C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 DISCIPLINA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA SÉRIE TURMA PROFESSOR(A): Cátia Rodrigues Morgenstern Jéssica Aline Ferraz MAT II Juliana Uncini Sartoro Maidi Neske Klais Patrícia Christina Bussolaro CARGA HOR./SEM Nº DE H/A MENSAL Nº DE H/A ANUAL E-MAIL: catiarmorg@hotmail.com jepedagoga@hotmail.com juju.st@bol.com.br maidiklais@yahoo.com.br patylasalle@hotmail.com OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: Promover o desenvolvimento da linguagem oral e familiarizar-se com a escrita desenvolvendo gradativamente as capacidades linguísticas básicas: falar, escutar, ler, escrever e organizar o seu pensamento lógico. 1º BIMESTRE Linguagem Oral: falar/ouvir IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS SÃO APLICADOS Usar a linguagem oral para conversas, para manifestar desejos, vontades, necessidades, sentimentos e para relatar suas vivências. Valer-se de regras, de músicas, de brincadeiras faladas e cantadas, de contação de histórias para também desenvolver esta linguagem. PREVISÃO DE N º d e h/ a p/ o c o n t. Nº de h/a p/ava liaçõe s Articulação de sons e palavras: Consciência fonológica Desenvolver a oralidade com jogos, brincadeiras, conversas, histórias. Exposição de ideias: Relatos de experiências, Ampliar as possibilidades de comunicação e
fatos, ações, histórias, descrição. expressão através da roda de conversa. Consistência argumentativa: Conquista por meio de gestos e percepções Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. Ampliação do vocabulário Sequência de ideias Estimular a oralidade e a criatividade através do brincar. Reprodução oral Participar de variadas situações de comunicação oral contando suas vivências. Reprodução oral das ideias veiculadas em textos ouvidos, lidos, fatos do cotidiano, exposição de ideias. Significado (ideia) da representação: Símbolos convencionais Realizar traçados e registros espontâneos e temáticos. Registro de ideias/significados: Desenho Cultura escrita Expressar ideias por meio do desenho. Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc. e seu espaço de circulação. Cumulativa: Momentos de prática de leitura: Aprender a escutar textos e histórias contados pelo educador leitor.
2º BIMESTRE Linguagem Oral: falar/ouvir IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS SÃO APLICADOS PREVISÃ O DE Nº de h/a p/ o co nt. Nº de h/a p/ava liaçõe s Articulação de sons e palavras: Consciência fonológica Favorecer situações de comunicação e expressão. Exposição de ideias: Relatos de experiências, fatos, ações, histórias, descrição. Estimular relatos de experiências pessoais e vivências cotidianas. Consistência argumentativa: Conquista por meio de gestos e percepções Expor seu ponto de vista em diversas situações. Significado (ideia) da representação: Desenho Expressar de ideias por meio do desenho. Registro de ideias/significados: Desenho Expressar ideias por meio do desenho. Cultura escrita: novas palavras Momentos de prática de leitura: Leitura compartilhada (educador/aluno, aluno/aluno) Usar corretamente o repertório linguístico próprio da sua faixa etária e estimular o interesse a novas palavras. Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento. Cumulativa:
3º BIMESTRE IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS SÃO APLICADOS PREVISÃO DE Nº de Nº de h/a h/a p/avaliaç p/ o ões cont. Linguagem Oral: falar ouvir Ampliação do vocabulário Conversar, brincar, comunicar e expressar vontades e necessidades. Sequência de ideias Ampliar as capacidades linguísticas na produção de palavras novas e frases, durante a criação ou relato de vivência. Reprodução oral das ideias veiculadas em textos ouvidos, lidos, fatos do cotidiano, exposição de ideias. Saber escutar e desenvolver a concentração. Significado (ideia) da representação: Ideograma Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens. Registro de ideias/significados: Linguagem plástica Realizar traçados e registros espontâneos e temáticos, usando lápis de cor, giz de cera, tinta guache. Cultura escrita: Espaços institucionais (biblioteca) Momentos de prática de leitura: Leitura compartilhada (educador/aluno, aluno/aluno) Realizar visitas a biblioteca com o intuito de despertar o gosto pela leitura e do conhecer diversos materiais escritos possíveis de ser utilizados no cotidiano escolar e familiar. Estimular o vocabulário através de contos e histórias que despertem a fantasia. Cumulativa:
4º BIMESTRE Linguagem Oral: falar ouvir IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS SÃO APLICADOS PREVISÃO DE Nº de Nº de h/a h/a p/avaliaç p/ o ões cont. Ampliação do vocabulário Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias. Sequência de ideias Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos. Reprodução oral das ideias veiculadas em textos ouvidos, lidos, fatos do cotidiano, exposição de ideias. Realizar atividades em grupo, compartilhar decisões e respeitar opiniões. Significado (ideia) da representação: Pictograma Expressar ideias por meio do desenho Registro de ideias/significados: Linguagem plástica Proporcionar momentos de criação de desenhos e elementos visuais através do reaproveitamento de materiais e de texturas diversas. Cultura escrita: uso e espaço de circulação Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos. Momentos de prática de leitura: Práticas Aprender a cuidar de livros e outros Cumu lativa:
espontâneas de leitura por parte do aluno materiais escritos. ESTRATÉGIAS DE ENSINO/METODOLOGIA Através de histórias, dramatizações, músicas, rodas de conversa, exploração de objetos do ambiente interno e externo, colagem, recortes, traçados espontâneos e dirigidos, jogos, rasgaduras, dobraduras, confecção de sucatas, desenhos, pintura livre e direcionada. RECURSOS DIDÁTICOS Utilização de fantoches, livros, pincéis, escova de dente, carimbo, penas, palitos, cotonetes, barbante, alfabeto móvel, pente, giz de cera, cola, bola, tesoura, papel, massa de modelar, lixa, lã, fantasias, argila, revistas, livros, jornais e outras. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Através de parecer descritivo semestral, da observação contínua da fala e do registro de atividades. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação deve assumir características diagnostica e investigativa, tendo por finalidade de analisar se o educando esta se apropriando dos conhecimentos apropriados. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A SEREM INDICADAS AOS ESTUDANTES: REVISTAS: Revista Pátio. Ed. Artmed, Rio Grande do Sul. Revista Nova Escola. Ed. Abril, Rio de Janeiro. LIVROS: Brasil, Viviane Carvalho. Coleção Iluminuras. 1ed. Maxi, 2007. Aprendendo: Letras e palavras. Editora Leira, 1997. Mostachio, Meiry. Ideias em contexto. Ed. Brasil. São Paulo, 2009. Klein, Cristina. Meus primeiros clássicos. Ed. Bicho esperto, 2010. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. SITES: http://cursodeeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2011/01/crianca-e-linguagem.html www.professorsassa.com.br ; http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/linguagem-oral-423630.shtml; http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/gestao/linguagem-oral-escrita-428161.shtml; http://www.csa.osa.org.br/educacao_infantil/projetos/2005- rojetos/maternal/linguagem_oral/linguagem_oral.php; http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf; http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/jogos-brincadeiras.shtml