PREVIDÊNCIA PRIVADA (RESUMO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREVIDÊNCIA PRIVADA (RESUMO)"

Transcrição

1 1 PREVIDÊNCIA PRIVADA (RESUMO) Legislação Art. 202, da CRFB/88 LC no. 109/2001 e LC no. 108/2001 Características - Seguro privado - Natureza complementar em relação ao Regime Geral - Organizado de forma autônoma em relação ao RGPS (a concessão de benefício de previdência complementar não depende da concessão de benefício do RGPS) - Contratação facultativa - Baseada em constituição de reservas (capitalização) - Planos devem assegurar: pleno acesso à informação, transparência, solvência, segurança, liquidez e equilíbrio econômico-financeiro e atuarial - Contribuição do empregador não integra contrato de trabalho - Estado somente pode proceder ao aporte de recursos na qualidade de patrocinador de plano e sua contribuição não pode exceder à do segurado - As entidades de previdência privada têm por objetivo principal instituir e executar planos de benefícios de caráter previdenciário - Os benefícios são considerados direito adquirido quando implementadas todas as condições estabelecidas para elegibilidade - Necessidade de autorização estatal específica para operar planos - Vedação de estabelecimento de aplicações compulsórias ou limites mínimos de aplicação financeira - A garantia de liquidez pode ser feita mediante contratação de resseguro ou constituição de fundo de solvência - As Entidades Fechadas de Previdência são fundações ou entidades sem fim lucrativo - As Entidades Abertas de Previdência são sociedades anônimas e acessíveis a qualquer pessoa. Atribuições estatais - Formular política de Previdência Social - Disciplinar, coordenar e supervisionar as atividades - Determinar padrões mínimos de segurança econômico-financeira - Assegurar acesso à informação e transparência - Fiscalizar as entidades - Proteger os interesses dos participantes Definições importantes:

2 2 Plano de Contribuição Definida o participante não sabe previamente qual será o valor de seu benefício. Há uma submodalidade que é o Plano de Contribuição variável, em que a contribuição definida pode variar livremente e se estabelecem critérios de cálculo do benefício futuro. Plano de Benefício Definido o participante sabe de antemão o valor do benefício a ser pago no futuro Órgão Regulador responsável por: 1) fixar padrões adequados de segurança atuarial e econômico-financeira para preservação de liquidez e solvência, 2) estabelecer condições em que o órgão fiscalizador pode determinar a suspensão da comercialização ou da transferência, entre entidades abertas, de planos de benefícios e 3) fixar condições que assegurem transparência e acesso a informação. O órgão regulador e normativo das entidades fechadas é o Conselho de Previdência Complementar - CPC, órgão colegiado subordinado ao Ministério da Previdência Social. No âmbito da previdência aberta, o órgão normativo é o Conselho Nacional de Seguros Privados CNSP, subordinado ao Ministério da Fazenda. O Conselho Monetário Nacional CMN, órgão do Ministério da Fazenda, também tem atribuição normatizadora na previdência aberta e fechada, em relação a aspectos financeiros de funcionamento das entidades. Órgão Fiscalizador responsável pela verificação concreta do funcionamento dos planos de benefícios. Na previdência fechada é a Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC, integrante do Ministério da Previdência Social e, na previdência aberta, é a Superintendência de Seguros Privados SUSEP, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. Reservas Técnicas importância destinada a cobrir o passivo da entidade de previdência Reserva Matemática totalidade dos compromissos líquidos do plano com seus beneficiários, mediante cálculo atuarial. A diferença entre o valor atual das contribuições futuras e o valor atual dos benefícios futuros. Reserva de contingência reserva destinada à garantia dos benefícios, até o limite de 25% da reserva matemática Reserva Especial destina-se a servir de parâmetro para a necessidade de revisão do plano de benefícios, por excesso de contribuição Provisões são reservas especiais constituídas para diferentes propósitos Fundos são reservas constituídas com finalidade extraordinária, tam como manutenção de solvência Participante pessoa que adere a um plano de benefícios

3 3 Assistido participante ou seu beneficiário em gozo de benefício de prestação continuada Patrocinador entidade de Direito Público, empresa ou grupo de empresas que têm servidores e empregados e que se conveniam com entidade fechada de previdência privada. O patrocinador tem obrigação de contribuir para os planos de benefícios Instituidor pessoa jurídica de caráter profissional que tem associados ou membros e que se convenia com entidade fechada de previdência privada. O instituidor não contribui para os planos de benefícios. As entidades de previdência fechada constituídas por instituidores devem terceirizar a gestão de recursos garantidores das reservas técnicas e provisões mediante contratação de instituição especializada e somente podem ofertar planos de benefícios na modalidade contribuição definida. Benefício proporcional diferido (vesting) opção pela manutenção dos recursos acumulados no plano para recebimento de benefícios proporcionais depois de decorrido o tempo necessário e demais condições de elegibilidade, quando o participante perde vínculo empregatício com a entidade patrocinadora ou associativo com a entidade instituidora. Portabilidade possibilidade de remessa de reservas a outro plano fechado ou aberto. Na previdência fechada somente é possível, em relação a empregado, se houver rescisão de contrato com o patrocinador. Sobre a reserva remetida não incide tributação de qualquer natureza. Contribuição valor pago pelas entidades patrocinadoras ou instituidoras e pelos participantes. Podem ser: 1) normais destinadas ao custeio do plano, e 2) extraordinárias, destinadas ao custeio de déficits, serviço passado e outras finalidades Intervenção medida de atuação estatal extrema de passar a administrar a entidade de previdência complementar até que seja aprovado plano de recuperação ou decretada sua liquidação nos casos de : 1) irregularidade ou insuficiência na constituição das reservas técnicas, provisões e fundos, 2) aplicação de recursos de forma inadequada, 3) descumprimento de disposições estatutárias, 4) situação econômico-financeira insuficiente, situação atuarial desequilibrada. O interventor tem amplos poderes de administração e representação. Impõe a perda do mandato dos administradores e membros de conselhos estatutários, que ficam com seus bens pessoais indisponíveis e podem vir a responder na medida de suas responsabilidades. Liquidação extrajudicial. É decretada quando reconhecida a inviabilidade de recuperação da entidade de previdência complementar ou quando não há condições para seu funcionamento até que suas atividades sejam encerradas, com o cumprimento das obrigações, total ou parcialmente, nos termos da lei. O liquidante tem plenos poderes de administração, representação e liquidação. Impõe a perda do mandato dos administradores e membros de conselhos estatutários, que ficam com seus bens pessoais indisponíveis e podem vir a responder na medida de suas responsabilidades.

4 4 Plano Gerador de Benefícios Livres PGBL é o plano mais utilizado no Brasil e se destina a garantir uma renda ao participante após o preenchimento das condições de elegibilidade. As contribuições podem ser deduzidas do montante bruto de renda a ser objeto de imposto, até o limite de 12%. Pode ser: Renda Vitalícia os valores são pagos até o falecimento do participante e, então, se encerram; Renda Temporária o benefício é pago por um tempo estipulado previamente. Se o participante sobreviver à idade estipulada, nada lhe será pago; Renda Vitalícia Reversível a um Beneficiário o benefício é recebido pelo participante e por um beneficiário indicado até o falecimento deste, após o falecimento do participante; e Renda Vitalícia com Prazo Mínimo Garantido o benefício é pago ao participante, com a fixação de um prazo fixo de reversão eaum outro beneficiário. Vida Gerador de Benefícios Livres VGBL é um PGBL com seguro de vida. Parte do que é arrecadado vai para o fundo de previdência e outra parte para um seguro de vida. Não é permitida a dedução do imposto de renda das contribuições. Regime de Repartição Simples (pay as you go system). Os contribuintes do momento sustentam o pagamento dos benefícios do momento (regime de caixa). Baseia-se na expectativa de reposição populacional regular. Regime de Capitalização (funding) são formados fundos individuais ou coletivos destinados ao pagamento de benefícios futuros individualizados Regime de Repartição de Capital de Cobertura Os benefícios programados são cobertos por fundo de capitalização individual e os benefícios não programados são mantidos em sistema de fundo solidário. Planos de Benefícios de Entidades Fechadas - podem ser instituídos por patrocinadoras e instituidoras, mediante convênio de adesão em relação a cada plano, mediante prévia autorização do órgão regulador e fiscalizador - os planos devem ser obrigatoriamente oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou associados dos instituidores - a adesão é facultativa - pode haver solidariedade entre patrocinadores e instituidores (deve ser previsto expressamente no convênio) - Os planos devem prever os seguintes institutos o Benefício proporcional diferido em razão de cessação de vínculo empregatício antes do preenchimento das condições de elegibilidade o Portabilidade, que pressupõe perda de vínculo empregatício com a patrocinadora e não caracteriza resgate. O direito acumulado à portabilidade corresponde às reservas constituídas pelo participante ou à reserva matemática indivudual o Resgate da totalidade das contribuições do participante, descontada taxa de administração.

5 5 o Faculdade de manter a contribuição do participante e a do patrocinador no caso de perda total ou parcial de remuneração (autopatrocínio) - O plano de custeio deve ter periodicidade mínima anual - O regime financeiro de capitalização é obrigatório para os benefícios de pagamento em prestações que sejam programadas e continuadas - o resultado superavitário, ao final do exercício, será destinado à constituição de reserva de contingência. Com os valores excedentes será formada reserva especial. A não utilização por três anos consecutivos da reserva especialobriga a revisão do plano de benefícios da entidade. A revisão pode implicar redução de contribuições - o resultado deficitário será equacionado por patrocinadores, participantes e assistidos (não podem ter benefício reduzido), sem prejuízo de regresso em face dos responsáveis, mediante aumento de contribuições, instituição de contribuição adicional ou redução de valor de benefícios a conceder. - As entidades fechadas podem ser classificadas - Quanto aos planos de plano comum, quando administra plano ou conjunto de planos acessíveis ao universo de participantes com multiplano, quando administra plano ou conjunto de planos de benefícios para diversos grupos de participantes, com independência patrimonial - - de acordo com os patrocinadores: singulares, quando vinculados a apenas um patrocinador ou instituidor multipatrocinados, quando congregarem mais de um patrocinador ou instituidor Planos de Benefícios de Entidades Abertas - Os planos de benefícios podem ser: individuais (quando acessíveis a qualquer pessoa) e coletivos (quando tenham por objetivo garantir benefícios a pessoas físicas vinculadas, direta ou indiretamente a uma pessoa jurídica contratante). O plano coletivo pode ser contratado por uma ou mais pessoas jurídicas e é feito mediante contrato. - Ficam garantidos os seguintes institutos: - Portabilidade (não caracteriza resgate) - resgate de recursos de reservas técnicas, provisões e fundos, total ou parcialmente Regime Disciplinar As pessoa físicas e responsáveis por infração ficam sujeitas a : - Advertência - Suspensão do exercício de atividades em entidades de previdência complementar pelo prazo de 180 dias - Inabilitação, pelo prazo de dois a dez anos, para o exercício de cargo ou função em entidades de previdência complementar, sociedades seguradoras, instituições financeiras e no serviço público - Multa de dois mil reais a um milhão de reais.

GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR O presente Glossário tem por objetivo transmitir uma noção do significado de palavras e expressões usadas no segmento de Previdência Complementar.

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE SEGUROS, PREVIDÊNCIA E CAPITALIZAÇÃO. Professor: Aluízio Barbosa

LEGISLAÇÃO DE SEGUROS, PREVIDÊNCIA E CAPITALIZAÇÃO. Professor: Aluízio Barbosa Professor: Aluízio Barbosa UNIDADE 2 SISTEMA DE PREVIDÊNCIA - PREVIDÊNCIA SOCIAL - Destina-se aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores públicos que não possuam regime próprio. É de iniciativa

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Regimes da Previdência Social e os Beneficiários do Regime Geral

Resumo Aula-tema 03: Regimes da Previdência Social e os Beneficiários do Regime Geral Resumo Aula-tema 03: Regimes da Previdência Social e os Beneficiários do Regime Geral Nesta aula tema, serão estudados os regimes previdenciários vigentes no Brasil. Para tanto, cumpre, inicialmente, retomar

Leia mais

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefício Definido. Cartilha do Plano de Benefício Definido

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefício Definido. Cartilha do Plano de Benefício Definido Cartilha do Plano de Benefício Definido 1 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para apresentar, de forma simples e direta, a previdência complementar e as principais características do Plano de Benefício

Leia mais

Práticas Atuariais em Seguros e Pensões. 10. Previdência Thaís Paiva

Práticas Atuariais em Seguros e Pensões. 10. Previdência Thaís Paiva Práticas Atuariais em Seguros e Pensões 10. Previdência Thaís Paiva thaispaiva@est.ufmg.br Seguridade Social Fonte: slides de Paulo Josef Gouvêa da Gama/Rodarte Nogueira Práticas Atuariais 10. Previdência

Leia mais

Educação Previdenciária Previdência Privada. Aula 4

Educação Previdenciária Previdência Privada. Aula 4 Educação Previdenciária Previdência Privada Aula 4 2017 Agenda: Previdência Complementar Entidade Aberta de Previdência Complementar Entidade Fechada de Previdência Complementar Previdência Complementar

Leia mais

Glossário de Termos Técnicos da Previdência Complementar

Glossário de Termos Técnicos da Previdência Complementar Glossário de Termos Técnicos da Previdência Complementar GLOSSÁRIO Este glossário tem como objetivo apresentar as expressões e termos utilizados no contexto da Previdência Complementar, em especial dos

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR INSTRUÇÃO CONJUNTA Nº 1, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2014

SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR INSTRUÇÃO CONJUNTA Nº 1, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2014 SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR INSTRUÇÃO CONJUNTA Nº 1, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2014 Dispõe sobre as regras de portabilidade de recursos de planos de benefícios de Entidades Abertas

Leia mais

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefícios II. Cartilha do Plano de Benefícios II

Fundação Assistencial dos Empregados da Cesan - FAECES. Cartilha do Plano de Benefícios II. Cartilha do Plano de Benefícios II Cartilha do Plano de Benefícios II 1 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para apresentar, de forma simples e direta, a previdência complementar e as principais características do Plano de Benefícios

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot Palestrante: Maurício Viot CAPÍTULO 3 PLANOS DE ENTIDADES ABERTAS DE Os planos de Entidades Abertas de Previdência Complementar EAPC são estruturados com a finalidade de conceder benefícios a pessoas físicas,

Leia mais

TIRE SUAS DÚVIDAS PRÊVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

TIRE SUAS DÚVIDAS PRÊVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot TIRE SUAS DÚVIDAS PRÊVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Palestrante: Maurício Viot SOBRE O PALESTRANTE MAURÍCIO VIOT Psicólogo, com MBA em Estratégias de Gestão Empresarial, Coach e especialista em Previdência Social

Leia mais

Analista Político e Diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria

Analista Político e Diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Previdência Complementar Antônio Augusto de Queiroz é Jornalista, Analista Político e Diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar DIAP Maio 2011. Previdência Sistema

Leia mais

O Reflexo da Reforma no Regime de Previdência Complementar

O Reflexo da Reforma no Regime de Previdência Complementar O Reflexo da Reforma no Regime de Previdência Complementar Nilton Santos, 17 de agosto de 2017 1 O Regime de Previdência Complementar - RPC 2 Sistema de previdência Regime Geral Regimes Próprios Previdência

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA

CARTILHA EXPLICATIVA CARTILHA EXPLICATIVA QUEM É A DATUSPREV? A DATUSPREV é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar que tem por objetivo administrar o Plano de Benefícios CIASCPREV, instituído pelo CIASC para seus

Leia mais

FUNDAMENTOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA

FUNDAMENTOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA FUNDAMENTOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA REGIMES PREVIDENCIÁRIOS REGIMES DE PREVIDÊNCIA REGIME GERAL REGIMES PRÓPRIOS PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Servidores Públicos INSS Entidades Abertas Acessível

Leia mais

Aula 02 PREVIDÊNCIA SOCIAL

Aula 02 PREVIDÊNCIA SOCIAL Turma/Ano: Direito Previdenciário (2016) Matéria/Data: Previdência Social: características e estrutura (25/04/15) Professor: Marcelo Tavares Monitora: Márcia Beatriz Aula 02 PREVIDÊNCIA SOCIAL Características

Leia mais

RESOLUÇÃO MPS/CGPC Nº 06, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003.

RESOLUÇÃO MPS/CGPC Nº 06, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003. RESOLUÇÃO MPS/CGPC Nº 06, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003. Dispõe sobre os institutos do benefício proporcional diferido, portabilidade, resgate e autopatrocínio em planos de entidade fechada de previdência complementar.

Leia mais

Previdência (EAPC) - Tópicos. TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade. O que é Previdência Privada Complementar?

Previdência (EAPC) - Tópicos. TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade. O que é Previdência Privada Complementar? FEA-USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0551 -Contabilidade e Análise de Balanços de Instituições Previdenciárias TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade

Leia mais

TIRE SUAS DÚVIDAS PRÊVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

TIRE SUAS DÚVIDAS PRÊVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot TIRE SUAS DÚVIDAS PRÊVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Palestrante: Maurício Viot SOBRE O PALESTRANTE MAURÍCIO VIOT Psicólogo, com MBA em Estratégias de Gestão Empresarial, Coach e especialista em Previdência Social

Leia mais

Previdência (EAPC) - Tópicos. TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade. O que é Previdência Privada Complementar?

Previdência (EAPC) - Tópicos. TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade. O que é Previdência Privada Complementar? FEA-USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0551 -Contabilidade e Análise de Balanços de Instituições Previdenciárias TEMA 3.Empresas Abertas de Previdência (EAPC) e a sua Contabilidade

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Seguros Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários SEGUROS GLOSSÁRIO PREVIDÊNCIA E SEGUROS Apólice: é o documento legal que formaliza a aceitação

Leia mais

CARTILHA DO PARTICIPANTE

CARTILHA DO PARTICIPANTE CARTILHA DO PARTICIPANTE CARTILHA DO PARTICIPANTE PLANO DE BENEFÍCIOS PREVPLAN Plano de previdência complementar dos servidores titulares de cargos efetivos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo,

Leia mais

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA 1/5 Plano de Benefícios CD-02 Cuidar do seu futuro é o nosso negócio! 2/5 1 Por que foi criado o Plano CD-02? O Plano CD-02 foi desenhado no modelo de Contribuição Definida, um plano totalmente individual,

Leia mais

Ministério da Justiça - MJ Secretaria de Direito Econômico - SDE Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor DPDC. Proteção ao Consumidor

Ministério da Justiça - MJ Secretaria de Direito Econômico - SDE Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor DPDC. Proteção ao Consumidor Ministério da Justiça - MJ Secretaria de Direito Econômico - SDE Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor DPDC CADERNOS DPDC Proteção ao Consumidor Tema III: Planos de Previdência Complementar

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 497, de 24 de janeiro de 2005 DOU de

Instrução Normativa SRF nº 497, de 24 de janeiro de 2005 DOU de Instrução Normativa SRF nº 497, de 24 de janeiro de 2005 DOU de 9.2.2005 Dispõe sobre plano de benefício de caráter previdenciário, Fapi e seguro de vida com cláusula de cobertura por sobrevivência e dá

Leia mais

Plano TelebrásPrev. Junho/15

Plano TelebrásPrev. Junho/15 Junho/15 Benefícios programados na modalidade de Contribuição Variável (CV); Benefício programado determinado de acordo com capitalização dos recursos vertidos pelos Participantes e Patrocinador, acumulados

Leia mais

Previdência Complementar

Previdência Complementar Previdência Complementar Previdência Complementar Fechada Organizações sem fins lucrativos (Fundos de Pensão) PREVIC Aberta Organizações com fins lucrativos (Seguradoras e bancos) SUSEP é uma previdência

Leia mais

SUMÁRIO. 3. Previdência privada, Princípios aplicáveis, Introdução, 25

SUMÁRIO. 3. Previdência privada, Princípios aplicáveis, Introdução, 25 SUMÁRIO 1. Introdução, 25 2. Seguridade social, 28 2.1. Conceito, 28 2.2. Breve histórico da seguridade social no Brasil, 32 2.3. A previdência privada como extensão do sistema de seguridade social, 43

Leia mais

PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS

PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS Art. 40 (...) CF/88 14 - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, desde

Leia mais

Áreas de Atuação. Previdência; Seguros; Planos de saúde; e Títulos de capitalização; Outras atuações: perícias judiciais e Relatório CVM 695.

Áreas de Atuação. Previdência; Seguros; Planos de saúde; e Títulos de capitalização; Outras atuações: perícias judiciais e Relatório CVM 695. Plano de Custeio Atuário O Atuário é o profissional legalmente habilitado para desenvolver planos de seguros, previdência e capitalização, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando

Leia mais

Regulamento do Plano Prever. Junho, 2016

Regulamento do Plano Prever. Junho, 2016 Regulamento do Plano Prever Junho, 2016 MODALIDADE CD CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA - O valor da contribuição é conhecido no ingresso; - O benefício varia de acordo com o tempo, contribuição e dos rendimentos

Leia mais

O que você quer ser quando envelhecer

O que você quer ser quando envelhecer O que você quer ser quando envelhecer Entenda como funciona o Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul - OABPrev-RS. 2 01 02 03 O que é OABPrev-RS?

Leia mais

Equilíbrio Atuarial dos Planos de Benefício Definido BD. Cícero Rafael Barros Dias

Equilíbrio Atuarial dos Planos de Benefício Definido BD. Cícero Rafael Barros Dias Equilíbrio Atuarial dos Planos de Benefício Definido BD Cícero Rafael Barros Dias Out/2014 1 AGENDA 1. Introdução 2. Base Normativa Geral 3. Principais Riscos Atuariais das EFPC s 4. Controles de Risco

Leia mais

CONHEÇA O PLANO DE BENEFÍCIOS CV 03

CONHEÇA O PLANO DE BENEFÍCIOS CV 03 1/11 CONHEÇA O PLANO DE BENEFÍCIOS CV 03 CUIDAR DO SEU FUTURO É O NOSSO NEGÓCIO! 2/11 1 Características do Plano É um plano de benefícios da modalidade de Contribuição Variável, de caráter previdenciário

Leia mais

SEGUROS DE PESSOAS & PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA

SEGUROS DE PESSOAS & PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA SEGUROS DE PESSOAS & PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA INFORTÚNIOS AO LONGO DA VIDA 2 INFORTÚNIOS AO LONGO DA VIDA Morte prematura Invalidez total ou parcial, de caráter temporário ou permanente Acidente

Leia mais

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César Mercado de Capitais Sistema financeiro nacional Professor: Msc. Roberto César Sistema Financeiro Consumo Poupança Investimento Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido

Leia mais

João Dado. Deputado Federal. Solidariedade/SP

João Dado. Deputado Federal. Solidariedade/SP João Dado Deputado Federal Solidariedade/SP Julho - 2014 Até Junho/98 EC-19/98 Jun EC-20/98 - Dez EC-41/03 EC-47/05 Lei 12.618/12 Estabilidade no Emprego Irredutibilidade Salarial SIM SIM Art. 37, XV NÃO

Leia mais

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar Plano CV Prevdata Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar A entidade Nossos números Patrimônio de R$ 1,1 bilhão (dez/2016) 2 planos de benefícios e plano de gestão administrativa 36

Leia mais

CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD

CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD SISTEMA PREVIDENCIARIO NO BRASIL Previdência no Brasil Regimento Geral (INSS) Previdência Complementar Regimento Próprio Servidores Públicos Entidade Aberta Entidade

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001 Dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

MINUTA MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Conselho Nacional de Previdência Complementar RESOLUÇÃO CNPC Nº, DE DE DE 2012

MINUTA MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Conselho Nacional de Previdência Complementar RESOLUÇÃO CNPC Nº, DE DE DE 2012 MINUTA MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Conselho Nacional de Previdência Complementar RESOLUÇÃO CNPC Nº, DE DE DE 2012 Dispõe sobre as retiradas de patrocinador e de instituidor no âmbito do regime de

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001

LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001 LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001 Mensagem de veto nº 494 Dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional

Leia mais

SEGUROS DE PESSOAS E PLANOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ABERTA

SEGUROS DE PESSOAS E PLANOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ABERTA SEGUROS DE PESSOAS E PLANOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ABERTA Realização: Escola Nacional de Seguros FUNENSEG Promoção: Escola Nacional da Magistratura ENM (Brasília) Escola da Magistratura do Estado do Espírito

Leia mais

Art. 4o As entidades de previdência complementar são classificadas em fechadas e abertas, conforme definido nesta Lei Complementar.

Art. 4o As entidades de previdência complementar são classificadas em fechadas e abertas, conforme definido nesta Lei Complementar. LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001 Dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Previdência no Serviço Público. ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS

Previdência no Serviço Público. ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS Previdência no Serviço Público ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS Outubro/2016 1. Regimes Previdenciários do Brasil; 2. RPPS RS; 3. Cenários; 4. Regime de Previdência Complementar; 5. Riscos 1.

Leia mais

Direito Previdenciário e Infortunístico

Direito Previdenciário e Infortunístico Direito Previdenciário e Infortunístico (o presente texto representa apenas anotações para exposição do autor sem validade para citação) 9º tema Previdência Privada Lei 6.435, 15/07/77 Decreto 81.240,

Leia mais

FUNBEP - Fundo de Pensão Multipatrocinado

FUNBEP - Fundo de Pensão Multipatrocinado FUNBEP - Fundo de Pensão Multipatrocinado 06 de Junho 2016 Quadro Comparativo das alterações propostas para o Regulamento do Plano de Benefícios I, aprovadas na Ata de Reunião Extraordinária do Conselho

Leia mais

Page 1 of 10 LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001 Dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

FUNBEP - Fundo de Pensão Multipatrocinado

FUNBEP - Fundo de Pensão Multipatrocinado FUNBEP - Fundo de Pensão Multipatrocinado 06 de Junho 2016 Quadro Comparativo das alterações propostas para o Regulamento do Plano de Benefícios I, aprovadas na Ata de Reunião Extraordinária do Conselho

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA

CARTILHA EXPLICATIVA ÍNDICE CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO ACPREV... 8 PARTICIPANTES... 8 Participante Ativo... 8 Participante Assistido...

Leia mais

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II A Prevdata É uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, que tem por finalidade a instituição e administração de planos de benefícios

Leia mais

ACIPREV NOTA TÉCNICA ATUARIAL. Plano de Benefícios da ACIPREV. Plano de Contribuição Definida

ACIPREV NOTA TÉCNICA ATUARIAL. Plano de Benefícios da ACIPREV. Plano de Contribuição Definida ACIPREV NOTA TÉCNICA ATUARIAL Plano de Benefícios da ACIPREV Plano de Contribuição Definida Junho de 2011 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. HIPÓTESES BIOMÉTRICAS, DEMOGRÁFICAS, FINANCEIRAS E ECONOMICAS.... 4

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001

LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001 LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001 Dispõe sobre o Regime de Previd ência Complementar e dá outras provid ências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Painel II: Plano de Benefícios do Servidor Público Federal Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Rio de Janeiro-RJ, 10/10/2018 1 Sumário 1. Tipo de Plano 2. Tipo de Participante 3. Contribuições

Leia mais

Reforma da Previdência: Impacto nas Empresas

Reforma da Previdência: Impacto nas Empresas Reforma da Previdência: Impacto nas Empresas Luciana Dias Prado Agosto/2017 O Sistema Previdenciário Brasileiro Sistema Público (Obrigatório) Sistema Privado (Complementar) A normatização, coordenação,

Leia mais

DECRETO N.º DECRETA: CAPÍTULO I INTRODUÇÃO

DECRETO N.º DECRETA: CAPÍTULO I INTRODUÇÃO DECRETO N.º Regulamenta as disposições da Lei Complementar n.º 109, de 29 de maio de 2001, que dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar no âmbito das entidades fechadas de previdência complementar

Leia mais

Matéria Especial: LEIS COMPLEMENTARES 108 E 109 DE 2001 ANOTADAS ATUALIZADAS ATÉ ABRIL DE Elaborada pela Comissão do Ciclo de Palestras

Matéria Especial: LEIS COMPLEMENTARES 108 E 109 DE 2001 ANOTADAS ATUALIZADAS ATÉ ABRIL DE Elaborada pela Comissão do Ciclo de Palestras Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Presidente: Gildo Freire de Araújo Gestão: 2016-2017 Transparência e Responsabilidade Social com Excelência SÍNTESE DA SEMANA Nº. 62/2017 Matéria

Leia mais

EAC 0467 Modelagem de Planos de Previdência

EAC 0467 Modelagem de Planos de Previdência DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA DA FEA/USP EAC 0467 Introdução Ciências Atuariais 2017 Agenda 1. Plano de Benefícios 2. Regulamento de Planos 3. Nota Técnica Atuarial 4. Atuário Previdência 5.

Leia mais

Previdência Privada. A tabela a seguir apresenta algumas diferenças entre o FAPI e PGBL.

Previdência Privada. A tabela a seguir apresenta algumas diferenças entre o FAPI e PGBL. Previdência Privada Modalidades de Previdência Privada Aberta 1) FAPI Fundo de Aposentadoria Programada Individual Inspirado no IRA Individual Retirement Account, dos Estados Unidos, onde o contribuinte

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O PROCESSO ELEITORAL 2018/2019

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O PROCESSO ELEITORAL 2018/2019 INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O PROCESSO ELEITORAL 2018/2019 ÍNDICE I INTRODUÇÃO P. 03 II O SEBRAE PREVIDÊNCIA E O REGIME DE PREVIDÊNCIA PRIVADA III AS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES ASSUMIDAS POR UM CONSELHEIRO

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES Manual do Participante do Plano EDSERJ Prev Manual do participante EDSERJ PREV Plano de BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO de serviços DO BNDES - rj PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 2.936, DE 19 DE FEVEREIRO DE Capítulo I DO REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

LEI COMPLEMENTAR Nº 2.936, DE 19 DE FEVEREIRO DE Capítulo I DO REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR 1/7 LEI COMPLEMENTAR Nº 2.936, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2019 INSTITUI O REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS TITULARES DE CARGO EFETIVO DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO, FIXA O LIMITE

Leia mais

Sociedade Civil FGV de Previdência Privada

Sociedade Civil FGV de Previdência Privada 1 Contexto operacional A SOCIEDADE CIVIL FGV DE PREVIDÊNCIA PRIVADA é uma entidade fechada de previdência privada, estabelecida sob a forma de sociedade civil, de caráter não econômico e sem fins lucrativos,

Leia mais

TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO II. Da SEGURIDADE SOCIAL. Seção III. Da PREVIDÊNCIA SOCIAL

TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO II. Da SEGURIDADE SOCIAL. Seção III. Da PREVIDÊNCIA SOCIAL LEI Nº 10.741, DE 01 DE OUTUBRO DE 2003 TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO II Da SEGURIDADE SOCIAL Seção III Da PREVIDÊNCIA SOCIAL Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime

Leia mais

3- Motivação/Justificativa para a sugestão

3- Motivação/Justificativa para a sugestão MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - CNPC CONSULTA PÚBLICA N.º 01, DE 28.05.2012 cnpc.sppc@previdencia.gov.br Matéria: Minuta de Resolução que trata da retirada

Leia mais

Cartilha do Participante. Previdência Complementar CASFAM

Cartilha do Participante. Previdência Complementar CASFAM Cartilha do Participante Previdência Complementar CASFAM APRESENTAÇÃO Caro (a) Participante, Preparar-se para o futuro, podendo aproveitar o período de aposentadoria com saúde e conforto, implica controlar

Leia mais

A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA

A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA PARA OS PARTICIPANTES: manutenção, na aposentadoria, de padrão de renda próximo ao do período em atividade; formação de uma poupança de longo prazo; segurança, mesmo

Leia mais

CONSELHO DE GESTÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RESOLUÇÃO N.º 9, DE 27 DE JUNHO DE 2002

CONSELHO DE GESTÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RESOLUÇÃO N.º 9, DE 27 DE JUNHO DE 2002 CONSELHO DE GESTÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RESOLUÇÃO N.º 9, DE 27 DE JUNHO DE 2002 Dispõe sobre o instituto da portabilidade em planos de benefícios de entidades fechadas de previdência complementar

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV

CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV DATUSPREV Sociedade de Previdência Complementar CIASC Plano CIASCPREV CNPJ 10.605.283/0001-59 CNPB 2009.0009-19 Órgão Regulamentador PREVIC Ministério da Previdência Social

Leia mais

Aula 02. a)instituidora: não tem obrigação posterior de contribuir para o plano.

Aula 02. a)instituidora: não tem obrigação posterior de contribuir para o plano. Turma e Ano: Direito Previdenciário- 2015 Matéria / Aula: Estrutura Previdenciária Brasileira Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Sarah Lopes Aula 02 Previdência Social 1.Estrutura Previdenciária

Leia mais

Ministério da Fazenda - Secretaria de Previdência

Ministério da Fazenda - Secretaria de Previdência 2016 - Ministério da Fazenda - Secretaria de Previdência Henrique de Campos Meirelles Ministro da Fazenda Marcelo Abi-Ramia Caetano Secretário de Previdência Secretaria de Políticas de Previdência Complementar

Leia mais

P L A N O D E E Q U A C I O N A M E N TO 2018

P L A N O D E E Q U A C I O N A M E N TO 2018 H E A L T H W E A L T H C A R E E R P L A N O D E E Q U A C I O N A M E N TO 2018 Frederico Schulz MERCER 53 PPT 38/18 Brasília, Setembro de 2018 A G E N D A O PLANO BD VALOR A SER EQUACIONADO 2018 APURAÇÃO

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 A Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, passa a vigorar com as seguintes alterações:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 A Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, passa a vigorar com as seguintes alterações: PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2014 - Complementar Altera a Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, que dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar e dá outras providências. O CONGRESSO

Leia mais

GLOSsÁRIO TERMOS UTILIZADOS PAR. O que você queria saber e não teve a oportunidade de perguntar

GLOSsÁRIO TERMOS UTILIZADOS PAR. O que você queria saber e não teve a oportunidade de perguntar GLOSsÁRIO TERMOS UTILIZADOS PAR ARA A FUNDOS DE PENSÃO TERMOS UTILIZADOS PARA FUNDOS DE PENSÃO ABRAPP Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. ASSISTIDO O participante

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA RETIRADA DE PATROCÍNIO

A REGULAMENTAÇÃO DA RETIRADA DE PATROCÍNIO A REGULAMENTAÇÃO DA RETIRADA DE PATROCÍNIO Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - MPS Carlos Marne Dias Alves 4 de setembro de 2012. 1 1 SUMÁRIO 1. Motivações 2. Pontos Sensíveis 3. Proposta

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [30.030.696/0001-60] PRECE - PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2006.0018-92] PLANO PRECE III ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2012 Atuário Responsável MARILIA

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES: CPA 10 MÓDULO 7 1. Um cliente, contador, 50 anos de idade, assalariado, faz declaração completa de ajuste anual e sabe que se aposentará em, no máximo, 12 anos. Ele quer se preparar financeiramente

Leia mais

PARECER ATUARIAL PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS

PARECER ATUARIAL PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS PARECER ATUARIAL PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS A data base da avaliação atuarial do Plano Misto de Benefícios, administrado pela Mendesprev Sociedade Previdenciária, objeto deste parecer é 31/12/2010. Objetivo

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [19.969.500/0001-64] DESBAN FUNDACAO BDMG DE SEGURIDADE SOCIAL PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2011.0001-65] PLANO CV ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2011 Atuário Responsável

Leia mais

Entenda mais sobre. Plano Copasa Saldado

Entenda mais sobre. Plano Copasa Saldado Entenda mais sobre O Plano Copasa Saldado Apresentação Senhor (a) Participante: Ao publicar este material, a Fundação Libertas tem por objeto facilitar o entendimento e a disseminação dos principais dispositivos

Leia mais

Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever

Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural no Rio Grande do Sul Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever Cota Resgate Elegibilidade Institutos Você sabe o significado destes termos?

Leia mais

QUALQUER ATO QUE VIOLE A GARANTIA DO BENEFÍCIO CONTRATADO É INCONSTITUCIONAL!

QUALQUER ATO QUE VIOLE A GARANTIA DO BENEFÍCIO CONTRATADO É INCONSTITUCIONAL! ANEXO O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito

Leia mais

Anteprojeto de alterações à Lei Complementar 109/2001 PLC

Anteprojeto de alterações à Lei Complementar 109/2001 PLC Anteprojeto de alterações à Lei Complementar 109/2001 PLC Texto Atual Texto Proposto Justificativas Art. 7º. Os planos de benefícios atenderão a padrões mínimos fixados pelo órgão regulador e fiscalizador,

Leia mais

TEMA 1 IntroduçãoIntroduçãoAo final Ao. Sistemas que permitem se poupar hoje para se ter rendimento no futuro: CAPITALIZAÇÃO

TEMA 1 IntroduçãoIntroduçãoAo final Ao. Sistemas que permitem se poupar hoje para se ter rendimento no futuro: CAPITALIZAÇÃO FEA- USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0551 - Contabilidade e Análise de Balanços de Instituições Previdenciárias TEMA 1. INTRODUÇÃO Profa. Dra Joanília Cia 1 TEMA 1 IntroduçãoIntroduçãoAo

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO ACPREV... 8

CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO ACPREV... 8 ÍNDICE CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO ACPREV... 8 CONHEÇA O PLANO ACPREV... 9 PARTICIPANTES... 10 Participante Ativo...

Leia mais

Funpresp A privatização da aposentadoria do servidor público

Funpresp A privatização da aposentadoria do servidor público Funpresp A privatização da aposentadoria do servidor público VIDA DOCENTE: PREVIDÊNCIA E CARREIRA APUBH SINDICATO DOS PROFESSORES UNIVERSIDADES FEDERAIS DE BELO HORIZONTE E MONTES CLAROS BELO HORIZONTE

Leia mais

DOU N 99 DE PÁGINA 116 CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RESOLUÇÃO Nº 11, DE 13 DE MAIO DE 2013

DOU N 99 DE PÁGINA 116 CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RESOLUÇÃO Nº 11, DE 13 DE MAIO DE 2013 DOU N 99 DE 24.05.2013 PÁGINA 116 CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RESOLUÇÃO Nº 11, DE 13 DE MAIO DE 2013 O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, no uso das atribuições

Leia mais

Por que aderir ao Plano SEBRAEPREV?

Por que aderir ao Plano SEBRAEPREV? O SEBRAE PREVIDÊNCIA - Instituto SEBRAE de Seguridade Social foi criado no dia 2 de fevereiro de 2004. O SEBRAEPREV é o Plano de Benefícios administrado pelo Instituto, e possui todas as unidades do Sebrae

Leia mais

Manual Explicativo. do Plano de Benefícios II. da Fundação Enersul

Manual Explicativo. do Plano de Benefícios II. da Fundação Enersul Manual Explicativo do Plano de Benefícios II da Fundação Enersul Novembro 2014 PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A Fundação Enersul é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, instituída pela Empresa Energética

Leia mais

EAC 0467 Modelagem de Planos de Previdência

EAC 0467 Modelagem de Planos de Previdência DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA DA FEA/USP EAC 0467 Aula 02 Introdução ao Custeio de Planos BD Ciências Atuariais 2017 Programa 1. Introdução 2. Plano de Custeio 3. Regime de Repartição Simples

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL ENTIDADE: [29.958.022/0001-40] FUNDO DE PENSAO CAPEMI FUCAP PLANO DE BENEFÍCIOS: MOTIVO: DATA DA AVALIAÇÃO: [2010.0008-38] SALUTARPREV ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO 31/12/2017 Atuário Responsável CHRISTIANO

Leia mais

FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 PLANO JMALUCELLI... 8 CONHEÇA O PLANO JMALUCELLI... 9 PARTICIPANTES...

FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 PLANO JMALUCELLI... 8 CONHEÇA O PLANO JMALUCELLI... 9 PARTICIPANTES... ÍNDICE FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 PLANO JMALUCELLI... 8 CONHEÇA O PLANO JMALUCELLI... 9 PARTICIPANTES... 10 Participante Ativo... 10 Participante Assistido...

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO PARA OS PROBLEMAS DO Plano de Benefícios Portus 1 PBP1 SINDAPORT SANTOS

PLANO DE ENFRENTAMENTO PARA OS PROBLEMAS DO Plano de Benefícios Portus 1 PBP1 SINDAPORT SANTOS PLANO DE ENFRENTAMENTO PARA OS PROBLEMAS DO Plano de Benefícios Portus 1 PBP1 SINDAPORT SANTOS - 2017 FONTE: RELATÓRIO ANUAL DE INFORMAÇÕES DE 2016 Plano de Benefícios PORTUS 1 PBP1 Cadastro Nacional de

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR BRASILEIRA

ESTUDO COMPARATIVO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR BRASILEIRA ESTUDO COMPARATIVO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR BRASILEIRA Amanda Silva Magalhães Pereira Narcisa Maria Gonçalves dos Santos UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro Resumo: O sistema previdenciário

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL DA transmitida à Previc em 29/03/2018 às 18:22:35 Número do protocolo: 015848 INFORMAÇÕES CADASTRAIS ENTIDADE Código: 0094-1 CNPJ: 29.738.952/0001-99 Sigla: SERPROS Razão Social: SERPROS FUNDO MULTIPATROCINADO

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO DENTALUNIPREV PREVIDÊNCIA...

CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO DENTALUNIPREV PREVIDÊNCIA... ÍNDICE CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO DENTALUNIPREV PREVIDÊNCIA... 8 CONHEÇA O PLANO DENTALUNIPREV... 9 PARTICIPANTES...

Leia mais