ICMS/IPI Exposições e Feiras de Amostras

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ICMS/IPI Exposições e Feiras de Amostras"

Transcrição

1 ICMS/IPI Exposições e Feiras de Amostras Apresentação: Samyr Qbar

2 Conceito A operação de remessa de mercadorias para feiras de amostras ou exposição ocorre quando o contribuinte do ICMS remete mercadorias para serem expostas, com intuito único de divulgação. Referida feira ou exposição deve ser destinada ao público em geral, e as mercadorias enviadas não poderão ser objeto de comercialização no local do evento. Preenchidos os requisitos, a remessa de mercadoria para feira de amostra/exposição localizada neste ou em outro Estado, bem como o respectivo retorno, serão amparados pela isenção do ICMS, prevista no Art. 33, Anexo I, do RICMS - Decreto /00.

3 A legislação tributária estadual não conceitua "exposição" ou "feira". Porém, estas não devem ser confundidas com a exposição de produtos em vitrines do próprio estabelecimento do contribuinte ou de suas filiais, pois, nesse caso, a exibição é realizada sem a participação de outros expositores, embora ocorra mostra ao público em geral. Assim, as mercadorias remetidas a outro estabelecimento da mesma empresa para fins de demonstração ao público em geral não fazem jus à isenção do ICMS, conforme o RICMS-SP/2000, Anexo I, art. 33, pois a definição de exposição ou feira é incabível à filial da empresa, devendo essas remessas ser normalmente tributadas. (Resposta à Consulta nº /1976 )

4 IPI Considera-se feira de amostra o evento em que o contribuinte expõe, demonstra ou promove seus produtos perante o público. (Parecer Normativo CST nº 78/1973, item 3)

5 Isenção do ICMS Artigo 33 (EXPOSIÇÕES/FEIRAS) - Saída de mercadoria com destino a exposições ou feiras para mostra ao público em geral, assim como o respectivo retorno, desde que a mercadoria retorne ao estabelecimento de origem no prazo de 60 (sessenta) dias, contado da data da saída (I Convênio do Rio de Janeiro, de , cláusula primeira, 8, Convênio de Cuiabá, de , Convênio ICMS-30/90, e ICMS-151/94, cláusula primeira, VI, "a"). Anexo I do RICMS.

6 Perda do benefício Regulamento do ICMS estabelece que o benefício fiscal que dependa de requisito a ser preenchido não prevalecerá se este não for satisfeito, considerando-se devido o tributo no momento em que tiver ocorrido a operação ou a prestação. Assim, o contribuinte deverá observar o prazo para o retorno das mercadorias ao abrigo da isenção (60 dias contados da data da remessa), pois, não satisfeita essa exigência, estará descaracterizada a operação ao amparo desse benefício, hipótese em que ela passará a ser tributada e o fato gerador considerado ocorrido na data da remessa original.

7 Nesse caso, o contribuinte estará sujeito às sanções legais decorrentes do descumprimento das obrigações tributárias. Além disso, quando o contribuinte permanecer na área do evento por mais de 60 dias, a inscrição desse local no Cadastro de Contribuintes do ICMS será obrigatória. ( RICMS-SP/2000, art. 5º, caput, e Portaria CAT nº 116/1993, artigo 2º)

8 Suspensão do IPI A saída (e o retorno) de produtos do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial destinada à exposição em feiras de amostras ou eventos semelhantes poderá ser realizada com a suspensão do IPI. Ressalta-se que, para prevalecer a suspensão, é necessário que a remessa seja destinada exclusivamente a exposição, vinculada, portanto, ao retorno da mercadoria, mesmo que simbólico, ao estabelecimento remetente.

9 Em relação ao retorno da mercadoria ao remetente, observa-se que a legislação não prevê prazo específico para que ele ocorra, razão pela qual julgamos conveniente que o retorno seja efetuado tão logo se finalize o evento, uma vez que, após esse período, não há justificativa para que a mercadoria permaneça no local do evento. ( RIPI/2010, art. 43, II; Parecer Normativo CST nº 242/1972, item 5)

10 Remessa das mercadorias para o local do evento Para transportar mercadorias a serem expostas em feiras de mostra ao público em geral, o contribuinte deverá emitir nota fiscal sem destaque do ICMS, fundamentado no RICMS-SP/2000, Anexo I, art. 33, do RICMS, uma vez que os requisitos estão presentes.

11 A nota fiscal será emitida com o nome e o endereço da própria empresa remetente, tendo como natureza da operação "Remessa de mercadoria para exposição (ou feira)", CFOP e, no campo "Informações Complementares", deve ser mencionado o endereço completo do local onde as mercadorias ficarão expostas, bem como: "Saída com suspensão do IPI - Art. 43, II, do RIPI/2010, se for o caso. (Resposta à Consulta nº 9.422/1976, Item 5)

12 Retorno das mercadorias Por ocasião do retorno das mercadorias, deverá ser emitida Nota Fiscal de Entrada, para acompanhar o transporte das mercadorias, conforme disposto no art. 136, I, "c", do RICMS-SP/2000. O campo "Destinatário" dessa nota fiscal deve ser preenchido com os dados da própria empresa. No campo "Informações Complementares" deverá ser indicado o fundamento legal da isenção (art. 33 do Anexo I do RICMS/2000), o número, a série e a data de emissão da nota fiscal de remessa, a circunstância de que se trata de retorno de mercadoria remetida para exposição em feira, bem como: "Retorno com suspensão do IPI - Art. 43, II do RIPI/2010, se for o caso.

13 Observe-se que o benefício da isenção está condicionado a que haja o retorno da mercadoria no prazo de 60 dias, contados da data de sua saída. ( RICMS-SP/2000, art. 136, I, "c"; Anexo I, art. 33 )

14 Remessa de exposição em feira Operação interna e interestadual Exposição em feira NF Remessa NF Retorno Remessa de mercadorias para exposição em feira aberta ao público em geral, desde que o retorno seja feito em até 60 dias.

15 1. Alíquota única do ICMS provoca ADI e polêmica. 2. Empresas podem verificar situação fiscal de clientes. 3. Os próximos passos do SPED. 4. STF analisará aproveitamento de crédito de ICMS no processo de exportação.

16 Alíquota única do ICMS provoca ADI e polêmica.

17 Empresas podem verificar situação fiscal de clientes.

18 Os próximos passos do SPED.

19 STF analisará aproveitamento de crédito de ICMS no processo de exportação.

TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS

TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS Operações amparadas ou beneficiadas com tratamento diferenciado - Roteiro prático Todas as operações que envolvam mercadorias devem estar acobertadas por documento idôneo emitido

Leia mais

Seminário Mensal da Área Fiscal 20 de setembro de José A. Fogaça Neto

Seminário Mensal da Área Fiscal 20 de setembro de José A. Fogaça Neto Seminário Mensal da Área Fiscal 20 de setembro de 2013 Apresentadores: Fernanda Silva José A. Fogaça Neto Venda fora do estabelecimento Operações internas Venda fora do estabelecimento NF Remessa NF venda?

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 41/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 41/2016 ANO XXVII - 2016 2ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 41/2016 TRIBUTOS FEDERAIS ASPECTOS REFERENTES À PIS/COFINS NA OPERAÇÃO DE DEVOLUÇÃO... Pág. 258 ICMS - RS VENDA DE MERCADORIA COM SAÍDA

Leia mais

Manual de Emissão de Notas Fiscais: Remessa e retorno de armazém-geral

Manual de Emissão de Notas Fiscais: Remessa e retorno de armazém-geral Manual de Emissão de Notas Fiscais: Remessa e retorno de armazém-geral Resumo: Os contribuintes por falta de espaço em seus estoques ou por questões de redução de custos, podem optar em utilizar os serviços

Leia mais

Gestão Tributária- Escrituração Fiscal- Prof.Ademir Macedo de Oliveira Senac São Paulo- Unidade 24 de Maio

Gestão Tributária- Escrituração Fiscal- Prof.Ademir Macedo de Oliveira Senac São Paulo- Unidade 24 de Maio 1 CST: ICMS - IPI PIS - COFINS e Quadro sinótico das fiscais e tratamento tributário com base nas Legislações: ICMS- RICMS-SP DECRETO 45.490/2000 IPI- LEGISLAÇÃO FEDERAL Tabelas: I- II III da Instrução

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Remessa para venda fora do Estabelecimento sem destinatário Certo

Orientações Consultoria de Segmentos Remessa para venda fora do Estabelecimento sem destinatário Certo Remessa para venda fora do Estabelecimento sem destinatário Certo 29/05/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 RCTE Anexo XII... 4 3.2 Direito

Leia mais

ANEXO 3 A NOTA TÉCNICA: OPERAÇÕES COM PRODUTOS ORIGINADOS DE ESTADOS SEM ACORDO DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PROCEDIMENTO PARA ESCRITURAÇÃO.

ANEXO 3 A NOTA TÉCNICA: OPERAÇÕES COM PRODUTOS ORIGINADOS DE ESTADOS SEM ACORDO DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PROCEDIMENTO PARA ESCRITURAÇÃO. ANEXO 3 A NOTA TÉCNICA: OPERAÇÕES COM PRODUTOS ORIGINADOS DE ESTADOS SEM ACORDO DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PROCEDIMENTO PARA ESCRITURAÇÃO. Abrangência: contribuintes varejistas. Conteúdo: procedimentos

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Transferência entre filiais ou Remessa à Armazém Geral e/ou Depósito Fechado 30/06/16

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Transferência entre filiais ou Remessa à Armazém Geral e/ou Depósito Fechado 30/06/16 e/ou Depósito Fechado 30/06/16 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 2.1 RICMS GO Decreto 4852/97... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 RICMS GO Decreto

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Informações do ICMS retido de transporte na NF-e

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Informações do ICMS retido de transporte na NF-e Informações do ICMS retido de transporte na NF-e 15/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 3.1 Regulamento

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIRO - PROCEDIMENTO FISCAL

INDUSTRIALIZAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIRO - PROCEDIMENTO FISCAL INDUSTRIALIZAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIRO - PROCEDIMENTO FISCAL Apresentação: Fábio M. Lopes José A. Fogaça Neto 24/08/2016 1 CONCEITO DE INDUSTRIALIZAÇÃO Art. 4 o Caracteriza industrialização qualquer

Leia mais

ICMS - Brindes Pergunte a CPA. Fernanda Silva

ICMS - Brindes Pergunte a CPA. Fernanda Silva ICMS - Brindes Pergunte a CPA Fernanda Silva 1 ICMS ICMS Aquisição e distribuição de brindes Art. 455 Conceito de brinde ; Art. 456 Procedimento na aquisição do brinde para distribuição; Art. 457 Distribuição

Leia mais

VENDA A ORDEM - OPERAÇÃO TRIANGULAR

VENDA A ORDEM - OPERAÇÃO TRIANGULAR VENDA A ORDEM - OPERAÇÃO TRIANGULAR Explicação: É a denominação dada à venda cuja mercadoria permanece na posse do vendedor e será entregue, por conta e ordem do adquirente, a outro estabelecimento da

Leia mais

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: Helen Mattenhauer

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: Helen Mattenhauer Pergunte à CPA Transferência de Mercadorias e Bens Apresentação: Helen Mattenhauer 08/08/2013 Conceito Para efeitos da aplicação da legislação do imposto considera-se transferência, a operação que decorra

Leia mais

Referência: Decreto Estadual-RJ nº /14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações.

Referência: Decreto Estadual-RJ nº /14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações. Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2014. Of. Circ. Nº 334/14 Referência: Decreto Estadual-RJ nº 44.989/14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações. Senhor(a) Presidente, Fazendo referência

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Retorno de industrialização

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Retorno de industrialização Retorno de 01/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. RICMS SP... 5 4. Conclusão... 7 5. Referências... 7 6. Histórico

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018 Até: Quinta-feira, dia 14 EFD - Contribuições Histórico: Entrega da EFD - Contribuições relativas aos fatos geradores ocorridos no mês de abril/2018 (Instrução

Leia mais

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON CONCEITOS ANTECIPAÇÃO E DIFERENCIAL DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS: Art. 4 - Nas operações com mercadorias ou bens considera-se

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIRO - PROCEDIMENTO FISCAL. Apresentação: Fábio M. Lopes Helen Mattenhauer

INDUSTRIALIZAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIRO - PROCEDIMENTO FISCAL. Apresentação: Fábio M. Lopes Helen Mattenhauer INDUSTRIALIZAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIRO - PROCEDIMENTO FISCAL Apresentação: Fábio M. Lopes Helen Mattenhauer 23/10/2015 CONCEITO DE INDUSTRIALIZAÇÃO Art. 4 o Caracteriza industrialização qualquer

Leia mais

Page 1 of 8 ICMS/SP - Principais operações - Venda para entrega futura 28 de Janeiro de 2011 Em face da publicação do novo Regulamento do IPI, aprovado pelo Decreto nº 7.212/2010, este procedimento foi

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Conjugada Rio Grande do Sul

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Conjugada Rio Grande do Sul Nota Fiscal Conjugada Rio Grande do Sul 02/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 5 3.1. Definição... 7 3.2. Previsão

Leia mais

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes ICMS NOÇÕES BÁSICAS Coordenação: Alexandre A. Gomes O que é Tributo? - Art. 3º do CTN Toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não constitua sanção de ato

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL. Apresentação: Fábio M. Lopes Helen Mattenhauer

INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL. Apresentação: Fábio M. Lopes Helen Mattenhauer INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL Apresentação: Fábio M. Lopes Helen Mattenhauer 22/10/2014 CONCEITO DE INDUSTRIALIZAÇÃO Art. 4 o Caracteriza industrialização qualquer operação que modifique

Leia mais

ORIENTAÇÃO QUANTO AOS DIVERSOS PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA REGIME NORMAL

ORIENTAÇÃO QUANTO AOS DIVERSOS PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA REGIME NORMAL ORIENTAÇÃO QUANTO AOS DIVERSOS PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA REGIME NORMAL Segue abaixo apenas orientações, e não regras, nossa legislação é muito complexa, portanto consulte seu

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016 ANO XXVII - 2016 1ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016 IPI IPI NA VENDA PARA ENTREGA FUTURA... Pág. 201 ICMS RS PREENCHIMENTO DA NF-e EM OPERAÇÕES DESTINADAS A NÃO CONTRIBUINTES... Pág.

Leia mais

IPI ICMS - RJ LEGISLAÇÃO - RJ ANO XIX ª SEMANA DE JULHO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 29/2008

IPI ICMS - RJ LEGISLAÇÃO - RJ ANO XIX ª SEMANA DE JULHO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 29/2008 IPI ANO XIX - 2008-3ª SEMANA DE JULHO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 29/2008 VENDA PARA ENTREGA FUTURA - PROCEDIMENTOS QUANTO AO IPI Introdução - Emissão Facultativa da Nota Fiscal - Emissão da Nota Fiscal

Leia mais

VENDAS FORA DO ESTABELECIMENTO

VENDAS FORA DO ESTABELECIMENTO atualizado em 01/03/2016 alterados os itens 2, 3, 4.1.1, 4.1.2, 4.2, 4.3 e Legislação Consultada 2 ÍNDICE 1. CONCEITO...5 2. FASES...5 3. CONTRIBUINTE DE OUTRO ESTADO...5 4. CONTRIBUINTE DESTE ESTADO...6

Leia mais

Guia do IPI: Industrialização de produtos destinados a uso e/ou consumo do encomendante

Guia do IPI: Industrialização de produtos destinados a uso e/ou consumo do encomendante Guia do IPI: Industrialização de produtos destinados a uso e/ou consumo do encomendante Resumo: Examinaremos no presente Roteiro de Procedimentos o tratamento fiscal dispensado pela legislação do Imposto

Leia mais

Cuidados Fiscais em operações envolvendo mercadorias Recentes Autuações no campo do ICMS

Cuidados Fiscais em operações envolvendo mercadorias Recentes Autuações no campo do ICMS CIRCULAR Nº 43/2015 São Paulo, 12 de Novembro de 2015. Cuidados Fiscais em operações envolvendo mercadorias Recentes Autuações no campo do ICMS A Secretaria da Fazenda vem intensificando os trabalhos de

Leia mais

a Federal Boletimj Manual de Procedimentos IPI - Arrendamento mercantil ICMS - IPI e Outros 2.1 Arrendamento mercantil financeiro 1.

a Federal Boletimj Manual de Procedimentos IPI - Arrendamento mercantil ICMS - IPI e Outros 2.1 Arrendamento mercantil financeiro 1. Boletimj Manual de Procedimentos a Federal IPI - Arrendamento mercantil SUMÁRIO 1. Introdução 2. Normas administrativas 3. Fato gerador do IPI 4. Não ocorrência do fato gerador 5. Base de cálculo 6. Arrendamento

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Desoneração ICMS Devolução - SP

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Desoneração ICMS Devolução - SP Desoneração ICMS Devolução - SP 07/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 4. Conclusão... 6 5. Referências... 7 6. Histórico

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS/SC. Tratamento fiscal de mercadoria em conserto procedente de empresas optantes do Simples Nacional 27/0

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS/SC. Tratamento fiscal de mercadoria em conserto procedente de empresas optantes do Simples Nacional 27/0 ICMS/SC Tratamento fiscal de mercadoria em conserto procedente de 27/0 /01/201 /2013 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3

Leia mais

REMETENTE CONTRIBUINTE DO ICMS Pessoa física ou jurídica habilitada para emissão de Nota Fiscal AQUELES QUE EMITEM NOTA FISCAL

REMETENTE CONTRIBUINTE DO ICMS Pessoa física ou jurídica habilitada para emissão de Nota Fiscal AQUELES QUE EMITEM NOTA FISCAL Local: Parque de Exposições Governador Ney Braga Encerramento das inscrições e Reservas de Baias: 1º de julho de 2018 REMETENTE CONTRIBUINTE DO ICMS Pessoa física ou jurídica habilitada para emissão de

Leia mais

Portaria CAT 53, de

Portaria CAT 53, de Publicado no D.O.E. (SP) de 25/05/2013 Portaria CAT 53, de 24-05-2013 Disciplina a atribuição, por regime especial, da condição de sujeito passivo por substituição tributária, conforme inciso VI do artigo

Leia mais

O que é uma Nota Fiscal Complementar?

O que é uma Nota Fiscal Complementar? O que é uma Nota Fiscal Complementar? A NFe Complementar será emitida nos casos de: Reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor

Leia mais

Portaria CAT-46, de

Portaria CAT-46, de Portaria CAT-46, de 31-3- 2010 (DOE 01-04-2010) Altera a Portaria CAT-14/2010, de 10-2-2010, que disciplina o prévio reconhecimento da não incidência do imposto sobre as operações com papel destinado à

Leia mais

Manual de Emissão de Notas Fiscais: Exposição ou feira de amostras

Manual de Emissão de Notas Fiscais: Exposição ou feira de amostras Manual de Emissão de Notas Fiscais: Exposição ou feira de amostras Resumo: Com objetivo de se consolidar num mercado cada vez mais competitivo, as empresas eventualmente participam de exposições, feiras

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 01/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 01/2017 ANO XXVIII - 2017 1ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 01/2017 TRIBUTOS FEDERAIS CRÉDITO DE PIS/COFINS SOBRE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS... Pág. 02 ICMS - RS PREENCHIMENTO DA NF-e EM OPERAÇÕES

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Nota Fiscal de devolução com ICMS por ST no papel de Substituído Tributário - PR

Orientações Consultoria de Segmentos. Nota Fiscal de devolução com ICMS por ST no papel de Substituído Tributário - PR Nota Fiscal 30/11/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 5 3.1 Contribuinte Substituto... 5 3.2 Contribuinte Substituído... 5 4 Conclusão... 6 5

Leia mais

EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO

EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO Matéria Elaborada com base na legislação vigente em 02.08.2010. SUMÁRIO:

Leia mais

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15.

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. ADIN Protocolo 21/11 O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4628

Leia mais

ANO XXV ª SEMANA DE JULHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2014

ANO XXV ª SEMANA DE JULHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2014 ANO XXV - 2014 1ª SEMANA DE JULHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2014 IPI SAÍDA DE ATIVO FIXO - ASPECTOS TRIBUTÁRIOS QUANTO AO IPI... Pág. 496 ICMS DF/GO/TO ICMS NA IMPORTAÇÃO - BASE DE CÁLCULO E CÁLCULO

Leia mais

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Advogada especializada em legislação tributário-fiscal e instrutora em cursos há mais de 15 anos. Pós graduada em Direito Tributário e autora do livro ICMS de

Leia mais

EMISSÃO DE NOTA FISCAL COMPLEMENTAR NF938 / V

EMISSÃO DE NOTA FISCAL COMPLEMENTAR NF938 / V A Nota Fiscal Complementar é utilizada: Para complementar os valores do imposto em virtude de erro de cálculo ou NCM na nota fiscal original, quando a regularização ocorrer no período de apuração do imposto

Leia mais

Seminário Mensal Departamento Fiscal. José A. Fogaça Neto

Seminário Mensal Departamento Fiscal. José A. Fogaça Neto Seminário Mensal Departamento Fiscal Apresentação: Fernanda Silva José A. Fogaça Neto 15/09/2017 CONSIGNAÇÃO INDUSTRIAL CONSIGNAÇÃO MERCANTIL Apresentação: Fernanda Silva CONSIGNAÇÃO INDUSTRIAL A operação

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SP obrigações acessórias GIA ficha apuração do ICMS- ST11

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SP obrigações acessórias GIA ficha apuração do ICMS- ST11 ICMS-SP obrigações acessórias GIA ficha apuração do ICMS- ST11 21/10/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Análise da Consultoria... 3 2.1. ImpostoRetidoSt... 5 (Imposto Retido por ST)...

Leia mais

b) Os CFOPs com substituição tributária são: Compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de

b) Os CFOPs com substituição tributária são: Compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de Primeiramente não existe no Regulamento do ICMS do Estado de São Paulo, Decreto 45.490/2000 o conceito de material de uso ou consumo, porém podese entender que tudo que não se utiliza como insumo e também

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem 25/05/2016 Sumário Título do documento Sumário... 1 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 2.2 RICMS-RS... 3 3. Análise da Legislação...

Leia mais

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: José A. Fogaça Neto

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: José A. Fogaça Neto Pergunte à CPA Transferência de Mercadorias e Bens Apresentação: José A. Fogaça Neto 04/12/2014 Conceito Para efeitos da aplicação da legislação considera-se transferência, a operação que decorra a saída

Leia mais

Procedimentos para Emissão de Nota Fiscal

Procedimentos para Emissão de Nota Fiscal Procedimentos para Emissão de Nota Fiscal Venda para dentro do Estado Natureza da Operação: Venda de Mercadoria Adquirida ou recebida de terceiros CFOP: 5101 (indústria) CFOP: 5102 (comércio) BASE DE CÁLCULO:

Leia mais

AMAVI SEF LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA RELATIVA AOS PRODUTORES PRIMÁRIOS 2º ENCONTRO

AMAVI SEF LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA RELATIVA AOS PRODUTORES PRIMÁRIOS 2º ENCONTRO AMAVI SEF LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA RELATIVA AOS PRODUTORES PRIMÁRIOS 2º ENCONTRO Incidência e Não Incidência ICMS Não incidência Campo de incidência do ICMS O campo de incidência do ICMS IMPOSTO CIRCULAÇÃO

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 Até: Terça-feira, dia 17 ICMS - GIA Histórico: GIA Eletrônica A GIA Eletrônica relativa ao mês anterior deverá ser apresentada por meio da Internet (www.pfe.fazenda.sp.gov.br),

Leia mais

EMPRESAS OBRIGADAS AO USO DO EMISSOR DO CUPOM FISCAL (ECF)

EMPRESAS OBRIGADAS AO USO DO EMISSOR DO CUPOM FISCAL (ECF) EMPRESAS OBRIGADAS AO USO DO EMISSOR DO CUPOM FISCAL (ECF) Prezado Cliente, Para vosso conhecimento, segue uma breve explanação sobre o uso do ECF: OBRIGATORIEDADE DO USO: Estão obrigadas a utilizar o

Leia mais

Insumo é um gênero que engloba a matéria prima, material intermediário e o material de embalagem.

Insumo é um gênero que engloba a matéria prima, material intermediário e o material de embalagem. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Profa. Jackeline F. Fares AULA 45 06/09/2017 Direito TRIBUTÁRIO ICMS parte 2 Dúvidas da aula anterior CONCEITO DE INSUMO Insumo é um gênero que engloba a matéria

Leia mais

23/07/2014. ICMS Noções Básicas. Apresentação: Fábio Martins Lopes Samyr Qbar

23/07/2014. ICMS Noções Básicas. Apresentação: Fábio Martins Lopes Samyr Qbar 23/07/2014 ICMS Noções Básicas Apresentação: Fábio Martins Lopes Samyr Qbar O que é Tributo? - Art. 3º do CTN Toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não

Leia mais

Instrução Normativa nº 19, (DOE de 04/07/03)

Instrução Normativa nº 19, (DOE de 04/07/03) Instrução Normativa nº 19, (DOE de 04/07/03) Estabelece procedimentos relativos a operações de saídas de mercadorias com o fim específico de exportação O Secretário da Fazenda do Estado do Ceará, no uso

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Piauí. Federal/Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Piauí. Federal/Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 09/2014 Piauí // Federal/Estadual ICMS/IPI CFOP e CST.... 01 // IOB Setorial Federal Industrial - IPI - Retorno de industrialização por encomenda - Classificação

Leia mais

ANO XXIV ª SEMANA DE ABRIL DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 15/2013

ANO XXIV ª SEMANA DE ABRIL DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 15/2013 ANO XXIV - 2013-2ª SEMANA DE ABRIL DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 15/2013 IPI CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS PARTE I - PROCEDIMENTOS PARA CONSULTA... Pág. 89 ICMS ES CONSERTO OU REPARO - PROCEDIMENTOS

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos GIA SP CR=18 Produto Importados - SP

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos GIA SP CR=18 Produto Importados - SP GIA 26/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 5 3.1 Isenção do ICMS... 5 3.2 GIA ICMS... 6 4. Conclusão... 7 5. Referências...

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS-MG Procedimento emissão da NF-e com Ressarcimento do ICMS-ST

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS-MG Procedimento emissão da NF-e com Ressarcimento do ICMS-ST ICMS-MG Procedimento emissão da NF-e com Ressarcimento do ICMS-ST 13/06/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 4 3.1 RICMS-MG... 4 3.2 Orientação

Leia mais

NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal. local 1 / 15. NOTA Consulta de Nota Fiscal

NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal. local 1 / 15. NOTA Consulta de Nota Fiscal NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal local 1 / 15 Este programa tem como finalidade consultar NF's emitidas pela revenda ou recebidas de fornecedores. Serão exibidos todos os dados da NF: capa, produtos, serviços,

Leia mais

Tributação nas Principais Operações Fiscais

Tributação nas Principais Operações Fiscais Tributação nas Principais Operações Fiscais (Regiões Sul e Sudeste) Adriana Manni Peres Advogada especialista em tributos indiretos. Pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

DEVOLUÇAO DE COMPRA DE MERCADORIAS PARA REVENDA

DEVOLUÇAO DE COMPRA DE MERCADORIAS PARA REVENDA DEVOLUÇAO DE COMPRA DE MERCADORIAS PARA REVENDA É comum que no dia-a-dia das empresas comerciais ocorram problemas, principalmente na operação de aquisição de mercadorias, dentre eles destacamos: Desacordo

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de Alíquota mercadoria com ICMS-ST/São Paulo

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de Alíquota mercadoria com ICMS-ST/São Paulo Diferencial 26/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. Mercadoria sujeita a Substituição Tributária... 4 3.2. ICMS

Leia mais

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho...

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho... 1 de 16 07/02/2018 11:01 Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Fevereiro/2018 Orientações IOB Esta agenda contém as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor.

Leia mais

Código de Situação Tributária

Código de Situação Tributária Código de Situação O código da situação tributária será composto de três dígitos, onde o 1 dígito indicará a origem da mercadoria, com base na Tabela A e os dois últimos dígitos a tributação pelo ICMS,

Leia mais

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho...

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho... 1 de 16 02/10/2017 17:25 Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Outubro/2017 Orientações IOB Esta agenda contém as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor.

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária

Parecer Consultoria Tributária Questão O cliente, do ramo industrial, sediado no Paraná, adquire um bem para seu imobilizado, cujo NCM está sujeito a substituição tributária (ICMS cobrado antecipadamente por substituição tributária).

Leia mais

Dados a serem levados em conta para a correta escrituração de uma nota fiscal de entrada ou saída.

Dados a serem levados em conta para a correta escrituração de uma nota fiscal de entrada ou saída. Dados a serem levados em conta para a correta escrituração de uma nota fiscal de entrada ou saída. 0-Informe os Dados de Sua Empresa 0-1-Regime tributário de Sua Empresa 0-1-0-Simples Nacional CRT= 1-vCredICMSSN

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI

Orientações Consultoria de Segmentos Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI 24/10/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise

Leia mais

Tributação do e-commerce

Tributação do e-commerce Tributação do e-commerce Alterações realizadas por meio da Emenda Constitucional 87/15 Tatiana Martines SEFAZ/SP EC 87/2015: Características principais O que é? A EC 87/2015 altera a sistemática de cobrança

Leia mais

Manual de Emissão de Notas Fiscais: Devolução interna de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária

Manual de Emissão de Notas Fiscais: Devolução interna de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária Manual de Emissão de Notas Fiscais: Devolução interna de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária Resumo: Trataremos no presente Roteiro dos procedimentos a serem observados pelos contribuintes,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos. Livro Fiscal Eletrônico Ato Cotepe 35/2005 Nota Fiscal Conjugada DF

Parecer Consultoria Tributária Segmentos. Livro Fiscal Eletrônico Ato Cotepe 35/2005 Nota Fiscal Conjugada DF 15/09/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Livro Fiscal Eletrônico Resposta SEFAZ - DF... 4 4 Conclusão... 6 5 Informações Complementares...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Reentrega de Carga

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Reentrega de Carga Reentrega de Carga 20/05/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. RICMS SP... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Pará. Federal/Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Pará. Federal/Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 09/2014 Pará // Federal/Estadual ICMS/IPI CFOP e CST.... 01 // IOB Setorial Federal Industrial - IPI - Retorno de industrialização por encomenda - Classificação

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Venda Fora do Estabelecimento (Ambulante) - Tributação ICMS-IPI

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Venda Fora do Estabelecimento (Ambulante) - Tributação ICMS-IPI Venda Fora do Estabelecimento (Ambulante) - 28/05/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 5 3.1 Método convencional das vendas

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização TRATAMENTO NO SISTEMA FISCAL DIFAL/FCP A Emenda Constitucional nº 87/2015, regulamentada pelo Convênio ICMS nº 93/2015 instituiu a cobrança do Diferencial de Alíquota e Fundo de

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Escrituração Nota Fiscal de Entrada Minas Gerais Estadual

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Escrituração Nota Fiscal de Entrada Minas Gerais Estadual Escrituração Nota Fiscal de Entrada Minas Gerais Estadual 21/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 4. Conclusão...

Leia mais

ICMS/SP - Principais operações - Empréstimo de bens ou

ICMS/SP - Principais operações - Empréstimo de bens ou ICMS/SP - Principais operações - Empréstimo de bens ou mercadorias Sumário 1. Introdução... 2 2. Fato gerador... 3 3. Conceito de bem e de mercadoria... 4 4. Irrelevância dos aspectos jurídicos para efeito

Leia mais

ICMS nas operações interestaduais

ICMS nas operações interestaduais Alíquota do - Art. 155, 2., Inciso IV, da Constituição Federal: IV - resolução do Senado Federal, de iniciativa do Presidente da República ou de um terço dos Senadores, aprovada pela maioria absoluta de

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP 18/06/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

Page 1 of 6 Em face da publicação da Lei Complementar nº 138/2010, este procedimento foi atualizado. Tópicos atu alizados: 1. Direito ao crédito do imposto e 3. Aproveitamento do crédito. ICMS/SP - Material

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS/ST - Serviço de transporte rodoviário de cargas -MG

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS/ST - Serviço de transporte rodoviário de cargas -MG ICMS/ST - Serviço de transporte rodoviário de cargas -MG 15/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. Responsabilidade

Leia mais

CFOP. Código Fiscal de Operações e. Prestações

CFOP. Código Fiscal de Operações e. Prestações Composição Base Legal: Convênio ICMS SN 1970 https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/sinief/cvsn_70 Convênio ICMS SN 1970 CFOP Vigente https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/sinief/cfop_cvsn_70_vigente

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Consignação Mercantil

Orientações Consultoria de Segmentos Consignação Mercantil 14/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Conteúdo... 4 3 Análise da Consultoria... 6 3.1 Conteúdo... 6 3.2 Lei No 10.406, De 10 De Janeiro De 2002.... 7 3.3 RICMS SP...

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE JULHO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE JULHO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE JULHO DE 2017 Até: Quinta-feira, dia 13 dígito do CNPJ corresponda a 3, devem efetuar o registro eletrônico dos documentos ICMS - Scanc Histórico: Refinaria de Petróleo

Leia mais

Na pratica estão sendo restabelecidos os percentuais previstos no Convênio ICMS 52/91, que haviam sido alterados na edição do Decreto anterior.

Na pratica estão sendo restabelecidos os percentuais previstos no Convênio ICMS 52/91, que haviam sido alterados na edição do Decreto anterior. DECRETO Nº 1353/2012 Dispõe sobre o retorno do beneficio do diferimento do diferencial de alíquota, no período citado, nas aquisições de máquinas e equipamentos industriais previstos no Convênio ICMS 52/91.

Leia mais

Seminário Mensal da Área Fiscal 21 de agosto de Samyr Henrique Muniz Qbar

Seminário Mensal da Área Fiscal 21 de agosto de Samyr Henrique Muniz Qbar Seminário Mensal da Área Fiscal 21 de agosto de 2013 Apresentadores: Helen Mattenhauer Samyr Henrique Muniz Qbar Foi publicado no DOU de (31/07/2013) o Convênio ICMS nº 88/2013 que prorroga a entrega da

Leia mais

Pergunte à CPA Decreto /2015

Pergunte à CPA Decreto /2015 Pergunte à CPA Decreto 61.084/2015 Alterações no artigo 132-A: Artigo 132-A - Ressalvado o disposto no artigo 132, nas demais hipóteses previstas na legislação, tais como não-obrigatoriedade de uso de

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 12 A 18 DE JANEIRO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 12 A 18 DE JANEIRO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 12 A 18 DE JANEIRO DE 2017 Até: Quinta-feira, dia 12 dígito do CNPJ corresponda a 2, devem efetuar o registro eletrônico dos documentos Até: Sexta-feira, dia 13 dígito do CNPJ corresponda

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP Segmentos mercadoria proveniente de outra UF - SP 11/05/2016 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Antecipação Tributária...

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Valor tributável do IPI nas transferências para varejo

Orientações Consultoria De Segmentos Valor tributável do IPI nas transferências para varejo Orientações Consultoria De Segmentos Valor 07/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 IPI... 3 3.2 ICMS... 5 4. Conclusão...

Leia mais

INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA PREENCHIMENTO DE NOTAS FISCAIS

INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA PREENCHIMENTO DE NOTAS FISCAIS INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA PREENCHIMENTO DE NOTAS FISCAIS Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1 OBJETIVO...3 2 INTRODUÇÃO...3 3 UTILIZAÇÃO DE SÉRIES DISTINTAS...3 4 PREENCHIMENTO DA NOTA FISCAL...3 4.1 Quadro EMITENTE...3

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2016

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2016 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2016 Até: Quinta-feira, dia 13 ICMS - REDF dígito do CNPJ corresponda a 3, devem efetuar o registro eletrônico dos documentos ICMS - Scanc Histórico: Refinaria

Leia mais

Operações do IPI. Volume VIII

Operações do IPI. Volume VIII Resumos Tributários IOB Operações do IPI Volume VIII Sumário Introdução... 19 1. Amostra grátis... 21 1.1. Fato gerador... 21 1.2. Isenção do IPI... 21 1.3. Amostras grátis de tecidos... 22 1.4. Amostras

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Bonificação e Brinde na Venda a Varejo

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Bonificação e Brinde na Venda a Varejo 13/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1 Bonificação em Mercadorias... 3 3.2 Brindes... 7 4. Conclusão... 8 5.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1009, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010 (DOU DE )

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1009, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010 (DOU DE ) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1009, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010 (DOU DE 11.02.2010) Adota Tabelas de Códigos a serem utilizadas na formalização da Escrituração Fiscal Digital (EFD) e nas emissões da Nota Fiscal

Leia mais

Posicionamento Consultoria de Segmentos Preenchimento dos Registros C100, C110 e C190 do SPED Fiscal em operações com a ZFM e ALC Assunto

Posicionamento Consultoria de Segmentos Preenchimento dos Registros C100, C110 e C190 do SPED Fiscal em operações com a ZFM e ALC Assunto Preenchimento dos Registros C100, C110 e C190 do SPED Fiscal em operações com a ZFM e ALC Assunto 26/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Exemplo do Danfe... 3 3 Análise

Leia mais

Nota Técnica

Nota Técnica Nota Técnica 2015.003 versão 1.80 Nessa versão da Nota Técnica, serão ativadas diversas regras de validação para recebimento de informações correspondentes ao ICMS devido para a Unidade da Federação de

Leia mais