃO Profa. Dra Joanília Cia 1 TEMA 1 IntroduçãoIntroduçãoAo

Leia mais

Previdência no Serviço Público. ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS

Previdência no Serviço Público. ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS Previdência no Serviço Público ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS Outubro/2016 1. Regimes Previdenciários do Brasil; 2. RPPS RS; 3. Cenários; 4. Regime de Previdência Complementar; 5. Riscos 1.

Leia mais

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Idade mínima A proposta cria uma idade mínima de aposentadoria. Ao final do tempo de transição, deixa de haver a possibilidade de aposentadoria por tempo de

Leia mais

A previdência complementar como alternativa para a sustentabilidade dos RPPS. Magadar Rosália Costa Briguet Novembro 2017

A previdência complementar como alternativa para a sustentabilidade dos RPPS. Magadar Rosália Costa Briguet Novembro 2017 A previdência complementar como alternativa para a sustentabilidade dos RPPS Magadar Rosália Costa Briguet Novembro 2017 A Constituição Federal e a proteção social A Constituição Federal de 1988 inaugurou

Leia mais

PREVINDUS 2018 SISTEMA FIRJAN

PREVINDUS 2018 SISTEMA FIRJAN PREVINDUS 2018 SISTEMA FIRJAN NÍVEL DE COBERTURA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Benefício da Previdência Social em % do Salário Final (R$) 100% 90% Teto INSS = R$ 5.531,31 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% Previdência

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Gilson Fernando Custeio da Lei nº 8.212/1991 e alterações

Leia mais

Marcelo Leonardo Tavares PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS AULA 4

Marcelo Leonardo Tavares PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS AULA 4 Marcelo Leonardo Tavares PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS AULA 4 SUMÁRIO Estudo das normas gerais sobre RPPS (Lei n 9.717/98 e Lei n 10.887/2004 Estudo das regras específicas para o RPP dos

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS RISCOS E VANTAGENS. Paulo Modesto (UFBA)

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS RISCOS E VANTAGENS. Paulo Modesto (UFBA) PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS P EFETIVOS: RISCOS E VANTAGENS Paulo Modesto (UFBA) http://www.direitodoestado.com.br Texto base: MODESTO, Paulo (org). Reforma da Previdência: análise

Leia mais

Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR. Na CF/88 é no art. 201 que encontramos a previdência social, regime de aposentadoria dos celetistas.

Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR. Na CF/88 é no art. 201 que encontramos a previdência social, regime de aposentadoria dos celetistas. Curso/Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO Aula: APOSENTADORIA DO SERVIDOR AULA 87 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE OLIVEIRA Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR 1 APOSENTADORIA E

Leia mais

Benefício de Prestação Continuada BPC. 65 anos de idade Vinculação ao salário mínimo. 70 anos de idade Desvinculação do salário mínimo

Benefício de Prestação Continuada BPC. 65 anos de idade Vinculação ao salário mínimo. 70 anos de idade Desvinculação do salário mínimo Benefício de Prestação Continuada BPC 65 anos de idade Vinculação ao salário mínimo 70 anos de idade Desvinculação do salário mínimo 68 anos de idade Vinculação ao salário mínimo BPC Transição Acréscimo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Regime previdenciário Parte 4 Prof. Thamiris Felizardo LEI Nº 12.618/2012 Institui o Regime de Previdência Complementar previsto no artigo 40

Leia mais

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018 Panorama da Seguridade Social Brasileira Bogotá, agosto.2018 Seguridade Social Convenção OIT 102 (1952) Assistência à saúde Auxílio-doença Auxílio-desemprego Aposentadoria por velhice Auxílio aos acidentados

Leia mais

DA CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

DA CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DA CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL REGIMES DE PREVIDÊNCIA NO BRASIL PÚBLICOS RGPS Artigo 201 CR/88 RPPS Artigo 40 CR/88 Lei 8.213/91 Lei 8.112/90 COMPLEMENTARES Autônomos em relação ao RGPS e RPPS

Leia mais

O servidor público e as alterações do seu regime previdenciário. Wagner Advogados Associados

O servidor público e as alterações do seu regime previdenciário. Wagner Advogados Associados O servidor público e as alterações do seu regime previdenciário Wagner Advogados Associados www.wagner.adv.br wagner@wagner.adv.br 1 REGRAS VIGENTES PARA APOSENTADORIA DOS SERVIDORES - Aposentadoria com

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 29 1.2. Evolução histórica no Brasil... 34 1.3. Denominação... 40 1.4. Conceito... 41 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de 2016 CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio 1 SUMÁRIO 1. O que é Previdência Social 2. Déficit do Regime Geral de Previdência Social

Leia mais

Previdência (EAPC) - Tópicos. TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade. O que é Previdência Privada Complementar?

Previdência (EAPC) - Tópicos. TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade. O que é Previdência Privada Complementar? FEA-USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0551 -Contabilidade e Análise de Balanços de Instituições Previdenciárias TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS Funpresp-jud e o regime de previdência complementar dos servidores

PERGUNTAS E RESPOSTAS Funpresp-jud e o regime de previdência complementar dos servidores PERGUNTAS E RESPOSTAS Funpresp-jud e o regime de previdência complementar dos servidores SINDICATO FORTE NAS MÃOS DA CATEGORIA 1 O que é o Regime de Previdência Complementar para os Servidores Públicos

Leia mais

Previdência (EAPC) - Tópicos. TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade. O que é Previdência Privada Complementar?

Previdência (EAPC) - Tópicos. TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade. O que é Previdência Privada Complementar? FEA-USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0551 -Contabilidade e Análise de Balanços de Instituições Previdenciárias TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Da Previdência Social Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção III DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Art. 201. A PREVIDÊNCIA

Leia mais

DADOS SOBRE PENSÃO POR MORTE

DADOS SOBRE PENSÃO POR MORTE DADOS SOBRE PENSÃO POR MORTE ESTABELECIMENTO DE CARÊNCIA -Anão exigência de carência permite que seja concedida pensão vitalícia com apenas uma contribuição, inclusive benefício no teto do RGPS com apenas

Leia mais

Glossário de Termos Técnicos da Previdência Complementar

Glossário de Termos Técnicos da Previdência Complementar Glossário de Termos Técnicos da Previdência Complementar GLOSSÁRIO Este glossário tem como objetivo apresentar as expressões e termos utilizados no contexto da Previdência Complementar, em especial dos

Leia mais

CAPÍTULO 4 o regime geral de previdência SoCiAl rgps Sumário 1. INTRODUÇÃO exceto o desemprego involuntário,

CAPÍTULO 4 o regime geral de previdência SoCiAl rgps Sumário 1. INTRODUÇÃO exceto o desemprego involuntário, CAPÍTULO 4 O Regime Geral de Previdência Social RGPS Sumário 1. Introdução 2. Os beneficiários do RGPS: 2.1 Os segurados obrigatórios; 2.2. O segurado facultativo; 2.3. Os dependentes 3. Dos benefícios

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I SUMÁRIO CAPÍTULO I O QUE É SEGURIDADE SOCIAL?... 13 Solidariedade social... 16 Universalidade na cobertura e no atendimento... 17 Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 23 1.2. Evolução histórica no Brasil... 28 1.3. Denominação... 35 1.4. Conceito... 36 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

Regras básicas do seu. Plano de Benefícios

Regras básicas do seu. Plano de Benefícios Regras básicas do seu Plano de Benefícios 1 2 índice 3 3 3 4 4 4 5 5 5 5 6 6 6 7 7 7 8 8 9 Apresentação Inscrição Cancelamento Institutos Obrigatórios Contribuição Joia Salário-de-Participação Salário-Real-de-Benefício

Leia mais

Práticas Atuariais em Seguros e Pensões. 10. Previdência Thaís Paiva

Práticas Atuariais em Seguros e Pensões. 10. Previdência Thaís Paiva Práticas Atuariais em Seguros e Pensões 10. Previdência Thaís Paiva thaispaiva@est.ufmg.br Seguridade Social Fonte: slides de Paulo Josef Gouvêa da Gama/Rodarte Nogueira Práticas Atuariais 10. Previdência

Leia mais

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Painel II: Plano de Benefícios do Servidor Público Federal Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Rio de Janeiro-RJ, 10/10/2018 1 Sumário 1. Tipo de Plano 2. Tipo de Participante 3. Contribuições

Leia mais

ItabiraPrev. Instituto de Previdência de Itabira Lei Municipal nº 4.456, de 30/08/2011

ItabiraPrev. Instituto de Previdência de Itabira Lei Municipal nº 4.456, de 30/08/2011 Instituto de Previdência de Itabira Lei Municipal nº 4.456, de 30/08/2011 Regimes Previdenciários Art. 194, CF/1988 RGPS Regime Geral de Previdência Social RPPS Regime Próprio de Previdência Social RPP

Leia mais

Cartilha do Participante. Previdência Complementar CASFAM

Cartilha do Participante. Previdência Complementar CASFAM Cartilha do Participante Previdência Complementar CASFAM APRESENTAÇÃO Caro (a) Participante, Preparar-se para o futuro, podendo aproveitar o período de aposentadoria com saúde e conforto, implica controlar

Leia mais

Princípios da Seguridade Social (Resumos de Direito Previdenciário)

Princípios da Seguridade Social (Resumos de Direito Previdenciário) Princípios da Seguridade Social (Resumos de Direito Previdenciário). Os princípios da seguridade social estão previstos no art. 194 da Constituição Federal de 88 (CF/88): Art. 194. A seguridade social

Leia mais

MANUAL PARTICIPANTE. Plano Vida. Junho 2008

MANUAL PARTICIPANTE. Plano Vida. Junho 2008 MANUAL DO PARTICIPANTE Plano Vida Junho 2008 CAGEPREV - FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR APRESENTAÇÃO Este é o MANUAL DO PARTICIPANTE da CAGEPREV, material explicativo que descreve, em linguagem

Leia mais

Analista Político e Diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria

Analista Político e Diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Previdência Complementar Antônio Augusto de Queiroz é Jornalista, Analista Político e Diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar DIAP Maio 2011. Previdência Sistema

Leia mais

TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo Conquistas gradativas Lei Eloy Chaves obriga cada ferrovia a criar Caixas

Leia mais

CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL...

CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... Sumário CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 15 1. Evolução histórica e composição... 15 2. Definição e natureza jurídica... 16 3. Competência legislativa... 17 4. Princípios informadores... 18

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

REFORMA DA PREVIDÊNCIA REFORMA DA PREVIDÊNCIA SEGURIDADE SOCIAL = SAÚDE - universal (artigos 196 a 200 CF) + ASSISTÊNCIA - hipossuficientes (artigos 203 e 204 CF) + PREVIDÊNCIA - contributiva (artigos 201 e 202 CF) FINANCIAMENTO

Leia mais

PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: 3.

PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: 3. 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: CF, art. 194 a 203. Lei 8.213/91 Lei 8.212/91

Leia mais

Previdência Complementar

Previdência Complementar Previdência Complementar Previdência Complementar Fechada Organizações sem fins lucrativos (Fundos de Pensão) PREVIC Aberta Organizações com fins lucrativos (Seguradoras e bancos) SUSEP é uma previdência

Leia mais

A FTICE e a CNTI através da 1ª Secretaria da Região Nordeste Ceará, Piauí e Maranhão, convidam os dirigentes sindicais, trabalhadoras e trabalhadores

A FTICE e a CNTI através da 1ª Secretaria da Região Nordeste Ceará, Piauí e Maranhão, convidam os dirigentes sindicais, trabalhadoras e trabalhadores A FTICE e a CNTI através da 1ª Secretaria da Região Nordeste Ceará, Piauí e Maranhão, convidam os dirigentes sindicais, trabalhadoras e trabalhadores para o debate NÃO AO DESMONTE DA PREVIDÊNCIA. O evento

Leia mais

CONHEÇA O PLANO DE BENEFÍCIOS CV 03

CONHEÇA O PLANO DE BENEFÍCIOS CV 03 1/11 CONHEÇA O PLANO DE BENEFÍCIOS CV 03 CUIDAR DO SEU FUTURO É O NOSSO NEGÓCIO! 2/11 1 Características do Plano É um plano de benefícios da modalidade de Contribuição Variável, de caráter previdenciário

Leia mais

Previdência Privada. A tabela a seguir apresenta algumas diferenças entre o FAPI e PGBL.

Previdência Privada. A tabela a seguir apresenta algumas diferenças entre o FAPI e PGBL. Previdência Privada Modalidades de Previdência Privada Aberta 1) FAPI Fundo de Aposentadoria Programada Individual Inspirado no IRA Individual Retirement Account, dos Estados Unidos, onde o contribuinte

Leia mais

Plano TelebrásPrev. Junho/15

Plano TelebrásPrev. Junho/15 Plano TelebrásPrev Junho/15 Sumário O que é um Plano de Benefícios Conheça a Sistel Plano TelebrásPrev Regras Gerais Plano TelebrásPrev - Benefícios Plano TelebrásPrev - Custeio Plano TelebrásPrev - Institutos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Previdência Social Profª. Fabiana Coutinho Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade,

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS Prof. Alexandre Schumacher Triches DEFINIÇÃO PELA LEI 8.212/91 Art. 194. A seguridade

Leia mais

Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos. Março/2017

Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos. Março/2017 Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos Março/2017 Linha do tempo das regras de aposentadoria (1ª ) Regra da CF/1988 Tempo de serviço e Paridade 5/10/1988 a 15/12/1998 1ª) Regra

Leia mais

Reforma da Previdência: Impacto nas Empresas

Reforma da Previdência: Impacto nas Empresas Reforma da Previdência: Impacto nas Empresas Luciana Dias Prado Agosto/2017 O Sistema Previdenciário Brasileiro Sistema Público (Obrigatório) Sistema Privado (Complementar) A normatização, coordenação,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 SUMÁRIO S CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 1. Origem e evolução legislativa no Brasil... 19 Questões comentadas de concursos públicos... 29 Questões de concursos... 30 CAPÍTULO 2 A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL. Tem a finalidade de garantir o mínimo necessário à sobrevivência do indivíduo.

SEGURIDADE SOCIAL. Tem a finalidade de garantir o mínimo necessário à sobrevivência do indivíduo. SEGURIDADE SOCIAL A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e

Leia mais

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Conceito

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Conceito Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 03 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 03 1 CONTEÚDO DA AULA: Regime Geral de Previdência

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Seguridade Social Professor Hugo Goes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Previdenciário LEGISLAÇÃO APLICADA AO CURSO Constituição Federal: Arts. 194 a 204 Lei nº 8.212/91 (custeio)

Leia mais

Aposentados, Aposentandos e Futuros.

Aposentados, Aposentandos e Futuros. Aposentados, Aposentandos e Futuros florianojose@outlook.com REGIME JURÍDICO REGIME JURÍDICO DE TRABALHO REGIME ESTATUTÁRIO REGIME CELETISTA RGPS ART. 201 DA CF/88 LEIS Nº 8212/91 E 8213/91 REGIME JURÍDICO

Leia mais

Rioprevidência com você. Novembro de 2015

Rioprevidência com você. Novembro de 2015 Rioprevidência com você Novembro de 2015 O principal objetivo desta apresentação é levar aos servidores do Estado do Rio de Janeiro a Educação Previdenciária, ampliando os conhecimentos dos seus direitos

Leia mais

Page 1 of 11 FOLHA DE ENCAMINHAMENTO DO 1 ENTIDADE 4- NÚMERO DE PLANOS: 1 5- PLANOS 6- APROVAÇÃO 7- INÍCIO DADOS DOS PLANOS 8- ÚLTIMA ALTERAÇÃO 9- VALOR DE RESGATE 10- NÚMERO DE EMPREGADOS 11- FOLHA SALÁRIO

Leia mais

Direito Previdenciário: a Medida Provisória nº 676/2015

Direito Previdenciário: a Medida Provisória nº 676/2015 American Chamber of Commerce for Brazil AMCHAM BRASIL/Brasília Comitê de Legislação: impactos legislativos e jurídicos Direito Previdenciário: a Medida Provisória nº 676/2015 LEANDRO MADUREIRA SILVA SUBCOORDENADOR

Leia mais

ENTIDADE DADOS DOS PLANOS 1- SIGLA: FUSESC 2- CÓDIGO: RAZÃO SOCIAL: FUNDACAO CODESC DE SEGURIDADE SOCIAL 4- NÚMERO DE PLANOS: 3

ENTIDADE DADOS DOS PLANOS 1- SIGLA: FUSESC 2- CÓDIGO: RAZÃO SOCIAL: FUNDACAO CODESC DE SEGURIDADE SOCIAL 4- NÚMERO DE PLANOS: 3 FOLHA DE ENCAMINHAMENTO DO 1 ENTIDADE 4- NÚMERO DE PLANOS: 3 5- PLANOS 6- APROVAÇÃO 7- INÍCIO 19.790.026-65 - PLANO DE BENEFÍCIOS I 12- OBSERVAÇÕES: ENTIDADE DADOS DOS PLANOS 8- ÚLTIMA ALTERAÇÃO 9- VALOR

Leia mais

Áreas de Atuação. Previdência; Seguros; Planos de saúde; e Títulos de capitalização; Outras atuações: perícias judiciais e Relatório CVM 695.

Áreas de Atuação. Previdência; Seguros; Planos de saúde; e Títulos de capitalização; Outras atuações: perícias judiciais e Relatório CVM 695. Plano de Custeio Atuário O Atuário é o profissional legalmente habilitado para desenvolver planos de seguros, previdência e capitalização, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando

Leia mais

Estamos vivendo a AGEING SOCIETY

Estamos vivendo a AGEING SOCIETY Estamos vivendo a AGEING SOCIETY HC monitora crianças em busca de longevidade - O Estado de São Paulo, 16/09/07. Expectativa de vida de 150 anos (Instituto Barshop - Universidade do Texas EUA) Isto É,

Leia mais

Bruno Sá Freire Martins

Bruno Sá Freire Martins Bruno Sá Freire Martins SISTEMA PREVIDENCIÁRIO BRASILEIRO RGPS REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL TRABALHADORES DO SETOR PRIVADO E SERVIDORES PÚBLICOS COMISSIONADOS, TEMPORÁRIOS E CELETISTAS Administrado

Leia mais

O que você precisa saber sobre a migração de regime de previdência

O que você precisa saber sobre a migração de regime de previdência O que você precisa saber sobre a migração de regime de previdência Os servidores vinculados a regras de aposentadoria da integralidade/paridade (ingresso no serviço público até 31/12/2003) ou média/reajustes

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO. Arnaldo Lima Diretor de Seguridade da FUNPRESP-EXE Brasília-DF 21 de março de 2019

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO. Arnaldo Lima Diretor de Seguridade da FUNPRESP-EXE Brasília-DF 21 de março de 2019 PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO Arnaldo Lima Diretor de Seguridade da FUNPRESP-EXE Brasília-DF 21 de março de 2019 Sumário 1. FUNPRESP em números 2. Situação fiscal e reforma da previdência

Leia mais

Regime de Previdência Complementar (RPC) e Funpresp. Marcos Figueredo Marçal Rodrigo Paiva

Regime de Previdência Complementar (RPC) e Funpresp. Marcos Figueredo Marçal Rodrigo Paiva Regime de Previdência Complementar (RPC) e Funpresp Marcos Figueredo Marçal Rodrigo Paiva Vieses cognitivos: Viés de confirmação Viés de presente Viés de retrospectiva As regras em vigor (aposentadorias):

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais