COLÉGIO MAGNUM BURITIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO MAGNUM BURITIS"

Transcrição

1 COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / º PERÍODO

2 Linguagem Oral e Escrita: LÍNGUA PORTUGUESA ( ) Relatar experiências vividas e narrar fatos. ( ) Manter a atenção nos momentos de escuta da leitura de diversos tipos de textos. ( ) Manipular textos orais. ( ) Compreender a escrita como um modo de representação da linguagem oral. ( ) Utilizar palavras adequadas ao trato social. ( ) Escrever o nome com apoio visual da ficha, utilizando-o nas diversas situações do cotidiano. ( ) Reconhecer os nomes dos colegas e o da professora. ( ) Reconhecer a função social da escrita por meio do contato com gêneros e portadores textuais. ( ) Compreender a explicação, de acordo com o que foi solicitado. ( ) Diferenciar letras de números. Rodas de conversas informais. Construção da rotina diária. Manter a atenção nas rodas de história e fazer reconto das mesmas mantendo algumas características da história original e o contexto. Ouvir história em capítulos. Transmissão de recados, bilhetes orais. Relatos de experiências do cotidiano. Discussões, em roda, que possibilitem as expressões de ideias, opiniões, críticas e emoções. Leitura de imagens e criação de histórias a partir de gravuras. Criação de novos finais para as histórias. Descrição de personagens (oral e desenho). Dramatização de histórias conhecidas.

3 Jogo simbólico faz-de-conta. Reconhecimento do nome, por meio de jogos, brincadeiras. Escrita do nome com apoio da ficha. Escrita espontânea. Trabalho com parlendas e músicas. Criação de textos coletivos, sendo o professor o escriba. Trabalhar com regras, combinados e hábitos de atitude. Criar título e final para as histórias e antecipar acontecimentos. Trazer informações, pesquisar sobre o tema transversal Compartilhar e conviver. Trazer notícias atuais de jornais e revistas e contá-las na roda. Trabalhar com o traçado correto das letras maiúsculas de forma. Declamar poesias e parlendas. Poesias. Participar do processo de construção da identidade e vínculo do grupo através do projeto Identidade e Cultura A caixa de Pandora. Atividades para estimular a consciência fonológica. Livraria Corre Cutia Rua Outono, Cruzeiro

4 MATEMÁTICA ( ) Reconhecer a função social do número. ( ) Levantar hipóteses na resolução de situações-problema. ( ) Utilizar a contagem oral em brincadeiras e em situações nas quais a criança reconheça a sua necessidade. ( ) Localizar-se na rotina diária de aula, identificando o que vem antes e depois, com apoio visual. ( ) Reconhecer, identificar e nomear cores diversas e suas tonalidades. ( ) Utilizar as noções topológicas em situações cotidianas (ao lado / à frente / atrás / dentro / fora). ( ) Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram. ( ) Identificar os algarismos escritos de 0 a 9. ( ) Diferenciar letras de números. ( ) Reconhecer os eixos, tomando como referência o próprio corpo. ( ) Reconhecer as formas geométricas planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo. Contagem oral nas brincadeiras e situações do cotidiano até no mínimo 10. Trabalho com o calendário de diversos tipos, ressaltando a data e reconhecendo os dias da semana, as datas comemorativas, aniversários e outras datas significativas ao grupo. Experimentações, mistura de cores. Contagem oral em brincadeiras e situações funcionais. Jogos diversos: dominó, jogo da memória com números, boliche, bingo, quebra-cabeça, jogos com dados (comparar quantidades: mais, menos, mesma quantidade, muito, pouco). Trabalho com Blocos lógicos (manipulação, construções livres e uso de atributos: cor, forma, espessura, tamanho).

5 Desenho em escala. Trabalhar com materiais concretos tampinhas, botões, palitos. Manipular objetos leves e pesados. Jogos de Matemática disponíveis em lojas especializadas em brinquedos infantis.

6 MOVIMENTO ( ) Reconhecer as partes do corpo reconhecendo a função de cada uma delas. ( ) Explorar e utilizar movimentos manuais como rasgar papéis e massinha, pintar respeitando limites, tirar e calçar o tênis e a meia, enfiar contas no cordão, vestir a roupa. ( ) Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força ao arremessar objetos, equilíbrio ao andar sobre uma linha segurando um objeto na mão. ( ) Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para interagir e comunicar. ( ) Utilizar os movimentos de preensão e encaixe para ampliação das possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. ( ) Utilizar o recurso de deslocamento nos jogos e brincadeiras dos quais participa. ( ) Controlar gradualmente o próprio corpo ao participar de brincadeiras e jogos que envolvam subir, correr, descer, escorregar, pendurar-se e dançar. ( ) Desenvolver uma postura correta nas diversas situações do cotidiano. Brincadeiras e Jogos Cooperativos. Desenho Livre do Esquema Corporal. Recorte a dedo. Contornar a sombra do colega. Brincadeiras com bolas, corda, passa anel e bambolês. Tour pela escola. Desenhos e pinturas com suportes e posições diferentes. Brincar em praças e parques de BH.

7 NATUREZA E SOCIEDADE ( ) Explorar o ambiente e os espaços da escola, identificando lugares, sua organização, pessoas e suas funções. ( ) Identificar alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição. ( ) Adaptar-se e respeitar, as normas e hábitos de convivência. ( ) Desenvolver atitudes facilitadoras do funcionamento e organização da turma no cotidiano. ( ) Envolver-se em atividades que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos, por meio de histórias, brincadeiras, jogos e canções. ( ) Abordar datas comemorativas mais significativas. ( ) Explorar diversos materiais realizando experimentos que permitam a criança observar, levantar hipóteses e fazer generalizações. ( ) Associar a saúde com o consumo equilibrado de alimentos saudáveis. ( ) Desenvolver hábitos de higiene corporal. ( ) Registrar informações por meio de desenho. Elaboração dos combinados junto com a turma. Conhecer os espaços da escola, bem como seus funcionários (identificando os diversos papéis existentes). Trabalhar com a formação de hábitos: higiene, organização da sala, dos materiais, dos pertences, hora do lanche, livros da sala, biblioteca, banheiro, reciclagem do lixo. Projetos de sala: relacionar os conhecimentos prévios com os conhecimentos pesquisados em diferentes fontes e as ideias do grupo. Rodas de conversa para formular perguntas, imaginando soluções para compreender o mundo social e natural. Escolha do nome da turma.

8 Conscientização da reciclagem e coleta seletiva do lixo. Explorar imagens em diversos portadores textuais Trabalho de campo. Projeto Identidade e Cultura A Caixa de Pandora. Rodas de conversas. Dinâmicas no período de adaptação. Projeto: Jogos Cooperativos. Trabalhar as datas comemorativas: Carnaval, Dia do índio, Páscoa, Horas Cívicas. Visitar o Memorial da Vale na Praça da Liberdade.

9 MÚSICA ( ) Brincar com a música experimentando as possibilidades expressivas do próprio movimento. ( ) Explorar gestos sonoros como bater palma, pés, pernas ritmados com o que se ouve. ( ) Explorar materiais e escutar obras musicais para ter contato e experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio. ( ) Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança. ( ) Desenvolver a memória musical por meio de um repertório de canções. Música: A Abelha. Cantar músicas aprendidas nas histórias musicais espontâneas com interpretações diversas. A cara da música. Dia da criação musical. História musicada. Ouvir e cantar músicas. Brincadeiras: - O grande mestre. - Dança Maluca. - Zabumba. Histórias com sons. CD - Canções de Brincar Paulo Tatit e Sandra Peres.

10 ARTES VISUAIS ( ) Realizar experiências com desenho, obtendo diferentes resultados. ( ) Expressar ideias individuais e coletivas, utilizando suporte de grande dimensão. ( ) Respeitar a opinião do colega a respeito do seu gosto estético. ( ) Expressar ideias, utilizando técnicas artísticas. ( ) Utilizar, sem desperdício, os materiais oferecidos. ( ) Observar imagens, analisando suas composições. ( ) Desenvolver e ampliar o conhecimento artístico. ( ) Criar, a partir da leitura de obras observadas, sua própria produção. ( ) Criar objetos tridimensionais, utilizando materiais como caixas, garrafas, rolos, jornais. ( ) Experimentar misturas de cores. ( ) Respeitar o trabalho do colega. Desenho livre. Desenho com interferência. Desenho descritivo. Desenho de complementação da figura humana. Desenho de observação. Desenho: Eu sou assim... Técnicas de pintura. Modelagem (massinha e argila). Apreciação de obras de arte variadas. Observação de elementos, cores, sentimentos e formas. Confecção de painéis. Desenho de escala. Modelagem. Desenho de simetria. Desenhos em suportes variados.

11 Utilizar diferentes instrumentos para o registro das atividades. Explorar diversas técnicas artísticas. Confecção de adereços e artes das datas comemorativas (Carnaval, índio, Páscoa, Dia Mundial da Água). Brincar com argila e massinha.

12 FORMAÇÃO HUMANA E CRISTÃ ( ) Identificar o próprio corpo como meio de crescimento e realização pessoal. ( ) Reconhecer a necessidade de cuidar do próprio corpo e protegê-lo, bem como ter os mesmos cuidados com o corpo do outro. ( ) Reconhecer o corpo como morada de si mesmo. ( ) Desenvolver hábitos de higiene e cuidados pessoais, fundamentais para a saúde. CONTEÚDOS E EIXOS TEMÁTICOS: Meu mundo Meu corpo Tema Transversal: Conviver e Compartilhar. Campanha da Fraternidade 2012: Fraternidade e Saúde. Músicas Registro das atividades Texto: Minhas mãos Revistas Livro: O Mundinho Editora: DCL Ingrid B. Bellinghausen

13 FILOSOFIA Vida e Ser de forma responsável hedonista. Desenvolver hábitos saudáveis. Valorizar a oralidade. Buscar formas de convivência agradáveis. Sentir-se responsável pelo patrimônio da escola. Perceber a importância da filosofia. Conhecer as regras de convivência. CONTEÚDOS : Vida e Alegria. Saúde e responsabilidade. Pensamentos saudáveis. Iniciação à Filosofia. Mundo melhor e Filosofia. Conviver e compartilhar. Leituras de histórias que tragam mensagens de alegria comungada com a responsabildade para com o Próximo.

14 EDUCAÇÃO FÍSICA ( ) Conhecer e vivenciar diferentes formas de jogos. ( ) Vivenciar e criar brincadeiras. ( ) Desenvolver habilidades motoras. ( ) Descobrir características e propriedades dos objetos. ( ) Interagir com uma ou mais crianças, compartilhando objetos. ( ) Compreender e adaptar-se às regras. ( ) Saber ouvir e falar. ( ) Compreender a vitória e a derrota. ( ) Respeitar as diferenças e semelhanças entre as pessoas. ( ) Brincar vivenciando o jogo simbólico. ( ) Locomover de forma variada no meio líquido. ( ) Identificar a relação entre lutas e violência. ( ) Dançar e respeitar as diferenças e as características da dança de cada um. ( ) Expressar-se sozinho e coletivamente através do corpo. ( ) Imitar movimentos e sons através das brincadeiras cantadas e atividades rítmicas e expressivas. ( ) Brincar de soltar pipa. Semana da pipa. Lutas. Danças. Jogos. Brincadeiras. Piscina. Ginástica. Visitar parques e praças de Belo Horizonte.

15

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 2 ANOS Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não cansar de

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2012 MATERNAL III LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Enriquecer o vocabulário, utilizando novas palavras e expressões. Reconhecer algumas letras do

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Obra de Educação Infantil aprovada no PNLD 2019 Código 0286P19001 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 0 a 1 ano e 6 meses O EU, O OUTRO E O NÓS (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 2 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 2ª ETAPA / 2013 MATERNAL II COLÉGIO MAGNUM BURITIS Senhores pais, Vocês estão recebendo a Programação da 2ª Etapa letiva de 2013. Esta é uma previsão

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA ROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL II Tema Transversal 2014: A diversidade do Encontro Eventos / Datas Comemorativas: Carnaval Manhã de Integração Reunião de Pais Páscoa Hora Cívica

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5 Volume 1 Artes Visuais O fazer artístico Ampliação das possibilidades expressivas no uso de técnicas e materiais variados Utilização de materiais artísticos, ampliando

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Tema CSJ Tema Ed. Infantil Projeto Professora Coordenadora Turma Concepção PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Fraternidade e Superação da Violência Declaração dos Direitos da Criança -

Leia mais

Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Jardim II durante o 1º trimestre de 2014.

Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Jardim II durante o 1º trimestre de 2014. Brasília-DF, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Jardim II durante o 1º

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO

UNIDADES DE ESTUDO SEGMENTO Ensino Infantil ETAPA 3ª DISCIPLINA Artes PROFESSOR (A) Wânia Parreiras ANO/SÉRIE Maternal TURNO Manhã / Tarde A) OBJETIVOS Desenvolver a capacidade de expressão, observação e comunicação, relacionando-se

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 3ª 1ª ETAPA MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 3ª 1ª ETAPA MATERNAL II Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 3ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos

Leia mais

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar SETEMBRO A minha escola Conhecer os diferentes espaços da Instituição, regras da e da escola; Adquirir hábitos de atenção, observação

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 2ª ETAPA / 2013 MATERNAL III COLÉGIO MAGNUM BURITIS Senhores pais, Vocês estão recebendo a Programação da 2ª Etapa letiva de 2013. Esta é uma previsão

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ROTINA - BERÇÁRIO I HORÁRIO ATIVIDADE SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

ROTINA - BERÇÁRIO I HORÁRIO ATIVIDADE SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA ROTINA - BERÇÁRIO I 7h / Recepção dos pais e das crianças / cantos diversificados com atividades que as crianças conhecem e realizam com autonomia. REFEIÇÃO Experiências de encontros e despedidas, tomada

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita. Santo Agostinho Tema Transversal 2018 BRASIL, A

Leia mais

2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR.

2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR. Tema Transversal 2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR. Evento / Data Comemorativa: PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA Jussara Thaís Maternal II Ter fé é acreditar naquilo que você não

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento Orientador: Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar PRÉ-ESCOLAR Na Educação Pré-escolar os conteúdos

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís Tema Transversal 2017: Trabalho, condição humana para a construção de um mundo melhor. EVENTO / DATA COMEMORATIVA: PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís Ter fé é acreditar naquilo que você

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Auto-Avaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Professora Turma Coordenadora Tema CSJ Tema Ed. Infantil Projeto Concepção PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Denise Groszewica Maternal III vespertino Grupo Coração Nicole Vieira da Rosa

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido EA Em

Leia mais

Projeto Curricular do Bibe Amarelo

Projeto Curricular do Bibe Amarelo Área de Formação Pessoal e Social Educação Para os Valores Independência Autonomia Assertividade Partilha do Poder Vivência de Valores Democráticos Participação Justiça Responsabilidade Cooperação Consciência

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI03EO05 Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL III

PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL III PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL III Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 2ª Etapa de 2014. Este material serve de apoio para o acompanhamento das habilidades

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 1º Período Educação Infantil

Programação da 2ª Etapa 1º Período Educação Infantil Programação da 2ª Etapa 1º Período Educação Infantil Prezados Pais: Este documento foi preparado com o objetivo de oferecer a vocês informações sobre o trabalho que será realizado com as crianças durante

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA - EDUCAÇÃO INFANTIL 1º PERÍODO PROFESSOR (A): CÂNDIDA AMORIM THAÍS VALERIA COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS - CONHECIMENTO - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E

Leia mais

Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil

Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Prezados Pais: Chegamos à etapa final de mais um ano de estudo e aprendizagem. Continuaremos mantendo a parceria necessária entre a família e a escola

Leia mais

Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011

Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011 Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011 Prática Pedagógica Supervisionada I Supervisor Científico e Pedagógico: Fernanda Rodrigues Instituição de Intervenção: EB1/JI Dr. João dos Santos Jardim

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: FASE 4 A NOME DO PROJETO: Aprendendo com a literatura de Tatiana Belinky PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: Nesta faixa etária, as crianças

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Organização anual dos conteúdos previstos de acordo com os eixos de conhecimento e os seus respectivos blocos

Organização anual dos conteúdos previstos de acordo com os eixos de conhecimento e os seus respectivos blocos Na abertura de cada unidade de trabalho, constam indicativos de organização para o professor. Com base nesse texto introdutório, o professor tem condições de orientar as discussões com seus pares a fim

Leia mais

Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil

Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Prezados Pais: Nunca falamos tanto em autonomia, quando tratamos da educação dos mais novos. Está muito claro para nós que o processo de construção

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens

Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens Brasília-DF, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Jardim I durante o 1º

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 Volume 1 Artes Visuais O fazer artístico Utilização de materiais artísticos, ampliando seu repertório de possibilidades expressivas e recursos alternativos Exploração

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Pré Escolar ANO LETIVO 2018/2019 DISCIPLINA ANO 3,4,5 anos Critérios Específicos de Avaliação 1. ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Relaciona-se com as outras crianças Relaciona-se com os adultos

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2014 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e do desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome.

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome. EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 2 Conteúdo Lições Objetivos Nome e sobrenome 1, 2 Letra A 3, 4, 5, 18 Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do

Leia mais

Plano Trimestral da Educação Infantil

Plano Trimestral da Educação Infantil COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA DF EDUCAÇÃO INFANTIL Construir pontes de justiça e solidariedade. (Assembleia Provincial) Fraternidade e Superação da Violência. Campanha da Fraternidade/JPIC

Leia mais

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico 2 Formação Pessoal e Social- Convivência Democrática/ Cidadania 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico

Leia mais

Diretrizes Curriculares de Aula Extra

Diretrizes Curriculares de Aula Extra Diretrizes Curriculares de Aula Extra Música Infantil 3 Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; Brincar com músicas, imitar, inventar e reproduzir criações

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª Etapa: FEVEREIRO/ MARÇO/ ABRIL Um educador de verdade, segue os passos de Sócrates, acredita nas possibilidades e, por isso, parteja

Leia mais

Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros

Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar activamente o seu meio

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ARTES

LÍNGUA PORTUGUESA ARTES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 3 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecimento das letras do alfabeto. Estruturas textuais Quadrinhas Canções tradicionais Identificação do nome próprio. Paradidático O gato no telhado

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL III FERNANDA/ISIS/TATIANE

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL III FERNANDA/ISIS/TATIANE PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL III FERNANDA/ISIS/TATIANE Aprova aos bons, tolera os maus e ama todos. Santo Agostinho TEMA TRANSVERSAL 2017: TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR!.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES APRENDIZAGENS A PROMOVER Construção da identidade e da auto estima *Conhecer e aceitar as suas caraterísticas pessoais

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA. Maternal II. Jussara. Tema Transversal 2018: A FORÇA DE UMA NAÇÃO!

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA. Maternal II. Jussara. Tema Transversal 2018: A FORÇA DE UMA NAÇÃO! Tema Transversal 2018: A FORÇA DE UMA NAÇÃO! EVENTO / DATA COMEMORATIVA: Dia dos pais FLIM - feira literária Comemoração da semana da criança Feira de ciências Marco de Série PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA Jussara

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 JUSTIFICATIVA: Atualmente, há em todos os segmentos de nossa

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 29 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção proposta nas investigações.

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 28 Tubos de cola de isopor 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA. Maternal II. Jussara. Tema Transversal 2018: BRASIL, A FORÇA DE UMA NAÇÃO

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA. Maternal II. Jussara. Tema Transversal 2018: BRASIL, A FORÇA DE UMA NAÇÃO Tema Transversal 2018: BRASIL, A FORÇA DE UMA NAÇÃO EVENTO / DATA COMEMORATIVA: Comemoração dia das mães Festa junina Comemoração dia do estudante Comemoração dia dos pais Dia do amigo ÁREA DE CONHECIMENTO:

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II MATERNAL II Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 1ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais