6 ano Ensino fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais II Bimestre / 2018 Disciplina: Geografia Professor(a): Luciane Regina Maurer Felipiak Atividade: Analise e produção cartográfica Tema/Conteúdo: Análise e Interpretação de mapas Justificativa/Introdução: A importância do estudo cartográfico se faz necessária para que o aluno adquira uma visão geográfica do mundo que o cerca, localizando-se, e entendendo o porquê das transformações que acontecem e ao mesmo tempo interpretando e representando, através da cartografia, os conteúdos estudados. Objetivos: Reconhecer a importância da cartografia como uma fonte de linguagem para trabalhar em diferentes escalas espaciais e as representações locais e globais do espaço geográfico; Desenvolver a capacidade de ler e interpretar mapas; Estabelecer relações espaciais a partir de diferentes fenômenos representados. Procedimentos/Cronograma: Semana de 23 a 27/04 - Apresentação da proposta de trabalho Semana de 07 a 08/04 Análise de mapas digitais - Aula especial destinada a análise de mapas digitais- no auditório da Escola, utilizando a lousa digital, a professora fará uma análise coletiva dos diversos tipos de mapas. Nesse momento, os alunos farão as intervenções orientadas pela professora.- Análise de mapas impressos- cada aluno receberá mapas com orientações para análise e interpretação, essa etapa será realizada em casa. Os alunos poderão consultar os sites indicados na referência bibliográfica desse trabalho como auxílio pedagógico. 21 a 25/05 - Na primeira aula da semana, os alunos deverão entregar os mapas à professora, com suas devidas análises. Correção e ajustes necessários- após a correção da professora, os alunos farão os ajustes indicados, se necessário. Colagem dos mapas no caderno de Geografia e Socialização da atividade.
Critérios de avaliação/pontuação: Interesse/Participação em todas as etapas do trabalho Responsabilidade quanto ao cumprimento das datas e qualidade do trabalho Domínio do conteúdo trabalhado Pontuação: 5,0 Referências bibliográficas: http://www.guiageo.com/ https://atlasescolar.ibge.gov.br/mapas-atlas/mapas-do-mundo https://pt.mapsofworld.com/ https://www.coladaweb.com/mapas/mapa-mundi
6 ano Ensino fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais II Bimestre / 2018 Disciplina: Matemática Professor(a): Itatiara Leite Atividade: Oficina de frações utilizando o Tangram. Tema/Conteúdo: Ensino da fração utilizando o Tangram Justificativa/Introdução: Desde o seu nascimento o ser humano realiza atividades nas quais a ludicidade está inserida, seja dançando, brincando, montando quebra cabeças, jogos de memória etc, com o intuito de se divertir e sentir prazer. Mas a ludicidade, além de assumir esse aspecto, também pode tornar-se instrumento interessante na construção do conhecimento. O Tangram é um instrumento lúdico de grande importância no estudo das formas geométricas, nos conceitos de área e perímetro de polígonos. Segundo Miranda (2005), os materiais manipulativos, em especial os jogos, contribuem muito para a formalização de conceitos, focando numa aprendizagem significativa e no desenvolvimento dos alunos na construção e investigação dos conceitos geométricos. Objetivos: Nomear cada peça do Tangram e saber identificá-las; Construir um Tangram por meio de dobraduras, a partir de um quadrado; Compreender o conceito de fração associado à representação das partes de um todo; Compreender a noção de equivalência entre frações; Comparar frações; Procedimentos/Cronograma: Semana de 16 a 20/04 Apresentação de um vídeo sobre a origem do Tangram. Conhecendo e construindo o tangram em sala. Semana de 23 a 27/04 Desafios com o tangram- Construção de figuras em sala pelos alunos em duplas Semana de 07 a 11/05 Em duplas os alunos receberão os Tangrans. Cada dupla deverá tentar resolver as questões propostas pela professora: EX: Montar um quadrado usando as sete peças do tangram sem sobrepor as peças, justificando suas respostas.
As duplas deverão juntar todas as peças do Tangram formando um quadrado e depois responderá às questões propostas pela professora. Quantos triângulos pequenos são necessários para representar tais frações? Após a vivência para identificar as diversas escritas fracionárias os alunos separarão da superfície do Tangram o triângulo grande, o triângulo médio e o triângulo pequeno. Em seguida, respondam às perguntas feitas pela professora Critérios de avaliação/pontuação: Construção do Tangram 1,0 Identificação e características de cada figura geométrica que o compõem 1,0 Participação e execução nas três atividades propostas nas oficinas 3,0 Referências bibliográficas: Módulo Objetivo 6º ano II Bimestre ALVES, Daiane Cristina; GAIDESKI, Gislaine; CARVALHO, José e Maria Teles de. O uso do Tangram Para aprendizagem de Geometria plana. In: Revista Tuiuti: Ciência e Cultura. Curitiba, 2011. MIRANDA, Ricardo. Estudo das formas geométricas através da utilização do Tangram 2015. 49 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas, Juiz de Fora 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/167 >. Acesso em: 03 mai. 2016.
6 ano Ensino fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais II Bimestre / 2018 Disciplina: História Professor(a): Ana Paula Atividade: Confecção de um painel O Belo e o Feio da cidade de Barreiras no Olhar do 6º Ano Tema: Reflexões representativas sobre Barreiras: o belo e o feio Desenvolvimento Metodológico: A turma será dividida em grupos de no máximo cinco alunos; Os grupos deverão montar um painel o qual contemple fotos ou relatos curtos sobre as satisfações que sentem ao viverem em Barreiras e o que gostariam que não tivesse ou que fosse melhorado/aperfeiçoado. A montagem do trabalho final será em grupo, contudo, os registros em fotos ou relatos curtos serão individuais. Os grupos se organizarão para dividir os alunos entre os que ficarão responsáveis pelas fotos, e quais deverão trazer os relatos curtos. Também deverão selecionar àqueles responsáveis por fotos e relatos que contemple as satisfações e os que trarão fotos e relatos curtos que demonstrem o que não gostaria de ver na cidade ou que gostariam que fosse melhorado. Haverá duas reuniões: a primeira para que os grupos se organizem na escolha da entrega do material, e a segunda para a montagem do painel. Material para a montagem do painel: fotos, relatos, cartolina branca, tesoura, lápis de colorir, canetas coloridas e cola branca. Cronograma: Semana de 24 e 25 de abril divisão dos grupos e a primeira reunião para organização do trabalho; Semana de 8 e 9 de maio entrega do material e reunião para a montagem do trabalho. Pontuação: Pontuação para o grupo no quesito, organização, concentração, participação e disciplina, 1,0 ponto Pontuação individual no quesito entrega do material, 1,0 ponto. Pontuação para o grupo no quesito, montagem do painel, 3,0 pontos.
6 ano Ensino fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais II Bimestre / 2018 Disciplina: Língua Portuguesa Professor(a): Érica Borges Atividade 1: Leitura e apresentação criativa de livros pardidáticos locado na Biblioteca da Escola. Atividade 2: Painel ilustrado Aniversário de Barreiras. Atividade 3: Círculo de socialização de livros paradidáticos fornecido por colegas de turma. Tema/Conteúdo: Desenvolvendo a criatividade por meio da prática da leitura. Justificativa/Introdução: A escola é a instituição formal que tem o encargo de educar, segundo programas e planos sistemáticos, os indivíduos nas diferentes idades da sua formação, proporcionando-lhes condições para seu pleno desenvolvimento. E a leitura é um importante instrumento para a aquisição do conhecimento e formação integral de nossos alunos. A prática da leitura deve ser prazerosa para os estudantes, os quais devem percebê-la como fonte enriquecedora de aquisição do conhecimento, bem como sua relevância nas diversas áreas do conhecimento. Neste processo a leitura deve ser percebida como essencial às relações interpessoais. Nessa perspectiva realizamos as atividades propostas envolvendo leitura, análise e produção. Objetivos: Ler como forma prazerosa; Ter acesso a variados materiais de leitura; Compreender a leitura como necessária às relações interpessoais; Vivenciar o universo literário de forma plena e responsável; Compreender leitura, interpretação e escrita como práticas indissociáveis e necessárias à formação acadêmica; Desenvolver a oralidade por meio de socialização das leituras realizadas.
Procedimentos/Cronograma: Atividade 1: Apresentação criativa de paradidático locado na Biblioteca da Escola. Semana de 16/04 a 27/04 Apresentação do Trabalho Bimestral e as atividades que o compõe. A professora fará, em sala, um momento de sensibilização para o uso responsável dos paradidáticos da Biblioteca da Escola. Os alunos formarão duplas (parceiros de leitura) para escolher um paradidático. Escolha de paradidático em dupla. Determinação de cronograma para a realização da leitura integral da obra locada na Biblioteca da Escola pela dupla. Em casa, os alunos deverão fazer a leitura da obra obedecendo as datas determinadas previamente pela professora em sala de aula. Concluída a leitura, os alunos farão em sala, a preparação para a socialização da obra lida em dupla de forma criativa e interessante. Orientações serão dadas pela professora para apresentação criativa da obra lida. Esclarecimentos de eventuais dúvidas acerca da metodologia escolhida por cada dupla para apresentação de paradidático lido. Semana de 02/04 a 18/04 Apresentação criativa em dupla de obra locada na Biblioteca da Escola. Inferências da professora e demais alunos a respeito das temáticas abordadas nos paradidáticos lidos e apresentados de forma criativa e interessante. Critérios de avaliação/pontuação: Cumprimento aos prazos estabelecidos para a realização da leitura. Criatividade na apresentação de obra lida. Capacidade de sistematização oral de leitura. 1,5 Referências bibliográficas: Obras diversas e de variados autores da Literatura Brasileira locadas na Biblioteca da Escola. Procedimentos/Cronograma: Atividade 2: Painel ilustrado Aniversário de Barreiras. Semana de 07/05 a 11/05 Apresentação da atividade Painel ilustrado: Aniversário de Barreiras. A professora fará, em sala, um momento de sensibilização e reflexão a respeito da história de Barreiras. Os alunos formarão pequenos grupos para realizarem a atividade. Definição de grupos. Realização de pesquisa sobre Barreiras, contemplando os aspectos econômicos, culturais, políticos, religiosos e históricos, contendo texto informativo, imagens e curiosidades do município barreirense. Determinação de cronograma para a realização da pesquisa.
Em casa, os alunos deverão fazer a pesquisa, obedecendo as instruções fornecidas pela professora em sala de aula. Socialização da pesquisa realizada. Orientações para montagem de Painel ilustrado. Semana de 14/05 a 25/05 Montagem de Painel ilustrado: Aniversário de Barreiras, tendo como material o resultado das pesquisas realizadas pelos grupos. Exposição de Painel ilustrado: Aniversário de Barreiras. Critérios de avaliação/pontuação: Cumprimento aos prazos estabelecidos para a realização da pesquisa. Criatividade na elaboração do material que irá compor o Painel ilustrado: Aniversário de Barreiras. Capacidade de sistematização escrita de pesquisa realizada em grupo. 1,5 Procedimentos/Cronograma: Atividade 3: Círculo de socialização de paradidático fornecido por colega de turma. Semana de 21/05 a 30/05 A professora fará, em sala, um momento de sensibilização para o uso responsável do paradidático emprestado por colega de turma. Os alunos serão orientados a trazem de casa um paradidático que seja adequado a faixa etária da série para que possam emprestá-lo a um colega de sala. Sob orientação da professora, os alunos realizarão o empréstimo do paradidático trazido de casa e, simultaneamente, receberão obra trazida por colega. Determinação de cronograma para a realização da leitura integral da obra emprestada por colega de turma. Em casa, os alunos deverão fazer a leitura da obra obedecendo a data determinada previamente pela professora em sala de aula. Concluída a leitura, os alunos farão em sala e sob orientação e organização da professora, socialização das narrativas contidas nas obras lidas. Esclarecimentos de eventuais dúvidas acerca das temáticas discutidas nos paradidáticos lidos. Devolução de paradidático emprestado por colega de turma. Critérios de avaliação/pontuação: Cumprimento ao prazo estabelecido para a realização da leitura. Capacidade de sistematização oral de leitura. Envolvimento e comprometimento na realização da atividade. 1,0