Organização de Computadores. Conceitos básicos Processamento de dados Conceito de Sistema Sistema computacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organização de Computadores. Conceitos básicos Processamento de dados Conceito de Sistema Sistema computacional"

Transcrição

1 Organização de Computadores Capítulo 2 Conceitos básicos Processamento de dados Conceito de Sistema Sistema computacional Material de apoio

2 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica. Os professores da disciplina irão focar alguns dos tópicos da bibliografia assim como poderão adicionar alguns detalhes não presentes na bibliografia, com base em suas experiências profissionais. O conteúdo de slides com o título Comentário seguido de um texto, se refere a comentários adicionais ao slide cujo texto indica e tem por objetivo incluir alguma informação adicional aos conteúdo do slide correspondente Bibliografia básica: MONTEIRO, Mário A.. Introdução à organização de computadores. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, PATTERSON, A.D.E.; HENNESSY, L.J.. Organização e projetos de computadores: a interface hardware/software. São Paulo: Campus, STALLINGS, William. Arquitetura e organização de computadores : projeto para o desempenho. São Paulo: Pearson Education, TANENBAUM, Andrew S. Organização estruturada de computadores. 5ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

3 3 Conceito de Sistema - Processamento de dados Organização de computadores Implementação da máquina Aspectos relativos aos componentes físicos específicos (memória, frequência do relógio, sinais de controle, etc.) Arquitetura de Computadores Tem impacto na elaboração dos programas Conjunto de instruções do processador, tamanho da palavra, tipo e tamanho dos dados manipulados, etc. Família de computadores => x86 da Intel 80386, 80486, Pentium, Pentium Pro, Pentium II, Pentium III, Pentium IV Usuário troca de computador sem precisar alterar seus programas, pois toda a família emprega a mesma arquitetura. No entanto, cada processador tem uma organização diferente Afeta o desempenho

4 4 Conceito de Sistema - Processamento de dados A ERA DA INFORMAÇÃO Muitos especialistas definem a época em que vivemos como a Era da Informação. Hoje temos acesso a uma quantidade de informação muito maior e muito mais rápido do que conseguimos tratar e armazenar. O conceito de informação está presente sempre que um sinal é transmitido de um ponto a outro, podendo ser representado por palavras, desenhos em um quadro, música, sons, etc. As informações podem ainda ser armazenadas e reproduzidas, tais como em livros, discos, fotografias, e também na memória do ser humano. Alguns agentes que contribuíram de forma expressiva e crescente para hoje estarmos sujeitos a esse volume de informações são o advento da escrita, a invenção da imprensa e o desenvolvimento das telecomunicações, que difundem informação de forma quase instantânea por todo o planeta.

5 5 Conceito de Sistema - Processamento de dados Dado e Informação podem ser tratados como sinônimos ou ainda como termos distintos. Na linguagem comum são normalmente utilizados para representar o mesmo conjunto de conhecimentos. Dados: São uma coleção de fatos, medições e estatísticas, que representam eventos que acontecem no ambiente das empresas. É a matéria prima originalmente obtida de uma ou mais fontes. Informação: São os dados organizados ou processados em uma forma significativa e útil para os seres humanos. São oportunos e precisos. É o resultado do processamento do dado, ou também chamado de dado processado ou acabado, com um significado relevante, pronto para ser utilizado. Conhecimento: É a informação contextual, relevante e acionável. Colocando de forma simples, é a informação em ação.

6 6 Conceito de Sistema - Processamento de dados Representação em forma de diagrama. DADOS Processados INFORMAÇÕES Relevantes e acionáveis CONHECIMENTO Dados relevantes e acionáveis DADO (Entrada) PROCESSAMENTO DE DADOS INFORMAÇÃO (Resultado) Processamento dos dados: consiste em uma série de atividades ordenadamente realizadas, com o objetivo de produzir um arranjo determinado de informações a partir de outras obtidas inicialmente (dados).

7 7 Conceito de Sistema - Processamento de dados O conceito de SISTEMA é amplamente empregado nas mais diversas áreas do conhecimento, permitindo uma série de aplicações. Por definição, um sistema é um conjunto de partes coordenadas que concorrem para a realização de um determinado objetivo. Como exemplo temos o sistema respiratório, um dos responsáveis pela manutenção das funções vitais do corpo humano: composto por uma série de partes (boca, narinas, traqueia, pulmões, brônquios, etc.) atuando em conjunto para a consecução do objetivo de disponibilizar o oxigênio necessário à sobrevivência das células do corpo e excretar o gás carbônico resultante das transformações químicas que ocorrem no seu interior. Podemos usar o mesmo raciocínio para descrever alguns sistemas conhecidos, como sistema de geração e distribuição de energia elétrica, sistema de gestão ambiental, sistema de controle de estoques, sistema de telecomunicações, dentre tantos outros.

8 8 Conceito de Sistema - Processamento de dados Partindo ainda da mesma definição podemos dizer que, tecnicamente: Sistema de Informação é um conjunto de componentes interrelacionados (métodos, processos e equipamentos) que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisão, a coordenação e controle de uma organização. Sistema de Processamento de Dados é o responsável pela coleta, armazenamento, processamento e recuperação, em meio eletrônico, das informações necessárias ao funcionamento do sistema de informação de uma organização. Observe que o sistema de processamento de dados é na verdade um subconjunto do chamado sistema de informação, o qual, além dos recursos necessários ao gerenciamento das informações em meio eletrônico, pode conter uma série de outros componentes, tais como rotinas, procedimentos, normas, estratégias de contingência, etc.

9 9 Sistema computacional - Conceitos básicos Nosso estudo se baseia no uso do computador com ferramenta principal no processamento das informações necessárias às rotinas de qualquer tipo de organização. Podemos caracterizar dois segmentos bastante distintos de estudo, os quais porém, são intimamente relacionados para o resultado final do processamento dos dados de entrada: HARDWARE e SOFTWARE. O termo SOFTWARE vem do inglês, onde soft significa macio, leve, ou a parte mais suave do computador. Compreende os programas, de qualquer tipo e em qualquer linguagem, que são introduzidos na máquina para fazê-la trabalhar, passo a passo, e produzir algum resultado útil. O termo HARDWARE também vem do inglês, onde hard significa duro, ferragem, ou ferramenta. Consiste no conjunto de dispositivos físicos (circuitos eletrônicos e partes eletromecânicas) do computador

10 10 Sistema computacional - Conceitos básicos O termo software abrange uma série de conceitos, dentre os quais destacamos: Algoritmo: é a lógica utilizada para criação de um programa, a qual independe de linguagem de programação. Programa: conjunto de instruções ordenadas com um determinado fim, representando a formalização de um algoritmo em linguagem inteligível pelo computador. Podem ser escritos em linguagem de máquina, ou ainda em linguagens de programação tais como: C++, Cobol, VB, etc. Linguagem de máquina: é a linguagem que o computador entende, cujo "alfabeto" é composto apenas de "1's"e "0's" (linguagem binária). Linguagem de programação: é uma linguagem formal, utilizando termos que se aproximam da linguagem humana, que pode ser traduzida para a linguagem de máquina por meio de programas especiais.

11 11 Sistema computacional - Conceitos básicos Os conceitos relacionados ao software da máquina serão abordados com maior propriedade e profundidade em outras disciplinas do curso, dispensando uma extensão em nossa abordagem. O estudo do hardware do computador, o conhecimento do funcionamento de seus componentes, e da relação entre eles para o adequado desempenho da máquina no processamento das informações constituem, por sua vez, o objetivo principal de nossa disciplina, razão pela qual apresentamos a partir daqui uma visão geral do computador e das partes que o compõem, sendo que o detalhamento de cada uma dessas partes será feito no decorrer dos destas aulas de Organização de Computadores.

12 12 Sistema computacional - Conceitos básicos Principais unidades funcionais do computador MEMÓRIA Principal Auxiliar Dispositivos de ENTRADA PROCESSADOR Dispositivos de SAÍDA

13 13 Sistema computacional - Conceitos básicos PROCESSADOR Constitui a principal unidade do computador, também chamado o cérebro. É o responsável por gerenciar e executar todas as operações do computador, bem como suas interfaces com os demais dispositivos (memórias e dispositivos de entrada e saída) MEMÓRIAS São dispositivos utilizados para o armazenamento de dados e de programas, em que o processador busca as instruções para execução e os dados a serem manipulados, e armazena resultados intermediários e finais da etapa de processamento para posterior utilização. Um computador dispõe de vários tipos de memórias, cada qual com sua finalidade específica.

14 14 Sistema computacional - Conceitos básicos DISPOSITIVOS DE ENTRADA Permitem a interação entre o usuário e a máquina, fazendo com que solicitações e dados externos sejam encaminhados ao computador para execução e processamento. Sua principal função é converter essas solicitações e esses dados para um formato que seja inteligível pelo computador. DISPOSITIVOS DE SAÍDA Permitem a interação entre o usuário e a máquina, possibilitando a exibição ou o armazenamento externo de informações resultantes da etapa de processamento. Sua principal função é converter essas informações resultantes do processamento para um formato que seja inteligível pelo usuário do computador.

15 15 Sistema computacional - Conceitos básicos A PLACA-MÃE Fisicamente os dispositivos conectam entre si por meio de um circuito impresso denominado placa-mãe (ou motherboard ). Este circuito exerce papel fundamental no desempenho da máquina, já que por ele irão trafegar todos os dados e informações necessários ao funcionamento do computador. BARRAMENTOS É o conjunto de condutores elétricos que interligam os diversos componentes internos do computador alojados em um gabinete, sendo a interligação entre eles efetuada por meio de cabos, fios e por meio de trilhas na placa de circuito impresso (placa-mãe). Pelos barramentos trafegam sinais de dados, sinais de controle, e endereços de armazenamento, além da energia elétrica necessária ao funcionamento de todos os circuitos do computador.

16 16 Sistema computacional - Conceitos básicos Os computadores podem ser classificados de acordo com a finalidade a que se destinam e com o seu porte. De acordo com essas características, podemos identificar alguns tipos básicos: Supercomputadores Computadores de grande porte (mainframes) Minicomputadores Servidores Estações de Trabalho (workstations) Microcomputadores (ou computadores pessoais) Desktop Notebook (ou laptop) PDA (Personal Digital Assistants)

17 17 SUPERCOMPUTADORES São máquinas com extremo poder de processamento, possuindo grande capacidade de memória, e com velocidade de operação na ordem de gigaflops (bilhões de operações matemáticas por segundo). Custo muito elevado Projetados para atender a um único propósito Situações que se exige alto desempenho na realização de grandes quantidades de cálculos matemáticos no menor tempo possível Realiza um grupo de tarefas reduzido, em áreas como pesquisas científicas e militares, previsão do tempo, monitoração de atividade sísmica, simulações, modelagem tridimensional

18 18 SUPERCOMPUTADORES SILICON GRAPHICS Columbia (NASA) IBM BlueGene/L Lab. Livermore (EUA) IBM Roadrunner Los Alamos (EUA)

19 19 COMPUTADORES DE GRANDE PORTE (MAINFRAMES) Aplicam-se a atividades com grande volume de dados e que exijam interação com grande número de terminais conectados diretamente ao sistema como por exemplo: Reserva de passagens aéreas Bancos Companhias de seguros Centros de investigação. Têm alto poder de processamento e muita capacidade de memória, sendo utilizados por grandes empresas que necessitam armazenar grande quantidade de informação e ter um acesso rápido a ela. Têm custo bastante elevado, ocupam grande espaço e necessitam de um ambiente especial, incluindo instalações de refrigeração (alguns usam refrigeração a água).

20 20 COMPUTADORES DE GRANDE PORTE (MAINFRAMES) IBM 3090

21 21 MINICOMPUTADORES Foi o resultado de uma redução no tamanho dos computadores de grande porte (mainframes) São máquinas projetadas para atender simultaneamente a demanda por execução de programas de vários usuários, embora a quantidade de usuários e de programas não seja tão grande quanto em computadores de grande porte. Com grande capacidade de processamento e de armazenamento e extensa potencialidade para manipular diversos dispositivos de entrada e saída, são computadores de médio porte adequados a tarefas como o controle de processos industriais e o gerenciamento de sistemas multiusuário. Embora muito utilizados na década de 1970, com o aparecimento e posterior desenvolvimento dos microcomputadores e da tecnologia de redes, os minicomputadores acabaram perdendo terreno para os sistemas baseados no conceito cliente-servidor.

22 22 MINICOMPUTADORES

23 23 SERVIDORES São computadores capazes de prover serviços para outros computadores em uma rede, servindo diversas máquinas ao mesmo tempo, possuindo geralmente processadores poderosos, grande quantidade de memória e discos rígidos de grande capacidade. O advento dos microcomputadores e dos servidores possibilitou às empresas difundirem a utilização do computador entre seus funcionários e setores, descentralizando e agilizando a realização de operações cotidianas em diversos setores de atuação.

24 24 SERVIDORES Há cerca de duas décadas atrás, o conceito de servidor era o daqueles mainframes que ocupavam um grande espaço físico, necessitando em muitos casos de um sistema de refrigeração dedicado. Com a chegada de micros mais robustos e a popularização dos PCs, demandando menos investimento, maior flexibilidade e diversidade de recursos, muitas empresas fizeram downsizing (substituir os mainframes e também os minicomputadores por microcomputadores), trocando o grande e médio porte para a arquitetura cliente/servidor.

25 25 ESTAÇÕES DE TRABALHO (WORKSTATIONS) É essencialmente um microcomputador projetado para realizar tarefas pesadas, em geral na área científica ou industrial, tais como complexas computações matemáticas, projetos com auxílio de computação (CAD), e a composição, manipulação e apresentação de gráficos e imagens de altíssima resolução. São dirigidas para um único usuário, sendo muito utilizados por pessoas ou empresas que necessitam de um computador veloz e capaz de realizar muito trabalho ao mesmo tempo, ou executar um grupo especial de tarefas, como gráficos 3D, projetos complexos de engenharia, ou desenvolvimento de games.

26 26 MICROCOMPUTADORES (COMPUTADORES PESSOAIS) O termo computador pessoal (PC) refere-se a um computador de uso geral destinado ao uso de uma pessoa, ou de um pequeno grupo de pessoas, de uma mesma família, por exemplo. Primeiramente conhecidos como microcomputadores (pois eram computadores completos, mas construídos em escala menor que os grandes equipamentos então usados em muitas empresas), surgiram comercialmente por volta de 1974 e ganharam esse nome justamente devido ao tamanho e à capacidade de processamento, ambos pequenos em relação ao que já existia no mercado. A evolução dos computadores pessoais é a grande responsável pelo sucesso da informática entre as pessoas e empresas.

27 27 MICROCOMPUTADORES (COMPUTADORES PESSOAIS) DESKTOPS Cada vez mais barato e acessível, com uma capacidade de processamento crescente, facilidade de upgrade de hardware e tamanho cada vez menor, é capaz de realizar as principais tarefas rotineiras e algumas mais avançadas, além de permitir interligação em rede, o que possibilita a substituição de computadores de maior porte. É o objeto de nosso estudo.

28 28 MICROCOMPUTADORES (COMPUTADORES PESSOAIS) PORTÁTEIS Os microcomputadores portáteis (alimentados por corrente elétrica ou por bateria) inicialmente ficaram conhecidos como laptops, pois podiam ser usados no colo, e, em seguida, com o surgimento de equipamentos menores, passaram a ser chamados notebooks, pelo formato semelhante a um livro ou caderno. Os laptops ou notebooks integram monitor, teclado, dispositivo de apontamento ou trackball, processador, memória e disco rígido em um gabinete compacto, ligeiramente maior do que um livro de capa dura. Como cabem em uma pasta ou mochila são essenciais para um trabalho de campo, pois podem ser levados a qualquer lugar.

29 29 MICROCOMPUTADORES (COMPUTADORES PESSOAIS) PORTÁTEIS Inicialmente apresentavam desempenho inferior e preços muito superiores aos desktops. Porém, a evolução da capacidade de processamento e armazenamento dos portáteis e a constante redução nos preços os têm tornado bastante acessíveis, embora ainda mais caros que os desktops em configurações equivalentes. Essa mudança de perfil de oferta vem sendo um grande atrativo, sobretudo para estudantes e profissionais liberais, e mesmo como opção aos desktops para usuários domésticos que prezam a mobilidade e a portabilidade.

30 30 MICROCOMPUTADORES (COMPUTADORES PESSOAIS) PORTÁTEIS Mais recentemente surgiram os chamados Netbooks. São equipamentos ainda mais compactos que os notebooks, com telas de de 8 a 11, capacidade de processamento inferior aos notebooks e geralmente sem drives de CD e DVD. Sua aplicação é voltada principalmente para o acesso à Internet em banda larga, e para a execução de programas mais simples como processadores de textos, visualizadores de imagens e reprodutores de mídia (música e vídeo) digital.

31 31 MICROCOMPUTADORES (COMPUTADORES PESSOAIS) PDA s Os chamados Assistentes Pessoais Digitais (PDAs - Personal Digital Assistents), também conhecidos por handhelds ou palmtops, são computadores integrados e compactos que frequentemente usam memória flash em vez de unidade rígida de armazenamento. Esses computadores geralmente não possuem teclados, mas sim uma tela sensível ao toque, tecnologia usada para a entrada de dados. Muitos modelos ainda contam com recursos como Bluetooth, Portas USB e InfraRED (Infravermelho) para comunicação com outros dispositivos e como meios de entrada e saída de dados. Os modelos mais atuais ainda oferecem câmera digital integrada, gravador de voz, e acesso Wi-Fi.

32 32 MICROCOMPUTADORES (COMPUTADORES PESSOAIS) PDA - Personal Digital Assistants Como contrapartida à menor capacidade de processamento e armazenamento de dados, esses equipamentos dispõem de bateria de duração razoável, são geralmente menores do que um livro de bolso, cabem na palma da mão, são muito leves, e realizam quase todas as tarefas de um PC, tais como: Exibição e edição de textos, Manipulação de planilhas eletrônicas, Exibição e gerenciamento de imagens Execução de arquivos de áudio e jogos, Aplicativos específicos de organização pessoal: Agenda de contatos, compromissos, calendário, despesas, anotações, memorandos e calculadora.

33 33 MICROCOMPUTADORES (COMPUTADORES PESSOAIS) PDA - Personal Digital Assistants Atualmente a maioria dos fabricantes tradicionais de PDAs tem investido na fusão de suas funções originais com a função de um aparelho de telefonia celular, dando origem aos chamados smartphones, os quais também podem ser considerados um microcomputador, com a capacidade ampliada para receber e enviar mensagens de voz e texto usando uma rede de telefonia celular.

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Informática Introdução a Informática Carlos Eduardo da Silva carlos.silva@cefetrn.br Sistemas computacionais Sistemas computacionais O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações,

Leia mais

4/11/2010. Computadores de grande porte: mainframes e supercomputadores. Sistemas Computacionais Classificação. Sistemas Computacionais Classificação

4/11/2010. Computadores de grande porte: mainframes e supercomputadores. Sistemas Computacionais Classificação. Sistemas Computacionais Classificação Arquitetura de Computadores Quanto ao princípio de construção Computador Analógico: Computadores de grande porte: mainframes e supercomputadores Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... 3 Transformação

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Sistemas Computacionais Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br

Leia mais

Givanaldo Rocha

Givanaldo Rocha Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Introdução O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações, submetê-las a um conjunto especificado

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC Entrada e Saída Entrada e saída visão do usuário Usuários submetem dados (entrada) ao computador para obter informação (saída)

Leia mais

Hardware. Objetivos do Capítulo

Hardware. Objetivos do Capítulo Objetivos do Capítulo Identificar os principais tipos, tendências e usos de microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Caracterizar as principais tecnologias e usos de periféricos de

Leia mais

Sistemas Computacionais e Hardware. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais

Sistemas Computacionais e Hardware. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais Sistemas Computacionais e Hardware Disciplina: Informática Prof. Higor Morais 1 Agenda Sistema Computacional O Computador e seus componentes Hardware 2 Unidade de entrada Unidade de saída Unidade de Processamento

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Conceitos Básicos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Tecnologia da

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivo do Curso Apresentar os conceitos básicos de informática, de software e de hardware. Introduzir os conceitos relativos à representação

Leia mais

Sistemas de Informação James A. O Brien Editora Saraiva Capítulo 3

Sistemas de Informação James A. O Brien Editora Saraiva Capítulo 3 Tradicionalmente, os sistemas de computadores são classificados como microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Entretanto, essas distinções não são tão precisas como há alguns anos.

Leia mais

Informática Instrumental

Informática Instrumental 1º PERÍODO.: GRADUAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES :. Madson Santos madsonsantos@gmail.com 2 Unidade I Unidade I 3 Fundamentos da informática o INFORMÁTICA: Informação automatizada; o INSTRUMENTAL: instrumentos,

Leia mais

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Aula 02 Conceitos relacionados à informática Prof.: Roitier Campos Gonçalves Dados e Informação Dados É um fato isolado que completa a informação. Uma vez processados (ordenados, somados,filtrados) constituem

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 2 O COMPUTADOR 3 O COMPUTADOR 4 O COMPUTADOR Blocos funcionais 5 TIPOS DE COMPUTADOR Você conhece os diferentes tipos de computador? 6 TIPOS DE COMPUTADOR PC

Leia mais

Arquitetura e organização de computadores

Arquitetura e organização de computadores Arquitetura e organização de computadores 3º. Semestre - Sistemas de informação Prof. Emiliano S. Monteiro Classificação de computadores Grande porte: Supercomputadores e Mainframes Médio porte: Minicomputadores

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade Disciplina: Informática Básica Professor: Eberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. A unidade central de processamento é um exemplo

Leia mais

Sistemas Computacionais. helioesperidiao.com

Sistemas Computacionais. helioesperidiao.com Sistemas Computacionais PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO helioesperidiao.com O que é informática? Em 1957, o alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Alex Santos. Informática Básica. alex.santos@ifrn.edu.br

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Alex Santos. Informática Básica. alex.santos@ifrn.edu.br INFORMÁTICA BÁSICA Informática Básica Prof. Alex Santos C a m p u s Pa u d o s Fe r r o s D i s c i p l i n a d e I n f o rm á t i c a B á s i c a alex.santos@ifrn.edu.br INTRODUÇÃO A informática nos dias

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer

Arquitetura de Computadores. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer Arquitetura de Computadores Prof. Dr. Eng. Fred Sauer fsauer@gmail.com http://www.fredsauer.com.br Professor Prof. Frederico Sauer (Fred Sauer) Doutor pela COPPE-UFRJ em Sistemas Computacionais Dissertação

Leia mais

Estratégias em Tecnologia da Informação

Estratégias em Tecnologia da Informação Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 5 Sistemas de Informações Estratégicas Sistemas integrados e sistemas legados Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Material de apoio 2 Esclarecimentos

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Introdução

REDES DE COMPUTADORES. Introdução REDES DE COMPUTADORES Introdução Parte 01 geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Ementa UNIDADE I Introdução às redes de computadores 1.1 Visão geral de protocolos, pilha de protocolos e

Leia mais

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software Software e Hardware Prof. Rogério Ferreira Software 2 1 SOFTWARE São os programas usados para obter os resultados esperados pelo computador. São divididos em: software básico, aplicativos e utilitários.

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... Entretenimento

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1 Conteúdo 1. Tipos de computadores 2. Representação da informação 3. Hardware Hardware (componentes de um computador) Gabinete Placa-mãe Unidade Central de Processamento 2 1)

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE COMPUTADORES «Todos os computadores são sistemas de componentes para entrada, processamento, saída, armazenamento

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O O QUE É INFORMÁTICA? Em 1957, o alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik:

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores I

Arquitetura e Organização de Computadores I AULA 09 Estruturas de Interconexão (Barramentos) II Existem algumas questões relacionadas ao desempenho do sistema e os barramentos que merecem ser destacadas. 1. a quantidade de dispositivos conectados

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação DO QUE É COMPOSTO UM SISTEMA COMPUTACIONAL?

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO I 1. A placa-mãe (motherboard) de um computador é o hardware responsável por conectar e interligar todos os componentes. Um componente que já vem instalado

Leia mais

Conceitos computacionais

Conceitos computacionais Conceitos computacionais Conceitos computacionais Informática Médica Prof. Jean D. H. M. Andreazza Fatec - Bauru Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações

Leia mais

Informática Básica Introdução

Informática Básica Introdução Informática Básica Introdução Fundamentos de Hardware É importante saber que o computador não é um único aparelho. É um sistema constituído por diversos dispositivos, cada um deles se encarrega por uma

Leia mais

Introdução à Informática. Lêda Monteiro

Introdução à Informática. Lêda Monteiro Introdução à Informática leda@ufpa.br 1. Noções Básicas de Sistemas Computacionais Um sistema computacional, ou baseado em computador, é aquele que automatiza ou auxilia a realização de atividades humanas

Leia mais

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira Revisão FUI Tiago Alves de Oliveira Definição de Informática O que é informática? Onde é usado a informática nos dias atuais? Definição de Informática Informática é um termo usado para descrever o conjunto

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Hardware

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Hardware Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Hardware Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências

Leia mais

PROCESSADORES Unidade de Controle Unidade Aritmética e Lógica efetua memória de alta velocidade registradores Program Counter Instruction Register

PROCESSADORES Unidade de Controle Unidade Aritmética e Lógica efetua memória de alta velocidade registradores Program Counter Instruction Register PROCESSADORES Um computador digital consiste em um sistema interconectado de processadores, memória e dispositivos de entrada e saída. A CPU é o cérebro do computador. Sua função é executar programas armazenados

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 01 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAL O OBJETIVO DA DISCIPLINA? Objetivo Tornar vocês (alunos) capazes

Leia mais

Aula 1: Apresentação do Curso

Aula 1: Apresentação do Curso Aula 1: Apresentação do Curso Fernanda Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Fernanda Passos (UFF) Apresentação do Curso FAC 1 / 30 Estrutura da Disciplina

Leia mais

Aula 1: Apresentação do Curso

Aula 1: Apresentação do Curso Aula 1: Apresentação do Curso Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) Apresentação do Curso FAC 1 / 30 Estrutura da Disciplina Diego

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Módulo 1 Fundamentos e Tendências Walter Cunha Tendências 1 Professor Contatos: falecomigo@waltercunha.com waltercunha.com Tendências 2 Conteúdo do Módulo Introdução à Informática

Leia mais

Puca Huachi Vaz Penna

Puca Huachi Vaz Penna BCC201 Introdução à Computação Turmas 61, 62, 63, 64, 65 e 66 Puca Huachi Vaz Penna Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto http://www.decom.ufop.br/puca puca@iceb.ufop.br Aula 2

Leia mais

16/8/2010. A arquitetura de um sistema computacional representa o modelo da organização e funcionamento de um sistema de processamento

16/8/2010. A arquitetura de um sistema computacional representa o modelo da organização e funcionamento de um sistema de processamento Arquitetura de es Organização de um Sistema Computacional Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense P.U.R.O. Introdução A arquitetura de um sistema computacional representa o modelo da organização

Leia mais

Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini

Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com MATÉRIA: APRESENTAÇÃO / CONCEITOS Aula N : 01 Tema: Apresentação da

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA AULA

INFORMÁTICA BÁSICA AULA INFORMÁTICA BÁSICA AULA 01 2014 1 História dos Computadores Antigamente os computadores eram grandes e difíceis de usar; Eram usados principalmente para fazer cálculos, ou seja, computar, por isso eram

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais

4 Sistema Computacional:

4 Sistema Computacional: 4 Sistema Computacional: Hardware: são os componentes e dispositivos eletrônicos que operando em conjunto com outros componentes ou mesmo individualmente realizam uma das funções de um sistema de computação.

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais CAP 2: Conceitos de Hardware e Software Prof. MSc. Diego R. Moraes diegorm@anhanguera.com Download de todo conteúdo da disciplina https://sites.google.com/site/diegorafaelmoraes/downloads

Leia mais

Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores I

Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores I Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 04 Introdução ao Computador Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 04 Introdução ao Computador Softwares,

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ELEMENTOS DE COMPUTADORES Carga horária: 16 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESTRUTURA DO COMPUTADOR HARDWARE são os componentes físicos do computador, ou seja, a máquina propriamente dita. É composto

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA OFICINA DA PESQUISA NOÇÕES DE INFORMÁTICA Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br O QUE É HARDWARE [01] Nós já sabemos que todo sistema computacional

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Dar noções iniciais dos componentes básicos de um sistema de computador, assim também como conceitos fundamentais necessários para a manipulação de informação dentro

Leia mais

Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1)

Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1) Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1) INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Benefícios 2. Componentes 3. Redes 4. Classificação

Leia mais

TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I

TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I Aula 02: Organização e Arquitetura de Computadores / Lógica Digital (Parte I) O conteúdo deste documento tem por objetivo

Leia mais

Perguntas de Revisão

Perguntas de Revisão Perguntas de Revisão 1) Que tipo de estrutura de processamento, utilizando computadores, traria mais benefícios para a organização? Resp.: Os administradores precisam conhecer cada tipo de computador disponível

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores. Leslier S. Corrêa

Organização e Arquitetura de Computadores. Leslier S. Corrêa Organização e Arquitetura de Computadores Leslier S. Corrêa O nome refere-se ao matemático John Von Neumann, que foi considerado o criador dos computadores da forma como são projetados até hoje. Entretanto,

Leia mais

Componentes de um Computador Típico

Componentes de um Computador Típico Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Organização de Computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Ano: 2011 Conhecida como Processador ou é o cerebro do computador Unifica todo sistema e

Leia mais

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado 1.Introdução O computador ou dispositivo é capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem para gerar um determinado resultado, o qual atenda a uma necessidade específica (ex.: realizar

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 B / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo

Leia mais

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o Sistemas Operacionais um pouco da história... - Evolução dos SO s através do tempo - Novas técnicas não são assimiladas simultaneamente por todos - Década de 40, não existia SO - O programador é o faz

Leia mais

Arquiteturas Sequencias. Evolução dos Computadores BIBLIOGRAFIA BÁSICA. Organização e Arquitetura de Computadores

Arquiteturas Sequencias. Evolução dos Computadores BIBLIOGRAFIA BÁSICA. Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura Computadores Organização e Arquiteturas Computadores.Organização Básica Computadores - Histórico da - Organização Básica do Computador - Unida Lógica e Aritmética - Unida - Microprocessador

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Introdução à Informática Engenharia Agrícola Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores Arquitetura Básica. Uma referência

Leia mais

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS Prof.: MARCIO HOLLWEG Email: mhollweg@terra.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 Site: www.marciohollweg.com.br CRONOGRAMA

Leia mais

Prof. Eliezer Soares Flores 1 / 22

Prof. Eliezer Soares Flores   1 / 22 Memórias Prof. Eliezer Soares Flores e-mail: eliezerflores@unipampa.edu.br 1 / 22 Sistemas computacionais Hardware: parte física de um sistema computacional; Software: parte lógica de um sistema computacional.

Leia mais

HARDWARE INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br

HARDWARE INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br HARDWARE O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: PARA QUE ISTO POSSA OCORRER TEMOS QUE ALIMENTÁLO COM DADOS E AGUARDAR O RETORNO DESTE PROCESSAMENTO.

Leia mais

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

DISCIPLINA: Arquitetura e Organização de Computadores I

DISCIPLINA: Arquitetura e Organização de Computadores I DISCIPLINA: Arquitetura e Organização de Computadores I CÓDIGO: Período Letivo: 1 o Semestre / 01 Carga Horária: Total: 0 horas Semanal: 0 aulas Créditos: 0 Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADASS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADASS A ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADASS Ciência da Computação 1ª. Série Introdução à Organização de Computadores A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino- de atividades aprendizagem

Leia mais

Sistemas de Computação

Sistemas de Computação Sistemas de Computação Introdução Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 11 de março de 2010 Haroldo Gambini Santos Sistemas de Computação 1/24 Classi cação/uso de Computadores

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de:

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: 1 Introdução 1.1 Objetivos: Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: Definir o modelo de Turing de um computador; Definir o modelo de von Neumann do computador; Descreve os três

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Organização de Computadores I Primeira Aula Material: Diego Passos http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp/pdf/parte1.pdf Organização de Computadores I Primeira Aula 1/57 Conteúdo Básicas. Básicos... Organização

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama Arquitetura de Hardware Professor Eduardo Stahnke Arquiteturas Grande diversidade das arquiteturas de computadores Componentes básicos do computador Os Principais

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2) Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Conceitos de Hardware e Software Referências: Arquitetura de Sistemas Operacionais. F. B. Machado, L. P. Maia. Editora

Leia mais

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE de Albuquerque Ementa Conceitos de Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Saída Processadores e Memórias Componentes das janelas Paint e WordPad Arquivos

Leia mais

Sistemas de Computação. Bibliogra a. Hardware e Software. Notas. Introdução. Haroldo Gambini Santos. 26 de abril de Notas

Sistemas de Computação. Bibliogra a. Hardware e Software. Notas. Introdução. Haroldo Gambini Santos. 26 de abril de Notas Classi cação/uso de Computadores Digitais Sistemas de Computação Introdução Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 26 de abril de 2010 Haroldo Gambini Santos Sistemas de Computação

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA Nome: Iuri Pires de Cerqueira E-mail: iuripires@gmail.com QUEM SOU EU? Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá. 14

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINA

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINA Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINA 1. Unidade

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL. instrumento de INCLUSÃO SOCIAL

INCLUSÃO DIGITAL. instrumento de INCLUSÃO SOCIAL INCLUSÃO DIGITAL instrumento de INCLUSÃO SOCIAL Brasil Telecom Área territorial: 2,6 milhões de km² (33% do território nacional) 25% do PIB (R$ 276 bilhões em 2001) 23% da População (40 milhões) 10.548

Leia mais

Hardware - Processador

Hardware - Processador Hardware - Processador O processador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 05. Redes de Computadores. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 05. Redes de Computadores. Prof. Fábio Nelson Aula 05 Redes de Computadores Sistemas de Comunicação de Dados Sistemas computadorizados que transmitem dados por meio de linhas de comunicação, como, por exemplo, linhas telefônicas ou cabos. História:

Leia mais

Introdução à Informática UFRPE - UAST

Introdução à Informática UFRPE - UAST Objetivos Introdução à Informática UFRPE - UAST Um pouco da História Descrever as três características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada,

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. Adriano Mauro Cansian Prof. Leandro Alves Neves UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O

Leia mais