MULHERES MASTECTOMIZADAS E IDENTIDADE DE GÊNERO A MULHER MASTECTOMIZADA, A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA E ESTIGMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MULHERES MASTECTOMIZADAS E IDENTIDADE DE GÊNERO A MULHER MASTECTOMIZADA, A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA E ESTIGMA"

Transcrição

1 MULHERES MASTECTOMIZADAS E IDENTIDADE DE GÊNERO A MULHER MASTECTOMIZADA, A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA E ESTIGMA Crespo, D. (1); Pinezi, A.(2) (1) Universidade federal do ABC Mestranda no curso de pós-graduação em Ciências humanas e sociais danielle.crespo@ufabc.edu.br (2) Universidade Federal do ABC Professora, doutora no curso de pós-graduação em ciências humanas e sociais ana.pinezi@ufabc.edu.br RESUMO Ao receber o diagnóstico de câncer de mama, a mulher poderá ser submetida a uma série de tratamentos, muitos deles invasivos, com diversos efeitos colaterais e mutiladores, como é o caso da mastectomia. A partir das possíveis alterações físicas pelas quais o corpo da mulher passará nessa situação, o interesse dessa pesquisa é focalizar as supostas mudanças em seu papel social. O objetivo, portanto, é compreender como se dá o processo de reconstrução da identidade de gênero da mulher mastectomizada a partir da noção de estigma. Nesse trabalho, foi realizada uma pesquisa de referenciais teóricos acerca de identidade de gênero, cuja perspectiva teórica é a abordagem sobre o estigma socialmente construído e as mudanças corporais e simbólicas pelas quais a mulher mastectomizada passa. Os referenciais levantados nos auxiliam na análise de como esse estigma alimenta a busca de uma nova forma de pensar o feminino, como condição fundamental de existência. Dessa forma, essas mulheres parecem reconstruir os símbolos que as identificam como mulheres, de forma a criar alternativas de viver o corpo e a sexualidade para além do padrão feminino aceito e legitimado socialmente. Palavras-chave: mastectomia, corpo, estigma e identidade de gênero. II CONINTER Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades Belo Horizonte, de 8 a 11 de outubro de 2013

2 INTRODUÇÃO Segundo o INCA (2012) 1, a estimativa para novos casos de câncer de mama era de em 2012, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres, sendo o tipo de câncer prevalente em mulheres de países desenvolvidos ou em desenvolvimento, apresentando relativamente bom prognóstico. Devido à alta incidência e aos custos elevados relacionados ao tratamento é considerado um sério problema de saúde pública. (INCA, 2012) Uma mulher com diagnóstico de câncer de mama poderá submeter-se a uma série de tratamentos, muitos deles invasivos, mutiladores e com diversos efeitos colaterais. Para esse tipo específico de câncer, o principal tratamento proposto é cirúrgico como a mastectomia, que consiste na retirada total da mama ou setorectomia que é a retirada apenas da parte comprometida pelo tumor. O tratamento cirúrgico, a depender do tipo de célula retirada, do estágio da doença, idade, entre outros fatores, poderá ser acompanhado de outros tratamentos tais como quimioterapia, radioterapia ou terapia hormonal. (Barros, 2012) Cada um desses procedimentos possui sérios efeitos colaterais que causam modificações no corpo biológico da mulher, podendo ocorrer também alterações em seu papel familiar e social relacionados ao próprio estigma da doença. De acordo com Duarte e Andrade (2003) o câncer de mama representa uma ameaça em vários níveis. Os efeitos deletérios dessa doença (medo da morte, da rejeição, de ser estigmatizada, da mutilação, da recidiva, dos efeitos colaterais da quimioterapia e incerteza quanto ao futuro) são motivos de preocupação e colocam sobre a mulher uma atenção quanto a essas possíveis alterações. (Duarte e Andrade, 2003) Segal, citado por Duarte e Andrade (2003) diz que O câncer de mama provoca alterações no universo biopsicossocial da mulher acometida e a retirada da mama pode ocasionar vários danos. A mulher pode apresentar uma série de dificuldades em reassumir sua vida profissional, familiar e sexual. Muitas vezes, parte dos efeitos causados pela cirurgia não serão resolvidos mesmo com a cura devido às modificações nas estruturas corporais, portanto, relativas à percepção do próprio corpo e também devido às modificações relacionados ao braço afetado, que causarão limitações físicas como restrição de movimentos, por exemplo. (Segal citado por Duarte e Andrade, 2003; Aureliana, 2007). Pensando nessa situação, o interesse desta pesquisa é focalizar a mulher mastectomizada, relacionadas às supostas alterações em seu corpo e as relacionadas à noção de feminino, devido a essa relação imbricada entre natureza e cultura. A pesquisa, em fase inicial, tem como base teórica as noções de corporeidade, identidade social, de gênero e de estigma que 1 INCA (2012) disponível em: Acesso em 12/10/2012.

3 serão apresentadas a seguir. A CORPOREIDADE HUMANA A corporeidade humana pode ser entendida como fenômeno social e cultural, que se mostra por meio de gestos, expressões, rituais, técnicas de corpo, jogos de sedução, dentre outros. O corpo é o vetor semântico pelo qual a evidência da relação com o mundo é construída (Le Breton, 2012, pg 7). É através da corporeidade que o ator se insere e gera sentidos em seu grupo de pertencimento por onde realiza uma construção simbólica, não uma realidade em si. (Le Breton, 2012; Le Breton, 2011) Em algumas culturas tradicionais o homem é visto como parte de um todo, integrado ao cosmo, a natureza, a comunidade, não há divisão e nem a noção de um corpo individual, há sim um todo integrado, sem a necessidade de cisão, de forma que o indivíduo só existe em sua relação com os outros. Na noção ocidental moderna, o corpo é visto de forma predominantemente biomédica, ou seja, a partir dos conhecimentos anátomofisiológicos, desde as primeiras dissecações e dos conhecimentos adquiridos a partir dos órgãos e estruturas internas do corpo humano, visto como máquina, principalmente a partir dos séculos XVIII E XIX. Por essa noção de corpo perpassou uma visão completamente individual, separando o homem do cosmo e da natureza, surgiu então a concepção particular de pessoa, segundo um modelo de posse em que o ator social diz meu corpo, assim as sociedades ocidentais fizeram do corpo mais um ter ou possuir do que um forma de identificação. De acordo com Le Breton (2012) o corpo da modernidade, aquele que resulta do recuo das tradições populares e do advento do individualismo ocidental, marca a fronteira entre um indivíduo e outro, o encerramento do sujeito em si mesmo. (Le Breton, 2012, pg 33) À medida que o corpo é entendido como fator de rompimento, ou individuação, supõe-se que seja também fator de reconciliação. Assim, o indivíduo pela corporeidade, faz do mundo a extensão de sua experiência por intermédio de um conjunto de sistemas simbólicos que compartilha com a comunidade, fornecendo significado à vida individual e coletiva, ou seja, o mesmo corpo que individualiza também produz sentidos e o insere ativamente em um espaço social e cultural. (Le Breton, 2011; Le Breton, 2012). O corpo que o indivíduo habita é relativamente transparente e não percebido por ele mesmo, uma vez que os símbolos e significados por eles produzidos ocorrem de maneira natural e familiar, devido ao automatismo do dia-a-dia, não há tomada de consciência a respeito de suas funções e de seu uso. Significa dizer, que no cotidiano as experiências de prazer, sexualidade, ternura, sedução, entre outros ocorrem de forma não percebida e automática. De acordo com Le Breton (2011 pg 147) o corpo não cessa de produzir e registrar sentido, a partir de uma espécie de automatismo. (Le Breton, 2011, pg 147)

4 Essa forma natural, familiar e transparente de vivenciar o corpo tende a se modificar quando ocorrem situações de dor, doença ou até mesmo mutilação. A partir desses fatores o corpo passa a ser percebido com estranheza absoluta e há momentos de angústia e tristeza. (Le Breton, 2011) Uma vez submetida a um tratamento mutilador, que altera seu corpo físico, como é o caso da mulher mastectomizada, supõe-se que haverá também alteração em sua identidade feminina, alteração na forma como a mulher vê o seu corpo e se expressa em dado contexto social e cultural. Pode ser o momento de tensão citado anteriormente, onde há estranheza, angústia, tristeza e rompimento com a forma familiar e natural que a mulher poderia ter vivenciado até então com o próprio corpo. Além desses fatores, essa mulher poderá enfrentar também o estigma relacionado ao próprio diagnóstico de câncer. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA Para entender como se constrói a identidade feminina cabe fazermos uma breve distinção entre três conceitos que se relacionam, sendo o primeiro referente às diversas identificações possíveis para composição da identidade, o segundo sobre a construção constante dos padrões de comportamento feminino e o terceiro sobre a diferença entre gênero e sexo. A identidade é construída e reconstruída constantemente no interior das trocas sociais, a depender das funções relacionais em que o indivíduo se encontra. Não há identidade em si e nem mesmo unicamente para si, mas sim construída em relação à outra, portanto, identidade e alteridade são ligadas de maneira dialética para que haja uma troca social. Uma única cultura particular não é capaz de produzir por si só uma identidade diferenciada, justamente a questão da diferenciação existe se comparada a outros grupos, ou até mesmo realizando uma interação ou oposição com outros grupos. As diferenças existentes entre essas relações é que são capazes de produzir uma identidade. É devido a identidade que a pessoa se sente inserida em determinado grupo ou contexto social e o indivíduo conhece o seu grupo de pertencimento ou é reconhecido por ele. (Cuche, 2002) A relação entre a formação da identidade e a corporeidade se dá na medida em que os laços e teias simbólicas se ampliam. O corpo torna-se o traço mais visível do ator, procurando produzir um sentimento de identidade mais favorável, tornando-o lugar de inclusão, o conector que o une aos outros. É através do uso da corporeidade que se transmite os simbolismos para identificação em seu grupo de pertencimento. (Le Breton, 2012). Na sociedade pós-moderna, pode haver não apenas uma identidade, mas identificações, aqui se utiliza a palavra identificações, pois a situação relacional em um grupo social pode mudar, sendo que identidade pressupõe algo fixo, fechado em si mesmo, sem possibilidades de mudanças, mas as identificações são móveis e mutáveis e levam a transformações em como

5 esse ator social pensa a si e os outros, de maneira dinâmica, não estática, que pode evoluir. De acordo com Cuche (2002): Nenhum individuo está fechado a priori em uma identidade unidimensional. O caráter flutuante que se presta a diversas interpretações ou manipulações é característico da identidade... Querer considerar a identidade monolítica impede a compreensão dos fenômenos de identidade mista que são frequentes em todas as sociedades... Há diversas vinculações sociais (de sexo, de idade, de classe social, de grupo cultural... (Chuche, 2002, pg 192) É por meio dessa identidade construída, mas mutável que o ator se localiza e se sente localizado em dado contexto social, (Cuche, 2002; Hall, 2005). Segundo Duarte e Andrade (2003) A imagem que fazemos do nosso corpo é construída e desconstruída ao longo de nossa vivência, a partir das experiências com o mundo exterior. (Duarte e Andrade, 2003). Ao considerarmos a identidade feminina e social como passível de transformação, através de um processo contínuo de construção e desconstrução, a mulher mastectomizada, supõe-se, vivenciará uma mudança em sua identidade de gênero e social, na própria corporeidade, e também uma modificação na forma de se incluir ou expressar em seu grupo de pertencimento. Em se tratando da construção dos padrões de comportamento feminino, é necessário pensar também nos padrões masculinos, uma vez que homem e mulher são identidades diferentes, entretanto complementares, fundamentalmente as mulheres produzem seres humanos iguais e diferentes. As mulheres dão origem a homens e mulheres e o que seria imperativo do simbólico é a necessidade de marcar, de descolar a identidade masculina dessa produção que passa pelo feminino (Heilborn, 1993). Entendemos assim que ambas as identidades são construídas uma em oposição à outra a depender de um contexto social, desde a primeira infância até a vida adulta e a condição do homem e da mulher é socialmente construída não apenas em relação à personalidade e ao comportamento, mas também no que concerne às diferenças na forma como o corpo se expressa no meio social. Portanto, a situação estrutural de educação da criança, reforçada pelo treino do papel feminino e masculino, produz diferenças que são repetidas e reproduzidas na sociedade sexual da vida adulta. A menina faz uma identificação com a mãe na primeira infância, vivenciando uma situação de unidade, como se ambas fossem uma só pessoa, sendo esta uma relação de dependência, não necessariamente biológica, mas sim com a pessoa que a amamenta, mas tal fato ocorre também com o menino. Durante a infância a distinção entre feminino e masculino é estimulada, em relação à doçura do feminino e à virilidade do masculino, reforçada pelos pais ou ainda pelos jogos e brinquedos nas escolas, é

6 nesse período que o menino se distância da mãe e procura se desenvolver de forma independente dessa imagem do feminino, aqui é onde se entende a necessidade do menino em rejeitar a primeira infância para então desenvolver a identidade de gênero masculina, caracterizado por essa descontinuidade. Compreende-se que para a menina não há esse rompimento significativo ou traumático nesse período, para elas essa transição entre a primeira e a segunda infância ocorre de maneira mais tranquila e natural. Na vida adulta a mulher se identifica novamente com a mãe durante a experiência da maternidade, e também revivencia a si própria como um bebê amado. Nessa construção as mulheres são associadas aos seus atributos naturais tais como fertilidade, maternidade, amamentação, sexo e menstruação e os homens são associados aos seus atributos culturais. Justamente devido a essas atribuições como o natural relacionado ao feminino e o cultural ao masculino, os espaços sociais privados são entendidos como pertencentes predominantemente às mulheres, local onde essas desempenham seus papéis de mãe, esposa e administradora do lar e os espaços públicos pertencentes aos homens, local onde esses desenvolvem seu intelecto e são considerados proprietários legítimos da religião, do ritual, da política e de outros domínios do pensamento cultural e da ação. (Butler, 2003; Chodorow, 1979; Heilborn, 1993; Le Breton, 2012; Ortner, 1979). A mulher vivencia então, na fase adulta uma dicotomia em seu papel feminino relacionado a essa construção do que é ser feminina, marcado pela associação do feminino aos seus atributos físicos: O desenvolvimento do papel sexual das meninas é complicado na sociedade moderna. Por um lado, elas vão a escola se preparar para uma vida social e tecnologicamente complexa. Por outro, há uma impressão de que tal aprendizagem é um pseudo-treino. Não pretende interferir no treinamento muito mais importante de ser feminina, esposa e mãe, que é incutido no desenvolvimento da menina (Chodorow, 1979, pg 77) Assim, a corporalidade e os papéis atribuído ao homem e a mulher são refeitos não só com o passar do tempo, mas por meio dos acontecimentos históricos pelos quais o corpo é visto e revisto. O último conceito apresentado para o entendimento do que é identidade feminina é denominado gênero é uma categoria socialmente construída, consistindo em um termo com diversas apropriações teóricas. A necessidade da construção cultural dessa categoria aconteceu, porque conforme dito anteriormente, a visão moderna de corpo é predominantemente anátomofisiológica e individualista, a partir dessa consideração o conceito de gênero foi produzido pelas ciências sociais, como forma de discriminar a visão social e cultural da visão anátomofisiológica, ou seja, diferenciar a visão biológica de macho e

7 fêmea do simbolismo que a cultura realiza sobre essa diferença social. Portanto, em determinados contextos gênero é utilizado em oposição ao sexo e em outros contextos é utilizado como distinção entre masculino e feminino. Recentemente as feministas se apropriaram desse termo como maneira de referir-se à organização social da relação entre os sexos. Essa correlação entre gênero e sexo pode ocorrer de maneiras variadas a depender da cultura em questão. Em determinadas culturas a relação entre sexo biológico e gênero tem maior rigidez e assim maior associação entre os atributos naturais do corpo e a relação simbólica do que é ser feminino ou masculino, já em outras culturas há uma possibilidade de transição entre esses dois níveis, de forma que aos se falar em masculino ou feminino não está se relacionando necessariamente ao corpo biológico, ou até mesmo, não é o fato de ter nascido homem ou mulher que pressupõe determinados comportamentos. Essa diferenciação é feita nas ciências sociais como forma de criar um sistema de classificação e explicar essa relação imbricada entre natureza e cultura. (Heiborn, 1993; Nicholson, 1999; Scott, 1989) Conforme dito anteriormente, podemos supor a partir da construção teórica sobre corporeidade e identidade de gênero, que a mulher ao ter seu corpo estragado poderá sofrer transformações em sua identidade feminina e social e na forma de se relacionar em seu meio de pertencimento, e uma alteração na forma de expressar e vivenciar sua sexualidade, uma vez que deixará de possuir o corpo de acordo com o padrão feminino aceito e legitimado socialmente. Esse corpo modificado estará a partir de então fora de um determinado estereótipo. Essa modificação corporal poderá ocasionar uma exclusão, ou diminuição da identificação com seu grupo de pertencimento. Ao falarmos em identificação com determinado grupo social ou sentimento de pertencimento, estamos falando de inclusão, mas também em exclusão, pois se há sentimento de inclusão em um grupo, há também a exclusão relacionada ao que está fora desse grupo. (Chuche, 2002) A partir da noção de estigma entenderemos como uma identidade deteriorada poderá significar essa falta de aceitação ou exclusão em determinado grupo e como se formam os critérios para inclusão e quais os critérios para diminuição ou exclusão. A NOÇÃO DE ESTIGMA Segundo Goffman (2004), a sociedade estabelece meios de categorizar as pessoas e designar atributos comuns e naturais aos membros que pertencem à dada categoria. Por meio dessa classificação se formam as diversas identificações possíveis, que não são fixas. As exigências que os pertencentes a um determinado grupo fazem a um estranho num primeiro momento formam a identidade social virtual, ou seja, as atribuições que se supõem que um estranho deva ter efetivamente. As atribuições que o individuo de fato possui são chamadas de identidade social real. Ao ser recebido em tal grupo o indivíduo pode apresentar

8 discrepância, ou diferenças entre as atribuições esperadas e as que de fato possui, ao apresentar essas diferenças entre a identidade social virtual e a identidade social real o individuo deixará de ser considerado como comum e total, e passara a ser visto como pessoa estragada e diminuída. Portanto, estigma é a relação profundamente depreciativa entre atributo e estereótipo. (Goffman, 2004) O indivíduo estigmatizado possui atribuições que podem impor atenção ou até mesmo afastar as pessoas pertencentes a um determinado grupo, conforme visto anteriormente. As deformidades físicas ou abominações do corpo são consideradas como um desses atributos que levam a certo tipo de estigma. Essa atribuição que torna o indivíduo estigmatizado pode existir desde o nascimento, e o individuo nota essa diferença na medida em que toma contato com o mundo e com as pessoas ditas normais. No entanto, há indivíduos que se tornam estigmatizados em fase avançada da vida, e então a forma de tomar contato com seu estigma será diferente daquele que carrega esse traço desde a infância. (Goffman, 2004) Podemos considerar o câncer uma doença profundamente estigmatizada, carregada de atributos depreciativos no imaginário social. Sontag apud Duarte (2004) afirma que: às várias metáforas construídas e partilhadas socialmente ao longo da história a respeito do câncer contribuem para que essa doença ainda hoje seja vista como uma sentença de morte. As representações do câncer remetem a uma doença cruel, corrosiva, contagiosa, estigmatizada e degradante, que consome o indivíduo aos poucos, sendo considerada, muitas vezes, um castigo de Deus. (Duarte, 2004, pg 157) A mulher mastectomizada possui, portanto o estigma relacionado ao próprio diagnóstico e somado a isso vivência a experiência da mutilação em seu corpo biológico normalmente na fase adulta, portanto, após já pertencer a determinados grupos sociais e ter tido sua identidade de gênero formada. Geralmente a formação da identidade feminina ocorre através de estereótipos, modelos, padrões de beleza, de uma construção simbólica do que é ser feminina. A mama está relacionada com essa construção simbólica e com tais padrões. Ao vivenciar essa experiência a mulher deixa de pertencer aos padrões socialmente aceitos e considerados normais e poderá ter sua identidade feminina deteriorada. Entretanto, uma vez que a identidade não é fixa, mas sim passível de modificações, poderá ser refeita dentro das trocas sociais, a depender dos recursos das quais essa mulher lançara mão. Outra questão envolvendo o estigmatizado é relativa à transmissão da informação, ou seja, aqueles que possuem um atributo depreciativo facilmente visível não terão como manipular a informação que será transmitida as pessoas ditas normais, não haverá nessa situação a possibilidade de controlar o acesso de outros ao estigma (informação), entretanto, alguns

9 estigmas não são facilmente identificáveis ou visíveis, permitindo, de certa forma ao estigmatizado o controle/ manipulação sobre a transmissão da informação, como é o caso da mulher mastectomizada que tem seu estigma visível apenas em situações de intimidade, permitindo a negociação dessa visibilidade e trânsito seguro nos espaços sociais, evitando confronto sociais ocasionados tanto pelo câncer quanto pela mutilação. (Aureliano, 2008; Goffman, 2004) Goffman (2004) em sua teoria sobre estigma explica que a pessoa estigmatizada tende a desenvolver experiências e aprendizagens como uma sequência de ajustamentos pessoais. Há diversas formas de adaptação, quer seja tentando corrigir diretamente o que a torna diferente ou corrigindo indiretamente buscando superações em outras áreas, pode também entender o que lhe ocorreu como uma benção, pois possibilitou um aprendizado, ou até mesmo evidenciar as limitações das pessoas normais, como forma de se ver superando o estigma. (Goffman, 2004) Nesse contexto, a noção de estigma possibilita pensar em como a mulher tem sua identidade estragada, mudada, como há uma deterioração da identidade social feminina, extremamente atrelada aos atributos do corpo da mulher, e auxiliam na análise de como esse estigma alimenta a busca de uma nova forma de pensar o feminino, como condição fundamental de existência. Dessa forma, essas mulheres parecem reconstruir os símbolos que as identificam como mulheres, de forma a criar alternativas de viver o corpo e a sexualidade para além do padrão feminino aceito e legitimado socialmente. REFERÊNCIAS Aureliano, W.A. A continuidade do ser mulher : redefinindo os discursos sobre o corpo feminino na experiência do câncer de mama. Fazendo Gênero 8 Corpo, Violência e Poder. Florianópolis Aureliano, W.A. Corpo, saúde e trabalho: (Re)pensando os usos do corpo e os papéis femininos na experiência do câncer de mama. Política e trabalho, n , pg Disponível em Acesso em: 20/05/2012 Barros, A.C.S.D. Tratamento cirúrgico do câncer de mama, in Katz, Artur Katz (coord). 100 perguntas chave em câncer de mama. São Paulo: Permanyer Brasil. 2012, pg Butler, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização, Chodorow, N. Estrutura familiar e personalidade feminina, in Lamphere e Rosaldo, Lamphere, L., Rosaldo, M.Z. A mulher, a cultura e a sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, pg

10 Cuche, D. A noção de cultura nas ciências sociais. 2 ed. São Paulo: Edusc, Duarte, T.P., Andrade, A.N. Enfrentando a mastectomia: análise dos relatos de mulheres mastectomizadas sobre questões ligadas à sexualidade. Estudos da psicologia. 2003, pg Goffman, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, Hall, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, Heilborn, M.L. Corpo, Sexualidade e Gênero, in DORA, Denise Dourado (org.). Femino Masculino igualdade e diferença na justiça. Porto Alegre: Sulina. 1997, pg INCA (2012) disponível em: Acesso em 12/10/2012. Le Breton, D. Antropologia do corpo e modernidade. Rio de Janeiro: Vozes, Le Breton, D. A sociologia do corpo. 6 ed. Rio de Janeiro: Vozes, Nichosol, L. Interpreting Gender, in Nicholson, The Pay of Reason: From the Modern tho the Postmodern. Cornell University, 1999, pg Ortner, S.B. Está a mulher para o homem assim como a natureza para a cultura?, in Lamphere e Rosaldo, Lamphere, L., Rosaldo, M.Z. A mulher, a cultura e a sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, pg Scott, J. Gender: a useful category of historical analyses. Gender and the politics of history. New York: The Columbia University Press Segal, M.S. apud Duarte, T.P., Andrade, A.N. Enfrentando a mastectomia: análise dos relatos de mulheres mastectomizadas sobre questões ligadas à sexualidade. Estudos da psicologia. 2003, pg Sontag, S. apud Duarte, T.P., Andrade, A.N. Enfrentando a mastectomia: análise dos relatos de mulheres mastectomizadas sobre questões ligadas à sexualidade. Estudos da psicologia. 2003, pg

Nadya Araujo Guimarães FSL Introdução à Sociologia USP, 02/2014

Nadya Araujo Guimarães FSL Introdução à Sociologia USP, 02/2014 Nadya Araujo Guimarães FSL 0114 - Introdução à Sociologia USP, 02/2014 Foco do debate de hoje 1. Hoje a noção de corporeidade será trazida para o centro do debate 2. Ponto de partida para tal? Corpo é

Leia mais

Nadya Araujo Guimarães e André Vereta Nahoum FSL Introdução à Sociologia USP, 02/2015

Nadya Araujo Guimarães e André Vereta Nahoum FSL Introdução à Sociologia USP, 02/2015 Nadya Araujo Guimarães e André Vereta Nahoum FSL 0114 - Introdução à Sociologia USP, 02/2015 Foco do debate de hoje 1. Hoje a noção de corporeidade será trazida para o centro do debate 2. Ponto de partida

Leia mais

Gênero e Cultura. 12º. EDUCAids. Cristina Câmara. São Paulo, 11 de junho de

Gênero e Cultura. 12º. EDUCAids. Cristina Câmara. São Paulo, 11 de junho de Gênero e Cultura Cristina Câmara 12º. EDUCAids São Paulo, 11 de junho de 2008 Gênero... o termo gênero parece ter feito sua aparição inicial entre as feministas americanas, que queriam enfatizar o caráter

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS Andreia Herculano da Silva Casa de Saúde e Maternidade Afra Barbosa Andreiah.silva@hotmail.com

Leia mais

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Unidade 1 - Sexualidade: Dimensão conceitual, diversidade e discriminação SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Objetivo: Promover a reflexão sobre a trajetória

Leia mais

O JOGO DAS IDENTIDADES

O JOGO DAS IDENTIDADES O JOGO DAS IDENTIDADES Adriano Albuquerque Barreto Solange Aparecida Barbosa de Morais Barros Orientador: Constantino Ribeiro de Oliveira Junior Email do autor: jahprovera@yahoo.com.br Eixo temático: Geografia

Leia mais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais DESIGUALDADE DE GÊNERO: UMA QUESTÃO DE NATUREZA IDEOLÓGICA Failon Mitinori Kinoshita (Acadêmico) failonpr2016@gmail.com Italo Batilani (Orientador), e-mail: batilani@hotmail.com Universidade Estadual do

Leia mais

PSICOLOGIA SOCIAL I. Psicologia Geral e Psicologia Social. De que trata a Psicologia Social? 21/08/2016

PSICOLOGIA SOCIAL I. Psicologia Geral e Psicologia Social. De que trata a Psicologia Social? 21/08/2016 PSICOLOGIA SOCIAL I A psicologia social e seu objeto de estudo: QUESTÕES PRELIMINARES Profa. Dra. Rosana Carneiro Tavares A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA SOCIAL ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO De que trata a Psicologia

Leia mais

Nadya Araujo Guimarães FSL Introdução à Sociologia USP, 02/2014

Nadya Araujo Guimarães FSL Introdução à Sociologia USP, 02/2014 Nadya Araujo Guimarães FSL 0114 - Introdução à Sociologia USP, 02/2014 Foco do debate de hoje 1. Hoje seguiremos explorando, sob novas facetas, a noção de corporeidade, que continuará, assim, no centro

Leia mais

Representações de corpo feminino

Representações de corpo feminino Sexualidade, gênero e reprodução na juventude ST 28 Maria das Dores Honório UFRN Palavras-chave: Representações corpo sexualidade gênero Representações de corpo feminino Este trabalho focaliza o processo

Leia mais

O Senso Comum e os Corpos Generificados

O Senso Comum e os Corpos Generificados O Senso Comum e os Corpos Generificados Vincular o comportamento ao sexo, gênero à genitália, definindo o feminino pela presença da vagina e o masculino pelo pênis, remonta ao século XIX quando o sexo

Leia mais

A AÇÃO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS E DA ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE DE GÊNERO

A AÇÃO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS E DA ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE DE GÊNERO Simpósio Temático nº 28: Identidade, diferença e gênero: afirmação e crítica como duas formas de resistência A AÇÃO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS E DA ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE DE GÊNERO

Leia mais

QUEM SOU EU? A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA

QUEM SOU EU? A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA QUEM SOU EU? A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA RESUMO Camila Ribeiro Menotti Colégio Gaspar Silveira Martins Rosana Hansel dos Santos Colégio Gaspar Silveira Martins A adolescência

Leia mais

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero LGBT: Público ou Privado Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero 1969 Revolta de Stonewall que marca o Dia Mundial do Orgulho LGBT; 1973 A OMS deixa de classificar a homossexualidade como doença;

Leia mais

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO:

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: ERO - ENDODÔNTIA E REABILITAÇÃO ORAL: RECONSTRUÇÃO DE PROJETO DE VIDA DO PACIENTE COM NEOPLASIA DE CABEÇA E PESCOÇO *Aluno bolsista; ** Aluno Voluntário;

Leia mais

O impacto da sexualidade no cotidiano da pessoa com estomia. Profa Dra Maria Angela Boccara de Paula TiSobest Universidade de Taubaté

O impacto da sexualidade no cotidiano da pessoa com estomia. Profa Dra Maria Angela Boccara de Paula TiSobest Universidade de Taubaté O impacto da sexualidade no cotidiano da pessoa com estomia Profa Dra Maria Angela Boccara de Paula TiSobest Universidade de Taubaté SEXUALIDADE Tema complexo e difícil de ser abordado; Lacunas na produção

Leia mais

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MARISA BELMUDES MARTINEZ Falar do processo de desenvolvimento cognitivo do homem é nos fazer refletir sobre nossa própria maneira de construir o conhecimento. Esse

Leia mais

ASPECTOS BIOPSICOLÓGICOS DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA E MASTECTOMIZADAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ASPECTOS BIOPSICOLÓGICOS DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA E MASTECTOMIZADAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ASPECTOS BIOPSICOLÓGICOS DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA E MASTECTOMIZADAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Thayná Lisboa da Costa (1); Cecília do Nascimento Freitas (1); Kátia Cristina Figueiredo (2); Karina

Leia mais

Sexualidad, Salud y Sociedad

Sexualidad, Salud y Sociedad Sexualidad, Salud y Sociedad REVISTA LATINOAMERICANA DEL PRIORE, Mary & AMANTINO, Márcia (orgs.). 2013. História dos homens no Brasil. São Paulo: Ed. UNESP. Marcos Nascimento Doutor em Saúde Coletiva Instituto

Leia mais

Introdução à obra de Wallon

Introdução à obra de Wallon Henri Wallon Introdução à obra de Wallon A atividade da criança: conjunto de gestos com significados filogenéticos de sobrevivência. Entre o indivíduo e o meio há uma unidade indivisível. A sociedade é

Leia mais

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade FEMINISMO Luta das mulheres pela igualdade Bases do feminismo moderno (TEORIA FEMINISTA) Concentração na luta com o patriarcado A teoria feminista defende que a dominação masculina e subordinação feminina

Leia mais

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que RBEBBM -01/2001 A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que Autores:José A. Valente Afiliação:Departamento de Multimeios e Nied - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas - SP javalente@unicamp.br

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO 2019/1 PROVA DE CONTEÚDO

PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO 2019/1 PROVA DE CONTEÚDO QUESTÕES COM GABARITO PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO 2019/1 PROVA DE CONTEÚDO QUESTÃO 1. Christian Lynch (2014, p. 66) e de Adriana Campos (2017, p. 30) discutem, respectivamente, governo misto e sistema

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL Aumentar e consolidar os seus conhecimentos acerca: Das diferentes componentes anatómicas do corpo humano, da sua originalidade em cada sexo

Leia mais

Processo Seletivo Sociologia

Processo Seletivo Sociologia Sociologia 1) Gabarito oficial definitivo sem distribuição dos pontos - Questão 1 Em Marx, a definição de classe social refere-se à condição social daquele que possui ou não a propriedade privada dos meios

Leia mais

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. "Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan Autoconhecimento Quem somos? Por que estamos aqui? O que realmente buscamos? Estamos sempre insatisfeitos, querendo mais, pois nada pode preencher o vazio de não sermos quem somos. Sri Prem Baba Enquanto

Leia mais

Agora vamos assistir a uma Apresentação Narrada que irá tratar da CRENÇA E COMPORTAMENTO DE SAÚDE.

Agora vamos assistir a uma Apresentação Narrada que irá tratar da CRENÇA E COMPORTAMENTO DE SAÚDE. Agora vamos assistir a uma Apresentação Narrada que irá tratar da CRENÇA E COMPORTAMENTO DE SAÚDE. É esperado, que ao final, você compreenda os comportamentos de saúde, identifiqueos, bem como os modelos

Leia mais

A construção pela construção

A construção pela construção A construção pela construção Juliana Fabbron Não podemos dizer que existe uma única política que solucionará os problemas concernentes ao gênero, etnia e geração na sociedade brasileira. Talvez diversas

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL Apesar das características específicas de algumas NEE, os objectivos da intervenção não terão necessariamente de se afastar daqueles que se

Leia mais

A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens

A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens Movimento humano e linguagens A linguagem está envolvida em tudo o que fazemos, ela é peça fundamental para a expressão humana. Na Educação

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

III SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 23 de Novembro de 2013

III SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 23 de Novembro de 2013 DIFERENÇAS NA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE HOMENS E MULHERES Emerson Ohara (Departamento de psicologia, ); Murilo Moscheta (Departamento de Psicologia, ). contato: emerson_ohara@hotmail.com Palavras-chave:

Leia mais

O MUNDO DAS MULHERES Alain Touraine

O MUNDO DAS MULHERES Alain Touraine Brasília-DF, Setembro de 2007 Universidade de Brasília UNB Departamento de Serviço Social Mov. Soc., Poder Político e Cidadania Profa. Dra. Nair Bicalho O MUNDO DAS MULHERES Alain Touraine Alunas: Denise

Leia mais

Existem autores que colocam a transexualidade fora dos marcos patologizantes, considerando-a apenas uma experiência idenitária.

Existem autores que colocam a transexualidade fora dos marcos patologizantes, considerando-a apenas uma experiência idenitária. 1 Introdução A presente dissertação estuda a transexualidade e algumas de suas implicações jurídicas, principalmente no que diz respeito ao livre desenvolvimento da personalidade de seus portadores, considerando

Leia mais

Sexualidade e TEA. Modos de subjetivação do sujeito com deficiência no discurso midiático. Ana Cláudia Serra Passos Psicóloga Sexóloga Psicanalista

Sexualidade e TEA. Modos de subjetivação do sujeito com deficiência no discurso midiático. Ana Cláudia Serra Passos Psicóloga Sexóloga Psicanalista Sexualidade e TEA Modos de subjetivação do sujeito com deficiência no discurso midiático. Ana Cláudia Serra Passos Psicóloga Sexóloga Psicanalista CRP 03/16744 Sexo X Sexualidade: Diferenças Sexo: ümarca

Leia mais

CORPO, IDENTIDADE E ESTÉTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MODELOS BIOLÓGICO E CULTURAL DE BELEZA CORPORAL NA FALA DE MULHERES GOIANAS.

CORPO, IDENTIDADE E ESTÉTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MODELOS BIOLÓGICO E CULTURAL DE BELEZA CORPORAL NA FALA DE MULHERES GOIANAS. CORPO, IDENTIDADE E ESTÉTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MODELOS BIOLÓGICO E CULTURAL DE BELEZA CORPORAL NA FALA DE MULHERES GOIANAS. Danielle Batista de Moraes, Fernanda Paula França Ataíde, Drª Mariana Cunha

Leia mais

A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência.

A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência. A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência. Viver na idade adulta uma sexualidade satisfatória depende do desenvolvimento psicossexual

Leia mais

Corpo Socializado: Para que serve a Boa Aparência?

Corpo Socializado: Para que serve a Boa Aparência? Flávia Favoretto Bacharelado em Têxtil e Moda, Universidade de São Paulo (EACH/USP) Orientador: Dra. Graziela Serroni Perosa Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)

Leia mais

III BIMESTRE TRABALHO DE BIOLOGIA 2011

III BIMESTRE TRABALHO DE BIOLOGIA 2011 III BIMESTRE TRABALHO DE BIOLOGIA 2011 INSTRUÇÕES 1. Preencha o cabeçalho e com o nome completo de cada aluno da equipe MÉDIA = 2. Todas as respostas deverão ser apresentadas nos espaços apropriados, com

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

INFLUÊNCIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS INFLUÊNCIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA Def.: Grupo de pessoas unidas directamente por laços de parentesco, no qual os adultos assumem a responsabilidade de cuidar das crianças.

Leia mais

MEU CORPO, MINHA HISTÓRIA: RESSIGNIFICANDO O CORPO MASTECTOMIZADO

MEU CORPO, MINHA HISTÓRIA: RESSIGNIFICANDO O CORPO MASTECTOMIZADO MEU CORPO, MINHA HISTÓRIA: RESSIGNIFICANDO O CORPO MASTECTOMIZADO Rafael Lima Fernandes Estagiário de Psicologia CACON/HUPAA/UFAL rfernandespsi@gmail.com Renata de Carvalho Cavalcante Psicóloga CACON/HUPAA

Leia mais

CORPO E RELIGIÃO: UM ESTUDO SOBRE MULHERES MASTECTOMIZADAS

CORPO E RELIGIÃO: UM ESTUDO SOBRE MULHERES MASTECTOMIZADAS CORPO E RELIGIÃO: UM ESTUDO SOBRE MULHERES MASTECTOMIZADAS CRESPO, Danielle Cristina Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Membro do Grupo de Pesquisa IPLURES (Identidades

Leia mais

jornalistas identifica como peculiar, como formador de seu caráter, de suas visões do que significa ser e fazer jornalismo.

jornalistas identifica como peculiar, como formador de seu caráter, de suas visões do que significa ser e fazer jornalismo. 1. Introdução Afinal, o que significa ser jornalista e fazer jornalismo? Estas perguntas foram feitas primeiramente a mim mesma, ainda nos tempos de graduação, durante a faculdade de Jornalismo. E, mesmo

Leia mais

GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES. Marlise Matos - UFMG

GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES. Marlise Matos - UFMG GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES Marlise Matos - UFMG Uma proposta de percurso a ser brevemente desenvolvida aqui a partir de TRES pontos: 1 Uma abordagem FEMINISTA e pautada na luta dos movimentos feministas

Leia mais

Henry Wallon. Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa ARQUIVO VI

Henry Wallon. Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa ARQUIVO VI Henry Wallon Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa renathakcosta@gmail.com ARQUIVO VI 2016.2 A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social. O ser

Leia mais

NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO

NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO Sumário Apresentação...05 Entendendo a temática de Gênero...08 Valdete Cordeiro Coordenadora do Nudis Thaisson Amaral Assessor do Nudis Priscilla Bezerra Estagiária

Leia mais

Gênero e Saúde: representações e práticas na luta pela saúde da mulher

Gênero e Saúde: representações e práticas na luta pela saúde da mulher Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 Gênero e Saúde: representações e práticas na luta pela saúde da mulher Elaine Ferreira Galvão (UEL) Gênero; Saúde

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem A PRÁTICA SEXUAL APÓS O CÂNCER DE MAMA SOB A PERSPECTIVA DAS MULHERES

I Workshop dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem A PRÁTICA SEXUAL APÓS O CÂNCER DE MAMA SOB A PERSPECTIVA DAS MULHERES I Workshop dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem A PRÁTICA SEXUAL APÓS O CÂNCER DE MAMA SOB A PERSPECTIVA DAS MULHERES Linha de pesquisa: O Processo de Cuidar em Enfermagem GRADIM, C. V. C. Escola

Leia mais

3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo

3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo 3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo UNIDADE 1 A entrada na vida Qual é a especificidade do ser? Tema 1 Antes de mim: A genética. O cérebro. A cultura

Leia mais

Mídia e Identidade: Sobre Construções Imagéticas do Feminino

Mídia e Identidade: Sobre Construções Imagéticas do Feminino Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 Mídia e Identidade: Sobre Construções Imagéticas do Feminino Fernanda Ferrari Pizzato (UFPE) Filmes; Identidade;

Leia mais

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALMEIDA GARRETT DISCIPLINA: FORMAÇÃO CÍVICA 7.º E 8.º ANOS TEMAS A DESENVOLVER, OBJETIVOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO: 2015/16 Para uma Educação e Formação Social, Humana e

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÂNIA: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE A PEDAGOGIA DO CORPO

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÂNIA: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE A PEDAGOGIA DO CORPO EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÂNIA: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE A PEDAGOGIA DO CORPO Lady Tatiane da Silva Miranda 1 Resumo 2 O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar as relações

Leia mais

O PAPEL DO YOUTUBE NA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS LGBT. Augusto Rafael Brito Gambôa

O PAPEL DO YOUTUBE NA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS LGBT. Augusto Rafael Brito Gambôa O PAPEL DO YOUTUBE NA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS LGBT. Augusto Rafael Brito Gambôa As conexões virtuais na cibercultura expandem o universo das representações modificando a maneira de vê-lo, permitindo

Leia mais

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo 1 Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo Fabiana Marroni Della Giustina Programa de Pós-Graduação em Arte / Instituto de Artes IdA UnB A forma como o indivíduo apreende

Leia mais

TRANSIÇÃO DE GÊNERO E DIREITO À SAÚDE GT1 - DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS

TRANSIÇÃO DE GÊNERO E DIREITO À SAÚDE GT1 - DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS TRANSIÇÃO DE GÊNERO E DIREITO À SAÚDE GT1 - DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS Júlia Arruda F. Palmiere 1 (juliapalmiere@hotmail.com) Anita Guazzelli Bernardes 2 (anitabernardes1909@gmail.com) Dayane Eurico

Leia mais

ESTRESSE NA TERCEIRA IDADE: um estudo com idosos institucionalizados de João pessoa

ESTRESSE NA TERCEIRA IDADE: um estudo com idosos institucionalizados de João pessoa ESTRESSE NA TERCEIRA IDADE: um estudo com idosos institucionalizados de João pessoa INTRODUÇÃO Autores (as): Angela Rafaella Clementino do Nascimento Joseane da Silva Meireles Mônica Dias Palitot Segundo

Leia mais

Brinquedo de miriti e a representação idealizada do corpo: questões para o currículo

Brinquedo de miriti e a representação idealizada do corpo: questões para o currículo Brinquedo de miriti e a representação idealizada do corpo: questões para o currículo Joyce Ribeiro joyce@ufpa.br Lidia Sarges lidiasarges@yahoo.com.br Igora Dácio igorarock@hotmail.com 1 O brinquedo de

Leia mais

Noções da alteridade, do outro Carla Indira Carvalho Semedo 1

Noções da alteridade, do outro Carla Indira Carvalho Semedo 1 Noções da alteridade, do outro Carla Indira Carvalho Semedo 1 Na perspectiva de Dussel (1997 apud Guareschi, 2002), desenvolvida por Pedrinho Guareschi (2002), a alteridade é analisada segundo uma dimensão

Leia mais

atualidade é a chamada ideologia de gênero. eloquente manifestação da rebeldia humana contra Deus.

atualidade é a chamada ideologia de gênero. eloquente manifestação da rebeldia humana contra Deus. OTema muito recorrente na atualidade é a chamada ideologia de gênero. OA ideologia de gênero é uma eloquente manifestação da rebeldia humana contra Deus. www.portalebd.org.br Slide 2 OQuando o Senhor criou

Leia mais

& O PÓS-DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA E ÚTERO:

& O PÓS-DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA E ÚTERO: & O PÓS-DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA E ÚTERO: Possibilidades de Atuação da Psicologia Adelise Salvagni 1 Alberto Manuel Quintana 2 Daniela Trevisan Monteiro 3 Valéri Pereira Camargo 4 RESUMO Este trabalho

Leia mais

Design como formador de opinião: uma breve discussão entre a construção social de gênero e a estética.

Design como formador de opinião: uma breve discussão entre a construção social de gênero e a estética. Design como formador de opinião: uma breve discussão entre a construção social de gênero e a estética. SIQUEIRA, Leonardo; Graduando em Design Gráfico; Universidade Federal de Pelotas csleonardo@hotmail.com

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

CEDTEC-CG - Comunidade de Estudos e Desenvolvimento Técnico-Científico dos Campos Gerais

CEDTEC-CG - Comunidade de Estudos e Desenvolvimento Técnico-Científico dos Campos Gerais 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CEDTEC-CG

Leia mais

O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTEXTO DESAMOR

O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTEXTO DESAMOR O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTEXTO DESAMOR Resumo: Autor(a) : Lidiane Gomes dos Santos Universidade Estadual da Paraíba Campus I; lidianegomessantos@hotmail. O contexto social vivenciado

Leia mais

CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017

CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017 CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017 1 OBJETIVO 2 O estudo investigou, entre mulheres diagnosticadas com câncer de mama, o grau de informação em relação à doença, tratamentos e direitos

Leia mais

FORMAR PARA A DIVERSIDADE: A QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO GERAL DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS NA CIDADE DE PELOTAS

FORMAR PARA A DIVERSIDADE: A QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO GERAL DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS NA CIDADE DE PELOTAS FORMAR PARA A DIVERSIDADE: A QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO GERAL DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS NA CIDADE DE PELOTAS Ana Carolina Paes anacarolina-paes@hotmail.com Psicóloga e graduanda em Ciências

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA FEMINILIDADE EM PACIENTES MASTECTOMIZADAS

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA FEMINILIDADE EM PACIENTES MASTECTOMIZADAS REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA FEMINILIDADE EM PACIENTES MASTECTOMIZADAS Daniela Bianchi, Mestrado Profissional em Saúde e Educação, Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu, Universidade de Ribeirão Preto UNAERP,

Leia mais

Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa,

Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa, O Grupo de Pais na Escola Mudanças e Enriquecimento de Vínculos Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa,

Leia mais

AÇÃO DOCENTE DO REGENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO: MODOS DE SER E DE SE RELACIONAR NO COTIDIANO ESCOLAR

AÇÃO DOCENTE DO REGENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO: MODOS DE SER E DE SE RELACIONAR NO COTIDIANO ESCOLAR 00866 AÇÃO DOCENTE DO REGENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO: MODOS DE SER E DE SE RELACIONAR NO COTIDIANO ESCOLAR MIRANDA, R. A. W. R. Universidade Federal do Espírito Santo RESUMO Este trabalho teve

Leia mais

sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo

sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo Antes de ler o texto que se segue, pense sobre as noções de sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo. Em seguida, escreva nesta página o que você entende por essas noções. Traga o que você

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES MASTECTOMIZADAS

QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES MASTECTOMIZADAS QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES MASTECTOMIZADAS CAROLINE QUERUBIM FARIA. 1 ; DUARTE, H.F 2. RESUMO A pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de vida de mulheres mastectomizadas. Participaram da

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Josemary Morastoni Renato José Casagrande Atualmente, a gestão é vista como uma nova forma de administrar de maneira democrática, onde

Leia mais

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce.

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce. A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e

Leia mais

GÊNERO: ENTRE ASPECTOS DA TEORIA SOCIAL E A TEORIA DA LINGUAGEM.

GÊNERO: ENTRE ASPECTOS DA TEORIA SOCIAL E A TEORIA DA LINGUAGEM. GÊNERO: ENTRE ASPECTOS DA TEORIA SOCIAL E A TEORIA DA LINGUAGEM. Karina de Fª Visentin Bochnia 1 Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar como ocorrem as considerações a respeito dos aspectos

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS

DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS Prof. João Gabriel da Fonseca Graduado em História; Filosofia Pós-Graduado em História Cultural Mestre em História das Identidades. LGBT ou ainda, LGBTTTs,

Leia mais

TCC em Re-vista ANDRADE, Carolina Cintra de. 15. Palavras-chave: estresse oxidativo; infarto do miocárdio; exercício. PETRI, Maysa Tenório.

TCC em Re-vista ANDRADE, Carolina Cintra de. 15. Palavras-chave: estresse oxidativo; infarto do miocárdio; exercício. PETRI, Maysa Tenório. Fisioterapia TCC em Re-vista 2011 77 ANDRADE, Carolina Cintra de. 15 Influência da reabilitação cardiovascular em indivíduos cardiopatas através da análise do estresse oxidativo. 2011. 15 f. Trabalho

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE Sandra Regina RICCI Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás sandraricci@brturbo.com.br

Leia mais

Grangeiro et al., 2013

Grangeiro et al., 2013 Grangeiro et al., 2013 Grangeiro et al., 2013 Grangeiro et al., 2013 Grangeiro et al., 2013 Grangeiro et al., 2013 Grangeiro et al., 2013 Grangeiro et al., 2013 A ideia de gestão de risco A ideia de

Leia mais

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Profº. Marcelo Alessandro Rigotti Especialista CCIH Mestrando pela USP Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP Adolescência Conceito:

Leia mais

FUNDAMENTOS DA TERAPIA DO ESQUEMA

FUNDAMENTOS DA TERAPIA DO ESQUEMA FUNDAMENTOS DA TERAPIA DO ESQUEMA Denise Rodrigues Mestre em Psicologia Professora, supervisora e coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Estácio de Sá E-mail: deniserodriguespsi@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-1 DISCIPLINA: Olhares Antropológicos em Educação - JP0004 PROFESSORA: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II EMENTA A

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Extensão em Educação Sexual Método Falando Naquilo. COORDENAÇÃO Dra. Vanessa Monteiro Cesnik-Geest

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Extensão em Educação Sexual Método Falando Naquilo. COORDENAÇÃO Dra. Vanessa Monteiro Cesnik-Geest PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Extensão em Educação Sexual Método Falando Naquilo COORDENAÇÃO Dra. Vanessa Monteiro Cesnik-Geest Ribeirão Preto - SP 2017 2 SUMÁRIO 1 NOME DO CURSO E ÁREA DO CONHECIMENTO 3

Leia mais

Corpo e Emoções: Uma Resenha

Corpo e Emoções: Uma Resenha Corpo e Emoções: Uma Resenha LE BRETON, David, 2009. As Paixões Ordinárias: Antropologia das Emoções. Petrópolis, Vozes. David Le Breton possui doutorado em Antropologia e é professor na Universidade de

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 6ª aula Psicopatologia

Leia mais

SEXUALIDADE SEM FRONTEIRAS. Flávio Gikovate

SEXUALIDADE SEM FRONTEIRAS. Flávio Gikovate SEXUALIDADE SEM FRONTEIRAS SEXUALIDADE SEM FRONTEIRAS Copyright 2013 by Direitos desta edição reservados por Summus Editorial Editora executiva: Soraia Bini Cury Editora assistente: Salete Del Guerra Capa:

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

INTOLERÂNCIA E IDENTIFICAÇÃO: O MOVIMENTO EMO NO BRASIL

INTOLERÂNCIA E IDENTIFICAÇÃO: O MOVIMENTO EMO NO BRASIL PESQUISAS INTOLERÂNCIA E IDENTIFICAÇÃO: O MOVIMENTO EMO NO BRASIL Flávia Barbosa Evangelista O movimento Emo iniciou-se por volta dos anos 80 e descrevia a principio, um gênero musical derivado do Hardcore,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO: Biomedicina Diurno, Biomedicina Noturno, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Informática Biomédica, Medicina, Nutrição, Psicologia, Química

Leia mais

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

O Conceito do verbo Empoderar: é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. A partir do seu sentido

O Conceito do verbo Empoderar: é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. A partir do seu sentido O Conceito do verbo Empoderar: é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. A partir do seu sentido figurado, empoderar representa a ação de atribuir domínio

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA. Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO

ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA. Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO Como o interno, que na adolescência vive um momento crucial da formação sexual (adolescência),

Leia mais

com que seja possível, dia após dia, reconhecer que continuamos a ser a mesma pessoa e eu o mundo ainda é o nosso mundo.

com que seja possível, dia após dia, reconhecer que continuamos a ser a mesma pessoa e eu o mundo ainda é o nosso mundo. 1-Mostra como a dimensão social e cultural é determinante no processo de tornar-se humano. Para se tornar humano, este tem que passar por processos de aprendizagens de formas partilhadas e reconhecíveis

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS233 Antropologia da Saúde

Programa Analítico de Disciplina CIS233 Antropologia da Saúde 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

ENESEB V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 23 à 25 de julho de 2017 PAINEL/POSTER

ENESEB V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 23 à 25 de julho de 2017 PAINEL/POSTER ENESEB V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 23 à 25 de julho de 2017 PAINEL/POSTER JUVENTUDE SEUS SABERES, SUA CULTURA E SUA IDENTIDADE. Mirian Gomes de Souza Cristiane Santos

Leia mais

Multiplicidades de (im)possibilidades para (re)significar as infâncias. Cláudia Maria Ribeiro UFLA

Multiplicidades de (im)possibilidades para (re)significar as infâncias. Cláudia Maria Ribeiro UFLA Multiplicidades de (im)possibilidades para (re)significar as infâncias Cláudia Maria Ribeiro UFLA Crianças... Ditas por muitas vozes Psicologia infantil Estudos sociológicos Especialistas que dizem o

Leia mais

PARA QUEM A ESCOLA GAGUEJA?

PARA QUEM A ESCOLA GAGUEJA? Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - IDEAU Vol. 5 Nº 12 - Julho - Dezembro 2010 Semestral Artigo: PARA QUEM A ESCOLA GAGUEJA? Autora: Daniela Medeiros 1 1 Licenciada em Educação Especial;

Leia mais