FLUXO DE COMPRAS. Sumário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FLUXO DE COMPRAS. Sumário"

Transcrição

1 1 de 7 FLUXO DE COMPRAS Sumário FLUXO DE COMPRAS Introdução Objetivo Conceitos Cadastros Cadastro de Etapas (1592) Cadastro de Fluxo (1591) Responsável Alçada (valores) Fluxo de compras Solicitação (1595) Aprovação (1603) Cotação (1601) Pedido de Compra (1602) Acompanhamento (1600) Relação de aprovações e rejeições (1699) Conclusão... 6

2 2 de 7 1. Introdução O processo de compras é uma das atividades que causa maior impacto do ponto de vista estratégico no resultado final de uma empresa. Para garantir que este processo seja analisado por todas as pessoas envolvidas, foi desenvolvido o conceito de fluxo de compras no sistema de Gestão Solution. O Fluxo de Compras possibilita que a análise de compras passe por diversas etapas, as quais podem variar de acordo com a finalidade da compra e das pessoas autorizadas para realizar/aprovar cada etapa. O novo processo possibilitará o cadastro de fluxos de compras diferenciados por empresa, filial e finalidade da compra, definindo quais serão as etapas que o fluxo deve passar, e quais usuários são responsáveis por cada etapa. Nesta definição de responsáveis, ainda será possível configurar os valores mínimos e máximos da alçada de cada responsável. 2. Objetivo O processo de Fluxo de compras desenvolvido tem por objetivo permitir o cadastro do fluxo a ser seguido por uma solicitação de compra até a sua finalização. Estes fluxos poderão ser diferenciados de acordo com a finalidade da sua solicitação. A determinação do fluxo a ser seguido em cada situação permite o melhor gerenciamento e análise das solicitações realizadas, aprovadas e desaprovadas, bem como, melhor controle sobre quais departamentos/funcionários analisaram a solicitação em questão. 3. Conceitos Etapa - As etapas são as fases do processo de compra. Poderão ser atreladas a funcionários específicos que serão responsáveis por executá-la. Fluxo - É o conjunto de etapas e a sequencia que o processo irá percorrer até que a compra esteja de fato concluída. 4. Cadastros 4.1. Cadastro de Etapas (1592) Módulo Compras => Cadastrar => Etapa do fluxo de compras (1592).

3 3 de 7 Através da rotina devem ser cadastradas as etapas que serão utilizadas no momento de criar os fluxos de compras. Ao cadastrar uma etapa deverá ser definido o tipo desta, o qual poderá ser Solicitação, Aprovação, Cotação ou Pedido de Compras. O sistema permitirá que seja cadastrada mais de uma etapa com o mesmo tipo, pois no caso da aprovação, por exemplo, será necessário cadastrar mais de uma etapa de acordo com o tipo da aprovação e quem aprova Cadastro de Fluxo (1591) Módulo Compras => Cadastrar => Fluxos de compra (1591) Através da rotina devem ser cadastrados os fluxos de compras de acordo com sua finalidade, definindo quais as etapas que este deve seguir e quem pode realizar cada uma delas. As finalidades definidas no fluxo são padrões do sistema e não poderão sofrer modificações por parte do usuário. Será possível somente o cadastro de um fluxo por empresa, filial e finalidade. As etapas que o fluxo deve seguir deverão ser cadastradas através do botão Etapas. Em cada etapa será necessário informar um ou mais responsáveis por esta. No cadastro de etapas será definida uma ordem, e esta deverá ser respeitada para que seja possível realizar a próxima etapa definida no fluxo. O fluxo de compras poderá seguir, por exemplo, as seguintes etapas: 4.3. Responsável Ao realizar o vinculo das etapas ao fluxo, poderá ser definido um responsável pela execução da respectiva etapa. A definição do responsável poderá ser feita tanto através da seleção de uma categoria de usuário (função) quanto através do detalhamento de um usuário específico. Se o responsável definido for uma categoria de usuário, o sistema irá verificar a função definida no cadastro do mesmo. Sempre que um usuário possuir informada em seu cadastro a categoria que foi vinculada à etapa do fluxo, ele terá permissão para fazer a confirmação ou recusa da etapa. Para fazer o cadastro deste responsável, deve-se acessar o Módulo compras => Cadastrar => Fluxo de compras => Cadastro de fluxo Etapas (1592).

4 4 de 7 Havendo a necessidade de cadastrar diretamente um ou mais responsáveis pela execução de uma etapa, esta parametrização poderá acontecer cadastrando o(s) funcionário(s) responsável (eis) através do Módulo Compras => Cadastrar => Fluxo de Compras => Cadastro de fluxo Etapas Responsáveis (1594) Alçada (valores) Módulo compras => Cadastrar => Fluxos de Compras Etapas (1592) Ao vincular uma etapa ao fluxo de compras é possível definir um limite mínimo e máximo de valor para a mesma. Também deve-se configurar no cadastro funcionário vinculado à etapa (1594). Caso a etapa seja de um valor superior ao que o usuário tem permissão de liberação o sistema irá informar e não deixará dar continuidade. 5. Fluxo de compras Tendo parametrizado corretamente o processo de compra, o fluxo deverá seguir as etapas na ordem como foram configuradas. 5.1 Solicitação (1595) Módulo Compras => Principal => Fluxo de compras => Solicitação (1595) O processo do Fluxo de Compras sempre será iniciado através da solicitação de compra, o usuário autorizado para realizar tal etapa deverá efetuar a abertura da mesma. Ao abrir a solicitação, poderá ser informada uma descrição e a prioridade com que a mesma deve ser analisada. Além disso, é possível inserir observações a respeito da solicitação. Após confirmar a criação da solicitação, irá abrir a tela relacionada aos itens para efetuar a alocação dos produtos. Apenas itens já cadastrados no estoque poderão ser informados em uma solicitação de compra. Ao cadastrar os itens da solicitação, o solicitante poderá definir uma data de necessidade para que o aprovador a leve em conta no momento da análise. Uma vez finalizada a alocação dos itens, é possível selecionar a opção Solicitar, para que a solicitação seja encaminhada para aprovação dos responsáveis.

5 5 de 7 Lembrando que apenas o funcionário que criou a solicitação pode solicitá-la. Caso outro funcionário tente, o sistema irá informar que o usuário não possui permissão para solicitar a solicitação de outro usuário. 5.2 Aprovação (1603) Módulo Compras => Principal => Fluxo de compras => Aprovação (1603) A etapa de aprovação poderá aparecer no fluxo após as etapas de Solicitação e Cotação. A definição de quantas aprovações cada etapa terá (bem como seus critérios de distribuição) pode variar de empresa para empresa. Aprovar: Efetua a aprovação da etapa. Desaprovar: Efetua a desaprovação da etapa e cancelamento do fluxo. Irá abrir uma tela para que seja informado o motivo da desaprovação, que pode ser visto na rotina Rejeitar Cotação: Possibilita rejeitar a cotação realizada, de modo que, o sistema reabra a cotação gerada através da solicitação e permita a alteração e nova finalização desta. Aprovação parcial: Para aprovação parcial deve-se clicar na informação em azul da etapa. Podendo digitar no campo quantidade aprovada uma quantidade diferente da cotada nos casos em que não for fluxo de venda garantida. 5.3 Cotação (1601) Módulo Compras => Principal => Fluxo de compras => Cotação (1601) Após ter a solicitação aprovada, a próxima etapa do fluxo é a análise da cotação, que possibilita efetuar um comparativo de preços entre fornecedores, proporcionando maior eficiência nas tomadas de decisões de compras. Ao acessar a rotina e aprovar uma cotação, será aberta a tela para seleção dos fornecedores para os quais será feita a pesquisa de preços da lista de produtos que devem ser adquiridos. Ao confirmar a geração da cotação, deve-se acessar: Módulo Compras => Principal => Cotações (1383) e inserir as informações referentes à mesma.

6 6 de 7 Ao selecionar os itens da cotação que foram aprovados, a mesma será automaticamente encaminhada para a próxima etapa do fluxo, que é a etapa Pedido de Compras. Será inserida no pedido de compra a quantidade descrita no campo Quantidade Disponível da cotação. Se foram cotados 10 itens e o fornecedor possuía apenas 5 itens disponíveis, o pedido de compra será gerado com 5 unidades. 5.4 Pedido de Compra (1602) Módulo Compras => Principal => Fluxo de compras => Pedido de compra (1602) Após concluir a cotação, é necessário que, através do fluxo de compras, seja autorizada a geração do Pedido de Compras. Para isso, deve-se selecionar o pedido e clicar no botão Gerar Pedido. Essa é a última etapa de acompanhamento da compra dos itens que será realizada a partir do Fluxo de Compras. Após gerar o pedido, encerra-se o processo do fluxo. 5.5 Acompanhamento (1600) Módulo Compras => Principal =>Fluxo de compras => Acompanhamento (1600) Através desta rotina é possível realizar o acompanhamento dos fluxos de compras que estão sendo realizados na empresa. 6. Relação de aprovações e rejeições (1699) Estoque -> Diversos -> Relação de aprovações e rejeições (1699) Nesta rotina é possível realizar a impressão de relatório com relação de aprovações e rejeições. Neste relatório serão impressas informações referente as solicitações, cotações e pedidos de compra, conforme os filtros preenchidos. 7.Conclusão Acreditamos que a implementação do processo do Fluxo de compras irá fornecer maior controle e confiabilidade no processo de compras da empresa!

7 7 de 7 No caso de dúvidas e sugestões entre em contato com nosso setor de relacionamento, estamos à disposição!

MANUAL DO MÓDULO SUPRIMENTOS CONTROLLER

MANUAL DO MÓDULO SUPRIMENTOS CONTROLLER MANUAL DO MÓDULO SUPRIMENTOS CONTROLLER Objetivo da Rotina: - Realizar a solicitação de produtos e/ou serviços através do software Controller, por meio de requisição interna. Descrição da Rotina: - O colaborador

Leia mais

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/7 GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de Parâmetros (3024)... 2 3. Cadastro de Códigos de Cancelamento (3016)... 2 4.

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.018 NOVID AD ES E MELHORIAS E112A9 Jessica Pinheiro 16/05/2016 2/18 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.018 1. Configuração de situação cadastral padrão para novos clientes.... 3 2.

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Consulta de notas fiscais (1057)... 2 4. Cadastro de Produtos

Leia mais

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária 1 Conceito Ao realizar uma compra com um fornecedor e gerar um registro no Contas a Pagar, no momento do pagamento é possível enviá-lo ao banco via arquivo

Leia mais

GUIA DO MÓDULO OFICINA

GUIA DO MÓDULO OFICINA Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/11 GUIA DO MÓDULO OFICINA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 3 2. Cadastro de Parâmetros (2001)... 3 3. Cadastro de Veículos de Clientes (2003)... 3 4. Cadastro de

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 8 A 10 2 de 22 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 09.001 1. Visualização do detentor do imóvel na Consulta de Clientes....

Leia mais

VENDA GARANTIDA. Módulo Estoque

VENDA GARANTIDA. Módulo Estoque Fernanda Klein Both 20/12/2013 1/8 VENDA GARANTIDA Módulo Estoque Sumário 1. Conceito... 2 2. Orçamento... 2 3. Pedido de Compra... 3 4. Lançamento de Nota Fiscal... 4 5. Consulta de Produtos... 5 6. Faturamento

Leia mais

Lançamento de Serviços de Terceiros em Ordem de Serviços

Lançamento de Serviços de Terceiros em Ordem de Serviços Lançamento de Serviços de Terceiros em Ordem de Serviços Introdução O sistema possui funcionalidade para relacionamento de serviços de terceiros realizados em ordens de serviço, esse serviço pode ser lançado

Leia mais

Venda com entrega futura

Venda com entrega futura Venda com entrega futura Atalhos Habilitar Parâmetro Restrito Natureza de Operação Natureza para "Lançamento de Venda futura" Natureza para "Lançamento de finalização de Venda futura" Configuração Tributária

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Cadastro de produtos (1068)... 2 4. Cadastro de produtos

Leia mais

Sumário. tyller. Manual Configuração Corporate

Sumário. tyller. Manual Configuração Corporate Manualal Corporate Sumário Tipos de Usuários... 3 Página Principal... 4 Controle de Ordem de Serviço... 5 Meus Dados... 6 Meus Dados (Guia Passageiros)...7 Meus Dados (Guia Dados de Acesso)... 8 Meus Dados

Leia mais

Módulo de Compras. O ERP Brascomm oferece todas as ferramentas necessárias para a perfeita gestão do departamento de compras.

Módulo de Compras. O ERP Brascomm oferece todas as ferramentas necessárias para a perfeita gestão do departamento de compras. Módulo de Compras O ERP Brascomm oferece todas as ferramentas necessárias para a perfeita gestão do departamento de compras. Iniciando o módulo de compras. 1. Pedidos sem cotação Este pedido pode ser incluso

Leia mais

Revisões e Garantias

Revisões e Garantias Dorval dos Reis 20/07/15 1/7 Revisões e Garantias Sumário 1. Comandos ERP Solution... 2 2. Cadastro de revisões e Garantias... 2 3. Cadastro de Revisões e Garantias dos Veículos de clientes (2003)... 5

Leia mais

Manual Gestão Garantias

Manual Gestão Garantias Manual Gestão Garantias OUTUBRO/2013 Sumário Sumário... 2 1. Introdução... 3 2. Funcionalidade... 3 3. Navegação no Sistema... 3 4. Configuração... 6 4.1. Garantias... 6 4.1.1. Cadastrar... 7 4.1.2. Validar...

Leia mais

Controle de Financiamentos. Sumário

Controle de Financiamentos. Sumário Fernanda Klein Both 02/04/2013 008.011.0035 B13 1/8 Controle de Financiamentos Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastros... 2 2.1. Instituições Financeiras... 2 2.2. Conta Corrente... 2 2.3. Linhas de Crédito...

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Protocolo 2

2015 GVDASA Sistemas Protocolo 2 2015 GVDASA Sistemas Protocolo 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Módulo Almoxarifado. Sistema. - Através desta tela efetuaremos a classificação abc dos materiais cadastrados.

Módulo Almoxarifado. Sistema. - Através desta tela efetuaremos a classificação abc dos materiais cadastrados. Módulo Almoxarifado 1.0 12/14 Sistema Classificação ABC Menu > Sistema > Classificação ABC - Através desta tela efetuaremos a classificação abc dos materiais cadastrados. - Essa classificação é feita na

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Manual Módulo Processos:

Manual Módulo Processos: Manual Módulo Processos: O que é? O módulo Processos é um sistema criado pela Domínio Sistemas, que tem por função o controle de todas as operações existentes dentro de um escritório de contabilidade,

Leia mais

Adiantamento com o Compromisso de Pagamento.

Adiantamento com o Compromisso de Pagamento. Adiantamento com o Compromisso de Pagamento. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR 1 Introdução Este processo tem a finalidade de realizar o controle de pagamentos de adiantamento

Leia mais

REQUISIÇÃO / SOLICITAÇÃO DE COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO GUIA RÁPIDO

REQUISIÇÃO / SOLICITAÇÃO DE COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO GUIA RÁPIDO REQUISIÇÃO / SOLICITAÇÃO DE COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO GUIA RÁPIDO Acessar http://150.162.1.90:8080/pergamumweb/home_geral/index.jsp#) Digitar nome de usuário, senha e captcha Para efetuar uma solicitação

Leia mais

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Gerar Nova Ordem de Serviço... 3 3. Pesquisar e Alterar Ordem de Serviço... 9 4. Gerar OS a partir de Orçamento Aprovado... 11 Apresentação A

Leia mais

Sistema de Almoxarifado ALX

Sistema de Almoxarifado ALX Capacitação Plataforma Solar Sistema de Almoxarifado ALX Agosto de 2017 Sumário Clique no item para ser direcionado à página desejada. Dicas de utilização... 2 O sistema... 3 1 Cadastro de Pedido de Material

Leia mais

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8 VERSÃO 008.014 NOVID AD ES E MELHORIAS E94A8 Jéssica Pinheiro 21/02/2015 2/26 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.014 1. Parâmetro para configuração da forma de controle dos serviços.... 3 2. Parâmetro

Leia mais

PORTAL B2B FUNCIONAL

PORTAL B2B FUNCIONAL PORTAL B2B FUNCIONAL RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

Introdução. O gerenciamento das despesas no SelfBooking será forma fácil e prática.

Introdução. O gerenciamento das despesas no SelfBooking será forma fácil e prática. Expense Management Introdução No módulo de Expense Management será possível automatizar o adiantamento da sua viagem, a prestação de contas e reembolsos, o objetivo é reduzir os custos das transações e

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal Simplificada

Emissão de Nota Fiscal Simplificada Emissão de Nota Fiscal Simplificada Apresentação: Esta nova rotina foi desenvolvida para facilitar a emissão de notas fiscais simples e que se tornam uma tarefa repetitiva. Objetivo: Facilitar e agilizar

Leia mais

Emissão do Receituário Agronômico

Emissão do Receituário Agronômico Dionatan B. da Luz 22/02/2017 1/17 Emissão do Receituário Agronômico 1. Introdução... 2 2. Conceito de uso... 2 3. Geração do Receituário Agronômico... 3 4. Vantagens no uso do Receituário Agronômico Solution...

Leia mais

Versão 6.04 Novembro/2013

Versão 6.04 Novembro/2013 Versão 6.04 Novembro/2013 Integração ERP Pirâmide X Bionexo Doc-To-Help Standard Template Sumário i ii Introdução Doc-To-Help Standard Template Sumário Introdução 1 A Integração entre Pirâmide e Bionexo...

Leia mais

TUTORIAL GERENCIAMENTO DE PRODUTOS

TUTORIAL GERENCIAMENTO DE PRODUTOS Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Produto... 5 3. Cadastrar Embalagem... 7 4. Cadastrar/Vincular Tributação Venda... 9 5. Cadastrar/Vincular Tributação Compra... 10

Leia mais

Emissão de Pedidos. Informações relativas a Emissão de Pedidos, e a Produção e Gerenciamento do Estoque. dos Produtos produzidos.

Emissão de Pedidos. Informações relativas a Emissão de Pedidos, e a Produção e Gerenciamento do Estoque. dos Produtos produzidos. Emissão de Pedidos Informações relativas a Emissão de Pedidos, e a Produção e Gerenciamento do Estoque dos Produtos produzidos. Emissão do Pedido Produção dos Produtos Importar pedido de e-commerce Magento

Leia mais

Sumário. Pág. 2 de 13

Sumário. Pág. 2 de 13 Argo Despesa Sumário Introdução... 3 1.Adiantamento... 3 2.Configurações... 6 2.1 Lançar Pagamento... 6 2.2 Novas Categorias... 6 2.3 Cadastro de Percurso... 7 3.Prestação de Contas... 8 3.1 Vinculada

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 9 A 10 2 de 34 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 009.001 1. Configuração para bloquear lançamento de nota com

Leia mais

SISTEMA SEMEAR EDUCACIONAL MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Semear Educacional - Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede

SISTEMA SEMEAR EDUCACIONAL MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Semear Educacional - Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede SISTEMA SEMEAR EDUCACIONAL MANUAL DE UTILIZAÇÃO Semear Educacional - Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede 11 Sumário 1 MÓDULO PROTOCOLO... 2 a. DOCUMENTAÇÃO... 2 b. PROCEDIMENTO... 6

Leia mais

ORÇAMENTO PLANO DE CONTAS AUXILIAR

ORÇAMENTO PLANO DE CONTAS AUXILIAR Carine Husein Lena 23/02/2017 1/15 ORÇAMENTO PLANO DE CONTAS AUXILIAR Sumário 1. Introdução... 2 2. Criação e Parametrização do Plano de Contas Auxiliar... 2 3. Cadastro do Orçamento... 8 4. Impressão

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais

ÍNDICE. Validar Requisitante Montar Perfil Solicitar Catálogo Aprovar Cadastros Linha Direta Encerrar Sessão...

ÍNDICE. Validar Requisitante Montar Perfil Solicitar Catálogo Aprovar Cadastros Linha Direta Encerrar Sessão... Índice ÍNDICE Validar Requisitante... 01 Montar Perfil... 02 Solicitar Catálogo... 20 Aprovar Cadastros... 22 Linha Direta... 23 Configurações... 24 Encerrar Sessão... 27 Validar Requisitante - 01 VALIDAR

Leia mais

SMARAM Manual do Almoxarifado

SMARAM Manual do Almoxarifado SMARAM Módulo RME Marcio Tomazelli Programador Sênior Versão 1.0 Página 1 de 24 ÍNDICE SMARAM 1 1 ÍNDICE DE FIGURAS 2 ÍNDICE DE TABELAS 3 1. Almoxarifado 4 1.1. Requisição Material Estoque 4 1.1.1. Solicitação

Leia mais

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 5 A8

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 5 A8 VERSÃO 008.014 NOVID AD ES E MELHORIAS E95A8 Jéssica Pinheiro 23/03/2015 2/27 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.014 1. Parâmetros para data de fechamento da folha de pagamento.... 3 2. Parâmetro

Leia mais

OS ORDEM DE SERVIÇO 1

OS ORDEM DE SERVIÇO 1 OS ORDEM DE SERVIÇO 1 2 SUMÁRIO OS ORDEM DE SERVIÇO... 5 CONFIGURAÇÃO... 6 Configuração de Emissor de OS Ordem de Serviço... 6 Configuração de Emissor de Nota de Serviço... 7 Configuração da Empresa...

Leia mais

Manual do Usuário. Requisição de Veículos

Manual do Usuário. Requisição de Veículos Manual do Usuário Requisição de Veículos Índice de capítulos Parte I - Visão geral dos requisitos.................................. 01 1 - Cadastro de usuários........................ 01 2 - Definição

Leia mais

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos CATÁLOGO DE MATERIAIS

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos CATÁLOGO DE MATERIAIS SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos CATÁLOGO DE MATERIAIS Visão Geral Catálogo de Materiais Principais funções: o Definir datas para solicitar material; o Atender, negar ou

Leia mais

HEMOCENTRO RP MGBF 001 MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas.

HEMOCENTRO RP MGBF 001 MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. P. 1/13 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. 2. Procedimentos Acesso ao sistema GBF, digitar o link e depois teclar ENTER e após esse inserir usuário e

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Administração da Produção

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Administração da Produção ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Administração da Produção O ERP Brascomm oferece as ferramentas necessárias para a Gestão do Processo de Produção 1 Processos

Leia mais

Manual Devolução. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. 3.2 Motivo de Movimentação. Sumário

Manual Devolução. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. 3.2 Motivo de Movimentação. Sumário Manual Devolução 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.2 Motivo de Movimentação 3.3 Natureza de Operação 4 Funcionalidades 4.1 Devolução de Aferição 4.2 Devolução a Fornecedor 4.3 Devolução de Venda

Leia mais

WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA MANUAL. Corporate

WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA MANUAL. Corporate WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA MANUAL Corporate Sumário Tipos de Usuários... 3 Página Principal... 4 Controle de Ordem de Serviço... 5 Meus Dados... 6 Meus Dados (Guia Passageiros)... 7 Meus Dados (Guia

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO POCKET DISTRIBUIDORA. Após efetuar login no sistema, essa é a primeira tela que será visualizada

MANUAL DO USUÁRIO POCKET DISTRIBUIDORA. Após efetuar login no sistema, essa é a primeira tela que será visualizada TELAS DO POCKET MANUAL DO USUÁRIO POCKET DISTRIBUIDORA Após efetuar login no sistema, essa é a primeira tela que será visualizada Descrição do menu: - CONFIGURAÇÕES: permite configurar o caminho do WebService

Leia mais

Controle de imobilizado

Controle de imobilizado Controle de imobilizado São apresentadas as regras de validação e controle de acesso do controle de imobilizado, nas telas que são as 1160, 1162, 1163 e 1165. 1. Devem ser cadastradas as permissões de

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

Liberação de Melhorias e Novas Funcionalidades No ERP Protheus

Liberação de Melhorias e Novas Funcionalidades No ERP Protheus Liberação de Melhorias e Novas Funcionalidades No ERP Protheus COTIN 10/06/2014 Sumário Contratos...3 Suprimentos...3 Compras...3 Estoque...4 Financeiro...6 Solicitação de Pagamento (SP)...6 Controle Orçamentário

Leia mais

Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública

Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública A Central Nacional de Indisponibilidade de Bens é um sistema que integra ordens judiciais e administrativas sobre indisponibilidade de bens. Para acessar

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

1. Respondendo a cotação.

1. Respondendo a cotação. 1 1. Respondendo a cotação. Quando o comprador informa o preço pelo processo convencional é usada à tela Processos > Informação de Preços [773] que está localizada no módulo - Compras da gestão Materiais.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO Do cadastramento de requisições As requisições deverão ser realizadas pelas chefias de unidade ou servidores da unidade autorizados pela chefia.

Leia mais

Documentação Sistema de Materiais de Marketing - SIMM. MRCONSULTING Manual de Utilização - Sistema de Materiais de Marketing

Documentação Sistema de Materiais de Marketing - SIMM. MRCONSULTING Manual de Utilização - Sistema de Materiais de Marketing Documentação Sistema de Materiais de Marketing - SIMM MRCONSULTING 09 de Setembro de 2015 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS...4 TIPOS DE USUÁRIO...5 ADMINISTRADOR... 5 MARKETING CORPORATIVO... 5 MARKETING LOCAL...

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Realizar Devolução de Cliente... 3 2.1 Geração Nota Fiscal Própria.... 3 2.2 Utilizando uma Nota de Devolução Enviada pelo Cliente.... 4 2.3

Leia mais

Solicitação de Verificação Documental Eletrônica- DTA Março/2019

Solicitação de Verificação Documental Eletrônica- DTA Março/2019 Manuais CMS Solicitação de Verificação Documental Eletrônica- DTA Março/2019 1 Sumário 1 Registrar a Solicitação de Serviço... 3 1.1 Conhecendo o Módulo de Solicitação de Serviço... 3 2 Contato... 11 2

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil autoatendimento 2017 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk Apex-Brasil?... 3 O que é o perfil de autoatendimento?... 3 Como acessar o sistema

Leia mais

Entrando no Sistema. Selecione o perfil desejado, se for o caso. Profissionais que trabalham em uma única unidade não precisam informar perfil.

Entrando no Sistema. Selecione o perfil desejado, se for o caso. Profissionais que trabalham em uma única unidade não precisam informar perfil. Entrando no Sistema Selecione o perfil desejado, se for o caso. Profissionais que trabalham em uma única unidade não precisam informar perfil. Endereço: gercon.procempa.com.br Informe seu usuário e senha:

Leia mais

TUTORIAL RECARGA DE CELULAR NA ROTINA 2075

TUTORIAL RECARGA DE CELULAR NA ROTINA 2075 Apresentação Para efetuar uma venda de recarga é necessário que tenha cadastrado o fornecedor do serviço de recarga e também as operadoras de recarga. Abaixo, descrição da criação e das últimas alterações

Leia mais

TUTORIAL CENTRAL DE COMPRAS DE CONSUMO - ROTINA 3422

TUTORIAL CENTRAL DE COMPRAS DE CONSUMO - ROTINA 3422 Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos Iniciais... 3 2. Cadastrar Produtos de consumo... 3 3. Realizar Pedido de Compra de Bem de Consumo... 5 4. Editar, Excluir ou Liberar um Pedido de Compra... 10

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor Manual do Fornecedor Índice Cadastrando-se no ME Reset de Senha Conhecendo a Plataforma Cotação Pedidos Item Pedido Como se cadastrar Como resetar a senha Como navegar Alterando dados cadastrais Acessando

Leia mais

Manual do Usuário Acompanhamento

Manual do Usuário Acompanhamento Manual do Usuário Acompanhamento Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Acompanhamento... 6 Protocolos Abertos... 7 Protocolos Finalizados...

Leia mais

CANCELAMENTO DE BILHETE

CANCELAMENTO DE BILHETE Prezados Usuários, As orientações que constam deste documento referem-se às funcionalidades PCDP Grupo e Cancelar Bilhete, implantadas no SCDP em 22/11/2016. A PCDP Grupo é importante oportunidade de negócio

Leia mais

MPE-Manual Solicitação de Compras por Sugestão

MPE-Manual Solicitação de Compras por Sugestão ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS SOLICITAÇÃO DE COMPRAS POR SUGESTÃO Página 1 de 7 INTRODUÇÃO O objetivo deste processo é filtrar itens por demanda (requisitados explicitamente) ou por monitor (acompanhamento

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação 28/02/2011 Aplicado a partir da

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Gestor de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição. A Pró-Reitoria

Leia mais

Alameda dos Jurupis, 452 Cj 73 Moema software.web.technology.security São Paulo SP t :

Alameda dos Jurupis, 452 Cj 73 Moema software.web.technology.security São Paulo SP t : 1 Conteúdo Introdução... 3 Como Gerar uma Cotação de Preço... 3 2 Introdução Como Gerar uma Cotação de Preço A cotação de Preços será gerada com base em requisição. Você poderá iniciar uma cotação, com

Leia mais

Manual Cartão Ponto Funcionário

Manual Cartão Ponto Funcionário Manual Cartão Ponto Funcionário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 4 Funcionalidades 4.1 Registrar Ponto Manual 4.1.1 Registrar Ponto Módulo Gerencial 4.1.2 Registrar Ponto Módulo Caixa 4.2 Ajustar

Leia mais

Trâmite de Certidões Manual do usuário

Trâmite de Certidões Manual do usuário 1 Trâmite de Certidões Manual do usuário Desenvolvido por: Renan Luis Gonçalves Soares Versão: 1.0 Equipe responsável: Setor de Tecnologia da Informação 2 3 Controle de Versão de Documento Versão Data

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios no SIGAA. Após entrar com usuário e senha no www.sigaa.ufs.br,

Leia mais

TUTORIAL CONTROLE DE LIMITE E AGENDAMENTO

TUTORIAL CONTROLE DE LIMITE E AGENDAMENTO Últimas alterações Abaixo, descrição da criação e das últimas alterações efetuadas no documento especificando, a data, a versão e o comentário da alteração realizada. Data Versão Comentário 30/05/2014

Leia mais

MANUALIZAÇÃO DO SISTEMA TOTVS

MANUALIZAÇÃO DO SISTEMA TOTVS Demonstração do Processo de Compras ADM 1. Requisição de Material... 2 1.1. Inclusão do movimento... 2 2. Solicitação de Compras ADM... 3 2.1. Inclusão de Movimento por Faturamento... 3 2.2. Faturamento

Leia mais

MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11

MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11 MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11 1 Objetivo Solicitando acesso ao e-mídia Acessando o e-mídia Primeiro acesso ao e-mídia Acessando outra agência do Grupo Acessando os Recursos do e-mídia Geração de relatório

Leia mais

Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24

Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24 Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24 Caminho: Configurações > Campos Adicionais>Campos Adicionais OS Referência: FOS24 Versão: 2018.12.03 Como Funciona: Através do sistema é possível

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais

MANUAL DO SERVIÇO TÉCNICO REFERENCIADO CARDIF

MANUAL DO SERVIÇO TÉCNICO REFERENCIADO CARDIF e-garantia MANUAL DO SERVIÇO TÉCNICO REFERENCIADO CARDIF Cardif Information Technology Latin America Country: Brasil Versão Ref.: V.2.0 1. INDICE 1. ÍNDICE... 1 2. INTRODUÇÃO AO E-GARANTIA... 3 3. GLOSSÁRIO...

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor Manual do Fornecedor Cadastrando-se no ME Como se cadastrar Reset de Senha Como resetar a senha Conhecendo a Plataforma Como navegar Alterando dados cadastrais Cotação Pedidos Acessando cotações Conhecendo

Leia mais

TUTORIAL CADASTRAR E PRECIFICAR EMBALAGEM

TUTORIAL CADASTRAR E PRECIFICAR EMBALAGEM Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos Iniciais... 2 2. Inclusão de item...... 5 3. Precificar embalagem... 14 3.1 Realizar precificação por padrão na rotina 2017... 14 3.2 Efetuar precificação para

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO A FORNECEDOR

TUTORIAL DEVOLUÇÃO A FORNECEDOR Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Devolução a Fornecedor Gerando Desconto na Duplicata... 2 3. Devolução a Fornecedor Gerando uma Verba... 4 4. Devolução a Fornecedor Gerando

Leia mais

Plataforma Sage Resumo da Escrituração

Plataforma Sage Resumo da Escrituração Plataforma Sage Resumo da Escrituração Objetivo Disponibilizado na Plataforma Sage um painel de controle e acompanhamento sobre o status das importações das notas fiscais de saída e entrada, de forma a

Leia mais

Controle de Estoque de Terceiros

Controle de Estoque de Terceiros Jéssica Pinheiro 05/04/2017 1/7 Controle de Estoque de Terceiros Sumário Introdução... 2 Configurações... 2 Validações... 4 Controle de vendas para entrega futura... 5 Jéssica Pinheiro 05/04/2017 2/7 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

HEMOCENTRO RP MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas.

HEMOCENTRO RP MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. P. 1/17 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. 2. Procedimentos Acesso ao sistema GBF, digitar o link e depois teclar ENTER e após esse inserir usuário e

Leia mais

Apresentação Procedimentos iniciais Cadastrar Fechamento de Convênio Gerar Nota Fiscal Pesquisar Conveniado...

Apresentação Procedimentos iniciais Cadastrar Fechamento de Convênio Gerar Nota Fiscal Pesquisar Conveniado... Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Fechamento de Convênio... 3 3. Gerar Nota Fiscal... 5 4. Pesquisar Conveniado... 6 5. Emitir Relatório... 7 Apresentação O fechamento

Leia mais

Módulo Cronotacógrafo

Módulo Cronotacógrafo Módulo Cronotacógrafo Introdução O módulo Cronotacógrafo tem como objetivo efetuar o controle dos selos, marcas e modelos, equipamentos de aferição e dos serviços de realização de revisão, manutenção,

Leia mais

CRC-Nacional Central de Registro Civil de Minas Gerais Hash para Certidão Negativa

CRC-Nacional Central de Registro Civil de Minas Gerais Hash para Certidão Negativa CRC-Nacional Central de Registro Civil de Minas Gerais Hash para Certidão Negativa Manual do usuário Data: 16/07/2016 Versão documento: 1.0 Prefácio 1. COMO ACESSAR O MÓDULO DA EMISSÃO DO HASH DA CERTIDÃO

Leia mais

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K.

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K. Sistema: ERP Futura Server e Futura EFD O que é o Bloco K: A substituição do Livro Registro do Controle da Produção pelo Bloco K do Sped Fiscal, vem ocorrendo de forma sucessiva. O ajuste Sinief 25/2016

Leia mais