INFORMATIVO 2016 III UNIDADE 1º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMATIVO 2016 III UNIDADE 1º ANO"

Transcrição

1 INFORMATIVO 2016 III UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos, foram selecionados conteúdos e atividades significativas referentes à 3ª Unidade. LEGENDA Capacidades Conteúdos LÍNGUA PORTUGUESA Linguagem oral: Expressar-se oralmente com clareza e articulação de ideias coerentes, argumentando suas opiniões com segurança. Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar. Compreender o sentido das mensagens escritas. Esclarecer dúvidas e curiosidades diante de diferentes situações, por meio da elaboração de perguntas e respostas. Envolver-se na produção de textos coletivos e individuais, sabendo adequá-los a intenções e situações comunicativas. Participar de diferentes situações de intercâmbio social reconhecendo as variantes linguísticas do português falado, sensibilizando-se, respeitando e valorizando a diversidade. Socialização de ideias, informações e opiniões com coerência. Narração de fatos e acontecimentos. Exposição oral sobre temas estudados. Reconto de histórias, canções e notícias com clareza, mantendo coerência com o texto original. Participação em situações específicas em que se faça necessária a elaboração de perguntas e respostas de acordo com o contexto em que está inserido. Construção de textos coletivos e individuais. Linguagem escrita: Escrever textos, utilizando a escrita alfabética. Identificar e grafar as letras cursivas maiúsculas do alfabeto. Produzir narrativas com coerência de ideias. Recontar por escrito, textos lidos pelo professor. Ler e interpretar textos literários selecionados para o 1º ano de forma autônoma. Localizar informações contidas no texto.

2 Revisar sua própria escrita. Produção de textos com encadeamento de ideias. Escrita e identificação da letra cursiva maiúscula. Leitura e interpretação individual e coletiva de diferentes portadores textuais compreendendo a sua função social. Socialização das experiências de leitura. Produção de textos individuais e/ou coletivos de forma espontânea. Revisão das produções escritas. MATEMÁTICA Números e operações: Identificar números até 100. Produzir sequência numérica até 100. Utilizar as ideias da adição e subtração por meio de estratégias pessoais. Operar com números em situações-problema, jogos matemáticos e atividades diversas, usando procedimentos próprios de cálculos. Representar as estratégias utilizadas para resolver situações-problema. Organizar sequência numérica em crescente e decrescente. Elaborar diferentes estratégias para agrupar elementos. Leitura, escrita, comparação e ordenação de números familiares ou frequentes. Utilização de diferentes estratégias para quantificar elementos, tais como: contagem, pareamento, estimativa, correspondência e agrupamentos. Resolução de situações-problema. Cálculos de adição e subtração por meio de estratégias pessoais. Espaço e forma: Representar trajetos conforme o percurso vivenciado. Representação da posição no espaço a partir da análise de maquetes e itinerários Grandezas e medidas: Conhecer diferentes instrumentos de medidas participando de situações que possibilitem a sua utilização, favorecendo a comparação de grandezas; Comparação de grandezas da mesma natureza por meio de estratégias pessoais e uso de instrumento de medida conhecidos: fita métrica, balança e recipientes diversos. Contato com instrumentos de medida de tempo. Tratamento de informações: Ler e interpretar informações contidas em imagens, gráficos e tabelas. Coletar, organizar e registrar informações, por meio de instrumentos diversos.

3 Coleta e organização de informações. Elaboração e interpretação de listas, tabelas e gráficos de barra simples para comunicar a informação obtida. CIÊNCIAS NATURAIS Identificar semelhanças e diferenças entre os seres vivos (Reino animal). Reconhecer as principais características dos seres vivos (Reino animal). Formular perguntas e suposições sobre os seres vivos (Reino animal). Identificação de características comuns e específicas entre os seres vivos (Habitat, transformação e comportamento). Realização de experimentos simples a partir do levantamento de hipóteses e busca de sua comprovação. Utilização de diferentes tipos de registros para comunicar suas descobertas. CIÊNCIAS SOCIAIS Reconhecer alguns direitos e deveres básicos do cidadão. Coletar e registrar informações por meio de pesquisas. Socializar informações diferentes sobre o mesmo acontecimento, fato ou tema histórico. Formulação de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados. Registro em diferentes formas: textos, fotos, vídeos, exposições, etc. Socialização de informações e perspectivas diferentes sobre o mesmo acontecimento, fato ou tema histórico. INGLÊS Participar das propostas desenvolvidas com interesse e compromisso. Utilizar a fala para comunicar necessidades, sentimentos e desejos. Construir vocabulário referente aos temas desenvolvidos Introduzir o conceito de There is / There are. Elaborar perguntas com What / Where e elaborar respostas simples. Compreender perguntas com Who, What, How many e elaborar respostas simples e coerentes. Transportation : Identificação de vocabulário e expressões referentes à transportes e elaboração oralmente de perguntas e respostas simples (car, van, boat, How do you come to school?, I come to school by...); Occupation : Utilização de vocabulário relacionado à profissões, bem como o que cada uma dessas profissões desempenham (ex: What does a teacher do?); Action Verbs : Uso de alguns verbos de ação utilizando os modais can e can t (she can dance, he can jump ); My Neighborhood : Identificação de vocabulário referente à lugares que existem na vizinhança e que nos ajudam no dia-a-dia utilizando there is e there are (grocery store, bakery there is a in my neighborhood, etc);

4 Party Time : Uso de vocabulário referente à aniversário e temas festivos que acontecem durante o ano (when is christmas?...do you like?). Trabalho com meses do ano e calendário. ARTES Desenvolver atitudes de respeito ao meio ambiente no uso consciente dos materiais explorados; Experimentar técnicas e materiais expressivos; Analisar, interpretar, aplicar e experimentar os recursos expressivos das linguagens artísticas abordadas nos conteúdos; Investigar os elementos da linguagem visual na obra de Joan Miró e Piet Mondrian, percebendo semelhanças e diferenças em seus processos criativos Pesquisa de técnicas e diferentes formas de utilização e possibilidades expressivas dos materiais na descoberta de linhas e formas. Produção de estudos de técnicas de aplicação da cor- desenhos e pinturas em materiais diversos; Leituras de diversas obras de Joan Miró, identificando os elementos da linguagem visual presentes na obra do artista. Vivência dos processos criativos dos artistas sobre diferentes suportes de pintura EDUCAÇÃO FÍSICA Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples; Identificar, compreender e vivenciar princípios éticos, tais como: diálogo respeito, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, cooperação, honestidade, dentre outros; Desenvolvimento das capacidades físicas durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças; Iniciação de jogos de cooperação e competição; Realização de diferentes movimentos de acordo com os estímulos musicais (palmas, batidas de tambor, batidas de pé etc..); Desenvolvimento da habilidade na resolução de problemas em grupo; Diferenciação das situações de esforço e repouso; Reconhecimento de algumas das alterações provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, mediante a percepção do próprio corpo; MÚSICA Vivenciar com o corpo a pulsação, batimentos rítmicos, e dinâmica da música; Explorar a expressão corporal vivenciando e executando musicas ligadas a cultura regional. Vivenciar a cultura regional através da apreciação e execução musical de canções ligadas ao samba de roda do recôncavo baiano. Desenvolver a criação musical e a improvisação através da imitação rítmica. Construir o repertório musical a través da a apreciação e execução de canções ligadas ao samba de roda.

5 Transformar o imaginário em concreto através da percepção de uma paisagem Sonora. Desenvolvimento da expressão corporal para uma melhor compreensão dos conteúdos musicais trabalhados durantes as aulas. Exploração e execução de músicas ligadas ao recôncavo baiano, samba de roda. Compreensão da forma musical através da execução musical. Desenvolvimento da precisão rítmica através da prática musical executando ritmos ligados ao samba de roda. Vivenciando a cultura popular a través da manifestação do samba de roda ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NAS DIVERSAS ÁREAS DE ESTUDO: Jogos e brincadeiras Entrevistas Aula de campo Dramatizações Rodas de conversa Dinâmicas e vivências corporais Observação e experimentação Pesquisas Atividades independentes e sequenciadas Atividades individuais e de grupo Representações gráficas Histórias lidas e contadas Trabalhos artísticos Jogos com associações de ideias Aulas expositivas Aulas expositivas com multimídia COMO AS FAMÍLIAS PODEM COLABORAR DURANTE O PROCESSO Estabelecendo rotinas, pois elas ajudam na organização interna da criança. Reservando horário para as brincadeiras, pois elas, de uma forma geral, ajudam a educar a criança para convívio social e amadurecem as habilidades motoras. Sendo pontual. A primeira atividade, a roda, é muito importante para inserir o aluno na rotina do dia. Conversando sobre os temas abordados e ajudando a criança a selecionar materiais que possam enriquecê-los. Equipe pedagógica do 1º ano.

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 1º ANO

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 1º ANO INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE - 2º ANO

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE - 2º ANO INFORMATIVO 2015 III UNIDADE - 2º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: 2º ano PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Currículo Ana Paula Froes Língua Portuguesa: Língua Portuguesa: Realizar leituras acompanhando

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 1ª etapa: 04/02 A 10/05 3º Ano A/B - Ensino Fundamental l Educadoras: Regina e Renata CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO DEPARTAMENTO 1º CEB - 2017 / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO No 1.º CEB, para efeitos da avaliação sumativa individual dos alunos, ter-se-ão em conta os seguintes domínios, descritores

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES APRENDIZAGENS A PROMOVER Construção da identidade e da auto estima *Conhecer e aceitar as suas caraterísticas pessoais

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Plano Curricular para a Educação Pré-Escolar ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

Plano Curricular para a Educação Pré-Escolar ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL COMPONENTES APRENDIZAGENS A PROMOVER Construção da Identidade e Autoestima - Conhecer e aceitar as suas características pessoais e a sua identidade social e cultural,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 3º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 3º ANO EF Compras com Real Aula Multimídia MT - Interface 1 - Pág. 43 Naturais e Sistema de Numeração Decimal OB001 OB002 OB003 OB004 OB005 Reconhecer e aplicar os números em diversos contextos e situaçõesproblema.

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Oralidade Oralidade Oralidade -

Leia mais

Saber cuidar de si e responsabiliza-se pela sua segurança e bem-estar.

Saber cuidar de si e responsabiliza-se pela sua segurança e bem-estar. FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Ficha de Idade: 3 Anos Nome: Criança exemplo Data de nascimento: 01/01/2015 1º Período Presenças: 66 Faltas: 0 Data avaliação: 31/12/2018 Ano letivo: 2018 / 2019 Construção da

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

APRENDIZAGENS A PROMOVER NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

APRENDIZAGENS A PROMOVER NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 152780 Escolas João de Araújo Correia Departamento PE APRENDIZAGENS A PROMOVER NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 1. ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Construção da Identidade e da Autoestima Conhecer e aceitar as

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Auto-Avaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido EA Em

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Anual

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Anual Construção da Conhecer e aceitar as suas características pessoais e a sua identidade identidade e da social e cultural, situando-as em relação às de outros. autoestima Reconhecer e valorizar laços de pertença

Leia mais

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER Conto infantil de Simão de Miranda MANUAL DE APOIO AO PROFESOR PARA O TRABALHO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Livro Indicado para a Educação Infantil (Creche

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português Oralidade Leitura 30% Escrita Educação Literária Gramática Português Conhecimentos, Capacidades e Peso Descritores do Perfil dos Alunos Atitudes 1 Interação discursiva; Compreensão e Expressão; Vocabulário;

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA - Reconhecer os modos de produção textuais e visuais e suas circulações na sociedade. - Identificar

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

INFORMATIVO I UNIDADE 4 ano

INFORMATIVO I UNIDADE 4 ano INFORMATIVO 2017 I UNIDADE 4 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 Volume 1 Artes Visuais O fazer artístico Utilização de materiais artísticos, ampliando seu repertório de possibilidades expressivas e recursos alternativos Exploração

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 3 ano

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 3 ano INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM O exemplo apresentado adota o conceito de Sequência Didática, aqui entendida com um conjunto de atividades pedagógicas

Leia mais

Organização anual dos conteúdos previstos de acordo com os eixos de conhecimento e os seus respectivos blocos

Organização anual dos conteúdos previstos de acordo com os eixos de conhecimento e os seus respectivos blocos Na abertura de cada unidade de trabalho, constam indicativos de organização para o professor. Com base nesse texto introdutório, o professor tem condições de orientar as discussões com seus pares a fim

Leia mais

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVO - Apresentar a estrutura da BNCC para a Educação Infantil. - Estabelecer relação da BNCC com a proposta da coleção Monte e Remonte. Define as aprendizagens essenciais que

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR Ano Letivo: 2017/2018 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 2º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/2018 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 Português Domínio:

Leia mais

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Tema CSJ Tema Ed. Infantil Projeto Professora Coordenadora Turma Concepção PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Fraternidade e Superação da Violência Declaração dos Direitos da Criança -

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Anual Ano letivo 2016/2017 ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Anual Ano letivo 2016/2017 ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Construção da identidade e da autoestima Independência e autonomia Consciência de si como aprendente Convivência democrática e cidadania ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Conhecer e aceitar as suas características

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO Escolas Básicas do 1.º Ciclo Documento Resumo dos Conteúdos Programáticos para consulta dos Encarregados de Educação 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2015 / 2016 1

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL PLANO CURRICULAR ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Componentes Construção da identidade e da autoestima Conhecer e aceitar as suas características pessoais e a sua identidade social e cultural, situando-as

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 1º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 Ano letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora Oralidade Oralidade Oralidade - Respeitar as regras

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 4º ANO Expressão Físico-motora Perfil de Aprendizagens ATIVIDADES RÍTMICAS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 2.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 2.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS Oralidade 20% - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica a intenção comunicativa de enunciados orais; - retém informação essencial. expressa-se

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5 Volume 1 Artes Visuais O fazer artístico Ampliação das possibilidades expressivas no uso de técnicas e materiais variados Utilização de materiais artísticos, ampliando

Leia mais

Oralidade. Leitura e escrita

Oralidade. Leitura e escrita 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO DEPARTAMENTO DO PRIMEIRO CICLO Planificação Anual da disciplina de PORTUGUÊS 1º ano Manuais adotados: ALFA / Nova CAIXINHA DE PALAVRAS Ano Letivo de 2015/2016

Leia mais

Área de Formação Pessoal e Social

Área de Formação Pessoal e Social Área de Formação Pessoal e Social Construção da identidade e da autoestima Independência e autonomia Consciência de si como aprendente Convivência democrática e cidadania Conhecer e aceitar as suas características

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2016

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2016 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2016 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para tirar dúvidas);

Leia mais

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR Ano de Escolaridade: PORTUGUÊS Oralidade Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Reconhecer padrões de entoação e ritmo. Falar de forma audível articulando corretamente palavras.

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano 1.º ano Ano letivo 2015-2016 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 1º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2015/2016 1º Período 64 2º Período 52 163 dias letivos 3º Período 47 Português Domínio:

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 FORMAÇÃO ESPECIFICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS CAPACIDADES/ COMPETÊNCIAS DESCRITORES DE DESEMPENHO PONDERAÇÃO Oralidade 20% O aluno: - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO Expressão Físico-motora Bloco 3 GINÁSTICA Realiza as habilidades

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva; Escutar discursos para aprender e construir conhecimentos; Utilizar técnicas para registar e reter a informação.

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender e construir

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 4.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P Avaliação Diagnóstica PLÁSTICA- Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P CAPACIDE DE E COMUNICAÇÃO Subdomínio: Produção e Criação Reproduzir vivências

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 1.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 1.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS Oralidade 20% - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica a intenção comunicativa de enunciados orais; - retém informação essencial. expressa-se

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico Currículo Disciplinar do 3º Ano CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 3º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2016/17:

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes PLANO CURRICULAR 3º Ano PORTUGUÊS Descritores de desempenho

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes PLANO CURRICULAR 3º Ano PORTUGUÊS Descritores de desempenho PLANO CURRICULAR PORTUGUÊS Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e

Leia mais

PLANIFICAÇÕES 2º Ano

PLANIFICAÇÕES 2º Ano 2016-2017 PLANIFICAÇÕES Ano Setembro 2016 0 PORTUGUÊS Compreensão do Oral -Vocabulário; - Instruções; indicações; - Informação essencial e acessória Expressão Oral - Articulação, acento, entoação, pausa;

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária: Português

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / 1º Ano

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / 1º Ano Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / 1º Ano Esquema corporal; Corpo em movimento; Vida e obra de Ivan Cruz e Gustavo Rosa; Cores primárias. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação

Leia mais

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Em 2006, a Escola Alemã Corcovado iniciou o processo de construção do Currículo por Competências. A Educação Infantil acompanha este processo através da reelaboração

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (1.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (1.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (1.º Ano) A ve atenr aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo ritmo

Leia mais