MANUAL SIGISS MÓDULO CONTRIBUINTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL SIGISS MÓDULO CONTRIBUINTE"

Transcrição

1 MANUAL SIGISS MÓDULO CONTRIBUINTE

2 Índice Página Início/Login Cadastro Atalho para envio de para a prefeitura Dados Cadastrais Alterar Senha Importação Contribuintes Não Cadastrados / Vincular Cooperados Mensagens / Movimento Serviços Prestados Escrituração Fiscal via digitação a Escrituração Fiscal via importação de arquivo a Encerramento Serviços Prestados a Dedução Base Cooperados/Cooperativas de Saúde Escrituração/encerramento - Lançamento Substitutivo Prestados a Boletos - Serviços Prestados a Livro Fiscal - Serviços Prestados a Escrituração Serviços Prestados Concessionárias de Pedágios a Ferramentas NFe - Serviços Prestados Serviços Tomados Escrituração Fiscal via digitação Validação NFe Recebida Escrituração Fiscal via importação de arquivo / Encerramento Serviços Tomados a Boletos - Serviços Prestados / Recibo de retenção Serviço Tomados a Livro Fiscal - Serviços Tomados Ferramentas NFe - Serviços Tomados AIDF & NF a NF-e a NFe de serviços prestados à Construção Civil a NFe para tomadores do Polo Naval ou Estaleiro CND / Vínculo junto a um Contabilista / Relatórios Escriturações em aberto Prestados e tomados Recibo de Retenções Conta Corrente / Histórico de NF-e

3 Para este manual de acesso em modo contribuinte, estaremos utilizando o sistema localizando no seguinte endereço: Que deverá ser utilizado em seu browser de navegação na internet. Com o portal do sistema aberto na tela do browser, damos início ao login no sistema. Para efetuar o devido login ao sistema, deve-se clicar na imagem relacionada ao acesso Contribuinte Informar os dados conforme definidos pelo administrador junto à prefeitura: Inscrição Municipal(CCM), senha, bem como a devida confirmação dos caracteres CAPTCHA, definidos a cada acesso, confirmando com o botão OK.

4 Para a opção Menu Cadastro Temos as seguintes opções: Opção de atalho para entrar em contato com a Prefeitura Esta opção deve ser configurada junta ao gerenciador de utilizado, outlook, etc

5 1.2 - Dados Cadastrais - Opção para alteração dos Dados Cadastrais Basta alterar os dados necessários e <Salvar> Para a determinação do Endereço, deve informar o CEP em seguida do botão de pesquisa Alterar Senha Opção para alteração da senha de acesso ao sistema Basta informar a atual, determinar a nova, confirmar a nova e <Salvar> Importação Contribuintes Não Cadastrados Opção para cadastrar via importação de dados dos contribuintes tomadores de Serviço não Cadastrados no sistema

6 Deve ser confeccionado um arquivo com os contribuintes conforme layout definido pelo sistema e disponível para download, bastando clicar na opção Clique Aqui Clicar em Escolher arquivo, e buscar no local onde está salvo o devido arquivo dos contribuintes. Após selecionar o devido arquivo com dois cliques a tela de busca irá se fechar, bastando em seguida, clicar no botão Importar. Acaso o arquivo não tenha erro de layout, o mesmo será importado com sucesso, do contrário, o sistema irá informar os devidos erros bem como as linhas que se encontram os devidos erros.

7 1.5 - Vincular Cooperados Opção para vincular cooperados quando se tratar de Prestadores de Serviço na Área de Saúde junto a Cooperativas de Serviço Para buscar os devidos cooperados, clicar em <Vincular> A busca pode ser feito tanto por CCM(Código Contribuinte Municipal/Inscrição Municipal), quanto por CNPJ ou Nome/Razão Social Localizando o cooperado, basta clicar no <OK> para confirmar o devido vínculo.

8 1.6 - Mensagens Opção para troca de mensagens via sistema entre usuários e Prefeitura. Opção de visualização tanto para caixa de <Entrada>, quanto para caixa de mensagens <Enviadas>. Para uma nova mensagem, clicar em <Nova Mensagem> Na opção Para: Selecione o destinatário da mensagem e selecionar. Campo Assunto, definir um título para a mensagem Preencher a mensagem e clicar em <Enviar>, ou em <Cancelar> para abortar o envio da mensagem ou recomeçar o processo. Para ler uma mensagem, clicar na devida mensagem e no botão <Ler> Para responder uma mensagem, clicar na devida mensagem e no botão <Responder> Botão <Fechar> para fechar a tela de troca de mensagens.

9 2- Movimento Para a opção Menu Movimento temos: Para escolher ou alterar uma competência, clicar no botão <Alterar> Definir o mês desejado, o ano e clicar em <OK> Na parte superior temos opção para os Serviços Prestados junto do rodapé a direita a informação da última competência encerrada. 2.1 Serviços Prestados Para os Serviços Prestados temos: Opção Digitação para o lançamento dos Serviços Prestados manualmente nota a nota.

10 Para o devido lançamento de um serviço prestado deve ser informado as seguintes informações: Tipo do documento, número da nota, a série da nota, o dia da nota, valor da nota, o tipo do tomador Para o Tipo do Tomador temos as seguintes opções: PFNI - Esta sigla significa Pessoa Física Não Identificada, para quando não é obrigatório as informações do tomador do serviço; Física - Utilizado para buscar pessoas físicas pré-cadastradas anteriormente, bem como opção para cadastrar novos tomadores de serviço do tipo física; A busca pode ser feita através da Inscrição Municipal, CPF ou Nome/Razão Social. Basta preencher os dados, em seguida do botão <Pesquisar> Quando a busca não retornar um cadastro na pesquisa, abre-se uma opção para cadastrar um novo cadastro.

11 Preencher os devidos campos, para os campos obrigatórios, o mesmo vem seguido de um * Não esquecer que para o preenchimento do campo Endereço, deve antes informar o campo CEP seguido do botão da pesquisa Ao final botão <Salvar> Uma vez um novo cadastro feito com sucesso, o mesmo tomador poderá ser utilizado por todos os prestadores de serviço. Voltando para o tipo de tomador Jurídica do Município Para quando os tomadores de serviço forem empresas do município A busca pode ser feita pela Inscrição Municipal/CCM, pelo CNPJ ou Nome/Razão Social. Neste caso não é possível o cadastro de um novo prestador de serviço, pois todos os cadastros devem constar no cadastro de Alvará do município. Quando não for localizado um determinado cadastro, deve-se entrar em contato com a Prefeitura.

12 Voltando para o tipo de tomador Jurídica de Fora Para empresas de fora não cadastradas no município; Para este tipo de tomador, está disponível os mesmos campos utilizados nas opções anteriores. A última opção disponível é a Tomador Fora do País, com os mesmos campos para busca das opções anteriores. Após a escolha do devido tomador, o mesmo é fixado na tela de lançamento Na sequência, para o próximo campo, temos o código do serviço da devida nota Basta digitar o valor do código do serviço no campo código, ou efetuar a busca das atividades pré-autorizadas para o prestador em questão. Automaticamente trará a descrição da atividade bem como a alíquota da mesma. Quando se tratar de um prestador optante ao simples nacional, o sistema disponibilizará uma tabela de alíquota para ser informado a alíquota atual do cadastro em questão, que podem ser elas: Em seguida, opção do Local do Serviço, se feito fora, deve ser marcado o campo, do contrário deve manter desmarcado. Como último campo, temos o tipo de Tributação, onde o sistema determina automaticamente a tributação deste lançamento, seja tributada tomador quando a responsabilidade do imposto for de responsabilidade do tomador, ou

13 tributada prestador quando a responsabilidade do imposto for do prestador, onde tudo depende das informações lançadas anteriormente, não podendo serem definidas pelo responsável pelos lançamentos. Todos os lançamentos efetuados, ficaram armazenados no histórico informado sempre abaixo da tela de lançamentos, podendo serem alterados, modificados e excluídos. Para alterar, editar ou excluir uma nota, basta marcar a mesma conforme imagem abaixo: Para editar clicar no botão <Editar> e para excluir clicar no botão <Excluir> Escrituração de Serviço Prestado de Construção Civil Quando se tratar de serviços do código 702 ou 705, o sistema deve permitir o lançamento de descontos, através de deduções de materiais, bem como a opção de mesmo lançando os materiais, optar em não ter o devido desconto (Para os casos onde o prestador não foi responsável pela compra dos materiais), para isto basta marcar a opção <Sem desconto>

14 Para o lançamento de um ou mais materiais, basta clicar em <Adicionar Serviço> e no botão <Continuar> para voltar a escrituração da Nota, para Apagar Serviço, basta selecionar o registro e clicar em <Apagar Serviço> Escrituração de Serviço Prestado do Polo Naval/Estaleiro Quando se tratar de uma escrituração que envolve prestador e tomador do polo naval ou estaleiro, onde os mesmos devem requerer na prefeitura o devido contrato entre as partes, o sistema disponibiliza um campo para a busca deste contrato, para que o sistema permita uma redução da alíquota ou redução, determinado pelo contrato. O sistema vai verificar a vigência do contrato para determinar ou não, o benefício fiscal. Quando não houver contrato entre as partes o sistema não irá disponibilizar opção para redução ou isenção.

15 Para efetuar o lançamento de notas extraviadas, por perda ou vendas, clicar na opção superior canto direito Clicar na pesquisa para busca a AIDF a que se refere a(s) nota(s) a serem lançadas Após a busca da AIDF, preencher os dados da(s) nota(s) envolvidas

16 Os motivos podem ser os seguintes: Após o devido preenchimento, clicar no botão <Salvar>

17 2.1.2 Retornando as opções de lançamentos das notas Opção de lançamentos por envio e importação de arquivo de serviços prestados. Deve ser confeccionado um arquivo com os devidos serviços prestados, conforme layout definido pelo sistema e disponível para download, bastando clicar na opção Clique Aqui Clicar em Escolher arquivo, e buscar no local onde está salvo o devido arquivo dos serviços.

18 Após selecionar o devido arquivo com dois cliques a tela de busca irá se fechar, bastando em seguida, clicar no botão Importar. Acaso o arquivo não tenha erro de layout, o mesmo será importado com sucesso, do contrário, o sistema irá informar os devidos erros bem como as linhas que se encontram os devidos erros. Todos os lançamentos feitos ora manualmente ou via importação de arquivo estarão disponíveis na tela de digitação manual, para serem editados, alterados ou excluídos.

19 Encerramento de Serviços Prestados Para encerrar determinada competência, deve clicar na opção <Encerrar Escrituração> Quando não houver movimento para o mês escolhido o sistema usará a seguinte opção: Tela de pré-encerramento do mês Na tela acima, poderá ser conferido a quantidade de lançamentos bem como os devidos valores. Nesta tela temos algumas opções de botões de atalhos, são eles: Dedução Base Cooperados/Cooperativas de Saúde Botão <Dedução Base>: Utilizado para lançar as deduções disponíveis a serem utilizadas.

20 Esta opção somente está disponível para a dedução das notas lançadas com relação aos cooperados vinculados as cooperativas de saúde Basta selecionar as notas disponíveis, e clicar em <Salvar Dedução> Botão Histórico de Boletos: Para listar todos os boletos anteriormente gerados. Botão <Voltar> para fechar a tela e voltar ao menu anterior. Botão <Histórico>: Para listar o histórico de todos os encerramentos do mês de competência

21 As notas escrituradas podem ser alteradas completamente, bem como excluídas até que seja encerrado o devido mês, após o encerramento, somente é possível usando na forma de lançamento substitutivo. Botão <Encerrar Mês>: Para definitivamente encerrar o devido mês. Uma vez o mês encerrado o botão <Encerrar Mês> passa a ter uma nova função: <Certificado> Utilizado para emitir o devido Certificado de Encerramento, conforme a próxima imagem:

22 Após o encerramento ainda é possível efetuar ajustes, mas todas as alterações entrarão na forma de Lançamento Substitutivo conforme demonstração a seguir: 2.1.5

23 Basta efetuar os devidos lançamentos da mesma maneira como é feito no modo anterior, em seguida do devido encerramento O menu para o encerramento irá mudar de descrição conforme imagem acima Podemos observar o aumento no faturamento escriturado no mês.

24 Como pode-se observar, temos lançamentos no modo normal e no modo substitutivo, bem como a geração dos boletos complementares deduzidos dos boletos avulsos, conforme o cálculo automático dos impostos.

25 2.1.6 Boletos Serviços Prestados Opção para e impressão de boletos gerados automaticamente conforme escrituração feita, bem como para a emissão de boletos avulsos. Ao encerrar um mês com movimento bem como débitos a serem pagos, o sistema automaticamente gera um boleto referente a estes débitos, acaso seja emitido algum boleto avulso antes a este encerramento o sistema faz a devida compensação, gerando um boleto somente dá diferença ao boleto avulso gerado. Os boletos gerados estão disponíveis no histórico de boletos Avulso, seja um boleto automático ou avulso. Basta definir o valor do boleto avulso, preencher a observação e clicar em <Gerar Boleto> No histórico de boletos, podemos observar no histórico na ordem de geração que primeiramente foi gerado um boleto avulso, em seguida de um boleto automático no primeiro encerramento, e finalizando com um terceiro boleto complementar referente ao encerramento substitutivo. Para geração de uma 2ª Via de um Boleto, basta escolher o boleto já existente no histórico e clicar em <2ªVia Boleto>

26 O sistema automaticamente irá pedir uma confirmação para cancelar o boleto escolhido mesmo estando dentro do vencimento, para a geração de um novo boleto com uma nova data de vencimento, escolhida no momento da emissão, com os devidos cálculos dos acréscimos se for o caso Livro Fiscal Serviços Prestados Livro Fiscal: Para a devida emissão do livro fiscal, seja mensal ou anual, com opções para arquivo PDF ou Excel Na opção mensal em PDF, o sistema visualiza um demonstrativo somente dos lançamentos referentes ao mês em questão

27 Para a opção Anual, o sistema demonstra todo o exercício em questão. Ao escolher a opção em Excel, o sistema efetua um download do arquivo em questão.

28 Escrituração de Serviços Prestados de Empresas Concessionárias de Pedágios Menu Movimento Após escolher a competência desejada O sistema tem uma opção de escrituração Fiscal no modo Especial Nesta tela, o sistema exige a escolha da Praça do pedágio, a quantidade de veículo, o dia, e a categoria do veículo, que é definida conforme os tipos possíveis existentes (vide exemplo tabela abaixo), onde o valor do pedágio cobrado é determinado automaticamente. A taxa de conversão é definida conforme a proporção a qual o município local tem de direito sobre o valor do pedágio cobrado.

29 A alíquota é definida a partir do serviço vinculado no cadastro do contribuinte., sendo assim o sistema previamente informa o valor do faturamento bem como o valor do ISS a ser lançado. Ao final do lançamento clicar no botão <Salvar> para registrar o lançamento. Após os devidos lançamentos, ainda é possível editar ou excluir os lançamentos efetuados. Para uma melhor visualização dos lançamentos é possível a geração do livro fiscal do Pedágio. Nas opções Mensal ou Anual

30 Após o devido encerramento do mês, o sistema irá gerar automaticamente o boleto referente aos impostos devidos. Ainda assim o sistema permite a escrituração retificadora, em modo substitutivo, gerando possíveis boletos complementares caso necessário. Basta efetuar os devidos lançamentos e encerrar novamente o mês Ferramentas NF-e Ferramentas NF-e: Para exportar as notas eletrônicas emitidas no mês, com opção para exportação em arquivo TXT ou XML.

31 2.2 - Serviços Tomados Para os Serviços Tomados temos: Para a digitação manual de serviços tomados, utiliza-se a mesma lógica, das escrituração dos serviços prestados, bem como a definição do tipo do documento, seja talão, DANFOM ou NF-e, todos os dados de identificação do documento escriturado bem como os dados do prestador do serviço escriturado. O sistema irá manter todo o histórico para a devida edição ou exclusão caso necessário, novamente utilizando a mesma lógica já utilizada nos serviços prestados, bastando marcar o lançamento em questão e optar entre os botões <Editar> ou <Excluir>

32 Nesta tela de escrituração Serviços Tomados, temos uma opção para consulta dos Optantes ao Simples Nacional, ao clicar no botão referido, o sistema irá direcionar para o site de consulta da Receita Federal.

33 Validação de Nfe recebidas Todas as NFe emitidas para serem validadas como tomador dos serviços destas Nfe estarão na tela acima, onde devem serem validadas ou não, uma Nfe validada onde a mesma tenha a tributação para o tomador, é um aceite de que concorda em assumir o devido imposto, por isso aconselha-se sempre a imprimir as notas antes de validar Escrituração Fiscal via importação de arquivo de serviços tomados.

34 Deve ser confeccionado um arquivo com os devidos serviços tomados, conforme layout definido pelo sistema e disponível para download, bastando clicar na opção Clique Aqui Clicar em Escolher arquivo, e buscar no local onde está salvo o devido arquivo dos serviços. Após selecionar o devido arquivo com dois cliques a tela de busca irá se fechar, bastando em seguida, clicar no botão Importar. Acaso o arquivo não tenha erro de layout, o mesmo será importado com sucesso, do contrário, o sistema irá informar os devidos erros bem como as linhas que se encontram os devidos erros. Todos os lançamentos feitos ora manualmente ou via validação de NF-e estarão disponíveis na tela de digitação manual, para serem editados, alterados ou excluídos Encerramento Serviços Tomados

35 Utilizando a mesma lógica do encerramento dos serviços prestados, pode-se conferir o faturamento, os valores do iss, os valores dos boletos, o histórico de boletos, bem como voltar a tela de escrituração ou se tudo correto, encerrar o devido mês

36 O sistema usa a mesma lógica dos serviços prestados para os Lançamentos Substitutivos, que são feitos após o devido encerramento Boletos Serviços Tomados Continuando a utilizar a mesma lógica dos Serviços Prestados, o sistema gera automaticamente um boleto referente ao imposto devido, acaso o mesmo seja devido pelo tomador, compensando os valores dos boletos avulsos emitidos antecipadamente ao encerramento do devido mês.

37 Recibo de Retenção Todos os serviços tomados, que o imposto cabe ao tomador recolher, o prestador tem o direito de cobrar um recibo de retenção, como prova que o devido imposto ficou retido. Ao clicar na opção <Gerar Recibo>, o sistema irá visualizar todas as notas onde o imposto foi retido

38 É necessário clicar em <Localizar Prestador> para localizar o Prestador das devidas notas Com base nos dados constantes na própria nota, é possível localizá-lo

39 Clicar em <Ok> para confirmar a seleção do contribuinte O sistema irá retornar todas as notas que ainda não foram geradas o devido recibo de retenção Basta marcar a nota escolhida e clicar em <Gerar Recibo> Para imprimir os recibos, basta clicar em <Histórico Recibos>

40 Selecionar o devido recibo e clicar em <Imprimir>

41 Livro Fiscal Serviço Tomados Livro Fiscal: Para a devida emissão do livro fiscal, seja mensal ou anual, com opções para arquivo PDF ou Excel Na opção mensal em PDF, o sistema visualiza um demonstrativo somente dos lançamentos referentes ao mês em questão Após o devido encerramento, todos os lançamentos posteriores, entrarão como lançamentos substitutivos, exatamente como no livro dos serviços prestados, gerando boletos complementares se necessário, onde os mesmos estarão disponíveis no livro

42 Esta opção serve somente para notas eletrônicas Com base nos filtros existentes, pode-se localizar as devidas NF-e, selecionar as desejadas e clicar no botão <Exportar XML>, onde o sistema irá exportar um arquivo XML com as devidas notas escolhidas. MENU MOVIMENTO CONCLUÍDO 3 AIDF & NF

43 Existem dois tipos de pedidos para AIDF, solicitações para emissão de notas convencionais, e de emissão de NF-e. Logo acima na tela temos opções para consultar o consumo das NF s Bem como o histórico de perdas e extravios Para solicitarmos uma AIDF, começamos com o tipo: Para Prefeituras que usam talões de nota convencional temos o tipo talão, já para prefeituras onde a nota eletrônica é obrigatória é disponibilizado somente o tipo RPS (Recibo Provisório de Serviço)

44 Escolhe-se a quantidade de notas, a série, o nºde vias, informa-se o número inicial, baseado no histórico já utilizado. Exemplo: Se temos como último RPS confeccionado o número 70, o correto é informar que o próximo da sequência é o de nº 71, onde o número final o sistema determina automaticamente baseado na quantidade escolhida. Por fim, escolhe-se a gráfica e clica-se no botão <Solicitar AIDF> Nesta mesma tela pode se acompanhar a devida solicitação que poderá estar com os seguintes status: Aguardando Lib. Da Prefeitura A prefeitura irá liberar ou não a AIDF; Aguardando rec. Do Contribuinte Situação onde a gráfica já confeccionou e aguarda o recebimento do cliente; Aguardando Gráfica Situação onde é aguardado que a gráfica confeccione os documentos; Recebida OK Situação onde o contribuinte recebeu os devidos documentos. A situação final a depender do contribuinte é a Aguardando rec. Do Contribuinte que deve mesmo com posse dos devidos documentos, deve via sistema efetuar o devido recebimento, clicando no botão <Receber> Para os optantes a Nota Eletrônica temos a seguinte tela de AIDF: Nesta modalidade não se envolve gráfica alguma, por se tratar de uma nota eletrônica, onde somente é necessário a liberação por parte da prefeitura.

45 Para o tipo temos NF-e e DANFE, deve-se informar a quantidade de notas, a série, número de vias, e número inicial, também baseado no último número de nota solicitado, neste caso, a ultima sendo de nº 600, o próximo nº inicial solicitado seria o de nº 601. Em seguida um clique no botão <Solicitar AIDF> Após a liberação por parte da prefeitura o cliente deve dar o aceite clicando no botão <receber> Após a devida liberação das AIDF necessárias o contribuinte está liberado a fazer as devidas escriturações de suas notas convencionais (Explicadas anteriormente), bem como liberado para fazer a emissão de suas Notas Eletrônicas, que será vista a seguir. 4 - NF-e

46 Nesta tela de emissão da NF-e, temos inicialmente o valor de faturamento atual até o momento, o valor do ISS devido até o momento, bem como o estoque de NF s até o momento. Começamos com o tipo de tomador, são eles: Conforme já descrito anteriormente, a lógica é a mesma utilizada na escrituração de serviços prestados e tomados. Após determinado o tomador, informa-se a atividade previamente liberada pela prefeitura, do contrário, não será possível emitir uma nota utilizando tal atividade, seguida da alíquota do Simples Nacional em se tratando de um cadastro optante ao simples, para empresas não optantes ao simples, este campo não é disponibilizado. Informação se o serviço foi feito fora do município ou não, e o tipo de tributação determinada automaticamente pelo sistema, conforme legislação vigente no município. Em seguida, a data da emissão, e o valor total da nota; Descrição da atividade; Valor aproximado dos tributos; Opção Dados para substituir RPS

47 Que deve ser utilizado acaso seja emitido um RPS, onde o mesmo será substituído por esta nota. Basta informar os dados do devido RPS, Número, Série, Sub-Série e data de emissão. Opção para visualizar a NF-e após a emissão Botões auxiliares na emissão da NF-e: Histórico de Cancelamentos: Para consultar os cancelamentos de NF-e solicitados Ao clicar no devido cancelamento e no botão <Visualizar> tem-se o motivo da recusa ou liberação

48 Botão <Cadastrar Logo NFe>: Para a inserção do logotipo da empresa na NFe Basta localizar o arquivo, conforme regras estabelecidas, e clicar em <Salvar> Visualizar NF-e: Para visualizar a NF-e em modo teste para a devida conferência da mesma; Emitir NF-e: Para emitir propriamente a NF-e Histórico Emissões: Para consultar todas as NF s emitidas Bastando selecionar a NFe escolhida e clicando nos seguintes botões: <Reenviar>: Para reenviar por a NFe emitida

49 <Solicitar Cancelamento>: Para solicitar o devido cancelamento da NFe emitida após o livro estar encerrado; <Cancelar>: Para efetuar o devido cancelamento da nota antes do libre estar encerrado; <Imprimir>: Para efetuar e impressão da devida NFe

50 <Imprimir em Lote>: Para a emissão de várias NFe ao mesmo tempo; Conforme filtro executado, o sistema irá disponibilizar as notas emitidas no período para a impressão em lote das selecionadas. Para a seleção total das notas filtradas, deve-se marcar o campo contrário deve marcar uma a uma. Em seguida, clicar no botão <Imprimir> para que o sistema marque todas, do Para a geração de NFe em lote temos a opção de Envio de Arquivo em Lote, no canto superior direito da tela de emissão da NFe Deve ser confeccionado um arquivo conforme layout disponibilizado no Link Clique Aqui, e enviado através da tela a seguir:

51 Determinar a data que será escolhida para ser utilizada para a emissão da NFe, clicar em <Selecionar arquivo>, buscar no local onde está salvo o devido arquivo. Após selecionar o devido arquivo com dois cliques a tela de busca irá se fechar, bastando em seguida, clicar no botão <Importar>. Acaso o arquivo não tenha erro de layout, o mesmo será importado com sucesso, do contrário, o sistema irá informar os devidos erros bem como as linhas que se encontram os devidos erros. Todas as Nf s geradas estarão disponíveis no Histórico de Emissões.

52 4.1 - NFe de serviços prestados à Construção Civil Para o caso do uso de atividades relacionadas a construção civil, com o uso do código de serviço 702 ou 705, o sistema está preparado para aceitar descontos onde os mesmos são deduzidos da nota para o imposto seja calculado somente sobre o valor base restante. Ao clicar no botão <lançar Desconto>, o sistema disponibiliza uma área para o lançamento dos devidos materiais a serem deduzidos. Basta clicar em <Adicionar Serviço> para que uma nova linha seja disponibilizada, para pagar um lançamento, basta marcar o mesmo e clicar em <Apagar Serviço>, para encerrar os lançamentos, basta clicar em <Continuar>

53 Pode-se observar que o valor base diminuiu, conforme o lançamento dos devidos impostos. O imposto foi calculado sobre o valor base determinado e não sobre o valor da nota.

54 Existem casos, onde é necessário a descrição dos materiais, mas o custo destes materiais, não foi pago pelo prestador e emissor da nota, então o mesmo não deve deduzir o valor base da nota. Para isso, basta marcar o campo <Sem desconto> O sistema vai ignorar a lista de material inseridos na dedução da nota.

55 4.2 - NFe para tomadores do Polo Naval ou Estaleiro Após fazer o devido requerimento e aprovação junto a prefeitura de um contrato de serviço para com um tomador do Polo Naval ou Estaleiro, algumas funcionalidades são disponibilizadas na emissão da NFe. MENU NFe Ao buscar um tomador onde exista um contrato cadastrado referente ao Polo Naval ou Estaleiro, o sistema vai disponibilizar uma busca de contrato E esta busca do contrato vai depender da data de emissão da NFe, ou seja, vai localizar somente os contratos vigentes dentro do período utilizada na data da emissão. Basta selecionar o contrato em questão, seja o contrato por redução, isenção, ou até mesmo contrato do tipo OUTRO, ocasião que não será gerado benefício fiscal. Após definir o contrato, basta concluir o preenchimento dos dados e emitir a NFe.

56 5 - CND Solicitação de Certidão Negativa de Débito Esta tela, visa solicitar as devidas certidões negativas, bem como acompanhar o devido andamento das já solicitadas, para sua futura impressão. Basta informar a finalidade e clicar em <Solicitar CND>, que a prefeitura vai receber a solicitação, analisar, bem como liberar ou recusar. Para a devida impressão de uma CND liberada, basta selecionar a solicitação e clicar em <Imprimir>

57 Acaso uma CND seja recusada, poderá visualizar o motivo na coluna Motivo, para tomar as devidas providências. 6 - Vínculo junto a um Contabilista

58 É possível ser efetuado via sistema o devido vinculo da empresa junto ao contabilista. Para isto basta clicar no menu vinculo. Nesta própria tela inicial é possível visualizar o histórico dos vínculos. Para criar um novo vinculo, basta clicar no botão <Vincular> e buscar o devido contador através de uma busca Em seguida, basta selecionar o devido contador e clicar em <OK> e aguardar a validação por parte do contador.

59 A solicitação do vínculo ou seu cancelamento, pode ser feito tanto por parte da empresa quanto por parte do contador, a ser validado pela parte não solicitante. 7 - Relatórios Estão disponíveis para o contribuinte os seguintes relatórios: 7.1 Relação tanto dos prestados quanto dos tomados em forma de gráficos

60 7.2 Relatório de todos os recibos de retenções gerados 7.3 Relatório com vários filtros funcionais, que lista o valor do ISS devido, boletos pagos, valores acumulados, valores anteriores, compensação, valor da dívida por período. Relação dos boletos emitidos, com vários filtros funcionais, por status, situação, tipo, prestador, tomador e período.

61 7.4 Relação das NF-e e seu devido status, com filtros por período, tipo da nota e status. FIM DO MANUAL DE CONTRIBUINTE

MANUAL DO ISS ONLINE

MANUAL DO ISS ONLINE MANUAL DO ISS ONLINE Contadores Índice 1 - Regularização Cadastral... 3 2 - Login... 5 3 - Acessos ao Sistema... 7 4 - Carteiras de Clientes...... 10 5 - Solicitações de AIDF e AIDF-e... 11 5 - Emissão

Leia mais

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS.::Perguntas Mais Frequentes::..::Help Desk::..::Download::. Licenciado para Prefeitura Municipal

Leia mais

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e Nota Eletrônica Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos estejam cadastrados (usuário e atualização

Leia mais

MANUAL DO ISS ONLINE

MANUAL DO ISS ONLINE MANUAL DO ISS ONLINE Cartórios Índice 1 - Regularização Cadastral... 3 2 - Login... 5 3 - Acessos ao Sistema... 7 4 - Solicitações de AIDF e AIDF-e... 10 5 - Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NFS-e)...

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Sistema Prestador de Serviços Sumário Considerações iniciais 4 Legendas 4 Solicitação de Acesso 5 Acesso ao sistema 8 Esqueci minha senha 9 Relatórios 10 Relatórios

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Sistema Prestador de Serviços Ultima atualização 21/10/2016 Sumário Considerações iniciais 4 Legendas 4 Solicitação de Acesso 5 Acesso ao sistema 8 Esqueci

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução. Apresentação

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução. Apresentação Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução Este manual tem como objetivo apresentar a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) que será utilizado pelos contribuintes

Leia mais

Manual de Operações. Nota Fiscal Eletrônica Serviços

Manual de Operações. Nota Fiscal Eletrônica Serviços Manual de Operações Serviços 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Utilizando o sistema... 4 2.1 Acesso e Login... 4 2.2 Validar Nota Fiscal... 6 2.3 Gerenciar Autorizações... 7 2.4 Personalizar... 8 2.5 Tomadores

Leia mais

Manual do Usuário. Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS-e. Versão: Data: 01/02/2015 Responsável: Armando Wodson

Manual do Usuário. Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS-e. Versão: Data: 01/02/2015 Responsável: Armando Wodson Manual do Usuário Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS-e Versão: 01.00 Data: 01/02/2015 Responsável: Armando Wodson Histórico de Alterações Data Versão Responsável Descrição da Alteração Último TE 01/02/2015

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Manual de Instruções. Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto 1 Neste Manual vamos entender os procedimentos necessários para a emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

Giss Offline. Versão 2.0 (12/2011)

Giss Offline. Versão 2.0 (12/2011) Giss Offline Versão 2.0 (12/2011) Versão 2.0 (12/2011) SUMÁRIO GISS OFFLINE... 2 INSTALANDO O GISS ESCRITURAÇÃO OFFLINE... 3 IDENTIFICAÇÃO NO SISTEMA... 8 MANUTENÇÃO... 9 ADICIONAR PREFEITURA... 9 CÓPIA

Leia mais

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e Aqui se dá o começo do processo de criação da nota fiscal de serviço eletrônica. Como a Prefeitura é que gera a NFS-e, o que será feito é um RPS, com todas as informações da nota, que serão enviadas à

Leia mais

Serviço de Informações Municipais Declaração Eletrônica do ISS. Manual de Operação. Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados.

Serviço de Informações Municipais Declaração Eletrônica do ISS. Manual de Operação. Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados. Manual de Operação 1 Índice de Operações 1. Apresentação...2 2. Declaração do Faturamento...3 2.1 Login Declarante...3 2.2 Seleção do Estabelecimento...4 2.3 Seleção da Competência para Declaração do Faturamento

Leia mais

Prefeitura Municipal De Morro Redondo/RS. Manual Contribuinte Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e

Prefeitura Municipal De Morro Redondo/RS. Manual Contribuinte Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e Prefeitura Municipal De Morro Redondo/RS Manual Contribuinte Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e Fly e-nota Importante: Antes de iniciar o manual cabe lembrar que em todos esses processos existe a

Leia mais

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA ITUIUTABA MINAS GERAIS 2011 Manual do Sistema de Arrecadação Tributária SIAT Online ÍNDICE 1 - SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 -

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

Prestador Versão 2.3 (03/2016)

Prestador Versão 2.3 (03/2016) Prestador Versão 2.3 (03/2016) Sumário INTRODUÇÃO... 4 APRESENTAÇÃO... 4 O QUE É GISSONLINE?... 4 FILOSOFIA DA GISSONLINE... 4 BENEFÍCIOS QUE A GISSONLINE OFERECE... 4 1º ACESSO DE EMPRESAS ESTABELECIDAS

Leia mais

ÁgiliBlue NFS-e Core: Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

ÁgiliBlue NFS-e Core: Nota Fiscal Eletrônica de Serviços ÁgiliBlue NFS-e Core: Nota Fiscal Eletrônica de Serviços SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. ÁGILIBLUE NFS-E (NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS)... 4 1.1 ENCERRAMENTO DE COMPETÊNCIA... 4 1.2 LANÇAMENTOS DE ISSQN

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA Prestadores de Serviços Tomadores de Serviços GUIA DO USUARIO FISCALIZAÇÃO DE RENDAS MUNICIPAIS 1 SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 03 2. RECURSOS DO SISTEMA 03 2.1 Tela

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SEP SISTEMA ELETRÔNICO DE PREFEITURA INDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SEP SISTEMA ELETRÔNICO DE PREFEITURA INDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO SEP SISTEMA ELETRÔNICO DE PREFEITURA INDICE 1- SEP 2- Cadastro PrestadorXContador Prestador Tomador 3- Serviços Cadastro Categorias 4- Nf-e Liberações Aidf RPS Recibo Provisório de

Leia mais

Prefeitura de Araxá sábado, 11 de setembro de 2015

Prefeitura de Araxá sábado, 11 de setembro de 2015 sábado, 11 de setembro de 2015 ÍNDICE Desbloquear PopUps SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas. Benefícios Pessoas Jurídicas. Tela Inicial anônimos Acesso Restrito Direcionado a Empresas

Leia mais

Índice O Que é ISS Digital?

Índice O Que é ISS Digital? Índice O Que é ISS Digital? 1.0 Cadastro de Empresas Contribuintes 1.1 Cadastro On-line de Prestadores 1.2 Consulta ao CEC (ConCEC) 1.3 Empresas de Fora do Município 1.4 Consulta ao CEF (ConCEF) 1.5 Tomadores:

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica INFORMAÇÕES SOBRE O LOGIN PESSOA JURÍDICA 1 ACESSO AO

Leia mais

09/11/ :24:09 Manual do Portal de Serviços

09/11/ :24:09 Manual do Portal de Serviços ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito

Leia mais

SUMÁRIO

SUMÁRIO SUMÁRIO... 3... 3... 4... 5... 5... 14... 14... 18... 21... 27... 27... 30... 31... 32... 33... 35... 36... 37... 38... 39... 43 O acrônimo NF-e significa nota fiscal eletrônica, ou seja, um documento

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Tomador Versão 2.3 (06/2016)

Tomador Versão 2.3 (06/2016) Tomador Versão 2.3 (06/2016) Sumário INTRODUÇÃO... 3 APRESENTAÇÃO... 3 O QUE É GISSONLINE?... 3 FILOSOFIA DA GISSONLINE... 3 BENEFÍCIOS QUE A GISSONLINE OFERECE... 3 1º ACESSO DE EMPRESAS ESTABELECIDAS

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

MANUAL SISTEMA NFS-e. Prefeitura

MANUAL SISTEMA NFS-e. Prefeitura MANUAL SISTEMA NFS-e Prefeitura SUMARIO Tela Inicial NFe 03 Efetuar Login 1º Acesso Caso não possua Usuário e/ou Senha 03 Efetuar Login 1º Acesso Possuindo o Usuário e Senha 04 Primeira Tela Ilustração

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

1. Selecione a linha que deseja excluir a declaração na coluna Ação, do painel Declarações. Após isso, clique sobre o botão "Excluir".

1. Selecione a linha que deseja excluir a declaração na coluna Ação, do painel Declarações. Após isso, clique sobre o botão Excluir. Declarações O que é isto? O que isto faz? Esta página tem por objetivo auxiliá-lo na localização de declarações já cadastradas, bem como na criação de novas declarações. Saiba que, uma vez localizada,

Leia mais

Boletim de Administração Pública Municipal

Boletim de Administração Pública Municipal Atualização: Junho 2005 Página: 3 SIAWeb Introdução: O SiaWeb é composto de três módulos Imobiliário, Mobiliário e Água e Esgoto. O uso do sistema pela Internet facilita e agiliza a troca de informações

Leia mais

ÍNDICE. sexta-feira, 1 de abril de 2016

ÍNDICE. sexta-feira, 1 de abril de 2016 ÍNDICE SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas. Benefícios Pessoas Jurídicas. Tela Inicial Consulta Débito de IPTU Emitir Guias de IPTU Emitir Guias Diversas Emitir Certidão Contribuinte

Leia mais

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados...

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... 1. CLIENTE 2 1.1. Cadastrar Cliente. 2 2. ESTOQUE 4 2.1. Cadastrar Produto / Serviço. 4 3. FORNECEDOR 6 3.1. Cadastrar

Leia mais

Inventario Saldo Inicial FS111

Inventario Saldo Inicial FS111 Inventario Saldo Inicial FS111 Sistema: Futura Server Caminho: Fiscal>Inventario>Inventario Saldo Inicial Referência: FS111 Versão: 2015.12.2 Como Funciona: Esta tela é utilizada para inserir o saldo e

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: Apresentação: 02 Método de Acesso ao Sistema Sig Iss: 02 Tela de Abertura: 03 Modo de Acesso: 04 Botões e Telas

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

NFS-e Manual de Utilização Do Contribuinte

NFS-e Manual de Utilização Do Contribuinte NFS-e Manual de Utilização Do Contribuinte ISSQN-Online Software que visa à otimização no controle, fiscalização e arrecadação de valores referentes ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza ISSQN,

Leia mais

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções?

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Para realizar a importação dessas informações diretamente dos lançamentos já efetuados, acesse o módulo em Arquivo > Movimento

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento

Leia mais

10.0A-13. Versão da Apostila de Novidades: 1

10.0A-13. Versão da Apostila de Novidades: 1 10.0A-13 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados.

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. MANUAL DO USUÁRIO Copyright 2000-2017 Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste manual estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Os nomes e dados fornecidos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

Manual do Usuário (Módulo Prestador) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço

Manual do Usuário (Módulo Prestador) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço Manual do Usuário (Módulo Prestador) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço P á g i n a 2 Sumário 1. EDIÇÃO DO CADASTRO... 3 2. CONFIGURAR MEU PERFIL... 5 3. ALTERAR MINHA SENHA... 6 4. NOTA FISCAL... 7 4.1

Leia mais

Portal MGS No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS.

Portal MGS  No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS. Portal MGS WWW.MGS.SRV.BR O usuário deverá acessar o Portal MGS, através do endereço WWW.MGS.SRV.BR No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS.

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO SECRETARIA DE FINANÇAS

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO SECRETARIA DE FINANÇAS MANUAL PARA O PROCESSO DE RETENÇÃO DE SERVIÇO O processo de retenção de serviço ocorre quando o tomador de serviço é o responsável pelo recolhimento do ISS. O tomador deverá escriturar a nota recebida

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

SAÚDE CONNECT FATURAMENTO ODONTOLOGIA

SAÚDE CONNECT FATURAMENTO ODONTOLOGIA SAÚDE CONNECT 3.010 FATURAMENTO ODONTOLOGIA FATURAMENTO ODONTOLOGIA... 3 1. DIGITAR GUIAS... 3 1.1 GUIA DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO... 4 1.2 CONSULTAR OU ALTERAR GUIA... 5 2. LOTE DE GUIAS... 7 2.1 ENVIAR

Leia mais

Versão 8.2C-05. Versão Final da Apostila de Novidades.

Versão 8.2C-05. Versão Final da Apostila de Novidades. Versão 8.2C-05 Versão Final da Apostila de Novidades. Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Manual do Usuário (Módulo Público) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço

Manual do Usuário (Módulo Público) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço Manual do Usuário (Módulo Público) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço P á g i n a 2 Sumário 1. CADASTROS... 3 1.1 CADASTRO PESSOA JURÍDICA... 3 1.2 CADASTRO PESSOA FÍSICA... 6 2. ACESSO AO SISTEMA... 7

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Nota Fiscal de Serviços Para emitir ou gerenciar suas Notas Fiscais de Serviços acesse o menu: Serviços > Notas Fiscais. Em seguida clique no botão 1 / 13 Dados da Nota Fiscal No campo Cliente basta iniciar

Leia mais

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21 ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright 2010-2014 Página 1 de 21 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo do Documento... 3 2. Detalhes explicativos de um pedido de inserção (PI) no sistema Pi

Leia mais

Liberação de Atualização 4.8

Liberação de Atualização 4.8 Liberação de Atualização 4.8 Cadastro de Centro de Custo Efetuada a migração do Cadastro de Centro de Custo, do Sage Finanças, para o novo layout da Plataforma Sage. Observação: por padrão do sistema,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Morro Redondo - RS. Betha Livro Eletrônico Módulo Declarante

Prefeitura Municipal de Morro Redondo - RS. Betha Livro Eletrônico Módulo Declarante / Prefeitura Municipal de Morro Redondo - RS Betha Livro Eletrônico Módulo Declarante Declaração On-line de ISS Alterações Cadastrais Emissão de Livro de ISS Integração com Nota Fiscal Eletrônica 1- Cadastrar-se

Leia mais

Versão Final da Apostila de Novidades.

Versão Final da Apostila de Novidades. Versão Final da Apostila de Novidades. Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso,

Leia mais

Manual Portal do Contribuinte (NFS-e) 2016 Versão

Manual Portal do Contribuinte (NFS-e) 2016 Versão Este documento apresenta os procedimentos para emissão da NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) visando maiores benefícios ao contribuinte, padronizando e melhorando a qualidade das informações, minimizando

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e Considera-se Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura do Município de São Paulo,

Leia mais

Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza eletrônico MÓDULO TUTORIAL USUÁRIO/PRESTADOR

Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza eletrônico MÓDULO TUTORIAL USUÁRIO/PRESTADOR ISSQN-e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza eletrônico MÓDULO TUTORIAL USUÁRIO/PRESTADOR Seja bem-vindo(a) ao Software ISSQN-e que a TRIBUTUS disponibiliza para Prefeituras brasileiras. Este Manual/Tutorial

Leia mais

Sumário Introdução Solicitação de Acesso Efetuar Login Esqueci a senha Alterar dados Cadastrais Alterar senha Criação de Usuários do Fornecedor

Sumário Introdução Solicitação de Acesso Efetuar Login Esqueci a senha Alterar dados Cadastrais Alterar senha Criação de Usuários do Fornecedor MANUAL DO USUÁRIO 1 Sumário Introdução 3 Solicitação de Acesso 3 Efetuar Login 9 Esqueci a senha 10 Alterar dados Cadastrais 10 Alterar senha 11 Criação de Usuários do Fornecedor 12 Termo de Responsabilidade

Leia mais

www.govdigital.com.br Conceito da NFS-e A NFS-e é um documento de existência exclusivamente digital, que servirá para registrar as operações de prestação de serviços sujeitos ao Imposto Sobre Serviço de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11

MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11 MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11 1 Objetivo Solicitando acesso ao e-mídia Acessando o e-mídia Primeiro acesso ao e-mídia Acessando outra agência do Grupo Acessando os Recursos do e-mídia Geração de relatório

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Ferreira

Prefeitura Municipal de Porto Ferreira Guia de Preenchimento ISS WEB - 1 - Prefeitura Municipal de Porto Ferreira Tomadores de Serviços Movimento Econômico Guia do Usuário Guia de Preenchimento ISS WEB - 2 - Sumário Pág. 1. INTRODUÇÃO... 03

Leia mais

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços (01/09/2016) 1 2 Introdução Envio de Documentos Fiscais Objetivo O envio de documentos fiscais de serviços, através do Service Center,

Leia mais

MUNICÍPIO DE TOLEDO Estado do Paraná

MUNICÍPIO DE TOLEDO Estado do Paraná MANUAL DO SISTEMA DE NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e Considerações iniciais A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) da Equiplano foi desenvolvida seguindo as instruções, modelo conceitual

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 22 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor MT-43-4-00004-0 Última Atualização 27/10/2017 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Enviar Documento Fiscal Eletrônico IV. Enviar Documento Fiscal Não Eletrônico

Leia mais

Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota

Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota 1. Como emitir Notas Fiscais no Fly e-nota Para emissão de NFS-e, é necessário que o prestador esteja devidamente autorizado a realizar este processo. Após acessar o módulo

Leia mais

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e. Manual do Usuário Contribuinte

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e. Manual do Usuário Contribuinte Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e Manual do Usuário Contribuinte CIGA 07/04/2015 2 1. Conteúdo 1. Conteúdo... 2 Índice de Ilustrações... 3 Objetivos deste documento... 3 Controle de Versões... 3

Leia mais

Geração Notas Fiscais Eletrônicas de Locação Cidade de Porto Alegre - Sami ERP ++

Geração Notas Fiscais Eletrônicas de Locação Cidade de Porto Alegre - Sami ERP ++ Geração Notas Fiscais Eletrônicas de Locação Cidade de Porto Alegre - Sami ERP ++ Antes de iniciar a geração dos arquivos de RPS, certifique-se de que já foram efetuados os procedimentos para geração de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial?

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? O que é preciso cadastrar para emitir uma Nota Fiscal? Para que você consiga fazer a emissão da sua nota corretamente é necessário alguns cadastros

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

MANUAL DE CADASTRAMENTO NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA

MANUAL DE CADASTRAMENTO NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE ARCOVERDE SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS DIRETORIA E RENDAS E TRIBUTOS - DIRT MANUAL DE CADASTRAMENTO NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA 1. CONCEITO DE NOTA

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP.

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP. ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP. 1º passo: cadastrar no sistema ISS online, que deve ser feito através do link: www.lins.sp.gov.br,

Leia mais

Como Gerar Nota Referenciada? - FS105

Como Gerar Nota Referenciada? - FS105 Como Gerar Nota Referenciada? - FS105 Sistema: Futura Server Caminho: Fiscal > NF-e Eventos > Geração de Nota Referenciada. Referência: FS105 Versão: 2016.08.29 Como Funciona: Esta tela é utilizada para

Leia mais

Manual. Declaração Mensal dos Serviços Contratados. Módulo Obras

Manual. Declaração Mensal dos Serviços Contratados. Módulo Obras Manual Declaração Mensal dos Serviços Contratados Módulo Obras Para um bom funcionamento do sistema devem ser seguidas as seguintes parametrizações: - Utilizar como navegador o Internet Explorer; - Desabilitar

Leia mais

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) Sumário 1. O que é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)? 2. Acesso ao sistema 3. Configurações iniciais 4. Emissão de NFS-e 5. Gerenciamento de NFS-e 6.

Leia mais

BASCODE CLOUD BUSINESS APPLICATIONS

BASCODE CLOUD BUSINESS APPLICATIONS CLOUD BUSINESS APPLICATIONS Sistema de Gestão Empresarial Emissão Notas Fiscais Eletrônicas (Fornecedor/Consumidor) Controle de Estoque Emissão de Pedidos / Serviços Fluxo de Caixa / A Pagar e A Receber

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2014. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Campo observação no cadastro de unidade A nova versão do Condomínio21 disponibiliza recurso

Leia mais

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.3A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Capão da Canoa

Prefeitura Municipal de Capão da Canoa Prefeitura Municipal de Capão da Canoa Betha Livro Eletrônico Módulo Declarante Declaração On-line de ISS Solicitações de AIDF Solicitações de Alterações Cadastrais Emissão de Livro de ISS Integração com

Leia mais

Importar e Receber NF-e

Importar e Receber NF-e Importar e Receber NF-e Procedimentos prévios para importar: 1. Caso ainda não tenha sido criada, criar na área de trabalho o atalho para a pasta RECEBER. Para isso vá no SGL e clique no menu CADASTRO

Leia mais

NFS-e. L i m b e r S o f t w a r e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO. Limber Software

NFS-e. L i m b e r S o f t w a r e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO. Limber Software NFS-e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO L i m b e r S o f t w a r e SUMÁRIO 1. CONCEITOS BÁSICOS... 4 1.1. NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA - NFS-e... 4 1.2. RECIBO PROVISÓRIO DE SERVIÇOS

Leia mais