Brasil RepTrak 100. Panorama e tendências de reputação corporativa no Brasil em Sumário Executivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Brasil RepTrak 100. Panorama e tendências de reputação corporativa no Brasil em Sumário Executivo"

Transcrição

1 Brasil RepTrak 100 Panorama e tendências de reputação corporativa no Brasil em 2018 PRINCIPAIS ACHADOS Sumário Executivo Perda de valor da reputação e consequências para os negócios Empresas de reputação mais baixa, sofrem mais com a tendência negativa Reputação em queda entre as diferentes atividades econômicas Melhor conhecimento pode contribuir para maior reconhecimento Patrocínios e canais de comunicação direta tem maior impacto na reputação Ética, responsabilidade e contribuição para sociedade são drivers de reputação mais importantes após produtos e serviços

2 63,4 65,9 Índice Pulse de Reputação no Brasil Média das +350 empresas avaliadas 63,5 66,7 67,8-5,4pts 62,4 jan/13 jan/14 jan/15 jan/16 jan/17 jan/18 Julgamento da opinião pública está mais crítico dos respondentes confiariam que uma empresa faria o correto -19,8% frente a uma crise ou situação controversa em relação à 2017 Maior dificuldade de atrair talentos no país dos respondentes entre anos cursando o ensino superior -11,5% trabalhariam para as empresas avaliadas em relação à ,9% Menor disposição a recomendação dos respondentes que compram produtos das empresas avaliadas recomendariam os mesmos quando comparado à 2017 N= entrevistas Dif. Sig. = 1,0 >80 Excelente >70 Forte >60 Mediana >40 Fraca <39 Pobre REPUTATION CHALLENGE Perda de valor da reputação e consequências para os negócios Há um escrutínio cada vez maior sobre a reputação corporativa ao redor do mundo. Nossas pesquisas apontam que em nível global, na média, as empresas perderam 1,9 pontos do capital reputacional medido pelo Índice Pulse de Reputação apurado a partir da pesquisa anual RepTrak 100. O índice avalia o grau de estima, admiração e confiança do público geral de 15 países em relação a grandes empresas. O capítulo nacional do estudo, avaliou a reputação de mais 350 empresas no país, representando 32 segmentos da economia. Por aqui a tendência negativa é ainda mais acentuada. As empresas brasileiras perderam, em média, 5,4 pontos do valor de sua reputação. Em uma era na qual intangíveis, como reputação, chegam a representar 80% do valor de mercado, essa é uma tendência que indica riscos reputacionais no médioprazo. Por exemplo, a pesquisa ressalta uma maior dificuldade para as empresas atrair e reter talentos e também para contar com o apoio e recomendação de seus clientes.

3 Índice Pulse de Reputação no Brasil Comparativo entre os faixas de reputação Melhor; 77,1 Top-25; 74,9 Estrangeiras; 64,9 Média-Brasil; 62,4 Nacionais; 58,8 Bottom-25; 39,5 REPUTATION LANDSCAPE Empresas de reputação mais baixa, sofrem mais com a tendência negativa Enquanto as 25 empresas mais bem avaliadas no Brasil mantém um Índice Pulse de Reputação estável ao longo dos anos, as empresas na outra ponta do ranking apresentam uma desvalorização média de 8,4 pontos no indicador. Isso demonstra a importância de manter uma reputação forte para enfrentar períodos de maior turbulência, como o atual. A tendência negativa foi verificada tanto para as empresas de origem nacional quanto para as estrangeiras. As multinacionais estrangeiras, no entanto, contam com uma reputação mais estável e consolidada ao longo dos anos e se mantém no nível mediano. As nacionais, em sua média caem para um patamar considerado fraco Legenda N= entrevistas Dif. Sig. = 1,0 >80 Excelente >70 Forte >60 Mediana >40 Fraca <39 Pobre No Brasil, empresas de setores de bens de consumo e varejo tendem a apresentar uma reputação melhor que a dos demais setores. Por aqui, os setores de base e extrativistas são o que apresentam os menores indicadores.

4 80 70 Índice Pulse de Reputação no Brasil Comparativo entre verticais setoriais REPUTATION AND INDUSTRIES Reputação em queda entre as diferentes atividades econômicas No Brasil, todos os principais verticais da economia sentiram com a tendência de pressão negativa sobre a reputação. A queda foi proporcional entre os diferentes setores avaliados Bens de Consumo; 66,7 Varejo; 64,5 Média-Brasil; 62,4 Serviços; 61,9 Bens de Capital e Infraestrutura; 58,6 Base e Extrativistas; 57, Legenda N= entrevistas Dif. Sig. = 1,0 >80 Excelente >70 Forte >60 Mediana >40 Fraca <39 Pobre Empresas de setores de bens de consumo e varejo tendem a apresentar uma reputação melhor que a dos demais setores. Isso se dá pela forte presença dessas marcas no dia-a-dia do consumidor. Sendo mais fácil nesses setores estabelecer o vínculo claro entre o produto e a contribuição da organização para a sociedade. Por aqui, os setores de base e extrativistas são o que apresentam os menores indicadores ao longo dos últimos anos. As questões ambientais e o contribuição econômica tendem a pesar mais nas expectativas sobre esses setores. Os setores de serviços, historicamente mais desafiados em termos reputacionais, apresentaram crescimento constante no indicador nos últimos 5 anos, porém também caem no último ano.

5 Familiaridade com a empresa 90% 70% 50% 30% Familiaridade vs Reputação: Comparação dos indicadores das +350 empresas avaliadas no Brasil Média no Brasil R² = 0, % Reputação da empresa N= entrevistas Familiaridade Mg. Erro = 2,5% Reputação Diferença Significante = 3,0 REPUTATION LIFT Melhor conhecimento pode contribuir para maior reconhecimento Reputação (reconhecimento) e familiaridade (conhecimento) não estão diretamente relacionados. Embora 34% das empresas avaliadas apresentem reputação forte e alta familiaridade, nossa pesquisa também encontrou 17% de organizações com reputação abaixo da média e alta familiaridade. Trata-se de uma posição de risco e desafiadora para a gestão da reputação. 27% das empresas pesquisadas apresentam reputação alta, porém baixa familiaridade. Empresas que são muito admiradas e confiadas pelas pessoas que as conhecem tendem a conter um potencial reputacional esperando para ser revelado ao grande público. Por outro lado, estão mais sujeitas a indicadores voláteis de reputação, principalmente em tempos de crises. Chama mais atenção, no entanto, que o indicador de reputação aumenta significativamente com conhecimento mais qualificado sobre as empresas. Quanto melhor é o grau de conhecimento sobre a empresa, maior é a sua reputação. Em média representa uma vantagem de 10,3 pontos trata-se de um benefício de 10,3 pontos.

6 Recall de canais de informação sobre as empresas e seu impacto na reputação no país (média das 350 empresas) Canal Redes Sociais Propagandas Boca-a-boca Notícias Canais de Comunicação Direta Patrocínios culturais, sociais ou ambientais Recall N= entrevistas Dif. Sig. = 3,0 pontos 21,5% 12,3% 36,0% 29,1% 28,5% Impacto na reputação 46,5% +6,4 pts. +6,0 pts. +6,4 pts. +4,4 pts. +7,7 pts. +7,5 pts. REPUTATION CHANNELS Patrocínios e canais de comunicação direta tem maior impacto na reputação A reputação é formada na experiência do stakeholder com a empresa. Para entender um pouco melhor como os diferentes contextos de experiência influenciam a reputação, avaliamos em que medida as pessoas se lembravam de informações sobre cada empresa em seis principais canais no últimos 12 meses. Essa avaliação varia bastante de acordo com o setor, porém, a análise para o conjunto das 350 empresas pesquisadas revela pontos interessantes. Quando analisamos essas formas de contato com as empresas, identificamos que as informações em redes sociais apresentam o maior recall. Sejam posts de amigos e conexões, da própria empresa ou suas ações de comunicação nas redes, esse é um meio de alta capilaridade entre todos setores analisados. No entanto, apesar de possuírem baixos resultados de recall, as iniciativas de patrocínios e comunicação direta tem o impacto mais positivo na reputação no Brasil. Reforçando a importância de não apenas contar boas histórias em seus veículos próprios, como também fazer parte da construção das mesmas.

7 Drivers: Peso das dimensões para promover reputação no Brasil em ,7% 19,2% 12,9% REPUTATION DRIVERS Ética, responsabilidade e contribuição para sociedade são drivers de reputação mais importantes após produtos e serviços 12,7% O julgamento da opinião pública sobre o comportamento empresarial está cada vez mais cético. Em 2018, 19,8% a menos dos respondentes confiariam que uma empresa faria o correto frente a uma crise ou situação controversa em relação à ,7% 17,4% 11,4% Temos observado um crescimento constante da importância das percepções sobre a dimensão de governança (ética e transparência) para influenciar positivamente ou negativamente a reputação das empresas no Brasil. Desde 2011 esses aspectos tem sido cada vez mais valorizados para se confiar e admirar em uma empresa. A partir de 2015, o crescimento do peso dessa dimensão tem sido ainda mais acentuado. N= entrevistas Coeficiente de regressão Adj. R² = 0,730 A qualidade e efetividade dos produtos ou serviços, bem como a responsabilidade ambiental e o reconhecimento da contribuição da empresa para a sociedade completam a lista dos principais drivers de reputação.

8 Scores: Índices de percepção sobre as dimensões da reputação no Brasil em 2018 Média Brasil (+350 empresas) 63,7 57,5 67,8 60,3 63,5 56,6 62,3 Top-25 72,4 Bottom-25 N= entrevistas Dif. Sig. = 3,0 pontos >80 Excelente >70 Forte >60 Mediana >40 Fraca <39 Pobre 66,3 44,4 41,0 75,9 55,1 69,0 37,4 72,9 44,6 62,4 43,8 73,2 46,4 REPUTATION SCORES Questões relativas ao comportamento empresarial são os principais pontos de atenção Até mesmo as empresas de melhor reputação no Brasil apresentam seus menores indicadores em três dimensões relacionadas a questões institucionais e de comportamento empresarial: Cidadania, Governança & Ética e Ambiente de Trabalho. As empresas na outra ponta do ranking apresentam indicadores fracos (abaixo de 60 pontos) na maioria das dimensões. A exceção encontra-se na dimensão de governança e ética. Como destacado essa foi a dimensão que mais ganhou importância nos últimos anos, ressaltado o desafio dessas empresas em fortalecer sua reputação. Na média das 350 empresas pesquisadas no Brasil, os atributos de desempenho são os mais bem avaliados. Isto é, as empresas apresentam seus melhores indicadores de percepção em questões como ser lucrativa, perspectiva de crescimento e apresentar resultados sólidos.

9 REPUTATION LEADERS As 10 empresas de melhor reputação no Brasil mantém um capital reputacional forte ao longo dos anos Reputação é a percepção coletiva que fazemos sobre a capacidade de uma organização gerar valor para os diversos públicos com base em nossa experiência com ela. Assim definiu o Prof. Dr. Charles Fombrum, fundador do Reputation Institute e primeiro pesquisador sobre o tema no mundo. O Índice Pulse de Reputação captura essa percepção de valor ao avaliar em que medida as pessoas confiam, admiram, estimam e acreditam que a empresa tem uma boa reputação no geral. Veja o ranking das 100 empresas de melhor reputação no relatório completo da pesquisa ,6 78,4 80,1 77,9 77,1 N= entrevistas Dif. Sig. = 3,0 pontos 77,6 77,1 82,1 77,6 80,3 77,2 77,1 73,5 74,2 73,8 73,5 76,8 75,7 73,8 71,8 76,5 80,9 76,2 78,7 76,1 76,2 75,7 73,3 74,5 76,7 76,2 78,7 77,6 76,0 77,1 73,9 75,1 76,0 75,3 77,15 73,8 71,2 74,9 77,3 75, ,14 77,12 76,8 76,5 76,24 76,23 76,17 75,3 75,2 >80 Excelente >70 Forte >60 Mediana >40 Fraca <39 Pobre

10 Empresas de melhor reputação em cada setor avaliado Moda 71,2 76,5 Varejo de Eletrodomesticos 64,2 71,5 Prod. Consm. Diversificados 70,5 76,2 Alimentos 64,1 77,1 Cosméticos 69,3 75,3 Supermercados 63,6 67,2 Automotivo 68,9 74,0 Bebidas 63,6 69,4 Eletroeletronicos 68,0 75,2 Seguradoras 60,7 63,8 Varejo Online 67,9 72,1 Informação e Mídia 59,8 77,1 Software & TI 66,5 77,1 Óleo e Gás 59,4 67,0 Aéreas 65,8 69,5 Químico 58,9 65,2 Bens de Capital & Aeroespacial 65,4 74,1 Bancário 56,7 68,7 Farmaceutico 65,2 67,6 Mineração e Siderugia 56,6 69,0 Locadoras e Ser. Mobilidade 65,1 67,6 Energia Elétrica 54,2 64,0 Serviços de Logística 64,7 68,3 Construção e Engenharia 53,1 71,8 Serviços de Pagamento 64,6 76,2 Telecomunicações 52,0 60,2 Turismo 64,6 66,5 N= entrevistas Diferença Significante = 3,0 pontos >80 Excelente >70 Forte >60 Mediana >40 Fraca <39 Pobre

11 Brasil RepTrak 100 O que Avaliação da reputação de +350 empresas Capítulo nacional de estudo Global nas 15 maiores economias, divulgado em Março, 2018 Metodologia RepTrak, referência global em mensuração de reputação Maiores empresas de 32 segmentos da economia foram avaliadas Empresas afiliadas ao Reputation Institute recebem o relatório de seu setor Por quem Público Geral Informado pessoas nas 27 capitais do país Representativo em gênero por faixa etária e classe social Necessário conhecer a empresa para avaliar sua reputação Apenas empresas com familiaridade acima de 20% são ranqueadas Como Pesquisa online entre janeiro e fevereiro 2018 Questionário aplicado a painel de respondentes Mesmo respondente avaliar até 3 empresas que conheça Penetração online no Brasil é de 68%* Acesse o relatório completo da pesquisa *Fonte: Internet World Stats, Internet population estimate 2017:

12 A N Á L I S E D E R E P U T A Ç Ã O C O R P O R A T I V A N O B R A S I L Foram avaliadas 351 empresas de 32 segmentos da economia em 5 verticais VERTICAL Base e Extrativistas 53 empresas VERTICAL Bens de Capital e Infraestrutura 44 empresas VERTICAL Bens de Consumo 123 empresas VERTICAL Varejo 51 empresas VERTICAL Serviços 84 empresas Energia Geração Elétrica Óleo e Gás Matéria-prima Químicos e Materiais Mineração e Siderurgia Bens de Capital Industrial Aeroespacial Maquinário Industrial Infraestrutura Construção e Engenharia Infraestrutura de Transporte Duráveis Automotivo Eletroeletrônicos Não-duráveis Alimentos Bebidas Cosméticos Moda Consumo diversificado Farmacêutico Varejo Varejo de moda Alimentação Eletrodomésticos e Eletrônicos Supermercados E-commerce Turismo e Transporte Turismo Cia. Áreas Locadoras e Mobilidade Básicos Saúde e Educação Saneamento e Energia Comunicação Informação e Mídia Software & Tec. Informação Telecomunicações Financeiro Bancário e Investimentos Seguradoras Pagamentos

13 Q U E M S O M O S Apoiamos líderes empresariais na gestão da reputação para que as organizações atuem de forma mais sustentável 1997 Prof. Dr. Fombrun Prof. Dr. van Riel Insights em pesquisa, consultoria e capacitação para Gerar, Proteger e Recuperar Capital Reputacional +30 países Brasil desde clientes no mundo +80 no Brasil 32 setores DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO Qual é a reputação de sua empresa e concorrentes GOVERNANÇA E IMPLEMENTAÇÃO Qual a melhor estrutura para o processo de Reputação REPUTATION LEADERS NETWORK Como Desenvolver as competências da equipe

14 A L G U N S C L I E N T E S N O B R A S I L Insights para a Gestão da Reputação com stakeholders B2B ou B2C Serviços Usuários Clientes Parceiros Colaborador Consumo e Varejo Consumidor Varejista F. Opinião Colaborador Industria e Infraestrutura Público Geral Cliente Distribuidor Colaborador Base e Extrativistas Sociedade Trade Comunidade Colaborador Instituições Opinião Pública Beneficiário Associados Colaborador

15 S E R V I Ç O S D E A N Á L I S E, D I A G N Ó S T I C O E M O N I T O R A M E N T O D A R E P U T A Ç Ã O Programas RepTrak de Gestão da Reputação para a sua empresa Industry Snapshot Panorama de Reputação Setorial na Base de Dados RepTrak Ganhe conhecimento imediato da reputação do setor e a posição da sua empresa Company DeepDive Diagnóstico de Reputação da Empresa Compreenda e invista no que mais influencia a reputação da empresa Continous Tracking Monitoramento Mensal com Reportes Trimestrais Acompanhe o desempenho reputacional e avalie o impacto do contexto e ações + Afiliação à Reputation Leaders Network no Brasil + Afiliação à Reputation Leaders Network no Brasil

16 R E P U T A T I O N L E A D E R S N E T W O R K N O B R A S I L Capacitação, networking e desenvolvimento de Líderes em Gestão da Reputação Networking & Eventos Exclusivos Capacitação & Conteúdo de Gestão Snapshot Indicadores de Reputação setorial REPUTATION LEADERS NETWORK BRASIL

17 REPUTATION INSIGHTS Faça o download do relatório completo e veja o ranking das 100 empresas de melhor reputação Compartilhe esses insights e promova a discussão sobre gestão da reputação Agende um momento para conhecer os resultados da sua empresa e as tendências de reputação para seu setor. Tiago Retori, Director tretori@reputationinstitute.com

Panorama e Tendências de Reputação Corporativa em Brasil RepTrak 100 S U M Á R I O E X E C U T I V O

Panorama e Tendências de Reputação Corporativa em Brasil RepTrak 100 S U M Á R I O E X E C U T I V O Panorama e Tendências de Reputação Corporativa em 2018 Brasil RepTrak 100 S U M Á R I O E X E C U T I V O 2 0 1 8 Brasil RepTrak 100 2018 Reputation Institute Quem somos e a metodologia do Estudo Reputation

Leia mais

GESTÃO DA REPUTAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

GESTÃO DA REPUTAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO GESTÃO DA REPUTAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO ENCONTRO DE SUSTENTABILIDADE 2015 Prof. Dra. Ana Luisa Almeida Novembro 2015 A G E N D A $ A l i n h a n d o c o n c e i t o s Reputação: natureza intangível

Leia mais

Conexão, experiência e reputação: do ponto de contato ao ponto de apoio

Conexão, experiência e reputação: do ponto de contato ao ponto de apoio Conexão, experiência e reputação: do ponto de contato ao ponto de apoio ABA MKT in Rio 24 de Novembro de 2016 Marcus Dias Diretor Executivo do Reputation Institute Brasil Gestão da Reputação busca alinhar

Leia mais

Brasil Reputation Pulse Tendências de Reputação Corporativa no país

Brasil Reputation Pulse Tendências de Reputação Corporativa no país Brasil Reputation Pulse 2017 Tendências de Reputação Corporativa no país B R A S I L R E P U T A T I O N P U L S E 2 0 1 7 R E L AT Ó R I O D E P R I N C I P A I S A C H A D O S N O B R A S I L Brasil

Leia mais

A reputação das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil Resultados da Pesquisa City RepTrak Brasil

A reputação das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil Resultados da Pesquisa City RepTrak Brasil A reputação das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil Resultados da Pesquisa City RepTrak Brasil Maio de 2014 O ESTUDO A reputação é um dos temas que tem cada vez mais ganhado espaço

Leia mais

Gestão da Reputação e Competitividade

Gestão da Reputação e Competitividade Gestão da Reputação e Competitividade Amcham Abril, 2015 RepTrak is a registered trademark of Reputation Institute 2014 Reputation Institute, all rights reserved Sobre o REPUTATION INSTITUTE O Reputation

Leia mais

Brochura - Panorama ILOS

Brochura - Panorama ILOS Brochura - Panorama ILOS c Custos Logísticos no Brasil - 2017 - Apresentação O tema custos é uma preocupação recorrente dos executivos de logística no Brasil. Por isso, de dois em dois anos, o ILOS vai

Leia mais

Anuário Valor Além de fonte de consulta e referência entre executivos, líderes e leitores, Valor 1000 é garantia de grandes negócios.

Anuário Valor Além de fonte de consulta e referência entre executivos, líderes e leitores, Valor 1000 é garantia de grandes negócios. Anuário Valor 1000 Além de fonte de consulta e referência entre executivos, líderes e leitores, Valor 1000 é garantia de grandes negócios. O único que publica análises detalhadas sobre as 1000 maiores

Leia mais

Valor Inovação Brasil

Valor Inovação Brasil Prêmio Valor Inovação Brasil 5ª edição Marcelo Gil Líder Strategy& Brasil Pesquisa Inovação Strategy& - Valor Buscamos identificar a criação e o desenvolvimento estruturado, de maneira recorrente, de novas

Leia mais

Pesquisa de Remuneração e Estruturas de Conselhos de Administração. Apresentação. 31 de Maio de 2005 W W W. W A T S O N W Y A T T. C O M.

Pesquisa de Remuneração e Estruturas de Conselhos de Administração. Apresentação. 31 de Maio de 2005 W W W. W A T S O N W Y A T T. C O M. Pesquisa de Remuneração e Estruturas de Conselhos de Administração Apresentação W W W. W A T S O N W Y A T T. C O M. BR 31 de Maio de 2005 Introdução Objetivo: Mapear as práticas e políticas de remuneração

Leia mais

Brochura - Panorama ILOS

Brochura - Panorama ILOS Brochura - Panorama ILOS c Custos Logísticos no Brasil - 2017 - Apresentação O tema custos é uma preocupação recorrente dos executivos de logística no Brasil. Por isso, de dois em dois anos, o ILOS vai

Leia mais

acionista.com.br Eu sou e você? Juntos, construímos seu futuro.

acionista.com.br Eu sou e você? Juntos, construímos seu futuro. acionista.com.br Eu sou e você? Juntos, construímos seu futuro. Uma plataforma a serviço dos principais players do mercado, com informações relevantes do mercado financeiro brasileiro. Histórico Acionista.com.br

Leia mais

GRANDES NEGÓCIOS COMEÇAM AQUI

GRANDES NEGÓCIOS COMEÇAM AQUI Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior 23 a edição GRANDES NEGÓCIOS COMEÇAM AQUI 4 a 6 de abril de 2017-13h às 21h Transamerica Expo Center SP Brasil O sucesso da Intermodal

Leia mais

Brochura - Panorama ILOS Operadores Logísticos e Ferrovias Os Melhores na Percepção de seus Usuários

Brochura - Panorama ILOS Operadores Logísticos e Ferrovias Os Melhores na Percepção de seus Usuários Brochura - Panorama ILOS Operadores Logísticos e Ferrovias Os Melhores na Percepção de seus Usuários - 2015 - Apresentação O mercado de operadores logísticos no Brasil vem crescendo junto com a economia

Leia mais

Julho de Prêmio Valor Inovação Brasil. 4 a Edição

Julho de Prêmio Valor Inovação Brasil. 4 a Edição Julho de 2018 Prêmio Valor Inovação Brasil 2018 4 a Edição Inovação Inovação é a geração e desenvolvimento estruturado, de maneira recorrente, de novas ideias que criam valor significativo para as empresas

Leia mais

Resultados da 1ª Pesquisa Acadêmica Junho/2013. Acadêmicos: Fernando Simões Francisco Galiza Francisco Márcio Pires

Resultados da 1ª Pesquisa Acadêmica Junho/2013. Acadêmicos: Fernando Simões Francisco Galiza Francisco Márcio Pires Resultados da 1ª Pesquisa Acadêmica Junho/2013 Acadêmicos: Fernando Simões Francisco Galiza Francisco Márcio Pires Objetivos Esta pesquisa foi direcionada aos acadêmicos da ANSP e teve o objetivo de obter

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil. A percepção dos transportadores. Instituto de Logística e Supply Chain

Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil. A percepção dos transportadores. Instituto de Logística e Supply Chain Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil A percepção dos transportadores 2011 Instituto de Logística e Supply Chain Apresentação Com objetivo de realizar uma análise sobre o novo momento vivido no mercado

Leia mais

Tendências em Trade Marketing

Tendências em Trade Marketing CONFIDENCIAL INSIGHTS ACIONÁVEIS Tendências em Trade Marketing Proposta Técnica-Comercial Diagnóstico de Execução e Soluções por canal Concorrentes, Disponibilidade, Execução FGV-CEV-MAR/2015 Arno, Comunicação

Leia mais

III CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA BELÉM PARÁ 08 Novembro de The world s leading sustainability consultancy

III CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA BELÉM PARÁ 08 Novembro de The world s leading sustainability consultancy III CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA BELÉM PARÁ 08 Novembro de 2012 IBRAM - ERM Projeto - Inventário da evolução da Gestão de Sustentabilidade na Mineração em 20 anos Publicação: Gestão para a sustentabilidade

Leia mais

RANKING DA PRESENÇA DIGITAL DAS MARCAS BRASILEIRAS MAIS VALIOSAS DE 2018

RANKING DA PRESENÇA DIGITAL DAS MARCAS BRASILEIRAS MAIS VALIOSAS DE 2018 RANKING DA PRESENÇA DIGITAL DAS MARCAS BRASILEIRAS MAIS VALIOSAS DE 2018 Primeira Plataforma de Big Data Analytics voltada para as áreas de marketing e comunicação do mercado brasileiro. A Zeeng permite

Leia mais

ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 4,9% PARA O VAREJO EM SETEMBRO

ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 4,9% PARA O VAREJO EM SETEMBRO CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 4,9% PARA O VAREJO EM SETEMBRO Indicador considera a receita deflacionada de vendas do varejo em relação ao mesmo mês

Leia mais

OS DESAFIOS DA GESTÃO DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA E DAS MARCAS ENTENDA COMO AS EMPRESAS DEVEM GERAR VALOR NO CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS E DA PÓS VERDADE

OS DESAFIOS DA GESTÃO DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA E DAS MARCAS ENTENDA COMO AS EMPRESAS DEVEM GERAR VALOR NO CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS E DA PÓS VERDADE OS DESAFIOS DA GESTÃO DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA E DAS MARCAS ENTENDA COMO AS EMPRESAS DEVEM GERAR VALOR NO CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS E DA PÓS VERDADE Dario Menezes Professor e Consultor Agenda Conceitos

Leia mais

Inteligência em Pesquisa e Comunicação

Inteligência em Pesquisa e Comunicação Inteligência em Pesquisa e Comunicação 1 "What can be asserted without proof can be dismissed without proof." Christopher Hitchens 2 Quem somos Empresa de Inteligência, Consultoria e Realização de Pesquisas

Leia mais

Área de Estudos Econômicos. Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2017

Área de Estudos Econômicos. Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2017 Área de Estudos Econômicos Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2017 Expectativa de vendas O Dia dos Pais é mais uma data comemorativa que movimenta positivamente o comércio varejista de todas

Leia mais

Ambiente de Negócios: percepções da indústria e varejo de materiais de construção

Ambiente de Negócios: percepções da indústria e varejo de materiais de construção Ambiente de Negócios: percepções da indústria e varejo de materiais de construção Objetivos do estudo Radiografar as percepções da indústria e do varejo de material de construção em diversos aspectos que

Leia mais

Área de Estudos Econômicos. Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2018

Área de Estudos Econômicos. Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2018 Área de Estudos Econômicos Expectativas do Comércio Varejista - Dia dos Pais 2018 Expectativa de vendas O Dia dos Pais é mais uma data comemorativa que movimenta positivamente o comércio varejista de todas

Leia mais

D E S A F I O D E S T A R T U P S P E T R O B R A S D I S T R I B U I D O R A

D E S A F I O D E S T A R T U P S P E T R O B R A S D I S T R I B U I D O R A D E S A F I O D E S T A R T U P S P E T R O B R A S D I S T R I B U I D O R A B 2 C M O B I L I D A D E P A R A P E S S O A S B 2 B M O B I L I D A D E P A R A N E G Ó C I O S S U S T E N T A B I L I D

Leia mais

Área de Estudos Econômicos. Expectativa de vendas 2 semestre de 2017

Área de Estudos Econômicos. Expectativa de vendas 2 semestre de 2017 Área de Estudos Econômicos Expectativa de vendas 2 semestre de 2017 Expectativa de vendas - 2 semestre de 2017 Observar e entender como foram as vendas nos primeiros seis meses do ano é fundamental para

Leia mais

Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil para Março 2015

Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil para Março 2015 Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil para 2015 Março 2015 2015 ABERJE Tendências na Comunicação Corporativa no Brasil 2015 Concepção e planejamento: Prof. Dr. Paulo Nassar Coordenação: Carlos

Leia mais

S O N D A G E M D O C O N S U M I D O R

S O N D A G E M D O C O N S U M I D O R S O N D A G E M D O C O N S U M I D O R N O V E M B R O 2 0 1 5 L U A N D A I C C D E L U A N D A C O M U M A L I G E I R A M E L H O R I A P E L O T E R C E I R O M Ê S C O N S E C U T I V O Índice de

Leia mais

A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho

A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho Resultado da atividade

Leia mais

Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista

Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista A Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista de Belo Horizonte, realizada pela área de do Sistema Fecomércio MG mostra o desempenho dos negócios do comércio varejista no mês anterior e identifica a percepção

Leia mais

ANÁLISE MENSAL - PMC

ANÁLISE MENSAL - PMC ANÁLISE MENSAL - PMC Junho/ 2015 Varejo Recua Pelo 5º Mês Consecutivo O setor de Comércio Varejista brasileiro apresentou recuo em junho de 0,4% comparado a maio. Essa é a quinta taxa negativa consecutiva

Leia mais

Brochura - Panorama ILOS Portos Brasileiros Inclui capítulo sobre Cabotagem

Brochura - Panorama ILOS Portos Brasileiros Inclui capítulo sobre Cabotagem Brochura - Panorama ILOS Portos Brasileiros Inclui capítulo sobre Cabotagem - 2015 - Apresentação O desenvolvimento da economia brasileira vem aumentando a necessidade do Brasil contar com uma infraestrutura

Leia mais

APRESENTAÇÃO. DADOS COMENTADOS - Black Friday 2018

APRESENTAÇÃO. DADOS COMENTADOS - Black Friday 2018 APRESENTAÇÃO DADOS COMENTADOS - Black Friday 2018 A série Dados Comentados foi criada com o intuito de trazer informações relevantes sobre o mercado digital em diferentes temáticas, indústrias e sazonalidades,

Leia mais

Índice VISÃO DE OFERTAS INTRODUÇÃO COMO FUNCIONA CONSIDERAÇÕES FINAIS VISÃO DE SELLERS. Crescimento por departamento O Panorama...

Índice VISÃO DE OFERTAS INTRODUÇÃO COMO FUNCIONA CONSIDERAÇÕES FINAIS VISÃO DE SELLERS. Crescimento por departamento O Panorama... Índice INTRODUÇÃO O Panorama... 04 A Precifica... 05 A Abcomm... 06 VISÃO DE OFERTAS Crescimento por departamento... 19 Marketplace vs. Sellers... 20 Ofertas totais... 21 COMO FUNCIONA Metodologia... 08

Leia mais

Expectativa de Vendas 1 Sem/2016

Expectativa de Vendas 1 Sem/2016 Observar e entender como foram às vendas no segundo semestre do ano são fundamentais para auxiliar no planejamento o próximo semestre, que contempla uma das mais importantes datas comemorativas para o

Leia mais

Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista

Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista A Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista de Belo Horizonte, realizada pela área de do Sistema Fecomércio MG mostra o desempenho dos negócios do comércio varejista no mês anterior e identifica a percepção

Leia mais

O Baobá. é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade.

O Baobá. é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade. O Baobá é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade. Especializada em gestão e sociedade, com foco em sustentabilidade para os setores público e privado.

Leia mais

Novo cenário da COMUNICAÇÃO

Novo cenário da COMUNICAÇÃO Novo cenário da COMUNICAÇÃO O que influencia a visão dos Millenials em relação a marcas e serviços? O que influencia a visão dos Millenials em relação a marcas e serviços? 1. Alta qualidade do produto

Leia mais

PANORAMA. Custos Logísticos no Brasil

PANORAMA. Custos Logísticos no Brasil PANORAMA ILOS Custos Logísticos no Brasil 2014 APRESENTAÇÃO O tema custos é uma preocupação recorrente dos executivos de logística no Brasil. Por isso, de dois em dois anos, o ILOS vai a campo para trazer

Leia mais

RepTrak : A reputação de multinacionais no Brasil Principais Achados

RepTrak : A reputação de multinacionais no Brasil Principais Achados RepTrak 100 2015: A reputação de multinacionais no Brasil Principais Achados SOBRE O ESTUDO PESQUISA ONLINE PÚBLICO GERAL 15 PAÍSES R E L AT Ó R I O D E P R I N C I P A I S A C H A D O S N O B R A S I

Leia mais

Tendências no Varejo 2010

Tendências no Varejo 2010 Tendências no Varejo 2010 NRF 2010 Maurício Morgado 4/2/2010 1 Ambiente de Marketing Economia Legislação Tecnologia Ecologia Demografia Cultura 2 2 Maurício Morgado 1 Programação de hoje Economia Final

Leia mais

Pesquisa FBDS/IMD: Sustentabilidade Corporativa no Setor Financeiro

Pesquisa FBDS/IMD: Sustentabilidade Corporativa no Setor Financeiro Pesquisa FBDS/IMD: Sustentabilidade Corporativa no Setor Financeiro 4º Café com Sustentabilidade da FEBRABAN F U N D A Ç Ã O B R A S I L E I R A P A R A O D E S E N V O L V I M E N T O S U S T E N T Á

Leia mais

28 de outubro de 2010

28 de outubro de 2010 Agenda Boas vindas Sonia Favaretto O contexto brasileiro Israel Klabin Resultados da pesquisa Clarissa Lins e Jean-Philippe Renaut O contexto internacional Mark Lee Pausa para café Painel de discussão

Leia mais

PERFIL DOS PARTICIPANTES

PERFIL DOS PARTICIPANTES PERFIL DOS PARTICIPANTES 690 EMPRESAS PARTICIPANTES DAS EMPRESAS ESTÃO CONCENTRADAS NESTES SEGMENTOS DE ATUAÇÃO COMENTÁRIOS INICIAIS INFORMAÇÕES GERAIS Bens de consumo não duráveis: Alimentos, Bebidas,

Leia mais

Área de Estudos Econômicos. Expectativa de vendas 1 semestre de 2017

Área de Estudos Econômicos. Expectativa de vendas 1 semestre de 2017 Área de Estudos Econômicos Expectativa de vendas 1 semestre de 2017 Expectativa de vendas - 1 semestre de 2017 Observar e entender como foram as vendas no segundo semestre de 2016 é fundamental para auxiliar

Leia mais

1 Introdução. Figura 1 - Faturamento anual do comércio eletrônico no Brasil (em R$ bilhões) (E-Commerce, Set/2009) 10,0 8,2 6,3 4,4

1 Introdução. Figura 1 - Faturamento anual do comércio eletrônico no Brasil (em R$ bilhões) (E-Commerce, Set/2009) 10,0 8,2 6,3 4,4 1 Introdução A Internet nos últimos anos vem apresentando crescimento inquestionável, transformando a sociedade como um todo, influenciando comportamentos e transformando a economia. Para diversos setores

Leia mais

A Força do Estado do Rio de Janeiro

A Força do Estado do Rio de Janeiro A Força do Estado do Rio de Janeiro Janeiro de 2010 Introdução Nesta nova edição da Sondagem Empresarial A força do Estado do Rio de Janeiro, realizada pela PricewatrhouseCoopers e O Globo, contamos com

Leia mais

Inovação. Varejo de Belo Horizonte setembro de Área de Estudos Econômicos

Inovação. Varejo de Belo Horizonte setembro de Área de Estudos Econômicos Inovação Varejo de Belo Horizonte setembro de 2017 Área de Estudos Econômicos Inovação Em um ambiente altamente competitivo como o setor do comércio, o diferencial de um estabelecimento pode garantir aos

Leia mais

Desde 1966, construindo confiança, concretizando sonhos.

Desde 1966, construindo confiança, concretizando sonhos. Desde 1966, construindo confiança, concretizando sonhos. Parceria de confiança Know-how, responsabilidade e qualidade A HTB é uma empresa de soluções de engenharia e construção que atua no desenvolvimento

Leia mais

Sistema GIR Fevereiro/2018

Sistema GIR Fevereiro/2018 Sistema Fevereiro/018 AGENDA Gerenciamento Integrado de Riscos Conceito do Sistema A quem se destina Funcionalidades Dashboards Treinamento e Capacitação Processo estruturado de comunicação SISTEMA Gerenciamento

Leia mais

Pesquisa Agenda 2018 Perspectivas e estratégias das empresas para um ano decisivo e de grandes transformações. Dezembro de 2017

Pesquisa Agenda 2018 Perspectivas e estratégias das empresas para um ano decisivo e de grandes transformações. Dezembro de 2017 Pesquisa Perspectivas e estratégias das empresas para um ano decisivo e de grandes transformações Dezembro de 2017 1 Índice 3 Principais conclusões 4 Amostra da pesquisa 5 7 Expectativa de resultados 8

Leia mais

Varejo Brasileiro. Antônio Guimarães 24 de Junho de 2008

Varejo Brasileiro. Antônio Guimarães 24 de Junho de 2008 Varejo Brasileiro Antônio Guimarães 24 de Junho de 2008 1 Agenda 1. Wal-Mart 2. Setor Supermercadista 3. Desempenho 2008 4. Ameaças e Oportunidades 5. Tendências 2 Wal-Mart Brasil 2006-2008 2005 2004 1995-2000

Leia mais

BOLETIM CONJUNTURAL. Maio CONJUNTURA NACIONAL, COM ÊNFASE NO VAREJO

BOLETIM CONJUNTURAL. Maio CONJUNTURA NACIONAL, COM ÊNFASE NO VAREJO 1 BOLETIM CONJUNTURAL Maio 2015 1. CONJUNTURA NACIONAL, COM ÊNFASE NO VAREJO Atividade econômica e vendas do comércio varejista no brasil apresentam pequeno avanço em março de 2015 Em março, a atividade

Leia mais

Estudos Setoriais do BNDES

Estudos Setoriais do BNDES Estudos Setoriais do BNDES Antônio Marcos Hoelz Ambrózio Área de Planejamento e Pesquisa BNDES IV Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento da Rialide-BR Rio de Janeiro 25 de agosto de 2017 2

Leia mais

Ilustrações Roberto Bellini 8 DOM

Ilustrações Roberto Bellini 8 DOM Ilustrações Roberto Bellini 8 DOM campus Reputação corporativa e desempenho econômico por C a r l o s G u s t a v o F o r t e s C a i x e t a A crescente importância da reputação empresarial como recurso

Leia mais

MÓDULO I. Sustentabilidade na. Prática

MÓDULO I. Sustentabilidade na. Prática MÓDULO I Sustentabilidade na Prática ROTEIRO DO WEBINAR 2 Como lucrar com a Sustentabilidade em minha empresa?; Benefícios para se lucrar com a sustentabilidade EVITANDO PERDAS Evitando perdas com...

Leia mais

Prêmio Valor Inovação Brasil 2017

Prêmio Valor Inovação Brasil 2017 Prêmio Valor Inovação Brasil 2017 Inovação Inovação é a geração e desenvolvimento estruturado, de maneira recorrente, de novas ideias que geram valor significativo para as empresas Critérios de participação

Leia mais

Resultados 4º Trimestre de de Fevereiro de 2014

Resultados 4º Trimestre de de Fevereiro de 2014 Resultados 4º Trimestre de 2013 13 de Fevereiro de 2014 Principais Destaques do Resultado de 2013 Lucro líquido de R$ 1,175 bilhão, com crescimento de 268% 1 no comparativo com 2012 2 Ganho de market share

Leia mais

ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 6,2% PARA O VAREJO EM AGOSTO

ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 6,2% PARA O VAREJO EM AGOSTO CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 6,2% PARA O VAREJO EM AGOSTO Indicador considera a receita deflacionada de vendas do varejo em relação ao mesmo mês

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL Junho 2015

ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL Junho 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL Junho 2015 Ano 3-06 Relatório Sinop Junho/2015 C I S E - U N E M A T Página 1 APOIO: CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS FACISA Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

VAREJO AMPLIADO CRESCE 1,1% EM ABRIL, APONTA ICVA

VAREJO AMPLIADO CRESCE 1,1% EM ABRIL, APONTA ICVA CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado VAREJO AMPLIADO CRESCE 1,1% EM ABRIL, APONTA ICVA Indicador considera a receita de vendas deflacionada pelo IPCA em comparação com abril de 2014;

Leia mais

Construindo um.. estratégico

Construindo um.. estratégico Construindo um RH. estratégico O RH nos dias de hoje O foco dos executivos está cada vez mais voltado para o capital humano e como ele pode impactar os resultados do negócio. 700 líderes de negócios de

Leia mais

Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária Realização

Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária Realização Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2015 Realização 1 Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária Amostra e metodologia Participação de 17 bancos, que representam 93% dos ativos da indústria bancária

Leia mais

Análise da Indústria de Serviços Profissionais BRASIL

Análise da Indústria de Serviços Profissionais BRASIL Análise da Indústria de Serviços Profissionais BRASIL 1 Economic Analysis No.4 Indústria de Serviços Profissionais - Brasil A Cial Dun & Bradstreet apresenta este mês uma análise da indústria de serviços

Leia mais

Dia do Consumidor 2019 A maior data do varejo no primeiro trimestre. Janeiro de 2019

Dia do Consumidor 2019 A maior data do varejo no primeiro trimestre. Janeiro de 2019 Dia do Consumidor 2019 A maior data do varejo no primeiro trimestre Janeiro de 2019 1 Dia do Consumidor 2019 A maior data do varejo no primeiro trimestre A data O que comprar Onde comprar Como foi a data

Leia mais

RELATÓRIO DE RESULTADOS FEVEREIRO/15 INDICADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA DO DISTRITO FEDERAL PANORAMA E PERSPECTIVAS

RELATÓRIO DE RESULTADOS FEVEREIRO/15 INDICADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA DO DISTRITO FEDERAL PANORAMA E PERSPECTIVAS RELATÓRIO DE RESULTADOS FEVEREIRO/15 INDICADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA DO DISTRITO FEDERAL PANORAMA E PERSPECTIVAS 1. Resultados consolidados para todas as categorias associadas ao Sindivarejista 2. Resultados

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA: INOVAÇÃO

PESQUISA DE OPINIÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA: INOVAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA: INOVAÇÃO Inovação Em um ambiente altamente competitivo como o setor do comércio, o diferencial de um estabelecimento pode garantir aos negócios sobrevivência

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC IMPAR Mais que um prêmio, uma plataforma de conteúdo. Nessa 10ª edição, o IMPAR vai certificar as marcas de maior afinidade em Santa Catarina, nos seus segmentos. Acompanhando a evolução do mercado, o

Leia mais

General Industry. Principais setores compreendidos. Towers Watson Data Services ocupantes reportados na última pesquisa +450

General Industry. Principais setores compreendidos. Towers Watson Data Services ocupantes reportados na última pesquisa +450 Towers Watson Data Services General Industry Dados, análises, insights e experiência de um líder de mercado 2015 +450.000 ocupantes reportados na última pesquisa +450 200 empresas participantes em 2014

Leia mais

ANÁLISE MENSAL - PMC

ANÁLISE MENSAL - PMC ANÁLISE MENSAL - PMC Novembro / 2016 Varejo cresce 2,0% em novembro Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, o volume das vendas do Varejo brasileiro voltou a ficar positivo em novembro de

Leia mais

Coletiva de Imprensa. 29 de junho de 2017

Coletiva de Imprensa. 29 de junho de 2017 Coletiva de Imprensa 29 de junho de 2017 Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil Estudo Consumidores e Empresas 5ª Edição: Tendências e comportamento no mercado nacional Junho 2017 GS1 Brasil 2017

Leia mais

Balanço do ano. Presidente Marcelo de Souza e Silva

Balanço do ano. Presidente Marcelo de Souza e Silva Balanço do ano Presidente Marcelo de Souza e Silva ANÁLISE VENDAS MENSAL O mês de dezembro é uma base forte de comparação, pois conta com o período de Natal, que contribuiu para que as vendas apresentassem

Leia mais

PESQUISA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NO BRASIL

PESQUISA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NO BRASIL PESQUISA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NO BRASIL UMA ANÁLISE DA ÁREA EM 2017 Realização Panorama da Comunicação Interna no Brasil em 2017 SUMÁRIO SOBRE A PESQUISA TEMPO DE EXISTÊNCIA DA ÁREA PERFIL DAS EMPRESAS

Leia mais

O GRUPO SOLPANAMBY TEM SUAS RAÍZES FINCADAS NA CIDADE DE CAMPINAS, EM SÃO PAULO.

O GRUPO SOLPANAMBY TEM SUAS RAÍZES FINCADAS NA CIDADE DE CAMPINAS, EM SÃO PAULO. Institucional O GRUPO SOLPANAMBY TEM SUAS RAÍZES FINCADAS NA CIDADE DE CAMPINAS, EM SÃO PAULO. O DNA empreendedor do grupo pode ser visto na habilidade dessa família empresária, que busca resultados sustentáveis

Leia mais

CONGRESSO ECOGERMA2017

CONGRESSO ECOGERMA2017 CONGRESSO ECOGERMA2017 Logística Reversa Da teoria aos acordos setoriais PROF. PAULO ROBERTO LEITE www.clrb.com.br clrb@clrb.com.br pauloroberto.leite@mackenzie.br http://meusite.mackenzie.br/leitepr MISSÃO

Leia mais

Reputação das empresas e das instituições

Reputação das empresas e das instituições Reputação das empresas e das instituições Tel. (21) 9768 3186 e-mail: cris_demello@terra.com.br Reputação A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer."

Leia mais

A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo

A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo 23.09.2015 A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo Que mundo é esse? É um mundo impresivel e complexo, com novas variáveis. E nesse contexto, quem cuida de uma marca? TODOS. Quais forças regem esse

Leia mais

Copa do Mundo 2014 PJ

Copa do Mundo 2014 PJ Copa do Mundo 2014 PJ Março de 2014 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Mensurar as expectativa com a Copa do Mundo Investimento e adequações feitas nos pontos de venda Percepção sobre o perfil e necessidades

Leia mais

GRC Governança Risco e Compliance

GRC Governança Risco e Compliance GRC Governança Risco e Compliance 2 Implantação do GRC- Governança, Riscos e Compliance Lei das Estatais: 13.303/16 Conceito do GRC Integração dos processos dentro de uma organização, fazendo com que a

Leia mais

VAREJO AMPLIADO TEM RETRAÇÃO DE 1,9% EM MARÇO, APONTA ICVA

VAREJO AMPLIADO TEM RETRAÇÃO DE 1,9% EM MARÇO, APONTA ICVA CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado VAREJO AMPLIADO TEM RETRAÇÃO DE 1,9% EM MARÇO, APONTA ICVA Mês de março apresentou a menor queda de vendas desde julho de 2015 Crescimento da

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL Março 2015

ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL Março 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL Março 2015 Ano 3-03 Relatório Sinop Março/2015 C I S E - U N E M A T Página 1 APOIO: CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS FACISA Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

Pesquisa ABRAPPE de Perdas no Varejo Brasileiro Resultados 2018

Pesquisa ABRAPPE de Perdas no Varejo Brasileiro Resultados 2018 Pesquisa ABRAPPE de Perdas no Varejo Brasileiro Resultados 2018 Associação Brasileira de Prevenção de Perdas Realização Apoio 1 Sobre a pesquisa A. Papéis e responsabilidades Este relatório contempla os

Leia mais

Balanço Mercado de Trabalho 2012

Balanço Mercado de Trabalho 2012 Balanço Mercado de Trabalho 2012 x Resultados Fevereiro/2013 Apresentação Respondentes: 1646 profissionais do LinkedIn Período: de 12/dez/2012 a 24/jan/2013 Público:participantes dos seguintes grupos de

Leia mais

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 Sumário Introdução, 1 Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 1 Direcionadores do Uso de Tecnologia de Informação, 7 1.1 Direcionadores de mercado, 8 1.2 Direcionadores organizacionais,

Leia mais

Receita nominal. Setembro/Agosto 0,5 0,1 1,5 1,2 Média móvel trimestral 1,0 0,1 1,1 0,5 Setembro 2015 / Setembro 2014

Receita nominal. Setembro/Agosto 0,5 0,1 1,5 1,2 Média móvel trimestral 1,0 0,1 1,1 0,5 Setembro 2015 / Setembro 2014 Vendas no varejo variam 0,5% em setembro Período Volume de vendas Varejo Receita nominal Varejo Ampliado Volume de vendas Receita nominal Setembro/Agosto 0,5 0,1 1,5 1,2 Média móvel trimestral 1,0 0,1

Leia mais

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores. Implementação nas empresas do Brasil. Instituto de Logística e Supply Chain

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores. Implementação nas empresas do Brasil. Instituto de Logística e Supply Chain Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Implementação nas empresas do Brasil 2011 Instituto de Logística e Supply Chain Apresentação Procurando entender em que estágio a prática de implementação de

Leia mais

Agosto/ ª edição

Agosto/ ª edição Agosto/2017-53ª edição Agosto/2017-53ª Edição 1 ANÁLISE SETORIAL 1.1 Análise das atividades do segmento 1.2 Inflação do segmento A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, revela a evolução recente

Leia mais

Oportunidades em Infraestrutura Visão do BNDES

Oportunidades em Infraestrutura Visão do BNDES 1 Oportunidades em Infraestrutura Visão do BNDES Paulo Rabello de Castro Presidente Seminário Internacional sobre Infraestrutura: A Engenharia na Retomada dos Investimentos Seminário ABCE FEPAC FIRJAN

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

Expectativa de Vendas 2 Sem/2016

Expectativa de Vendas 2 Sem/2016 Observar e entender como foram as vendas no início do ano são fundamentais para auxiliar no planejamento para o 2 semestre, que terá três datas comemorativas importantes, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças

Leia mais

REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES

REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES FÁTIMA TORRI FATTO COMUNICAÇÃO ENVIE SUA PERGUNTA PELA PÁGINA DA REDE MARISTA NO FACEBOOK REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES OLHAR SENSÍVEL, ESCUTA VERDADEIRA.

Leia mais

2º CIMES MODELO E DESAFIOS DA INOVAÇÃO. Arthur W. Hutzler Novos Negócios

2º CIMES MODELO E DESAFIOS DA INOVAÇÃO. Arthur W. Hutzler Novos Negócios 2º CIMES - 2013 MODELO E DESAFIOS DA INOVAÇÃO Arthur W. Hutzler Novos Negócios Cremer: fornecedora líder de produtos para cuidados com a saúde no Brasil Destaques Breakdown Receita Líquida Fundada em 1935

Leia mais

Conhecendo as associações no Brasil

Conhecendo as associações no Brasil Conhecendo as associações no Brasil - 2018 Perfil Em que segmento sua associação melhor se insere? Associação de profissionais (pessoa física) 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% 45% Associação de empresas

Leia mais

ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 3,6% PARA O VAREJO EM NOVEMBRO

ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 3,6% PARA O VAREJO EM NOVEMBRO I C V A N O V E M BRO D E 2 0 1 6 CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 3,6% PARA O VAREJO EM NOVEMBRO Indicador considera a receita deflacionada de vendas

Leia mais

> Premiações Valor 2016

> Premiações Valor 2016 Premiações 2016 > Premiações Valor 2016 Prêmio Inovação: 285 presentes. Entrega do prêmio às 10 empresas mais inovadoras do país. Valor Carreira: 310 presentes. Reconhecimento às 35 melhores empresas

Leia mais

OVERSEAS PROPERTY INVESTMENT SOLUTIONS AND SERVICES. INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS COM ALTO RETORNO OPISAS.COM

OVERSEAS PROPERTY INVESTMENT SOLUTIONS AND SERVICES. INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS COM ALTO RETORNO OPISAS.COM OVERSEAS PROPERTY INVESTMENT SOLUTIONS AND SERVICES. INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS COM ALTO RETORNO OPISAS.COM APRESENTANDO AS MELHORES OPORTUNIDADES NO MERCADO IMOBILIÁRIO INTERNACIONAL DESDE 2008. Somos

Leia mais

RELATÓRIO DE RESULTADOS JANEIRO/15 INDICADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA DO DISTRITO FEDERAL PANORAMA E PERSPECTIVAS

RELATÓRIO DE RESULTADOS JANEIRO/15 INDICADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA DO DISTRITO FEDERAL PANORAMA E PERSPECTIVAS RELATÓRIO DE RESULTADOS JANEIRO/15 INDICADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA DO DISTRITO FEDERAL PANORAMA E PERSPECTIVAS 1. Resultados consolidados para todas as categorias associadas ao Sindivarejista 2. Resultados

Leia mais