A Dualidade em Programação Linear

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Dualidade em Programação Linear"

Transcrição

1 Investigação Operacional- 2009/10 - Programas Lineares 14 A Dualidade em Programação Linear Para melhor ilustrar este conceito vamos estudar dois problemas intimamente relacionadas: o problema da dona de casa que quer alimentar a sua família da forma mais económica possível, tendo o cuidado de incluir na alimentação quantidades adequadas de vitaminas A e C e, por outro lado, o problema do fabricante de comprimidos de vitaminas que quer convencer a dona de casa a comprar os seus comprimidos em vez de se preocupar com a qualidade da alimentação. Primeiro problema: Uma dona de casa está a tentar gastar o mínimo possível para, com 6 alimentos básicos, obter os mínimos de vitamina A e C necessários por dia. A composição dos alimentos em termos destas vitaminas, assim como os seus custos por quilo estão resumidos no quadro seguinte: N o de unidades de vitamina por KG requisitos Alimento míninos Vitamina A Vitamina C custo/kg A dona de casa vai comprar quantidades de alimentos necessários para suprir os mínimos diários de vitamina A e C ao menor preço possível. As variáveis de decisão deste problema vão ser as quantidades de alimentos a adquirir. Seja x i a quantidade do alimento i. Obtém-se o seguinte PL: Min z = 35x x x x x x 6 s. a. x 1 + 2x 3 + 2x 4 + x 5 + 2x 6 9 x 2 + 3x 3 + x 4 + 3x 5 + 2x 6 19 x 1 0; x 2 0; x 3 0; x 4 0; x 5 0; x 6 0 Segundo problema Por sua vez, o fabricante de vitaminas vai convencer a dona de casa a comprar as suas pastilhas em vez dos alimentos. Como a dona de casa é muito económica ele tem que a convencer que as pastilhas são mais baratas que os alimentos. Seja y 1 o preço duma unidade de vitamina A em forma de pílula e y 2 o preço de uma unidade de vitamina C em forma de pílula. Como, por exemplo, o alimento 5 fornece 1 unidade de vitamina A e 3 de vitamina C e custa 27 u.m. então deve ser y 1 + 3y E o mesmo se deve passar com os outros alimentos. Como a dona de casa só vai comprar as pastilhas necessárias aos requisitos mínimos diários de vitaminas, as vendas serão: v(y) = 9y y 2. Está será a função objectivo do ponto de vista do vendedor que quer maximizar as suas vendas.

2 Investigação Operacional- 2009/10 - Programas Lineares 15 Obtém-se o seguinte PL para formalizar o problema do vendedor de pastilhas: Max v(y) = 9y y 2 s. a. y 1 35 y y 1 + 3y y 1 + y 2 50 y 1 + 3y y 1 + 2y 2 22 y 1 0; y 2 0 Temos assim dois problemas que se articulam do seguinte modo: Min z = c T x Max v = b T y s. a. Ax b s. a. A T y c x 0 y 0 A um dos problemas chama-se primal e ao outro dual. Diz-se que os dois problemas são duais ou que os problemas são duais um do outro. Vamos agora resolver ambos os problemas para vermos se encontramos alguma relação entre as soluções. Primeiro Problema Inserindo variáveis de afastamento, pode-se escrever o quadro inicial: x 1 x 2 x 3 x 4 x 5 x 6 x 7 x 8 x x z Antes de começar é necessário escrever a função objectivo só à custa das variáveis não básicas, ou seja, anular os valores correspondentes a x 1 e x 2 na última linha: x 1 x 2 x 3 x 4 x 5 x 6 x 7 x 8 x x z x 1 x 2 x 3 x 4 x 5 x 6 x 7 x 8 x 6 9=2 1= =2 1 1=2 0 x z

3 Investigação Operacional- 2009/10 - Programas Lineares 16 x 1 x 2 x 3 x 4 x 5 x 6 x 7 x 8 x 6 2 3=4 1=4 3=4 5= =4 1=4 x 5 5 1=2 1=2 1=2 1= =2 1=2 z Temos então a solução do problema: x 1 = x 2 = x 3 = x 4 = 0; x 5 = 5; x 6 = 2 a que corresponde um valor para z de 179. Ou seja, a dieta mais económica deve incluir 5 Kg do alimento 5 e 2 Kg do alimento 6 a um custo de 179 unidades monetárias. Segundo Problema Como temos um problema só com duas variáveis podemos resolvê-lo gra camente: Solução: y 1 = 3; y 2 = 8 a que corresponde um valor para v = 179: Ou seja o preço de cada unidade de vitamina A deve ser 3 unidades monetárias e o preço de cada unidade monetária de vitamina C deve ser de 8 unidades monetárias, a que corresponderá um volume de vendas de 179 unidades monetárias. Neste exemplo conbstata-se que o valor da função objectivo é igual para as soluções óptimas de ambos os problemas. Como veremos mais à frente, esta é uma característica que se veri ca sempre que resolvem pares de problemas duais com solução.

4 Investigação Operacional- 2009/10 - Programas Lineares 17 Regras para escrever o dual Pôr o problema na forma de um dos anteriores. - Se a função objectivo for minimizada as restrições devem ser de maior ou igual; - Se a função objectivo for maximizada as restrições devem ser de menor ou igual; De notar que a cada coluna da matriz A corresponde uma variável no primal. Como no dual trabalhamos com A T, as colunas passam a linhas e a cada linha corresponde uma restrição. Pode-se então dizer que: A cada restrição do primal corresponde uma variável do dual e a cada variável do primal corresponde uma restrição do dual. Como a cada restrição de desigualdade por sua vez corresponde uma variável de afastamento, então ode-se dizer que a cada variável do primal corresponde uma variável de afstamento do dual e a cada variável do dual corresponde uma variável de afastamento do primal. Se tivermos uma restrição de igualdade ela pode ser desdobrada em duas desigualdades (a = b () (a b ^ a b) () (a b ^ a b)) : Passando ao dual depois de fazer esta transformação veri ca-se que a variável correspondente a uma restrição de igualdade é sem restrição de sinal. Do mesmo modo, se uma variável for sem restrição de sinal a restrição correspondente será de igualdade. Propriedades dos problemas duais PRIMAL DUAL Min z = c T x Max v = bt y s. a Ax b s. a A T y c x 0 y 0 1. O dual do dual é o primal. 2. Seja x uma solução admissível do primal e y uma solução admissível do dual. Então: z(x) v(y) Demonstração: (Ax b ^ y 0) =) y T Ax y T b ^ y T A c T =) y T Ax y T x =) y T b c T x =) z(x) v(y) 3. O valor da f. o. do primal é um limite superior para o óptimo da f. o. do dual.

5 Investigação Operacional- 2009/10 - Programas Lineares O valor da f. o. do dual é um limite inferior para o óptimo da f.o. do primal. 5. Se o primal é ilimitado inferiormente não existe nenhum limite inferior para a f. o. e por isso o dual não tem solução admissível. 6. Se o dual é ilimitado superiormente não existe limite superior para o valor da f. o. e por isso o primal não tem solução admissível 7. Se um dos problemas não tem solução admissível, o outro só é ilimitado se tiver alguma solução admissível, quer isto dizer que podem ambos os problemas não ter solução admissível. 8. Se z(x) é solução admissível do primal e v(y) é solução admissível do dual e z(x) = v(y) então x é solução óptima do primal e y é solução óptima do dual. Demonstração: z(x) v(y) para todo o x que seja solução admissível do primal. Por hipótese z(x) = v(y) logo z(x) z(x) para todo o x que seja solução admissível do primal. Então x é solução óptima do primal. Do mesmo modo se mostra que y é solução óptima do dual. 9. Num par de problemas primal-dual se um deles tem uma solução óptima o outro também tem e, além disso, os valores das f.o. são iguais. Demonstração: Seja A uma matrix m n. Suponhamos que o primal tem uma solução óptima admissível. Seja B a base associada ao vector x I. O vector dos custos actualizados é dado por c T = c T c T I B 1 A 0 ( porque o problema é de minimizar). Ou seja c T I B 1 A c. Além disso a função objectico vale c T I B 1 b. De nindo y T = c T I B 1 temos que y T A c e v(y) = y T b = c T I B 1 b = f. o. primal. Pelo número anterior então y é solução óptima do dual. Considere-se o problema primal: Minimizar z(x) = sujeito a c T I x I + c T J x J Bx I + Dx J = b x I 0; x J 0 O seu dual pode ser escrito: Maximizar v(y) = sujeito a y T b y T B c T I y T D c T J y sem restrição

6 Investigação Operacional- 2009/10 - Programas Lineares 19 A solução básica do primal correspondente à base B é dada por: x J = 0 e x I = B 1 b e esta base corresponde a uma solução admissível se e só se x I = B 1 b 0. A solução do dual correspondente à base B é dada por y T = c T I B 1 y T B = c T I e é solução admissível se satis zer as outras restrições, isto é se y T D c T J. Ou seja, se ct J c T I B 1 D 0, o que representa a condição de optimalidade do primal. Isto é, a qualquer solução admissível do primal, que não seja óptima, corresponde uma solução não admissível para o dual. Se a uma solução admissível do primal corresponder uma solução também admissível para o dual, então são ambas óptimas. Para este problema primal os custos actualizados em cada iteração são dados por: c T = c T c T I B 1 A = c T y T A. Ou seja cada componenete do vector c pode ser calculada do seguinte modo: c j = c j c T I B 1 A :j em que A :j reperesenta a coluna j da matriz A. Então os custos actualizados do problema primal são os valores das variáveis de afastamento do problema dual. Estes valores são designados por preços sombra das actividades do primal. TEOREMA DO EQUILÍBRIO (OU DA COMPLEMENTARIDADE) Um par de soluções admissíveis para os problemas primal-dual são óptimas se e só se as variáveis de afastamento do primal positivas correspondem a variáveis do dual nulas. Demonstração: Considere-se novamente o par de problemas primal-dual na forma: PRIMAL DUAL Min z = c T x Max v = bt y s. a Ax b s. a A T y c x 0 y 0 A variável do dual y i está associada à restrição do primal A i: x b i, à qual se associa a variável de afastamento u i = A i: x b i. Por outro lado, a variável x j do primal está associada à restrição do dual y T A :j c j à qual se associa a variável de afastamento w j = c j y T A :j. Sejam x e y um par de soluções admissíveis para os problemas primal e dual. Então, u = Ax b e w T = c T y T A são os vectores das variáveis de afastamento correspondentes. O teorema diz que: (u i = A i: x b i > 0 =) y i = 0) ^ w j = c j y T A :j > 0 =) x j = 0 ou, escrevendo de outro modo: u i y i = (A i: x b i )y i = 0 ^ w j x j = (c j y T A :j )x j = 0 para i = 1; :::; m e j = 1; :::; n:

7 X yi A i: x = X y i b i X xj (ya i: ) = X x j c j X yi b i = X x j c j Investigação Operacional- 2009/10 - Programas Lineares 20 Como se trata de soluções admissíveis sabe-se que A i: x b i e y i 0. Pode então multiplicarse ambos os membros da 1 a desigualdade por y i vindo y i A i: x y i b i, mas por hipótese veri ca-se o sinal de igualdade. Somando para todos os i virá : De modo análogo se conclui ser: Mas. X yi A i: x = X x j (ya i: ) Então, e, por isso, x e y são soluções óptimas dos respectivos problemas. Reciprocamente, como c T x = b T y = y T Ax, vem que c T x y T Ax = 0 donde P c j y T A :j xj = 0, mas, como se trata de uma soma de parcelas não negativas, todas elas terão de ser nulas, isto é, para cada j, c j y T A :j = 0 =) x j = 0. E do mesmo modo para as variáveis do dual. MÉTODO SIMPLEX DUAL Considere-se o PL: Minimizar z(x) = sujeito a c T x Ax = b x 0 Seja B uma base. B é uma base admissível para o primal se B 1 b 0 e é admissível para o dual se c c T I B 1 A 0 e é uma base óptima se ambos se realizarem. O método simplex começa com uma base admissível para o primal e percorre sempre soluções admissíveis correspondentes a vértices da região admissível até atingir o critério do óptimo (dual admissível). O método simplex-dual começa com uma solução admissível para o dual e percorre sempre soluções admissíveis adjacentes para o dual mas não admissíveis para o primal terminando quando atinge uma solução admissível para o primal que é a óptima. Cada iteração deste algoritmo reduz o número de inadmissibilidades do primal, mantendo a admissibilidade do dual.

8 Investigação Operacional- 2009/10 - Programas Lineares 21 ALGORITMO 1. Escolher uma linha tal que b r < 0 ( variável a sair da base); Se todos os b r 0, termina. c s cj 2. Escolher o pivot a rs tal que = min : a rj < 0 a rs a rj Esta escolha tem o objectivo de manter todos os custos do primal não negativos ou seja manter o problema dual admissível. Se todos os a rj 0, o problema não tem solução. 3. Efectuar a pivotagem. 4. Voltar a 1.

O Problema de Transportes

O Problema de Transportes Investigação Operacional- 00/0 - Problemas de Transportes 8 O Problema de Transportes O problema geral de transportes consiste em determinar a forma mais económica de enviar um bem que está disponível

Leia mais

Investigação Operacional

Investigação Operacional Métodos de Programação Linear: Big M, Fases, S Dual (Licenciatura) Tecnologias e Sistemas de Informação http://dps.uminho.pt/pessoais/zan - Escola de Engenharia Departamento de Produção e Sistemas 1 Simplex

Leia mais

INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL. Programação Linear. Exercícios. Cap. IV Modelo Dual

INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL. Programação Linear. Exercícios. Cap. IV Modelo Dual INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL Programação Linear Exercícios Cap. IV Modelo Dual António Carlos Morais da Silva Professor de I.O. i Cap. IV - Modelo Dual - Exercícios IV. Modelo Problema Dual 1. Apresente o

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Linear (PL) Aula 15. Dualidade Interpretação económica. Problema dual: preços sombra e perdas de oportunidade. Propriedade dos desvios complementares 2 Formulação do Problema de PL em termos

Leia mais

CAPÍTULO 4. Teoria da Dualidade

CAPÍTULO 4. Teoria da Dualidade CAPÍTULO 4 1. Introdução Uma dos conceitos mais importantes em programação linear é o de dualidade. Qualquer problema de PL tem associado um outro problema de PL, chamado o Dual. Neste contexto, o problema

Leia mais

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática. Ficha de exercícios nº3: Dualidade. Interpretação Económica.

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática. Ficha de exercícios nº3: Dualidade. Interpretação Económica. Ano lectivo: 2008/2009; Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL Ficha de exercícios nº3: Dualidade. Interpretação Económica. Cursos: Economia 1. Formule o problema

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Linear (PL) Aula 8 : O método Simplex. Casos particulares. Empate no critério de entrada. Óptimo não finito. Soluções óptimas alternativas. Degenerescência. INÍCIO Forma Padrão Faculdade

Leia mais

X - D U A L I D A D E

X - D U A L I D A D E X - D U A L I D A D E 1 - Introdução. Regras de transformação "Primal - Dual" Consideremos os dois problemas P1 e P2 de Programação Linear seguintes: P1 : n Maximizar F = Σ ck. Xk k = 1 n Σ aik. Xk bi

Leia mais

Combinando inequações lineares

Combinando inequações lineares Combinando inequações lineares A multiplicação por um número > 0 não altera uma inequação 2x x 5 4x 2x 10 1 2 1 2 A soma de duas inequações (com o mesmo sentido) produz uma inequação válida x 3x x 3 1

Leia mais

Simplex. Investigação Operacional José António Oliveira Simplex

Simplex. Investigação Operacional José António Oliveira Simplex 18 Considere um problema de maximização de lucro relacionado com duas actividades e três recursos. Na tabela seguinte são dados os consumos unitários de cada recurso (A, B e C) por actividade (1 e 2),

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL I

PESQUISA OPERACIONAL I PESQUISA OPERACIONAL I Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin/po-i.html Dualidade Introdução Uma das mais importantes descobertas no início do

Leia mais

Professor João Soares 20 de Setembro de 2004

Professor João Soares 20 de Setembro de 2004 Teoria de Optimização (Mestrado em Matemática) Texto de Apoio 2A Universidade de Coimbra 57 páginas Professor João Soares 20 de Setembro de 2004 Optimização Linear Considere o problema (1) abaixo, que

Leia mais

Combinando inequações lineares

Combinando inequações lineares Combinando inequações lineares A multiplicação por um número > 0 não altera uma inequação 2x x 5 4x 2x 0 2 2 A soma de duas inequações (com o mesmo sentido) produz uma inequação válida x 3x + x 3 2 + 5x

Leia mais

II. Programação Linear (PL)

II. Programação Linear (PL) II. Programação Linear (PL) Dualidade revisão e interpretação econômica Seja o pl max Z x x x x 4 x, x 5x x 0 8 000-00 Prof.ª Gladys Castillo Formulação do Problema de PL em termos de Atividades. Exemplo

Leia mais

Pesquisa Operacional

Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Teoria da Dualidade Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG outubro - 2015 Problema Dual Cada problema de Programa de Programação Linear está associado a um outro problema de

Leia mais

Índice. Prefácio Os modelos de programação linear e a investigação operacional 17

Índice. Prefácio Os modelos de programação linear e a investigação operacional 17 Índice Prefácio 13 Capítulo 1 Introdução 1. Os modelos de programação linear e a investigação operacional 17 2. O problema de programação linear 18 2.1. O problema de programação linear em substituição

Leia mais

Otimização Linear. Profª : Adriana Departamento de Matemática. wwwp.fc.unesp.br/~adriana

Otimização Linear. Profª : Adriana Departamento de Matemática. wwwp.fc.unesp.br/~adriana Otimização Linear Profª : Adriana Departamento de Matemática adriana@fc.unesp.br wwwp.fc.unesp.br/~adriana Forma geral de um problema Em vários problemas que formulamos, obtivemos: Um objetivo de otimização

Leia mais

Programação Matemática Licenciatura em Matemática

Programação Matemática Licenciatura em Matemática Programação Matemática Licenciatura em Matemática Marília Pires Universidade do Algarve Departamento de Matemática 2005/06 Conteúdo 1 Modelos de Optimização 3 1.1 Programação Linear...........................

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL Teste A CURSOS: EMP e EEM 00/00 Data: 1 de Novembro de 00 Duração: 19:0 às 1:0 Instruções:

Leia mais

Programação Linear. Dualidade

Programação Linear. Dualidade Programação Linear Dualidade Dualidade Já vimos em sala que para cada PPL existe um outro PL chamado dual, que consiste em modelar um problema que utiliza os mesmos dados que o original, mas alterando

Leia mais

Programação Linear Inteira. C. Requejo (UA) Métodos de Investigação Operacional MIO / 30

Programação Linear Inteira. C. Requejo (UA) Métodos de Investigação Operacional MIO / 30 Programação Linear Inteira Programação Linear Inteira C. Requejo (UA) Métodos de Investigação Operacional MIO 2016 1 / 30 Programação Linear Inteira Programação Linear Inteira Resolução de problemas de

Leia mais

Simplex. Transparências de apoio à leccionação de aulas teóricas. c 2011, 2009, 1998 José Fernando Oliveira, Maria Antónia Carravilla FEUP

Simplex. Transparências de apoio à leccionação de aulas teóricas. c 2011, 2009, 1998 José Fernando Oliveira, Maria Antónia Carravilla FEUP Simplex Transparências de apoio à leccionação de aulas teóricas Versão 3 c 2011, 2009, 1998 José Fernando Oliveira, Maria Antónia Carravilla FEUP Programação Linear abordagem algébrica max sujeito a: n

Leia mais

Método Simplex Dual. Prof. Fernando Augusto Silva Marins Departamento de Produção Faculdade de Engenharia Campus de Guaratinguetá UNESP

Método Simplex Dual. Prof. Fernando Augusto Silva Marins Departamento de Produção Faculdade de Engenharia Campus de Guaratinguetá UNESP Método Simplex Dual Prof. Fernando Augusto Silva Marins Departamento de Produção Faculdade de Engenharia Campus de Guaratinguetá UNESP www.feg.unesp.br/~fmarins fmarins@feg.unesp.br Introdução Algoritmo

Leia mais

2º Semestre 2002/2003 Problemas Resolvidos

2º Semestre 2002/2003 Problemas Resolvidos RESOLUÇÂO DO PROBLEMA Nº 19 Determinado problema de Programação Linear depois de formulado permitiu obter as seguintes expressões: Max L = 4x 1-2x 2 + 2x 3 -x 4 s.a. R 1: x 1 - x 2 + 2x 3 +x 4 10 R 2:

Leia mais

Programação Linear. Dual Simplex: Viabilidade Dual Método Dual Simplex

Programação Linear. Dual Simplex: Viabilidade Dual Método Dual Simplex Programação Linear Dual Simplex: Viabilidade Dual Viabilidade Dual Considere o par de problemas primal (P) dual (D). Agora já sabemos como encontrar a solução de um desses PPL a partir da solução do outro.

Leia mais

CAPÍTULO 3. Método Simplex

CAPÍTULO 3. Método Simplex CAPÍTULO 3 1. Soluções Básicas Admissíveis Considere um problema de PL representado nas suas formas padrão e matricial. Uma base é um conjunto de m variáveis, tais que a matriz dos coeficientes do sistema

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBL ESCOL SUPERIOR DE TECNOLOGI DEPRTMENTO DE MTEMÁTIC INVESTIGÇÃO OPERCIONL TESTE CURSOS: EMP, EEM e EME 2005/2006 Data: 4 de Novembro de 2005 Duração: 19:0 às 21:0 Instruções:

Leia mais

Investigação Operacional

Investigação Operacional Análise de Sensibilidade, Formulação Dual (Mestrado) Engenharia Industrial http://dps.uminho.pt/pessoais/zan - Escola de Engenharia Departamento de Produção e Sistemas Uma das tarefas mais delicadas no

Leia mais

Exemplo: Maximização de lucros em uma chocolateria que produz os seguintes produtos: (1) Chocolate Pyramide (2) Chocolate Pyramide Nuit

Exemplo: Maximização de lucros em uma chocolateria que produz os seguintes produtos: (1) Chocolate Pyramide (2) Chocolate Pyramide Nuit Universidade Tecnológica Federal do Paraná Professor Murilo V. G. da Silva Notas de aula Estrutura de Dados 2 (Aula 09) Conteúdos da Aula: [DPV06 7.1, 7.2, 7.3] [Observação: Estas notas de aula são apenas

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Linear (PL) Aula 10: Método Simplex Técnica das variáveis artificias Método das penalidades ( Big M ). Método das duas fases. 2 Modificando o Exemplo Protótipo. Suponha-se que é modificado

Leia mais

IX - A N Á L I S E D E S E N S I B I L I D A D E

IX - A N Á L I S E D E S E N S I B I L I D A D E IX - A N Á L I S E D E S E N S I B I L I D A D E A N Á L I S E P Ó S - O P T I M A L I D A D E Recordemos o exercício apresentado para ilustrar a aplicação do Algoritmo Simplex Revisto: Consideremos o

Leia mais

Teoremas de dualidade

Teoremas de dualidade Teoremas de dualidade Marina Andretta ICMC-USP 19 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211 - Otimização

Leia mais

Joaquim J. Júdice. Pedro C. Martins. Marta M. B. Pascoal. Jorge P. Santos

Joaquim J. Júdice. Pedro C. Martins. Marta M. B. Pascoal. Jorge P. Santos Joaquim J. Júdice Pedro C. Martins Marta M. B. Pascoal Jorge P. Santos PROGRAMAÇÃO LINEAR Departamento de Matemática Universidade de Coimbra 9 Conteúdo Introdução Formulação de Problemas em Programa Linear

Leia mais

Dualidade - Definições

Dualidade - Definições Dualidade - Definições Associado a cada problema de programação linear (P) existe um problema (D), denominado problema dual. Relação importante (interpretações econômicas) Para cada dual de um dado PPL

Leia mais

Poliedros na forma padrão

Poliedros na forma padrão Poliedros na forma padrão Marina Andretta ICMC-USP 19 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211 - Otimização

Leia mais

INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL. Programação Linear. Exercícios

INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL. Programação Linear. Exercícios INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL Programação Linear Exercícios Cap. VII Interpretação económica do modelo de PL António Carlos Morais da Silva Professor de I.O. i Cap. VII - Interpretação económica do modelo de

Leia mais

Método Simplex dual. Marina Andretta ICMC-USP. 24 de outubro de 2016

Método Simplex dual. Marina Andretta ICMC-USP. 24 de outubro de 2016 Método Simplex dual Marina Andretta ICMC-USP 24 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211 - Otimização

Leia mais

Resolução de PL usando o método Simplex

Resolução de PL usando o método Simplex V., V.Lobo, EN / ISEGI, 28 Resolução de PL usando o método Simplex Método Simplex Algoritmo para resolver problemas de programação linear George Dantzig, 947 Muito utilizado Facilmente implementado como

Leia mais

Programação Linear - Parte 5

Programação Linear - Parte 5 Matemática Industrial - RC/UFG Programação Linear - Parte 5 Prof. Thiago Alves de Queiroz 1/2016 Thiago Queiroz (IMTec) Parte 5 1/2016 1 / 29 Dualidade Os parâmetros de entrada são dados de acordo com

Leia mais

Vânio Correia Domingos Massala

Vânio Correia Domingos Massala Optimização e Decisão 06/0/008 Método do Simplex Vânio Correia - 5567 Domingos Massala - 58849 INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Generalidades do Método do Simplex Procedimento algébrico iterativo para resolver

Leia mais

Teoria de dualidade. Marina Andretta ICMC-USP. 19 de outubro de 2016

Teoria de dualidade. Marina Andretta ICMC-USP. 19 de outubro de 2016 Teoria de dualidade Marina Andretta ICMC-USP 19 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211 - Otimização

Leia mais

Investigação Operacional E-FÓLIO A. Ano lectivo 2015/2016. Proposta de Resolução

Investigação Operacional E-FÓLIO A. Ano lectivo 2015/2016. Proposta de Resolução Investigação Operacional - 07 E-FÓLIO A Ano lectivo 0/0 Proposta de Resolução. Variáveis: Sejam percentagem de M / Kg de mistura percentagem de M / Kg de mistura percentagem de M / Kg de mistura Tomando

Leia mais

Investigação Operacional

Investigação Operacional Investigação Operacional Programação Linear Licenciatura em Engenharia Civil Licenciatura em Engenharia do Território Problema Uma firma fabrica dois produtos P e P em três máquinas M, M e M. P é processado

Leia mais

Aula 10: Revisão Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo

Aula 10: Revisão Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo Aula 10: Revisão Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo http://www.toffolo.com.br 2018/2 - PCC174/BCC464 Aula Prática - Laboratório COM30!1 Breve Revisão Modelagem Método gráfico O Algoritmo Simplex

Leia mais

Otimização Linear. Profª : Adriana Departamento de Matemática. wwwp.fc.unesp.br/~adriana

Otimização Linear. Profª : Adriana Departamento de Matemática. wwwp.fc.unesp.br/~adriana Otimização Linear Profª : Adriana Departamento de Matemática adriana@fc.unesp.br wwwp.fc.unesp.br/~adriana Revisão Método Simplex Solução básica factível: xˆ xˆ, xˆ N em que xˆ N 0 1 xˆ b 0 Solução geral

Leia mais

Método Simplex V 1.1, V.Lobo, EN / ISEGI, 2008

Método Simplex V 1.1, V.Lobo, EN / ISEGI, 2008 .,.Lobo, EN / ISEGI, 8 Método Simplex Resolução de PL usando o método Simplex Algoritmo para resolver problemas de programação linear George Dantzig, 97 Muito utilizado Facilmente implementado como programa

Leia mais

TP052-PESQUISA OPERACIONAL I Algoritmo Dual Simplex. Prof. Volmir Wilhelm Curitiba, Paraná, Brasil

TP052-PESQUISA OPERACIONAL I Algoritmo Dual Simplex. Prof. Volmir Wilhelm Curitiba, Paraná, Brasil TP052-PESQUISA OPERACIONAL I Algoritmo Dual Simplex Prof. Volmir Wilhelm Curitiba, Paraná, Brasil Algoritmo Dual Simplex Motivação max sa Z = cx Ax = b x 0 escolhida uma base viável max sa Z = c B x B

Leia mais

Métodos Numéricos. MEI - Logística e distribuição Optimização não linear com restrições de igualdade 2004/2005

Métodos Numéricos. MEI - Logística e distribuição Optimização não linear com restrições de igualdade 2004/2005 Métodos Numéricos MEI - Logística e distribuição Optimização não linear com restrições de igualdade 2004/2005 Métodos Numéricos - MEI 1 Apresentação - Docentes Aulas teóricas: A. Ismael F. Vaz - aivaz@dps.uminho.pt

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Linear (PL) Aula 5: O Método Simplex. 2 Algoritmo. O que é um algoritmo? Qualquer procedimento iterativo e finito de solução é um algoritmo. Um algoritmo é um processo que se repete (itera)

Leia mais

Cones e raios extremos

Cones e raios extremos Cones e raios extremos Marina Andretta ICMC-USP 7 de novembro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211 - Otimização

Leia mais

3- O MÉTODO SIMPLEX Introdução e fundamentos teóricos para o Método Simplex

3- O MÉTODO SIMPLEX Introdução e fundamentos teóricos para o Método Simplex 3- O MÉTODO SIMPLEX 3.1- Introdução O Método Simplex é uma técnica utilizada para se determinar, numericamente, a solução ótima de um modelo de Programação Linear. Será desenvolvido inicialmente para Problemas

Leia mais

Método do Big M. Análise de Sensibilidade

Método do Big M. Análise de Sensibilidade A 5 =A 4 +C 5 B 5 =B 3 +C 5 C 5 =C 4 /2 E 5 =E 4 +C 5 Método do Big M.5.5 4 -.5.5 6 -.5.5 2 -G.5.5 2 i 2/- 4/- 4/2=2 max = 2 Nuno Moreira - 22/23 x 2 R 3 5 G=2 R 2 R 5 x 3 Análise de Sensibilidade Nuno

Leia mais

Investigação Operacional

Investigação Operacional Ano lectivo: 0/06 Universidade da Beira Interior - Departamento de Matemática Investigação Operacional Ficha de exercícios n o Algoritmo Simplex Cursos: Gestão e Economia. Considere o seguinte conjunto

Leia mais

Investigação Operacional

Investigação Operacional Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Investigação Operacional Recurso 2004.02.09 Duração: 2 horas Nome: Teórica Responda a cada afirmação com (V) Verdadeira ou (F) Falsa. Por cada

Leia mais

Produto interno no espaço vectorial R n

Produto interno no espaço vectorial R n ALGA - 008/09 - Produto interno 8 Produto interno no espaço vectorial R n A noção de produto interno de vectores foi introduzida no ensino secundário, para vectores de R e R : Neste capítulo generaliza-se

Leia mais

Graduação em Engenharia Elétrica MÉTODOS DE OTIMIZAÇÃO ENE081. PROF. IVO CHAVES DA SILVA JUNIOR

Graduação em Engenharia Elétrica MÉTODOS DE OTIMIZAÇÃO ENE081. PROF. IVO CHAVES DA SILVA JUNIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Graduação em Engenharia Elétrica MÉTODOS DE OTIMIZAÇÃO ENE081 PROF. IVO CHAVES DA SILVA JUNIOR E-mail: ivo.junior@ufjf.edu.br Aula Número: 07 Programação Linear Últimas

Leia mais

sujeito a: 30x x (madeira) 5x x (horas de trabalho) x 1, x 2 0

sujeito a: 30x x (madeira) 5x x (horas de trabalho) x 1, x 2 0 IV. MÉTODO GRÁFICO O método gráfico só permite resolver problemas de PL de pequena dimensão (duas ou três variáveis) não tendo pois qualquer interesse prático. O método gráfico permite visualizar um conjunto

Leia mais

Problemas de Transportes e de Afectação

Problemas de Transportes e de Afectação CAPÍTULO 6 Problemas de Transportes e de Afectação 1. Problema de Transporte Este problema, que é um dos particulares de PL, consiste em determinar a forma mais económica de enviar um bem disponível, em

Leia mais

4- Dualidade em Programação Linear

4- Dualidade em Programação Linear 4- Dualidade em Programação Linear 4.1- Introdução Considere o problema clássico da dieta: (problema primal): Quer-se consumir quantidades de determinados alimentos de tal forma a satisfazer as necessidades

Leia mais

Investigação Operacional

Investigação Operacional Investigação Operacional Licenciatura em Gestão 3.º Ano Ano Lectivo 2013/14 Programação Linear Texto elaborado por: Maria João Cortinhal (Coordenadora) Anabela Costa Maria João Lopes Ana Catarina Nunes

Leia mais

Slide 1. c 1998 José Fernando Oliveira, Maria Antónia Carravilla FEUP

Slide 1. c 1998 José Fernando Oliveira, Maria Antónia Carravilla FEUP Programação Linear e Método Simplex Slide 1 Transparências de apoio à leccionação de aulas teóricas Versão 1 c 1998 Programação Linear e Método Simplex 1 Slide 2 Toda a teoria deve ser feita para poder

Leia mais

Investigação Operacional 1. Transparências de apoio à leccionação de aulas teóricas. x j - valor da variável de decisão j;

Investigação Operacional 1. Transparências de apoio à leccionação de aulas teóricas. x j - valor da variável de decisão j; Investigação Operacional 1 Programação Linear Slide 1 Transparências de apoio à leccionação de aulas teóricas Maria Antónia Carravilla José Fernando Oliveira Programação Linear Modelos Slide 2 Forma geral

Leia mais

Programação Linear - Parte 3

Programação Linear - Parte 3 Matemática Industrial - RC/UFG Programação Linear - Parte 3 Prof. Thiago Alves de Queiroz 1/2016 Thiago Queiroz (IMTec) Parte 3 1/2016 1 / 26 O Método Simplex Encontre o vértice ótimo pesquisando um subconjunto

Leia mais

Optimização/Matemática II (Eco)

Optimização/Matemática II (Eco) Optimização/Matemática II (Eco) Frequência/ Exame 1ª Época 1º Ano 2º Semestre 2013 / 2014 Licenciaturas em Gestão, Finanças e Contabilidade, Gestão de Marketing e Economia 02-06-2014 Duração da Frequência:

Leia mais

5 Análise de Sensibilidade

5 Análise de Sensibilidade MAC-35 - Programação Linear Primeiro semestre de 00 Prof. Marcelo Queiroz http://www.ime.usp.br/~mqz Notas de Aula 5 Análise de Sensibilidade Neste capítulo consideramos o problema de programação linear

Leia mais

Métodos de Pesquisa Operacional

Métodos de Pesquisa Operacional Métodos de Pesquisa Operacional Programação Linear é a parte da Pesquisa Operacional que trata da modelagem e resolução de problemas formulados com funções lineares. Programação Linear } Métodos de Resolução

Leia mais

Programação Linear M É T O D O S : E S T A T Í S T I C A E M A T E M Á T I C A A P L I C A D A S D e 1 1 d e m a r ç o a 2 9 d e a b r i l d e

Programação Linear M É T O D O S : E S T A T Í S T I C A E M A T E M Á T I C A A P L I C A D A S D e 1 1 d e m a r ç o a 2 9 d e a b r i l d e Programação Linear A otimização é o processo de encontrar a melhor solução (ou solução ótima) para um problema. Existe um conjunto particular de problemas nos quais é decisivo a aplicação de um procedimento

Leia mais

Investigação Operacional

Investigação Operacional Modelos de Programação Linear (Mestrado) Engenharia Industrial http://dps.uminho.pt/pessoais/zan - Escola de Engenharia Departamento de Produção e Sistemas 1 Modelação Matemática As técnicas e algoritmos

Leia mais

Aula 07: Análise de sensibilidade (2)

Aula 07: Análise de sensibilidade (2) Aula 07: Análise de sensibilidade (2) Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC464/PCC174 2018/2 Departamento de Computação UFOP Previously Aulas anteriores: Dualidade

Leia mais

Faculdade de Engenharia Investigação Operacional. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Investigação Operacional. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Aula 3 Definição de Problemas de Investigação Operacional (Prática) Construção de um modelo matemático de PL. Programação Matemática(PM) e Programação Linear(PL). Exemplos clássicos de PL. 2 Problema

Leia mais

MB PRINCÍPIOS DA PESQUISA OPERACIONAL PO INTRODUÇÃO A PESQUISA OPERACIONAL LISTA DE EXERCÍCIOS - PROGRAMAÇÃO LINEAR

MB PRINCÍPIOS DA PESQUISA OPERACIONAL PO INTRODUÇÃO A PESQUISA OPERACIONAL LISTA DE EXERCÍCIOS - PROGRAMAÇÃO LINEAR MB-244 - PRINCÍPIOS DA PESQUISA OPERACIONAL PO-201 - INTRODUÇÃO A PESQUISA OPERACIONAL LISTA DE EXERCÍCIOS - PROGRAMAÇÃO LINEAR 1. Considere o seguinte problema de programação linear: Maximizar Z = x 1

Leia mais

Sistemas de equações lineares

Sistemas de equações lineares ALGA- / - Sistemas de Equações Lineares Sistemas de equações lineares Introdução Uma equação linear nas incógnitas ou variáveis x ; x ; :::; x n é uma expressão da forma: a x + a x + ::: + a n x n = b

Leia mais

Unidade: Modelo Simplex e Modelo Dual. Unidade I:

Unidade: Modelo Simplex e Modelo Dual. Unidade I: Unidade: Modelo Simplex e Modelo Dual Unidade I: 0 Unidade: Modelo Simplex e Modelo Dual Segundo Wikipédia (2008), em teoria da otimização matemática, o algoritmo simplex de George Dantiz é uma técnica

Leia mais

max z = 10x 1 + 4x 2 s.a x 1 + x x 1 + 4x x 1 + 6x 2 300

max z = 10x 1 + 4x 2 s.a x 1 + x x 1 + 4x x 1 + 6x 2 300 Escola Superior de Tecnologia de Tomar Área de Matemática Investigação Operacional / Técnicas de Optimização e Decisão Engenharia Química, Engenharia do Ambiente, Engenharia Informática e Engenharia Civil

Leia mais

Resolução de problemas difíceis de programação linear através da relaxação Lagrangeana

Resolução de problemas difíceis de programação linear através da relaxação Lagrangeana problemas difíceis de programação linear através da relaxação Lagrangeana Ana Maria A.C. Rocha Departamento de Produção e Sistemas Escola de Engenharia Universidade do Minho arocha@dps.uminho.pt http://www.norg.uminho.pt/arocha

Leia mais

DISCIPLINA: Investigação Operacional ANO LECTIVO 2009/2010

DISCIPLINA: Investigação Operacional ANO LECTIVO 2009/2010 DISCIPLINA: Investigação Operacional ANO LECTIVO 2009/2010 Exame de Recurso Dep. Econ. Gestão e Engª Industrial 14 de Julho de 2010 duração: 2h30 (80) 1. Considere o modelo seguinte, de Programação Linear

Leia mais

Uma Introdução à Programação Linear

Uma Introdução à Programação Linear Uma Introdução à Programação Linear PET Matemática Abel Soares Siqueira Departamento de Matemática - UFPR, Curitiba/PR 23 de Abril de 2017 1 Introdução História Background Matemático Exemplo 2 Resolvendo

Leia mais

Prof.: Eduardo Uchoa.

Prof.: Eduardo Uchoa. Análise de sensibilidade Prof.: Eduardo Uchoa http://www.logis.uff.br/~uchoa/poi 1 Análise de Sensibilidade Uma vez que já se tenha resolvido um PL, existem técnicas para avaliar como pequenas alterações

Leia mais

O Método Simplex para

O Método Simplex para O Método Simplex para Programação Linear Formas de Programas Lineares O problema de Programação Matemática consiste na determinação do valor de n variáveis x 1, x 2,, x n que tornam mínimo ou máximo o

Leia mais

Programação Linear. Rosa Canelas 2010

Programação Linear. Rosa Canelas 2010 Programação Linear Rosa Canelas 2010 Problemas de Optimização São problemas em que se procura a melhor solução (a que dá menor prejuízo, maior lucro, a que é mais eficiente, etc.) Alguns destes problemas

Leia mais

Capítulo 3. O Método Primal Simplex

Capítulo 3. O Método Primal Simplex Capítulo 3 O Método Primal Simplex 3.. Introdução Neste Capítulo, apresenta-se o método de resolução de problemas de programação linear mais utilizado, isto é, o método primal simplex. Assim, apresenta-se

Leia mais

Investigação Operacional 2004/05 2º Mini-teste. 26 de Novembro, 9:00h 10:30h. Sem consulta, sem máquina de calcular Justifique todas as respostas

Investigação Operacional 2004/05 2º Mini-teste. 26 de Novembro, 9:00h 10:30h. Sem consulta, sem máquina de calcular Justifique todas as respostas Investigação Operacional 004/05 º Mini-teste 6 de Novembro, 9:00h 0:h Sem consulta, sem máquina de calcular Justifique todas as respostas Departamento de Engenharia Civil Secção de Planeamento do Território

Leia mais

Pontos extremos, vértices e soluções básicas viáveis

Pontos extremos, vértices e soluções básicas viáveis Pontos extremos, vértices e soluções básicas viáveis Marina Andretta ICMC-USP 19 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL. Fabiano F. T. dos Santos. Instituto de Matemática e Estatística

PESQUISA OPERACIONAL. Fabiano F. T. dos Santos. Instituto de Matemática e Estatística PESQUISA OPERACIONAL Fabiano F. T. dos Santos Instituto de Matemática e Estatística Dualidade em Programação Linear Todo problema de programação linear, que chamaremos de primal, traz consigo um segundo

Leia mais

Problemas de Fluxo em Redes

Problemas de Fluxo em Redes CAPÍTULO 7 1. Conceitos fundamentais de grafos Em muitos problemas que nos surgem, a forma mais simples de o descrever, é representá-lo em forma de grafo, uma vez que um grafo oferece uma representação

Leia mais

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear Pesquisa Operacional Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear 1 Sumário Modelagem e limitações da Programação Linear. Resolução Gráfica. Forma padrão de um modelo de Programação Linear. Definições

Leia mais

Algoritmos de aproximação - Método primal-dual

Algoritmos de aproximação - Método primal-dual Algoritmos de aproximação - Método primal-dual Marina Andretta ICMC-USP 28 de outubro de 2015 Baseado no livro Uma introdução sucinta a Algoritmos de Aproximação, de M. H. Carvalho, M. R. Cerioli, R. Dahab,

Leia mais

Análise e Síntese de Algoritmos. Programação Linear CLRS, Cap. 29

Análise e Síntese de Algoritmos. Programação Linear CLRS, Cap. 29 Análise e Síntese de Algoritmos Programação Linear CLRS, Cap. 29 Conteto Algoritmos em Grafos (CLRS, Cap. 22-26)... Fluos máimos em grafos (CLRS, Cap. 26) Programação Linear (CLRS, Cap. 29) Programação

Leia mais

O método Simplex Aplicado ao Problema de Transporte (PT).

O método Simplex Aplicado ao Problema de Transporte (PT). Prof. Geraldo Nunes Silva (Revisado por Socorro Rangel) Estas notas de aula são Baseadas no livro: Hillier, F. S. e G. J. Lieberman. Introdução à Pesquisa Operacional, Campus, a ed., 9 Agradeço a Professora

Leia mais

Problemas em Programação Linear Resolução e Análise de Sensibilidade

Problemas em Programação Linear Resolução e Análise de Sensibilidade Problemas em Programação Linear Resolução e Análise de Sensibilidade 24-25 Junho 2014 Metodologias de apoio à decisão nas Ciências Agrárias Eemplo: Formulação Um agricultor pretende cultivar 80 ha de terra

Leia mais

Programação Matemática Lista 3

Programação Matemática Lista 3 Programação Matemática Lista 3. Coloque na forma padrão os seguintes problemas de programação linear: a) Maximizar X 7 X + 8 X 3 +X 4 X + X X 3 + X 4 4 X + X 3 9 X + X 3 + X 4 6 X 0, X 0, X 3 0, X 4 0

Leia mais

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE /11 - Geometria Analítica 88. Geometria Analítica

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE /11 - Geometria Analítica 88. Geometria Analítica ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE - 010/ - Geometria Analítica Geometria Analítica A noção de recta em R e R ; tal como a noção de plano em R já foram abordados no ensino secundário. Neste capítulo

Leia mais

Sistemas de Equações Lineares e Equações Vectoriais Aula 2 Álgebra Linear Pedro A. Santos

Sistemas de Equações Lineares e Equações Vectoriais Aula 2 Álgebra Linear Pedro A. Santos Sistemas de Equações Lineares e Equações Vectoriais Aula 2 Álgebra Linear MEG Operações Elementares Trocar a posição de duas equações Multiplicar uma equação por uma constante diferente de zero Não alteram

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. FAAP Faculdade de Administração

1. INTRODUÇÃO. FAAP Faculdade de Administração 1. INTRODUÇÃO Histórico: O termo Pesquisa Operacional foi utilizado pela 1ª vez na Grã-Bretanha, em 1938, para designar o estudo sistemático de problemas estratégicos e táticos decorrentes de operações

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL 11. SOLUÇÃO ALGEBRICA O MÉTODO SIMPLEX ( ) DEFINIÇÕES REGRAS DE TRANSFORMAÇÃO. Prof. Edson Rovina Página 16

PESQUISA OPERACIONAL 11. SOLUÇÃO ALGEBRICA O MÉTODO SIMPLEX ( ) DEFINIÇÕES REGRAS DE TRANSFORMAÇÃO. Prof. Edson Rovina Página 16 11. SOLUÇÃO ALGEBRICA O MÉTODO SIMPLEX Página 16 Após o problema ter sido modelado, pode-se resolvê-lo de forma algébrica. A solução algébrica é dada pelo método simplex elaborado por Dantzig. Antes da

Leia mais

Pesquisa Operacional. Prof. José Luiz

Pesquisa Operacional. Prof. José Luiz Pesquisa Operacional Prof. José Luiz Resolver um problema de Programação Linear significa basicamente resolver sistemas de equações lineares; Esse procedimento, apesar de correto, é bastante trabalhoso,

Leia mais

Problemas de Fluxos em Redes

Problemas de Fluxos em Redes Investigação Operacional Problemas de Fluxos em Redes Slide Transparências de apoio à leccionação de aulas teóricas Problemas de fluxos em redes Rede: Conjunto de pontos (vértices) ligados por linhas ou

Leia mais

Programação Linear/Inteira

Programação Linear/Inteira Unidade de Matemática e Tecnologia - RC/UFG Programação Linear/Inteira Prof. Thiago Alves de Queiroz Aula 3 Thiago Queiroz (IMTec) Aula 3 Aula 3 1 / 45 O Método Simplex Encontre o vértice ótimo pesquisando

Leia mais

Programação Linear (PL) Solução algébrica - método simplex

Programação Linear (PL) Solução algébrica - método simplex Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Produção e Gestão Pesquisa Operacional Simplex Prof. Dr. José Arnaldo Barra Montevechi Programação Linear (PL) Solução algébrica - método simplex

Leia mais