levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB"

Transcrição

1 Dubai Air Show: Dúvidas levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB Por James Drew Os problemas econômicos do Brasil parecem estar amortecendo as esperanças da Força Aérea Brasileira de recapitalizar toda a sua força de caça desatualizada, com um oficial dizendo que o número final de caças Saab Gripen NG pode estar mais perto de 40 do que a meta do programa F-X2 original, que é de 108 novos caças. Maj Brig Waldeísio Ferreira Campos, vice-diretor do comando da educação e treinamento da FAB, tem suas dúvidas de que o governo brasileiro será capaz de obter o número total esperado de Gripens.

2 Eu não sei. Talvez iremos para 40, mas não 100, disse ele à Flightglobal durante Conferência dos Comandantes das Forças Aéreas em Dubai, no último dia 7 de Novembro. Campos diz que a seleção Gripen NG foi um bom negócio para o Brasil, e quando o programa estiver totalmente implementado indústria do país estará produzindo cerca de 70% dos aviões. Ele confirma que a primeira aeronave devem chegar em 2019 e que os pilotos brasileiros já começaram seu programa de treinamento, na Suécia. Ele espera que após receber um esquadrão inicial de 12 aeronaves no Brasil para o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), perto da capital, as entregas de aeronaves continuarão a uma taxa de dois por ano depois disso. A localização do segundo esquadrão não foi definida ainda, disse ele. O Gripen NG foi escolhido em detrimento do Boeing F/A-18E/F Super Hornet e Rafale Dassault para favorecer a transferência de tecnologia, e o requisito mínimo foi de 36 caças, incluindo oito treinadores de dois lugares. Campos diz que a exigência de um novo caça durou em torno de 20 anos, e ele estava contente de ver o negócio com a Saab fechado. No entanto, em meio à crise nos gastos de defesa e a desvalorização do real brasileiro, a nação não pode se dar ao luxo de recapitalizar toda a sua força de caças, atualmente baseada nos Embraer/Alenia AMXs e Northrop F-5.

3 A Embraer é a parceira da Saab na produção, além do desenvolvimento de uma versão de dois lugares com potencial de exportação. Quase 50 empregados da Embraer e AEL Sistemas já estão em Linköping, Suécia, apoiando o programa Gripen NG. Campos está otimista sobre a frota de aeronaves de ataque leve Embraer A-29 Super Tucano e, com a introdução do Embraer KC-390 previsto para Ele diz que o programa de transporte e reabastecedor são um dos mais importantes para o Brasil e estão progredindo, dentro da programação. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN FONTE: FlightGlobal

4 1 GDA celebra 35 anos e vive a expectativa de receber os novos caças Gripen Ao longo de 35 anos, a unidade cumpriu a responsabilidade de defesa aérea do país e operou diversas aeronaves de caça da FAB O 1º Grupo de Defesa Aérea, também conhecido como Esquadrão Jaguar, comemorou na última sexta-feira (11/04) seu 35º aniversário. Para marcar a data, foi realizada uma cerimônia militar na Base Aérea de Anápolis (BAAN), onde foram entregues distintivos de condição especial pelos serviços prestados em unidades de caça por 15, 10 e 5 anos.

5 O 1 GDA é uma unidade da Força Aérea Brasileira subordinada à Terceira Força Aérea (III FAE), que tem a responsabilidade de realizar a defesa aérea do país por meio da utilização das aeronaves de caça. Com o anúncio da escolha do Gripen NG, o 1º GDA tem agora que se adaptar a nova doutrina e capacitar seus militares para atender as demandas da nova aeronave, o que para o Comandante do 1º GDA, Major Aviador Cláucio Oliveira Marques, será um diferencial. A aquisição dos Gripens deve representar um salto tecnológico e doutrinário não só para o esquadrão, mas também para a Força Aérea, ressalta o Major. Ele também mencionou que os pilotos do Esquadrão estão fazendo cursos da aeronave F-5M e se preparando para receber os novos caças. Histórico Original do antigo Núcleo da Primeira Ala de Defesa Aérea (NUALADA), criado em 09 de fevereiro de 1972, que mais tarde passaria a se chamar 1ª Ala de Defesa Aérea (ALADA); o 1º GDA teve como primeira aeronave o F-103 Mirage III, escolha que teve o objetivo de criar a primeira unidade de interceptação da América Latina.

6 Após a ativação da 1ª ALADA, foi criado o Grupo Planalto composto pelos quatro Esquadrões Operacionais: São Francisco, Amazonas, Paraná e Tocantins. Todos eles batizados com nomes de rios brasileiros, visando proporcionar identidade nacional aos grupos. Para efeito de código rádio, coube a cada grupo uma cor, sendo azul a do Esquadrão São Francisco e JAGUAR o código dos pilotos. A primeira aeronave, já ostentando as cores e as estrelas da FAB, realizou o seu primeiro voo em 06 de março de A pista de pouso do NUALADA foi inaugurada também em 1972, e no dia 1º de outubro, chegou a primeira aeronave Mirage III brasileira a bordo do C-130 Hércules Já o primeiro voo de F-103 Mirage no Brasil, foi realizado no dia 27 de março de 1973 pelo piloto de provas francês, Pierre Varraut. No dia 6 de abril, foi realizada a 1ª missão militar com seis aeronaves fazendo um voo comemorativo em Brasília, sob o comando do Coronel Antônio Henrique, primeiro piloto brasileiro a voar o Mirage III operacionalmente. A essa altura era necessária a criação de um grupo e de uma

7 Base Aérea em Anápolis, o que veio a acontecer no dia 11 de abril de 1979, através de uma portaria ministerial que desativou a Primeira Ala de Defesa Aérea, criando assim a Base Aérea de Anápolis e o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1 GDA). Mirages 2000 da FAB iniciando a decolagem Em dezembro de 2005, ocorreu o último voo operacional do Mirage III, e a partir de setembro de 2006 chegaram os primeiros Mirage 2000 ao 1º GDA. Entre dezembro de 2005 e setembro de 2006, operaram em Anápolis o AT-26 Xavante, o T-27 Tucano, além de aeronaves F-5 Tiger, que cumpriram escalas de alerta. Em 2008, chegaram as últimas aeronaves Mirage 2000, que fizeram seu último voo em 31 de dezembro de 2013.

8 Futura base dos caças Gripen NG comemora 42 anos

9 A Base Aérea de Anápolis (BAAN) comemorou 42 anos de sua criação no ultimo sábado dia 05/04. Criada em 1972 para abrigar os jatos Mirage III, a Base vive hoje a expectativa da chegada dos Gripen NG, os novos caças da Força Aérea Brasileira. A BAAN também se prepara para, ainda em 2014, receber o Terceiro Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (3º GAAAD), que capacitará os militares de infantaria a dar apoio, em solo, às missões aéreas, em tempos de paz ou de conflito.

10 O aniversário foi comemorado em uma solenidade realizada na sexta-feira com a presença de militares que já serviram na BAAN, como o Major-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, atual Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).

11 Também estavam presentes representantes da primeira turma de soldados formados na BAAN, em A solenidade envolveu ainda uma homenagem aos ex-comandantes da Base Aérea de Anápolis, a entrega da Menção de Destaque Operacional Ouro e a entrega da Medalha de Ouro a militares com 30 anos de serviço na FAB. Uma vida em Anápolis Dos 46 anos de vida do Suboficial Paulo Henrique Dias de Carvalho, os últimos 28 foram dedicados à Base Aérea de Anápolis. Vim direto da Escola de Especialistas da Aeronáutica. Gostei muito daqui e por isso nunca quis mudar. A Base é bem operacional, com excelentes profissionais. Fui mecânico de Mirage e vi muitas coisas acontecerem aqui. Apesar de muitas horas sem dormir, de dedicar minha vida em prol do desenvolvimento do esquadrão, sou muito feliz aqui, diz o militar, que do atual efetivo é que conta com mais tempo na BAAN.

12 Localização estratégica No início da década de 70, a cidade de Anápolis foi escolhida para receber os então novos caças Mirage III por sua localização estratégica, a 130 quilômetros de Brasília.

13 O objetivo do então Ministério da Aeronáutia era criar a primeira Unidade de Interceptação da América do Sul para defender o espaço aéreo brasileiro e, principalmente, a capital federal. Oficialmente, a Base Aérea de Anápolis e o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) eram a mesma unidade até 1979, quando faziam parte da 1 Ala de Defesa Aérea (1 ALADA). A ligação entre a BAAN e o GDA se manteve: cabe à Base prestar todo o suporte necessário para que a unidade aérea cumpra a sua missão. Em 2000, foi incorporado à BAAN o Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV). Equipado com jatos E-99 e R-99, fabricados pela Embraer e que destacam pelos seus sistemas embarcados, o esquadrão faz missões de alerta em voo, reconhecimento e participa do Programa SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia).

14 Em 2005, os Mirage III foram retirados de serviço e, entre 2006 e 2013, o 1 GDA operou com os Mirage Agora, as unidades aguardam a chegada dos caças Gripen enquanto caças F-5, vindos de unidades das Bases Aéreas de Manaus (AM), Canoas (RS) e Rio de Janeiro (RJ), realizam o alerta de defesa aérea a partir da BAAN. FONTE : Agência Força Aérea

Saudade - Piloto de caça relembra voo que fez com Ayrton Senna

Saudade - Piloto de caça relembra voo que fez com Ayrton Senna Saudade - Piloto de caça relembra voo que fez com Ayrton Senna Ouça entrevista e conheça os detalhes do voo que Ayrton Senna realizou em 1989 Há 22 anos, o piloto de automobilismo Ayrton Senna deixa saudades

Leia mais

Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC

Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC Nesta segunda-feira (22/4), a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora o Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio

Leia mais

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 1945 2005 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS). robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG*

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Brasília, 18/05/2016 A nova geração da aeronave de combate Gripen E/NG foi apresentada nesta quarta-feira, em Linköping, na Suécia, em cerimônia

Leia mais

CRUZEX Flight Base Aérea de Natal cheia de aviões de transporte

CRUZEX Flight Base Aérea de Natal cheia de aviões de transporte CRUZEX Flight 2013 - Base Aérea de Natal cheia de aviões de transporte Apesar do exercício CRUZEX Flight 2013 chamar a atenção pelas aeronaves de caça, quem rouba a cena antes do início dos voos de combate

Leia mais

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) é um dos mais importantes do país por ser o responsável pela garantia da soberania nacional. Diálogo

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça mal chegaram à Santiago, no Chile, e já contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena

Leia mais

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos LAAHS. robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

O que acontece quando uma aeronave desconhecida é detectada pelos radares da FAB

O que acontece quando uma aeronave desconhecida é detectada pelos radares da FAB O que acontece quando uma aeronave desconhecida é detectada pelos radares da FAB Após acionamento, são poucos minutos até a decolagem Por Ten Emília Maria O batimento cardíaco acelerado, o calor no cockpit,

Leia mais

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Os aviões-radares E-99, que são estratégicos para as atividades de defesa do espaço aéreo, ganham novos sistemas que chegam a duplicar a capacidade

Leia mais

F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano

F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano Amorin disse que receberá nos próximos dias representante do governo da Suécia para discutir detalhes da parceria entre brasileiros e

Leia mais

OBJETIVO. Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de. seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça

OBJETIVO. Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de. seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça OBJETIVO Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça Multimissão (FX-2). Congresso Nacional Brasília, 13 de agosto

Leia mais

Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica*

Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica* Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica* Por Ascom Comemora-se nesta sexta-feira (25) o Dia do Especialista de Aeronáutica, profissional que tem a nobre missão de fornecer

Leia mais

Museu de Aeronáutica de São Paulo no Campo de Marte?

Museu de Aeronáutica de São Paulo no Campo de Marte? Museu de Aeronáutica de São Paulo no Campo de Marte? Sociedade civil e militares se articulam para criar um museu de aeronáutica em SP São mais de onze mil pousos e decolagens por mês. E após 95 anos de

Leia mais

Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros

Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros Em entrevista ao JB, representante da Defesa explica benefícios da parceria com a Suécia Por Ana Siqueira Além de reforçar a frota

Leia mais

Especial 27 anos da Aviação

Especial 27 anos da Aviação Especial 27 anos da Aviação do Exército: 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro) O 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro), foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica Batalhão Casimiro Montenegro

Leia mais

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Por Ivan Plavetz O Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) da Aviação do Exército (AvEx), unidade sediada em Taubaté (SP), ministrou instruções de voo correspondentes

Leia mais

FIDAE 2008 A Feira da América Latina

FIDAE 2008 A Feira da América Latina FIDAE 2008 A Feira da América Latina Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1 Por Emídio Neto Para ocupar o cockpit de uma aeronave de caça da Marinha do Brasil, o piloto passa por um longo processo de seleção, estudos e treinamento,

Leia mais

PENSANDO NO FUTURO: DASSAULT RAFALE MELHOR PARA O BRASIL

PENSANDO NO FUTURO: DASSAULT RAFALE MELHOR PARA O BRASIL PENSANDO NO FUTURO: DASSAULT RAFALE MELHOR PARA O BRASIL O Brasil vive um período de sua história que a maioria dos brasileiros não tinha visto até agora. A economia está crescendo, a sua base industrial

Leia mais

Conheça a Base Aérea de Santa Maria

Conheça a Base Aérea de Santa Maria Conheça a Base Aérea de Santa Maria Que tal conhecer um pouco mais sobre as Bases e os Comandos Aéreos Regionais espalhados pelo Brasil? Hoje faremos uma apresentação da Base Aérea de Santa Maria (BASM),

Leia mais

Saab projeta venda de 450 caças em 20 anos

Saab projeta venda de 450 caças em 20 anos Saab projeta venda de 450 caças em 20 anos No grupo dessas 3.000 unidades, o objetivo da Saab é abocanhar de 10% a 15%, em participação conjunta com a Embraer por meio de acordo de parcerias Nos próximos

Leia mais

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas A última quarta-feira foi de intensa movimentação no Palácio do Planalto para a definição dos novos comandantes das Forças Armadas. Ministério da Defesa

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Luiz Carlos Aguiar São José dos Campos SP Março de 2007

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Luiz Carlos Aguiar São José dos Campos SP Março de 2007 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Luiz Carlos Aguiar São José dos Campos SP Março de 2007 Privatização Com relação à questão governamental, a Embraer, no seu início, depois de privatizada, sem sombra

Leia mais

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e Embraer KC-390 atinge a Capacidade Inicial de Operação São José dos Campos, SP, 20 de dezembro de 2017 O novo jato de transporte militar e reabastecimento Embraer KC-390 completou um marco fundamental

Leia mais

a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança.

a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança. Defesa e Segurança Cenário Em 2011, as operações da área de defesa e segurança passaram a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança. Tendo como seu maior cliente a Força

Leia mais

Conexão FAB AH-2 Sabre do Esquadrão Poti em ação

Conexão FAB AH-2 Sabre do Esquadrão Poti em ação Conexão FAB AH-2 Sabre do Esquadrão Poti em ação Nesta edição, você vai ver um treinamento inédito de lançamento de míssil realizado no campo de provas em cachimbo, no sul do Pará. A nossa equipe também

Leia mais

Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras

Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras Po Alexandre Gonzaga - Ascom A 11ª edição da Operação Ágata, de combate ao crime transfronteiriço,

Leia mais

FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM

FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça divulga pré-agenda de Março e Abril

Esquadrilha da Fumaça divulga pré-agenda de Março e Abril Esquadrilha da Fumaça divulga pré-agenda de Março e Abril Nos preparativos para dar início às suas primeiras demonstrações aéreas, a Esquadrilha da Fumaça já está com sua pré-agenda pronta, precisando,

Leia mais

Esquadrões de helicóptero da FAB treinam técnica de resgate na água

Esquadrões de helicóptero da FAB treinam técnica de resgate na água Esquadrões de helicóptero da FAB treinam técnica de resgate na água Cerca de 350 militares participam até o próximo domingo (13/03) da 22ª edição do exercício operacional Kapoff, que envolve resgate na

Leia mais

2010 FIDAE DA SOLIDARIEDADE

2010 FIDAE DA SOLIDARIEDADE 2010 FIDAE DA SOLIDARIEDADE Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

EMBRAER ENTREGA 20 JATOS COMERCIAIS E 8 EXECUTIVOS NO 1º TRI DE 2011 Valor dos pedidos firmes em carteira sobe para US$ 16 bilhões

EMBRAER ENTREGA 20 JATOS COMERCIAIS E 8 EXECUTIVOS NO 1º TRI DE 2011 Valor dos pedidos firmes em carteira sobe para US$ 16 bilhões EMBRAER ENTREGA 20 JATOS COMERCIAIS E 8 EXECUTIVOS NO 1º TRI DE 2011 Valor dos pedidos firmes em carteira sobe para US$ 16 bilhões São José dos Campos, 18 de abril de 2011 Ao longo do primeiro trimestre

Leia mais

Oficiais generais recém-promovidos são recebidos pelo presidente Temer*

Oficiais generais recém-promovidos são recebidos pelo presidente Temer* Oficiais generais recém-promovidos são recebidos pelo presidente Temer* O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Raul Jungmann, receberam, na tarde desta quinta-feira, no Palácio

Leia mais

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome.

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome. A evolução dos porta aviões da PLA Navy faz a diferença 1 No ritmo atual da construção naval chinesa, a China está em vias de possuir a maior capacidade de projeção de poder com porta aviões, além dos

Leia mais

Saab inicia nova ofensiva para oferecer o caça Gripen

Saab inicia nova ofensiva para oferecer o caça Gripen Saab inicia nova ofensiva para oferecer o caça Gripen BRASÍLIA Dois meses depois de a indústria americana de aviação Boeing lançar nova ofensiva para fechar a venda de caças à Força Aérea Brasileira (FAB),

Leia mais

Brasil avança na parceria com a Suécia

Brasil avança na parceria com a Suécia Brasil avança na parceria com a Suécia Por Rossini Barreira Estocolmo, 13/06/2017 - Os ministros da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, e da Suécia, Peter Hultqvist, reuniram-se hoje, em Estocolmo, para discutir

Leia mais

PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL

PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro

Leia mais

OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico

OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico Caças franceses estão engajados em um jogo de gato e rato com os russos nos céus acima dos países bálticos, enquanto a OTAN mantém um olhar

Leia mais

O país sedia um grande exercício de combate aéreo em plena região centrooeste,

O país sedia um grande exercício de combate aéreo em plena região centrooeste, Texto e fotos: Marcio Jumpei Luciano Porto (www.spotter.com.br) O país sedia um grande exercício de combate aéreo em plena região centrooeste, numa excelente oportunidade de integração operacional entre

Leia mais

A atuação da Força Aérea Brasileira na Região Norte 1

A atuação da Força Aérea Brasileira na Região Norte 1 A atuação da Força Aérea Brasileira na Região Norte 1 Você já imaginou como é a atuação da Força Aérea para resguardar a fronteira norte do País? Conhece as peculiaridades climáticas e geográficas da Região

Leia mais

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Segunda Guerra, litoral brasileiro. Há sete décadas, um bombardeiro B-25 realizou o primeiro ataque da Força

Leia mais

LOCKHEED F-80 E T-33 NA AMÉRICA DO SUL

LOCKHEED F-80 E T-33 NA AMÉRICA DO SUL LOCKHEED F-80 E T-33 NA AMÉRICA DO SUL Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáutico (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisa

Leia mais

Jungmann discute a agenda de Defesa na Câmara dos Deputados*

Jungmann discute a agenda de Defesa na Câmara dos Deputados* Jungmann discute a agenda de Defesa na Câmara dos Deputados* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve na manhã desta terça-feira (22) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN) da

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS DIVISÃO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CALENDÁRIO ANUAL DE CURSOS 2018

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS DIVISÃO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CALENDÁRIO ANUAL DE CURSOS 2018 CBPAA (EAD) -1 SEMESTRE Curso Básico de Prevenção de EGAP MIL Estágio de Gestão Avançada da Prevenção de Acidentes Aviação Militar CPAA - CEA (EAD) - Controle do Espaço Aéreo 19/03 a 13/04 10/04 a 12/04

Leia mais

África do Sul vai receber os últimos quatro Gripen

África do Sul vai receber os últimos quatro Gripen África do Sul vai receber os últimos quatro Gripen Os últimos quatro caças Gripen, adquiridos pela África do Sul, estão sendo preparados para a chegada em meados de setembro. A África do Sul comprou 9

Leia mais

Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos*

Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos* Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta terça-feira (05) uma delegação de parlamentares italianos, com o objetivo de aprofundar

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL LAAD 2017, RIO DE JANEIRO 4 de abril Mikael Franzén, Diretor Geral Gripen Brasil Saab Aeronáutica This document and the information contained herein is the property

Leia mais

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021*

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Por Ascom Os ministros da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai se reuniram em Assunção, nesta segunda-feira (4), para prorrogar, por

Leia mais

Operação Santa Maria: exemplo de profissionalismo e abnegação militar

Operação Santa Maria: exemplo de profissionalismo e abnegação militar Operação Santa Maria: exemplo de profissionalismo e abnegação militar Esta reportagem apresenta os primeiros momentos da participação dos esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) em conjunto com diversos

Leia mais

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS. Profissão: Militar da Aeronáutica atualmente reformado no Posto de Maj. Brig. do Ar 2.

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS. Profissão: Militar da Aeronáutica atualmente reformado no Posto de Maj. Brig. do Ar 2. CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Nome: Umberto de Campos Carvalho Netto Filiação: Serafim Nunes Netto e Iria Carvalho Netto Naturalidade: Jaguari Rio Grande do Sul Profissão: Militar da Aeronáutica atualmente

Leia mais

Maj PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro

Maj PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro Maj PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro SUMÁRIO 1. ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO: PROJETO; SEMINÁRIO; SELEÇÃO E FORMAÇÃO TÉCNICA DE PESSOAL; AERONAVES, VIATURAS E EQUIPAMENTOS; SEDE; ENSAIO TÁTICO E TREINAMENTO

Leia mais

OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III

OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Foto: Relações Públicas do 5º RCC Por Everton Lisboa Embora não esteja totalmente pronta, a nova instalação do 5º Regimento de Carros de Combate

Leia mais

Vocality atualiza sistema de comunicações por satélite para a Força Aérea Brasileira

Vocality atualiza sistema de comunicações por satélite para a Força Aérea Brasileira Vocality atualiza sistema de comunicações por satélite para a Força Aérea Brasileira A Vocality tem apoiado a FAB na área de comunicações e controle de tráfego aéreo, em parceria com a RSA Engineering.

Leia mais

ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo

ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo 1ª Edição 2016 SUMÁRIO CAPITULO I A DIFERENÇA ENTRE AERONAUTA E AEROVIÁRIO Aeroviário Aeronauta Projeção da aviação nos próximos anos CAPITULO II - O CURSO SUPERIOR

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Força Aérea dos Estados Unidos da América Divisão: Esquadrão de Demonstrações Thunderbirds Autor: Murilo Padovani Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume

Leia mais

Endereço para acessar este CV: Última atualização do currículo em 11/08/2014

Endereço para acessar este CV:   Última atualização do currículo em 11/08/2014 Sérgio Luiz Nideck Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8021084418040598 Última atualização do currículo em 11/08/2014 Militar da reserva da Aeronáutica (Capitão Especialista em Comunicações),

Leia mais

Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington vai abrir licitação para arrendamento de um B ER

Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington vai abrir licitação para arrendamento de um B ER Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington vai abrir licitação para arrendamento de um B767-300ER Aviso de Licitação # 160335 / CABW / 2016 OBJETO: O chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Royal Jordanian Falcons Esquadrão Acrobático da Real Força Aérea Jordaniana. Autor: Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume

Leia mais

60ª Farnborough 2008

60ª Farnborough 2008 60ª Farnborough 2008 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino

Leia mais

FAB completa 40 anos do recebimento dos primeiros caças F-5

FAB completa 40 anos do recebimento dos primeiros caças F-5 FAB completa 40 anos do recebimento dos primeiros caças F-5 Modernizado em 2006, o supersônico é a principal aeronave utilizada na defesa aérea brasileira A Força Aérea Brasileira (FAB) completa neste

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas

Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas A aeronave A-29 Super Tucano, novo avião utilizado pela Esquadrilha da Fumaça, trouxe mais possibilidades de uso de recursos tecnológicos.

Leia mais

EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI Carteira de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período

EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI Carteira de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período São José dos Campos SP, Brasil, 17 de outubro de 2011 A Embraer

Leia mais

EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO

EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

Governo Federal contingencia R$ 5,9 bilhões*

Governo Federal contingencia R$ 5,9 bilhões* Governo Federal contingencia R$ 5,9 bilhões* O Governo Federal anunciou ontem contingenciamento de R$ 5,9 bilhões e remanejamento de R$ 2,2 bilhões do orçamento deste ano. Com isso, chega a R$ 44,9 bilhões

Leia mais

Colômbia adquire capacidade para modernizar Tucanos AT-27

Colômbia adquire capacidade para modernizar Tucanos AT-27 Colômbia adquire capacidade para modernizar Tucanos AT-27 Em 2009, a renovação era apenas em seções da aeronave; hoje a capacidade da Força Aérea da Colômbia inclui a atualização total dos Tucanos AT-27.

Leia mais

Ministro debate prioridades da Defesa com Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado* Ascom

Ministro debate prioridades da Defesa com Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado* Ascom Ministro debate prioridades da Defesa com Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado* Ascom Brasília, 17/05/2016 O ministro da Defesa, Raul Jungmann, se reuniu nesta terça-feira com os presidentes

Leia mais

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor)

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor) Farnborough 2014 Roberto Portella Bertazzo, Graduado em Historia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade Federal de

Leia mais

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança.

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança. 3 de setembro: 30 anos da Aviação do Exército Brasileiro 1 A Aviação do Exército constitui-se num orgulho para todo o coração verde-oliva, pois trata-se de um centro de referência em eficiência e modernidade,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) (55)

APRESENTAÇÃO. RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) (55) APRESENTAÇÃO RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) 3312-3113 (55) 98106 1012 voers@voers.com.br Missão: Servir com excelência e profissionalismo Visão: Tornar a RS referência em formação de profissionais

Leia mais

GEIV: começa a desativação gradual dos IC-95 Bandeirante

GEIV: começa a desativação gradual dos IC-95 Bandeirante GEIV: começa a desativação gradual dos IC-95 Bandeirante Por Guilherme Poggio O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) iniciou a desativação gradual das atuais aeronaves Bandeirante para renovação da

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Frecce Tricolore Grupo de Demonstração e Acrobacia da Força Aérea Italiana. Autor: Guilherme Siltori Acosta Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número

Leia mais

Saab poderá colaborar com a HAL para aprimorar o Tejas indiano

Saab poderá colaborar com a HAL para aprimorar o Tejas indiano Saab poderá colaborar com a HAL para aprimorar o Tejas indiano Reportagem publicada pelo jornal Economic Times nesta quintafeira, 14 de abril, noticiou que a estatal indiana de aviação HAL (Hindustan Aeronautics

Leia mais

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos*

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* 12 de julho de 2016. Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* Brasil exportará urânio enriquecido pela primeira vez* Farnborough Air Show 2016: Embraer

Leia mais

Aviador Naval conclui Curso Padronização Instrutores de Voo na AFA

Aviador Naval conclui Curso Padronização Instrutores de Voo na AFA Aviador Naval conclui Curso de Padronização de Instrutores de Voo na AFA O Capitão-de-Corveta (FN) Marcos Alessandro Ferreira Sell concluiu o Curso de Padronização de Instrutores de Voo da Academia da

Leia mais

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 O drone que espionou bin Laden e as armas nucleares do Irã foi apenas o começo. Conheça o seu primo maior, mais furtivo e que ainda voa mais

Leia mais

Raul Jungmann assume Ministério da Defesa*

Raul Jungmann assume Ministério da Defesa* Raul Jungmann assume Ministério da Defesa* Ascom Brasília, 13/05/2016 - O ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS/PE), tomou posse no cargo nesta quinta-feira (12), durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Leia mais

O Estado como Operador de RPAs Aquisição e Operações

O Estado como Operador de RPAs Aquisição e Operações O Estado como Operador de RPAs Aquisição e Operações CENTRO DE MODERNIZAÇÃO, PROCESSOS E PROJETOS O DEPARTAMENTO Finalidade (Missão) Coordenar e executar as atividades de tecnologia da informação e telecomunicações,

Leia mais

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França 06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França Embora o termo Dia D seja rotineiramente usado em um contexto militar para o dia de uma operação ou um evento planejado, para muitas pessoas esta expressão

Leia mais

Vídeo - Esquadrões de A-29 Super Tucano treinam em conjunto

Vídeo - Esquadrões de A-29 Super Tucano treinam em conjunto Vídeo - Esquadrões de A-29 Super Tucano treinam em conjunto O exercício conjunto das unidades aéreas da Força Aérea Brasileira que operam a aeronave A-29 Super Tucano é o tema deste FAB em Ação. Os esquadrões

Leia mais

PARBRA III Brasil e Paraguai realizam exercício de combate a ilícitos

PARBRA III Brasil e Paraguai realizam exercício de combate a ilícitos PARBRA III Brasil e Paraguai realizam exercício de combate a ilícitos A-29 Super Tucano Treinar pilotos e controladores na transferência de tráfegos aéreos desconhecidos. Esse é o principal objetivo da

Leia mais

Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1

Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1 Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1 Por Guilherme Wiltgen, Luiz Padilha e Rubens Barbosa Filho No último dia 28 de maio, foi comemorado os 50 anos do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Aviação Civil Secretaria de Política Regulatória de Aviação Civil

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Aviação Civil Secretaria de Política Regulatória de Aviação Civil PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Aviação Civil Secretaria de Política Regulatória de Aviação Civil CRESCIMENTO DO MERCADO BRASILEIRO DE AVIAÇÃO Gustavo Pacheco Fortes Fleury Gerente de Projeto do

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Zeus Esquadrão Acrobático da Força Aérea Helênica (Grécia). Autor: Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1

Leia mais

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO?

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com A compra de

Leia mais

Defesa e Relações Exteriores buscam agenda comum e ampliação de parcerias*

Defesa e Relações Exteriores buscam agenda comum e ampliação de parcerias* Defesa e Relações Exteriores buscam agenda comum e ampliação de parcerias* Os ministros Raul Jungmann, da Defesa, e José Serra, das Relações Exteriores, deram início à definição de uma agenda comum entre

Leia mais

Acidentes com aeronaves do Thunderbirds e Blue Angels hoje nos EUA

Acidentes com aeronaves do Thunderbirds e Blue Angels hoje nos EUA Acidentes com aeronaves do Thunderbirds e Blue Angels hoje nos EUA Por Guilherme Wiltgen Uma infeliz coincidência marcou o dia de hoje (02.06) nos EUA. Dois acidentes com aeronaves de demonstração aérea

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. Embraer

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. Embraer INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Embraer São José dos Campos SP, 14 de novembro de 2013 Priscilla Yugue FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final

Leia mais

Caminhos para o Crescimento

Caminhos para o Crescimento Caminhos para o Crescimento Luiz Carlos Aguiar 16/junho/2011 Resultado do Negócio de Defesa 2 Embraer Defesa e Segurança Embraer Defesa e Segurança: nova unidade empresarial estabelecida em janeiro de

Leia mais

USAF escolhe Boeing como próximo Air Force One

USAF escolhe Boeing como próximo Air Force One USAF escolhe Boeing 747-8 como próximo Air Force One Ilustração da Magic Wan do futuro 747-8 Air Force One Por: Dan Parsons A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou em 28 de Janeiro que o novo avião intercontinental

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS SUMA DE INVESTIGAÇÃO

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS SUMA DE INVESTIGAÇÃO 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS SUMA DE INVESTIGAÇÃO DADOS DA OCORRÊNCIA Nº

Leia mais

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Não importa se eles foram construídos para transportar grandes peças (como o Beluga) ou foram, simplesmente, produto de mentes megalomaníacas (como

Leia mais

Foguete brasileiro transporta experimentos alemães

Foguete brasileiro transporta experimentos alemães Foguete brasileiro transporta experimentos alemães VS-30 contribuiu para operação no exterior ao transportar com sucesso nove experimentos científicos europeus Lançado na semana passada da Base do Andoya

Leia mais

MD e BNDES assinam acordo para fortalecer Base Industrial de Defesa*

MD e BNDES assinam acordo para fortalecer Base Industrial de Defesa* MD e BNDES assinam acordo para fortalecer Base Industrial de Defesa* Ascom Rio de Janeiro, 10/05/2016 - O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, assinou, nesta terçafeira (10), no Rio de Janeiro (RJ), com o

Leia mais

EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa

EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa São José dos Campos, 9 de abril de 2010 A Embraer encerrou

Leia mais

Vídeo 70 anos do Dia da Aviação de Caça. MEMÓRIA Veterano da Força Aérea Americana visita o II COMAR

Vídeo 70 anos do Dia da Aviação de Caça. MEMÓRIA Veterano da Força Aérea Americana visita o II COMAR Vídeo 70 anos do Dia da Aviação de Caça Homenagem da Força Aérea Brasileira aos 70 anos do Dia da Aviação de Caça. A comemoração dessa data relembra o 22 de abril de 1945, quando uma grande ofensiva do

Leia mais

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto As Forças Armadas da Argentina e do Brasil reforçaram os laços de cooperação ao participarem de exercícios de guerra simulada e

Leia mais

35 ANOS AQUISIÇÃO NEIVA

35 ANOS AQUISIÇÃO NEIVA 35 ANOS AQUISIÇÃO NEIVA A NEIVA Há 35 anos, em março de 1980, a Embraer assumiu o controle acionário da Neiva e, desde então, a Unidade contribui para semear e fortalecer os valores da Empresa. Em reverência

Leia mais