Pr02 1 de 5 PROTOCOLO Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial EB,SRPT 1- Introdução A Unidade de Terapia Intensiva é um setor de alta complexidade no ambiente hospitalar. A monitoração da qualidade de serviços prestados torna-se a cada dia fundamental para segurança do paciente crítico. Para tanto é de extrema importância o trabalho sistematizado da equipe multidisciplinar, visando benefícios para os pacientes. 2- Objetivo Propor em conjunto de benefícios que sobrepuje os riscos em potencial; Monitorar e avaliar os protocolos instituídos; Realizar o planejamento da assistência multidisciplinar; Garantir a continuidade da assistência,24 horas por dia e 7 dias da semana; Estabelecer espírito de equipe, entre os profissionais que trabalham juntos,de forma organizada,cooperativa,complementar e responsável 3 Abrangência Unidade de Terapia Intensiva 4 Referências Normativas Resolução nº 7/2010 e Portaria nº 466/ MS Aprovação da Chefia Médica da :
Pr02 2 de 5 5 Descrição PROTOCOLO Data de Emissão: As visitas multidisciplinares,são realizadas uma vez por semana, as terças feiras à 07:30 horas, na presença do Médico Intensivista, Enfermeira Coordenadora, Enfermeira Assistencial, Nutricionista, Enfermeira CCIH, Farmacêutica Clínica e Fisioterapeuta. 6 Fluxograma Não se aplica 7 Descrição de Responsabilidades Médico Resumo a história do paciente: patologia de base, evolução e tratamento instituídos desde a internação do paciente; resultado de exames Farmacêutica: Discute sobre os medicamentos prescritos para, intervenções em relação ao tempo de ATB, presença de alergias ou não, dosagem e posologia dos medicamentos em geral Enfermeira SCIH: Apresenta a Terapia Antimicrobiana instituída, resultado de culturas, sendo discutido a troca de ATB,continuidade ou suspensão. Nutricionista: Aprovação da Chefia Médica da :
Pr02 3 de 5 PROTOCOLO Data de Emissão: Relata necessidade calórica do paciente, tipo de dieta prescrita,aceitação, jejum prolongado, etc, sendo discutido manutenção ou não do tipo de dieta, volume a ser infundido e pausa noturna ou não ( quando o paciente fizer uso de dieta enteral ). Fisioterapeuta : Relata sobre terapêutica instituída, evolução do quadro, resultado de gasometria, parâmetros ventilatórios. Neste momento é discutido sobre a possibilidade de interrupção da sedação ( caso o paciente esteja entubado) e possibilidade de desmame ventilatórios. Enfermagem: Atualiza sobre a pendência de algum exame, alguma orientação do médico da paciente, evolução dos dados vitais, acontecimento de algum evento ( UPP, Broncoaspiração...), questiona sobre a possibilidade de retirada de algum dispositivo invasivo ( CVD, CVC...), além da posição dos familiares sobre os casos mais graves. 8 Monitoramento Através dos indicadores: Índice de infecção por dispositivos invasivos ; Índice de TVP Tempo de permanência Aprovação da Chefia Médica da :
Pr02 4 de 5 PROTOCOLO Data de Emissão: Mortalidade Preenchimento do check list 9 Documentos de Apoio e Registros Prontuário Check list da visita multidisciplinar. Aprovação da Chefia Médica da :
Pr02 5 de 5 PROTOCOLO Data de Emissão: 10 - Assinaturas Elaine Barroso Enfª SCIH Sandra Regina P. Tsukada Enfª Coordenadora Elaboração Diretor Técnico Chefia Médica da Aprovação Gestão da Qualidade Gerência de Enfermagem Gerente Enfermeira do SCIH Enfª Coordenadora da de Monitoramento