DEZEMBRO Ventania. Desmoronamento. Enchentes. Deslizamento. Alagamentos. Granizo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEZEMBRO 2009. Ventania. Desmoronamento. Enchentes. Deslizamento. Alagamentos. Granizo. nuri.oyamburo@gmail.com"

Transcrição

1 DEZEMBRO 2009 Ventania Granizo Desmoronamento Enchentes Deslizamento Alagamentos

2 Editoria: Astronomia Segunda-feira, 21 dez h54 Calor, muito calor. Começa hoje o verão no hemisfério Sul! O evento é provocado por dois fatores astronômicos e naturais: a translação da Terra ao redor do Sol e a inclinação do eixo terrestre. Ao contrário do que muitos pensam, as estações do ano nada tem nada a ver com a aproximação maior ou menor entre a Terra e o Sol. Pra falar a verdade, a diferença de distância entre os astros nas duas estações é muito pequena. A figura ajuda a compreender melhor. Para dar uma volta ao redor do Sol, a Terra leva 365 dias e mais seis horas. Durante essa viagem, a inclinação do eixo não muda e sempre parece apontar para a mesma posição no espaço. Essa inclinação, que é de 23.5 graus, faz com que os hemisférios recebam a incidência de raios solares de forma diferente durante o ano. Fonte: Apolo11.com

3 Vazante surpreende no Amazonas 02/12/2009 REGIÃO NORTE A vazante deste ano surpreende pela velocidade com que as águas estão baixando, apesar de ainda não ser uma das maiores da história. Da cheia recorde a uma grande vazante são 13,83 metros de diferença e muita areia nas praias do Rio Negro. A vazante deste ano não está entre as maiores da história, mas a amplitude desta baixa do rio é surpreendente. O problema é a distribuição destas chuvas, apenas três grandes ocorrências. Os rios que nascem ao norte da bacia amazônica devem continuar a sofrer as conseqüências da estiagem. (Fonte: TV Amazonas) Rio Araguaia sobe mais cedo que o esperado-04/12/2009 A cheia do Rio Araguaia chegou mais cedo este ano. E isso está prejudicando a reprodução das tartarugas da Amazônia. O rio subiu 1,5 metro e o grande volume de água comprometeu o ciclo natural de nascimento das tartarugas. Hoje, cerca nove mil tartarugas podem voltar para o ambiente natural. Nas bacias, o animal é coberto por folhas de coqueiros. Isso serve para amenizar o forte calor da região. Mais de dois mil ninhos ficaram submersos com a cheia dentro de toda a área de preservação ambiental do Rio Araguaia (Fonte: De olho no tempo, com informações Globo Rural) 14 / 12 / 2009 Seca atinge mais de 500 municípios no país. Mais de 500 municípios brasileiros estão em situação de emergência por causa da seca. Em algumas cidades de Roraima, não chove há quatro meses. Em São João da Baliza, o leito de um rio que corta o município praticamente secou. O nível da água está cerca de três metros abaixo do normal. E a estiagem prolongada mudou a paisagem. Sem chuva há quatro meses, os produtores já perderam 80% da banana. E não houve produção de arroz. A usina de beneficiamento fechou as portas. (Fonte: G1, com informações do Jornal Hoje)

4 15 / 12 / 2009 Seca causa falta de água potável na Ilha de Marajó, no Pará Não chove forte há mais de dois meses na Ilha de Marajó, no extremo Norte do Brasil. A vegetação está bastante seca e alguns rios já desapareceram. A associação que reúne os 16 municípios do arquipélago de Marajó diz que falta água potável, principalmente para as populações ribeirinhas.em Santa Cruz do Arari a população foi isolada pela seca, pois as embarcações estão paradas em poças quase secas no centro da cidade, que tem o solo todo rachado. (Fonte: G1) Chuva intensa castiga Candeias do Jamarí (RO)17/12/ /12/2009 Estiagem castiga cidades da ilha do Marajó, no Pará Nas fazendas que ficam nas cercanias da estrada, os lagos e rampas d água que servem para matar a sede dos bois e búfalos se transformaram em pequenas poças e correntes de água, insuficiente para todos os rebanhos. Cada espaço é disputado por búfalos, cavalos, bois e até pássaros. (Fonte: G1) Tempestade provoca estragos em Almeirim (PA) 23/12/2009 Dezenas de árvores derrubadas, muros caídos, estruturas deitadas abaixo são algumas das consequências do temporal registrado na noite passada, voaram placas de obras, sinais de trânsito e outdoors publicitários ficaram dobrados ao meio tal foi a intensidade das rajadas de vento. Não há registro de habitações danificadas ou pessoas feridas.(fonte O Almeiriense) Chuva causa alagamentos em Porto Velho (RO)31/12/2009 A chuva que cai em Porto Velho desde as 23h00 da noite desta quarta feira (30) e que perdura até a manhã desta quinta-feira (31), transformou a capital do estado em uma cidade com muitos bairros sitiados, ruas inundadas, casas alagadas e bueiros entupidos.

5 REGIÃO NORDESTE VCAN provoca mais de 100 mm e granizo em Crato (CE) 02/12/2009 Fortes chuvas, mas com curta duração, acompanhadas de relâmpagos, trovões e até granizo, banhou ontem a maioria dos municípios do Cariri. No Crato, foram registrados 83 milímetros. No entanto, no Sítio Granjeiro, no sopé da Serra do Araripe, os pluviômetros, com capacidade para medir até 120 milímetros, transbordaram. Dados da Funceme registraram chuvas em 10 municípios caririenses. Barbalha teve a maior. Houve chuva de granizo no Crato, o técnico diz que é uma ocorrência normal. Fonte: De olho no tempo, com informações Diário do Nordeste) 08 / 12 / 2009 Seca prejudica agricultores no RN No Rio Grande do Norte, a preocupação é com a seca. Em muitas propriedades já não há água nem pastagem e os agricultores se viram como podem.o sacrifício dos agricultores é um reflexo da seca. Em muitas propriedades, não chove há mais de quatro meses. Sem água, o pasto está diminuindo e os animais disputam o alimento no mato seco. (Fonte: G1) 09 / 12 / 2009 Incêndio destrói vegetação em parque na Bahia Pelo menos 50 hectares já foram destruídos em um incêndio no Parque Nacional do Descobrimento, no município de Prado (BA).o fogo, que teve início na segunda-feira (7). Ventos fortes na região dificultam o trabalho dos bombeiros e ajudam a espalhar o fogo. As causas do incêndio ainda não foram determinadas. (Fonte: G1) Vendaval provoca estragos em Limoeiro do Norte (CE) /2009 Não mais do que 15 minutos durou uma chuva com rajadas de vento, na tarde de ontem, em Limoeiro do Norte. Mas foi o suficiente para que casas tivessem o telhado arrancado, outdoors e placas de publicidade fossem ao chão e o trânsito virasse um caos.o vento, que começou a soprar forte por volta das 14h55..(Fonte: De olho no tempo, com informações Diário do Nordeste)

6 Temporal causa estragos em Teresina (PI)24/12/2009 O Natal dos teresinenses contou com um índice pluviométrico que surpreendeu. A chuva que iniciou por volta das 22h da última quinta-feira (24) surpreendeu quem preparava a ceia e até agradou por deixar a noite mais amena. Porém, a manhã deixou visível os estragos do temporal. (Fonte: De olho no tempo, com informações TV Canal 13). Figura ao lado mostra a imagem de satélite do dia 24 as 21h, áreas de instabilidades sobre a região. Sábado, 26 de dezembro de 2009 Vendaval causa estragos em Quipapá (PE) A estrutura montada para as festas de fim de ano desabou devido às chuvas na cidade de Quipapá, Zona da Mata de Pernambuco, neste sábado (26). O vento também arrancou a lona do parque de diversões e telhados e antenas de várias casas despencaram. A situação também é crítica no Matadouro Público de Quipapá, onde as telhas foram jogadas para longe.(fonte: De olho no tempo, com informações PE360 Graus) A imagem de satélite realçada do GOES 12, referente ao dia 26/12 às 23h mostra áreas de instabilidades sobre o setor nordeste da Região Nordeste do Brasil.

7 Editoria: Mudanças Climáticas Segunda-feira, 21 dez h15 Recife está entre as regiões mais ameaçadas pelo avanço do mar Um estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) analisou todo o litoral brasileiro e apontou as quatro regiões de maior risco de inundação no futuro com o aumento do nível do mar. São elas, o Recife, o Rio de Janeiro, Santa Catarina e a Baixada Santista. As projeções levaram em conta o aumento do nível do mar em 50 centímetros e em um metro. O Recife aparece na posição mais desfavorável nas duas opções Fotos: Duas imagens mostram a orla marítima da Praia da Boa Viagem, no Recife, onde o avanço do nível do mar é claramente perceptível. A cidade está entre as regiões mais ameaçadas ao avanço do mar. Crédito: Wikimedia Commons Fonte: Apolo11 -.

8 REGIÃO CENTRO-OESTE Temporal provoca alagamentos em Campo Grande (MS) 02/12/2009 A forte chuva ocorrida no fim da tarde desta terça-feira, 2, provocou vários transtornos nos bairros da Capital. As 18h55 às 20h22, horário em que ocorreu a chuva, os bombeiros atenderam 14 ocorrências em Campo Grande. foram registradas duas quedas de árvores, oito pontos de alagamentos registrados em bairros, dois resgates de veículos e dois acidentes de trânsitos Fonte: capital News Nível do rio acima do normal deixa 350 desalojados em Coxim (MS) 08/12/2009 A enchente que atinge a cidade de Coxim-MS, deixou 350 pessoas desalojadas e 50 desabrigadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o nível do rio continua 1,39 m acima do normal. Nesta quarta-feira, as águas chegaram a 4,72 m. Ao todo, pessoas foram afetadas diretamente. No domingo choveu 77 mm de chuva em Coxim. Já na segunda foram 63,5 mm e na terça-feira foram registrados 157,1 mm. Com as chuvas, a cheia do rio Taquari chegou ao pico de 5,60 m. Fonte: Terra) Chuva acumula desde 1 de janeiro, 1778,3 mm em Campo Grande (MS) Do dia primeiro de janeiro deste ano até ontem, Campo Grande registou 1.778,3 mm de chuvas. O índice pluviométrico de 2009, segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho, é o maior dos últimos 19 anos. Esta quantidade é 16% acima da média climatológica histórica anual (1.533,2 mm) e está 24,9% acima em relação às precipitações do ano passado (1.423,6 mm). De acordo com o professor Natálio, o maior índice de chuva registrado aconteceu há 20 anos. "Em 1990, choveu 2.036,6 mm. Se tivermos mais chuvas fortes até a próxima semana, o ano de 2009 poderá ultrapassar este índice", disse.(fonte: De olho no tempo, com informações Correio do Estado) Temporal causa alagamentos em Lucas do Rio Verde (MT)22/12/2009 Foram mais de 40 minutos de chuva e muita lama. Em alguns pontos da cidade era possível verificar que até o asfalto foi danificado. No centro de Lucas do Rio Verde fios de linhas telefônicas foram parar no meio da rua, prejudicando a passagem das pessoas pelo local que corriam risco de choques.(fonte: Expresso Mato Grosso) Domingo, 27 de dezembro de Chuva forte causa alagamentos em Caarapó (MS)

9 REGIÃO SUDESTE Chuva forte causa alagamentos em Catanduva (SP) 01/12/2009 O Corpo de Bombeiros registrou cerca de dez ocorrências na noite de ontem em Catanduva. Todas foram por causa da chuva que chegou a encher os rios, houve registro de um ponto de alagamento no bairro Jardim do Bosque.(Fonte: De olho no tempo, com informações Jornal Bom Dia) Chuva causa deslizamentos de terra em Mauá e Ribeirão Pires (SP) 01/12/2009 Ao menos sete deslizamentos de terra seis deles em Mauá foram registrados na manhã desta terça-feira por conta da forte chuva que atingiu o Grande ABC. Até o momento, não há informações confirmadas sobre vítimas. (Fonte: De olho no tempo, com informações Diário do Grande ABC) Chuva faz barreira de contenção de represa estourar em Bofete (SP) 03/12/2009 A chuva forte que atingiu a cidade de Bofete, a 182 km da capital paulista, fez estourar uma barreira de contenção da represa que abastece o município, por causa do grande volume de água. A prefeitura deve decretar estado de emergência por causa da falta de água nas mais de oito mil casas existentes na cidade. (Fonte: De olho no tempo, com informações TV TEM). Raio mata um e fere três pescadores em Iguape (SP) 02/12/2009 Um pescador morreu e três ficaram feridos nesta manhã em Iguape, no litoral sul de São Paulo, ao serem atingidos por um raio e uma forte chuva seguida de trovões. Um dos raios atingiu o barco onde estavam. Dois deles tiveram pequenas queimaduras e já receberam alta. Uma terceira vítima foi transferida em estado grave para um hospital de São Paulo. (Fonte: De olho no tempo, com informações Agência Estado). 09 / 12 / 2009 Temporal desta terça foi o 2º maior de São Paulo em dez anos, diz prefeitura Em apenas 19 horas choveu, segundo novo balanço do CGE da prefeitura. Desde o início da madrugada até as 19h desta terça-feira (8), choveu 75,8mm) - segundo maior volume já registrado pelo órgão desde sua fundação, em Rios e córregos inundaram, foram 98 pontos, ao todo pontos de alagamento na cidade - segundo o CGE,.. Tragédia - Nesta terçafeira, pelo menos seis pessoas morreram na Grande São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram - entre elas duas crianças - em um deslizamento de terra na cidade de Santana de Parnaíba. As outras mortes aconteceram na cidade de Itaquecetuba e na zona leste de São Paulo.Somente na última quinta (3) e na sextafeira (4), 11 pessoas morreram - sendo duas em Pinhalzinho, sete em São Paulo, uma em Ubatuba (litoral), e uma em Mauá. (Folha Online)

10 Temporal causa alagamentos em Taboão da Serra (SP)- 01/12/2009 (Fotos: Solange Batista) Os moradores de Taboão da Serra enfrentaram na tarde desta terça-feira, 1º, uma nova enchente. O córrego começou a transbordar por volta das 13h30. O córrego Pirajuçara, próximas da av. Eliseu de Almeida, são responsáveis pelo refluxo da água, o ocasiona a enchente. Há 5 anos Taboão da Serra não passava por esses problemas de enchentes. Na Régis Bittencourt três pontos de alagamento. (Fonte: De olho no tempo, com informações Portal Taboanense) Chuva causa estragos em Uberlândia (MG) 02/12/2009 A forte chuva que caiu ontem (1) em Uberlândia provocou a queda de parte do teto de uma sala da Superintendência Regional de Ensino, no bairro Marta Helena, região Norte uberlandense. A água provocou estragos em dezenas de computadores da sala de pagamentos da superintendência. Nenhuma pessoa se feriu. (Fonte: De olho no tempo, com informações Correio de Uberlândia) 08 / 12 / 2009 Chuva deixa mais de 3,5 mil pessoas fora de casa no Espírito Santo Mais de 3,5 mil pessoas permanecem fora de casa por causa das chuvas que atingiram o Espírito Santo no fim de semana. De acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (7), o estado tem 470 desabrigados e 3025 desalojados.o número de afetados pelos temporais chega a pessoas. Em Brejetuba (ES), uma criança de 11 meses morreu em um deslizamento de terra. O município também registrou queda de barreira no trevo da BR-262. A faixa de acostamento ficou parcialmente danificada nos quilômetros 80 e 140.Outros nove municípios registraram alagamentos e enxurradas. (Fonte: G1) Granizo, vento de 73km/h e muita chuva castigam Belo Horizonte (MG) O temporal que atingiu Belo Horizonte no final da tarde deste sábado(12) com raios, vento e granizo derrubou árvores e alagou ruas e avenidas. Choveu granizo na região do Caiçara, Barroca, Padre Estáquio e Barro Preto. De acordo com o MG Tempo, a chuva que durou cerca de uma hora e meia equivale a 15% do que chove no mês. Em alguns bairros houve 40 mm de precipitação. As rajadas de vento chegaram a 73 quilômetros por hora e foram registrados mais de 50 raios em BH. 22 árvores caídas em BH e nove inundações na capital e Região Metropolitana. (Fonte: De olho no tempo, com informações Portal UAI)

11 Vento de 60 km/h derruba árvores em Ribeirão Preto (SP) 18/12/2009 O vento forte que atingiu a cidade de Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo, causou estragos na quinta-feira (17). De acordo com os meteorologistas, o vento chegou a 60 km/h e derrubou diversas árvores. Em uma rua, uma árvore caiu em cima de um muro e atingiu três carros. No centro da cidade, os técnicos usaram uma serra elétrica para poder liberar o trânsito mais rápido. (Fonte: De olho no tempo, com informações Bom Dia SP) Chuva, vento e granizo provocam estragos em Juiz de Fora (MG) 18/12/09 Um intenso temporal que durou uma hora foi suficiente para alagar vias e derrubar árvores em Juiz de Fora (MG) na noite desta quinta-feira. A forte chuva, acompanhada de relâmpagos e trovoadas, começou por volta das 20h15. Ocorreu mais de 20 quedas de árvores.. A chuva continuou, em menor intensidade, até o início da madrugada, somando 27, 4 mm das 20h até a 1h desta sexta-feira. (Fonte: De olho no tempo, com informações Terra) As chuvas que caíram no mês de dezembro em Mogi Guaçu vão entrar para a história. Segundo a Unicamp, este é o mês mais chuvoso dos últimos 20 anos na região de Campinas. Não chovia assim desde Dezembro ainda não acabou, mas os índices pluviométricos já são 100% maiores que todo o mês de Mogi Guaçu, o acumulado até o dia 29 de dezembro já estava em 258,9 mm.. Fonte: Cidade de Rio Claro. Temporal provoca queda de granizo em Brasília (DF) e Teresópolis no Rjaneiro 22/12/09 A chuva desta madrugada (22) foi tão forte que em alguns pontos do Distrito Federal, o (Inmet) registrou precipitação de granizo. Bastava caminhar por Taguatinga Sul para perceber as pedrinhas de gelo sobre os gramados. Na Asa Sul ao todo, foram 8 árvores derrubadas pelo temporal (Fonte: De olho no tempo, com informações Clica Brasília) Tempestade causa estragos em Cachoeiro de Itapemirim (ES) terça-feira, 22/12/2009 Chuva e vento forte, derrubaram árvores, telhados, marquises, alagando ruas e causando trânsito nas principais ruas do município. Dezenas de casas ficaram sem telhados (Fonte: De olho no tempo, com informações Folha do ES)

12 Granizada acumula muito gelo entre Franca e Restinga (SP)em 21/12/2009 Cidades Franca, Restinga e PPaulista-SP Uma forte chuva de granizo prejudicou o trânsito na rodovia Cândido Portinari (SP-334), na tarde desta segunda-feira, na região das cidades de Franca e Restinga, no interior de São Paulo. O gelo ficou acumulado na rodovia.(fotos: Angelo Pedigone) (Fonte: De olho no tempo, com informações Terra) Chuva de granizo destrói plantações em Patrocínio Paulista (SP)21/12/2009 Uma chuva de granizo de 40 minutos causou destruição nas plantações de milho, cana-de-açúcar e eucalipto, na tarde desta segunda-feira, em Patrocínio Paulista, cidade a 385 km da capital de São Paulo. O acúmulo de gelo, que parecia neve, chegou a 10 centímetros e resultou em uma típica paisagem de inverno, no primeiro dia do Verão. Na Rodovia Cândido Portinari, carros e caminhões pararam. (Fonte: EPTV)

13 Raio atinge mulher em Cascavel (SP) 21/12/2009 A chuva forte que caiu no fim da tarde desta segunda-feira (21) Uma descarga elétrica, causada por um raio, caiu sobre a casa e a mulher acabou levou um choque. Apesar do susto, não ficou ferida..fonte: CGN Granizo e ventania destelham casas em Sorocaba (SP)23/12/2009 A chuva de granizo desta terça-feira destelhou 11 casas no parque Vitória Régia 3, em Sorocaba. O bairro também foi o mais afetado pelo temporal. A Defesa Civil também registrou a queda de oito árvores pelo parque do Vitória Régia 3.(Fonte: De olho no tempo, com informações Jornal Bom Dia) Granizo atinge parte de São Paulo (SP)23/12/2009 O (CGE), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, tirou a zona norte da cidade do estado de atenção após as chuvas perderem intensidade na tarde de hoje. Nesse período, houve queda de granizo por aproximadamente um minuto em ruas do bairro do Tucuruvi. Em Guarulhos, o Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica) registrou, às 16h30, ventos de rajada que chegaram a 38 quilômetros por hora, acompanhados de chuva forte. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o terminal operou normalmente. Das 186 partidas previstas até as 18 horas, 45 (24,2%) sofreram atrasos e 9 (4,8%) foram canceladas.(fonte: Estadão Online) Chuvas deixam em estado de emergência Mirassol-SP 23/12/2009 Temporal arrasta carros na região de Assis (SP)- 25/12/2009 Um forte temporal atingiu na tarde desta sexta-feira, 25, parte do interior paulista provocando muitos estragos.. Em Assis, 30 minutos de muita água foi o suficiente para provocar diversos pontos de alagamentos. Carros foram arrastados pela enxurrada. Em Echaporã, o dia virou noite às 15h30min (horário brasileiro de verão), com o deslocamento de uma intensa área de tempestade. ventos intensos e granizo no interior do município. Também houve registro de chuva forte em parte de Platina, Paraguaçu Paulista, Lutécia, Oscar Bressane e Maracaí.Fonte: De olho no tempo, com informações TV TEM)

14 Sábado, 26 de dezembro de 2009 Temporal causa estragos em Lins (SP) As ruas ficaram cobertas de lama e uma ponte caiu. Globo News) Chuva causa alagamentos em Guarulhos (SP) A chuva de sexta-feira (25)encheu de água um bairro de Guarulhos, na Grande São Paulo. (Fonte: De olho no tempo, com informações SPTV) Domingo, 27 de dezembro de 2009 Córrego transborda e inunda casas em Cássia (MG) Seis casas foram inundadas no bairro Jardim Primavera, em Cássia, na madrugada deste domingo (27), depois que duas horas de chuva forte fizeram o córrego Santa Rita transbordar. (Fonte: De olho no tempo, com informações EPTV) Chuva forte causa estragos em Piracicaba (SP) 29/12/2009 Parte do muro dos fundos de um condomínio na Pauliceia, caiu com a forte chuva que atingiu a cidade no início da madrugada de ontem. A chuva durou cerca de uma hora, com acúmulo de 18,8 milímetros de água. (Fonte: De olho no tempo, com informações Gazeta de Piracicaba) Maior enchente em 10 anos castiga Piracicaba (SP)30/12/2009 O Rio Piracicaba começou a transbordar no início da noite de terça (29) e até agora já subiu mais que o dobro do normal, chegando a 5,7 metros e causando a pior cheia dos últimos 10 anos. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, a CPFL, que fica em Americana, teve que abrir as comportas do Rio Atibaia e por isso a vazão aumentou, embora a Defesa Civil garanta que esse não tenha sido o principal motivo das cheias. Até às 19h dessa quarta, cinco pontos de alagamento eram registrados. O rio Corumbataí, afluente do Piracicaba, também está acima da capacidade, piorando ainda mais a situação. O Piracicaba transbordou também em Santa Bárbara D'Oeste, desabrigando quatro famílias do bairro Cruzeiro do Sul. (Fonte: EPTV)

15 Sobe para 15 número de mortos por causa da chuva no Rio de Janeiro-31/12/2009 A chuva que castiga o Rio de Janeiro já deixou 15 mortos nas últimas horas, 14 pessoas morreram e 5 feridas em um deslizamento de terra que atingiu a casa em que moravam na Travessa Antonina, na Praça Seca, em Jacarepaguá. 1 pessoa morreu afogado, após cair em um bueiro. Os pais dele foram retirados com vida. Também na Baixada Fluminense,. (Fonte: De olho no tempo, com informações JB Online) Morte de homem eleva para 19 o número de mortos por chuva no Rio de Janeiro A morte de um homem que estava internado no hospital Salgado Filho, no Rio de Janeiro, elevou para 19 o número de mortos pela chuva que atinge o Grande Rio desde a quarta-feira (30). O homem de 49 anos havia sido levado para o hospital após um deslizamento em Cascadura, no subúrbio da capital. A filha dele, de três anos, também está internada. A condição dela é considerada grave. Chuva deixa mais de 200 famílias desalojadas em Minas Gerais- 31/12/2009 O excesso de chuva registrado na madrugada desta quinta-feira em Raposos, região metropolitana de Belo Horizonte, deixou 126 famílias desalojadas na cidade. Segundo a Defesa Civil do município, a água do rio das Velhas invadiu as casas e obrigou os moradores a abandona-las. Em todo território mineiro, 240 famílias estão desalojadas pelas chuvas. O nível do rio subiu cerca de 5 m acima do normal durante a madrugada. "Outras dez famílias foram retiradas de suas residências porque há o risco de desabamento de encostas. (Fonte: De olho no tempo, com informações Terra) Dezembro termina com mais de 500 mm de chuva em Belo Horizonte (MG)31/12/2009 A chuva na capital e região metropolitana de Minas Gerais entre 1º e 30 de dezembro ultrapassou a média histórica, afirma a meteorologista Adma Raia, do instituto PUC Minas/Tempo Clima. A média é de 319,4 milimetros, mas já chegou aos 500 milímetros neste mês. A Região do Barreiro apresentou o maior volume de chuvas neste período e alcançou a marca de 600 milímetros.(fonte: De olho no tempo, com informações Correio Braziliense

16 Chuva deixa mais de pessoas fora de casa em Duque de Caxias (RJ)-31/12/2009 Chuvas superiores a 50 mm Mais de pessoas estão fora de suas casas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por causa da chuva. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, tenente-coronel Ronaldo Reis, o número de desabrigados chega a 641, enquanto o de desalojados fica em aproximadamente O número de moradores em Caxias passa de 872 mil pessoas, segundo estimativa da população do IBGE de Ao todo, 19 pessoas morreram pela chuva no estado. Segundo a Defesa Civil do município, os rios Saracuruna, Sarapuí e Capivari transbordaram e deixaram 192 pessoas desabrigadas. (Fonte: De olho no tempo, com informações G1) Desde 1988 não chovia tanto em Campinas (SP) O ano de 2009 encerra com um recorde na cidade de Campinas-SP. O volume de chuvas registrado no município nos 12 últimos é o maior dos últimos 21 anos, de acordo com a Defesa Civil. Dezembro também termina como o mês mais chuvoso desde Até a tarde deste último dia do ano, dezembro registrou 344 mm de chuvas.. A média do período é de 204 mm.. "Nos últimos 100 anos, a temperatura na região de Campinas subiu em média 2,5 graus", disse Silveira.. (Fonte: De olho no tempo, com informações Terra) Chuva em Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti (RJ) 31/12/2009 A Baixada está com sérios problemas de alagamentos, em alguns lugares em níveis piores do que a última enchente. Os municípios de Belford Roxo e São João de Meriti estão com acessos prejudicados. A chuva forte que atinge o Rio desde a manhã de quarta-feira coincidiu com a maré enchente e os bairros ficaram com águas represadas. A rodovia Rio-Santos tem vários pontos com deslizamento de barreiras. Já na Rio-Petrópolis foi registrado um deslizamento de terra na chegada em Petrópolis, na Região Serrana..(Fonte: O Dia Online)

17 Rio transborda mais uma vez em Jaú (SP) No final da noite de anteontem, sete bairros de Jaú (47 quilômetros de Bauru) sofreram com as fortes chuvas que atingiram a cidade e região.. O rio Jaú acabou não suportando o volume de água e transbordou. Dois Córregos e Mineiros do Tietê e transbordou, inundando 67 residências e deixando diversas famílias desalojadas. Por volta das 16h de ontem, uma chuva com intensidade moderada atingiu a cidade por cerca de quarenta minutos., cerca de 45 pessoas estão desalojadas. Em Reginópolis (70 quilômetros de Bauru), a chuva forte e contínua provocou alagamentos no bairro Marajá. (Fonte: De olho no tempo, com informações Jornal da Cidade de Bauru) Chuva forte inunda rodovia em Araçatuba (SP)30/12/2009 (Foto: Paulo Gonçalves) A chuva forte que caiu na noite de ontem (29) e durante todo o dia de hoje (30) em Araçatuba resultou em vários problemas. Um deles ocorreu na rodovia Marechal Rondon, próximo ao trevo da avenida Brasília. O ribeirão Baguaçu, que passa por debaixo da pista, acabou transbordando e inundando totalmente o sentindo Araçatuba-Birigui da rodovia.(fonte: De olho no tempo, com informações Folha da Região) Mau tempo mata 10 pessoas no Rio de Janeiro-31/12/2009 Pelo menos dez pessoas morreram em deslizamentos de terra causados pelo grande volume de chuva que cai sob o estado do Rio de Janeiro desde a tarde desta quarta-feira. Em Piabetá, no município de Magé, morreu 6 pessoas morreram soterrada e 6 feridas. 1 pessoa morreu afogado após cair em um bueiro. No Morro do Sapê, em Vaz Lobo, Zona Norte do Rio, três pessoas morreram no deslizamento de uma encosta na madrugada desta quinta-feira.. Também na manhã de quinta-feira, uma pedra deslizou na entrada do Túnel Noel Rosa que, neste momento, está interditado em meia pista no sentido Vila Isabel.(Fonte: Extra Online)

18 Rio volta a subir e famílias continuam em situação de risco em Canoas (RS) 01/12/2009 Na madrugada dessa terça-feira, o nível da água na Prainha de Paquetá, em Canoas, voltou a subir. o Rio do Sinos está 3m30cm acima do nível do mar, 2m30cm acima do nível normal. Na Prainha são 300 pessoas, que totalizam 59 famílias, em situação de risco há mais de 17 dias. Mais de 80 jovens e crianças estão sem ir às aulas..(fonte: De olho no tempo, com informações Diário de Canoas) Enchente castiga São Borja (RS) 01/12/2009 Com a residência alagada pelas águas do rio Uruguai, na manhã de sexta-feira (27/11). O excesso de chuva registrado nas últimas semanas na fronteira do Estado com a Argentina elevou em 11 metros o nível do rio e inundou os lares de dezenas de famílias. A situação pelo menos ocorreu três vezes somente em Nos últimos 15 dias, o oeste gaúcho é apontado pelo satélite da NASA como a área em que mais choveu no mundo. Fonte: terra REGIÃO SUL Vendaval causa danos em Santo Ângelo e Entre-Ijuís (RS)2/12/09 A chuva forte com vento do início da tarde de hoje provocou destelhamentos e queda de árvores em Santo Ângelo e Entre-Ijuís, nas Missões. (Fotos: Everton Dalenogare Onda de frio provoca ressaca e ondas alagam parte de Porto Alegre (RS)-04/12/2009 Por algumas horas, Porto Alegre ganhou uma praia com ondas nesta quinta-feira. As mudanças na direção e intensidade do vento, ocasionadas pela entrada de uma massa de ar frio no estado, fizeram as águas do Rio Guaíba avançarem sobre a orla. As águas chegaram à calçada, tomando conta da faixa de areia. Fonte : Zero Hora

19 19 / 12 / 2009 Nuvem-funil é flagrada no Paraná A imagem de uma nuvem-funil foi registrada por uma mulher que viajava pela BR-277, em Ponta Grossa (PR). O flagrante foi feito próximo ao Parque Estadual de Vila Velha e divulgado nesta sexta-feira (18). O (Inmet) não registrou ventos fortes na região de Ponta Grossa. A rajada mais forte registrada no município nesta sexta-feira (18) foi 32,7 quilômetros por hora. Na quinta-feira, o Inmet registrou ventos de 29,5 quilômetros por hora. (Fonte: G1) Vendaval causa estragos em Venâncio Aires (RS) 20/12/2009 O calor de mais de 35 graus registrado em Santa Cruz do Sul no meio da tarde de hoje resultou em chuva na cidade vizinha de Venâncio Aires.. No interior de Venâncio a chuva acompanhada de fortes rajadas de vento deixaram o trânsito lento na RSC 287 (Tabaí-Santa Maria) por volta das 16 horas..(fonte: De olho no tempo, com informações GAZ) Chuva, vento e granizo causam danos na Região Metropolitana de Curitiba-22/12/2009 A chuva atingiu Curitiba e Região Metropolitana no início da tarde desta terça-feira (22). Por volta das 15h, houve falta de luz, alagamentos e quedas de árvores em vários bairros. De acordo com a Copel, cerca de 52 mil residência em dez bairros de Curitiba e cinco municípios da região chegaram a ter a energia elétrica desligada por alguns minutos. Foram atingidos os bairros Bom Retiro, Boqueirão, Capão Raso, Guaíra, Lindoia, Mercês, Parolin, Pinheirinho, São Francisco e Uberaba, além dos municípios de Araucária, São José dos Pinhais, Adianópolis, Bocaiúva, Pinhais e Quatro Barras. Segundo o Simepar, foram 25 milímetros de água em menos de uma hora de chuva. (Fonte: De olho no tempo, com informações Bem Paraná) 23 / 12 / 2009 Temporal atinge Curitiba/PR Na tarde desta terça-feira (22), nuvens carregadas se formaram e o céu escureceu e a chuva veio forte, com muitos ventos e raios Depois de uma manhã de muito calor, a temperatura caiu quase dez graus, de 28ºC para 19ºC. (Fonte: G1) Chuva causa alagamentos em Porto Alegre, Guaíba e Camaquã (RS) 24/12/2009 A chuva desta quinta-feira causou alagamentos em Porto Alegre, Guaíba e Camaquã.. Várias ruas da cidade ficaram cobertas por até 30 centímetros de água. Os bairros mais atingidos são Vila Nova, Hípico e Cônego Walter. Há pessoas ilhadas. Os bairros mais afetados são Engenho, Cohab, Santa Rita e Ipê. Fonte Zero hora

20 REGIÕES DO VALE DO PARAÍBA E DA SERRA DO MAR-SP Fortes chuvas provocam alagamentos em bairros de Cubatão (SP) 01/12/2009 Cubatão na manhã desta terça-feira, dia 1º, ocorreu fortes chuvas que atingiram a cidade.em Cubatão existem quatro postos pluviométricos, que medem a intensidade e volume das chuvas. Nos vários postos o acumulado em 24 horas apontou 40 a 60 milímetros, e o acumulado nas últimas 84 horas, variou entre 30 a 50 milímetros. Na área Central, da Comdec, apontou 61.4 milímetros nas últimas 24 horas e 81.4 milímetros nas últimas 84 horas. Ocorrências O representante do Comdec informa ainda que, desde janeiro até 1º de dezembro, a Comdec registrou: 106 ocorrências de deslizamentos: Grotão da Cachoeira (51); Cota 200 (20); Cota 95 (20); Cota 400 (1); Pilões (6); Mantiqueira (1); Morro do Gonzaga (4), Sítio dos Queirozes (2), e Água Fria (1). (Fonte: informações Prefeitura Municipal de Cubatão) Vendaval causa estragos em Resende (RJ)- 02/12/2009 Em pouco mais de 40 minutos de chuva e um vendaval ocorreu nos bairros do Grande Manejo: Manejo, Jardim Brasília, Parque Ipiranga e Jardim Jalisco. O vendaval danificou outdoors e arrancou telhas e placa de lojas, casas, postos de gasolina e instituições de ensino. As rajadas atingiram a velocidade de 80 km/h, segundo a (Comdec). As telhas da sala de informática e a biblioteca foram arremessadas contra as paredes do colégio. Além dos telhados perdemos a antena parabólica e algumas luminárias, arrancadas pelo vento. Não houve registro de feridos ou desabrigados.(fonte: Jornal A Voz da Cidade)

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2011. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01 Cavado entre 850 e 500 Vale do Itajaí e

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2011. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01 Cavado entre 850 e 500 Vale do Itajaí e CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2011 FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01 Cavado entre 850 e 500 Vale do Itajaí e hpa, difluência em 250 leste do PR hpa e termodinâmica Chuva

Leia mais

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2009. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01/02/03 Cavado, umidade elevada SP

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2009. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01/02/03 Cavado, umidade elevada SP CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2009 FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte 01/02/03 Cavado, umidade elevada SP No dia 01/12 choveu forte na capital paulista e na baixada santista,

Leia mais

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE MARÇO DE 2006:

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE MARÇO DE 2006: CAS DO MÊS DE MARÇO DE 2006: FENÔMENO DATA CAUSA ÁREA AFETADA IMPACTO TEMPORAL 01 Calor e umidade. Capital paulista A forte chuva que atingiu a cidade durante a tarde deixou 11 (onze) pontos de alagamento

Leia mais

Elaboração de um Banco de Dados para Eventos Severos

Elaboração de um Banco de Dados para Eventos Severos Elaboração de um Banco de Dados para Eventos Severos G. J. Pellegrina 1, M. A. Oliveira 1 e A. S. Peixoto 2 1 Instituto de Pesquisas Meteorológicas (UNESP), Bauru S.P., Brasil 2 Departamento de Engenharia

Leia mais

Interior de SP. Mailing Jornais

Interior de SP. Mailing Jornais São Paulo AGORA SÃO PAULO BRASIL ECONÔMICO D.C.I. DESTAK (SP) DIÁRIO DO COMMERCIO (SP) DIÁRIO DE SÃO PAULO DIÁRIO DO GRANDE ABC EMPREGO JÁ (SP) EMPREGOS & CONCURSOS (SP) EMPRESAS & NEGÓCIOS (SP) FOLHA

Leia mais

Secretaria de Estado da Defesa Civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil HISTÓRICO DOS DESASTRES EM SANTA CATARINA E AÇÕES DA SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL Aldo Baptista Neto Major Bombeiro Militar Diretor de Resposta a Desastres Histórico dos Desastres no Estado 1974

Leia mais

CASOS SIGNIFICATIVOS DE NOVEMBRO DE 2007. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Vendaval e acumulado significativo de chuva

CASOS SIGNIFICATIVOS DE NOVEMBRO DE 2007. FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Vendaval e acumulado significativo de chuva FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Vendaval e acumulado significativo de chuva 01 Difluência dos ventos em altitude. Massa de ar úmida e instável. Aproximação de uma frente fria no RS CASOS SIGNIFICATIVOS

Leia mais

Características Climáticas da Primavera

Características Climáticas da Primavera Previsão Climática para a Primavera/2013 Data da Previsão: 16/09/2013 Duração da Primavera: 22/09/2013(17h44min) a 21/12/2013 (14h11min*) *Não acompanha o horário de verão Características Climáticas da

Leia mais

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL Agosto-Setembro-Outubro de 2003. Prognóstico Trimestral (Agosto-Setembro-Outubro de 2003).

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL Agosto-Setembro-Outubro de 2003. Prognóstico Trimestral (Agosto-Setembro-Outubro de 2003). 1 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Endereço: Eixo Monumental VIA S1 Telefone: + 55 61 344.3333/ Fax:+ 55 61 344.0700 BRASÍLIA / DF - CEP:

Leia mais

50 cidades com as melhores opções para aberturas de franquias

50 cidades com as melhores opções para aberturas de franquias 50 cidades com as melhores opções para aberturas de franquias Pesquisa realizada pela Rizzo Franchise e divulgada pela revista Exame listou as 50 cidades com as melhores oportunidades para abertura de

Leia mais

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO. (Fevereiro, Março e Abril de 2002).

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO. (Fevereiro, Março e Abril de 2002). 1 PROGNÓSTICO CLIMÁTICO (Fevereiro, Março e Abril de 2002). O Instituto Nacional de Meteorologia, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com base nas informações de análise e prognósticos

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia 1 PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2003 TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro. A primavera começa neste ano às 07:47h do dia 23 de setembro e vai até 05:04h (horário de Verão) de Brasília, do dia

Leia mais

PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001. TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro.

PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001. TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro. 1 PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001 TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro. A Primavera começa este ano às 22h04min (hora de Brasília), no dia 22 de setembro e termina às 17h20min (horário de

Leia mais

UF MUNICÍPIO TIPO TELEFONE 1 TELEFONE 2 E-MAIL INSTITUCIONAL 1

UF MUNICÍPIO TIPO TELEFONE 1 TELEFONE 2 E-MAIL INSTITUCIONAL 1 AC Rio Branco Cerest Estadual (68) 3223-4266 cerest.saude@ac.gov.br AL Maceió Cerest Estadual (82) 3315-2759 (82) 3315-3920 cerest@saude.al.gov.br AL Maceió Cerest Regional (82) 3315-5260 cerest@sms.maceio.al.gov.br

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

JANEIRO 2010. Ventania Granizo. Desmoronamento. Enchentes

JANEIRO 2010. Ventania Granizo. Desmoronamento. Enchentes JANEIRO 2010 Ventania Granizo Desmoronamento Enchentes Deslizamento Alagamentos Rio Machado atinge cota de alerta e preocupa em Ji-Paraná (RO)14/01/2010 Desde as nascentes na região de Vilhena, os rios

Leia mais

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003).

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003). 1 PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003). O prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento,

Leia mais

Ranking Município P2i - Lead Alto Padrão Médio Padrão Baixo Padrão

Ranking Município P2i - Lead Alto Padrão Médio Padrão Baixo Padrão 1 São Bernardo do Campo -SP 0,8200 Ótimo Ótimo Ótimo 2 Campo Grande -MS 0,7670 Ótimo Ótimo Ótimo 3 Santo André -SP 0,7670 Ótimo Ótimo Ótimo 4 Osasco -SP 0,7460 Ótimo Ótimo Ótimo 5 Natal -RN 0,7390 Ótimo

Leia mais

CICLONE EXTRATROPICAL MAIS INTENSO DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS PROVOCA ESTRAGOS NO RIO GRANDE DO SUL E NO URUGUAI

CICLONE EXTRATROPICAL MAIS INTENSO DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS PROVOCA ESTRAGOS NO RIO GRANDE DO SUL E NO URUGUAI CICLONE EXTRATROPICAL MAIS INTENSO DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS PROVOCA ESTRAGOS NO RIO GRANDE DO SUL E NO URUGUAI Entre os dias 22 e 23 de outubro de 2012 o processo de formação de um ciclone extratropical

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA O CARGO DE TÉCNICO BANCÁRIO NOVO CARREIRA ADMINISTRATIVA

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA O CARGO DE TÉCNICO BANCÁRIO NOVO CARREIRA ADMINISTRATIVA Técnico Bancário Novo AC Cruzeiro do Sul 1618 CR* Técnico Bancário Novo AC Rio Branco 6648 CR * Técnico Bancário Novo AC Sena Madureira 1065 CR* Técnico Bancário Novo AL Maceió 22524 CR * Técnico Bancário

Leia mais

MOBILIDADE MÉDIAS CIDADES

MOBILIDADE MÉDIAS CIDADES MOBILIDADE MÉDIAS CIDADES Objetivo Fomentar ações estruturantes para o sistema de transporte coletivo urbano por meio de qualificação e ampliação da infraestrutura de mobilidade urbana Quem pode pleitear?

Leia mais

Classificações climáticas

Classificações climáticas Classificações climáticas Glauber Lopes Mariano Departamento de Meteorologia Universidade Federal de Pelotas E-mail: glauber.mariano@ufpel.edu.br glaubermariano@gmail.com O clima do Brasil pode ser classificado

Leia mais

Centro de Ensino Superior do Amapá CEAP. Curso de Arquitetura e Urbanismo. Disciplina: Estudos Ambientais Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares

Centro de Ensino Superior do Amapá CEAP. Curso de Arquitetura e Urbanismo. Disciplina: Estudos Ambientais Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares 1 Centro de Ensino Superior do Amapá CEAP Curso de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Estudos Ambientais Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 - As fortes chuvas da

Leia mais

vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade

vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade Fatores Climáticos: vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade correntes marítimas disposição do relevo. CORRENTES MARÍTIMAS Radiação Solar TIPOS DE CHUVAS 1- Massa de Ar Equatorial Amazônica:

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL MASSAS DE AR

CLIMAS DO BRASIL MASSAS DE AR CLIMAS DO BRASIL São determinados pelo movimento das massas de ar que atuam no nosso território. É do encontro dessas massas de ar que vai se formando toda a climatologia brasileira. Por possuir 92% do

Leia mais

Governo do Estado de Santa Catarina Grupo Reação SANTA CATARINA. O maior desastre de sua história

Governo do Estado de Santa Catarina Grupo Reação SANTA CATARINA. O maior desastre de sua história SANTA CATARINA O maior desastre de sua história As adversidades climáticas têm afetado significativamente o Estado de Santa Catarina ao longo de sua história. Essas adversidades, que podem ocasionar desastres

Leia mais

20/12/2013 Rompimento de bueiros e da pista com excesso de águas

20/12/2013 Rompimento de bueiros e da pista com excesso de águas 1 Situação das rodovias Chuvas 2013/2014 Atualização: 27/06/2014 17h BA BR-235 Perímetro urbano da cidade de Uaua Km 230 20/12/2013 Rompimento de bueiros e da pista com excesso de águas Equipe no local

Leia mais

Análise sinótica associada a ocorrência de chuvas anômalas no Estado de SC durante o inverno de 2011

Análise sinótica associada a ocorrência de chuvas anômalas no Estado de SC durante o inverno de 2011 Análise sinótica associada a ocorrência de chuvas anômalas no Estado de SC durante o inverno de 2011 1. Introdução O inverno de 2011 foi marcado por excessos de chuva na Região Sul do país que, por sua

Leia mais

INFORME SOBRE O VERÃO 2014-2015

INFORME SOBRE O VERÃO 2014-2015 INFORME SOBRE O VERÃO 2014-2015 1. INTRODUÇÃO A estação do verão inicia-se no dia 21 de dezembro de 2014 às 20h03 e vai até as 19h45 do dia 20 de março de 2015. No Paraná, historicamente, ela é bastante

Leia mais

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES PORTARIA Nº 109 DE 5 DE MARÇO DE 2013

MINISTÉRIO DAS CIDADES PORTARIA Nº 109 DE 5 DE MARÇO DE 2013 MINISTÉRIO DAS CIDADES PORTARIA Nº 109 DE 5 DE MARÇO DE 2013 Divulga resultado do processo de seleção do PAC 2 Mobilidade Médias Cidades, no âmbito do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade

Leia mais

Obras para construção do BRT Transbrasil planejamento de trânsito

Obras para construção do BRT Transbrasil planejamento de trânsito Quinta-Feira 14/05/15 27 17 Informações sobre o trânsito em tempo real no Twitter: www.twitter.com/operacoesrio Obras para construção do BRT Transbrasil planejamento de trânsito A Prefeitura do Rio por

Leia mais

Análise de um evento de chuva intensa no litoral entre o PR e nordeste de SC

Análise de um evento de chuva intensa no litoral entre o PR e nordeste de SC Análise de um evento de chuva intensa no litoral entre o PR e nordeste de SC Entre o dia 11 de março de 2011 e a manhã do dia 13 de março de 2011 ocorreram chuvas bastante intensas em parte dos Estados

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE SAÚDE E SERVIÇOS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE SAÚDE E SERVIÇOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE SAÚDE E SERVIÇOS CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA André Will Rossoni EL NIÑO E LA NIÑA OSCILAÇÃO

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 7 A - aula 21 FRNTE 8 A - aula 22. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 7 A - aula 21 FRNTE 8 A - aula 22. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 7 A - aula 21 FRNTE 8 A - aula 22 Profº André Tomasini Clima Fatores de influência do Clima Latitude; Altitude; Continentalidade / Maritimidade; Correntes Marinhas; Massas de

Leia mais

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Grande extensão territorial Diversidade no clima das regiões Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Motivação! Massas de Ar Grandes

Leia mais

RELAÇÃO DOS JORNAIS CADASTRADOS

RELAÇÃO DOS JORNAIS CADASTRADOS RELAÇÃO DOS JORNAIS CADASTRADOS REGIÃO SUL PARANÁ Atual Notícias São Mateus do Sul (PR) - atualnoticias@hotmail.com Correio Paranaense Curitiba (PR) - geral@jornalcorreioparanaense.com.br Diário de Piraquara

Leia mais

Relatório de Despesas Mensais com Publicidade 2011 Janeiro

Relatório de Despesas Mensais com Publicidade 2011 Janeiro Mídia Relatório de Despesas Mensais com Publicidade 2011 Janeiro TV R$ 7.539.818,25 de encartes R$ 571.021,04 RÁDIO R$ 0,00 kit para imprensa R$ 8.535,80 R$ 686.316,83 Vídeo de treinamento 3' R$ 39.645,00

Leia mais

FEVEREIRO 2010. Ventania Granizo. Desmoronamento. Enchentes

FEVEREIRO 2010. Ventania Granizo. Desmoronamento. Enchentes FEVEREIRO 2010 Ventania Granizo Desmoronamento Enchentes Deslizamento Alagamentos REGIÃO NORTE 16/02/2010-Rio Machado atinge 11,45 metros já afeta 10 mil em Ji-Paraná (RO) 16-02-2010-Já passa de 10 mil

Leia mais

INFOCLIMA. BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 11 15 de julho de 2004 Número 7

INFOCLIMA. BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 11 15 de julho de 2004 Número 7 INFOCLIMA BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 11 15 de julho de 2004 Número 7 Previsão de Consenso 1 INMET e CPTEC/INPE PREVISÃO DE NORMALIDADE DAS CHUVAS E DAS TEMPERATURAS NA MAIOR PARTE DO PAÍS Sumário

Leia mais

Unidade I: SEPN 515 - Bloco B - Ed. Ômega CEP: 70770-502 - Brasília - DF Telefone: (61) 3448-1000

Unidade I: SEPN 515 - Bloco B - Ed. Ômega CEP: 70770-502 - Brasília - DF Telefone: (61) 3448-1000 5. órgãos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Unidade I: SEPN 515 - Bloco B - Ed. Ômega CEP: 70770-502 - Brasília - DF Telefone: (61) 3448-1000

Leia mais

Esquema especial para ensaios técnicos na Sapucaí

Esquema especial para ensaios técnicos na Sapucaí Quarta-feira 34 19 Informações sobre o trânsito em tempo real no Twitter: www.twitter.com/operacoesrio Esquema especial para ensaios técnicos na Sapucaí Os ensaios técnicos das escolas de samba deixam

Leia mais

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 Queimadas: o que

Leia mais

Enchentes em Santa Catarina - setembro/2013

Enchentes em Santa Catarina - setembro/2013 Enchentes em Santa Catarina - setembro/2013 O início da primavera de 2013 foi marcado por um período de chuvas intensas no estado de Santa Catarina, atingindo 82 municípios e afetando mais de 24 mil pessoas.

Leia mais

CONTROLE E GERENCIAMENTO DOS ESPAÇOS CONFINADOS NOS CANTEIROS DE OBRA ARMANDO CAMPOS

CONTROLE E GERENCIAMENTO DOS ESPAÇOS CONFINADOS NOS CANTEIROS DE OBRA ARMANDO CAMPOS CONTROLE E GERENCIAMENTO DOS ESPAÇOS CONFINADOS NOS CANTEIROS DE OBRA EU TENHO UM PRIMO QUE TRABALHA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. É TÃO SEGURO TRABALHAR NA CONSTRUÇÃO CIVIL, SENSO DE RESPONSABILIDADE NA CONSTRUÇÃO

Leia mais

MARÇO 2010. Ventania. Desmoronamento. Enchentes. Granizo. nuri.oyamburo@gmail.com

MARÇO 2010. Ventania. Desmoronamento. Enchentes. Granizo. nuri.oyamburo@gmail.com MARÇO 2010 Ventania nuri.oyamburo@gmail.com Granizo Desmoronamento Enchentes Deslizamento Alagamentos DESTAQUES A próxima estação, o OUTONO que começa às 14h32min do próximo sábado (20), é marcada pelo

Leia mais

PROGNÓSTICO DE VERÃO

PROGNÓSTICO DE VERÃO 1 PROGNÓSTICO DE VERÃO (Janeiro, Fevereiro e Março de 2002). O Verão terá início oficial às 17h21min (horário de verão) do dia 21 de dezembro de 2001 e estender-se-á até às 16h15min do dia 20 de março

Leia mais

Complete com as principais características de cada bioma: MATA ATLÂNTICA

Complete com as principais características de cada bioma: MATA ATLÂNTICA Atividade de Ciências 5º ano Nome: ATIVIDADES DE ESTUDO Complete com as principais características de cada bioma: MATA ATLÂNTICA FLORESTA AMAZÔNICA FLORESTA ARAUCÁRIA MANGUEZAL PANTANAL CAATINGA CERRADO

Leia mais

ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PADRÃO DE CHUVAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PADRÃO DE CHUVAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2013, v. 17, n. 17, p. 168 172 ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PADRÃO DE CHUVAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS OLIVEIRA, Rafael

Leia mais

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA O comportamento climático é determinado por processos de troca de energia e umidade que podem afetar o clima local, regional

Leia mais

Último ano avaliado no Enade. UF Sede. Categoria Administrativa IES. Município Sede. IGC Faixa

Último ano avaliado no Enade. UF Sede. Categoria Administrativa IES. Município Sede. IGC Faixa Último ano avaliado no Enade IES UF Sede Município Sede Categoria Administrativa 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO MT Cuiabá Pública 4 2011 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DF Brasília Pública 4 2011 UNIVERSIDADE

Leia mais

Lista de Unidades. Yara Brasil

Lista de Unidades. Yara Brasil Yara Brasil Our date 2016-04-13 1 / 6 Lista de Unidades Unidade Alfenas Cidade: Alfenas (MG) Sigla: UM-ALF Endereço: Rodovia Alfenas Areado BR-491, s/nº KM 176 SALA A, Bairro Fazenda Nossa Sra Aparecida

Leia mais

Águas do Planeta. Nascente Curso Superior Margem Direita Meandro Curso Médio Margem Esquerda Afluente Curso Inferior Foz Em Delta Foz Em Estuário

Águas do Planeta. Nascente Curso Superior Margem Direita Meandro Curso Médio Margem Esquerda Afluente Curso Inferior Foz Em Delta Foz Em Estuário PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Águas do Planeta

Leia mais

GEOGRAFIA. Professora Bianca

GEOGRAFIA. Professora Bianca GEOGRAFIA Professora Bianca TERRA E LUA MOVIMENTO DA LUA MOVIMENTOS DA TERRA TEMPO E CLIMA Tempo é o estado da atmosfera de um lugar num determinado momento. Ele muda constantemente. Clima é o conjunto

Leia mais

Relatório de Despesas Mensais com Publicidade 2011 Janeiro

Relatório de Despesas Mensais com Publicidade 2011 Janeiro Relatório de Despesas Mensais com Publicidade 2011 Janeiro TV R$ 7.539.818,25 de encartes R$ 571.021,04 RÁDIO R$ 0,00 kit para imprensa R$ 8.535,80 R$ 686.316,83 Vídeo de treinamento 3' R$ 39.645,00 REVISTA

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS Título do Podcast Área Segmento Duração Massas de Ar no Brasil Ciências Humanas Ensino Fundamental; Ensino Médio 5min33seg Habilidades: H.7 (Ensino Fundamental)

Leia mais

Seleção Territorial Enfrentamento a Violência contra Juventude Negra Classificação 2010

Seleção Territorial Enfrentamento a Violência contra Juventude Negra Classificação 2010 Posição Nome do Município Estado Região RM, RIDE ou Aglomeração Urbana 1 Salvador BA Nordeste RM Salvador 2 Maceió AL Nordeste RM Maceió 3 Rio de Janeiro RJ Sudeste RM Rio de Janeiro 4 Manaus AM Norte

Leia mais

OS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS EM 2012

OS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS EM 2012 OS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS EM 2012 (Estudo Técnico nº 175) François E. J. de Bremaeker Salvador, julho de 2012 2 OS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS EM 2012 François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Associação

Leia mais

Desenvolvimento regional

Desenvolvimento regional Desenvolvimento regional Água e terra irrigada para o Nordeste No Nordeste, onde a seca representa o grande obstáculo para o desenvolvimento, o Governo Federal está realizando o maior programa de construção

Leia mais

www.serrano.neves.nom.br

www.serrano.neves.nom.br SERRANO NEVES Diretor Institucional HUMBERTO R. MOREIRA Superintendente Administrativo CYLENE DANTAS DA GAMA Gestora Operacional Educação Sócio-ambiental no entorno no Lago da UHE SERRA DA MESA - Reg.

Leia mais

Positivas Neutras e Negativas em Novembro 2009

Positivas Neutras e Negativas em Novembro 2009 AVALIAÇÃO DAS NOTÍCIAS PUBLICADAS NA MÍDIA CITANDO SEBRAE Positivas Neutras e Negativas em Novembro 2009 Nº de Notícias Cm2 Páginas Valor Publicitário (R$) Leitores Potenciais Positivas 406 109.581,26

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS INSTITUTO AGRONÔMICO IAC

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS INSTITUTO AGRONÔMICO IAC GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS INSTITUTO AGRONÔMICO IAC CENTRO DE MONITORAMENTO E MITIGAÇÃO DE SECA E ADVERSIDADES

Leia mais

CONTRATOS TV POR ASSINATURA

CONTRATOS TV POR ASSINATURA CONTRATOS TV POR ASSINATURA CIDADE LOCAL DE Nº DE DATA DE AMERICANA SP Oficial de Registro de Títulos e Documentos de Americana - SP 233339 28/12/2007 ANAPOLIS GO 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos

Leia mais

Clima e Formação Vegetal. O clima e seus fatores interferentes

Clima e Formação Vegetal. O clima e seus fatores interferentes Clima e Formação Vegetal O clima e seus fatores interferentes O aquecimento desigual da Terra A Circulação atmosférica global (transferência de calor, por ventos, entre as diferentes zonas térmicas do

Leia mais

Tsunamis INTERNATIONAL CENTRE FOR COASTAL ECOHYDROLOGY. Oficina da Prevenção das Catástrofes Naturais Departamento Educacional do ICCE

Tsunamis INTERNATIONAL CENTRE FOR COASTAL ECOHYDROLOGY. Oficina da Prevenção das Catástrofes Naturais Departamento Educacional do ICCE Tsunamis Um tsunami caracteriza-se por uma série de ondas destruidoras e poderosas. Ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, tais como um sismo, atividade vulcânica,

Leia mais

Acumulados significativos de chuva provocam deslizamentos e prejuízos em cidades da faixa litorânea entre SP e RJ no dia 24 de abril de 2014.

Acumulados significativos de chuva provocam deslizamentos e prejuízos em cidades da faixa litorânea entre SP e RJ no dia 24 de abril de 2014. Acumulados significativos de chuva provocam deslizamentos e prejuízos em cidades da faixa litorânea entre SP e RJ no dia 24 de abril de 2014. Ao longo de toda a quinta-quinta (24/04) a intensa convergência

Leia mais

Atividade Pedagógica de Português Segunda-feira 29/04/2013. Atividade Pedagógica de Ciências Terça-feira 30/04/2013

Atividade Pedagógica de Português Segunda-feira 29/04/2013. Atividade Pedagógica de Ciências Terça-feira 30/04/2013 4º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4a) Roteiro Semanal de Atividades de Casa (29 de Abril a 03 de Maio 2013) Dia 29/04/2013-2ª Feira Atividade Pedagógica de Português Dia 30/04/2013-3ª Feira Atividade

Leia mais

DEFESA CIVIL de MATO GROSSO: 37 ANOS DE HISTORIA

DEFESA CIVIL de MATO GROSSO: 37 ANOS DE HISTORIA ANO 2010 18 FEVEREIRO 1 A DEFESA CIVIL A Defesa Civil pode ser compreendida, como o conjunto de ações de prevenção e de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres,

Leia mais

BLOCO DO BAFÔMETRO NAS RODOVIAS

BLOCO DO BAFÔMETRO NAS RODOVIAS BLOCO DO BAFÔMETRO NAS RODOVIAS Brasília, 07 de fevereiro - A Polícia Rodoviária Federal vai intensificar ainda mais a fiscalização de embriaguez ao volante durante a operação Carnaval, que começa à zero

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 30 O CLIMA NO BRASIL

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 30 O CLIMA NO BRASIL GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 30 O CLIMA NO BRASIL Como pode cair no enem (PUC Adaptado) ºC 30 20 10 0 mm 500 350 250 150 1811 mm anuais 50 0 Baseado no climograma e nas afirmativas a seguir, responda a

Leia mais

ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL REI (MG)

ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL REI (MG) ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL REI (MG) Alan Cássio Campos 1 Julio Cezar Costa 1 Gabriel Pereira 1 E-mail: allancassiio@hotmail.com; juliocezar188@hotmail.com pereira@ufsj.edu.br

Leia mais

Impactos associados a fenômenos de Tempo e Clima no Brasil

Impactos associados a fenômenos de Tempo e Clima no Brasil Impactos associados a fenômenos de Tempo e Clima no Brasil FEVEREIRO 2011 nuri.oyamburo@gmail.com Fenômenos Meteorológicos no Brasil FEVEREIRO de 2011 06/02/2011 13/02/2011 15/02/2011 Data dos sistemas

Leia mais

Previsão de Consenso 1 CPTEC/INPE e INMET

Previsão de Consenso 1 CPTEC/INPE e INMET I N F O C L I M A BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 11 14 de fevereiro de 2004 Número 2 Divisão de Operações Chefia: Dr. Marcelo Seluchi Editor: Dr. Marcelo Seluchi Elaboração: Operação Meteorológica

Leia mais

INMET/CPTEC-INPE INFOCLIMA, Ano 13, Número 07 INFOCLIMA. BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 13 13 de julho de 2006 Número 07

INMET/CPTEC-INPE INFOCLIMA, Ano 13, Número 07 INFOCLIMA. BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 13 13 de julho de 2006 Número 07 INFOCLIMA BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS Ano 13 13 de julho de 2006 Número 07 PERMANECE A TENDÊNCIA DE CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA NA REGIÃO SUL SUMÁRIO EXECUTIVO A primeira semana da estação de inverno,

Leia mais

5º ENCONTRO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MUNICÍPIOS SELECIONADOS DO PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA

5º ENCONTRO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MUNICÍPIOS SELECIONADOS DO PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA 5º ENCONTRO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MUNICÍPIOS SELECIONADOS DO PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA UF TERRITÓRIO MUNICÍPIO AL Da Bacia Leiteira Belo Monte AL Da Bacia Leiteira Olho d`água das Flores

Leia mais

DANOS OCASIONADOS POR DESASTRES NATURAIS NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PR ENTRE 1991 E 2014

DANOS OCASIONADOS POR DESASTRES NATURAIS NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PR ENTRE 1991 E 2014 DANOS OCASIONADOS POR DESASTRES NATURAIS NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PR ENTRE 1991 E 2014 Deivana Eloisa Ferreira de ALMEIDA Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO, Guarapuava-PR Leandro Redin

Leia mais

ABSTRACT. Palavras-chave: Aviso Meteorologia Especial, INMET, São Paulo. 1 - INTRODUÇÃO

ABSTRACT. Palavras-chave: Aviso Meteorologia Especial, INMET, São Paulo. 1 - INTRODUÇÃO Avisos Meteorológicos Especiais: Um Estudo de Caso para a Cidade de São Paulo-SP Josefa Morgana Viturino de Almeida¹; Wagner de Aragão Bezerra². 1, 2 Meteorologista, Instituto Nacional de Meteorologia

Leia mais

Workshop de Lançamento Local : INPE - São José dos Campos SP Dia : 18 de julho 8:30 horas Auditório Fernando de Mendonça - LIT

Workshop de Lançamento Local : INPE - São José dos Campos SP Dia : 18 de julho 8:30 horas Auditório Fernando de Mendonça - LIT Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos para a região Sul do Brasil e MERCOSUL GEODESASTRES-SULSUL Tania Maria Sausen Workshop de Lançamento Local : INPE

Leia mais

Instituto Nacional do Seguro Social INSS Concurso Público para Analista do Seguro Social

Instituto Nacional do Seguro Social INSS Concurso Público para Analista do Seguro Social As inscrições para o concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social INSS estarão abertas no período de 12 de agosto a 13 de setembro. São 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social, sendo

Leia mais

OPERAÇÃO CARNAVAL 2011 BOLETIM FINAL

OPERAÇÃO CARNAVAL 2011 BOLETIM FINAL 1 OPERAÇÃO CARNAVAL 211 BOLETIM FINAL Referência: De 4/3/211 - h a 9/3/211-23h59. 4/3 5/3 6/3 7/3 8/3 9/3 15 ACIDENTES 62 1 962 146 5 611 41 534 62 ACUMULADO 4.165 ( + 28,7%) FERIDOS 289 6 4 2 394 555

Leia mais

Redes participantes do Cataforte Logística Solidária

Redes participantes do Cataforte Logística Solidária Redes participantes do Cataforte Logística Solidária ALAGOAS Rede Recicla Alagoas Rede de Catadores e Catadoras Solidários de Alagoas Avenida Menino Marcelo, n. 6001 - Antares/Serraria Maceió (AL) Fone:

Leia mais

AS CHUVAS E AS SECAS INFLUENCIADAS PELO EL NIÑO E LA NIÑA NO SUL E NORDESTE BRASILEIRO

AS CHUVAS E AS SECAS INFLUENCIADAS PELO EL NIÑO E LA NIÑA NO SUL E NORDESTE BRASILEIRO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADEMICO DE SAÚDE E SERVIÇOS CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA ANA PAULA GOLÇALVES CARLA ROSA LOPES

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras Prof. Claudimar Fontinele BACIA HIDROGRÁFICA Bacia Hidrográfica é a área drenada por um rio principal

Leia mais

3. do Sul-Sudeste. Sudeste.

3. do Sul-Sudeste. Sudeste. A Hidrografia Brasileira HIDROGRAFIA O Brasil apresenta hidrografia bastante diversificada e rica. Para se ter uma idéia, a Bacia Amazônica, que é a maior do mundo, tem 7.050.000 km, enquanto a do Congo,

Leia mais

Experiências de APLs e outros Arranjos de Empresas no Estado do Rio de Janeiro: resultados alcançados e cenários futuros

Experiências de APLs e outros Arranjos de Empresas no Estado do Rio de Janeiro: resultados alcançados e cenários futuros Experiências de APLs e outros Arranjos de Empresas no Estado do Rio de Janeiro: resultados alcançados e cenários futuros > Lia Hasenclever (IE/UFRJ) 10º Encontro da ReINC 08 e 09 de novembro de 2007 Grupo

Leia mais

CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NO PERÍODO ENTRE 2013 E 2014

CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NO PERÍODO ENTRE 2013 E 2014 CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NO PERÍODO ENTRE 2013 E 2014 François E. J. de Bremaeker Rio de janeiro, setembro de 2014 CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NO PERÍODO ENTRE 2013 E 2014 François

Leia mais

REVISÃO UDESC GAIA GEOGRAFIA GEOGRAFIA FÍSICA PROF. GROTH

REVISÃO UDESC GAIA GEOGRAFIA GEOGRAFIA FÍSICA PROF. GROTH REVISÃO UDESC GAIA GEOGRAFIA GEOGRAFIA FÍSICA PROF. GROTH 01. (UDESC_2011_2) Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem no Brasil oito Bacias Hidrográficas. Assinale a alternativa

Leia mais

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE ABRIL DE 2007

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE ABRIL DE 2007 FENÔMENO DATA CAUSA ÁREA AFETADA IMPACTO Chuva forte 01 e 02 Calor, umidade e ventos em altitude. Chuva Forte 02 e 03 ZCIT, calor, unidade, ventos em altitude, áreas de baixa pressão. 02 e 03 ZCIT, calor,

Leia mais

NOTA TÉCNICA: CHUVAS SIGNIFICATIVAS EM JUNHO DE 2014 NA REGIÃO SUDESTE DA AMÉRICA DO SUL

NOTA TÉCNICA: CHUVAS SIGNIFICATIVAS EM JUNHO DE 2014 NA REGIÃO SUDESTE DA AMÉRICA DO SUL NOTA TÉCNICA: CHUVAS SIGNIFICATIVAS EM JUNHO DE 2014 NA REGIÃO SUDESTE DA AMÉRICA DO SUL No mês de junho de 2014 foram registradas precipitações significativas no sul do Brasil, centro e leste do Paraguai

Leia mais

Data: 07/11/2015 ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICIPIO DE MARIANA

Data: 07/11/2015 ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICIPIO DE MARIANA Data: 07/11/2015 ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICIPIO DE MARIANA 1. Histórico Na tarde de quinta-feira, dia 05/11/15, duas barragens se romperam no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central

Leia mais

Localizaçao brasileira, Divisao Politica e Regional e Aspectos Fisicos

Localizaçao brasileira, Divisao Politica e Regional e Aspectos Fisicos Localizaçao brasileira, Divisao Politica e Regional e Aspectos Fisicos LOCALIZAÇÃO BRASILEIRA O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 km². É o quinto

Leia mais

Página 1 de 8 IPI - Jurisdição - Regiões fiscais 18 de Maio de 2012 Em face da publicação da Portaria MF nº 203/2012 - DOU 1 de 17.05.2012, este procedimento foi atualizado (novas disposições - tópico

Leia mais

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica 1. De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem

Leia mais

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Professor: Josiane Vill Disciplina: Geografia Série: 1ª Ano Tema da aula: Dinâmica Climática e Formações Vegetais no Brasil Objetivo da aula: conhecer a diversidade

Leia mais

DDD DO MUNICÍPIO. Região UF Área Local SÃO PAULO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 12 SANTOS BAURU 14 SOROCABA RIBEIRÃO PRETO

DDD DO MUNICÍPIO. Região UF Área Local SÃO PAULO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 12 SANTOS BAURU 14 SOROCABA RIBEIRÃO PRETO Região UF Área Local DDD DO MUNICÍPIO SÃO PAULO 11 3 SP SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 12 SANTOS 13 BAURU 14 SOROCABA 15 RIBEIRÃO PRETO 16 RIBEIRÃO PRETO 16 SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 17 PRESIDENTE PRUDENTE 18 CAMPINAS

Leia mais

Inventar com a diferenca,

Inventar com a diferenca, Inventar com a diferenca, cinema e direitos humanos PATROCÍNIO APOIO REALIZAÇÃO Fundação Euclides da Cunha O que é Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos O projeto visa oferecer formação e

Leia mais

NOTA OFICIAL. 1 Realizaram a 2ª fase do IV Exame de Ordem 21.818 examinandos;

NOTA OFICIAL. 1 Realizaram a 2ª fase do IV Exame de Ordem 21.818 examinandos; NOTA OFICIAL A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado apresenta o resultado da apreciação dos recursos referente à segunda fase do IV Exame de Ordem Unificado, como se segue: 1 Realizaram a 2ª

Leia mais

1. Acompanhamento dos principais sistemas meteorológicos que atuaram. na América do Sul a norte do paralelo 40S no mês de julho de 2013

1. Acompanhamento dos principais sistemas meteorológicos que atuaram. na América do Sul a norte do paralelo 40S no mês de julho de 2013 1. Acompanhamento dos principais sistemas meteorológicos que atuaram na América do Sul a norte do paralelo 40S no mês de julho de 2013 O mês de julho foi caracterizado pela presença de sete sistemas frontais,

Leia mais

Instituto Trata Brasil divulga novo ranking do saneamento com avaliação dos serviços nas 81 maiores cidades do País

Instituto Trata Brasil divulga novo ranking do saneamento com avaliação dos serviços nas 81 maiores cidades do País Instituto Trata Brasil divulga novo ranking do saneamento com avaliação dos serviços nas 81 maiores cidades do País Estudo revela lentidão nos avanços do atendimento voltado à água e esgotos, além de mostrar

Leia mais