FEVEREIRO Ventania Granizo. Desmoronamento. Enchentes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FEVEREIRO 2010. Ventania Granizo. Desmoronamento. Enchentes"

Transcrição

1 FEVEREIRO 2010 Ventania Granizo Desmoronamento Enchentes Deslizamento Alagamentos

2 REGIÃO NORTE 16/02/2010-Rio Machado atinge 11,45 metros já afeta 10 mil em Ji-Paraná (RO) Já passa de 10 mil o número de pessoas afetadas pela enchente em pelo menos oito bairros da cidade. A quantidade de desabrigados ou desalojados passa de mil..a situação é muito crítica para mais de 100 estabelecimentos comerciais, entre oficinas, concessionárias de veículos, hotéis e bares ao longo da Avenida Transcontinental, no Segundo Distrito (Zona Leste). QUEIMADAS O nível do Machado já atinge uma parte da rodovia BR-364. A situação é muito delicada também em Cacoal e no Distrito de Tabajara, em Machado d'oeste, onde outra régua indicou nível de 11,40 metros no mesmo horário, sendo que o normal é de 8 metros. 19 / 02 / 2010 Seca prejudica agricultores e provoca aumento de queimadas em Roraima Dos quinze municípios de Roraima, dez decretaram situação de emergência por causa da estiagem e em cinco, o estado é de calamidade pública. O principal rio do estado, o Rio Branco, está 4 metros abaixo do nível considerado normal.

3 ENCHENTES O nível do Machado já atinge uma parte da rodovia BR-364. A situação é muito delicada também em Cacoal e no Distrito de Tabajara, em Machado d'oeste, onde outra régua indicou nível de 11,40 metros no mesmo horário, sendo que o normal é de 8 metros. Inúmeras fazendas ao longo do rio estão completamente alagadas. Dados: ANA. (Fonte: De olho no tempo)

4 18-02/2010- Repiquete deve atingir rio Machado em Ji-Paraná (RO) (Fotos: Ana Lucia A chuva intensa e generalizada voltou a cair no centro-sul de Rondônia nesta quinta-feira(18) causando enchentes em pelo menos 6 municípios. Somente em Ji-Paraná passa de 12 mil o número de pessoas afetadas. O transbordamento do rio Machado, atingiu na última terça-feira o nível máximo de 11,46 metros. O nível do rio Barão de Melgaço, onde na hidrelétrica Rondon II o nível saltou de 7,12 metros para 8,65 metros em questão de 5 horas. A água liberada por Rondon II já provocou um significativo repiquete em Pimenta Bueno, onde outra estação da ANA indicou uma rápida subida de 6,29 metros para 6,85 metros. Entre Cacoal e o norte do município de Machadinho d'oeste está tudo alagado. Somente em Ji-Paraná, mais de 10 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas, segundo balanço da COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil)..A situação é muito crítica no Distrito de Tabajara, em Machadinho d'oeste, onde o nível normal do rio Machado é de 8 metros, mas na última medição da ANA, o rio já encobria 11,82 metros da área.. Dados: CPTEC/INPE - ANA ELETROGÓES

5 08/02/2010- Rio Acre sobe em Rio Branco (AC) As medições realizadas na manhã desta segunda-feira, 08, pela Defesa Civil Estadual, apontam que o nível do rio Acre está em 11,56 metros..(fonte: Agência de Notícias do Acre 09/02/2010-Chuva e ventos fortes deixam transtornos em Manaus (AM) A forte chuva desta terça-feira (9), deixou várias áreas alagadas em Manaus. Ventos fortes e quedas de 13 árvores também causaram transtornos em diversos pontos da capital. (Fonte: TV Amazonas) 16/02/2010-Rio Machado atinge 11,45 metros e já afeta 10 mil em Ji-Paraná (RO) Daniel Panobianco - O nível do rio Machado alcançou na manhã desta terça-feira (16), 11,45 metros, às 7 horas (local), de acordo com dados telemétricos da ANA que gera informações via satélite pelo sistema Hidroweb em tempo real. Este é o mesmo nível registrado no dia 26 de fevereiro de 2009, quando mais de 300 casas foram invadidas pela água e pelo menos 12 mil pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pela enchente. Fonte: Olho no tempo. SECA Estado de Roraima sofre com a seca que já dura 70 dias O Norte do Brasil é climatologicamente a região mais chuvosa do país, com índices que ultrapassam 2 mil milímetros de chuva em alguns pontos. No entanto, desde o início do El Niño no segundo semestre de 2009, as chuvas passaram a ser mal distribuídas e o Estado de Roraima, no extremo norte da Região, vem sofrendo com a seca, em Roraima, o défict hídrido já atingiu valores alarmantes afetando não apenas a agricultura, mas também a população e o meio-ambiente. a situação mais crítica é no norte do Estado de Roraima onde não há registro de chuva significativa para a agricultura há mais de 70 dias. Um dos efeitos da falta de chuva é a ocorrência de incêndios. (Fonte: De olho no tempo, com informações O Repórter) 19 / 02 / 2010 Seca prejudica agricultores e provoca aumento de queimadas em Roraima Dos quinze municípios de Roraima, dez decretaram situação de emergência por causa da estiagem e em cinco, o estado é de calamidade pública. O principal rio do estado, o Rio Branco, está 4 metros abaixo do nível considerado normal. Um dos municípios em calamidade é Pacaraima, onde os moradores sofrem com a falta d'água.fazer, vou ter que pegar água torneira para dar para o gado, lamenta o produtor rural Carlos Cardoso. (Fonte: G1)

6 26/02/2010-Vendaval destelha casas em Vilhena (RO) Daniel Panobianco - Um forte vendaval registrado ontem à noite em Vilhena, no sul de Rondônia, provocou danos à população. No perímetro urbano, casas foram destelhadas e alagadas pela subida rápida do nível do igarapé Pires de Sá, na Zona Sul. Em alguns bairros da cidade houve interrupção no fornecimento de energia elétrica por até 20 minutos. Além da chuva intensa e dos ventos fortes, os sensores da RINDAT (Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas) indicaram quase 500 raios somente entre as 20 e 23 horas no Cone Sul de Rondônia. Dados de METAR do aeroporto local : 26/02/2010 SBVH Z 27008KT O código acima indica na variável FEW018CB, nuvens de grande desenvolvimento vertical, as Cumulunimbus ou CBs confirmando a severidade na cidade na hora da tempestade Dados: Corpo de Bombeiros REDEMET. 26/02/2010- Decretado estado de emergência em Cacoal (RO) Após 24 horas de chuva intensa em Cacoal a prefeita em exercício, declarou situação de emergência. Vítimas da enchente ocorrida na madrugada desta sexta-feira. As águas atingiram cerca de 500 famílias. Esta foi a maior enchente que já houve em Cacoal. No bairro Princesa Isabel a água invadiu a Unidade Básica de Saúde e o Centro de Apoio Psicosocial (Caps) levando o muro, móveis, equipamentos e todo o estoque de medicamentos. A Escola Sesi também teve um alagamento de 1,5 metros. Vários equipamentos como impressoras e computadores foram danificados.quanto a rede de esgoto, a bomba que transfere dejetos para lagoa de tratamento ficou submersa e queimou, contaminando os Rios Pirarara e Machado. A contaminação começa a partir da Escola Sesi. Pedimos à população que não consumam água do Rio, nem deixem crianças brincando nas enchentes, pois serão contaminados, alertou.(fonte: De olho no tempo, com informações Tudo Rondônia ).

7 Vendaval derruba 1410 hectares de banana em Limoeiro do Norte (CE) REGIÃO NORDESTE 18-02/2010-Vendaval causa danos em Aracaju (SE) Chuva intensa e ventos fortes assustaram moradores de bairros da capital sergipana no início da noite desta quinta-feira, 18. A mudança repentina de tempo se deu por volta das 19h40, e derrubou uma árvore na Avenida João Ribeiro, na zona Norte de Aracaju. Por conta do incidente boa parte do Bairro Santo Antônio está às escuras, já que a mesma caiu em cima da fiação da rede elétrica. Os telefones também ficaram mudos por alguns instantes e começam a voltar à normalidade (Fonte: Em Sergipe.com) 25/02/2010- Forte chuva causa transtornos em Arapiraca (AL) No início da tarde desta quinta-feira (25), uma forte chuva causou vários transtornos na cidade de Arapiraca. A grande quantidade de água inundou ruas e chegou a causar congestionamentos no trânsito. Numa via transversal, que liga o bairro Alto do Cruzeiro ao Centro, a água misturada com lama e lixo desceu deixando um enorme rastro de sujeira..(fonte: Alagoas em Tempo Real) 18 / 02 / 2010 Tremor de terra é sentido em cidade do RN A cidade de Taboleiro Grande (a 372 km de Natal) registrou um tremor de terra por volta das 17h30 da última segunda-feira (15). Segundo o sismógrafo da UFRN, o abalo chegou a 1,8 grau na escala Richter. quando técnicos da UFRN estarão na cidade. Fonte: Folha Online

8 ENCHENTE REGIÃO CENTRO-OESTE 20 / 02 / 2010 Mais de 20 mil são atingidos por enchentes em MT Mais de 20 mil pessoas em sete municípios foram atingidas por enchentes em Mato Grosso.O povoado de Barra do Aricá, a cerca de 70 quilômetros de Cuiabá, é um dos mais prejudicados.fonte G1 16/02/2010-Maior enchente em 15 anos castiga Santo Antonio do Leverger (MT) Foram contabilizados 250 famílias de comunidades ribeirinhas "ilhadas" e 14 famílias desabrigadas. Fonte: Mídia News Foto: Diego Alves AGRICULTURA O agricultor Garcia mostra a plantação de mandioca perdida pela cheia e uma "ilha de lixo" em seu quintal, trazida pela água. Fonte: Mídia News No dia 27 em Campo Grande-MS choveu 88 mm em 1h20 (correspondente a 51.4% com relação a média climatológica que é de 171,2mm para fevereiro. No dia 06-12/2005 A chuva registrada foi de 83 mm em 33 Dados: Uniderp Fonte TV Morena.

9 04/02/2010- Temperatura Máxima Em Goiânia, chegou a 35,3 graus, recorde deste verão. Em Cuiabá, a 36,2 graus. No Norte de Minas, beiram a 40 graus. Nesta quarta, a temperatura chegou aos 35 em Campo Grande, mas a sensação térmica foi de 39. Em Corumbá, os termômetros alcançaram 37, com sensação de calor de 41. Fonte: O Globo 06/02/2010- Vendaval causa danos em Ceilândia (DF) A chuva que caiu na tarde deste sábado (6/2) em todo o DF aliviou o calor que incomodava o brasiliense, mas também causou prejuízos. Em Ceilândia, pelo menos quatro árvores caíram. O quiosque atingido não estava aberto. Os bombeiros usaram facão para tirar os galhos alegando falta de serra elétrica. Donos de quiosques vizinhos informaram à reportagem que pediam desde 2008 a retirada das árvores - que pareciam comprometidas -, mas nunca foram atendidos.(fonte: Correio Braziliense) 07/02/2010- Chuva forte causa alagamentos em Campo Grande (MS) Vinte minutos de chuva forte foi o suficiente para alagar parte de Campo Grande neste domingo. O córrego Sóter não suportou o volume da água, que veio da região da saída para Cuiába, e a Avenida Mato Grosso foi tomada pela água. A falta de energia também já foi registrada na área do Itanhangá. (Fonte: Mídia Max) 16/02/2010- Maior enchente em 15 anos castiga Santo Antonio do Leverger (MT) O município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) passa pela maior enchente dos últimos 15 anos. Famílias, animais e automóveis estão ilhados com o aumento do volume do rio Cuiabá chegando a 8 metros e 44 centímetros. Foram contabilizados 250 famílias de comunidades ribeirinhas "ilhadas" e 14 famílias desabrigadas. Garcia mostra a plantação de mandioca perdida pela cheia e uma "ilha de lixo" em seu quintal, trazida pela água. O aumento do nível da água, que começou na sexta-feira (12), fez com que a margem do rio e a avenida Beira Rio fosse tomada. (Fonte: Mídia News

10 17 / 02 / 2010 Rios Paraguai e Cuiabá transbordam e causam prejuízos em MT Os rios Paraguai e Cuiabá, em Mato Grosso, transbordaram. O Paraguai sobe em uma velocidade que preocupa os moradores.em Cáceres, choveu em 15 horas o que era esperado para o mês todo. Em Barra do Bugres, a 170 km de Cuiabá, a enchente expulsou de casa dezenas de famílias. Prejuízos. Houve perda de 200 quilos de mandioca. O bananal e o canavial estão dentro da água. Na área rural, pontes foram arrastadas e barcos viraram. Alguns moradores já estão ilhados.turistas que foram de carro passar o carnaval em uma pousada não conseguiram voltar. A enchente cercou a casa e ameaça arrastar os veículos. Nesta terça-feira (16) eles foram avisados pela Defesa Civil de que terão que sair e deixar os carros. (Fonte:Agora MS 18/02/2010 Chuva de 300 mm causa enchente em Porto Murtinho (MS) Na madrugada do dia 17 de fevereiro, quarta-feira, uma forte chuva caiu sobre o município de Porto Murtinho. De acordo com medição de fazendeiros da região, o volume de água chegou à 300 milímetros, sendo que o normal para esta época do ano é de 90 a 100 mm. Como conseqüência, diversos córregos transbordaram, como o Capivara que corta a BR 267, onde a chuva levou parte da estrada. Pontes foram destruídas e aulas na zona rural suspensas. Mas a surpresa foi uma grande enchente vinda dos morros da Serra da Bodoquena que se alastrou por inúmeras fazendas deixando pastos e casas em baixo d água. O pluviômetro localizado em frente da agência marcou 45 ml de chuva no dia 16 de fevereiro e 34,8ml no dia 17 de fevereiro, totalizando 80 ml de chuva apenas na cidade. Fonte: Agora MS 20 / 02 / 2010 Mais de 20 mil são atingidos por enchentes em MT Mais de 20 mil pessoas em sete municípios foram atingidas por enchentes em Mato Grosso.O povoado de Barra do Aricá, a cerca de 70 quilômetros de Cuiabá, é um dos mais prejudicados. Os postes da rede de energia elétrica indicam que existia uma estrada. Porém, a rodovia foi totalmente tomada pela água. Nesta região do Pantanal, o terreno é muito plano. O gado se refugia nas poucas áreas em que a água ainda não chegou.em Barra do Bugres (MT), a cheia do Rio Paraguai deixou cinco comunidades isoladas.. (Fonte: G1)

11 26/02/ Chuva forte causa alagamentos em Cuiabá e Várzea Grande (MT Cuiabá e Várzea Grande amanheceram em alerta neste sábado (27) devido à forte chuva que caiu durante a madrugada. Em alguns pontos das duas cidades houve transbordamento de córregos, pistas alagadas e 15 casas foram invadidas pelas águas da chuva. Fonte: Olhar Direito 25/02/2010-Temporal causa danos em Campo Grande (MS) A chuva de pouco mais de uma hora que caiu em Campo Grande nesta quinta-feira (25) provocou estragos em várias regiões da cidade e a enxurrada trouxe prejuízos a moradores e empresas. Vários semáforos pararam de funcionar, ruas ficaram encobertas pela água, muros caíram e um córrego transbordou. Até a TV Morena foi atingida pelo temporal. A chuva trouxe problemas até para a TV Morena, pois descargas elétricas danificaram os equipamentos de transmissão e o sinal foi interrompido por alguns minutos em Campo Grande. Segundo a concessionária de energia elétrica, no período da chuva mais de trezentos raios caíram no Estado. A Secretaria de Obras do município ainda não calculou o tamanho do prejuízo.(fonte TV Morena) 01 / 03 / 2010 Campo Grande registra maior chuva da história. A cidade de Campo Grande registrou, neste sábado (27), a maior chuva de sua história. Segundo dados da administração municipal, choveu 88 milímetros em uma hora e 20 minutos de temporal. O recorde anterior aconteceu em 6 de dezembro de 2005, quando os equipamentos pluviométricos indicaram 83 milímetros de chuva em 33 minutos. A medição é feita pelo Instituto de Meteorologia da Universidade Anhanguera - Uniderp desde 1961.Segundo o meteorologista Natálio Abrãao, da Universidade Anhanguera, a chuva deste sábado é a mesma esperada em um período de 15 dias, em fevereiro. Se for considerada média histórica do mês, o temporal representa 51,4% do previsto para o mês, que é de 171,2 milímetros. Neste domingo (28), em apenas 12 minutos de temporal, foram registrados 30 milímetros de chuva. (Fonte: G1)

12 TABELAS fev/10 mm Precipitação Vento Granizo Estiagem Rios Nível Temperaturas Dia Cidade Est inic/duração méd/clim acumul. km/h Raios transbord. Extremas 4 Goiânia GO max35,3º 4 Cuiabá MT máx36,2º 4 C.Grande MS máx35º/39º 4 Corumbá máx37º/41º 6 Ceilândia DF 7 C.Grande MS chuva/20 Cor.Sóter 16 S.ªLeverger MT enchente maior (15anos) R.Cuiabá 8m44cms. 17 Cáceres MT chuva/15h Paraguai 17 P.Murtinho MS chuva 80mm C.Capivara 20 B.Aricá/CuiaMT enchente 25 C.Grande MS temporal 300 raios 26 Cuiabá MT chuva 26 Várzea G MT chuva 27 C.Grande MT chuva/1h20 51,4%/171,2mm 88mm #### Prejuizos Humano e Materiais e na Agricultura agricultura Dia Cidade Est Alagam. Desabrig. Desab. Destelh. s/energia árvores feridos pecúaria 6 Ceilândia DF x x 4 16 S.ªLeverger MT 250 flias 14 flias. mandioca 17 Cáceres MT x x banana 17 P.Murtinho MS x/casas pontes 20 B.Aricá/CuiaMT x estrada x 25 C.Grande MS x 26 Cuiabá MT x/pistas 26 Várzea G MT 15 casas 27 C.Grande MT x x x x Fonte: Dados obtidos através da mídia.

13 PRECIPITAÇÃO AGRICULTURA 04/02/2010- Enchente castiga Registro e Sete Barras (SP) A região do Vale do Ribeira, em São Paulo está embaixo d água. Em Sete Barras e em Registro, moradores estão ilhados e plantações inteiras de bananas estão inundadas. Fonte: Bom dia SP REGIÃO SUDESTE Seca prejudica agricultores no ES e em MG O gado e as lavouras sofrem com o calor e a falta de água. A estiagem já dura três meses no sul do Espírito Santo. Se falta água, o jeito é irrigar. Mas nem assim a lavoura de café vai resistir.fonte G1 05/02/2010-Chuva de 44 dias acumula 862,4 mm no Ipiranga, em São Paulo (SP) Em outro ponto da cidade, na zona norte, (Inmet) já registrou aproximadamente 146 mm de chuva no Mirante de Santana, até as 10h desta sexta-feira(5). Este total equivale a 62% da média de chuva normal do local em fevereiro, que fica em torno de 234 mm.fonte SPTV TEMPERATURA 08/02/2010- Cotidiano: Com altas temperaturas, não chove há 13 dias no RJ. 11/02/2010- Cotidiano: 32 idosos mortos em Santos devido ao calor.

14 01/02/2010 Chuva em Campinas-SP Um novo temporal atingiu Campinas (SP) nesta segunda-feira (01) por volta das 19h, deixando ruas alagadas e causando transtorno para os moradores. De acordo com a Defesa Civil da cidade, o índice maior de chuva foi na região leste que registrou um volume de 69mm. Fonte: terra Vendaval derruba 40 árvores entre Porto Ferreira e Santa Cruz das Palmeiras (SP) Cerca de 40 árvores de grande porte caíram por causa da chuva e do vento forte na noite desta segunda-feira (1º) em dois trechos da rodovia SP-215, entre Porto Ferreira e Santa Cruz das Palmeiras. Segundo os bombeiros, a área atingida se estendeu por quase 1km e deixou a pista totalmente interditada. (Fonte: De olho no tempo, com informações G1). 02/02/2010-Enchente castiga Registro (SP) A cheia do rio Ribeira, que dá nome ao vale onde se encontra Registro (SP), perto da divisa com o Paraná, é a causa dos alagamentos da manhã desta terça-feira (2). Fonte: Terra 02/02/2010 -Chuva deixa 26 pessoas desalojadas em Franco da Rocha (SP) As chuvas da tarde desta segunda-feira, 1, que atingiram São Paulo, deixaram pelo menos 26 pessoas desalojadas em Franco da Rocha, segundo dados da Defesa Civil Estadual. O Rio Juquery transbordou e inundou a área central da cidade. Na Rodovia (SP-23), no km 8, ocorreu uma queda de barreira. Foram registradas trinta queda de árvores no município.. Em Caieiras.(Fonte: Estadão Online) 03/02/2010-Temporal atinge São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Santo André (SP) (Fonte: Diário do Grande ABC. 04/02/2010-Temporal e ventos de 81km/h derrubam 42 árvores em São Paulo (SP) Os ventos de até 81 km/h na Zona Norte e a chuva desta quarta-feira derrubaram 42 árvores na cidade de São Paulo Um homem de 75 anos morreu em decorrência dos ferimentos provocados pela queda de uma árvore sobre quatro carros na Zona Norte de São Paulo. (Fonte: De olho no tempo, com informações Bom Dia SP)

15 01/02/2010- Temporal causa transtornos em Munhoz (MG) Uma forte chuva forte atingiu Munhoz, cidade no sul de Minas Gerais, na tarde desta segunda-feira(01), causando alagamentos e prejuízos. O calçamento da praça central da cidade ficou destruído. Várias casas e o comércio do centro da cidade foram alagados. O rio que corta o município transbordou e carros ficaram inundados. (Fonte: EPTV) 01/02/2010-Rio sobe e derruba ponte em Ocauçu (SP) Em Ocauçu, o volume do Rio do Peixe derrubou a ponte que liga a cidade a Marília. Quem transportava a produção pela estrada rural, agora interditada, tem que viajar mais 30 km para chegar ao destino.(fonte: TV TEM) Chuva derruba 19 pontes em Bofete (SP) Por causa da chuva dos útlimos dias, 19 pontes foram derrubadas na cidade de Bofete, no interior de São Paulo. Segundo informações do Bom Dia São Paulo, moradores da zona rural também estão ilhados na região de Bauru..(Fonte:TV TEM) 04/02/2010- Enchente castiga Registro e Sete Barras (SP) A região do Vale do Ribeira, em São Paulo está embaixo d água. Em Sete Barras e em Registro, moradores estão ilhados e plantações inteiras de bananas estão inundadas. Na cidade de Registro, o acesso é feito só de barco. As estradas que dividem as propriedades rurais desapareceram e animais estão ilhados. Na cidade, cem famílias estão isoladas. Em Sete Barras, quase metade de todas as plantações de banana do município foi prejudicada.. (Fonte: Bom Dia SP) 05/02/2010-Chuva de 44 dias acumula 862,4 mm no Ipiranga, em São Paulo (SP) O (CGE), registrou, nesta quinta-feira, 48 mm na região do Ipiranga, na Zona Sul. Vila Maria/Vila Guilherme (42 mm), Itaquera (35 mm), Bom Retiro (20,5 mm) e Pinheiros (41,2 mm). O acumulado do mês, segundo dados do CGE, é de 84,8 mm. Apenas no Ipiranga, choveu este mês 193,1 mm. Outras regiões onde choveu muito são: Sé (160,9 mm), Mooca (136,2 mm), Vila Maria/Vila Guilherme (135,9 mm) e Pinheiros (90,9 mm). Chove há 44 dias seguidos na capital paulista. O acumulado médio de chuva neste período, de acordo com o CGE, foi de 611,4 mm. O Ipiranga foi, até agora, a região mais atingida, com 862,4 mm, seguido pela Vila Maria (811,6 mm), Aricanduva (764,3 mm) e Freguesia do Ó (726,9 mm).(fonte: SPTV)

16 06/02/2010-Granizo e vendaval assustam moradores de Monte Azul, Espinosa, Mato Verde e Porteirinha (MG) O Norte de Minas, a estiagem desde o início de janeiro, que já destruíram muitas lavouras na região. Mas nessa sexta-feira à noite, os moradores de vários municípios da chamada Serra Geral, próximos à divisa com a Bahia, foram surpreendidos com uma chuva forte, acompanhada de vento, trovões e relâmpagos. Em Monte Azul, a tempestade provocou a falta de energia. Em Espinosa (a 20 quilometros de Monte Azul), foi registrada uma chuva de granizo. A tempestade também alcançou outros municípios da Serra Geral, como Mato Verde e Porteirinha. (Fonte: Portal UAI) 08/02/2010- Homem morre arrastado por enxurrada em Uberlândia (MG) Um homem de 39 anos morreu na noite de sábado após ser arrastado pela enxurrada ao tentar salvar sua motocicleta em Uberlândia, Minas Gerais. Segundo a Defesa Civil, a chuva de cerca de duas horas - e com rajadas de ventos de 75 a 90 quilômetros por hora - provocou vários estragos na cidade. Foram registrados alagamentos de residências, queda de muros, cerca de 32 árvores caídas, destelhamentos de casas e danos na rede de captação pluvial. Os bairros mais atingidos foram Tubalina, Cidade Jardim, Planalto e Jaraguá. (Fonte: Agência Estado 09/02/2010-Tempestade interrompe tráfego entre Assis e Marília (SP) Uma forte tempestade atingiu o centro-oeste paulista por volta das 17 horas desta terça-feira causando alagamentos em diversos pontos da região de Marília. Na rodovia Rachid Rayes (SP-333), entre Marília e Echaporã. A tempestade veio acompanhada de fortes rajadas de vento e granizo. (Fonte: De olho no tempo) 09/02/2010-Granizo atinge Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ) Uma forte chuva, com granizo, atinge na tarde desta terça-feira (9) a zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Houve queda de árvores, duas delas na rua Piraquara, em Realengo, na rua do Governo e na estrada da Água Branca. Uma das árvores que caiu atingiu uma escola mas ninguém ficou ferido. (Fonte: R7) 09/02/ Intenso vendaval atinge Ubatuba (SP) Ventos de alta velocidade atingiram a cidade de Ubatuba agora há pouco. Não há feridos e 19 árvores caíram pela cidade. As cadeiras e mesas do quiosque voaram para a rodovia Rio-Santos. Segundo informações de quiosqueiros da área da Praia Grande, o vento chegou acompanhado de chuva de granizo, que durou cerca de 20 minutos. Fonte: Vale News

17 Quarta-feira, 10 de fevereiro de h21 Cotidiano: Deslizamento interdita Régis há mais de 30h Já dura mais de 30 horas a interdição da principal rodovia que liga o Sul ao Sudeste do Brasil. Um deslizamento de terra bloqueia o trânsito na Régis Bittencourt, perto da divisa de São Paulo com o Paraná. Ainda não há previsão para a liberação da pista. Reportagem de Solange Berezuk Quarta-feira, 10 de fevereiro de h08 Cotidiano: Encontrado corpo de garoto arrastado por chuva em SP O corpo do menino João Vitor, de 11 anos, desaparecido desde o dia 3 de fevereiro, foi encontrado às margens de uma barragem, em Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo.O garoto caiu no córrego Jacu Pêssego, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, durante um temporal e foi arrastado pela correnteza Quarta-feira, 10 de fevereiro de h15 Cotidiano: Espírito Santo sofre com a falta de chuva O estado do Espírito Santo sofre com a seca. Só na Grande Vitória, já são 40 dias sem chuva, e a paisagem começa a mudar.narração de Adriano Peraldi Quarta-feira, 10 de fevereiro de h31 Cotidiano: Régis Bittencourt permanece interditada no km 522 A rodovia Régis Bittencourt, principal ligação entre São Paulo e Curitiba, permanece interditada no sentido Paraná. O bloqueio é no quilômetro 522, na região de Barra do Turvo, onde houve um deslizamento de terra, na terça-feira. Segundo a concessionária Autopista, há cerca de 30 quilômetros de congestionamento no sentido Curitiba.

18 TEMPERATURAS 02/02/2010-Temperatura bate recorde com 34,4 C em Sorocaba (SP) Os sorocabanos viveram, nesta terça-feira (02), o dia mais quente do ano e um dos mais quentes dos últimos meses. A temperatura máxima registrada na tarde de hoje chegou aos 34,4 graus centígrados; bem superior a maior registrada em fevereiro do ano passado, 33,4 graus no dia 22, e do que a média para o mês, que é de 29,8 graus.. (Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul) Máxima atinge 33,8 C sendo a maior do ano em São Paulo (SP) Esta terça-feira (2) foi o dia mais quente deste ano, segundo informou o (Inmet). A temperatura máxima registrada no Mirante de Santana, na zona norte, foi de 33,8ºC.. (Fonte: Estadão Online) 04/02/2010- Calor bate recorde do ano e sensação térmica chega a 50ºC norio de Janeiro O calor no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (4) atingiu 40,9ºC na praça Mauá, centro da capital carioca, de acordo com a medição do Inmet, maior temperatura do ano. Antes, o dia mais quente era o dia 10 de janeiro, quando os termômetros marcaram 40, 4ºC. No entanto, com a umidade a 37%, a sensação térmica foi elevada a 50ºC. (Fonte: R7) 08/02/2010- Cotidiano: Com altas temperaturas, não chove há 13 dias no RJ Bem diferente de São Paulo, não chove há 13 dias no Rio de Janeiro. Isso, em pleno verão, com temperaturas beirando os quarenta graus..report de Rafael Pieroni Nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, foi registrada uma máxima de 40,7ºC - segunda maior temperatura do ano. No dia 4 de fevereiro, os termômetros chegaram a 40,9ºC. 11/02/ h38 Cotidiano: 32 idosos mortos em Santos devido ao calor Em apenas dois dias, 32 idosos morreram em Santos, no litoral paulista, em consequência do forte calor. A temperatura chegou a beirar os 40 graus.reportagem de Renato Aquino.

19 TEMPERATURA MÁXIMA

20 11 / 02 / 2010 Calor intenso faz Rio se transformar em segundo lugar mais quente do mundo, na terça-feira Os 40,5ºC registrados na praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, às 16h desta terça-feira (9), e a alta umidade do ar levaram a sensação térmica para os 50ºC, informou o Inmet. Essa sensação térmica tornou o Rio, segundo a OMM (Organização Meteorológica Mundial), o segundo lugar mais quente do planeta, perdendo apenas para a cidade de Ada, em Gana, na África. Nesta terça, até mesmo o deserto do Saara teve temperaturas mais amenas que a Cidade Maravilhosa, 33ºC. A onda de calor que atinge os cariocas é tão grande que fevereiro de 2010 já é o mês de fevereiro mais quente dos últimos 50 anos, segundo informações do Inmet. Especialistas acreditam que o fenômeno do El Niño é uma das razões para as altas temperaturas, já que provocou chuvas excessivas no Sul do País e em São Paulo, diminuindo a formação de nuvens no Rio.Somente em 2010 já foi registrada a sensação térmica de 50ºC três vezes, o que deixa a cidade em situação de perigo, que acontece quando a temperatura fica entre os 42ºC e os 54ºC. Nesta terça, depois de 13 dias de estiagem, choveu em alguns pontos da cidade. (Fonte: Portal R7) Máxima chega aos 41,8 C no Rio de Janeiro (RJ) A onda de calor que tomou conta cidade desde o início do ano fez o Rio bater mais um recorde. Ontem foi o dia mais quente do ano: 41,8 C na Praça Mauá, no Centro do Rio.É a oitava vez que os termômetros marcam acima dos 40 graus, segundo medições do (Inmet). A máxima anterior fora de 41,5 C em Santa Cruz, no último dia 8. De acordo com o Inmet, a temperatura mínima chegou a 22,5 C na Restinga da Marambaia, na Zona Oeste. Na análise dos meteorologistas do Climatempo, o calor é o mais intenso dos últimos oito anos. Em 2002, o Rio registrou máxima de 42 C. A temperatura recorde foi agravada pela sensação térmica sentida na pele na cidade, que atingiu os 51 C, no Centro da cidade. (Fonte: O Dia Online).

21 11 / 02 / 2010 Seca prejudica agricultores no ES e em MG ESTIAGEM Agricultores de Minas Gerais e do Espírito Santo enfrentam problemas por causa da seca. O gado e as lavouras sofrem com o calor e a falta de água. A estiagem já dura três meses no sul do Espírito Santo. Se falta água, o jeito é irrigar. Mas nem assim a lavoura de café vai resistir. Se não chover, corre o risco de as plantas morrerem, disse o agricultor Reinaldo Cardoso. A lagoa está seca. Na terra, nem parece que tinha água. Era onde o gado matava a sede. Em Itapemirim, máquinas abrem poços cada vez mais profundos. O capim acabou e o leite diminuiu. A produção de cana em algumas propriedades já caiu 50%. Em Rio Novo do Sul, toda a produção de café está comprometida. Em Marataízes, até o abacaxi, fruta de clima quente, não tem resistido à seca. Em Presidente Kennedy, houve queda de 30% na produção de leite. Um levantamento do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) mostra que a situação é crítica. Todas as informações climáticas apontam a falta de chuva até longo prazo, alertou Ronaldo Stephanato.Já em Minas, os agricultores enfrentam duas semanas de seca. O período parece curto, mas é o suficiente para causar prejuízo.o agricultor Vilmar Toledo plantou um hectare de milho na propriedade. Ele esperava produzir oito toneladas, mas, com o baixo volume de chuva nos meses de dezembro e janeiro, as espigas pouco se desenvolveram. Ele vai produzir apenas 3,5 toneladas.. (Fonte: G1) 19 / 02 / 2010 Chuva abre cratera de mais de três metros de profundidade e quatro de largura na Rua Joaquim de Oliveira Dutra em Barra Mansa. BARRA MANSA Os três últimos temporais que atingiram a cidade nos últimos dias deixaram marcas em muitos bairros. Foi o que aconteceu na Rua Joaquim de Oliveira Dutra, na altura dos números 150 e 160, no bairro Goiabal, onde a chuva abriu uma cratera de mais de três metros de profundidade e quatro de largura. Segundo os moradores, o estrago começou na primeira chuva, em janeiro, e se estendeu no último temporal.

22 18/02/2010Chuva intensa castiga Pardinho (SP) A chuva forte causou estragos no Centro-Oeste Paulista.Pardinho foi uma das cidades mais afetadas. Uma das principais pontes da cidade, que já estava com a estrutura comprometida, agora caiu. Foram dois metros acima do nível normal. (Fonte: TV TEM) 18/02/2010-Chuva faz rio transbordar em Botucatu (SP) Choveu forte em algumas cidades da região de Bauru. Em Botucatu, o rio que corta o terminal rodoviário transbordou. Sete casas, em três bairros diferentes, ficaram alagadas e as famílias foram atendidas pela Defesa Civil.Duas pessoas foram arrastadas pela correnteza e foram socorridas pela Guarda Municipal. (Fonte TV TEM). 18/02/2010- Chuva de fevereiro supera a média do período em São Paulo (SP) A chuva que caiu em São Paulo entre a tarde de quarta e a manhã desta quinta-feira, o total de chuva em fevereiro superou a média. Segundo o (Inmet), até as 10h de hoje, o Mirante de Santana, acumulava quase 250 mm. A média para o mês é de 234 mm. As informações são da Climatempo. Entre as 10h de quarta e as 10h de quinta-feira, choveu 60,8 mm no Mirante de Santana. Foi a segunda maior quantidade de chuva em 24 horas deste ano. Entre os dias 3 e 4 fevereiro choveu 90,4 mm no local. (Fonte: Terra) VENDAVAL Vendaval derruba árvores e destelha casas em Jundiaí (SP) O Corpo de Bombeiros havia recebido até as 18h30 desta segunda-feira, cerca de uma hora e meia após a forte chuva que caiu sobre Jundiaí, pelo menos cem chamadas referentes à queda de árvores foram entre 20 e 30 e destelhamento de casas.. O motorista, não identificado até o momento, foi socorrido com ferimentos leves. Agentes de trânsito isolaram o local, pois a árvore atravessou a via, impedindo a passagem em ambos os sentidos de direção. Na avenida Jundiaí, devido à falta de energia os semáforos permaneceram desligados.na região, o caso mais sério ocorreu em Várzea Paulista, onde parte da rua Alecrim, no Jardim Bertioga, desmoronou.(fonte: Rede Bom Dia) Vendaval destrói casas e plantações em Marechal Floriano (ES) Um vendaval destelhou uma casa e devastou plantações na localidade de Rio Fundo, distrito de Marechal Floriano, Região Serrana do Estado. A chuva - com fortes rajadas de vento, atingiu o município por volta das 15h20 desta segunda-feira (22). Meu marido perdeu a plantação de bananas. As bananeiras foram arrancadas completamente. Está tudo perdido", contou a professora Andrezza Borgo. O temporal durou cerca de uma hora. (Fonte: TV Gazeta)

23 19 / 02 / 2010 Chuvas deixam 53 cidades em emergência e 11 em calamidade pública A Defesa Civil de São Paulo informou nesta quinta-feira (18)desde o dia 1º de dezembro2009 até o dia 18 deste mês: chuvas que atingem o Estado:Situação de emergência 53 cidades Calamidade pública 11 cidades.temporais: afetaram ao todo 156 municípios Desalojadas: 22,5 mil pessoas estão - estão em casas de amigos e parentes - e outras estão ou seja, Desabrigadas: dependem de abrigos públicos. Ainda de acordo com o órgão, apesar de 11 cidades terem decretado calamidade. São elas: Cunha e São Luiz do Paraitinga. Já os decretos de emergência foram homologados para 15 das 53 cidades que decretaram. Mortes: 75 mortes foram confirmadas e, ao menos, uma pessoa permanece desaparecida. Causas: deslizamentos de terra (44), inundações (19) e raios (9). Uma morte foi causada por desabamento e duas tiveram outros motivos, informou a Defesa Civil. Além disso, uma pessoa permanece desaparecida desde a noite de quarta (17) após cair em um córrego da zona sul de São Paulo durante o temporal. (Fonte: Folha Online) 24/02/2010-Vendaval atinge Uberaba (MG) Alagamento no centro da cidade e encheu casas em vários bairros mais afastados, no fim da tarde e começo da noite de ontem. Uma hora e meia de precipitação, com registro de 40 milímetros de água 8mm a mais que o total verificado na segunda-feira (22), quando também houve muitos estragos no município. Causa. A precipitação começou às 17h25 e terminou às 18h53. No Triângulo Mineiro e que também provocou muitas descargas elétricas. Em Frutal, teve até chuva com granizo. (Fonte: Jornal de Uberaba) Chuvas provocam 12 deslizamentos e desabrigam 74 famílias em Cubatão (SP) O início da noite de quarta-feira, dia 24. O ponto alto foi às 1h49 desta quinta-feira, com a maré marcando um pico de 1.6 metros, o que prejudicou a vazão das águas da chuva e provocou inundações em vários pontos da cidade, desalojando 74 famílias. Também foram registrados 12 deslizamentos de terra: em oito pontos do Grotão, atingindo três residências; dois deslizamentos na Cota 200 e outros dois deslizamentos na Cota 95. Conforme levantamento feito pela Comissão Municipal de Defesa Civil, o índice pluviométrico nas últimas 24 horas chegou a 113,4 milímetros no Posto da Casa 8, no alto da Serra. Isto representa 40,9% a mais do que durante todo o mês de fevereiro na mesma região. (Fonte: De olho no tempo, com informações Prefeitura Municipal de Cubatão)

24 25/02/2010 Vendaval provoca estragos em Araxá (MG) Casas destelhadas, asfalto levado por córrego e árvores caídas, esse é o balanço do Corpo de Bombeiros depois do temporal que caiu em Araxá no dia 25 de fevereiro. Foram quase doze horas de chuva e muitos prejuízos..houve deslizamento de terra, além dos destelhamentos. Entre Uberaba e Araxá aconteceram cerca de 499 raios, e isso acaba provocando raios de 60/70 quilômetros por hora. Nas primeiras quatro horas de chuva no dia 25 de fev, foi 60 mm de água..(fonte: De olho no tempo, com informações Jornal de Araxá) 26/02/2010- Ressaca atinge São Vicente (SP) A passagem de uma frente fria provocou nesta sexta-feira (26) uma ressaca nas praias de São Vicente, a 65 km da capital paulista. As ondas chegaram perto do calçadão.(foto: Moacyr Lopes Júnior).(Fonte: De olho no tempo, com informações G1) 26/02/2010- Menor mínima do verão é registrada em São Paulo (SP) A cidade de São Paulo registrou entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta a madrugada mais fria do ano. De acordo com a Climatempo, a temperatura mínima no Mirante de Santana, na zona norte da capital, foi de 17,7ºC. A frente fria que mudou o tempo na capital resultou também na madrugada mais fria do verão, já que não fez tão frio para o horário em São Paulo desde o dia 18 de dezembro, quando os termômetros marcaram 17,2ºC. (Fonte: Terra) 26/02/2010- Temporal causa alagamentos em Belo Horizonte e Contagem (MG) A chuva forte na tarde desta sexta-feira(26) já causa alguns transtornos. Na capital, segundo o Corpo de Bombeiros, uma idosa estaria presa dentro de um carro em razão da enxurrada, na Rua Jacuí. O nível da água estaria atingindo a metade de uma das portas do veículo. Ainda em BH, o nível do Ribeirão Arrudas subiu cerca de 4 metros acima do normal próximo ao Elevado Castelo Branco. No bairro Horto, Região Leste, um ônibus da linha 9207 (Santa Inês/Nova Cintra), com 20 passageiros, está ilhado na Avenida Silvano Brandão. Em Contagem, há registros de inundações e alagamentos (Fonte: Portal UAI) 26/02/2010- Chuva intermitente atinge Petrópolis (RJ) A chuva que cai desde quinta-feira no estado do Rio já começa a causar estragos. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Petrópolis, foram registradas 22 ocorrências na madrugada do dia 26 decorrentes das chuvas que atingiram a cidade. Desse total, 11 chamadas foram para vistorias preventivas e rachaduras em edificações. Pequenos deslizamentos. (Fonte: O Globo)

25 25/02/2010-Em 4 horas, chuva acumula 155 mm em Teresópolis (RJ) Moradores de vários bairros de Teresópolis que voltavam para casa no início da noite da última quinta-feira só conseguiram chegar às suas residências no início da madrugada de ontem. Em quatro horas, caíram 155 milímetros de chuva na região da Várzea e Agriões, causando o alagamento de diversas ruas e avenidas e a interrupção do trânsito em diversos trechos. Com mais precipitações de grande intensidade no início da noite, por volta das 19h30 começaram a aparecer os primeiros sinais de alagamento nas Avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira..(Fonte: O Diário de Teresópolis) 25/02/2010- Queimada devasta Reserva em Silva Jardim (RJ) Um incêndio que se alastra pela reserva biológica de Poço das Antas, em Silva Jardim, Baixada Litorânea do Rio, já dura três dias.o fogo já destruiu uma área equivalente a mil campos de futebol, o que corresponde a um quarto da reserva. Em Campos, noroeste Fluminense, o Parque Estadual do Desengano também voltou a ser devastado. De acordo com os bombeiros, a fumaça espessa aparece no alto da montanha, que é de difícil acesso. Já são 56 dias sem chuva,o que piora a situação. Uma queimada teria provocado o incêndio.(fonte: InterTV) 26/02/2010-Chuva volta a castigar Angra dos Reis (RJ) O município de Angra dos Reis, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, está sendo castigado mais uma vez por fortes chuvas. Por causa do temporal que cai desde ontem (25/2), a Defesa Civil de Angra decretou estado de atenção. Vários deslizamentos de terra e alagamentos ocorreram nas últimas 24 horas, mas não há informações de feridos ou desabrigados. (Fonte: Agência Brasil). Foto: Custódio Coimbra 26/02/2010-Ressaca provoca ondas de 2,5 metros no Rio de Janeiro (RJ) O mar invadiu o calçadão e a pista da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, na tarde desta sexta-feira (26). Segundo o Instituto de Meteorologia da Marinha, a previsão é de que as ondas cheguem a 2,5 metros. (Fonte: O Globo).

26 25/02/2010- Tornado provoca estragos na zona rural de Piracicaba (SP) Árvores caídas, coqueiros quebrados, jabuticabeiras arrancadas e imóveis destelhados são as marcas deixadas pelo torvelinho ou vórtice movimento intenso de forma espiralada, redemoinho, que atingiu principalmente o bairro rural Santa Olímpia, na região norte de Piracicaba, na noite de anteontem, com ventos de mais de 100 Km/h. A chuva durou aproximadamente 15 minutos e os ventos de três a cinco minutos. Algumas quedas de árvores e galhos foram sobre a rede elétrica, o que deixou o bairro também sem energia elétrica. 25/02/2010- Chuva causa alagamentos no Rio de Janeiro (RJ) 25/02/2010- Chuva mata uma mulher e alaga diversos pontos em Rio Claro (SP) A chuva que caiu entre a noite de ontem, quarta-feira, e a madrugada desta quinta-feira, deixou pontos de destruição em diversos locais de Rio Claro. Uma mulher de 52 anos morreu ao ficar presa dentro do próprio carro, nas imediações da Vila Stecca, devido à força das águas. O Jardim Inocoop, como sempre, sofreu grande revés: casas foram alagadas durante o temporal e, na manhã desta quinta-feira, muita lama ainda permanecia nas residências (Fonte: Jornal Cidade). 28/02/2010-Chuva acumula 704,4 mm em dois meses em São Paulo (SP) Em apenas dois meses deste ano, São Paulo já registrou 43% da chuva de todo o ano passado. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), choveu mm somando todos os meses de 2009 e, só Em janeiro e fevereiro deste ano, o volume de chuva na capital paulista chegou a 704,4 mm. Mesmo em comparação com os dois primeiros meses do ano passado, a chuva de janeiro e fevereiro deste ano ainda é 63.5% maior. Em 2009, o CGE registrou 430,4 mm e, neste ano, 704,4 mm. Em fevereiro, a chuva ultrapassou os 217 mm de média esperada para o mês, chegando a 243,1 mm. O órgão de meteorologia informou, nesta segunda-feira (1º), que desde julho do ano passado a chuva está ultrapassando a média esperada em todos os meses. O último boletim da Defesa Civil de São Paulo informa que 78 pessoas já morreram por causa das chuvas no Estado. Só na capital paulista, 18 morreram. Cerca de pessoas estão desabrigadas e mais de estão desalojadas. Segundo o órgão estadual, há 11 cidades em estado de calamidade pública e 54 em situação de emergência. Nesta segunda-feira (1º), dez árvores estavam caídas na cidade por causa da chuva, afirmou a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). (Fonte: R7

27 fev/10 mm Precipitação Vento Granizo Estiagem Rios Nível Temperaturas Dia Cidade Est inic/duração méd/clim acumul. km/h Raios transbord. Extremas 1 Campinas SP temporal 69mm 1 P.Ferreira SP vendaval 1 SCPalmeira SP vendaval 1 F.Rocha SP chuva R.Juquery 1 Munhoz SP temporal 1 Ocauçú SP R.Peixe 1 Bofete SP chuva 2 Registro SP enchente 4 S.Paulo SP temporal 81 4 Ipiranga SP chuva 44 dias/862,4mm 48mm 5 Monte Azul MG temporal x x/trovões 5 Espinosa MG temporal trovões 5 Porteirinha MG temporal relâmp 6 Uberlândia MG chuva/2h 75/90 9 Assis/Marili SP temporal inicíou 17 H. x x 9 Zona Oeste RJ chuva x 9 Ubatuba SP vendaval x x/20 10 Itaquera SP chuva(3fev) 11 Santos SP temperatura 11 R.Novo Sul ES estiagem 11 Marataízes ES estiagem 11 P.Kennedy ES estiagem 17 R.Janeiro RJ temperatura máx41,8º 18 Pardinho SP chuva x 18 Botocatu SP chuva x 18 S.Paulo SP chuva 234mm/1 ao18 250mm 21 Jundaí SP chuva inicíou 17h30 22 M.Floriano ES vendaval inicíou 15h20 x 24 Uberaba MG vendaval inicíou 17h25 24 Frutal MG vendaval 40mm x 24 Cubatão SP chuvas x/40,9% da méd. 113,4mm 25 Araxá MG vendaval/4h 60mm 499 raios 26 S.Paulo SP temperatura mín17,7º 26 B.Horizonte MG temporal R.Jacuí 26 Contagem MG temporal R.Arrudas 26 Petropólis RJ chuva 26 Teresopólis RJ chuva/4h 155mm 26 Angra Reis RJ chuva duração24h 26 Rio Claro SP chuva

28 fev/10 Prejuizos Humano e Materiais e na Agricultura agricultura Dia Cidade Est Alagam. Desabrig. Desab. Destelh. s/energia árvores feridos Causas pecúaria 1 Campinas SP x 1 P.Ferreira SP x 1 SCPalmeira SP SP215/interd. 1 F.Rocha SP x 26p.desaloj. SP23/barr. 1 Munhoz SP x 1 Ocauçú SP pontes 1 Bofete SP x 19 pontes 2 Registro SP x 100flias banana 4 S.Paulo SP x 42 1 óbito acidente/árv. 5 Monte Azul MG x x 5 Espinosa MG x x 5 Porteirinha MG x x 6 Uberlândia MG x muros x x 32 1 óbito enxurrada 9 Assis/Marili SP x 9 Zona Oeste RJ x 2 9 Ubatuba SP x Itaquera SP x 1 óbito arrastado 11 Santos SP 32 óbitos forte calor 11 R.N.Sul ES café 11 Marataízes ES frutas 11 P.Kennedy ES prod.leite 30% 18 Botocatu SP 7 casas 21 Jundiaí SP x casas x x 1 ferido acidente 22 M.Floriano ES casas banana 24 Uberaba MG casas 24 Frutal MG casas 24 Cubatão SP 74 flias desal. 12 deslizam. 25 Araxá MG x x x casas x x 26 B.Horizonte MG x 26 Contagem MG x 26 Petropólis RJ x 26 Teresopólis RJ x 26 Angra Reis RJ x x 26 Rio Claro SP x 1 óbito carro

29 ENCHENTES Já são 27 mil pessoas afetadas em 24 cidades pelos danos da chuva em todo o Estado do Paraná e cerca de 4 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná. (Fonte:Paraná Online) RECORD DE TEMPERATURA REGIÃO SUL Temperatura Máxima: 04/02/2010 Curitiba: 32,9 graus, o que não ocorria desde fev/ Tramandaí: 39ºC mais alta dos últimos 39 anos, (Inmet).no dia 24 de janeiro de 1971, quando o órgão registrou 39,2ºC em Torres. Fonte Diário de Canoas TEMPORAL Temporal causa estragos em cidades catarinenses na segunda-feira (15) Um forte temporal atingiu parte do estado de Santa Catarina na noite de segunda-feira (15). Temperatura mínima: 02/02/2010- Porto Alegre (RS) Com uma mínima de 27,9 C, Porto Alegre registrou hoje (2) a mais alta temperatura mínima em fevereiro desde a década 40, (Inmet)..(Fonte: O Pioneiro)

30 REGIÃO SUL 01/02/2010- Chuva em Pelotas-RS Segundo Shild, na estação automática da Embrapa em Pelotas-RS registrou em apenas 60 minutos foram registrados 30,5 mm de chuva, com rajada máxima de vento de 57 km/h. O dados de METAR do horário foram esses: SPECI SBPK Z 28013G25KT 0800 RA OVC009 25/23 Q1012. VENDAVAL Vendaval destelha casas em Sapiranga (RS) A chuva que caiu no início da noite de segunda-feira (1) na região foi suficiente para causar prejuízos em Sapiranga. As localidades mais atingidas pela ventania e chuvarada foram Porto Palmeira, onde pelo menos dez casas ficaram destelhadas. Além dos danos em residências, o temporal também deixou árvores e postes caídos, o local ficou sem energia elétrica até a madrugada desta terça-feira. (Fonte: Diário de Canoas) 01/02/ Subiu para cinco o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Paraná No último final de semana (31/01/2009 a 01/012010) Equipes de resgate localizaram a quinta vítima fatal no fim da manhã de ontem, em Sengés, norte do Estado. Uma sexta pessoa continua desaparecida. Já são 27 mil pessoas afetadas em 24 cidades pelos danos da chuva em todo o Estado e cerca de 4 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná. Foto: Rondonorte) (Fonte: Paraná Online) 04 / 02 / 2010 Rio Paraná sobe quatro metros e atinge cidades O Rio Paraná subiu quatro metros e provocou alagamentos em algumas cidades do estado.em Porto Camargo, no Noroeste do estado, o comércio fechou porque a água subiu rapidamente.equipes da Polícia Ambiental percorrem as ilhas para resgatar os animais. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes ficou quase submersa. (Fonte: G1)

31 TEMPERATURAS EXTREMAS 02/02/ Temperatura chega a 39,2 C em Campo Bom (RS) A temperatura passou dos 39 graus na tarde desta terça-feira em Campo Bom. De acordo com medição da Metsul Meteorologia às 16 horas, as marcas na cidade chegaram aos 39,2 graus.(fonte: Diário de Canoas) 18/02/2010- Temperatura cai para 11 C em Urubici (SC) O amanhecer foi marcado pelas baixas temperaturas na região Serrana. Às 7h, fazia 11ºC em Urubici. Nas demais regiões, os registros no horário variavam entre 17ºC e 20ºC. A quinta começou com maior nebulosidade e pancadas isoladas de chuva fraca no Litoral e cidades próximas. Nesta área, continua a chover de forma mal distribuída ao longo da manhã. (Fonte: RBS 26/02/2010- Dia amanhece com frio de 7 C em São Joaquim (SC) A madrugada dessa sexta-feira registrou temperaturas muito baixas para essa época do ano, com 7 C na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, e 10 C em Canela, no Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, a cidade de São José dos Ausentes também registrou temperatura de 10 C. Nas capitais do sul do País a madrugada também foi fria: 15 C em Porto Alegre, 17 C em Florianópolis e 15 C em Curitiba.Fonte: Terra. 26/02/2010-Sensação térmica chega a 4 C em Guarapuava (PR) A cidade de Guarapuava, na região central do Paraná, teve uma das manhãs mais frias do ano e os moradores tiveram de tirar as roupas de inverno do armário. Em pleno verão, os termômetros marcavam 12ºC com a passagem da frente fria. Mas a sensação térmica, por causa do vento frio, era de 4ºC. No fim de semana, o estado deve ter chuva no domingo.(fonte O Globo) 26 / 02 / 2010 Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm temperaturas mais baixas do ano Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram as temperaturas mais baixas de 2010 na madrugada desta quinta-feira (25).O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a cidade de São José dos Ausentes, no RGSul, teve mínima de 8,1ºC. (Fonte: G1) 27 / 02 / 2010 Mínima em Santa Catarina chega a 7,2ºC nesta sexta Nesta sexta-feira (26), de acordo com o (Inmet), a mínima, 7,2ºC, foi em São Joaquim (SC). Em Lages-SC, foi de 9,9ºC. No Paraná, em General Carneiro, com 11,7ºC, e Inácio Martins, com 12,5ºC. No Rio Grande do Sul, as mínimas foram 8,2ºC em Cambará do Sul e 8,6ºC, em São José dos Ausentes e Bom Jesus. (Fonte: G1)

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003).

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003). 1 PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003). O prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento,

Leia mais

PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001. TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro.

PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001. TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro. 1 PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001 TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro. A Primavera começa este ano às 22h04min (hora de Brasília), no dia 22 de setembro e termina às 17h20min (horário de

Leia mais

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO. (Fevereiro, Março e Abril de 2002).

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO. (Fevereiro, Março e Abril de 2002). 1 PROGNÓSTICO CLIMÁTICO (Fevereiro, Março e Abril de 2002). O Instituto Nacional de Meteorologia, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com base nas informações de análise e prognósticos

Leia mais

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL Agosto-Setembro-Outubro de 2003. Prognóstico Trimestral (Agosto-Setembro-Outubro de 2003).

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL Agosto-Setembro-Outubro de 2003. Prognóstico Trimestral (Agosto-Setembro-Outubro de 2003). 1 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Endereço: Eixo Monumental VIA S1 Telefone: + 55 61 344.3333/ Fax:+ 55 61 344.0700 BRASÍLIA / DF - CEP:

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia 1 PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2003 TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro. A primavera começa neste ano às 07:47h do dia 23 de setembro e vai até 05:04h (horário de Verão) de Brasília, do dia

Leia mais

Elaboração de um Banco de Dados para Eventos Severos

Elaboração de um Banco de Dados para Eventos Severos Elaboração de um Banco de Dados para Eventos Severos G. J. Pellegrina 1, M. A. Oliveira 1 e A. S. Peixoto 2 1 Instituto de Pesquisas Meteorológicas (UNESP), Bauru S.P., Brasil 2 Departamento de Engenharia

Leia mais

DEFESA CIVIL de MATO GROSSO: 37 ANOS DE HISTORIA

DEFESA CIVIL de MATO GROSSO: 37 ANOS DE HISTORIA ANO 2010 18 FEVEREIRO 1 A DEFESA CIVIL A Defesa Civil pode ser compreendida, como o conjunto de ações de prevenção e de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres,

Leia mais

Secretaria de Estado da Defesa Civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil HISTÓRICO DOS DESASTRES EM SANTA CATARINA E AÇÕES DA SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL Aldo Baptista Neto Major Bombeiro Militar Diretor de Resposta a Desastres Histórico dos Desastres no Estado 1974

Leia mais

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2011. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01 Cavado entre 850 e 500 Vale do Itajaí e

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2011. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01 Cavado entre 850 e 500 Vale do Itajaí e CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2011 FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01 Cavado entre 850 e 500 Vale do Itajaí e hpa, difluência em 250 leste do PR hpa e termodinâmica Chuva

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL MASSAS DE AR

CLIMAS DO BRASIL MASSAS DE AR CLIMAS DO BRASIL São determinados pelo movimento das massas de ar que atuam no nosso território. É do encontro dessas massas de ar que vai se formando toda a climatologia brasileira. Por possuir 92% do

Leia mais

Interior de SP. Mailing Jornais

Interior de SP. Mailing Jornais São Paulo AGORA SÃO PAULO BRASIL ECONÔMICO D.C.I. DESTAK (SP) DIÁRIO DO COMMERCIO (SP) DIÁRIO DE SÃO PAULO DIÁRIO DO GRANDE ABC EMPREGO JÁ (SP) EMPREGOS & CONCURSOS (SP) EMPRESAS & NEGÓCIOS (SP) FOLHA

Leia mais

SOLUÇÕES FINANCEIRAS FRENTE AO ESTADO DE EMERGÊNCIA CLIMA 2013/2014

SOLUÇÕES FINANCEIRAS FRENTE AO ESTADO DE EMERGÊNCIA CLIMA 2013/2014 SOLUÇÕES FINANCEIRAS FRENTE AO ESTADO DE EMERGÊNCIA CLIMA 2013/2014 Cenário 2013 - Definições - 2013 foi um ano de neutralidade climática, não tivemos a presença dos fenômenos La Niña e El Niño; (Em anos

Leia mais

PROGNÓSTICO DE VERÃO

PROGNÓSTICO DE VERÃO 1 PROGNÓSTICO DE VERÃO (Janeiro, Fevereiro e Março de 2002). O Verão terá início oficial às 17h21min (horário de verão) do dia 21 de dezembro de 2001 e estender-se-á até às 16h15min do dia 20 de março

Leia mais

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA O comportamento climático é determinado por processos de troca de energia e umidade que podem afetar o clima local, regional

Leia mais

Características Climáticas da Primavera

Características Climáticas da Primavera Previsão Climática para a Primavera/2013 Data da Previsão: 16/09/2013 Duração da Primavera: 22/09/2013(17h44min) a 21/12/2013 (14h11min*) *Não acompanha o horário de verão Características Climáticas da

Leia mais

Análise sinótica associada a ocorrência de chuvas anômalas no Estado de SC durante o inverno de 2011

Análise sinótica associada a ocorrência de chuvas anômalas no Estado de SC durante o inverno de 2011 Análise sinótica associada a ocorrência de chuvas anômalas no Estado de SC durante o inverno de 2011 1. Introdução O inverno de 2011 foi marcado por excessos de chuva na Região Sul do país que, por sua

Leia mais

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 27/4/2011 PROVA GRUPO GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Forte terremoto provoca tsunami e mata centenas

Leia mais

NOTA TÉCNICA: CHUVAS SIGNIFICATIVAS EM JUNHO DE 2014 NA REGIÃO SUDESTE DA AMÉRICA DO SUL

NOTA TÉCNICA: CHUVAS SIGNIFICATIVAS EM JUNHO DE 2014 NA REGIÃO SUDESTE DA AMÉRICA DO SUL NOTA TÉCNICA: CHUVAS SIGNIFICATIVAS EM JUNHO DE 2014 NA REGIÃO SUDESTE DA AMÉRICA DO SUL No mês de junho de 2014 foram registradas precipitações significativas no sul do Brasil, centro e leste do Paraguai

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

O QUE SÃO DESASTRES?

O QUE SÃO DESASTRES? Os três irmãos Tasuke O QUE SÃO DESASTRES? Este material foi confeccionado com a subvenção do Conselho de Órgãos Autônomos Locais para a Internacionalização Prevenção e desastres A prevenção é o ato de

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS Título do Podcast Área Segmento Duração Massas de Ar no Brasil Ciências Humanas Ensino Fundamental; Ensino Médio 5min33seg Habilidades: H.7 (Ensino Fundamental)

Leia mais

Data: 07/11/2015 ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICIPIO DE MARIANA

Data: 07/11/2015 ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICIPIO DE MARIANA Data: 07/11/2015 ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICIPIO DE MARIANA 1. Histórico Na tarde de quinta-feira, dia 05/11/15, duas barragens se romperam no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central

Leia mais

Bairros Cota na Serra do

Bairros Cota na Serra do Geotecnia Ambiental Bairros Cota na Serra do Mar em Cubatão riscos em ebulição e planos de ação em andamento Os bairros localizados nas encostas da Serra do Mar, na cidade de Cubatão, passam por um processo

Leia mais

Inventar com a diferenca,

Inventar com a diferenca, Inventar com a diferenca, cinema e direitos humanos PATROCÍNIO APOIO REALIZAÇÃO Fundação Euclides da Cunha O que é Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos O projeto visa oferecer formação e

Leia mais

PREVISÃO HIDROLÓGICA E ALERTA DE ENCHENTES PANTANAL MATO-GROSSENSE

PREVISÃO HIDROLÓGICA E ALERTA DE ENCHENTES PANTANAL MATO-GROSSENSE PREVISÃO HIDROLÓGICA E ALERTA DE ENCHENTES PANTANAL MATO-GROSSENSE Previsão de Níveis do Pantanal MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA MME COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS CPRM 1. Descrição da Atividade

Leia mais

PREVISÃO HIDROLÓGICA E ALERTA DE ENCHENTES PANTANAL MATO-GROSSENSE

PREVISÃO HIDROLÓGICA E ALERTA DE ENCHENTES PANTANAL MATO-GROSSENSE PREVISÃO HIDROLÓGICA E ALERTA DE ENCHENTES PANTANAL MATO-GROSSENSE Previsão de Níveis do Pantanal MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA MME COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS CPRM 1. Descrição da Atividade

Leia mais

Fenômeno El Niño influenciará clima nos próximos meses

Fenômeno El Niño influenciará clima nos próximos meses Fenômeno El Niño influenciará clima nos próximos meses Dados divulgados nesta semana das anomalias de temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico indicaram que fenômeno El Niño está na presente,

Leia mais

Acumulados significativos de chuva provocam deslizamentos e prejuízos em cidades da faixa litorânea entre SP e RJ no dia 24 de abril de 2014.

Acumulados significativos de chuva provocam deslizamentos e prejuízos em cidades da faixa litorânea entre SP e RJ no dia 24 de abril de 2014. Acumulados significativos de chuva provocam deslizamentos e prejuízos em cidades da faixa litorânea entre SP e RJ no dia 24 de abril de 2014. Ao longo de toda a quinta-quinta (24/04) a intensa convergência

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

3. do Sul-Sudeste. Sudeste.

3. do Sul-Sudeste. Sudeste. A Hidrografia Brasileira HIDROGRAFIA O Brasil apresenta hidrografia bastante diversificada e rica. Para se ter uma idéia, a Bacia Amazônica, que é a maior do mundo, tem 7.050.000 km, enquanto a do Congo,

Leia mais

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14 Soja Análise da Conjuntura Agropecuária Novembro de 2013 MUNDO A economia mundial cada vez mais globalizada tem sido o principal propulsor responsável pelo aumento da produção de soja. Com o aumento do

Leia mais

Temperatura e Sensação Térmica

Temperatura e Sensação Térmica Temperatura e Sensação Térmica Temperatura é um parâmetro físico (uma função de estado) descritivo de um sistema que vulgarmente se associa às noções de frio e calor, bem como às transferências de energia

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL JULHO/AGOSTO/SETEMBRO - 2015 Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural JUNHO/2015 Previsão trimestral Os modelos de previsão climática indicam que o inverno

Leia mais

Projeto Facilita. Queiroz foi levado para o Pinel porque estaria muito exaltado

Projeto Facilita. Queiroz foi levado para o Pinel porque estaria muito exaltado O começo deste verão é o mais abrasador dos últimos 11 anos no Rio Grande do Sul. As médias de temperatura máxima oscilam entre 28 C e 34 C nas diferentes regiões do Estado, chegando a alcançar três graus

Leia mais

FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing

FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing Edson José de Lemos Júnior Ermeson Gomes da Silva Jardson Prado Coriolano da Silva Marcos Antonio Santos Marinho Rosinaldo Ferreira da Cunha RELATÓRIO GERENCIAL

Leia mais

Avaliação das áreas atingidas pelas inundações e alagamentos em União da Vitória / PR, em junho de 2014.

Avaliação das áreas atingidas pelas inundações e alagamentos em União da Vitória / PR, em junho de 2014. CENACID Centro de Apoio Científico em Desastres Avaliação das áreas atingidas pelas inundações e alagamentos em União da Vitória / PR, em junho de 2014. Toda divulgação de material bibliográfico e as fotos

Leia mais

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2009. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01/02/03 Cavado, umidade elevada SP

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2009. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01/02/03 Cavado, umidade elevada SP CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2009 FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01/02/03 Cavado, umidade elevada SP No dia 01/12 choveu forte na capital paulista e na baixada santista,

Leia mais

Governo do Estado de Santa Catarina Grupo Reação SANTA CATARINA. O maior desastre de sua história

Governo do Estado de Santa Catarina Grupo Reação SANTA CATARINA. O maior desastre de sua história SANTA CATARINA O maior desastre de sua história As adversidades climáticas têm afetado significativamente o Estado de Santa Catarina ao longo de sua história. Essas adversidades, que podem ocasionar desastres

Leia mais

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Grande extensão territorial Diversidade no clima das regiões Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Motivação! Massas de Ar Grandes

Leia mais

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE MARÇO DE 2006:

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE MARÇO DE 2006: CAS DO MÊS DE MARÇO DE 2006: FENÔMENO DATA CAUSA ÁREA AFETADA IMPACTO TEMPORAL 01 Calor e umidade. Capital paulista A forte chuva que atingiu a cidade durante a tarde deixou 11 (onze) pontos de alagamento

Leia mais

O Clima do Brasil. É a sucessão habitual de estados do tempo

O Clima do Brasil. É a sucessão habitual de estados do tempo O Clima do Brasil É a sucessão habitual de estados do tempo A atuação dos principais fatores climáticos no Brasil 1. Altitude Quanto maior altitude, mais frio será. Não esqueça, somente a altitude, isolada,

Leia mais

CASOS SIGNIFICATIVOS DE NOVEMBRO DE 2007. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Vendaval e acumulado significativo de chuva

CASOS SIGNIFICATIVOS DE NOVEMBRO DE 2007. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Vendaval e acumulado significativo de chuva FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Vendaval e acumulado significativo de chuva 01 Difluência dos ventos em altitude. Massa de ar úmida e instável. Aproximação de uma frente fria no RS CASOS SIGNIFICATIVOS

Leia mais

Veículo: Editoria: Seu Bolso Dez Minutos

Veículo: Editoria: Seu Bolso Dez Minutos Editoria: Seu Bolso Dez Minutos Concursos devem oferecer 1,9 mil vagas 06 Editoria: Cidade Jornal Agora Dia de Luta Contra a Tuberculose terá programação especial (X) Press-release da assessoria de imprensa

Leia mais

Municípios com maior quantidade de portarias reconhecendo desastres relacionados à chuva de 2003 a 2010

Municípios com maior quantidade de portarias reconhecendo desastres relacionados à chuva de 2003 a 2010 Municípios com maior quantidade de portarias reconhecendo desastres relacionados à chuva de 2003 a 2010 Ocorre no Brasil, todos os anos, uma repetição cíclica de desastres naturais, que se configuram em

Leia mais

INMET/CPTEC-INPE INFOCLIMA, Ano 13, Número 07 INFOCLIMA. BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 13 13 de julho de 2006 Número 07

INMET/CPTEC-INPE INFOCLIMA, Ano 13, Número 07 INFOCLIMA. BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 13 13 de julho de 2006 Número 07 INFOCLIMA BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 13 13 de julho de 2006 Número 07 PERMANECE A TENDÊNCIA DE CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA NA REGIÃO SUL SUMÁRIO EXECUTIVO A primeira semana da estação de inverno,

Leia mais

UF MUNICÍPIO TIPO TELEFONE 1 TELEFONE 2 E-MAIL INSTITUCIONAL 1

UF MUNICÍPIO TIPO TELEFONE 1 TELEFONE 2 E-MAIL INSTITUCIONAL 1 AC Rio Branco Cerest Estadual (68) 3223-4266 cerest.saude@ac.gov.br AL Maceió Cerest Estadual (82) 3315-2759 (82) 3315-3920 cerest@saude.al.gov.br AL Maceió Cerest Regional (82) 3315-5260 cerest@sms.maceio.al.gov.br

Leia mais

50 cidades com as melhores opções para aberturas de franquias

50 cidades com as melhores opções para aberturas de franquias 50 cidades com as melhores opções para aberturas de franquias Pesquisa realizada pela Rizzo Franchise e divulgada pela revista Exame listou as 50 cidades com as melhores oportunidades para abertura de

Leia mais

CAPÍTULO 4 DESASTRES NATURAIS

CAPÍTULO 4 DESASTRES NATURAIS CAPÍTULO 4 DESASTRES NATURAIS Quando vimos na TV o acontecimento do Tsunami, em 2004, pensamos: O mundo está acabando! Mas por que esses desastres naturais estão, cada vez mais, assolando nosso planeta?

Leia mais

Cemtec - MS Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos

Cemtec - MS Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec MS) Previsão do tempo PARA OS DIAS: 27 de maio (quarta-feira) a 29 de maio (sexta-feira) Chuva em Campo Grande para o mês de MAIO (até dia 26 às 13 h): 77,6 mm (estação do Inmet) A Normal Climatológica

Leia mais

OPERAÇÃO CARNAVAL 2011 BOLETIM FINAL

OPERAÇÃO CARNAVAL 2011 BOLETIM FINAL 1 OPERAÇÃO CARNAVAL 211 BOLETIM FINAL Referência: De 4/3/211 - h a 9/3/211-23h59. 4/3 5/3 6/3 7/3 8/3 9/3 15 ACIDENTES 62 1 962 146 5 611 41 534 62 ACUMULADO 4.165 ( + 28,7%) FERIDOS 289 6 4 2 394 555

Leia mais

Regiões Metropolitanas do Brasil

Regiões Metropolitanas do Brasil Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia IPPUR/UFRJ CNPQ FAPERJ Regiões Metropolitanas do Brasil Equipe responsável Sol Garson Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Juciano Martins Rodrigues Regiões Metropolitanas

Leia mais

vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade

vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade Fatores Climáticos: vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade correntes marítimas disposição do relevo. CORRENTES MARÍTIMAS Radiação Solar TIPOS DE CHUVAS 1- Massa de Ar Equatorial Amazônica:

Leia mais

Previsão de Consenso 1 CPTEC/INPE e INMET

Previsão de Consenso 1 CPTEC/INPE e INMET I N F O C L I M A BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 11 14 de fevereiro de 2004 Número 2 Divisão de Operações Chefia: Dr. Marcelo Seluchi Editor: Dr. Marcelo Seluchi Elaboração: Operação Meteorológica

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 O Sol e a dinâmica da natureza. O Sol e a dinâmica da natureza. Cap. II - Os climas do planeta Tempo e Clima são a mesma coisa ou não? O que

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PADRÃO DE CHUVAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PADRÃO DE CHUVAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2013, v. 17, n. 17, p. 168 172 ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PADRÃO DE CHUVAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS OLIVEIRA, Rafael

Leia mais

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica 1. De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem

Leia mais

Análise de um evento de chuva intensa no litoral entre o PR e nordeste de SC

Análise de um evento de chuva intensa no litoral entre o PR e nordeste de SC Análise de um evento de chuva intensa no litoral entre o PR e nordeste de SC Entre o dia 11 de março de 2011 e a manhã do dia 13 de março de 2011 ocorreram chuvas bastante intensas em parte dos Estados

Leia mais

CICLONE EXTRATROPICAL MAIS INTENSO DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS PROVOCA ESTRAGOS NO RIO GRANDE DO SUL E NO URUGUAI

CICLONE EXTRATROPICAL MAIS INTENSO DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS PROVOCA ESTRAGOS NO RIO GRANDE DO SUL E NO URUGUAI CICLONE EXTRATROPICAL MAIS INTENSO DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS PROVOCA ESTRAGOS NO RIO GRANDE DO SUL E NO URUGUAI Entre os dias 22 e 23 de outubro de 2012 o processo de formação de um ciclone extratropical

Leia mais

O Estado de S. Paulo 26/01/2015 Previsões apontam chuva abaixo da média

O Estado de S. Paulo 26/01/2015 Previsões apontam chuva abaixo da média O Estado de S. Paulo 26/01/2015 Previsões apontam chuva abaixo da média O volume de água nos reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste terá de dobrar até abril para livrar o Brasil de um novo racionamento

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA Cargos 01 a 05

PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA Cargos 01 a 05 9 PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA Cargos 01 a 05 QUESTÃO 26 José tem um sítio e lá ele colheu 25 laranjas. Vai reparti-las entre seus amigos João e Maria, de tal modo que Maria receba 5 laranjas

Leia mais

Portfolio Rede Regional Localização e audiência dos veículos

Portfolio Rede Regional Localização e audiência dos veículos Portfolio Rede Regional Localização e audiência dos veículos Quem somos O que fazemos Como fazemos Vendedores de mídia Gestão Comercial Exclusividade Fazemos parte da FTPI, uma das maiores empresas de

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO O estabelecimento do fenômeno El Niño - Oscilação Sul (ENOS) e os poucos

Leia mais

Tsunamis INTERNATIONAL CENTRE FOR COASTAL ECOHYDROLOGY. Oficina da Prevenção das Catástrofes Naturais Departamento Educacional do ICCE

Tsunamis INTERNATIONAL CENTRE FOR COASTAL ECOHYDROLOGY. Oficina da Prevenção das Catástrofes Naturais Departamento Educacional do ICCE Tsunamis Um tsunami caracteriza-se por uma série de ondas destruidoras e poderosas. Ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, tais como um sismo, atividade vulcânica,

Leia mais

Desenvolvimento regional

Desenvolvimento regional Desenvolvimento regional Água e terra irrigada para o Nordeste No Nordeste, onde a seca representa o grande obstáculo para o desenvolvimento, o Governo Federal está realizando o maior programa de construção

Leia mais

CHEGAM A 21 CASOS CONFIRMADOS DE GRIPE NO BRASIL; CRECHE É INTERDITADA EM CAMPINAS (SP)

CHEGAM A 21 CASOS CONFIRMADOS DE GRIPE NO BRASIL; CRECHE É INTERDITADA EM CAMPINAS (SP) Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2015 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Leia a tirinha abaixo e responda às questões 1 e

Leia mais

3,8 milhões de hectares de lavouras ruins nos EUA

3,8 milhões de hectares de lavouras ruins nos EUA BOLSA DE CHICAGO 3,8 milhões de hectares de lavouras ruins nos EUA Chuvas diminuíram nesta semana, mas ainda acumularam grandes volumes em pontos já muitos úmidos do Meio-Oeste 3 EUA Lavouras De Soja Ruins

Leia mais

JANEIRO 2010. Ventania Granizo. Desmoronamento. Enchentes

JANEIRO 2010. Ventania Granizo. Desmoronamento. Enchentes JANEIRO 2010 Ventania Granizo Desmoronamento Enchentes Deslizamento Alagamentos Rio Machado atinge cota de alerta e preocupa em Ji-Paraná (RO)14/01/2010 Desde as nascentes na região de Vilhena, os rios

Leia mais

Índice de mortes no Carnaval é o menor em dez anos

Índice de mortes no Carnaval é o menor em dez anos Índice de mortes no Carnaval é o menor em dez anos Brasília, 14 de fevereiro 2013 A Polícia Rodoviária Federal registrou queda nas estatísticas do Carnaval nos 70 mil quilômetros de rodovias federais brasileiras.

Leia mais

1-Onde e quando aconteceu o evento:

1-Onde e quando aconteceu o evento: 1-Onde e quando aconteceu o evento: Data:26/02/2013 Horário: 9hs Local: Canteiro de Obras MRM/ Escave, Av. das Nações, nº429. Monte Castelo. 2- Como transcorreu o evento: Vereador Agnaldo da saúde levou

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: PROBLEMAS E PRIORIDADES DO BRASIL PARA 2014 FEVEREIRO/2014

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: PROBLEMAS E PRIORIDADES DO BRASIL PARA 2014 FEVEREIRO/2014 16 RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: PROBLEMAS E PRIORIDADES DO BRASIL PARA 2014 FEVEREIRO/2014 16 Retratos da Sociedade Brasileira: Problemas e Prioridades do Brasil para 2014 CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA

Leia mais

PARANÁ CONTINUA SENDO O MAIOR PRODUTOR DE GRÃOS

PARANÁ CONTINUA SENDO O MAIOR PRODUTOR DE GRÃOS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA RURAL D E R A L PARANÁ CONTINUA SENDO O MAIOR PRODUTOR DE GRÃOS 20/03/06 O levantamento de campo realizado pelo DERAL, no

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 6ª Ensino Fundamental Professor: Rogério Duarte Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 28 / 09 / 2015 Aluno(a): Nº:

Leia mais

Centro de Ensino Superior do Amapá CEAP. Curso de Arquitetura e Urbanismo. Disciplina: Estudos Ambientais Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares

Centro de Ensino Superior do Amapá CEAP. Curso de Arquitetura e Urbanismo. Disciplina: Estudos Ambientais Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares 1 Centro de Ensino Superior do Amapá CEAP Curso de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Estudos Ambientais Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 - As fortes chuvas da

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS no Estado do Rio de Janeiro JULHO DE 2014 BRASIL O mês de julho de 2014 fechou com um saldo líquido positivo de 11.796 novos empregos em todo país, segundo dados do Cadastro

Leia mais

DEZEMBRO 2009. Ventania. Desmoronamento. Enchentes. Deslizamento. Alagamentos. Granizo. nuri.oyamburo@gmail.com

DEZEMBRO 2009. Ventania. Desmoronamento. Enchentes. Deslizamento. Alagamentos. Granizo. nuri.oyamburo@gmail.com DEZEMBRO 2009 Ventania nuri.oyamburo@gmail.com Granizo Desmoronamento Enchentes Deslizamento Alagamentos Editoria: Astronomia Segunda-feira, 21 dez 2009-07h54 Calor, muito calor. Começa hoje o verão no

Leia mais

Bloqueio atmosférico provoca enchentes no Estado de Santa Catarina(SC)

Bloqueio atmosférico provoca enchentes no Estado de Santa Catarina(SC) Bloqueio atmosférico provoca enchentes no Estado de Santa Catarina(SC) Várias cidades da faixa litorânea do Estado de Santa Catarina (SC) foram castigadas por intensas chuvas anômalas ocorridas durante

Leia mais

Positivas Neutras e Negativas em Novembro 2009

Positivas Neutras e Negativas em Novembro 2009 AVALIAÇÃO DAS NOTÍCIAS PUBLICADAS NA MÍDIA CITANDO SEBRAE Positivas Neutras e Negativas em Novembro 2009 Nº de Notícias Cm2 Páginas Valor Publicitário (R$) Leitores Potenciais Positivas 406 109.581,26

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS. Área: 3.035,423 km². População: 150.351 hab. est. IBGE/2008. Densidade: 49,1 hab./km². Altitude: 215 metros

CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS. Área: 3.035,423 km². População: 150.351 hab. est. IBGE/2008. Densidade: 49,1 hab./km². Altitude: 215 metros JEQUIÉ Jequié é um município brasileiro do estado da Bahia. Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata. Jequié é conhecida por possuir um clima

Leia mais

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente?

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? O Meio Ambiente ::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? Seu João: Não sei não! Mas quero que você me diga direitinho pra eu aprender e ensinar todo mundo lá no povoado onde eu moro. : Seu João,

Leia mais

ppt_monumentos_catarat_7quedas_pafonso_vggrande COMPARANDO QUATRO DOS MAIORES MONUMENTOS FLUVIAIS NOS RIOS IGUAÇU, PARANÁ, SÃO FRANCISCO E XINGU

ppt_monumentos_catarat_7quedas_pafonso_vggrande COMPARANDO QUATRO DOS MAIORES MONUMENTOS FLUVIAIS NOS RIOS IGUAÇU, PARANÁ, SÃO FRANCISCO E XINGU ppt_monumentos_catarat_7quedas_pafonso_vggrande COMPARANDO QUATRO DOS MAIORES MONUMENTOS FLUVIAIS NOS RIOS IGUAÇU, PARANÁ, SÃO FRANCISCO E XINGU 1. O médio rio Iguaçu abre as numerosas cataratas ao cair

Leia mais

PROJETO. Desafios e possibilidades para uma vida melhor. Turma: 102

PROJETO. Desafios e possibilidades para uma vida melhor. Turma: 102 PROJETO Desafios e possibilidades para uma vida melhor Turma: 102 Carolina Clack, Gabriela Scheffer, Lauren Scheffer e Victória Gomes. Desafios e possibilidades para uma vida melhor Trabalho apresentado

Leia mais

Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal.

Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal. Capítulo Controle de Enchentes e Inundações 10 1. DEFINIÇÃO Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal.

Leia mais

Febem apura se maus tratos a internos provocaram rebeliões

Febem apura se maus tratos a internos provocaram rebeliões Clipping produzido pelo Instituto de Políticas Públicas de Segurança da Fundação Santo André INSEFUSA 07/04/2006 Febem apura se maus tratos a internos provocaram rebeliões Diário de São Paulo/Agora São

Leia mais

Coordenadas (GPS): S 22 o 25' 40.3" W 43 o 17' 49.2"

Coordenadas (GPS): S 22 o 25' 40.3 W 43 o 17' 49.2 Coordenadas (GPS): S 22 o 25' 40.3" W 43 o 17' 49.2" Origem: Rio de Janeiro 1. Ingressar na BR-040 (Rodovia Rio-Juiz de Fora-Belo Horizonte); 2. Passar pelo pedágio e logo em seguida subir à serra. 3.

Leia mais

Fogo. Melhor prevenir que apagar incêndios

Fogo. Melhor prevenir que apagar incêndios Fogo. Melhor prevenir 1 2 Fogo. Melhor prevenir Uso do fogo na Pré-história Há milhares de anos, o homem descobriu o fogo. Aos poucos, aprendeu maravilhas: iluminar cavernas, afastar o medo do escuro,

Leia mais

Usos de Imagens de Satélite, Estimativa Quantitativa de Precipitação e Previsão de Precipitação a Curto Prazo pela Agência de Meteorologia do Japão

Usos de Imagens de Satélite, Estimativa Quantitativa de Precipitação e Previsão de Precipitação a Curto Prazo pela Agência de Meteorologia do Japão Usos de Imagens de Satélite, Estimativa Quantitativa de Precipitação e Previsão de Precipitação a Curto Prazo pela Agência de Meteorologia do Japão 26 de Fevereiro de 2014 Departamento de Previsão, Divisão

Leia mais

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo Versão Online Boletim No: 02/2014 Dezembro, 2014 Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo I. PANORAMA DA SAFRA A área destinada à produção de cana-deaçúcar na safra 2014/15 apresentou

Leia mais

ATIVIDADE 03 POR água ABAIXO!

ATIVIDADE 03 POR água ABAIXO! ATIVIDADE 03 POR água ABAIXO! A água, elemento fundamental para a sobrevivência humana, foi motivo de muitos problemas para os moradores da Regional Norte. Além das dificuldades que eles tiveram de enfrentar

Leia mais

CLIMATOLOGIA. Profª Margarida Barros. Geografia - 2013

CLIMATOLOGIA. Profª Margarida Barros. Geografia - 2013 CLIMATOLOGIA Profª Margarida Barros Geografia - 2013 CLIMATOLOGIA RAMO DA GEOGRAFIA QUE ESTUDA O CLIMA Sucessão habitual de TEMPOS Ação momentânea da troposfera em um determinado lugar e período. ELEMENTOS

Leia mais

INFOCLIMA. BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 11 15 de julho de 2004 Número 7

INFOCLIMA. BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 11 15 de julho de 2004 Número 7 INFOCLIMA BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 11 15 de julho de 2004 Número 7 Previsão de Consenso 1 INMET e CPTEC/INPE PREVISÃO DE NORMALIDADE DAS CHUVAS E DAS TEMPERATURAS NA MAIOR PARTE DO PAÍS Sumário

Leia mais

MARÇO 2010. Ventania. Desmoronamento. Enchentes. Granizo. nuri.oyamburo@gmail.com

MARÇO 2010. Ventania. Desmoronamento. Enchentes. Granizo. nuri.oyamburo@gmail.com MARÇO 2010 Ventania nuri.oyamburo@gmail.com Granizo Desmoronamento Enchentes Deslizamento Alagamentos DESTAQUES A próxima estação, o OUTONO que começa às 14h32min do próximo sábado (20), é marcada pelo

Leia mais

Atmosfera e o Clima. Clique Professor. Ensino Médio

Atmosfera e o Clima. Clique Professor. Ensino Médio Atmosfera e o Clima A primeira camada da atmosfera a partir do solo é a troposfera varia entre 10 e 20 km. É nessa camada que ocorrem os fenômenos climáticos. Aquecimento da atmosfera O albedo terrestre

Leia mais

BOLETIM DE MONITORAMENTO DA BACIA DO ALTO PARAGUAI

BOLETIM DE MONITORAMENTO DA BACIA DO ALTO PARAGUAI BOLETIM DE MONITORAMENTO DA BACIA DO ALTO PARAGUAI v.6, n. 01, jan. 2011 Bol. Mon. Bacia do Alto Paraguai, Brasília, v. 6, n. 01, p. 1-21, jan. 2011 República Federativa do Brasil Dilma Vana Rousseff Presidenta

Leia mais

ÍNDICE - 17/03/2007 Jornal de Brasília...2 Cidades... 2 Inundação e caos em Brasília... 2 Lojas foram alagadas... 3 Medidas emergenciais...

ÍNDICE - 17/03/2007 Jornal de Brasília...2 Cidades... 2 Inundação e caos em Brasília... 2 Lojas foram alagadas... 3 Medidas emergenciais... ÍNDICE - 17/03/2007 Jornal de Brasília...2 Cidades... 2 Inundação e caos em Brasília... 2 Lojas foram alagadas... 3 Medidas emergenciais... 4 Jornal de Brasília 17/03/2007 Cidades Inundação e caos em Brasília

Leia mais

A Terra inquieta. www.interaulaclube.com.br

A Terra inquieta. www.interaulaclube.com.br A UU L AL A A Terra inquieta Vesúvio Durante a famosa erupção do vulcão italiano Vesúvio, no ano 79 d.c., a cidade de Pompéia foi coberta por cinzas vulcânicas e a cidade de Herculano foi sepultada por

Leia mais

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense Biomas Brasileiros 1. Bioma Floresta Amazônica 2. Bioma Caatinga 3. Bioma Cerrado 4. Bioma Mata Atlântica 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense 6. Bioma Pampas BIOMAS BRASILEIROS BIOMA FLORESTA AMAZÔNICA

Leia mais

Responsáveis Técnicos: SILVIO ISOPO PORTO AROLDO ANTONIO DE OLIVEIRA NETO FRANCISCO OLAVO BATISTA DE SOUSA

Responsáveis Técnicos: SILVIO ISOPO PORTO AROLDO ANTONIO DE OLIVEIRA NETO FRANCISCO OLAVO BATISTA DE SOUSA Safra 2013/2014 Segundo Levantamento Agosto/2013 1 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Produção e Agroenergia SPAE Departamento de CanadeAçúcar e Agroenergia DCAA Companhia

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais