Transformando sonhos em projetos coletivos de sucesso.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Transformando sonhos em projetos coletivos de sucesso."

Transcrição

1 Transformando sonhos em projetos coletivos de sucesso.

2 1 Facilitadores Para compartilhar esta metodologia inovadora e altamente participativa no Brasil, Ita Gabert (Alemanha) e John Croft (Austrália) estão realizando um circuito de palestras, vivências e oficinas por todo o país. Confira abaixo as datas e os locais onde serão realizados os cursos, bem como os tipos de cursos oferecidos. John Croft é co-fundador da Fundação Gaia, uma organização baseada nos princípios de crescimento pessoal, construção de comunidades e serviço ao planeta Terra. Trabalhou na área de desenvolvimento comunitário e educação na Austrália, África, Genebra, Paris, Indonésia e Papua Nova Guiné. John já lecionou em diversas universidades e trabalhou como consultor em projetos de formação de comunidades e ações ambientais com ONGs. Através de seu trabalho, o método Dragon Dreaming tem sido lecionado e aplicado em diversos países como Sri Lanka, Gana, Finlândia e, desde 2011, no Brasil. John vem conduzindo nos últimos 25 anos vivências e treinamentos em métodos que integram crescimento pessoal, construção de comunidades, economia comunitária e ação ambiental dentro do novo paradigma da ecologia profunda. Ele também recebeu treinamento de diversos outros facilitadores, entre eles, Joanna Macy (Ecologia Profunda), além de já ter publicado diversos trabalhos em diferentes áreas. Ita Gabert é educadora e terapeuta psico-corporal, especializada em novas técnicas sociais; alemã, morou 8 anos no Brasil e reside na ecovila Sieben Linden na Alemanha desde Em 2011 trouxe o método Dragon Dreaming juntamente com John Croft, o idealizador do método, para o Brasil.

3 2 Dragon Dreaming - Curso Básico O Dragon Dreaming dá suporte a indivíduos, organizações e comunidades para co-criarem, de maneira altamente eficaz, projetos bem-sucedidos a partir de seus sonhos e visões coletivas. O planejamento de projetos (incluindo a cronograma, atribuição de tarefas e elaboração do orçamento) toma a forma de um tabuleiro de jogos, que é jogado na vida real. Criado pelo geógrafo australiano John Croft, o Dragon Dreaming vem sendo aplicado há mais de 20 anos em projetos sociais, ambientais, institucionais e no planejamento estratégico participativo para projetos de desenvolvimento comunitário sustentável na Austrália, África, Papua Nova Guiné, Europa, e agora no Brasil. A metodologia Dragon Dreaming inspira-se em teorias de desenvolvimento e aprendizagem organizacionais, na Física contemporânea, na teoria de sistemas, ecologia profunda e a sabedoria aborígene. Ela tem como princípios o empoderamento de indivíduos, a construção de comunidades e o serviço à Terra. Ao fim do curso introdutório, os participantes terão aprendido os passos e etapas de um projeto de sucesso, a comunicarem-se de maneira empática, a realizarem um círculo de sonhos com os membros do projeto, a criarem um tabuleiro de gerenciamento do projeto e a aplicarem as técnicas para criarem seus próprios projetos de sucesso. Carga horária 20 h. Requisito: Nenhum. Possivelmente ter assistido a uma apresentação sobre Dragon Dreaming. Palestras Nas palestras sobre o Dragon Dreaming os participantes conhecerão um pouco desta filosofia e conjunto de técnicas que servem de base para a realização de projetos bem sucedidos. Na filosofia do Dragon Dreaming é possível encontrar um ponto de ação onde todas as partes envolvidas saem ganhando, dissolvendo a dicotomia atual de ganhar ou perder. Esta metodologia serve tanto para projetos pessoais, como empresariais e comunitários. O únicos requisito é que os projetos tragam um elemento de desenvolvimento pessoal, cultivo de relações comunitárias e respeito à Terra. As palestras são uma boa maneira de entrar em contato com a metodologia para despertar um interesse em participar das oficinas e vivências. Carga horária de 1 a 3h. Requisito: Nenhum

4 3 em Dragon Dreaming Nesta vivência, o Dragon Dreaming é aplicado diretamente a projetos. Os participantes são convidados a trazerem seus próprios sonhos e ideias relativos a projetos que possam ser concluídos dentro de um período de 6 meses. O facilitador leva os participantes a um conhecimento mais profundo das diferentes fases de desenho, planejamento, execução e celebração de projetos. Uma preciosa seleção de informações e exercícios de grupo enriquecerão este workshop, de forma a facilitar a compreensão e aplicação da metodologia. Ao fim do curso, os participantes saem com uma abundância de materiais, ferramentas e inspirações que os permite começar a usar o Dragon Dreaming para realizar seus próprios projetos e desenvolver suas organizações. Neste curso também são discutidos em mais detalhes a motivação dos envolvidos em projetos, a importância do compromisso, como fazer um planejamento estratégico e como identificar e solucionar problemas no andamento de projetos. Carga horária de 50h Requisito: Participação do (ideal é também ter um projeto e um time em mente). Captação Empoderada de Recursos Projetos bem sucedidos necessitam de uma base econômica estável. A Captação Empoderada de Recursos nos inspira a organizar as finanças de um projeto e a usá-las de acordo com nossos valores. Fundamentalmente, este é um processo profundo sobre o sincero contato interpessoal com aqueles que poderão estar interessados ou motivados em fazer parte dos nossos projetos via contribuição financeira. A base deste trabalho é a cura da nossa relação com o dinheiro e a real compreensão do seu papel na sociedade humana atual. Neste curso os participantes descobrirão a base da economia da dádiva, praticarão uma comunicação efetiva e farão uma encenação da técnica de captar recursos a ser usada tanto em suas vidas pessoais quanto em seus projetos. Carga horária 24h Requisito: Participação do, ou qualquer outra oficina de Dragon Dreaming.

5 4 Formação de Treinadores - TOT Esta vivência é para formar treinadores na metodologia Dragon Dreaming e também para criar um sistemas de suporte entre os participantes. As pessoas que já têm experiência com Dragon Dreaming (facilitação de projetos, realização de projetos próprios, etc) atingirão um conhecimento mais profundo tanto do Dragon Dreaming como da Captação Empoderada de Recursos e entenderão ainda melhor sua filosofia subjacente. Exercícios práticos e dicas para a facilitação de projetos ou oficinas propiciarão aos participantes ensinarem o método a outras pessoas. Para que tudo aquilo aprendido no curso possa, ao longo do tempo, ser realizado, criar-se-á uma rede de suporte mútuo entre os participantes. Carga Horária 50 horas Requisitos Participação do e a execução de um projeto ou facilitação de um projeto usando Dragon Dreaming. Dragon Dreaming para Business O Dragon Dreaming dá suporte a indivíduos, organizações e comunidades para cocriarem, de maneira altamente eficaz, projetos bem-sucedidos a partir de seus sonhos e visões coletivas. O planejamento de projetos (incluindo a cronograma, atribuição de tarefas e elaboração do orçamento) toma a forma de um tabuleiro de jogos, que é jogado na vida real. A metodologia Dragon Dreaming revela um planejamento estratégico participativo que pode ser utilizado para realizar projetos sustentáveis dentro de empresas e instituições de forma eficaz e estimulante. Inspira-se em teorias de desenvolvimento e aprendizagem organizacionais, na Física contemporânea, na teoria de sistemas, ecologia profunda e a sabedoria aborígene. A utilização deste conjunto de técnicas leva ao desenvolvimento pessoal e ao fortalecimento das relações interpessoais dos colaboradores da empresa, dento de uma visão holística. Ao fim do curso introdutório, os participantes terão aprendido os passos e etapas de um projeto de sucesso, a comunicarem-se de maneira empática e assertiva, a captarem os sonhos daqueles envolvidos em um projeto, a definirem os sucesso dentro da empresa. Carga Horária 20 horas Requisitos Nenhum. Possivelmente ter assistido a uma apresentação sobre Dragon Dreaming.

6 5 Criando uma Organização de Centro Vazio Quais tipos de organizações podem criar e realizar projetos verdadeiramente de sucesso, que empoderam seus membros, constroem comunidade e trabalham em serviço à Terra? Que estruturas organizacionais são tão inspiradoras que estimulam milhares de novas iniciativas em todos os níveis da comunidade? Nós estamos no século XXI tentando resolver problemas usando contratos sociais, leis de incorporação e estruturas de negócios que foram criadas no século XIX. Essas formas de associação não só não são capazes de resolver nossos problemas, mas também se tornaram parte do problema. Esta oficina mostra um caminho diferente baseado na metodologia Dragon Dreaming, na Organização da Aprendizagem (Learning Organisation) e nos princípios caórdicos, de sociocracia e de Análises de Cenários (Scenario Building). Neste curso os participantes aprenderão a identificar os agentes e partes interessadas em uma organização e a estabelecer relações com e entre eles, também entenderão os princípios de uma organização não-hierárquica e como podem aplicar estes princípios nas organizações da qual fazem parte. Carga horária 50h. Requisito Participação no ou Dragon Dreaming for Business. Pontes para o Futuro Como podemos nos preparar para os diferentes possíveis cenários que o futuro nos reserva? Usando técnicas de análise de cenários para examinar as várias possibilidades para o futuro podemos criar projetos que ao mesmo tempo ajudam a construir o futuro com o qual sonhamos levando esses diferentes cenários. Neste curso os participantes aprenderão sobre a Teoria de Sistemas e como aplicar um modelo de Campo de Desenvolvimento às comunidades ontem atuam. Também aprenderão um sistema de Auditoria Comunitária e como este pode ser usado para iniciativas como Cidades em Transição, Ecobairro, etc. Para criar as pontes para o futuro é necessário um outro tipo de organização, uma Organização de Centro Vazio seguindo os princípios de uma organização caórdica. Os participantes entenderão esses princípios e como estabelecer a estrutura e os indicadores de desempenho para formar tal organização. Este curso é especialmente recomendado para ONGs, instituições, coletivos ativistas, equipes de iniciativas como Cidades em Transição e Ecobairro, empreendedores sociais e todos aquelas que atuam em comunidades. os princípios de uma organização não-hierárquica e como podem aplicar estes princípios nas organizações da qual fazem parte. Carga horária 20h. Requisito Nenhum ou ter participado de uma palestra.

7 6 Agenda DD Cursos e Data Local e Contato 30/11 a 01/12/2012 Casa Nexo, São Paulo, SP com Ita Gabert institutosertotao@gmail.com 07 a 09/12/2012 Visão Futuro, Porangaba, SP com Ita Gabert celia@nucleogeos.com.br 14 a 16/12/2012 Retiro São Vicente de Paulo, Igarapé, MG com Ita Gabert dragondreamingbh@geneseph.com 01 a 03/02/2013 Brasília, DF com Ita Gabert ecohabitare@ecohabitare.com.br 08 a 16/02/2013 Brasília, DF com John Croft ecohabitare@ecohabitare.com.br 22 a 24/02/2013 Fortaleza, CE com Ita Gabert dragondreamingce@gmail.com Edução Gaia em Mapiá 18 a 26/02/2013 Boca do Acre, AC com John Croft anacarolinabfs@gmail.com 01 a 10/03/2013 Fortaleza, CE com John Croft dragondreamingce@gmail.com Pontes para o Futuro 15 a 17/03/2013 Vitória, ES com John Croft dragondreaming@riseup.net 22 a 31/03/2013 Retiro São Vicente de Paulo, Igarapé, MG com John Croft dragondreamingbh@geneseph.com 05 e 14/04/2013 Fazenda Forquilha, São Paulo, SP com John Croft dragondreamingsp@gmail.com D D para Business 15 a 17/04/2013 São Paulo, SP com John Croft guilherme@valuebuilders.com.br Pontes para o Futuro 19 a 21/04/2013 São Paulo, SP com John Croft hapazemvoce@gmail.com Org. de Centro Vazio 23 a 28/04/2013 Patrimonio do Matutu, Aiuruoca, MG com John Croft patrimonio@patrimoniodomatutu.com.br Form. de Treinadores 29/04 a 03/05/2013 Patrimonio do Matutu, Aiuruoca, MG com John Croft patrimonio@patrimoniodomatutu.com.br

Dragon Dreaming Design de projetos. DIAS Sábado 7 e Domingo 8 Fevereiro 2015. Biovilla, Vale de Barris Palmela, Virgilio Varela

Dragon Dreaming Design de projetos. DIAS Sábado 7 e Domingo 8 Fevereiro 2015. Biovilla, Vale de Barris Palmela, Virgilio Varela CURSO Dragon Dreaming Design de projetos DIAS Sábado 7 e Domingo 8 Fevereiro 2015 DURAÇÃO 20 horas LOCAL Setúbal FORMADOR Biovilla, Vale de Barris Palmela, Virgilio Varela INSCRIÇÃO Preço 75 C/ alojamento

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

O Programa Educação Gaia

O Programa Educação Gaia O Programa Educação Gaia É um curso criado por um consórcio internacional de educadores para a sustentabilidade - GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que faz parte da GEN (Rede Global de Ecovilas)

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br NO CAMPO: UMA FAMÍLIA DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PARA PRODUTORES RURAIS. TODA MINHA FAMÍLIA VIVE DA PRODUÇÃO RURAL. E MAIS DE CINCO MILHÕES

Leia mais

Os Gerentes de Projetos são Sobreestimados? White Paper

Os Gerentes de Projetos são Sobreestimados? White Paper Os Gerentes de Projetos são Sobreestimados? White Paper Não é todo mundo que acredita em gerentes de projetos. Algumas reclamações comuns incluem: Os gerentes de projetos focalizam apenas em analisar e

Leia mais

Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário

Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário Cecília Galvani* Colaboração: Coletivo Pontos de Encontro A Terapia Comunitária (TC) Há cerca de 20 anos, em Fortaleza (CE), na Favela

Leia mais

CIEM2011 CASCAIS 27 E 28 DE OUTUBRO 1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO

CIEM2011 CASCAIS 27 E 28 DE OUTUBRO 1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO CIEM2011 CASCAIS 27 E 28 DE OUTUBRO 1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO Reflexões sobre o Empreendedorismo na Escola Manuela Malheiro Ferreira manuelamalheirof@gmail.com Universidade Aberta CEMRI

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

oficina de formação em vivências com a natureza 16 a 20 julho 2014 parque estadual da serra do mar núcleo santa virgínia. sp

oficina de formação em vivências com a natureza 16 a 20 julho 2014 parque estadual da serra do mar núcleo santa virgínia. sp oficina de formação em vivências com a natureza 16 a 20 julho 2014 parque estadual da serra do mar núcleo santa virgínia. sp O Instituto Romã www.institutoroma.com.br é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento

Leia mais

Por que Projetos Sociais?

Por que Projetos Sociais? PROJETOS SOCIAIS Por que Projetos Sociais? Projetos são resultado de uma nova relação entre Estado e Sociedade Civil; Mudanças no que se relaciona à implantação de políticas sociais; Projetos se constroem

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Cursos para Melhoria do desempenho & Gestão de RH TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Administração do Tempo Ampliar a compreensão da importância

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Plan International e IIDAC com recursos do Fundo União Europeia

Plan International e IIDAC com recursos do Fundo União Europeia INSTITUTO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA TERMO DE REFERÊNCIA No. 012/2015 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. PROJETO Pontes para o Futuro 2. RECURSOS

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS Palestrante: Miriam Ferrari

CAPTAÇÃO DE RECURSOS Palestrante: Miriam Ferrari CAPTAÇÃO DE RECURSOS Palestrante: Miriam Ferrari Confiamos na educação como caminho na transformação social Vamos começar com uma reflexão: Quais seriam as estratégias mais assertivas para se captar recursos

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais

Dreamshaper, Jovens empreendedores construindo o futuro.

Dreamshaper, Jovens empreendedores construindo o futuro. Dreamshaper, Jovens empreendedores construindo o futuro. E.E. Prof. José Pereira Éboli Sala 12 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Meire Regina de Almeida Siqueira Maria Regina Nunes de Campos Realização:

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Educação Empreendedora

Educação Empreendedora Educação Empreendedora José Dornelas.br Agenda Conceitos Metodologias e referências mundiais Estado da arte O que ainda precisa ser feito Exemplos Empreendedorismo + Inovação = Prosperidade Empreendedorismo

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

cidade escola cidadão O projeto trabalha no núcleo destas três esferas promovendo trocas entre elas

cidade escola cidadão O projeto trabalha no núcleo destas três esferas promovendo trocas entre elas cidade escola cidadão O projeto trabalha no núcleo destas três esferas promovendo trocas entre elas escola teoria prática cidadania hierarquia inclusão exclusão social cooperação competição Observamos

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

contato@mfcasagrande.com.br

contato@mfcasagrande.com.br MF Casagrande Soluções Empresariais Treinamento de Excelência no Atendimento ao Cliente 1- Escopo O programa foi elaborado com o propósito de desenvolver competências, oferecer técnicas e ferramentas,

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Comunidades de prática

Comunidades de prática Comunidades de prática Objetivos (Henrique Bizzarria para o site Ebah) Comunidades de praticas! O que são?! Para que servem?! Porquê falar delas? Comunidades de prática! O termo "comunidade de prática"

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira Visão Geral A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores,

Leia mais

LABORATÓRIO ESTUDAR. Desenvolvendo quem transforma

LABORATÓRIO ESTUDAR. Desenvolvendo quem transforma LABORATÓRIO v ESTUDAR Desenvolvendo quem transforma DEFINIÇÃO Ciclo de workshops que ocorrem em diversas cidades e têm como objetivo conectar jovens Brasil afora, a fim de permitir que desenvolvam suas

Leia mais

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos

Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos Dicas para captação de recursos Anexo que consta do Manual de Procedimentos da Rede OSB Princípios da

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Quem Somos A Caput Consultoria chega aos seus quinze anos com muito a comemorar! Temos desenvolvido projetos relevantes em companhias

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES Desde 1999 NOSSA MISSÃO AÇÕES DE TREINAMENTO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES MISSÃO Inspirar nossos clientes para a expansão de ideias e formação de relacionamentos saudáveis e duradouros no ambiente

Leia mais

Relatório Social Colégio Espaço

Relatório Social Colégio Espaço Relatório Social Colégio Espaço As aulas de Cidadania e Empreendedorismo concentram a maioria das atividades de Responsabilidade Social do Colégio Espaço. Idealizador e Professor do Curso: Peterson de

Leia mais

Redes sociais no Terceiro Setor

Redes sociais no Terceiro Setor Redes sociais no Terceiro Setor Prof. Reginaldo Braga Lucas 2º semestre de 2010 Constituição de redes organizacionais Transformações organizacionais Desenvolvimento das organizações articuladas em redes

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Quem somos PRINCÍPIO: PROPÓSITO: PROPOSIÇÃO DE VALOR:

Quem somos PRINCÍPIO: PROPÓSITO: PROPOSIÇÃO DE VALOR: Quem somos PRINCÍPIO: Acreditamos no potencial de diversos atores cocriando soluções para os desafios da atualidade e colaborando para a transição da economia e da sociedade para modelos mais justos, sustentáveis

Leia mais

NOSSOS AVÓS VIVERAM UMA ÉPOCA DE MUDANÇAS, NÓS VIVEMOS UMA MUDANÇA DE ÉPOCA

NOSSOS AVÓS VIVERAM UMA ÉPOCA DE MUDANÇAS, NÓS VIVEMOS UMA MUDANÇA DE ÉPOCA NOSSOS AVÓS VIVERAM UMA ÉPOCA DE MUDANÇAS, NÓS VIVEMOS UMA MUDANÇA DE ÉPOCA ESGOTAMENTO INDUSTRIAL MUDANÇA DE ÉPOCA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA CONSUMO EM MASSA CONSUMISMO ESTAMOS

Leia mais

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA Utilizando o Teatro como Ferramenta de Ensino e Transformação Social CONEXÃO SOCIAL REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOEMOCIONAL IASEA 2015 1. APRESENTAÇÃO TEATRO SOCIAL é

Leia mais

Art of Hosting. 8 a 12. julho de 2013. Rota Romântica Serra Gaúcha/ RS

Art of Hosting. 8 a 12. julho de 2013. Rota Romântica Serra Gaúcha/ RS Art of Hosting Rota Romântica Serra Gaúcha/ RS 8 a 12 julho de 2013 A Arte de Anfitriar conversas significativas e colher resultados que importam Uma abordagem para a Liderança Colaborativa Como potencializar

Leia mais

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos*

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* O IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público que visa promover e estruturar

Leia mais

Bacharelado em Humanidades

Bacharelado em Humanidades UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado em Humanidades 1. Perfil do Egresso Em consonância

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: O estágio curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

Finanças também é coisa de criança!

Finanças também é coisa de criança! Finanças também é coisa de criança! Educação Financeira Para Crianças Finanças também é coisa de criança! Finanças também é coisa de criança! é um jogo vivencial, onde as crianças se divertem, aprendem

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

DESENVOLVIMENTO 2014 TEMA: CAPACITAÇÃO COMPARTILHADA: O CLIENTE EM FOCO: DESENVOLVENDO EQUIPES COM ALTA PERFORMANCE EM ATENDIMENTO

DESENVOLVIMENTO 2014 TEMA: CAPACITAÇÃO COMPARTILHADA: O CLIENTE EM FOCO: DESENVOLVENDO EQUIPES COM ALTA PERFORMANCE EM ATENDIMENTO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO ADMINISTRATIVA INTEGRADA A TECNOLOGIA UnC INTRODUÇÃO A UnC interage com um mundo organizacional competitivo, inclusive com sua própria estrutura administrativa e geográfica que

Leia mais

CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS

CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS ONDE ESTÃO OS FUTUROS EMPREENDEDORES QUE TRANSFORMARÃO O BRASIL? PROVAVELMENTE, NA SALA AO LADO. DOS UNIVERSITÁRIOS PENSAM EM ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Plano de Actividades do CEA para 2006

Plano de Actividades do CEA para 2006 Plano de Actividades do CEA para 2006 A Direcção do CEA propõe-se preparar as condições para atingir diferentes objectivos e procurar apoios para a sua realização. 1. Objectivos Prioritários 1.1 Redesenhar

Leia mais

POSICIONAMENTO. A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR

POSICIONAMENTO. A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR POSICIONAMENTO A mesma linguagem entre clientes e advogados ADVOCACIA COMO INSTRUMENTO PARA FACILITAR NEGÓCIOS E AGREGAR VALOR RONALDO MARTINS & Advogados, fundado em março de 1990, objetivou criar um

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Avaliação e planejamento

Avaliação e planejamento A avaliação saindo da gaveta Avaliação e planejamento SÃO PAULO, JULHO DE 2015 Projeto Avaliação Promove o fortalecimento do campo da Avaliação de iniciativas sociais no Brasil, por meio de diálogos abertos

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA!

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! NOSSA VISÃO Um mundo mais justo, onde todas as crianças e todos os adolescentes brincam, praticam esportes e se divertem de forma segura e inclusiva. NOSSO

Leia mais

_Somos um grupo de profissionais que apoia projetos de desenvolvimento e de responsabilidade social na América Latina, especializados em comunicação,

_Somos um grupo de profissionais que apoia projetos de desenvolvimento e de responsabilidade social na América Latina, especializados em comunicação, _Somos um grupo de profissionais que apoia projetos de desenvolvimento e de responsabilidade social na América Latina, especializados em comunicação, gestão de conhecimento e em transformações sociais

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo COMO USAR O MATERIAL NAS PÁGINAS A SEGUIR, VOCÊ ENCONTRA UM PASSO A PASSO DE CADA ETAPA DO DESIGN FOR CHANGE, PARA FACILITAR SEU TRABALHO COM AS CRIANÇAS. VOCÊ VERÁ QUE OS 4 VERBOS (SENTIR, IMAGINAR, FAZER

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Programa de Capacitação Gerente Municipal de Convênios e Contratos - GMC

Programa de Capacitação Gerente Municipal de Convênios e Contratos - GMC Programa de Capacitação Gerente Municipal de Convênios e Contratos - GMC Programa de Capacitação - Gerente Municipal de Convênios e Contratos 1 Gerente Municipal de Convênios e Contratos OBJETIVOS GERAIS:

Leia mais

Para facilitar a realização do

Para facilitar a realização do Para facilitar a realização do sugerimos 10 passos que consideramos primordiais para o sucesso da ação. Este livreto traz um resumo desse percurso. A versão completa da Cartilha dos 10 passos está disponível

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

Andragogia. Soluções para o aprendizado de adultos. Maristela Alves

Andragogia. Soluções para o aprendizado de adultos. Maristela Alves Andragogia Soluções para o aprendizado de adultos Maristela Alves Seu dia-a-dia como instrutor...... Envolve ensinar novos conceitos e passar informações a pessoas adultas. Você já parou para pensar que

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

FGV. Já atuou em treinamentos e cursos em diversas empresas, entre elas Unimed, Nextel, AT e T, Osram, Arvim Meritor, Astrazeneca,

FGV. Já atuou em treinamentos e cursos em diversas empresas, entre elas Unimed, Nextel, AT e T, Osram, Arvim Meritor, Astrazeneca, Wagner de Pádua apresentação É palestrante, empresário e apontado como um dos melhores professores de gestão empresarial da Fundação Getúlio Vargas FGV. Destaque internacional pela sua experiência e conhecimento

Leia mais

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES)

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) 1 APRESENTAÇÃO Este manual é um documento informativo visando orientar a comunidade acadêmica quanto ao processo de

Leia mais

Os objetivos principais do programa

Os objetivos principais do programa O que é o GELP? O GELP é uma parceria de líderes e consultores de organizações de ordem mundial. Todos colaborando em uma comunidade global, com equipes de líderes educacionais importantes, que estão seriamente

Leia mais

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Guia do Educador CARO EDUCADOR ORIENTADOR Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 2. PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Objetivo GERAL 5 METODOLOGIA 5 A QUEM SE DESTINA? 6 O QUE

Leia mais

O Profissional de TI do Futuro Por Rodrigo Ambros

O Profissional de TI do Futuro Por Rodrigo Ambros O Profissional de TI do Futuro Por Rodrigo Ambros Agenda! cenário atual e em áreas específicas:! tecnologia! negócios! Humana! Demandas e Escolhas! Planejamento Estratégico pessoal Cenário Atual Mudanças?

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem O Projeto e-jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação SEDUC, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da Informação

Leia mais

Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas;

Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas; 1 COOPERATIVISMO TAMBÉM SE APRENDE DA ESCOLA Luiza Maria da Silva Rodrigues 1 Edaiana Casagrande Santin 2 Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas;

Leia mais

Convocatória para Participação

Convocatória para Participação Futuros Feministas: Construindo Poder Coletivo em Prol dos direitos e da Justiça 13º Fórum Internacional da AWID sobre os Direitos das Mulheres e Desenvolvimento De 5 a 8 de maio de 2016 Salvador, Brasil

Leia mais

CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL. Bomfin & Hastenreiter. David Bomfin

CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL. Bomfin & Hastenreiter. David Bomfin CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL Bomfin & Hastenreiter A Clínica de Coaching Empresarial é conduzida por: David Bomfin e Flávio Hastenreiter Rua dos Goitacazes, 375, sala 1004, Belo Horizonte, MG, Centro.

Leia mais

Estratégias para vencer 2014 Visão, metas e ação

Estratégias para vencer 2014 Visão, metas e ação Estratégias para vencer 2014 Visão, metas e ação Temos uma oportunidade para você criar possibilidades de se reinventar em 2014. Quando esse ano acabar, o que você terá realizado? Quais serão os resultados

Leia mais

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA FUNDAMENTAR PROJETOS

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA FUNDAMENTAR PROJETOS 1 METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA FUNDAMENTAR PROJETOS Ciclo dos projetos socioambientais Elaboração de projetos e captação de recursos Fundos Terceiro setor Implementação dos projetos socioambientais

Leia mais

Disciplinas Liderança Organizacional Inteligência de Execução Produtividade em Gestão

Disciplinas Liderança Organizacional Inteligência de Execução Produtividade em Gestão Disciplinas Liderança Organizacional O processo de formação e desenvolvimento de líderes. Experiências com aprendizagem ativa focalizando os conceitos e fundamentos da liderança. Liderança compartilhada.

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

A coleta de requisitos se refere ao processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas;

A coleta de requisitos se refere ao processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas; Aula 07 1 2 A coleta de requisitos se refere ao processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas; A principal vantagem deste processo é a criação de uma

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

ASSUNTOS A SEREM TRATADOS: Primeira Oficina de Especialistas en Gerência de Incidentes de Segurança Informática

ASSUNTOS A SEREM TRATADOS: Primeira Oficina de Especialistas en Gerência de Incidentes de Segurança Informática ASSUNTOS A SEREM TRATADOS: Primeira Oficina de Especialistas en Gerência de Incidentes de Segurança Informática 24-27 fevereiro 2010/ Montevidéu, Uruguai. Página 1 1. Lineamentos e ações recomendadas para

Leia mais

A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979

A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Apresentação Objetivos Equipe Metodologia Experiências Animadas Guia do Animador Iniciante Meu Primeiro Curta-metragem

Leia mais

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O C L E O W O L F F O que é Action Learning? Um processo que envolve um pequeno grupo/equipe refletindo e trabalhando em problemas reais, agindo e aprendendo enquanto atuam. FUN D A MEN T OS D O ACTION LEARNING

Leia mais