CULTURA ORGANIZACIONAL E O PROCESSO SUCESSÓRIO EM EMPRESAS FAMILIARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CULTURA ORGANIZACIONAL E O PROCESSO SUCESSÓRIO EM EMPRESAS FAMILIARES"

Transcrição

1 178 CULTURA ORGANIZACIONAL E O PROCESSO SUCESSÓRIO EM EMPRESAS FAMILIARES Laís Martins André Acadêmica do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto laismandre@gmail.com Anderson Manzoli Professor Doutor do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto anderson.manzoli@estacio.br Resumo O presente trabalho visa analisar a relação da cultura organizacional e o processo sucessório em empresas familiares, por meio de entrevistas convencionais com os diretores e contratados da empresa. O processo sucessório envolve o surgimento de novos diretores que algumas vezes demonstram princípios, práticas e valores diferentes daqueles que até então impulsionavam à empresa, o que pode acarretar mudanças nos negócios, na estrutura e sobretudo na cultura da empresa. Dessa forma, o artigo evidenciou que após o processo sucessório houve dificuldades e mudanças radicais, ocasionando um impacto positivo na cultura das empresas familiares estudadas. Palavras chaves: Cultura organizacional. Processo sucessório. Empresa familiar. ABSTRACT This paper aims to analyze the relationship between organizational culture and the succession process in family companies, through conventional interviews with company directors and company employees. The succession process involves the emergence of new directors who sometimes demonstrate principles, practices and values different from those that previously drove the company, and this can lead to changes in business, structure and above all the company culture. In this way, the article demonstrates that after the succession process there were radical changes and difficulties, having a positive impact on the culture of the family companies studied. Keywords: Organizational culture. Succession process. Family business. Introdução As empresas familiares representam uma parcela significativa no mercado, segundo Sebrae (2005) 73% das empresas nacionais são familiares. Assim representando uma considerável ajuda para a economia, sociedade e na política brasileira, deste modo torna-se relevante um estudo mais aprofundado para entender o quão significativo é a realidade dessas empresas. Na maior parte dos casos essas empresas apresentam uma história familiar com uma única ideia central, a continuidade da organização.

2 179 A realização da sucessão é visualizada como um método de oxigenação da direção. No entanto o desafio para as empresas na sucessão presume no compromisso de caminhos para minimizarem os efeitos das resistências individuais que o processo ocasiona na organização como um todo. Essas resistências individuais necessitam ser encaradas como natural próprio do processo, não podendo desmerecê-las, pois quando ignoradas poderá haver inibição no aprendizado e com isso um crescimento negativo nos resultados planejados. Segundo Oliveira (1999), é preciso ter uma análise e avaliação realística na sucessão dentro da organização, se realmente o herdeiro tem a competência de assumir o cargo destinado. 1.Empresas Familiares Empresa familiar é concedida a partir da história de uma família, no qual seu fundador entrega-se de forma que quando ocorrer sua aposentadoria ou morte a empresa seja sucedida por um herdeiro ou por outro membro de sua família. A empresa familiar [...] é aquela em que a consideração da sucessão da diretoria está ligada ao fator hereditário e onde os valores institucionais da firma identificam-se com um sobrenome de família ou com a figura de um fundador. A empresa familiar continua seu legado através da sucessão do seu fundador para seu beneficiário (LODI, 1998, p.6). Gersick et al. (1997) criaram o modelo de três círculos (Figura 1) segundo o qual o sistema empresarial familiar é composto por três subsistemas independentes e superpostos: gestão, família e propriedade. Nesse modelo, identificam-se sete setores: setor 1 membro da família, que não é proprietário nem funcionário; setor 2 acionista, que não é membro da família nem funcionário; setor 3 funcionário, que não é proprietário nem membro da família; setor 4 proprietário, que é membro da família, mas não trabalha na organização; setor 5 proprietário, que trabalha na empresa, mas não é membro da família; setor 6 membro da família, que é funcionário, mas não é proprietário; setor 7 proprietário, que é membro da família e trabalha na corporação. Gersick et al. (1997) afirmam que, ao localizar todas as pessoas que pertencem a uma empresa familiar num dos sete setores, poderá ser possível compreender melhor como cada uma vê e sente a organização, ou seja, o interesse e/ou comprometimento (maior ou menor) de cada pessoa, como uma função do papel que desempenha.

3 180 Figura 1- Modelo de três círculos da empresa familiar 1.1 Processo Sucessório em empresas familiares Com intuito de aprimorar o seguimento e a longevidade de uma organização é utilizado o processo sucessório, um dos métodos mais significativos. Contudo, se ocasionalmente os resultados desse processo não alcançarem o esperado, a eficácia da organização familiar pode estar muito comprometida (OLIVEIRA, 1999). Uma estratégia de sucessão deve ter como regra básica respeitar as particularidades e o perfil de uma organização. É indispensável levar em conta o ambiente e seus colaboradores, assim, cada plano será único. O possível principal equívoco realizado pelas lideranças das empresas familiares é o de considerar a sucessão um evento, não um processo. No entanto, nem sempre quem possui a propriedade é quem dispõe de maior capacidade para comandá-la (DUPAS et al. 2003, p ). Deve-se haver uma estrutura de um bom plano para o processo sucessório dentro de uma empresa familiar, que possibilite a conservação dos negócios, com êxito. O Quadro 1 apresenta uma estrutura do processo sucessório dentro de uma empresa familiar, que trabalhada em conjunto possibilita um plano de preparação do processo sucessório. Para chegar ao seu propósito, é preciso identificar quem realmente esteja disposto a ser o sucessor, suas habilidades em gestão empresarial e se está preparado para assumir o controle da empresa. A partir desta posição sairá, então, um plano de preparação do possível sucessor (FLORIANI; RODRIGUES, 2000, p ).

4 181 Quadro 1 Estrutura do processo sucessório dentro de uma empresa familiar A Família A Empresa A Empresa Familiar O Plano Sucessório - Unidade Social - Valores passados de geração para geração - Histórico familiar - Origem do fundador e seus herdeiros e sucessores - Unidade Econômica - Produtora de capital - Suporte comunitário - Fonte de emprego e renda - Representa grande parcela da economia mundial - Responsável pela manutenção e estabilidade de grande parte do mercado econômico e de igual parcela da sociedade - Envolve a família, a propriedade e a administração - Possibilita a perpetuação da organização, quando bem elaborado e bemsucedido Fonte: Adaptado de Lodi (1987), Bernhoeft (1989) e Cohn (1991) 1.2 Cultura Organizacional em empresas familiares Todas as coisas começam a fazer mais sentindo ao observar o mundo de uma forma cultural, começa-se a compreender e interpretar as forças culturais que operam as organizações, grupos e ocupações. A cultura compreende-se como um conjunto complexo e multidimensional de tudo que compõem a vida em comum com outros grupos sociais. É um composto da maneira de pensar, de sentir e de agir, que aos seres compreendidos e compartilhados servem de um modo prático para integralizar pessoas com culturas diferentes dos demais (MACEDO, 2002). No meio empresarial familiar é a partir do estágio inicial que são apresentadas as bases para o desenvolvimento e formação da sua cultura. [ ] a cultura organizacional das empresas familiares concentra-se na figura de seu fundador, que transmite seus próprios valores e comportamentos e os da família na empresa e nos negócios. (DYER, 1986 apud MONTEIRO, 2002). A empresa emprega algumas estratégias que descendem de cada organização para suportar a equipe de dirigentes. As pessoas envolvidas devem estar cientes e em conformidade com todas as características, se estiverem aptos irão formar uma postura a respeito de como as coisas acontecem (TAVARES, 1991). Os valores estabelecidos pela figura do fundador da empresa são imprescindíveis para a implementação e compreensão da cultura organizacional por parte dos funcionários, são a partir destes valores que a formação e permanência da cultura se estabelecem dentro da empresa.

5 Metodologia Neste estudo a metodologia utilizada é uma abordagem qualitativa, o qual apresenta a complexidade do problema, apuram como as variáveis se interagem, compreendem como atuam os processos dinâmicos em que grupos sociais encontram-se, participam no processo de mudanças desses grupos, para que assim haja um entendimento mais intenso sobre a conduta dos indivíduos (RICHARDSON, 2007). Para Gil (2002), o objetivo das pesquisas descritivas é informar peculiaridades de alguma população ou evento, além disso, a formação das relações entre variáveis. Deste modo, a pesquisa descritiva tem como intenção fazer alegações que relatam circunstâncias de uma população, ou mesmo, analisam características e particularidades especificas. O autor aponta ainda dizendo que o pesquisador se salienta no que é distribuição, mas não se atenta no porque se constata certa distribuição. 2.1 Participantes O presente trabalho teve como objetivo conhecer a relação entre o processo sucessório e a cultura organizacional, em duas empresas familiares que ativamente vivenciaram o processo sucessório. Assim, os participantes dessa trajetória sabem diferenciar se algo mudou radicalmente, ou até mesmo, nenhuma mudança observada em relação à cultura organizacional após o processo sucessório. As organizações estudadas pediram para que as identidades fossem preservadas, com isso elas serão representadas pelas empresas X e Y, ao longo do trabalho. Sendo assim, suas principais características são: Empresa X- Empresa do ramo veterinário, fundada em uma cidade no interior do estado de Mato Grosso do Sul, que fica cerca de 300 km da capital, tem duas filiais nas cidades vizinhas, chegando no mercado a mais de 12 anos, possui cerca de 50 funcionários. A empresa conta com mais de 1000 clientes cadastrados, possuindo ainda uma fábrica de rações para animais. Empresa Y Empresa do ramo dos agronegócios, fundada em uma cidade no interior do estado de Mato Grosso do Sul, fica cerca de 300 km da capital, possuem três filiais nas cidades vizinhas, fundada em 05 de Agosto de 2002 e em 28 de Julho de Entrando no mercado a mais de 20 anos, possui cerca de 40 funcionários, com um catálogo de diversos fornecedores. A empresa conta com mais de 500 clientes cadastrados, contando ainda com um silo de estocagem para grãos.

6 183 Na empresa X, um dos sócios sucessores participou da entrevista, do sexo masculino, formado em Engenharia de Produção, com faixa etária de 27 anos, devido ao seu pai decidir se aposentar daqui três anos, o sócio sucessor passou a ser o engenheiro responsável pela fábrica de rações, administrando as áreas de marketing, logística e produção. O sócio sucessor conta com a ajuda de um funcionário do sexo masculino que está na empresa a mais de 8 anos na área da compras e vendas. Na empresa Y, um dos sócios sucessores colaborou com a entrevista, do sexo masculino, formado em Agronomia, com faixa etária de 32 anos, depois que os sócios fundadores (pai e tio) decidiram que iriam se aposentar, este passou a administrar as áreas de comércio, representação e assistência técnica de insumos e defensivos agropecuários. Juntamente com um funcionário, de faixa etária de 38 anos, estando na empresa a mais de 14 anos, é o responsável pelos defensivos agrícolas e sementes. 2.2 Ferramenta A entrevista convencional foi à principal ferramenta utilizada para a realização deste estudo, pois a conversação proporciona estímulos de diálogos durante a entrevista, contudo foi possível coletar informações adicionais devido as diversas perguntas seguindo o tema do trabalho. Através da entrevista conversacional obtém-se uma ajuda na construção da relação dos vínculos estabelecidos em um espaço onde novos sentidos são formados entre o entrevistador e o entrevistado (REY, 2002). Assim a partir da conversação permitiu-se um contato inicial mais abeto com a entrevistadora e os entrevistados, essencial para uma comunicação mais clara e objetiva. 2.3 Procedimentos de coleta e análise Para que o pesquisador responda o problema de pesquisa é necessário que se organizem os dados que foram coletados durante o estudo e isso se obtém através da análise (GIL, 2002). Foi agendado através de telefone um horário com os entrevistados. Em seguida, as entrevistas foram transcritas, assim foi criado um quadro de perguntas e respostas, em conformidade com a especificação de análise de conteúdo. Tendo assim um quadro comparativo apresentadas pelas empresas pelos dados coletados, verificando a relação do processo sucessório e a cultura organizacional em empresas familiares. Para melhor análise, foi utilizado a análise de conteúdo para a apuração dos resultados.

7 Resultados e Discussões 3.1 Análise de dados Os seguintes dados foram nomeados em três categorias, sendo: Relacionamento familiar, processo sucessório e cultura organizacional. A primeira categoria é o relacionamento familiar, aonde este, pode ser questionado, gerando conflitos, podendo interferir de um modo que possa ser favorável e positivo à empresa. A partir daí as pessoas começam a interagir na organização, essa relação interfere involuntariamente uma na outra. (MONTEIRO, 2002). Conforme a pesquisa realizada na empresa X, o entrevistado afirma que na antiga gestão tivemos muitos problemas em relação a separação dos assuntos familiares dentro da empresa, portanto mudamos o modo de se apresentar na firma e obtivemos sucesso. As relações nas empresas familiares se tornam vulneráveis pois o relacionamento em família dentro da empresa é delicado, muitos ainda não conseguem separar a administração dos negócios com as questões familiares. Se considerar a ideia de vermos a empresa familiar como um sistema, inevitavelmente a empresa e a família atuarão uma com a outra. (ARAUJO, BUCHER-MALUSCHKE; PREDROSO, 2014). Ao observar uma empresa que se preocupa com a máxima organização de separar os assuntos familiares dos negócios, a empresa Y se faz presente na pesquisa afirmando que Não há problemas de relacionamento, porque temos posições bem definidas e de longa data O segundo processo sucessório é conduzido nos períodos de três a cincos anos, o sucesso desse processo se dá pela maneira que o fundador da empresa orienta seus herdeiros (LODI, 1978). Observando os dados coletados, os sucessores das empresas analisadas garantem que durante um determinado período trabalhando em diversos setores de suas empresas e em outras empresas obtiveram grande experiência. De acordo com o entrevistado da empresa X, o sucessor começou a trabalhar na empresa aos 21 anos como operário, já o entrevistado da empresa Y afirma que começou a trabalhar na empresa aos 14 anos com o cargo de Office boy. Os dois relataram que a partir deste conhecimento obtiveram aspiração pelo negócio. Se os resultados não for o que se espera durante o momento desse processo, o sucesso da organização familiar pode estar bem comprometido (OLIVEIRA, 1999). A afirmação do autor se confirma nas respostas dos entrevistados na empresa Y, onde o entrevistado

8 185 comenta que a empresa acabou tendo que fechar uma filial, mas com muito esforço e empenho da equipe, conseguimos reformular toda a organização, assim conseguimos recuperar o tempo perdido e nos erguemos novamente. Com o processo sucessório realizado é normal que aconteça um desempenho inferior ao desejado como também um desempenho inverso (MOREIRA, 2011). O terceiro processo é a cultura organizacional, no procedimento de formação da cultura organizacional depende da forma em que os fundadores fixam seus valores e suas crenças nos papéis da empresa que devem seguir e desenvolver a partir da criação de modelos, assim se define cursos de ações com o objetivo de envolver os demais membros (TAVARES, 1991). Segundo o entrevistado da empresa X eles tiveram que reorganizar toda a estrutura organizacional, pois a nova administração é moderna e inovadora, entendendo as necessidades do mercado e das mudanças necessárias dentro da empresa. O trabalho árduo não pode ser deixado de lado, as empresas estudadas para este trabalho afirmam que o processo de sucessão não é simples e muito menos rápido, mas com um trabalho duro, com perseverança, estudando novas técnicas de trabalho, sempre agindo com mais profissionalismo, com mais razão e menos emoção, consegue se chegar ao sucesso deste processo. Conclusão Neste trabalho, o assunto abordado é sobre o processo sucessório em empresas familiares, e é através deste processo que a empresa familiar visa o futuro do seu negócio, obtendo resultados que dirá se a empresa continuará ou terminará. O presente estudo apresenta uma relação importante entre o processo sucessório e aspectos da cultura organizacional dentro de cada organização. Foi cumprido todos os objetivos que nos foi proposto, utilizando o método de entrevistas, nas quais, obtemos respostas que nos permitiu entender a funcionalidade na prática entre a relação de sucessão com a organização. Este estudo foi muito importante pra minha compreensão e aprofundamento mais específico deste tema, visto que, em empresas familiares que houveram o processo de sucessão, obteve uma relação direta com a cultura da organização, trazendo benefícios à empresa. Contudo, o artigo em questão nos proporciona um melhor entendimento sobre a influência que a sucessão tem sobre uma empresa, de maneira que juntas adquiram uma preparação maior e mais precisa.

9 186 REFERÊNCIAS ARAUJO, T. R.; BUCHER-MALUSCHKE, J. S.; PEDROSO, J. da S. Os princípios sistêmicos no estudo de empresas familiares Disponível em: < Acesso em: 01 jul ARAUJO, T. R.; NAEGELE, D. de V. Desenvolvendo carreira: a percepção dos colaboradores em uma empresa familiar do distrito federal. Disponível em: < Acesso em: 11 jul BAUMART, Ana. A Importância do Planejamento da Sucessão na Empresa Familiar. Disponível em: < Acesso em: 05 Ago FORTES, Bianca Jupiara et al. GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES. Revista Global Manager, v. 14, n. 2, p , GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, LARA DE OLIVEIRA BERTUCCI, Janete et al. Mecanismos de Governança e Processos de Sucessão: um estudo sobre a influência dos elementos da governança corporativa na orientação do processo sucessório em uma empresa familiar. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 11, n. 31, LEONE, N. M. C. P. G. Sucessão na empresa familiar. São Paulo: Atlas, LODI, J. B. A empresa familiar. São Paulo: Livraria Pioneira, MACEDO, K. B. Cultura, poder e decisão nas organizações Disponível em: < Acesso em: 21 jul MACIEL, Jullyana Oliveira. O processo sucessório e a cultura organizacional em empresas familiares MACHADO, Hilka Vier. Reflexões sobre concepções de família e empresas familiares. Psicologia em estudo, v. 10, n. 2, p , MONTEIRO, D. A. Cultura organizacional em empresas familiares Disponível em: < EMPRESAS-FAMILIARES2.pdf>. Acesso em: 21 jul OLIVEIRA, D. de P. R. Empresa familiar: como fortalecer o empreendimento e otimizar o processo sucessório. São Paulo: Atlas, 1999.

10 187 PETRY, L. I. Um estudo sobre o modelo de gestão e o processo sucessório em empresas familiares. Disponível em: Acesso em: 22 jul REY, G. Pesquisa qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Thomson, RICCA NETO, D. Da empresa família a empresa profissional. São Paulo: CL-A Cultura, RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, RODRIGUES, Oldoni. Sucessão empresarial: Processo sucessório em empresas familiares. Disponível em: < Acesso em 10 Set SÁ FREIRE, Patricia de et al. Processo de sucessão em empresa familiar: gestão do conhecimento contornando resistências às mudanças organizacionais. JISTEM: Journal of Information Systems and Technology Management, v. 7, n. 3, SHEIN, E. H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, YUKIHARA, Eduardo. Estrutura de um artigo científico. Disponível em: Acesso em: 01 Jun A ética na empresa familiar. São Paulo: Livraria Pioneira, 1998.

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS JULLYANA OLIVEIRA MACIEL. O processo sucessório e a cultura organizacional em empresas

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS JULLYANA OLIVEIRA MACIEL. O processo sucessório e a cultura organizacional em empresas 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS CURSO: ADMINISTRAÇÃO LINHA DE PESQUISA: GESTÃO DE PESSOAS ÁREA: EMPRESAS FAMILIARES JULLYANA OLIVEIRA MACIEL 21173772 O processo sucessório

Leia mais

TÍTULO: EMPRESA FAMILIAR: PROCESSO DE SUCESSÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS. SUBÁREA: Administração

TÍTULO: EMPRESA FAMILIAR: PROCESSO DE SUCESSÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS. SUBÁREA: Administração TÍTULO: EMPRESA FAMILIAR: PROCESSO DE SUCESSÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Administração INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE

Leia mais

LONGEVIDADE NA EMPRESA FAMILIAR O DESAFIO NA SUCESSÃO EMPRESARIAL

LONGEVIDADE NA EMPRESA FAMILIAR O DESAFIO NA SUCESSÃO EMPRESARIAL LONGEVIDADE NA EMPRESA FAMILIAR O DESAFIO NA SUCESSÃO EMPRESARIAL Leonardo Gonzales dos SANTOS 1 Lucas de Oliveira DRAPE 2 Wellington Silva DORNELAS 3 Emanuel Alvares CALVO 4 RESUMO: O presente artigo

Leia mais

Sucessão em Empresa Familiar

Sucessão em Empresa Familiar Sucessão em Empresa Familiar Daqui a um Ano você vai desejar ter começado Hoje!!!! Daniel Corrêa julho/2016 Daqui a um Ano você vai desejar ter começado Hoje!!!! Daniel Corrêa Coach E-mail: daniel.correa@camposcampos.com.br

Leia mais

PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA

PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA Vânia Hernandes Pós-graduada em Psicologia Positiva, em Gestão da Aprendizagem e graduada em Administração de empresas. Atuou por mais

Leia mais

Projeto de pesquisa realizado no curso de Engenharia de Produção da Setrem. 2

Projeto de pesquisa realizado no curso de Engenharia de Produção da Setrem. 2 ESTUDO DA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE POR COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO RAMO MOVELEIRO 1 STUDY OF THE PERCEPTION OF QUALITY BY EMPLOYEES OF A COMPANY OF THE FURNITURE SECTOR Tailon Martins 2, Jéssica Cassali

Leia mais

4 Metodologia Tipo de pesquisa Seleção dos sujeitos

4 Metodologia Tipo de pesquisa Seleção dos sujeitos 4 Metodologia 4.1. Tipo de pesquisa De acordo com a classificação apresentada por Vergara (2006), a pesquisa pode ser qualificada, quanto aos fins, como descritiva. O principal objetivo do estudo é investigar

Leia mais

CAMBRIDGE Family Enterprise Group

CAMBRIDGE Family Enterprise Group FAMÍLIAS DE SUCESSO. EMPRESAS DURADOURAS. CAMBRIDGE Family Enterprise Group CFEG.com Temos paixão por apoiar famílias empresárias em sua trajetória, ajudando-as a enfrentar seus desafios e contribuindo

Leia mais

VI SEMINÁRIO FALE A COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES 23.05

VI SEMINÁRIO FALE A COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES 23.05 VI SEMINÁRIO FALE A COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES 23.05 Índice Manifesto por Robert Juenemann...4 As organizações familiares...5 Desafios comuns das Empresas Familiares até 2021...6 Processo de Sucessão...7-8

Leia mais

PROJETO ESCOLA PENSADORES DO FUTURO

PROJETO ESCOLA PENSADORES DO FUTURO INTRODUÇÃO PROJETO ESCOLA PENSADORES DO FUTURO A Escola Pensadores do Futuro é um projeto social da Faculdade de São Vicente UNIBR que reúne a juventude vicentina e da Baixada Santista para discutir aspectos

Leia mais

Força da Empresa Familiar

Força da Empresa Familiar Força da Empresa Familiar 1. Correspondem a cerca de 30% das empresas mundiais que faturam acima de 1 bilhão de dólares por ano. (Harvard Business Review) 2. Representam cerca de 2/3 de todas as empresas

Leia mais

DESAFIOS DAS EMPRESAS FAMILIARES

DESAFIOS DAS EMPRESAS FAMILIARES PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ACIONISTAS PDA DESAFIOS DAS EMPRESAS FAMILIARES Volnei Pereira Garcia 2009 FUNDADORES VIVOS 35% 31% 19% 15% Nenhum Um Dois Três ou mais Fonte: Folha São Paulo INTEGRANTES

Leia mais

Cap 9: Planejamento Sucessório e Governança nas Empresas de Distribuição de Insumos

Cap 9: Planejamento Sucessório e Governança nas Empresas de Distribuição de Insumos Cap 9: Planejamento Sucessório e Governança nas Empresas de Distribuição de Insumos AGRODISTRIBUIDOR: O Futuro da Distribuição de Insumos no Brasil. São Paulo: Atlas, 2011. Org: Matheus Alberto Cônsoli,

Leia mais

O PERFIL DOS MICROS E PEQUENOS EMPREENDEDORES DE ERVÁLIA-MG. Natália Aparecida Lopes, Maria Del Pilar Salinas Queiroga

O PERFIL DOS MICROS E PEQUENOS EMPREENDEDORES DE ERVÁLIA-MG. Natália Aparecida Lopes, Maria Del Pilar Salinas Queiroga 621 O PERFIL DOS MICROS E PEQUENOS EMPREENDEDORES DE ERVÁLIA-MG Natália Aparecida Lopes, Maria Del Pilar Salinas Queiroga Resumo: Para que os gestores de pequenos e médias empresas sejam eficazes e eficientes,

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Exercício sobre o extrato do Artigo: Oliveira, G. & Martins, R. Efeitos da adoção do modelo do Prêmio Nacional da Qualidade

Leia mais

Governança para Empresas de Controle Familiar

Governança para Empresas de Controle Familiar www.pwc.com.br Governança para Empresas de Controle Familiar Março, 2017 GEEF GV A empresa familiar é diferente! O que ela tem de diferente? Não é o seu tamanho Não é o segmento em que atua É a questão

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: Estratégias e Competências Organizacionais

ÁREA TEMÁTICA: Estratégias e Competências Organizacionais ÁREA TEMÁTICA: Estratégias e Competências Organizacionais TÍTULO: CARACTERISTICAS DAS EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO AMOSTRAL SOBRE OS MERCADOS REGIONAIS DO MUNÍCIPIO DE CACOAL, RO. RESUMO Maiari Guides

Leia mais

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 Claudio Edilberto Höfler 2, Jovani Patias 3, Bruna Gabriela Warmbier 4. 1 Projeto de Pesquisa realizado no Curso de Administração

Leia mais

Empresa Familiar. Profissionalização e Sucessão Prof. Armando Lourenzo. 1

Empresa Familiar. Profissionalização e Sucessão Prof. Armando Lourenzo. 1 Empresa Familiar Profissionalização e Sucessão Prof. Armando Lourenzo armando.lourenzo@uol.com.br 1 Contexto Mundial Participação das Empresas Familiares Espanha 80% Portugal 70% Itália 99% Inglaterra

Leia mais

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos:

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos: Prezados Senhores: A MACAL - Soluções em Nutrição, desde 2003 desenvolve o programa de Estágio Supervisionado que consiste em um intensivo programa para a preparação de novos profissionais, tendo como

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE POSITIVO

SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE POSITIVO SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE POSITIVO Leonardo Gomes Tavares leonardo.tavares@up.com.br Roberto Selow rselow@up.com.br Salmo Pustilnick salmo@up.com.br

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar, cadeias produtivas, fumicultura

PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar, cadeias produtivas, fumicultura PERCEPÇÃO SOCIO-ECONÕMICA DOS PRODUTORES DE FUMO NO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ - RS 1 Ana Carolina Klinger 2 Andrea Cristina Dorr 3 Ederson Sérgio Bortoluzi 4 Renata Rojas Guerra 5 Resumo A produção brasileira

Leia mais

Josimar Feitoza da Silva Prof. Dr. Leandro de Oliveira Ferreira

Josimar Feitoza da Silva Prof. Dr. Leandro de Oliveira Ferreira A ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE SUCESSÃO FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA FAMILIAR DE RONDON DO PARÁ Josimar Feitoza da Silva Prof. Dr. Leandro de Oliveira Ferreira Agência financiadora: Não possui

Leia mais

PALESTRA: CONSULTORIA: OFICINA: CURSO:

PALESTRA: CONSULTORIA: OFICINA: CURSO: PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

EM EMPRESAS GESTÃO E SUCESSÃO FAMILIARES

EM EMPRESAS GESTÃO E SUCESSÃO FAMILIARES EM EMPRESAS GESTÃO E SUCESSÃO FAMILIARES MISSÃO: OFERECER O MELHOR SABOR A SUA VIDA. MISSÃO: OFERECER O MELHOR SABOR A SUA VIDA. VISÃO: QUEREMOS FAZER PARTE DA SUA VIDA EM TODOS OS MOMENTOS. VALORES FILOSOFIA

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão Estratégica de Pessoas Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão Estratégica de

Leia mais

TÍTULO: OS IMPACTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO DA PRODUÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

TÍTULO: OS IMPACTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO DA PRODUÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS TÍTULO: OS IMPACTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO DA PRODUÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

É constituída a Bom Jesus Agropecuá ria LTDA., visando otimizar as atividades comerciais da produção agrícola e de insumos.

É constituída a Bom Jesus Agropecuá ria LTDA., visando otimizar as atividades comerciais da produção agrícola e de insumos. Grupo Bom Jesus Programa Trainee - 2017 Nossa História 1976 1987 1993/94 2001/03 2007 2010 2013/14 2015 Atual Chega ao Mato Grosso o Sr. Luiz Vígolo. Então iniciam-se as atividades da Bom Jesus na região

Leia mais

A GESTÃO PATRIARCAL DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM UM PROCESSO DE SUCESSÃO ORGANIZACIONAL

A GESTÃO PATRIARCAL DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM UM PROCESSO DE SUCESSÃO ORGANIZACIONAL A GESTÃO PATRIARCAL DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM UM PROCESSO DE SUCESSÃO ORGANIZACIONAL Evelin Caroline Paula RESUMO Este estudo teve como objetivo analisar as percepções do proprietário-fundador sobre

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Driven by Results. Apresentação Institucional 2016 exmpartners.com.br Empresa de Assessoria Líder em Turnaround Management, Estratégia e Finanças. EXM s é uma das principais empresas de consultoria especializadas

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos Processos de engenharia de requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Os requisitos e as formas de obtê-los e documentálos variam drasticamente de um projeto para o outro Contudo, existe uma série

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11 de resultados e desempenho - OBJETIVO Propiciar o entendimento de teorias e métodos de avaliação de desempenho e resultados, identificando as competências essências do colaborador e as oportunidades de

Leia mais

Origem do empreendimento. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

Origem do empreendimento. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Origem do empreendimento Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Como surge um empreendimento A ideia de um empreendimento surge da: Observação; Percepção; E análise; Das atividades, tendências e desenvolvimento,

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA. Julia Caroline Fuelber¹ Giovana Bianchini² RESUMO Este trabalho teve como objetivo geral identificar formas para melhorar o bem

Leia mais

Governança Corporativa de Empresas Familiares. Migrando do Conselho para os níveis operacionais

Governança Corporativa de Empresas Familiares. Migrando do Conselho para os níveis operacionais Governança Corporativa de Empresas Familiares Migrando do Conselho para os níveis operacionais O que é "empresa familiar"? A família detém o controle societário Empresas Familiares no Mundo Fonte: Consultoria

Leia mais

Consultor: Caio Polizel

Consultor: Caio Polizel Consultor: Caio Polizel Tópicos principais Reestruturação Societária; Processos Sucessórios; Readequação e Profissionalização da Estrutura Organizacional; Conflitos de Relacionamento; Modelos de Governança

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

Sustentabilidade, Governança a e

Sustentabilidade, Governança a e Sustentabilidade, Governança a e Inovação O guru Michael Porter avisa: o aquecimento global mudará radicalmente a forma de fazer negócios e a governança corporativa. Fonte: Exame dez/2008 Inovar para

Leia mais

GESTÃO DE CARREIRA E PROCESSO DE SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES AREER MANAGEMENT AND SUCCESSION PROCESS IN FAMILY BUSINESS

GESTÃO DE CARREIRA E PROCESSO DE SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES AREER MANAGEMENT AND SUCCESSION PROCESS IN FAMILY BUSINESS 208 GESTÃO DE CARREIRA E PROCESSO DE SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES AREER MANAGEMENT AND SUCCESSION PROCESS IN FAMILY BUSINESS CARLA ATHAUANA BAZZANELLA 1 RESUMO: O principal objetivo neste estudo é aprofundar

Leia mais

Renata Barbieri Coutinho. Expectativas e Questionamentos dos Sucessores ou Membros da Família que Trabalham na Empresa Familiar

Renata Barbieri Coutinho. Expectativas e Questionamentos dos Sucessores ou Membros da Família que Trabalham na Empresa Familiar Renata Barbieri Coutinho Expectativas e Questionamentos dos Sucessores ou Membros da Família que Trabalham na Empresa Familiar Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

PORQUE, HOJE, FOCO EM PESSOAS? Qual a razão?

PORQUE, HOJE, FOCO EM PESSOAS? Qual a razão? PORQUE, HOJE, FOCO EM PESSOAS? Qual a razão? A ERA DO CONHECIMENTO - O fenômeno da Participação / grupos / etc. - A técnica ainda não envolve a ação administrativa - SABER X SABER FAZER X FAZER FAZER -

Leia mais

Sucessão: Familiar ou Externo?? Setembro de Eduardo Gentil e Helena McDonnell Cambridge Advisors to Family Enterprise

Sucessão: Familiar ou Externo?? Setembro de Eduardo Gentil e Helena McDonnell Cambridge Advisors to Family Enterprise Sucessão: Familiar ou Externo?? Setembro de 2014 Eduardo Gentil e Helena McDonnell Cambridge Advisors to Family Enterprise Agenda I. Tendência ao longo do tempo (3 círculos) II. Governança como bem necessário,

Leia mais

Compras de itens não críticos: implementação no nível operacional e práticas em uma empresa de petróleo

Compras de itens não críticos: implementação no nível operacional e práticas em uma empresa de petróleo Alice Maria Silva Teixeira de Souza Compras de itens não críticos: implementação no nível operacional e práticas em uma empresa de petróleo Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Introdução Na atual situação do mercado, onde a busca por profissionais cada vez mais qualificados tem se tornado frequente, a necessidade do ensino superior se faz

Leia mais

A COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DE CONFLITOS NAS EMPRESAS FAMILIARES. Manuel Cortez

A COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DE CONFLITOS NAS EMPRESAS FAMILIARES. Manuel Cortez A COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DE CONFLITOS NAS EMPRESAS FAMILIARES Manuel Cortez ... Era do Conhecimento...( anos 80)... Era da Informação...(anos 90)... Era dos Relacionamentos, da Comunicação e da Consciência...(após

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros. Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros. Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA RESUMO Neste trabalho, temos por tema o estudo do planejamento de escrita e estabelecemos

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE EMPRESA FAMILIAR: Estudo de caso na Expresso Litoral

DIAGNÓSTICO DE EMPRESA FAMILIAR: Estudo de caso na Expresso Litoral R e v i s t a C a m p o d o S a b e r I S S N 2447-5017 P á g i n a 131 DIAGNÓSTICO DE EMPRESA FAMILIAR: Estudo de caso na Expresso Litoral RESUMO Turismo LTDA Poliana Francisca da Silva Luciane Albuquerque

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Administração Campus: Teresópolis Missão O curso de Graduação em Administração tem como missão formar profissionais, éticos, criativos e empreendedores, com competências

Leia mais

Projeto de iniciação científica realizado no curso de Administração da Faculdade América Latina 2

Projeto de iniciação científica realizado no curso de Administração da Faculdade América Latina 2 O EMPREENDEDORISMO JOVEM E OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A ATIVIDADE EMPREENDEDORA 1 YOUNG ENTREPRENEURSHIP AND THE FACTORS THAT CONTRIBUTE TO ENTREPRENEURIAL ACTIVITY Taina Rodrigues De Morais 2, Aline

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG Tatiany Peçanha (1), David Oliveira Rodrigues (1), Marcos Maciel Santos Macedo (1), Isadora Aparecida Silva (1), Myriam Angélica

Leia mais

WAY MANAGER. PerformanSe. Relatório para pessoa certificada. Autoavaliação Sr. Exemplo Anônimo Data 18/12/2013 Tempo. 19 minutos

WAY MANAGER. PerformanSe. Relatório para pessoa certificada. Autoavaliação Sr. Exemplo Anônimo Data 18/12/2013 Tempo. 19 minutos WAY MANAGER Relatório para pessoa certificada PerformanSe Autoavaliação Sr. Exemplo Anônimo Data 18/12/2013 Tempo 19 minutos Pessoal e confidencial SOBRE ESTE RELATÓRIO Este relatório constitui um suporte

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Cultura e clima. Prof. Carlos Xavier.

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Cultura e clima. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Cultura e clima (CESPE/TCU/AUDITOR/2008) Uma empresa tem apresentado, nos últimos meses, perda de qualidade dos resultados, conflitos

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Governança: Importância do Planejamento da Sucessão da Administração. Fernando Lohmann

Governança: Importância do Planejamento da Sucessão da Administração. Fernando Lohmann Governança: Importância do Planejamento da Sucessão da Administração Fernando Lohmann Tirem as 20 melhores pessoas da Microsoft e ela será uma companhia insignificante (Bill Gates) Estána hora das organizações

Leia mais

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA O PROCESSO ADMINISTRATIVO E A TOMADA DE DECISÃO NA UNIDADE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR The administrative process and decision-making unit of agricultural production in the family farming s unit production

Leia mais

Índice de Confiança do Agronegócio

Índice de Confiança do Agronegócio Índice de Confiança do Agronegócio Terceiro Trimestre 2015 Principais Resultados:» Índice de Confiança do Agronegócio» Índice da Indústria (antes e depois da porteira)» Índice do Produtor Agropecuário

Leia mais

Sustentabilidade incorporada à Cultura Organizacional. Luciana Villa Nova GEP Brasil 2015

Sustentabilidade incorporada à Cultura Organizacional. Luciana Villa Nova GEP Brasil 2015 Sustentabilidade incorporada à Cultura Organizacional Luciana Villa Nova GEP Brasil 2015 Onde Atuamos A companhia está presente em 7 países com a marca Natura e em 14 países com a marca Aesop Noruega Suécia

Leia mais

Aonde você quer chegar?

Aonde você quer chegar? contato@aniksuzuki.com.br 55 (51) 3028-2880 aniksuzuki.com.br Aonde você quer chegar? Platinum Tower Avenida Carlos Gomes, 700/1001 Auxiliadora - Porto Alegre/RS 90480-000 A ANK é uma empresa especializada

Leia mais

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI PASTORE. M.F.L.; CASAVECHIA. C.I.; GOLÇALVES. V.L. RESUMO O presente trabalho tem como objetivo identificar as potencialidades e as fraquezas do Depósito Ferri

Leia mais

PROJETO EMPRESA SIMULADA MANUAL E PROGRAMAÇÃO EFG BH

PROJETO EMPRESA SIMULADA MANUAL E PROGRAMAÇÃO EFG BH PROJETO EMPRESA SIMULADA MANUAL E PROGRAMAÇÃO EFG BH Que Projeto é esse? Acontecendo no 2º ano, a Empresa Simulada é um projeto de treinamento que propõe ao aluno vivenciar o mundo empresarial e todos

Leia mais

Direcionadores de mudanças na cafeicultura e estratégias contratuais de suprimento de cafés especiais

Direcionadores de mudanças na cafeicultura e estratégias contratuais de suprimento de cafés especiais Direcionadores de mudanças na cafeicultura e estratégias contratuais de suprimento de cafés especiais Prof. Dr. Samuel Giordano Diretor Università del Caffè Brasile Objetivos da Pesquisa Identificar e

Leia mais

Conteúdo EAD 521 -COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Programa. Desafios presentes e futuros para a gestão de pessoas. Compreendendo a da gestão de pessoas

Conteúdo EAD 521 -COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Programa. Desafios presentes e futuros para a gestão de pessoas. Compreendendo a da gestão de pessoas EAD 521 -COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Joel Dutra aula de 28.02.18 Programa Conteúdo Desafios presentes e futuros para a gestão de pessoas Compreendendo a da gestão de pessoas Bibliografia 2 1 EAD

Leia mais

Gestão de mudanças: o papel do novo líder em uma gestão de mudanças

Gestão de mudanças: o papel do novo líder em uma gestão de mudanças Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma 25 09 de Abril de 2015 Gestão de mudanças: o papel do novo líder em uma gestão de mudanças Flávio Luiz Barbosa

Leia mais

Psicologia Social e Educação. Daniel Abud Seabra Matos

Psicologia Social e Educação. Daniel Abud Seabra Matos Psicologia Social e Educação Daniel Abud Seabra Matos Temas a serem abordados Articulações entre Psicologia Social e Psicologia Escolar Papel do psicólogo escolar Métodos de intervenção psicossociais Psicologia

Leia mais

Os Quatro Pilares de uma Carreira de Sucesso

Os Quatro Pilares de uma Carreira de Sucesso Os Quatro Pilares de uma Carreira de Sucesso Fábio Rocha Consultor, Professor, Coach, Especialista em Carreira e Diretor-Executivo da Damicos Consultoria em Liderança e Sustentabilidade fabio@damicos.com.br

Leia mais

Administração Estratégica [2] Professor Demóstenes Farias, MSc.

Administração Estratégica [2] Professor Demóstenes Farias, MSc. Administração Estratégica [2] Professor Demóstenes Farias, MSc. Fortaleza, agosto de 2012 A elaboração da visão de futuro A visão é o que a empresa idealiza para si. É a maneira pela qual a organização

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Caracterização do mercado de sementes de hortaliças na região de Bambuí MG. Ana Carolina Domingos Oliveira FRANCO¹, Michele de Araújo MORAIS 2, Tiago Chaves dos REIS 3, Luciano Donizete GONÇALVES 4. 1

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO ATUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GOIÁS PELOS PARTICIPANTES.

AVALIAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO ATUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GOIÁS PELOS PARTICIPANTES. AVALIAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO ATUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GOIÁS PELOS PARTICIPANTES. Palavras-chave: biologia celular, ensino médio, atualização. SENA,

Leia mais

GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES. Ingresso: janeiro Informações: (51)

GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES. Ingresso: janeiro Informações: (51) GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES Ingresso: janeiro 2018 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão de Empresas Familiares As empresas familiares representam a maioria das pequenas e médias

Leia mais

SUCESSÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DO MUNICÍPIO DE CORONEL BARROS RS 1

SUCESSÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DO MUNICÍPIO DE CORONEL BARROS RS 1 SUCESSÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DO MUNICÍPIO DE CORONEL BARROS RS 1 Tamires Elisa Bieger 2, Marcos Paulo Dhein Griebeler 3. 1 Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Administração

Leia mais

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por

Leia mais

SOBRE O WORKSHOP [ WORKSHOP

SOBRE O WORKSHOP [ WORKSHOP WORKSHOP [ WORKSHOP SOBRE O WORKSHOP O workshop PMRank é um treinamento prático e inovador sobre gestão de portfólio de projetos. Desenvolvido por Ricardo Vargas e pelo time da Macrosolutions, o PMRank

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMPANHIA AZUL S.A. Nícolas Rérison Bibiano Margarida Peres 1 Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni 2

INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMPANHIA AZUL S.A. Nícolas Rérison Bibiano Margarida Peres 1 Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni 2 INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMPANHIA AZUL S.A. Nícolas Rérison Bibiano Margarida Peres 1 Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni 2 1 INTRODUÇÃO Os indicadores econômico-financeiros são instrumentos

Leia mais

III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural

III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural Roberto Fava Scare Leonardo Silva Antolini A produção agropecuária, sendo uma atividade econômica que visa o processamento de insumos e não

Leia mais

QUER. melhorar. seus resultados. no Agronegócio? Confira 5 passos de como empresas lideres conseguem os melhores resultados.

QUER. melhorar. seus resultados. no Agronegócio? Confira 5 passos de como empresas lideres conseguem os melhores resultados. QUER melhorar seus resultados no Agronegócio? Confira 5 passos de como empresas lideres conseguem os melhores resultados. Introdução: A última década permitiu constatar ao país e ao mundo o enorme potencial

Leia mais

SAP Customer Success Story Resseguros IRB Brasil RE. IRB - Fim dos problemas de conformidade com SAP MaxAttention

SAP Customer Success Story Resseguros IRB Brasil RE. IRB - Fim dos problemas de conformidade com SAP MaxAttention IRB - Fim dos problemas de conformidade com SAP MaxAttention Geral Executiva Nome da IRB Brasil RE Indústria Resseguros Produtos e Serviços Realização de resseguros nos setores aeronáutica, engenharia,

Leia mais

Como Estabelecer Regras para Equipes

Como Estabelecer Regras para Equipes Como Estabelecer Regras para Equipes O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos. Michael Jordan. A palavra EQUIPE, do Inglês TEAM, originalmente conjunto de animais unidos entre

Leia mais

Uma Questão de Sustentabilidade

Uma Questão de Sustentabilidade Governança Corporativa: Uma Questão de Sustentabilidade Pedro M. Meloni pmeloni@ifc.org NOSSA MISSÃO É... Promover o investimento sustentável no setor privado em países em desenvolvimento, ajudando a reduzir

Leia mais

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL Clariana de Lima RODRIGUES 1 Ritiely Mariano PRETEL 2 RESUMO O desempenho de cada pessoa está diretamente relacionado com a sua satisfação em relação

Leia mais

APLICAÇÃO DA ESCALA DE VALORES MILOV NO CONTEXTO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 1

APLICAÇÃO DA ESCALA DE VALORES MILOV NO CONTEXTO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 1 APLICAÇÃO DA ESCALA DE VALORES MILOV NO CONTEXTO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 1 Ana Claudia Da Rosa 2, Márcia Zampieri Grohmann 3, Jankel Dal osto Nunes 4. 1 Pesquisa de Iniciação Científica realizado

Leia mais

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Introdução A pesquisa de clima organizacional tem como objetivo conhecer o nível de satisfação e a percepção das pessoas com relação ao seu ambiente de trabalho, identificando

Leia mais

A SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES

A SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES Revista de Administração e Comércio Exterior Volume 3, número 1, 2017. ISSN 2447-2719 http://seer.faculdadejoaopaulo.edu.br/index.php/racex/index A SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES Natasha Motta Paim a,

Leia mais

ANÁLISE DA GESTÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DA ATIVIDADE CAFEEIRA NO MUNICÍPIO DE MACHADO

ANÁLISE DA GESTÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DA ATIVIDADE CAFEEIRA NO MUNICÍPIO DE MACHADO ANÁLISE DA GESTÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DA ATIVIDADE CAFEEIRA NO MUNICÍPIO DE MACHADO Lidiany dos S. SOARES 1 ; Romilda Barbosa de Almeida 2 RESUMO O produtor cafeeiro tem à sua disposição, vários recursos

Leia mais

Inserir Título Aqui Carreira S/A Inserir Título Aqui

Inserir Título Aqui Carreira S/A Inserir Título Aqui CarreiraTítulo Inserir S/A Aqui Inserir Título Aqui Planejamento de Carreira Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Regina Tavares de Menezes Revisão Textual: Profa. Dra. Selma Aparecida Cesarin Planejamento

Leia mais

Parcerias Estratégicas do Programa Comunitário Erasmus+ Key Action 2. Projeto N.º: EL02-KA

Parcerias Estratégicas do Programa Comunitário Erasmus+ Key Action 2. Projeto N.º: EL02-KA Parcerias Estratégicas do Programa Comunitário Erasmus+ Key Action 2 FABUSS FAmily BUsiness Successful Succession Informação Pública/ Convite para participar na fase piloto dos Workshops de formação para

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS. MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA

MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS. MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA RESUMO O presente artigo tem como principal foco expor a função do profissional

Leia mais

WEBINAR. Curso: Pós-graduação Gestão de Processos de Negócios. Tema: Interconexão entre processos e as estratégias. Profa. Maria Veronica S. S.

WEBINAR. Curso: Pós-graduação Gestão de Processos de Negócios. Tema: Interconexão entre processos e as estratégias. Profa. Maria Veronica S. S. WEBINAR Curso: Pós-graduação Gestão de Processos de Negócios Tema: Interconexão entre processos e as estratégias. Profa. Maria Veronica S. S. Lessa Biografia Maria Veronica S. S. Lessa => Doutoranda Ciências

Leia mais

Projeto Primeiro Emprego

Projeto Primeiro Emprego Projeto Primeiro Emprego Objetivo Preparar os jovens alunos para as possibilidades que o mercado oferece como primeiro Emprego. Temas Identificação de Possibilidade de Emprego Elaboração de currículo Entrevista

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS 1. MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS O Curso de MBA em Gestão de Negócios tem como objetivo capacitar o aluno para desenvolvimento de planejamento estratégico e para uma visão global

Leia mais

Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura

Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura Ferramentas para Gestão da Empresa Rural na Produção de Flores e Hortaliças Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura gilberto.figueiredo@cati.sp.gov.br 12 3882.2232

Leia mais

Estudo de caso: análise da diversidade organizacional em uma empresa de comércio atacadista na cidade de Piumhi/MG

Estudo de caso: análise da diversidade organizacional em uma empresa de comércio atacadista na cidade de Piumhi/MG Estudo de caso: análise da diversidade organizacional em uma empresa de comércio atacadista na cidade de Piumhi/MG Tatiane Goulart OLIVEIRA¹ ; Adriane Laini RODRIGUES² ; Rosemary Pereira COSTA³ ¹Aluna

Leia mais

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Agenda Objetivos da G. Desempenho Conceitos estruturantes O Modelo concebido para o grupo Águas do Brasil Relato da Experiência e dos Resultados

Leia mais

EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE: UM ESTUDO SOBRE OS RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO

EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE: UM ESTUDO SOBRE OS RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE: UM ESTUDO SOBRE OS RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO Alequexandre Galvez de Andradre 1, Grazziela

Leia mais

Ciclo de Vida das Empresas Familiares

Ciclo de Vida das Empresas Familiares Ciclo de Vida das Empresas Familiares Milena Corrêa Carlton Mestranda do Programa de Mestrado em Administração da FACEF aluna especial. milenacarlton@uol.com.br Resumo Para a maior parte das pessoas, as

Leia mais