Agenciamento de Cargas Importação Marítima Jailson de Souza
Agenciamento de Cargas Definição Sistemática, como trabalha, intermediários, contratação de serviços Vantagens do Agenciamento de Cargas O que é um agente de cargas Qual a diferença de FCL para LCL Operação logística de um FCL Operação logística de um LCL
Definições e Conceitos Follow up Informativo enviado ao cliente Booking Reserva de espaço no navio Dead line Data limite para entrega do container ou da mercadoria no local destinado Over weight Container com peso extra Over dimensions Out Gauge Carga com dimensões extras In Gauge Carga sem dimensões extras Profit Lucro do processo Broker Comission Comissão repassada para um terceiro Demurrage Diária paga pelo cliente pela não devolução do container Free time Tempo dado para o cliente devolver o container sem cobrança Desunitização Desova do container Co loader Agente parceiro FCL Full Container Loaded LCL Less container loaded Pick up coleta DMM Departamento de Marinha Mercante TRS Taxa de registro do SISCARGA
Incoterms International Commercial Terms Determina as responsabilidades das partes no circuito logístico Demonstra a via de transporte utilizada. Sigla: 3 (três) letras maiúsculas Facilitador do comércio: 13 cláusulas padronizadas. Uso não obrigatório, porém, se utilizado, vincula exportador e importador.
PARTIDA TRANSPORTE PRINCIPAL NÃO PAGO FCA FAS FOB EXW INCOTERMS CFR CIF CPT CIP DES DAF DEQ TRANSPORTE PRINCIPAL PAGO DDU DDP CHEGADA
GRUPO E EXW EX WORKS (Na origem) IMPORTADOR: Assume todos os custos, responsabilidades e riscos a partir do momento em que a mercadoria é colocada a disposição pelo vendedor no local estabelecido na negociação. A obrigação da coleta, desembaraço para exportação e eventuais impostos são de obrigação do importador. Pode ser utilizado para qualquer modalidade de transporte.
GRUPO F FCA FREE CARRIER (Livre no transportador) IMPORTADOR: Assume todos os custos, responsabilidades e riscos a partir do momento que o exportador entrega a mercadoria já desembaraçada para exportação aos cuidados do transportador internacional indicado pelo importador no local designado do país de origem. Pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte.
GRUPO F FAS FREE ALONGSIDE SHIP (Livre ao lado do navio) IMPORTADOR: Assume todos os custos, responsabilidades e riscos a partir do momento em que a mercadoria encontra se desembaraçada para exportação e colocada ao longo do costado do navio transportador, no cais ou em embarcações utilizadas para carregamento de mercadorias, no porto de embarque designado. Termo utilizado exclusivamente e necessariamente no transporte aquaviário.
GRUPO F FOB FREE ON BOARD (Livre a bordo) IMPORTADOR: Assume todos os custos, responsabilidades e riscos a partir do momento em que a mercadoria transpôs a amurada do navio no porto de embarque designado. É utilizado exclusivamente no transporte aquaviário.
GRUPO C CFR COST AND FREIGHT (Custo e frete) IMPORTADOR: É responsável pela mercadoria e despesas a partir do momento que a mercadoria transpôs a amurada do navio no porto de embarque, porém a responsabilidade de contratação do frete internacional fica a cargo do exportador. É utilizado exclusivamente no transporte aquaviário.
GRUPO C CIF COST, INSURANCE AND FREIGHT (Custo, seguro e frete) IMPORTADOR: Assume todos os custos, responsabilidades e riscos a partir do momento em que a carga se encontra a bordo do navio no país de origem com o frete internacional já contratados pelo exportador. Termo utilizável exclusivamente no transporte aquaviário.
GRUPO C CPT CARRIAGE PAID TO (Transporte pago até) IMPORTADOR: Tem as mesmas responsabilidades da modalidade CFR. Porém, este termo é utilizado em qualquer modalidade de transporte.
GRUPO C CIP CARRIAGE AND INSURANCE PAID TO (Transporte e seguro pagos até) IMPORTADOR: Tem as mesmas responsabilidades estabelecidas no CIF, porém, este termo é utilizado em qualquer modalidade de transporte.
GRUPO D DAF DELIVERED AT FRONTIER (Entregue na fronteira) IMPORTADOR: Assume todos os custos, responsabilidades a partir do momento em que o exportador entrega a mercadoria já desembaraçada para a exportação, até o ponto da fronteira e em local definido de maneira mais precisa possível antes do posto alfandegário do país comprador sem descarregar. É aplicado em qualquer modalidade quando os bens forem entregues na fronteira terrestre, porém é mais utilizado no rodoviário e ferroviário.
GRUPO D DES DELIVERED EX SHIP (Entregue no Navio) Importador: Assume custos de descarregamento e todos os demais custos incidentes a partir do porto de destino, responsabilidades e riscos sobre a mercadoria enquanto a mesma se encontra a bordo do navio no porto do país comprador. É utilizado somente no transporte aquaviário.
GRUPO D DEQ DELIVERED EX QUAY (Entregue no cais) Importador: Assume todos os custos, responsabilidades e riscos a partir do momento que a mercadoria é entregue descarregada no cais do porto de destino designado. É utilizado somente no transporte aquaviário.
GRUPO D DDU DELIVERED DUTY UNPAID (Entregue com direitos não pagos) Importador: Assume custos de descarregamento, de desembaraço de importação e demais custos incidentes, bem como responsabilidades e riscos a partir do momento que a mercadoria é entregue em local predeterminado no país de destino. É utilizado em qualquer modalidade de transporte.
GRUPO D DDP DELIVERED DUTY PAID (Entregue com direitos pagos) Importador: Assume os custos, responsabilidades e riscos sobre a carga a partir do momento em que a mercadoria encontra se desembaraçada para importação e é colocada a disposição do importador no local indicado no país de destino. É utilizado em qualquer modalidade de transporte.
DDP Importante: No Brasil não é permitido porque quando lançar no sistema que o incoterm é DDP, estar se ia atribuindo a responsabilidade tributaria em relação ao pagamento dos tributos ao exportador, o que é vedado, pois somente empresas nacionais podem ser responsáveis tributarias junto a RF, bem como habilitadas no siscomex, conforme IN SRF 650/06, que trata da habilitação.
Tabela de Incoterms