Estratégias em Tecnologia da Informação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estratégias em Tecnologia da Informação"

Transcrição

1 Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 5 Sistemas de Informações Estratégicas Sistemas integrados e sistemas legados Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Material de apoio

2 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica. Os professores da disciplina irão focar alguns dos tópicos da bibliografia assim como poderão adicionar alguns detalhes não presentes na bibliografia, com base em suas experiências profissionais. O conteúdo de slides com o título Comentário seguido de um texto, se refere a comentários adicionais ao slide cujo texto indica e tem por objetivo incluir alguma informação adicional aos conteúdo do slide correspondente Bibliografia básica: OLIVEIRA, Djalma P. Rebouças.. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. 28ª ed. São Paulo: Atlas, LAUDON, Kenneth.; LAUDON, Jane.. Sistemas de Informação Gerenciais. 7ª ed. São Paulo: Prentice Hall, TURBAN, E. e RAINER Jr., R.K. & POTTER, R.E. Administração de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, WEILL, Peter e ROSS, Jeanne W. Governança de TI: Tecnologia da informação. 1ª ed. São Paulo: M. Books, POLLONI, Enrico Giulio F.. Administrando sistemas de informação: Estudo de Viabilidade. 1ª ed. São Paulo: Futura, 2003.

3 Sistemas de Informações Estratégicas

4 4 Sistemas de Informações Estratégicas Dado e Informação podem ser tratados como sinônimos ou ainda como termos distintos. Na linguagem comum são normalmente utilizados para representar o mesmo conjunto de conhecimentos. Dados: são uma coleção de fatos, medições e estatísticas, que representam eventos que acontecem no ambiente das empresas. Informação: são os dados organizados ou processados em uma forma significativa e útil para os seres humanos. São oportunos e precisos. Conhecimento: é a informação contextual, relevante e acionável. Colocando de forma simples, é a informação em ação. DADOS Processados INFORMAÇÕES Relevantes e acionáveis CONHECIMENTO Dados relevantes e acionáveis

5 5 Sistemas de Informações Estratégicas O conceito de SISTEMA é amplamente empregado nas mais diversas áreas do conhecimento, permitindo uma série de aplicações. Por definição, um sistema é um conjunto de partes coordenadas que concorrem para a realização de um determinado objetivo. Como exemplo temos o sistema respiratório. Partindo ainda da mesma definição podemos dizer que, tecnicamente: Sistema de Informação é um conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisão, a coordenação e controle de uma organização. Além disto, esses sistema também auxiliam os gerentes de trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. Contém informação sobre pessoas, locais e itens significativos para a organização ou para o ambiente que a cerca.

6 6 Sistemas de Informações Estratégicas A partir dos conceitos vistos, precisamos então associá-los às estratégias da empresa. E como fazemos isto? Primeiramente, relembremos que a empresa é um negócio. Toda empresa possui estratégias, objetivos, desafios, planejamento, projetos, metas, infraestrutura, pessoas e informações. Dinâmica e continuamente as pessoas (executivos) tomam decisões sempre baseado em informações, para conduzir e acertar o rumo da empresa em busca de vantagem competitiva no mercado. A vantagem competitiva na economia digital é ainda mais importante. Assim, a área de TI tem por responsabilidade produzir tais informações consolidadas e úteis, para os executivos.

7 7 Sistemas de Informações Estratégicas Por definição, dizemos que sistemas de informações estratégicos (SIE) são sistemas que: Ajudam a organização a obter uma vantagem competitiva por meio da sua contribuição para os objetivos estratégicos de um organização e/ou sua capacidade de aumentar significativamente o desempenho e a produtividade. Caracterizam-se por sua capacidade de alterar significativamente a maneira como os negócios são realizados, a fim de dar vantagem estratégica à empresa e melhorar a tomada de decisão. Por conta disto, caberá ao gestor de TI: Identificar quais são estes sistemas, mantê-los em pleno funcionamento para que as demais áreas prossigam alimentando-os com dados de diversos tipos para que este sejam transformados em informações e conhecimento estratégico. Ter noção dos diversos tipos de sistemas estratégicos existentes no universo da Tecnologia da Informação para buscar aquele ou aqueles que melhor atendem os requisitos da empresa para atingir os objetivos organizacionais.

8 8 Tipos de sistemas de informação empresariais É necessário examinar como as empresas usam os sistemas de informação para atingir esses objetivos. Como existem diferentes interesses, especializações e níveis dentro de uma organização, existem também diferentes tipos de sistema. Nenhum sistema isolado consegue fornecer todas as informações de que uma organização necessita. Os sistemas podem SER ANALISADOS sob duas perspectivas principais: Perspectiva funcional: que o classificará segundo sua principal função organizacional. Perspectiva dos grupos de usuários: que os classificará em termos dos principais grupos organizacionais por eles atendidos.

9 9 Tipos de sistemas de informação empresariais Exemplo: Sistemas sob a perspectiva funcional (departamental) Sistemas de vendas e marketing Processamento de pedidos Análise de preços Previsão de tendência de vendas Gerência operacional Gerência média Gerência sênior Sistemas financeiros e contábeis Contas a receber Orçamento Planejamento de lucros Gerência operacional Gerência média Gerência sênior

10 10 Tipos de sistemas de informação empresariais Sistemas sob a perspectiva de grupos de usuários Sistemas de processamento de transações (SPTs) São sistemas que oferecem suporte à coleta, processamento e disseminação de dados a partir das transações de negócios básicas da organização, como por exemplo, folha de pagamento, contar a receber, entregas, pagamentos, etc. Sistemas de informações gerenciais (SIGs) São sistemas projetados para resumir dados e preparar relatórios para as áreas funcionais, como por exemplo contabilidade e marketing.

11 11 Tipos de sistemas de informação empresariais Sistemas sob a perspectiva de grupos de usuários Sistemas de apoio à decisão (SADs) São sistemas que ajudam os gerentes de nível médio a tomar decisões não usuais. Eles focam problemas únicos e que se alteram com rapidez, para os quais não existe um procedimento de resolução totalmente definido. Sistemas de apoio ao executivo (SAEs) São sistemas que ajudam a gerência sênior e executivos a tomar decisões. Abordam decisões não-rotineiras que exigem bom senso e capacidade de avaliação e percepção. São projetados para incorporar dados sobre eventos externos, como novas leis tributárias ou novos concorrentes, mas também adquirem informações resumidas do SIG e do SAD internos.

12 12 Classificação dos sistemas de informação Os sistemas podem SER CLASSIFICADOS da seguinte forma: Sistemas funcionais: são aqueles organizados em torno de departamentos, funções tradicionais em uma organização tais como: Manufatura (produção/operações), contabilidade, finanças, marketing, e recursos humanos. Sistemas corporativos: são aqueles que atendem a diversos departamentos ou à corporação inteira e permitem que as pessoas se comuniquem entre si e acessem informações por toda a organização. O mais conhecido é o ERP (Enterprise Resource Planning) Sistemas interorganizacionais: são aqueles que conectam duas ou mais organizações. O mais conhecido são as cadeias de fornecimento ou SCM (Supply Chain Management)

13 13 Classificação dos sistemas de informação Outra maneira de classificar os sistemas de informação é de acordo com o tipo de suporte que eles oferecem aos funcionários em cada nível organizacional. Nível estratégico Nível de trabalho do conhecimento Nível de gerência Nível operacional Nível administrativo

14 14 Classificação dos sistemas de informação Nível estratégico: Os gerentes de nível superior ou estratégico (os executivos) tomam decisões que lidam com situações que podem mudar significativamente a maneira como os negócios são realizados. A introdução de uma nova linha de produtos, a expansão dos negócios para adquirir empresas e a movimentação de operações para um pais estrangeiro são exemplos de atividades estratégicas. Nível de trabalho do conhecimento: Corresponde a um nível adicional de suporte pessoal entre a alta gerência e a de nível intermediário. São funcionários profissionais, como analistas de finanças e marketing, engenheiros, planejadores de produção, advogados e consultores entre outros. São responsáveis por encontrar e desenvolver novo conhecimento para organização e integrá-lo ao conhecimento existente.

15 15 Classificação dos sistemas de informação Nível de gerência: Os gerentes de nível médio tomam decisões táticas, que lidam em geral com atividades como planejamento, organização e controle a curto prazo. Os sistemas de informação gerencial (SIGs) oferecem suporte a estes gerentes. Nível operacional: Os gerentes operacionais, ou de primeira linha, lidam com as operações do dia-a-dia da organização, tomando decisões de rotina, como atribuir funcionários a tarefas e registrar o número de horas que eles trabalham, ou fazer uma ordem de compra. As atividades operacionais são estruturadas e de curto prazo por natureza. Nível administrativo: constituem a grande classe de funcionários que dão suporte a gerentes em todos os níveis da empresa. São aqueles que usam, manipulam e disseminam informações. Têm o suporte de sistemas de automação de escritório e comunicação, incluindo software de gerenciamento de documentos, fluxo de trabalho, correio eletrônico e coordenação.

16 Sistemas de Integrados e Legados

17 17 Sistemas integrados Sistemas INTEGRADOS Historicamente, muitas atividades do gerenciamento de cadeias de fornecimento eram feitas manualmente usando papéis, fichas, telefones e faxes. Desde a época dos primeiros programas para computador na década de 1950, começaram a ser criados sistemas básicos de gerenciamento de estoque, de cobrança, entre outros. A finalidade essencial deste programas eram a de diminuir custos, acelerar o processamento e reduzir erros. Estas aplicações eram desenvolvidas nas áreas funcionais, independentemente uma das outras e tornaram-se cada vez mais sofisticadas ao longo do tempo.

18 18 Sistemas integrados Sistemas INTEGRADOS Em pouco tempo ficou claro que que existem interdependências entre algumas atividades da cadeia de fornecimento dentro de uma organização seja qual for o seu tamanho. Uma das primeiras percebidas foi a relação entre o gerenciamento de estoque e o planejamento de compras. Desejou-se então criar um programa não mais independente entre as áreas funcionais, mas sim um sistema integrado entre elas interrelacionando seus dados e informações. A esse conceito chama-se sistemas integrados. Nos dias atuais o mais conhecido sistema integrado e utilizado pelas empresas é o Enterprise Resource Planning (ERP) ou Sistema Integrado de Gestão (em português).

19 19 Sistemas integrados Sistemas INTEGRADOS Em todo o planeta, as empresas estão se tornando cada vez mais conectadas, tanto internamente quanto com outras empresas. Quem administra uma empresa vai querer ser capaz de reagir instantaneamente assim que um cliente fizer um grande pedido ou assim que a remessa de um fornecedor se atrasar, por exemplo. Vai querer saber o impacto destes eventos em cada parte da empresa. São os sistemas integrados que tornam isto possível. Um software integrado é desenvolvido em torno de milhares de processos de negócio predefinidos que refletem as melhoras práticas.

20 20 Sistemas integrados Sistemas INTEGRADOS Processos de negócio são atividades previamente estabelecidas cujo objetivo é determinar como o trabalho será realizado em uma organização. Constituem um conjunto de ações relacionadas entre si de forma lógica e coerente a fim de promover um output favorável à empresa (qualidade total e satisfação do cliente), tanto a nível interno como externo. Uma estrutura de processos de negócio mal concebida pode pôr em risco a eficiência e a eficácia da organização através dos produtos e serviços gerados e disponibilizados. Melhores práticas são as soluções ou métodos de resolução de problemas mais bem-sucedidos para conquistar um objetivo empresarial, de maneira consistente e eficiente. Os sistemas integrados oferecem valor ao elevar a eficiência operacional e fornecer informações sobre a empresa com o um todo aos gestores.

21 21 Sistemas legados Sistemas LEGADOS São sistemas mais antigos e são fundamentais para as operações de uma empresa. Normalmente, eles processam as transações de alto volume de uma organização. Os sistemas legados que existem hoje normalmente foram desenvolvidos do final da década de 1950 a 1980,. Estão bastante relacionados ao ambiente mainframe. Esses sistemas, em alguns casos, fazem parte do backbone da arquitetura geral de TI de uma organização. Hoje, eles normalmente fazem parte de um sistema distribuído em que o mainframe desempenha o papel principal.

22 Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados

23 23 Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é: Um conjunto de programas de computador responsáveis pelo gerenciamento de uma ou mais base de dados, o qual permite armazenar, modificar e extrair informação que ao ser utilizada pelo ser humano poderá transformá-la em conhecimento. Há muito tipos diferentes de SGBD, desde pequenos sistemas que funcionam em computadores pessoais a sistemas enormes que estão associados a mainframes. Os principais objetivos de um SGDB são: Armazenar grandes volumes de dados, estruturados em registros e tabelas, com recursos para acesso e processamento das informações. Retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados.

24 24 Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) Exemplos de SGBD: Oracle Paradox Access DBase SQL Server MySQL Firebird Postgre Informix DB2 Etc.

25 25 Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) Banco de Dados (BD) É a MESMA COISA que SGDB, porque é muito comum as pessoas abreviarem e chamarem o SGDB de Banco de Dados. É diferente de Base de Dados. Base de Dados (BD) É aquilo que os softwares ou gerenciadores de banco de dados produzem, ou seja, são os dados em si, organizados em um ou mais arquivos (ou bases) que podem ser lidos e manipulados pelos SGDB. Em outras palavras, é um sistema de armazenamento e organização lógica de dados de maneira que eles sejam passíveis de utilização e interpretação por sistemas manuais ou automáticos. Em síntese a Base de Dados é um Repositório de dados.

26 26 Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD)

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

Estratégias em Tecnologia da Informação

Estratégias em Tecnologia da Informação Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 6 Sistemas de Informações Estratégicas Sistemas integrados e sistemas legados Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Material de apoio 2 Esclarecimentos

Leia mais

Tecnologias da Informação. Profª. Denise Canal

Tecnologias da Informação. Profª. Denise Canal Tecnologias da Informação Profª. Denise Canal O que é o computador? O computador pode ser descrito de forma simplificada como uma máquina constituída de partes que funcionam de forma ordenada e conjunta,

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Classificação de Sistemas de Informação

Classificação de Sistemas de Informação Classificação de Sistemas de Informação Adriano J. Holanda 14 e 21/3/2017 Classificação de Sistemas de Informação Classificação quanto à abrangência: Departamental: atendem às demandas exclusivas de um

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 5 (pág. 136 - PLT) Fundamentos da Inteligência de Negócios:

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.4 Tecnologia da Informação (TI) 1 Atividade SI é muito importante para especialistas. Como gestor pode ajudar na definição de um sistema empresarial? observar

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

E-BUSINESS GLOBAL E COLABORAÇÃO

E-BUSINESS GLOBAL E COLABORAÇÃO E-BUSINESS GLOBAL E COLABORAÇÃO Material adaptado por: Prof. MSc. Marcos dos Santos slide 1 E-business global e colaboração 1. Quais as principais características de um negócio que são relevantes para

Leia mais

Aula 01. Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação

Aula 01. Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Administração de Aula 01 Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações. (NBR ISO 9000 29/01/2001). Sistema de Informações pode ser considerado como centro de inteligência ou o cérebro

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 3 OBJETIVOS OBJETIVOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA O que os administradores precisam saber sobre organizações

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI. Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013

Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI. Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013 Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013 Sumário Motivação:

Leia mais

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES aula03_t04 TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Podemos dividir a evolução dos sistemas de informação em 5 eras ou grandes fases que são: Processamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 00 - APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO VERSÃO: 0.1 - SETEMBRO DE 2016 Professor: Luís Rodrigo E-mail: luisrodrigoog@gmail.com Apresentação q q q Professor Luís

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 2.2 Sistemas Empresariais: ERP SCM 1 Sistema empresarial Constitui uma estrutura centralizada para uma organização e garante que as informações possam ser compartilhadas

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Introdução. Paulo C. Masiero

Introdução. Paulo C. Masiero Informação Sistemas de Introdução Paulo C. Masiero DADOS vs INFORMAÇÃO CONHECIMENTO? O que é um SI? Um conjunto inter-relacionado de componentes que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem

Leia mais

ANÁLISE DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO MANUAL X AUTOMATIZADA EM VENDAS AUTÔNOMAS NO VAREJO

ANÁLISE DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO MANUAL X AUTOMATIZADA EM VENDAS AUTÔNOMAS NO VAREJO UFMA - Universidade Federal do Maranhão Centro de Ciências Sociais Curso de Administração ANÁLISE DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO MANUAL X AUTOMATIZADA EM VENDAS AUTÔNOMAS NO VAREJO SÉRGIO RICARDO ABREU

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1:

SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1: SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1: Abrir um arquivo do Excel em branco e salvar como o arquivo com o seguinte nome: seu número de matrícula. Renomear a planilha 1 para SPT. Escolher qualquer

Leia mais

Aula 2 Estágios de Uso Estratégico dos Sistemas de Informaçã

Aula 2 Estágios de Uso Estratégico dos Sistemas de Informaçã Aula 2 Estágios de Uso Estratégico dos Sistemas de Informaçã ção Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Agenda Histórico da

Leia mais

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com Introdução Um sistema de apoio à decisão (SAD) auxilia o processo de decisão gerencial,

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação UNIDADE III Banco de Dados Professor : Hiarly Alves www.har-ti.com Fortaleza - 2014 Tópicos Conceito de Banco de Dados. Problemas com Banco de Dados. Modelos de Relacionamento de um Banco de Dados. SGDB

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 06 Tema: Fundamentos da inteligência

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Sistemas ERP, CRM e SCM 2017 Tipos de Sistemas de Informação Vimos anteriormente que os diversos Sistemas de Informação presentes em uma empresa podem ser vistos sob diferentes

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1:

LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1: LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1: Sistema de Processamento de Transação (SPT) Abrir o Excel. Escolher qualquer um dos exemplos de Sistemas de Processamentos de Transações (SPT) existentes

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-2 Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo

Leia mais

Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário e complexo

Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário e complexo Sistemas de Informações Gerenciais A Empresa e os Sistemas de Informação Conceito de Sistemas Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Introdução Sistemas de Informação - Parte 02 Prof. Geovane Griesang geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Agradecimento Agradecimentos ao professor Pablo Dall Oglio,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,

Leia mais

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados 5.1 2007 by Prentice Hall A Abordagem de Banco de Dados para Gerenciamento de Dados Banco de dados: conjunto de

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1 1. COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS SISTEMAS DE NEGÓCIOS a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar a colaborar, comunicando idéias, compartilhando

Leia mais

BANCO DE DADOS AULA-01. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

BANCO DE DADOS AULA-01. Prof. Fabiano Papaiz IFRN AULA-01 Prof. Fabiano Papaiz IFRN Objetivos Conhecer o que é um Banco de Dados (BD) Conhecer o que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) O que é um Banco de Dados (BD)? Segundo (Elmasri e Navathe

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão

Sistemas Integrados de Gestão Sistemas Integrados de Gestão SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Nome: André Luís Belini

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Sistemas de Informações Gerenciais SIGLA: SIG TURMA: A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 TEORIA: 54 PRÁTICA: 18

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Sistemas de Informações Gerenciais SIGLA: SIG TURMA: A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 TEORIA: 54 PRÁTICA: 18 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO - DEN DEPARTAMENTO: Sistemas de Informação PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Sistemas

Leia mais

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Banco de Dados Profª Ana Paula Mandelli Banco de Dados (BD) Existem vários tipos de banco de dados e eles estão presentes na nossa vida há muito tempo. Lista Telefônica Cadastro

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 É o sistema de informações desenvolvido para atender às necessidades do nível estratégico da corporação. auxilia a direção da corporação

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação

Introdução aos Sistemas de Informação GSI Introdução aos Sistemas de Informação- 1 Introdução aos SI - 1 Gestão de Sistemas Informáticos Introdução aos Sistemas de Informação Carlos Conceição Elsa Cardoso Outubro 2001 Management Information

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (desenvolvimento e administração) 2.1. As funções e aplicações de SI nas organizações; 2.2. Tendências em

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação

Introdução aos Sistemas de Informação Introdução aos Sistemas de Informação Bráulio Alturas 1. Introdução aos Sistemas de Informação (SI) Conceito: Conjunto de componentes interrelacionados que recolhem, processam, armazenam, e distribuem

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO EVER SANTORO DBA Oracle e desenvolvedor Java Processamento de dados MBA em Gestão Empresarial Mestre em Engenharia da Produção DBA Oracle desde 2001 Sun Certified

Leia mais

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 CONCEITOS Bit: Menor unidade de dados; dígito binário (0,1) Byte: Grupo de bits que representa um único

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO I D E N T I F I C A Ç Ã O Departamento: Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Pré-Requisitos: - CH: 7 Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2012/2

Leia mais

Sistemas de Informação. Administração e Finanças. Componentes de Sistemas de Informação. Componentes de Sistemas de Informação.

Sistemas de Informação. Administração e Finanças. Componentes de Sistemas de Informação. Componentes de Sistemas de Informação. Administração e Finanças Sistemas de Uniban Notas de Aula Fundamentos de Sistemas de Prof. Amorim Material complementar às aulas presenciais: complemente com as anotações manuscritas e consulta à bibliografia

Leia mais

Informação nos Últimos 45 Anos

Informação nos Últimos 45 Anos Evolução da Tecnologia T da Informação nos Últimos 45 Anos Evolução nos sistemas de gerenciamento da informação e no perfil il do prof ofissional da área consolidou a TI como importante ferramenta de gestão

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES INTRODUÇÃO Prof. Ms.Fulvio Cristofoli www.fulviocristofoli.com.br fulviocristofoli@uol.com.br Conceitos O QUE É UM DADO? MATÉRIA PRIMA? Fluxo de fatos brutos Elemento ou quantidade

Leia mais

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema

Leia mais

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Banco de Dados Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Histórico Antes dos computadores, as informações eram

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS. Natália da Silva Oliveira, Nayane Diniz Fernandes, Raquel Goulart Silva, Selma dos Santos 1

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS. Natália da Silva Oliveira, Nayane Diniz Fernandes, Raquel Goulart Silva, Selma dos Santos 1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS Natália da Silva Oliveira, Nayane Diniz Fernandes, Raquel Goulart Silva, Selma dos Santos 1 1 Acadêmicas do 3º ano do curso de Administração na Universidade Estadual

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS PETRÓPOLIS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 3 EXERCÍCIOS DE REVISÃO VERSÃO: 0.1 - OUTUBRO DE 2016 BASEADO NO CONTEÚDO DE OUTROS PROFESSORES

Leia mais

Cadeira: Análise de Sistemas

Cadeira: Análise de Sistemas Cadeira: Análise de Sistemas Aulas 3, 4 06/03/17 Docente: :: Cláudia Ivete F. Jovo cjovo@up.ac.mz & cifjovo@gmail.com M.Sc. Cláudia Jovo 2017/DI 0 - Conceitos de Sistemas de Informação - Caracteristicas

Leia mais

SI03 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES I

SI03 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES I 1 2 1. Entender a importância do Sistema de Informações Gerenciais (SIG); 2. Conhecer os conceitos básicos de tecnologia, sistema e sistemas de informação; 3. Conhecer a classificação dos sistemas de informação.

Leia mais

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados ERP (Enterprise Resource Planning) CRM (Consumer Relationship Management) SCM (Supply Chain Management)

Leia mais

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP.  Tópicos Especiais em Sistemas de Informação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

/ 2012_1 6 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT

/ 2012_1 6 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT Disciplina: Administração de Tecnologia da Informação / 2012_1 Carga horária: 68h Curso/Semestre: 6 ( x ) ADM ( x ) ADM COMEX ( x ) ADM MKT Data de atualização: janeiro 2012 Núcleo: Operações e Logística

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial. As Atividades Gerenciais. Atividades de Gestão. Gerenciar. Tomada de Decisão. A Tomada de Decisão e Tipos de Decisões

Sistema de Informação Gerencial. As Atividades Gerenciais. Atividades de Gestão. Gerenciar. Tomada de Decisão. A Tomada de Decisão e Tipos de Decisões Sistema de Informação Gerencial Aula 3 As Atividades Gerenciais Prof. Luciano Frontino de Medeiros Gerenciar O gestor não é aquele que executa as tarefas diretamente, mas aquele que assegura que elas sejam

Leia mais

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Banco de Dados Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Definição Banco de Dados Conjunto de dados interrelacionados que objetivam atender as necessidades de um conjunto de usuários. Inglês:

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIDADE 3. Fundamentos de Sistemas de Informação 3.1. Conceito Quais as características de um sistema de informações? Embora já introduzido na Unidade 1, leia abaixo duas definições de Sistemas de Informação

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Gestão da informação e de banco de dados (II)

Sistemas de Informação (SI) Gestão da informação e de banco de dados (II) Sistemas de Informação (SI) Gestão da informação e de banco de dados (II) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia

Leia mais

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais 1 2 Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais Informações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisões 3

Leia mais

08/08/2013. Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) Apresentação do professor. Apresentação da Disciplina

08/08/2013. Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) Apresentação do professor. Apresentação da Disciplina Apresentação do professor Nome: André Luís Belini de Oliveira Formação: Bacharel em Sistemas de Informação MBA em Gestão Estratégica de Negócios Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de apoio à decisão. E, também, o tipo de sistema de informação estratégico. É o sistema

Leia mais

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de PETI Prof. Marlon Marcon PETI O PETI é composto de: Planejamento Estratégico da organização, que combina os objetivos e recursos da organização com seus mercados em processo de transformação

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um

Leia mais

Inteligência de Negócios

Inteligência de Negócios Inteligência de Negócios Sistemas de Gestão Prof. Dilermando Piva Jr Fatec Indaituba Dado x Informação A tecnologia da informação tem sido até agora uma produtora de dados, em vez de informação, e muito

Leia mais

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU Aula 2 BD Introdução Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Motivação A quantidade de informação disponível está crescendo exponencialmente Os dados e as informações tem um papel importante para as organizações

Leia mais

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO. Algumas atividades já exercidas DISCIPLINA INFORMÁTICA BÁSICA. Disciplina Informática Básica

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO. Algumas atividades já exercidas DISCIPLINA INFORMÁTICA BÁSICA. Disciplina Informática Básica Curso de Administração Cláudio Márcio, quem é você? Disciplina Informática Básica Prof. Msc. Cláudio Márcio cmarcio@gmail.com 1 2 FORMAÇÃO Graduação: Processamento de Dados e Administração Pós-Graduação:

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais. da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM

Sistemas de Informações Gerenciais. da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM Sistemas de Informações Gerenciais da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM Empresa digital 2 Sistema Integrado de Gestão e-commerce e empresas parceiras Compras BACK OFFICE FRONT OFFICE SCM - Supply Chain

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2 Classificação dos Sistemas de Informação professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com.br SISTEMA DE INFORMAÇÃO É um sistema seja ele automatizado ou manual, que abrange

Leia mais

FLUXOGRAMA DE TRABALHO EM GRUPO

FLUXOGRAMA DE TRABALHO EM GRUPO ADMSINF CONTEÚDO 7 CORREÇÃO FLUXOGRAMA DE TRABALHO EM GRUPO FUNÇÃO 1 - PROFESSOR FUNÇÃO 2 - LIDER FUNÇÃO 3 - PESQUISADORES FUNÇÃO 4 - REDATORES FUNÇÃO 5 - REVISORES ETAPA 1 - ENTENDIMENTO ETAPA 2 - IMERSÃO

Leia mais

ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES

ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES APRESENTAÇÃO DO ORACLE VALUE CHAIN PLANNING 2 Descubra o que o Oracle Value Chain Planning pode fazer por você Inovar

Leia mais

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas slide 1 Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações

Leia mais

Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Capítulo 1. Sistemas de Informação

Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Capítulo 1. Sistemas de Informação Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 1 Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital 2 1

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO I D E N T I F I C A Ç Ã O Departamento: Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Pré-Requisitos: - CH: 72 h/a Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2011/1

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba Inteligência de Negócios Fatec Indaiatuba Prof. Piva Compreender as definições e conceitos básicos do Data Warehouse (DW) Entender as arquiteturas do DW Descrever os processos utilizados no desenvolvimento

Leia mais

TIPOLOGIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TIPOLOGIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SIG X SAD Prof. Robson Almeida TIPOS DE DECISÃO *Estruturada são aquelas repetitivas e rotineiras e envolvem um processo definido para lidar com elas de modo a não terem que ser tratadas a cada vez que

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação. Plano de ensino

Fundamentos de sistemas de informação. Plano de ensino Fundamentos de sistemas de informação Plano de ensino 1 Ementa Conceitos básicos de sistemas de informação e tecnologia de informação; Componentes de um sistema de informação (SI); Recursos de um SI; As

Leia mais

Informática e as Organizações

Informática e as Organizações Informática e as Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Tecnologia da Informação - TI A TI e seus emergentes recursos evoluíram muito nesses últimos 45 anos, Inovou na formação das pessoas e na gestão

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 08 Tema: Como melhorar a tomada

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO I D E N T I F I C A Ç Ã O Departamento: Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Pré-Requisitos: - CH: 7 Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2011/2

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação 0 Programa Analítico de Disciplina EPR39 Tecnologia da Informação Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 Páginas 10 à 17 1 DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 JÁ COMENTADO AGORA VAMOS AOS DETALHES

Leia mais

Organização de Computadores. Conceitos básicos Processamento de dados Conceito de Sistema Sistema computacional

Organização de Computadores. Conceitos básicos Processamento de dados Conceito de Sistema Sistema computacional Organização de Computadores Capítulo 2 Conceitos básicos Processamento de dados Conceito de Sistema Sistema computacional Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina

Leia mais

Introdução a Banco de Dados

Introdução a Banco de Dados Sumário DCC011: Introdução a Banco de Mirella Moro mirella@dcc.ufmg.br DCC011 Conceitos Básicos O que é um banco de dados Como manipular um banco de dados Projeto de Banco de Tópicos Importantes Aplicações

Leia mais

ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (ERP) Disciplina: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Prof. Afonso Celso M. Madeira

ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (ERP) Disciplina: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Prof. Afonso Celso M. Madeira ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (ERP) Disciplina: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Prof. Afonso Celso M. Madeira 8º semestre CENÁRIO Sistemas desenvolvidos para atender necessidades específicas da unidade de negócio,

Leia mais

Sistemas de Informação --- conceitos e definição

Sistemas de Informação --- conceitos e definição Sistemas de Informação --- conceitos e definição Introdução O futuro dos sistemas de informação A análise e dsenvolvimento de sistemas de informação Introdução O futuro dos sistemas de informação A análise

Leia mais