PENSANDO NO FUTURO: DASSAULT RAFALE MELHOR PARA O BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PENSANDO NO FUTURO: DASSAULT RAFALE MELHOR PARA O BRASIL"

Transcrição

1 PENSANDO NO FUTURO: DASSAULT RAFALE MELHOR PARA O BRASIL O Brasil vive um período de sua história que a maioria dos brasileiros não tinha visto até agora. A economia está crescendo, a sua base industrial está em expansão, os vastos recursos minerais garantem de um futuro de independência energética, e os avanços sociais estão alcançando cada vez mais brasileiros. O Brasil é participante em fóruns internacianais. A política externa brasileira é ter boas relações com todos os países e sempre em favor de soluções diplomáticas e pacíficas para disputas internacionais. Isso não significa que o Brasil não deve ter suas forças armadas preparadas e equipadas para defender seu território e os seus interesses (incluindo as 200 milhas das águas territoriais para exploracão econômica). Com exceção da Venezuela, que tem comprado equipamentos militares de todos os tipos da Rússia, os outros países do continente tem as suas forças armadas equilibradas para sua própria defesa. Esta é a situação hoje. Ninguém sabe o que pode vir no futuro, e o Brasil tem de agir agora para ter suas forças armadas tão fortes quanto sua economia. Um processo de modernização das forças armadas leva anos, como qualquer processo de aquisição de armamento. O que será decidido em um futuro próximo será passado para a geração futura. Esta decisão tem de ser tomada em breve e pensando no futuro. Desse processo de modernização, vamos comentar e dar a nossa opinião sobre os caças para a Força Aérea Brasileira, ja que a indústria aeroespacial é onde temos atuado, especificamente em engenharia, por mais de 30 anos e em muitos países. PARTICIPANTES Das aeronaves inicialmente propostas para o chamado programa FX-2, hoje são apenas três os finalistas. Esses três concorrentes são o Boeing F/A-18E/F Super Hornet, o Dassault Rafale e o Saab JAS-39 Gripen. Uma breve descrição desses aviões é apresentada aqui. No final do artigo, há links para mais detalhes sobre a história e dados técnicos dos mesmos.

2 Boeing F/A-18E/F Super Hornet O Hornet que é fabricado hoje pela Boeing deriva do Northrop YF-17, que após desenvolvimento conjunto entre MacDonnell Douglas (comprada pela Boeing) e Northrop, foi designado como F-18 Hornet. Foi desenvolvido originalmente para operar em porta-aviões, tendo trem de pouso reforçado e gancho para pouso. O avião produzido hoje como o Super Hornet é praticamente um novo projeto, com os mesmos conceitos do projeto original. É maior do que a série original e incorpora melhorias aerodinâmicas. Em poucas palavras, o F-18 é uma aeronave com duas turbinas de caça/ataque ao solo capaz, de executar múltiplas missões. Comparando com os outros candidatos para o caça brasileiro, é maior e mais pesado que os outros concorrentes, mas um pouco mais lento e com menor alcançe. Não há dúvida de que é um bom avião. Embora possa ser um equipamento de porta-aviões, não opera em porta-aviões pequenos como o brasileiro. Com duas turbinas é mais confiável que caças monomotores. Sendo um avião de origem norte-americana, licenças de exportação precisam ser aprovadas pelo congresso americano, não bastando apenas o empenho do poder executivo.

3 Dassault Rafale O Rafale é a resposta da Dassault Aviation a um pedido conjunto da Força Aérea e Marinha francesas, de 1983, para uma plataforma comum que poderia substituir várias aeronaves dedicadas (Jaguar, F-8 Crusader, Mirage F1, Mirage 200, Etendard e Super Etendart). A França trabalhou inicialmente em conjunto com outros países europeus no desenvolvimento de um caça europeu (agora conhecido como Eurofighter). Como os requisitos franceses não eram os mesmos dos das outras nações, a França deixou o programa e a Dassault foi encarregada do desenvolvimento de uma plataforma de acordo com as necessidades francesas. Como o projeto foi orientado desde o início com a dupla função de operar em solo e embarcado (porta-aviões), ambas versões têm muita comunalidade. O Rafale opera em porta-aviões pequenos.com duas turbinas, é mais confiável do que os caças monomotores. Tem caracteristicas de invisibilidade ( stealth ), incluindo interferência eletrônica. Motores, radar, sistemas eletrônicos e de armamento são franceses, não sujeitos as restrições de exportação dos EUA.

4 Saab JAS-39 Gripen Os estudos iniciais para o desenvolvimento do Saab JAS-39 Gripen começaram em 1979 e o primeiro vôo foi em Problemas com o sistema eletrônico de vôo atrasou o desenvolvimento e ele só entrou em serviço em É um monomotor de caça multi-missão. Uma versão para operação embarcada esta em estudo pois Índia e Brasil podem ser potenciais clientes de uma variante para porta-avioes. O Gripen tem alto teor de sistemas eletrônicos dos EUA e o motor da nova variante NG é um F414 GE, o que, embora negado, pode ter sido uma preocupação na competição recente para a Força Aérea Indiana, que agora limitou sua escolha entre o Rafale Dassault e o Eurofighter (alegando razões técnicas). Sendo um avião menor que seus concorrentes, o Gripen tem um menor custo de aquisição e de manutenção e pode operar em pistas curtas. Não há dúvida de que é um bom projeto, mas sendo um caça leve, monomotor, não foi escolhido até agora por países com grande extensão territorial. O maior país a operar o Gripen é a África do Sul.

5 O QUE É MELHOR PARA O BRASIL Todas as aeronaves selecionadas para a decisão final são bons projetos. Opiniões sobre qual é o melhor são diversas, como já foi publicado pela imprensa. O ex-presidente brasileiro é a favor do Rafale. A Força Aérea Brasileira, novamente de acordo com a imprensa, prefere o Gripen. O presidente da Embraer, de acordo com o Wikileaks, é a favor do F-18. Com uma visão de futuro, uma vez que estas aeronaves devem estar operacionais e com suporte para defender nosso espaço aéreo para as próximas décadas e considerando que este contrato pode representar uma excelente oportunidade de acesso a tecnologia que vamos precisar no futuro, nossa opinião é que o Rafale Dassault é a melhor escolha. O Rafale é um projeto mais recente que o F-18 e o Gripen é um caça leve, monomotor. Com um único caça para os próximos anos, é melhor um bimotor com projeto mais recente. Esta opinião é baseada não só na aeronave, mas também considerando o seguinte: O Brasil tem operado o Dassault Mirage por anos e sempre teve o apoio para a frota. A Dassault é menos influenciada por fatos políticos e da suporte aos seus aviões em todo o mundo, independente de mudanças políticas. A produção de partes do Rafale no Brasil vai representar uma injeção de tecnologia de fabricação (que não deve ser limitada a apenas uma ou duas empresas aeroespaciais). Esta é uma boa oportunidade para expandir a base de fornecedores de conjuntos e subconjuntos aeroespaciais para competir internacionalmente. Apesar de todos os concorrentes estarem prometendo o mesmo, não se pode deixar de pensar em possíveis futuras restrições nas chamadas "tecnologias sensíveis", seja por motivos políticos ou comerciais. O equipamento eletrônico do Rafale, a maior parte da Thales (já estabelecida no Brasil), pode ser produzido aqui e, com a transferência de tecnologia prevista para o programa, o país pode entrar no pequeno grupo de países capazes de desenvolver radares avançados, sistemas de navegação e comunicação, sistemas de armamento e todos os equipamentos eletrônicos avançados presentes no Rafale. Este tipo de tecnologia, para equipamentos feitos nos EUA, é submetido a licenças de exportação que, por vezes, até mesmo aliados mais próximos tem dificuldade em conseguir. O motor Snecma do Rafale pode ter manutenção no Brasil e, com a transferência tecnológica que o contrato exige, o Brasil podera ter acesso à tecnologia de motores de aeronaves que poucos países dominam, principalmente na seção do motor chamada quente. Mais uma vez a

6 "tecnologia sensível" deve ser considerada, principalmente se o Brasil selecionar um caça com um motor norte-americano, como o F-18 ou Gripen. Para comparar dados básicos dessas aeronaves, resumimos alguns dados técnicos em uma tabela, apenas para referência, pois dados de fontes diferentes e para diferentes verões não são sempre os mesmos. O artigo no site além de links para mais informações, apresenta videos desses caças. Engineer s Tool Kit - Artigo escrito em setembro de Não há restrições para uso não comercial desde que não haja alteraões e tenha referência à fonte. Engineer s Tool Kit não assume qualquer responsabilidade pelos dados apresentados no artigo.todo material apresentado aqui é usado dentro dos termos Fair Useage da lei de copyright internacional. Qualquer material apresentado aqui que por acaso viole leis de copyright será imediatamente removido após solicitação dos detentores dos direitos Fotos e desenhos reproduzidos a partir das seguintes fontes: Mais creditos no site :

7 DADOS BASICOS DOS CONCORRENTES Boeing F-18 Dassault Rafale Saab Grifen Origen EUA França Suécia avião de caça/ataque ao avião de combate multimissão solo e avião de caça/ataque ao Tipo solo embarcado reconhecimento Primeiro vôo 1978 (modelo A) Velocidade máxima kt / Kmph 1,150 kt / Kmph 1190 kt / Kmph Alcance máximo 740 km / 460 milhas 1,093 km / 679 milhas 800 km / 500 milhas envergadura m m 8 m comprimento m m m / 46 ft 3 in altura 4.66 m 5.34 m 4.70 m peso vazio 10,455 kg / 23,050 lb 9060 kg / 19,973 6,822 kg / 15,040 lb peso maximo dec. 25,401 kg / 56,000 lb 19,500 kg / 42,990 lb 16,000 kg / 35,500 lb Motor Armamento Operadores duas turbinas com kg (16,000-lb) de empuxo com posqueimandor General Electric F404-GE-400 um canhão de 20-mm M61A1 Vulcan com 570 projéteis; até 7711 kg (17,000 Ib) de cargas ejetáveis, incluindo AAMs, ASMs, mísseis anti-navio, bombas guiadas e de queda livre, bombas de fragmentação, tanques de napalm, lançadores de foguetes, tanques ejetáveis Austrália, Canadá, Finlândia, Kuwait, Malásia, Espanha, Suíça, Estados Unidos duas turbinas com kg (16,424-lb) de empuxo com posqueimandor SNECMA M88-2 um canhão de 30-mm DEFA 791 B, mais provisão para até 6000 kg (13,228 Ib) de cargas ejetáveis em 14 pontos duros externos. Mísseis: MICA IR/EM ou Magic II e MBDA Meteor. Arterra: MBDA Apache ou SCALP EG ou AASM ou GBU-12 Paveway II ou AM 39 Exocet ou mí França (Força Aérea e Marinha) uma turbina com kg (18,100-lb) de empuxo com posqueimandor Volvo Flygmotor RM12 (GE F414 na versão NG) um canhão de27-mm Mauser BK27; provisão para mísseis ar-ar Sky Flash e Sidewinder, Maverick ASMs, míssil anti-navio Rb15F, bombas, bombas de fragmentação, lançadores de foguetes, pods de reconhecimento, tanques ejetáveis e pods ECM, em seis pontos duros e República Checa, Hungria, África do Sul, Suécia, Tailândia (6 encomendas)

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO?

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com A compra de

Leia mais

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM

FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG*

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Brasília, 18/05/2016 A nova geração da aeronave de combate Gripen E/NG foi apresentada nesta quarta-feira, em Linköping, na Suécia, em cerimônia

Leia mais

super tucano Infográfico

super tucano Infográfico Infográfico Referência em Close Air Support O Super Tucano, designado pela Força Aérea Brasileira como A-29, é a mais perfeita combinação de capacitações de Treinamento (Básico e Avançado) e Ataque Leve,

Leia mais

OBJETIVO. Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de. seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça

OBJETIVO. Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de. seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça OBJETIVO Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça Multimissão (FX-2). Congresso Nacional Brasília, 13 de agosto

Leia mais

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor)

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor) Farnborough 2014 Roberto Portella Bertazzo, Graduado em Historia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade Federal de

Leia mais

FX-2 Até quando esperar?

FX-2 Até quando esperar? FX-2 Até quando esperar? Roberto Portella Bertazzo Graduado en Historia na Universidade Federal de Juiz de Fora; Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade Federal

Leia mais

lll#eavczivyzv\dhi^c^#xdb#wg

lll#eavczivyzv\dhi^c^#xdb#wg Uma coleção inédita dos mais extraordinários aviões de combate a reação em escala 1/72 lll#eavczivyzv\dhi^c^#xdb#wg 8DBD G JB6 8DA:vÀD 8DBEA:I6 8dbegZ hzbegz cd bzhbd edcid YZ kzcyv# GZhZgkZ hzj

Leia mais

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos LAAHS. robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB

levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB Dubai Air Show: Dúvidas levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB Por James Drew Os problemas econômicos do Brasil parecem estar amortecendo as esperanças da Força Aérea Brasileira de recapitalizar

Leia mais

F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano

F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano Amorin disse que receberá nos próximos dias representante do governo da Suécia para discutir detalhes da parceria entre brasileiros e

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL LAAD 2017, RIO DE JANEIRO 4 de abril Mikael Franzén, Diretor Geral Gripen Brasil Saab Aeronáutica This document and the information contained herein is the property

Leia mais

60ª Farnborough 2008

60ª Farnborough 2008 60ª Farnborough 2008 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino

Leia mais

Brasil avança na parceria com a Suécia

Brasil avança na parceria com a Suécia Brasil avança na parceria com a Suécia Por Rossini Barreira Estocolmo, 13/06/2017 - Os ministros da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, e da Suécia, Peter Hultqvist, reuniram-se hoje, em Estocolmo, para discutir

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: The Red Arrows - Grupo Acrobático da Real Força Aérea Autor: Rafael Uzilin Francisco Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1 2012 ISSN 2177-5907

Leia mais

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome.

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome. A evolução dos porta aviões da PLA Navy faz a diferença 1 No ritmo atual da construção naval chinesa, a China está em vias de possuir a maior capacidade de projeção de poder com porta aviões, além dos

Leia mais

F-X2 A reta final. BOEING F-18 E/F Super Hornet

F-X2 A reta final. BOEING F-18 E/F Super Hornet F-X2 A reta final JOSÉ ALVES DANIEL FILHO, Bacharel em Ciências Econômicas UPIS DF, Pós-Graduado em Auditoria Pública pela Faculdade Projeção DF daniell.filho@gmail.com No dia 1º de outubro, foi anunciado

Leia mais

Mais um duro golpe contra o Rafale, Índia adia o contrato de compra

Mais um duro golpe contra o Rafale, Índia adia o contrato de compra Mais um duro golpe contra o Rafale, Índia adia o contrato de compra Índia adia compra do Rafale após esgotar orçamento A Índia adiou até o próximo ano fiscal, o plano de comprar 126 caças franceses Rafale,

Leia mais

África do Sul vai receber os últimos quatro Gripen

África do Sul vai receber os últimos quatro Gripen África do Sul vai receber os últimos quatro Gripen Os últimos quatro caças Gripen, adquiridos pela África do Sul, estão sendo preparados para a chegada em meados de setembro. A África do Sul comprou 9

Leia mais

França aposta em duas exportações de Rafale até 2019

França aposta em duas exportações de Rafale até 2019 França aposta em duas exportações de Rafale até 2019 O governo francês anunciou hoje que deve comprar 26 aviões de caça Rafale de 2014 a 2019, ao invés dos 60 que estavam previstos com a companhia Dassault

Leia mais

Aviso de Pauta: Ministro da Defesa recebe ministro da Integração para lançamento de Sistema capaz de prever enchentes na Amazônia Legal*

Aviso de Pauta: Ministro da Defesa recebe ministro da Integração para lançamento de Sistema capaz de prever enchentes na Amazônia Legal* Aviso de Pauta: Ministro da Defesa recebe ministro da Integração para lançamento de Sistema capaz de prever enchentes na Amazônia Legal* Nesta terça-feira (29), às 11h, o ministro da Defesa, Raul Jungmann,

Leia mais

Os militares dos EUA gostam de pensar que fazem os aviões de combate mais sofisticados do mundo. Pensem novamente.

Os militares dos EUA gostam de pensar que fazem os aviões de combate mais sofisticados do mundo. Pensem novamente. F-X2: O melhor caça Stealth do planeta não é Made in USA 1 Os militares dos EUA gostam de pensar que fazem os aviões de combate mais sofisticados do mundo. Pensem novamente. Em 2005, a Lockheed Martin

Leia mais

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) é um dos mais importantes do país por ser o responsável pela garantia da soberania nacional. Diálogo

Leia mais

Mectron desenvolve soluções tecnológicas avançadas para as áreas militar e espacial

Mectron desenvolve soluções tecnológicas avançadas para as áreas militar e espacial Mectron desenvolve soluções tecnológicas avançadas para as áreas militar e espacial A partir da esquerda, Henrique Mohallem, Aristóteles Carvalho, Marta Suarez e Cesar Buonomo, da equipe de P&D, e Wagner

Leia mais

Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil

Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil A partir de 2011, com a aquisição do controle acionário da Mectron, empresa protagonista do desenvolvimento e integração de sistemas complexos para

Leia mais

Conteúdo Nacional na Indústria de Defesa

Conteúdo Nacional na Indústria de Defesa DEPARTAMENTO DA INDÚSTRIA DE DEFESA COMDEFESA FIESP Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Conteúdo Nacional na Indústria de Defesa Jairo Candido Diretor Titular do COMDEFESA Universidade Metodista

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Aeronaves Comerciais da Embraer Brasília Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 5 Número 1 2013 ISSN 2177-5907 2013 Aeronaves Comerciais da Embraer Brasília

Leia mais

MIRAGE 2000 UMA REFLEXÃO SOBRE O STOP-GAP DO PROGRAMA F-X

MIRAGE 2000 UMA REFLEXÃO SOBRE O STOP-GAP DO PROGRAMA F-X MIRAGE 2000 UMA REFLEXÃO SOBRE O STOP-GAP DO PROGRAMA F-X JOSÉ ALVES DANIEL FILHO, Graduando em Ciências Econômicas - UPIS -DF. marc-df@bol.com.br Nos últimos dias pudemos observar nas várias revistas

Leia mais

Saab projeta venda de 450 caças em 20 anos

Saab projeta venda de 450 caças em 20 anos Saab projeta venda de 450 caças em 20 anos No grupo dessas 3.000 unidades, o objetivo da Saab é abocanhar de 10% a 15%, em participação conjunta com a Embraer por meio de acordo de parcerias Nos próximos

Leia mais

Farnborough: Vídeo do Radar AESA Raven ES-05 do Gripen funcionando

Farnborough: Vídeo do Radar AESA Raven ES-05 do Gripen funcionando Farnborough: Vídeo do Radar AESA Raven ES-05 do Gripen funcionando Radar AESA Raven ES-05 ES-05 Raven AESA Radares passivos: O fim do stealth? A Cassidian colocou no mercado um novo e revolucionário sistema

Leia mais

Desenvolvimento Tecnológico de VANT

Desenvolvimento Tecnológico de VANT Realização Apoio Patrocínio Desenvolvimento Tecnológico de VANT Seminário Internacional de VANT - DCA-BR 27 de Novembro de 2010 Flavio Araripe d Oliveira - Eng. Aer., MC Coordenador do Projeto VANT (DCTA/IAE)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO SOCIOECONÔMICO - CSE DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS FILIPE TOUTONJE MITOZO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO SOCIOECONÔMICO - CSE DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS FILIPE TOUTONJE MITOZO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO SOCIOECONÔMICO - CSE DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS FILIPE TOUTONJE MITOZO COOPERAÇÃO TÉCNICA E TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA

Leia mais

FIDAE 2008 A Feira da América Latina

FIDAE 2008 A Feira da América Latina FIDAE 2008 A Feira da América Latina Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

PARBRA III Brasil e Paraguai realizam exercício de combate a ilícitos

PARBRA III Brasil e Paraguai realizam exercício de combate a ilícitos PARBRA III Brasil e Paraguai realizam exercício de combate a ilícitos A-29 Super Tucano Treinar pilotos e controladores na transferência de tráfegos aéreos desconhecidos. Esse é o principal objetivo da

Leia mais

Luciano Coutinho Presidente

Luciano Coutinho Presidente Panorama e Oportunidades da Indústria de Defesa no Brasil Seminário: As oportunidades da indústria de defesa e a segurança para o Brasil e a região do ABC São Bernardo do Campo, 20 de outubro de 2011 Luciano

Leia mais

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O EXTINTO PROGRAMA FX?

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O EXTINTO PROGRAMA FX? QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O EXTINTO PROGRAMA FX? Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos

Leia mais

Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos*

Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos* Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta terça-feira (05) uma delegação de parlamentares italianos, com o objetivo de aprofundar

Leia mais

1/21. Realização. Apoio. Patrocínio. 28/10/2010 APR-SDG-10BR002-A01 Stéphane Brand

1/21. Realização. Apoio. Patrocínio. 28/10/2010 APR-SDG-10BR002-A01 Stéphane Brand Realização Apoio Patrocínio 1/21 Propulsão de VANTs Estado atual e perspectivas 28 de Outubro de 2010 2/21 28/10/2010 SUMÁRIO 1. SISTEMAS PROPULSIVOS: TECNOLOGIA DISPONÍVEL 1.2. Motores térmicos a pistão

Leia mais

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo 3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo De 21 a 25 de outubro, o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea participou da Escola de Fogo da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, na região da Marambaia, Rio

Leia mais

PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL

PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro

Leia mais

EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR

EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com Logo

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça mal chegaram à Santiago, no Chile, e já contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena

Leia mais

PROJETOS ALEMANHA BRASIL BLINDADOS SOBRE LAGARTAS - DÉCADA DE 70

PROJETOS ALEMANHA BRASIL BLINDADOS SOBRE LAGARTAS - DÉCADA DE 70 PROJETOS ALEMANHA BRASIL BLINDADOS SOBRE LAGARTAS - DÉCADA DE 70 Nos anos 70 o Exército Brasileiro através do Parque Regional de Motomecanização da 2º Região Militar de São Paulo PqRMM/2 e em parceria

Leia mais

Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica*

Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica* Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica* Por Ascom Comemora-se nesta sexta-feira (25) o Dia do Especialista de Aeronáutica, profissional que tem a nobre missão de fornecer

Leia mais

VIII Curso de Extensão em Defesa Nacional. O Programa FX-2 e sua relevância estratégica para o Brasil

VIII Curso de Extensão em Defesa Nacional. O Programa FX-2 e sua relevância estratégica para o Brasil Apresentação VIII Curso de Extensão em Defesa Nacional O Programa FX-2 e sua relevância estratégica para o Brasil 1 filme ROTEIRO 1 FILME Sweden is the size of Sao Paulo Swedish capital companies: Volvo,

Leia mais

8 aviões de espionagem simplesmente sinistros

8 aviões de espionagem simplesmente sinistros 8 aviões de espionagem simplesmente sinistros Informação é poder. A máxima vale para diversas ocasiões e se torna indiscutível quando o contexto é a guerra. No campo de batalha, tem vantagem quem consegue

Leia mais

RADARES AESA A GRANDE EVOLUÇÃO

RADARES AESA A GRANDE EVOLUÇÃO RADARES AESA A GRANDE EVOLUÇÃO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

Disciplina: Infraestrutura Industrial e Aeroportuária

Disciplina: Infraestrutura Industrial e Aeroportuária Disciplina: Infraestrutura Industrial e Aeroportuária Características de Aeronaves Relacionadas ao Projeto de Aeroportos Prof. Fernando Porto Parte 1 Introdução Um dos grandes desafios para o projeto de

Leia mais

AERONAVES DIAMOND SEGURANÇA ALTA PERFORMANCE ECONOMIA E CONFORTO. Diamond Service Center

AERONAVES DIAMOND SEGURANÇA ALTA PERFORMANCE ECONOMIA E CONFORTO. Diamond Service Center AERONAVES DIAMOND SEGURANÇA ALTA PERFORMANCE ECONOMIA E CONFORTO Diamond Service Center DIAMOND AIRCRAFT A Diamond Aircraft é uma fabricante de aeronaves Austríaca desde 1991, possuindo planta fabril na

Leia mais

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA 1. OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA GRÁFICO B.1: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR FONTE GRÁFICO B.2: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR REGIÃO (*) (*) Excluindo bunkers marítimos internacionais

Leia mais

Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar COLEÇÃO INÉDITA. Aero Graphics Inc./Corbis

Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar COLEÇÃO INÉDITA. Aero Graphics Inc./Corbis Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar COLEÇÃO INÉDITA Aero Graphics Inc./Corbis Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar numa coleção inédita! Que comece

Leia mais

Panorama da transferência de tecnologia - "ToT" Apresentação para os Parlamentares Brasileiros

Panorama da transferência de tecnologia - ToT Apresentação para os Parlamentares Brasileiros Panorama da transferência de tecnologia - "ToT" Apresentação para os Parlamentares Brasileiros 1 O Caminho para a Independência Tecnológica (I) : uma parceria estratégica completa entre o Brasil e a França

Leia mais

A RETOMADA DO PROJETO F-X NO BRASIL

A RETOMADA DO PROJETO F-X NO BRASIL A RETOMADA DO PROJETO F-X NO BRASIL JOSÉ ALVES DANIEL FILHO, Graduando de Ciências Econômicas UPIS-DF daniell.filho@gmail.com O Brasil sempre possuiu uma posição de destaque no cenário militar na América

Leia mais

Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade.

Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade. Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade. Fundada em 1956, a ZELOSO acompanhou o aumento da industrialização do país, com equipamentos hidráulicos para movimentação e força, desenvolvendo

Leia mais

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Os aviões-radares E-99, que são estratégicos para as atividades de defesa do espaço aéreo, ganham novos sistemas que chegam a duplicar a capacidade

Leia mais

29 de ABRIL a 3 de MAIO 8h às 18h

29 de ABRIL a 3 de MAIO 8h às 18h 29 de ABRIL a 3 de MAIO 8h às 18h Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro Leste Rod. Antonio Duarte Nogueira, km 321, Ribeirão Preto/SP Estande TAM Aviação Executiva, E22C

Leia mais

Aeronaves de Carga Materiais ao longo da História

Aeronaves de Carga Materiais ao longo da História UFCD 5797 Noções sobre Tecnologia de Materiais Aeronáuticos Formador: Nuno Pequito Aeronaves de Carga Materiais ao longo da História Trabalho realizado por: - David Santos - Miguel Barreto - Miguel Oliveira

Leia mais

Caminhos para o Crescimento

Caminhos para o Crescimento Caminhos para o Crescimento Luiz Carlos Aguiar 16/junho/2011 Resultado do Negócio de Defesa 2 Embraer Defesa e Segurança Embraer Defesa e Segurança: nova unidade empresarial estabelecida em janeiro de

Leia mais

E afinal quem vai levar o F-X?

E afinal quem vai levar o F-X? E afinal quem vai levar o F-X? JOSÉ ALVES DANIEL FILHO, Bacharel em Ciências Econômicas e Pós-Graduado em Auditoria Pública daniell.filho@gmail.com Após mais de uma década do início da concorrência internacional

Leia mais

Egito escolhe o Rafale

Egito escolhe o Rafale Egito escolhe o Rafale Por: CRAIG HOYLELONDON A Dassault anunciou a seleção de seu caça multirole Rafale para atender às necessidades operacionais do Egito. A Dassault Aviation está muito honrada com a

Leia mais

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 1945 2005 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS). robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa*

Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa* Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve nesta segunda-feira (7), na Federação das Indústrias do Estado

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Zeus Esquadrão Acrobático da Força Aérea Helênica (Grécia). Autor: Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1

Leia mais

APRESENTAÇÃO. RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) (55)

APRESENTAÇÃO. RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) (55) APRESENTAÇÃO RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) 3312-3113 (55) 98106 1012 voers@voers.com.br Missão: Servir com excelência e profissionalismo Visão: Tornar a RS referência em formação de profissionais

Leia mais

Parceria Brasil-Suécia deve ir além de caças Gripen e pode envolver aviação civil*

Parceria Brasil-Suécia deve ir além de caças Gripen e pode envolver aviação civil* Parceria Brasil-Suécia deve ir além de caças Gripen e pode envolver aviação civil* Representantes dos governos de Brasil e Suécia aprovaram nesta terça-feira, 18, o primeiro plano de trabalho que detalha

Leia mais

Saab inicia nova ofensiva para oferecer o caça Gripen

Saab inicia nova ofensiva para oferecer o caça Gripen Saab inicia nova ofensiva para oferecer o caça Gripen BRASÍLIA Dois meses depois de a indústria americana de aviação Boeing lançar nova ofensiva para fechar a venda de caças à Força Aérea Brasileira (FAB),

Leia mais

5. As regiões Polares

5. As regiões Polares 5. As regiões Polares São áreas localizadas nas mais altas latitudes do planeta. Condições naturais adversas e inóspitas. Frio intenso. Insolação reduzida. Ar seco. Precipitações nivais (nevascas intensas).

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Frecce Tricolore Grupo de Demonstração e Acrobacia da Força Aérea Italiana. Autor: Guilherme Siltori Acosta Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número

Leia mais

A-4M da Marinha do Brasil

A-4M da Marinha do Brasil A-4M da Marinha do Brasil JOSÉ ALVES DANIEL FILHO, Bacharel em Ciências Econômicas UPIS DF, Pós-Graduado em Auditoria Pública Faculdade Projeção DF Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares

Leia mais

Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB

Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB Exército recebe oficialmente míssil RBS 70 da SAAB Por Roberto Caiafa Criado para recuperar a capacidade do Sistema Operacional Defesa Antiaérea a Baixa Altura

Leia mais

UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet

UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet MBDA e Avibras anunciam contrato para motorização do sistema de armamentos de combate antinavio Exocet AM39 garantindo aumento do conteúdo

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

Tempo inóspito não permite pouso de avião na Antártica

Tempo inóspito não permite pouso de avião na Antártica Tempo inóspito não permite pouso de avião na Antártica Aeronave sobrevoou continente por 2h, mas não conseguiu visualizar pista. Nova tentativa será feita nesta quinta-feira. A quarta-feira (6) foi marcada

Leia mais

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Por Ivan Plavetz O Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) da Aviação do Exército (AvEx), unidade sediada em Taubaté (SP), ministrou instruções de voo correspondentes

Leia mais

Embraer atinge metas com entrega de 108 jatos comerciais e 117 executivos em 2016

Embraer atinge metas com entrega de 108 jatos comerciais e 117 executivos em 2016 Embraer atinge metas com entrega de 108 jatos comerciais e 117 executivos em 2016 São José dos Campos - SP, 13 de janeiro de 2017 A Embraer (NYSE: ERJ; BM&FBOVESPA: EMBR3) entregou 32 jatos para o mercado

Leia mais

USAF escolhe Boeing como próximo Air Force One

USAF escolhe Boeing como próximo Air Force One USAF escolhe Boeing 747-8 como próximo Air Force One Ilustração da Magic Wan do futuro 747-8 Air Force One Por: Dan Parsons A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou em 28 de Janeiro que o novo avião intercontinental

Leia mais

ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007

ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007 ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007 A Arma de Artilharia no Exército Brasileiro é dividida em Artilharia Antiaérea e Artilharia de Campanha. A de Campanha é assim definida: A Artilharia

Leia mais

Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1

Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1 Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1 Da esquerda para a direita: Flavio Gesca (Mectron), Alice Oliveira (Naval Group), Eric Berthelot (Naval Group), Maurício Almeida

Leia mais

REPRESENTANTE EXCLUSIVA

REPRESENTANTE EXCLUSIVA REPRESENTANTE EXCLUSIVA REPRESENTANTE EXCLUSIVA 30 de ABRIL a 4 de MAIO 8h às 18h Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro Leste Rod. Antonio Duarte Nogueira, km 321, Ribeirão

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JANEIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3

Leia mais

Abertas inscrições para XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN)*

Abertas inscrições para XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN)* Abertas inscrições para XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN)* Estão abertas as inscrições para o XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN). O objetivo do evento é promover a

Leia mais

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 O drone que espionou bin Laden e as armas nucleares do Irã foi apenas o começo. Conheça o seu primo maior, mais furtivo e que ainda voa mais

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA WORKSHOP DE OFFSET PERSPECTIVAS E ATUALIZAÇÃO

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA WORKSHOP DE OFFSET PERSPECTIVAS E ATUALIZAÇÃO WORKSHOP DE OFFSET PERSPECTIVAS E ATUALIZAÇÃO São José dos Campos, 11 de dezembro de 2014 1 A Visão Estratégica do Comando da Aeronáutica para o Offset Ancelmo Modesti - Cel Int R1 2 3 QUARTA SUBCHEFIA

Leia mais

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

TRANSPORTE RODOVIÁRIO Malha 12,2% são pavimentados (210.618,8 km) 5,3% da malha pavimentada é de pista dupla 94,0% da malha pavimentada é de pista simples 0,7% em obras de duplicação Em 2001, 9,8% eram pavimentados (170.902,9

Leia mais

Cessna 152. Débora de Rezende Mestrinari

Cessna 152. Débora de Rezende Mestrinari Cessna 152 Débora de Rezende Mestrinari Introdução O Cessna 152 foi criado para competir com Beechcraft Skipper e o Piper Tomahawk. As metas adicionais de design eram para melhorar a carga útil trazendo

Leia mais

AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES

AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Blue Impulse Grupo de Demonstração e Acrobacia da Força Aérea Japonesa. Autor: Bruno Tocaceli Fabbri Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1 2012

Leia mais

F-X2-12 Rafales no GDA?

F-X2-12 Rafales no GDA? F-X2-12 Rafales no GDA? Luiz Padilha O governo brasileiro descartou a possibilidade de uma decisão sobre o programa F-X2 durante a visita do presidente da França ao Brasil. Hollande se encontrou com a

Leia mais

Polícia alemã opta pelo mais moderno helicóptero policial: o EC145 T2

Polícia alemã opta pelo mais moderno helicóptero policial: o EC145 T2 Polícia alemã opta pelo mais moderno helicóptero policial: o EC145 T2 Patrulhamento de Renânia do Norte-Vestfália contará com versão mais recente da aeronave A Polícia da região alemã de Renânia do Norte-Vestfália

Leia mais

OS ROBOTS NO NOSSO DIA A DIA

OS ROBOTS NO NOSSO DIA A DIA Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica OS ROBOTS NO NOSSO DIA A DIA Equipa 1M7_4: Ana Margarida Antunes Duarte Paulo João Pinto Ricardo Maia Rui Oliveira Robots militares Supervisor: Teresa Duarte Monitor:

Leia mais

PLATAFORMA AERONÁUTICA MILITAR 1

PLATAFORMA AERONÁUTICA MILITAR 1 Plataforma Aeronáutica Militar CAPÍTULO 6 PLATAFORMA AERONÁUTICA MILITAR 1 Marcos José Barbieri Ferreira 2 INTRODUÇÃO Objetivo O objetivo do estudo é a realização de um amplo mapeamento do segmento de

Leia mais

Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima?

Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima? Maio 2014 Apresentar a Indústria de MT Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima? Diagnosticar as NECESSIDADES MÚTUAS Do que precisamos? Do que podemos fornecer mutuamente?

Leia mais

Israel recebe dois primeiros caças F-35*

Israel recebe dois primeiros caças F-35* Israel recebe dois primeiros caças F-35* Israel recebeu no dia 12.12.16 seus dois primeiros aviões F-35 Lightning II, tornando-se o único país do Oriente Médio a possuir um caça de quinta geração. A Força

Leia mais

Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros

Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros Em entrevista ao JB, representante da Defesa explica benefícios da parceria com a Suécia Por Ana Siqueira Além de reforçar a frota

Leia mais

Fokker Fabio Augusto Alvarez Biasi

Fokker Fabio Augusto Alvarez Biasi Fokker - 100 Fabio Augusto Alvarez Biasi Introdução O Fokker 100 é uma aeronave de porte médio, projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa para atender mercados domésticos e regionais.

Leia mais

Empresas americanas elevam vendas de produtos e serviços de defesa para o Brasil

Empresas americanas elevam vendas de produtos e serviços de defesa para o Brasil Empresas americanas elevam vendas de produtos e serviços de defesa para o Brasil Sisgaaz Por Sergio Lamucci As exportações de artigos e serviços de defesa dos Estados Unidos para o Brasil estão em alta,

Leia mais

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e Embraer KC-390 atinge a Capacidade Inicial de Operação São José dos Campos, SP, 20 de dezembro de 2017 O novo jato de transporte militar e reabastecimento Embraer KC-390 completou um marco fundamental

Leia mais

DEFESA. Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Seminário. 23 de novembro de 2016

DEFESA. Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Seminário. 23 de novembro de 2016 Seminário DEFESA Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica 23 de novembro de 2016 EMPRESAS AÉREAS PAÍSES ARONAVES EM OPERAÇÃO 90 + 62 1700 + JATOS ENTREGUES 1000 + PAÍSES 60

Leia mais

AVANÇOS EM TECNOLOGIA: - Investimentos crescentes em P&D - Aumento da capacidade não-letal e maior precisão das armas - Custos crescentes dos equipamentos - Automação e robotização - Atuação em rede x

Leia mais