IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID"

Transcrição

1 IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UTILIZAÇÃO DO TANGRAM PARA TRABALHAR PROPRIEDADES DE FIGURAS GEOMETRICAS NAS SÉRIES INICAIS SANTOS, Luana Tayná Borba dos. 1 Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú. Palavras-chave: Ensino- aprendizagem. Tangran. Séries Iniciais. Atividade Lúdica. Figuras Geométricas. RESUMO: O presente artigo relata a experiência vivenciada por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Camboriú, bolsista do PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em uma atividade desenvolvida nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal da Cidade de Camboriú no terceiro trimestre do ano O objetivo da atividade era trabalhar com figuras geométricas e suas características utilizando uma abordagem lúdica através do jogo Tangram. A proposta visava em possibilitar o ensino-aprendizagem do conteúdo a partir de uma metodologia diferenciada, estimular a interação dos alunos, instigar a curiosidade pelo conteúdo abordado e incentivar a criatividade e a imaginação. 1. INTRODUÇÃO Nas séries iniciais do ensino fundamental o processo de ensino- aprendizagem da matemática se dá através da metodologia tradicional, ou seja, é passado o conteúdo, seguido por uma breve explicação e alguns exemplos, e então resolução de exercícios. O método tradicional é adotado por grande parte das instituições de ensino. Com a passar dos anos a metodologia tradicional usada isoladamente para o ensino, vem sendo questionada, pois cada indivíduo aprende de maneira diferente, e alça aprendizado em tempos distintos. Nesse sentido, entendemos que ao utilizar unicamente a metodologia tradicional, não se pode garantir que houve o processo ensino-aprendizagem para grande parte dos alunos. Com isso, acreditando ser importante proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa e diferenciada, a estratégia utilizada foi a de manter o ensino tradicional, mas com utilização de recursos didáticos como complementação. Na educação infantil a metodologia tradicional também está presente, mas a utilização de atividades lúdicas é de extrema importância e se faz necessária, pois estudos confirmam que os jogos e brincadeiras, entre outros, contribuem significativamente no aprendizado das crianças e também ajuda na coordenação motora e cognitiva, trabalhando a memória e os movimentos das crianças. Segundo Kraemer (2007, p. 6) a atividade lúdicas educativos é um processo de fácil aceitação e compreensão pelos alunos, transformando o ensino-aprendizagem em um ato de participação num ambiente agradável, descontraído e criativo. 1 Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú. luana.borbaltb@gmail.com

2 Assim, foi desenvolvida uma atividade utilizando o jogo Tangram, para trabalhar com figuras geométricas e suas características. O jogo foi utilizado com o intuito de estimular o interesse dos alunos pela matemática e a participação dos mesmos na construção dos conceitos matemáticos, permitindo assim a ampliação dos conhecimentos adquiridos individualmente. 2. A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO O Tangram é composto por sete peças, cujas formas geométricas são: Dois triângulos retângulos isósceles grandes; Dois triângulos retângulos isósceles pequenos; Um triângulo retângulo isósceles médio; Um quadrado; Um paralelogramo. O Tangram é utilizado na disciplina de matemática como recurso didático, não apenas para trabalhar com formas geométricas, mas também com alguns conceitos matemáticos como frações e noções de áreas, entre outros. Klein (2012, p. 27) afirma que: O Tangram é um quebra-cabeça muito divulgado como possibilidade didática para a aprendizagem de alguns tópicos da matemática no ensino fundamental. Há propostas que apresentam boas possibilidades pedagógicas de uso no ensino de geometria e frações, por meio de atividades que podem ser usadas em diferentes níveis de escolaridade para a formação de um mesmo conceito matemático. Segundo Benevenuti (2014, p. 5) O Tangram é apresentado como um jogo de montagem de figuras utilizando as sete peças que contribui para o desenvolvimento da capacidade de concentração, coordenação e orientação espacial na formação do educando. 3. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE A atividade com o Tangram foi desenvolvida com o intuído de auxiliar na compreensão e identificação das formas geométricas, sendo entendida como uma metodologia diferenciada. Ela foi realizada com uma turma do quarto ano, das series iniciais, onde a professora estava trabalhando o conteúdo de formas geométricas. Como alguns alunos estavam apresentando dificuldades na compreensão de algumas características das figuras geométricas, a acadêmica sugeriu para a professora trabalhar essas características utilizando o jogo Trangram. Com o acordo da professora a atividade foi dividida em três momentos, tendo disponível para a sua aplicação o tempo de duas horas/aulas. No primeiro momento foi apresentado para os alunos, o jogo Tangram, explicando que ele é composto por sete peças cujas formas são figuras geométricas. Dando continuidade a explicação, mostrou-se as peças, e solicitou-se aos alunos que identificassem a figura geométrica da peça. Os alunos não apresentaram dificuldade em identificar o quadrado, e nem os triângulos, mas na identificação do paralelogramo, a turma apresentou um pouco de dificuldade.

3 Figura 1: Tangran Fonte: Arquivo da internet Foi mencionado, que com a utilização o Tangram, é possível construir figuras presentes no nosso cotidiano, isto é, formas que lembrem pessoas, animais, objetos, ou mesmo figuras geométricas. Com esta colocação iniciou-se o segundo momento da atividade, onde apresentou-se como montar a figura de um gato, utilizando as peças do Tangram. Figura 2: O Gato Em seguida foi distribuído para cada aluno um molde de Tangram, mencionado que eles deveriam recortá-lo, separando as peças. A atividade de recorte foi desenvolvida para trabalhar a coordenação motora das crianças, estimulando o movimento, participação e a interação dos alunos na construção do jogo. Assim, dando segmento, utilizou-se as peças do tangram, para trabalhar as características das formas geométricas, explicando que as figuras possuem suas particularidades como, por exemplo, o quadrado possui quatro lados iguais, os triângulos isósceles, possuem dois lados iguais, ou seja, com a mesma medida e um lado diferente, o paralelogramo possui quatro lados, sendo que os lados paralelos possuem medidas iguais. Com a utilização do Trangram, os alunos puderam manusear as figuras, visualizando a sua forma geométrica e relacionando com as suas características, além de possibilitar a participação ativa dos alunos na construção dos conceitos. Após concluir a explicação das características das figuras geométricas do segundo momento, foi solicitado para os alunos que tentassem representar alguma figura do cotidiano, utilizando o Tangram, como havia sido mostrado no primeiro momento. Com isso iniciamos o terceiro momento que consistia em utilizar o Tangram, para construir representações de figuras conhecidas, como por exemplo, casa, barco, gato, entre outros.

4 Figura 3 e 4: A casa e o Barco Os alunos se mostraram bastante participativos e empolgados na atividade, após algumas tentativas livres de construção, receberam algumas figuras e solicitou-se que escolhessem uma figura e a representassem utilizando as peças do tangram. As construções foram surpreendentes, pois os alunos não apresentaram dificuldade nas representações, nem na identificação da figura geométrica que deveria ser utilizada. Alguns alunos optaram por construir representações de animais, outros de objetos e também de seres humanos, mas as predominantes foram animais e objetos. A atividade foi concluída com os desenhos realizados pelos alunos, representando as suas construções feitas com o Tangram. A estratégia de desenhar foi um momento destinado para incentivar a criatividade e imaginação dos alunos. Figura 5: Atividade dos alunos Considerando os resultados alcançados na atividade, como a facilidade que os alunos apresentaram na identificação das figuras geométricas e a participação constante, pode-se constatar que as atividades lúdicas, trabalhadas com materiais concretos, auxiliam significativamente no processo ensino-aprendizagem.

5 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Pode-se concluir que a utilização de recursos didáticos e materiais concretos nas series iniciais são imprescindíveis para o ensino-aprendizagem. Os recursos didáticos se tornaram um complemento da metodologia tradicional, proporcionando um ensino adequado e agradável para os alunos, sendo que a utilização de atividades lúdicas possibilita aprender brincando, permitindo trabalhar conceitos matemáticos de uma forma descontraída, estimulando o espírito de investigação, o interesse e a criatividade dos alunos. A utilização do jogo Tangram como recurso didático, para trabalhar com o conteúdo de formas geométricas, foi bastante significativo, pois permitiu que os alunos utilizassem materiais concretos e manipuláveis na construção de figuras, trabalhando com as formas geométricas, possibilitando visualizar e relacionar os conceitos abortados com as figuras geométricas. Sendo assim a atividade desenvolvida utilizando o Tangram, contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico geométrico e cognitivo, proporcionando os alunos participar ativamente processo ensino- aprendizagem. REFERÊNCIAS ANDRADE, Mariza. Investigação sobre a transição dos alunos do ensino fundamental i para o ensino fundamental ii. Londrina- PR Disponível em: < >. Acesso em: 24 de jul ARRUDA, Suzana Garcia de. A importância do lúdico na educação infantil e demais fases na visão da psicopedagogia. Disponível em: < file:///c:/users/ilce%20e%20bernardo/downloads/ pdf >. Acesso em 29 de jul CANAL, Denise Cristina et al. O ensino da matemática nos anos iniciais numa pespectiva ludopedagógica Disponível em: < Acesso em: 24 de jul FETZER, Fernanda et al. Processo de ensino-aprendizagem de matemática: o que dizem os alunos? Disponível em: < >. Acesso em 28 de jul JUNIOR, M. Pedagogia do movimento: Universo lúdico e psicomotricidade. Curitiba: 2 ed. Editora EBPEX, LOURENÇO, Edvânia Mª da Silva et al. Alfabetização matemática nas séries iniciais: o que é? como fazer?. São Paulo, v. 4, p , jul/dez Disponível em:< >. Acesso em: 24 de jul PAIZ, Luiz Carlos. Ensinar e aprender matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, POLLEGRINE, Maria Joaquim. A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Disponível em: < >. Acesso em 28 de jul SANTOS, Élia Amaral do Carmo et al. O lúdico no processo ensino-aprendizagem Disponível em: < >. Acesso em 25 de jul SANTOS, Osane Oliveira et al. O processo de ensino-aprendizagem da disciplina matemática: possibilidades e limitações no contexto escolar. Disponível em: < O%20PROCESSO%20DE%20ENSINO-APRENDIZAGEM%20DA%20DISCIPLINA%20MATEMATICA- POSSIBILIDADES%20E%20LIMITACOES%20NO%20CONTEXTO%20ESCOLAR.pdf>. Acesso em 28 de jul. 2017

6 SILVA, Marcos Noé Pedro da. Particularidades do triângulo isósceles. Brasil Escola. Disponível em < Acesso em 27 de jul SILVA, Marcos Noé Pedro da. Paralelogramos. Brasil Escola. Disponível em < Acesso em 27 de jul. 2017

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Camila Sampaio Nogueira camila.snog@hotmail.com Maria Aparecida Galdino de Souza cindysouza@hotmail.com Luiza

Leia mais

APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS

APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS 27 a 30 de agosto de 2014. APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS CALABREZ, Mayara Caetano Instituto Federal do Espírito Santo - Cachoeiro mayaracalabrez@hotmail.com MOREIRA, Michelli Rodrigues

Leia mais

BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO

BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO (ISBN N. 978-85- 98092-14-0) Eixo temático: E4 Formação de Professores BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO Aline Alves DINIZ ICMC - USP (linediniz@grad.icmc.usp.br) Edna Maura ZUFFI ICMC - USP (edna@icmc.usp.br)

Leia mais

A Geometria nos animais com Realidade Aumentada

A Geometria nos animais com Realidade Aumentada A Geometria nos animais com Realidade Aumentada Acadêmicos matemática: Geovana Zappelline Guilherme Tironi Vinicius Giovani Jacintho Acadêmicos computação: Gabriel Felipe Medeiros Lucas Gomes Raquel Paola

Leia mais

RELATO SOBRE UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO

RELATO SOBRE UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO RELATO SOBRE UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO Camila Sibelle Marques da Silva UFPE / CAA camila.sibelle@gmail.com Lidiane Pereira de Carvalho UFPE / CAA lidiane.carvalho@ufpe.br Resumo

Leia mais

UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS

UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS Anderson Daniel Stochero, aluno do IF Farroupilha Campus Santo Ângelo, curso Tecnológico em Sistemas para Internet, anderson_stochero@yahoo.com.br

Leia mais

DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS

DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS Maria Betânia dos Santos Melo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID Plano de aula 2-16/04 e 30/04 de 2015 Tangram

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID Plano de aula 2-16/04 e 30/04 de 2015 Tangram ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI PIBID Plano de aula 2-16/04 e 30/04 de 2015 Tangram Bolsistas: Andressa Santos Vogel, Mévelin Maus e Patrícia Lombello Supervisora:

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA RODRIGUES, Lisiane Jaques Curso de Especialização em Educação com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática Faculdade de Educação - Universidade Federal de

Leia mais

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE Andrieli Petrouski Guardacheski Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein,

Leia mais

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS Catiane Mazocco Paniz 1 Maria Rosângela SilveiraRamos 2, Alcione Viero de Bastos 3, Fernanda da Costa da Silva 4, Lilian Darlete Brum

Leia mais

PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR: ATIVIDADE LÚDICA COMO EIXO ARTICULADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR: ATIVIDADE LÚDICA COMO EIXO ARTICULADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR: ATIVIDADE LÚDICA COMO EIXO ARTICULADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Autores : Soraya Pereira CORDEIRO; Jaqueline Fernanda de OLIVEIRA; Maria Claudia Correia REIS Identificação

Leia mais

O PIBID COMO DIVISOR DE ÁGUAS PARA UMA PEDAGOGIA LIVRE E CRIATIVA

O PIBID COMO DIVISOR DE ÁGUAS PARA UMA PEDAGOGIA LIVRE E CRIATIVA O PIBID COMO DIVISOR DE ÁGUAS PARA UMA PEDAGOGIA LIVRE E CRIATIVA Laurena Fragoso Martinez Blanco Acadêmica do Curso de Pedagogia da UNICENTRO Irati e bolsista do Programa Institucional de Iniciação á

Leia mais

Palavras-chave: Tenda interativa. Matemática. Conhecimento. Introdução

Palavras-chave: Tenda interativa. Matemática. Conhecimento. Introdução 14. CONEX Produto Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

A Geometria Plana no 1º Ano do Ensino Médio: Utilização da Maquete da Quadra Poliesportiva da EEMLP de Nelson de Sena Categoria: Ensino Superior

A Geometria Plana no 1º Ano do Ensino Médio: Utilização da Maquete da Quadra Poliesportiva da EEMLP de Nelson de Sena Categoria: Ensino Superior Página 6 A Geometria Plana no 1º Ano do Ensino Médio: Utilização da Maquete da Quadra Poliesportiva da EEMLP de Nelson de Sena Categoria: Ensino Superior Francisca Edna Amanda Silva Rodrigues 1 Karla Davina

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS SANTOS, Adriano Eusébio dos 1 ;GOMES, Malu Alexandre 2 ; RIBEIRO, Elizete Maria Possamai 3 (1) Acadêmico do Curso de Licenciatura de Matemática,

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS.

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant Práticas Pedagógicas Inclusivas

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA CITOLOGIA. Palavras-chave: Citologia, jogos didáticos, atividades lúdicas.

ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA CITOLOGIA. Palavras-chave: Citologia, jogos didáticos, atividades lúdicas. ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA CITOLOGIA José Phillipe Joanou P. dos Santos (UFPE/CAV) Gisele de Oliveira Silva (EREM Antônio Dias Cardoso) Kênio Erithon Cavalcante Lima (UFPE/CAV) Resumo O objetivo do

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Palavras-chave: Investigação; teorema de Pitágoras; Materiais manipuláveis.

DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Palavras-chave: Investigação; teorema de Pitágoras; Materiais manipuláveis. DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS Anelize de Angelis Huss ne_huss@hotmail.com André Luiz Steigenberger andre_alst@hotmail.com Victor Hugo dos Santos Gois victor.gois28@hotmail.com

Leia mais

Palavra-chave: Problemas, escola, matemática, metodologia, ensino.

Palavra-chave: Problemas, escola, matemática, metodologia, ensino. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Seridó Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Curso

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Emanuela Suassuna de Araújo (1) Begna Janine da Silva Lima (1) Universidade Federal da Paraíba, suassuna.emanuela@gmail.com (1); Universidade

Leia mais

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Tatiana Schmitz UNISINOS e-mail@sinos.net Ana Paula de Quadros UNISINOS anapauladequadros@gmail.com

Leia mais

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA Renally Gonçalves da Silva Universidade Estadual da Paraíba Renally.gs@gmail.com Alessandro Frederico da Silveira

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de

Leia mais

O LÚDICO NO PIBID: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 1

O LÚDICO NO PIBID: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 1 O LÚDICO NO PIBID: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 1 Nalberto Martins dos Santos Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais/Química Universidade

Leia mais

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E DA TECNOLOGIA NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS PARA A OBMEP

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E DA TECNOLOGIA NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS PARA A OBMEP O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E DA TECNOLOGIA NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS PARA A OBMEP Instituição de Ensino: Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli Bolsistas ID: Amanda Ferreira Procek¹, Matheus Willian².

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSITIVA COMO UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO ACADEMICA

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSITIVA COMO UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO ACADEMICA A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSITIVA COMO UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO ACADEMICA SANTOS Marília da Silva 1 PAULO Raphael Cavalcante 2 DAXENBERGER, Ana Cristina Silva 3 1 Graduanda em Licenciatura

Leia mais

O USO DO JOGO TANGRAM COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE FRAÇÕES. INTRODUÇÃO

O USO DO JOGO TANGRAM COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE FRAÇÕES. INTRODUÇÃO O USO DO JOGO TANGRAM COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE FRAÇÕES. ARAMBULA, Lucilene Alexandre Pereira (1) ; PEREIRA, Daniela Roxo (2) ; ROCHO, Valdirene da Rosa (3). (1) Acadêmica do Curso de Licenciatura

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP)

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) ALMEIDA, Cristine Nachari Moura 1 - UEPB Subprojeto: Química Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar, detalhar e discutir o projeto

Leia mais

A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MATERIAL DIDÁTICO

A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MATERIAL DIDÁTICO ISSN 2316-7785 A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MATERIAL DIDÁTICO Ronei Osvaldo Ziech Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa - RS roneiziech@gmail.com Adriana Teresinha de Campos Instituto

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO FORMAÇÃO DE PROFESSORES: JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO Vanessa Scheeren 1 Sharon Genevieve Araujo Guedes 2 Margarida Maria Rodrigues Negrão 3 Resumo O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

Projeto bicharia: uma atividade do projeto de extensão matemágica para pequenos e grandes

Projeto bicharia: uma atividade do projeto de extensão matemágica para pequenos e grandes Projeto bicharia: uma atividade do projeto de extensão matemágica para pequenos e grandes *Rodrigo de Novaes Chagas (IC) 1 ; Claudimary Moreira Silva Oliveira(PQ) 2 1 rodrigonovaescfc@gmail.com Universidade

Leia mais

O USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

O USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA na Contemporaneidade: desafios e possibilidades O USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA BENEVENUTI, Luiz Cláudio Licenciando em Instituto Federal do Espírito

Leia mais

EXPLORANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DA ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS 1 ;

EXPLORANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DA ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS 1 ; EXPLORANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DA ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS 1 ; BATISTA, Nathália Cabral Rodrigues 2 ; SILVA, Kairusa Ribes 3 ; OLIVEIRA, Cristiano Peres 4 RESUMO: O presente trabalho

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 27 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com Rolo de fita dupla face. Construir (ou ajudar a construir) e descobrir

Leia mais

OFICINA. Construindo com tangram. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011

OFICINA. Construindo com tangram. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011 OFICINA Construindo com tangram Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011 Matemática Uma das finalidades de estudar matemática é aprender como se resolvem problemas, indo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA: UTILIZAÇÃO DE FANZINE E PARÓDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA: UTILIZAÇÃO DE FANZINE E PARÓDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA: UTILIZAÇÃO DE FANZINE E PARÓDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Luciana Rocha Paula (1); Laiane Cunha Ferreira (1); Auro Almeida de Araújo (1); Edvania da Conceição Sarmento

Leia mais

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA 1 Título I DA BRINQUEDOTECA Capítulo I Dos Princípios e Diretrizes Art 1º. A Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da Faculdade Aldete Maria Alves FAMA, disponibiliza seu espaço

Leia mais

SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID UNOESC VIDEIRA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSEFINA CALDEIRA DE ANDRADE

SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID UNOESC VIDEIRA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSEFINA CALDEIRA DE ANDRADE SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID UNOESC VIDEIRA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSEFINA CALDEIRA DE ANDRADE Diretora: Maristela Lang Ferraz Coordenador: Geraldo Vieceli Supervisora: Janice Ariotti Bolsistas: Samuel

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO DO SOFTWARE POLY EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE PRÁTICA DE SALA DE AULA

CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO DO SOFTWARE POLY EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE PRÁTICA DE SALA DE AULA na Contemporaneidade: desafios e possibilidades CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO DO SOFTWARE POLY EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE PRÁTICA DE SALA DE AULA Benjamim Cardoso

Leia mais

Tangram. Ivany Aparecida Rodrigues da Motta Escola Estadual Professor Luiz Menezes Guaratinguetá SP.

Tangram. Ivany Aparecida Rodrigues da Motta Escola Estadual Professor Luiz Menezes Guaratinguetá SP. Tangram Ivany Aparecida Rodrigues da Motta Escola Estadual Professor Luiz Menezes Guaratinguetá SP ivanymotta@yahoo.com.br Dezembro de 2006 Público Alvo: 6ª e 8ª Séries do Ensino Fundamental Pré-Requisitos

Leia mais

O PROEXT A SERVIÇO DA EJA

O PROEXT A SERVIÇO DA EJA O PROEXT A SERVIÇO DA EJA Thamiriz Martins Teixeira, IF Sudeste de MG Campus Rio Pomba Paula Reis de Miranda, IF Sudeste de MG Campus Rio Pomba RESUMO O presente trabalho apresenta atividades desenvolvidas

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NOS BORDADOS

A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NOS BORDADOS A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NOS BORDADOS Marli Alves Lobo 1 Resumo Nesse relato iremos abordar o trabalho sobre transformações geométricas encontradas no bordado ponto cruz elaborado em conjunto com alunas

Leia mais

Gabriela Geovana Pinho. Fátima Inês Wolf de Oliveira. Faculdade de Filosofia e Ciências FFC UNESP/Campus Marília

Gabriela Geovana Pinho. Fátima Inês Wolf de Oliveira. Faculdade de Filosofia e Ciências FFC UNESP/Campus Marília INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE UMA ESCOLA BÁSICA DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA Gabriela Geovana Pinho Fátima Inês Wolf de

Leia mais

CONSTRUINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS E ALGÉBRICOS ATRAVÉS DA LUDICIDADE

CONSTRUINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS E ALGÉBRICOS ATRAVÉS DA LUDICIDADE CONSTRUINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS E ALGÉBRICOS ATRAVÉS DA LUDICIDADE Justificativa Autores: Antônio Vital Kalline Stéfani Leandro Novais Mônica Cunha No final dos anos 60 e início dos anos 70, surge como

Leia mais

O DESPERTAR DO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA LITERATURA

O DESPERTAR DO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA LITERATURA O DESPERTAR DO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA LITERATURA Bolsista ID: SANGUANINI,Aline, GUZATTI, Jaqueline de Lúcia Supervisora: DALBETO, Angela Maria Coordenadora do Subprojeto Pedagogia: SAMPAIO,Raquel

Leia mais

1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2TEMA: TANGRAM

1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2TEMA: TANGRAM 1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1.1 Identificação Secretaria do Estado de Educação Gerência Regional de Educação Escola Estadual de Educação Básica Protásio Joaquim da Cunha. Disciplina: Matemática Professores: Bolsistas

Leia mais

OFICINA GEOMETRILEGAL - SIMETRIA E MOSAICOS

OFICINA GEOMETRILEGAL - SIMETRIA E MOSAICOS OFICINA GEOMETRILEGAL - SIMETRIA E MOSAICOS Samantha Pinto da Silva Universidade Federal de Pelotas sam_psilva@yahoo.com.br Bruna de Farias Xavier Universidade Federal de Pelotas brunafarias_x@hotmail.com

Leia mais

TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Maria Jéssica Ximenes Sousa Discente do Curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú jessica.ximenes25@hotmail.com

Leia mais

O REFORÇO COMO DIREITO DE APRENDER OU COMO AÇÃO PALIATIVA DA ESCOLA FRENTE À SUA DIFICULDADE EM LIDAR COM AS DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM

O REFORÇO COMO DIREITO DE APRENDER OU COMO AÇÃO PALIATIVA DA ESCOLA FRENTE À SUA DIFICULDADE EM LIDAR COM AS DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM O REFORÇO COMO DIREITO DE APRENDER OU COMO AÇÃO PALIATIVA DA ESCOLA FRENTE À SUA DIFICULDADE EM LIDAR COM AS DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM Lethicia Ormedo Leite Canhete1; Liliane Thomaz dos Santos2; Almerinda

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE RELATÓRIO DE ATIVIDADES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE RELATÓRIO DE ATIVIDADES NOME DO BOLSISTA: JÉSSICA MARILDA GOMES MENDES 1)RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE: Setembro de 2016 2)ATIVIDADES INDIVIDUAIS E ESTUDOS REALIZADOS - Correção e elaboração das oficinas a serem aplicadas na

Leia mais

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3.

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3. ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3. Trabalho de Iniciação à Docência ¹- Acadêmica do Curso de

Leia mais

O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS

O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS Aline dos Santos Silva (UFCG); Gerlândia Estevam do Nascimento (UFCG); Israel

Leia mais

O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Olívia Sobreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB olivia_sobreira@hotmail.com

Leia mais

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Gislaine Mª K. Dwulatka 1 Profª Rejane Klein 2 RESUMO: O presente artigo tem por finalidade apresentar as atividades de Estágio Supervisionado

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ

GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ RESUMO Tatiana Cavalcante BARBOSA tatiana-cavalcante18@hotmail.com Lindemberg Oliveira da SILVA lindembergso@hotmail.com Luciano

Leia mais

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres Nesse ano de 2016 a Escola do Sítio passou a oferecer

Leia mais

O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA Franciclaudio de Meireles Silveira; Jéssica de Fátima Pontes de Oliveira; Danielle Apolinário da Silva;Francinaldo de Meireles

Leia mais

ISSN do Livro de Resumos:

ISSN do Livro de Resumos: PROGRAMA PIBID: O OLHAR DOS DOCENTES DAS TURMAS DAS ESCOLAS PARCEIRAS A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PIBIDIANOS. Natali Gonçalves GOMES, Priscila Flores ETCHEVERRY Bolsista de inciação à docência - PIBID. Pedagogia

Leia mais

Tô na área! Dinâmica 6. Primeira Etapa Compartilhar ideias. Aluno. 9º Ano 4º Bimestre

Tô na área! Dinâmica 6. Primeira Etapa Compartilhar ideias. Aluno. 9º Ano 4º Bimestre Tô na área! Reforço escolar M ate mática Dinâmica 6 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Geométrico. Polígonos regulares e áreas de figuras planas Aluno

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI TANGRAM DE CORAÇÃO

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI TANGRAM DE CORAÇÃO ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI TANGRAM DE CORAÇÃO Bolsistas: Mévelin Maus e Natacha Subtil Supervisora: Marlete Basso Romam Disciplina: Matemática Série: 7º e 8º anos Ensino Fundamental

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Maria de Fátima Pereira Carvalho - UNEB, SME, NEPE Sandra Alves de Oliveira UNEB, CMAJO, NEPE Resumo

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Município: São Francisco de Paula COOPESERRA - Colégio Expressão INTRODUÇÃO O

Leia mais

CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA SANTOS, Érika Cruz dos 1, akireb9zurc@hotmail.com SILVA, Laydiane Cristina da 1 ; laydianecristina2008@gmail.com JÚNIOR, Reinaldo Ferreira Maia

Leia mais

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, INSTRUMENTO DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, INSTRUMENTO DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, INSTRUMENTO DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Luciene Maria Cantalice 1 ; Isabel Cristina Santos Alves 1 ; Itomésio Matias Cardeal Filho 1 ; Jeyson Barbosa de Araújo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS Clélia de Almeida Agra Albuquerque Secretaria de Estado da Educação no Estado da Paraíba cleliaagra@hotmail.com INTRODUÇÃO Os jogos

Leia mais

CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS: UMA TÉCNICA PARA SISTEMATIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS: UMA TÉCNICA PARA SISTEMATIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO I Mostra de Iniciação Científica I MIC 23 e 24 de setembro de 2011 Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia Concórdia SC INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS:

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Subprojeto Matemática Campus Itaqui. RELATÓRIO LaMM

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Subprojeto Matemática Campus Itaqui. RELATÓRIO LaMM Construção de materiais manipuláveis para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, considerando as inter-relações da práxis em sala de aula, possibilidades didático-pedagógicas, (re)interpretação

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

Katiane Kaline da Silva. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Suely Maria Alves de Souza

Katiane Kaline da Silva. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Suely Maria Alves de Souza INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFPB - OFICINAS DE APOIO A PARTIR DO LÚDICO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A LEITURA E ESCRITA Katiane Kaline da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA

AVALIAÇÃO DA DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DA DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA Laércio Júnior Hartmann 2*, Rosangela Maria Boeno 1 [orientador] 1 Universidade Tecnológica Federal do

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Atividade com TANGRAM

Atividade com TANGRAM Atividade com TANGRAM O planejamento da atividade com TANGRAM para o Ensino Fundamental está dividida em seis etapas: a) Formando figuras com o aplicativo Tangrans, com a montagem de figuras; b) Procurar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA VOLTADA PARA O BASQUETEBOL RESUMO

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA VOLTADA PARA O BASQUETEBOL RESUMO A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA VOLTADA PARA O BASQUETEBOL Acadêmica: Dara Claudia de Oliveira Ferrasso Professoras Orientadoras:

Leia mais

Palavras-chave: Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Formação de professores.

Palavras-chave: Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Formação de professores. 00465 A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA Regina Helena Munhoz Professora Adjunta Departamento de Matemática UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina RESUMO

Leia mais

Despertando o Interesse pela Matemática através do Tangram

Despertando o Interesse pela Matemática através do Tangram Despertando o Interesse pela Matemática através do Tangram Cíntia Regina Fick 1 Eliana Do Carmo 2 Cláudia Vargas 3 João Carlos Gilli Martins 4 Resumo Este trabalho é parte integrante do Subprojeto do Programa

Leia mais

TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA

TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA Roberto Saulo Cargnin; Graciele de Borba Gomes Arend Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista Pibid

Leia mais

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO PÁGINA: 1 INGRESSOS DE 20041 161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 NÚMERO MÁXIMO DE PERÍODOS 9 CARGA HORÁRIA 3640 1 132 FUNDAMENTOS ÉTICOS DE EDUCAÇÃO 30 OBRIGATORIA

Leia mais

JOGO DAS TRÊS PISTAS DO CLIMA E VEGETAÇÃO DO BRASIL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA UENP.

JOGO DAS TRÊS PISTAS DO CLIMA E VEGETAÇÃO DO BRASIL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA UENP. JOGO DAS TRÊS PISTAS DO CLIMA E VEGETAÇÃO DO BRASIL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA UENP. LANGAME, Vanessa Montalvo - Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP SANTOS, Jéssica M.

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT GINCAMÁTICA Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT mari_lia_zabel@hotmail.com Airton Camilo Côrrea Júnior 2 E.E.B. Professor Rudolfo Meyer airtonjr80@gmail.com Regina Helena

Leia mais

SOFTWARES EDUCATIVOS

SOFTWARES EDUCATIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA - NCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - PGTIAE SOFTWARES EDUCATIVOS Anne Caroline de Oliveira

Leia mais

USO DO TAGRAM NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

USO DO TAGRAM NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL USO DO TAGRAM NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Hamilton Cunha de Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA neohamilton@yahoo.com.br Resumo: Este trabalho trata da utilização do

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO COM CANUDOS COMO PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO COM CANUDOS COMO PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO COM CANUDOS COMO PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Állisson Henrique Leite Cabral; Amanda Felipe da Silva; Raimundo João dos Santos Júnior; Roseane Matias

Leia mais

A ELETROQUÍMICA DE FORMA DIFERENCIADA: O USO DA PILHA DE ÁGUA SANITÁRIA E SIMULAÇÃO DA ELETRÓLISE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EJA

A ELETROQUÍMICA DE FORMA DIFERENCIADA: O USO DA PILHA DE ÁGUA SANITÁRIA E SIMULAÇÃO DA ELETRÓLISE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EJA A ELETROQUÍMICA DE FORMA DIFERENCIADA: O USO DA PILHA DE ÁGUA SANITÁRIA E SIMULAÇÃO DA ELETRÓLISE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EJA Pollyanna Cristina Gomes e Silva (1); Vicente Maxim da Silva Araujo (2);

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II PROPORCIONANDO O CONTATO COM O AMBIENTE ESCOLAR

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II PROPORCIONANDO O CONTATO COM O AMBIENTE ESCOLAR ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II PROPORCIONANDO O CONTATO COM O AMBIENTE ESCOLAR Denise Ritter 1 Graciele de Borba Gomes Arend 2 Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental Resumo O presente

Leia mais

ISOQUÍMICO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS SEMELHANÇAS ATÔMICAS

ISOQUÍMICO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS SEMELHANÇAS ATÔMICAS ISOQUÍMICO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS SEMELHANÇAS ATÔMICAS Ana Karoline Silva de Aquino (1); Maria Betania Hermenegildo dos Santos (1) Universidade Federal da Paraíba - karolaquino1193@gmail.com

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹

UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹ UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹ Heitor Petinari Ferrari César Costa Sanches Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de

Leia mais

A MAQUETE COMO POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO/RS

A MAQUETE COMO POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO/RS A MAQUETE COMO POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO/RS Lisane Regina Vidal Conceição 1 Resumo: Entre as diversas linguagens de aprendizagem, os materiais cartográficos, como a maquete,

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Autor: Fernanda Cíntia Costa Matos Universidade Federal do Ceará fcintiacm@gmail.com

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

PEREIRA, Ana Célia da R. Autora Professora da Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira

PEREIRA, Ana Célia da R. Autora Professora da Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA NO APOIO AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PEREIRA, Ana Célia

Leia mais

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES Lauro Chagas e Sá Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Campus Vitória proflaurosa@gmail.com

Leia mais