GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 E 2. Salvador, 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 E 2. Salvador, 2017"

Transcrição

1 GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 E 2 Salvador, 2017

2 APRESENTAÇÃO Compreendemos que frequentar o espaço escolar supõe o aprendizado da vida em grupo no espaço público, o que significa a adoção dos procedimentos que orientem as No final de cada semestre, será enviado um relatório contendo uma síntese do processo de desenvolvimento e, se necessário, sugestões de como a família pode colaborar nesta caminhada. COMO A FAMÍLIA PODE AJUDAR DURANTE relações no ambiente escolar fundamentadas pelo princípio da coletividade e do bem comum. Assim, as crianças percebem que, se estão associadas a outras pessoas, precisam considerar as necessidades de todos, e não apenas o próprio interesse. O Guia de Convivência sintetiza os procedimentos cotidianos que nos servirão de referência durante todo o ano letivo. Recomendamos, portanto, uma leitura atenta das informações nele contidas, ao tempo em que enfatizamos o compromisso de estarmos sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos. Equipe Pedagógica. O PROCESSO? Estabelecendo rotinas, pois elas ajudam na organização interna da criança; Reservando horário para as brincadeiras, pois elas, de uma forma geral, ajudam a educar a criança para convívio social e amadurecem as habilidades motoras; Sendo pontual. A primeira atividade, a roda, é muito importante para inserir o aluno na rotina do dia. E a demora, no final da jornada, pode deixa-lo inseguro. Conversando sobre os projetos e ajudando a criança a selecionar materiais que possam enriquecê-los; Estimulando a autoestima.

3 A vivência significativa para que a prática educativa possa ser intencional, disciplinada e prazerosa. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Nesta perspectiva, proporcionamos a interação entre os alunos como processo de aprendizagem de forma solidária e responsável. Assim, os projetos assumem um caráter lúdico e investigativo que têm o sentido de resolver um problema, explorar uma ideia ou construir um produto final com significado para quem dele participa. Ficamos atentos para não perder as oportunidades que se apresentam, desafiando as crianças a buscar novas informações, utilizar, em novas situações, conhecimentos já adquiridos ou mesmo reformular conceitos. Esses projetos promovem o encontro entre áreas de conhecimento numa dinâmica aberta que abandona a visão isolada do conhecimento, impulsionando uma aprendizagem intercultural e significativa que ultrapassam o conhecimento formal, Para tanto, é necessário que possuam objetivos definidos, propostas de atividades desafiadoras e que possam contar com a parceria das famílias. AVALIAÇÃO Os pontos de partida para o desenvolvimento do processo Educacional indica a organização e o contexto educativo da Escola. Nele, encontramos os objetivos, saberes e especificidades; enfim a própria organização dos fazeres de uma Escola. A Escola Gênesis tem como base os pré supostos sócio interacionista e humanista, baseada nos estudos de Vygotsky. A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a Sociedade a seu redor. A ação educativa é reflexiva e dinâmica. Todo aprendizado é necessariamente mediado e assim torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante cabendo à escola facilitar e mediar o processo ensino/ aprendizagem. Com a Construção de sua identidade, a Escola Gênesis desenvolve um trabalho em equipe e com a cooperação de vários educadores. Sua proposta centra-se na compreensão, acolhimento e respeito ao desenvolvimento do educando. Entendemos a avaliação como uma atividade contínua que consiste na observação do professor para investigar as aquisições das crianças em vista do processo vivido, atentando para as necessidades e conquistas, na perspectiva do seu crescimento.

4 CALENDÁRIO LETIVO conhecer e coletivizar o repertório pessoal de cada aluno. Esse momento é priorizado nas rodas musicais, onde trabalhamos a escuta de todos, trazendo suas experiências prévias compartilhadas. A postura musical desenvolvida na Escola pretende sensibilizar o aluno para sua realidade sonora, ampliando seu repertório cultural com audições de diferentes gêneros musicais, como também exercitar o canto e a expressão artística estimulando a improvisação, criação e composição, mas o mais importante, é desencadear no indivíduo o prazer de desfrutar dessa arte. PROJETOS Os projetos fazem parte da realidade da escola. Eles se constituem em um trabalho que considera: O conhecimento da criança, sua cultura, sua experiência e realidade; A problematização e o questionamento nas diferentes situações de aprendizagem, num processo interdisciplinar;

5 A CHEGADA À ESCOLA E O INÍCIO DAS ATIVIDADES Na vida escolar, a pontualidade representa um cuidado e respeito ao trabalho do grupo, além de ser um diferencial de comportamento para uma boa educação. LINGUAGEM MUSICAL A música é veículo de emoções, sentimentos, imagens e mensagens. Em suas manifestações, ela evidencia a busca da humanidade por expressar e significar suas experiências; é fruto da criatividade humana e de sua interação com o mundo. Seja a música erudita - a música dos grandes mestres como Bach, Mozart ou Beethoven - ou a música das tradições populares, como as canções de roda que cantamos em nossa infância, passando pela música veiculada pelos meios de comunicação - a chamada música popular; a arte musical expressa diferentes vivências, sentimentos e conhecimento na história da humanidade, com diversas funções culturais. Música e movimento visam estimular a vivência musical através de jogos que enfatizem o fazer musical, a expressão corporal, a manipulação de instrumentos, o ouvir e discriminar as fontes sonoras e musicais. É importante Sendo a atividade escolar um processo coletivo, ela não pode transcorrer normalmente se cada aluno seguir horários diferentes. O início das atividades acontece às 07:10, para o turno matutino, e às 13:15, para o turno vespertino, sendo o acesso à Escola franqueado trinta minutos antes do início das atividades, ou seja, às 06:40 e 12:45. Os alunos da Educação Infantil poderão entrar acompanhados pelos Pais e/ou Responsáveis até às 7h e 30min, no turno matutino, e às 13h e 35min no turno vespertino. Após esse horário, as crianças entrarão sem os pais, ou, se necessário, com um funcionário da escola. Desta forma, conseguimos manter organizada a rotina da sala e uma maior atenção do professor aos alunos na hora do acolhimento. Atenção: Os Pais que desejarem conversar a respeito do seu filho (a) ou sobre qualquer situação relacionada à escola deverá, na chegada, procurar a Coordenação, Auxiliar de Coordenação ou Secretaria. Caso seja necessário, agendaremos um atendimento com o professor. Quando realizamos atendimentos na porta da sala deixamos de atender as crianças e ainda corremos o risco de expô-las. Pense Nisso.

6 A SAÍDA DOS ALUNOS E AS MEDIDAS DE SEGURANÇA O horário de saída é às 11h e 40min, para o turno matutino, e às 17h e 45min, para o turno vespertino. Para promover uma saída tranquila e um maior contato com as professoras, os pais dos alunos do Grupo 2, dez minutos antes desse horário (11:30 e 17:35), têm acesso à sala de aula. Durante todo o tempo em que aguardam os responsáveis, mesmo após a saída da professora, os alunos do Grupo 2 ao 1º ano permanecem em sala ou em salas de apoio, a depender da quantidade de alunos que ficarem na escola. Independente destas duas situações, estarão sempre acompanhados pelas Auxiliares de Classe ou Auxiliares de Coordenação e Apoio Geral. Sabemos que imprevistos acontecem, mas o que não devem ocorrer são atrasos sistemáticos dos pais, pelo efeito que causam na criança, além de dificultar a preparação para o funcionamento do turno seguinte. Qualquer mudança de portador ou transporte escolar do aluno deve ser informada à Escola por escrito ou via ligação telefônica. Não liberaremos nenhuma criança, caso estes procedimentos não sejam realizados, mesmo que o portador seja alguém conhecido da comunidade escolar. Também deve ser informado por escrito quando o aluno combinar qualquer ida à casa de um colega, visto que ele só sairá da Escola com a autorização prévia dos pais. As atividades artísticas são incentivadas através da pintura com pinceis, dedos, rolos, buchas, lápis cera e giz, utilizando diferentes suportes gráficos (papel, muro, papelão, cartolina, etc.), colagem, modelagem, jogos de observação e percepção, confecção de painéis e objetos tridimensionais, mistura de cores, pintura de areia, dentre outras. A produção artística da criança é natural e espontânea e o trabalho desenvolvido está pautado na: Percepção de textura, cor, forma e tamanho; Exploração e manipulação de diferentes materiais; Cuidado necessário no manuseio do material; Limite espacial; Exploração de diferentes movimentos; Exploração de suportes variados; Observação de transformação de materiais; A arte assume um caráter lúdico que permeia todo o trabalho dos Grupos 1 e 2. Se, por qualquer motivo, for preciso sair antes do horário, recomenda-se que, para um atendimento eficiente, a escola seja avisada com antecedência. Nesse caso, colaborando para o pleno funcionamento das atividades escolares, o responsável deverá aguardar na recepção.

7 Exploração e utilização de movimentos (pinça, preensão, encaixe, lançamento); Estimulação da sua autoconfiança em suas possibilidades motoras; Identificação progressiva do próprio corpo; Noção de espaço; O prazer e a emoção presentes nas atividades, nos leva a possibilitar à criança a utilização do seu corpo, aperfeiçoando, gradualmente, o próprio corpo e movimento. ALUNOS DE TRANSPORTE ESCOLAR No turno matutino e vespertino, todos os alunos que fazem uso deste transporte serão conduzidos à área Verde da Escola, dez minutos antes do encerramento da aula (11:30/17:35), acompanhados pelas auxiliares de classe. Neste espaço, serão auxiliados por funcionários de apoio. Observações importantes: 1. Em caso de dia chuvoso, os alunos permanecerão em sala de aula e os Responsáveis pelo transporte escolar deverão pegá-los em sala de aula. 2. Os Responsáveis por transporte escolar devem se dirigir aos espaços descritos e acompanhar as crianças até o veículo. 3. Na chegada, são responsáveis para conduzi-lo até a sala de aula, ou se necessário, solicitar ajuda a auxiliar de apoio geral: Anne. HORÁRIOS NOTURNOS LINGUAGEM PLÁSTICA A criança demonstra, no seu dia a dia, a necessidade de se expressar. Quando a linguagem ainda está em formação e a escrita longe de ser atingida, as atividades artísticas tornam-se meio de expressão da criança. Assim, o trabalho desenvolvido irá possibilitar a descoberta do processo de criação, levando a criança a ser autora das suas interpretações. Não é permitida a presença de alunos na Escola durante os períodos noturnos em que realizarmos, por ventura, alguma Reunião de Pais e Mestres. Circular e brincar desacompanhados de adultos, nesses momentos, além de ser desaconselhável para a segurança das crianças, prejudica o serviço de manutenção e limpeza realizado no período noturno.

8 O USO DA FARDA E A IDENTIFICAÇÃO DOS NOSSOS ALUNOS Na escola, o aluno aprende a integrar os outros em sua vida e a ver-se como membro de um coletivo. O uso do uniforme é também uma oportunidade para construir uma relação com o coletivo e agir como integrante de grupo. Por essa razão, os alunos devem usar o fardamento completo em todas as atividades desenvolvidas pelo Escola, em dia regular de aula, sejam elas esportivas ou não. COMUNICAÇÃO FAMILÍA/ESCOLA A Equipe Pedagógica da Escola Gênesis encontra-se à disposição para esclarecer dúvidas, buscar soluções para possíveis problemas, dar e receber quaisquer informações ou mesmo para tomar ciência de fatos que envolvam nossos alunos. A equipe agendará encontros com os Pais e outros Responsáveis sempre que achar necessário. Quando a família sentir necessidade de um encontro, deve procurar a recepção para agendar encontros com a Direção. Para encontros com a coordenação e professor, deve procurar a assistente de coordenação (Anne) ou destacar solicitação via agenda do aluno. Para registros de eventuais ocorrências diárias e avisos coletivos será usada a agenda do aluno, por isso, deve ser mantida diariamente na mochila. CORPO E MOVIMENTO Ao apropriar-se do movimento de andar, a criança fica encantada com sua nova aquisição, divertindo-se ao se deslocar de um lugar para o outro sem uma finalidade específica. O exercício dessa capacidade, somada ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se no ato de correr, pular e suas variantes. Esses movimentos aprimoram-se conforme as oportunidades que oferecemos à criança de explorar o espaço, manipular objetos, participar de brincadeiras, circuitos e músicas, modelagem, rasgar, amassar e embolar papeis, subida e descida de escadas e rampas, jogos. Com o ato de brincar, estimulamos: Ampliação da destreza ao andar, saltar, correr, engatinhar, escorregar e rolar. Exploração de diferentes posturas corporais;

9 Conhecimento progressivo da imagem do próprio corpo; O LANCHE E A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Cuidados com o próprio corpo; Ações relacionadas a hábitos de higiene; Retirada do uso da fralda; Noções simples de boa alimentação; Respeito às regras simples de convivência; Noções simples de convivência com o trânsito; Capacidade de ceder, dividir e compartilhar; Comunicação e expressão de desejos, desagrados e necessidades; Isto pressupõe um trabalho contextualizado e interdisciplinar, proporcionando a criança a ampliação do universo das relações, estimulando a descoberta, a afetividade e exercitando as suas possibilidades. Para nós, a hora do lanche não é um momento de consumo, mas referência nutricional. Como compreendemos que o horário do lanche é também ocasião de aquisição de hábitos saudáveis e de forte influência sobre os demais, não são aceitos alimentos como salgadinhos de pacote (cheetos, baconzitos, batatas fritas doritos), balas, chicletes e refrigerantes, que além de não fornecerem nutrientes, prejudicam a aceitação de outros mais adequados. No dia do lanche saudável coletivo que acontecerá a cada 15 dias, serão oferecidos frutas, sucos da fruta e/ou receitas de alimentos naturais e cozidos. Cada criança neste dia, traz o que foi solicitado pela professora, portanto, o não cumprimento pode prejudicar o lanche que será compartilhado. Observações importantes: 1. O cuidado com a seleção dos alimentos é essencial por parte dos Responsáveis. Frutas e/ou outro tipo de alimento que estejam estragados será permanentemente proibido. Caso isto aconteça, a coordenação entrará em contato com a família para ressaltar o ocorrido. 2. O lanche saudável deve ser mantido diariamente por parte dos Responsáveis, independente da promoção de atividades por parte da Escola. Caso o aluno exceda no consumo de lanches não saudáveis, a família será convidada a comparecer à Escola.

10 COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIOS É necessário, para o bom funcionamento da Escola, a escolha de um dia da semana para as comemorações de aniversário. Assim, reservamos as terças-feiras para essas celebrações (Grupos 5 e 1º Anos) e às quartas-feiras para os Grupos 1, 2, 3 e 4 anos. Interação com o outro; Procedimentos para a manutenção dos espaços coletivos; Contato com algumas espécies de fauna e flora; Observação de transformação de materiais. Os pais devem procurar a recepção para reservar a data com, no mínimo, uma semana de antecedência, para que o planejamento da classe possa se ajustar ao evento e obterem informações mais detalhadas. As atividades são organizadas de forma lúdica e envolvem outras áreas do conhecimento. Se a escolha é comemorar na escola, essa é uma celebração restrita aos colegas, e nenhum aluno da turma pode ser excluído. O mesmo princípio é aplicado quando a família solicita que os convites sejam distribuídos pela professora, mesmo que a comemoração se realize em outro espaço. Observação: Caso a família não possa convidar todos os alunos por conta do tamanho do espaço do evento, solicitamos que os convites sejam encaminhados diretamente aos Responsáveis, sem nenhuma mediação da Escola. Também não é permitida a presença de animadores nesses eventos (palhaços, mágicos, etc.), para garantirmos a organização da rotina escolar. As famílias que desejam comemorar o aniversário de seu (sua) filho (a) deverão observar as seguintes regras: Agendar com antecedência na recepção (Procurar Anne); FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL O desenvolvimento da identidade e autonomia estão intimamente relacionados com o processo de socialização. Nas interações sociais (brincadeiras, lanches coletivos, escolha de brinquedos e brincadeiras, utilização do vaso sanitário, organização dos brinquedos do parque e da sala, utilização da caixa surpresa, construção de painéis, os jogos simbólicos) procuramos desenvolver:

11 NATUREZA E SOCIEDADE A observação e exploração do meio constituem duas das principais possibilidades das crianças. É dessa forma que constroem as primeiras noções a respeito das pessoas, do seu grupo social, das relações humanas e do seu ambiente. As rodas de conversa, casinha de boneca, contato com diferentes ambientes da escola, exploração de objetos e materiais diversos, músicas, brincadeiras, observação de imagem, piqueniques e histórias favorecem à criança explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas e estabelecer contato com outros materiais, ampliando o seu universo. Com propostas significativas para as crianças, desenvolvemos: Capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons e odores; O espaço utilizado sempre será o da sala de aula. O material deverá ser o mais prático possível para facilitar a posterior limpeza do ambiente. Não temos espaço para montagem de painéis; Os convites deverão ser preenchidos em casa e enviados com três dias de antecedência; O aniversário é restrito para membros da família mais próximos (pais e irmãos) e colegas da turma; A comemoração deve acontecer das 9h e 30min às 10h (matutino) e das 15h às 15h e 30min (vespertino); Para organizar o espaço o Responsável deverá chegar à escola 30 minutos antes (9h matutino e 14h e 30min vespertino); Para a comemoração, não será permitido o consumo de refrigerantes. Sucos, é a melhor opção! Além dos doces de chocolates, traga outras opções para que atendamos os casos de crianças alérgicas; O aniversário não poderá ser cancelado no dia que acontecerá, pois as nossas crianças são orientadas a não trazer lanche. Caso isso ocorra o Responsável pelo aniversário precisará comprar o lanche de todas as crianças do grupo. As lembranças não devem ser compostas por doces, invista em coisas simples, especialmente envolvendo a reciclagem. Explore a criatividade e contribua para uma boa saúde e valorização das coisas simples. ANIVERSÁRIOS FORA DO AMBIENTE ESCOLAR A saída de todo o grupo para festas de aniversários fora da escola deve ocorrer imediatamente após o término das aulas. Para tanto, é necessário saber que:

12 1. Os Professores devem ser comunicados com, no mínimo, uma semana de antecedência, assim como a assistente de coordenação (Anne) que organiza a saída das crianças; 2. Os Professores da classe não acompanharão as crianças, ficando a segurança delas sob a responsabilidade dos Pais do aniversariante; 3. Os Pais de todos os alunos da classe precisam ser informados diretamente e com antecedência, para que encaminhem à professora uma autorização de saída devidamente assinada. Atenção: Consideramos que as crianças de Educação Infantil têm poucos recursos para lidar com os convites parciais. Assim, solicitamos às famílias que as comemorações que não incluírem todo o grupo sejam feitas totalmente fora da escola, com convite por telefone ou pessoalmente e sem nenhuma ponte com o horário escolar. O TELEFONE DA ESCOLA E O USO DO CELULAR Consideramos que o uso do telefone celular na Escola retira do aluno o foco do estudo, a concentração e elimina a possibilidade de superação dos desafios inerentes à vida escolar. As situações diárias oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com as especificidades dos conceitos matemáticos. As histórias, músicas, brincadeiras, com material alternativo (sucata), blocos de madeira, passeio pela escola, caixa surpresa, permitem a familiarização com elementos espaciais e numéricos de forma espontânea e prazerosa. Dessa forma desenvolvemos: Identificação e comparação de características do objeto (tamanho, cor, forma, volume); Imitação da recitação numérica; Tentativa de situar-se e localizar-se no espaço; Confiança gradativa na exploração de percursos e trajetos; Explorar uma diversidade de números enquanto função social (calendário, número do sapato, agenda...). O trabalho visa estabelecer contatos com algumas noções matemáticas presentes no cotidiano das crianças de maneira interdisciplinar. Além disso, mesmo que utilizado apenas no horário de recreio, a prática é prejudicial, porque não permite que os alunos se relacionem com os colegas com quem compartilham o mesmo espaço e tempo. Ao usar o celular, mesmo que apenas no horário de recreio, eles se ausentam e não aprendem a conviver com seus pares.

13 Uso de expressões de cortesia; Ampliação do vocabulário; Se o aluno precisar, deve usar o telefone da Escola, solicitando à professora ou coordenação para mediar a ligação. Manuseio de materiais impressos; Observação do próprio nome em copo, pastas e trabalhos. Para que tudo isso ocorra é imprescindível um ambiente lúdico e afetivo, envolvendo a linguagem em todas a áreas do conhecimento. Se os Pais desejam falar com os filhos, devem fazê-lo através da Escola. Pelas razões explicitadas e para que o aluno possa investir tudo o que pode na tarefa de aprender, não é permitido trazer o celular para a Escola nem para as atividades que ocorram fora, mas sob nossa responsabilidade. BRINQUEDOS E APARELHOS ELETRÔNICOS Na escola, as crianças aprendem a brincar em grupo, a conviver e a conhecer novas brincadeiras, por isso, brinquedos eletrônicos como game-boy, minigame, aparelhos de som, Ipods ou similares não são aceitos na Escola. MATEMÁTICA A Matemática está inserida no cotidiano das crianças a partir das experiências proporcionadas pela relação com o meio e com pessoas que compartilham seus conhecimentos. Também não são apropriados para brincar no espaço escolar os skates, patins e similares, assim como jogos que incluam objetos cortantes (kits de marcenaria, por exemplo) ou produtos tóxicos (minilaboratórios), ou seja, tudo que possa, em momentos de circulação fora da classe, provocar acidentes. Lembre-se: Possuímos material suficiente para nossos alunos brincarem e não podemos nos responsabilizar por perdas destes tipos de brinquedos trazidos de casa.

14 No dia do Brinquedo permita que seu (sua) filho (a) traga brinquedos que possam ser socializados. Esse é o nosso maior objetivo ao propor esta atividade. O dia do brinquedo acontecerá toda sexta-feira, e em alguns acolhimentos durante a semana faremos atividades relacionadas ao potencial de criação e imaginação das crianças (Jogo simbólico: O imaginário e o brincar). Com estas atividades teremos mais de mil possibilidades de interação entre os alunos. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA ACHADOS E PERDIDOS Frequentemente, ficamos impossibilitados de devolver ao aluno objetos encontrados, por falta de identificação. Por isso, recomendamos que todo o material de uso pessoal seja marcado com o nome do aluno. Ao sair da sala de aula, o aluno (ou seu Responsável, no caso da Educação Infantil) deve observar se todo o seu material está em seu poder. Os objetos encontrados por Pais ou alunos devem ser rapidamente encaminhados à recepção da Escola. No caso de perda de algum material, os Pais ou alunos devem informar à professora, pois, quando encontrados, são guardados em local apropriado. Ao final de cada semestre, os objetos não reclamados são doados a instituições beneficentes. Evidentemente, não podemos nos responsabilizar por perdas de materiais, joias ou relógios usados pelos alunos. A aprendizagem é uma realidade presente no cotidiano das crianças. É notável a capacidade que elas têm de absorver informações, desenvolver percepções e habilidades. Nestas faixas etárias, o brincar é um meio importante para a conquista desse aprendizado. Procuramos ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação, fazendo a criança se entender e entender o outro, familiarizando-se também com a escrita, através das rodas de conversa, brincadeiras de faz-de-conta, relatos de experiência, músicas, imitação de expressões, histórias narradas com diferentes estímulos, expressão de desejos, observação de objetos e imagens, visitas à biblioteca. No decorrer das atividades, estimulamos: Utilização de formas verbais, expressões e palavras, na tentativa do aluno apropriar-se da linguagem convencional;

15 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 E 2 A escola da existência é muito mais complexa e sofisticada do que a escola clássica. Na escola clássica o conhecimento que recebemos tem pouca relação com a nossa história. Na escola da existência todos os eventos têm relação direta com a nossa história. Na escola clássica temos de resolver os problemas de Matemática; na escola da existência os problemas da vida. Na escola clássica aprendemos as regras gramaticais; na da existência temos que aprender a arte de dialogar. Na escola clássica temos de aprender a explorar o mundo em que estamos, o pequeno átomo da Química e o imenso espaço da Física; na da existência temos de aprender a explorar os territórios do mundo que somos. Augusto Cury MEDICAMENTOS E ATENDIMENTO AOS ALUNOS Quando o aluno não se sente bem durante o período escolar, é encaminhado a coordenação para acompanhamento, enquanto aguarda a chegada dos Pais ou a melhora para retorno à sala de aula, sendo os Pais informados por telefone ou por escrito, conforme o caso. A ficha do histórico médico é consultado para localizar o Responsável e para, caso seja necessário, seguir as orientações dadas pela família. O uso de medicamentos é feito, exclusivamente, em casos de febre, quando previamente informado pela família que este procedimento pode ser realizado. Se a criança fizer uso de alguma medicação que precise ser ministrada na escola, ela deve ser entregue na sala de aula à professora com as orientações por escrito da dosagem, horário e identificação do aluno (prescrição médica anexada a agenda). Crianças enfermas ou com doenças infectocontagiosas não podem frequentar a escola. Neste caso, contamos com o bom senso do Responsável pelo o aluno. Atenção: Os alunos só frequentarão à Escola mediante atestado médico. Em caso de acidentes, aguardamos os Pais na Escola ou no serviço ambulatorial (indicado pelos pais por ocasião da matrícula ou por informação via telefone).

16 ESPORTES As famílias que optarem em matricular seus filhos em uma atividade extracurricular (Judô, Capoeira, Ginástica Rítmica, Futsal, Teatro...) deverão procurar a Secretaria da Escola para maiores esclarecimentos. A equipe pedagógica (professores e coordenação) não têm conhecimentos específicos quanto à matrícula, professor e procedimentos da aula. Qualquer sugestão e/ou críticas procurar a Direção. Os alunos matriculados nestas atividades são encaminhados para o espaço da aula dez minutos antes de encerrar o horário normal de aulas. REUNIÃO DE PAIS E MESTRES COLETIVO Durante o ano serão realizadas quatro reuniões gerais (janeiro, abril, julho e setembro). Estas serão distribuídas em três diferentes horários (7h10min, 16h ou 18h30min), a depender da organização da rotina escolar. Estes horários foram os que mais atenderam a realidade das famílias ao longo dos últimos 8 anos. ATENÇÃO: Nas reuniões gerais não é permitido a presença de crianças; A auxiliar de classe é a responsável pela troca de uniforme. Todos os alunos são acompanhados até a sala de aula por uma auxiliar de apoio geral, que deve entregá-los somente sobre a responsabilidade do professor. ANIMAIS NA ESCOLA O diálogo entre Pais e Professores deve preservar a imagem dos alunos, famílias e equipe docente. Qualquer assunto de ordem específica deve ser tratado em atendimento individual. REUNIÃO DE PAIS E MESTRES INDIVIDUAL Por questões de higiene e saúde, não é permitida a entrada de animais na escola, à exceção de alguma atividade didática, previamente programada pela escola. A quantidade de reuniões individuais depende do desenvolvimento da aprendizagem do aluno. No entanto, para casos específicos e urgentes, a Escola tem como data limite até 30 de abril para solicitar um encontro com a família. Qualquer necessidade, os Responsáveis podem solicitar um atendimento individual, que será previamente agendado pela Secretaria ou a auxiliar Anne.

INFORMATIVO 2017 GRUPO 1

INFORMATIVO 2017 GRUPO 1 INFORMATIVO 2017 GRUPO 1 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

INFORMATIVO 2018 GRUPO 1

INFORMATIVO 2018 GRUPO 1 INFORMATIVO 2018 GRUPO 1 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

INFORMATIVO 2017 GRUPO 2

INFORMATIVO 2017 GRUPO 2 INFORMATIVO 2017 GRUPO 2 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

INFORMATIVO 2018 GRUPO 2

INFORMATIVO 2018 GRUPO 2 INFORMATIVO 2018 GRUPO 2 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3. Salvador, 2017

GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3. Salvador, 2017 GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 Salvador, 2017 APRESENTAÇÃO Compreendemos que frequentar o espaço escolar supõe o aprendizado da vida em grupo no espaço público,

Leia mais

GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4. Salvador, 2017

GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4. Salvador, 2017 GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 Salvador, 2017 APRESENTAÇÃO Compreendemos que frequentar o espaço escolar supõe o aprendizado da vida em grupo no espaço público,

Leia mais

GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 5. Salvador, 2017

GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 5. Salvador, 2017 GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 5 Salvador, 2017 APRESENTAÇÃO Compreendemos que frequentar o espaço escolar supõe o aprendizado da vida em grupo no espaço público,

Leia mais

INFORMATIVO 2016 GRUPO 2

INFORMATIVO 2016 GRUPO 2 INFORMATIVO 2016 GRUPO 2 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1º ANO. Salvador, 2017

GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1º ANO. Salvador, 2017 GUIA DE CONVIVÊNCIA PROCEDIMENTOS COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1º ANO Salvador, 2017 APRESENTAÇÃO Compreendemos que frequentar o espaço escolar supõe o aprendizado da vida em grupo no espaço público,

Leia mais

EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA

EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA A adaptação escolar é o tempo dado às crianças para que se acostumem à nova rotina. É importante estar confiante em

Leia mais

ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017

ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017 ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017 1 A Escola funciona de 2ª (segunda-feira) a 6ª (sexta-feira), nos seguintes horários: Secretaria da Escola Manhã: das

Leia mais

INFORMATIVO 2017 GRUPO 3

INFORMATIVO 2017 GRUPO 3 INFORMATIVO 2017 GRUPO 3 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

INFORMATIVO 2018 GRUPO 4

INFORMATIVO 2018 GRUPO 4 INFORMATIVO 2018 GRUPO 4 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Em 2006, a Escola Alemã Corcovado iniciou o processo de construção do Currículo por Competências. A Educação Infantil acompanha este processo através da reelaboração

Leia mais

INFORMATIVO 2018 GRUPO 3

INFORMATIVO 2018 GRUPO 3 INFORMATIVO 2018 GRUPO 3 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

INFORMATIVO 2017 GRUPO 4

INFORMATIVO 2017 GRUPO 4 INFORMATIVO 2017 GRUPO 4 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo.

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Santa Maria Eufrásia LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM II (Grupo 5): LUZ DO SABER 5 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO

Leia mais

LIVROS DIDÁTICOS DO MATERNAL (grupo 3): LUZ DO SABER 3 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO

LIVROS DIDÁTICOS DO MATERNAL (grupo 3): LUZ DO SABER 3 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO LIVROS DIDÁTICOS DO MATERNAL (grupo 3): LUZ DO SABER 3 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO LUZ DO SABER 3 ANOS - MATEMÁTICA Editora: LUZ DO SABER Autor(es):

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO

PLANO DE EXECUÇÃO LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM I (grupo 4) LUZ DO SABER 4 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO LUZ DO SABER 4 ANOS - MATEMÁTICA Editora: LUZ DO SABER Autor(es):

Leia mais

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo.

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Santa Maria Eufrásia LIVROS DIDÁTICOS DO MATERNAL (grupo 3): LUZ DO SABER 3 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo.

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Santa Maria Eufrásia LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM I (grupo 4) LUZ DO SABER 4 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

INFANTIL I 9/02/2012

INFANTIL I 9/02/2012 INFANTIL I 9/02/2012 Roda Inicial Momento de troca de informações, novidades, calendário, rotina, ajudantes... Roda final Leitura de história e avaliação do dia. Bosque e Parque Acontecem todos os dias,

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

Educação Infantil Orientações Gerais 2018

Educação Infantil Orientações Gerais 2018 Não devemos nos iludir: a mansidão, a afabilidade e a doçura são as virtudes que conquistam o mundo Educação Infantil Orientações Gerais 2018 Pedro Poveda A Educação Infantil funciona no turno da tarde.

Leia mais

Organizar todas as atividades e os comunicados enviados para as famílias durante o ano letivo.

Organizar todas as atividades e os comunicados enviados para as famílias durante o ano letivo. LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM II (Grupo 5): LUZ DO SABER 5 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO LUZ DO SABER 5 ANOS - MATEMÁTICA Editora: LUZ DO SABER Autor(es):

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

Guia de Orientações para alunos Período Integral: +Cultural e Come Together. Unidade madalena

Guia de Orientações para alunos Período Integral: +Cultural e Come Together. Unidade madalena Guia de Orientações para alunos 2019 Período Integral: +Cultural e Come Together Unidade madalena Sejam bem-vindos ao Oswald Integral! Caras famílias, Este documento contém orientações importantes para

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 02/02/ Apresentação da professora. 2-Identificar todo material do aluno:

REUNIÃO DE PAIS 02/02/ Apresentação da professora. 2-Identificar todo material do aluno: REUNIÃO DE PAIS 02/02/2013 1- Apresentação da professora 2-Identificar todo material do aluno: Encapar e identificar com o nome do aluno o material que deverá trazer diariamente. Marcar data de entrega

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno. 05/02/19 EFI 2 Ano Circular da Orientação Início do 2º Ano 2019 Comunicação > Circulares Aos pais dos alunos de 2º, Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos,

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Planejamento Anual Maternal I

Planejamento Anual Maternal I Planejamento Anual Maternal I ÁREAS DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Coordenação Motora Ampla. Coordenação Motora Fina. Discriminação Auditiva e Visual. Expressão Oral (histórias, contos, músicas,

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

INFORMATIVO 2018 GRUPO

INFORMATIVO 2018 GRUPO INFORMATIVO 2018 GRUPO 5 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

educação infantil e 1º ano

educação infantil e 1º ano educação infantil e 1º ano A fase da infância é, para nós, tão especial quanto qualquer outra no desenvolvimento de um ser humano. Compreende suas próprias aprendizagens e desafios e não é encarada apenas

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Informativo Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental

Informativo Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental 1- Agenda Escolar (adquirida na Escola) Informativo 2019 - Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental É vendida na secretaria a agenda escolar exclusiva do Colégio. Os responsáveis

Leia mais

GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE

GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE No turno matutino, os portões são abertos às 7h10 e fechados às 7h30. No turno vespertino, os portões são abertos às

Leia mais

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Tema CSJ Tema Ed. Infantil Projeto Professora Coordenadora Turma Concepção PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Fraternidade e Superação da Violência Declaração dos Direitos da Criança -

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

1.1. Creche Objectivos gerais

1.1. Creche Objectivos gerais 1.1. Creche 1.1.1. Objectivos gerais Os processos de ensino e aprendizagem deverão contribuir nesta primeira etapa da Educação para a Infância, para que as crianças alcancem os seguintes objectivos: -

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar SETEMBRO A minha escola Conhecer os diferentes espaços da Instituição, regras da e da escola; Adquirir hábitos de atenção, observação

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno. 23/02/18 EFI 5º Ano Circular da Orientação Início de 5º 2018 Comunicação > Circulares Aos pais dos alunos de 5º, Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos,

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS GRUDA AMIGO MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS EDUCAÇÃO INFANTIL NESSA FASE DE DESCOBERTAS, ALÉM DE APRENDER, SEU FILHO PRECISA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS COMO A COGNIÇÃO, A AUTONOMIA, AS HABILIDADES

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS 4º e 5º ANOS 2018

PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS 4º e 5º ANOS 2018 PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS 4º e 5º ANOS 2018 COLÉGIO SÃO DOMINGOS ARAXÁ 2018: O COLÉGIO COMPLETA 90 ANOS ESTUDAR NO CSD É UMA GRANDE FESTA! Os valores dominicanos: verdade, justiça e solidariedade - O material

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE ATIVIDADES SALA 1 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE ATIVIDADES SALA 1 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS SOCIO-AFETIVO PSICO-MOTOR Estabelecer uma relação afetiva com base no seu desenvolvimento global; Favorecer a compreensão da sua relação com os outros;

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019

Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019 Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019 Educação Infantil (Maternal I e II, Jardim I e II), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (2º e 3º anos/ Cursinho). DATAS DE INÍCIO

Leia mais

NORMAS E REGIMENTOS Giroflê Giroflá Educação Infantil

NORMAS E REGIMENTOS Giroflê Giroflá Educação Infantil NORMAS E REGIMENTOS Giroflê Giroflá Educação Infantil Expediente Giroflê e Giroflá Educação Infantil Rua Southey, 24/46 - CEP 04276-080 - Ipiranga - São Paulo Fone: (11) 5063-2049 / 5061-1905 - www.giroflegirofla.com.br

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS GRUDA AMIGO MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS EDUCAÇÃO INFANTIL CONHEÇA A NOSSA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL PROPOSTA PEDAGÓGICA E DIFERENCIAIS DO COLÉGIO POSITIVO Com tecnologias e métodos

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

Educando para a vida. INSTRUÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA OS PAIS E RESPONSÁVEIS

Educando para a vida. INSTRUÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA OS PAIS E RESPONSÁVEIS Educando para a vida. INSTRUÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA OS PAIS E RESPONSÁVEIS Proposta pedagógica A Educação Infantil favorece o processo de socialização e o acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 1. Crescer a brincar ANO ESCOLAR 2016/2017

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 1. Crescer a brincar ANO ESCOLAR 2016/2017 Crescer a brincar Educadora de Infância: Daniela Caiado Auxiliares de Ação Educativa: Fátima Soares e Marlene Esteves ANO ESCOLAR 2016/2017 Página 1 de 5 Áreas Objetivos Estratégias Recursos Humanos e

Leia mais

Partir á descoberta!

Partir á descoberta! Partir á descoberta! TEMA:Partir á descoberta! EDUCADORA DE INFÂNCIA: Deolinda Alves AUXILIARES DE AÇÃO EDUCATIVA: Paula Santos e Ondina Gomes ANO ESCOLAR 2018/2019 Página 1 de 7 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS

Leia mais

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno. 06/02/19 EFI 4 Ano Circular da Orientação Início 4º Ano 2019 Comunicação > Circulares Aos pais dos alunos de 4º, Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos,

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA A visão de educação da Escola Sonho de Criança é de concepção humanista, já que valoriza o ser humano no desenvolvimento das suas potencialidades. Acreditamos

Leia mais

INTEGRAL: ENSINO FUNDAMENTAL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE

INTEGRAL: ENSINO FUNDAMENTAL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE INTEGRAL: ENSINO FUNDAMENTAL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE Atendendo à demanda crescente das famílias que buscam alternativas para organizar melhor sua rotina, oferecemos, como opção educativa, o período

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

INTEGRAL: EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE

INTEGRAL: EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE INTEGRAL: EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 PERÍODO: MANHÃ OU TARDE Atendendo à demanda crescente das famílias que buscam alternativas para organizar melhor sua rotina, oferecemos, como opção educativa, o período

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil 2019 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@absabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@absabin.com.br

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: FASE 4 A NOME DO PROJETO: Aprendendo com a literatura de Tatiana Belinky PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: Nesta faixa etária, as crianças

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em

Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em 24.11.17 Material *itens da lista anexa Quantidade Data de utilização Unidade

Leia mais

- Será cobrada uma taxa do aluno que exceder o horário de saída. (Tolerância de 10 a 15 minutos)

- Será cobrada uma taxa do aluno que exceder o horário de saída. (Tolerância de 10 a 15 minutos) INÍCIO DO ANO LETIVO: 06/02/2017 HORÁRIOS DE AULAS - MATUTINO Ensino Fundamental - Início das aulas 7h/ saída: 11h20 min - MATUTINO Educação Infantil - Início das aulas 7h/ saída: 11:00 horas - VESPERTINO

Leia mais

MANUAL. Capture o Manual

MANUAL. Capture o Manual MANUAL Educação Infantil Capture o Manual Nossa Proposta A Educação Infantil tem como meta ampliar o universo cultural da criança por meio de ações que lhe permitam descobrir o mundo, conhecer-se, aprender

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil...

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... CAMPOS DE JÚLIO

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno. 23/02/18 EFI 3º Ano Circular da Orientação Início de 3º 2018 Comunicação > Circulares Aos pais dos alunos de 3º, Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos,

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Professora Turma Coordenadora Tema CSJ Tema Ed. Infantil Projeto Concepção PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Denise Groszewica Maternal III vespertino Grupo Coração Nicole Vieira da Rosa

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais