PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE DA ABH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE DA ABH"

Transcrição

1 PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE DA ABH SUMÁRIO 1. INSTRUÇÕES GERAIS INSTRUÇÕES MODALIDADE TIPIFICAÇÃO HLA Envio de Resultados Tipificação HLA Qualidade da Amostra Critérios de Avaliação e Desempenho da Modalidade Tipificação HLA... 5 a) Baixa e Média Resolução:... 5 b) Alta Resolução: INSTRUÇÕES MODALIDADES PROVA CRUZADA E PRA Envio de resultados modalidade Prova Cruzada Envio de resultados modalidade PRA Viabilidade celular Definição do Consenso para Modalidades Prova Cruzada e PRA Critérios de Avaliação Modalidades Prova Cruzada e PRA... 7 a) Para Screening e Prova Cruzada:... 7 b) Para Determinação de Especificidades: Analise de Desempenho Modalidades Prova Cruzada e PRA... 8

2 1. INSTRUÇÕES GERAIS AMOSTRAS DA 1 RODADA DO CQ ABH-2012 TIPIFICAÇÃO HLA PROVA CRUZADA PRA 5 amostras de sangue em anticoagulante EDTA (amostras 53, 54, 55, 56 e 57) 3 amostras de soro (soros 46, 47 e 48) e duas amostras de sangue em anticoagulante ACD (números 1 e 2 ou 3 e 4) 3 amostras de soro (soros 46, 47 e 48) a) Resultados: Todos os resultados do CQABH devem ser preenchidos on-line no site A Identificação (ID) do usuário ( ) e senha é obrigatória. Se você esqueceu sua senha, entre em contato com a Comissão de Controle de Qualidade no e- mail qualidade@abh.net.br, no prazo máximo de 72h antes do término do envio de resultados. Siga as instruções da tela do site na guia Envio de Resultados. O prazo máximo de envio dos resultados é dia 21 de maio de 2012, às 23h59min. A inclusão tardia dos resultados não será aceita. b) Comentários: Os comentários não serão considerados como parte dos resultados, e não serão utilizados na análise de desempenho. c) Correção de erros: Se for detectado erro depois dos resultados serem enviados, entre novamente com seu ID e senha e faça as modificações necessárias. Ressaltamos que ao finalizar o prazo de envio de resultados as correções não serão mais possíveis. d) Desempenho: Para avaliação de desempenho, serão consideradas todas as amostras enviadas no ano.

3 2. INSTRUÇÕES MODALIDADE TIPIFICAÇÃO HLA O Controle de Qualidade da ABH foi concebido para avaliar o desempenho dos Laboratórios na Tipificação HLA por qualquer método. O Programa consiste em dois (2) embarques anuais, cada um composto de cinco amostras de sangue total em anticoagulante ACD. Os Laboratórios participantes devem utilizar o(s) método(s) que usam em sua rotina. Os resultados devem ser relatados conforme os métodos utilizados para a realização do teste, isto é, métodos moleculares de baixa, média e alta resolução Envio de Resultados Tipificação HLA Para inserir os resultados, primeiro selecione a amostra e depois entre com os resultados. Na mesma página serão inseridos os resultados para todos os níveis de resolução. A entrada padrão para todos os campos é NT (não testado). Os resultados devem ser inseridos em ordem crescente de dígitos, conforme a lista que aparece no campo do resultado. Selecione a primeira coluna para optar por resultados de baixa resolução. Se aplicável, os equivalentes sorológicos de tipificação molecular devem ser selecionados nesta coluna. Selecione a segunda coluna para inserir resultados de média resolução. O código NMDP deve ser digitado. Nos resultados de baixa e alta resolução em que forem identificados uma única especificidade ou alelo, a segunda especificidade ou alelo deverá ser registrada como blank (-). Se na média resolução for identificada a mesma especificidade com dois códigos NMDP diferentes, ambos os resultados devem ser registrados. Por exemplo: Se detectado B*44:HREN e B*44:HREP, os dois resultados devem ser registrados. Se detectado B*44:HREN e B*44:HREN, apenas o primeiro grupo alélico deve ser registrado, o segundo deverá ser registrado como blank (-). Para a digitação de alta resolução, nos campos de alta resolução é usada a nova nomenclatura da OMS. Para maiores informações consulte o site:

4 Se for identificado um provável novo alelo, selecione "Novo" no campo de alta resolução e descreva os seus comentários no campo especifico. Quando o laboratório não puder excluir um alelo ambíguo (ou alternativo) ou quando dois alelos diferirem fora dos exons 2 e 3 para classe I e fora do exon 2 para classe II deve-se usar os sufixos G e P, conforme definido pela Nomenclatura da OMS. Se o método de tipificação não distingue dois alelos que não são do grupo G ou P e que ambos estão especificados na lista dos Alelos Comuns e Bem Documentados, então esta não é uma tipificação de alta resolução. Recomenda-se que em tais casos se insira o resultado como NT, no campo alta resolução e digite os alelos ambíguos nos comentários. (Common and welldocumented HLA alleles: report of the Ad-Hoc committee of the American Society for Histocompatiblity and Immunogenetics. Hum Immunol. 68(5): ,2007). As ambiguidades que envolvem alelos cujas diferenças estão localizadas fora dos exons 2 e 3 para genes de classe I e fora do exon 2 para genes de classe II, mas que afetam sua expressão [alelos nulos (N) ou de baixa expressão (L)] devem ser resolvidas nas situações citadas na tabela abaixo. Deve-se excluir o alelo N quando no fenótipo forem detectados os alelos ou grupos alélicos mencionados nesta tabela. Por exemplo, na amostra com tipificação HLA-B*44:03, o resultado HLA-C*04:01:01G não deve ser liberado, são obrigatórias estratégias que excluam o alelo HLA-C*04:09N. Métodos como PCR-SSP alelo especifico ou sequenciamento complementar permitem a diferenciação. Alelo Expresso Alelos/Grupos Alélicos presentes e que Alelo Nulo Comumente Relacionado requerem a resolução da tipificação A*24:09N A*24:02 B*40 ou B*27 B*51:11N B*51:01 A*02, C*15 e DRB1*04 A*02:01, C*15 e DRB1*04:02 C*04:09N C*04:01 B*44 ou principalmente B*44: Qualidade da Amostra Para cada amostra indique a qualidade do espécime, no espaço dos comentários: "Boa" para amostras que obtiveram resultados satisfatórios sem o processamento da amostra ou problemas no teste.

5 "Aceitável" para amostras que apresentaram dificuldades no processamento ou nos testes, mas a partir das quais resultados confiáveis foram obtidos. "Inaceitável" é reservada para os espécimes cujos resultados não foram confiáveis por problemas da amostra. Neste caso o resultado dever ser NT (não testado) Critérios de Avaliação e Desempenho da Modalidade Tipificação HLA a) Baixa e Média Resolução: A análise da tipificação HLA de baixa e média resolução só poderá ser realizada quando os seguintes critérios forem preenchidos: Consenso de 80% entre os laboratórios e; Equivalência entre o resultado do consenso e o resultado da alta resolução do Laboratório de Referência. Se esses critérios não forem cumpridos a análise do desempenho não será enviada aos laboratórios. Havendo consenso a análise do desempenho será enviada conforme percentual de concordância. -Desempenho Excelente: concordância de 100% com o consenso dos laboratórios e o Laboratório de Referência. -Desempenho Satisfatório: requer concordância de 90 a 99% com o consenso dos laboratórios e o Laboratório de Referência. -Desempenho Insatisfatório: concordância menor do que 90% com o consenso dos laboratórios e o Laboratório de Referência. b) Alta Resolução: O desempenho será avaliado em comparação com o resultado do Laboratório de Referência Internacional, C.W. Bill Young Marrow Donor Center, Georgetown University Medical Center - Washington, DC, USA. -Desempenho Excelente: concordância de 100% o resultado do Laboratório de Referência. -Desempenho Bom: requer concordância de 80 a 99% com o resultado do Laboratório de Referência.

6 - Desempenho Insatisfatório: concordância menor do que 80% com o resultado do Laboratório de Referência. 3. INSTRUÇÕES MODALIDADES PROVA CRUZADA E PRA O Controle de Qualidade da ABH foi concebido para avaliar o desempenho dos Laboratórios na pesquisa de anticorpos HLA e nas Provas Cruzadas. O Programa consiste em dois (2) embarques anuais, cada um composto de três amostras de soro e duas amostras sangue total em anticoagulante ACD. O desempenho só será dado com o mínimo de 10 participantes, por categoria. Os Laboratórios participantes devem utilizar o(s) método(s) que usam em sua rotina. A tipificação HLA das amostras de sangue enviadas estará disponível na página da web ( aproximadamente 10 dias após a data de embarque. Os resultados devem ser relatados conforme os métodos utilizados para a realização do teste Envio de resultados modalidade Prova Cruzada Para inserir os resultados, escolha a combinação soro/célula correspondente. Atenção: cada laboratório receberá um conjunto de células diferentes, uma parte dos laboratórios receberá as células n 1 e 2, e outra parte receberá as células n 3 e 4. Insira os resultados conforme a técnica utilizada, onde NT (não testado), N - Negativo ou P - Positivo Envio de resultados modalidade PRA Para inserir os resultados, primeiro selecione a amostra, relate o fabricante, selecione o método, insira o MFI dos controles e o valor de corte ( Cut Off ) quando necessário. Para o resultado do Screening classe I e II selecione positivo ou negativo. Nos resultados de Painel de Fenótipos classe I e II, insira o percentual e para cada especificidade selecione NT (não testado), N - Negativo ou P - Positivo. Para o resultado de Painel de antígenos isolados classe I e II, inserir o percentual calculado utilizando o banco de dados da sua região. Para cada especificidade selecione NT (não testado), N - Negativo ou P - Positivo.

7 3.3. Viabilidade celular Para cada célula indique a viabilidade, no espaço dos comentários: "Boa" para amostras que obtiveram resultados satisfatórios sem o processamento da amostra ou problemas no teste. "Aceitável" para amostras que apresentaram dificuldades no processamento ou nos testes, mas a partir das quais resultados confiáveis foram obtidos. "Inaceitável" é reservada para os espécimes cujos resultados não foram confiáveis por problemas da amostra. Neste caso o resultado dever ser NT (não testado) Definição do Consenso para Modalidades Prova Cruzada e PRA A análise dos resultados de PRA e Prova Cruzada só poderá ser realizada quando os seguintes critérios forem atingidos: - mínimo de 10 participantes; - concordância do resultado de 80 % entre os laboratórios participantes. - as especificidades que forem reportadas por mais que 80% dos laboratórios serão consideradas como consenso. - as especificidades reportadas por apenas um laboratório serão consideradas discrepantes Critérios de Avaliação Modalidades Prova Cruzada e PRA a) Para Screening e Prova Cruzada: Critério de avaliação para cada amostra de soro requer concordância com o consenso dos laboratórios, sendo avaliado em CONCORDANTE, DISCREPANTE ou NÃO GRADUADO (SEM CONSENSO). b) Para determinação de Especificidades: As especificidades relatadas pelo laboratório devem ser coincidentes com o consenso mínimo em 80%, para serem consideradas CONCORDANTES. Por exemplo: o consenso definiu 10 especificidades, o laboratório que definir no mínimo 8 dessas 10 especificidades (80%), será

8 considerado CONCORDANTE. Caso o laboratório não atinja a concordância de 80% ou reporte mais de três especificidades apenas detectadas por ele, este resultado será considerado DISCREPANTE Analise De Desempenho Modalidades Prova Cruzada e PRA - Desempenho Excelente: acerto de 100%. - Desempenho Satisfatório: acerto de 80 a 99%. - Desempenho Insatisfatório: acerto menor que 80%. Comissão de Controle de Qualidade ABH

PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE ABH

PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE ABH PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE ABH - 2013 SUMÁRIO 1. INSTRUÇÕES GERAIS 1ª RODADA e 2ª RODADA... 2 2. INSTRUÇÕES MODALIDADE TIPIFICAÇÃO HLA..... 3 2.1. Envio de Resultados Tipificação HLA... 4 2.2. Qualidade

Leia mais

ABH 2016 INSTRUÇÕES GERAIS DO CONTROLE DE QUALIDADE SUMÁRIO

ABH 2016 INSTRUÇÕES GERAIS DO CONTROLE DE QUALIDADE SUMÁRIO INSTRUÇÕES GERAIS DO CONTROLE DE QUALIDADE ABH 2016 SUMÁRIO 1.INSTRUÇÕES GERAIS - 1ª RODADA E 2ª RODADA... 2 2.INSTRUÇÕES MODALIDADE TIPIFICAÇÃO HLA... 4 2.1. MODALIDADE TIPIFICAÇÃO HLA... 4 2.2. ENVIO

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS DO CONTROLE DE QUALIDADE SUMÁRIO

INSTRUÇÕES GERAIS DO CONTROLE DE QUALIDADE SUMÁRIO INSTRUÇÕES GERAIS DO CONTROLE DE QUALIDADE ABH 2017 SUMÁRIO 1.INSTRUÇÕES GERAIS - 1ª RODADA E 2ª RODADA... 2 2.INSTRUÇÕES MODALIDADE TIPIFICAÇÃO HLA... 4 2.1. ENVIO DE RESULTADOS TIPIFICAÇÃO HLA....4 2.2.

Leia mais

Anticorpos anti-hla. Renato de Marco. Igen - Instituto de Imunogenética. Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa. São Paulo, SP, Brasil

Anticorpos anti-hla. Renato de Marco. Igen - Instituto de Imunogenética. Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa. São Paulo, SP, Brasil Anticorpos anti-hla Renato de Marco Igen - Instituto de Imunogenética Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa São Paulo, SP, Brasil Estrutura do HLA KLEIN J, SATO A:. The HLA system. First of two parts.

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Avaliação de DSA (anticorpo doador específico) Igen - Instituto de Imunogenética

Avaliação de DSA (anticorpo doador específico) Igen - Instituto de Imunogenética Avaliação de DSA (anticorpo doador específico) Renato de Marco 17.04.18 Igen - Instituto de Imunogenética Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa São Paulo, SP, Brasil Estrutura do HLA KLEIN J, SATO A:.

Leia mais

Como se registrar no Amadeus Service Hub. Guia funcional para o usuário

Como se registrar no Amadeus Service Hub. Guia funcional para o usuário Como se registrar no Amadeus Service Hub Guia funcional para o usuário Amadeus Service Hub é um portal on line que disponibiliza inúmeros conteúdos e informações sobre nossas funcionalidades e produtos,

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Postagem de Relatório

Postagem de Relatório Cadastro de Grupo e Cadastro de Grupo e Postagem de Relatório Serviço Social Turma 2006 1. ACESSO AO SISTEMA Clique aqui para acessar o AVA. Digite aqui o endereço www.unitins.br Escolha a opção ALUNO

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo: 1º Passo: Acesse o portal:

Leia mais

Como realizar uma submissão

Como realizar uma submissão Como realizar uma submissão Para realizar uma submissão à Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde - RBAFS, é preciso estar cadastrado na plataforma. Se você já possui cadastro na RBAFS, acesse a

Leia mais

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA)

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA) Página 1 de 9 Excel > Fórmulas > Trabalhando com nomes e referências de células Definir e usar nomes em fórmulas Mostrar tudo Usando nomes, você pode facilitar muito o entendimento e a manutenção das fórmulas.

Leia mais

Manual de Treinamento Módulo: Solicitação

Manual de Treinamento Módulo: Solicitação Manual de Treinamento Módulo: Solicitação Treinamentos Lemontech Sumário Acessando o Self Booking 3 Criando uma solicitação de viagem 4 Produtos 6 Produto aéreo online 7 Produto aéreo off-line 11 Produto

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

SIGAA. Turma Virtual

SIGAA. Turma Virtual SIGAA Turma Virtual Entrar com usuário e senha Selecione o vínculo (Servidor) Selecione Portal do Docente Selecione a disciplina para acessar a Turma Virtual Plano de Curso - Cadastrar Metodologia Procedimentos

Leia mais

SIGAA Tu T r u ma Vi V r i tua u l a

SIGAA Tu T r u ma Vi V r i tua u l a SIGAA Turma Virtual Entrar com usuário e senha Selecione o vínculo (Servidor) Selecione Portal do Docente Selecione a disciplina para acessar a Turma Virtual Plano de Curso - Cadastrar Metodologia Procedimentos

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 1ª REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 1ª REGIÃO CONTEÚDO 1. Acessando a ferramenta de chamados 1.1 Acessar pela primeira vez e solicitar a troca de senha 1.2 Acessar a ferramenta conhecendo a senha 2. Como registrar o seu chamado 2.1 Chamado para INFORMATICA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES Passo a passo para o autodepósito de teses e dissertações na BDTD-FURG

Leia mais

Como usar a plataforma Redação Nota 1000 GUIA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PARCEIRAS

Como usar a plataforma Redação Nota 1000 GUIA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PARCEIRAS Como usar a plataforma Redação Nota 1000 GUIA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PARCEIRAS ACESSO À PLATAFORMA: Você poderá acessar a plataforma diretamente pelo site do Redação Nota 1000 www.redacaonota1000.com.br

Leia mais

Incluir Documento no Financeiro

Incluir Documento no Financeiro Procedimentos para incluir documento diretamente no financeiro. Copyright 2010 flexlife todos direitos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Incluir um Documento 1.1 Selecione o menu

Leia mais

WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA 2011 MANUAL CORPORATE

WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA 2011 MANUAL CORPORATE WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA 2011 MANUAL CORPORATE Conteúdo INTRODUÇÃO... 4 FLUXO AUTORIZATIVO... 4 PERMISSÕES... 4 CADASTROS... 5 GRUPOS DE CLIENTES... 6 Portal... 6 NOVO CLIENTE... 6 Portal... 6 UNIDADES

Leia mais

Eleições CELOS Como Votar. Fundação Celesc de Seguridade de Social

Eleições CELOS Como Votar. Fundação Celesc de Seguridade de Social Eleições CELOS 2018 Como Votar Fundação Celesc de Seguridade de Social A eleição ocorrerá no dia 19 de setembro 2018, das 7h30min às 17h30min, unicamente por acesso ao Portal de Eleições da CELOS, no endereço

Leia mais

Orientações ao Administrador Regional

Orientações ao Administrador Regional Orientações ao Administrador Regional Antes de iniciarmos a Formação do Administrador Regional é importante lembrarmos que o mesmo deverá ser cadastrado por um Administrador Geral (SEDUC). Para realizar

Leia mais

GERADOR FOTOVOLTAICO MONITORAMENTO REMOTO

GERADOR FOTOVOLTAICO MONITORAMENTO REMOTO GERADOR FOTOVOLTAICO MONITORAMENTO REMOTO Guia de configuração Sumário INSTALAÇÃO CONFIGURAÇÃO Primeiro acesso Administração de acesso Cadastrar sistemas de monitoramento de microinvesores APLICATIVOS

Leia mais

Obs: O será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias.

Obs: O  será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias. Índice 1. Cadastro...Pág. 2 2. Senha e instalação do aplicativo...pág. 3 3. Acesso ao aplicativo...pág. 4 4. Acionar chamado...pag. 4 5. Autorização de responsáveis...pág. 6 1 1. Cadastro. Para ter acesso

Leia mais

Prestadores Operadora NotreDame Intermédica Saúde S.A.

Prestadores Operadora NotreDame Intermédica Saúde S.A. Prestadores Operadora NotreDame Intermédica Saúde S.A. NOVO PROCESSO DE ENVIO DE FATURAMENTO ELETRÔNICO GUIA RÁPIDO Visão Geral O processo de faturamento consiste na realização de todos os passos abaixo:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNISUL RIUNI TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NO RIUNI

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNISUL RIUNI TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NO RIUNI UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNISUL RIUNI TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NO RIUNI Site repositório: www.riuni.unisul.br E-mail: repositorio@unisul.br

Leia mais

Guia de Planejamento de Ações

Guia de Planejamento de Ações Guia de Planejamento de Ações É responsabilidade do Gerente da Loja e do Área Coach priorizar os pontos chave do Plano de Ação, concluir as questões de segurança alimentar significativas e considerar pelo

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Alocação de TAC e IMEI da GSMA Processo de Solicitação para Proprietários de Marcas e Fabricantes de Dispositivos

Alocação de TAC e IMEI da GSMA Processo de Solicitação para Proprietários de Marcas e Fabricantes de Dispositivos Alocação de TAC e IMEI da GSMA Processo de Solicitação para Proprietários de Marcas e Fabricantes de Dispositivos Guia de Treinamento Maio de 08 v.0 Informações não confidenciais. GSM Association 08. Todas

Leia mais

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK.

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK. Contratos Antes de iniciar o cadastro dos contratos de venda, recomendamos cadastrar os textos padrões que farão parte deles. O texto padrão deverá selecionado no ato do cadastro do contrato (procedimento

Leia mais

FORÇA DE VENDAS App. Versão

FORÇA DE VENDAS App. Versão FORÇA DE VENDAS App. Versão 1.0.0.0 Login Para acessar o aplicativo de captura de pedidos, deve-se empregar o mesmo usuário e senha já utilizado na "plataforma web". Menu Na primeira opção temos o catálogo

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DATA: 01/08/2016. GCHT0042 Manual do Cliente para Utilização do Zendesk (Revisão 1)

MANUAL DO USUÁRIO DATA: 01/08/2016. GCHT0042 Manual do Cliente para Utilização do Zendesk (Revisão 1) MANUAL DO USUÁRIO DATA: 01/08/2016 GCHT0042 Manual do Cliente para Utilização do Zendesk (Revisão 1) 2 Índice Índice... 2 Pré Requisitos... 3 Introdução:... 4 Abrindo um chamado diretamente pelo site...

Leia mais

TUTORIAL PARA APROVAÇÃO DE DOCUMENTOS SUBMETIDOS EM COLEÇÕES NO RIUNI

TUTORIAL PARA APROVAÇÃO DE DOCUMENTOS SUBMETIDOS EM COLEÇÕES NO RIUNI UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNISUL RIUNI TUTORIAL PARA APROVAÇÃO DE DOCUMENTOS SUBMETIDOS EM COLEÇÕES NO RIUNI Site repositório: www.riuni.unisul.br E-mail: repositorio@unisul.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM MOODLE VERSÃO 3.1 GUIA CONFIGURAÇÃO GERAL DO QUESTIONÁRIO Manual do

Leia mais

Sumário - Guia do Gestor de Treinamentos

Sumário - Guia do Gestor de Treinamentos Não envie este material para clientes Sumário - Guia do Gestor de Treinamentos 1. Introdução... 04 2. Fluxo... 05 3. Distribuindo Vouchers de Treinamentos... 06 4. Relatórios... 14 Introdução O Guia do

Leia mais

Guia do AirPrint. Esta documentação é para modelos a jato de tinta. Versão 0 BRA-POR

Guia do AirPrint. Esta documentação é para modelos a jato de tinta. Versão 0 BRA-POR Guia do AirPrint Esta documentação é para modelos a jato de tinta. Versão 0 BRA-POR Modelos aplicáveis Este Manual do Usuário aplica-se aos modelos a seguir. DCP-J40DW, MFC-J430DW/J440DW/J450DW/J460DW/J470DW

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS

TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS No site, estão disponíveis resultados por escola e por aluno. Os resultados por escola trazem os indicadores de participação e desempenho (proficiência e distribuição

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS

TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS No site, estão disponíveis resultados por escola e por aluno. Os resultados por escola trazem os indicadores de participação e desempenho (proficiência e distribuição

Leia mais

MANUAL DE FATURAMENTO

MANUAL DE FATURAMENTO MANUAL DE FATURAMENTO Acesse: www.idxnet.com.br ENDEREÇO Insira login e senha ACESSO ACESSO Caso apresente esta informação ao fazer o login, tente novamente, caso persista, ligue na central de atendimento

Leia mais

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0 Guia do Usuário Portal Web: Foxwin-Acesso Assunto: Guia do Usuário Portal Web Produto: Foxwin-Acesso Versão Doc.: 1.0 Data: 26/09/2017 ÍNDICE 1. Introdução ao Portal Web... 1 2. Solicitação do 1º acesso...

Leia mais

CRIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE SUBSENHAS DE DIGITAÇÃO

CRIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE SUBSENHAS DE DIGITAÇÃO CRIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE SUBSENHAS DE DIGITAÇÃO 1 O Olé Consignado permite que você crie e acompanhe subsenhas de digitação diretamente no Sistema Web de Digitação de Propostas. Além disso, você pode

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 Sumário 1.Introdução... 3 2. Cadastro de Dispositivo... 3 3.Criação de reservas e solicitações... 5 4.Aprovação Mobile... 11 5.Acompanhamento

Leia mais

SGP+Formulários do PMO

SGP+Formulários do PMO SGP+Formulários do PMO Janeiro 2017 Objetivo Manual de utilização dos formulários do PMO contemplado no projeto de Implantação do PMO Corporativo. Formulários: Canvas; Termo de Abertura do Projeto; Plano

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO. São Paulo, 2015.

Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO. São Paulo, 2015. Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO São Paulo, 2015. APRESENTAÇÃO... 1 1. PESQUISA NO CATÁLOGO ONLINE DA BIBLIOTECA... 2 1.1 BUSCA LIVRE/PESQUISA GERAL... 3 1.2 PESQUISA REFINADA... 4 1.3

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 1.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 1.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Acesso Mobile- Novo v.s 1.0 Sumário 1.Introdução... 3 2. Cadastro de Dispositivo... 3 3.Aprovação Mobile... 5 4.Acompanhamento de Viagem... 7 5.Lançamento de Despesas

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA

1. ACESSO AO SISTEMA Postagem do trabalho de conclusão de curso Serviço social Turma 2007 8º período 1. ACESSO AO SISTEMA 1 Digite aqui o endereço www.unitins.br Clique aqui para acessar o AVA. Escolha a opção ALUNO 2006/2007.

Leia mais

Acesse o endereço abaixo em seu navegador de internet:

Acesse o endereço abaixo em seu navegador de internet: 1 Acesse o endereço abaixo em seu navegador de internet: https://portaldocliente.cma.com.br/primeiro-acesso 2 Para acessar o Portal pela primeira vez, informe seu CNPJ/CPF e o e-mail do contato financeiro

Leia mais

XIV CIAEM: Guia para Autores(as) Versão 1.1 Última atualização: abril de 2013.

XIV CIAEM: Guia para Autores(as) Versão 1.1 Última atualização: abril de 2013. XIV CIAEM: Guia para Autores(as) Versão 1.1 Última atualização: abril de 2013. A entrada na página de usuário Tabela de Conteúdos Tabela de Conteúdos... 2 1. Introdução... 3 2. Instruções gerais para submissão

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Bolas e Auxílios

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Bolas e Auxílios Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Bolas e Auxílios Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3

Leia mais

Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior

Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior Assunto: Abertura de solicitações de serviço, via web, relativas aos sistemas do comércio exterior. Resumo: 1. Efetuar os procedimentos

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os alunos, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se

Leia mais

Opções avançadas. Imprimindo páginas de separação. Impressora a laser em cores Phaser 7750

Opções avançadas. Imprimindo páginas de separação. Impressora a laser em cores Phaser 7750 Opções avançadas Este tópico inclui: "Imprimindo páginas de separação" na página 2-81 "Imprimindo várias páginas em uma única folha de papel (várias em 1)" na página 2-82 "Imprimindo livretos" na página

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

TRABALHO FINAL 20 Pontos

TRABALHO FINAL 20 Pontos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Algoritmos e Banco de Dados Profa. Cleiane Gonçalves Oliveira TRABALHO FINAL 20 Pontos O trabalho final deverá constar os três seguintes tipos de funções:

Leia mais

1. Lançamento de contas a pagar Exibição das classes de contas por fornecedor

1. Lançamento de contas a pagar Exibição das classes de contas por fornecedor Novidades da Versão Sumário 1. Lançamento de contas a pagar Exibição das classes de contas por fornecedor... 1 2. Balancete D - Receitas por Classe de Conta e Unidade (Diferencial Corporate)... 3 3. Cobrança

Leia mais

Guia do Usuário do CitiManager

Guia do Usuário do CitiManager Guia do Usuário do CitiManager Treasury and Trade Solutions Guia do Usuário do CitiManager Sumário Sumário Acessar pela primeira vez o novo portal CitiManager...2 Fazer login/encerrar sessão do portal

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

Sistema SIEC Manual Operacional

Sistema SIEC Manual Operacional Sistema SIEC Manual Operacional Universidade do Estado de Mato Grosso * Este manual esta disponível via sistema através do menu relatórios (Manual do Usuário). 1 O SIEC (Sistema de Inscrição para Eventos

Leia mais

MANUAL DO CORRETOR CADASTRO

MANUAL DO CORRETOR CADASTRO MANUAL DO CORRETOR CADASTRO Página 1 de 15 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1.1. PRÉ-CADASTRO CORRETOR... 4 1.1. TIPO DE PARCEIRO... 5 1.2. NUM REGISTRO SUSEP... 5 1.3. MENSAGEM... 5 1.2. CADASTRO DO CORRETOR...

Leia mais

Primeiro Passo CADASTRO DO SEGURADO

Primeiro Passo CADASTRO DO SEGURADO MANUAL DO SIMULADOR DE CÁLCULO DE BENEFÍCIOS ATRASADOS Sistema utilizado para simular diferenças devidas a serem apresentadas em juízo e/ou ao cliente ou autor seja para processos judiciais em curso, para

Leia mais

Guia do AirPrint. Este Manual do usuário aplica-se aos seguintes modelos: MFC-J6520DW/J6720DW/J6920DW. Versão 0 BRA-POR

Guia do AirPrint. Este Manual do usuário aplica-se aos seguintes modelos: MFC-J6520DW/J6720DW/J6920DW. Versão 0 BRA-POR Guia do AirPrint Este Manual do usuário aplica-se aos seguintes modelos: MFC-J650DW/J670DW/J690DW Versão 0 BRA-POR Definições das observações Utilizamos os estilos de observações a seguir ao longo deste

Leia mais

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos

Leia mais

MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA MTE

MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA MTE MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA 1.510-MTE Após adquirir seu REP (Relógio Eletrônico de Ponto) Henry e seu Sistema de Tratamento de Ponto Secullum, você está de acordo com a Portaria

Leia mais

Manual Converte-MV S_Line

Manual Converte-MV S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Novo Cliente... 2 2.1. Inserir Dados... 2 2.2. Login... 2 3. Configuração Inicial... 2 3.1 Parâmetros de Conversão... 2 3.1.1. Conversão para o padrão S_Line...3 3.1.2. Responsável

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

EXERCÍCIOS. Exercícios AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

EXERCÍCIOS. Exercícios AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO EXERCÍCIOS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Exercícios Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 SUMÁRIO 1. Definição de Exercícios 2. Como criar um Exercício 3. Como editar um Exercício já criado 2

Leia mais

Como Enviar o XML da NF-e, SAT ou NFC-e para Contabilidade? - FAQ16

Como Enviar o XML da NF-e, SAT ou NFC-e para Contabilidade? - FAQ16 Como Enviar o XML da NF-e, SAT ou NFC-e para Contabilidade? - FAQ16 Através do Futura Server é possível enviar os XML s por e-mail diretamente para a Contabilidade cadastrada no sistema. Antes de efetuar

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes SOU PROFESSOR...... 2 Sou Professor e quero utilizar o HypatiaMat nas minhas aulas. O que preciso fazer?... 2 Existe um manual de utilizador do HypatiaMat?... 2 Como é que os meus

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA

COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA CATÁLOGO ON-LINE A Biblioteca dispõe de catálogo on-line de autor, título e assunto disponível a todos os usuários que estejam ligados à rede. Instrução

Leia mais

Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de no Mesmo Perfil do Outlook

Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de  no Mesmo Perfil do Outlook Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de E-mail no Mesmo Perfil do Outlook Página 1 de 7 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO

Leia mais

CADASTRO DE EXCEÇÕES PIS/COFINS

CADASTRO DE EXCEÇÕES PIS/COFINS Apresentação Este tutorial descreve sobre o processo para cadastro de exceções de tributação de PIS/COFINS e orientações gerais de execução da rotina 1000 Processamentos Fiscais para o recálculo de PIS/COFINS.

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

Proteção para visualização do arquivo:

Proteção para visualização do arquivo: Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série Em determinadas ocasiões precisamos proteger trabalhos realizados no Excel, seja para enviá-los via e-mail, armazená-los em

Leia mais

Tutorial para Cadastro no Sistema Tênis Integrado

Tutorial para Cadastro no Sistema Tênis Integrado Tutorial para Cadastro no Sistema Tênis Integrado - Este tutorial irá lhe ajudar a realizar seu cadastro junto ao Sistema de Inscrições da Confederação Brasileira de Tênis. - Caso você já tenha em algum

Leia mais

Tutorial Agendamento para Carregamento de Cargas Soltas Regime: IMPORTAÇÃO. Solicitação via Web

Tutorial Agendamento para Carregamento de Cargas Soltas Regime: IMPORTAÇÃO. Solicitação via Web Tutorial Agendamento para Carregamento de Cargas Soltas Regime: IMPORTAÇÃO Solicitação via Web Agendamento WEB Dando continuidade ao Programa de Agendamento para programação de carregamento de contêineres

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão ÍNDICE ACESSO AO SIGA EXTENSÃO... 03 CADASTRO DOCENTE... 08 CADASTRO DE ATIVIDADE... 12 COMO VINCULAR ATIVIDADES...

Leia mais

SUMÁRIO 1. Introdução Tela Inicial Consultas, Recebimentos, Despachos e Envio de Processos Consultas de Processos...

SUMÁRIO 1. Introdução Tela Inicial Consultas, Recebimentos, Despachos e Envio de Processos Consultas de Processos... MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Tela Inicial... 4 3. Consultas, Recebimentos, Despachos e Envio de Processos... 5 3.1 Consultas de Processos... 6 3.2 Recebimentos de Processos... 9 3.3...

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2019 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

Sumário. Página 2 de 22

Sumário. Página 2 de 22 Manual de utilização das melhorias do webaula E- commerce - 22/05/2014 Sumário 1. Introdução... 3 2. Painel de Acessibilidade... 4 2.1. Alto contraste... 4 2.2. Tamanho de letras... 5 2.3. Atalhos do teclado...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO TREINAMENTO A DISTÂNCIA. Versão Data Nome do autor Comentários

MANUAL DE INSTRUÇÃO TREINAMENTO A DISTÂNCIA. Versão Data Nome do autor Comentários MANUAL DE INSTRUÇÃO TREINAMENTO A DISTÂNCIA Histórico de Versão do Documento Versão Data Nome do autor Comentários 1.0 23/06/2013 Juliana 2.0 10/03/2014 Maria Lúcia Índice 1 Fluxo do Subprocesso...03 2

Leia mais

Tutorial Concurso de Bolsa

Tutorial Concurso de Bolsa Tutorial Concurso de Bolsa Conteúdo 1. Cadastro do Concurso...1 2. Cadastro do Gabarito da Prova...5 3. Cadastro do Gabarito da Prova...6 4. Lançar Resposta do Candidato...8 Ultramax Gestão Escolar Administrativo

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Agora iremos configurar o modulo do Mercado Livre para isso siga as instruções abaixo.

Agora iremos configurar o modulo do Mercado Livre para isso siga as instruções abaixo. Como Configurar Mercado Livre? Módulo do Para efetuar configuração do Mercado Livre, efetue o login em seu Painel Administrativo e em seguida acesse o caminho: Sistemas > Configurações > Aba Servidor marque

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo SÍNDROME DE ONDINE SEQUENCIAMENTO DO GENE PHOX2B ALTERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO HELP E LAYOUT... 2 ANTÍGENO HLA-B-27, PESQUISA PCR ALTERAÇÃO DE LAYOUT...

Leia mais

Manual do Sistema. PDC - Avaliação de Desempenho para Usuários

Manual do Sistema. PDC - Avaliação de Desempenho para Usuários 1 Manual do Sistema PDC - Avaliação de Desempenho para Usuários 2 Manual do Sistema PDC - Avaliação de Desempenho Versão 002 Criação, Conteúdo e Layout: Vitor Chiavelli Revisão: Helton França Índice 4

Leia mais

Como utilizar a validação de dados com lista suspensa

Como utilizar a validação de dados com lista suspensa Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série A validação de dados é um recurso muito importante e facilitador do Microsoft Excel. Com a validação é possível elaborar planilhas

Leia mais

APLICATIVO ADP MOBILE SOLUTIONS PARA CONSULTA DE DADOS DO COLABORADOR

APLICATIVO ADP MOBILE SOLUTIONS PARA CONSULTA DE DADOS DO COLABORADOR APLICATIVO ADP MOBILE SOLUTIONS PARA CONSULTA DE DADOS DO COLABORADOR Serviços de Gente Rio de Janeiro, 17 de março de 2017. BENEFÍCIOS DO APLICATIVO ADP MOBILE SOLUTIONS Com o intuito de oferecer cada

Leia mais