DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS"

Transcrição

1 DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS Prof. João Gabriel da Fonseca Graduado em História; Filosofia Pós-Graduado em História Cultural Mestre em História das Identidades.

2 LGBT ou ainda, LGBTTTs, é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (o 's' se refere aos simpatizantes). Embora refira apenas seis, é utilizado para identificar todas as orientações sexuais minoritárias e manifestações de identidades de género divergentes do sexo designado no nascimento.inicialmente, o termo mais comum era GLS, sendo a representação para: gays, lésbicas e simpatizantes. Com o crescimento do movimento contra a homofobia e da livre expressão sexual, a sigla GLS foi alterada para GLBS, ou seja Gays, Lésbicas, Bissexuais e Simpatizantes que logo foi mudado para GLBT e GLBTS com a inclusão da categoria dos transgêneros (travestis, transexuais, transformistas, crossdressers etc.). A sigla GLBT ou GLBTS perdurou por pouco tempo pois o movimento lésbico ganhou mais sensibilidade dentro do movimento homossexual e a sigla foi alterada para LGBTS.

3 Atualmente a sigla mais completa em uso pelos movimentos homossexuais é LGBTTIS, que significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros, Transexuais, Intersexuais e Simpatizantes, sendo que o S de simpatizantes pode ser substituído pela letra A de Aliados ou ainda acrescido a Letra Q de Queer que não é muito comum, porém é utilizada em alguns países e por alguns grupos do movimento gay. A inclusão do L na frente da sigla do movimento gay deu-se pelo grande crescimento do movimento lésbico e pelo apoio da comunidade gay às mulheres homossexuais.o termo atual oficialmente usado para a diversidade no Brasil é LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros). A alteração do termo GLBT em favor de LGBT foi aprovada na 1ª Conferência Nacional GLBT realizada em Brasília no período de 5 e 8 de junho de A mudança de nomenclatura foi realizada a fim de valorizar as lésbicas no contexto da diversidade sexual e também de aproximar o termo brasileiro com o termo predominante em várias outras culturas.

4 Ser humano, cultura e poder O ser humano difere de outros animais por depender de orientações do grupo social em que vive para organizar seu comportamento e visão de mundo. Classificar e hierarquizar as coisas e seres é próprio do humano. Nesses processos, pode surgir a discriminação e a diferença pode se transformar em desigualdade. As diferentes formas de discriminação e violência são efeitos de convenções sociais e envolvem relações de poder.

5 Homens e mulheres É muito comum que: se pense em homens e mulheres como seres com naturezas e destinos distintos na vida social se considere que a base dessas diferenças profundas está na natureza e nos corpos de homens e mulheres, que possuem diferentes anatomias e capacidades. Essa diferença pensada desse modo é, muitas vezes, transformada em desigualdade. A desigualdade entre homens e mulheres bem como relações e regras sociais que desvalorizam as mulheres e o feminino tem sido encontradas em diferentes períodos da história e em diferentes culturas.

6 Gênero gênero é termo que se refere a um princípio de organização e hierarquização do mundo ao nosso redor que toma por base as diferenças percebidas entre os sexos (Scott, 1995) gênero não diz respeito apenas aos corpos humanos e suas respectivas genitálias, mas a tudo que se relaciona com esses corpos (os objetos, as atividades, os lugares, as cores, as roupas e adereços, os comportamentos, o gestual) (Clastres, 1988) comportamentos de indivíduos de sexos diferentes não são biologicamente determinados, mas socialmente construídos através da relação entre o indivíduo e a cultura, no processo de socialização (Mead, 1969)

7 os padrões socialmente aceitos e esperados de comportamento para cada um dos sexos variam historicamente, de sociedade para sociedade e a cada grupo humano (Mead, 1969; Strathern, 2006) gênero e sexualidade são duas dimensões da vida das pessoas, que muitas vezes estão conectadas, mas que não se reduzem umas às outras (Rubin, 1998): o menino que brinca de boneca ou a garota que é mais agressiva não podem ser tidos como homossexuais apenas a partir desses comportamentos. comportamentos masculinos e femininos não são dados pela natureza, logo há várias formas de ser homem ou mulher, menino ou menina.

8 A naturalização do gênero diferenças anatômicas entre os sexos são tomadas como base não apenas para dividir o mundo entre homens e mulheres, como também para definir quem deve se sentir masculino ou feminina e como homens e mulheres devem se vestir, comportar e desejar (Rubin, 1975; Rich, 1980; Butler, 2003; Haraway, 2004). apesar das normas sociais que dividem rigidamente o mundo em homens e mulheres, masculinos e femininas, há uma ampla gama de sujeitos que não estão incluídos a partir de tais normas: LGBT mas também homens e mulheres heterossexuais. (Butler, 2003 e 2002) essa poderosa convenção que oprime grande parte dos seres humanos em nossa sociedade impõe um padrão de pertencimento do mundo que deixa ao excluído um lugar de menos humano, esquisito, desprezível (Butler, 2003 e 2002).

9 Os reforçadores externos sociais, políticos e econômicos presentes na cultura, contribuem para estigmatizar e discriminar e até mesmo segregar qualquer comportamento, atitude ou afeto que se desvia da norma social. É justamente sobre esse entendimento de que há apenas uma única forma de se relacionar o modelo heterossexual que se assenta o preconceito em relação ao público LGBT e como consequência à lesbianidade.

10 As lésbicas são ainda as mais condenadas pelos dogmas morais e as mais excluídas e solitárias. Desafiam e desorganizam duas importantes atribuições de papéis impostos pela dominação hetero/masculina. Desafiam o lugar da mulher e desafiam a sexualidade da mulher, ambos impostos arbitrariamente.

11 Neste sentido ela derruba vários mitos: o mais desafiador e aflitivo para a cultura patriarcal é o de dispensar a companhia de homens para a sua existência afetiva e sexual.

12 As relações lésbicas são mais susceptíveis de discriminações sociais do que as relações gays por questionarem, a céu aberto e duplamente, o lugar de mulher e da sexualidade feminina na cultura ocidental. Cecarelli,P

13 O movimento de lésbicas traz questões específicas: - que não são encontradas no movimento feminista ou de mulheres - que não são encontradas no movimento gay - que não são encontradas no movimento negro ou de mulheres negras

14 A luta por direitos humanos das lésbicas no Brasil, é sempre acompanhada por um diálogo tenso, seja com o próprio movimento LGBT, seja com o movimento feminista, seja com o movimento negro, seja com o Estado e suas instituições. Há sempre uma tensão quando se reivindica as especificidades dos direitos das lésbicas.

15 Com toda esta tensão, que passos foram dados ou conquistados? Quais os espaços de organização? Núcleos OSCIPs ONGS mistas ONGs OSCIPS Específicas Independentes REDES específicas Academia Grupos mistos e Redes Mistas

16 Mitos, estigmas, preconceitos e discriminação sexual e de gênero tornam o caminho pela busca de justiça e de direitos iguais bastante longo e cruel para lésbicas em geral.

17 A relação entre lésbicas, mulheres bissexuais, mulheres que fazem sexo com mulheres com a feminização da epidemia de HIV/Aids e outras DST, está intimamente relacionada com cultura e tradições que negam a plena autonomia das mulheres. A Sexualidade da mulher ainda é invisibilizada ou entendida como meio para reprodução - função social da maternidade heterossexual.

18 As consequências dessa invisibilidade: O não conhecimento da saúde de lésbicas, mulheres bissexuais e mulheres que fazem sexo com mulheres; Alguns profissionais da rede de saúde têm dúvidas sobre o manejo do atendimento e encaminhamentos. A reprodução do modelo da heterossexualidade, nos seus campos de intervenção, cuidado e controle da saúde das mulheres.

19 Resultado Permanência e a ampliação dos contextos de vulnerabilidade de mulheres que, quando recorrem aos serviços de saúde, não são orientadas adequadamente para o exercício da sexualidade autônoma, segura e protegida.

20 Por fim, cabe ainda dizer que a vivência da homossexualidade feminina potencializa diversas situações de violência, seja institucional, sexual ou doméstica. A violência gerada pelo exercício da lesbiandade contribui para produção de sofrimentos psíquicos importantes que, associado à lesbofobia programática e familiar, faz com que muitas delas não acreditem ser possível e cabível a vivência saudável da sua sexualidade e o exercício pleno de uma vida saudável.

21 Referências BUTLER. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del sexo. Buenos Aires: Paidos, 2002 [1993]. BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003 [1990]. CLASTRES, P. O arco e o cesto In: A sociedade contra o Estado. 4. ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, p MEAD, M. Sexo e Temperamento. São Paulo, Perspectiva, SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.20, n.2., pp , RUBIN, G. S. The traffic in women. Notes on the political economy of sex. In: RAITER, R. (Ed.). Toward anthropology of women. Nova York: Monthly Review Press, RICH, A. "Compulsory Heterosexuality and Lesbian Existence" in: Signs: Journal of Women in Culture and Society, 5:631-60, 1980.

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero LGBT: Público ou Privado Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero 1969 Revolta de Stonewall que marca o Dia Mundial do Orgulho LGBT; 1973 A OMS deixa de classificar a homossexualidade como doença;

Leia mais

NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO

NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO NOME SOCIAL NO SISTEMA DE ATENDIMENTO Sumário Apresentação...05 Entendendo a temática de Gênero...08 Valdete Cordeiro Coordenadora do Nudis Thaisson Amaral Assessor do Nudis Priscilla Bezerra Estagiária

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Glossário da Diversidade

Glossário da Diversidade Glossário da Diversidade REFERÊNCIAS - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (2015). Manual de Comunicação LGBT. Retirado de: unaids.org.br/wp-content/uploads/2015/09/manual-de-comunica%c3%a7%c3%a3o

Leia mais

Gênero. esexualidades. Prof. Agenor

Gênero. esexualidades. Prof. Agenor Gênero esexualidades Prof. Agenor A sociologia tem por objetivo fazer com que as pessoas possam ver e analisar o bosque e as arvores ao mesmo tempo. ALFRED N, WHITEHEAD Questões sociais/atualidades O que

Leia mais

Ser-Tão Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Faculdade de Ciências Sociais, UFG. I

Ser-Tão Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Faculdade de Ciências Sociais, UFG.   I Apêndice K Diretrizes e moções relativas à população LGBT, aprovadas na 13ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada em novembro de 2007, em Brasília. I - DIRETRIZES EIXO I - Desafios para a Efetivação

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Sabrina Peripolli (*) (Programa de Iniciação Científica, Departamento de Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá

Leia mais

DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL

DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL PME por uma educação que respeite a diversidade O Plano Municipal de Educação foi construído por meio de discussões e conferência abertas a toda a comunidade

Leia mais

Agenda 2030 e o nome social na UFMG: o papel das bibliotecas universitárias na promoção da inclusão das minorias sexuais

Agenda 2030 e o nome social na UFMG: o papel das bibliotecas universitárias na promoção da inclusão das minorias sexuais Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Agenda 2030 e o nome social na UFMG: o papel das bibliotecas universitárias na promoção da inclusão das minorias sexuais Israel José da Silva (UFMG) - ijosil@yahoo.com.br

Leia mais

7. Referências bibliográficas

7. Referências bibliográficas 104 7. Referências bibliográficas AUAD, D. Relações de gênero nas práticas escolares e a construção de um projeto de co-educação. In: Anais do 27ª. Reunião da ANPED, Caxambu MG, 2004. BAUER, M. Análise

Leia mais

DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE UMA ONG DO INTERIOR PAULISTA

DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE UMA ONG DO INTERIOR PAULISTA DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE UMA ONG DO INTERIOR PAULISTA Juliane Aparecida da Costa Ng 1 Viviane Suzano Martinhão 2 Resumo: A ONG Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades (NEPS) oferece acolhimento

Leia mais

GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO O começo de tudo... Movimentos feministas - PRIMEIRA ONDA: Começo do século XX sufragismo - SEGUNDA ONDA: preocupações sociais e políticas e construções teóricas. - Distinção

Leia mais

A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL¹

A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL¹ A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 Raíssa Schadeck 2, Anna Paula Bagetti Zeifert 3. 1 Projeto de Monografia realizado no Curso de Direito de Unijuí 2 Aluna do curso de Direito

Leia mais

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa.

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa. Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Nível do Curso Objetivo Direitos Humanos Gênero e Diversidade na Escola Aperfeiçoamento QUALQUER ETAPA DE ENSINO Aperfeiçoamento

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO. Lula Ramires Doutorando em Educação/USP

DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO. Lula Ramires Doutorando em Educação/USP DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO Lula Ramires Doutorando em Educação/USP Sobre Lula Graduação e licenciatura em Filosofia (USP) Mestrado em Educação (USP) dissertação sobre oito jovens gays no Ensino Médio

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015 Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria Estadual de Administração Penitenciária RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015 Estabelece diretrizes e normativas para o tratamento da população LGBT no

Leia mais

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Jaqueline Lima Santos Doutoranda em Antropologia Social UNICAMP Instituto

Leia mais

HOMOFOBIA E SEXISMO NO SISTEMA PRISIONAL E NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO TOCANTINENSE: UMA ANÁLISE DO PERFIL CURSISTAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

HOMOFOBIA E SEXISMO NO SISTEMA PRISIONAL E NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO TOCANTINENSE: UMA ANÁLISE DO PERFIL CURSISTAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO HOMOFOBIA E SEXISMO NO SISTEMA PRISIONAL E NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO TOCANTINENSE: UMA ANÁLISE DO PERFIL D@S CURSISTAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO Milena Carlos de Lacerda 2 ; Bruna Andrade Irineu 3 1 Acadêmica

Leia mais

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade FEMINISMO Luta das mulheres pela igualdade Bases do feminismo moderno (TEORIA FEMINISTA) Concentração na luta com o patriarcado A teoria feminista defende que a dominação masculina e subordinação feminina

Leia mais

Legislação Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - 1/5

Legislação Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - 1/5 RESOLUÇÃO CONJUNTA CNAS E CNCD/LGBT Nº 01/2018 Estabelece parâmetros para a qualificação do atendimento socioassistencial da população LGBT no Sistema Único da Assistência Social SUAS. O CONSELHO NACIONAL

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS. Prof. Robson Vieira da Silva Sociologia 1º ano - UP

MOVIMENTOS SOCIAIS. Prof. Robson Vieira da Silva Sociologia 1º ano - UP MOVIMENTOS SOCIAIS Prof. Robson Vieira da Silva Sociologia 1º ano - UP OS MOVIMENTOS SOCIAIS - DEFINIÇÃO São ações sociais coletivas de caráter socio-político e cultural que viabilizam distintas formas

Leia mais

SUS, Equidade e Saúde da população LGBT

SUS, Equidade e Saúde da população LGBT SUS, Equidade e Saúde da população LGBT As Paradas do Orgulho LGBT em Fortaleza As Paradas do Orgulho LGBT são capítulo importante e fundamental de visibilidade massiva que almeja discutir e incluir no

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO / USP E A GARANTIA DOS DIREITOS DE ESTUDANTES LGBT

FACULDADE DE EDUCAÇÃO / USP E A GARANTIA DOS DIREITOS DE ESTUDANTES LGBT FACULDADE DE EDUCAÇÃO / USP E A GARANTIA DOS DIREITOS DE ESTUDANTES LGBT APRESENTAÇÃO A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FEUSP, em respeito aos tratados internacionais e nacionais referentes

Leia mais

Propostas de Comunicações Aprovadas

Propostas de Comunicações Aprovadas 1 1 - Tomboy: Fronteiras e diálogos interdisciplinar 2 - Corpo e punição: pensar a castração química à luz da filosofia de Merleau-Ponty 3 - DO ANTINATURAL AO COMPROMISSO ÉTICO: COMPREENDENDO Rm 1,26-27

Leia mais

Ei, você trabalhadora e trabalhador do SUAS!

Ei, você trabalhadora e trabalhador do SUAS! Ei, você trabalhadora e trabalhador do SUAS! Você sabia que ser homem ou mulher é uma construção social? Você sabia que existem pessoas que não se identificam com o sexo do nascimento? Não se identificar

Leia mais

INFORMATIVO PARA A REDE SUAS: Garantia da utilização do Nome Social para as pessoas Travestis e Transexuais.

INFORMATIVO PARA A REDE SUAS: Garantia da utilização do Nome Social para as pessoas Travestis e Transexuais. INFORMATIVO PARA A REDE SUAS: Garantia da utilização do Nome Social para as pessoas Travestis e Transexuais. Ei, você trabalhadora e trabalhador do SUAS! Você sabia que ser homem ou mulher é uma construção

Leia mais

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS HOMOPARENTALIDADE EM FOZ DO IGUAÇU PR MARTINS DE FARIAS, Adriana. Estudante do Curso de Antropologia e Diversidade Cultural ILAACH UNILA; E-mail: adriana.farias@aluno.unila.edu.br;

Leia mais

Saúde do Homem LGBT SABRINA SASHA(FRANKLIN XAVIER C. JÚNIOR)

Saúde do Homem LGBT SABRINA SASHA(FRANKLIN XAVIER C. JÚNIOR) Saúde do Homem LGBT SABRINA SASHA(FRANKLIN XAVIER C. JÚNIOR) Sexo, gênero e orientação sexual Identidade de Gênero Binarismo de Gênero [Feminino/ Masculino] Cis Trans Orientação Sexual Heterossexuais Gays/Lésbicas

Leia mais

(Protig) Programa de Identidade de Gênero

(Protig) Programa de Identidade de Gênero Programa de Identidade de Gênero (Protig) Programa de Identidade de Gênero Sumário APRESENTAÇÃO 5 O que é disforia de gênero? 7 Transexuais são homossexuais? São hermafroditas? 7 Todos os transexuais

Leia mais

GUIA PARA NÃO SER TRANSFÓBICO

GUIA PARA NÃO SER TRANSFÓBICO GUIA PARA NÃO SER TRANSFÓBICO A falta de informação é o combustível da intolerância. Por isso, o Catraca Livre desenvolveu um manual anti-transfobia com dicas práticas para falar sobre questões de gênero

Leia mais

militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente

militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente Entrevista por Daniela Araújo * Luíza Cristina Silva Silva militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente é estudante do curso de Geografia na

Leia mais

feminismo espaço e neoliberalismo

feminismo espaço e neoliberalismo artilha InDebate #01 feminismo espaço e neoliberalismo (...) se entendemos o feminismo como toda luta de mulheres que se opõem ao patriarcado, teríamos que construir sua genealogia considerando a história

Leia mais

ENLESBI ESPAÇO DE AUTO-ORGANIZAÇÃO DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS E EMPODERAMENTO SAPATÃO

ENLESBI ESPAÇO DE AUTO-ORGANIZAÇÃO DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS E EMPODERAMENTO SAPATÃO ENLESBI ESPAÇO DE AUTO-ORGANIZAÇÃO DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS E EMPODERAMENTO SAPATÃO Virgínia de Santana Cordolino Nunes; Zuleide Paiva da Silva; Améli Tereza Santa Rosa Maraux Liga Brasileira

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

PROMOÇÃO DA EQUIDADE: UM DESAFIO PARA A GESTÃO

PROMOÇÃO DA EQUIDADE: UM DESAFIO PARA A GESTÃO Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 PROMOÇÃO DA EQUIDADE: UM DESAFIO PARA A GESTÃO Katia Maria Barreto Souto Reginaldo Alves Chagas Painel 24/086 Gestão participativa,

Leia mais

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática.

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Legislativo Propor PEC para incluir a garantia do direito à livre orientação

Leia mais

RESENHA. Fernanda Goulart Lamarão. Mestranda em Direito Penal e Especialista em Ciências Criminais e Segurança Pública pela UERJ.

RESENHA. Fernanda Goulart Lamarão. Mestranda em Direito Penal e Especialista em Ciências Criminais e Segurança Pública pela UERJ. 729 RESENHA Gender Hurts: a feminist analysis of the politics of transgenderism Sheila Jeffreys. Londres e Nova York: Routledge Taylor & Francis Group, 2014, 215p. Fernanda Goulart Lamarão Mestranda em

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Família. Homossexualidade. Direito a saúde.

PALAVRAS-CHAVE: Família. Homossexualidade. Direito a saúde. ATENDIMENTO A FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: uma revisão de Júlio César Coelho do Nascimento (Enfermeiro - Pós-graduando em Oncologia Clínica- Centro de Especialização em Enfermagem

Leia mais

O Senso Comum e os Corpos Generificados

O Senso Comum e os Corpos Generificados O Senso Comum e os Corpos Generificados Vincular o comportamento ao sexo, gênero à genitália, definindo o feminino pela presença da vagina e o masculino pelo pênis, remonta ao século XIX quando o sexo

Leia mais

Demografia III (Estrutura da População)

Demografia III (Estrutura da População) Gênero Demografia III (Estrutura da População) A identificação dos grupos masculino e feminino de uma população corresponde a estrutura de gênero. grandes diferenças de oportunidades e condições de vida

Leia mais

Movimento GLBT e transexualidade nas políticas públicas de saúde no Brasil: idiossincrasias e sincronismos.

Movimento GLBT e transexualidade nas políticas públicas de saúde no Brasil: idiossincrasias e sincronismos. Sexualidades, corporalidades e transgêneros: narrativas fora da ordem ST 16 Bárbara Graner, Andrea Stefanie e Tatiana Lionço. Coletivo Nacional de Transexuais ; Coletivo Nacional de Transexuais; Consultora

Leia mais

DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBT

DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBT DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBT PRECONCEITO E ESTIGMATIZAÇÃO O que é preconceito? P R E C O N C E I T O É U M J U Í Z O P R É - C O N C E B I D O, Q U E S E M A N I F E S T A N U M A A T I T U D E D I S C R

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social REPERTÓRIOS LINGUÍSTICOS SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS RELAÇÕES DE CUIDADO EM SAÚDE Gabriela Silva de Jesus* (Programa de Iniciação Científica, Departamento de Psicologia, Universidade

Leia mais

Vamos falar de... Gênero? Um debate necessário

Vamos falar de... Gênero? Um debate necessário Vamos falar de... Gênero? Um debate necessário Por Mônica Karawejczyk 1 A mídia tem veiculado matérias mostrando como a desinformação e a intolerância sobre os debates envolvendo gênero estão por toda

Leia mais

A DiversityInc publica anualmente a lista das 50 melhores empresas no que tange suas práticas de diversidade e inclusão.

A DiversityInc publica anualmente a lista das 50 melhores empresas no que tange suas práticas de diversidade e inclusão. #diversidade Uma forma mais ampla de abordar a questão da diversidade é a partir da compreensão de que mulheres, negros, indígenas, LGBTS e diversos outros grupos podem trazer conhecimentos e visões diferentes,

Leia mais

Proporcionar aos participantes uma visão da relação entre Gênero e Educação na perspectiva dos Direitos Humanos; Compreender e situar o tema da

Proporcionar aos participantes uma visão da relação entre Gênero e Educação na perspectiva dos Direitos Humanos; Compreender e situar o tema da Vanessa Pipinis Proporcionar aos participantes uma visão da relação entre Gênero e Educação na perspectiva dos Direitos Humanos; Compreender e situar o tema da violência no campo dos Estudos de Gênero;

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS MATO GROSSO DO SUL

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS MATO GROSSO DO SUL PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS MATO GROSSO DO SUL Introdução O desafio de um plano de enfrentamento da epidemia da aids em população específica,

Leia mais

Preconceito Sexual e Homoparentalidade

Preconceito Sexual e Homoparentalidade Preconceito Sexual e Homoparentalidade Pedro Alexandre Costa, Ph.D. Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde (UIPES), ISPA-IU pcosta@ispa.pt Co-autores: Henrique Pereira & Isabel Leal Homoparentalidade

Leia mais

Com a palavra, as mulheres do movimento LGBT

Com a palavra, as mulheres do movimento LGBT Com a palavra, as mulheres do movimento LGBT A sigla LGBT reúne segmentos da sociedade oprimidos por sua orientação sexual, como é o caso das lésbicas, gays e bissexuais, e também pela sua identidade de

Leia mais

Eloísa Naír De Andrade Argerich 2. Projeto de Monografia de Conclusão de Curso de Direito da Unijui 2

Eloísa Naír De Andrade Argerich 2. Projeto de Monografia de Conclusão de Curso de Direito da Unijui 2 A (IN) APLICABILIDADE DA LEI MARIA DA PENHA SOB A ÓTICA JURÍDICA E SOCIAL REFERENTE A EXCLUSÃO PELA ORIENTAÇÃO SEXUAL1 1 A (IN) APPLICABILITY OF THE MARIA DA PENHA LAW UNDER THE LEGAL AND SOCIAL OPTICAL

Leia mais

Categorias identitárias

Categorias identitárias Ana Alvaréz, TALLAS, Tienda3 Instalação, fotografia, vídeo (2008) Categorias identitárias Definições e terminologias Profa. Carla de Abreu l Disciplina: Cultura Visual e Construções de Gênero Perspectiva

Leia mais

Escolarização de meninas e meninos brasileiros: o desafio da co-educação

Escolarização de meninas e meninos brasileiros: o desafio da co-educação Escolarização de meninas e meninos brasileiros: o desafio da co-educação [AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto, 2006. 100 p.] Daniela Finco * Desconfiar

Leia mais

Rua Bom Jesus do Amparo, 02 Cohab V CEP Carapicuíba SP

Rua Bom Jesus do Amparo, 02 Cohab V CEP Carapicuíba SP Rua Bom Jesus do Amparo, 02 Cohab V CEP 06329-250 Carapicuíba SP E-mail: decar@educacao.sp.gov.br http://decarapicuiba.educacao.sp.gov.br/ Afonso Porto Interlocutor de Diversidade Sexual e de Gênero Sup.

Leia mais

Unidade 2 - Saúde, sexualidade e reprodução SEMANA 4 SAÚDE, SEXUALIDADE E REPRODUÇAO. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva

Unidade 2 - Saúde, sexualidade e reprodução SEMANA 4 SAÚDE, SEXUALIDADE E REPRODUÇAO. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Unidade 2 - Saúde, sexualidade e reprodução SEMANA 4 SAÚDE, SEXUALIDADE E REPRODUÇAO Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Objetivos: Identificar e analisar como os conceitos sobre sexualidade, gênero

Leia mais

ÍNDICE 1 A manifestação pública da luta LGBT 2 Concepções, objetivos e políticas publicas 3 Propostas para políticas públicas municipais

ÍNDICE 1 A manifestação pública da luta LGBT 2 Concepções, objetivos e políticas publicas 3 Propostas para políticas públicas municipais LGBT NOS PROGRAMAS DE GOVERNO MUNICIPAIS DO PT ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2008 11 ÍNDICE 1 A manifestação pública da luta LGBT 4 2 Concepções, objetivos e políticas publicas 5 3 Propostas para políticas públicas

Leia mais

SAÚDE DAS MULHERES LÉSBICAS NO BRASIL

SAÚDE DAS MULHERES LÉSBICAS NO BRASIL 1 SAÚDE DAS MULHERES LÉSBICAS NO BRASIL Maria José Marcelino da Silva Aluna da Graduação em Serviço Social da UFPB. Estagiária do Centro Estadual de Referência dos Direitos LGBT e Enfrentamento à Homofobia

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO (DSG) NO MEIO ESCOLAR E ORGANIZACIONAL

DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO (DSG) NO MEIO ESCOLAR E ORGANIZACIONAL DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO (DSG) NO MEIO ESCOLAR E ORGANIZACIONAL Psic. Esp. Giovanna Lucchesi Terapeuta de Casais Fundadora da DIVERSUS - Consultoria em Diversidade Sexual DSG A diversidade sexual e

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 1 REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 2018 (Instituído pela Portaria nº 05/2018) 2 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Da definição e finalidades... 3 CAPÍTULO II - Dos objetivos

Leia mais

SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL

SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL Autor (unidade 1 e 2): Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos Colaboração: Paula Teixeira Araujo, Bernardo Gonzalez Cepeda

Leia mais

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Unidade 1 - Sexualidade: Dimensão conceitual, diversidade e discriminação SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Objetivo: Promover a reflexão sobre a trajetória

Leia mais

Tópicos em Antropologia: ANTROPOLOGIA DO GÊNERO

Tópicos em Antropologia: ANTROPOLOGIA DO GÊNERO Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Curso: Antropologia/Ciências Sociais Disciplina: Tópicos em Antropologia - Antropologia do Gênero Profa. Érica Renata

Leia mais

A TERRITORIALIZAÇÃO DE EVENTOS PARA O RECONHECIMENTO DA SEXUALIDADE LGBT s

A TERRITORIALIZAÇÃO DE EVENTOS PARA O RECONHECIMENTO DA SEXUALIDADE LGBT s A TERRITORIALIZAÇÃO DE EVENTOS PARA O RECONHECIMENTO DA SEXUALIDADE LGBT s DAL FORNO, Leandro 1 COSTA, Benhur Pinos da 2 Palavras-chave: Territorialização. Sexualidade. Redes Virtuais. Reconhecimento.

Leia mais

ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA. Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO

ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA. Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO Como o interno, que na adolescência vive um momento crucial da formação sexual (adolescência),

Leia mais

Significando a diversidade sexual: uma análise dos dicionários em uso nas escolas públicas.

Significando a diversidade sexual: uma análise dos dicionários em uso nas escolas públicas. Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 Significando a diversidade sexual: uma análise dos dicionários em uso nas escolas públicas. Tatiana Lionço (ANIS

Leia mais

Sumário. Apresentação...7. O Direito e o combate às discriminações sexuais...28 Eder Fernandes Monica

Sumário. Apresentação...7. O Direito e o combate às discriminações sexuais...28 Eder Fernandes Monica Sumário Apresentação...7 Prefácio... 11 Meninas adolescentes LGBT no contexto familiar: violência e exclusão social... 17 Nivia Valença Barros, Rita de Cássia Santos Freitas, Maria Izabel Barros, Suyane

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS. Prof. Lucas do Prado Sociologia

MOVIMENTOS SOCIAIS. Prof. Lucas do Prado Sociologia MOVIMENTOS SOCIAIS Prof. Lucas do Prado Sociologia DEFINIÇÃO Trata-se da ação conjunta de homens, a partir de uma determinada visão de mundo, objetivando a mudança ou conservação das relações sociais numa

Leia mais

Avanços e desafios das questões de Gênero na Educação

Avanços e desafios das questões de Gênero na Educação Avanços e desafios das questões de Gênero na Educação Prof a. Dr a. Jimena Furlani UDESC - FAED - LabGeF UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FAED Centro de Ciências Humanas e da Educação DPED

Leia mais

Direitos humanos e sexualidade: transgêneros no município de Arapiraca Alagoas

Direitos humanos e sexualidade: transgêneros no município de Arapiraca Alagoas Diversitas Journal ISSN 2525-5215 DOI: 10.17648/diversitas-journal-v1i2.357 Volume 1, Número 2 (mai./ago. 2016) pp: 192-196. www.kentron.ifal.edu.br/index.php/diversitas_journal Diversitas Journal Direitos

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS331 Família e Parentesco

Programa Analítico de Disciplina CIS331 Família e Parentesco 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Questão de gênero no Serviço Social é abordada por prof.ª em entrevista ao CRESS-MG

Questão de gênero no Serviço Social é abordada por prof.ª em entrevista ao CRESS-MG Questão de gênero no Serviço Social é abordada por prof.ª em entrevista ao CRESS-MG A presença de mulheres no Serviço Social tem definido o perfil da profissão e, consequemente, trazido para seu interior,

Leia mais

Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil

Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil Moisés Lopes Prof. do PPGAS/UFMT e Pós-doc. PPGAS/UFSC sepolm@gmail.com Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPLUS/UFMT www.naplus.com.br )

Leia mais

A SUBALTERNIDADE DA AUTONOMIA SEXUAL E REPRODUTIVA DAS MULHERES

A SUBALTERNIDADE DA AUTONOMIA SEXUAL E REPRODUTIVA DAS MULHERES A SUBALTERNIDADE DA AUTONOMIA SEXUAL E REPRODUTIVA DAS MULHERES Hildevânia de Sousa Macêdo Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba. e-mail:hildevaniamacedo@yahoo.com.br Maria Rozângela da Silva Rede

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DA AIDS ENTRE HSH, HOMOSSEXUAIS E TRAVESTIS

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DA AIDS ENTRE HSH, HOMOSSEXUAIS E TRAVESTIS SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO DO SUL DIRETORIA DE VIGILANCIA EM SAÚDE COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA TÉCNICA DO PROGRAMA ESTADUAL DE DST / AIDS PLANO DE ENFRENTAMENTO

Leia mais

PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA INSTAURANDO O DEBATE EM HOMOPARENTALIDADE. Manuela Magalhães.

PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA INSTAURANDO O DEBATE EM HOMOPARENTALIDADE. Manuela Magalhães. PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA INSTAURANDO O DEBATE EM TORNO DA HOMOPARENTALIDADE Manuela Magalhães manusm@gmail.com OBJETIVOS: Conceituar e debater homoparentalidade, família e configurações homoparentais

Leia mais

Metodologia. Margem de erro: 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Metodologia. Margem de erro: 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra. J O B 1 8 / 0 0 7 1 Metodologia 800 entrevistas com paulistanos(as) de 1 anos ou mais Entrevistas realizadas entre os dias 0 e 22 de abril de 2018 por meio de coleta Face-aface e Online. Margem de erro:

Leia mais

História da sexualidade: a sexualidade como construção social

História da sexualidade: a sexualidade como construção social Daniel Arruda Ilana Mountian Leonel Cardoso Leonardo Tolentino Paulo Nogueira Projeto Educação sem Homofobia 2010 Encontro 5 Sexo é visto como algo natural. Ser homem e mulher é uma experiência que se

Leia mais

Gabinete da Vereadora Sâmia Bomfim

Gabinete da Vereadora Sâmia Bomfim Projeto de Lei nº 701/2017 Cria o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes, e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS

SEMINÁRIO NACIONAL DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS CARTA DE BRASÍLIA CARTA DE BRASÍLIA Durante a realização do SEMINÁRIO NACIONAL DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com os Movimentos Sociais,

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA MINORIAS SEXUAIS: PERFIL DOS AGRAVOS NO INTERIOR DO CEARÁ

VIOLÊNCIA CONTRA MINORIAS SEXUAIS: PERFIL DOS AGRAVOS NO INTERIOR DO CEARÁ VIOLÊNCIA CONTRA MINORIAS SEXUAIS: PERFIL DOS AGRAVOS NO INTERIOR DO CEARÁ Grayce Alencar Albuquerque (1); Sáskya Jorgeanne Barros Bezerra (2) (1) Universidade Regional do Cariri, e-mail: geycyenf.ga@gmail.com

Leia mais

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A Módulo: CP_4 Processos Identitários Tema: Identidade Sexual Grupo 4: Carla, Carmen, Sílvia Data: 2009/04/01 1 Introdução Homofobia Transfobia Identidades Sexuais

Leia mais

Saúde da Mulher Lésbica e Bissexual no Brasil: Avanços e Desafios

Saúde da Mulher Lésbica e Bissexual no Brasil: Avanços e Desafios Saúde da Mulher Lésbica e Bissexual no Brasil: Avanços e Desafios João Pessoa - PB Novembro, 2015 Regionalização do Estado da Paraíba 16 Regiões de Saúde Resolução CIB n. 203/2011 Rede Cegonha Rede de

Leia mais

GLEIGS: ESTUDAR, ANALISAR, DEBATER AS DESIGUALDADES DE GENEROS E SEXUALIDADES.

GLEIGS: ESTUDAR, ANALISAR, DEBATER AS DESIGUALDADES DE GENEROS E SEXUALIDADES. GLEIGS: ESTUDAR, ANALISAR, DEBATER AS DESIGUALDADES DE GENEROS E SEXUALIDADES. Abel Amado de Lima Oliveira Universidade do Estado da Bahia-UNEBdepartamento de educação campus XIV. Abellima07@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Sexualidade Humana Código: PSI32 Professor: Dra. Gilclécia Oliveira Lourenço E-mail: gilclecia.lourenco@fasete.edu.br

Leia mais

AS ÉTICAS FEMINISTAS. Maria Luísa Ribeiro Ferreira Faculdadede Letras da Universidade de Lisboa Centro de Filosofia da UL

AS ÉTICAS FEMINISTAS. Maria Luísa Ribeiro Ferreira Faculdadede Letras da Universidade de Lisboa Centro de Filosofia da UL AS ÉTICAS FEMINISTAS Maria Luísa Ribeiro Ferreira Faculdadede Letras da Universidade de Lisboa Centro de Filosofia da UL Tópicos a considerar: 1. Será o feminismo uma filosofia? 2. A dialéctica sexo género

Leia mais

LABORE Laboratório de Estudos Contemporâneos POLÊM!CA Revista Eletrônica PRÁTICAS BISSEXUAIS: UMA NOVA IDENTIDADE OU UMA NOVA DIFERENÇA?

LABORE Laboratório de Estudos Contemporâneos POLÊM!CA Revista Eletrônica PRÁTICAS BISSEXUAIS: UMA NOVA IDENTIDADE OU UMA NOVA DIFERENÇA? 79 PRÁTICAS BISSEXUAIS: UMA NOVA IDENTIDADE OU UMA NOVA DIFERENÇA? CAMILA DIAS CAVALCANTI Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal

Leia mais

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS PROJETO DE LEI N o 5.002, DE 2013 Dispõe sobre o direito à identidade de gênero e altera o art. 58 da Lei nº 6.015 de 31 de dezembro de 1973. Autores: Deputados

Leia mais

Sexualidade infantil?

Sexualidade infantil? Questões de sexualidade e gênero Colégio Miguel de Cervantes 20.10.2011 Prof.a Célia L. Amaral de Almeida Sexualidade infantil? A sexualidade é uma coisa natural nos seres humanos, é uma função como tantas

Leia mais

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES Um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero Ituporanga 30/04/04 Conferência Espaço de participação popular para: Conferir o que tem sido feito

Leia mais

DE "TEMAS POLÊMICOS" A "SUJEITOS DE DIREITOS": LGBT NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIREITOS HUMANOS E DE EDUCAÇÃO (BRASIL, )

DE TEMAS POLÊMICOS A SUJEITOS DE DIREITOS: LGBT NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIREITOS HUMANOS E DE EDUCAÇÃO (BRASIL, ) DE "TEMAS POLÊMICOS" A "SUJEITOS DE DIREITOS": LGBT NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIREITOS HUMANOS E DE EDUCAÇÃO (BRASIL, 1996-2010) Marcelo Daniliauskas 1 Desde 1996 temáticas como homossexualidade, diversidade

Leia mais

Compreender o conceito de gênero e as questões de poder implícitas no binarismo;

Compreender o conceito de gênero e as questões de poder implícitas no binarismo; Universidade Federal da Paraíba PIBID Sociologia Aluno: Felipe Furini Soares Plano de aula Temática: GÊNERO Introdução: A questão de orientação sexual é um debate presente na área de educação há um certo

Leia mais

VIOLÊNCIA E HOMOFOBIA: UM ESTUDO SOBRE A HOMOFOBIA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO 1

VIOLÊNCIA E HOMOFOBIA: UM ESTUDO SOBRE A HOMOFOBIA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO 1 VIOLÊNCIA E HOMOFOBIA: UM ESTUDO SOBRE A HOMOFOBIA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO 1 REIS, APARECIDO FRANCISCO DOS 2 INTRODUÇÃO Neste trabalho, o objetivo foi o de fazer uma análise da manifestação do preconceito

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES. Marlise Matos - UFMG

GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES. Marlise Matos - UFMG GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES Marlise Matos - UFMG Uma proposta de percurso a ser brevemente desenvolvida aqui a partir de TRES pontos: 1 Uma abordagem FEMINISTA e pautada na luta dos movimentos feministas

Leia mais

RECOMENDAÇÃO Nº 001/2016. Ref.: Revista a pessoas transexuais privadas de liberdade em unidades socioeducativas do Estado do Espírito Santo

RECOMENDAÇÃO Nº 001/2016. Ref.: Revista a pessoas transexuais privadas de liberdade em unidades socioeducativas do Estado do Espírito Santo RECOMENDAÇÃO Nº 001/2016 Ref.: Revista a pessoas transexuais privadas de liberdade em unidades socioeducativas do Estado do Espírito Santo SIGNATÁRIOS: Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria

Leia mais

Jairo Luis Brod QUANDO O LEGISLATIVO NÃO LEGISLA...: O caso do Projeto de lei nº 1.151/1995, que disciplina a união civil entre pessoas do mesmo sexo

Jairo Luis Brod QUANDO O LEGISLATIVO NÃO LEGISLA...: O caso do Projeto de lei nº 1.151/1995, que disciplina a união civil entre pessoas do mesmo sexo Jairo Luis Brod QUANDO O LEGISLATIVO NÃO LEGISLA...: O caso do Projeto de lei nº 1.151/1995, que disciplina a união civil entre pessoas do mesmo sexo Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAÚDE- NuSS/FACISB

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAÚDE- NuSS/FACISB REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAÚDE- NuSS/FACISB BARRETOS-SP 1 ÍNDICE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAUDE - NuSS/FACISB 3 TÍTULO

Leia mais

InfoReggae - Edição Especial 23 de outubro de 2013 Como pensa o trabalhador do AfroReggae. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição Especial 23 de outubro de 2013 Como pensa o trabalhador do AfroReggae. Coordenador Executivo José Júnior Patrocínio: Patrocínio: O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das

Leia mais

RECONHECIMENTO E EXCLUSÃO NO MOVIMENTO LGBT Rafael Lima Vieira 1. Palavras-chave: Representação LGBT, Hierarquias, Multidões Queer.

RECONHECIMENTO E EXCLUSÃO NO MOVIMENTO LGBT Rafael Lima Vieira 1. Palavras-chave: Representação LGBT, Hierarquias, Multidões Queer. RECONHECIMENTO E EXCLUSÃO NO MOVIMENTO LGBT Rafael Lima Vieira 1 Resumo: Neste trabalho fazemos uma discussão sobre a representação das identidades homossexuais por parte dos movimentos sociais e grupos

Leia mais

GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: NOTAS PARA UMA EPISTEMOLOGIA. Bolsista: Lutemberg Lima de Medeiros

GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: NOTAS PARA UMA EPISTEMOLOGIA. Bolsista: Lutemberg Lima de Medeiros GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: NOTAS PARA UMA EPISTEMOLOGIA Bolsista: Lutemberg Lima de Medeiros SEFFNER, Fernando. Um Bocado Sexo, Pouco Giz, Quase Nada de Apagador e Muitas Provas: cenas escolas envolvendo

Leia mais

sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo

sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo Antes de ler o texto que se segue, pense sobre as noções de sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo. Em seguida, escreva nesta página o que você entende por essas noções. Traga o que você

Leia mais